???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, Luísa

Identificadores de autor

Ciência ID
7810-ECA1-7E82
ORCID iD
0000-0001-6491-5777

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2000
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Delaware, Estados Unidos
"Traversing Home/School, English Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
3.6 em 4
Percurso profissional

Ciência

2013/01/02 - 2014/04/30 Investigador Coordenador Convidado (carreira) (Investigação)
Commissione Europea Rappresentanza in Italia, Itália
2009/10/01 - 2012/11/30 Investigador visitante (Investigação)
Commissione Europea Rappresentanza in Italia, Itália

Docência no Ensino Superior

2004/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2015 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2013 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2007 - 2007 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2007 - 2007 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
1998/09/01 - 2003/06/30 Assistente (Docente Universitário)
William Paterson University College of Education, Estados Unidos

Cargos e Funções

2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outros

2014/05/01 - 2016/12/30 Researcher at the European Commission, Joint Research Center
Commissione Europea Rappresentanza in Italia, Itália
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Araújo, Luísa. "Making Connections: Studies of Language and Literature Education: A special issue in honor of Gert Rijlaarsdam", L1 - Educational Studies in Language and Literature, 2018
Artigo em revista
  1. Patrícia Costa; Luísa Araújo. "Skilled Students and Effective Schools: Reading Achievement in Denmark, Sweden, and France". Scandinavian Journal of Educational Research 62 6 (2018): 850-864. https://doi.org/10.1080/00313831.2017.1307274.
    10.1080/00313831.2017.1307274
  2. Fernandes, Sandra; Querido, Luís; Verhaeghe, Arlette; Araújo, Luísa. "What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5". Journal of Research in Reading 41 (2018): S102-S129. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9817.12248.
    Publicado
  3. Lopes, Paula; Costa, Patrícia; Araujo, Luisa; Ávila, Patrícia. "Measuring media and information literacy skills: construction of a test". (2018): http://hdl.handle.net/11144/3873.
    https://doi.org/10.1515/commun-2017-0051
  4. Fernandes, Sandra; Querido, Luís; Verhaeghe, Arlette; Marques, Catarina; Araújo, Luísa. "Reading development in European Portuguese: relationships between oral reading fluency, vocabulary and reading comprehension". Reading and Writing 30 9 (2017): 1987-2007. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-017-9763-z.
    10.1007/s11145-017-9763-z
  5. Araujo, Luisa; Saltelli, Andrea; Schnepf, Sylke V.. "Do PISA data justify PISA-based education policy?". International Journal of Comparative Education and Development 19 1 (2017): 20-34. http://dx.doi.org/10.1108/ijced-12-2016-0023.
    10.1108/ijced-12-2016-0023
  6. Araújo, Luisa; Costa, Patricia. "Home book reading and reading achievement in EU countries: the Progress in International Reading Literacy Study 2011 (PIRLS)". Educational Research and Evaluation 21 5-6 (2015): 422-438. http://dx.doi.org/10.1080/13803611.2015.1111803.
    10.1080/13803611.2015.1111803
  7. Araújo, L.; Morais, J.; Costa, A.; Araújo, Luísa; Morais, José; Costa, Armanda. "Assessments of reading comprehension: Different measures, different explanatory variables and achievement". L1 Educational Studies in Language and Literature 13 1 (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902321792&partnerID=MN8TOARS.
    10.17239/l1esll-2013.01.04
  8. Araújo, Luísa; Folgado, Célia; Pocinho, Margarida. "Reading comprehension in primary school: textbooks, curriculum and assessment". (2009): http://hdl.handle.net/10400.13/190.
  9. Araújo, Luísa. "Processos de compreensão no 1º Ciclo: A influência dos manuais escolares". Palavras 36 (2009): 19-31.
    Publicado
  10. Araújo, Luísa. "Resultados das Provas de Aferição e dos Exames de Matemática e de Português do 9º ano: Que conclusões tirar?". Revista Portuguesa de Pedagogia (2006):
  11. Araújo, L.; Pocinho, M.; Araújo, Luísa; Pocinho, Margarida. "Literacy beliefs and practices: Diagnoses and interventions that improve mother tongue education". L1 Educational Studies in Language and Literature 1 3 (2005): 191-193. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923222399&partnerID=MN8TOARS.
  12. Araújo, Luísa. "The development of thinking in literature education". Da investigação às práticas–Estudo de natureza educacional 6 (2005): 75-85.
  13. Araujo, Luisa; Strasser, Janis. "Confronting Prejudice in the Early Childhood Classroom". Kappa Delta Pi Record 39 4 (2003): 178-182. http://dx.doi.org/10.1080/00228958.2003.10516402.
    10.1080/00228958.2003.10516402
  14. Araujo, Luisa. "The Literacy Development of Kindergarten English-Language Learners". Journal of Research in Childhood Education 16 2 (2002): 232-247. http://dx.doi.org/10.1080/02568540209594987.
    Publicado • 10.1080/02568540209594987
  15. Araújo, Luísa. "An ESL child's emergent literacy development". Academic Exchange Quarterly 6 (2002): 167-171.
    Publicado
  16. Araújo, Luísa. "The good boatman An authentic game used in teaching Portuguese". HISPANIA-A JOURNAL DEVOTED TO THE TEACHING OF SPANISH AND PORTUGUESE 82 (1999):
Entrada de enciclopédia
  1. Araújo, Luísa. "Reading, Literacy and". In Encyclopedia of Children, Adolescents, and the Media, editado por Michalos, Alex C.. SAGE Publications, Inc., 2014. http://dx.doi.org/10.4135/9781412952606.n367.
    10.4135/9781412952606.n367
Tese / Dissertação
  1. Feijão, Teresa Maria Nunes. "A inclusão do portador de deficiência auditiva na educação regular: métodos de comunicação a utilizar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/8585.
  2. Anjos, Maria Inês Ferreira Marinho dos. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Ouvir e criar histórias". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8827.
  3. Silva, Paula Alexandra da Silva Carvalho Leão da. "Relatório de estágio do ensino da prática supervisionada.A Arte do Português e o Português como Arte: A heterogeneidade e a transversalidade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8908.
  4. BARATA, CLÁUDIA DOS SANTOS OLIVEIRA. "As implicações do novo programa de português no desenho curricular do curso de Professores do 1º CEB, na formação contínua e sua aplicabilidade nas escolas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/21804.
  5. Mendes, Elisabete Marçal. "Relatório final da prática de ensino supervisionada.Um, dois, três… Um conto de cada vez.". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8828.
  6. Mendes, Carla Sofia Ferreira Nunes. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada.À descoberta do gosto pela leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8832.
  7. Lopes, Paula Cristina do Rosário. "Literacia mediática e cidadania: práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10071/8666.
  8. Costa, Ana Cristina Maia da. "A aprendizagem da leitura: análise de manuais do 1.º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/9484.
  9. Monteiro, Maria Manuela Palhas de Oliveira Feijão. "A produção de diferentes tipos de texto escrito no 1.º Ciclo do ensino básico: um estudo de caso no quarto ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/10714.
  10. Torres, Sónia Marisa Carvalho. "A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/20767.
  11. Serafino, Maria Martinho Serrenho Santos de Campos. "A avaliação na educação pré-escolar: congruências, finalidades e idiossincrasias". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/20737.
  12. Ladeira, Maria de Lurdes Paralta. "Plano nacional de leitura: mais e melhor literacia". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18970.
  13. Correia, Rosária Maria Jorge dos Santos Rodrigues. "Fluência de leitura no 1º ciclo básico: um estudo de caso em quatro escolas do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10174/18336.
  14. Esteves, Célia Valente Folgado. "A compreensão da leitura: Um estudo de caso no quarto ano de escolaridade". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10174/17567.
  15. Franco, Susana Rita Tralha. "A literacia: conhecimentos emergentes da leitura e da escrita no ensino pré-escolar". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10174/18327.
Distinções

Outra distinção

1998 Excellence in Teaching Award
Rutgers The State University of New Jersey, Estados Unidos
1992 Women of the year Excellence Award
University of Delaware, Estados Unidos