???global.info.a_carregar???
ENG// Researcher at LE@D, Laboratory of Distance Education and eLearning, Universidade Aberta (UAb, Open University Portugal), R&D Unit-FCT 4372. Degree in Education - Social Pedagogy and Training, Master in Educational Sciences - Pedagogy of eLearning, and PhD in Digital Media-Art, with thesis in Cinema, Education and Social Networks. Collaborates with some working groups, regularly participating in (inter)national scientific events and is (co)author of several works, published in books, journals and proceedings. Collaborator researcher at the Center for Research in Arts and Communication (Universidade do Algarve). Has MOS (Microsoft Office Specialist), ICDL (International Computer Driving License), CCP (Certificate of Pedagogical Competences) certifications and is a teacher trainer accredited by the Scientific and Pedagogical Council of Continuing Education of the Portuguese Ministry of Education. PT// Licenciado em Educação - Minor em Pedagogia Social e da Formação, mestre em Ciências da Educação - Pedagogia do eLearning (Universidade Aberta, Portugal) e doutorado em Média-Arte Digital, com projeto de investigação em Cinema, Educação e Redes Sociais, acolhido pelo CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve, Portugal) e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal). Tem ainda formação em Informática de Gestão e as certificações MOS (Microsoft Office Specialist); ICDL (International Computer Driving Licence); CCP (Certificado de Competências Pedagógicas) e acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação. É investigador do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tutor do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) e integra a equipa de Ambientação Online, consultadoria desenvolvida pelo LE@D à Universidade Aberta, além de outros projetos (inter)nacionais, sendo co-fundador da Rede Académica Internacional WEIWER®. É ainda investigador colaborador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve. Tem desenvolvido atividades de Formador de formadores em regime presencial e a distância. Integrou vários projetos educacionais em e-Learning como produtor de conteúdos e formador. Participou como formador de informática em iniciativas destinadas a adultos em situação de desemprego e populações carenciadas. Colabora com vários grupos de trabalho, participando regularmente em eventos científicos, nacionais e internacionais, e é autor e coautor de vários trabalhos publicados em livros, revistas e atas de encontros científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Paulo Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, João

Identificadores de autor

Ciência ID
7411-0E45-B572
ORCID iD
0000-0002-8161-2513
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&authuser=2&user=McWMZv8AAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • joaopinto.ua@gmail.com (Profissional)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024/11/01 - 2025/04/30
Em curso
Educação a Distância e Elearning (Pós-doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2024/05/15 - 2024/06/15
Concluído
Active and Gamified Learning (Outros)
Especialização em Educação
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
2018/10/01 - 2023/07/17
Concluído
Média-Arte Digital (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
"Educação, Cinema e Redes Sociais: um estudo sobre o Plano Nacional do Cinema" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017
Concluído
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Aberta, Portugal
"Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital: o projeto REviver na Rede" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2015 - 2015
Concluído
Microsoft Office Specialist (Outros)
Especialização em TIC
Microsoft Portugal, Portugal

ETC Portugal, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Certificação ECDL / ICDL (Outros)
Internacional European Computer Driving Licence Foundation, Portugal
Nível Core
2013
Concluído
Licenciatura em Educação - Minor em Pedagogia Social e da Formação (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1998 - 1998
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto para a Qualificação, IP-RAM, Portugal
1993
Concluído
Curso Informática de Gestão (Curso de Especialização Tecnológica)
Fundetec, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
1987
Concluído
Curso Profissional de Informática (Outros)
Especialização em Informática
Escola Secundária Gabriel Pereira, Portugal
18
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Tutor Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025 - Atual Coordenador do Módulo de Ambientação Online Universidade Aberta, Portugal
2024 - Atual Investigador colaborador Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018/09/01 - Atual Investigador colaborador Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2017/01/01 - Atual Formador de Competências Digitais em RVCC (Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências) - Nivel Básico. / Membro do júri de certificação - Nível secundário Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal
2023 - 2025 Monitor do Módulo de Ambientação Online Universidade Aberta, Portugal
2017/12/01 - 2023 Investigador colaborador Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018/03/12 - 2020/08/30 Membro do Grupo de trabalho Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade¿ APDSI, Portugal
2015 - 2018 Mentor da Licenciatura em Educação Universidade Aberta, Portugal
2010/01/01 - 2017/12/31 Formador de formadores (Regime presencial e a distância) Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal
2007 - 2017 Formador de TIC em RVCC (Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências) - Nivel Básico Centro de Novas Oportunidades Cristovão Colombro, Portugal
1995/05/05 - 2016/07/30 Professor de Informática; Coordenador de estágios e projetos de final de curso; Diretor de Turma;. Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal
2006 - 2016 Formador de TIC para Adultos em situação de desemprego Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal
2010 - 2015 Formador de Informática para adultos em risco de exclusão (em regime de voluntariado) Infoteca, Portugal
2004/01/01 - 2008/12/31 Consultor de TIC Learn4U - Consultoria, Lda, Portugal
1993/01/01 - 1995/12/01 Técnico de informática e administrativo Captus - Sistemas Informáticos, Lda, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/09 - 2022/08 Educação, Cinema e Redes Sociais - Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema
SFRH/BD/137359/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Submetido

Projeto

Designação Financiadores
2024/01/01 - Atual European Network in Dflexible teaching
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2021/03/29 - 2025/03/28 (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
E-moderador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Rede Académica Internacional WEIWER
Sem referência
Co-fundador. Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2015 - Atual REviver na Rede
Mentor
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2008 - 2016 TICrvcc
Sem referência
Mentor (conceção e desenvolvimento)
Centro de Novas Oportunidades Cristovão Colombro, Portugal
Concluído
2009 - 2011 Um saber de Experiência Feito
Sem referencia
Produtor de conteúdos para e-learning
Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal
Concluído
2004 - 2007 e-Student
Sem referência
Produtor de conteúdos para e-learning
Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana Carolina. "Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracia". 2024.
  2. Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Portuguese National Film Plan, Literacies and Social Networks: Mapping good practices during the COVID-19 confinement". Trabalho apresentado em International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Portalegre, 2021.
    Publicado
  3. Teresa Cardoso; Filomena Pestana; João Pinto. "WIKIS, EDUCATION & RESEARCH: THE INTERNATIONAL ACADEMIC NETWORK WEIWER®". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.2115
  4. Pinto, João; Cardoso, Teresa. "O Facebook como artefacto educacional? o caso do projeto Reviver na Rede". 2020.
  5. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "Plano Nacional de Cinema e literacias para os media: realidade ou utopia?". 2020.
  6. Soares, Ana Isabel; Cardoso, Teresa; Pinto, João. "Cinema e educação: que relação na era da Internet?". 2019.
  7. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "Emotions to scenes: a génese de um artefacto de média-arte digital". 2019.
    https://dl.acm.org/doi/proceedings/10.1145/3359852
  8. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "Cinema and education: what relationship in the Internet age?". 2019.
  9. Pinto, João; Cardoso, Teresa. "REviver na Rede: um projeto de inclusão digital". 2019.
  10. Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?". 2019.
  11. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema". 2019.
  12. Pinto, João; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Competências digitais, qualificação e empregabilidade: constituição de um corpus de análise a partir do INCoDe. 2030". 2018.
Artigo em revista
  1. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; João Paulo Pinto; Filomena Pestana. "Networked research and open science: the WEIWER® experience". Educational Media International (2024): https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2357475.
    10.1080/09523987.2024.2357475
  2. João Pinto; Teresa Cardoso; Ana Isabel Soares. "ZOOM OUT / ZOOM IN ÀS REDES SOCIAIS DIGITAIS DO PLANO NACIONAL DE CINEMA". Revista Ciências Humanas (2021): https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a750.
    10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a750
  3. João Pinto; Teresa Cardoso. "Facebook as a Local and Community Digital Media? Experiences Impacting on the Unemployed Audiences of the Project “REviver na Rede”". Online Journal of Communication and Media Technologies (2021): https://doi.org/10.30935/ojcmt/11080.
    10.30935/ojcmt/11080
  4. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede Académica Internacional WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/10926.
    https://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk2
  5. Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e a inclusão digital?". Revista Investigar em Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação I (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) 11-12 (2020): 95-109. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/193.
    Publicado
  6. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. "Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de Cinema". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8895.
  7. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8106.
    https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp26-45
  8. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8950.
    https://doi.org/10.21747/16463153/40a12
  9. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?". (2019): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6532.
Capítulo de livro
  1. Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Redes sociais e educação aberta: que relação?". Portugal: Appris Editora,
  2. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano. "WEIWER®: ADN e cronologia de uma rede de investigação". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadw.2022.3
  3. João Pinto; Teresa Cardoso. "Internet and Social Networks: Reflecting on Contributions to Employability and Social Inclusion". 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_38
  4. Cardoso, Teresa; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, João. "A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®". Editora Collaborativa, 2020.
  5. Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Redes sociais e educação aberta: que relação?". Appris Editora, 2017.
Resumo em conferência
  1. Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. "Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na Educação de jovens". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, Lisboa, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cardoso, Teresa; Pinto, João. "Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na Rede". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6930.
  2. Pinto, João. "Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na Rede". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6930.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2023. "MAPRS - Meta-modelo para Análise de Publicações nas Redes Sociais".
    Registada
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/28 Inteligência Artificial e Educação na produção científica em Portugal - Necessidade de (Novas) Literacias? International Congress of 21st Century Literacies (ICCL2024).
Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
2023/05/27 Da academia para a sociedade: o caso de um projeto em pedagogia do elearning 2.º Encontro de Investigadores do LE@D “Inovação e Ciência”
Laboratório de Educação a Distância e E-Learning. Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2022/11/04 REviver na Rede: Um projeto catalisador da Ciência Cidadã Semana de Acesso Aberto 2022
Laboratório de Educação a Distância e eLearning. Universidade Aberta. (Lisboa, Portugal)
2022/06/27 O Plano Nacional de Cinema nas redes sociais: que presença? 2nd International Congress on 21st Century Literacies - Painel Literacia Fílmica.
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2021/05/31 Presença do PNC nas redes sociais que boas práticas ? XI Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/05/01 Educação (Aberta) e Cinema: desafios à luz do PNC XII congresso SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Universidade NOVA de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2021/03 Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema 1º Encontro dos Doutorandos da Universidade do Algarve.
Universidade do Algarve. (Loulé, Portugal)
2021/01/30 As redes sociais e os novos estilos de aprendizagem ao longo da vida XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education).
nstituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2021/01/30 Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education).
nstituto de Educação da Univbersaidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2021 Plano Nacional de Cinema, Literacias e Redes Sociais: Mapeamento de boas práticas durante a pandemia COVID-19 International Congress on 21st Century Literacies.
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021 O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em curso VIII Conferência Internacional de Cinema,
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2020/02/18 Plano Nacional de Cinema e literacias para os media: realidade ou utopia? IV ieTIC - Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade do Açores ( Ponta Delgada, Portugal)
2020/02/18 O Facebook como artefacto educacional? IV ieTIC - Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade dos Açores (Ponta Delgada,, Portugal)
2020 Meta-modelo de Análise de Publicações nas Redes Sociais: génese de uma metodologia de mapeamento no digital. 12ª Conferência-Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020 De que modo usa o Plano Nacional de Cinema as redes sociais? Uma investigação em curso. V Encontro de Jovens Investigadores da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. (Lisboa, Portugal)
2020 Mapeamento de publicações nas redes sociais no contexto das Ciências da Comunicação: proposta de um Meta-modelo de Análise Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
2020 Educação Aberta na actualidade 26° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância
ABED (Brasil)
2020 REviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebook? XV Congresso Da Sociedade Portuguesa De Ciências Da Educação.
Sociedade Portuguesa De Ciências Da Educação. (Porto, Portugal)
2019/07 Educação, Cinema e Redes Sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema Ciência 2019
FCT (Lisboa, Portugal)
2019 Educação Aberta e Aprendizagens em Rede Projeto TEO Tecnologias Educacionais Online
(Brasil)
2019 Literacias fílmicas e vídeo arte: uma relação emergente? Colóquio do IMAGE PLAY - International Video Art Festival
International Video Art Festival (Funchal, Portugal)
2019 Cinema e a Educação: que relação na era da Internet? DIGICOM - International Conference on Digital Design and Communication
Escola Superior de Design. (Barcelos, Portugal)
2019 Facebook, um recurso digital intergeracional? 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã
Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Emotions to Scenes: a génese de um artefacto de média-arte digital 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, ARTECH
(Braga, Portugal)
2019 Educação, Cinema e Redes Sociais: Uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema Seminário Literatura & Cinema,
Mudas - Museu de Arte Contemporânea (Madeira, Portugal)
2019 Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial? Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de TIC na Educação,
Universidade do Minho (Lisboa, Portugal)
2019 Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? International Wiki Scientific Conference (IWSC 2019)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
2018/01/27 O Facebook como Artefacto Educacional? XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE),
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Educação, Cinema e Redes Sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2018 Marketing Pessoal e Redes sociais Polo de Emprego da Casa do Povo da Ponta do Sol
Centro Cultural John dos Passos, (Ponta do Sol., Portugal)
2017 Encontro da Licenciatura em Educação Departamento de Ensino e Educação a Distância da Universidade Aberta
Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações, (Lisboa, Portugal)
2017 O projeto REviver na Rede 7ª Conferência Internacional do Mestrado em Pedagogia do eLearning
Universidade Aberta, (Lisboa, Portugal)
2016 As redes sociais na procura de emprego Rumo ao Futuro Profissional
Instituto de Emprego da Madeira. (Câmara de Lobos, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/10/24 - Atual WEIWER OPEN SESSIONS Rede Académica Internacional WEIWER® (2018/10/24 - 2018/10/24)
Conferência
Universidade Aberta, Portugal
1997 - Atual Os Dinossauros dos Computadores. Organização de uma exposição pedagógica sobre a evolução histórica dos computadores contando com a participação de várias empresas que disponibilizam os seus computadores mais antigos. (1997/09/01 - 1997/09/10)
Exposição (Outra)
Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal
2018/03/01 - 2018/04/30 myMPeL'7 - Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning , Universidade Aberta https://mympel7.blogspot.com/ (2018/04/18 - 2018/04/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/01/01 - Atual Editorial da Universidade Aberta Universidade Aberta
2024/09/01 - Atual Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2386-7418) UNIVERSIDAD DE A CORUÑA

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/01 - Atual Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2023/02 - 2023/07 Intervenção psicoeducativa de carreira a distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho. Módulo 0: Ambientação online Módulo 1: Exploração de carreira e Conhecimento do mercado de trabalho Módulo 2: Expertise profissional, Competências transversais e Aprendizagem contínua Módulo 3: Suporte institucional e Redes de contactos Módulo 4:Clareza e Confiança na carreira Módulo 5: Conclusão do portefólio e encerramento Programa Boost 4 Career Universidade do Minho, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2016/11/15 Projecto que ajuda a usar o Facebook Jornal Diário de Notícias (edição impressa)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/01/22 - 2020/01/22 Programa Madeira Viva Entrevista sobre a literacia da informação na atualidade e a rede internacional académica WEIWER®
2019/07/12 - 2019/07/12 Programa Incubadora Entrevista sobre empreendedorismo social (projeto Reviver na Rede).
2018/06/27 - 2018/06/27 Programa Madeira Viva Entrevista sobre a utilização do Facebook como instrumento de procura ativa de emprego.
2018/05/23 - 2018/05/23 Programa Madeira Vida Entrevista sobre a procura de emprego através das redes sociais.
2018/03/15 - 2018/03/15 Aldeia Global Entrevista sobre o projeto Reviver na Rede
2017/04/25 - 2017/04/25 Telejornal Madeira Noticias sobre o projeto Reviver na Rede ter sido distinguido pelas Nações Unidas.
2017/04/02 - 2017/04/02 Reportagem Vantagens do ensino à distância.
2017/03/21 - 2017/03/21 Hora de Ponta Utilização das redes sociais pelos desempregados.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) Membro / Sócio
2019 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) Membro / Sócio
2017 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Membro / Sócio
2017 - Atual Associação Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) Membro / Sócio

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Grupo de Trabalho "Cinema e Educação" da AIM
Membro
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Portugal
2017 - Atual Grupo de missão Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade da APDSI
Membro
APDSI, Portugal
2024/06/01 - 2024/10/18 Comissão organizadora do Seminário Recursos de Carreira e Empregabilidade.
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/07/17 - Atual Arguente das provas de Apresentação de Resultados Intermédios do Doutoramento em Média-Arte Digital Universidade Aberta, Portugal
2024/07/17 - Atual Júri de certificação de competências do nível secúndário Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal
2023/03/24 - Atual Júri de certificação de competências do nível secúndário Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal
2021/02/02 - Atual Júri de certificação de competências do nível secúndário Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal
2020 - Atual Membro de juri certificação de adultos para o nivel secundário
Distinções

Prémio

2019 Champion Project (Projeto WEIWER)
World Summit on the Information Society , Suiça
2018 Carta de mérito académico da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
2017 Arrisca C (projecto REviver na Rede: Menção honrosa )
Projeto INOVC+, Portugal
2011 Prémio Nacional Multimédia (Projecto Um saber de Experiência Feito: finalista)
2010 Inovação e Boas Práticas - Novas Oportunidades (Projecto TICrvcc)
2004 Boas Práticas do FSE (Projecto e-Student:
Fundo Social Europeu, Portugal

Outra distinção

2017 WSIS Stocktaking / ONU best practice (Projecto REviver na Rede)
Organização das Nações Unidas, Brasil

WSIS Stocktaking , Suiça
2017 Canvas - Projetos Que Marcam 2017 (Projecto Reviver na Rede)
Representação da Comissão Europeia em Portugal , Portugal
2017 WSIS Prizes (REviver na Rede: projecto nomeado)
World Summit on the Information Society , Suiça
2016 Born from Knowledge | Ideas 2016 (projecto REviver na Rede)
Born from Knowledge , Portugal