???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins

Nomes de citação

  • Martins, I. P.
  • Martins, I.
  • Martins, Isabel Pinheiro
  • Isabel P. Martins
  • Martins, Isabel P.
  • Isabel Pinheiro Martins
  • Martins, I.P.

Identificadores de autor

Ciência ID
771C-A4BE-8BAB
ORCID iD
0000-0002-9028-8196
Scopus Author Id
55836751100

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2004/01/30
Concluído
Educação | Education (Título de Agregado)
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovada por unanimidade | Unanimously approved
1990/04/01
Concluído
Ciências da Educação | Education Sciences (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovada por unanimidade | Unanimously approved
1971/06/24
Concluído
Química (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
16 valores | 16 values
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/08 - 2011/06 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Professora Catedrática aposentada | Retired Full Professor Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - Atual Investigadora Integrada | Integrated Researcher Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2023 RAMPEC - Recursos de apoio à mudança de práticas experimentais de ciências | RAMPEC - Resources to support changes in experimental science practices
n/a
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018/09/01 - 2022/04/30 RED. Recursos Educativos Digitais para o 1.º CEB. [RED. Digital Educational Resources for the 1st CEB.]
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/01/01 - 2018/12/01 Formar Mais - Formação Contínua de Professores em Timor-Leste. [Formar Mais - Continuing Teacher Education in East Timor.]
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2010 - 2014 "Falar Português - Reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste" | "Speaking Portuguese - Restructuring General Secondary Education in Timor-Leste"
Fundo da Língua Portuguesa
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Fundação Calouste Gulbenkian
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2011 Projeto Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1.º CEB: um estudo de âmbito nacional
DGIDC/DSDC/2011/197
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluído
2004 - 2006 Projeto Cultura científica e Educação em Ciências nos Primeiros Anos de Escolaridade
-
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2010 - 2014 Projeto Concepção, desenvolvimento e implementação do Centro Integrado de Educação em Ciência (CIEC)
Contrato de prestação de serviços de 1 de Julho de 2010 ao abrigo do Protocolo de colaboração entre a UA e a Câmara Municipal de VNB
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sá, Patrícia; Martins, Isabel P.; Rodrigues, Ana V.; Peixinho, Joana. "A pegada ecológica em jogo: uma exploração didática para os primeiros anos. [The ecological footprint at stake: a didactic exploration for the early years]". 2021.
  2. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.. "A Concepção de um Centro Integrado de Educação em Ciências com enfoque CTS no seio de uma escola". Trabalho apresentado em III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências - VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, 2012.
  3. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.. "Projeto Centro Integrado de Educação em Ciências de Vila Nova da Barquinha". Trabalho apresentado em II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, 2012.
  4. Pereira, Sara; Rodrigues, Maria José; Martins, Isabel P.; Vieira, Rui Marques. "Pre-school science education in Portugal: teacher training and innovative practices". 2010.
  5. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware Sere". Trabalho apresentado em XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education, Bled, 2010.
    Publicado
  6. Teixeira, Filomena; Martins, Isabel P.; Veiga, M. Luísa; Couceiro, Fernanda; Sá, Patrícia; Correia, Maria Rui; Marques, Fernando M.; et al. "Sexualidade e género no discurso dos media : um projecto de investigação no CIDTFF". 2009.
  7. Teixeira, Maria Filomena Rodrigues; Martins, Isabel P.; Veiga, M. Luísa; Couceiro, Fernanda; Sá, Patrícia; Correia, Maria Rui; Marques, Fernando M.; et al. "Sexualidade e género no discurso dos media : um projecto de investigação no CIDTFF (Sexuality and gender in the media discourse: a research project at CIDTFF)". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação e Formação Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  8. Pedro Costa; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Luís Reis. "Courseware SERe® - O Ser Humano e os Recursos Naturais: da ideia à primeira versão". Trabalho apresentado em Challenges 2009 - Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2009.
    Publicado
  9. Patrícia Sá; Isabel Pinheiro Martins; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Courseware SERe®: finalidades e estratégias de exploração". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  10. Pedro Costa; Maria João Loureiro; Luís Reis; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins. "Exploradores no Courseware SERe®- ¿O Ser Humano e os Recursos Naturais¿". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  11. Torres, Ana Cristina; Nascimento, P.; Vieira, Rui; Rodrigues, A.; Couceiro, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Jorge, M.; et al. "O projecto Ciência Viva VI na Universidade de Aveiro "Ciência, tecnologia e sociedade: experimentar e agir para a compreensão" [The Ciência Viva VI project at the University of Aveiro - "Science, technology and society: experimenting and acting for understanding"]". Trabalho apresentado em 1º Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções e Debates", 2008.
    Publicado
  12. Martins, I. P.; Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, C.; Couceiro, F.; Rodrigues, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Torres, Ana Cristina; Nascimento, P.. "Jardim da Ciência - Sua articulação com contextos formais de educação em Ciências [Science Garden - Articulation with formal contexts of science education]". Trabalho apresentado em 1º Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções e Debates", 2008.
    Publicado
  13. Martins, I. P.; Vieira, R.M.; Tenreiro-Vieira, C.; Couceiro, F.; Rodrigues, A. V.; Pereira, S.; Sá, Patrícia; et al. "Jardim da Ciência ¿ sua articulação com contextos formais de educação em ciências". Trabalho apresentado em I Colóquio da Investigação à Prática: Interacções e Debates, Aveiro, 2008.
  14. Torres, Ana Cristina; Martins, I. P.; Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, C.; Couceiro, F.; Rodrigues, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Nascimento, P.. "Jardim da Ciência - para uma cultura científica nos primeiros anos de escolaridade [Science Garden - for a scientific culture in the early years of schooling]". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2007.
    Publicado
  15. Nascimento, P.; Torres, A. C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Jorge, M.; Paixão, F.; Praia, J.; Martins, I. P.. "Projecto Ciência Viva VI: "Ciência, Tecnologia e Sociedade: experimentar e agir para a compreensão". Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Vila Real, 2007.
    Publicado
  16. Torres, A. C.; Nascimento, P.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Vieira, R. M.; Vieira, C. T.; Jorge, M.; et al. "Experimentar e Agir para a Compreensão: caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação". Trabalho apresentado em XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF Complexidade: um paradigma para investigar e intervir em educação?, 2007.
  17. Rodrigues, A.V.; Pombo, L.; Marques, L.; Santos, L.; Talaia, M.; Costa, J.A.; Martins, I.P.; et al. "Uma abordagem integrada de Ciências na formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.". Trabalho apresentado em IV Seminario Ibérico de Ciencia Tecnologia Sociedad en la Educación Cientifica, Málaga, 2006.
    Publicado
  18. Martins, I. P.; Ana V. Rodrigues; Nascimento, P.; Vieira, R.. "Materials, objects and their properties: Didactical resources for primary science education". Trabalho apresentado em The Second European Conference on Primary Science and Technology Education. Science in Primary II: Engaging the new generation, 2006.
  19. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. "Da ideia aos primeiros passos: Desenvolvimento do Courseware SERe®¿ O Ser Humano e os Recursos Naturais". Trabalho apresentado em V Encontro Ibero americano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica, Málaga, 2006.
    Publicado
  20. Ana V. Rodrigues; Pereira, S.; Soares, C.; Martins, I. P.. "Luz e Fenómenos Ópticos - Uma Experiência de Ensino Não Formal com Crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em X Encontro Nacional de Educação em Ciências - A aprendizagem formal e informal, 2003.
  21. Cabrita, Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Martins, Isabel P.. "Espaços laboratoriais: unidade na diversidade". 2002.
  22. Ana V. Rodrigues; Guerra, S.; Martins, I. P.. "Materiais: Suas propriedades e transformações. Uma proposta para o 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Açores, 2001.
Artigo em jornal
  1. Isabel P. Martins; Vieira, R. M.. "(H)À Educação: CIDTFF apresenta…LEduC/JC: Educação em Ciências é importante porquê? [(H)À Education: CIDTFF presents...LEduC/JC: Why is science education important?]", Diário de Aveiro, 2021
  2. Malaquias, Isabel; João Oliveira; Martins, I. P.. "Aprender com Mendeleev e aprender sobre Mendeleev. [Learning from Mendeleev and learning about Mendeleev.]", Diário de Aveiro, 2019
Artigo em revista
  1. Isabel P. Martins. "Educação CTS/CTSA ainda é tema para discussão? [Is CTS/CTSA education still up for discussion?]". Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad – CTS 17 50 (2022): 123-131.
  2. Isabel P. Martins. "La energía en las reacciones químicas: Lo que piensa el alumnado. [Energy in chemical reactions: What the student body thinks.]". Revista Alambique – Didáctica de las Ciencias Experimentales 107 1 (2022): 8-15.
  3. Isabel P. Martins; Mariano Martín Gordillo. "Apresentação do Dossier “La mirada CTS en la educación” [Presentation of the Dossier "La mirada CTS en la educación" (The CTS view in education)]". Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad — CTS 17 51 (2022): 71-76.
  4. Isabel P. Martins. "Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências. [Revisiting CTS|CTSA orientations in science education and teaching.]". Revista APEduC 1 1 (2020): 13-29.
    Acesso aberto
  5. Isabel P. Martins; Malaquias, Isabel; João Oliveira. "Tabela Periódica, Mendeleev e educação CTS - o caso de uma exposição pública. [The Periodic Table, Mendeleev and CTS education - the case of a public exhibition.]". Indagatio Didactica 12 4 (2020): 57-72.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21673
  6. Sá, Patrícia; Lopes, J. Bernardino; Martins, Isabel P.. "Sustentabilidade e Intercompreensão: Perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação. [Sustainability and Intercomprehension: Perspectives and contributions from an education research center]". Revista Lusófona de Educação 43 (2019): 91-107. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle43.06.
    Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle43.06
  7. "Educação em Ciências no Primeiro Ciclo do Ensino Básico para Desenvolvimento Sustentável". Indagatio Didactica (2016):
  8. Martins, Isabel P.. "Ciência, público e compreensão pública da ciência. [Science, public and public understanding of science]". (2016): https://doi.org/10.25755/int.8721.
    10.25755/int.8721,title
  9. Martins, Isabel P.; Vieira, Rui. "Editorial". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3049.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3049
  10. Costa, Conceição; Martins, Isabel P.. "Science education for sustainable development in the first cycle of basic education". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3070.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3070
  11. Rodrigues, Ana V.; Martins, Isabel P.. "Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. [Development of a science laboratory for the first years of school]". (2016): https://doi.org/10.25755/int.8744.
    10.25755/int.8744,title
  12. Costa, Conceição; Martins, Isabel P.. "Educação em ciências no primeiro ciclo do Ensino Básico para desenvolvimento sustentável. [Science education in elementary school for sustainable development.]". (2016): http://hdl.handle.net/10773/19008.
  13. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Cinco Orientações para o Ensino das Ciências: a Dimensão CTS no Cruzamento da Didática e de Políticas Educativas Internacionais.". CTS Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad ISSN: 1850-0013 11 33 (2016): 93-112. http://hdl.handle.net/10773/18976.
    Publicado
  14. Rodrigues, Ana V.; Martins, Isabel P.. "Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17266.
  15. "Ciência, Público e Compreensão Pública da Ciência". Interacções (2015):
  16. "Políticas Públicas e Formação de Professores em Educação CTS". Uni-Pluri/versidad (2014):
  17. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.. "Teacher training in and for integrative approaches of formal and informal science education contexts". Journal of Science Education 15 (2014): 111.
  18. "Química e educação para a sustentabilidade: fundamentos e propostas curriculares para Timor-Leste". Educació Química EduQ (2014):
    10.2436/20.2003.02.124
  19. Martins, Isabel P.; Vilches, Amparo; Ros, Aureli Caamaño; Martín-Díaz, María Jesús. "CTS III IberoAmerican Seminar ( Madrid, September, 2012) – Election of the Governing Body of the IberoAmerican Association CTS". (2013): https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p224.
    https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p224
  20. Martins, I.P.. "Science education in general secondary school in East-Timor: From research to cooperation | Educação em ciências no ensino secundário geral em Timor-Leste: Da investigação à cooperação". Journal of Science Education 14 SPEC. ISSU (2013): 20-23. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882993449&partnerID=MN8TOARS.
  21. Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Martins, Isabel Pinheiro. "Critical thinking: conceptual clarification and its importance in science education". (2011): http://hdl.handle.net/10773/6780.
  22. Pereira, Sara; Rodrigues, Maria José; Martins, Isabel P.; Vieira, Rui Marques. "Pre-school science education in Portugal: teacher education and innovative practices". (2011): http://hdl.handle.net/10198/3949.
  23. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Vieira; Pedro Costa; Luís Reis; et al. "Desenvolvimento de recursos didáticos informatizados no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. O exemplo do Courseware SERe®". Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 7 Extra (2010): 330-345. http://reuredc.uca.es/index.php/tavira/article/viewFile/50/48.
    Publicado
  24. Sa, Patricia; Guerra, Cecilia; Martins, Isabel P.; Loureiro, Maria Joao; Vieira, Rui; Costa, Antonio Pedro; Reis, Luis Paulo. "DIGITAL EDUCATIONAL RESOURCES CONCEIVED ACCORDING TO EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT. THE CASE OF COURSEWARE SeRe". Revista Eureka Sobre Enseñanza Y Divulgación de Las Ciencias (2010): https://publons.com/wos-op/publon/26901160/.
    10.25267/REV_EUREKA_ENSEN_DIVULG_CIENC.2010.V7.IEXTRA.14
  25. Ana V. Rodrigues; Isabel P. Martins. "Educação Formal e Não formal em Ciências: Uma estratégia de formação integrada de professores". Enseñanza de las Ciencias extra (2009): 2481-2484.
  26. Ana V. Rodrigues; Pereira, S.; Martins, I. P.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Vieira, C.; Vieira, R.. "Despertar para a Ciência ¿ Actividades dos 3 aos 6". Enseñanza de las Ciências extra (2009): 1076-1080.
  27. Martins, I.; Vieira, R. M.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. "Programa de Formação em ensino experimental das ciências para professores do 1º CEB - O caso da Universidade de Aveiro, Portugal". Enseñanza de las Ciencias extra (2009): 2046-2049.
  28. Veiga, L.; Teixeira, F.; Martins, I.; Meliço-Silvestre, A.. "Sexuality and human reproduction: A study of scientific knowledge, behaviours and beliefs of Portuguese future elementary school teachers". Sex Education 6 1 (2006): 17-29. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33244457261&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14681810500508915
  29. Pereira, S.; Torres, Ana Cristina; Martins, I. P.. "A Educação em Ciências no Ensino Pré-Escolar - O contributo da Formação Complementar de Educadores [Science Education in Pre-School Education - The Contribution of Complementary Teacher Training]". Enseñanza de las Ciencias Número Ext (2005): 1-5. https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp331educie.pdf.
    Publicado
  30. Ana V. Rodrigues; Isabel P. Martins. "Ambientes de Ensino não formal de Ciências: Impacte nas práticas de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico". Enseñanza de las Ciências extra (2005):
  31. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.; Couceiro, F.; Torres, A.; Pereira, S.; Sá, P.; Vieira, R.. "Laboratório Aberto de Educação em Ciências: Investigação-Formação-Inovação no Ensino das Ciências". Enseñanza de las Ciências extra (2005):
  32. Sá, Patrícia; Martins, I. P.; Couceiro, F.; Rodrigues, A. V.; Torres, A.; Vieira, R. M.. "Laborato´rio aberto de educac¸a~o em cie^ncias:investigac¸a~o-formac¸a~o-inovac¸a~o no ensino das cie^ncias.". Ensen~anza de las Cie^ncias, Nu´mero Extra. Número Ext (2005):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. Marques; Sá, P.; Ana V. Rodrigues; Teixeira, F.; Couceiro, F.; Veiga, M. L.; Neves, C.; Isabel P. Martins. "Experimental science teaching in basic education in Portugal: evaluation of the impacto of a national teacher education programme", Research@ua, 2013
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, A. V.; Silva, Patrícia Christine; Isabel P. Martins. "Science education in the early years: paths and challenges in Portugal". In Science Teaching in Primary School: theoretical essays and experiences from American, Asian and European researchers, editado por A. A. Viveiro; M. C. de Senzi Zancul; P. N. Rocha. Edições Hipótese, 2023.
    No prelo
  2. Martins, I. P.. "Literacia Científica e contributos do Ensino Formal para a Compreensão Pública da Ciência. [Scientific Literacy and the Contributions of Formal Education to the Public Understanding of Science.]". In Percursos de Investigação em Educação no CIDTFF: um itinerário pelas lições de agregação. [Pathways of Research in Education at CIDTFF: an itinerary through the lessons of aggregation], 177-224. Portugal: UA Editora, 2019.
    Publicado
  3. Rodrigues, Ana V.; Martins, I. P.. "Formação inicial de professores para o ensino das ciencias nos primeiros anos em Portugal. [Initial teacher training for science teaching in the early years in Portugal]". In Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. [Initial and continuous training for science teachers: research in Brazil, Portugal and Spain], editado por Cachapuz, António; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato, 179-198. Brasil: Edições Hipótese, 2018.
    Publicado
  4. Vieira, Rui M.; Martins, Isabel P.. "A formação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: impactes no ensino experimental das ciências | The continuous training of teachers of the first years of schooling in PORTUGAL: impacts on the experimental teaching of science". In Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. Edições Hipótese, 2018.
  5. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.. "Formação inicial de professores para o ensino das ciências nos primeiros anos em Portugal". In Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha, editado por Cachapuz, A.; Neto, A. S.; Fortunato, I., 179-198. São Paulo, Brasil: Edições Hipótese, 2018.
  6. Rodrigues, Ana V.; João, Patrícia; Martins, Isabel P.. "Exploring Rocks and Minerals: An Experience of Integrated Educational Approach". In Geoscience Education, editado por Clara Vasconcelos, 103-131. Suiça: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-43319-6_7
  7. Martins, Isabel P.; Ferreira, Ângelo. "Ensinar e aprender em Português em Timor-Leste: o caso do ensino secunda´rio geral". UA Editora, 2015.
  8. "Formação Inicial de Professores – um debate inacabado". Portugal, 2015.
  9. Martins, Isabel P.; Ferreira, Ângelo. "A Reestruturac¸a~o Curricular do Ensino Secunda´rio Geral em Timor-Leste: um caso de cooperac¸a~o da Universidade de Aveiro no domi´nio da educac¸a~o". Universidade de Aveiro, 2013.
  10. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Perfil de ensino de professores de ciências: contributos empíricos para a validação de um referencial teórico.". In Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias, editado por Membiela, P.; Cerebreiros, M. I., 413-417. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2012.
    Publicado
  11. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Perfil de ensino de professores de ciências de nível secundário: Construção de um referencial teórico". In Educação em Ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania, Actas XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, editado por Leite, Laurinda; Afonso, Ana S.; Dourado, Luís; Vilaça, Teresa; Morgado, Sofia; Almeida, S., 185-198. Universidade do Minho, 2011.
    Publicado
  12. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Modelo de Supervisão da Prática pedagógica na Formação Inicial de professores de Ciências: uma ponte entre a teoria e a prática". In Particular e o global no virar do milénio: cruzar saberes em Educação, editado por Fernandes, Margarida, 945-957. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri / Sociedade Portuguesa de Educação, 2000.
    Publicado
Edição de livro
  1. Teixeira, Filomena; Frias, Ana; Silveira, Susana; Vaz, Dulce; Morgado, José; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Bortolozzi, Ana Cláudia; et al. The VII International Congress on Sexuality and Sexual Education: Gender, Sexual Diversity and Human Rights - Abstracts Book -. Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra. 2023.
    Publicado
  2. Bortolozzi, Ana Cláudia; Rossi, Célia Regina; Teixeira, Filomena; Chagas, Isabel; Martins, Isabel P.; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira; Melo, Sonia; Vilaça, Teresa. Anais do VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES): paradigmas e horizontes no mundo em transformação. [Proceedings of the 6th International Congress on Sexuality and Sex Education (CISES): paradigms and horizons in a changing world.]. São Paulo, Brasil: Gradus Editora. 2021.
  3. Bortolozzi, Ana Cláudia; Marçal Ribeiro, Paulo Rennes; Teixeira, Filomena; Chagas, Isabel; Vilaça, Teresa; Mendes, Patrícia, O.S.P; Melo, Sónia M. M.; Rossi, Célia Regina; Martins, Isabel P.. Autor correspondente: Bortolozzi, Ana Cláudia. Questões sobre Sexualidade e Educação Sexual: novos paradigmas e horizontes. Bauru, Brasil: Gradus Editora. 2021.
    Publicado
  4. Vilaça, Teresa; Bortolozzi, Ana Cláudia; Rossi, Célia Regina; Teixeira, Filomena; Chagas, Isabel; Martins, Isabel P.; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira. Interação, interdependência e interseccionalidade em sexualidade e educação sexual: (In)visibilidades e desafios em investigação e prática. [Interaction, interdependence and intersectionality in sexuality and sex education: (In)visibilities and challenges in research and practice]. Portugal: Centro de Investigaça~o em Estudos da Criança (CIEC) Instituto de Educaça~o, Universidade do Minho.. 2020.
  5. Martins, I. P.. Percursos de Investigação em Educação no CIDTFF: um itinerário pelas lições de agregação. [Research paths in Education at CIDTFF: a journey through the lessons of aggregation]. Portugal: UA Editora. 2019.
  6. Mariano Martín Gordillo; Martins, I. P.. Ciencia cordial: Un desafío educativo. [Friendly science: An educational challenge.]. Espanha: Catarata. 2018.
  7. Ribeiro, P.R.M.; Maia, A.C.B.; Rossi, C.R.; Teixeira, F.; Chagas, I.; Martins, I.; Figueiró, M.N.D.; Melo, S.M.de M.; Vilaça, T.. Sexualidade, Género e Educação Sexual: Diálogos Brasil - Potugal. Araraquara, S.P., Brasil: Publicações CIEd: Padu Aragon. 2014.
    Publicado
  8. Filomena, T.; Martins, I. P.; Ribeiro, P.R.M.; Chagas, I.; Maia, A.C.B.; Vilaça, T.; Maia, A. F.; Rossi, C.R.; Melo, S.M. de M.. Sexualidade e Educação Sexual: Politicas Educativas, Investigação e Práticas. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. 2010.
    Publicado
Livro
  1. Bortolozzi, Ana Cláudia; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Teixeira, Filomena; Chagas, Isabel; Vilaça, Teresa; Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira; Melo, Sonia Maria Martins de; Rossi, Célia Regina; Martins, Isabel P.. Questões sobre gênero : novos paradigmas e horizontes. [Gender issues: new paradigms and horizons]. Gradus Editora. 2021.
  2. Vilaça, Teresa; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Rossi, Célia Regina; Teixeira, Filomena; Chagas, Isabel; Martins, Isabel P.; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira. Programme and abstracts of the 5th International Conference on Sexuality and Sexual Education: Interaction, Interdependence and Intersectionality. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2019.
  3. Martins, Isabel P.; Vieira, Rui Marques. Novos desafios societais no ensino das ciências e tecnologia: programa completo e resumos do V Seminário Ibero-Americano CTS e IX Seminário CTS. UA Editora. 2016.
  4. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Sá, P.. Explorando a complexidade... do corpo humano. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2012.
  5. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Sá, P.. Explorando Interacções... Sustentabilidade na Terra. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2010.
  6. Martins, I. P.; Veiga, L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Pereira, S.. Despertar para a Ciência... Actividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa, Portugal: Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC. 2009.
  7. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando... Mudanças de Estado Físico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2008.
  8. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando a Electricidade... Lâmpadas, Pilhas e Circuitos. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2008.
  9. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando a Luz... Sombras e Imagens. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2007.
  10. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Couceiro, F.. Explorando plantas... Sementes, Germinação e Crescimento. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2007.
  11. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Explorando objectos... Flutuação em Líquidos. Guião Didáctico para Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2006.
  12. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. Educação em Ciências e Ensino Experimental ¿ Formação de Professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação ¿ DGIDC. 2006.
Manual
  1. Martins, Isabel P.; Ferreira, Ângelo; Moreira, Gillian; Santos, Conceição; Ramos, Ana Margarida. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste. Timor - Leste. 2010.
  2. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. Guião de exploração didática do Courseware Sere - O Ser Humano e os recursos naturais. Portugal. 2009.
Poster em conferência
  1. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.. "Formação inicial de professores e inovação no ensino das Ciências". Trabalho apresentado em Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA, 2020.
  2. Martins, I. P.; Ferreira, Ângelo; Oliveira, A. L.; Ramos, Ana Margarida. "Cooperação Portugal - Timor-Leste na Educação: O Caso da Universidade de Aveiro (2009-2018). [Portugal - East Timor Cooperation in Education: The Case of the University of Aveiro (2009-2018)]". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação. [III CIDTFF Forum: 25 years of research in education], 2019.
  3. Martins, I. P.; Teixeira, Filomena; Celina Tenreiro Vieira; Vieira, Rui Marques; Rodrigues, A. V.; Fernanda Couceiro; Veiga, M. L.. "O PFEEC em Portugal e na UA Impacte(s) e Implicações. [The PFEEC in Portugal and at the AU Impact(s) and Implications.]". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação. [III CIDTFF Forum: 25 years of research in education], 2019.
  4. Martins, I. P.; Vieira, Rui Marques; Fátima Paixão. "Construindo uma comunidade Ibero-americana CTS de Educação em Ciências. [Building an Ibero-American CTS Science Education Community.]". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação. [III CIDTFF Forum: 25 years of research in education], 2019.
  5. Martins, I. P.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Viera, R.; Rodrigues, A. V.; Couceiro. F.. "O PFEEC em Portugal e na UA". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de Investigação em Educação, 2019.
  6. Cachapuz, A.; Costa, N.; Martins, I.; Loureiro, J.; Marques, L.; Praia, J.; Bettencourt, Teresa. "Ensino das Ciências e Mudança Conceptual: Estratégias Inovadoras de Formação de Professores.". Trabalho apresentado em Forum de Projectos de Inovação e Investigação, 1995.
Prefácio / Posfácio
  1. Isabel P. Martins. "Prólogo [Prologue]". Prefácio para Pensamento crítico na educação em ciências: Percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos., 7-10. Editora Livraria da Física. 2021.
Recurso online
  1. Sá, P.; Peixinho, J.; Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.. Recursos Educativos Digitais (RED). O meu Dia. Sustentabilidade me Jogo.. 2022. https://redge.dge.mec.pt/ilha/cie1/.
  2. Rodrigues, A. V.; Teixeira, F.; Peixinho, J. P.; Silva, C. S.; Martins, I. P.; Sá, P.; Couceiro, F.; Vieira, R.M.; Vieira, C. T.. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Corpo humano. Ilha Periscópio.. 2022. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2Fypj1LwDdGE34nXc8kuvL%2F1&sa=D.
  3. Rodrigues, A. V.; Teixeira, F.; Silva, C. S.; Peixinho, J. P.; Vieira, R.M; Vieira, C. T.; Martins, I. P.; Sá, P.; Couceiro, F.. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Plantas. Ilha Periscópio.. 2022. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2FpciV8dC8hQ5lD7KpkzqM%2F1&sa=D.
  4. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como é que a partir de uma parte constituinte da planta se origina uma nova planta?. 2022.
  5. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como é que a partir das sementes se origina uma nova planta?. 2022.
  6. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que fatores podem influenciar a germinação de sementes?. 2022.
  7. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que fatores podem influenciar o crescimento das plantas?. 2022.
  8. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como é constituído o esqueleto?. 2022.
  9. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como é o nosso corpo de fora para dentro?. 2022.
  10. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Como é que cada um de nós surgiu? [Vídeo]. 2022.
  11. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. De onde vem e para onde vai o sangue? [Vídeo]. 2022.
  12. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Para onde vai o que comemos e bebemos? [Vídeo]. 2022.
  13. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Como e para que é que respiramos? [Vídeo]. 2022.
  14. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Como é constituído o nosso esqueleto? [Vídeo]. 2022.
  15. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Como é o nosso corpo de fora para dentro? [Vídeo]. 2022.
  16. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. A reprodução das plantas [Vídeo]. 2022.
  17. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Martins, I. P.. Feira dos desafios! [jogo digital]. Ilha Periscópio.. 2022.
  18. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. O meu corpo: expedição ao corpo humano [jogo digital]. Ilha Periscópio.. 2022.
  19. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.,; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Esqueleto à tua medida! [Jogo analógico]. 2022.
  20. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Avental de órgãos! [Jogo analógico]. 2022.
  21. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. Ossos em jogo! [Jogo analógico].. 2022.
  22. Rodrigues, A. V.; Silva, P. C.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.. Partes de plantas (como arrumá-las?) [Jogo analógico]. 2022.
  23. Rodrigues, A. V.; Silva, P. C.; Peixinho, J. P; Martins, I. P.. Plantas no tabuleiro (partes que comemos) [Jogo analógico]. 2022.
  24. Rodrigues, A. V.; Silva, P. C.; Peixinho, J. P; Martins, I. P.. Plantas em jogo II (usos) [Jogo analógico]. 2022.
  25. Rodrigues, A. V.; Silva, P. C.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.. Plantas em jogo I (classificação) [Jogo analógico]. 2022.
  26. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, C. S.; Teixeira, F.; Vieira, R.M.; Vieira, C. T.; Couceiro, F.. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Mudanças de estado físico. Ilha Periscópio.. 2021. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2FDmFo6DCtnouAmw0TvlKO%2F1&sa=D.
  27. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P; Vieira, R.M.; Vieira, C. T.; Silva, C. S.; Teixeira, F.; Vaz, D.; Couceiro, F.. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Flutuação. Ilha Periscópio.. 2021. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2FQAAJlAG4gJGrIGnpWKuo%2F1&sa=D.
  28. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.; Vaz, D.; Vieira, R.M.; Vieira, C. T.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Couceiro, F.. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Eletricidade. Ilha Periscópio. 2021. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2Fwpi1iAXHMzsWukbjK7f0%2F1&sa=D.
  29. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.; Silva, C. S.; Teixeira, F.; Couceiro, F.; Vieira, R. M.; et al. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Luz, sombras e imagens. Ilha Periscópio.. 2021. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2Fxrs1dymA5DZ2K12OJQxr%2F1&sa=D.
  30. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água?. 2021.
  31. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado?. 2021.
  32. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Pode recuperar-se um material após a sua dissolução em água?. 2021.
  33. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: No escuro, será que conseguimos ver todos os objetos?. 2021.
  34. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: O que acontece à luz quando incide em diferentes materiais?. 2021.
  35. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que fatores influenciam o tamanho da sombra de um objeto?. 2021.
  36. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Será que a imagem de um objeto é igual em qualquer tipo de espelho?. 2021.
  37. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Quantas imagens de um objeto se formam com dois espelhos planos em posições distintas?. 2021.
  38. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que objetos usam energia elétrica para funcionar?. 2021.
  39. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Sugestão de preparação de um kit didático. 2021.
  40. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como fazer acender uma lâmpada?. 2021.
  41. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como ligar duas ou mais lâmpadas a uma ou mais pilhas?. 2021.
  42. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como fazer funcionar um motor ou uma buzina com pilhas e fios?. 2021.
  43. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como podemos fazer para ligar/desligar a lâmpada, motor ou buzina?. 2021.
  44. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que materiais são bons de corrente elétrica?. 2021.
  45. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: O que acontece quando colocamos objetos distintos em água?. 2021.
  46. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que fatores influenciam a flutuação de um objeto maciço em água?. 2021.
  47. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como podemos fazer flutuar um objeto que afunda em água?. 2021.
  48. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como podemos fazer afundar um objeto que flutua em água?. 2021.
  49. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: A flutuação de um objeto depende do tipo de líquido onde o colocamos?. 2021.
  50. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como se distinguem os sólidos dos líquidos?. 2021.
  51. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: O que acontece ao estado físico dos materiais se alterarmos a temperatura em que se encontram?. 2021.
  52. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Como podemos simular o ciclo da água?. 2021.
  53. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Podemos transformar água líquida em água sólida?. 2021.
  54. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: A água em estado líquido é mais pesada do que a água em estado sólido? E ocupa mais espaço?. 2021.
  55. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que fatores podem influenciar o tempo de fusão do gelo?. 2021.
  56. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-dicas: Que fatores podem influenciar o tempo de evaporação da água?. 2021.
  57. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.; Teixeira, F.; Martins, I. P.. A constituição das plantas [Vídeo]. 2021.
  58. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.. O ciclo da água [Vídeo]. 2021.
  59. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Vaz, D.. O caminho da energia elétrica [Vídeo]. 2021.
  60. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Podemos recuperar um material após a sua dissolução em água? (sistematização) [Vídeo]. 2021.
  61. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (sistematização parte 2) [Vídeo]. 2021.
  62. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (análise de dados e comunicação parte 2) [Vídeo]. 2021.
  63. Rodrigues, A. V.; Martins, I.P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (experimentação parte 2) [Vídeo]. 2021.
  64. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (planificação parte 2) [Vídeo]. 2021.
  65. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (sistematização parte 1) [Vídeo]. 2021.
  66. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (análise de dados e comunicação parte 1) [Vídeo]. 2021.
  67. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (experimentação parte 1) [Vídeo]. 2021.
  68. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (planificação parte1) [Vídeo].. 2021.
  69. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Que fatores influenciam o tempo de dissolução de um rebuçado? (contextualização) [Vídeo].. 2021.
  70. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água? (sistematização) [Vídeo]. 2021.
  71. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água? (análise de dados e comunicação) [Vídeo]. 2021.
  72. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água? (experimentação) [Vídeo]. 2021.
  73. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água? (planificação) [Vídeo]. 2021.
  74. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, P. C.. Vídeo-aula: Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água? (contextualização) [Vídeo]. 2021.
  75. Sá, P; Peixinho, J. P.; Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.. O meu dia: sustentabilidade em jogo [jogo digital]. Ilha Periscópio. 2021.
  76. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.. Funciona a energia elétrica ou não? [Jogo analógico]. 2021.
  77. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J. P.; Silva, C. S.; Vaz, D.; Couceiro, F.; Teixeira, F.; et al. Conteúdos de apoio ao ensino de ciências no 1º CEB: Dissolução. Ilha Periscópio.. 2020. https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fredge.dge.mec.pt%2Filha%2Fperiscopio%2Fsection-list%2F1qhZnlIK88toaki69BdW%2F1&sa=D.
  78. Sá, P.; Peixinho, J. P.; Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.. Lanche sustentável [leque pegada hídrica] [Jogo analógico]. 2020.
Relatório
  1. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.. 2022. Recursos Educativos Digitais para o 1.º CEB. Relatório Final RED_Ciências 2018-2022 (POCH-04-5267-FSE-000124).
  2. Martins, I. P.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Sá, P.; Ana V. Rodrigues; Teixeira, F.; Couceiro, F.; Veiga, M. L.; Neves, C.. 2012. Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito nacional - Relatório Final.
  3. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2010. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório Anual 2009-2010.
  4. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2009. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório de progresso 2008-2009.
  5. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2008. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ Relatório Final 2006-2008.
  6. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2007. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ 2º Relatório de Progresso 2006-2007.
  7. Martins, I. P.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Vieira, C.; Vieira, R. M.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.. 2007. Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ¿ 1º Relatório de Progresso 2006-2007.
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, A. V.; Joana P. Peixinho; Silva, Patrícia Christine; Isabel P. Martins. "Vídeos-Dicas: recurso educativo para professores do 1º CEB de apoio ao ensino experimental das ciências". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas | V International Seminar on Science Education, 2022.
  2. Ana Valente Rodrigues; Joana Isabel Pinheiro Peixinho; Silva, Patrícia Christine; Isabel P. Martins. "Video-Tips: educational resource for 1st CEB teachers to support experimental science teaching". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas|V International Seminar on Science Education, Castelo Branco, 2022.
    Publicado
  3. Rodrigues, A. V.; Peixinho, J. P.; Martins, I. P.. "Exploring flotation of objects in liquids: A teaching and learning sequence for primary school". Trabalho apresentado em ESERA 2021 Fostering scientific citizenship in an uncertain world, Braga, 2021.
    Publicado
  4. Ana V. Rodrigues; Martins, I. P.. "An Integrated Science Education Center in an Innovator Primary School". Trabalho apresentado em International Conference "New Perspectives in Science Education", 2012.
  5. Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Bartolomeu, I.; Martins, I. P.. "Formal and non formal science education: primary teachers¿ training programmme". Trabalho apresentado em ASE Annual Conference 2010, 2010.
  6. Couceiro, F.; Ana V. Rodrigues; Bartolomeu, I.; Martins, I.P.. "Exploring the Solar System, Rocks and Minerals: Integrated Educational Approach". Trabalho apresentado em ASE Annual Conference 2010, 2010.
  7. Bartolomeu, I.; Ana V. Rodrigues; Couceiro, F.; Martins, I.P.. "A Science Space Integrated into an Innovative Primary School". Trabalho apresentado em ASE Annual Conference 2010, 2010.
  8. Martins, I. P.; Couceiro, F.; Ana V. Rodrigues. "A Educação CTS através do tema Objectos e Materiais. Concepção, exploração e avaliação de Recursos Didácticos para os primeiros anos de escolaridade". Trabalho apresentado em III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, 2004.
  9. Ana V. Rodrigues; Soares, C.; Guerra, S.; Martins, I. P.. "A Germinação no 1.º Ciclo do Ensino básico". Trabalho apresentado em IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, 2001.
  10. Martins, I. P.; Ana V. Rodrigues; Guerra, S.; Andrade, S.; Couceiro, F.. "Learning Chemistry in Primary School: Materials, their Properties and Transformations". Trabalho apresentado em ASE Annual Meeting, 2001.
  11. Martins, I. P.; Couceiro, M. F.; Soares, C.; Ana V. Rodrigues. "Do Laboratório de Didática das Ciências à Inovação no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Educação em Ciências. VIII Encontro Nacional, 2000.
Tese / Dissertação
  1. Teixeira, Filomena. "Reprodução humana e cultura científica : um percurso na formação de professores. [Human reproduction and scientific culture: a journey through teacher training]". Doutoramento, 1999. http://hdl.handle.net/10400.26/47907.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Exposição "E se Mendeleev estivesse aqui?" [Exhibition "What if Mendeleev were here?"]. 2019.
Programa de rádio / tv
  1. Ambrósio, Susana; Araújo e Sá, Maria Helena. 2023. "Episódio 10 - Educação para a Ciência. [Episode 10 - Science Education]". Educação à Escuta.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2021. "Explorando objetos e materiais da Universidade de Aveiro".
    Registada

Outros

Outra produção
  1. O Ensino Secundário em Timor-Leste: do Currículo à Formação de Professores. 2017. Isabel P. Martins; Ângelo Ferreira; Ana Luísa Oliveira; Ramos, Ana Margarida; Raimundo Neto; Antoninho Pires. https://www.ua.pt/file/46571.
Software
  1. Rodrigues, A. V.; Sá, P.; Peixinho, J.; Martins, I. P.; Vieira, R. M.; Tenreiro-Veira, C.. "Recursos Educativos Digitais (RED). Conceção e desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos digitais do tema Sustentabilidade.". 2022.
  2. Rodrigues, A. V.; Martins, I. P.; Peixinho, J.; Silva, P. C.; Vaz, D.; Couceiro, F.; Sá, P.. "Recursos Educativos Digitais (RED). Conceção e desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos digitais do tema Dissolução.". 2022.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/19 Intervenção no Debate: De que Educadores e Professores precisamos? (Organização: Conselho dos Centros de Investigação em Ciências e Políticas de Educação) | Intervention in the Debate: What Educators and Teachers do we need? (Organized by the Council of Research Centres in Educational Sciences and Policies) (https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=56496)
(Lisboa, Portugal)
2023/02/08 “Universidade e Sociedade, que Relação?" (Encontro Aberto com a Comunidade do Conselho Geral da Universidade de Aveiro) | "University and Society, What Relationship?" (Open Meeting with the Community of the General Council of the University of Aveiro) (https://www.ua.pt/pt/encontroaberto/programa) Encontro Aberto com a Comunidade do Conselho Geral da Universidade de Aveiro
(Aveiro, Portugal)
2022/11 Educação, Ciência e Tecnologias: desafios na Formação de Professores (conferência a convite) | Education, Science and Technology: Challenges in Teacher Training (invited lecture) VII Encuentro de Educadores e Investigadores en Educación en Tecnología – nuevas realidades, nuevos desafios. | VII Meeting of Educators and Researchers in Technology Education - new realities, new challenges.
Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá , Colômbia)
2022/11 Ciência, Ensino de Ciências e Educação CTS / CTSA | Science, Science Teaching and CTS / CTSA Education Encontro Internacional VPCT 2022 | VPCT International Meeting 2022
UTAD (Vila Real, Portugal)
2022/10/15 Aprendizagens Essenciais no Currículo dos Cursos Profissionais do Ensino Secundário: o que são e como usar. (Conferência a convite) | Essential Learnings in the Curriculum of Secondary Vocational Courses: what they are and how to use them. (Conference by invitation) Seminário Educação e Formação Profissional – Presente e Futuro
(Leiria, Portugal)
2022/09 Educação CTS versus tendências STEAM. | CTS education versus STEAM trends. II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas & V Internacional Seminar on Science Education | II Meeting Supervision and Evaluation in the Life of Schools & V International Seminar on Science Education
ESE IPCB (Castelo Branco, Portugal)
2022/09 Video-Tips: educational resource for 1st CEB teachers to support experimental science teaching. III Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas | V International Seminar on Science Education
(Castelo Branco, Portugal)
2021/10 Educação e formação de professores em tempos de pandemia. (Conference) [Education and teacher training in times of pandemic. (Conference)] VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual. [VI International Congress on Sexuality and Sex Education.]
2021/09/22 Movimento CTS e Pensamento Crítico na Educação em Ciências. (Conferência) [The CTS Movement and Critical Thinking in Science Education. (Conference)] I Ciclo de Palestras on-line sobre Educação CTS. [I Cycle of online lectures on CTS education.]
2021/09 Educação em Ciências: balanço e perspetivas (Painel). [Science education: balance and prospects. (Panel)] XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIX ENEC - National Meeting on Science Education) & IV International Seminar on Science Education (IV ISSE)
(Coimbra, Portugal)
2021/09 A Pegada Ecológica em Jogo: Uma Exploração Didática para os Primeiros Anos. [The Ecological Footprint at Play: A Didactic Exploration for the Early Years.] XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias. [XI International Congress on Research in Science Didactics.]
2021/06 Exploring flotation of objects in liquids: A teaching and learning sequence for primary school. ESERA – Conference of the European Science Education Research Association
2021/04 Ensino e aprendizagem nas Ciências da Terra e Ciências da Vida / Currículo vertical - tendências e perspetivas. (Conferência) [Teaching and learning in Earth and Life Sciences / Vertical curriculum - trends and perspectives. (Conference)] X Congresso da APPBG – Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia – “Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagens e Avaliação: Tendências e Perspetivas”. [X Congress of the APPBG - Portuguese Association of Biology and Geology Teachers - "Earth Sciences and Life S...]
2021 Cultura científica e ensino de ciências: velhos e novos desafíos. [Scientific culture and science teaching: old and new challenges.] Congreso Internacional "Culturas de la ciencia y la tecnología: praxeología de la cultura científica". [International Congress "Cultures of science and technology: praxeology of scientific culture".]
(Oviedo, Espanha)
2020/11 As duas primeiras décadas do século XXI: caminhos da Ciência, da Tecnologia e da Educação em Ciências (Conferencia de Clausura). [The first two decades of the 21st century: paths for Science, Technology and Science Education (Closing Lecture).] VII Seminario Iberoamericano CTS – Veinte años de avances y nuevos desafíos en la Educación CTS para el logro de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). [VII Ibero-American STS Seminar - Twenty years of progress and new challenges in STS Education for the achievement of the Sustainable Develo]
(Valência, Espanha)
2020/11 Tabela Periódica, Mendeleev e educação CTS – o caso de uma exposição pública. [The Periodic Table, Mendeleev and CTS education - the case of a public exhibition.] VII Seminario Iberoamericano CTS ¿ Veinte años de avances y nuevos desafíos en la Educación CTS para el logro de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). [VII Ibero-American STS Seminar - Twenty years of progress and new challenges in STS Education for the achievement of the Sustainable Develo]
(Valência, Espanha)
2020/09 A importância da compreensão pública da ciência para a cidadania num mundo sustentável (Conferência Plenária). [The importance of public understanding of science for citizenship in a sustainable world (Plenary Conference).] V CIECITEC – V Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. A Educação Científica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. [ V CIECITEC - V International Congress on Scientific and Technological Education. Science Education and the Sustainable Development Goals.]
(Santo Ângelo, Brasil)
2019/10/30 Cultura científica e tecnológica para todos: um objetivo ou um mito da escola? [Scientific and technological culture for all: a school goal or a myth?] Congreso Internacional “Cultura científica y tecnológica en la sociedad digital”. [International Congress "Scientific and technological culture in the digital society".]
(Oviedo, Espanha)
2018/11/30 Educação, Currículo e Formação de Professores: O caso do Projeto Formar Mais. | Education, Curriculum and Teacher Training: The case of the Formar Mais Project. Seminário Final do Projeto “Formar Mais”. INFORDEPE
(Díli)
2018/11/10 Os Professores de C&T e a sua formação: direito ou obrigação? (Conferência Plenária apresentada a convite) | S&T teachers and their training: right or obligation? (Plenary Conference presented by invitation) Encontro Internacional VPCT 2028 | VPCT 2018 International Meeting
(Vila Real, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - Atual IX Seminário Ibero-americano CTS - IX SIACTS (https://cts.eventqualia.net/pt/2024/inicio/) (2024/07/08 - 2024/07/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2024 IX Seminário Ibero-americano CTS - IX SIACTS (https://cts.eventqualia.net/pt/2024/inicio/) Universidade de Aveiro & online, de 8 a 10 julho de 2024

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023 - Atual Evaluadora del CAP de Investigación servicio de evaluación de propuestas del Concurso Anual de Investigación CAP - 2023. Oficina de Monitoreo Estratégico y Administrativo, Vicerrectorado de Investigación, Pontificia Universidad Católica del Perú | Evaluator of the CAP Research proposal evaluation service of the Annual Research Competition CAP - 2023. Office of Strategic and Administrative Monitoring, Vice-rectorate of Research, Pontificia Universidad Católica del Perú (https://investigacion.pucp.edu.pe/)
Avaliador
Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Consultora científica do Projeto Aprendizagens Essenciais, Ensino Básico (Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho) e Ensino Secundário (Despacho n.º 8476-A/2018 , de 31 de agosto), da Direção-Geral da Educação (Portugal). | Scientific consultant for the Essential Learning Project, Basic Education (Order no. 6944-A/2018, of July 19) and Secondary Education (Order no. 8476-A/2018, of August 31), of the Directorate-General for Education (Portugal). https://dre.pt/application/file/a/115742277 https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/ESe

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/05 - Atual Chá das cinco-hotel alboi Percurso profissional e 18 anos de Timor-Leste como país independente.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Presidente eleita da AIA-CTS - Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciências. | Elected President of "AIA-CTS - Ibero-American Association Science-Technology-Society in Science Education" (https://aia-cts.web.ua.pt/) Presidente eleita | Elected President
Distinções

Prémio

2017 Prémio Ciência Viva Montepio Educação 2017. [Montepio Educação Ciência Viva Award 2017]
Ciência Viva, Portugal

Outra distinção

2016 Mulheres na Ciência. [Women in Science]
Ciência Viva, Portugal