???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANTÓNIO MOREIRA TEIXEIRA

Nomes de citação

  • Teixeira, António Moreira

Identificadores de autor

Ciência ID
7810-ACD0-18B2
ORCID iD
0000-0002-1339-6548

Endereços de correio eletrónico

  • Antonio.Teixeira@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta - Departamento de Educação e Ensino a Distãncia. R. Almirante Barroso Rua Almirante Barroso, n.º 38, 1000-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Filosofia em Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom com Distinção e Louvor
1989 - 1994
Concluído
Filosofia (Mestrado)
Especialização em Filosofia e Cultura em Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom
1985 - 1989
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/12 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/04 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2003/06 - 2018/10/03 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
1994/06 - 2003/06 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
1991/10 - 1994/06 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05/03 - Atual Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2016/09/01 - 2020/08/31 Diretor do Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2006/05 - 2009/04 Pró-reitor para a Inovação em Ensino a Distância Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2017/01 Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning European Commission
2014 - 2016/07 European Multiple MOOC Aggregator European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2024/11 Inclusive memory. Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory
2021-1-IT02-KA220-HED-000031991
Erasmus MC
2020 - 2023/08 Promoting Students’ Successful Trajectories in Higher Education Instituttions (Face-to-Face and Online)
2020-1-ES01-KA203-082842
Erasmus Plus
2020 - 2023/08 Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and STEM
617496-EPP-1-2020-1-IT-EPPKA2-CBHE-JP
Erasmus Plus
2020 - 2023/08 CODA-EU - Certification of Causes of Death in Europe
KA203-8D2E8603
Erasmus Plus
2020 - 2023/01 Construcción de capacidades para el desarrollo de Centros de Enseñanza y Aprendizaje para las Universidades de Latinoamérica en el Siglo XXI (ProfXXI) Erasmus Plus
2020 - 2022/12 Measuring and Comparing Achievements of Learning Outcomes in Higher Education in Europe - Extension (CALOHEEx)
612874-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA3-PI-FORWARD
Erasmus Plus
2019 - 2022/11 Asistencia tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior Virtual (EDUTECH) Erasmus Plus
2019 - 2022/08 EUSTEPs - Enhancing Universities’ Sustainability TEaching and Practices through Ecological Footprint
2019-1-EL01-KA203-062941
Erasmus Plus
2019 - 2021/09 Promoting Open Education through Gamification (OpenGame) Erasmus Plus
2016 - 2019/08 Cross-curricular teaching (CROSSCUT)
2016-1-FR01-KA201-024206
Erasmus Plus
2016 - 2018/12/31 TUTORIA VIRTUAL - o tutor virtual artefacto mediador da aprendizagem no ensino superior online
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2018/10 MOOC-Maker: Construcción de Capacidades de Gestión de MOOCs en la Educación Superior (Construction of Management Capacities of MOOCs in Higher Education) Erasmus Plus
2015 - 2018/08 Massive Online Open Education Quality (MOOQ) Erasmus Plus
2010 - 2014/05/31 Ensino / Aprendizagem da Filosofia
PTDC/FIL-FIL/102893/2008
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2007/10/31 @prende.com - Comunidades, Aprendizagem e Comunicação Online
POCI/CED/59736/2004
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "PROF-XXI: Teaching and Learning Centers to Support the 21st Century Professor". 2021.
    10.1109/weef/gedc53299.2021.9657301
  2. Teixeira, António Moreira. "Promoting Open Education Through Gamification in Higher Education: the OpenGame project". Trabalho apresentado em TEEM'20: Eighth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2020.
    10.1145/3434780.3436688
  3. Teixeira, António Moreira. "Fostering quality in MOOCs". 2018.
  4. Teixeira, António Moreira; De La Roca, M.; Morales, M.; Teixeira, A.; Hernandez, R.; Amado-Salvatierra, H.. "The Experience of Designing and Developing an edX's MicroMasters Program to Develop or Reinforce the Digital Competence on Teachers". 2018.
    10.1109/lwmoocs.2018.8534697
  5. Teixeira, António Moreira. "Gap between MOOC designers' and MOOC learners' perspectives on interaction and experiences in MOOCs". 2018.
  6. Teixeira, António Moreira. "How to make MOOCs better for specific target groups and developing countries?". 2018.
  7. Saldanha, Ângela; Carvalho, Elizabeth; Teixeira, António. "Entre viagens: o ensino artístico, com o uso da linguagem corporal, a distância". 2018.
  8. Alario-Hoyos, C.; Pérez-Sanagustin, M.; Morales, M.; Kloos, C.D.; Hernández-Rizzardini, R.; Román, M.; Ramirez-González, G.; et al. "MOOC-Maker: Three years building MOOC management capacities in Latin America,MOOC-Maker: Tres anõs construyendo capacidades de gestión de moocs en latinoamérica". 2018.
  9. Stracke, C.; Sgouropoulou, C.; Vassiliadis, B.; Kameas, A.; Texeira, A.M.; Pinto, M.C.T.. "Fostering quality in moocs: A european approach". 2018.
  10. Stracke, C.M.; Tan, E.; Moreira Texeira, A.; Texeira Pinto, M.D.C.; Vassiliadis, B.; Kameas, A.; Sgouropoulou, C.. "Gap between MOOC Designers' and MOOC Learners' Perspectives on Interaction and Experiences in MOOCs: Findings from the Global MOOC Quality Survey". 2018.
    10.1109/ICALT.2018.00007
  11. Bell, Simon; Chris Douce; Caeiro, Sandra; Teixeira, António Moreira. "Sustainability and Distance Learning: A Diverse European Experience?". Trabalho apresentado em EDEN 2017 Annual Conference, Jonkoping, 2017.
    Publicado
  12. Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Christian Stracke; Esther Tan; Achiles Kameas; Bill Vassiliadis; Gérard Vidal; Cleo Sgouropoulou. "The Global MOOQ Survey: Building a Common Quality Reference Framework for Improving, Assessing and Comparing MOOC Design". Trabalho apresentado em EDEN 2017 Annual Conference - Diversity matters!, Jonkoping, 2017.
    Publicado
  13. Christian Stracke; Esther Tan; Achiles Kameas; Bill Vassiliadis; Cleo Sgouropoulou; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Gérard Vidal. "The Quality of Open Online Education and Learning: Towards a Quality Reference Framework for MOOCs". Trabalho apresentado em 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), Atenas, 2017.
    Publicado • 10.1109/EDUCON.2017.7943080
  14. Fonte, M.; Teixeira, A.. "Quality assurance of Open and Distance Higher education: Creating an evaluation framework". 2017.
  15. Teixeira, António Moreira; Jansen, Darco. "Europe embraces MOOCs - A prospective analysis on the way ahead". Trabalho apresentado em Online, Open and Flexible Higher Educaiton Conference 2016 - Enhancing European Higher Education “Opportunities and impact of new modes of teaching, Roma, 2016.
    Publicado
  16. López, Eva Garcia; Cabot, Antonio Garcia; de-Marcos, L.; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "An Experiment of Social-Gamification in Massive Open Online Courses: The ECO iMOOC". Trabalho apresentado em EDEN 2016 Annual Conference: Re-Imagining Learning Environments, Budapeste, 2016.
    Publicado
  17. Cabot, Antonio Garcia; López, Eva Garcia; Teixeira, António Moreira; de-Marcos, L.; Mota, José. "Gamifying Massive Open Online Courses with ELGG: An Experimental Strategy Designed for the ECO Project". Trabalho apresentado em EDEN 2015 Annual Conference, Barcelona, 2015.
    Publicado
  18. Neto, Cristina; Teixeira, António Moreira; Morgado. Lina. "Conceção de um Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) para uma universidade de ensino a distância". Trabalho apresentado em Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT III), Leiria, 2015.
    Publicado
  19. Teixeira, António Moreira; Mota, José. "The iMOOC Pedagogical Model: Bridging the gap between non-formal and formal education". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual - CAFVIR 2014, Antígua Guatemala, 2014.
    Publicado
  20. Iniesto, Francisco; Rodrigo, Covadonga; Teixeira, António Moreira. "Accessibility analysis in MOOC platforms. A case study: UNED COMA and UAb iMOOC". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual - CAFVIR 2014, Antígua Guatemala, 2014.
    Publicado
  21. Teixeira, António Moreira. "Las Practicas Educativas Abiertas cómo Reto Institucional y Cultural: La innovación docente para la mejoría de la calidad". Trabalho apresentado em Webinar Principios y estrategias de educación abierta para incentivar la innovación docente, Monterrey, 2014.
    Publicado
  22. Bras, Sandra; Teixeira, António Moreira. "The Importance of E-learning in Transforming Organizational Strategies: A case study". Trabalho apresentado em EDEN’s 2014 Annual Conference: E-learning at Work and the Workplace: From education to employment and meaningful work with ICTs, Zagreb, 2014.
    Publicado
  23. Cabot, Antonio Garcia; López, Eva Garcia; Karhu, Markku; Teixeira, António Moreira. "Widening Creation of Accessible Digital Educational Content: A Combined Blended Learning and Massive Open Online Approach". Trabalho apresentado em EDEN’s 2014 Annual Conference: E-learning at Work and the Workplace: From education to employment and meaningful work with ICTs, Zagreb, 2014.
    Publicado
  24. Hernández, Rocael; Morales, Miguel; Mota, José; Teixeira, António Moreira. "Promoting Engagement in MOOCs through Social Collaboration: Common lessons from the pedagogical models of Universidad Galileo and Universidade Aberta". Trabalho apresentado em Eight EDEN Research Workshop - EDEN RW8: Challenges for Research in Open & Distance Learning: Doing things better, doing better things, Oxford, 2014.
    Publicado
  25. Brouns, Francis; Mota, José; Morgado. Lina; Jansen, Darco; Fano, Santiago; Silva, Alejandro; Teixeira, António Moreira. "A Networked learning Framework for Effective MOOC Design: The ECO project approach". Trabalho apresentado em Eight EDEN Research Workshop - EDEN RW8: Challenges for Research in Open & Distance Learning: Doing things better, doing better things, Oxford, 2014.
    Publicado
  26. Cabral, Pedro; Teixeira, António Moreira; Pedro, Neuza. "Da Aprendizagem Online à Educação Aberta Digital: Etapas para uma caminhada estratégica num contexto de ensino tradicional". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA 2014), Alcalá de Henares, 2014.
    Publicado
  27. Sahb, Warlley; Teixeira, António Moreira; Almeida, F. J.. "Processo de Expansão e Integração da Educação Superior no MERCOSUL: Possibilidades da EaD no Brasil". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional de TIC na Educação - TIC EDUCA 2014, Lisboa, 2014.
    Publicado
  28. Teixeira, António; Tomás, Cecília. "Web social-semântica : personalização de ambientes de aprendizagem". 2013.
  29. Teixeira, António; Mota, José. "Innovation and openness through MOOCs: Universidade Aberta's pedagogical model for non formal online courses". 2013.
  30. Teixeira, António; Miranda, Branca; Dias, Ana. "Virtual mobility and the EQF : using e-learning to widen access and enhance quality higher education across Europe". 2011.
  31. Teixeira, António; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Dams, Lieve; Dorp, Kees-Jan van; Wilson, Gordon. "The lived experience of sustainable learning: the Lech-e OER project bridging formal and non formal lifelong learners". 2011.
Artigo em revista
  1. "Accessibility Challenges in OER and MOOC: MLR Analysis Considering the Pandemic Years". Sustainability 14 6 (2022): 3340-3340. http://dx.doi.org/10.3390/su14063340.
    10.3390/su14063340
  2. "A Competency Framework for Teaching and Learning Innovation Centers for the 21st Century: Anticipating the Post-COVID-19 Age". Electronics (2022): https://www.mdpi.com/2079-9292/11/3/413.
    10.3390/electronics11030413
  3. "Learning in Troubled Times: Parents’ Perspectives on Emergency Remote Teaching and Learning". Sustainability 14 1 (2021): 301-301. http://dx.doi.org/10.3390/su14010301.
    10.3390/su14010301
  4. Teixeira, António Moreira. "Development and validation of a life skills evaluation tool for online learning based on the framework of the capability approach". Educational Technology Research and Development (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s11423-021-10054-z.
    10.1007/s11423-021-10054-z
  5. Seabra, Filipa; Teixeira, António; Abelha, Marta; Aires, Luísa. "Emergency Remote Teaching and Learning in Portugal: Preschool to Secondary School Teachers’ Perceptions". Education Sciences 11 7 (2021): 349. http://dx.doi.org/10.3390/educsci11070349.
    10.3390/educsci11070349
  6. Eva Garcia-Lopez; Antonio Garcia-Cabot; Luis de-Marcos; António Moreira-Teixeira; Miguel López-Benítez. "An Experiment to Discover Usability Guidelines for Designing Mobile Tourist Apps". Wireless Communications and Mobile Computing (2021): https://doi.org/10.1155/2021/2824632.
    10.1155/2021/2824632
  7. Teixeira, António Moreira. "Introducción / presentación al número especial de RED “Transición de la educación convencional a la educación y al aprendizaje en línea, como consecuencia del COVID19”". Revista Educación a Distancia (RED) (2021): https://revistas.um.es/red/article/view/461041.
    10.6018/red.461041
  8. Teixeira, A.M.; Zapata-Ros, M.; Teixeira, António Moreira. "Presentation of the special issue "Transition from conventional education to online education and learning, as a consequence of COVID 19"". Revista de Educacion a Distancia 21 65 (2021): 1-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104856607&partnerID=MN8TOARS.
    10.6018/RED.462271
  9. Teixeira, António Moreira. "A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação". Revista Diálogo Educacional (2021):
    10.7213/1981-416X.21.070.AO07
  10. Filipa Seabra; Luísa Aires; António Teixeira. "Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório". Dialogia 36 (2020): 316-334. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545.
    10.5585/dialogia.n36.18545
  11. Chimuzu, António; Teixeira, António Moreira (7810-ACD0-18B2). "Avaliação da Qualidade com base na Aplicação da Ferramenta Servqual - Um Estudo de Caso Numa Instituição de Educação a Distância em Moçambique". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 3 2 (2020): 26-38. https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21879.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/re@d_le@d.v3i2.249
  12. de-Marcos, Luis; Garcia-Cabot, Antonio; Garcia-López, Eva; Ramírez-Valarde, Raúl V.; Teixeira, António Moreira; Martínez-Herráiz, José-Javier. "Gamifying Massive Online Courses: Effects on the Social Networks and Course Completion Rates". Applied Sciences 10 20 (2020): 7065-7065. http://dx.doi.org/10.3390/app10207065.
    10.3390/app10207065
  13. Henriques, Susana; Broughton, Natalie; Teixeira, António Moreira; Burkhart, Gregor; Miovský, Michael. "Building a Framework Based on European Quality Standards for Prevention and E-learning to Evaluate Online Training Courses in Prevention – the Case of the Specialised Training Course in Addictions Prevention". ADIKTOLOGIE Journal 3 (2020): 153-161. http://dx.doi.org/10.35198/01-2019-003-0004.
    10.35198/01-2019-003-0004
  14. Henriques, S.; Van Hout, M.C.; Teixeira, A.. "Virtual ‘Experiential Expert’ Communities of Practice in Sharing Evidence-Based Prevention of Novel Psychoactive Substance (NPS) Use: the Portuguese Experience". International Journal of Mental Health and Addiction (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85088241056&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11469-020-00376-z
  15. Aires, L.; Teixeira, A.; Azevedo, J.; Gaspar, M.I.; Silva, S.. "Alterity and emotions in virtual learning communities,ALTÉRITÉ ET EMOTIONS DANS LES COMMUNAUTES VIRTUELLES D'APPRENTISSAGE". Education in the Knowledge Society 7 2 (2020): 74-91. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85112269023&partnerID=MN8TOARS.
    10.14201/EKS.19289
  16. Teixeira, António Moreira. "Virtual Community of Researchers and Prevention Experts". Journal of Alcohol and Drug Education; Lansing (2019):
  17. Teixeira, António Moreira. "What future(s) for distance education universities? Towards an open network-based approach". RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 22 1 (2019): 107-107. http://dx.doi.org/10.5944/ried.22.1.22288.
    10.5944/ried.22.1.22288
  18. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António. "Scholarship e a identidade académica na era digital". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9062.
    10.34627/vol2iss2pp16-28
  19. Otto, Daniel; Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula Bacelar; Disterheft, Antje; Teixeira, António; Becker, Sara; Bollmann, Alexander; Sander, Kirsten. "Can MOOCs empower people to critically think about climate change?: a learning outcome based comparison of two MOOCs". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9307.
    10.1016/j.jclepro.2019.02.190
  20. Teixeira, António Moreira. "Open practices in Public higher education in Portugal". Open Praxis (2019): https://openpraxis.org/index.php/OpenPraxis/article/view/823/527.
    10.5944/openpraxis.11.1.823
  21. Teixeira, António Moreira. "Can MOOCs close the Opportunity Gaps? The contribution of social inclusive pedagogical design". Revista Fuentes 21 2 (2019): 239-252. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85085100463&partnerID=MN8TOARS.
    10.12795/revistafuentes.2019.v21.i2.08
  22. Henriques, S.; Broughton, N.; Teixeira, A.; Burkhart, G.; Miovský, M.. "Building a framework based on european quality standards for prevention and e-learning to evaluate online training courses in prevention". Adiktologie 19 3 (2019): 153-161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85091510672&partnerID=MN8TOARS.
    10.35198/01-2019-003-0004.
  23. António Moreira Teixeira; Branca Alberto Miranda; Isolina Pereira Oliveira; Maria Do Carmo Teixeira Pinto; Teixeira, António; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora". RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 21 2 (2018): 243-243. https://doi.org/10.5944/ried.21.2.19784.
    10.5944/ried.21.2.19784
  24. Fonte, Magda; Teixeira, António. "A quality framework for open and distance higher education". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7824.
    https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp5-22
  25. Teixeira, António. "Uma década de MOOC (2008/18): as universidades em transição". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7825.
    https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp1-4
  26. Rizzardini, R.H.; Teixeira, A.M.; Alario-Hoyos, C.; Amado-Salvatierra, H.R.. "New trends in massive open online courses (MOOCs) j.ucs special issue". Journal of Universal Computer Science 24 8 (2018): 1012-1014. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85055278170&partnerID=MN8TOARS.
  27. Bell, Simon; Douce, Chris; Caeiro, Sandra; Teixeira, António; Martín-Aranda, Rosa; Otto, Daniel; Chris Douce; Teixeira, António Moreira; Martin-Aranda, Rosa. "Sustainability and distance learning: a diverse European experience?". Open Learning 32 2 (2017): 95-102. http://hdl.handle.net/10400.2/7120.
    Publicado • 10.1080/02680513.2017.1319638
  28. Douce, Chris; Teixeira, António; Caeiro, Sandra. "Editorial: [Interview with Paulo Dias – Rector of Universidade Aberta, Portugal]". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7914.
    https://doi.org/10.1080/02680513.2017.1276668
  29. Teixeira, António Moreira. "Francisco de O'llanda: A reinvenção da ideia". Itinerarium 62 215/216 (2016): 499-512.
    Publicado
  30. Teixeira, António Moreira; Cabot, Antonio Garcia; López, Eva Garcia; Mota, José; de-Marcos, L.. "A new competence-based approach for personalizing MOOCs in a mobile collaborative and networked environment". RIED 19 1 (2015): 143-160. http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/download/14578/13572.
    Publicado
  31. Jansen, Darco; Schuwer, R.; Teixeira, António Moreira; Aydin, C.H.; Jansen, D.; Teixeira, A.. "Comparing MOOC Adoption Strategies in Europe: Results from the HOME Project Survey". IRRODL. International Review of Research in Open and Distributed Learning 16 6 (2015): 116-136. http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2154/3559.
    Publicado • 10.19173/irrodl.v16i6.2154
  32. Coelho, José; Teixeira, António; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Rocio, Vitor; Teixeira, António Moreira; Nicolau, Paula; et al. "iMOOC on climate change: evaluation of a massive open online learning pilot experience". International Review of Research in Open and Distance Learning 16 6 (2015): 152-173. http://hdl.handle.net/10400.2/4839.
    Publicado • 10.19173/irrodl.v16i6.2160
  33. Schuwer, R.; Gil-Jaurena, I.; Aydin, C.H.; Costello, E.; Dalsgaard, C.; Brown, M.; Jansen, D.; et al. "Opportunities and threats of the MOOC movement for higher education: The European perspective". International Review of Research in Open and Distance Learning 16 6 (2015): 20-38. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84950281405&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.19173/irrodl.v16i6.2153
  34. Teixeira, António; Mota, José; Morgado, Lina; Spilker, Maria João. "iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/5159.
  35. Teixeira, António Moreira. "Desconstruindo a Universidade". Revista de Educación a Distancia (RED) 11 32 (2012): 1-13. http://www.um.es/ead/red/32/teixeira.pdf.
    Publicado
  36. Teixeira, A.; Bacelar-Nicolau, P.; Caeiro, S.; Dams, L.; Van Dorp, K.-J.. "The challenge of widening citizen participation in climate change education: Developing open educational resources on the lived experiences of climate change". International Journal of Innovation and Sustainable Development 6 1 (2012): 66-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859405043&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJISD.2012.046054
  37. Aires, Luísa; Teixeira, António; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Silva, Sílvia. "Alteridad y emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje". (2006): http://hdl.handle.net/10400.2/4075.
  38. Teixeira, António; Miranda, Rosa. "Em torno da distintividade : alguns princípios fundamentais no âmbito da avaliação da qualidade de cursos online". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/153.
  39. Marnoto, Isabel; Teixeira, António. "A Universidade Aberta e a formação didáctica em filosofia : esboço de uma experiência (1989/1999)". (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/4352.
  40. Teixeira, António. "Memória e sociedade: as histórias possíveis". (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/4148.
  41. Teixeira, António. "Para uma navegação de qualidade : a auto-avaliação como instrumento de pilotagem na gestão universitária". (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/4365.
  42. Teixeira, António. "O poder como estrutura de possibilidade política". (2000): http://hdl.handle.net/10400.2/4243.
  43. Teixeira, António. "Processos de construção de identidades políticas : a propósito do império português de quinhentos". (1999): http://hdl.handle.net/10400.2/4269.
Capítulo de livro
  1. António Teixeira. "Administrative Support System". In An Integrated Approach to Open, Distance, and Digital Education Ecosystems, 1-20. Springer Nature Singapore, 2022.
    10.1007/978-981-19-0351-9_48-1
  2. Teixeira, António Moreira. "Widening participation in a changing landscape: how open and distance education reserach and policies are transforming Portuguese higher education practices". Portugal, 2021.
    10.14195/978-989-26-2134-0
  3. Pedro Cabral; João Paz; António Teixeira. "The Impact of a Research-Based Institutional Strategy for Opening up Educational Practices: The Case of the MOOC-Maker Project". 53-65. Springer Singapore, 2020.
    10.1007/978-981-13-9652-6_5
  4. Vieira, Márcia de Freitas; Teixeira, António. "A educação a distância no Brasil: desafios contemporâneos e novas perspectivas". Editora Appris Ltda., 2019.
  5. Morgado. Lina; Neves, Ana; Teixeira, António Moreira. "Acolhimento e Integração como Valor Estratégico: Análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAb". In Claves Innovadoras para la Prevención del Abandono en Instituciones de Educación Abierta y a Distancia: Experiencias Internacionales, 27-55. Santiago de los Caballeros, República Dominicana: UAPA-AIESAD, 2016.
    Publicado
  6. Brouns, F.; Teixeira, A.; Morgado, L.; Fano, S.; Fueyo, A.; Jansen, D.; Brouns, Francis; et al. "Designing massive open online learning processes: The sMOOC pedagogical framework". In Open Education: from OERs to MOOCs, 315-336. Berlim e Heidelberg, Alemanha: Springer-Verlag, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-662-52925-6_16
  7. Teixeira, António Moreira. "Reinventando a Universidade e o (seu) Futuro: Novas ideias para uma antiga instituição". In Livro de Homenagem à Professora Maria Luisa Ribeiro Ferreira, 523-536. Lisboa, Portugal: CFUL, 2015.
    Publicado
  8. Teixeira, A.M.; Mota, J.; Teixeira, António Moreira; Mota, José. "A proposal for the methodological design of collaborative language MOOCs". In Language MOOCs: Providing learning, transcending boundaries, 33-47. Berlim, Alemanha: De Gruyter Open, 2015.
    Publicado
  9. Teixeira, António Moreira; Volungeviciene, Airina; Mazar Ildiko. "The Mainstreaming of Open, Online and Flexible Learning: how will MOOCs continue to be unique from an institutional perspective". 25-29. Países Baixos: EADTU, 2015.
  10. Teixeira, António Moreira; Ferreira, Maria Luísa. "(Re)Abrir a Educação: Uma Questão Filosófica". In Ensinar e Aprender Filosofia no Mundo Digital, 110-122. Lisboa, Portugal: CFUL, 2014.
    Publicado
  11. Teixeira, António Moreira. "Recursos Partilháveis para o Ensino e Aprendizagem Abertos da Filosofia: Apresentação do blogue «PHILOTHEIA»". In Ensinar e Aprender Filosofia no Mundo Digital, 153-155. Lisboa, Portugal: CFUL, 2014.
    Publicado
  12. "3 A Proposal for the Methodological Design of Collaborative Language MOOCs". {DE, 2014.
    10.2478/9783110420067.3
  13. Miranda, Rosa; Teixeira, António. "Qualidade no ensino a distância". Het Gemeenschapsonderwijs, 2006.
Edição de livro
  1. Teixeira, António Moreira; Szucs, Andras; Mazar Ildiko. Re-Imagining Learning Environments. Proceedings of the EDEN 2016 Annual Conference. Budapeste, Hungria: EDEN. 2016.
  2. Teixeira, António Moreira; Szucs, Andras; Mazar Ildiko. Re-Imagining Learning Environments. Book of Abstracts including the collection of “Synergy” Synopses of the EDEN 2016 Annual Conference. Budapeste, Hungria: EDEN. 2016.
  3. Teixeira, António Moreira; Ferreira, Maria Luísa. Ensinar e Aprender Filosofia no Mundo Digital. Lisboa, Portugal: CFUL. 2014.
  4. Teixeira, António Moreira; Szucs, Andras; Mazar Ildiko. E-learning at Work and the Workplace: From education to employment and meaningful work with ICTs. Conference Proceedings of the EDEN 2014 Annual Conference. Zagreb, Croácia: EDEN. 2014.
  5. Teixeira, António Moreira; Szucs, Andras. Challenges for Research in Open & Distance Learning: Doing things better, doing better things. Conference Proceedings of the Eight EDEN Research Workshop - EDEN RW8. Oxford, Reino Unido: EDEN. 2014.
Edição de número de revista
  1. Teixeira, António Moreira. "Transición de la educación convencional a la educación y al aprendizaje en línea, como consecuencia del COVID19". Revista de Educación a Distancia (RED) (2021):
    10.6018/red
  2. Teixeira, António Moreira. "New Trends in Massive Open Online Courses (MOOCs)". JUCS - Journal of Universal Computer Science (2018): http://www.jucs.org/doi?doi=10.3217/jucs-024-08.
    10.3217/JUCS-024-08
Livro
  1. Marco PROF-XXI: Marco de competencias para Centros de Enseñanza y Aprendizaje para el Siglo XXI. Guatemala. 2021.
  2. Teixeira, António Moreira. Handbook of successful open teaching practices. 2020.
    10.5281/ZENODO.4062529
  3. Teixeira, António Moreira. Diálogos luso-brasileiros sobre educação a distância e elearning. 2019.
  4. Jansen, Darco; Teixeira, António Moreira. Position papers for European cooperation on MOOCs. Overview of position papers on the opportunities and characteristics for European cooperation as presented during the HOME conference in Porto November 2014. Heerlen, Países Baixos: EADTU. 2015.
    Publicado
  5. Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, António. Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.com. Universidade Aberta. 2007.
Poster em conferência
  1. Teixeira, António Moreira. "MOOC: Improve the Quality of MOOCs". 2019.
Prefácio / Posfácio
  1. Teixeira, António Moreira. "Foreword". Heerlen, Países Baixos: EADTU. 2015.
    Publicado
  2. Teixeira, António Moreira; Szucs, Andras; Mazar Ildiko. "E-learning at Work and the Workplace – From Education to Employment and Meaningful Work with ICTs". Zagreb, Croácia: EDEN. 2014.
    Publicado
Relatório
  1. Teixeira, António Moreira. 2021. Guía de buenas prácticas para la educación abierta. https://zenodo.org/record/4765969.
    10.5281/ZENODO.4765969
Resumo em conferência
  1. Bell, Simon; Caeiro, Sandra; Otto, Daniel; Martin-Aranda, Rosa; Teixeira, António Moreira. "Sustainability and Distance Learning in Higher Education: rethinking the model". Trabalho apresentado em 22nd International Sustainable Development Research Society Conference ISDRS 2016, Lisboa, 2016.
    Publicado
  2. Otto, Daniel; Nicolau, Paula; Caeiro, Sandra; Teixeira, António Moreira; Bekker, S.; Bollmann, A.; Sander, K.; Disterheft, A. "Can MOOCs empower people to critically think on climate change?". Trabalho apresentado em 22nd International Sustainable Development Research Society Conference ISDRS 2016, Lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Teixeira, António Moreira. "The Transformative Power of Creation: Francisco de Holanda and the Identification of Design with the Neoplatonic Notion of Idea". Trabalho apresentado em ISNS 2014 Lisbon Conference, Lisboa, 2014.
    Publicado
  4. Teixeira, António Moreira. "Quando os MOOC são iMOOCS: Muito mais que um modelo, uma experiência de reconstrução cultural". Trabalho apresentado em 20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - CIAED., Curitiba, 2014.
    Publicado
  5. Teixeira, António Moreira. "Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico.". Trabalho apresentado em XV Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, Lisboa, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Europeana - Portal Europeu do Património Cultural: avaliação do impacto da utilização de recursos online pelos professores portugueses/europeu". 2021.
  2. "Desafios Éticos da Internet das Coisas: Em Torno da Personalização na Educação". 2021.
  3. Silva, Gilberto Alves da. "A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade : uma proposta de transformação pela liderança participativa". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8186.
  4. Vieira, Márcia de Freitas. "A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial : proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privada". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7182.
  5. Silva, Sérgio Filipe Duarte da. "MOOC na formação profissional docente : estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7243.
  6. Carapinha, Maria João Fragoso. "Projeto PhilosArtis : estudo exploratório de uma investigação-ação em filosofia e arte no Jardim de Infância Popular". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6675.
  7. Araújo, Deolinda da Conceição Filipe Guarda de. "Autossupervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional de professor do filosofia : estudo de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6484.
  8. Cardoso, Paula. "Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal : da teoria à prática : recursos educacionais abertos e acesso aberto". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/7363.
  9. Nascimento, Liliana do. "Impacto das práticas de arte educação em contextos diferenciados de ajuda humanitária : aproximações e diferenças a partir de dois estudos de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6692.
  10. Neto, Cristina Maria Tavares Rodrigues. "Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) : educação para todos : contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância em regime de elearning". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5390.
  11. Lima, Ana Catarina Amorim de. "O associativismo cultural e o impacto na educação artística contemporânea em Portugal : o caso da Associação Cultural d'Orfeu". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5374.
  12. Lagoa, Mário Sérgio Azenha. "Autenticidade na rede : estudo da identidade digital". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5574.
  13. Silva, Isabel Gouveia da. "Um modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3433.
  14. Oliveira, Alexandre Lopes de. "A educação básica e secundária e a formação do cidadão-trabalhador do séc. XXI : gestão estratégica das competências?". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/4482.
  15. Brás, Sandra Cristina Quintino. "A importância do eLearning na transformação de estratégias organizacionais : o caso da RIPE NCC". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2949.
  16. Tomás, Cecília. "Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3309.
  17. Pedroso, Paula Cristina Aniceto Casimiro de Sá. "O papel disruptivo da abundância informativa no espaço escolar : para uma ética da aprendizagem". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2660.
  18. Monteiro, António Alexandre Duarte. "As práticas educativas abertas na promoção de uma cultura organizacional aprendente : o caso de estratégia de e-learning na Guarda Nacional Republicana". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2583.
  19. Soares, Ana Cristina Barroso. "A promoção da atitude filosófica na infância com recurso às expressões artísticas : o Projeto Filosofia para Todos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2397.
  20. Oliveira, Rita Tatiana Vasconcelos L.. "A função educativa dos biocativeiros como factor modelador da consciência bioética". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2334.
  21. Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado. "A contabilidade como sistema de informação nas instituições do ensino superior público em Portugal : o caso da Escola Superior de Ciênias Empresariais". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1412.
  22. Louro, Lília Maria Gonçalves. "A mobilidade de estudantes no espaço de ensino superior europeu como forma de construção de uma identidade europeia: estudo de caso da Universidade de Lisboa". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/643.

Outros

Outra produção
  1. Find, Select, Use and Re-use OER. The Unit 2 is part of the training material "OER and Sustainability Models" (to train trainers) and it is organised in Units. With this Training Material, the learner will be able to: i) understand the approach of open movement; ii) describe/identify specific characteristics of OER; iii) find, select and use/reuse/make one OER; iii) analyse case studies of sustainable models of OER. The Unit 2 is. 2015. Morgado, Lina; Teixeira, António. http://hdl.handle.net/10400.2/9012.
  2. Sustainable models of OER. The objetive of Training Material "OER and Sustainability Models" is to train trainers and it is organised in 3 Units. The learner will be able to: i) understand the approach of open movement; ii) describe/identify specific characteristics of OER; iii) find, select and use/reuse/make one OER; iii) analyse case studies of sustainable models of OER. The Unit 3 focus is to analyse three different cas. 2015. Morgado, Lina; Teixeira, António. http://hdl.handle.net/10400.2/9011.
  3. Understanding the open education approach and OERs characteristics. The Unit 1 is part of the training material "OER and Sustainability Models" to train trainers) and it is organised in Units. Inn the Unit 1, the learner will be able to: i) understand the approach of open movement; ii) describe/identify specific characteristics of OER; iii) find, select and use/reuse/make one OER; iii) analyse case studies of sustainable models of OERThis Unit focuses on understan. 2015. Morgado, Lina; Teixeira, António. http://hdl.handle.net/10400.2/9013.
  4. Introduction. 2014. Teixeira, António Moreira; Szucs, Andras.
  5. A porta que não se fecha. Videograma promocional da Universidade Aberta, focando as atividades, os objetivos, as tecnologias, a intervenção cultural e a projeção internacional. Inclui depoimento do Professor Doutor Armando Rocha Trindade, Reitor da Universidade Aberta.. Divulgação - Promocional. 1994. Teixeira, António; Gonçalves, Leonor; Coelho, Paula Mendes; Santos, Victor; Bidarra, José. http://hdl.handle.net/10400.2/7154.
  6. História dos descobrimentos e expansão portuguesa: a Ribeira das Naus nos séculos XV e XVI. A Ribeira das Naus, como principal estabelecimento naval no Porto de Lisboa.. Académico - Licenciaturas. 1991. Ramos, Paulo Oliveira; Teixeira, António. http://hdl.handle.net/10400.2/7155.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Convergência midiática na educação superior a distância
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2015 - Atual Collaborative Learning Using ICT: Creation, implementation and evaluation of pedagogical scenarios in secondary schools
Coorientador
ELearning (Doutoramento)
Vytautas Magnas University, Lituânia
2015 - Atual A presença da missão institucional na formação humana e suas inter-relações com a formação técnica nos processos de aprendizagem a distância:Estudo de caso com os alunos egressos dos cursos de graduação em Educação Física do Centro Universitário Claretiano de Batatais (São Paulo – Brasil)
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - Atual Open Online Courses in Organisational Learning: a study on the value of open online courses for employees’ development and organisational change
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - Atual Como Garantir a Qualidade da Educação a Distância no Ensino Superior Portugês: Construção de um referencial de avaliação
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - Atual Desafios Éticos da Internet das Coisas: A Personalização na Educação
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - Atual A Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão da Qualidade - uma proposta de transformação pela liderança participativa
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual Tecnologias educacionais a favor da formação de professores: o Sistema UAB, sua eficácia e alternativa
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2014 - Atual Modelos Organizacionais e Excelência em EaD: Estudo de casos
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual A Universidade Aberta do Brasil: uma análise do projeto piloto
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior Público em Portugal: Da teoria à Prática
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual Os Média Social na Aprendizagem: Em torno das práticas dos professores de Educação Profissional no estado do Paraná
Orientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual Filosofia e Arte no Jardim de Infância
Orientador
Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual História, Cidade e Memória: As Transformações de São Paulo pelo viés da arte de fotografar
Orientador
Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - Atual A Auto-supervisão e o desenvolvimento profissional: um estudo numa turma de Filosofia do 10º ano
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Entre Viagens - O ensino artístico com uso da linguagem corporal, a distância
Coorientador
Pós-doutoramento em Media-arte digital (Outra)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 Los Entornos virtuales como espacios de enseñanza y aprendizaje: análisis de cursos MOOC
Orientador
Educação (Outra)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 The Pillars of Learning on Online Environments
Coorientador
Educação (Outra)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 Gamifying Massive Open Online Courses wityh ELGG
Orientador
Educação (Outra)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 O Paradigma Cognitivo no Ensino da Filosofia - Contextualização e inovação nas práticas
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 O Associativismo Cultural e o impacto na Educação Artística: O caso da Associação Cultural d´Orfeu
Orientador
2014 - 2014 Web Semântica e Personalização: Repercussões da Interação Semântica com Recursos Educacionais Abertos na Identidade Virtual do Estudante e nos Ambientes de Aprendizagem Online
Orientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Autenticidade na rede: estudo da identidade digital
Orientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Acessibilidade nas Universidades Abertas Europeias-Conceção e design dum protótipo
Orientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 A Importância do eLearning na Transformação de Estratégias Organizacionais: O Caso da RIPE NCC
Orientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 A Educação Básica e Secundária e a Formação do Cidadão-Trabalhador do Século XXI – Gestão estratégica das competências?
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 8th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership (WCLTA-2017)
Conferência (Outra)
WCLTA, Portugal
2014 - 2014 HOME Conference Mapping The European MOOC Territory
Congresso (Outra)
Projeto HOME & Universidade do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 The Full Circle of Powerpoint. Investigating the use of digital technology in university college teaching – and Deleuze inspired suggestions for development Thomas Kjærgaard (Doutoramento)
Aalborg Universitet, Dinamarca
2017 Evaluation of innovative computer-assisted transcription and translation strategies for video lecture repositories Juan Daniel Valor Miró (Doutoramento)
Universitat Politècnica de València, Espanha
2017 A Importância dos Modelos Episyemológicos para o Ensino da Filosofia Patrícia Leal Pedroso da Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 Autossupervisão Pedagógica e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Filosofia Deolinda da Conceição Filipe Guarda de Araújo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 Educação a Distância: uma análise das estratégias de aprendizagem na formação em saúde Nayara Glycia Calheiros Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 Impacto das práticas de Arte Educação em contextos diferenciados de ajuda humanitária: aproximações e diferenças a partir de dois estudos de caso Liliana Mendes do Nascimento (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 Projeto Philosartis: Estudo Exploratório de uma Investigação – Ação em Filosofia e Arte no Jardim de Infância Popular Maria João Fragoso Carapinha (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 The Development and Implementation of a MOOC Platform Model from a Technical and Educational Perspective Vlad Mihaescu (Doutoramento)
Universitatea Politehnica Timisoara, Roménia
2016 Autenticidade na rede: estudo da identidade digital Mário Sérgio Azenha Lagoa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 O Associativismo Cultural e o impacto na Educação Artística Contemporânea em Portugal: O caso da Associação Cultural d´Orfeu Ana Catarina Amorim de Lima (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 The potential value of the interaction between learner and learning material in a web-based setting towards the acquisition of medical knowledge Tiago Salgado Magalhães Taveira Gomes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2016 Realidade Aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica Nélson Ribeiro Jorge (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016 Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIEL) Educação para todos: contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância em regime de eLearning Cristina Maria Tavares Rodrigues Neto (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 A importância dos modelos epistomológicas no Ensino da Filosofia Patrícia Leal Pedrosa da Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Valores e Preferências Hugo Brás de Jesus Diogo Luís Melo Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 A Difícil Tarefa de Comunicar Problemas Filosóficos Vasco Maria Palma Coelho Cordovil Cardoso (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 O professor, o discurso e o cuidado com o(s) outro(s) Margarida Maria Dias Nobre Bábau (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Propedêutica Filosófica na Infância e Filosofia com adolescentes Joana Filipa Caldeira Antunes Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Blearning no Ensino Superior Politécnico Estudo de avaliação do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na ESTG de Viana do Castelo Sandra Vieira Vasconcelos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Educação Básica e Secundária e a Formação do Cidadão-Trabalhador do Século XXI – Gestão estratégica das competências? Alexandre Lopes de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 Carl Rogers e a prática pedagógica de Filosofia David Erlich (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB/Consórcio CEDERI do Município de Resende (Rio de Janeiro) Alice Batista de Souza Brandão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Os Aprendizes do Fingir: estudo fenomenológico com incidência nos sujeitos da aprendizagem Paulo Renato dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Os Catequistas da Arquidiocese de Braga aprendem na rede: análise das práticas digitais Luís Miguel Figueiredo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 A Web 2.0 e o desenvolvimento do pensamento histórico Joaquim José da Glória Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Interação Semântica com Open Educational Resources: repercussões na formação da identidade do estudante online Cecília Cristina dos Reis Tomás (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Os diálogos possíveis na prática da cenografia do docente d primeiro ciclo do ensino básico Rafael Alfredo Preciso Nunes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia Isabel Gouveia da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Ensinar Filosofia: o quê?, como?, para quê? Marta Seabra de Sousa Alvim de Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 O Contributo da Educação Filosófica na Construção de uma Cultura Democrática João Ricardo Alves Vinagre (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 A Filosofia no Ensino Secundário como promotora da autonomia do discente Gonçalo Miguel Gonzales (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 A Gestão da Educação a Distância no contexto dos Polos de Apoio presencial: Proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as instituições universitárias privadas Márcia de Freitas Vieira (Outro)
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/08/19 - Atual International Journal on Interaction Design & Architecture(s) - IxD&A Universitá degli Studi Tor Vergata
2016/04/08 - Atual AAOU Journal Emerald Publishing Services
2016/03/14 - Atual TD - Tecnologie Didattiche Istituto Tecnologie Didattiche - Consiglio Nazionale delle Ricerche
2015/12/17 - Atual International Journal of Educational Technology in Higher Education Springer
2015/03/09 - Atual Revista Iberoamericana de Educación a Distancia - RIED Universidad Nacioal de Educación a Distancia
2015/01/01 - Atual Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning Taylor & Francis
2012/10/01 - Atual Revista de Educación a Distancia - RED Universidad de Murcia
2012/02/21 - Atual Turkish Online Journal of Distance Education - TOJDE Anadolu University
2011/10/01 - Atual Enseñanza & Teaching Universidad de Salamanca
2007/01/01 - Atual European Journal of Open, Distance and E-Learning – EURODL European Distance and E-learning Network
Atual Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento – RUSC UNESCO Chair in E-learning da Universidad Oberta de Catalunya
Atual Formamente – Internacional Research Journal on Digital Future GUIDE Association
Atual Women Online Journal of Distance Education Anadolu Üniversity
Atual International Higher Education Teaching and Learning Review Higher Education Teaching and Learning
Atual Journal in Applied Research in Higher Education - JARHE Emerald Publishing Group
Atual Philosophy @Lisbon – Internacional eJournal Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Atual British Educational Research Journal – BERJ British Educational Research Association
Atual International Review of Research in Open, Distance and E-Learning – IRRODL Canadian Institute of Distance Education Research da Athabasca University
Atual IEEE Transactions on Education IEEE Education Society
Atual Educational Research and Reviews Academic Journals

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/03 - Atual Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa
2014/11 - Atual Institut InnovENT-E - Institut de formations ouvertes destinées au développement de PME-PMI innovantes à l’export
2008/06 - Atual European Distance and E-learning Network
2006 - Atual Associação Ad Lucem Vice-presidente
Distinções

Título

2016 EDEN Senior Fellow
European Distance and E-learning Network, Reino Unido
2010 EDEN Fellow
European Distance and E-learning Network, Reino Unido