???global.info.a_carregar???
Ângela Saldanha concluiu o Doutoramento em Educação Artística em 2015 pela Universidade do Porto, Mestrado em Ensino das Artes Visuais em 2010 pela Universidade de Aveiro e Licenciatura em Design em 2006 pela Universidade de Aveiro. É investigadora na Universidade do Algarve: Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Investigadora na Universidade do Porto: Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ângela Saldanha

Nomes de citação

  • Saldanha, Ângela

Identificadores de autor

Ciência ID
6F18-91F4-DE1A
ORCID iD
0000-0003-0404-0088

Endereços de correio eletrónico

  • correio@angelasaldanha.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 964245033 (Pessoal)

Websites

  • www.angelasaldanha.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/09/01 - 2022/09/01
Em curso
pós-doutoramento em Design - Laboratório Visualidades Gráficas (Pós-doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2020/07
Concluído
Arte Contemporânea (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
18
2018/10/06
Concluído
Manchar, desenhar, colar: A mancha como potência para a produção de desenhos voltados ao contexto de intervenção urbana (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2018/09/15
Concluído
Buscando a través del arte un cielo renovado (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2018/07
Concluído
Inclusão e Educação Artítica (Outros)
APECV, Portugal
excelente
2018/04/07
Concluído
drift (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2018 - 2018
Concluído
Face to Face and Brushes of Cancer (Curso médio)
Flaming Elephant, Japão
2018 - 2018
Concluído
Bokusho(Ink Painting) (Outros)
Flaming Elephant, Japão
2017 - 2018
Concluído
Performance (Pós-doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018
Concluído
Indonesian Gutta Batik (Outros)
Flaming Elephant, Japão
2018
Concluído
Nihon Ga-Japanese Painting (Outros)
Flaming Elephant, Japão
2018
Concluído
pós-doutoramento em Média Arte Digital (Pós-doutoramento)
Especialização em Média Arte Digital
Universidade Aberta, Portugal
2017/05/20
Concluído
Experimentações Artísticas Contemporâneas: o uso da palavra, do poema e da colagem (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2017/03/01 - 2017/03/01
Concluído
AMAZÔNIA:Visualidade Gráfica, Poética e Imaginário (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Casa dos Sonhos (Curso médio)
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Avaliar para aprender: a supervisão e a avaliação externa das aprendizagens (Curso médio)
Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Experimentações Artísticas Contemporâneas: o uso da palavra, do poema e da (Outros)
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Portugal
2016 - 2017
Concluído
Media Arte Digital (Pós-doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016/10/22
Concluído
workshop em linha (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2016/03/18 - 2016/03/18
Concluído
impressão (Outros)
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Portugal
2016/03/18
Concluído
Desenho (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2016/03/17
Concluído
Projetos Educativos a partir das Artes Texteis (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2016/03/17
Concluído
Tricontando (Outros)
APECV, Portugal
2016/01/16
Concluído
Uso da luz negra , aplicações práticas e artísticas (Outros)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Summer School in Digital Arts 2016 (Curso médio)
Polytech Peter the Great St. Petersburg Polytechnic University, Rússia
2016 - 2016
Concluído
Teaching and training activity of the CREARTE Project (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Palavras, corpo e criação (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2015
Concluído
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"No caminho para casa - um estudo a/r/tográfico de recolha de memórias numa comunidade informal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2014 - 2014
Concluído
Criação de paisagens sonoras: Hibridizando as linguagens artísticas (Curso médio)
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Educação e Relações Intergeracionais em casa, comunidade e na escola (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Configurando o mapa contemporaneo -pontes educativas-cultura local e global (Curso médio)
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Curso de Arte e educação. Configurando o mapa contemporaneo (Outros)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2013 - 2013
Concluído
Iniciação às plataformas interactivas "Documenta/Improvisa" (Curso médio)
Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Materiais da Faber-Castell e Pébéo (Outros)
Iberex, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Como realizar workshops de cinema de animação para crianças e adultos (Curso médio)
CINANIMA, Portugal
2010 - 2010
Concluído
O Portefólio como instrumento de aprendizagem e avaliação nas artes visuais (Curso médio)
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Intervenção Terapêutica nas Doenças de Declínio Cognitivo da Representação (Outros)
Direção-Geral do Patrimómio Cultural, Portugal
2008 - 2010
Concluído
Ensino das artes visuais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
""Espelho meu, espelho teu"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2009 - 2009
Concluído
Formação de professores em empreendedorismo (Curso médio)
GESENTREPRENEUR, Portugal
2007 - 2008
Concluído
Produção Multimédia (Pós-Graduação)
Futurmix, Portugal
16
2007 - 2007
Concluído
Imagem Vectorial (Outros)
Audiência zero, Portugal
2006 - 2007
Concluído
Joalharia (Curso médio)
Escola Atelier Espaço Artes, Portugal
2006 - 2006
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Curso médio)
Sistema Nacional de Certificação Profissional, Portugal
2002 - 2006
Concluído
Design (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/08 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) APECV, Portugal
2015/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016/01 - 2017/03 Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
2016/01 - 2017/01 Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
2012/01 - 2012/12 Investigador (Investigação) Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2020/09/01 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Brasília, Brasil
2017/09 - 2018/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2017/03 - 2017/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/01 - Atual Carreiras / Categorias Subsistentes Centro de Formação de Professores - Almada Negreiros, Portugal
2017/04 - 2017/06 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto de Avaliação Educativa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/01 - Atual investigadora Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2014/09 - 2015/08 Contratada (Docente) Agrupamento de Escolas de Arganil, Portugal
2012/01 - 2014/09 Formador (Formador) Zona Verde, Portugal
2012/09 - 2013/08 Docente (Docente) Agrupamento de escolas de Arouca, Portugal
2012/09 - 2013/08 contratado (Docente) Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida - Espinho, Portugal
2011/09 - 2012/08 Contratado (Docente) Escola Domingos Capela - Espinho, Portugal
2011/11 - 2012/01 Formação (Formador) Instituto de Formação e Gestão Empresarial, Portugal
2011/01 - 2011/08 contratado (Formador) Centro de Formação CGI, Portugal
2009/09 - 2011/08 contratado (Docente) Escola 2/3 Básica da Corga, Portugal
2010/04 - 2011/01 contratado (Docente) Escola Clara de Resende - Porto, Portugal
2010/01 - 2010/12 contratado (Formador) Centro de Formação RUMOS, Portugal
2008/09 - 2010/12 estudante (estudante) Universidade de Aveiro, Portugal
2008/09 - 2009/08 contratada (Docente) Escola 2/3 Básica da Corga, Portugal
2009/01 - 2009/06 contratado (Docente) Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida - Espinho, Portugal
2008/09 - 2008/12 contratada (Docente) Escola Secundária da Mealhada, Portugal
2007/12 - 2008/11 bolseiro (Designer) Briefing, publicidade e multimédia, Portugal
2001/01 - 2002/01 contratado (Designer) Pelotão da Frente, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2017/12/31 ENMDA - Enhancement of Russian Creative Education: New Master Program In Digital Arts In Line With EU Standards
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Aberta, Portugal
European Union
Concluído
2017 - 2017/06/30 Tele-média-arte: a telepresença multimodal no suporte do ensino e treino artístico a distância online inclusivo
357639-LLP-2011-PT-AJM-ICS
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Aberta, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual AMASS - Acting on the Margins: Arts as Social Sculpture ¿¿
Investigador responsável
APECV, Portugal
Conseil de l'Union Europeenne
Em curso
2020 - 2022/10/31 Narcissus Meets Pandora
2020-1-PT01-KA201-078491
Investigador responsável
ERC InSEA, Países Baixos
Erasmus Plus
Em curso
2018 - 2019/12 CIRCLE OF COMPETENCES FOR COMMUNITY WORK WITH ADULTS
projeto ERASMUS+ nº 2017-1-IT02-KA204-036912
Desenvolvimento técnico
APECV, Portugal
Concluído
2018 - 2018/11/15 InVitro-Gerador
FF51702938
Outra
Direção-Geral das Artes
Concluído
2015 - 2016/12/31 CREARTE - Creative school Partnerships with Visual Artists
2015-1-PT01-KA201-012989
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
European Union
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2013/12/31 ITEMS
-
Investigador
European Union
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Configuring a Product Manifesto in Times of Isolation". Trabalho apresentado em ECER 2021 NW 29. Research on Arts Education, Genebra, 2021.
    Publicado
  2. Carvalho, Elizabeth; Teixeira, António; Saldanha, Ângela. "Entre viagens: o ensino artístico, com o uso da linguagem corporal, a distância". 2018.
  3. Saldanha, Ângela; Teresa Medina. "Participatory situations intervention in the Community". Trabalho apresentado em European Regional Congress INSEA, Lisboa, 2015.
    Publicado
  4. Saldanha, Ângela; Teresa Eça; Teresa Medina. "In the Way home - activism in art education research". Trabalho apresentado em Encontro Internacional de reflexão sobre práticas artístics comunitárias, Porto, 2015.
    Publicado
  5. Saldanha, Ângela; Teresa Eça. "Deriva 1". Trabalho apresentado em 25nonstop, Porto, 2013.
    Publicado
  6. Saldanha, Ângela; Teresa Eça. "Se Acaso". Trabalho apresentado em 25NONSTOP, Porto, 2013.
    Publicado
  7. Saldanha, Ângela. "Liberta-me! pelos caminhos da memória". Trabalho apresentado em 25NonStop, Porto, 2013.
    Publicado
  8. Saldanha, Ângela; Teresa Eça; Luísa Vidal. "3 points of inflection: collaborative research strategies using arts- based methods". Trabalho apresentado em 1 st Conference on Arts-Based and Artistic Research, Barcelona, 2013.
    Publicado
  9. Saldanha, Ângela. "On the way home". Trabalho apresentado em Arts education at the crossroad of cultures, Limassol, 2012.
    Publicado
  10. Saldanha, Ângela. "Espelho meu, espelho teu". Trabalho apresentado em I Simpósio sobre práticas do ensino das artes visuais no ensino básico e secundário, Lisboa, 2012.
    Publicado
  11. Oliveira, Rosa Maria; Saldanha, Ângela; Almeida, António; Costa, Teresa. "O auto-conhecimento e auto-representação através das Artes Visuais". 2010.
  12. Saldanha, Ângela; António Almeida; Teresa Costa. "O Auto-conhecimento e a Auto-Representação através das Artes Visuais". Trabalho apresentado em As artes na educação, Óbidos, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Isolate with Love". Malta Review of Educational Research 15 (2021): http://www.mreronline.org/issues/supplement-issue-on-socially-engaged-art-and-global-challenges-december-2021/.
    Publicado
  2. "Lugares de aprendizagem: pedagogias de emancipação através das artes". Invisibilidades 13 (2021):
    Acesso aberto • Publicado
  3. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres de. "Errar – Partilhar - Aprender. O ensino transdisciplinar e holístico através de técnicas das Artes Visuais (experiências em quatro continentes)". Revista GEARTE 7 2 (2020): http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.100762.
    Publicado • 10.22456/2357-9854.100762
  4. Rocha, Rosimária Sapucaia; Gomes, Ângela Maria Mendes Saldanha da Silva; Bidarra, Jose. "Backyard Sounds". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 11 1 (2020): 1-17. http://dx.doi.org/10.4018/ijcicg.2020010101.
    Publicado • 10.4018/ijcicg.2020010101
  5. Saldanha, Ângela; Elizabeth Carvalho. "Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância.". Tercio crescente 13 (2018): 155-172.
    Publicado • 10.17561/rtc.n13.11
  6. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres. "Per-corremos, Re-Paramos, Re-tornamos e Re-tornar – a importância do conceito de Viagem na Educação". VIS – Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB 17 (2017): 128-139.
    Publicado
  7. Saldanha, Ângela; Ícaro Pintor; Estrella Luna. "Apre(e)nder". IMAG5 5 (2017): 52-54.
    Publicado • 10.24981/2414-3332-5.2017
  8. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres. "CREARTE uma experiência de diálogo a partir da arte entre artistas, professores e alunos do primeiro ciclo". Imaginar 61 (2017): 5-32. www.apecv.pt.
    Publicado
  9. Saldanha, Ângela; Estrella Luna; Ícaro Pintor. "Apre) e (nder Mapa dialogante de práticas artísticas e cultura locais". Imaginar 61 (2017): 33-55.
    Publicado
  10. Saldanha, Ângela; Fernanda Macahiba. "Matéria Prima da Poesia — Raw Material". Imaginar 60 (2016): 41-47.
    Publicado
  11. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres; Medina, Teresa. "'No Caminho para Casa': ativismo na investigação artística". Revista Digital do LAV 8 2 (2015): 048-048.
    Publicado • 10.5902/1983734819864
  12. Teresa Eça. "Mantas colaborativas: Silêncios ruidosos". Revista de Estudios en Sociedad, Artes y Gestión Cultural 3 (2014): 37-50. http://www.terciocreciente.com/index.php/revista-n-5/54-mantas-colaborativas-silencios-ruidosos.
    Publicado
  13. Saldanha, Ângela; Carla Fernandes; Fernanda Macahiba. "Através do Atlântico". Revista Imaginar 55 (2012): 31-36.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Marcos, Adérito; Amílcar, Martins; Saldanha, Ângela; Araújo, António; Carvalho, Elizabeth; Bidarra, José; Coelho, José; et al. "Enhancement of Russian creative education: new post-graduation programme in digital art practice". Portugal: Sergei Kurasov,
  2. Marcos, Adérito; Amílcar, Martins; Saldanha, Ângela; Araújo, António; Carvalho, Elizabeth; Bidarra, José; Coelho, José; et al. "Enhancement of Russian creative education: new post-graduation programme in digital art practice". Portugal: Sergei Kurasov,
  3. de Eça, Teresa Torres; Saldanha, Ângela. "Digital Media and Art Education: The European Digital Competence Framework". In Global Media Arts Education, editado por Aaron D. Knochel; Osamu Sahara, 149-163. Canadá: Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-05476-1_9
  4. "Impacts of Socially Engaged Art and Design Projects: The Need for Documentation". In Documents of Socially Engaged Art. 2021.
    Publicado
  5. "LEARNING SPACES - PILOT STUDY IN PORTUGAL". In Arts-based Social Interventions: First results of the AMASS testbed. Hungria, 2021.
    Publicado
  6. "Impacts of Socially Engaged Art and Design Projects: The Need for Documentation". In Documents of Socially Engaged Art. 2021.
    Publicado
  7. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres; Medina, Teresa. "“No Caminho para Casa” Ativismo na investigação artística". In Práticas Artísticas Comunitárias, 198-2017. Porto, Portugal: PELE, 2017.
    Publicado
  8. Saldanha, Ângela; Ana Barbero; Teresa Eça. "'insurgence' - Activism in art education Research and Praxis". In Convergence of Contemporary Art, Visual Culture, and Global Civic Engagement, 210-223. Universidade de Arizona: IGI, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-1665-1
  9. Saldanha, Ângela; Teresa Eça. "ARTE EN RED: DOS PROYECTOS DE EDUCACIÓN ARTÍSTICA ACTIVISTA". In ARTE PARA LA CONVIVENCIA Y EDUCACIÓN PARA LA PAZ, 161-184. México, México: Minstério da Educação México, 2016.
    Publicado
  10. Saldanha, Ângela; Teresa Eça; Adérito Marcos. "New master's degree program in digital arts - European Union and Russia". In Russian creative education in Digital Arts in line with EU standards, 20-25. Russia, Rússia: Stroganov Moscow State Academy of Design and Applied Arts, Moscow, 2016.
    Publicado
  11. Saldanha, Ângela; Amílcar Martins; José Bidarra; Pedro Veiga; José Coelho; Adérito Marcos. "Enhancement of Russian creative education: new post-graduation programme in digital art practice (Universidade Aberta, Portugal)". In Russian creative education in Digital Arts in line with EU standards, 26-42. Russia, Rússia: University of Moscow, 2016.
    Publicado
  12. Saldanha, Ângela; Amílcar Martins; Pedro Veiga. "Travelling - different ways/eyes for creative education". In Russian creative education in Digital Arts in line with EU standards, 43-57. Russia, Rússia: University of Moscow, 2016.
    Publicado
  13. Saldanha, Ângela; Amílcar Martins. "Lisboa numa visão intercultural de arte digital por estudantes russos de pós-graduação". In Animação Sociocultural - Globalização, Multiculturalidade, educação Intercultural e Intervenção Comunitária, 331-341. Amarante, Rússia: INTERVENÇÃO- Associação para a Promoção e Divulgação Cultural/Chaves, 2016.
    Publicado
  14. Saldanha, Ângela. "No caminho para casa.". In Configurando o mapa contemporáneo, 20-22. Santiago de Compostela, Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, 2014.
    Publicado
  15. Saldanha, Ângela; Teresa Costa; António Almeida. "À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística". In À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística, 141-145. Porto, Portugal: GESTO Cooperativa Cultural, CRL, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Saldanha, Ângela; Sandra Mónica Oliveira; de Eça, Teresa Torres; Ferreira, Célia Cristina da Silva. Antologia de Educação Artística e Sustentabilidade: orientações para estratégias de educação ambiental através das artes. Portugal: APECV. 2022.
    Publicado • 10.24981/2021-aeas • Editor
  2. Antologia de Educação Artística e Sustentabilidade: orientações para estratégias de educação ambiental através das artes. APECV. 2021.
    Publicado • 10.24981/2021-aeas • Editor
  3. Saldanha, Ângela. A Busca do Comum – Práticas Artísticas para Outros Futuros Possíveis. 2020.
    Publicado • Editor
  4. Saldanha, Ângela. Engaged Art Education. Portugal: InSEA Publications. 2019.
    Publicado • 10.24981/tess/2019 • Editor
  5. Saldanha, Ângela; Maria Jesus Pardiñas; Teresa Eça; Cristina Trigo. Risks and Opportunities for Visual Arts Education in Europe. Lisboa: APECV. 2015.
  6. Saldanha, Ângela; Marta Ornelas. Atas do 2.º Congresso da Rede IberoAmericana de educação artística/26º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. Guimarães: APECV. 2014.
  7. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres. 25 Non Stop. Porto: APECV. 2013.
  8. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres. Ensino das Artes Visuais - Identidade e Cultura no Século XXI. Porto: APECV. 2011.
Edição de número de revista
  1. "EDIÇÃO ESPECIAL : Arte como Escultura Social|EDICIÓN ESPECIAL: Arte como Escultura Social| Special Issue on Art as Social Sculpture". Invisibilidades 15 (2021): https://www.apecv.pt/pt-pt/invisibilidades15.
    Publicado • Co-editor
  2. Saldanha, Ângela. "IMAG". IMAG 9 1 (2020): http://dx.doi.org/10.24981/2414-3332-5.2017.
    Publicado • 10.24981/2414-3332-5.2017
  3. Saldanha, Ângela. "IMAG". IMAG 8 1 (2019): http://dx.doi.org/10.24981/2414-3332-5.2017.
    10.24981/2414-3332-5.2017 • Editor
  4. Saldanha, Ângela. "IMAG". IMAG 7 1 (2017): http://dx.doi.org/10.24981/2414-3332-5.2017.
    Publicado • 10.24981/2414-3332-5.2017
Livro
  1. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres. Artes Visuais na educação. Viseu, Portugal: APECV. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Saldanha, Ângela. "On the Way home". 2012.
Resumo em conferência
  1. Saldanha, Ângela. "Matéria Prima da Poesia". Trabalho apresentado em Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil, Fortaleza, 2015.
    Publicado
  2. Saldanha, Ângela; Teresa Eça; Pilar Perez. "Deriva 3". Trabalho apresentado em Guimarães - Berço de Partilhas, Guimarães, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Célia Cristina da Silva. ""Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7896.
  2. Ângela Maria Mendes Saldanha Silva Gomes. "No caminho para casa - um estudo a/r/tográfico de recolha de memórias numa comunidade informal". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10216/92256.
  3. Gomes, Ângela Maria Mendes Saldanha Silva. "Espelho meu, espelho teu: o portfolio reflexivo no ensino das artes visuais". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/10525.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Saldanha, Ângela. Um café.
  2. Saldanha, Ângela. Festival das Artes.
  3. Saldanha, Ângela. self portrait.
  4. Saldanha, Ângela. No caminho para casa.
  5. Saldanha, Ângela; Ícaro Pintor. Afmau.
  6. Saldanha, Ângela; Ícaro Pintor. As rosas de Atacama.
  7. Saldanha, Ângela. "Atear" (to kindle).
  8. Saldanha, Ângela; Ícaro Pintor. Entre-Muros.
  9. Saldanha, Ângela; Ícaro Pintor. im here.
  10. Saldanha, Ângela. eating together.
  11. Saldanha, Ângela. ATEAR.
  12. Saldanha, Ângela. postal.
  13. Saldanha, Ângela. >¿ ¿¿¿¿¿¿’and ‘¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿.
Coreografia
  1. 2013. Exposiçao e tertúlia "No caminho para casa".
Exposição artística
  1. eating together. 2018.
  2. Ana Barbero; Teresa Eça. Insea self portraits. 2014.
  3. no caminho para casa. 2013.
  4. Na Companha. 2012.
Gravação vídeo
  1. Saldanha, Ângela; Ícaro Pintor; Estrella Luna; Universidade de Jaén (Produtor). 2016. Apre(e)nder.

Outros

Outra produção
  1. Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância. As escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal. 2018. Saldanha, Ângela; Carvalho, Elizabeth. http://hdl.handle.net/10400.2/7267.
    https://dx.doi.org/10.17561/rtc.n13 .11
  2. encontrar a maresia. 2017. Saldanha, Ângela.
  3. Editorial - N.º 5-IMAG. Introdução, Editorial. 2017. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres.
    10.24981/2414-3332-5.2017
  4. A árvore generosa e outras histórias com arte. 2016. Saldanha, Ângela.
  5. CREARTE. Edição técnica. 2016. Saldanha, Ângela.
  6. Puñal Juan Ramon. Edição técnica. 2016. Saldanha, Ângela.
  7. Parecer APECV Artes Visuais no sistema educativo. 2016. Saldanha, Ângela.
  8. Parecer sobre os exames de desenho. 2016. Saldanha, Ângela.
  9. O manto do Jacarandá. 2015. Saldanha, Ângela.
  10. Parecer sobre as Artes Visuais no Currículo. 2015. Saldanha, Ângela.
  11. The 2015 LISBON LETTER for Visual Art Education. 2015. Saldanha, Ângela.
  12. 'No Caminho para Casa': ativismo na investigação artística. A arte contemporânea permite questionar e refletir sobre as ações sociais e políticas do dia a dia de uma forma ativista, poética e metafórica e responder aos paradigmas atuais, utilizando técnicas performativas híbridas de comunicação e questionamento. Metodologias de investigação usadas nas artes aproximam-se desta contemporaneidade próxima da realidade vigente e apresentam novos caminhos/método. 2015. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres; Medina, Teresa. http://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/19864.
  13. Princípios e práticas de teatro e comunidade: Poéticas, pedagogias e dramaturgias da Comunidade. Realiza-se o ponto da situação da investigação produzida a partir de práticas do Teatro e Comunidade no contexto Ibero-americano, reflectindo como estas podem contribuir para a formação dos diplomados em Teatro e agentes de intervenção comunitária em Artes. Para isso, equaciona-se o desenvolvimento das mais recentes investigações no quadro das relações com os contextos de referência (América Latin. 2015. Saldanha, Ângela; Ornelas, Marta. http://www.apecv.pt/atividades/atasapecv26.pdf.
  14. Imaginar 57. Edição técnica. 2014. Saldanha, Ângela.
  15. Parecer sobre as Artes Visuais no Currículo. 2014. Saldanha, Ângela.
  16. Proposta da APECV sobre o Perfil dos Professores e grupos de recrutamento na área da Educação Visual (1º e 2º ciclo) GRUPO 240 e das Artes Visuais ( 3º ciclo e secundário) GRUPO 600. 2014. Saldanha, Ângela.
  17. no caminho para casa. 2013. Saldanha, Ângela; Teresa Eça.
  18. Maltratadas. 2013. Saldanha, Ângela; Teresa Eça.
  19. Atas do Seminário Internacional Atravessar Pontes: Entre escolas e museus. 2012. Saldanha, Ângela; Teresa Eça; Luísa Vidal.
  20. Movimento Desenha12. 2012. Saldanha, Ângela.
  21. CONSTRUÇÕES SOBRE OS PROGRAMAS DAS ARTES VISUAIS. 2012. Saldanha, Ângela.
  22. 1ª Declaração Comum de Associações de Professores de Educação Artística em Portugal. 2012. Saldanha, Ângela.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Isolar com Amor IV Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias - PRÁTICAS ARTÍSTICAS E RISCO NO CONTEMPORÂNEO
FBAUP (Porto, Portugal)
2018/11/02 Workshop Session: Reimagine Humanity? Pushing Art Education towards a critical view of the Social Development Goals Building Social Cohesion Through arts education
(Walvis Bay, Namíbia)
2018/11/01 Reimagine Humanity? Pushing Art Education towards a critical view of the Social Development Goals Building Social Cohesion Through Arts Education
(Walvis bay, Namíbia)
2018/01/12 ENTRE VIAGENS. O ensino artístico, com o uso da linguagem corporal, a distância Seminário Pós-Doc e Estágio Doutoral
(Portugal)
2018 Artist Talk Performance Gomen Kudasai! Hai, Douzo
Flaming Elephant NGO (Fukuoka, Japão)
2017 O Ambiente na Arte - explorando a educação artística inclusiva com jovens e adultos VI Congreso Internacional de Educación Artistica y Visual
Facultad de Educación Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2017 Derivando
Mestrado em Arte Educação - UAB (Vagos, Portugal)
2017 CREARTE – Contemporary Art in primary schools SPIRIT, ART, DIGITAL
InSEA (Daegu, Coreia do Sul)
2017 Cadernos Artivistas II Encontro Internacional de Re exa~o sobre Pra´ticas Arti´sticas Comunita´rias Pra´ticas Arti´sticas colaborativas/Participativas e Comunidades
(Porto, Portugal)
2017 Tele-média-arte: a telepresença multimodal no suporte do ensino e treino artístico a distância online inclusivo”, Encontro de Ciência e Tecnologia 2017
(Lisboa, Portugal)
2016 Apresentação do trabalho de investigação de doutoramento
(Museu do brincar)
2016 manto do jacarandá
(Espanha)
2016 A Different Curriculum – Post-Graduation in Digital Art Practice Art & Design Education in Times of Change
Austrian Center for Didactics of Art, Textile & Design (Viena, Áustria)
2015 Risks and Opportunities for VISUAL ARTS EDUCATION in EUROPE
(Portugal)
2013 Quem te viu e quem te vê estação de Inverno
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto)
2013 Arts education research Alternatives in action The European Conference on Educational Research 2013
(Istambul)
2013 Paisagens Sonoras - Performance III Jornadas de Art’Ambiente
2012 On the way home Arts education at the crossroad of cultures
(Limassol)
2009 O Auto-conhecimento e a Auto-Representação através das Artes Visuais

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Terças Imersivas: Um estudo sobre Instalações Sonoras Imersivas
Orientador
2018 - Atual A cor da matéria negra: uma contribuição para a inclusão do daltónico
2016 - Atual “Magia no Brincar” Um estudo a/r/ tográfico do ato do brincar no desenvolvimento de uma criança de dois anos
Orientador
Arte Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - Atual A Perspetiva Intercultural no Ensino de Educação Visual e Educação Tecnológica: uma reflexão sobre cultura e Arte
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - Atual A OFICINA –ATELIER DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA MULTIDISPLINAR
2016 - Atual O CORPO PLURAL
Coorientador
Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - Atual CULTURA POPULAR A DANÇAR
2016 - Atual “ CORPO DANÇANTE –PERFEITO/IMPEFEITO-ANÁLISE DE DUAS OBRAS COREOGRÁFICAS DO GRUPO DANÇANTE COM A DIFERENÇA – UM RECATO DO PROCESSO DE TRABALHO E DO ESPETÁCULO DA COREÓGRAFA PORTUGUESA CLARA ANDERMATT
2016 - Atual ERRO E ERRÃNCIA EM EDUCAÇÃO
2016 - Atual A ancestralidade sensorial no desenvolvimento da criança
2016 - Atual A Arte como catalisador da mudança de paradigma homem-ambiente.
2016 - Atual ACTivARTE, um estudo sobre o envelhecimento ACTivo através da ARTE Teatral
Coorientador
Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2022 Quintal dos Sons:Um caminho para a imersão sonora
Coorientador
Média-Arte Digital (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 LIBERTA-ME!-UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NUM ESTABELECIMENTO PRISIONAL
Orientador
Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - Atual Seminário “Art Education: Conflicts and Conections (2019/10/07 - 2019/10/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2018/01 - Atual Seminar Research and Praxis for social engaged art education (2018/07/16 - 2018/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Aristoteleio Panepistemio Thessalonikes, Grécia
2018 - Atual Seminar Research and Praxis for social engaged art education (2018/07/16 - 2018/07/18)
Congresso
Aristoteleio Panepistemio Thessalonikes, Grécia
2020/07/20 - 2020/07/22 I Congreso Internacional Virtual de Artes”, Universidad de Jaén (2020/07/20 - 2020/07/22)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad de Jaén, Espanha
2020/05/09 - 2020/05/10 O tema do 32.º Encontro da APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual) foi o TEMPO. Através de conferências e debates on-line, durante dois dias refletiu-se sobre o conceito do tempo a partir das artes na educação das crianças; dos jovens e dos adultos ao longo da vida. As questões da educação artística durante a pandemia COVID-19 foram constantes devido às circunstâncias; mas também se abordaram estratégias;didáticas e ideias sobre as artes visuais num plano mais teórico , com perspetivas diversas e partilhas de exper (2020/05/09 - 2020/05/10)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
APECV, Portugal
2019/10 - 2019/10 Seminário “Art Education: Conflicts and Conections (2019/10/07 - 2019/10/11)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2018/11 - 2018/11 2.º Congresso intersaberes em Arte, Museus e Inclusão 7ª Bienal Internacional de Arte Postal (2018/11/22 - 2018/11/24)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
2018 - 2018 Research and praxis for social engaged arts education
Seminário (Coorganizador)
2018 - 2018 6.º Retiro Doutoral em Média Arte Digital
Outro (Coorganizador)
2018 - 2018 inCluiME/InCluiTE/ InCluiMOS: Artes Visuais como motor de Inclusão e de participação na Sociedade
Simpósio (Coorganizador)
APECV, Portugal
2017 - 2017 5.º Retiro Doutoral em Média Arte Digital
Outro (Coorganizador)
2017 - 2017 29.ºEncontro da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
Encontro (Coorganizador)
2017 - 2017 Karingana wa Karingana
Exposição (Outra)
KULUNGWANA, Associação de Desenvolvimento Cultural, Portugal
2016 - 2016 28.º Encontro da APECV
Encontro (Coorganizador)
2016 - 2016 Retiro DMAD - AD ASTRA
Outro (Outra)
2015 - 2015 Congresso europeu- InSEA
Congresso (Coorganizador)
2015 - 2015 27.º Encontro da APECV-2015: sentirARTE
Encontro (Outra)
2014 - 2014 26.º Congresso da APECV e 2.º Congresso da RIAEA
Encontro (Coorganizador)
2013 - 2013 24 HORAS NON STOP: Educação artística
Encontro (Coorganizador)
2012 - 2012 Encontro Nacional da APECV: Constância: (In)Constância das Expressões no Currículo
Encontro (Coorganizador)
2012 - 2012 Atravessar Pontes: Entre Escolas e Museus
Seminário (Coorganizador)
2011 - 2011 23.º Encontro Nacional da APECV ”Ensino das Artes Visuais: Identidade e Cultura no Século XXI
Encontro (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/03/06 - 2020/03/08 Dinamização da oficina Errante - Tejo 2020 XXI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental: A Educação Ambiental como processo (Trans)formador para a construção de ecocomunidades
Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Portugal
2018 - 2018 Education & The Arts … Developmental Prospects 2030
Congresso
Education & The Arts … Developmental Prospects 2030
AMSEA, Egipto
2018 - 2018 Interventions
Congresso
Interventions
Aalto-yliopisto, Finlândia
2018 - 2018 Research and praxis for social engaged arts education
Seminário
Risks and Opportunities for Visual Arts Education in Europ
2018 - 2018 inCluiME/InCluiTE/ InCluiMOS: Artes Visuais como motor de Inclusão e de participação na Sociedade
Congresso
APECV/RIAEA, Portugal
2018 - 2018 Conferência Internacional de Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações
Conferência
Conferência Internacional de Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações
Câmara de Viseu, Portugal
2017 - 2017 29.º Encontro da APECV
Encontro
2017 - 2017 CREARTE: Creative Primary School Pertnership with Visual Artists
Conferência
2017 - 2017 Ciência 2017 - encontro com a ciência e a tecnologia em Portugal
Encontro
2017 - 2017 Arte pública na Era da Criatividade Digital
Simpósio
Arte pública na Era da Criatividade Digital
Universidade Católica, Portugal
2017 - 2017 Creative Primary School Partnerships with Visual Artists
Seminário
II Seminário Internacional de Educação Artística - Qual o lugar das Expressões Artísticas na Educação?
2017 - 2017 Jornais cinematográficos
Outro
Jornadas CIAC
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvimento de projetos com a comunidade
Seminário
Arte, educação e comunidade
Faculdade de Belas Artes - Porto, Portugal
2017 - 2017 Arte e comunidade
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2017 5.º Retiro Doutoral em Média Arte Digital
Outro
5.º Retiro Doutoral em Média Arte Digital
Universidade Aberta; Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2017 Spirit 8 Art 8 Digital
Congresso
Spirit 8 Art 8 Digital
InSEA 2017 Committee, Coreia do Sul
2017 - 2017 Perspectives of Arts Education and Sustainable Development International Conference
Conferência
Perspectives of Arts Education and Sustainable Development International Conference
Instituto de Sociologia- Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 Literacia Digital na Educação Visual
Conferência
2016 - 2016 transnational project meeting of the CREARTE Project
Encontro
2016 - 2016 INFOABERTA 2016 - VI Jornadas de Informática
Congresso
2016 - 2016 28.º Encontro da APECV
Encontro
2016 - 2016 O Manto de Jacarandá
Seminário
2016 - 2016 Mediação e Hipermediação. Espaço de aprendizagem estimulante
Seminário
Mediação e Hipermediação. Espaço de aprendizagem estimulante
APECV, Portugal
2016 - 2016 Seminário do Projeto Europeu Crearte
Seminário
2016 - 2016 Papergift
Outro
2016 - 2016 ENMDA Project
Conferência
2016 - 2016 CREARTE London
Encontro
CREARTE London Meetings – Seminars – Workshops
2016 - 2016 Art and Design Education in Times of Change
Congresso
Art and Design Education in Times of Change
University of Applied Arts Vienna, Áustria
2015 - 2015 O Portefólio como Instrumento de aprendizagem e avaliação
Simpósio
2015 - 2015 O manto do jacarandá
Simpósio
2015 - 2015 Palestra Internacional: No Caminho para Casa
Outro
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
2015 - 2015 I Encontro PIBID do Centro de Artes
Encontro
2015 - 2015 Encontro internacional de práticas comunitárias
Conferência
2015 - 2015 SentirArte
Encontro
27.º Encontro da APECV
APECV, Portugal
2015 - 2015 PaperGift
Outro
2015 - 2015 I encontro de professores de informática
Encontro
I Encontro de Professores de Informática
Associação de Professores de Informática, Portugal
2015 - 2015 Risks and Opportunities for Visual Arts Education in Europ
Congresso
Risks and Opportunities for Visual Arts Education in Europ
InSEA, Portugal
2014 - 2014 From Childhood to Lifelong Aesthetic Learning
Simpósio
2014 - 2014 Mapping Culture Communities, Sites and Stories
Simpósio
2014 - 2014 2nd Encounter on Practices of Research in Arts Education
Encontro
2014 - 2014 III congresso nacional de psicologia comunitária / I Encontro Nacional de Educação Comunitária
Congresso
2014 - 2014 2.º Congresso Internacional da RIAEA
Congresso
2014 - 2014 Artes, comunidade e educação
Encontro
2014 - 2014 Asia-Pacific Region Aesthetic Education Symposium: From Childhood to Lifelong Aesthetic Learning, Taipei.
Conferência
2014 - 2014 Papergift
Outro
2013 - 2013 II Encontro Nacional de Rádios e Televisões Escolares na Net
Encontro
2013 - 2013 Estação de Inverno - I Encontro de práticas de investigação em educação Artística
Encontro
2013 - 2013 1st Conference on arts-based and artistic research
Conferência
2013 - 2013 Unneeded Conversations 2013 - Cinema
Seminário
2013 - 2013 25.º Encontro Nacional da APECV
Encontro
25º Encontro Nacional da APECV: 25NonStop;
APECV, Portugal
2012 - 2012 Unneeded conversations
Seminário
2012 - 2012 Meeting of ITEMS Project (Innovative Teaching for European Museum Strategies
Encontro
2012 - 2012 Desporto em família
Seminário
2012 - 2012 I Congresso Internacional Matéria-Prima
Congresso
I Congresso Internacional Matéria-Prima
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Arts Education at the crossroad of cultures
Congresso
Arts Education at the Crossroad of Cultures
InSEA e CySEA, Chipre
2012 - 2012 Fifth official meeting of ITEMS Project
Outro
Fifth official meeting of ITEMS Project
ITEMS Project - Innovative Teaching for European Museum Strategies, Luxemburgo
2012 - 2012 (in)Constância das Expressões no Currículo
Encontro
APECV, Portugal
2012 - 2012 Congresso Internacional Innovative Teaching for European Museum Strategies
Congresso
2011 - 2011 Ensino das Artes Visuais: Identidade e Cultura no século XXI
Encontro
APECV, Portugal
2010 - 2010 Encontro Internacional sobre Educação Artística
Encontro
2010 - 2010 As escolas de referência - uma solução para os alunos com deficiência visual?
Simpósio
As escolas de referência - uma solução para os alunos com deficiência visual?
ACAPO, Portugal
2010 - 2010 22.º Encontro Nacional da APECV/ 1.º Encontro Internacional da Associação Nacional de Animação e Educação
Encontro
As Artes na Educação: Contextos de Aprendizagem Promotores de Criatividade
APECV/ ANAE, Portugal
2008 - 2008 Eneagrama - Gestão e Liderançs
Seminário
2008 - 2008 1.º Encontro de Arte-Terapia & Arte-Educação/9.º Congresso Português de Arte-Terapia
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/03/12 DESBRAVAMENTOS DE UM PROFESSOR-ARTISTA E OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA-ARTÍSTICA
Arguente principal
Marcelo Forte (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/01/21 CONSTELAÇÕES: VISÕES DE LUZ Uma proposta de kit didático para mapeamento do céu noturno
Arguente principal
Joana Margarida Palreiro Santos (Mestrado)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/01/08 Performance, Educação e Interculturalidade: Descrição de uma prática artística no Ensino Superior Politécnico
Arguente
Leandro Ricardo Nogueira Cavadas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/05/18 I-Lugar: Imersão e perceção do património cultural mediado por Média-Arte-Digital
Arguente
Francisco José Rosales Santana Guimarães (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 Terças Imersivas Rosimária Sapocaia (Outro)
2018 "Liberta-me" Célia Ferreira (Mestrado)
2018 La función del arte en procesos de transición a la sostenibilidad: casos anglosajones y españoles Nuria Sánchez León (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
2017 A Expressão artística como facilitadora da aprendizagem do Português no 1.º ciclo do Ensino Básico Carla Isabel da Rocha (Mestrado)
2017 A importância da expressão artística no ensino da Matemática no 1.ºciclo do ensino básico Rita Alexandra Vieira Santos Pereira (Mestrado)
2017 Repensando la asignatura 'Repertorio con pianista acompañante' para un Conservatorio del siglo XXI Estrella María Romero Arrabal (Doutoramento)
2017 Arte, ecologia y consciencia. Propuestas artísticas en los márgenes de la política, el género y la naturaleza Pilar Soto Sánchez (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
2016 Todos por uma escola melhor - Expressão plástica, um caminho de aprendizagem para a cidadania Daniela Alexandra dos Santos Rocha (Mestrado)
2016 Trompe-L’Oeil – Uma Ilusão Teatral Acácio Carvalho (Outro)
2016 REMODEL ' ARTE - ação de animação estético artística dos espaços na escola EB 2,3 de Frazão Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa Mendes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 Encanta-me, canta-me histórias. A Literatura para a Infância de mãos dadas com a Expressão Musical Maria Isabel Ramos dos Santos Adão (Mestrado)
2016 Projecto Arte e Educação no Espaço Museológico: estudo exploratório de uma investigação-ação no museu nacional de Arte Contempotânea Mónica Queiroga (Mestrado)
2016 Conteúdos vídeo e(m) ambientes imersivos Hugo miguel carvalho Madeira Canossa (Outro)
2016 Práticas contemporâneas de videoarte e videoinstalação: arte digital ou linguagem de fronteira? José Albio Moreira de Sales (Outro)
2016 NO SOY UN GATO JOROBADO: UNA INVESTIGACIÓN AUTONARRATIVA SOBRE LA CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD CULTURAL DE UNA MUJER CHINA EN ESPAÑA. MA RUI (Doutoramento)
2016 A CULTURA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS E TECNOLÓGICAS: UM CONTRIBUTO PARA EDUCAÇÃO Anastácia Trindade (Outro)
2015 Literacia Visual: a importância da fotografia na Educação Sara de Almeida Costa (Mestrado)
2015 (Con)viver e crescer com as leituras - Projeto da Biblioteca escolar para os alunos do 3.ºciclo Maria Manuela Gonçalves Guedes Cracel (Mestrado)
2015 Construção de uma comunidade de práticas para a promoção da leitura Teresa Torres (Mestrado)
2015 Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura Maria João Mota Pinto da Silva (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual 34º. ENCONTRO DA APECV|Cenários Improváveis: As artes nos futuros da educação Viseu
2021 - Atual IV Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias - PRÁTICAS ARTÍSTICAS E RISCO NO CONTEMPORÂNEO Porto
2019/09/16 - 2019/09/18 3.º Encontro Internacional de reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Saber & Educar (1647-2144) Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti
2010 - Atual Imaginar APECV
Atual Iaça - Artes da cena
Atual IMAG

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual Auditoria de resolução ao Exame Final Nacional do Ensino Secundário de Desenho A (Prova 706) (1.ª e 2.ª Fases) Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2018 - Atual Auditoria de resolução ao Exame Final Nacional do Ensino Secundário de História e Cultura das Artes (1.ª e 2.ª Fases) Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2018 - Atual Auditoria de realização das Provas de Aferição em Expressões Artísticas - Artes Plásticas; 2.º ano do ensino básico Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2018 - Atual Auditoria de realização das Provas de Aferição Educação Visual - 2.º Ciclo Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2018 - Atual Auditoria de realização das Provas de Aferição Educação Visual - 3.º Ciclo Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2017 - Atual Auditoria de realização das Provas de Aferição em Expressões Artísticas - Artes Plásticas; 2.º ano do ensino básico Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2017 - Atual Auditoria de resolução ao Exame Final Nacional do Ensino Secundário de Desenho A (Prova 706) (1.ª e 2.ª Fases) Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2017 - Atual Concurso "Feios mas saborosos" Camara Municipal de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Auditoria de resolução ao Exame Final Nacional do Ensino Secundário de Desenho A (Prova 706) (1.ª e 2.ª Fases) Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação e Ciência, Portugal
2015 - Atual Prémio RICARDO REIS: Professor Criativo
2015 - Atual XIII Concurso de Expressão Plástica Teófilo Rego
2014 - Atual Concurso da APECV sobre Gerard Castelo Lopes

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Seminário de Prática Pedagógica (600 - Artes Visuais) (Especialização pós-licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2021 - Atual Seminário de Prática Pedagógica (240 - Educação Visual e Tecnológica) (Especialização pós-licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2020/05 - Atual Fotografia Digital e Cidadania Ativa (Outros)
2020 - Atual LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS NA ARTE DO SÉCULO XXI (Outros)
2020 - Atual OFICINA DE FORMAÇÃO AMBIENTE- ARTE- EDUCAÇÃO (Outros)
2019/09/06 - Atual Ação sob o tema da “Errância” (com a combinação entre ambiente e arte contemporânea): trabalho colaborativo realizado com cerca de 20 pessoas da/na Ilha Terceira (Arquipélago dos Açores) Errância (Outros)
2020/01 - 2020/07 Visões de Arte Contemporânea Visões de Arte Contemporânea (Outros)
2019/11 - 2019/12 Visões de Arte Contemporânea (Outros)
2019/09 - 2019/11 Visões de Arte Contemporânea (Outros)
2015 - 2015 O manto de jacarandá Aperfeiçoamento (Curso médio)
2012 - 2012 Comunicação não verbal Outra (Curso médio)
2012 - 2012 Produção Plástica de Espetáculos Outra (Curso médio)
2012 - 2012 Corpo e Gesto Outra (Curso médio)
2010 - 2010 Concepção e tratamento de imagem Outra (Curso médio)
2010 - 2010 Infografia Outra (Curso médio)
2010 - 2010 Ilustração digital Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2010 - 2010 Composição de imagens digitais Extensão e divulgação científica (Curso médio)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/01 - Atual CIAC
2015/07 - Atual InSEA
2010/01 - Atual i2ADS
2009/01 - Atual APECV

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/06/15 - 2020/06/15 Júri do Exame de Qualificação do discente Wander Marcel Barros Chaves Universidade de Brasília, Brasil
Distinções

Outra distinção

2016 Certificação de Mérito por ter obtido a melhor classificação do curso do 3.ºciclo em Educação Artística no ano letivo 2014/2015
Universidade do Porto, Portugal