???global.info.a_carregar???
Diana Soares is an Assistant Professor and vice-dean for 'Quality of Teaching' at the Faculty of Education and Psychology of the Universidade Católica Portuguesa. She is an active researcher at the Research Centre for Human Development (CEDH) and also contributes to research endeavors at the Centre for Research on Higher Education Policies (CIPES). Currently, she leads the CLIL - Católica Learning Innovation Lab, a laboratory dedicated to Pedagogical Innovation. Her involvement extends to various research projects focused on pedagogical innovation, competence-based education, curriculum design management, and faculty professional development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diana Soares

Nomes de citação

  • Soares, Diana

Identificadores de autor

Ciência ID
771C-AFA3-080D
ORCID iD
0000-0002-0379-2213

Endereços de correio eletrónico

  • dsoares@porto.ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua de Diogo Botelho, 1377, 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2016
Concluído
Advanced training in qualitative data analysis (MaxQDA) (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2015
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Sucesso Escolar e Percursos Vocacionais da Adolesência: Variáveis pessoais e contextuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade, com menção de Muito Bom.
2014 - 2014
Concluído
Mplus training course in Structural Equation Modelling and Measurement Invariance (Outros)
University of Cambridge Faculty of Human Social and Political Science, Reino Unido
2013/02/01 - 2013/05/01
Concluído
Advanced Training in quantitative data analysis (Outros)
Especialização em Data analysis
Universidade de São Francisco - USF, Brasil
2010
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Sucesso escolar e percursos vocacionais na adolescência: variáveis pessoais e contextuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2007
Concluído
Licenciatura pré-Bolonha em Psicologia/ Graduate in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Não exigível para conclusão da licenciatura (pré-Bolonha)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2016/01/01 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2011/02/15 - 2015/06/15 Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/01 - 2011/02/15 Psicóloga escolar e da educaçao Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - 2018 Learning Outcomes no Ensino Superior Português (Learning Outcomes in the Portuguese Higher Education)
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Concluído
2011/02/15 - 2015/06/14 SUCESSO ACADÉMICO E PERCURSOS VOCACIONAIS NA ADOLESCÊNCIA: VARIÁVEIS PESSOAIS E CONTEXTUAIS
SFRH/BD/71506/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/02 - 2015/06 Sucesso escolar e percursos vocacionais na adolescência (Academic achievement and Vocational Pathways of the Portuguese Adolescents)
SFRH/BD/71506/2010
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Do que se fala quando se fala de educação doutoral? As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses (What do you talk about when talking about doctoral education? The perspectives of Portuguese universities and doctoral students)
EDULOG/ED/2020
Investigador
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo
2019/09/30 - Atual Reviewing the Educational Offer of the Porto City Council: matching extracurricular and curricular activities
-
Investigador responsável
Fundação Manuel Leão, Portugal
Câmara Municipal do Porto
Em curso
2018 - Atual GPS4Success: Early identification of students at risk of academic failure in elementary school
EDULOG/GPS/2018
Investigador
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo
2023/02/01 - 2034/12/31 Católica In! Inovar para Incluir
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Programa Operacional do Capital Humano
Concluído
2022/09/01 - 2023/09/30 Católica Learning Innovation Lab - CLIL
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Programa Operacional do Capital Humano
Em curso
2018/09/01 - 2022/08/31 S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/09/01 - 2021/08/31 S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências (Skills for the Future)
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES
UID/CED/00757/2019
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2018 Digital Transformation of Higher Education: an Assessment Framework for Improvement of Digital Skills
-
Investigador
Laureate Education Inc, Estados Unidos
Laureate Education Inc
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual I4C - Innovation for Change
---
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesas". 2023.
  2. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesas". 2023.
  3. Carvalho, Marisa; Cunha, Rosário Serrão; Soares, Diana. "Problem-based learning in an undergraduate Psychology course: a description of a possible implementation". 2022.
  4. Soares, Diana. "Formative Quizz : An Informatic Platform and a Pedagogic Experiment". 2021.
    10.23919/cisti52073.2021.9476305
  5. Marisa Carvalho; Diana Soares; Cristina Palmeirão. "INNOVATIVE PROJECTS IN PORTUGUESE SCHOOLS: POLICIES, GUIDELINES AND PROJECTS". 2021.
    10.21125/inted.2021.1284
  6. Diana Soares; Marisa Carvalho. "INNOVATION AT PORTUGUESE SCHOOLS: FROM INTENTIONS TO PRACTICES". 2021.
    10.21125/inted.2021.1286
  7. Castro, Rui; Soares, Diana. "USING A COMPUTED BASED LSQ AS A TOOL TO IMPROVE STUDENTS LEARNING PERFORMANCE". Trabalho apresentado em 14th International Technology, Education and Development Conference, 2020.
    10.21125/inted.2020.2216
  8. Soares, Diana; Cabral, Ilídia; Matias Alves, José. "ANALYSING “PEDAGOGICAL PRACTICES” THROUGH THE LENS OF PORTUGUESE ACADEMIA". Trabalho apresentado em 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2634
  9. Ilídia Cabral; José Matias Alves; Diana Soares; Cristina Palmeirão. "ARE INDUSTRIAL DOCTORATES CAPABLE OF OVERCOMING SKILLS MISMATCH?". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.1723
  10. Dias, Diana; Soares, Diana; Barroso, Raquel. "EARLY IDENTIFICATION OF STUDENTS AT RISK OF SUCCESS/FAILURE IN PRIMARY EDUCATION: NEEDS, CHALLENGES AND GOALS OF A LONGITUDINAL ASSESSMENT". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2107
  11. Cabral, Ilídia; Alves, José Matias; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina. "The parents’ role in the general council of portuguese schools – effective participation or mere orchestration of reality?". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2426
  12. Cabral, Ilídia; Alves, José Matias; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina. "Bureaucratic or instructional leaders? An overview of Portuguese school leaders’ perceptions on an autonomy and curriculum flexibility program". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.1723
  13. Dias, D.; Soares, D.. "Is Portuguese higher education developing students capacities for innovation? The truth behind learning outcomes". 2018.
  14. Diana Soares; Diana Dias. "LIFELONG LEARNING AS A CRUCIAL VECTOR FOR DESIGNING HIGHER EDUCATION CURRICULA". 2017.
    10.21125/inted.2017.2176
  15. Diana Dias; Diana Soares. "LEARNING OUTCOMES IN HIGHER EDUCATION: DESIGNING A CONCEPTUAL MAP FOR PORTUGUESE ACADEMIA". 2017.
    10.21125/inted.2017.2170
  16. Diana Soares; Amando Franco; Diana Dias. "TRANSLATING CRITICAL THINKING SKILLS TO HIGHER EDUCATION PRACTICES". 2017.
    10.21125/inted.2017.2171
  17. Diana Soares; Ricardo Carvalho; Gary Burkholder; Diana Dias. "MORE COMPETENT AND MORE EQUAL: HIGHER EDUCATION AS A SUPPORTER OF SOFT SKILLS DEVELOPMENT". 2017.
    10.21125/inted.2017.2184
  18. Diana Dias; Diana Soares. "A BLIND DATE BETWEEN ACADEMIC CURRICULUM AND JOB MARKET: THE STRATEGIC ROLE OF SOFT SKILLS". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1538
  19. Diana Dias; Diana Soares. "HIGHLIGHTING ENTREPRENEURSHIP SKILLS IN ACADEMIC CURRICULA: “I STILL HAVEN'T FOUND WHAT I'M LOOKING FOR”". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1548
  20. Diana Soares; Diana Dias. "UNDERSTANDING LIFELONG LEARNING THROUGH THE EYES OF PORTUGUESE HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS". 2016.
    10.21125/edulearn.2016.0808
  21. Diana Dias; Diana Soares. "RETRIEVING CIVIC DIMENSIONS IN HIGHER EDUCATION CURRICULA: IS LEARNING IMPROVING STUDENTS’ CIVIC DEVELOPMENT?". 2016.
    10.21125/edulearn.2016.0785
  22. Diana Dias; Paula Carvalho; Diana Soares. "DESIGN LEARNING OUTCOMES IN PORTUGUESE HIGHER EDUCATION CURRICULA: HOW ARE THEY DEFINED AND IMPLEMENTED?". 2016.
    10.21125/edulearn.2016.0783
Artigo em revista
  1. Lídia Serra; José Alves; Diana Soares. "Pseudomorphosis of schools system and the fiction of its regulatory processes: A study of educational narratives". Journal of Pedagogical Research (2023): https://doi.org/10.33902/JPR.202424016.
    10.33902/JPR.202424016
  2. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "Schools’ external evaluation: between compliance and innovation". (2023): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15913.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15913
  3. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "Mapping innovation in educational contexts: drivers and barriers". (2023): http://hdl.handle.net/10400.14/43697.
    10.1504/IJIL.2024.135169
  4. Serra, Lídia Jesus Pecegueiro; Alves, José Matias; Soares, Diana Rafaela. "The role of external evaluation control mechanisms and the missing loop of innovation". (2023): http://hdl.handle.net/10400.14/42885.
    10.33902/JPR.202322764
  5. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "Mapping innovation in educational contexts: drivers and barriers". (2023): http://hdl.handle.net/10400.14/43697.
    10.1504/IJIL.2024.135169
  6. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "Schools’ external evaluation: between compliance and innovation". (2023): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15913.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15913
  7. Serra, Lídia Jesus Pecegueiro; Alves, José Matias; Soares, Diana Rafaela. "The role of external evaluation control mechanisms and the missing loop of innovation". (2023): http://hdl.handle.net/10400.14/42885.
    10.33902/JPR.202322764
  8. Diana Soares; Sónia Cardoso; Teresa Carvalho; Maria J. Rosa. "Gender (im)balance in the pool of graduate talent: the portuguese case". Tertiary Education and Management 28 2 (2022): 155-170. http://dx.doi.org/10.1007/s11233-022-09093-9.
    10.1007/s11233-022-09093-9
  9. Cardoso, Sónia; Santos, Sandra; Diogo, Sara; Soares, Diana; Carvalho, Teresa. "The transformation of doctoral education: a systematic literature review". (2022): http://hdl.handle.net/10773/40324.
    10.1007/s10734-021-00805-5
  10. Cardoso, Sónia; Santos, Sandra; Diogo, Sara; Soares, Diana; Carvalho, Teresa. "The transformation of doctoral education: a systematic literature review". (2022): http://hdl.handle.net/10773/40324.
    10.1007/s10734-021-00805-5
  11. Carvalho, Marisa; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina; Magalhães, Andreia; Oliveira, António; César, Bruno; Veiga, Francisco; et al. "Innovative pedagogical practices in Portuguese schools: first steps of a research project". (2021): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9682.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9682
  12. Sin, Cristina; Soares, Diana; Tavares, Orlanda. "Coursework in industrial doctorates: a worthwhile contribution to students’ training?". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/30914.
    10.1080/07294360.2020.1807918
  13. Cristina Sin; Diana Soares; Orlanda Tavares. "Coursework in industrial doctorates: a worthwhile contribution to students’ training?". Higher Education Research & Development (2020): 1-15. https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1807918.
    10.1080/07294360.2020.1807918
  14. Ângela Leite; Diana Soares; Hélder Fernando Pedrosa e Sousa; Diogo Guedes Vidal; Maria Alzira Pimenta Dinis; Diana Dias. "For a Healthy (and) Higher Education: Evidences from Learning Outcomes in Health Sciences". Education Sciences 10 6 (2020): 168-168. https://doi.org/10.3390/educsci10060168.
    10.3390/educsci10060168
  15. Diana Soares; Paula Carvalho; Diana Dias. "Designing Learning Outcomes in Design Higher Education Curricula". International Journal of Art & Design Education (2020): https://doi.org/10.1111/jade.12286.
    10.1111/jade.12286
  16. Soares, Diana. "Industry–university collaboration in industrial doctorates: A trouble-free marriage?". Industry and Higher Education (2020): http://dx.doi.org/10.1177/0950422219900155.
    10.1177/0950422219900155
  17. Tavares, Orlanda; Soares, Diana; Sin, Cristina. "Industry–university collaboration in industrial doctorates: a trouble-free marriage?". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/29335.
    10.1177/0950422219900155
  18. Leite, Ângela; Soares, Diana; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Vidal, Diogo Guedes; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Dias, Diana. "For a healthy (and) higher education: evidences from learning outcomes in Health Sciences". (2020): http://hdl.handle.net/10284/8954.
    10.3390/educsci10060168
  19. Carvalho, Marisa; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina; Magalhães, Andreia; Oliveira, António; César, Bruno; Veiga, Francisco; et al. "Práticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigação". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/31856.
    10.34632/investigacaoeducacional.2020.9682
  20. Soares, Diana; Carvalho, Paula; Dias, Diana. "Designing learning outcomes in design higher education curricula". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/30499.
    10.1111/jade.12286
  21. Leite, Ângela; Soares, Diana; Sousa, Hélder Fernando Pedrosa e; Vidal, Diogo Guedes; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Dias, Diana. "For a healthy (and) higher education: evidences from learning outcomes in health sciences". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/30801.
    10.3390/educsci10060168
  22. Diana Soares; Leandro Silva Almeida. "Para além da nota: definição de perfis de sucesso e fracasso escolar". Psicologia Escolar e Educacional 23 (2019): https://doi.org/10.1590/2175-35392019013894.
    Publicado • 10.1590/2175-35392019013894
  23. Soares, D.; Almeida, L.S.. "Beyond the grade: Defining school success and failure profiles,Para más allá de la evaluación: Definición de perfiles de éxito y fracaso escolar". Psicologia Escolar e Educacional 23 (2019): 1-11. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85082761279&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/2175-35392019013894e193894
  24. Soares,Diana; Almeida,Leandro Silva. "Para além da nota: definição de perfis de sucesso e fracasso escolar". (2019): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100330.
  25. Soares, Diana; Almeida, Leandro Silva. "Beyond the grade: defining school success and failure profiles". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/28972.
    10.1590/2175-35392019013894
  26. Diana Soares; Diana Dias. "Perspectives of lifelong education in Portuguese higher education: a critical analysis of learning outcomes". International Journal of Lifelong Education (2018): https://doi.org/10.1080/02601370.2018.1559890.
    Publicado • 10.1080/02601370.2018.1559890
  27. Diana Dias; Diana Soares; Claisy Marinho-Araújo; Leandro Silva Almeida. "O que se “ensina” no Ensino Superior: avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes". Revista Meta: Avaliação (2018): https://doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1592.
    Publicado • 10.22347/2175-2753v10i29.1592
  28. Diana Dias; Diana Soares. "Civic learning outcomes: a step towards an inclusive higher education". International Journal of Inclusive Education (2018): 1-15. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1365956.
    10.1080/13603116.2017.1365956
  29. Dias, Diana; Soares, Diana; Marinho-Araújo, Claisy; Almeida, Leandro S.. "O que se “ensina” no ensino superior: avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes". (2018): http://hdl.handle.net/1822/56981.
    10.22347/2175-2753v10i29.1592
  30. Soares, Diana; Dias, Diana. "Resultados de aprendizagem no quadro do ensino superior português: O caso da psicologia e da educação". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 12 (2017): 37. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.12.2421.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.12.2421
  31. Dias, Diana; Soares, Diana; Almeida, Leandro; Marinho-Araújo, Claisy; Ferreira, Joaquim. "Resultados de aprendizagem no quadro do ensino superior português: definição e medida". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 12 (2017): 41. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.12.2423.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.12.2423
  32. Martins, A.A.; Soares, D.L.; Brito, L.; Lemos, G.C.; Alves, A.F.; Almeida, L.S.. "Cognitive differentiation during childhood: A study on cognitive profiles of 5, 7, and 9-year-old children | A diferenciação cognitiva na infância: Um estudo de perfis cognitivos aos 5, 7 e 9 anos". Estudos de Psicologia (Campinas) 34 1 (2017): 87-95. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85009509057&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/1982-02752017000100009
  33. Martins, Ana A.; Soares, Diana L.; Brito, Lurdes; Lemos, Gina C.; Alves, Ana F.; Almeida, Leandro S.. "A diferenciação cognitiva na infância: um estudo de perfis cognitivos aos 5, 7 e 9 anos". (2017): http://hdl.handle.net/1822/44638.
    10.1590/1982-02752017000100009
  34. Soares, D.L.; Lemos, G.C.; Primi, R.; Almeida, L.S.. "The relationship between intelligence and academic achievement throughout middle school: The role of students' prior academic performance". Learning and Individual Differences 41 (2015): 73-78. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938985177&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1016/j.lindif.2015.02.005
  35. Soares, Diana. "Percursos vocacionais e vivências académicas : o caso dos alunos maiores de 23 anos". Psicologia Educação e Cultura XIV 1 (2010): 203-2014.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Tavares, Orlanda; Sin, Cristina; Soares, Diana. "Building Bridges Between Industry and Academia: What Is the Profile of an Industrial Doctorate Student?". In Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education, 347-373. Palgrave Macmillan, Cham, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-38046-5_12
  2. Tavares, Orlanda; Sin, Cristina; Soares, Diana. "Building bridges between industry and academia: what is the profile of an industrial doctorate student?". Palgrave Macmillan, 2020.
    10.1007/978-3-030-38046-5_12
  3. Sin, Cristina; Soares, Diana. "Disciplinary Differences in University Teaching". In Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions, 1-5. Springer Netherlands, 2017.
    10.1007/978-94-017-9553-1_329-1
  4. Monteiro, S.; Franco, A.R.; Soares, D.L.; Aracil, A.G.; Almeida, L.S.. "Beating the odds in university, labor market and life: The role of higher education in times of socioeconomic change". In Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. 2017.
    Publicado
  5. Soares, Diana. "O psicólogo escolar face aos desafios da escola de futuro.". In Prevenir ou remediar? Contextos para a intervenção em psicologia, 15-42. Braga, Portugal: Psiquilíbrios Edições, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rossi, Mariana Faria Gonçalves. "Voluntariado como oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e cívico : um estudo com estudantes do ensino superior da UCP". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.14/43366.

Outros

Outra produção
  1. TECHNOLOGY RESOURCES FOR SOCIAL AND PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT IN CHILDHOOD: EXPLORATORY STUDY OF “GPS4SUCCESS” APP FOR USE IN SCHOOL SETTINGS. 2019. Raquel Barroso; Diana Dias; Diana Soares. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2019.2106.
    10.21125/edulearn.2019.2106
  2. THE INTERNATIONALISATION OF DOCTORAL RESEARCH IN PORTUGAL 1970-2016. 2019. Cristina Sin; Orlanda Tavares; Diana Soares. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2019.1313.
    10.21125/edulearn.2019.1313
  3. ARE INDUSTRIAL DOCTORATES CAPABLE OF OVERCOMING SKILLS MISMATCH?. 2019. Orlanda Tavares; Cristina Sin; Sónia Cardoso; Diana Soares. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2019.0805.
    10.21125/edulearn.2019.0805
  4. 20 YEARS OF THE BOLOGNA DECLARATION – A LITERATURE REVIEW ON THE GLOBALISATION OF HIGHER EDUCATION REFORMS. 2019. Sara Diogo; Anabela Queirós; Teresa Carvalho; Maria Manatos; Diana Soares. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2019.1283.
    10.21125/edulearn.2019.1283
  5. THE PARENTS’ ROLE IN THE GENERAL COUNCIL OF PORTUGUESE SCHOOLS – EFFECTIVE PARTICIPATION OR MERE ORCHESTRATION OF REALITY?. 2019. Ilídia Cabral; José Matias Alves; Diana Soares; Cristina Palmeirão. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2019.2426.
    10.21125/edulearn.2019.2426
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 A predictive model of students’ academic achievement: the effect of psychological and parental variables ICERI2019 Conference
2019 Analysing “pedagogical practices” through the lens of Portuguese academia ICERI2019 Conference
2019 What “measures” an academic grade? An analysis of academic success and failure profiles II Seminar Curriculum, Assessment, Training and Tecnhologies
(Portugal)
2018 What makes the difference in students’ soft skills development: An analysis of laureate professional assessment (LPA) results. EDULEARN18 Conference
2017 More competent and more equal: Higher Education as a supporter of soft skills development NTED2017
2016 Understanding lifelong learning through the eyes of Portuguese Higher Education Institutions EDULEARN16
2015 Effects of psychological and parental variables on academic achievement: A three-year longitudinal study with Portuguese students I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrolo
2013 Exploratory study of academic trajectories along adolescence: evidences from cluster analysis. 35th International School Psychology Association Conference

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual As Práticas Pedagógicas do Ensino Profissional na perspetiva dos alunos
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - Atual A avaliação e a melhoria da eficácia da aprendizagem
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - Atual A ação dos Professores e o efeito nos resultados dos académicos: uma abordagem exploratória
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/31 Inovação pedagógica e aprendizagem ativa : efeitos percebidos pelos alunos e professores do 3.º ciclo e ensino secundário
Orientador
Mestrado Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/31 Mapeamento das práticas pedagógicas ao nível das licenciaturas na Universidade Católica Portuguesa
Orientador
Mestrado Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/31 Voluntariado como oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e cívico : um estudo com estudantes do ensino superior da UCP
Orientador
Mestrado Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - Atual Training Course “ABCDE for young people: acting to belong and create diversity and employment for young people”
Outro

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2020 Carta de Compromisso Educação Ave em Sucesso Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2016 - 2017 Subject Matter Expert for Soft skills development and educational assessment and digital learning solutions centre. Digital Learning Solutions Centre - Laureate Office Network Laureate Education Inc, Estados Unidos

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Research methodologies and quantitative data analysis Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - Atual Research methodologies in Educational Sciences Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - Atual Curriculum development and innovation in education (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - Atual Research methodologies in Psychology (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016 - 2018 Educational Psychology (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual European Council for Doctoral Candidates and Junior Researchers
Membro
2019 - 2019 Scientific committee of the III International Seminar "Education and Human Development
Membro
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Winner of the Research Publication Award – Laureate Research Office
Universidade Europeia, Portugal