???global.info.a_carregar???
Professora Catedrática da Universidade do Minho (Instituto de Educação, Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão). Doutorada em Educação. Principais áreas de atuação: educação em línguas, formação de professores, supervisão pedagógica e pedagogia universitária. Coordenação de cursos/ áreas de especialização na Universidade do Minho, em programas de mestrado e doutoramento de formação inicial e especializada de professores. Participação em comissões de avaliação no ensino superior, de âmbito nacional (Avaliação de cursos - A3ES) e local (Avaliação do Desempenho Docente no Instituto e Educação da Universidade do Minho). Colaboração com o IAVE (Instituto de Avaliação Educativa). Membro do Centro IDEA-UMinho (Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem na Universidade do Minho) de 2017 a 2023. Membro do Conselho Nacional de Educação desde 2022, onde coordena a Comissão Especializada Permanente "Inovação Pedagógica nas Escolas". [Full professor at the University of Minho (Braga, Portugal), Institute of Education. Main research fields: language teacher education, teacher education, pedagogical supervision, and pedagogy in HE. Coordination of pre-service and post-graduate teacher education programmes. Participation in national expert programme assessment committees (A3ES) and in faculty assessment committees at the Institute and Education. Collaboration with IAVE (Institute for Educational Assessment). Member of the IDEA-UMinho Center (Center for Innovation and Development of Teaching and Learning at the University of Minho) from 2017 to 2023. Member of the National Education Council since 2022 as coordinator of the Permanent Specialized Committee "Pedagogical Innovation in Schools".]
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Flávia Vieira

Nomes de citação

  • Vieira, Flávia

Identificadores de autor

Ciência ID
7711-1576-9672
ORCID iD
0000-0002-6932-4009
Scopus Author Id
55774381100

Endereços de correio eletrónico

  • flaviav@ie.uminho.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Ciências da Educação - Metodologias da Educação (Título de Agregado)
Especialização em Metodologias da Educação
Universidade do Minho, Portugal
Aprovada
1997
Concluído
Educação - Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Especialização em Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras
Universidade do Minho, Portugal
Muito Bom com Distinção e Louvor
1989
Concluído
Educação - Didáctica do Inglês (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
Muito Bom
1977 - 1982
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português-Inglês (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2002 - 2009 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1997 - 2002 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1989 - 1997 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1984 - 1989 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/09 - 2023/08 Enhancing equity, agency, and transparency in assessment practices in higher education (EAT)
Investigador
European Union
Concluído
2022 - 2023 Assessoramento pedagógico universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional / Supporting teaching at university: singularities and commonalities in an international context
21/04356-0
Investigador
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2020 - 2021 Inovação da pedagogia no ensino superior em Portugal / Pedagogical innovation in higher education in Portugal
CIEd - Centro de Investigação em Educação
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2019 - 2020 Balanço de 10 anos do modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da UMinho (2008/09- 2017/18) / Evaluating the practicum model of Teaching Masters at the University of Minho (2008/09-2017/18)
CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2018 - 2020 TEYL in the practicum: mapping supervisory and teaching approaches (MAp)
Projeto CIEd e U.Nova Lisboa
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2016 - 2018 Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas nas IES / Faculty development units and the reconfiguration of pedagogical cultures in HEIs
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2014 - 2016 Qualidade e direito à educação superior: estratégias institucionais em tempos de globalização / Quality of and right to higher education: institutional strategies in a globalization era
Projeto Convénio CAPES/FCT - ref.ª FCT 2382/ CAPES 10371/13-3
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2015 Pensar e partilhar práticas de qualidade no ensino superior / Thinking about and sharing quality practices in higher education
Concurso FCT para Projetos de Partilha e Divulgação de Experiências com Inovação Didática
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2013 Políticas educativas y plurilingüismo en la escuela española: análisis comparado de modelos de enseñanza de las lenguas / Educacional policies and plurilingualism in Spanish schools: comparative analysis of language teaching models
Proyecto del Plan Nacional I+D+i (España).CEIBioTic UGR: Contrato 86 - 01-01-2013 - 31-12-2013
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2012 - 2013 Formação inicial de professores e educadores no IE. Círculo de estudos / Initial teacher education at the Institute of Education. Circle of Studies
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2010 - 2013 Potencial transformador da investigação na educação em línguas estrangeiras em Portugal / The transformative potential of research in foreign language education in Portugal
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2011 - 2012 Envolvimento na aprendizagem escolar: o que dizem as experiências dos professores e dos alunos? / Learner engagement in schools: what do the teachers' and students experiences tell us?
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2007 - 2011 Formação, supervisão e pedagogia: compreender e transformar contextos profissionais / Teacher education, supervision and pedagogy: understanding and transforming professional contexts
Projeto CIEd
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2007 - 2009 Transformar a pedagogia na universidade: refletir, (inter)agir, reconstruir/ Transforming pedagogy at university: reflecting, (inter)acting, reconstructing
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2007 - 2009 Representações da vida académica-um estudo na Universidade do Minho / Representations of academic life - a study at the University of Minho
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2006 - 2008 O que outros pensam de nós - representações do papel da Educação na formação docente / What others think about us - representations of the role of Education in teacher edication
Projeto CIEd
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2004 - 2007 EuroPAL -A European Pedagogy for Autonomous Learning. Educating modern language teachers through ICT
COMENIUS 2.1 Project No. 118668-CP-1-2004-1-ES-COMENIUS-C21
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2004 - 2006 Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade / Transforming pedagogy at university: conditions of (im)possibility
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2004 - 2006 Construção de competências de aprender a aprender / The construction of learning to learn competences
FCG-Programa de Apoio a Projectos de Pesquisa no Domínio Educativo 2003
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
1995 - 2005 A investigação-acção como estratégia de formação reflexiva de professores estagiários / Action research as a strategy for reflective student teacher education
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2002 - 2004 Transformar a pedagogia na universidade – experiências de investigação do ensino e da aprendizagem / Transforming pedagogy at university - experiences of research into teaching and learning
Financiamento Concurso CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2001 - 2002 Concepções de pedagogia universitária – um estudo na Universidade do Minho / Conceptions of pedagogy at university - a study at the University of Minho
Financiamento Concurso CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
1998 - 1999 A investigação-acção na supervisão em ensino do Inglês: para a (re)construção das teorias e práticas na formação de supervisores e professores estagiários / Action research in the supervision of English teaching
Projecto nº 52/98 – Medida 2 do SIQE
Projecto nº 52/98 Medida 2 do SIQE
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
1997 - 1999 Pedagogia para a autonomia: contextos e operacionalização / Pedagogy for autonomy: contexts and operationalization
Projecto nº 53/97 – Medida 2 do SIQE
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
1993 - 1996 Pedagogia para a autonomia - um projeto de formação profissional e experimentação pedagógica / Pedagogy for autonomy - a project for teacher development and pedagogical experimentation
PCSH/C/CED/305/92
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
1992 - 1993 Um estudo das concepções dos alunos futuros professores acerca do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira / A study of student teachers' views of teaching/ learning a foreign language
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
1991 - 1992 Um estudo de caracterização das Didácticas das Línguas em Portugal / A study to characterize Language Didactics in Portugal
Projeto SPCE
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. David, A. M., Vieira, F.. "Supervisão e inovação pedagógica: Um estudo na formação inicial de professores de Francês em Moçambique". Revista Portuguesa de Educação 31 1 (2024): e2402. http://doi.org/10.21814/rpe.33031.
    Publicado
  2. Ferreira, R., Vieira, F.. "A gamificação no ensino de inglês a crianças: Um projeto de investigação-ação em contexto formativo". PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6 1 (2023): 56-68. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4947.
    Publicado
  3. Vieira, Flávia; Mourão, Sandie; Andrade, Ana Isabel; Cruz, Mário; Reis-Jorge, José; Leslie, Carolyn; Orega, Maria Isabel; et al. "Primary English teacher education in Portugal: an exploratory study". European Journal of Teacher Education (2022): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2022.2132384.
    10.1080/02619768.2022.2132384
  4. Castro, M., Semião, F., Vieira, F.. "A investigação-ação ao serviço de uma pedagogia para a autonomia na formação contínua de professores de Inglês". Revista Estreiadiálogos 7 1 (2022): 44-58. https://www.estreiadialogos.com/_files/ugd/eb8d33_edb8c56a1460442dbfe920c1bb12c4f6.pdf.
    Publicado
  5. António, O. W. M., Vieira, F. "Vivências da supervisão de estágio – Um estudo em Angola". Indagatio Didactica 14 1 (2022): 187-203. https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29644.
    Publicado
  6. Vieira, Flávia; Flores, Maria Assunção; Coelho da Silva, José Luís; Almeida, Maria Judite; Vilaça, Teresa. "Inquiry-based professional learning in the practicum: Potential and shortcomings". Teaching and Teacher Education 105 (2021): 103429. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2021.103429.
    10.1016/j.tate.2021.103429
  7. Pais-Vieira, Luísa; Vieira, Flávia; Costa, Jorge Alexandre. "A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto do estágio". Revista Portuguesa de Educação 34 1 (2021): http://dx.doi.org/10.21814/rpe.19604.
    10.21814/rpe.19604
  8. Vieira, Flávia. "Formar professores para a investigação pedagógica: O caso do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal". Revista Estreiadiálogos 6 1-2 (2021): 15-33. https://www.estreiadialogos.com/revista.
    Publicado
  9. Vieira, Flávia; Silva, José Luís Jesus Coelho da; Vilaça, Maria Teresa Machado. "Formação de professores baseada na investigação pedagógica". Educação em Perspectiva 11 (2020): e020012. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060.
    10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060
  10. Vieira, Flávia. "Pedagogy of experience in teacher education for learner and teacher autonomy". Profile: Issues in Teachers´ Professional Development 22 1 (2020): 143-158. http://dx.doi.org/10.15446/profile.v22n1.78079.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15446/profile.v22n1.78079
  11. Vieira, Flávia; Flores, Maria Assunção; Almeida, Maria Judite. "Avaliando o modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho: Entre a qualidade desejada e a qualidade percebida". Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 22 2 (2020): 231-247. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/issue/view/1455.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Hornink, G.; Vieira, F.; Costa, M. J.. "Reconfiguring a T&L centre to support the transition to emergency remote learning: Key findings from the IDEA centre, University of Minho". eucen Studies. eJournal of University Lifelong Learning 4 1 (2020): 37-44. https://eucenstudies.eucen.eu/ejournal/seminar-across-atlantic2020/.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Manuel Jiménez Raya; Flávia Vieira. "Autonomy in Language Education". (2020): https://publons.com/wos-op/publon/65993866/.
    10.4324/9780429261336
  14. Lima, Samuel de Carvalho; Vieira, Flávia. "O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês". Revista Brasileira de Linguística Aplicada (2019): http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201915249.
    10.1590/1984-6398201915249
  15. Vieira, Flávia. "Condições e trajetos do desenho de projetos de investigação-ação no estágio da formação inicial de professores". Revista Estreiadiálogos 4 1 (2019): 27-40. https://www.estreiadialogos.com/n7.
    Acesso aberto
  16. Vieira, Flávia. "Formando professores reflexivos através da investigação no estágio". Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) 4 1 (2019): 47-67. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1394.
    Acesso aberto
  17. Cabral, Luciana; Vieira, Flávia; Teófilo, Aurora. "Expressive reading and dramatization of stories in Teaching English to Young Learners". CLELEjournal. Children’s Literature in English Language Education 7 1 (2019): 45-60. http://clelejournal.org.
    Acesso aberto
  18. David, Ana Maria; Vieira, Flávia. "Promoção da aprendizagem cooperativa em contexto de estágio: Um estudo na formação inicial de professores em Moçambique". Indagatio Didactica 11 4 (2019): 61-76. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10579.
    Acesso aberto
  19. Cunha, Carmén; Vieira, Flávia; Macedo, Ana Paula. "A construção de competências profissionais no contexto do estágio em Enfermagem". Campo Abierto. Revista de Educación 37 1 (2018): 93-106. https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263.
    Acesso aberto
  20. Vieira, Flávia. "Task-based instruction for autonomy: Connections with contexts of practice, conceptions of teaching, and professional development strategies". TESOL Quarterly 51 3 (2017): 693-715. http://dx.doi.org/10.1002/tesq.384.
    10.1002/tesq.384
  21. Cunha, C., Macedo, A.C., Vieira, F.; Cunha, Carmen; Macedo, Ana; Vieira, Isabel. "Nursing students’ perceptions of training processes in clinical supervision contexts". Revista de Enfermagem Referência IV Série 12 (2017): 65-74. http://dx.doi.org/10.12707/riv16072.
    Publicado • 10.12707/riv16072
  22. Vieira, Flávia. "Formação pós-graduada de professores: Construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática". Educar em Revista 63 (2017): 85-101. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49139.
    10.1590/0104-4060.49139
  23. Claudia Madruga Cunha; Flávia Vieira. "Apresentação". Educar em Revista 63 (2017): 13-17. https://doi.org/10.1590%2F0104-4060.49808.
    10.1590/0104-4060.49808
  24. Sudiran, Sudiran; Vieira, Flávia. "Learner-centred materials development in initial language teacher education". IOSR Journal of Research & Method in Education (IOSRJRME) 07 02 (2017): 70-79. http://dx.doi.org/10.9790/7388-0702037079.
    10.9790/7388-0702037079
  25. Monteiro, Inês; Vieira, Flávia. "Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola". Eduser - Revista de Educação 9 2 (2017): 51-62. https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/101.
    Acesso aberto
  26. Vieira, Flávia. "Investigação pedagógica na formação inicial de professores: Uma estratégia necessária e controversa". Estreiadialogos, 1 (2016): 21-39. https://www.estreiadialogos.com/n1.
    Acesso aberto
  27. Maria Inês Cardoso Vieira Monteiro; Flávia Vieira. "Finalidades da supervisão e perfil dos supervisores: um estudo de caso em Angola". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 199-199. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2015.0.06.545.
    10.17979/reipe.2015.0.06.545
  28. Vieira, Flàvia. "Para uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade". REDU. Revista de Docencia Universitaria 12 2 (2014): 23. http://dx.doi.org/10.4995/redu.2014.5638.
    10.4995/redu.2014.5638
  29. M. T. Stano, Rita De Cássia; Vieira, Flávia. "Pedagogia na universidade em transição: Reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal". Revista Diálogo Educacional 14 42 (2014): 605. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.ao05.
    10.7213/dialogo.educ.14.042.ao05
  30. Soares, Sandra Regina; Vieira, Flávia. "Aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional docente na universidade – Desafios, perspectivas e trajetórias de mudança". Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade 41 1 (2014): 165-177. https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834.
    Acesso aberto
  31. Fernandes, Isabel Sandra; Vieira, Flávia; Fernandes, I.S.; Vieira, F.. "Professional development as empowerment? The case of learning communities". The International Journal of Adult, Community, and Professional Learning 19 4 (2014): 1-16. http://doi.org/10.18848/2328-6318/CGP.
  32. Vieira, F.; Morgado, J.C.; Almeida, J.; Silva, M.; Sá, J.; Vieira, Flávia; Morgado, José Carlos; et al. "Representations of academic life: Institutional and personal values". Revista Electronica de Investigacion Educativa 16 2 (2014): 52-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84914179636&partnerID=MN8TOARS.
  33. Vieira, F.; Moreira, M.A.; Peralta, H.; Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo; Peralta, Helena. "Research in foreign language education in Portugal (2006-2011): Its transformative potential". Language Teaching 47 2 (2014): 191-227. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896341763&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S0261444813000529
  34. Vieira, Flávia. "A experiência educativa na formação inicial de professores". Atos de Pesquisa em Educação 8 2 (2013): 768-795. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p592-619.
    10.7867/1809-0354.2013v8n2p592-619
  35. Vieira, Flávia; Basto, Olga. "Em busca de uma avaliação mais educativa". Revista Meta:Avaliação 5 13 (2013): 98-125. http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/171.
    Acesso aberto
  36. Vieira, Flávia. "O professor como arquiteto da pedagogia na universidade". Revista Teias 14 33 (2013): 138-156. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24369.
    Acesso aberto
  37. Vieira, I.F.G.F.F.; De Sá Pinto Basto, O.M.. "Searching for a more educative evaluation,Em Busca de uma Avaliação mais Educativa". Meta: Avaliacao 5 13 (2013): 98-125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879342386&partnerID=MN8TOARS.
  38. Barbosa, I.; Vieira, F.; Barbosa, Isabel; Vieira, Flávia. "Making a difference in teacher education? A case study". International Journal of Learning in Higher Education 20 1 (2013): 31-43. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902281914&partnerID=MN8TOARS.
    10.18848/1447-9494/cgp/v20i01/48680
  39. van Hattum-Janssen, Natascha; Morgado, José Carlos; Vieira, Flávia; van Hattum-Janssen, N.; Morgado, J.C.; Vieira, F.. "Academic development as educational inquiry? Insights from established practices". International Journal for Academic Development 17 1 (2012): 33-45. http://dx.doi.org/10.1080/1360144x.2011.594511.
    10.1080/1360144x.2011.594511
  40. Vieira, Flávia. "A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional". Linguarum Arena 2 (2011): 9-25. https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/issue/view/295.
    Acesso aberto
  41. Vieira, Flávia. "Towards teacher and learner autonomy: Exploring a pedagogy of experience in teacher education". . Revista Canaria de Estudios Ingleses 61 (2010): 13-28. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/254216.
  42. Vieira, Flávia. "Enhancing pedagogy for autonomy through learning communities: making our dream come true?". Innovation in Language Learning and Teaching 3 3 (2009): 269-282. http://dx.doi.org/10.1080/17501220903404525.
    10.1080/17501220903404525
  43. Vieira, Flávia. "Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica". Educação & Sociedade 30 106 (2009): 197-217. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000100010.
    10.1590/s0101-73302009000100010
  44. Vieira, Flávia. "Developing the scholarship of pedagogy – Pathfinding in adverse settings". Journal of the Scholarship of Teaching and Learning (JoSoTL) 9 2 (2009): 10-21. https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/josotl/article/view/1722.
    Acesso aberto
  45. Vieira, Flávia. "Para uma pedagogia da experiência na formação pós-graduada de professores". Indagatio Didactica 1 1 (2009): 32-75. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4569.
    Acesso aberto
  46. Vieira, Flávia. "Em contracorrente. O valor da indagação da pedagogia na universidade". Revista Educação Sociedade e Culturas 28 (2009): 107-126. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educação-sociedade-culturas/edition/educação-sociedade-culturas-28.
    Acesso aberto
  47. Vieira, F.. "Towards a transformative vision of pedagogical supervision | Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica". Educacao e Sociedade 30 106 (2009): 197-217. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-68949215568&partnerID=MN8TOARS.
  48. Vieira, Flávia. "Reflective Teacher Development Towards Pedagogy for Autonomy in Schools: Promoting and Understanding Change through Pedagogical Inquiry". Challenges in teacher development: Learner autonomy and intercultural competence (2007): 147-167.
  49. Vieira, Flávia. "Transformar a pedagogia na universidade?". Currículo sem Fronteiras 5 1 (2005): 10-27. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/flavia1.pdf.
    Acesso aberto
  50. Vieira, Flávia. "Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores". Currículo sem Fronteiras 5 1 (2005): 116-138. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/flavia2.pdf.
    Acesso aberto
  51. Vieira, Flávia. "Pedagogic Quality at University: What teachers and students think". Quality in Higher Education 8 3 (2002): 255-272. http://dx.doi.org/10.1080/1353832022000031647.
    10.1080/1353832022000031647
  52. Vieira, Flávia. "The role of instructional supervision in the development of language pedagogy". Mélanges Pédagogiques 25 (2000): 31-40. http://www.atilf.fr/spip.php?article3469.
    Acesso aberto
  53. Vieira, Flávia. "Concepções de pedagogia universitária – Uma análise do questionário de avaliação do ensino ministrado na Universidade do Minho". Revista Portuguesa de Educação 13 2 (2000): 125-156. http://hdl.handle.net/1822/500.
  54. Vieira, Flávia. "Pedagogy and autonomy: Can they meet?". Revista Canaria de Estudios Ingleses 38 (1999): 13-35. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/8125.
    Acesso aberto
  55. Moreira, Maria Alfredo; Vieira, Flávia & Marques, Isabel. "Pre-service teacher development through action research". The Language Teacher 23 12 (1999): 15-18.
    Publicado
  56. Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Moreira, António; Sá, Cristina; Vieira, Flávia. "Para uma caracterização do estado actual da Didáctica das Línguas em Portugal: Alguns dados preliminares". Revista Portuguesa de Educação 5 5 (1992): 65-76.
  57. Vieira, Flávia. "Iniciativa e aprendizagem na aula de língua estrangeira". Revista Portuguesa de Educação 3 1 (1990): 81-92.
Capítulo de livro
  1. Vieira, F., Mourão, S., Andrade, A. I. & Simões, A. R. "Professional learning competences and tasks in Primary English teacher education curricula in Portugal". In Researching educational practises, teacher education and professional development for early language learning: Examples from Europe, 193-208. Routledge, 2024.
    No prelo
  2. Vieira, F., Silva, J. L., & Moreira, A.. "Inovação pedagógica no ensino superior português: As experiências dos professores". In Desafíos de la docencia universitaria actual, 405-416. Espanha, 2023.
    Publicado
  3. Vieira, Flávia. "A articulação investigação-ensino na formação inicial de professores: O caso dos mestrados em ensino pós-Bolonha da Universidade do Minho". In Desenvolvimento de atitudes - Experiências de formação de profissionais na universidade, 327-361. Brasil: UNEB, Série Práxis e Docência Universitária, 2021.
    Publicado
  4. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo. "From European to national policies in language education: Plurilingualism and the case of Portugal". In Insights into Language Education Policies, editado por M. Jiménez Raya; T. Lamb; B. Manzano Vázquez, 15-37. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2020.
    Publicado
  5. Vieira, Flávia. "Language teacher education for autonomy: The role of inquiry in practicum experiences". In Autonomy in language education: Theory, research and practice, editado por Jiménez Raya, M.; Vieira, F., 227-248. New York: Routledge, 2020.
    Publicado
  6. Jiménez Raya, Manuel; Vieira, Flávia. "Avenues for autonomy: concluding remarks". In Autonomy in language education: Theory, research and practice, 249-253. New York: Routledge, 2020.
    Publicado
  7. Vieira, Flávia; Barbosa, Isabel. "Trajetos de mudança na educação: Uma história de várias histórias". In Cenários de mudança na Educação, editado por F. Vieira, C. M. Cunha & M. A. Flores, 135-170. Curitiba: Editora Appris, 2020.
    Publicado
  8. Vieira, Flávia; Flores, Maria Assunção; Silva, José Luís Coelho; Almeida, Maria Judite. "Understanding and enhancing change in post-Bologna pre-service teacher education: Lessons from experience and research in Portugal". In Leading change in teacher education. Lessons from countries and education leaders around the globe, editado por T. A. Barwani; M. A. Flores; D. Imig, 41-57. Milton Park: Routledge, 2019.
  9. Vieira, Flávia; Silva, José Luís Coelho; Almeida, Maria Judite; Vieira, Cristina; Moreira, José António; Gonçalves, Susana. "Estruturas de apoio institucional ao ensino no contexto português". In Pedagogia no Ensino Superior: Coletânea de Estudos, editado por S. Gonçalves & C. Fidalgo, 59-79. Coimbra: Centro de Investigação e Estudos da pedagogia no Ensino Superior (CINEP), Instituto Politécnico de Coimbra, 2019.
  10. Vieira, Flávia; Vieira, Cristina; Moreira, José António; Silva, José Luís Coelho; Almeida, Maria Judite; Gonçalves, Susana. "Mudança pedagógica e apoio institucional ao ensino: Um estudo no contexto português". In Inovação no ensino superior. Estudos em contexto ibero-americano. Innovación en Educación Superior: Un informe ibero-americano , editado por B. P. Rueda, A. Castro & S. Gonçalves, 133-191. Coimbra: Centro de Investigação e Estudos da pedagogia no Ensino Superior (CINEP), Instituto Politécnico de Coimbra, 2019.
  11. Jiménez Raya, Manuel; Vieira, Flávia. "Teacher education for autonomy: Case pedagogy as an empowering interspace between reality and ideals". In Space, place and autonomy in language learning, editado por G. Murray; T. Lamb, 97-112. London and New York: Routledge, 2018.
  12. Vieira, Flávia. "O potencial transformador da investigação dos professores". In A formação/ profissão docente no contexto nacional/ internacional: entre cenários, análises e possibilidades, editado por A. I. Andrade; L. T. F. Ribeiro; M. A. S. Fortes, 158-181. S. Paulo: Edições Hipótese, 2018.
  13. Vieira, Flávia; Moreira, José António; Silva, José Luís Coelho; Vieira, Cristina; Gonçalves, Susana; Almeida, Maria Judite. "Estruturas de apoio à reconfiguração das culturas pedagógicas no ensino superior". In Nuevos desafíos en la enseñanza superior, editado por P. Membiela; N. Casado; M. I. Cebreiros; M. Vidal, 593-597. Ourense: Educación Editora, 2018.
  14. Pereira, Iris Susana Pires; Vieira, Flávia. "The critical role of writing in inquiry-based pre-service teacher education". In International trends in preparation of early childhood teachers in a changing world, editado por J. Balachowicz; K. Nowak-Fabrykowski; Z. Zbróg, 136-161. Varsóvia: Wydawnictwo, Akademii Pedagogiki Specjalnej, 2017.
  15. Vieira, Flávia; Vieira, F.. "Enhancing teacher research for autonomy in postgraduate teacher education". In Learner and teacher autonomy in Higher Education: Perspectives from modern language teaching, editado por M. Jiménez Raya; J. J. Martos Ramos; M. G. Tassinari, 95-114. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2017.
  16. Fernandes, Isabel Sandra; Vieira, Flávia. "Pedagogy for autonomy and educational change: ‘the flight of a butterfly or the flight of a bullet". In Learner autonomy in second language pedagogy and research: Challenges and Issue, editado por K. Schwienhorst, 103-113. Faversham: IATEFL, 2016.
  17. Fernandes, Isabel Sandra; Vieira, Flávia. "Comunidades de aprendizagem interorganizacionais: que sinergias emancipatórias?". In Inovação pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) práticas, editado por F. Vieira et al., 29-45. Santo Tirso: De Facto Editores, 2016.
  18. Vieira, Flávia; Morgado, José Carlos; Silva, Neilton. "Qualidade do ensino nas políticas institucionais – O caso da Universidade do Minho". In Inovação pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) práticas, 29-45. Santo Tirso: De Facto Editores, 2016.
  19. Vieira, Flávia. "A investigação ao serviço da formação e do desenvolvimento profissional dos formadores: Um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensino". In Inovação pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) práticas, 265-279. Santo Tirso: De Facto Editores, 2016.
  20. Vieira, Flávia; Silva, José Luís Coelho. "Estudar e inovar a pedagogia na universidade: Trajetória de constituição do NEIP". In Inovação pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) práticas, editado por F. Vieira et al., 193-201. Santo Tirso: De Facto Editores, 2016.
  21. Flores, M.A.; Vieira, F.; Da Silva, J.L.C.; Almeida, M.J.; Flores, Maria Assunção; Vieira, Flávia; Silva, José Luís Coelho; Almeida, Maria Judite. "Integrating research into the practicum: Inquiring into inquiry-based professional development in post-bologna initial teacher education in Portugal". In Redefining teacher education for the post-2015 era: Global challenges and best practice, editado por M. A. Flores; T. Al-Barwani, 109-124. New York: Nova Publisher, 2016.
  22. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo; Peralta, Helena. "Research on Portuguese as a non-native language in Portugal: Inquiring into its transformative potential". In Language education policicy unlimited – Global perspectives and local practices, 198-216. Wisconsin, USA: Deep University Press, 2015.
  23. Vieira, Flávia. "Entre a reprodução e a transformação – A investigação como prática pedagógica na formação de professores". In Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores., editado por M. A. Flores, M. A. Moreira & L. R. Oliveira, 107-118. Ramada: Pedago, 2015.
  24. Flores, Maria Assunção; Vieira, Flávia; Ferreira, Fernando Ilídio. "Formação inicial de professores em Portugal: Problemas, desafios e o lugar da prática nos Mestrados em Ensino Pós-Bolonha". In A formação inicial de professores: uma visão internacional, editado por M. C. Borges; O. F. Aquino, 46-76. UBERLÂNDIA-Minas Gerais: EDUFU, 2014.
  25. Vieira, Flávia. "Para uma formação professional emancipatória: Pressupostos e linhas de ação". In Re-conhecendo e transformando a pedagogia: Histórias de supervisão, editado por F. Vieira, 13-47. Santo Tirso: De Facto Editores, 2014.
  26. Vieira, Flávia. "Para uma investigação verdadeiramente pedagógica". In Quando os professores investigam a pedagogia em busca de uma educação mais democrática, editado por F. Vieira, 225-265. Mangualde: Pedago, 2014.
  27. Vieira, Flávia. "Pedagogia, formação e investigação". In Quando os professores investigam a pedagogia em busca de uma educação mais democrática, editado por F. Vieira, 11-57. Mangualde: Pedago, 2014.
  28. Vieira, Flávia. "Investigação educacional e experiência educativa". In Intercompreensão, plurilinguismo e didática das línguas – Uma viagem entre culturas, editado por A. C. Santos et al., 431-444. Chamusca: Edições Cosmos, 2014.
  29. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo. "Formar professores para a diversidade linguística nas escolas portuguesas: Necessidades e possibilidades de intervenção". In Filhos de um deus menor: Diversidade linguística e justiça social na formação de professores, editado por M. A Moreira & K. Zeichner, 215-236. Mangualde: Pedago, 2014.
  30. Vieira, Flávia; Vieira, F.. "The scholarship of pedagogy in adverse settings - Lessons from experience". In Back to the future: Legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research, editado por M. A. Flores et al., 257-276. AW Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
  31. Smith, Richard; Vieira, Flávia; Barkhuizen, G.. "Teacher education and autonomy: Where’s the real story?". In Autonomy in language learning: Stories of practices, editado por A. Barfield; N. Delgado Alvarado. Canterbury: IATEFL, 2013.
  32. Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Almeida, Maria Judite. "História de um movimento de transformação da pedagogia: Moral da história?". In Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, 363-378. Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativa, 2013.
  33. Vieira, Flávia; Silva, José Luís Coelho; Almeida, Maria Judite; Silva, José Luís Coelho; Almeida, Maria Judite. "Transformar a pedagogia na universidade: Um caminho de transgressão?". In Educação e contemporaneidade – Contextos e singularidades, editado por A. S. Júnior; F. Vieira, 145-170. Salvador: EDUFBA/ EDUNEB, 2012.
  34. Moreira, Maria Alfredo; Vieira, Flávia. "Pre-service teacher education in Portugal – The transformative power of local reform". In Globalisms and power – Iberian education and curriculum policies, editado por J. M. Paraskeva; J. Torres Santomé, 96-106. New York: Peter Lang, 2012.
  35. Vieira, Flávia. "O lugar da experiência na formação de professores". In Ensino e aprendizagens: Análise de práticas, editado por S. R. Soares; V. C. M. Borba, 25-75. Salvador: EDUNEB, 2012.
  36. Vieira, Flávia. "Investigar a educação em línguas no contexto da formação pós-graduada de professores. Uma abordagem em rede". In Aula de Língua. Interação e reflexão, editado por J. A. B. Carvalho, L. F. Barbeiro, L. A. Pereira & A. C. Silva, 217-243. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, 2012.
  37. Vieira, Flávia. "Language learner autonomy in a Portuguese context". In Educational policies and language learner autonomy in schools: A new direction in language education?, editado por J. Miliander; T. Trebbi, 57-66. Dublin: Authentik, 2011.
  38. Vieira, Flávia. "Supervisão: (Re)produzir a pedagogia". In Supervisão escolar: Avanços de conceitos, editado por M. Rangel; W. Freire, 88-121. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
  39. Vieira, Flávia. "Entre o privado e o público: O diário como lugar de transformação". In Narrativas dialogadas na investigação, na formação e supervisão de professores, editado por M. A. Moreira, 115-136. Mangualde: Pedago, 2011.
  40. Vieira, Flávia. "A avaliação como espaço de (des)aprendizagem: Tensões e possibilidades". In La innovación educativa en el contexto actual de la educación superior, editado por Vicerreitoría de Formación e Innovación Educativa da Universidade de Vigo, 509-512. Vigo: Universidade de Vigo, 2010.
  41. Vieira, Flávia. "Olhares sobre o projecto ‘Línguas e Educação: Construir e Partilhar a Formação’ – A paixão na linguagem e a condição da diversidade". In Línguas e educação: Práticas e percursos de trabalho colaborativo, editado por A. I. Andrade & A. S. Pinho, 283-294. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010.
  42. Vieira, Flávia. "Formação em supervisão: (Re)produzir a pedagogia no espaço da possibilidade". In Supervisão pedagógica e educação em línguas, editado por R. Bizarro & M. A. Moreira, 149-170. Mangualde: Edições Pedago, 2010.
  43. Vieira, Flávia. "Para uma pedagogia da investigação ao serviço de uma educação transformadora". In No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia, editado por F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, I., M. Paiva & I. S. Fernandes, 199-229. Mangualde: Pedago, 2010.
  44. Vieira, Flávia. "A supervisão como um jogo de subversão de regras". In No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia, editado por F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, I., M. Paiva & I. S. Fernandes, 275-280. Mangualde: Pedago, 2010.
  45. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo; Barbosa, Isabel; Paiva, Madalena; Fernandes, Isabel Sandra. "Regulação crítica da prática supervisiva: Propostas de acção". In No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia, editado por F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, I., M. Paiva & I. S. Fernandes, 231-274. Mangualde: Pedago, 2010.
  46. Vieira, Flávia. "Para uma pedagogia transformadora na formação pós-graduada em supervisão". In No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia, editado por F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, I., M. Paiva & I. S. Fernandes, 159-198. Mangualde: Pedago, 2010.
  47. Moreira, Maria Alfredo; Paiva, Madalena; Vieira, Flávia; Barbosa, Isabel; Fernandes, Isabel Sandra. "A investigação-acção na formação reflexiva de professores-estagiários: Percursos e evidências de um projecto de supervisão". In No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia, editado por F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, I., M. Paiva & I. S. Fernandes, 47-80. Mangualde: Pedago, 2010.
  48. Vieira, Flávia. "Formação reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: Para a constituição de um quadro ético e conceptual da supervisão". In No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia, editado por F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, I., M. Paiva & I. S. Fernandes, 15-45. Mangualde: Pedago, 2010.
  49. Vieira, Flávia; Barbosa, Isabel; Vieira, F., Barbosa, I.. "Investigating contexts for learner autonomy – A study of learner readiness and beyond". In Struggling for autonomy in language education – Reflecting, acting, and being, editado por F. Vieira, 145-167. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2009.
    Publicado
  50. Vieira, Flávia. "(Des)aprender a avaliação avaliando: Episódios de uma experiência pedagógica". In Transformar a pedagogia na universidade: Narrativas da prática, editado por F. Vieira, 235-266. Santo Tirso: De Facto Editores, 2009.
  51. Vieira, Flávia. "Que direção para a formação em supervisão pedagógica?". In Formação e mediação sócio-educativa: Perspectivas teóricas e práticas, editado por A. M. Silva & M. A. Moreira, 55-79. Porto: Areal Editores, 2009.
  52. Jiménez Raya, Manuel; Vieira, Flávia. "Teacher development and learner autonomy: Images and issues from five projects". In Pedagogy for autonomy in language education – Theory, practice and teacher education, editado por M. Jiménez Raya; T. Lamb, 283-302. Dublin: Authentik, 2008.
  53. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo. "Reflective teacher education towards learner autonomy: Moving towards a culture of possibility". In Pedagogy for autonomy in language education – Theory, practice and teacher education, editado por M. Jiménez Raya; T. Lamb, 266-282. Dublin: Authentik, 2008.
  54. Vieira, Flávia; Mamede, Antonieta; Lima, Clara. "Staging pedagogy for autonomy: Two plays". In Pedagogy for autonomy in language education – Theory, practice and teacher education, editado por M. Jiménez Raya; T. Lamb, 106-125. Dublin: Authentik, 2008.
  55. Vieira, Flávia; Paiva, Madalena; Marques, Isabel; Fernandes, Isabel Sandra; Flávia Vieira; Isabel Barbosa; Madalena Paiva; Isabel Sandra Fernandes. "Teacher education towards teacher and learner autonomy: What can be learnt from teacher development practices". In Learner and teacher autonomy: Concepts, realities, and responses, editado por T. Lamb; H. Reinders, 217-235. Amsterdam: John Benjamins, 2008.
    10.1075/aals.1.18vie
  56. Vieira, Flávia; Flávia Vieira; Vieira, F.. "Teacher development through inquiry - Getting started". In Reconstructing autonomy in language education – Inquiry and innovation, editado por A. Barfield; S. Brown, 15-29. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2007.
    10.1057/9780230596443_2
  57. Vieira, Flávia; Flávia Vieira. "Addressing constraints on autonomy in school contexts – Lessons from working with teachers". In Learner autonomy across cultures – Language education perspectives, editado por R. Smith; D. Palfreyman, 220-239. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2003.
    10.1057/9780230504684_13
  58. Vieira, Flávia. "Das representações e práticas de aprendizagem dos alunos à (re)conceptualização das (teorias) práticas dos professores". In Investigação em Didáctica e formação de professores, editado por M. H. A. Sá, 91-117. Porto: Porto Editora, 2000.
  59. Vieira, Flávia. "Pedagogia e autonomia". In Prof. Dr. José Ribeiro dias - Homenagem., editado por A. Veiga & J. Magalhães, 693-708. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, 2000.
  60. Vieira, Flávia. "Pedagogy for autonomy - Exploratory answers to questions any teacher should ask". In Standpunkt zur Sprach-und Kulturvermittlung 7: Neues Lernen, Selbstgesteuert, Autonom, editado por M. Müller-Verweyen, 53-72. Munique: Goethe Institut, 1997.
  61. Vieira, Flávia. "Pedagogia para a autonomia: Implicações discursivas e análise da interacção". In Supervisão de professores e inovação educacional, editado por I. Alarcão, 53-68. Aveiro: CIDInE, 1995.
  62. Vieira, Flávia. "Alunos autónomos e professores reflexivos". In Educação em saúde: trabalhando com produtos educacionais, editado por J. Tavares, 331-339. Aveiro: CIDInE, 1994.
  63. Vieira, Flávia. "Consciência metalinguística e aprendizagem de uma língua estrangeira". In Linguagem e Desenvolvimento, editado por F. Sequeira, 33-46. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, 1993.
  64. Vieira, Flávia. "Observação e supervisão de professores". In Dimensões da educação em Língua Estrangeira, editado por F. Sequeira, 69-90. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação, 1993.
Edição de livro
  1. Jiménez Raya, Manuel; Vázquez, Borja Manzano; Vieira, Flávia. Pedagogies for autonomy in language teacher education- Perspectives on professional learning, identity, and agency. Routlege. 2024.
    No prelo • Editor
  2. Raya, Manuel Jiménez; Vieira, Flávia. Autonomy in language education: Theory, research and practice. New York: Routledge. 2020.
    Editor
  3. Vieira, Flávia; Cunha, Cláudia Madruga; Flores, Maria Assunção. Cenários de mudança na educação. Curitiba: Editora Appris. 2020.
    Editor
  4. Costa, Manuel João; Vieira, Flávia; Oliveira, Rui; et al.. CNaPPES 2018 – Atas do 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. CNaPPES. 2019.
    Editor
  5. Vieira, Flávia et al.. Inovação pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) práticas (vol. 1 / 2). Santo Tirso: De Facto Editores. 2016.
    Editor
  6. Vieira, Flávia. Quando os professores investigam a pedagogia, em busca de uma educação democrática. Mangualde: Pedago. 2014.
    Editor
  7. Vieira, Flávia. Re-conhecendo e transformando a pedagogia. Histórias de superVisão. Santo Tirso: De Facto Editores. 2014.
    Editor
  8. Silva, José Luís Coelho; Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo; Almeida, Maria Judite. Pedagogia para a autonomia - Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. Atas do 6º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia),. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 2014.
    Editor
  9. Silva, José Luís Coelho; Vieira, Flávia et al.. Atas do Congresso Ibérico - Pedagogia para a autonomia. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 2011.
    Editor
  10. Jiménez Raya, Manuel & Vieira, Flávia. Understanding and exploring pedagogy for autonomy in language education - a case-based approach. Authentik. 2011.
    Editor
  11. Silva, José Luís Coelho; Vieira, Flávia et al.. Atas do Congresso Ibérico - Ensino superior em mudança: tensões e possibilidades.. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 2010.
    Editor
  12. Vieira, Flávia. Transformar a pedagogia na Universidade - Narrativas da prática. Santo Tirso: De Facto Editores. 2009.
    Editor
  13. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo; Silva, José Luís Coelho; Melo, Maria do Céu. Pedagogia para a autonomia-(Re)construir a esperança na educação. Atas do 4º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia). Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 2009.
    Editor
  14. Vieira, Flávia. Struggling for autonomy in language education - Reflecting, acting, and being.. Frankfurt am Main: Peter Lang. 2009.
    10.1080/17501220903404525 • Editor
  15. Vieira, Flávia et al.. Pedagogia para a autonomia - Resistir e agir estrategicamente. Atas do 2º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia). Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 2004.
    Editor
  16. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo; Barbosa, Isabel; Paiva, Madalena. Pedagogy for autonomy and English learning -Atas do 1º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia). Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 2002.
    Editor
  17. Vieira, Flávia et al.. Educação em línguas estrangeiras. Investigação, formação, ensino. Atas do 1º Encontro Nacional de Didáctica/ Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 1999.
    Editor
Edição de número de revista
  1. Cunha, Cláudia Madruga; Vieira, Flávia. "Dossiê - Mestrado Profissional e Formação de Professores: Experiências, Desafios e Perspectivas para a Educação Básica". Educar em Revista 63 (2017): https://www.scielo.br/j/er/i/2017.n63/.
    Editor convidado
  2. Smith, Richard; Vieira, Flávia; Richard Smith; Flávia Vieira. "Teacher Education for Learner Autonomy: Building a Knowledge Base". Innovation in Language Learning and Teaching 2 3 (2009): https://doi.org/10.1080%2F17501220903404434.
    10.1080/17501220903404434 • Editor convidado
  3. Vieira, Flávia. "Número Especial sobre a Pedagogia na Universidade". Currículo sem Fronteiras 5 1 (2005): www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/abertura.pdf.
    Editor convidado
Livro
  1. Almeida, Leandro da Silva ; Gonçalves, Susana; Ó, Jorge ; Rebola, Francisco; Soares, Sandra; Vieira, Flávia. Inovação pedagógica no ensino superior. Cenários e caminhos de transformação. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). 2022.
    Publicado
  2. Vieira, Flávia; Mourão, Sandie; Andrade, Ana Isabel; Cruz, Mário; Leslie, Carolyn; Orega, Maria Isabel; Pinho, Ana Sofia; et al. Mapeando abordagens da formação inicial de professores de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. UA Editora. 2021.
    Publicado
  3. Raya, M.J.; Lamb, T.; Vieira, F.. Mapping autonomy in language education: A framework for learner and teacher development. Peter Lang. 2017.
    Publicado • 10.3726/b11095
  4. Jiménez Raya, Manuel; Vieira, Flávia; Manuel Raya; Flávia Vieira. Enhancing autonomy in language education: A case-based approach to teacher and learner development. Berlin/ New York: Mouton de Gruyter. 2015.
    10.1515/9781614511359
  5. Vieira, Flávia; Silva, José Luís Coelho; Melo, Maria do Céu; Moreira, Maria Alfredo; Oliveira, Lia R.; Gomes, Carlos; Albuquerque, Pedro B.; Sousa, Manuel. Transformar a pedagogia na universidade: Experiências de investigação do ensino e da aprendizagem. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em educação. 2014.
  6. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo. Supervisão e avaliação do desempenho: Para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: ME, CCAP. 2011.
  7. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo; Barbosa, Isabel; Paiva. Madalena; Fernandes, Isabel Sandra. No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia. Mangualde: Pedago. 2010.
  8. Jiménez Raya, Manuel; Lamb, Terry; Vieira, Flávia. Pedagogy for autonomy in language education in Europe - Towards a framework for learner and teacher development. Dublin: Authentik. 2007.
  9. Vieira, Flávia; Gomes, Álvaro; Gomes, Carlos; Silva, José Luís Coelho; Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu; Albuquerque, Pedro B.. Concepções de pedagogia universitária - Um estudo na Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 2002.
  10. Vieira, Flávia. Autonomia na aprendizagem da língua estrangeira - Uma intervenção pedagógica em contexto escolar. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 1998.
  11. Vieira, Flávia. Supervisão: uma prática reflexiva de formação de professores. Rio Tinto: Edições ASA. 1993.
  12. Vieira, Flávia; Moreira, Maria Alfredo. Para além dos testes - Práticas de avaliação na aula de Inglês. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. 1993.
  13. Andrade, Ana Isabel; Moreira, António; Sá, Cristina; Vieira, Flávia; Araújo e Sá, Maria Helena. Caracterização da Didáctica das Línguas em Portugal - Da análise dos programas às concepções da disciplina. Porto: SPCE. 1993.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Supervisão, desenvolvimento profissional e ação educativa - um estudo na formação inicial de professores em Angola
Orientador
Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2022 - Atual O papel da supervisão colaborativa no desenvolvimento da autonomia em sala de aula
Orientador
Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2021 - Atual Ensino remoto de emergência no contexto da COVID-19 - o caso do ensino de línguas estrangeiras numa instituição de ensino superior
Coorientador
Ciências da Educação – Educação em Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020 - Atual O papel do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia em contexto universitário - um estudo de caso no ensino de francês como língua estrangeira
Orientador
Ciências da Educação – Educação em Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019 - 2023 O papel da supervisão na formação inicial de professores de Francês – Um estudo numa universidade em Moçambique
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2022 O papel do livro didático no ensino e na aprendizagem de Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020/02 - 2021/02 Panorama das ações do Centro IDEA-UMinho: Agentes transformadores do ensino superior.
Coorientador
Pós-doutoramento (Ciências da educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2021 O papel do supervisor na formação inicial de professores - Um estudo de caso numa instituição de ensino superior em Angola
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2019 Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical - Um estudo de caso no estágio da formação inicial de professores
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2019 A supervisão em estágio na formação inicial de professores: Perceções dos estagiários, professores tutores e professores acompanhantes na Escola de Formação de Professores do Namibe em Angola
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017/11 - 2018/11 Ensino e autonomia: da análise de práticas à construção de um modelo complementar de promoção da autonomia no ensino de inglês na escola pública
Orientador
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2017/01 - 2017/05 Avaliação da aprendizagem e docência universitária na formação inicial de professores
Orientador
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra)
2012 - 2017 (Re)pensar e (re)fazer a avaliação das aprendizagens: O papel da supervisão colaborativa em contexto escolar
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015/10 - 2016/04 Designing and implementing ELT materials: A study with pre-service teachers in training
Orientador
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2015/01 - 2015/12 Processos de formação inicial de estudantes de Enfermagem em contexto profissional
Orientador
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2015/04 - 2015/07 Desenvolvimento profissional docente e qualidade do ensino: práticas pedagógicas inovadoras na universidade
Orientador
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2014/12 - 2015/05 Desenvolvimento profissional docente e qualidade do ensino: Conceções e práticas de gestores de uma universidade pública
Orientador
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2014/04 - 2014/07 Representações de docentes de cursos de licenciatura sobre o papel de formador de professor no contexto de complexidade e incerteza
Orientador
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012/09 - 2013/02 A (in)visibilidade da pedagogia e as possíveis novas gramáticas no espaço acadêmico: De uma pedagogia negada para uma pedagogia vivida
Orientador
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2013 Para uma didáctica do plurilinguismo em contexto escolar: Dinâmicas de colaboração universidade-escola na construção de uma comunidade de desenvolvimento profissional
Coorientador
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2013 Diferenciação pedagógica na Educação em Línguas: Uma experiência num Curso Profissional
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2011 Pedagogia para a autonomia e supervisão: A observação de aulas como estratégia de (re)definição dos papéis pedagógicos na Educação em Línguas
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2004 - 2010 Reconfigurando a pedagogia na Universidade – Uma experiência na formação inicial de professores de língua estrangeira
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2002 - 2006 A investigação-ação colaborativa na formação de supervisores: Um estudo de caso na Educação de Infância.
Coorientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
1998 - 2004 A investigação-ação em supervisão no ensino do Inglês: Processos de (co-)construção do conhecimento profissional
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 O estágio curricular: sua importância na formação de novos professores no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo.
Arguente principal
Daguberto Daniel Gamba Alfredo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 Articulação curricular horizontal: um estudo sobre o ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Vera Lúcia Encarnado Lazana (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 A construção das identidades académicas: percursos e tendências no Brasil e em Portugal Carolina da Costa Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 De Práticas Pedagógicas Inovadoras para Experiências Formativas: Desafios para os Docentes Universitários Dayse Lago de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2017 Provas de Agregação em Educação, especialidade de Didática e Tecnologia Educativa Ana Isabel Andrade (Agregação)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Teacher Education for Autonomy: A Study of Modern Language Student Teachers’ Professional Development Borja Manzano Vázquez (Doutoramento)
Universidade de Granada, Espanha
2017 The Teaching and Learning of English Grammar in Azerbaijan at The University Level. An Analysis and Appraisal of Students’ and Teachers’ Views, and Teaching Materials Tamilla Mammadova (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2017 Qualidade do Ensino como Conquista Colegiada numa Universidade Pública: O Protagonismo de Coordenadores de Cursos de Graduação Neilton da Silva (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
2016 Provas de Agregação em Ciências da Educação Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira (Agregação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Transferência Linguística na Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira por Estudantes Universitários Marroquinos Abdelilah Suisse (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Desarrollo de la Competencia Estratégica en la Aprendizaje de la Expresión Oral de una Lengua Extranjera Ana Cea (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2016 Colaborar para uma Educação Plural em Línguas – Que Possibilidades em Contexto Escolar Português? Luciana Mesquita da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 O Universo da Supervisão. Uma Abordagem Inclusiva nos Domínios da Habilitação para a Docência e da Inserção Profissional Elsa Maria Gabriel Morgado (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Perceções de Docentes do Ensino Básico e Secundário sobre o Papel da Supervisão Pedagógica Enquanto Contexto de Desenvolvimento Profissional: Um Estudo com Professores de Geografia Carla Sofia Freitas de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 A Contribuição da Formação Docente na Potencialização da Dialogicidade da Educação nas Turmas de Educação de Jovens e Adultos Shalimar Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Provas de Agregação em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português José António Brandão Soares Carvalho (Agregação)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A Educação Intercultural na Formação Contínua de Professores de Línguas Mónica Bastos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 O Impacto do Programa de Generalização do Inglês na Aprendizagem de Língua Inglesa no 2º Ciclo Vera Mónica Bento Carvalho Bernardo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Avaliação do Desempenho Docente e Desenvolvimento Profissional dos Professores de Línguas-Culturas: o Papel do Supervisor Pedagógico Sónia Estela Pinto Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Educadores e Professores no Contexto de Bolonha – Um Estudo de Caso Ana Cristina Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Imagem e Identidade – Estudo Sobre o Professor Unversitário Maria do Socorro Carneiro de Lima (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Colaboração em Didática - Utopia, Desencanto e Possibilidades Manuel Bernardo Canha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Qualidade do Processo de Supervisão na Investigação Doutoral Ana Vitória Baptista (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Modos de Trabalho Pedagógico e de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior – Um Estudo na Universidade do Porto Manuel Firmino Torres (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Diversidade Linguística e Desenvolvimento Profissional de Professoes – Um Estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico Sílvia Margarida Neves Carvalho Gomes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 A Aprendizagem Cooperativa no Ensino do Inglês -Um estudo Experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico Maria da Conceição dos Santos Nicolau (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Provas de Agregação em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português Luís Barbeiro (Agregação)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Provas de Agregação em Didáctica e Tecnologia Educativa Maria Helena Araújo e Sá (Agregação)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Autonomia na Aprendizagem da Língua Inglesa. Estudo de um Caso Noémia Martins Bárbara (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 A Formação de Professores de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico Luís Manuel André Nunes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 Avaliação Formativa do Desempenho Pedagógico de Docentes do Ensino Superior pelo Recurso ao Oortefólio – Uma Investigação-ação numa Escola Superior de Educação Clementina da Conceição Lobato Nogueira (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 A Educação Intercultural no Entendimento da Diversidade na Aula de Língua Estrangeira Ana Raquel Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 Contributo dos Portfolios Reflexivos no Desenvolvimento Profissional Maria João Sampaio Amaral (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Desenvolvimento Profissional e Educação em Línguas: Potencialidades e Constrangimentos em Contexto Escolar Maria de Lurdes Santos Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Applying the Motivation-Hygiene Theory as a Means of Measuring Learner Satisfaction with Blended Learning Courses in Higher Education James Martin Wilson (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Consciência Cultural Crítica Numa Comunidade Virtual Educativa de Línguas Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Provas de Agregação em Metodologias da Educação, especialidade de Metodologia do Ensino de História e Ciências Sociais Isabel Barca (Agregação)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Intercompreensão, Identidade e Conhecimento Profissional na Formação de Professores de Línguas Ana Sofia Reis de Castro e Pinho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 Turning the Kaleidoscope – (E)FL Educational Experience and Inquiry as Auto/Biography Leena Karlsson (Doutoramento)
Universidade de Helsínquia, Finlândia
2007 Reflexão e Investigação-Acção: Apontamentos e Ensaios de Desenvolvimento Profissional Alexandra Maria Paiva Castro Nunes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 O Desenvolvimento da Reflexividade no Contexto do Discurso Supervisivo Maria Manuela Cravo Abrantes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 La Pragmatique Lexiculturelle en Éducation aux Langues-Cultures: Étude d’un Cas dans le Contexte Scolaire Portugais Marlène Fernandes da Silva e Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2005 Docência e Sucesso Académico no Ensino Superior. Estudo de Caso – o Ensino e a Aprendizagem da Programação nas Universidades de Aveiro e Strathclyde Isabel Huet e Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 La Didactique des Langues-Cultures – Approche Lexico-Didactologique de Concepts du Domaine Jacques da Silva e Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Membro co-optado do Conselho Nacional de Educação e coordenadora da 2.ª Comissão Especializada Permanente Inovação Pedagógica nas Escolas. Relatora da Recomendação Para a Inovação Pedagógica nas Escolas (Recomendação n.º 4/2023, de 11 de dezembro, Diário da República n.º 237/2023, Série II de 2023-12-11)./ Co-opted member of the National Education Council and coordinator of the 2nd Permanent Specialized Commission for Pedagogical Innovation in Schools. Rapporteur of Recommendation for Pedagogical Innovation in Schools (Recommendation no. 4/2023). Conselho Nacional de Educação, Portugal
2014 - Atual Participação como especialista em Comissões de Avaliação Externa da A3ES para a avaliação e acreditação de cursos de mestrado e doutoramento/ Participation in expert panels appointed by A3ES for the assessment and accreditation of master's and doctoral programmes. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2005 - Atual Colaboração anual com o IAVE - Instituto de Avaliação Educacional do Ministério da Educação / Annual collaboration with IAVE - Educational Assessment Institute of the Ministry of Education. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2020 - 2020 Coordenadora executiva do projeto de construção do Referencial de Avaliação da Qualidade da Formação NAU, protocolo de colaboração entre a Direção-Geral da Educação e a Universidade do Minho / Executive coordinator of the construction project of the NAU Training Quality Assessment Framework, a collaboration protocol between the Directorate-General for Education and the University of Minho. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2015 - 2015 Coordenação da equipa da A3ES para a acreditação de 16 novos cursos de Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB / Coordination of the A3ES team for the accreditation of 16 new Masters in English Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2009 - 2011 Consultoria no âmbito da construção do Currículo Regional da Educação Básica dos Açores (Línguas Estrangeiras - Alemão, Francês e Inglês), Direcção Regional de Educação dos Açores / Consultancy in the construction of the Regional Curriculum for Basic Education of the Azores (Foreign Languages ¿¿- German, French and English), Regional Directorate of Education of the Azores. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2000 - 2001 Membro da equipa de consultores da reestruturação dos programas de Inglês do Ensino Secundário, a convite do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, no âmbito da Revisão Curricular do Ensino Secundário / Member of the team of consultants for the restructuring of Secondary Education English programs, at the invitation of the Department of Secondary Education of the Ministry of Education, within the scope of the Secondary Education Curriculum Review. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2024 Júri de concurso interno de promoção para preenchimento de dois postos de trabalho da categoria de professor catedrático para a área científica de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2023 Membro do júri internacional do concurso Arqus Teaching Excellence Awards 2022, na categoria The Arqus Teaching Excellence Award for Enabling Research-Based Teaching, promovido pela Arqus European University Alliance (https://arqus-alliance.eu/)
2023 - 2023 Membro do júri de avaliação de projetos de inovação pedagógica no ensino superior, no âmbito do Promove+, Programa de Incentivos a Projetos de Inovação Pedagógica,Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto
2023 - 2023 Membro do júri de avaliação de candidaturas ao programa Pratica+ - Programa de Incentivos ao Desenvolvimento de Projetos de Inovação Pedagógica, dinamizado pelo Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto
2022 - 2023 Júri de concurso interno de promoção para recrutamento de um Professor Associado, para a Área Disciplinar de Ciências da Educação da Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2022 Júri das provas para obtenção do título académico de agregado requeridas por Isabel Maria Catarino Huet e Silva; Universidade Aberta Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2022 Júri de concurso interno de promoção para duas vagas na categoria de professor associado na área disciplinar de Formação de Professores e Educadores, Universidade de Évora Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2022 Júri de concurso documental para recrutamento de um professor adjunto, para a Escola Superior de Educação, para a área disciplinar de Línguas e Literaturas, subárea Inglês, IP Bragança Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020 - 2020 Júri de concurso documental para recrutamento de (dois) 2 postos de trabalho de Professor Catedrático, na área disciplinar de Educação, Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2020 Júri de concurso documental internacional para preenchimento de um posto de trabalho da categoria de Professor Associado para a área científica de Educação e Ensino a Distância, subárea de Metodologias de Ensino e Aprendizagem, da Universidade Aberta Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Júri de concurso documental interno da Universidade do Açores para preenchimento, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, de um posto de trabalho na categoria de Professor Associado para a área científica disciplinar de Educação, subárea de Análise da Educação e da Formação
2020 - 2020 Júri de concursal documental interno para recrutamento de dois Professores Associados na área disciplinar de Formação de Professores e Educadores da Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2020 Júri de concurso documental interno de promoção para recrutamento de um posto de trabalho de Professor Associado na área disciplinar de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho
2018 - 2018 Júri de concurso documental de âmbito internacional para recrutamento de posto de trabalho de Professor Auxiliar na área disciplinar de Educação, Subárea de Didática e Tecnologia Educativa, área de especialização em Didática das Línguas Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Júri de concurso de Associado em Ciências da Educação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Júri de concurso de Professor Adjunto na área disciplinar de Didática do Inglês Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Júri de concurso para a categoria 'Reader' na Universidade de Warwick, Coventry, Reino Unido Universidade de Warwick, Reino Unido
2014 - 2014 Júri de concurso de Professor Coordenador na área disciplinar de Metodologia e Supervisão na Educação de Infância Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2011 Júri de concurso de Associado em Educação – Currículo, Didáctica e Formação de Professores/ Currículo e Formação de Professores Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal