???global.info.a_carregar???
Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá. Concluiu o(a) Doutoramento em PhD in Business em 2002 pelo(a) Sheffield Hallam University, Mestrado em Mestrado em Ciências Empresariais, Espec. em Qualidade Total em 1998 pelo(a) Universidade de Coimbra e Licenciatura em Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas em 1994 pelo(a) Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Coimbra e Investigador principal (carreira) no(a) Universidade do Minho. Publicou 43 artigos em revistas especializadas. Possui 13 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 7 evento(s). Participou em 23 evento(s). Orientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 30 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 2. Recebeu 4 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: online platform; Co-creation; value creation; clients; company; Cocriação; criação de valor; plataforma online; clientes; empresas; CAF; Qualidade; Avaliação de Desempenho; Gestão pela Qualidade Total; Organizações Públicas; Quality; Performance Evaluation; Total Quality Management; Public Organizations; Pensamento Enxuto; Serviços; Excelência; Lean; Service; Excellence; Cooperação; Coopetição; Investigação; Redes; Balanced Scorecard; Relações causa-efeito; Mapa – estratégico; Missão; Visão; Cause and effect relationships; The map – strategic; Mission; Vision; Indicators; Performance; Contractualisation; Hospital Health Care; Contratualização; Cuidados de Saúde Hospitalares; Indicadores; Desempenho; Qualidade de serviço; Satisfação; Lealdade; Piscinas; Prática desportiva; Customer-to-customer interaction; Typology, service excellence; Value creation; Control; Tempo de espera; Ciclo PDCA; Ferramentas básicas da qualidade; Ações corretivas; Melhoria contínua; Comportamento de reclamação dos consumidores; Gestão de reclamações; Serviços de Águas; Análise custo-benefício; Água; Entidades gestoras; Consumidor doméstico; Disponibilização de informação; Sítios web; Qualidade na saúde; 5 sensos; Unidade de Saúde Familiar; Implementação dos 5s; Organizational Strategy And Behavior; Job design. Frontline employees. Call center.; Estratégia e Comportamento Organizacional; Diseño de función. Empleados de contacto. Call Center.; Desenho da função. Funcionário de contato. Call center.; Sistema de gestão da qualidade; Gestão por processos; Qualidade em saúde; Unidade de saúde familiar; ABC; Atividades; Custeio; Planeamento,; Controlo; Desenvolvimento; Satisfação de clientes; Não Conformidades (NC); Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ); Desenho da função; Funcionário de contacto; Casa da qualidade; Call Center; Conciliação trabalho-família; Qualidade organizacional; Responsabilidade social; Democracia digital; Transparência; Accountability; Sector empresarial local; Web; Qualidade em Saúde; Unidade de Saúde Familiar,;Programa Nacional de Acreditação e Melhoria Contínua; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Creche; Diretor técnico; Liderança; Equipa; Auto-avaliação; Instituições de Ensino Público não Superior;; Avaliação Externa.; Abate de suínos; Carnes verdes; Comercialização; Análise ABC; Desenvolvimento de produtos; SVA; Gestão da qualidade; FMEA; Telecomunicações; Operadoras Móveis; Brasil; Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias; Custos da qualidade; Controlo de gestão; Serviços de abastecimento de água.; Gestão de transferência de tecnologia; Gestão de inovação; Avaliação de potencial comercial e oportunidade; Propriedade intelectual.; Municípios; Sistemas de gestão da qualidade e ambiente; Avaliação e transferência de tecnologia; Gabinetes de transferência e tecnologia,; Empreendedorismo; Inovação; Spin-off’s; Licenciamento; Universidades; Detecção de oportunidade; Vantagem competitiva; Technologic
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá

Nomes de citação

  • Sá, Patrícia Moura e

Identificadores de autor

Ciência ID
751E-7D05-BD5C
ORCID iD
0000-0002-6125-5651

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
n/a (Título de Agregado) Aprovação por unanimidade
2002
Concluído
PhD in Business (Doutoramento)
Sheffield Hallam University, Reino Unido
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
-
1998
Concluído
Mestrado em Ciências Empresariais, Espec. em Qualidade Total (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1994
Concluído
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
2008/09 - 2020/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
2002/10 - 2008/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1998/06 - 2002/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1994/10 - 1998/06 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/01 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2020/03 - 2021/06 Coordenadora do Mestrado em Gestão Universidade de Coimbra, Portugal
2009/01 - 2015/09 Cocoordenadora da Pós Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade da FEUC Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2011/11 - 2013/11 Subdiretora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para a área académica Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2007/05 - 2011/11 Cocoordenadora do Mestrado em Gestão da FEUC Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2005/11 - 2008/05 Coordenadora departamental ERASMUS no Gabinete de Relações Internacionais enquanto representante da Licenciatura em Gestão Universidade de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/06 - Atual Colaborator member of CeBER – Centre for Business and Economics Research Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2013/01 - Atual Affiliated member of CICP - Centro de Investigação em Ciência Política Universidade do Minho Centro de Investigação em Ciência Política, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2021/11 TIMES - Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal
PTDC/SOC-SOC/30612/2017 | POCI-01-0145-FEDER-030612
Investigador
CES - Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sá, Patrícia Moura e; Martins, Rita. "Are vulnerable customers being left behind by voice mechanisms embedded in quality models?". Trabalho apresentado em 21st Excellence in Services International Conference, Paris, 2018.
    Publicado
  2. Oliveira, Oderlene; Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e. "Governança Pública e Governança de TI: nível de adoção das melhores práticas de auditoria nos órgãos de administração pública federal brasileira". Trabalho apresentado em TMS Conference, Faro, 2018.
    Publicado
  3. Sá, Patrícia Moura e. "Are TQM models addressing the needs of vulnerable customers? A special look into the case of Services of General Interest". Trabalho apresentado em 20th QMOD Conference, Helsingor, 2017.
    Publicado
  4. Sá, Patrícia Moura e; Patrícia Cunha. "Understanding the determinants of customer loyalty in swimming pools". Trabalho apresentado em 20th Toulon Verona Conference, Verona, 2017.
    Publicado
  5. Cêrca Esteves, L.D.C.; Dos Santos Lourenço, R.P.; Lopes de Moura e Sá, P.H.F.. "Transparency of higher education institutions: Communication with the business community,Transparência das Instituições de Ensino Superior: Comunicação com a Comunidade Empresarial". 2017.
    10.18803/capsi.v17.158-173
  6. Sá, Patrícia Moura e. "Design Thinking and QFD: two sides of the same coin?". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Quality and Engineering Management, Guimarães, 2016.
    Publicado
  7. Sá, Patrícia Moura e; Lourenço, Rui; Veloso, Susana. "How is transparency being regarded in education management literature?". Trabalho apresentado em 19th Toulon Verona Conference, Huelva, 2016.
    Publicado
  8. Sá, Patrícia Moura e; Lourenço, Rui; Veloso, Susana. "Linking performance evaluation systems to quality assessment models: the case of the Portuguese Directorates-General". Trabalho apresentado em 19th QMOD Conference, Roma, 2016.
    Publicado
  9. Rui Pedro Lourenco; Patricia Moura e Sa; Susana Veloso. "Online transparency assessment: The case of Directorate-Generals and SIADAP". 2015.
    10.1109/cisti.2015.7170362
  10. Sá, Patrícia Moura e; Martins, Rita. "MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE ENTIDADES GESTORAS E CLIENTES DOMÉSTICOS: O PAPEL DAS FATURAS". Trabalho apresentado em ENEG 2015 - Encontro Nacional de Entidades Gestoras, Porto, 2015.
    Publicado
  11. André, Filipe; Sá, Patrícia Moura e; Martins, Rita. "COMPORTAMENTOS DE RECLAMAÇÃO: ESTUDO DE CASO NOS SERVIÇOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE MONTEMOR-O-VELHO". Trabalho apresentado em ENEG 2015 - Encontro Nacional de Entidades Gestoras, Porto, 2015.
    Publicado
  12. Lourenco, R.P.; Moura E Sá, P.; Veloso, S.. "Online transparency assessment: The case of Directorate-Generals and SIADAP,Avaliação de transparência online: O caso do SIADAP das Direcções Gerais". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170362
  13. Maia, Isabel; Sá, Patrícia Moura e. "A utilização dos Websites e a Transparência das Instituições de Ensino Público Não Superior (IEPNS)". Trabalho apresentado em XIII Meeting of the Economics of Education Association, Valência, 2014.
    Publicado
  14. Sá, Patrícia Moura e; Martins, Rita. "Data Quality Requirements for Services of General Interest: the case of water bills". Trabalho apresentado em 17th Toulon Verona Conference, Liverpool, 2014.
    Publicado
  15. Sá, Patrícia Moura e; Albuquerque, António. "Translating the EFQM model to the courts: the development of an assessment guide". Trabalho apresentado em 17th QMOD Conference, Praga, 2014.
    Publicado
  16. Sá, Patrícia Moura e; Sá, Ana C. Pinto. "Redesigning a job using the QFD approach: the case of a call centre". Trabalho apresentado em 1st Quality Engigneering and Management Conference, Guimarães, 2014.
    Publicado
  17. Maia, Isabel; Sá, Patrícia Moura e. "A importância da participação dos stakeholders na gestão das Instituições de Ensino Público Não Superior: O papel dos Conselhos Gerais". Trabalho apresentado em IV ENCONTRO DE INVESTIGADORES DA QUALIDADE, Tróia, 2013.
    Publicado
  18. Sá, Patrícia Moura e. "Are quality awarded organisations adopting family-friendly practices?". Trabalho apresentado em 16th QMOD Conference, Portoroz, 2013.
    Publicado
  19. Sá, Patrícia Moura e; Vitorino, Liliana; Quintal, Carlota. "Quality and patients’ involvement in primary care: a case study of an award-winning health centre group". Trabalho apresentado em 15th QMOD Conference, Poznan, 2012.
    Publicado
  20. Maia, Isabel; Sá, Patrícia Moura e. "Diagnóstico dos Processos de Autoavaliação em IEPNS". Trabalho apresentado em XXI Jornadas de la Associación de Economia de la Educación, Porto, 2012.
    Publicado
  21. Maia, Isabel; Sá, Patrícia Moura e. "Schools self-assessment: a study on the levels of stakeholders’ involvement in the process". Trabalho apresentado em 14th Toulon-Verona Conference, Alicante, 2011.
    Publicado
  22. Lourenço, Rui; Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e. "Transparência institucional e financeira do SEL em Portugal: análise da informação disponibilizada nos sítios web". Trabalho apresentado em 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Chaves, 2011.
    Publicado
  23. Jorge, Susana; Pattaro, Anna; Sá, Patrícia Moura e; Lourenço, Rui. "Local Government Financial Transparency in Portugal and Italy; a comparative study on its determinants". Trabalho apresentado em 13th CIGAR Conference, Ghent, 2011.
    Publicado
  24. Pattaro, Anna; Jorge, Susana; Lourenço, Rui; Sá, Patrícia Moura e. "Local Government online financial transparency: a comparative analysis of Portuguese and Italian municipalities". Trabalho apresentado em 15th IRSPM Conference, Dublin, 2011.
    Publicado
  25. Lourenço, Rui; Sá, Patrícia Moura e; Jorge, Susana. "Transparência e Responsabilização no Sector Público: um modelo de avaliação da informação disponibilizada na internet". Trabalho apresentado em CAPSI 2011, -, 2011.
    Publicado
  26. de Sá, Ana Cristina Pinto; Sá, Patrícia Moura e. "Características da Função e suas Implicações no Comportamento e Níveis de Satisfação do Empregado do Call Center e do cliente: um estudo numa grande companhia de telecomunicações". Trabalho apresentado em II Encontros de Tróia, Tróia, 2011.
    Publicado
  27. Lourenço, Rui; Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e; Lourenço, Rui Pedro; Sá, Patrícia Moura e. "Transparência nas câmaras municipais portuguesas: informação divulgada nos sítios da região centro". Trabalho apresentado em CAPSI2010, Viana do Castelo, 2010.
    Publicado
  28. Patrício, Rui Manuel; Sá, Patrícia Moura e; Jorge, Susana. "A informação produzida pelos Sistemas de Contabilidade de Custos nos Hospitais Públicos Portugueses: características e lacunas". Trabalho apresentado em XIV Encontro da AECA, Coimbra, 2010.
    Publicado
  29. Jorge, Susana; Pattaro, Anna; Lourenço, Rui; Sá, Patrícia Moura e. "Citizens’ demands and Local Government transparency: a comparative analysis of Portuguese and Italian municipalities online financial information". Trabalho apresentado em 10th CIGAR Workshop, Tampere, 2010.
    Publicado
  30. Sá, Patrícia Moura e; Lemos, José. "Customers’ and frontline employees’ views of service quality: a study applied to a railway line". Trabalho apresentado em 13th Toulon-Verona Conference, Coimbra, 2010.
    Publicado
  31. Telo, Teresa; Sá, Patrícia Moura e. "A proposal for self-assessment of a water utility based on the EFQM model: The case of AC, Águas de Coimbra". Trabalho apresentado em 13th Toulon-Verona Conference, Coimbra, 2010.
    Publicado
  32. Sá, Ana C. Pinto; Sá, Patrícia Moura e. "Job characteristics and their implications on the behaviours and satisfaction levels of call center employees: a study on a large telecommunications company". Trabalho apresentado em 13th Toulon-Verona Conference, Coimbra, 2010.
    Publicado
  33. Martins, Rita; Sá, Patrícia Moura e. "Clarity of bills as a condition to promote the sustainable use of water". Trabalho apresentado em 14th IRSPM Conference, Berna, 2010.
    Publicado
  34. Sá, Patrícia Moura e; Martins, Rita. "Quality assessment and complaining in water supply services: a study based on the perceptions of residential users". Trabalho apresentado em 12th QMOD and Toulon-Verona Conference, Verona, 2009.
    Publicado
  35. Sá, Patrícia Moura e. "E-Government implementation and Total Quality Management adoption: an empirical study in the Portuguese municipalities". Trabalho apresentado em 13th IRSPM Conference, Copenhaga, 2009.
    Publicado
  36. Sintra, Olívia; Sá, Patrícia Moura e. "O contributo dos modelos da qualidade na orientação para o cliente: uma aplicação em serviços de atendimento municipal certificados". Trabalho apresentado em 6º Congresso Nacional de Administração Pública: Os Grandes Passos da Reforma, -, 2008.
    Publicado
  37. Sá, Patrícia Moura e; Sintra, Olívia. "Assessing service quality in a municipality; a study based on the perceptions of citizens and frontline employees". Trabalho apresentado em 11th Toulon-Verona Conference, Florença, 2008.
    Publicado
  38. Martins, A.; Gomes, C.; Sá, Patrícia Moura e. "Performance management in a Portuguese public organization in the context of reform". Trabalho apresentado em 68th ASPA National Conference, Washington DC, 2007.
    Publicado
  39. Sá, Patrícia Moura e; Sintra, Olívia. "Is e-government promoting citizen orientation in the Portuguese local government: the case of the municipality of Pombal". Trabalho apresentado em 9th Toulon-Verona Conference, Paisley, 2006.
    Publicado
  40. Coelho, F.; Augusto, M.; Coelho, A.; Sá, Patrícia Moura e; Soares, E.. "The indirect effects of organizational culture on salesperson customer orientation". Trabalho apresentado em 34th EMAC Conference, Milão, 2005.
    Publicado
  41. Sá, Patrícia Moura e; Abrunhosa, A.. "Are TQM principles supporting innovation in the Portuguese footwear industry?". Trabalho apresentado em 10th World Congress for Total Quality Management: Quality into the 21st century, Winnipeg, 2005.
    Publicado
  42. Rosa, Maria João Pires; Sá, Patrícia Moura e; Saraiva, Pedro M.; Diz, Henrique. "Combining qualitative and quantitative approaches to validate business excellence models: An application in a Portuguese Higher Education Institution". Trabalho apresentado em 6th Toulon-Verona Conference, Oviedo, 2003.
    Publicado
  43. Sá, Patrícia Moura e. "A medição da Excelência nas Autarquias Portuguesas: um modelo integrado". Trabalho apresentado em 1º Congresso de Administração Pública: Os vectores da mudança, INA, Lisboa, 2003.
    Publicado
  44. Sá, Patrícia Moura e; Kanji, Gopal K.. "Leadership for excellence in the Portuguese municipalities: critical success factors, measurements and improvement strategies". Trabalho apresentado em 7th World Congress for Total Quality Management, Verona, 2002.
    Publicado
  45. Sá, Patrícia Moura e. "Performance measurement: the path to organisational excellence in the Portuguese local government". Trabalho apresentado em 5th Toulon-Verona Conference, Lisboa, 2002.
    Publicado
  46. Kanji, Gopal K.; Sá, Patrícia Moura e. "Kanji’s Business Scorecard". Trabalho apresentado em 6th World Congress for Total Quality Management, Saint Petersburg, 2001.
    Publicado
  47. Sá, Patrícia Moura e; Jorge, Susana. "A informação contabilística e o desenvolvimento de novos produtos: uma reflexão crítica sobre a contribuição do Custeio Baseado nas Actividades". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional de Custos, Braga, 1999.
    Publicado
  48. Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e. "O Custeio Baseado nas Actividades (CBA) como ferramenta da gestão estratégica de custos". Trabalho apresentado em VII Jornadas de Contabilidade e Auditoria, ISCAC, Coimbra, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sandra Matos; Susana Jorge; Patricia Moura e Sá. "Measuring the Quality of the Strategic Financial Planning Information (Q-FPI) in the Local Government". International Journal of Public Administration (2021): https://doi.org/10.1080/01900692.2021.2011315.
    10.1080/01900692.2021.2011315
  2. Patrícia Moura e Sá; Maria João Rosa; Gonçalo Santinha; Cátia Valente. "Quality Assessment of the Services Delivered by a Court, Based on the Perceptions of Users, Magistrates, and Court Officials". Sustainability 13 2 (2021): 504-504. https://doi.org/10.3390/su13020504.
    10.3390/su13020504
  3. Patrícia Moura e Sá; Catarina Frade; Fernanda Jesus; Mónica Lopes; Teresa Maneca Lima; Vitor Raposo. "Collaborative design in public services: a wicked problem-reframing case". The TQM Journal (2020): https://doi.org/10.1108/TQM-12-2019-0300.
    10.1108/TQM-12-2019-0300
  4. Sá, Patrícia. "An assessment of a municipal physical activity programme for seniors based on the EFQM model: Integrating the views of internal and external stakeholders". Evaluation and Program Planning (2020): http://dx.doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2020.101796.
    10.1016/j.evalprogplan.2020.101796
  5. Sá, Patrícia. "Raising consumers’ interest in their water invoices: Challenges and opportunities". Utilities Policy (2020): http://dx.doi.org/10.1016/j.jup.2019.101004.
    10.1016/j.jup.2019.101004
  6. Sá, Patrícia. "Drivers of customer satisfaction and loyalty in swimming pools". TQM Journal (2019): http://dx.doi.org/10.1108/tqm-09-2018-0127.
    10.1108/tqm-09-2018-0127
  7. Sá, Patrícia Moura e. "For Best Results: Make the most of the product development process by combining quality function deployment and design thinking". Quality Progress 2018 jan (2018): 38-44.
    Publicado
  8. Moura E Sá, Patrícia; Amorim, Marlene; Sá, Patrícia Moura e. "A typology of customer-to-customer interaction and its implications for excellence in service provision". Total Quality Management & Business Excellence 28 7-8 (2017): 1-11. http://hdl.handle.net/10773/23981.
    Publicado • 10.1080/14783363.2017.1309121
  9. Biscaia, Ana Rita; Rosa, Maria J.; Moura E Sá, Patrícia; Sarrico, Cláudia S.. "Assessing customer satisfaction and loyalty in the retail sector". International Journal of Quality & Reliability Management 34 10 (2017): 00-00.
    Publicado • 10.1108/IJQRM-03-2015-0039
  10. Patrícia Moura e Sá; Rita Martins; Moura E Sá, Patrícia; Martins, Rita. "Data quality requirements for water bills". The TQM Journal 28 6 (2016): 933-953.
    Publicado • 10.1108/tqm-12-2014-0108
  11. Sá, Patrícia Moura e. "Comportamentos de Reclamação nos Serviços de Água e Saneamento de um Município". Qualidade 3 (2016): 17-20.
    Publicado
  12. Sá, P.M.E.; Hamid, F.. "Work-family balance in organizations of excellence,Conciliação Trabalho/Família em Organizações de Excelência". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 17 1 (2016): 77-89. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014869829&partnerID=MN8TOARS.
  13. Patrícia Moura e Sá; António Albuquerque; Professor Su Mi Dahlgaard-Park; Prof Jens J.. "Translating the EFQM model into the courts". International Journal of Quality and Service Sciences 7 2/3 (2015): 230-244. http://dx.doi.org/10.1108/ijqss-03-2015-0029.
    10.1108/ijqss-03-2015-0029
  14. Sá, Patrícia Moura e; Martins, Rita. "Perceções dos Consumidores Domésticos acerca das Faturas de Água". Notas Económicas Dez 2015 (2015): 30-49.
    Publicado
  15. Sá, P.M.; Albuquerque, A.. "Translating the EFQM model into the courts". International Journal of Quality and Service Sciences 7 2-3 (2015): 230-244. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84930710524&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJQSS-03-2015-0029
  16. Patrícia Moura e Sá; Rita Martins. "Perceções dos consumidores domésticos acerca das faturas de água". NE 42 (2015): 29-47. http://dx.doi.org/10.14195/2183-203x_42_2.
    10.14195/2183-203x_42_2
  17. Sá, Patrícia Moura e; Santos, Aline. "Uma proposta pata gerir a qualidade nos processos de desenvolvimento de novos produtos de SVA: Aplicação da FMEA em duas Operadoras brasileiras de telefonia móvel". TMQ 5 (2014): 177-194.
    Publicado
  18. dos Anjos Grilo Pinto de Sá, Ana Cristina; Moura e Sá, Patricia Helena Ferreira Lopes de. "Job Characteristics and Their Implications on the Satisfaction Levels of Call Center Employees: a study on a large telecommunications company". (2014): https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/1553.
  19. Ana Cristina dos Anjos Grilo Pinto de Sá; Patricia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá. "As Características da Função e seu Impacto nos Níveis de Satisfação do Funcionário de Contato: um estudo em uma grande empresa de telecomunicações". Review of Business Management (2014): 658-676. http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v16i53.1553.
    10.7819/rbgn.v16i53.1553
  20. Martins, António; Jorge, Susana; Sá, Patrícia. "Price regulation and cost accounting: the case of the Portuguese seaport sector". International Journal of Law and Management 55 6 (2013): 444-463.
    Publicado • 10.1108/IJLMA-08-2012-0030
  21. Lourenço, Rui; Sá, Patrícia Moura e; Jorge, Susana; Pattaro, Anna. "Open Government and online transparen¿cy for accountabi¿lity: one assessing model and two applicatio¿ns". Electronic Journal of E-Government 11 2 (2013): 480-492.
    Publicado
  22. Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e; Lourenço, Rui. "Transparência financeira nas entidades da administração local em Portugal: análise da informação disponibilizada nos sítios Web". RPER –Revista Portuguesa de Estudos Regionais 31 (2012): 37-51.
    Publicado
  23. Martins, Rita; Sá, Patrícia Moura e. "As faturas de água são claras para os utilizadores residenciais?". RPER - Revista Portuguesa de Estudos Regionais 31 (2012): 5-13.
    Publicado
  24. Jorge, S.; Sá, P.M.; Lourenço, R.P.. "Financial transparency in local administration's entities in Portugal: Analysis of the information disclosed online | Transparência financeira nas entidades da administração local em Portugal: Análise da informação disponibilizada nos sítios web". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 31 1 (2012): 39-54. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874047604&partnerID=MN8TOARS.
  25. Martins, R.; Moura e Sáp, P.. "Water bills - Are they clear to residential users?". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 31 1 (2012): 5-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874055709&partnerID=MN8TOARS.
  26. Sá, Patrícia Moura e. "E-government implementation and TQM adoption: an empirical study in the Portuguese municipalities". Electronic Journal of E-Government 9 1 (2011): 58-67.
    Publicado
  27. Martins, Rita; Sá, Patrícia Moura e. "Promoting sustainable residential water use: a Portuguese case study in ownership and regulation". Policy Studies 32 3 (2011): 291-301.
    Publicado • 10.1080/01442872.2011.561697
  28. Coelho, Filipe Jorge; Augusto, Mário Gomes; Coelho, Arnaldo Fernandes; Sá, Patrícia Moura. "Climate perceptions and the customer orientation of frontline service employees". The Service Industries Journal 30 8 (2010): 1343-1357.
    Publicado • 10.1080/02642060802613525
  29. Feliz, Carolina; Martins, Rita; Sá, Patrícia Moura e. "Transporte Urbano de Coimbra: medição e satisfação dos clientes". Qualidade Outono (2010): 28-33.
    Publicado
  30. Sá, Patrícia Moura e; Sintra, Olívia. "Assessing service quality in a municipality: a study based on the perceptions of citizens and frontline employees". Sinergie 78 (2009): 17-29.
    Publicado
  31. Sá, Patrícia Moura e; Sintra, Olívia. "Modernização administrativa e gestão da qualidade: um estudo empírico nos municípios portugueses". Notas Económicas s/ (2008): 57-80.
    Publicado
  32. Abrunhosa, Ana; Moura E Sá, Patrícia. "Are TQM principles supporting innovation in the Portuguese footwear industry?". Technovation 28 4 (2008): 208-221.
    Publicado • 10.1016/j.technovation.2007.08.001
  33. Sá, Patrícia Moura e; Sintra, Olívia. "Modernização Administrativa e Gestão da Qualidade: Um estudo empírico nos Municípios Portugueses". (2008): http://hdl.handle.net/10316/11138.
  34. Abrunhosa, Ana; Sá, Patrícia Moura e. "Are TQM principles supporting innovation in the Portuguese footwear industry?". (2008): http://hdl.handle.net/10316/5477.
  35. Patrícia Moura e Sá; Olívia Fernandes Sintra. "Modernização administrativa e gestão da qualidade: um estudo empírico nos municípios portugueses". NE 27 (2008): 57-81. http://dx.doi.org/10.14195/2183-203x_27_4.
    10.14195/2183-203x_27_4
  36. Moura E Sá, Patrícia; Abrunhosa, Ana. "The Role of TQM Practices in Technological Innovation: The Portuguese Footwear Industry Case". Total Quality Management & Business Excellence 18 1-2 (2007): 57-66.
    Publicado • 10.1080/14783360601043179
  37. Kanji, Gopal; Moura E Sá, Patrícia. "Performance Measurement andBusiness Excellence: The Reinforcing Link for the Public Sector". Total Quality Management & Business Excellence 18 1-2 (2007): 49-56.
    Publicado • 10.1080/14783360601043096
  38. Sá, Patrícia Moura e; Kanji, Gopal. "Finding the path to organizational excellence in Portugese local government: A performance measurement approach". Total Quality Management & Business Excellence 14 4 (2003): 491-505.
    Publicado • 10.1080/1478336032000047291
  39. Kanji, Gopal; Moura e Sá, Patrícia. "Sustaining healthcare excellence through performance measurement". Total Quality Management & Business Excellence 14 3 (2003): 269-289.
    Publicado • 10.1080/1478336032000046607
  40. Sá, Patrícia Moura e; Kanji, Gopal. "Leadership for excellence in the Portuguese municipalities: Critical success factors, measurements and improvement strategies". Total Quality Management & Business Excellence 14 2 (2003): 131-139.
    Publicado • 10.1080/1478336032000051313
  41. Kanji, Gopal K.; e Sá, Patrícia Moura. "Kanji's Business Scorecard". Total Quality Management 13 1 (2002): 13-27.
    Publicado • 10.1080/09544120120098537
  42. Kanji, Gopal K.; Sá, Patrícia Moura e. "Measuring leadership excellence". Total Quality Management 12 6 (2001): 701-718.
    Publicado • 10.1080/09544120120075325
  43. Sá, Patricia Moura e; Saraiva, Pedro. "The development of an ideal kindergarten through concept engineering/quality function deployment". Total Quality Management 12 3 (2001): 365-372.
    Publicado • 10.1080/09544120120034500
  44. Kanji, Gopal K.; Sá, Patrícia Moura e. "Kanji´s Business Scorecard". Total Quality Management 12 7-8 (2001): 898-905.
    Publicado
  45. Gopal K. Kanji; Patrícia Moura E Sá. "Kanji's Business Scorecard". Total Quality Management 12 7-8 (2001): 898-905. http://dx.doi.org/10.1080/09544120100000013.
    10.1080/09544120100000013
  46. Kanji, G.K.; Moura E Sá, P.. "Kanji's Business Scorecard". Total Quality Management 12 7 (2001): 898-905. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0442312269&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09544120120096025
  47. Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e. "A relevância do Custeio Baseado nas Actividades no tratamento dos Custos da Qualidade". Jornal do Técnico de Contas e da Empresa 399 (1998): 298-304.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Sá, Patrícia Moura e. "Clientes vulneráveis: um desafio para os modelos da qualidade", Revista da Qualidade, 2018
  2. Martins, Rita; Sá, Patrícia Moura e. "Clearer Bills Could Held Reduce Demand for Water", DG Environment News Alert Service, European Commission, 2012
Capítulo de livro
  1. Pattaro, Anna Francesca; Moura e Sá, Patrícia; de Kruijf, Johan A. M.. "Transparency and Accountability in Higher Education as a Response to External Stakeholders and Rules: A Comparison Between Three Country-Case Studies". In Governance and Performance Management in Public Universities, 15-47. Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-85698-4_2
  2. Sá, Patrícia Moura e. "Alguns marcos do movimento da qualidade na Administração Pública: que sinais para o futuro?". In TMQ - Número Especial - 10 anos, 59-80. Edições Sílabo, 2019.
  3. Sá, Patrícia Moura e. "Que papéis pode desempenhar a Gestão da Qualidade nas Organizações da Economia Social? Uma reflexão em torno dos seus contributos internos e externos". In Economia Social: olhares cruzados, 113-128. Coimbra, Portugal: Almedina, 2019.
  4. Moura E Sá, Patrícia; Lourenço, Rui Pedro; Veloso, Susana. "Are Public Administration Institutions Willing to Disclose Their Performance Through Data Portals?". In Handbook of Research on Modernization and Accountability in Public Sector Management, 234-253. -: IGI Global, 2018.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-3731-1.ch011
  5. Rosa, Maria João Pires; Moura e Sá, Patrícia. "Institutional Research and Themes, Europe". In Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions, 1-10. Dordrecht: Springer Netherlands, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-94-017-9553-1
  6. Sá, Patrícia Moura e. "Teorias organizacionais". In Introdução à Gestão de Organizações, 33-96. Portugal: Escolar Editora, 2016.
    Publicado
  7. Sá, Patrícia Moura e. "Gestão das organizações do terceiro setor". In Introdução à Gestão de Organizações, 633-650. Porto, Portugal: Escolar Editora, 2016.
    Publicado
  8. Lourenço, Rui; Sá, Patrícia Moura e; Jorge, Susana. "Transparency and accountability in municipalities: an analysis of 40 year evolution in Portugal". In Local Government in the Digital Era: Looking for Accountability, 1-1. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2016.
    Publicado
  9. Sá, Patrícia Moura e. "Quality Cost". In Encyclopedia of Quality and the Service Economy, 569-575. Thousand Oaks, California, Estados Unidos: SAGE Publications, 2015.
    Publicado • 10.4135/978148334636
  10. Sá, Patrícia Moura e; de Sá, Ana Cristina Pinto. "Tensions Raised by TQM Demands Upon Work Design in Technologically Controlled Environments: The Case of a Call Centre". In Achieving Competitive Advantage through Quality Management, 253-264. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-17251-4_16
  11. Sá, Patrícia Moura e; Rosa, Maria João Pires; Sarrico, Cláudia. "Breve introdução às ferramentas e metodologias da Qualidade". In Qualidade em Ação, 29-75. Lisboa: Sílabo, 2014.
    Publicado
  12. Orfão, Catarina; Vitorino, Liliana; Sá, Patrícia Moura e. "Aplicação das ferramentas básicas da qualidade na melhoria do processo de embalagem da BeiraNova". In Qualidade em Ação, 77-87. Lisboa: Sílabo, 2014.
    Publicado
  13. Leal, Susana; Sá, Patrícia Moura e; Sá, Patrícia Moura e. "Estudo do processo de classificação de carcaças com base na utilização das cartas de controlo". In Qualidade em Ação, 107-119. Lisboa: Sílabo, 2014.
    Publicado
  14. Saraiva, Pedro M.; Sá, Patrícia Moura e. "Desdobramento da Função Qualidade (QFD): a qualidade ao serviço da concepção e desenvolvimento de novos produtos". In Manual Prático para a Certificação e Gestão da Qualidade com Base nas Normas ISO 9000:2000, s/-s/. Lisboa, Portugal: Verlag Dashofer, 2006.
    Publicado
  15. Sá, Patrícia Moura e. "A excelência no Governo local português: determinantes e obstáculos". In La calidad en los servivios públicos administrativos, s/-s/. Santiago de Compostela, Espanha: Escola Galega de Administración Pública (EGAP), 2005.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Abrunhosa, Ana; Sá, Patrícia Moura e. 2008. "Organisational Enablers of Process Innovation in the Portuguese Footwear Industry: Do Subunits’ Differences Matter?". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10316/11074.
Edição de livro
  1. Rosa, Maria João Pires; Sá, Patrícia Moura e; Sarrico, Cláudia; Sarrico, Cláudia S.; Rosa, Maria J.; Sá, Patrícia Moura e; Sampaio, Paulo. Qualidade em Ação. Lisboa, Portugal: Sílabo. 2014.
Livro
  1. Patrícia Pereira da Silva; Susana Jorge; Patrícia Moura e Sá. Emerging Topics in Management Studies. 2020.
    10.14195/978-989-26-1990-3
  2. Pires, António Ramos; Nóvoa, Henriqueta; Sarsfield Pereira Cabral, José António; Faria, José; Lourenço, Luis; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia. IX Encontro de Investigadores da Qualidade 2018 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento. RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade/APQ-Associação Portuguesa para a Qualidade. 2018.
    Editor
  3. Pires, António Ramos; Rosa, Àlvaro; Lourenço, Luis; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia. VIII Encontro de Investigadores da Qualidade 2017 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento. RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade/APQ-Associação Portuguesa para a Qualidade. 2017.
    Editor
  4. Ramos Pires, António; Rosa, Álvaro; Lourenço, Luis; Saraiva, Margarida; Sampaio, Paulo; Moura e Sá, Patrícia. III Encontro de Tróia 2012 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento. Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUA) - Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). 2012.
  5. Saraiva, Margarida; Ramos Pires, António; Rosa, Alvaro; Teixeira, António; Mano, Margarida; Moura e Sá, Patricia; Sampaio, Paulo; Saraiva, Pedro. II Encontro de Tróia 2011 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento. Associação Portuguesa para a Qualidade. 2011.
  6. Sá, Patrícia Moura e; Kanji, Gopal K.. Performance measurement: the path to excellence. Leeds, Reino Unido: Wisdom House Publishing. 2006.
    Publicado
Relatório
  1. Lourenço, Rui; Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e; Rolas, Helena. 2011. Transparência financeira das Autarquias Locais: informação disponibilizada nos sítios Web.
  2. Lourenço, Rui; Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e; Rolas, Helena; Lourenço, Rui Pedro; Jorge, Susana Margarida; Sá, Patrícia Moura e. 2011. Transparência financeira do Sector Empresarial Local: informação disponibilizada nos sítios web. http://hdl.handle.net/1822/23346.
Resumo em conferência
  1. Cátia Valente; Rosa, Maria João Pires; Gonçalo Santinha; Sá, Patrícia Moura e. "Quality assessment of the services delivered by a court: a study based on the perceptions of users, magistrates and court officials". Trabalho apresentado em III International Conference on Quality and Engineering Management, Barcelona, 2018.
    Publicado
  2. Henrique Monteiro; Martins, Rita; Sá, Patrícia Moura e; Ricardo Correia. "Is more information better? The role of consumers' perception of water bills to promote consumption adaptation to climate change". Trabalho apresentado em Adapting to Climate Change, Lisboa, 2016.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Annual Budgetary Procedures and Public Spending: a Business Intelligence Approach to Increase Transparency and Accountability. 2010. Sá, Patrícia Moura e; Lourenço, Rui; Jorge, Susana.
  2. Organisational enablers of technological innovation in the Portuguese footwear industry: do subunits’ differences matter?”, Oficina do CES, nº 313. 2008. Abrunhosa, A.; Sá, Patrícia Moura e.
  3. Organisational Excellence in the Public Sector: with special reference to the Portuguese Local Government. 2002. Sá, Patrícia Moura e.
  4. "A informação contabilistica e o desenvolvimento de novos produtos” in Estudos de Gestão de Empresas, Vol. 1. 2000. Jorge, Susana; Sá, Patrícia Moura e.
  5. ISO 9000 para Instituições de Ensino e Formação – guia interpretativo para aplicação da norma ISO 9001 a Instituições de Ensino e Formação. 2000. Saraiva, Pedro M.; Rosa, Maria João Pires; Sá, Patrícia Moura e; Orey, João.
  6. Gestão da Qualidade Total nas Escolas: O Planeamento da Qualidade aplicado ao Ensino Pré-Escolar. 1998. Sá, Patrícia Moura e.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 Aplicação da CAF em Portugal: Um estudo sobre o papel desempenhado pela DGAEP e a experiência do ISS na implementação do modelo IX Encontro de Investigadores da Qualidade
(Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal)
2018 Making water policies more effective: can invoices convey the right signals? International Conference Water Science for Impact
(Wageningen University & Research, Países Baixos)
2017 How do vulnerable consumers look at the information conveyed by water invoices? IWA - Water and Development Congress 2017
(Buenos Aires, Argentina)
2017 How to better communicate with consumers: Potentialities and constraints of water invoices IWA - Water and Development Congress
(Buenos Aires, Argentina)
2016 Sistemas de avaliação de desempenho organizacional e o modelo CAF: estão as Direções Gerais a conseguir uma boa integração? II Encontro Nacional da CAF
Direção Geral da Administração e do Emprego Público (Lisboa)
2015 Integration and co-creation for better public services: a study based on the Portuguese Citizens' Shop case XIX IRSPM Conference
(Birmingham, Reino Unido)
2015 Looking after consumers' right to information: the role of water invoices XIX IRSPM Conference
(Birmingham, Reino Unido)
2015 Desafios à Implementação d a Qualidade Qualidade em Ambiente Policial
PSP (Coimbra, Portugal)
2015 Determinants of domestic consumers' awareness of water bills 1st Water Governance Conference
(Lisboa, Portugal)
2014 A evolução da TQM nos serviços públicos I Encontro Nacional da CAF
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (Lisboa, Portugal)
2012 Determinants of Fiscal Web Transparency in Portuguese and Italian Municipalities; Prelimimary Study and Future Developments Seminário do Ciclo “Os Artigos Digerem-se Bem”
(Coimbra, Portugal)
2011 Percepção de qualidade na prestação de serviços bancários na óptica dos funcionários de contacto II Encontro de Investigadores da Qualidade
(Tróia, Portugal)
2011 Quality in Health Care Services: an empirical study on patient participation in health centres XXXI Jornadas de Economia de la Salud
(Palma de Maiorca, Espanha)
2009 O papel dos referenciais da qualidade na avaliação da performance das organizações do espaço público não estatal X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
(Braga, Portugal)
2008 Medir e promover o sucesso nas organizações do terceiro sector: o contributo dos referenciais da qualidade Colóquio Cooperativismo e Economia Social – Olhares Cruzados
CEC (Coimbra, Portugal)
2008 Referenciais para a avaliação da qualidade na Administração Pública: aplicações em municípios portugueses Seminário “Ao Encontro da Qualidade
Câmara Municipal e Rede Social de Castelo de Paiva (Castelo de Paiva, Portugal)
2008 O QFD e o desenvolvimento de novos produtos
(Viseu, Portugal)
2008 Instrumentos para a avaliação da qualidade na Administração Pública: algumas aplicações nos municípios portugueses
NEAP (Braga, Portugal)
2007 Empreendedorismo: Impulsionador do crescimento no século XXI? X Fórum Internacional de Administração – FIA/IV Congresso Mundial de Administração
(Coimbra, Portugal)
2007 Organisational enablers of technological innovation in the Portuguese footwear industry: do subunits’ differences matter? 7th Global Conference on Business & Economics
(Roma, Itália)
2006 O QFD e o desenvolvimento de novos produtos Seminário da Licenciatura em Engenharia Química
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Portugal)
2006 TQM: The ongoing journey to organizational excellence
(Laurea Institute, Finlândia)
2006 Contrasting two approaches to conduct research on TQM
(Laurea Institute, Finlândia)
2006 Gestão pela Qualidade nos Serviços Públicos e nas Organizações do Terceiro Sector Seminário Gerir Projectos em Parceria
(Coimbra, Portugal)
2006 Exploratory and confirmatory analysis PhD Syposium, the 11th CIGAR Conference
(Coimbra, Portugal)
2006 Empreendedorismo, Inovação e Ciência Seminário de empreendedorismo e inovação do Oeste
(Alcobaça, Portugal)
2005 Managing human resources in a TQM environment
(Laurea Institute, Finlândia)
2004 Performance Measurement and Business Excellence: the reinforcing link for the Public Sector PMA Conference – Performance Measurement and Management: Public and Private
(Edinburgh, Reino Unido)
2003 Teaching and Practicing the principles of Total Quality Management in Education: a critical reflection International Cooperation in Education Conference
(Yalta, Ucrânia)
2003 Determinants and constraints of Organisational Excellence in the Portuguese Local Government Seminario Internacional sobre Calidade nos Servicios Públicos: Exemplos de Boas Prácticas para a Administración Pública Galego-Lusa
(Pontevedra, Espanha)
1998 Auto-avaliação das Universidades: critérios, resistências, mudanças organizacionais Jornada da Qualidade
(Lisboa, Portugal)
1998 Qualidade num Estabelecimento de Ensino: Conceitos, Práticas e Métricas
Escola Secundária Homem de Cristo (Aveiro, Portugal)
1998 Uma aplicação do QFD (Desdobramento da Função Qualidade) no Ensino Pré-Escolar Encontro “A Qualidade no Ensino e o Ensino da Qualidade", Mês da Qualidade
IPQ (Lisboa, Portugal)
1997 Indicadores, Objectividade e Avaliação da Qualidade Encontro Qualidade no Ensino – Dos Indicadores à Utopia
APQ (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Transparência das Instituições de Ensino
2015 - Atual Comportamentos de Reclamação - o caso dos Serviços de Água e Saneamento do município de Montemor-o-Velho Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - Atual O imapacto dos modelos de governação nos resultados das Instituições de Ensino Público não Superior
2019 - 2019 Avaliação de um Programa Municipal de Atividade Física para Seniores: Utilização do Modelo EFQM
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A Importância do Sistema de Gestão da Qualidade para uma Empresa Industrial: O Caso da Polisport Plásticos
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Aplicação da Common Assessment Framework às Organizações Públicas: Um estudo sobre a sua implementação e as melhores práticas recentes Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 A contratualização como um processo de melhoria do desempenho das instituições de saúde: o caso das unidades hospitalares da região centro Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 A implementação do Balanced Scorecard numa unidade de negócio: o caso da Stemlab S.A Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 Implementação da metodologia Lean nos setores de apoio do segmento de bebidas: Um estudo de caso da empresa Brasil Norte Bebidas
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A CONTRATUALIZAÇÃO COMO UM PROCESSO DE MELHORIA DO DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE- O CASO DAS UNIDADES HOSPITALARES DA REGIÃO CENTRO
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Desafios da co-criação: O caso do desenho de uma plataforma online para aquisição de produtos
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Aplicação da Common Assessment Framework às Organizações Públicas: Um estudo sobre a sua implementação e as melhores práticas recentes.
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 "A implementação do Balanced Scorecard numa unidade de negócio: o caso da Stemlab, S.A."
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Determinantes e Implicações da Qualidade de Serviços em instalações desportivas municipais Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - 2016 Adaptação do Sistema de Gestão da Qualidade de uma PME ao Normativo ISO 9001:2015 Mestrado em Marketing/MBA (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Implementação da metodologia dos 5S na USF CelaSaúde Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Melhoria Contínua na Resolução dos Tempos de espera da USF CelaSaúde Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Informação sobre tarifários e consumos: uma análise dos sítios web das entidades gestoaras
Coorientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Transparência na disponibilização da Avaliação do Desempenho: o caso das Direções-Gerais Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Qualidade e Satisfação de Clientes: o caso de uma empresa metalomecânica Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Modelos de Qualidade na Saúde: O Processo de Acreditação na USF CelaSaúde Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 A Qualidade do Serviço como fator distintivo das Organizações da Economia Social PG em Economia Social (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na norma EQUASS: estudo de caso na APPACDM de Vila Nova de Poiares PG em Economia Social (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 Práticas de conciliação trabalho/família em organizações de excelência
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 A importância dos custos da qualidade e o seu foco nas atividades: o caso de uma empresa do setor da água em Portugal Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 A importância estratégica do desenho da função em contexto de call center
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 O papel do diretor técnico na gestão da sua equipa: a liderança em contexto de creche
Orientador
Mestrado em Gestão Escolar (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 A estrutura documental da Qualidade: caracterização e importância na USF CelaSaúde
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Planeamento, Controlo de Gestão e o Modelo ABC: Implementação numa empresa de telecomunicações
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Diagnóstico dos processos de auto-avaliação nas instituições de ensino público não superior: a influência da avaliação externa nas práticas de auto-avaliação
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Análise dos modos de falhas no desenvolvimento de novos produtos SVA: uma abordagem para a indústria de telecomunicações
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 O processo de certificação de um sistema de gestão da qualidade e ambiente: Hotel Tryp Coimbra
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Avaliação e valorização comercial de tecnologia
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 A avaliação do potencial de inovação e comercialização de resultados de I&D
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Indicadores de Desempenho no Âmbito de um Sistema de Gestão da Qualidade: Uma aplicação na Conclusão – Estudos e Formação, Lda
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Tarifários de Comunicações Móveis: Opções de um Segmento de Utilizadores
Orientador
Mestrado em Economia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Qualidade e Participação em Agrupamentos de Centros de Saude: o caso do ACES do Nordeste Mestrado em Marketing/MBA (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Mecanismos de auscultação dos utentes em Agrupamentos de Centros de Saúde: o caso de Lisboa e Vale do Tejo
Orientador
Mestrado em Estratégia Empresarial (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Gestão de riscos de corrupção e infracções conexas
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Análise de uma entidade dedicada à construção civil: custos da qualidade
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Quality and Safety Management Systems; Intersnhip done at ECTA
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Avaliação da Qualidade de Serviço na perspectiva dos Funcionários de Contacto: Um estudo aplicado a uma linha de transporte ferroviário urbano
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Qualidade do Serviço de Abastecimento de Água na Madeira: a percepção dos consumidores domésticos
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Qualidade nos Serviços de Transporte Público e Importância Estratégica da Satisfação do Cliente: o caso dos SMTUC
Orientador
Mestrado em Economia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 A gestão orçamental: o caso do Metropolitano de Lisboa
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Fundamentos da gestão de stocks e sua aplicação no contexto de uma grande empresa comercial: o caso da FNAC
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 O desenvolvimento de um sistema de custeio numa PME
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - 2008 Auto-avaliação organizacional de uma Autarquia com base na Common Assessment Framework (CAF): Motivações, Dificuldades e Consequências Organizacionais
Coorientador
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2007 Sistemas de medição de desempenho organizacional: análise da implementação do Balanced Scorecard no sector dos moldes português
Orientador
Mestrado em Contabilidade e Finanças (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Determinantes e mecanismos de orientação para o cliente nos municípios portugueses
Orientador
Mestrado em Contabilidade e Finanças (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Aumento de eficiência no uso de Recursos de IT Licenciatura em Gestão (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Relatório de Estágio na Globalreason Licenciatura em Gestão (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Coimbra, Portugal
2005 - 2005 Relatório de Estágio na Propositium Licenciatura em Gestão (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Coimbra, Portugal
2004 - 2004 Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do Grupo Somitel Licenciatura em Gestão (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Coimbra, Portugal
2003 - 2003 O Lean Manufacturing como factor crítico de sucesso da Johnson Controls de Nelaz Doutoramento em Gestão, Mestrado em Marketing, MBA (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016 - 2016 VII Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 VI Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 V Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro (Outra)
2013 - 2013 IV Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 III Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro (Outra)
2011 - 2011 II Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro (Outra)
2010 - 2010 13th Toulon Verona Conference – Excellence in Services
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 III International Conference on Quality and Engineering Management
Conferência
2018 - 2018 IX Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro
2017 - 2017 20th QMOD Conference
Congresso
2017 - 2017 39th EAIR - European Higher Education Society - Forum
Congresso
2017 - 2017 VIII Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro
2016 - 2016 2nd International Conference on Quality and Engineering Management 2016
Congresso
2016 - 2016 19th QMOD Conference
Conferência
19th QMOD Conference
2015 - 2015 International Marketing Trends Conference 2015
Conferência
2014 - 2014 1st International Conference on Quality Engineering and Management
Conferência
2014 - 2014 V Encontro de Investigadores da Qualidade
Encontro
2014 - 2014 17th QMOD Conference
Conferência
17th QMOD Conference
2013 - 2013 XIII Congresso Internacional de Custos
Congresso
2013 - 2013 IV Encontro de Tróia de Investigadores da Qualidade
Encontro
2013 - 2013 XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS
Congresso
Sessão "Evolução histórica dos determinantes dos custos"
2013 - 2013 IV ENCONTRO DE INVESTIGADORES DA QUALIDADE
Encontro
Sessão "Ensino"
2013 - 2013 Organização e funcionamento interno dos tribunais
Encontro
1º Encontro de Organização e Gestão da Justiça
CES LISBOA, Portugal
2012 - 2012 15th QMOD Conference
Conferência
2012 - 2012 37º Colóquio Nacional da Qualidade
Outro
Sessão RIQUA
2012 - 2012 Sessão do III Encontro de Tróia da Rede de Investigadores da Qualidade
Outro
2012 - 2012 Conferência “Quality Management and Efficiency in courts problem solved?,
Conferência
2010 - 2010 Grupo de trabalho Integração e Modelos de Excelência
Outro
1º Encontro Nacional de Investigadores da Qualidade
2008 - 2008 Congresso “Modelos de Gestão e Governação do Ensino Superior uma perspectiva global”
Congresso
2007 - 2007 X Fórum Internacional de Administração – FIA/IV Congresso, Mundial de Administração
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 An organizational capacity model for Portuguese wine cooperatives Maria de Fátima Arruda Souza (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Os custos de transação na dinâmica de organização de serviços municipais Sérgio António Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Qualidade como Translation: ISO 9001 como uma Ferramenta no Processo de Mudança Organizacional Marco Aurélio Pires Carrilho Vicente (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2018 O impacto da Cultura Organizacional na Eficácia das Organizações Públicas em Timor-Leste Rosalino Gomes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 O Controlo de Gestão e o Reporting como fatores chave de sustentabilidade das empresas Joana Catarina Pinho Quental (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 Aplicação de técnicas de melhoria da qualidade no contexto da indústria automóvel Daniela Filipa Monteiro Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Implementação do Balanced Scorecard no âmbito de avaliação de desempenho organizacional Salavdor Manuel Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 ADAPTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E AMBIENTAL ÀS VERSÕES 2015 DAS NORMAS ISO 9001 E ISO 14001: O CASO DA INFORLANDIA Cristinana Adrian Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Impact of national culture on aid effectiveness in sub-saharan Africa Robert Joseph Chiegil (Doutoramento)
Sheffield Hallam University, Reino Unido
2017 The integration of quality management in higher education Maria João Paiva Manatos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 A importância da redução do Lead Time em Time-based competition: O caso da SRAMPORT- Transmissões Mecânicas, Lda José Emanuel de Jesus Rosmaninho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 A qualidade e a acreditação nos Cuidados de Saúde Primários Tânia Alves Gonçalves Costa (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 Desvios prçamentais como instrumento de controlo de gestão Catarina José Rodrigues de Almeida (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Resultados dos Cuidados de Enfermagem; Qualidade e Efetividade António Fernando Salgueiro Amaral (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 A Gestão Orçamental e a Tomada de Decisões: o caso da Revigrés Ana Rita Ventura e Pereira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 World Class Manufacturing: Criando Estabilidade nos 4M's - Expedição Joana Catarina Alves Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Aplicação de um Value Stream Map nos Serviço Após Venda Automóvel Lídia Marina Ferreira Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Os papéis das organizações do terceiro setor na resposta aos problemas sociais Tracey Vieira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Proposta de implementação do sistema Activity Based Costing (ABC) nas cirurgias de oftalmologia Diana Manuela da Rocha Simões (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Avaliação do grau de adesão à filosofia Lean e da sua performance organizacional de empresas portuguesas Thássio Rafael Alvão da Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Kaizen aplicado à Logística Farmacêutica Felipe Nogueira Mendes (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Melhoria da experiência de compra na unidade de negócio CASA - Sonae MC Catarina Inês Fernandes de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Gestão e Controlo de Custos numa empresa tecnológica Tiago André Ventura Lourenço (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 Qualidade, Sustentabilidade e FCS: o caso de uma IES privada no Brasil Harley dos Santos Martins (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Um modelo de medição e gestão de desempenho para as universidades públicas Isabel Maria da Silva Machado (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Controlo da Qualidade nas SROC's Rui Miguel Castanheira Garcia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 A critical investigation of supply chain practice within manufacturing SMEs Hajar Fatorachian (Doutoramento)
Sheffield Hallam University, Reino Unido
2014 Indicadores de desempenho do controlo metrológico na Simoldes - MDA Dora Raquel Martins Caetano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Gestão da Qualidade e Reforma da Prestação de Serviços de Saúde: Estudo de Caso Catarina Alexandra Fecha Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Fatores de desempenho académico: Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça Carlos Alberto de Jesus Carvalho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Contributo da Formação para o Elevado Desempenho Organizacional - Um estudo de caso Vanessa Margarida França (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 A importância estratégica do desenho da função de contacto em contexto de Call Center Ana Cristina Pinto de Sá (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Estudo de acidentes com visitantes em centros comerciais Rodrigo Rocha Rosete (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Melhoria da qualidade numa empresa produtora de fio sintético Rute Rita Vieira Araújo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 MELHORIA DA QUALIDADE NA RMD - Recuperación Materiales Diversos, S.A. OXANA LISOVITSKAYA (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Medição da sustentabilidade empresarial Pedro Miguel Fernandes Mamede (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Qualidade Organizacional na USF: Candidatura ao Modelo Organizacional B na USF CelaSaúde Vanessa Sofia Hipóilito Proença (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Avaliação do Impacto do Programa Formação PME Ana Rita Simões Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 O papel do Balanced Scorecard na Gestão Estratégica dos Municípios Marta Maria Melo Bandeira de Almeida e Sousa (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 O controlo de gestão como fator de competitividade Ana Isabel Gomes Miranda (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Mapeamento e redesenho de processos: aplicação a um estudo de caso real Inês fIgueiredo da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Como o mapeamento de processos contribui para a melhoria da gestão organizacional João Miguel Baptista Lima (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Reposicionamento de processos: estudo de caso da expansão de uma gelataria Mónica Sofia Rocha da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A Gestão de Recursos Humanos e o Controlo de Custos Sílvia Adelaide de Almeida Gonçalves Ramos Duarte (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 Integração da Norma ISO 26000 de Responsabilidade Social na Estratégia de Gestão Ricardo Miguel Ornelas Oliveira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 Modelo de controlo da qualidade dos dados de energia eléctrica: EDP Distribuição André São Bento Martins Ferreira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 Sistemas de Gestão Ambiental: Do Enquadramento à Implementação Marisa dos Santos Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental na Scherdel Moltec Lda Liliana Filipa da Silva Oliveira Soares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL: IMPLEMENTAÇÃO NA SIMOLDES PLÁSTICOS, SA Carla Marina Silva Carvalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 IMPACTE DA QUALIDADE E INOVAÇÃO DO PRODUTO NAS EXPORTAÇÕES NACIONAIS Graça Maria de Oliveira Miranda Silva (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 BALANCED SCORECARD EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES:Esboço para o Bloco Operatório Teresa Marina Lontro Gameiro (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 A importância do contrato psicológico para o elevado desempenho : estudo de caso num hospital universitário português Marta Filipa Nave (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 CONSEQUÊNCIAS DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: O EFEITO MODERADOR DA PERSONALIDADE Dídia Marisa da Silva Simões (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças Helena Maria Vaz Calaxa (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 A gestão nas organizações sem fins lucrativos : o caso das Instituições particulares de solidariedade social Paula Alexandra Sebadelhe (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Melhoria da Qualidade na Industria de Recauchutagem de Pneus Behnam Bahmankhah (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Contributos para um Modelo de Satisfação de Clientes Sandra Isabel Piedade dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 MELHORIA DA QUALIDADE NUM PROCESSO DE VIDRAÇÃO CERÂMICA Charlotte Sylvie Blanpain da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Melhoria Contínua em Mineradora de Ferro Tiago Silva Matos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Consumo e Encargos: Perceção vs Realidade Sandra Isabel Correia Serafim Tralhão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Uma start-up no Instituto Pedro Nunes: A Vantage Point Telmo Veloso da Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 A Gestão de Recursos Humanos e o Controlo de Custos Sílvia Adelaide de Almeida Gonçalves Ramos Duarte (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Aplicação do Balanced Scorecard numa PME Industrial Ricardo Maurício Patrão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Autarquias e Avaliação de Desempenho dos Trabalhadores: Uma experiência na Câmara Municipal de Porto Moniz Andreia Micaela Lima Rôxo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Gestão de Potencial Humano numa Instituição Autárquica: Estágio Curricular na DGFRH na Câmara Municipal de Coimbra Ana Carina Pereira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Sistemas de Custeio Baseado nas Actividades em Empresas de Transporte: o caso Ozocargo Márcio Filipe Baptista Francisco (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Factores explicativos da Reclamação em serviços: o papel do “Controlo de Informação” e do “Grau de Relacionamento” Ana Catarina Cachado Bernardo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Auto-avaliação de uma escola de ensino particular: Aplicação do Modelo de Excelência da EFQM Ana Paula Alves Matos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Gestão de Reclamações na Sonae Distribuição: anállise e propostas de melhoria Tiago Emanuel dos Santos Cardoso (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Revisão do manual da qualidade: caso Scherdel Moltec-Molas Técnicas, S.A. André Bruno Almeida Maia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Práticas de Gestão da Qualidade no Centro Hospitalar de Coimbra, EPE – estudo da manutenção hospitalar e do projecto de acreditação Daniela Costa de Matos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 PERSONALIDADE E CO-PRODUÇÃO: Um estudo empírico em serviços Cintia Vargas (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Melhoria Contínua de Processos na Prestação de Serviços de TI Ana Filipa Ramalho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 Determinantes na Adopção de Normas e Princípios de Segurança e Higiene no Trabalho em Microempresas Ana Cláudia Batista Almeida Soares Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Desenvolvimento de um Indicador de Melhoria Contínua Rui Miguel Santos Coelho Semião (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Implementação de um sistema de gestão da qualidade ISO 9000: vantagens ou desvantagens Ana Margarida Farias Ramos dos Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2009 Responsabilidade Social - da literatura à prática Rita Joana Martins Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Projecto de Produtos Têxtil – Quarto. Uma aplicação da Casa da Qualidade Daniela Maria Oliveira Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Desenvolvimento e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Miguel Ângelo Gomes e Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa tecnológica Helena Isabel Rascão Rolas (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - Paula Carreira Maria (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - Marlene Sofia Dias da Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - Maria Diniz Vieira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 Sector de Impressão de uma Indústria Gráfica - Um estudo de melhoria contínua Ana Catarina dos Santos Neves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Influência da gestão de processos no desempenho organizacional: um estudo empírico na área social Maria da Glória Antunes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 A metodologia Kaizen aplicada ao processo de fabrico da empresa Oliveira & Irmão, SA Edgar Miguel Pereira Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - Carlos Daniel Paiva dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - a relevância da sua implementação em Serviços Públicos Pedro Henrique Pinto de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 Avaliação da Qualidade em Serviços de Consultoria - O modelo SERVQUAL Joana Manuel Ramalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - Celina Ferreira Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 Determinantes na Adopção de Normas e Princípios de Segurança e Higiene no Trabalho em Microempresas Ana Claúdia Batista Almeida Soares Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 O Impacto da Certificação ISO 9001:2000 NA SATISFAÇÃO DOS MUNÍCIPES Rita Daniela Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - Maria do Rosário Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - Manuel Henrique Correia Campeã (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/03/13 - 2020/04/13 SAGE Open (2158-2440) SAGE Publications
2019/12/03 - 2020/01/03 The TQM Journal (0954-478X) Emerald (MCB UP )
2019/10/28 - 2019/11/28 SAGE Open (2158-2440) SAGE Publications
2019/09/25 - 2019/10/25 The TQM Journal (0954-478X) Emerald (MCB UP )
2019/05/05 - 2019/06/05 International Journal of Quality & Reliability Management (0265-671X) Emerald (MCB UP )
2019/03/19 - 2019/04/19 International Journal of Management Science and Engineering Management (1750-9661) Informa UK (Taylor & Francis)
2019/02/18 - 2019/03/18 The TQM Journal (0954-478X) Emerald (MCB UP )
2019/02/12 - 2019/03/12 International Journal of Quality & Reliability Management (0265-671X) Emerald (MCB UP )
2018/11/10 - 2018/12/10 International Journal of Quality & Reliability Management (0265-671X) Emerald (MCB UP )
2018/09/03 - 2018/10/03 TQM Journal
2018/08/04 - 2018/09/04 Government Information Quarterly (0740-624X) Elsevier
2018/07/06 - 2018/08/06 Heliyon
2018/05/12 - 2018/06/12 TQM Journal
2018/03/14 - 2018/04/14 International Journal of Quality and Reliability Management
2017/10/04 - 2017/12/04 Management Decision
2017/05/20 - 2017/07/22 TQM Journal
2017/05/15 - 2017/07/07 International Journal of Quality and Service Sciences
2015/04/15 - 2015/07/06 International Journal of Quality & Reliability Management
2014/10/06 - 2015/03/14 Quality & Quantity
2014/09/01 - 2014/10/30 RPER - Revista Portuguesa de Estudos Regionais
2014/05/21 - 2014/06/30 Notas Económicas
2014/06/05 - 2014/06/21 International Journal of Quality and Service Sciences
2013/02/15 - 2013/03/15 International Journal of Quality and Service Sciences
2012/11/01 - 2012/12/17 Local Government Studies

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2013 - Atual Avaliação de um projeto de investigação para a Czech Science Foundation Grantová agentura Ceské republiky, República Checa
2013 - Atual Painel consultivo da estratégia para a Qualidade da Região Autónoma da Madeira Governo Regional da Madeira, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/09 - Atual Metodologia da Investigação Doutoramento em Gestão (Doutoramento) Universidade de Coimbra, Portugal
2009/09 - Atual Contabilidade de Gestão Licenciatura em Gestão (Licenciatura) Universidade de Coimbra, Portugal
2009/09 - Atual Gestão pela Qualidade Total Mestrado em Gestão (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal
2009/09 - Atual Metodologia da Investigação Mestrado em Gestão (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal
2009/09 - Atual Gestão da Qualidade nas Organizações da Economia Social PG em Economia Social (Diploma de especialização) Universidade de Coimbra, Portugal
2009/09 - Atual Metodologia da Investigação Doutoramento em Gestão, Mestrado em Marketing, MBA (Outros) Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Curso de Especialização em Gestão Autárquica Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade de Coimbra, Portugal
2009/09 - 2012/09 Gestão pela Qualidade Total I Mestrado em Marketing/MBA (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal
2009/09 - 2012/09 Gestão pela Qualidade Total II Mestrado em Marketing/MBA (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Curso de Especialização - Gestão e Organização da Justiça Especialização (Curso médio) CES - Centro de Estudos Sociais, Portugal
2009/09 - 2010/09 Fundamentos de Gestão das Organizações de Economia Social PG em Economia Social (Diploma de especialização) Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - 2008 Curso de Formação Avançada – Gestão e Negócio Internacional, Módulo “Gestão pela Qualidade” Especialização (Curso médio) FEUC/CCIM para o Grupo Lena, Portugal
2007 - 2007 III Cursos de Empreendedorismo de Base Tecnológica Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2005 - 2005 II Cursos de Empreendedorismo de Base Tecnológica Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior, Portugal
2004 - 2004 I Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade de Coimbra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/01 - Atual RIQUA – Rede de Investigadores da Qualidade
2010 - Atual ASQ – American Society for Quality
2008 - Atual APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
2003 - Atual Ordem dos Economistas
1995/01 - Atual APEU -Associação para a Extensão Universitária da FEUC

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014/01 - Atual Membro do Conselho da Qualidade da Universidade de Coimbra
Membro
Universidade de Coimbra, Portugal
2013/10 - 2015/10 Membro da Assembleia
Membro
Universidade de Coimbra, Portugal
2013/01 - 2015/09 Membro da Comissão de Autoavaliação da Licenciatura em Gestão
Membro
Universidade de Coimbra, Portugal
2012/01 - 2015/09 Membro da Comissão de Monitorização Pedagógica
Membro
Universidade de Coimbra, Portugal
2014/01 - 2014/12 Membro da Comissão de Autoavaliação do Sistema de Gestão da Qualidade da UC
Membro
Universidade de Coimbra, Portugal
2009/10 - 2013/11 Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Universidade de Coimbra, Portugal
2008/11 - 2009/03 Membro da Assembleia Estatutária
Membro
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2018 Prémio/Menção Honrosa - Melhor Artigo da Revista Qualidade
APQ, Portugal
2016 Best Paper Award
QMOD, Portugal
2014 Best Paper Award
QMOD Conference, Portugal
2011 Best Paper Award
Toulon Verona Conference, Portugal