Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Fábio Saraiva Flôres
Nomes de citação
- Flôres, Fábio Saraiva
- Flôres, F
- Flores, F
- Flôres, F. S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7111-4AFF-4024
- ORCID iD
- 0000-0003-3469-3725
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?user=7Zi2smAAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Scopus Author Id
- 57189852926
Endereços de correio eletrónico
- flores.saraiva@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2016/01/01 - 2020/09/30 Concluído | Doutoramento (Doutoramento) Especialização em Motricidade Humana Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal "Affordances for schoolchildren’s motor competence" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 17 | 
| 2014/01/31 - 2015/11/25 Concluído | Educação Física Licenciatura (Licence) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil "A escola como parte da rede social do desenvolvimento motor infantil. Um estudo piloto" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 17 | 
| 2013/08/30 - 2015/02/28 Concluído | Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais (Laurea Specialistica) Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais Universidade Federal de Santa Maria, Brasil "Efeitos do foco de atenção na aprendizagem em uma tarefa do futsal" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 20 | 
| 2012/03/01 - 2014/02/22 Concluído | Mestrado em Educação Física (Master) Especialização em Educação Física Universidade Federal de Pelotas, Brasil "Efeitos de diferentes focos de atenção na aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio em crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 19 | 
| 2007/09/09 - 2011/08/26 Concluído | Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil "Lesões: estudo diagnóstico exploratório entre participantes de equipes desportivas e praticantes apenas de Educação Física
                                       escolar do ensino médio, em uma escola na cidade de Santa Maria - RS" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 16 | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/11/04 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal | 
| 2020/12/04 - 2024/11/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| Instituto Piaget de Almada, Portugal | ||
| 2017/04/24 - 2018/12/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | ||
| 2012 - 2013 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade Federal de Pelotas, Brasil | 
| Universidade Federal de Pelotas, Brasil | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/01 - 2024/10 | Membro Conselho Científico | Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal | 
| Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | ||
| 2023/01 - 2024/10 | Membro Conselho Pedagógico | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | ||
| 2023/01 - 2024/10 | Membro Conselho Disciplinar | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | ||
| 2023/01 - 2024/10 | Membro Conselho Consultivo | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | ||
| 2022/09 - 2024/10 | Coordenador do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| Instituto Piaget de Almada, Portugal | ||
| 2022/09 - 2024/10 | Presidente da Comissão de Creditação do 2.º CE em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| Instituto Piaget de Almada, Portugal | ||
| 2021/12 - 2024/10 | Coordenador do KinesioLab (INSIGHT) - Unidade de Investigação | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| Instituto Piaget de Almada, Portugal | ||
| 2021/04 - 2022/09 | Coordenador da Licenciatura em Educação Física e Desporto | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| Instituto Piaget de Almada, Portugal | ||
| 2021/04 - 2022/09 | Presidente da Comissão de Creditação do 1.º CE em Educação Física e Desporto | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| Instituto Piaget de Almada, Portugal | ||
| 2021/03 - 2021/12 | Diretor de Instalações Desportivas | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/06 - 2024/06 | Programa Erasmus + | Instituto Piaget, Portugal | 
| Universiteit Hasselt - Campus Diepenbeek, Bélgica | ||
| 2019/08/31 - 2021/04/30 | Treinador de Futebol | Sporting Clube de Portugal, Portugal | 
| Sporting Clube de Portugal, Portugal | ||
| 2019/08/31 - 2020/12/31 | Treinador de Futebol | Academia de Futebol Superball, Portugal | 
| Academia de Futebol Superball, Portugal | ||
| 2019/10/31 - 2020/03/31 | Treinador de Futsal | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
| 2019/10/14 - 2020/01/31 | Treinador de Futebol | Escolinha do Figo, Portugal | 
| 2014/01/31 - 2014/07/01 | Professor de Educação Física | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Brasil | 
| Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Brasil | ||
| 2013/08/18 - 2014/02/28 | Professor de Educação Física | Colégio Sinodal Alfredo Simon, Brasil | 
| Colégio Sinodal Alfredo Simon, Brasil | ||
| 2008/08/30 - 2011/12/31 | Professor de Educação Física | Colégio Franciscano Sant'Anna, Brasil | 
| Colégio Franciscano Sant'Anna, Brasil | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2014/08 - 2015/07 | Estudo da qualidade dos contextos ambientais na promoção e proteção do desenvolvimento motor infantil 037471 Bolseiro de Investigação
                                     Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | Universidade Federal de Santa Maria Concluído | 
| 2011 - 2011 | Efeitos ambientais na percepção de competências e desenvolvimento motor de crianças 028147 Bolseiro de Iniciação Científica
                                     Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | Universidade Federal de Santa Maria Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023/12 - 2024/11/03 | EquiSPACE - Ambientes estimulantes para uma educação inclusiva CP/0521/DDT/2023 Investigador responsável
                                     Instituto Piaget de Almada, Portugal | Instituto Português do Desporto e Juventude IP Em curso | 
| 2022/11 - 2024/10 | Projeto de reabilitação cardíaca comunitário do Piaget - Reabilitação Piaget KinesioLab 027 Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     Instituto Piaget de Almada, Portugal | Em curso | 
| 2022/11 - 2024/10 | A influência da atividade física, nutrição e balanço energético em marcadores biológicos, psicológicos e comportamentais KinesioLab 033 Investigador
                                    
                                  | Em avaliação | 
| 2022/09/01 - 2024/10 | Análise de Desempenho e Psicometria de atletas de diferentes modalidades desportivas P12-S21-21-21/06/2022 Orientador
                                     Instituto Piaget, Portugal | Em curso | 
| 2022/01/01 - 2024/10 | A influência das affordances na competência motora e na aquisição de habilidades motoras de indivíduos praticantes de diferentes
                                 modalidades desportivas P02-S09-27/04/2022 Orientador
                                     Instituto Piaget, Portugal | Em curso | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2017 - 2018 | Grupo de Estudos em Análise dos Jogos Esportivos Coletivos (GEAJEC) Orientador
                                     Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | Concluído | 
| 2017 - 2018 | A influência das affordances ambientais na competência motora de crianças em idade escolar Orientador
                                     Universidade Federal de Santa Maria, Brasil Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | Concluído | 
| 2017 - 2018 | Análise de scout do esporte clube internacional usando o handscout - futebol Orientador
                                     Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | Concluído | 
| 2014 - 2016 | Efeitos do foco de atenção na aprendizagem em uma tarefa do futsal Investigador responsável
                                     Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | Concluído | 
| 2011 - 2012 | Efeitos do Treinamento Físico após a Pré-temporada em jogadores de Futebol Profissional de uma equipe do Rio Grande do Sul
                                 sobre as variáveis da Aptidão Física e Avaliação da Dor, Lesão e Índice de capacidade para o Trabalho Investigador
                                     Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Manual | 
 | 
| Pré-impressão | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2023 | Oportunidades de estimulação motora de crianças em idade escolar: avaliação inicial de Portugal | XVIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança Universidade da Maia (Maia, Portugal) | 
| 2023 | Motor profile of Brazilian children on the MCA instrument: a cross-cultural study, | North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity – NASPSPA University of Calgary (Ontário, Canadá) | 
| 2022 | Oportunidades de estimulação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ambos os sexos | XI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil) | 
| 2022 | Avaliação do Equilíbrio e Tempo de Reação de jovens jogadores de futebol: primeiras impressões do BlazePod™ | XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Faro, Portugal) | 
| 2022 | Atividade física e intensidade das aulas de educação física durante o COVID-19 | XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Faro, Portugal) | 
| 2022 | Evaluation of the Physical Activity Intensity in Primary School Children During the Lockdown | International Conference on the Leadership and Management of Projects in the Digital Age – ICLAMP Applied Science University (Cidade de Barém, Barém) | 
| 2021 | A influência do futsal na Competência Motora de Crianças | 2º Health & Well-Being Intervention – International Congress Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal) | 
| 2019 | Affordances para o comportamento motor em crianças de idade escolar | XIV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança Universidade Beira Interior (Covilhã, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/09 - Atual | Perceção da competência motora dos professores em relação à competência dos alunos. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | Análise da competência real e da competência motora percebida pelos professores Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | Comparação da perceção subjetiva de esforço e alunos do sexo feminino e do sexo masculino em aulas politemáticas e monotemáticas Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | Associação entre os níveis de atividade física e competência motora de rapazes e raparigas do ensino secundário de um colégio
                                 da região de Setúbal Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | Perceção subjetiva do esforço dos rapazes em aulas politemáticas e aulas monotemáticas Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | Relação da competência motora com o tempo de reação nos diferentes ciclos de ensino Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 - Atual | Associação entre os níveis de atividade física, aptidão física, imagem corporal e competência motora Coorientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 - Atual | Associação entre os níveis de atividade física e competência motora de rapazes e raparigas do ensino secundário de um colégio
                                 na região de setúbal Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2022 - Atual | Análise do efeito agudo de uma tarefa no tempo de reação de crianças em idade escolar Orientador de Bruno Ricardo Dias Horta | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 - 2024 | Perceção de competência motora real e percebida por professores de educação física Orientador de Matilde de Castro Monteiro Benzinho | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano Orientador de Inês Isabel Rosa dos Santos | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Avaliação da perceção subjetiva de esforço em crianças de uma região rural de Portugal Orientador de José Augusto da Silva Atalaia | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolar Orientador de Inês Martins Carreiras | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Análise das oportunidades de estimulação motora de crianças portuguesas Orientador de Mariana Gonçalves Gomes | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Efeitos agudos do Wii no tempo de reação de crianças em idade escolar Orientador de Nuno Ricardo Raposo Resende | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas Orientador | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal | 
| 2021 - 2023 | Efeito da prática desportiva na Competência Motora em crianças praticantes de desporto escolar Orientador de Bernardo Grou Brito | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2023 | Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região do Algarve Orientador de João José dos Santos Dias | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Influência do género, desporto e tempo em tela em crianças entre os 12 e os 16 anos Orientador de André Gonçaço Fernandes Gomes de Sousa Roxo | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Comparação entre os níveis de Aptidão Física de alunos e os seus comportamentos ao pequeno-almoço Orientador de Diogo da Câmara Pestana Correia Santos | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos Orientador de Bráulio João Carmo Bernardes | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Associação entre a participação em Atividades de Enriquecimento Curricular no rendimento escolar e nas capacidades motoras
                                 de alunos do 3º ciclo Orientador de Fábio Alexandre Augusto Vieira | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Análise da posse de bola em jogos de futebol nas principais Ligas europeias na época de 2021/2022 Orientador de André Filipe Frei Cardoso | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | A Perceção do Aspirante a Treinador Sobre a sua Formação Académica na Licenciatura na Área do Desporto Orientador de Carolina Ribeiro Cotrim | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Análise da produção bibliográfica do KinesioLab de Almada Orientador de Daniel Martins Oliveira | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Qual a diferença entre a Perceção Subjetiva de Esforço em equipas femininas e masculinas no futebol? Orientador de Diogo de Oliveira Mesquita | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Influência dos fatores socioeconómicos e culturais no desenvolvimento e progressão de jovens atletas no futebol Orientador de João Fernandes | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Comparação da perceção subjetiva de esforço dos atletas nas unidades de treino e nos jogos de competição Orientador de João Lima | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | A relação dos níveis de atividade física e a perceção subjetiva do esforço em crianças no contexto desportivo Orientador de Raphael Sebastien Fernandes da Silva Morgado | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2020 - 2022 | O Efeito do Confinamento na Aptidão Física em Crianças de 10 e 11 anos Orientador de Mário Joel Cipriano | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2020 - 2021 | As motivações dos alunos para a prática das aulas de Educação Física online no contexto de pandemia (durante o segundo confinamento) Orientador de Hugo Chan Novo Correia | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Crianças que praticam atividades extracurriculares apresentam resultados semelhantes às que não praticam nos testes FITescola®? Orientador de Delfim Duarte Marvanejo Doutel  | Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Análise de varáveis ofensivas das equipes vencedoras da Copa Libertadores da América e da Champions League, no ano de 2018. Orientador de Pedro Valim Milesi | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Análise de variáveis ofensivas das equipes campeãs dos campeonatos mundiais de handebol Orientador de Claudia Cherobini Piovesan | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Influências dos ambientes na competência motora de crianças praticantes de uma modalidade esportiva Orientador de Michael Flores Milani | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Influências ambientais na competência motora de crianças praticantes de ginástica Orientador de Mirian Vieira | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Relação entre capacidades físico-motoras e análise de scout de atletas profissionais de futebol Coorientador de Renata Palermo Licen | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Síndrome de burnout em bailarinos e ginastas de alto rendimento Coorientador de Victória Anziliero | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Análise das variáveis ofensivas durante a copa do mundo da Rússia Orientador de Enrico Irajá Pereira | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Análise da performance na iniciação esportiva no basquetebol a partir da perspectiva Bioecológica de Bronfenbrenner. Orientador de Giorgio Camini | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Tomada de decisão no futebol: uma revisão. Orientador de Henrique Lamberty Porto | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Posse de bola e organização defensiva: uma análise da copa do mundo de 2018 Orientador de Lorenzo Ravanello Cervi | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Análise da posse de bola durante a copa do mundo e sua influência na competição Orientador de Matheus Tonatto Noal | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Qual a influência do valor de mercado no futebol? Uma análise das copas do mundo de 2014 e 2018. Orientador de Rafael Guerino da Silva | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Relação entre a posse de bola e a bola parada na copa do mundo de 2018 Orientador de Rayann Rosa Cristino | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 - 2018 | Observação do desempenho na iniciação esportiva no futebol Orientador de Thaís Cristina Weiss Silveira | Educação Física (Licenciatura/Bacharelato) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024 | Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças Arguente | Desirée Goulart Souza (Mestrado) Universidade Federal de Pelotas, Brasil | 
| 2023 | As atitudes dos alunos no Ensino Secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física numa escola
                                 TEIP Presidente do júri | Andréia Duarte (Mestrado) Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal | 
| 2023 | O bom professor de Educação Física: perceção dos alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos Presidente do júri | Gonçalo Guerra (Mestrado) Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal | 
| 2023 | A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem-estar Presidente do júri | Bárbara Guilherme (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | A perceção das raparigas em relação à oferta formativa, aos rapazes e aos seus professores em Educação Física Presidente do júri | Rodrigo Brandão (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Relação entre o índice de massa corporal e os níveis de aptidão cardiorrespiratória em adolescentes do 3º ciclo e secundário Presidente do júri | Rodrigo Carrajola (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | A importância e a influência de um circuito de força numa aula de educação física Presidente do júri | Manuel João Marques Pereira (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | A influência da pandemia na capacidade de resistência em crianças com idades compreendidas entre 8-10 anos no concelho de
                                 Torres Vedras Presidente do júri | Hélder Alexandre da Silva Mesquita (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da educação física no ensino secundário e sua perceção quanto
                                 à importância da atividade físic Presidente do júri | Catarina Ribeiro Marques (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Associação entre a morfologia, competência motora, idade decimal, maturidade, força de preensão manual e aptidão física na
                                 população infantil Presidente do júri | Diogo Furão (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online Arguente | Rúbia Garcia (Mestrado) Universidade Federal de Pelotas, Brasil | 
| 2023 | Análise e caracterização da competência motora: uma comparação entre bailarinas e voleibolistas Arguente | Daniela Ariana Martinez Alves (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal | 
| 2023 | Os efeitos da ameaça de estereótipos de género na aprendizagem de futebol na educação física Arguente | Pedro Beleza (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas Orientador | Inês Carreiras Dias (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano Orientador | Inês Isabel Santos (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Avaliação da perceção subjetiva de esforço em crianças de uma região rural de Portugal Orientador | José Atalaia. (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Oportunidades de estimulação motora de crianças em idade escolar em Portugal Orientador | Mariana Gonçalves Gomes (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Efeitos agudos dos Exergames no tempo de reação de crianças em idade escolar Orientador | Nuno Resende (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolar Orientador | Maria Teresa Padilha (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Associação entre a participação em atividades de enriquecimento curricular no rendimento escolar e nas capacidades motoras
                                 de alunos do 3º ciclo Orientador | Fábio Vieira (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos Orientador | Bráulio Bernardes (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Efeito da prática desportiva na competência motora em crianças praticantes de desporto escolar Orientador | Bernardo Grou Brito (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6 – 11 anos) Orientador | João José Dias (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Avaliar e comparar a agilidade, a aptidão aeróbia e a impulsão entre os alunos do 1º ciclo do Colégio Atlântico e do Colégio
                                 Guadalupe Arguente | Ana Lopes (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Comparação dos resultados das provas de aferição de 5º ano com os resultados nacionais Arguente | Sofia Gonçalves (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Influência de um projeto de expressão físico-motora no desempenho das provas de aferição do 3º ano do Ensino Básico Presidente do júri | Bruno Abreu (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Caracterizar os alunos do 2º ano através do Pré FitEscola® Presidente do júri | Diogo Godinho (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Avaliação do efeito agudo de uma sessão de treino de basquetebol na agilidade de atletas do escalão sub-16 Arguente | Francisca Rosa (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Relação entre a agilidade e tempo útil de jogo no futebol de formação Arguente | Nuno Barbosa (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Diferenças no tempo de reação entre atletas adolescentes masculinos e femininos Arguente | Rúben Lourenço (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Caracterização dos níveis de força em atletas de futebol Arguente | Rui Pereira (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Análise dos diferentes sistemas táticos utilizados no Mundial de Futebol de 2022 Orientador | João Pires (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Comparação do exercício de força entre jovens praticantes de ginásio e jovens jogadores de futebol Presidente do júri | Comparação do exercício de força entre jovens praticantes de ginásio e jovens jogadores de futebol (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Observação das cargas de treino ao longo de um microciclo numa equipa de formação de futebol Presidente do júri | Guilherme Dias (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Tempo de reação em jovens atletas de futebol de várias faixas etárias Presidente do júri | Miguel Vaquinhas (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Diferenças entre sexos e níveis competitivos na capacidade de apneia em nadadores Arguente | André Carneiro (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Prevalência de patologias clínicas em ginásios e a regularidade de treino Presidente do júri | David Jorge (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 | Fatores motivacionais que influenciam a prática de exercício físico Presidente do júri | Diogo Figueiredo (Outro) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2022 | Análise da posse de bola em jogos de futebol nas principais Ligas europeias na época de 2021/2022 Orientador | André Filipe Frei Cardoso (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | 2.	A Perceção do Aspirante a Treinador Sobre a sua Formação Académica na Licenciatura na Área do Desporto, Carolina Ribeiro
                                 Cotrim Orientador | Carolina Ribeiro Cotrim (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Análise da produção bibliográfica do KinesioLab de Almada Orientador | Daniel Martins Oliveira (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Qual a diferença entre a perceção subjetiva de esforço em equipas femininas e masculinas no futebol? Orientador | Diogo de Oliveira Mesquita (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Influência dos fatores socioeconómicos e culturais no desenvolvimento e progressão de jovens atletas no futebol Orientador | João Pedro Fernandes (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Comparação da Perceção Subjetiva de Esforço dos atletas nas unidades de treino e nos jogos de competição Orientador | João Lima (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | A relação dos níveis de atividade física e a perceção do esforço em crianças no contexto desportivo Orientador | Raphael Sebastien Fernandes da Silva Morgado (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Os efeitos de técnicas de intensificação no ganho de força máxima e de massa muscular: uma revisão da literatura Arguente | André Brito Neto (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Motivações dos jovens para a escolha do futebol como prática desportiva: diferenças entre escalões etários. Arguente | Bruno Arrais (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Caracterização das capacidades físicas e das habilidades específicas de jovens atletas: basquetebolistas masculinos sub 12
                                 e sub 13 Arguente | Filipe Garcia da Cruz (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | A influência do ambiente familiar e escolar no desenvolvimento da aptidão física das crianças praticantes de basquetebol Presidente do júri | André Simão Branco Cabete (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Fatores preditores da satisfação com o rendimento individual e de equipa em jovens atletas de futebol, Presidente do júri | Daniel Fonseca (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Influência no tempo de prática e o nível de rendimento desportivo em jovens atletas de futebol Presidente do júri | José Diogo Guerreiro Carvalho (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | A preferência dos rapazes e das raparigas em relação à oferta formativa da Educação Física Presidente do júri | Ricardo Setoca (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Discriminação no Futebol Feminino – Um estudo piloto Presidente do júri | Rui Ramos Cotrim (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Nível de atividade física de crianças que praticam e não praticam atividades extracurriculares Presidente do júri | Samuel Jerónimo Sousa (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Lesões mais comuns nos atletas de ténis. Análise em diferentes escalões, níveis competitivos e géneros Presidente do júri | Tiago Manuel dos Santos Ferreira (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | A influência do género, desporto e tempo em tela em crianças entre os 12 e os 16 anos Orientador | André Gonçalo Fernandes Gomes de Sousa Roxo (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Comparação entre os níveis de aptidão física de alunos e os seus comportamentos ao pequeno-almoço Orientador | Diogo da Câmara Pestana Correia Santos (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | A perceção dos alunos em relação aos atributos e competências dos seus professores de Educação Física Arguente | Filipe Miguel Almeida de Carvalho Partidári (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de desporto escolar Presidente do júri | David Alexandre Vieira Lopes (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico Presidente do júri | João Tiago Fernandes Adrião (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022 | A influência do género, desporto e tempo em tela em crianças entre os 12 e os 16 anos Orientador | André Gonçalo Fernandes Gomes de Sousa Roxo (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2022 | Comparação entre os níveis de aptidão física de alunos e os seus comportamentos ao pequeno-almoço Orientador | Diogo da Câmara Pestana Correia Santos (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2021/12 | As motivações dos alunos para a prática das aulas de Educação Física online no contexto de pandemia Orientador | Hugo Chan Novo Correia (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/07 | Validação da app My Jump 2 e avaliação da potência dos membros inferiores em judocas Arguente principal | Ana Luísa da Silva Moreira Cabeça de Oliveira (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/07 | Intensity of physical education classes and its relationship with recommendations for children's physical activity in this
                                 context Presidente do júri | Joana Filipa Dias da Silva Lourenço (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/03 | Benefícios da atividade física para crianças e jovens com leucemia linfobástica aguda: uma revisão da literatura Presidente do júri | Sérgio Miguel Moreira de Sousa (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/02 | Relação entre os valores de aptidão física e o desempenho escolar dos alunos Presidente do júri | Jorge Miguel Nunes Barrocas Seabra (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/02 | A composição corporal de alunos do 2º e 3º ciclo e a sua relação com a aptidão física aeróbia Presidente do júri | Sérgio Ricardo Rodrigues de Almeida (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | As adaptações dos equipamentos desportivos à pandemia COVID-19 Presidente do júri | David Miguel Sobral Martins (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Comparação dos resultados dos testes físicos do segundo ciclo antes e depois do primeiro isolamento causado pelo COVID-19 Presidente do júri | Carlos Alexandre Moreira Roxô Vieira do Cabo (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Os efeitos da prática de exercício física na flexibilidade, durante o período de confiname Arguente principal | Matilde de Castro Monteiro Benzinho (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Gestão e Funcionamento de um clube de futebol, estudo de caso - Grupo Desportivo Pescadores Costa da Caparica Presidente do júri | Luis Filipe Valente Branca (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Hábitos desportivos dos funcionários da Câmara Municipal do Seixal Presidente do júri | Frederico Daniel Martins Carvalho (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Proposta de trabalho de análise de desempenho para equipes de futsal com foco na análise do adversário Arguente | Wendel Silotto de Oliveira (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2021 | Influência da Força explosiva no Supino e Rotação do tronco no Lançamento do Peso Adaptado Presidente do júri | Bruno Miguel Amaral (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Crianças que praticam atividades extracurriculares apresentam resultados semelhantes às que não praticam nos testes FITescola®? Orientador | Delfim Duarte Marvanejo Doutel (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Quais são as preferências das raparigas no Objetivo Curricular de Educação Física e porquê? Presidente do júri | Diogo Lapa Abadia (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Proposta de Integração do Surf no Programa Nacional de Educação Física Presidente do júri | Fábio Filipe Marques Vilarinho (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | A amplitude do joelho no teste Counter Movement Jump Presidente do júri | João Rodrigo Jourdan Dias Dos Santos (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Resiliência: Variabilidade da Frequência da Marcha Presidente do júri | Salvador Esteves Vaz (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | A Perceção dos alunos relativamente ao modelo de ensino na pandemia Presidente do júri | Rodrigo Filipe Coelho Brandão (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Atividade Física, Morfologia e Perceção de Saúde em jovens entre os 12 e os 16 anos Arguente principal | Gonçalo da Costa Teixeira (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | Meios de comunicação preferenciais entre instalações desportivas e utentes Presidente do júri | André Alexandre dos Santos Azevedo (Outro) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021 | As motivações dos alunos para a prática das aulas de Educação Física online no contexto de pandemia Orientador | Hugo Chan Novo Correia (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2019 | A comparação entre os testes de resistência da equipe Sub-20 e adulta do futsal UFSM e a correlação com o desempenho individual
                                 nos jogos Arguente | Tassiano da Rocha Rossato (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Análise da performance na iniciação esportiva no basquetebol a partir da perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner Orientador | Giorgio Camini (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Análise da posse de bola durante a copa do mundo e sua influência na competição Orientador | Matheus Noal (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Análise das variáveis ofensivas durante a copa do mundo da Rússia Orientador | Enrico Irajá (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Observação do desempenho na iniciação esportiva no futebol Orientador | Thais Weiss (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Origem dos gols marcados e sofridos pela seleção brasileira de
                                 handebol feminina no campeonato mundial de 2013 Orientador | Claudia Cherobini Piovesan (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Posse de bola e organização defensiva: Uma análise da copa do mundo de 2018 Orientador | Lorenzo Cervi (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Qual a influência do valor de mercado no futebol? Uma análise das copas do mundo de 2014 e 2018 Orientador | Rafael Guerino (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Relação entre a posse de bola e a bola parada na copa do mundo de 2018. Orientador | Rayann Cristino (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Relação entre capacidades físico-motoras e análise de scout de atletas profissionais de futebol. Arguente principal | Renata Palermo (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Síndrome de Burnout em bailarinos de alto rendimento das regiões
                                 metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba Arguente principal | Victória Anziliero de Salles (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Tomada de decisão no futebol: Uma revisão Orientador | Henrique Porto (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Influências dos ambientes na competência motora de crianças praticantes de uma modalidade esportiva Orientador | Michael Flores Milani (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018 | Influências ambientais na competência motora de crianças praticantes de ginástica Orientador | Mirian da Silva (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017 | Comparação de desempenho motor de meninos e meninas Arguente | Lenice Cadó (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017 | Oportunidades oferecidas em ambiente escolar para o desenvolvimento motor de bebês Arguente principal | Camila Guterres (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017 | Os recursos pedagógicos das aulas de educação física nos anos iniciais da Educação Básica: perspectiva docente e discente Arguente | Jaimir Tapia (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017 | Tempo em tela das crianças frequentadoras das escolas de educação infantil Arguente | Taís Marafiga (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2015 | Qualidade do ambiente escolar na promoção do desenvolvimento motor Arguente | Shaiane Limberger Correa (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2013 | Influência de um programa de exercício resistido sobre a ansiedade de indivíduos com síndrome metabólica Arguente | Taciane Della Giustina (Outro) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2022/09 - Atual | 3nd International Congress of Health and Well-Being Intervention - ICHWBI2021 and the 2st International Conference on Human Kinesiology ¿ 1st ICOHK | Viseu, Portugal | 
| 2021/11 - 2021/11 | 2nd International Congress of Health and Well-Being Intervention - ICHWBI2021 and the 1st International Conference on Human Kinesiology – 1st ICOHK | Viseu, Portugal | 
| 2017/10 - 2017/10 | Jornada Académica Integrada - JAI | Universidade Federal de Santa Maria | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2022/12 - Atual | Human Movement (1899-1955) | Wroclaw University of Health and Sport Sciences | 
| 2022/03 - Atual | Retos (15791726) | Federacion Espanola de Docentes de Educacion Fisica | 
| 2022/02 - Atual | International Journal of Qualitative Studies in Health & Well-being (17482623) | Taylor & Francis | 
| 2022/01 - Atual | Journal of Intelligence (2079-3200) | MDPI | 
| 2021/11 - Atual | Motriz (1980-6574) | UNESP | 
| 2021/11 - Atual | Children (2227-9067) | MDPI | 
| 2021/10 - Atual | Germinare (2795-4277) | Instituto Piaget | 
| 2021/09 - Atual | Pediatrics Report (2036-7503) | MDPI | 
| 2020/12 - Atual | International Sport Coaching Journal (2328-9198) | Human Kinetics | 
| 2019 - Atual | Perceptual and Motor Skills | Sage Journalss | 
| 2017 - Atual | Educação Física em Revista | |
| 2017 - Atual | Revista Biomotriz | |
| 2016 - Atual | Journal of Physical Education | UEM | 
| 2014 - Atual | Educacion Física y Deporte | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria | Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2023 - 2023 | Comissão Científica de Evento Internacional: XVIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança Avaliador | Universidade da Maia, Portugal | |
| 2023 - 2023 | Comissão Científica de Evento Internacional: III Health & Well-Being Intervention – International Congress Avaliador | Instituto Piaget, Portugal | |
| 2021 - 2021 | Comissão Científica de Evento Internacional: II Health & Well-Being Intervention – International Congress Avaliador | Instituto Piaget, Portugal | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2022/09 - 2024/10 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022/09 - 2024/10 | Controlo e Aprendizagem Motora | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2024 - 2024 | Expressão e Educação Físico-Motora | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2022/09 - 2024 | Metodologias de Investigação em Educação | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022/09 - 2024 | Seminários de Investigação em Educação Física | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/09/20 - 2024 | Desenvolvimento Motor | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2020/12/04 - 2022/04 | Condição Física e Prescrição do Exercício | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/03 - 2022 | Metodologia do Treino | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2020/12/04 - 2022 | Estágio e Relatório Final | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/03 - 2021/08 | Inclusão e Necessidades Educativas Especiais | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2021/04 - 2021/07 | Pedagogia e Didática da Educação Física e Desporto II | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2020/12/04 - 2021/04 | Estatística | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2018/01/01 - 2018/12/31 | Aprendizagem Motora | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018/08 - 2018/12 | Aprofundamento em Comportamento Motor | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018/08 - 2018/12 | Aprendizagem e Desenvolvimento Humano | Dança Licenciatura (Licence) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018/03 - 2018/12 | Aprendizagem Motora - Licenciatura | Educação Física Licenciatura (Licence) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/06 - 2018/12 | Trabalho de Conclusão de Curso - Bacharelado | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/06 - 2018/12 | Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura | Educação Física Licenciatura (Licence) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/08 - 2018/07 | Seminário em Educação Física | Educação Física Licenciatura (Licence) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/08 - 2018/07 | Prática Curricular em Saúde e Esporte V | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2018/03 - 2018/03 | Aprendizagem Motora - Bacharelado | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017 - 2018 | Estágio Profissionalizante em Esporte I | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/03/06 - 2017/12/16 | Laboratório de Produção de Texto - EF Licenciatura | Educação Física Licenciatura (Licence) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/03 - 2017/12 | Laboratório de Produção de Texto - EF Bacharelado | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/03 - 2017/12 | Educação Física e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - EF Bacharelado | Educação Física Bacharelado | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2017/03 - 2017/12 | Educação Física e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - EF Licenciatura | Educação Física Licenciatura (Licence) | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
| 2012 - 2013 | Aprendizagem Motora | Educação Física Bacharelado (Bachelor) | Universidade Federal de Pelotas, Brasil | 
Expedição científica
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/06 - 2024/06 | Participação no programa Erasmus + na Universiteit Hasselt, Bélgica | Universiteit Hasselt - Campus Diepenbeek, Bélgica | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Membro da Comissão de reestruturação da Licenciatura em Educação Física e Desporto Membro | Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2022/01 - Atual | Membro da Comissão do Concurso Especial de Estudantes Internacionais Membro | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2022 - Atual | Presidente da Comissão de Creditação do 2.º CE em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Presidente / Vice-presidente | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2021 - Atual | Membro da Comissão do Concurso Especial de Acesso a Maiores de 23 Membro | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2021 - Atual | Membro da Comissão do Concurso Especial de Dupla Certificação Membro | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Membro da comissão para Relatório CAE - ISEIT Membro | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Membro da comissão para Relatório CAE - ISEIT/Viseu Membro | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Membro da comissão para Relatório CAE - IPJPS e ESE Almada Membro | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Membro da comissão para Relatório CAE - IPJPN Membro | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Moderador no Congresso Internacional “Desporto para Crianças e Jovens” Outro | Federação Portuguesa de Futebol, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Comissão de Creditação do 1.º CE em Educação Física e Desporto Membro | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Presidente da Comissão de Creditação do 1.º CE em Educação Física e Desporto Presidente / Vice-presidente | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Concurso de seleção para ingresso e reingresso no Curso de Educação Física Membro | Universidade Federal de Santa Maria, Brasil | 
Distinções
            Prémio
| 2025 | Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL 2024/25 Comité Olímpico de Portugal, Portugal | 
