Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Paulo Pinto
Nomes de citação
- Pinto, João
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7411-0E45-B572
- ORCID iD
- 0000-0002-8161-2513
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&authuser=2&user=McWMZv8AAAAJ
Endereços de correio eletrónico
- joaopinto.ua@gmail.com (Profissional)
Websites
- www.joaopinto.net (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/11/01 - 2025/04/30
Em curso
|
Educação a Distância e Elearning (Pós-doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2024/05/15 - 2024/06/15
Concluído
|
Active and Gamified Learning (Outros)
Especialização em Educação
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
|
|
2018/10/01 - 2023/07/17
Concluído
|
Média-Arte Digital (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal "Educação, Cinema e Redes Sociais: um estudo sobre o Plano Nacional do Cinema" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2017
Concluído
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Aberta, Portugal
"Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital: o projeto REviver na Rede" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2015 - 2015
Concluído
|
Microsoft Office Specialist (Outros)
Especialização em TIC
Microsoft Portugal, Portugal
ETC Portugal, Portugal |
|
2013 - 2013
Concluído
|
Certificação ECDL / ICDL (Outros)
Internacional European Computer Driving Licence Foundation, Portugal
|
Nível Core |
2013
Concluído
|
Licenciatura em Educação - Minor em Pedagogia Social e da Formação (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
1998 - 1998
Concluído
|
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto para a Qualificação, IP-RAM, Portugal
|
|
1993
Concluído
|
Curso Informática de Gestão (Curso de Especialização Tecnológica)
Fundetec, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
13 |
1987
Concluído
|
Curso Profissional de Informática (Outros)
Especialização em Informática
Escola Secundária Gabriel Pereira, Portugal
|
18 |
Percurso profissional
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Tutor | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025 - Atual | Coordenador do Módulo de Ambientação Online | Universidade Aberta, Portugal |
2024 - Atual | Investigador colaborador | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018/09/01 - Atual | Investigador colaborador | Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2017/01/01 - Atual | Formador de Competências Digitais em RVCC (Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências) - Nivel Básico. / Membro do júri de certificação - Nível secundário | Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal |
2023 - 2025 | Monitor do Módulo de Ambientação Online | Universidade Aberta, Portugal |
2017/12/01 - 2023 | Investigador colaborador | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018/03/12 - 2020/08/30 | Membro do Grupo de trabalho Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade¿ | APDSI, Portugal |
2015 - 2018 | Mentor da Licenciatura em Educação | Universidade Aberta, Portugal |
2010/01/01 - 2017/12/31 | Formador de formadores (Regime presencial e a distância) | Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal |
2007 - 2017 | Formador de TIC em RVCC (Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências) - Nivel Básico | Centro de Novas Oportunidades Cristovão Colombro, Portugal |
1995/05/05 - 2016/07/30 | Professor de Informática; Coordenador de estágios e projetos de final de curso; Diretor de Turma;. | Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal |
2006 - 2016 | Formador de TIC para Adultos em situação de desemprego | Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal |
2010 - 2015 | Formador de Informática para adultos em risco de exclusão (em regime de voluntariado) | Infoteca, Portugal |
2004/01/01 - 2008/12/31 | Consultor de TIC | Learn4U - Consultoria, Lda, Portugal |
1993/01/01 - 1995/12/01 | Técnico de informática e administrativo | Captus - Sistemas Informáticos, Lda, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09 - 2022/08 | Educação, Cinema e Redes Sociais - Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema
SFRH/BD/137359/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Submetido
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | European Network in Dflexible teaching
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2021/03/29 - 2025/03/28 | (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
E-moderador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Rede Académica Internacional WEIWER
Sem referência
Co-fundador. Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2015 - Atual | REviver na Rede
Mentor
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2008 - 2016 | TICrvcc
Sem referência
Mentor (conceção e desenvolvimento)
Centro de Novas Oportunidades Cristovão Colombro, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2011 | Um saber de Experiência Feito
Sem referencia
Produtor de conteúdos para e-learning
Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal
|
Concluído
|
2004 - 2007 | e-Student
Sem referência
Produtor de conteúdos para e-learning
Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Marca registada |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/28 | Inteligência Artificial e Educação na produção científica em Portugal - Necessidade de (Novas) Literacias? | International Congress of 21st Century Literacies (ICCL2024).
Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
|
2023/05/27 | Da academia para a sociedade: o caso de um projeto em pedagogia do elearning | 2.º Encontro de Investigadores do LE@D “Inovação e Ciência”
Laboratório de Educação a Distância e E-Learning. Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/04 | REviver na Rede: Um projeto catalisador da Ciência Cidadã | Semana de Acesso Aberto 2022
Laboratório de Educação a Distância e eLearning. Universidade Aberta. (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/27 | O Plano Nacional de Cinema nas redes sociais: que presença? | 2nd International Congress on 21st Century Literacies - Painel Literacia Fílmica.
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2021/05/31 | Presença do PNC nas redes sociais que boas práticas ? | XI Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021/05/01 | Educação (Aberta) e Cinema: desafios à luz do PNC | XII congresso SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Universidade NOVA de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2021/03 | Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema | 1º Encontro dos Doutorandos da Universidade do Algarve.
Universidade do Algarve. (Loulé, Portugal)
|
2021/01/30 | As redes sociais e os novos estilos de aprendizagem ao longo da vida | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education).
nstituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2021/01/30 | Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education).
nstituto de Educação da Univbersaidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Plano Nacional de Cinema, Literacias e Redes Sociais: Mapeamento de boas práticas durante a pandemia COVID-19 | International Congress on 21st Century Literacies.
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2021 | O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em curso | VIII Conferência Internacional de Cinema,
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2020/02/18 | Plano Nacional de Cinema e literacias para os media: realidade ou utopia? | IV ieTIC - Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade do Açores ( Ponta Delgada, Portugal)
|
2020/02/18 | O Facebook como artefacto educacional? | IV ieTIC - Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade dos Açores (Ponta Delgada,, Portugal)
|
2020 | Meta-modelo de Análise de Publicações nas Redes Sociais: génese de uma metodologia de mapeamento no digital. | 12ª Conferência-Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020 | De que modo usa o Plano Nacional de Cinema as redes sociais? Uma investigação em curso. | V Encontro de Jovens Investigadores da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Mapeamento de publicações nas redes sociais no contexto das Ciências da Comunicação: proposta de um Meta-modelo de Análise | Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
|
2020 | Educação Aberta na actualidade | 26° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância
ABED (Brasil)
|
2020 | REviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebook? | XV Congresso Da Sociedade Portuguesa De Ciências Da Educação.
Sociedade Portuguesa De Ciências Da Educação. (Porto, Portugal)
|
2019/07 | Educação, Cinema e Redes Sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema | Ciência 2019
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Educação Aberta e Aprendizagens em Rede | Projeto TEO Tecnologias Educacionais Online
(Brasil)
|
2019 | Literacias fílmicas e vídeo arte: uma relação emergente? | Colóquio do IMAGE PLAY - International Video Art Festival
International Video Art Festival (Funchal, Portugal)
|
2019 | Cinema e a Educação: que relação na era da Internet? | DIGICOM - International Conference on Digital Design and Communication
Escola Superior de Design. (Barcelos, Portugal)
|
2019 | Facebook, um recurso digital intergeracional? | 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã
Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Emotions to Scenes: a génese de um artefacto de média-arte digital | 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, ARTECH
(Braga, Portugal)
|
2019 | Educação, Cinema e Redes Sociais: Uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema | Seminário Literatura & Cinema,
Mudas - Museu de Arte Contemporânea (Madeira, Portugal)
|
2019 | Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial? | Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de TIC na Educação,
Universidade do Minho (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? | International Wiki Scientific Conference (IWSC 2019)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
|
2018/01/27 | O Facebook como Artefacto Educacional? | XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE),
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Educação, Cinema e Redes Sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Marketing Pessoal e Redes sociais | Polo de Emprego da Casa do Povo da Ponta do Sol
Centro Cultural John dos Passos, (Ponta do Sol., Portugal)
|
2017 | Encontro da Licenciatura em Educação | Departamento de Ensino e Educação a Distância da Universidade Aberta
Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações, (Lisboa, Portugal)
|
2017 | O projeto REviver na Rede | 7ª Conferência Internacional do Mestrado em Pedagogia do eLearning
Universidade Aberta, (Lisboa, Portugal)
|
2016 | As redes sociais na procura de emprego | Rumo ao Futuro Profissional
Instituto de Emprego da Madeira. (Câmara de Lobos, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/10/24 - Atual | WEIWER OPEN SESSIONS
Rede Académica Internacional WEIWER® (2018/10/24 - 2018/10/24)
Conferência
|
Universidade Aberta, Portugal |
1997 - Atual | Os Dinossauros dos Computadores. Organização de uma exposição pedagógica sobre a evolução histórica dos computadores contando
com a participação de várias empresas que disponibilizam os seus computadores mais antigos. (1997/09/01 - 1997/09/10)
Exposição (Outra)
|
Escola Profissional Cristóvão Colombo, Portugal |
2018/03/01 - 2018/04/30 | myMPeL'7 - Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning , Universidade Aberta https://mympel7.blogspot.com/ (2018/04/18 - 2018/04/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2025/01/01 - Atual | Editorial da Universidade Aberta | Universidade Aberta |
2024/09/01 - Atual | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2386-7418) | UNIVERSIDAD DE A CORUÑA |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Intervenção psicoeducativa de carreira a distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho. Módulo 0: Ambientação online Módulo 1: Exploração de carreira e Conhecimento do mercado de trabalho Módulo 2: Expertise profissional, Competências transversais e Aprendizagem contínua Módulo 3: Suporte institucional e Redes de contactos Módulo 4:Clareza e Confiança na carreira Módulo 5: Conclusão do portefólio e encerramento | Programa Boost 4 Career | Universidade do Minho, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2016/11/15 | Projecto que ajuda a usar o Facebook | Jornal Diário de Notícias (edição impressa) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/01/22 - 2020/01/22 | Programa Madeira Viva | Entrevista sobre a literacia da informação na atualidade e a rede internacional académica WEIWER® |
2019/07/12 - 2019/07/12 | Programa Incubadora | Entrevista sobre empreendedorismo social (projeto Reviver na Rede). |
2018/06/27 - 2018/06/27 | Programa Madeira Viva | Entrevista sobre a utilização do Facebook como instrumento de procura ativa de emprego. |
2018/05/23 - 2018/05/23 | Programa Madeira Vida | Entrevista sobre a procura de emprego através das redes sociais. |
2018/03/15 - 2018/03/15 | Aldeia Global | Entrevista sobre o projeto Reviver na Rede |
2017/04/25 - 2017/04/25 | Telejornal Madeira | Noticias sobre o projeto Reviver na Rede ter sido distinguido pelas Nações Unidas. |
2017/04/02 - 2017/04/02 | Reportagem | Vantagens do ensino à distância. |
2017/03/21 - 2017/03/21 | Hora de Ponta | Utilização das redes sociais pelos desempregados. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) | Membro / Sócio |
2019 - Atual | Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) | Membro / Sócio |
2017 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Membro / Sócio |
2017 - Atual | Associação Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) | Membro / Sócio |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Grupo de Trabalho "Cinema e Educação" da AIM
Membro
|
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Portugal |
2017 - Atual | Grupo de missão Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade da APDSI
Membro
|
APDSI, Portugal |
2024/06/01 - 2024/10/18 | Comissão organizadora do Seminário Recursos de Carreira e Empregabilidade.
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07/17 - Atual | Arguente das provas de Apresentação de Resultados Intermédios do Doutoramento em Média-Arte Digital | Universidade Aberta, Portugal |
2024/07/17 - Atual | Júri de certificação de competências do nível secúndário | Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal |
2023/03/24 - Atual | Júri de certificação de competências do nível secúndário | Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal |
2021/02/02 - Atual | Júri de certificação de competências do nível secúndário | Centro Qualifica da Escola Profissional Cristóvão colombo, Portugal |
2020 - Atual | Membro de juri certificação de adultos para o nivel secundário |
Distinções
Prémio
2019 | Champion Project (Projeto WEIWER)
World Summit on the Information Society , Suiça
|
2018 | Carta de mérito académico da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 | Arrisca C (projecto REviver na Rede: Menção honrosa )
Projeto INOVC+, Portugal
|
2011 | Prémio Nacional Multimédia (Projecto Um saber de Experiência Feito: finalista) |
2010 | Inovação e Boas Práticas - Novas Oportunidades (Projecto TICrvcc) |
2004 | Boas Práticas do FSE (Projecto e-Student:
Fundo Social Europeu, Portugal
|
Outra distinção
2017 | WSIS Stocktaking / ONU best practice (Projecto REviver na Rede)
Organização das Nações Unidas, Brasil
WSIS Stocktaking , Suiça |
2017 | Canvas - Projetos Que Marcam 2017 (Projecto Reviver na Rede)
Representação da Comissão Europeia em Portugal , Portugal
|
2017 | WSIS Prizes (REviver na Rede: projecto nomeado)
World Summit on the Information Society , Suiça
|
2016 | Born from Knowledge | Ideas 2016 (projecto REviver na Rede)
Born from Knowledge , Portugal
|