Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Alice Nogueira Alves
Nomes de citação
- Alves, Alice
- Alves, Alice Nogueira
- Alves, A. N.
- Alves, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 771F-534F-DBF0
- ORCID iD
- 0000-0001-6683-8007
- Scopus Author Id
- 57200701561
Endereços de correio eletrónico
- a.alves@belasartes.ulisboa.pt (Profissional)
- alicenalves@campus.ul.pt (Profissional)
Moradas
- Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09/11 - 2020/07/31
Concluído
|
Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
20 |
2012/01/01 - 2017/07/01
Concluído
|
Belas-Artes (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Arte e do Património
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
|
2004/09/15 - 2010/06/29
Concluído
|
História da Arte, Património e Teoria do Restauro (Doutoramento)
Especialização em História e Teoria do Restauro
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Ramalho Ortigão e o Culto dos Monumentos Nacionais no Século XIX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Apr. com Distinção e Louvor. |
2000/09/15 - 2003/02/01
Concluído
|
Conservação e Restauro (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
16 |
1995/09/16 - 2000/07/01
Concluído
|
Conservação e Restauro (Bacharelato)
Especialização em Materiais pétreos / estruturas arqueológicas
Escola Superior de Conservação e Restauro, Portugal
" Estudo e tratamento de uma insula romana de Conimbriga." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/09/20 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2010/09/01 - 2018/12/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/05/12 - Atual | Formação Profissional | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal | ||
1997/01/01 - Atual | Conservadora Restauradora | Vários, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006/01 - 2009/11 | O Conceito de Património Artístico e as Perspectivas de Restauro e Conservação em Ramalho Ortigão
SFRH/BPD/65032/2009
|
Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09 - 2021/09 | Bolsa da Reitoria
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Universidade de Lisboa |
2021/01/02 - 2021/05/31 | Entre as Artes e a Medicina
Orientador
Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, Instituto de Anatomia, Portugal
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
|
2006/01/01 - 2009/11/30 | O CONCEITO DE PATRIMÓNIO ARTÍSTICO E AS PERSPECTIVAS DE RESTAURO E CONSERVAÇÃO EM RAMALHO ORTIGÃO
SFRH/BD/22341/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01/01 - Atual | FRANCIS - Visualizing the Lisbon «Saint Francis City»
0000
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
|
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
Em curso
|
2013/01/01 - Atual | CAREFUL - Implementação de um Plano de Conservação Preventiva nos acervos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
0000
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
|
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/02/13 | Tensões contemporâneas na museologia colonial portuguesa | II International Conference – Perspective of Social Museology for the ICOM Code of Ethic
SOMUS/ICOM / Universidade Lusófona de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/12/11 | Abordagens decoloniais nos museus portugueses: estudo de caso do Museu do Tesouro Real | Congresso Internacional Escravaturas de ontem e de hoje: Servidões, Rebeliões e Opressões
Universidade Europeia – IADE (Lisboa, Portugal)
|
2024/11/08 | Os Desenhos de Mesa e os Desenhos Queimados do Espólio Lagoa Henriques – Estudo, caraterização e preservação da coleção | VII Fórum Ibérico de Estudos Museológicos – Museologia e Ética. Práticas Atuais e Novos Dilemas
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/10/18 | Understanding the Inside to draw the Outside: The History of Artistic Anatomy in Lisbon | Drawing Across x Along x Between University Borders - International Conference on Drawing Across Disciplines
Universidade de Porto (Porto, Portugal)
|
2024/03/15 | Museus, para quê? Análise de um encontro de museologia realizado em 1975 | Museus na transição para a democracia, 1974-1990
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa, Portugal)
|
2024/03/14 | O Museu Ausente – O MNAC na transição democrática | Museus na transição para a democracia, 1974-1990
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/18 | The students of Medicine and Fine Arts at Lisbon’s anatomical theatres and the two anatomical drawing collections of the University of Lisbon | The Art and Space of Anatomy: origins, history, and functions of anatomical theaters. Section of Anatomy theatres of the S.I.S.M.
Medical Surgical Society of Bologna (Bolonha, Itália)
|
2023/05/15 | The partnership between Art and Medicine in Portugal – The Anatomical drawing collection of the University of Lisbon | Seeing Anatomy between Literature and the Arts: Words, Images and Spaces since the Early Modern Age
Università della Svizzera italiana, Istituto di studi italiani (Mendrisio - Lugano, Itália)
|
2023/04/11 | The use of museum collections in teaching Paleontology: a case study of Instituto Superior Técnico in Lisbon | XXI EJIP / 6th IMERP
Museu da Lourinhã / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Lourinhã, Portugal)
|
2022/12/05 | Questões em torno da relação entre o conceito de autenticidade e o património |
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco)
|
2022/10/13 | O potencial da aplicação do BIM à conservação e promoção do património histórico tangível |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/12 | Uma coleção de ilustração científica no Instituto de Anatomia da Universidade de Lisboa |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/21 | Archiving a scene: the photographic collection of Jorge Afonso Garizo do Carmo at the Teatro Nacional D. Maria II |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Museu Nacional do Teatro e da Dança e Fundação Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/17 | The inseparable bond between Art and Medicine - Two collections of anatomical drawings from the University of Lisbon |
Portuguese Anatomical Society (Vilamoura)
|
2022/07/18 | A Obra de Arte como Lugar do Espetáculo — uma Unidade de Trabalho em Projeto e Tecnologias – Realização Plástica do Espetáculo |
CIEBA, Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes & Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/15 | Uma experiência pedagógica no âmbito da Educação Artística em Museus e Centros de Arte | CNaPPES.22. 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. (Coimbra)
|
2022/07/12 | Aprender através da experimentação. Um processo com dois sentidos |
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/12 | A obra de arte como lugar do espetáculo – um projeto entre o ensino artístico especializado e a mediação artística |
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/07 | The Creation of a National Symbol – The Restoration of the Roman Temple of Évora in the 19th Century |
University of Innsbruck – Unit History of Architecture and Preservation of Monumen (Innsbruck, Áustria)
|
2022/06/24 | O que é um website de museu acessível? Metodologias de avaliação e boas práticas |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
|
2022/06/16 | BIM analysis of the cast sculpture storage of the Faculty of Fine Arts U.L. |
University of Kent. (Canterbury, Reino Unido)
|
2022/03/25 | The Paris Universal Exhibition of 1878/79 seen by the Portuguese writer Ramalho Ortigão |
ISIE – Institute for the Study of International Expositions (Estados Unidos)
|
2022/03/24 | What did the Roman Temple of Évora look like in the nineteenth century? |
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/13 | Duas coleções de desenho anatómico da Universidade de Lisboa |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/25 | What will Lisbon be like in 2000? - Mello de Matos’ previsions in 1906 |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (Porto)
|
2021/11/12 | A coleção de Desenho Anatómico do Instituto de Anatomia de Lisboa |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/09 | Gestão e organização do espólio da reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa através da utilização de códigos QR |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/06 | O BIM na investigação de núcleos museológicos – A reserva de Escultura da FBAUL - BIM in the investigation of museum nuclei - the FBAUL Sculpture Collection |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) Secção Francisco de Holanda (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/06 | Projeto para salvaguardar a coleção de Desenho Anatómico da Faculdade de Medicina de Lisboa |
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) Secção Francisco de Holanda (Lisboa, Portugal)
|
2021/09/16 | Where Art and Science meet |
Università degli Studi di Padova, Department of Neurosciences (Padova, Itália)
|
2021/07/22 | As coleções artísticas da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Um reflexo da evolução do ensino artístico em Portugal desde 1836 |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/15 | Estratégias em prol da implementação de um elemento de avaliação final formativo |
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2021/05/21 | Custódia de Belém. A história (i)material de um símbolo nacional |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/05 | Descobrir a Rosa dos Ventos | ENCORE 2020 – 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/05 | O uso religioso e a valorização patrimonial das ermidas eborenses | ENCORE 2020 – 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/26 | O pintor-restaurador Albino Moreira da Cunha | III Congresso Ibero-Americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Grupo Espanhol do IIC (International Institute for Conservation of Historic
and Artistic Works), online (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/25 | A Coleção de Desenho Contemporâneo da FBAUL | III Congresso Ibero-Americano de Investigações em Conservação do Património (ICP).
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Grupo Espanhol do IIC (International Institute for Conservation of Historic
and Artistic Works), online (Lisboa, Portugal)
|
2020/02/06 | The controversies surrounding the restorations of the Virgin Mary – From the Council of Trent to our days | Reflecting on theory, history, and ethics in the conservation of paintings: from sources to the wider social context
ICOM-CC – Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/01/15 | A falsificação artística em Portugal e a sua relação com a peritagem laboratorial | I Jornadas de Peritaje de Obras de Arte
Universidad Nebrija, Madrid (Madrid, Espanha)
|
2019/12/19 | Estudo do Acervo de Desenho Contemporâneo da FBAUL | III Colóquio Expressão Múltipla: teoria e pratica do desenho
Faculdade de Belas Artes- Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/30 | Conservação preventiva de coleções no património edificado adaptado. | II Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes, Instituto Superior Técnico e Reitoria da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/30 | Estudo de um conjunto de gravuras de Rafael Bordalo Pinheiro – Ciências da arte e conservação do património gráfico. | II Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes, Instituto Superior Técnico e Reitoria da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/30 | Na senda do autêntico. A falsificação artística em Portugal e a sua relação com os métodos laboratoriais | II Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes, Instituto Superior Técnico e Reitoria da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/30 | A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas – o caso da reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes | II Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes, Instituto Superior Técnico e Reitoria da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/30 | A coleção de azulejaria antiga da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | II Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes, Instituto Superior Técnico e Reitoria da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/28 | As coleções da “Cidade das Belas-Artes de Lisboa” | 2.º Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/28 | Desenho Contemporâneo da FBAUL- Inventariação, Estudo e Preservação. | II Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes, Instituto Superior Técnico e Reitoria da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/15 | The Extended Atelier of the Late Middle Ages: The Artisanal Reorganisation in Incunable Workshops of the Late-15th-Century Paris | 2.º Congresso Internacional de Jovens Pesquisadores na Idade Média.
CIDEUS, Universidade de Évora (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/14 | Estudo do Património artístico da FBAUL- Desenho Contemporâneo. Memória Para Todos | 1º Encontro – História, Património e Comunidades
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/13 | The Extended Atelier of the Late Middle Ages: The Artisanal Reorganisation in Incunable Workshops of the Late-15th-Century Paris | ICYRMA II – International Conference for Young Researchers of the Middle Ages
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/11/13 | Azulejos no Mosteiro de S. Dinis, em Odivelas – Estudo da coleção | Queremos saber o que andam a estudar! Investigação em azulejo.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/18 | Retouching’ IR Images: An Innovative Method for Improving IR Imaging with Matlab for Underprintings Recovery | RECH5 – 5th Edition of the International Meeting on Retouching of Cultural Heritage
Università degli Studi di Urbino "Carlo Bo", Scuola di Conservazione e Restauro dei Beni Culturali (Urbino, Itália)
|
2019/10/03 | Desafios e oportunidades no estudo do património integrado em edifícios históricos | Encontro de Investigação de Arte e Design - EnIAD
CIEBA, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/03 | As gravuras de Rafael Bordalo Pinheiro – técnica e matéria: estudo de documentos gráficos, sua preservação e conservação | Encontro de Investigação de Arte e Design - EnIAD.
CIEBA, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/03 | Understanding the Decoration to the Renaissance French Printed Book of Hours: A Multidisciplinary Study from Engravings to Illuminations in Hardouyns’ Incunabula | Encontro de Investigação de Arte e Design - EnIAD
CIEBA, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/03 | A salvaguarda do Património azulejar do Mosteiro de S. Dinis, em Odivelas | Encontro de Investigação de Arte e Design - EnIAD
CIEBA, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/26 | As vicissitudes do túmulo do rei D. Fernando - entre Santarém e Lisboa | Colóquio Internacional Intervir na Memória. Restauros de época moderna em monumentos funerários medievais (sécs. XV-XX)
Instituto de Estudos Medievais, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova
de Lisboa, CIEBA. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/18 | Can the intangible values of a religious object be muzealized? | S.haring Cultures 2019 – 6th International Conference on Intangible Heritage
Green Lines Institute – for susteinable development, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães (Guimarães, Portugal)
|
2019/06/05 | Processos de Atribuição de Valor ao Património Contemporâneo | VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
APA – Associação Portuguesa de Antropologia, NOVA – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/03 | The Museum and the Contemporary Heritage | Congreso Internacional: El museu para todas las personas: arte, accesibilidad e inclusión social
Consorcio MUSACCES (UCM-UNED-UAM), Facultad de Geografía e Historia de la Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2019/04/03 | How to disseminate the results obtained in an Art Sciences research project? The use of Augmented Reality and the modernization of museum spaces | Congreso Internacional: El museu para todas las personas: arte, accesibilidad e inclusión social,
Consorcio MUSACCES (UCM-UNED-UAM), Facultad de Geografía e Historia de la Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2018/11/12 | O exílio das “obras primas” da coleção de gessos da Academia no Museu Nacional de Belas Artes | Coleções em Exílio – V Colóquio «Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX»
ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Programa de Pós-graduação em Artes
Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/23 | Iconographical Manipulation and Feminine Patronage: Migration of Patterns from Religious Statues to Horae Illustrations | Congresso Internacional Nicolau Chantarene e a Prática Escultórica do Século XVI
RTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/18 | Os painéis azulejares presentes no alpendre do Mosteiro de S. Dinis, em Odivelas – Identificação de proveniências | II Congreso Internacional de Musealización y puesta en valor del Patrimonio Cultural
Laboratorio de Arqueología, Patrimonio y Tecnologías Emergentes (LAPTE) del Instituto de Desarrollo Regional (IDR) de la Universidad
de Castilla-La Mancha (UCLM) (Daimiel – Ciudad Real, Espanha)
|
2018/10/15 | A preservação dos azulejos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | Workshop Conservação e Restauro de Azulejo
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/15 | A preservação dos azulejos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa |
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/10 | The Frustrated Contemporary Artworks inside the Museum | Colóquio Internacional Le Musée face à l'art de son temps. Bicentenaire du Musée du Luxembourg (1818–2018)
LabexCAP, Archives Nationales, Centre Pompidou, Musée d’Orsay (Paris, França)
|
2018/10/02 | O Convento de São Francisco da Cidade de Lisboa – Uma casa de coleções | Congresso Dinâmicas do Património Artístico – Circulações, transformações e diálogos
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/02 | A musealização da pintura “Lamentação sobre Cristo deposto da Cruz” | Congresso Dinâmicas do Património Artístico – Circulações, transformações e diálogos
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/02 | A visão artística de Rafael Bordalo Pinheiro e sua influência no gosto português através da decoração de exposições | Congresso Dinâmicas do Património Artístico – Circulações, transformações e diálogos
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/02 | A migração dos painéis azulejares presentes no refeitório das monjas no Mosteiro de Odivelas. | Congresso Dinâmicas do Património Artístico – Circulações, transformações e diálogos
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/29 | Análise Técnica de gravuras originais de Rafael Bordalo Pinheiro, | II Colóquio Investigações em Conservação do Património
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/28 | Identificação do tipo de tinta, acrílica ou vinílica, em obras de dois pintores contemporâneos, Manuel Vilarinho e Pedro Cabrita Reis, por ATR-FTIR | II Colóquio Investigações em Conservação do Património.
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/28 | O processo de musealização e de restauro da pintura “Lamentação sobre Cristo deposto da Cruz” | II Colóquio Investigações em Conservação do Património
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/28 | Ex-Votos Fotográficos. Questões sobre preservação e exposição de colecções fotográficas em contexto religioso. . | II Colóquio Investigações em Conservação do Património
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/06 | Street art vs Museum | Street Art & Urban Creativity – International Conference
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, CIEBA, HERITAS/ CIDEHUS - UNESCO (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/06 | Indoors and outdoors. Street artists different exhibition perspectives | Street Art & Urban Creativity –International Conference
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, CIEBA, HERITAS/ CIDEHUS - UNESCO (Lisboa, Portugal)
|
2018/06/28 | Rafael Bordalo Pinheiro, a portuguese art nouveau artist | III coupDefouet International Art Nouveau Congress, The Art Nouveau European Route Association
University of Barcelona & Barcelona City Council (Barcelona, Espanha)
|
2018/05/31 | São Sebastião’s altarpiece in-situ study: the challenges of working inside an orthodox church | ESRARC 2018 – 10th European Symposium on Religious Art Restoration & Conservation
Czech Museum of Music (Praga, República Checa)
|
2018/05/19 | Visualizing the Lisbon “Saint Francis City” – Project presentation | International Multidisciplinary Congress - Web of Knowledge – A look into the Past embracing the Future
Universidade de Évora (Évora)
|
2018/02/28 | O acervo de cerâmica da FBAUL - Dinâmicas de estudo e preservação | Entre Falas — Herança, conhecer e guardar
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/26 | Autenticidade e Restauro. | Masterclass
Fundação Ricardo Espírito Santo, ESAD – Escola Superior de Artes Decorativas (Lisboa, Portugal)
|
2018 | The dissociation factor applied to the preventive conservation. | SBMK Summit on (inter)national collaboration - Acting in Contemporary Art Conservation
INCA (Amersfoort & Amsterdam, Países Baixos)
|
2017/11/28 | Street Art inside the museum? | Congresso Internacional Los Limites del arte en el museo
Consorcio MUSACCES (UCM-UNED-UAM), Facultad de Geografía e Historia de la Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2017/11/10 | O Museu Virtual da FBAUL – um processo em permanente construção | Colóquio Internacional / International Conference - O património digital em contexto ibérico: entre a prática e a crítica
Secção de Arqueologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, Sessão de Estudos do Património da Sociedade de Geografia de Lisboa,
CHAIA, Universidade de Évora (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/09 | - Coleções científicas: questões em torno da autenticidade de objetos nos museus de ciência | Intervir, Conhecer, Preservar e Valorizar. I Encontro dos Museus e Instituições de Ciência e Ciências da Saúde da área metropolitana
de Lisboa.
Museu da Farmácia (Lisboa, Portugal)
|
2017/11 | A utilização de programas digitais para a caracterização dos azulejos do Mosteiro de S. Dinis | Colóquio Internacional / International Conference - O património digital em contexto ibérico: entre a prática e a crítica.
Secção de Arqueologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, Sessão de Estudos do Património da Sociedade de Geografia de Lisboa,
CHAIA, Universidade de Évora, (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/26 | A Coleção azulejar do Mosteiro de Odivelas | I Congreso Internacional LEGATVM - De Musealización y puesta en Valor del Património Cultural
Universidad de Castilla-La-Mancha e Laboratório de Arqueologia, Património y Tecnologias emergentes (Damiel - Ciudad Real, Espanha)
|
2017/10/11 | A new approach on religious art musealization | Workshop Curating History.
. European University Institute (EUI), Global History & Culture Centre – University of Warwick, CHAM – Research Centre, Victoria
& Albert Museum, Royal College of Art. EUI (Florença, Itália)
|
2017/07/07 | Street Art - Authenticity and Identity | Lisbon Street Art & Urban Creativity –International Conference
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, CIEBA, HERITAS/ CIDEHUS - UNESCO (Lisboa)
|
2017/06/14 | Um projeto de salvaguarda integrada: preservação e comunicação de retábulos integrados em ermidas | Conferência Internacional Proteção de Construções Históricas – Prohitech’17
Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, Universitá Degli Studi di Napoli – Federico II. (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/29 | The tenth «sense» of preventive conservation - the inventory and study of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon collections | Intangibility Matters – International Conference on the values of tangible heritage IMATTE
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/29 | The assignment of heritage value to the osteological teaching collection of the University of Lisbon’s Faculty of Fine Arts | Intangibility Matters – International Conference on the values of tangible heritage, IMaTTe
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/28 | Efemeridade vs. Memória – Novos processos de patrimonialização da Street Art | Public Art in the Digital Creativity Era
CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica de Portugal – Porto (Porto)
|
2017/03/17 | A Virgem Maria nas representações do Calvário e da Descida da Cruz. Uma história secular de pinturas, de repintes e de restauros | As conferências do Museu” de Arte Sacra do Funchal
Museu de Arte Sacra do Funchal (Funchal, Portugal)
|
2017 | A reprodução 3D da coleção osteológica da FBAUL – um projeto de Conservação Preventiva. Intervir, Conhecer, Preservar e Valorizar | I Encontro dos Museus e Instituições de Ciência e Ciências da Saúde da área metropolitana de Lisboa
Museu da Farmácia (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/09 | À Descoberta da Coleção de Azulejos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | III Colóquio Internacional «Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX
ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Programa de Pós-graduação em Artes
Visuais da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/03 | Processos de identificação simbólica dos novos elementos patrimoniais da Street Art | Congresso Ibero-americano Património suas matérias e imatérias
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/03 | O património integrado em monumentos em funcionamento | Congresso Ibero-americano Património suas matérias e imatérias
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/02 | O inventário da coleção de azulejo antigo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | Congresso Ibero-americano Património suas matérias e imatérias
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/26 | Os académicos restauradores de Pintura. Uma tradição com 180 anos | Jornada científica comemorativa dos 180 anos da Academia de Belas-Artes
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/09/26 | O regresso à imagem original – os repintes e restauros das representações do calvário os Retábulos dos Conventos de Jesus e da Madre de Deus | Jornadas Europeias do Património
Galeria Municipal do Banco de Portugal (Setúbal, Portugal)
|
2016/09/24 | Venha ver a caravela do Infante – visitas guiadas à intervenção de conservação e restauro do Padrão dos Descobrimentos | Jornadas Europeias do Património
Padrão dos Descobrimentos (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/18 | Why can’t our wall paintings last forever? The creation of identity symbols of street art | Lisbon Street Art & Urban Creativity, 2.nd International Conference.
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/04 | Questões em torno da identificação da Arte Urbana enquanto Património. | VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - Futuros Disputados.
Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
2016/06/02 | A coleção de azulejo contemporâneo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. | Metamorfoses na Azulejaria - Portugal / Brasil; Releituras, Revisões, Recriações
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/05/04 | O Restauro Arqueológico e o culto romântico da ruína em Portugal - As intervenções oitocentistas do Templo Romano de Évora | 3as Jornadas ARTIS
Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/04/22 | O Padrão dos Descobrimentos como «Imagem de Marca» do Estado Novo | Genius Loci: Lugares e Significados.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto /CITEM (Porto)
|
2015/12/18 | As imagens do Templo Romano de Évora | II Congresso Santuários – 2015
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/24 | No centenário da morte de Ramalho Ortigão - Conversa em torno da amizade entre Bordalo e Ramalho |
Museu Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal)
|
2015/09/27 | Ramalho Ortigão – Uma vida para celebrar | Celebração do centenário da morte de Ramalho Ortigão
Sociedade de Geografia (Lisboa, Portugal)
|
2015/02/08 | Um percurso biográfico traçado por um Destino | Dia Ramalho Ortigão
Centro Nacional de Cultura, CCB (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/29 | Os Valores dos Monumentos: , a Importância de Riegl no Passado e no Presente | Encontro Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: Reflexão e Prospectiva
Instituto de História Contemporânea (IHC), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/21 | Viollet–le-Duc e Walt Disney – A Construção de um Ideal de Idade Média | De Viollet-Le-Duc à Carta de Veneza, Teoria e Prática do Restauro no Espaço Ibero-americano.
ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia
Civil (Lisboa, Portugal)
|
2014/07/03 | Emerging issues of Street Art valuation as Cultural Heritage | Lisbon Street Art & Urban Creativity, International Conference.
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / CIEBA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de
Lisboa / IHA-CASt (Lisboa, Portugal)
|
2014/04/18 | Quando o Restauro Gráfico se torna a imagem real. O caso do Templo Romano de Évora | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Grupo Pró-Évora (Évora, Portugal)
|
2014/02/20 | Os restauradores da coleção de pintura da Academia Real de Belas-Artes de Lisboa proveniente dos conventos extintos. | Colóquio O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a atualidade.
Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Escola Superior de Tecnologia do Instituto
Politécnico de Tomar, Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/28 | A implementação de um plano de Conservação Preventiva para o acervo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. | Seminário: O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva.
Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/25 | A influência do mar na visão museológica de Ramalho Ortigão. . , Sesimbra | Congresso Internacional Cultura Fluvial e Marítima - VOX MUSEI – Arte e Património
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Cine Teatro João Mota, Sesimbra (Sesimbra)
|
2013/09/30 | O Regresso do Restauro à Faculdade de Belas-Artes | Jornadas Europeias do Património, Lisboa ~ Sesimbra ~ Portugal
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/07/22 | A Degradação como Performance. Questões Teórico-Práticas em Contexto Museológico – Três Peças de Miguel Palma. | VOX MUSEI – Arte e Património, Congresso Internacional, Arte Património e Museus.
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, CIEBA, HERITAS/ CIDEHUS - UNESCO (Lisboa, Portugal)
|
2013/07/21 | A Conservação e Restauro na Faculdade de Belas-Artes | VOX MUSEI – Arte e Património, Congresso Internacional, Arte Património e Museus
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2013/07/21 | Caracterização material e técnica da pintura de Veloso Salgado - contributo museológico | VOX MUSEI – Arte e Património, Congresso Internacional, Arte Património e Museus
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/07/18 | As especificidades do estudo e documentação de obras de arte contemporânea em metal | AuCORRE - O trabalho do metal. Compreender para preservar
Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/06/29 | De S. Catarina... a S. Vicente... Questões em torno do levantamento de repintes na pintura portuguesa | Colóquio Internacional - As Preparações na Pintura Portuguesa, Séculos XV e XVI.
ARTIS - Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
|
2012/06/22 | A identificação dos Monumentos Nacionais no Liberalismo português” | Portugal nos Últimos Dois Séculos - I Conferência Internacional de Jovens Investigadores História Contemporânea Portuguesa
ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
|
2012/06/04 | The "International Conference for the Study of Scientific Methods for the Examination and Preservation of Works of Art (1930)" in the Portuguese context | 2nd International Workshop - Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage - Analysis, Characterization,
Conservation, Preservation
Centro de Física Atómica, Universidade de Lisboa, (Lisboa, Portugal)
|
2012/02/10 | O Restauro de pintura nas Belas-Artes durante o século XIX | Conversas com a Memória
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/12/15 | Ramalho Ortigão e o Mar | Conversa Informal
Grupo de Amigos do Museu da Marinha (Lisboa, Portugal)
|
2011/11/25 | A autonomia do Restauro da Pintura em Portugal - Inovações da lei de Reorganização dos Serviços Artísticos e Arqueológicos da 1ª República (26 de Maio de 1911). | Simpósio Património em Construção. Contextos para a sua preservação.
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Lisboa, Portugal)
|
2011/11/18 | Lisboa no Futuro. As visões publicadas em 1906 por Mello de Matos e Fialho d’Almeida nas páginas da Illustração Portugueza | Colóquio Lisboa – 1850 até ao Futuro
Grupo de Amigos de Lisboa, Sociedade Histórica da Independência de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2011/06/02 | A alteração da representação iconográfica no restauro da Pintura – Análise do caso do “Calvário” da Igreja do Convento de Jesus de Setúbal. | Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage
Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/03/29 | O Restauro da Custódia de Belém. Antecedentes de uma intervenção da primeira metade do século XX (1833-1929) | AuCORRE – Conservação e técnicas de análise para o estudo e salvaguarda do património metálico.
Museu Nacional de Arqueologia – Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, (Lisboa, Portugal)
|
2010/12/03 | A visão inovadora de Luciano Freire na “beneficiação” dos Painéis de São Vicente. | Nuno Gonçalves – Novas Perspectivas
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa – Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
|
2009/05/05 | Pedras que falam connosco: à descoberta do Mosteiro gótico da Batalha | Projecto Ciência e Património
Programa Ciência Viva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Mosteiro da Batalha (Batalha, Portugal)
|
2008/05/30 | Um caminho para a boa prática da Conservação e Restauro. | Da Prática à Teoria, 1.as Jornadas ARP – Investigações de Mestrados e Doutoramentos.
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal / Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
|
2008/05/08 | Ramalho Ortigão e o Culto dos Monumentos Nacionais no Século XIX (1868-1910) | Aprendizes de Feiticeiro, Investigações de Doutoramento dos Cursos do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras
da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007/10/18 | Consolidação de Estruturas Arqueológicas na Cave da Biblioteca Municipal de Silves - A coexistência entre a Arqueologia e a Arquitectura Moderna | II Simpósio – Conservação e Intervenção em Sítios Arqueológicos e Monumentos Históricos
Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto)
|
2005/11/24 | A Importância do Estudo da História da Conservação e Restauro. O Culto da Arte em Portugal – Um guia no estudo do estado de conservação dos monumentos portugueses no fim do século XIX. | 4.º Encontro do Instituto Português de Conservação e Restauro, A História, a Formação e as Boas Práticas em Conservação e
Restauro. Nos 40 Anos do Instituto José de Figueiredo
Instituto José de Figueiredo. Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
|
2005/09/08 | Concepção e Execução da Recuperação dos Chafarizes de Évora | Dia das Cidades Património Mundial
Câmara Municipal de Évora (Évora, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | A coleção gráfica do Mestre Lagoa Henriques: processo de inventário
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024 - Atual | Tensões contemporâneas na museologia colonial portuguesa
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024 - Atual | Inventário, conservação e restauro das reservas novas de cerâmica das FBAUL
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024 - Atual | Conservação da Coleção do Convento dos Cardaes – Manual de Procedimentos
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023 - Atual | Os Desenhos de mesa e os Desenhos queimados do Acervo Mestre Lagoa Henriques. Estudo, caraterização da coleção e implementação
de medidas inovadoras de preservação, restauro e acondicionamento
Orientador
|
Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023 - Atual | Do Mostrar – A Evolução das Técnicas Expositivas em Coleções Permanentes de Museus Nacionais Portugueses
Orientador
|
Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - Atual | A exposição de restos humanos em contexto museológico
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - Atual | Entre as Belas-Artes e a Medicina. As coleções de desenho de Anatomia de duas escolas da Universidade de Lisboa. Estudo, preservação
e divulgação
Orientador
|
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019/10/01 - Atual | Conservação Preventiva das coleções na arquitetura museográfica adaptada - Avaliação de sistemas de intervenção e reabilitação
sustentável nos espaços museológicos
Orientador
|
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019/10/01 - Atual | Desenho contemporâneo como património artístico da FBAUL. Inventário, estudo, preservação e musealização
Orientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/09/01 - Atual | Acessibilidade museológica, a experiência do usuário na perspetiva do Design
de Comunicação
Coorientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - Atual | Hermenêutica decolonial do graffiti brasileiro
Orientador
|
Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - Atual | Devoção, arte e técnica: Ex-votos fotográficos no Alentejo dos séculos XIX e XX
Coorientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - Atual | A migração de painéis azulejares entre edifícios durante os séculos XIX e XX – O Caso de Odivelas.
Orientador
|
Belas Artes - Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2025 | As ermidas camarárias de Évora. Proposta de musealização integrada do património retabular quinhentista
Coorientador
|
Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022 - 2024 | A coleção de conchas dos museus de geociências : conservação preventiva, inventário e estudo
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - 2024 | Projeto de reorganização das reservas do Museu de Marinha : o espaço "Arrecadação grande"
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2024 | O setor cultural em tempo de pandemia : o caso do Hangar - Centro de Investigação Artística
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2024 | Websites inacessíveis : usabilidade e acessibilidade online nos museus portugueses
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2024 | A Falsificação Artística em Portugal e a sua relação com os métodos laboratoriais (1936-2013).
Orientador
|
Belas-Artes - Ciências da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2024 | A obra gravada de Rafael Bordalo Pinheiro. Estudo técnico e material de um património a preservar
Orientador
|
Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - 2023 | A Coleção Ferraz de Macedo. Estudo e valorização da primeira coleção de antropologia física de Portugal
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - 2023 | Estudo da coleção osteológica dos Museus de Geociências do Instituto Superior Técnico. Definição de limites, desafios e estratégias
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - 2023 | Desenho Contemporâneo do Mestre Lagoa Henriques nos Acervos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa: Estudo,
Catalogação, e Conservação Preventiva
Coorientador
|
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2023 | Os ases do passado e as glórias do presente: projeto museográfico
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 - 2022 | Comemorações Centenárias de Portugal (1940): Exposição dos Primitivos Portugueses.
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 - 2022 | A vertente da fotografia de cena no percurso artístico de Garizo do Carmo. Estudo do Espólio do Teatro Nacional D. Maria II.
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 - 2022 | A obra de arte como lugar do espetáculo
Orientador
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2022 | Intervenção de uma coleção fotográfica do Arquivo Municipal de Lisboa - Arquivo Fotográfico
Orientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2022 | The Technique of Illumination in the XVI-century Book of Hours. A Multidisciplinary Study of the Materials, Technique and
Artistic Influences in Hardouyns’ Incunabula.
Orientador
|
Belas-Artes - Ciências da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Encontro entre a cerâmica e a taxidermia: restauro e acondicionamento da obra A Raça do Fim
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Pigmentos sobre a terra: painéis contemporâneos do acervo de cerâmica da FBAUL: projeto curatorial
Orientador
|
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Aprendizagem Através do Retrato - Do desenho à impressão 3D. Um exercício gerador de multiversos cognitivos no ensino das
Artes Visuais
Orientador
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2021 | A Educação Museal e o Envolvimento Social: caminhos trilhados, desafios à vista e o caso do Museokupa
Orientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | A presença do espaço museológico na obra de Manoel de Oliveira. Contributos do filme o dia do desespero
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Exibir um Império, O colonialismo em exposição durante o Estado Novo
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2021 | Procedimentos de conservação preventiva nas reservas da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e transferência do Acervo
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019 - 2021 | Contributo do código QR na Gestão de Coleções. A Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
como caso de estudo
Coorientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2020 | “OS OBJETOS NÃO VIVEM ETERNAMENTE” Desafios na exposição de Arte Cinética a partir da obra de Miguel Palma
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2020 | Por uma História das Lojas com História - o caso de estudo da Farmácia Barreto
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | AS PINTURAS MURAIS DESLOCADAS PELA Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Proposta de roteiro
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Educação Patrimonial e Cultural no Exercício do Desenho
Orientador
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Conservação Preventiva de Acervos Bibliográficos: Análise da Reserva da Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de
Janeiro - Brasil)
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2019 | Estudo e preservação do acervo de cerâmica da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2019 | As pinturas murais deslocadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais : proposta de roteiro
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | (Re)Descobrir o Museu Archeologico do Algarve de Estácio da Veiga
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | OBJETOS (IN)ÚTEIS: Metodologias de incorporação em museus. O espólio desportivo da Associação Académica da Amadora
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Musealização do Património Imaterial da Escola Portuguesa de Arte Equestre
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Os vários contextos expositivos da street art - Entre a rua e a galeria
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | A colecção osteológica da Faculdade de Belas-Artes: inventariação e preservação da colecção dedicada ao ensino
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Dimensão-Espaço. O Tempo de um Objeto num Lugar Concreto: Instalação em Arte
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | In Situ. Um projecto de trabalho com a comunidade para a conservação do património da Faculdade de Belas-Artes da Universidade
de Lisboa
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | A Coleção de Azulejaria Antiga da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Processo de Inventário
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | "O que Tem Vida Sobrevive". Estudo material de uma pintura a têmpera vinílica sobre platex de Pedro Cabrita Reis das coleções
da FBAUL
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014 - 2016 | A produção artística de Lagoa Henriques: o processo clássico nos esbocetos de Sissi
Orientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014 - 2015 | Atravessar os Painéis – Multimédia multitáctil aplicada à compreensão da pintura antiga e ao seu estudo material
Coorientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014 - 2014 | Cerâmicas Funerárias Chinesas em Contexto Museologico: descontextualização e valor
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2013 - 2014 | O Mosteiro de Santa Clara do Funchal entre e além muros - a musealização de um monumento em funcionamento
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2013 - 2014 | Caracterização material e técnica das "Académias de Nu" de José Veloso Salgado, pertencentes à colecção da FBAUL
Coorientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2013 - 2014 | Relação entre escola e museus: olhar crítico sobre o concurso - A minha escola adopta um museu.
Coorientador
|
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2011 - 2012 | Falso Mais Falso Não Há! Para a musealização das pinturas e desenhos falsos da Operação Traço Fino da Polícia Judiciária.
Orientador
|
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | On Portraiture - O Retrato. Teoria, Prática e Ficção. De Francisco de Holanda a Susan Sontag. (2021/10/10 - 2021/10/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2022/01/17 - 2022/01/18 | On Portraiture – O Retrato. Teoria, Prática e Ficção. De Francisco de Holanda a Susan Sontag (2022/01/17 - 2022/01/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2021/11/08 - 2021/11/10 | A Arte do Gesso Entre a criação e a réplica ¿ Estudo e preservação / The Art of Plaster Between Creation and Reproduction
Study and Preservation (2021/11/08 - 2021/11/10)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2020 - 2020 | III Congresso Ibero-Americano de Investigações em Conservação do Património (ICP) (2020/09/24 - 2020/09/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019 - 2019 | 2.º Encontro do Património da ULisboa (2019/11/28 - 2019/11/29)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2018 | Congresso Internacional Francisco de Holanda – Arte e Teoria no Renascimento Europeu (2018/11/22 - 2018/11/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | II Colóquio Investigações em Conservação do Património (2018/09/27 - 2018/09/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2018 | 1.º Encontro – Investigações no âmbito do Programa de Doutoramento HERITAS – Estudos do Património (2018/03/23 - 2018/03/23)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016 - 2016 | I Colóquio Investigações em Conservação do Património (2016/09/27 - 2016/09/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016 - 2016 | Metamorfoses na Azulejaria - Portugal / Brasil; Releituras, Revisões, Recriações (2016/06/02 - 2016/06/03)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2015 - 2015 | Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal (2015/09/18 - 2015/09/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
ARP. Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal |
2013/09 - 2013/09 | Jornadas Europeias do Património, Lisboa ~ Sesimbra ~ Portugal (2013/09/20 - 2013/09/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2008 - 2008 | Da Prática à Teoria. 1.as Jornadas ARP – Investigações de Mestrados e Doutoramentos. (2008/05/30 - 2008/05/31)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
ARP. Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal |
2008 - 2008 | Aprendizes de Feiticeiro, Investigações de Doutoramento dos Cursos do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras
da Universidade de Lisboa (2008/05/08 - 2008/05/09)
Congresso (Coorganizador)
|
ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras Universidade de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/05/07 - Atual | Workshop. Ação Escola SOS Azulejo 2019
Oficina (workshop)
|
Ação Escola SOS Azulejo 2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024/10/01 - 2024/10/01 | Painel com partilha de práticas pedagógicas de professores participantes no Observar e Aprender
Encontro
|
Seminário Inicial da 21.ª edição do projeto Observar e Aprender
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária, Portugal
|
2024/09/24 - 2024/09/24 | É impressão minha? – Por uma prática artística sustentável
Encontro
|
Noite Europeia dos Investigadores
Museu Nacional de História Natural e Ciência, Portugal
|
2024/05/18 - 2024/05/18 | Atividades Educativas desenvolvidas no Dia Internacional dos Museus no âmbito da disciplina de mestrado de Educação Artística
em Museus e Centros de Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa no Museu Militar de Lisboa.
Oficina (workshop)
|
Dia Internacional dos Museus
International Council of Museums, França
|
2023/09/29 - 2023/09/29 | Arte, Ciência e Património – Contribuições para o estudo e preservação de coleções da Universidade de Lisboa
Encontro
|
Noite Europeia dos Investigadores
Museu Nacional de História Natural e Ciência, Portugal
|
2022/12/08 - 2022/12/11 | As Conchas nos Museus de Geociências. Porque são importantes?
Outro
|
XXXV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis
Museu Nacional de História Natural e Ciência, Portugal
|
2019/09/27 - 2019/09/27 | A Química ao serviço da arte: conhecer para preservar
Encontro
|
Noite Europeia do Investigador
Museu Nacional de História Natural e Ciência, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/21 | A Falsificação Artística em Portugal e a sua relação com os métodos laboratoriais (1936-2013)
Orientador
|
Diana de Almeida Ramos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024/07/26 | Contributos de normas e procedimentos de conservação preventiva para o Palácio Nacional de Queluz
Arguente
|
Filipa Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024/07/25 | A gravura na obra de Rafael Bordalo Pinheiro. Estudos histórico-artístico, técnico e material e contributos para a sua preservação
Orientador
|
Ana Rita Nobre Peralta (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024/04/18 | Inventário e Conservação no Acervo de Audiovisuais da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Arguente
|
Maria Nascimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/10/02 | Reestruturação do Museu Nacional da Música
Arguente
|
Daniela Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/07/17 | Estudo das materialidades e técnicas de fabrico do livro antigo. Contribuição para o estudo da Encadernação, Conservação e
Restauro do livro em Portugal
Arguente
|
Paula Pereira (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/12/21 | Mediação cultural em tempos de pandemia. Programa de Estágio MAAT28
Arguente
|
Carla Rangel (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/12/16 | A obra de arte como lugar do espetáculo. Mestrado em Ensino de Artes Visuais
Orientador
|
Andreia César (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/07/18 | The Technique of Illumination in the XVI-century Book of Hours. A Multidisciplinary Study of the Materials, Technique and
Artistic Influences in Hardouyns’ Incunabula
Orientador
|
Silvia Bottura Scardina (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/07/01 | Intervenção de Conservação e Restauro em três esculturas da autoria de D. Fernando II e Francisco de Assis Rodrigues
Arguente
|
Mariana Boavida de Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/06/03 | Intervenção de uma coleção fotográfica do Arquivo Municipal de Lisboa - Arquivo Fotográfico.
Orientador
|
Daniela Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/04/27 | A fotografia de cena de Jorge Afonso Garizo do Carmo. O espólio do Teatro Nacional D. Maria II
Orientador
|
Beatriz Areias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/03/29 | A Exposição “Os Primitivos Portugueses” de 1940
Orientador
|
Cinthia Di Nunzio (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/03/03 | As Artes do Espetáculo a partir… Projeto de Mediação para o Serviço Educativo do Museu Nacional do Teatro e da Dança
Arguente
|
Elisa Maria Ladeira Lobo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/02/09 | A galeria de retratos dos Vice-Reis e Governadores do Estado da Índia. Percurso para a sua reinterpretação e salvaguarda
Vogal
|
Ana Teves Reis (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/11/12 | Aprendizagem Através do Retrato – Do desenho à impressão 3D. Um exercício gerador de multiversos cognitivos no ensino das
Artes Visuais.
Orientador
|
Jonas Arcary (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/10/06 | A presença do espaço museológico na obra de Manoel de Oliveira. Contributos do filme o dia do desespero.
Orientador
|
Cláudia Isabel Cabrita de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/10/06 | Exibir um Império, O colonialismo em exposição durante o Estado Novo.
Orientador
|
Miguel Diogo Matos Loureiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/09/29 | A Educação Museal e o Envolvimento Social: caminhos trilhados, desafios à vista e o caso do Museokupa
Orientador
|
Daniel Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/09/28 | Encontro entre a cerâmica e a taxidermia: restauro e acondicionamento da obra A Raça do Fim
Orientador
|
Carolina Valente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/06/22 | Procedimentos de conservação preventiva nas reservas da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e transferência do Acervo
Orientador
|
Maria Manuel Benvindo Conceição (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/06/09 | Pigmentos sobre a terra: painéis contemporâneos do acervo de cerâmica da FBAUL: projeto curatorial
Orientador
|
Natacha Alves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020/12/02 | New Media Technologies to Enhance Learning and Audience Engagement in Cultural Institutions
Arguente
|
Jessica Ginette Georgette Theubet (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2020/11/24 | Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo. Conservando Identidades
Arguente
|
Beatriz Castedo do Nascimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020/11/20 | O Museu Líquido: uma proposta de reflexão sobre a fluidez museológica nos tempos atuais. Estudo de Caso dos Museus tutelados
pela Direção Regional da Cultura da Região Autónoma da Madeira
Vogal
|
Juan Carlos Vieira Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020/01/15 | OS OBJETOS NÃO VIVEM ETERNAMENTE Desafios na exposição de Arte Cinética a partir da obra de Miguel Palma
Orientador
|
Beatriz Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020/01/06 | Por uma História das Lojas com História - o caso de estudo da Farmácia Barreto
Orientador
|
Luís Freitas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019/12/18 | A Conservação Preventiva no acervo de mobiliário do Museu De Lisboa: Critérios e Práticas
Arguente
|
Marta Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/12/11 | A importância da limpeza curatorial no âmbito da Conservação Preventiva. Proposta de um Plano para o Palácio Nacional de Queluz
Arguente
|
Nídia Tomé Miranda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/12/03 | Estudo das Secções em Geometria Descritiva
Presidente do júri
|
Luís Tiago Gonçalves de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/11/05 | Pular a cerca: encontros entre a Educação Visual e o museu de arte
Arguente
|
Catarina Soares e Sá (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019/10/31 | Educação Patrimonial e Cultural no Exercício do Desenho
Orientador
|
Paula Simão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2019/05/15 | As pinturas murais deslocadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais : proposta de roteiro
Orientador
|
Ana Camilo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019/04/29 | Por entre rio e mar. Artes, Património e Museologia
Vogal
|
Rita Cássia Moura Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019/03/13 | Como atrair os jovens para o Museu – Stedelijk Museum e Museu Coleção Berardo
Arguente
|
Inês Mourão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019/03/13 | Estudo e preservação do acervo de cerâmica da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Orientador
|
Mariana Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019/02/25 | Conservação Preventiva: um estudo comparativo entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Orientador
|
Tamar Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/12/18 | À Mesa Real no Palácio Nacional da Pena e no Chalet da Condessa d’Edla: Contributo para duas exposições
Arguente
|
Sara Monteiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/07/16 | Conservação e Restauro de Esculturas em Gesso. Valorização, Metodologia, Ensino.
Vogal
|
Marta Alexandra da Costa Frade (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/06/05 | Dança macabra Mascarada. Contribuições de conservação restauro para uma pintura do acervo da FBAUL
Arguente
|
Rui Pacheco (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/05/07 | Os vários contextos expositivos da street art: entre a rua e a galeria
Orientador
|
Joana Paramés Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/03/19 | Proposta de Musealização do Património Imaterial - Escola Portuguesa de Arte Equestre
Orientador
|
Catarina Chaves Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/03/05 | Objetos (in)úteis: metodologias de incorporação em museus: o espólio da Associação Académica da Amadora
Orientador
|
Diana Fragoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/02/08 | (Re)descobrir o Museu Archeológico do Algarve de Estácio da Veiga.
Orientador
|
Ana Margarida Filipe (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017/07/17 | A dança bate-barriga em Helvécia (Bahia/Brasil) : uma performance afrobrasileira de coesão socia
Vogal
|
Valdir Nunes dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017/06/28 | A moda e as modistas em Portugal durante o Estado Novo – As mudanças do pós-guerra (1945-1974)
Arguente
|
Alexandra Gameiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/05/09 | A coleção osteológica da Faculdade de Belas-Artes: Inventariação e divulgação da coleção dedicada ao ensino
Orientador
|
Diana Dinis (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/12/05 | O que tem vida sobrevive: estudo para a conservação e restauro de obras em têmpera vinílica sobre platex : uma pintura de
Pedro Cabrita Reis das coleções da FBAUL
Orientador
|
Maria Dulce Marçal (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/09/20 | Conservação e Restauro de Documentos Gráficos Contemporâneos. Desenhos a café do mestre Lagoa Henriques e alguns outros casos
Presidente do júri
|
Rafael Roble Simão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/05/03 | A coleção de Azulejaria Antiga na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Processo de Inventario
Orientador
|
Anabela Querido Cardeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/05 | Gestão museológica de arte contemporânea: a especificidade da instalação
Orientador
|
Joana Portela (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/04/26 | In Situ - preservar o património da FBAUL em comunidade
Orientador
|
Beatriz Bento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/03/18 | Espaço enquanto matéria da arte, Espaço enquanto matéria do Museu
Arguente
|
Sofia Mendes Caetano (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/02/26 | Arte Urbano en el Espacio Expositivo: Siglo XXI a través del análisis de seis modelos singulares
Arguente
|
Isabel Gómez González (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/02/04 | A produção artística de Lagoa Henriques: o processo clássico nos esbocetos de Sissi
Orientador
|
Ana Lúcia Mendes Pinto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2015/12/19 | Conservação e Restauro das obras do pintor Adriano Sousa Lopes da coleção de pintura da FBAUL
Presidente do júri
|
Liliana Querido Cardeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2015/12/18 | La Función Educativa del Museo: Prácticas de la Educación Artística
Arguente
|
Daniela Lucia Zurita Herdoíza (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2015/02/23 | Máscaras Jurupixuna: reflexão e proposta museológica em torno do acto performativo etnográfico.
Presidente do júri
|
Inês Belo Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2015/01/29 | Museus (in)capacitantes: deficiência, acessibilidades e inclusão em museus de arte
Vogal
|
Patrícia Isabel Sousa Roque Martins (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014/12/11 | O Mosteiro de Santa Clara do Funchal entre e além muros: a musealização de um monumento em funcionamento
Orientador
|
Virgínia Glória Nascimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014/10/23 | Sobre el Cuerpo Facultativo de Conservadores de Museos de España, y el caso del Museo Nacional de Arte Romano de Mérida: resultado
de unas prácticas
Arguente
|
Irene Galindo Ortiz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014/05/06 | A evolução das coleções públicas em contexto democrático. Políticas de incorporação e vetores de crescimento nos Museus de
Arte da Administração Central do Estado (1974-2010)
Vogal
|
Elsa Garrett Pinho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014/01/31 | Cerâmicas funerárias chinesas em contexto museológico, descontextualização e valor
Orientador
|
Andreia Filipa Braz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014/01/29 | Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva: elementos para um projecto de uma visita virtual
Arguente
|
Julien Gonçalves Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2014/01/29 | Fundamentos para uma proposta de musealização da Capela de Nª Sª das Mercês do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras
Arguente
|
Carla Mariza Batalha Garcia Monereo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2013/10/23 | XXX Bienal de São Paulo: uma instalação à escala da metrópole
Presidente do júri
|
Graziela Carbonari de Almeida Miranda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2013/01/06 | Falso Mais Falso Não Há! Para a musealização das pinturas e desenhos falsos da Operação Traço Fino da Polícia Judiciária
Orientador
|
Diana de Almeida Ramos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2012/03/26 | Estudo e Musealização da Coleção de Arte Sacra do Atelier-Museu António Duarte nas Caldas da Rainha
Arguente
|
Joana Beato Conde (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - Atual | V International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, RECH5 | Itália |
2018 - Atual | IV International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, RECH4 | Croácia |
2017 - Atual | IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro | Évora |
2017 - Atual | Preserving transcultural heritage: your way or my way? | Lisboa |
2016 - Atual | III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, RECH3 | Porto |
2015 - Atual | Processos de musealização: um Seminário de Investigação Internacional: Atas do Seminário, | Porto |
2023/10/18 - 2023/10/20 | V Congresso de História da Arte | Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa |
2022/03/23 - 2022/03/25 | RIPAM 9. Lisboa 2022. Rencontres internationales du patrimoine architectural méditerranéen | Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Ge-conservacion | GEIIC - Grupo Español del IIC (International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works) |
2018 - Atual | Revista Arte & Teoria | Centro da Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa |
2020 - 2020 | Art&Sensorium (2358-0437) | Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Curitiba, Paraná, Brasil |
2012 - 2013 | Centro da Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) | Centro da Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - 2020 | Concurso de atribuição de 6 bolsas de doutoramento - Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património
Avaliador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018 - 2018 | Concurso de atribuição de 8 bolsas de doutoramento - Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património
Avaliador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2017 - 2017 | Concurso de atribuição de 1 bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa no âmbito da Reprogramação museológica do espólio artístico de Belas-Artes, | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | |
2016 - 2016 | Concurso de atribuição de 1 bolsa de Técnico de Investigação (BTI) - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa no âmbito da Inventariação e estudo da coleção osteológica | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | |
2014 - 2014 | Concurso de atribuição de 9 bolsas de investigação - Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2014 - 2014 | Concurso de atribuição de 2 bolsa de doutoramento – Cátedra UNESCO da Universidade de Évora, Intangible Heritage and Traditional Know-how: Linking Heritage, em parceria com o Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património | Universidade de Évora, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
1998/01/01 - Atual | Consultadoria na área da Conservação e Restauro | |
1997/01/01 - Atual | Consultadoria, projeto, fiscalização, direção de obra e execução na área da Conservação e Restauro | Vários, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Participação dos seminários de Estudos avançados: Ciências da Arte | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019 - Atual | História e Teoria do Restauro | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019 - Atual | Preservação de acervos e coleções | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Atual | Museologia e Conservação Preventiva | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Atual | Materiais Técnicas e Diagnóstico de Bens Culturais | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Projeto I | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Projeto II | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Orientação I | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Orientação II | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016 - Atual | Seminário de Investigação Orientada I | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2010 - Atual | Conservação Preventiva e Teoria do Restauro | Museologia e Museografia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017 - 2024 | Educação Artística em Museus e Galerias de Arte | Educação Artística (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2022 | Iniciação à Prática Profissional III | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2022 | Iniciação à Prática Profissional IV | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017 - 2020 | Temas de Arte Contemporânea | Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2015 - 2018 | Museologia e Conservação Preventiva I | Conservação e Restauro (Licenciatura) | Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
2015 - 2018 | Museologia e Conservação Preventiva II | Conservação e Restauro (Licenciatura) | Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
2012 - 2018 | Teoria do Restauro I | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2012 - 2018 | Teoria do Restauro II | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2011 - 2018 | Participação no Seminários de Belas-Artes I | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2011 - 2018 | Participação no Seminários de Belas-Artes II | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2011 - 2018 | Participação no Seminários de Especialidade I | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2011 - 2018 | Participação no Seminários de Especialidade II | Belas-Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2010 - 2018 | Práticas de Restauro I | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2010 - 2018 | Práticas Laboratoriais de Diagnóstico e Teoria do Restauro I - módulo de Teoria do Restauro | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2010 - 2018 | Práticas Laboratoriais de Diagnóstico e Teoria do Restauro II - módulo de Teoria do Restauro | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2010 - 2018 | História, Ética e Teoria da Conservação e Restauro I | Conservação e Restauro (Licenciatura) | Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
2010 - 2018 | História, Ética e Teoria da Conservação e Restauro II | Conservação e Restauro (Licenciatura) | Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
2010 - 2016 | Práticas de Restauro II | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2013 - 2014 | Investigação e Práticas de Conservação e Restauro | (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2012 - 2014 | Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea I | (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2012 - 2014 | Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea II | (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2012 - 2013 | Conservação e Restauro de Pintura | Ciências da Arte e do Património (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2010 - 2011 | História e Teoria do Restauro | História da Arte (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Duplas à Portuguesa – Eça de Queirós e Ramalho Ortigão | Relação entre Ramalho Ortigão eEça de Queirós |
2015 - 2015 | Rádio Antena 2 | Comemoração do Dia Ramalho Ortigão |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | ICOM | Sócio profissional |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Professora do grupo representante da Faculdade de Belas-Artes no consórcio HERITAS – Estudos de Património.
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2019 | Membro da comissão redatorial da Revista Conservar Património, Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
(ARP)
Membro
|
ARP. Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal |
2013 - 2013 | Membro da Comissão redatorial da Revista Vox Musei – Arte, Património e Museus, n.º 3
Membro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Entre as Belas-Artes e a Medicina. As coleções de desenho de Anatomia de duas escolas da Universidade de Lisboa-estudo, preservação e divulgação | Mariana Sousa |
2019/10/01 - 2020/07/31 | Conservação Preventiva das coleções na arquitetura museográfica adaptada - Avaliação de sistemas de intervenção e reabilitação sustentável nos espaços museológicos | Miguel Gomes |
2019/10/01 - 2020/07/31 | Desenho contemporâneo como património artístico da FBAUL. Inventário, estudo, preservação e musealização. | Clotilde Pratas |
2019 - 2020 | What were the effects of the momentous earthquake of 1755 under the leadership of Marquis of Pombal on the design of the Azulejos in Lisbon? | Melanie Podsigun |
2018/10/01 - 2019/07/31 | António José Guerra Ferramentas (1934 -1977), Bibliografia, Estudo Material e Inventário Artístico | Rui Malveiro |
2018/10/01 - 2019/07/31 | Palácio Azurara – Museu de Artes Decorativas Portuguesas: Restauros e Azulejos | Cidália Morão |
Distinções
Prémio
2018 | Daniel Mareci young researcher award |
2011 | Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas |