Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Silva Marques
Nomes de citação
- Marques, Ana Silva
- Marques, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7819-A1FD-4268
- ORCID iD
- 0000-0003-3875-7255
Moradas
- Escola Superior de Dança. Campus do ISEL Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1, 1959-007, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/11/23
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia e Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal "As concepções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2014
Concluído
|
Especialista em Dança (Título de especialista)
Especialização em Dança
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
aprovada por unanimidade |
2011
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
unanimidade |
2007
Concluído
|
Curso de Mestrado na Especialidade de Performance Artística-Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Ensino Artístico da Dança em Portugal- Ao Encontro das Escolas Vocacionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimidade |
2005
Concluído
|
Curso de Especialização de Pós-Licenciatura na Especialidade de Performance Artística-Dança (Curso de mestrado (conclusão
do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
16 |
1999
Concluído
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Dança (Diploma de especialização)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1999
Concluído
|
Licenciatura em Dança-Ramo de Educação (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
1997
Concluído
|
Bacharelato em Dança (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
15 |
1994
Concluído
|
Terceiro Curso do 12ºano, via de ensino (Ensino secundário)
Escola Secundária de Sacavém, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2013 - 2022 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
1999/08/06 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2010/11/16 - 2012/11/15 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2008/11/16 - 2010/11/15 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2005/11/16 - 2008/04/15 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2004/01/10 - 2005/04/10 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2001/01/10 - 2004/01/10 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2000/07/16 - 2001/01/10 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2022 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017/04/07 - 2020/12/02 | Subdirector de Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2018 - 2019 | Conselho de gestão ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2018 - 2019 | Conselho de gestão ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2019 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2019 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2015 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2015 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/10/01 - 2021/09 | Membro da Comissão Cientifica do Curso de Mestrado em Ensino de Dança | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2012/11/16 - 2014/09/05 | Equiparada a Professora Adjunta, em regime de exclusividade- Especialmente Contratada em regime Transitório | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
1997/01/01 - 2006/12/31 | Professora de Iniciação à Dança, Técnica de Dança Clássica, Técnica de Dança Moderna e Dança Criativa em diferentes estabelecimentos (1997-2003); | Várias instituições educativas privadas , Portugal |
1999/09/01 - 2002/04/30 | Professora de Iniciação à Dança e Dança Criativa do Curso de Dança Vocacional (1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico) da Academia de Música Eborense | Várias instituições educativas privadas , Portugal |
1999/12/01 - 2000/07/31 | Professora de Dança Criativa no Projecto "Ver e Fazer" (1999/2000) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Coreografia |
|
Interpretação artística |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021 | O Ensino de Dança e Cidadania: A Cooperação como estratégia pedagógica no desenvolvimento das Competências Sociais e Cívicas |
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa, Portugal)
|
2021 | A conexão entre Pintura Abstrata e Cidadania como uma práxis criativa no ensino da Dança |
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa, Portugal)
|
2019/10/02 | Escolas Artísticas: Exigências e especificidades |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (coimbra, Portugal)
|
2017/02 | As conceções da Criatividade em Dança no Ensino Artístico |
Fundação Calouste Gulbenkian (lisboa, Portugal)
|
2017/02 | A importância das relações interpessoais no desenvolvimento da Criatividade no Ensino Artístico. |
Fundação Calouste Gulbenkian (lisboa, Portugal)
|
2017/02 | Mulheres nas Artes |
Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia dos Olivais (lisboa, Portugal)
|
2016/03 | História da Dança e o ensino da Dança |
Academia Showit - Associação de Artes e Espetáculos/ Almada Dance Motion (Quinzena da Juventude de Almada (Almada, Portugal)
|
2015/09 | Uma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemática |
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa)
|
2015/09 | A Educação Física e a Dança: uma abordagem estética do Desporto na área da Composição Coreográfica |
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa, Polinésia Francesa)
|
2015 | A conexão entre Arquitetura e a Dança como uma praxias criativa no ensino da Dança |
Instituto Politécnico de lisboa (lisboa)
|
2008/04/19 | A motivação |
Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (caldas da rainha, Portugal)
|
2004/11 | Acerca da prática pedagógica em dança |
Faculdade de Motricidade Humana (lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2020 | A implicação da auto-regulação emocional no desenvolvimento do processo criativo dos alunos de Composição Coreográfica do
3º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020 - 2020 | Os princípios do Socioconstrutivismo no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Técnica de Dança Clássica, com
os alunos do Ensino Secundário da Escola de Dança Lugar Presente
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020 - 2020 | A privação dos sentidos da Visão e Audição no processo de Criação Coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de Ensino da Escola
Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019 - 2019 | A interdisciplinaridade entre as disciplinas de Expressão Criativa e de Português tendo como base a obra literária Da Fada
Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019 - 2019 | A verbalização e o registo escrito como estratégias de promoção da capacidade de memorização na aula de Técnica de Dança Clássica
na turma de 5º grau do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 - 2018 | A Cooperação como estratégia pedagógica no desenvolvimento das Competências Sociais na disciplina de Expressão Criativa com
os alunos do 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança no Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 - 2018 | Do outro lado do Quadro”: A disciplina de Técnica de Dança Contemporânea numa abordagem interdisciplinar com a Leitura no
Ginasiano Escola de Dança, com alunos do 2º ciclo
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 - 2018 | A Release Technique como estratégia metodológica potenciadora de espontaneidade nas aulas de Práticas Complementares de Dança
- Composição Coreográfica com alunos do 3º Ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade
Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 - 2017 | Estratégias promotoras de autonomia na aprendizagem da Técnica de Dança Clássica: estudo da sua aplicação em alunos do 3º
ano do Ginasiano Escola de Dança
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 - 2017 | O recriar da obra “Carmen”, de Bizet, no âmbito da disciplina de Oficina Coreográfica, com os alunos do 3º Ciclo do Conservatório
de Dança do Vale do Sousa.
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado
da escola de dança Lugar Presente
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | A simbiose entre o Vídeo e a Dança: Do Site-specific ao Vídeo-Dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | A ESCRITA CRIATIVA NA DISCIPLINA DE EXPRESSÃO CRIATIVA COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DE UMA PEÇA COREOGRÁFICA COM ALUNOS DO
2º ANO DA ESCOLA VOCACIONAL DE DANÇA DAS CALDAS DA RAINHA
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | EXPOSIÇÃO DE SI MESMO¿ ¿ Um Processo Coreográfico de Sentimentos e Emoções na Adolescência, com alunos do 3º Ciclo na disciplina
de Práticas Complementares de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | Contact Improvisation como uma possibilidade metodológica na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos de 5º
ano da Escola de Dança do Orfeão de Leiria
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | Dança e Fotografia: Uma experiência pedagógica no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica no 3º Ciclo da Escola Vocacional
de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 - 2015 | ARQUITETURA E DANÇA: Uma práxis criativa no âmbito da disciplina Formação em Contexto de Trabalho do 1º ano do Curso de Intérprete
de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 - 2015 | Site-specific e Vídeo-dança: A Perceção Espacial, Corporal e Sensorial evidenciada nas disciplinas de Composição Coreográfica
e Projeto Coreográfico da ADCS
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 - 2015 | A Educação Física e a Dança: A abordagem estética do Desporto como uma possibilidade na área da Composição Coreográfica, com
alunos do 5º vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 - 2014 | Dançar em Português : a interdisciplinaridade entre as disciplinas Expressão Criativa e Português na Escola de Dança Ana Luísa
Mendonça no ano letivo de 2013/2014
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 - 2014 | A interdisciplinaridade no 2º Ciclo do Ensino Regular e Ensino Vocacional de Dança no âmbito da disciplina de Expressão Criativa
na Escola de Dança do Orfeão de Leiria
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2013 - 2013 | As emoções e o desenvolvimento da criatividade dos alunos de 3º ciclo, no âmbito da Composição Coreográfica, na Escola Vocacional
de Dança das Caldas da Rainha
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2013 - 2013 | A composição coreográfica na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal dirigida ao ensino secundário
Orientador
|
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 | A relação com o objeto como mecanismo
impulsionador na composição coreográfica com
alunos do 3º ciclo do curso artístico
especializado do Conservatório de Dança do
Vale do Sousa
Orientador
|
Bárbara Tereso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2021 | Estimular para Criar: Estratégias Metodológicas
de Composição Coreográfica com os alunos do
5º ano da Academia de Música de Vilar de
Paraíso
Orientador
|
Cátia Nicolau (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2021 | Da Pintura Abstrata ao Movimento:
um processo coreográfico com alunos do 11.º
ano do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
|
Sara Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020 | A Respiração na aula de Técnica de Dança Clássica – Estudo aplicado ao 4º ano da Escola de Dança do Conservatório Regional
Silva Marques.
Presidente do júri
|
Sofia Vagos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020 | A implicação da autorregulação emocional no desenvolvimento do processo criativo dos alunos de Composição Coreográfica do
3º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório Regional Silva Marques.
Orientador
|
Laura Póvoa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020 | A ação do calcanhar nas mudanças de direção como potenciador da estabilidade corporal na manutenção da rotação externa: estudo
aplicado ao 3º ano de Técnica de Dança Clássica, do curso básico de Dança do Ensino Artístico Especializado, na Escola de
Dança Ana Mangericão.
Presidente do júri
|
Margarida Saraiva Carlos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020 | Os princípios do socio construtivismo no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Técnica de Dança Clássica, com
os alunos do Ensino Secundário da Escola de Dança Lugar Presente.
Orientador
|
Catarina Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2020 | A privação dos sentidos da Visão e Audição no processo de Criação Coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de Ensino da Escola
Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
|
Beatriz Esperança Agostinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019 | Estratégias de Promoção de Estabilidade no
trabalho de iniciação às pontas no contexto
das aulas de Técnica de Dança Clássica, do 2º
A, na Escola Artística de Dança do
Conservatório Nacional.
Presidente do júri
|
Diana Vala (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019 | A interdisciplinaridade entre as disciplinas de
Expressão Criativa e de Português tendo
como base a obra literária “A Fada Oriana” de
Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano
da Escola Artística do Conservatório de
Música de Coimbra
Orientador
|
Viviana Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019 | A verbalização e o registo escrito como
estratégias de promoção da capacidade de
memorização na aula de Técnica de Dança
Clássica na turma de 5º grau do
Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Orientador
|
Carolina Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019 | Contributo para o trabalho de Allegro na aula
de Técnica de Dança Clássica, para rapazes do
2º ano do Curso Básico de Dança da Escola
Artística do Conservatório de Música de
Coimbra.
Presidente do júri
|
Bárbara Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2019 | O impacto da prática de exercícios do método de Pilates na execução de Relevé devant e de Developpé derrière em alunos do
3ºm ano de Técnica de Dança Clássica do Ginasiano Escola de Dança.
Presidente do júri
|
Joana Raquel Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 | O Site-specific como abordagem
pedagógica criativa na disciplina de Práticas
Complementares de Dança
com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da
Jobra.
Orientador
|
Diana da Costa Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 | Do outro lado do Quadro: A disciplina
de Técnica de Dança Contemporânea numa abordagem
interdisciplinar com a
Leitura e as Artes Plásticas no Ginasiano Escola de Dança,
com alunos do 2º ciclo.
Orientador
|
Ana Gonçalves Silva Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 | A Cooperação como estratégia pedagógica no
desenvolvimento das Competências Sociais na disciplina
de Expressão Criativa com os alunos do 2º ano do Ensino
Artístico Especializado de
Dança no Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
|
Marta Portugal Andrade Alves Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 | Análise da execução do Relevé Lent, Kinovea, e o treino
com recurso à bola suíça e banda elástica na Técnica de
Dança Clássica, no 1º ano do ensino especializado de
dança, no Conservatório de Música da Jobra
Presidente do júri
|
Susana Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 | A Release Technique como estratégia
Metodológica potenciadora da
Espontaneidade nas aulas de Práticas Complementares de
Dança – Composição Coreográfica com alunos do 3º Ciclo
da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação
Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
|
Beatriz Oliveira Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 | Ausência do Espelho na Aula de Técnica de Dança Clássica: Um desafio a aplicar com alunos do 3º ano do Ginasiano Escola de
Dança
Presidente do júri
|
Salomé Seabra Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2018 | O uso do vídeo nas aulas de Técnica de Dança Clássica da turma do 2º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa em ações
de rotação
Presidente do júri
|
Ana Sofia Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 | O Processo Coreográfico e performativo da bailarina-coreógrafa na obra coreo(autoetno)gráfica solista "Inspiração"
Arguente
|
Raquel Gonçalves Alberto de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2017 | A Importância da Pantomima na Dança
Clássica: Estudo da pantomima de um
excerto adaptado do bailado Coppélia
com a turma do 2º Ano de Ensino
Vocacional de Dança da Escola
Vocacional de Dança das Caldas da
Rainha
Presidente do júri
|
Joana Inês Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 | O Flamenco como potenciador da
interdisciplinaridade entre a Técnica de
Dança Clássica e o Repertório da Dança
Clássica, na Academia de Dança
Contemporânea de Setúbal, com o nível
Avançado II.
Presidente do júri
|
Rute Sá Lopes Petrucci (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 | Estratégias promotoras de autonomia na aprendizagem da Técnica de Dança Clássica: estudo da sua aplicação em alunos do 3ºano
do Ginasiano Escola de Dança"
Orientador
|
Marta Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 | Dança de caráter: Facilitador do desenvolvimento artístico e performativo em alunos do 5º ano de dança da academia de música
de Vilar do Paraíso
Presidente do júri
|
José Lizama (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 | O recriar da obra "Carmen", de Bizet, no âmbito da disciplina de Oficina Coreográfica, com os alunos do 3º Ciclo do Conservatório
de Dança do Vale do Sousa
Orientador
|
Joana Raposo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2017 | Interdisciplinary dancing: A contemporary approach to traditional classical Ballet teaching for the 8th year dance students
at ADCS.
Presidente do júri
|
Sylvia Kazumi Rijmer (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | O papel do toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na aula de Técnica de Dança Clássica – 3º ano da Academia
de Dança do Vale do Sousa
Presidente do júri
|
Joana Cristina Fernandes Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | O desenvolvimento das relações
interpessoais no âmbito da expressão
criativa com os alunos do 3º ano do
ensino artístico especializado da escola
de dança Lugar Presente.
Orientador
|
MARIA FRANCISCA CRUZ FERREIRA DA MATA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | A simbiose entre o Vídeo e a Dança:
Do Site-specific ao Vídeo-Dança, com
alunos do 11º ano do Balleteatro Escola
Profissional
Orientador
|
SUSANA ISABEL MARQUES PEREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | A Escrita Criativa na Disciplina de
Expressão Criativa com Vista ao
Desenvolvimento de uma Peça
Coreográfica com Alunos do 2º ano da
Escola Vocacional de Dança das Caldas
da Rainha
Orientador
|
SOFIA SEMEDO DE MELO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | O papel do toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na aula de Técnica de Dança Clássica – 3º ano da Academia
de Dança do Vale do Sousa.
Presidente do júri
|
JOANA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 | “Exposição de si mesmo” – um processo coreográfico de sentimentos e emoções na adolescência, com alunos do 3º Ciclo na disciplina
de PráticasComplementares de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha.
Orientador
|
DIANA FILIPA LEAL SÁBIO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | O Treino Clássico na Dança Contemporânea no âmbito do Curso Secundário de Dança, da Escola de Dança Lugar Presente, em Viseu.
Presidente do júri
|
ALBINO MANUEL DE SOUSA E MOURA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | Contact Improvisation como uma possibilidade metodológica na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos de 5º
ano da Escola de Dança do Orfeão de Leiria.
Orientador
|
HELENA RITA DOS SANTOS MONTEIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | Dança e Fotografia: Uma experiência pedagógica no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica no 3º Ciclo da Escola Vocacional
de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Orientador
|
ANA MARGARIDA TITO CARVALHO DA SILVA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2016 | Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado
em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
Presidente do júri
|
CLAUDIA ALEXANDRA SILVEIRA SANTOS (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 | Elaboração e aplicação de um Programa de Treino de Técnica de Pontas para os alunos do 3º ano de Dança, da Academia de Dança
do Vale do Sousa, com vista à preparação de Variações de Repertório Clássico
Presidente do júri
|
Ana Cláudia Faria de Vilar e Sousa Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 | PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NO 1.º E NO 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO: O TEATRO COMO EIXO CURRICULAR DE DESENVOLVIMENTO
DE COMPETÊNCIAS NO 1.º CICLO
Arguente principal
|
Fábio Rafael Pinto Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Arquitetura e Dança: uma práxis criativa no âmbito da disciplina Formação em Contexto de Trabalho do 1º ano do Curso de Intérprete
de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional.
Orientador
|
Andrea Mesquita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 | A interdisciplinaridade entre a Expressão Criativa e a Matemática no 2º ciclo da Escola de Dança Ana Luísa Mendonça.
Orientador
|
Ana Margarida Costa (Mestrado) |
2015 | Site-Specific e Vídeo-dança: A Perceção Espacial, Corporal e Sensorial evidenciada nas disciplinas de Composição Coreográfica
e Projeto Coreográfico da ADCS.
Orientador
|
Matilde Barbas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 | A Educação Física e a Dança: a abordagem estética do Desporto como uma possibilidade na área da Composição Coreográfica, com
alunos do 5º vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Orientador
|
Barbara Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2015 | Elaboração e aplicação de um Programa de Treino de Técnica de Pontas para os alunos do 3º ano de Dança, da Academia de Dança
do Vale do Sousa, com vista à preparação de Variações de Repertório Clássico.
Presidente do júri
|
Cláudia Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 | Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano
Escola de Dança
Presidente do júri
|
Ana Raquel de Vasconcelos Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 | “De Vaganova a Bournonville: A interdisciplinaridade
entre as aulas de técnica de dança clássica, repertório
clássico e oficina coreográfica - 7º ano da Escola de
Dança do Conservatório Nacional”
Presidente do júri
|
Pascale Mosselmanns (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 | Dançar em Português: A interdisciplinaridade entre as disciplinas Expressão Criativa e Português na Escola de Dança Ana Luísa
Mendonça no ano letivo de 2013/2014
Orientador
|
Cláudia Eiras (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 | Adaptações metodológicas e pedagógicas no ensino da Técnica de Dança Clássica – Estudo de caso com uma aluna com Síndrome
de Down na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
Orientador
|
Ana Luísa Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 | Estudo exploratório: As estratégias motivacionais no ensino da técnica de dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano
escola de dança”.
Presidente do júri
|
Ana Raquel Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 | Elaboração e aplicação de um Programa de Treino aos alunos do 2º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com
vista à realização do exame de Grau 5 da Royal Academy of Dance.
Presidente do júri
|
Bianca Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2014 | A interdisciplinaridade no 2º Ciclo do Ensino
Regular e Ensino Vocacional de Dança no
âmbito da disciplina de Expressão Criativa na
Escola de Dança do Orfeão de Leiria
Orientador
|
Ana Filipa Manaia do Vale (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2013 | Particularidades do Género Masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica ¿ 3º ano/ rapazes, Escola de Dança do Conservatório
Nacional
Presidente do júri
|
Sandra Sofia Gonçalves dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | “A motivação nas aulas de Dança Clássica – a Música
como estímulo promotor da motivação em alunas do 4º
ano do Curso de Dança da Academia de Dança de Vilar
do Paraíso”
Presidente do júri
|
Ana Cristina Martins de Almeida Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | “A Técnica de Dança Clássica na Performance
Contemporânea: desenvolvimento de competências
técnicas e artísticas, nos alunos dos últimos anos da
Academia de Dança Contemporânea de Setúbal,
visando a sua entrada no meio artístico”
Presidente do júri
|
Liliana Lopes Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | “As emoções e o desenvolvimento da criatividade dos
alunos do 3º ciclo, no âmbito da composição
coreográfica na Escola Vocacional de Dança das
Caldas da Rainha.”
Orientador
|
Mariana Filipa Cunha Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2013 | A Especificidade do Trabalho de Pontas no Ensino Artístico Especializado Escola de Dança do Conservatório Nacional Turmas
2ºB e 3ºA
Presidente do júri
|
Carla Sofia Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2013 | “A composição coreográfica na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal dirigida ao Ensino
Secundário”
Orientador
|
Joana Marceliano Bergano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2011 | DO CORPO À PALAVRA: Um estudo do corpo e do movimento junto das
mulheres em contexto de prostituição de rua
Orientador
|
Mariana Lemos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2011 | A Criação Coreográfica na Escola de Dança Ana Mangericão, a alunas do
3ºCiclo
Orientador
|
Patricia Cayatte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2011 | A Expressão Criativa no 2ºCiclo na Escola de Dança Ana Mangericão
Orientador
|
Maria João Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2011 | PéAntePé- A Criatividade no Processo de Composição Coreográfica
Orientador
|
Catarina Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2010 | Dança Criativa para Crianças do IPO de Lisboa
Orientador
|
Cláudia Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2010 | Proposta de programa de Dança para Bebés
Orientador
|
Margarida Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2010 | Dança na fase Pré-Natal- Dança Criativa – Conteúdos e Estratégias
Orientador
|
Susana Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/09 - 2021/09 | Faculdade de Belas Artes-Porto |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Consultora do Externato Césario verde |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012 - Atual | Estágio I | Ensino de Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2012 - Atual | Estágio II | Ensino de Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2011 - Atual | Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa I | Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2011 - Atual | Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa II | Ensino de Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2011 - Atual | Psicopedagogia II | Ensino de Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2011 - Atual | Introdução ao Estágio | Ensino de Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2007 - Atual | Metodologias e Pedagogias I | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2007 - Atual | Metodologias e Pedagogias II | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2007 - Atual | Práticas Educativas | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2007 - Atual | Projeto IV- Bolsa Educativa | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2008 - 2009 | Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa I | Metodologias do Ensino da Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2008 - 2009 | Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa II | Metodologias do Ensino da Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2008 - 2009 | Introdução ao Projeto/Estágio | Metodologias do Ensino da Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2006 - 2007 | Técnicas e Metodologias da Dança Educacional | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2006 - 2007 | Seminário de Acompanhamento e Apoio ao Projeto Pedagógico | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2000 - 2006 | Dança Educacional | Dança (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2000 - 2006 | Metodologias e Pedagogia I | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2000 - 2006 | Metodologias e Pedagogias I | Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica do IV EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Faculdade
de Belas Artes-Porto
Membro
|
|
2009/10 - 2021 | Membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ensino de Dança
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Científica do V EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Faculdade
de Belas Artes-Porto
Membro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Avaliadora do painel de Artes no exercício de avaliação do Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento – 2019. | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2018 - 2018 | Perita Externa, no âmbito da apreciação das candidaturas no Concurso de Bolsas de Doutoramento 2018 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) na subárea de Dança | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Distinções
Prémio
2015 | Prémio de Atividade Científica Politécnico de Lisboa
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2016 | Diploma de Mérito
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | Título de Especialista na área de Dança
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | 2ºprémio no Concurso Regional de Ideias Poliempreende, realizado no âmbito do 10ºConcurso Poliempreende, Projetos de Vocação Empresarial |
1998 | Bolsa de Estudo de mérito
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação, Brasil |