???global.info.a_carregar???
Doutorada em Ciências da Educação, Especialidade Psicologia e Educação pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Faculdade de Ciências e Tecnologias - e Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) (2016), com a tese "As conceções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico". Título de Especialista em Dança pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) (2014), a partir do trabalho "Uma prática profissional de intervenção em Dança no âmbito da Educação Artística e seu reflexo em atividades científicas, artísticas e tecnológicas"; Mestrado em Performance Artística-Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2007), com a tese "O Ensino Artístico da Dança em Portugal: Ao encontro das escolas vocacionais."; Bacharelato e Licenciatura em Dança, ramo de Educação, pela Escola Superior de Dança e Bacharelato (ESD) (1997 e 1999); Investigadora do CESEM-Universidade Nova de Lisboa; Docente na Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa desde 2000; Foi membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Metodologias do Ensino de dança de 2009 a 2011; Foi membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ensino de Dança de 2011 a 2021; Foi subdiretora da Escola Superior de Dança de 7 de abril 2017 a 2 de dezembro de 2020; Tem sido orientadora de vários projetos de Mestrado no âmbito das escolas de Ensino Artístico especializado. É membro da Comissão Científica do Curso de Licenciatura de Criação Interpretação da Escola Superior de Dança.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Silva Marques

Nomes de citação

  • Marques, Ana Silva
  • Marques, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
7819-A1FD-4268
ORCID iD
0000-0003-3875-7255

Moradas

  • Escola Superior de Dança. Campus do ISEL Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1, 1959-007, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/11/23
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia e Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"As concepções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2014
Concluído
Especialista em Dança (Título de especialista)
Especialização em Dança
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
aprovada por unanimidade
2011
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
unanimidade
2007
Concluído
Curso de Mestrado na Especialidade de Performance Artística-Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Ensino Artístico da Dança em Portugal- Ao Encontro das Escolas Vocacionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade
2005
Concluído
Curso de Especialização de Pós-Licenciatura na Especialidade de Performance Artística-Dança (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
16
1999
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especializados em Dança (Diploma de especialização)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1999
Concluído
Licenciatura em Dança-Ramo de Educação (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1997
Concluído
Bacharelato em Dança (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
15
1994
Concluído
Terceiro Curso do 12ºano, via de ensino (Ensino secundário)
Escola Secundária de Sacavém, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2013 - 2022 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1999/08/06 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010/11/16 - 2012/11/15 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2008/11/16 - 2010/11/15 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2005/11/16 - 2008/04/15 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2004/01/10 - 2005/04/10 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2001/01/10 - 2004/01/10 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2000/07/16 - 2001/01/10 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2022 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017/04/07 - 2020/12/02 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 Conselho de gestão ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Conselho de gestão ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/10/01 - 2021/09 Membro da Comissão Cientifica do Curso de Mestrado em Ensino de Dança Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012/11/16 - 2014/09/05 Equiparada a Professora Adjunta, em regime de exclusividade- Especialmente Contratada em regime Transitório Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1997/01/01 - 2006/12/31 Professora de Iniciação à Dança, Técnica de Dança Clássica, Técnica de Dança Moderna e Dança Criativa em diferentes estabelecimentos (1997-2003); Várias instituições educativas privadas , Portugal
1999/09/01 - 2002/04/30 Professora de Iniciação à Dança e Dança Criativa do Curso de Dança Vocacional (1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico) da Academia de Música Eborense Várias instituições educativas privadas , Portugal
1999/12/01 - 2000/07/31 Professora de Dança Criativa no Projecto "Ver e Fazer" (1999/2000) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Margarida Costa. ".Uma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemática". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação, ESELx, lisboa, 2017.
    Publicado
  2. "A Educação Física e a Dança: Uma abordagem estética do Desporto na área da Composição Coreográfica". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação, lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Andreia Mesquita. "A conexão entre Arquitetura e a Dança como uma práxis criativa no ensino da Dança". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação, ESELx, lisboa, 2016.
  4. "A dança no projeto piloto para o 1º ciclo do ensino básico-educação artística para um currículo de excelência". Trabalho apresentado em SIDD 2011: Seminário internacional descobrir a dança/descobrindo através da dança, lisboa, 2012.
    Publicado
  5. "A Dança na promoção da interdisciplinariedade". lisboa, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Dimensões formais, informais e não-formais em diversos contextos de aprendizagem da dança". Revista Portuguesa de Educação artística 5 (2015): 61-72. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/6262.
    Publicado
  2. Xavier, Madalena. "Criatividade em Dança: conceções, métodos e processos de Composição Coreográfica no ensino da Dança". 3 (2013): 47-59. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/3059.
    Publicado
  3. ".Educação artística: um cruzamento essencial e exequível". 2 (2012): 59-72. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1899.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. "Expressão Dança". In Educação artística para um currículo de excelência- Projecto Piloto para o 1ºCiclo do Ensino Básico, 79-118. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
    Publicado
Relatório
  1. 2014. Uma prática profissional de intervenção em Dança no âmbito da Educação Artística. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/4727.
Tese / Dissertação
  1. Marques, Ana Isabel Pereira e Silva. "As Conceções pessoais da Criatividade em Dança dos professores e alunos do Ensino Artístico". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10362/20469.
  2. Marques, Ana. "O Ensino Artístico da Dança em Portugal: Ao encontro das escolas vocacionais.". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2007.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. Ana Silva Marques (Compositor). 2021. Tesouro ou Travessura. Péantepé.
  2. Ana Silva Marques (Compositor). 2021. Loked in me. Péantepé.
  3. Ana Silva Marques (Compositor). 2016. "Preciso de ESPAÇO". Escola Superior de Dança.
  4. Ana Silva Marques (Compositor). 2014. "BemMeQuer". Escola Superior de Dança.
Interpretação artística
  1. 2021. Em mim. VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO E ARTES PERFORMATIVAS no projeto ZOOM ARTe..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 O Ensino de Dança e Cidadania: A Cooperação como estratégia pedagógica no desenvolvimento das Competências Sociais e Cívicas
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa, Portugal)
2021 A conexão entre Pintura Abstrata e Cidadania como uma práxis criativa no ensino da Dança
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa, Portugal)
2019/10/02 Escolas Artísticas: Exigências e especificidades
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (coimbra, Portugal)
2017/02 As conceções da Criatividade em Dança no Ensino Artístico
Fundação Calouste Gulbenkian (lisboa, Portugal)
2017/02 A importância das relações interpessoais no desenvolvimento da Criatividade no Ensino Artístico.
Fundação Calouste Gulbenkian (lisboa, Portugal)
2017/02 Mulheres nas Artes
Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia dos Olivais (lisboa, Portugal)
2016/03 História da Dança e o ensino da Dança
Academia Showit - Associação de Artes e Espetáculos/ Almada Dance Motion (Quinzena da Juventude de Almada (Almada, Portugal)
2015/09 Uma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemática
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa)
2015/09 A Educação Física e a Dança: uma abordagem estética do Desporto na área da Composição Coreográfica
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa, Polinésia Francesa)
2015 A conexão entre Arquitetura e a Dança como uma praxias criativa no ensino da Dança
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa)
2008/04/19 A motivação
Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (caldas da rainha, Portugal)
2004/11 Acerca da prática pedagógica em dança
Faculdade de Motricidade Humana (lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 A implicação da auto-regulação emocional no desenvolvimento do processo criativo dos alunos de Composição Coreográfica do 3º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2020 Os princípios do Socioconstrutivismo no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Técnica de Dança Clássica, com os alunos do Ensino Secundário da Escola de Dança Lugar Presente
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2020 A privação dos sentidos da Visão e Audição no processo de Criação Coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de Ensino da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 - 2019 A interdisciplinaridade entre as disciplinas de Expressão Criativa e de Português tendo como base a obra literária Da Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 - 2019 A verbalização e o registo escrito como estratégias de promoção da capacidade de memorização na aula de Técnica de Dança Clássica na turma de 5º grau do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2018 A Cooperação como estratégia pedagógica no desenvolvimento das Competências Sociais na disciplina de Expressão Criativa com os alunos do 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança no Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2018 Do outro lado do Quadro”: A disciplina de Técnica de Dança Contemporânea numa abordagem interdisciplinar com a Leitura no Ginasiano Escola de Dança, com alunos do 2º ciclo
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2018 A Release Technique como estratégia metodológica potenciadora de espontaneidade nas aulas de Práticas Complementares de Dança - Composição Coreográfica com alunos do 3º Ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2017 Estratégias promotoras de autonomia na aprendizagem da Técnica de Dança Clássica: estudo da sua aplicação em alunos do 3º ano do Ginasiano Escola de Dança
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2017 O recriar da obra “Carmen”, de Bizet, no âmbito da disciplina de Oficina Coreográfica, com os alunos do 3º Ciclo do Conservatório de Dança do Vale do Sousa.
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2016 O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da escola de dança Lugar Presente
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2016 A simbiose entre o Vídeo e a Dança: Do Site-specific ao Vídeo-Dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2016 A ESCRITA CRIATIVA NA DISCIPLINA DE EXPRESSÃO CRIATIVA COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DE UMA PEÇA COREOGRÁFICA COM ALUNOS DO 2º ANO DA ESCOLA VOCACIONAL DE DANÇA DAS CALDAS DA RAINHA
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2016 EXPOSIÇÃO DE SI MESMO¿ ¿ Um Processo Coreográfico de Sentimentos e Emoções na Adolescência, com alunos do 3º Ciclo na disciplina de Práticas Complementares de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2016 Contact Improvisation como uma possibilidade metodológica na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos de 5º ano da Escola de Dança do Orfeão de Leiria
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2016 Dança e Fotografia: Uma experiência pedagógica no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica no 3º Ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2015 ARQUITETURA E DANÇA: Uma práxis criativa no âmbito da disciplina Formação em Contexto de Trabalho do 1º ano do Curso de Intérprete de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2015 Site-specific e Vídeo-dança: A Perceção Espacial, Corporal e Sensorial evidenciada nas disciplinas de Composição Coreográfica e Projeto Coreográfico da ADCS
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2015 A Educação Física e a Dança: A abordagem estética do Desporto como uma possibilidade na área da Composição Coreográfica, com alunos do 5º vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 - 2014 Dançar em Português : a interdisciplinaridade entre as disciplinas Expressão Criativa e Português na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça no ano letivo de 2013/2014
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 - 2014 A interdisciplinaridade no 2º Ciclo do Ensino Regular e Ensino Vocacional de Dança no âmbito da disciplina de Expressão Criativa na Escola de Dança do Orfeão de Leiria
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2013 As emoções e o desenvolvimento da criatividade dos alunos de 3º ciclo, no âmbito da Composição Coreográfica, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2013 A composição coreográfica na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal dirigida ao ensino secundário
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 A relação com o objeto como mecanismo impulsionador na composição coreográfica com alunos do 3º ciclo do curso artístico especializado do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
Orientador
Bárbara Tereso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 Estimular para Criar: Estratégias Metodológicas de Composição Coreográfica com os alunos do 5º ano da Academia de Música de Vilar de Paraíso
Orientador
Cátia Nicolau (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 Da Pintura Abstrata ao Movimento: um processo coreográfico com alunos do 11.º ano do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
Sara Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 A Respiração na aula de Técnica de Dança Clássica – Estudo aplicado ao 4º ano da Escola de Dança do Conservatório Regional Silva Marques.
Presidente do júri
Sofia Vagos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 A implicação da autorregulação emocional no desenvolvimento do processo criativo dos alunos de Composição Coreográfica do 3º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório Regional Silva Marques.
Orientador
Laura Póvoa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 A ação do calcanhar nas mudanças de direção como potenciador da estabilidade corporal na manutenção da rotação externa: estudo aplicado ao 3º ano de Técnica de Dança Clássica, do curso básico de Dança do Ensino Artístico Especializado, na Escola de Dança Ana Mangericão.
Presidente do júri
Margarida Saraiva Carlos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 Os princípios do socio construtivismo no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Técnica de Dança Clássica, com os alunos do Ensino Secundário da Escola de Dança Lugar Presente.
Orientador
Catarina Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 A privação dos sentidos da Visão e Audição no processo de Criação Coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de Ensino da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
Beatriz Esperança Agostinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 Estratégias de Promoção de Estabilidade no trabalho de iniciação às pontas no contexto das aulas de Técnica de Dança Clássica, do 2º A, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.
Presidente do júri
Diana Vala (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 A interdisciplinaridade entre as disciplinas de Expressão Criativa e de Português tendo como base a obra literária “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Orientador
Viviana Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 A verbalização e o registo escrito como estratégias de promoção da capacidade de memorização na aula de Técnica de Dança Clássica na turma de 5º grau do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Orientador
Carolina Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 Contributo para o trabalho de Allegro na aula de Técnica de Dança Clássica, para rapazes do 2º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
Presidente do júri
Bárbara Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 O impacto da prática de exercícios do método de Pilates na execução de Relevé devant e de Developpé derrière em alunos do 3ºm ano de Técnica de Dança Clássica do Ginasiano Escola de Dança.
Presidente do júri
Joana Raquel Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 O Site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra.
Orientador
Diana da Costa Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 Do outro lado do Quadro: A disciplina de Técnica de Dança Contemporânea numa abordagem interdisciplinar com a Leitura e as Artes Plásticas no Ginasiano Escola de Dança, com alunos do 2º ciclo.
Orientador
Ana Gonçalves Silva Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 A Cooperação como estratégia pedagógica no desenvolvimento das Competências Sociais na disciplina de Expressão Criativa com os alunos do 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança no Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
Marta Portugal Andrade Alves Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 Análise da execução do Relevé Lent, Kinovea, e o treino com recurso à bola suíça e banda elástica na Técnica de Dança Clássica, no 1º ano do ensino especializado de dança, no Conservatório de Música da Jobra
Presidente do júri
Susana Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 A Release Technique como estratégia Metodológica potenciadora da Espontaneidade nas aulas de Práticas Complementares de Dança – Composição Coreográfica com alunos do 3º Ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
Beatriz Oliveira Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 Ausência do Espelho na Aula de Técnica de Dança Clássica: Um desafio a aplicar com alunos do 3º ano do Ginasiano Escola de Dança
Presidente do júri
Salomé Seabra Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 O uso do vídeo nas aulas de Técnica de Dança Clássica da turma do 2º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa em ações de rotação
Presidente do júri
Ana Sofia Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 O Processo Coreográfico e performativo da bailarina-coreógrafa na obra coreo(autoetno)gráfica solista "Inspiração"
Arguente
Raquel Gonçalves Alberto de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 A Importância da Pantomima na Dança Clássica: Estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º Ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Presidente do júri
Joana Inês Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 O Flamenco como potenciador da interdisciplinaridade entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório da Dança Clássica, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com o nível Avançado II.
Presidente do júri
Rute Sá Lopes Petrucci (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 Estratégias promotoras de autonomia na aprendizagem da Técnica de Dança Clássica: estudo da sua aplicação em alunos do 3ºano do Ginasiano Escola de Dança"
Orientador
Marta Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 Dança de caráter: Facilitador do desenvolvimento artístico e performativo em alunos do 5º ano de dança da academia de música de Vilar do Paraíso
Presidente do júri
José Lizama (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 O recriar da obra "Carmen", de Bizet, no âmbito da disciplina de Oficina Coreográfica, com os alunos do 3º Ciclo do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
Orientador
Joana Raposo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 Interdisciplinary dancing: A contemporary approach to traditional classical Ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS.
Presidente do júri
Sylvia Kazumi Rijmer (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 O papel do toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na aula de Técnica de Dança Clássica – 3º ano da Academia de Dança do Vale do Sousa
Presidente do júri
Joana Cristina Fernandes Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da escola de dança Lugar Presente.
Orientador
MARIA FRANCISCA CRUZ FERREIRA DA MATA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 A simbiose entre o Vídeo e a Dança: Do Site-specific ao Vídeo-Dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
SUSANA ISABEL MARQUES PEREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 A Escrita Criativa na Disciplina de Expressão Criativa com Vista ao Desenvolvimento de uma Peça Coreográfica com Alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Orientador
SOFIA SEMEDO DE MELO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 O papel do toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na aula de Técnica de Dança Clássica – 3º ano da Academia de Dança do Vale do Sousa.
Presidente do júri
JOANA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 “Exposição de si mesmo” – um processo coreográfico de sentimentos e emoções na adolescência, com alunos do 3º Ciclo na disciplina de PráticasComplementares de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha.
Orientador
DIANA FILIPA LEAL SÁBIO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 O Treino Clássico na Dança Contemporânea no âmbito do Curso Secundário de Dança, da Escola de Dança Lugar Presente, em Viseu.
Presidente do júri
ALBINO MANUEL DE SOUSA E MOURA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 Contact Improvisation como uma possibilidade metodológica na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos de 5º ano da Escola de Dança do Orfeão de Leiria.
Orientador
HELENA RITA DOS SANTOS MONTEIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 Dança e Fotografia: Uma experiência pedagógica no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica no 3º Ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Orientador
ANA MARGARIDA TITO CARVALHO DA SILVA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
Presidente do júri
CLAUDIA ALEXANDRA SILVEIRA SANTOS (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 Elaboração e aplicação de um Programa de Treino de Técnica de Pontas para os alunos do 3º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com vista à preparação de Variações de Repertório Clássico
Presidente do júri
Ana Cláudia Faria de Vilar e Sousa Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NO 1.º E NO 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO: O TEATRO COMO EIXO CURRICULAR DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO 1.º CICLO
Arguente principal
Fábio Rafael Pinto Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Arquitetura e Dança: uma práxis criativa no âmbito da disciplina Formação em Contexto de Trabalho do 1º ano do Curso de Intérprete de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional.
Orientador
Andrea Mesquita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 A interdisciplinaridade entre a Expressão Criativa e a Matemática no 2º ciclo da Escola de Dança Ana Luísa Mendonça.
Orientador
Ana Margarida Costa (Mestrado)
2015 Site-Specific e Vídeo-dança: A Perceção Espacial, Corporal e Sensorial evidenciada nas disciplinas de Composição Coreográfica e Projeto Coreográfico da ADCS.
Orientador
Matilde Barbas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 A Educação Física e a Dança: a abordagem estética do Desporto como uma possibilidade na área da Composição Coreográfica, com alunos do 5º vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Orientador
Barbara Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 Elaboração e aplicação de um Programa de Treino de Técnica de Pontas para os alunos do 3º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com vista à preparação de Variações de Repertório Clássico.
Presidente do júri
Cláudia Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
Presidente do júri
Ana Raquel de Vasconcelos Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 “De Vaganova a Bournonville: A interdisciplinaridade entre as aulas de técnica de dança clássica, repertório clássico e oficina coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional”
Presidente do júri
Pascale Mosselmanns (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 Dançar em Português: A interdisciplinaridade entre as disciplinas Expressão Criativa e Português na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça no ano letivo de 2013/2014
Orientador
Cláudia Eiras (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 Adaptações metodológicas e pedagógicas no ensino da Técnica de Dança Clássica – Estudo de caso com uma aluna com Síndrome de Down na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
Orientador
Ana Luísa Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 Estudo exploratório: As estratégias motivacionais no ensino da técnica de dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano escola de dança”.
Presidente do júri
Ana Raquel Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 Elaboração e aplicação de um Programa de Treino aos alunos do 2º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com vista à realização do exame de Grau 5 da Royal Academy of Dance.
Presidente do júri
Bianca Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014 A interdisciplinaridade no 2º Ciclo do Ensino Regular e Ensino Vocacional de Dança no âmbito da disciplina de Expressão Criativa na Escola de Dança do Orfeão de Leiria
Orientador
Ana Filipa Manaia do Vale (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 Particularidades do Género Masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica ¿ 3º ano/ rapazes, Escola de Dança do Conservatório Nacional
Presidente do júri
Sandra Sofia Gonçalves dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 “A motivação nas aulas de Dança Clássica – a Música como estímulo promotor da motivação em alunas do 4º ano do Curso de Dança da Academia de Dança de Vilar do Paraíso”
Presidente do júri
Ana Cristina Martins de Almeida Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 “A Técnica de Dança Clássica na Performance Contemporânea: desenvolvimento de competências técnicas e artísticas, nos alunos dos últimos anos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, visando a sua entrada no meio artístico”
Presidente do júri
Liliana Lopes Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 “As emoções e o desenvolvimento da criatividade dos alunos do 3º ciclo, no âmbito da composição coreográfica na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha.”
Orientador
Mariana Filipa Cunha Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 A Especificidade do Trabalho de Pontas no Ensino Artístico Especializado Escola de Dança do Conservatório Nacional Turmas 2ºB e 3ºA
Presidente do júri
Carla Sofia Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 “A composição coreográfica na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal dirigida ao Ensino Secundário”
Orientador
Joana Marceliano Bergano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 DO CORPO À PALAVRA: Um estudo do corpo e do movimento junto das mulheres em contexto de prostituição de rua
Orientador
Mariana Lemos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 A Criação Coreográfica na Escola de Dança Ana Mangericão, a alunas do 3ºCiclo
Orientador
Patricia Cayatte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 A Expressão Criativa no 2ºCiclo na Escola de Dança Ana Mangericão
Orientador
Maria João Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 PéAntePé- A Criatividade no Processo de Composição Coreográfica
Orientador
Catarina Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010 Dança Criativa para Crianças do IPO de Lisboa
Orientador
Cláudia Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010 Proposta de programa de Dança para Bebés
Orientador
Margarida Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010 Dança na fase Pré-Natal- Dança Criativa – Conteúdos e Estratégias
Orientador
Susana Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/09 - 2021/09 Faculdade de Belas Artes-Porto

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Consultora do Externato Césario verde

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012 - Atual Estágio I Ensino de Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 - Atual Estágio II Ensino de Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - Atual Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa I Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - Atual Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa II Ensino de Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - Atual Psicopedagogia II Ensino de Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - Atual Introdução ao Estágio Ensino de Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2007 - Atual Metodologias e Pedagogias I Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2007 - Atual Metodologias e Pedagogias II Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2007 - Atual Práticas Educativas Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2007 - Atual Projeto IV- Bolsa Educativa Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2008 - 2009 Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa I Metodologias do Ensino da Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2008 - 2009 Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa II Metodologias do Ensino da Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2008 - 2009 Introdução ao Projeto/Estágio Metodologias do Ensino da Dança (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2006 - 2007 Técnicas e Metodologias da Dança Educacional Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2006 - 2007 Seminário de Acompanhamento e Apoio ao Projeto Pedagógico Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2000 - 2006 Dança Educacional Dança (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2000 - 2006 Metodologias e Pedagogia I Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2000 - 2006 Metodologias e Pedagogias I Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica do IV EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Faculdade de Belas Artes-Porto
Membro
2009/10 - 2021 Membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ensino de Dança
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2020 Membro da Comissão Científica do V EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Faculdade de Belas Artes-Porto
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2019 Avaliadora do painel de Artes no exercício de avaliação do Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento – 2019. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2018 - 2018 Perita Externa, no âmbito da apreciação das candidaturas no Concurso de Bolsas de Doutoramento 2018 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) na subárea de Dança Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Distinções

Prémio

2015 Prémio de Atividade Científica Politécnico de Lisboa
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2016 Diploma de Mérito
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 Título de Especialista na área de Dança
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 2ºprémio no Concurso Regional de Ideias Poliempreende, realizado no âmbito do 10ºConcurso Poliempreende, Projetos de Vocação Empresarial
1998 Bolsa de Estudo de mérito
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Ministério da Educação, Brasil