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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Henrique Ramalho

Nomes de citação

  • Ramalho, H.

Identificadores de autor

Ciência ID
6E1E-CADF-B228
ORCID iD
0000-0002-5512-1278

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Especialidade de Administração e Organização Escolar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"ESCOLA, PROFESSORES E AVALIAÇÃO: narrativas e racionalidades da avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
APROVADO POR UNANIMIDADE
2008
Concluído
Licenciatura em Professores do Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
"(Estágio Pedagógico no Ensino Básico)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores (18 no estágio pedagógico)
2002
Concluído
Mestrado em Educação - Sociologia da Educação e Políticas Educativads (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Políticas Educativas e curriculares: análise das lógicas de construção e gestão curriculares num agrupamento de escolas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998
Concluído
Licenciatura em Educação (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Ensaio de Avaliação de Acções de Formação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/06 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006 - 2012 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2003 - 2006 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2000/10/02 - 2003 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Coordenador da Formação em Contexto de Trabalho (Estágio) do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Atual Auditor da Qualidade do Instituto Politécnico de Viseu Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2018 Coordenador do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio a Infância Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2018 Coordenador da Área Disciplinar de Ciências da Educação Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2014 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2014 Coordenador do curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - 2011 Avaliador Especialista Externo do Centro de Formação da Associação de Escolas Coimbra Interior. Centro de Formação da Associação de Escolas Coimbra Interior., Portugal
2002 - 2004 Avaliador Especialista Externo do Centro de Formação da Associação de Escolas de Fafe Centro de Formação da Associação de Escolas de Fafe, Portugal
Centro de Formação da Associação de Escolas de Fafe, Portugal
2000 - 2002 Avaliador Especialista Externo da Universidade Católica Portuguesa Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999 - 2000 Consultor Sénior TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
1998 - 1999 Consultor sénior TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2012 Reordenação da Rede Escolar e Pós-Ruralização
1.4. Escola e coesão dos espaços rurais
Bolseiro de Investigação
Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
Centro de Estudos Ibéricos
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/10 - 2022/10 NEW APPROACHES IN INSPECTION: A POLYCENTRIC MODEL - EXCHANGE OF THE GOOD PRACTICES PROJECTS
2019-1-TR01-KA201-077307
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2019 - 2022 New Approaches to Inspection: A Polycentric Model Project – 2019-1-Tr01-Ka201-077307
Investigador responsável
Concluído
2018 - 2020 Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS).
referência 2017-1-IE01-KA201-025693
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2017 - 2020 https://www.researchgate.net/publication/345053542_The_Enactment_of_Parent_and_Student_Voice_in_School_Evaluation_-Cases_Across_European_Frontiers
Investigador
2017/01/01 - 2018/01 Supervisão, apoio e regulação do processo de ensino-aprendizagem: Uma análise das práticas pedagógicas e didáticas em contexto de sala de aula
PROJ/CI&DETS/2016/0016
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu
Concluído
2011 - 2012 WBEE Web Based e-inspection and e-performance
Investigador
Comissão Europeia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/11/01 - 2025/12/31 PROJETO CAAD COOPERAR E AVALIAR PARA APRENDER E DESENVOLVER Investigação-ação participativa em autoavaliação como instrumento de desenvolvimento organizacional da escola
PROJ/I&DI/CI&DEI/014
Investigador responsável
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramalho, Henrique. "A CONSTRUÇÃO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS LOCAIS: SENTIDOS, LÓGICAS E EVOLUÇÕES DA GESTÃO DESCENTRALIZADA DA EDUCAÇÃO". 2023.
    No prelo
  2. Ramalho, Henrique. "CARTAS EDUCATIVAS, CIDADES EDUCADORAS E CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS: QUE RELAÇÃO?". 2023.
    No prelo
  3. Ramalho, Henrique. "A ESCOLA COMO ESPAÇO E TERRITÓRIO DE GOVERNAÇÃO EDUCATIVA: UMA DISCUSSÃO META-ANALÍTICA". 2023.
    No prelo
  4. Ramalho, Henrique. "Formação contínua de professores e educação inclusiva para o desenvolvimento: uma compreensão". Trabalho apresentado em INCTE - VII Edição Desafios na Formação de Professores e nas Escolas num Mundo Interconectado, 2023.
    No prelo
  5. Rocha, João; Ramalho, Henrique. "Escola e práticas organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada". 2022.
  6. Ramalho, Henrique. "COMPREENDER AS POLÍTICAS EDUCATIVAS À LUZ DO ATUAL PROJETO DE GLOBALIZAÇÃO". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, 2022.
    Publicado
  7. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "A META NARRATIVA DOS DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO NO QUADRO DE UMA GLOBALIZAÇÃO EXCLUDENTE". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, 2022.
    Publicado
  8. Ramalho, Henrique. "Formação docente em Portugal sob o vulto europeísta: (des)alinhamentos freireanos.". Bragança, 2022.
    Publicado
  9. Ramalho, Henrique; Rocha, João; Rosa, C.. Autor correspondente: Rosa, C.. "Efeitos da (não) retenção escolar dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico: perceções dos professores.". Trabalho apresentado em Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education - “Cidadania e Participação” ., 2022.
    No prelo
  10. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "Proposta de uma Genealogia de Análise da Avaliação das Escolas: o contributo das teorias organizacionais.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia ., Braga, 2021.
    Publicado
  11. Ramalho, Henrique. "A Avaliação das Escolas e os Processos Contemporâneos de Accountability: entre convergências e contradições de sentidos e significados.". Braga, 2021.
    Publicado
  12. Ramalho, H.; Rocha, João; Figueiredo, Maria; Brown, Martin. Autor correspondente: Ramalho, H.. "Avaliação e participação". Trabalho apresentado em XV Congresso da SPCE - Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto, 2020.
    Publicado
  13. Ramalho, H.. "Educação para o desenvolvimento face à agenda de desenvolvimento da OCDE.". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)., Bragança, 2020.
    Publicado
  14. Santos, Geandra Cláudia da Silva; Mota, Bruno de Oliveira Sales. "Análise aos descritores oficiais da formação docente na linha do desenvolvimento cívico.". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)., Bragança, 2020.
    10.17648/sneqs-2019-110431
  15. Ramalho, Henrique. "A Anatomia do Governo da Escola Pública Portuguesa: notas de uma evolução normativa e concetual.". Porto, 2020.
    Publicado
  16. Ramalho, H.. "(In)sucesso Escolar e Participação dos Pais/encarregados de Educação na Escola Pública do 1.º CEB – Interseções Teóricas e Empíricas.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, Lisboa, 2019.
    Publicado
  17. Ramalho, Henrique. "Pedagogia e Política como Vocações do Professor: dilemas atuais da formação docente.". Bragança, 2019.
    Publicado
  18. Ramalho, Henrique; Moreira, A.. Autor correspondente: Moreira, A.. "A construção sociocultural do (in)sucesso escolar: uma abordagem sociológica no 1.º CEB". Bragança, 2019.
  19. Ramalho, Henrique. "A Anatomia do Regime de Administração, Gestão e Autonomia Organizacional da Escola Pública Portuguesa: a institucionalização do gerencialismo educacional ou o auge de uma tecnocracia disfarçada.". Lisboa, 2018.
    Publicado
  20. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "Perfis de Desempenho de Professores e Habilitação para a Docência no Contexto Europeu: bases da formação e profissionalização de professores em perspetiva comparada.". Évora, 2018.
    Publicado
  21. Ramalho, Henrique. "O Contrato Pedagógico e Didático - Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: um ensaio sociocrítico.". 2016.
  22. Ramalho, Henrique. "A Avaliação do Desempenho Docente entre o Efeito Macrodiscursivo e as Lógicas Periféricas Diferenciadoras: o engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista Participação.". 2016.
  23. Ramalho, Henrique. "As políticas de avaliação de professores no quadro normalizador da lei de bases do sistema educativo: transformações e (in)consistências de uma diacronia legislativa". 2016.
  24. Ramalho, Henrique; Pinheiro, Bruna; Cartagena, Alberto. "O Envolvimento dos Pais na Vida Escolar: formas, contextos e impactos". 2016.
Artigo em revista
  1. Ramalho, H.. "Organização e administração escolar: análise ao discurso oficial da participação, da colegialidade e da eleição em escola pública de Portugal". Teoria e Prática da Educação 26 e70193 (2023): 1-12.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Ramalho, H.. Autor correspondente: Ramalho, H.. "DIREÇÕES ATUAIS DA AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: APONTAMENTOS FREIREANOS". Linguagens, Educação e Sociedade 48 (2022): 17-50. https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/issue/view/181/181.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26694
  3. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "Políticas de educação superior e de formação de professores no vulto ideológico da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).". Revista Educação e Políticas em Debate 11 1 (2022): 421-437. https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60809/33501.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Ramalho, H.. "Entre o ato de governar e o exercício da cidadania". Inclusiones 8 especial (2021): 45-73. http://revistainclusiones.com/carga/wp-content/uploads/2021/03/4-Pereira-VOL-8-NUM-Especial-AbrilJunoo2021INCL-1.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Ramalho, H.. "O governo da educação e os direitos humanos: uma análise crítica às interseções e (des)conexões das narrativas oficiais.". Revista Inclusiones 8 especial (2021): 281-308. http://revistainclusiones.org/pdf8/16%20Ramalho%20VOL%208%20NUM%20ESP.%20ENEMAR%20NUEVA%20MIRADA%202021INCL.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Ramalho, H.. Autor correspondente: Ramalho, H.. "Processos Contemporâneos de Escolarização". 22 especial (2021): 41-58. file:///C:/Users/Utilizador/Downloads/Processos_Contemporaneos_de_Escolarizacao_e_seus_E.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Ramalho, H.. Autor correspondente: Ramalho, H.. "Direções Atuais da Autonomia, Administração e Gestão". Linguagens Educação e Sociedade (2021):
    Acesso aberto • No prelo
  8. Ramalho, H.; João, .R.; Magals,M.. Autor correspondente: João, .R.. "Provas de Aferição". Millenium (2021):
    Acesso aberto • No prelo
  9. Rocha, João; Ramalho, Henrique; Magalhães, Marlene. "Provas de Aferição do 5.º ano de escolaridade - perceções de alunos e professores de Português e de História e Geografia de Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/7112.
    10.29352/mill029e.23740
  10. Ramalho, Henrique; Rocha, João; Figueiredo, Maria Pacheco; Brown, Martin. "Avaliação e participação: análise à tecnologia da participação policêntrica na escola portuguesa". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/7049.
  11. Ramalho, H.. "Meritocracia Escolar e Suas Influência(s) na Condição de Jovem Centralmente Normalizada dos Alunos da Escola Pública Portuguesa: uma análise às narrativas e racionalidades oficiais.". Revista da Associação Portuguesa de Sociologia. 24 (2020): https://revista.aps.pt/pt/inicio/.
    Acesso aberto • No prelo
  12. Brown, Martin; McNamara, Gerry; Cinkir, Sakir; Fadar, Jerich; Figueiredo, Maria; Vanhoof, Jan; O’Hara, Joe; et al. "Exploring parent and student engagement in school self-evaluation in four European countries". European Educational Research Journal (2020): 147490412096120. http://dx.doi.org/10.1177/1474904120961203.
    Publicado • 10.1177/1474904120961203
  13. Ramalho, Henrique; Rocha, João; Lopes, Alexandra. "Interações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógico". 24 (2020): https://revista.aps.pt/pt/inicio/.
    Acesso aberto • 10.34019/1982-1247.2020.v14.29010
  14. Ramalho, H.. "O Conselho Geral como antinomia do regime de autonomia da escola pública.". Linhas Críticas (2020): https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32060.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32060
  15. RAMALHO,HENRIQUE MANUEL PEREIRA. "ARQUITETURAS DA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA E AS BASES DA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CONTEXTO EUROPEU". (2019): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100426.
  16. Ramalho, Henrique Pereira; Escola Superior de Educação de Viseu. "Revisitando a definição operacional de currículo na linha da flexibilidade curricular: uma análise à atual conceção complexa de currículo no quadro das agências professor, aluno e competência". (2019): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/346.
    10.17346/se.vol26.346
  17. Ramalho, Henrique Pereira; Escola Superior de Educação de Viseu. "A Regulação da educação social como profissão: uma análise aos processos da regulação da identidade e do estatuto socioprofissional do educador social em Portugal e no BrasilThe regulation of social education as a profession:an analysis of the process". (2017): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/258.
    10.17346/se.vol22.258
  18. Ramalho, Henrique. "A Avaliação de Professores como Política de Vigilância e de Recentralização do Poder e Controlo em Educação". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4251.
  19. Ramalho, Henrique Pereira; Escola Superior de Educação de Viseu. "Sinuosidades da formação pedagógica e didática dos professores: entre a cultura da performatividade de feição técnico implementalista e o desafio da formação investigativo reflexiva". (2015): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/172.
    10.17346/se.vol20.172
  20. Ramalho, Henrique. "Entre a Macrorreferencialização da Avaliação do Desempenho Docente e a Burocracia Periférica.". (2015): http://hdl.handle.net/10400.19/4267.
  21. Ramalho, Henrique Pereira; Escola Superior de Educação de Viseu. "“Bolonha” enquanto modelo formativo hegemonicamente estruturado para a fabricação de professores: a profissionalidade docente entre o movimento tecnocrata europeísta e o estatismo reterritorializado". (2013): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/48.
    10.17346/se.vol18.48
  22. Ramalho, Henrique Manuel Pereira; Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu. "A profissão docente presa na armadilha da crise: a avaliação dos professores contemporizada no jugo da crise ou uma alternativa para a sua mitigação". (2012): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/14.
    10.17346/se.vol17.14
  23. Ramalho, Henrique. "Economia, Trabalho e Educação". (2002): http://hdl.handle.net/10400.19/636.
Capítulo de livro
  1. Ramalho, H.. "A administração escolar do futuro: entre a velha jaula de ferro e a nova tecnoburocracia escolar da jaula virtual". In A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios, 211-232. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2023.
    Publicado
  2. Ramalho, H.. "O projeto de intervenção na escola do diretor como instrumento de gestão escolar: análise de sete experiências". In A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios, ´233-256. 2023.
    Publicado
  3. Ramalho, H.. Autor correspondente: Ramalho, H.. "A Educação Inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção na escola dos candidatos a diretor: uma análise de sete experiências.". In Apontamentos de educação Especial e Inclusiva@2021, 57-68. Viseu, Portugal: Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação, 2021.
    Publicado
  4. Ramalho, Henrique; Araújo, Fernanda. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "A avaliação de escolas como artefacto centro administrativo: análise ao processo de referencialização no quadro de uma diacronia de três ciclos avaliativos.". In (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior, 207-229. Aveiro, Portugal: UAEditora, 2021.
    Publicado
  5. Ramalho, Henrique; Araújo, Fernanda. "A Sublimação Instrumental e Tecnológica da Avaliação das Escolas: entre a heteronomia da avaliação externa e a autonomia da autoavaliação.". In (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior, 229-251. Aveiro: UAEditora, 2021.
    Publicado
  6. Ramalho, H.. Autor correspondente: Ramalho, H.. "Entre Participações Convergentes e Divergentes em Sala de Aula: um ensaio sociológico sobre a interação escola-sociedade-professor-aluno". In APRENDER É COISA SÉRIA: contributos para a construção do saber escolar I., editado por Ramalho, H.; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João; Figueiredo, Maria Pacheco, 26-36. Viseu, Portugal: Instituto politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação., 2020.
    Publicado
  7. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "O Contrato de Sala de Aula entre Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: uma análise sociopedagógica.". In Aprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar I, 37-45. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - IPV, 2020.
    Publicado
  8. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "A Educação Inclusiva na Narrativa dos Projetos de Intervenção da Escola dos Candidatos a Diretor: proposta de um modelo de análise.". In Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2020, 27-40. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - IPV, 2020.
    Publicado
  9. Ramalho, Henrique. "A dialética exclusão-inclusão no quadro da atual planificação social: breve ensaio hermenêutico sobre o papel da educação inclusiva numa sociedade excludente.". In Apontamentos de Educação Especial e Inclusiv@ 2019., 15-30. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - IPV, 2019.
    Publicado
  10. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "Políticas educativas performativas: análise às políticas de combate ao insucesso escolar enquanto medidas de apoio ao desenvolvimento do currículo instituído.". In Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe), 62-74. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto, 2019.
    Publicado
  11. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "A Nova Gestão Flexível como política curricular: entre a insularidade e a hibridez curriculares.". In Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe), 75-86. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto, 2019.
    Publicado
  12. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "Escolas Democráticas sem Eleitos: A (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”.". In 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa, 83-87. Lisboa: Forum Português de Administração educacional, 2019.
  13. Ramalho, Henrique. "O Ofício de Aluno na Contemporaneidade: o problema do humano na escolarização do projeto político pedagógico atual.". In Paideia & Humanitas: formar e educar ontem e hoje. Portugal: húmus, 2018.
    Publicado
  14. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. "Reordenação da Rede Escolar e Pós-Ruralização". In Condições de vida, coesão social e cooperação territorial, editado por Jacinto, Rui, 26-52. Portugal: Âncora, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Ramalho, Henrique; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Rocha, João; Figueiredo, Maria. Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I. Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). 2020.
    10.34633/978-989-54743-0-1
Relatório
  1. Ramalho, Henrique; Rocha, J.; Oliveira, E.; Menezes, R.. 2023. Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Mundão.
  2. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. 2022. The comparison of Polycentric Inspection System (Polycentric Method) with the Portuguese Educational Audit System.. https://www.polycentricmodel.com/project-reports/.
  3. Ramalho, H.; Almeida, E. ; Oliveira, E.; Teixera, D.. 2022. Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.
  4. Ramalho, Henrique; Rocha, J.; Vasconcelos, F.; Lebre, J.. 2022. Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Pinhel.
  5. Brown, Martin; Gardezi, Sarah; Cinqir, Sakir; Figueiredo, Maria Pacheco; Faddar, Jerich; Kurum, Gul; Vanhoof, Jan; et al. 2020. Introdução à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas. Um manual de utilizador para a inclusão de pais e estudantes na auto-avaliação e planeamento de escolas. http://hdl.handle.net/10400.19/6734.
    10.13140/RG.2.2.33595.64803
  6. Ramalho, Henrique. Autor correspondente: Ramalho, Henrique. 2020. The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation - Cases Across European Frontiers. Technical Report.. https://www.researchgate.net/publication/345053542_The_Enactment_of_Parent_and_Student_Voice_in_School_Evaluation_-Cases_Across_European_Frontiers.
  7. Oliveira, Eduardo; Ramalho, Henrique; Rocha, João; Veloso, Alda. 2019. Oliveira, E., Ramalho, H., Rocha, J., & Veloso, A. (2019). Avaliação Externa das Escolas. Relatório de Escola. Escola Secundária Viriato - Viseu. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção Geral da Educação e Ciência.. https://www.igec.mec.pt/upload/PUBLICACOES/AEE/VISEU/VISEU_Viseu_AEE_ES_Viriato_2018_2019_R.pdf..
  8. Ramalho, Henrique; Gomes, J; Campos, Lurdes. 2017. Ramalho, H., Gomes, J & Campos, L. (2017). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Vouzela e Campia - Vouzela. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção Geral da Educação e Ciência (aprovado pela Subinspetora-Geral da Educação e Ciência .. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  9. Ramalho, Henrique; Sena, Jorge; Lebre, José. 2016. Ramalho, H., Sena, J. & Lebre, J. (2016). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque - GUARDA. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção Geral da Educação e Ciência (aprovado pela Subinspetora-Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  10. Ramalho, Henrique; Gerardo, Pedro; Heitor, Carlos. 2016. Heitor, C., Gerardo, P. & Ramalho, H. (2016). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas Agrupamento de Escolas da Sé – GUARDA. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção Geral da Educação e Ciência (aprovado pela Subinspetora-Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  11. Ramalho, Henrique; Brigas, Joaquim; Cardoso, Adelino. 2015. Cardoso, A., Brigas, J. & Ramalho, H. (2015). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção Geral da Educação e Ciência (aprovado pela Subinspetora-Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  12. Ramalho, Henrique; Almeida, A.; Brigas, Joaquim. 2015. Almeida, A., Brigas, J. & Ramalho (2015). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Gouveia. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  13. Ramalho, Henrique; Oliveira, Eduardo; Heitor, Carlos. 2015. Heitor, C., Oliveira, E. & Ramalho, H. (2015). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  14. Ramalho, Henrique; Oliveira, Eduardo; Lebre, José. 2014. Oliveira E., Lebre, J. & Ramalho, H. (2014). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação – Ílhavo. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção-Geral da Educação. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  15. Ramalho, Henrique; Quevedo, C.; Heitor, Carlos. 2014. Heitor, C., Quevedo, U. & Ramalho, H. (2014). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Ribeiro Sanches – Penamacor. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção-Geral da Educação. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/01&auxID=&newsID=1478#content.
  16. Ramalho, Henrique; Monteiro, Ilda; Oliveira, Eduardo. 2013. Monteiro, I., Oliveira, E. & Ramalho, H. (2013). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Mortágua. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção-Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/03&auxID=&newsID=1293#content.
  17. Ramalho, Henrique; Lebre, José; Monteiro, Ilda. 2013. Lebre, J., Monteiro, I. & Ramalho, H. (2013). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Castro Daire. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção-Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/03&auxID=&newsID=1293#content.
  18. Ramalho, Henrique; Almeida, Adelino; Brigas, Joaquim. 2013. Almeida, A., Brigas, J. & Ramalho, H. (2013). Relatório de avaliação técnico-pedagógica resultante da intervenção de avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim – Nelas. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência – Inspeção-Geral da Educação e Ciência. http://www.ige.min- edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03/00/03&auxID=&newsID=1293#conten.
Tese / Dissertação
  1. Iop, Elisangela Gomes. "Crenças, preconceitos e as expectativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo Ensino Aprendizagem das suas crianças para a vida ativa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7328.
  2. Duarte, Ana Paula Geralda Moreira. "Gestão Curricular e a Promoção de Competências Académicas dos Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE): estudo de caso sobre as perspetivas de prosseguimento de estudos no ensino superior". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/6834.
  3. Magalhães, Marlene Guerra. "Perceções de alunos e professores de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB, relativamente às Provas de Aferição realizadas no 5.º ano do Ensino Básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.19/6376.
  4. Marques, Cláudia Alexandra Loureiro. "A participação dos Pais/Encarregados de Educação na escola pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico: interseções teóricas e empíricas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/5841.
  5. Santos, Andreia Silva da Costa dos. "Gestão Flexível do currículo e seus contributos para uma Educação Inclusiva: Interseções e (des)articulações teóricas e empíricas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6170.
  6. Marques, Carolina de Almeida Braz. "Interações sociopedagógicas nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6179.
  7. Fernandes, Carla Alexandra Rocha. "Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6012.
  8. Moreira, Andreia Filipa Miranda dos Santos. "A Construção Sociocultural do Sucesso Escolar: uma abordagem sociológica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6034.
  9. Pereira, Ana Catarina da Silva. "Envolvimento parental na escola e indicadores de risco : contributos para a intervenção". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/4916.
  10. Serra, Maria Inês Barbosa. "A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4646.
  11. Antunes, Raquel do Carmo Pereira. "Autodeterminação e Transição para a Vida Pós Escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4894.
  12. Duarte, Filipa Raquel Fontinha. "Ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico em contextos socioeducativos diferenciados". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4512.
  13. Cardoso, César. "A avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa : entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorização". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2982.
  14. Martins, Liliana da Rocha. "Práticas de ensino supervisionado e os contextos socioculturais no 1º CEB". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2664.
  15. Carugati, Antonella Belen. "Prática de ensino supervisionada e o impacto das atividades de enriquecimento curricular no 1º CEB". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2577.
  16. Ramos, Fabiana Amarante. "Práticas de ensino supervisionadas e a relevância curricular e pedagógica das atividades de enriquecimento curricular". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1814.
  17. Pinto, Maria Arlete Amaral. "Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1868.
  18. Almeida, Francisca Joana Henriques. "Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré - Escolar e 1º Ciclo com enfoque investigativo sobre a perspetiva dos professores acerca da relação entre motivação e (in) sucesso na aprendizagem". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1950.
  19. Ramalho, Henrique Manuel Pereira. "Escola, professores e avaliação: narrativas e racionalidades da avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/1822/20323.
  20. Marques, Catarina Patrícia Almeida. "Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1850.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/06 Políticas de formação contínua de professores, educação inclusiva e desenvolvimento VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
(Bragança, Portugal)
2023 Formação contínua de professores e educação inclusiva para o desenvolvimento: uma compreensão crítica
2023 Formação contínua de professores, educação inclusiva e desenvolvimento: contributos para a construção de um quadro analítico e compreensivo INCTE - VII Edição Desafios na Formação de Professores e nas Escolas num Mundo Interconectado
2023 A Construção dos Territórios Educativos Locais: sentidos, lógicas e evoluções da gestão descentralizada da educação
2023 Cartas Educativas e Cidades Educadoras e Construção das Políticas Educativas: que relação?
2023 A Escola como Espaço e Território de Governação Educativa: uma discussão meta-analítica
2023 A Avaliação Organizacional como Instrumento de Governança e Regulação da Educação: desocultando os propósitos de accountability da avaliação de escolas
2023 A formação de professores do 1.º CEB: das políticas às práticas
2022 COMPREENDER AS POLÍTICAS EDUCATIVAS À LUZ DO ATUAL PROJETO DE GLOBALIZAÇÃO
2022 A META NARRATIVA DOS DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO NO QUADRO DE UMA GLOBALIZAÇÃO EXCLUDENTE
2022 Formação docente em Portugal sob o vulto europeísta: (des)alinhamentos freireanos
2021/11/27 Crenças, preconceitos e expetativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo ensino-aprendizagem das suas crianças 9.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO/2nd INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION
Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal (Viseu, Portugal)
2021/11/26 REFLEXÃO CRÍTICA EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DE SER AUDITOR INTERNO DA QUALIDADE 1. ÉTICA E RESPONSABILIDADE 2. O VELHO CONFLITO ENTRE INDIVÍDUO E ORGANIZAÇÃO 3. RACIONALIDADE, AFETIVIDADE/EMOÇÃO E TRADIÇÃO 4. RACIONALIDADE FUNCIONAL/INSTRUMENTAL vs RACIONALIDADE SUBSTANCIAL Conference between Higher Education Institutions with Certified Internal Quality Assurance Systems
Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal (Viseu, Portugal)
2021/11/26 Efeitos da (não) retenção escolar dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico: perceções dos professores
Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal (Viseu, Portugal)
2021/11/20 A administração escolar entre a velha jaula de ferro e a recém emergida jaula virtual: um ensaio de reconcetualização da regulação da educação “A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios”, o X Simpósio de Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/11/20 O projeto de intervenção na escola do diretor como instrumento de gestão escolar: análise de sete experiências “A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios” - X Simpósio de Organização e Gestão Escolar”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021 A literacia política dos professores: um estudo preliminar a partir dos programas oficiais da formação docente
IPG (Portugal)
2021 A administração escolar do futuro: um ensaio de reconcetualização entre a velha jaula de ferro e a nova tecnoburocracia escolar da jaula virtual
IPG (Portugal)
2021 Escola e práticas organizacionais: estudos dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Portugal)
2021 Proposta de uma Genealogia de Análise da Avaliação das Escolas: o contributo das teorias organizacionais
Universidade do Minho (Portugal)
2021 Avaliação Externa das Escolas e os Processos Contemporâneos de Accountability: entre convergências e contradições de sentidos e significados.
Universidade do Minho (Portugal)
2021 A administração escolar entre a velha jaula de ferro e a recém emergida jaula virtual: um ensaio de reconcetualização da regulação da educação
2021 O projeto de intervenção na escola do diretor como instrumento de gestão escolar: análise de quatro experiências
2021 Efeitos da (não) retenção escolar dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico: perceções dos professores
2021 Crenças, preconceitos e expetativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo ensino-aprendizagem das suas crianças
2020/11/20 Autodeterminação em jovens com incapacidade: estudo piloto da versão portuguesa da escala ARCINICO de Evaluación de la Autodeterminación. 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO/1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION.
(Portugal)
2020/09/10 A ANATOMIA DO GOVERNO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: notas de uma evolução normativa e concetual. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – liberdade, equidade e emancipação
(Portugal)
2020/09/10 AVALIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: análise à tecnologia da participação policêntrica na escola portuguesa. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Portugal)
2020/05/09 Educação para o desenvolvimento face à agenda de desenvolvimento da OCDE. INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education.
(Portugal)
2020/05/09 Análise aos descritores oficiais da formação docente na linha do desenvolvimento cívico. INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education.
(Portugal)
2019 Pedagogia e política como vocações do professor: dilemas atuais da formação docente
2019 A construção sociocultural do (in)sucesso escolar: uma abordagem sociológica no 1.º CEB
2019 A Anatomia do Regime de Administração, Gestão e Autonomia Organizacional da Escola Pública Portuguesa: a institucionalização do gerencialismo educacional ou o auge de uma tecnocracia disfarçada
2019 Perfis de Desempenho de Professores e Habilitação para a Docência no Contexto Europeu: bases da formação e profissionalização de professores em perspetiva comparada
2019 (In)sucesso Escolar e Participação dos Pais/encarregados de Educação na Escola Pública do 1.º CEB: Interseções Teóricas e Empíricas.
(Portugal)
2019 Avaliação e planeamento distribuídos em escolas portuguesas: uma exploração de práticas e significados.
(Lisboa, Portugal)
2019 Políticas educativas performativas: análise às políticas de combate ao insucesso escolar enquanto medidas de apoio ao desenvolvimento do currículo instituído. II Seminário Internacional "Currículo, Avaliação e Formação e Tecnologias educativas" (II CAFTe).
2019 A Nnova Gestão Flexível como política curricular: entre a insularidade e a hibridez curriculares. II Seminário Internacional "Currículo, Avaliação e Formação e Tecnologias educativas" (II CAFTe).
2019 Envolvimento e Interações entre Alunos e Professores: perceções sobre o feedback pedagógico em sala de aula. III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação.
2019 A SUBLIMAÇÃO INSTRUMENTAL E TECNOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: entre a heteronomia da avaliação externa e a autonomia da autoavaliação. IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior.
2019 A avaliação de escolas como artefacto centro administrativo: análise ao processo de referencialização no quadro de uma diacronia de três ciclos avaliativos.
2019 O Governo da Educação e os Direitos Humanos: uma análise crítica às interseções e (des)conexões das narrativas oficiais. I Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos – OIT, 100 anos depois (CEDH2019).
2019 Entre o Ato de Governar e o Exercício da Cidadania: exercer a cidadania para influenciar a governação ou governar para normalizar a cidadania?
2018 A Formação Docente e Educação para o Desenvolvimento
2018 Escola e Práticas Organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada.
2018 A Escola Pública entre a Democracia Prescrita e a Burocracia Monocrática: análise ao discurso da colegialidade, da eleição e da participação.
2018 A Matriz Curricular da Formação de Professores no Vulto Ideológico da A3ES.
2018 Perfis de Desempenho de Professores e Habilitação para a Docência no Contexto Europeu: bases da formação e profissionalização de professores em perspetiva comparada.
2018 Meritocracia Escolar e Suas Influência(s) na Condição de Jovem Centralmente Normalizada dos Alunos da Escola Pública Portuguesa: uma análise às narrativas e racionalidades oficiais.
2018 Políticas Educativas, Escolarização, Alunos e Fabricação de Identidades Juvenis
2018 A anatomia do regime de administração, gestão e autonomia organizacional da escola pública portuguesa: a institucionalização do gerencialismo educacional ou o auge de uma tecnocracia disfarçada?
2017 A Descentralização do Sistema Educativo entre a Autonomia das Escolas e a Agenda da Municipalização
2017 O Projeto Educativo dos Agrupamentos: entre a feição de instrumental de gestão curricular e a de um mecanismo de regulação centroperiférica
2017 Mudança e inovação na liderança e gestão das escolas em discurso oficial
2017 A avaliação docente laconizada no refencial politico e a narrativa do dissentimento
2016 O CONTRATO PEDAGÓGICO E DIDÁTICO - Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: um ensaio sociocrítico
2016 A Avaliação do Desempenho Docente entre o Efeito Macrodiscursivo e as Lógicas Periféricas Diferenciadoras: o engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista da participação.
2015 AUTONOMIA E GOVERNO DAS ESCOLAS: uma análise aos efeitos (des)centralizadores do contrato de autonomia
2015 A Organização e Gestão Pedagógica Inseridas na Noção de Contrato
2014 A Avaliação do Desempenho como Fator Intensificador do Trabalho Docente: a perspetiva do referencial técnico profissional e da narrativa do profissionalismo
2014 Currículo e Gestão Curricular: a matriz díptica da “reforma” curricular do ensino básico em Portugal
2014 Avaliação e Liderança Escolar
2014 Avaliação e Accountability: a avaliação de professores como estratégia de controlo de um profissionalismo recentralizado
2013 Organização Escolar e Gestão Curricular: revisitando o debate da participação na decisão educativa e curricular
2013 Avaliação do Desempenho Docente: dilemas e (im)possibilidades de uma referencialização multifocalizada
2013 Dinâmicas do Jogo da Avaliação do Desempenho Docente: lógicas de competição e colaboração entre pares
2013 Da Política Educativa às Práticas Curriculares
2013 As Intermitências entre a Educação Formal e Não Formal
2013 Projetos de Ocupação de Tempos Livres na Infância
2011 A Avaliação de Desempenho de Professores como Sedimento Técnico e Cultural da Gestão de Recursos Humanos

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual A Participação dos Pais/Encarregados de Educação na Escola Pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico: interseções teóricas e empíricas
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - Atual A Gestão Periférica do Currículo e Sucesso Escolar dos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas e (des)articulações
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 - 2022 Crenças, preconceitos e as expetativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo ensino-aprendizagem das suas crianças.
Orientador de Elisangela Gomes Iop
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 - 2022 Para uma tipificação das políticas e práticas de educação especial, à luz das perceções dos professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Gestão Curricular e a Promoção de Competências Académicas dos Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE): estudo sobre as perspetivas de prosseguimento de estudos no ensino superior.
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Profissionalidade Docente e Práticas Pedagógicas: uma análise ao trabalho do professor do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2019 A Construção Sociocultural do Sucesso Escolar: uma abordagem sociológica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Gestão Flexível do Currículo e seus Contributos para uma Educação Inclusiva: interseções e (des)articulações teóricas e empíricas
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015 - 2017 A Participação dos Pais na Vida Escolar: formas, contextos e impactos
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015 - 2016 A Avaliação do Desempenho na Escola Básica Portuguesa: entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorização
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Práticas de Ensino Supervisionadas e a Influência dos Contextos Socioculturais no 1.º CEB
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Práticas Artísticas Multidisciplinares: uma proposta teórica e empírica
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/10/21 - 2022/10/22 SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS (2022/11/21 - 2022/11/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2021 Comissão organizadora do seminário subordinado ao tema "Educação Inclusiva: O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e o Desenho Universal para a Aprendizagem", integrado no 3.º Ciclo de Seminários Temáticos em Educação Especial, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (2021 - 2021)
Seminário
2021 - 2021 Comissão Organizadora do Seminário subordinado ao tema “O planeamento centrado na pessoa no quadro do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho”, integrado no 3.º Ciclo de Seminários Temáticos em Educação Especial, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2021 - 2021 Comissão Organizadora do Seminário Temático Perspetivas Culturais sobre Educação Inclusiva: ente o Pará (Brasil) e a Finlândia), integrado no 3.º Ciclo de Seminários Temáticos em Educação Especial, da Escola Superior de Educação de Viseu (2021 - 2021)
Seminário
2020/10/22 - 2020/10/22 Comissão Organizadora do Simpósio Internacional "Desconstruindo Políticas e Práticas para a Promoção da Voz de Pais e Alunos na Avaliação Escolar - Casos Através das Fronteiras Europeias ", no âmbito do projeto Avaliação Distribuída e Planeamento nas Escolas (DEAPS) (2017-1-IE01-KA201-025693). (2020/10 - 2020/10/22)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2020 International Symposium "Deconstructing Policies and Practices for The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation - Cases Across European Frontiers (2020 - 2020)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2019 - 2019 Comissão Organizadora do Seminário temático Desenvolvimento de Projetos Comunitários com Adultos apresentação do projeto internacional CIRCLE com worshop. Viseu, ESEV/Quinta da Cruz (Centro de Arte Contemporânea), 4 de maio de 2019. (2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
2018 - 2018 Comissão Organizadora do Ciclo de Conferências (2.ª edição) – Aprender é Coisa Séria: outras fronteiras de aprendizagem a partir da autonomia e da flexibilidade curricular. Viseu, ESEV/SPZC, outubro e novembro de 2018. (2018 - 2018)
Conferência (Coorganizador)
2016 - 2016 Organização do Ciclo de Conferências (2.ª edição) – Aprender é Coisa Séria: interações e sinuosidades do trabalho de sala de aula. Viseu, ESEV/SPZC, outubro e novembro de 2016. (2016 - 2016)
Conferência (Coorganizador)
2016 - 2016 Comissão Organizadora do XIII CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação. Viseu, ESEV – Instituto Politécnico de Viseu, 6 a 8 de outubro de 2016. (2016 - 2016)
Congresso (Coorganizador)
2014 - 2014 Comissão Organizadora do Encontro: Olhares Sobre Educação, promovido pela Escola Superior de educação de Viseu, no dia 20 de março de 2014. (2014 - 2014)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2008 - 2008 Conferência proferida pelo Professor Doutor Licínio Lima, subordinada ao tema: Educação ao Longo da Vida¿, realizada na Escola Superior de Educação, do Instituto Superior Politécnico de Viseu. (2008 - 2008)
Conferência (Coorganizador)
2004 - 2004 Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional do GEDEI (Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância), subordinado ao tema “Avaliação em Educação de Infância: contextos, processos e produtos”, promovido pelo GEDEI e pela Escola Superior de Educação de Viseu, a realizar em 23 e 24 de Janeiro de 2004, na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu. (2004 - 2004)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2001 - 2001 Comissão Organizadora dos Ateliers Pedagógicos em Educação Pré-Escolar, subordinados ao tema ¿A Face dos Afectos no Jardim de Infância, realizados no dia 08 de Maio de 2001. (2001 - 2001)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
1996 - 1996 Comissão Organizadora do Congresso ¿100 Anos de Pedagogia, realizado pelo Instituto de Estudos da Criança nos dias 11 e 12 de Novembro de 1996, na Universidade do Minho, Braga. (1996 - 1996)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/09/11 - 2020/09/11 Coordenação/moderação da Sessão de Comunicações - SC C3 - online (2020-09-11 - 09:00), do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Congresso
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – liberdade, equidade e emancipação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 As Perceções de Professores de 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
Arguente
Lusitana Maria Pimentel Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023 (Re)pensar o Trabalho numa ERPI: Formação, Funções e Avaliação de Desempenho dos Trabalhadores
Arguente
Flávia Raquel Silva Esteves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 Políticas Públicas para a educação Especial: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal, a partir dos referenciais normativos.
Orientador
Isabel Barreto Rangel Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023 A Relação entre a Participação dos Pais e o (In)sucesso escolar.
Arguente
Ana Cristina Silvestre Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023 Contributos para uma Compreensão da Formação Contínua em Avaliação Externa do Desempenho Docente: Um Estudo de Caso
Arguente
Eliane Moreira Marques (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/11/25 A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NUM ESTUDO DE CASO: Uma abordagem sociológica organizacional
Arguente principal
Maria Inês Ribeiro de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/11/21 Desafios Para a Educação de Surdos em Escola Pública do Distrito Federal
Arguente principal
Jefferson Teixeira Maciel (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2022/11/21 Políticas Públicas de Educação para o Trânsito: Uma Análise das Demandas dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Distrito Federal, Brasil
Arguente principal
Carla Silva Barbosa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022 Necessidades de Saúde Especiais no Ensino Básico
Arguente
Ana Isabel Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021/10/28 Profissionalização docente e o Ensino Superior Público: Análise da Profissionalização do Engenheiro e os Impactos sócio econômicos na sua formação
Arguente principal
Aleksandra Lyra Pessoa dos Reis Caldas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2021 Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Joana Andreia Lourenço Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 Rotina educativa e literatura para a infância: relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar
Presidente do júri
Marlene Lopes Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/10/22 Exames Nacionais e Organização Escolar: um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas práticas de gestão escolar.
Arguente principal
Dorivan Ferreira Gomes (Mestrado)
2020/10/22 Inserção Profissional: estudo sobre o processo de inserção profissional dos egressos das universidades de Brasília.
Arguente principal
Lizane Soares Ferreira (Mestrado)
2020/09/15 A Literatura para a Infância e a Área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
Ana Catarina Domingues da Costa Fernandes (Mestrado)
2020/09/15 A Literatura para a Infância e a Área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
Ana Catarina Domingues da Costa Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/07/14 Conceções dos Supervisores sobre as Práticas de Supervisão no 1.º CEB
Arguente principal
Tânia Daniela Barros Coimbra Rogg (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 TRANSFORMAÇÕES NA DINÂMICA DA GESTÃO ESCOLAR: Artes de fazer em modelos organizacionais de Portugal e do Brasil
Arguente
Danieli Tavares (Doutoramento)
2019 Desenvolvimento de metodologias comportamentais diferenciadas e complementares no ensino de administração: uma visão humanista para futuros gestores utilizando métodos ativos de aprendizagem
Vogal
Sefisa Quixadá Bezerra (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019 Gestão Escolar, Eficiência e Emancipação
Arguente
Marcela Pinheiro Camilo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019 Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo das crianças entre a escola e a família
Arguente
Adriana Patrícia de Andrade Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Gestão de Desempenho de Recursos Humanos: contribuições e implicações da análise e descrição de funções
Arguente principal
Cláudia Sofia Ferreira Palha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Sistema de Avaliação do Desempenho: um caso empresarial
Arguente principal
Cristiana Isabel Barros Rodrigues (Mestrado)
2019 Gestão Flexível do Currículo e seus Contributos para uma Educação Inclusiva: interseções e (des)articulações teóricas e empíricas
Orientador
Andreia Silva da Costa dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Carla Alexandra Rocha Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Interações Sociopedagógicas nos Processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática
Orientador
Carolina de Almeida Braz Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
Arguente principal
Ana Isabel Ribeiro Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Escola e Formação Profissional: entre a teoria e a prática – uma análise do quarto curso de formação de praças da polícia militar do distrito federal
Arguente principal
Luiz Carlos Magalhães (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 Gestão Educacional e Cidadania: análise da gestão educacional na promoção da cidadania
Arguente principal
Marilene Corrêa Nascimento Leite de Faria (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 A Participação dos Pais/Encarregados de Educação e o Papel do Diretor de Turma
Arguente principal
Helena Manuela Faria Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 O Papel da Formação em Contexto de Trabalho: uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto
Arguente principal
Paula Cristina Gomes Dias Capelo Antunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 Ensino-Aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Contextos Socioeducativos Diferenciados
Orientador
Filipa Raquel Fontinha Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 Perceção sobre o ‘feedback’ em contexto de sala de aula
Orientador
Alexandra Cristina Almeida Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015 O Trabalho de Grupo como fator Potenciador de Integração Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Cândida Filipa Paradela Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015 Supervisão Pedagógica: a sua articulação na docência entre professores do 1.º CEB e o professor de apoio educativo
Orientador
Fernanda Lourenço Perpétuo Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 Gestão Empresarial, Educação Profissional e Cidadania: um estudo da gestão em escolas de ensino médio integrado no Estado do Ceará
Arguente
Zirlânea da Silva Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Prática de Ensino Supervisionada e o Impacto das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º CEB
Orientador
Antonella Belen Carugati (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 A Canção como meio Facilitador da Aquisição de Vocabulário de Crianças em Idade Infantil
Arguente principal
Cátia Sofia Soares dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Perfil de Professor de Educação Tecnológica: da teoria à prática
Arguente principal
Marisa Isabel Amaral da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Escola, Qualidade e Profissionalidade Docente: representações de professores e do órgão de direção/gestão de uma escola privada
Arguente principal
Esmeraldina Maria Carvalho Gomes da Costa Maio (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Contributos da EVT no Processo de Ensino com Dificuldades de Aprendizagem
Arguente principal
Branca Flor Rodrigues da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/24 - 2022/11/27 10,º Congresso Olhares Sobre a Educação, 3th Internacional Congress Perspectives on Education Escola Superior de educação de Viseu
2022 - 2022 VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
2021/11 - 2021/11 X Simpósio de Gestão Escolar Universidade de Aveiro
2021 - 2021 V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2021 - 2021 International Conference on Multidisciplinary Research Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal
2021 - 2021 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal
2020 - 2020 IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
2019 - 2019 IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior
2017 - 2017 IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: rede escolar, (re)configurações, tensões e desafios
2017 - 2017 Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social: identidade e prática profissional
2004 - 2004 IV Simpósio do GEDEI

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/08/29 - 2023/08/30 RBE (1809-449X) ANPEd
2023/07/16 - 2023/07/17 RBE (1809-449X) ANPEd
2023/07/02 - 2023/07/03 RBE (1809-449X) ANPEd
2022/09/07 - 2022/10/05 Revista Brasileira de educação (1809-449X) ANPEd
2022 - 2022 Revista Brasileira de Educação
2021 - 2021 Revista Brasileira de Educação
2021 - 2021 Education Journal (EDU)
2020 - 2020 Revista Portuguesa de Educação Instituto de Educação - - Centro de Investigação em Educação
2020 - 2020 Linhas Críticas Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
2020 - 2020 Revista Extramuros Extensão da UNIVASF - Pró-Reitoria de Extensão
2019 - 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
2017 - 2017 Revista de Educação do Vale do São Francisco REVASF
2016 - 2016 Revista de Educação do Vale do São Francisco REVASF
2015 - 2015 Revista Millenium - IPV
2014 - 2014 Revista Millenium - IPV

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2013 - 2017 Membro da Comissão de Avaliação e da Qualidade da Escola Superior de Educação de Viseu - IPV.
Membro

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2022 Coordenador da delegação portuguesa no âmbito do projeto Erasmus + Ka201 da União Europeia, sob a execução da Agência Nacional Turca, com a configuração de um Conselho de Inspeção Escolar Internacional. O projeto envolve produção e transferência de conhecimento sobre a avaliação e inspeção das escolas ao nível internacional. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2021 Membro do grupo de trabalho da delegação portuguesa no âmbito do projeto europeu Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS). DEAPS é um projeto de 3 anos financiado pelo programa Erasmus +, da União Europeia, que envolve, aproximadamente, 20.000 participantes educacionais em toda a Europa. O objetivo principal do DEAPS é abordar questões sobre as práticas das escolas operadas nas áreas da avaliação e garantia da qualidade da educação escolar. Tem como principal objetivo contribuir para a organização de informação e propostas subsequentes Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/10 - 2020/07 Júri para atribuição do prémio De Facto Editores 2018 (da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

1997 Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal
1996 Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal
1995 Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal
1994 Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal