???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Miguel Cachulo Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, José
  • Pereira, José Miguel Cachulo
  • Miguel Cachulo Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
7410-827E-D74B
ORCID iD
0000-0003-3431-1141
Google Scholar ID
JAiRuDAAAAAJ&hl

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/10/11 - 2027
Em curso
Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Gestão
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/17
Concluído
Marketing (Título de especialista)
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovado por unanimidade
2010/10 - 2011/09/10
Concluído
Gestão - Ciência Aplicada à Decisão (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
18
2007/09 - 2009/12
Concluído
Gestão (Mestrado)
Especialização em Marketing e Negócios Internacionais
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
"Desenvolvimento do modelo de negócio do "Patscreen"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2003/09 - 2007/06
Concluído
Gestão (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/02/27 - 2023/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2020/09 - 2021/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2020/02 - 2020/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2009/11 - 2014/11 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2007/09 - 2008/07 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Rita Tavares; Filipa Santos Almeida; Raquel Lopes Ribeirinha; Miguel Cachulo Pereira; Pinhal, Rúben. Autor correspondente: Miguel Cachulo Pereira. "How can a fine arts company use user-generated content to enhance its digital presence? The Case of VIARCO". Trabalho apresentado em The International Conference on Business and Technology (ICBTCardiff’ 2025), Cardiff, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Miguel Cachulo Pereira; Sara Santos. Autor correspondente: Miguel Cachulo Pereira. "Managing Controversy in Contemporary Digital Marketing Practices". Trabalho apresentado em The International Conference on Business and Technology (ICBTCardiff’ 2025), Cardiff, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Pinhal, Rúben. Autor correspondente: Pinhal, Rúben. "Loyalty in Your Pocket: The case of Cartão Continente Mobile App". Trabalho apresentado em CISTI'2025 - 20th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Lisbon, 2025.
    Aceite para publicação
  4. Gonçalo Braga Pereira; Diogo Vaz Ferreira; Diogo Neves dos Santos; Bacalhau, Lara Mendes. "Artificial Intelligence in E-Commerce and its Impact on Consumer Behavior". Trabalho apresentado em CISTI'2025 - 20th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Lisbon, 2025.
    Aceite para publicação
  5. Neves, Joana; Bacalhau, Lara Mendes. "AI in search - redefining SEO in digital marketing strategy and practices". Trabalho apresentado em The International Conference on Business and Technology (ICBTEdinburgh’ 2025), Edinburgh, 2025.
    Aceite para publicação
  6. Miguel Cachulo Pereira; Alexandre Pericão. Autor correspondente: Miguel Cachulo Pereira. "Exploring the Features of Branded Mobile Applications for Music Festivals". Trabalho apresentado em ICMarkTech'24 -The 2024 International Conference on Marketing and Technologies, 2024.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-981-96-3077-6_39
  7. Joana Neves; Miguel Cachulo Pereira; Bacalhau, Lara Mendes. "Metaverse and Chatbots for Luxury Brands: A Literature Review and Research Agenda". Trabalho apresentado em ICMarkTech'24 -The 2024 International Conference on Marketing and Technologies, 2024.
    Aceite para publicação • 978-981-96-3077-6_34
  8. Neves, Joana; Pereira, Miguel Cachulo; Bacalhau, Lara Mendes. Autor correspondente: Neves, Joana. "AI Hallucinations on Marketing: A Systematic Review of Risks, Impacts, and Mitigation Strategies and Future Directions". Trabalho apresentado em ICBTOxford’2024 - The International Conference on Business and Technology, Oxford, 2024.
    Aceite para publicação
  9. Carvalho, Mariana Martins; Silva, Inês Quintas Medina; Bacalhau, Lara Mendes; Pereira, Miguel Cachulo; Neves, Joana. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "Next-Gen Design: A Systematic Review of VR and AR’s Role on Client Satisfaction in Interior Design Projects". Trabalho apresentado em ICBTOxford’2024 - The International Conference on Business and Technology, Oxford, 2024.
    Aceite para publicação
  10. Miguel Cachulo Pereira; Susana Marques. Autor correspondente: Miguel Cachulo Pereira. "The Role and Relevance of Customer Data Platforms in Marketing – a Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em ICBTOxford’2024 - The International Conference on Business and Technology, 2024.
    Aceite para publicação
  11. Bacalhau, Lara Mendes; Domingues, Margarida; Zhu, Mariana; Neves, Joana; Pereira, Miguel Cachulo. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "The Use of Social Media Advertising on Music Festivals: A Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em ICOTTS 2024 - 6th International Conference on Tourism Technology & Systems, Funchal, 2024.
    Aceite para publicação
Artigo em revista
  1. Bacalhau, Lara Mendes; Miguel Cachulo Pereira; Neves, Joana. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "A bibliometric analysis of AI bias in marketing: field evolution and future research agenda". Journal of Marketing Analytics (2025):
    No prelo • 10.1057/s41270-025-00379-6
  2. Joana Neves; Miguel Cachulo Pereira. "A Marketing Perspective on the Roles of AI and ML in Shaping Contemporary Programmatic Advertising". International Journal of Digital Marketing, Management, and Innovation (2025): https://doi.org/10.4018/IJDMMI.368043.
    10.4018/IJDMMI.368043
Capítulo de livro
  1. Joana Neves; Miguel Cachulo Pereira; Lara Mendes Bacalhau. "Metaverse and Chatbots for Luxury Brands: A Literature Review and Future Research Directions". 2025.
    10.1007/978-981-96-3077-6_34
Tese / Dissertação
  1. Pereira, José Miguel Cachulo. "Desenvolvimento do modelo de negócio do "Patscreen"". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1754.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022 Plano de marketing digital aplicado à Empresa Bynet: comunicação digital
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - 2021/06 As aplicações móveis e a lealdade à marca: a aplicação Cartão Continente
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/06 Marketing Desportivo: Estágio no Lusitano Futebol Clube
Arguente principal
Inês Filipa Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2023/10/11 Comunicação Digital no contexto de uma incubadora: Caso Sanjotec - Parque de Ciência e Tecnologia
Presidente do júri
Carla Sofia Cardoso de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal