???global.info.a_carregar???
Eugénia Vasques was educated in Portugal, France and the United States of America. She holds a Ph.D. in Hispanic Languages and Literatures (University of California, UCSB). She is Professor of Drama Theory in the Department of Theater at the Escola Superior de Teatro e Cinema (Theatre and Cinema Higher School) and director of the Drama Theory program. She is the author of Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro 1938-1971 (Lisboa: Cosmos, 1998), 9 Considerações em Torno do Teatro em Portugal nos Anos 90: Portugal/Brasil/África (Lisboa, Ministério da Cultura/IPAE, 1998); As Fronteiras do Travesti no Trabalho do Actor (CD-Rom, Forthcoming 2001) and of numerous articles and essays on twentieth-century theatre and theory. She is currently writing a book about feminist portuguese theatre (As Mulheres que Escreveram Teatro no Século XX em Portugal (Lisboa: Colibri, forthcoming, 2001). She has translated theatre plays by Albee, Apollinaire, Labiche, Anca Visdei and Jean-Paul Wenzel. She is one of the contributors of the “Dicionário no Feminino (séculos XIX e XX)” which is being edited in the History Department at the Universidade Nova de Lisboa, under the supervision of Professor Zília Osório de Castro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eugénia Vasques

Nomes de citação

  • Vasques, Eugénia
  • Maria Eugénia Miranda Afonso Vasques

Identificadores de autor

Ciência ID
6D1B-AAAD-6300
ORCID iD
0000-0002-6257-4072

Telefones

Telefone
  • 21 4989400 (Profissional)
  • 21 797 050 (Pessoal)
Telemóvel
  • 964682814 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Formação
Grau Classificação
1999
Concluído
Seminário sobre Dramaturgia, Viagem pela Dramaturgia Contemporânea (Outros)
Teatro Nacional S. João, Centro de Dramaturgias Contemporâneas, Portugal
1995
Concluído
Estudos Portugueses do Século XX (Doutoramento)
Especialização em Literatura Portuguesa século XX
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993
Concluído
Hispanic Languages and Literatures (Doctor of Philosophy)
University of California Santa Barbara, Estados Unidos
"Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1986
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
1983
Concluído
Programa de treino em Módulos de Comunicação (Curso de Especialização Tecnológica)
Planned Parenthood of New York City, Inc., Portugal
1981
Concluído
Curso de Formação de Actores-Encenadores (Outros)
Conservatório Nacional, Lisboa, Portugal
1978 - 1980
Concluído
Curso de aperfeiçoamento artístico e de "formação de professores de expressão dramática corporal na perspectiva da criação artística"; Estágio de Expressão Dramática Corporal e Atelier de Expressão Dramática Corporal (Outros)
Conservatório Nacional, Lisboa, Portugal

Teatro Municipal S. Luiz, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Embaixada da República Democrática Alemã, Portugal
1979
Concluído
Diplôme Supérieur d'Etudes Françaises Modernes (Diploma de especialização)
Alliance Française de Lisbonne, Portugal
1970 - 1975
Concluído
Estudos superiores em Psicologia (Ensino secundário)
Université de Paris VIII, França
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - 1999 Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1996 - 1998 Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1993 - 1996 Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1986 - 1993 Assistente (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1989 - 1989 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Department of Spanish and Portuguese, University of California, Estados Unidos
1983 - 1986 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) 8º grupo/B, Ensino Secundário, Portugal
1978 - 1978 Professor Visitante (Docente Universitário) Escola Preparatória Patrice Lumumba, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2004 - 2018 Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2003 - 2018 Vice-Presidente Conselho Nacional do Sindicato Nacional do Ensino Superior., Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1998 - 2002 Director de Unidade Orgânica Curso de Estudos Teatrais, Departamento de Teatro da ESTC., Portugal
1996 - 1997 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1995 - 1996 Presidente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1995 - 1996 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1989 - 1989 Director de Unidade Orgânica Portuguese Language House, Summer Session, University of California, Estados Unidos

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - 2018 Representante dos Professores Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Assembleia do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2003 - 2004 Member Conselho Nacional do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1992 - 1992 Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
xxxxx
Bolseiro de Doutoramento
Concluído
1989 - 1989 Graduation Scholarship, Jorge de Sena Center for Portuguese Studies, University of California, Santa Barbara.
xxxxx
Bolseiro de Investigação
Concluído
1979 - 1980 Bolsa de estudo, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
xxxxxx
Bolseiro de Mestrado
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016/11/15 - 2017/05 Repertório de Teatro em português (séculos XIX e XX) do acervo histórico do Conservatório Real de Lisboa: conservação, digitalização e difusão do Concurso “Projetos de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais"
CIAC/ESTC
2016 - 2017 Publicação da biografia ANTÓNIO PINHEIRO (1867-1943) no Teatro Nacional D. Maria II,
CIAC/ESTC
2016/10 - 2016/10 Colóquio “António Pedro (1909-1966) de Corpo Inteiro”
CIAC/ESTC
2016/03 - 2016/03 ORNADAS DE TEATRO do Teatro Nacional D. Maria II
CIAC/ESTC
Concluído
2016 - 2016 Conference “Performance "Arte Portuguesa: 2 ciclos para 1 arquivo”,CCB/ Berardo Collection Museum
CIAC/ESTC
Concluído
2016 - 2016 Portuguese Literary & Cultural Studies on XVIIIth century
CIAC/ESTC
2015 - 2016 Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologias e Artes, nº 6
CIAC/ESTC
2005 - 2005 História da Escola de Teatro do Conservatório
xxxxxx
Orientador
2005 - 2005 Estudo biográfico de Maria Madalena de Azeredo Perdigão
xxxxx
Investigador
2005 - 2005 Teatro em Portugal no Século XIX: Reflexos da Formação do Conservatório Nacional na Carreira das Actrize
xxxxx
Investigador
1999 - 1999 A Igreja e a Cultura: Teatro
xxxxx
Investigador
Concluído
1998 - 1998 Mulheres que Escreveram Teatro no Século XX em Portugal
xxxx
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. "“O Super-Macho” [sobre o espectáculo Ubus, enc. de Ricardo Pais]", Notícias do Teatro Nacional, São João, 2005
  2. "«Moldura com Espelho Dentro ou Ut pictura poiesis» [sobre o espectáculo Aguantar, enc. de Nuno Carinhas]", Notícias do Teatro Nacional São João, Porto, 2004
  3. "«Semi-Frio ou os Profissionais do “Regresso a Moscovo”» [sobre o espectáculo Uma Peça Mais Tarde+Jogo de Ialta, enc. de Nuno Carinhas]", Notícias do Teatro Nacional São João, 2003
  4. "«screens, screens, screens» [sobre o espectáculo Um Hamlet a Mais, enc. de Ricardo Pais]", Notícias do Teatro Nacional São João, 2003
  5. "Da Cenografia como Laboratório de Todas as Artes: José Manuel Castanheira", AR Caderno da Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, 2002
  6. "O Bando: da Utopia, da Festa e da Experimentação", O Bando: Monografia de um Grupo de Teatro no seu Vigésimo Aniversário, 1994
Artigo em conferência
  1. "“Depois dos Grandes Mestres, o Quê?” , Colóquio.". Trabalho apresentado em Festival de Almada/Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo., 1999.
  2. "Para uma Leitura Renovada do Frei Luís de Sousa". Trabalho apresentado em Jornadas Garrett – Comemorações do Bicentenário de Garrett na Escola Superior de Teatro e Cinema, Amadora, 1999.
  3. "Um Compromisso com o Drama: Teresa Rita Lopes.". Trabalho apresentado em Ciclo “O Dramaturgo e a Prática Teatral”, 1999.
  4. "“Nela até o Silêncio é um Protesto: Fiama Hasse Pais Brandão”.". Trabalho apresentado em Ciclo “O Dramaturgo e a Prática Teatral”., Lisboa, 1999.
  5. "“O Teatro de Jorge de Sena: Actos de Resistência”.". Trabalho apresentado em Colóquio sobre Jorge de Sena (1978-1998)., 1998.
  6. "“O Teatro de Jorge de Sena e a Questão dos Fascículos”.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Jorge de Sena e Outros Escritores Portugueses num Brasil Recente, Faculdade UFRJ/Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, 1998.
  7. "“Poesia e Outras Artes: Jorge de Sena e o Teatro”.". Trabalho apresentado em Colóquio Século XX: Itinerários de Poesia (em torno de Nemésio, Sena e Ruy Belo), Lisboa, 1998.
  8. "Jorge de Sena e o Teatro". Trabalho apresentado em Colóquio Itinerários da Poesia: Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Ruy Belo., 1998.
  9. "«O Teatro Português e a Via da Metaforização».". Trabalho apresentado em Colóquio O Repertório do Teatro em Portugal., Culturgest/Caixa Geral de Depósitos, Lisboa., 1994.
  10. "«O Teatro na Televisão: Algumas Propostas e Comentários».". Trabalho apresentado em Colóquio O Teatro e a Televisão., RTP, Lisboa, 1993.
  11. "“Margens de Risco: o Caso Português nos Últimos Anos (1987-1993)”.". Trabalho apresentado em IV Colóquio José de Castro, Salão Nobre do Clube Desportivo de Paço de Arcos, 1993.
Artigo em jornal
  1. "9 Considerações em torno do teatro em Portugal nos anos 90 - Navegar é preciso: Portugal/Brasil/África", Expresso - críticas de teatro, 1998
Artigo em revista
  1. "O Manifesto Teatro de Fiama". Metamorfoses, Cátedra Jorge de Sena para Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros/UFRJ, 6 (2005):
  2. "Quelques sites d’une géographie théâtrale sui generis au Portugal". UBU Scènes d’Europe/European Stages 33 (2004): 7-10.
  3. "“Le théâtre portugais des années 2000”, Arts de la scène, scène des arts". Brouillage de frontières: une approche par la singularité, Études Théâtrales 27/2003, Centre d´études théâtrales, Universidade de Lovaina 1 (2003): 44-54.
  4. "O Teatro Português e o 25 de Abril: uma História ainda por Contar". Camões 5 (1999): 113-125.
  5. "Escrita em Voz Baixa para Real Imaginado". Expresso (1991): 30-31.
  6. "Rec. de Mater Imperialis, de Jorge de Sena". Expresso (1990): 31.
Artigo em revista (magazine)
  1. "Governar a Cultura em 2005", Título Provisório, 2005
  2. "Estudos Sobre as Mulheres... Comentário a uma Não Incidência no Teatro em Portugal", ex aequo , 2002
  3. "“O Teatro Serve ou É Servido?”.", Teatro Escritos: Revista de Ensaio e Ficção, 1998
  4. "“O Primeiro «Teatro na Garagem»: 25 Anos depois”.", Comuna-Teatro de Pesquisa: 25 Anos (1972-1997), 1998
  5. "The Ladies Are Not For Burning (o el asalto a la casa de los hombres)", Revista de la Asociación de Escena de España , 1997
  6. "“Jorge de Sena Dramaturgo ou o Caminho da Literatura para a Escrita Teatral”.", Boletim do SEPESP 89, 1995
  7. "Una scena non più oscura (Sobre a evolução da legislação de teatro em Portugal)", Teatro in Europa , 1995
  8. "Sobre a evolução da legislação de teatro em Portugal. Brecht & Co.: Sex, Politics and the Making of the Modern Drama, de John Fuegi", Expresso, 1994
  9. "O Indesejado de Jorge de Sena: Tragédia de um Mal-Amado", Convergência Lusíada , 1994
  10. "Algumas (Re)Flexões sobre o Ensino do Teatro. O Ensino do Teatro em Portugal.", O Actor , 1994
  11. "Pelo Teatro de Jorge de Sena”. Jorge de Sena: una teoría del testimonio poético.", Anthropos , 1993
  12. "A Epicidade em Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto", Nova Renascença , 1992
  13. "“O Bando: Utopia e Festa Comunitária”. Máquinas de Cena: Uma Viagem pelas Memórias d'O Bando através das Cenografias de João Brites no Museu de Antropologia da Universidade de Coimbra", Cidade Capital do Teatro/Coimbra 92; Bienal Universitária de Coimbra, 1992
  14. "Que Alternativas ao Panorama do Actual Teatro Português", O Actor , 1991
  15. "Tendências da Dramaturgia e do Teatro no Século XX: Breve Panorâmica", Adágio , 1991
  16. "“Utopie et fête communautaire”. Théâtre et danse au Portugal. Sobre O Bando", Alternatives théâtrales , 1991
  17. "O Actor de um Discurso Perverso: o Crítico de Teatro", O Actor , 1990
  18. "Intimidade e Mal-Estar no Esboço de uma Estética", O Actor / Diário de Notícias , 1988
Capítulo de livro
  1. "Testemunho". In Mulher das Cidades Futuras. Homenagem a Maria de Lourdes Pintassilgo.. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.
  2. "Cometimentos/Sofrimentos: 13 Fragmentos". In Fragmentos da Memória: Teatro Independente em Portugal 1974-1994, 27-41. ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
  3. "Efemérides Teatrais: Pequena Cronologia". In Fragmentos da Memória: Teatro Independente em Portugal 1974-1994, 88-91. ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
  4. "José Manuel Castanheira: un dramaturge de l’espace". In José Manuel Castanheira: scénographies 1973-1993., 35-38. Paris: Centre Georges Pompidou, 1993.
  5. "Esperando a Godot: Sobre la legislación del teatro". In Escenarios de dos mundos: Inventario teatral de Iberoamérica. 4 vols., 85-87. Madrid: Ministerio de Cultura, Centro de Documentación Teatral, 1989.
Edição de livro
  1. Virginia Victorino e a Vocação do Teatro: Um Percurso de Sucesso, de Júlia Lello. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema. 2004.
  2. Alfred Jarry: Alguns Textos Teóricos de 1896, Sebentas, Colecção Teorias da Arte Teatral. Amadora: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2004.
  3. Fichas [de Teatros]: 1: Fogachos Teatrais no Século XVIII ou Exemplos Mais de um Teatro (Ainda) por Cumprir; 2: Teatro do Ginásio; 3: Teatro do Salitre; 4: Teatro da Rua dos Condes. Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2003.
  4. Piscator e o Conceito de «Teatro Épico», Sebentas, Colecção Teorias da Arte Teatral. Amadora: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2003.
  5. Expressionismo e Teatro, Sebentas, Colecção Teorias da Arte Teatral. Amadora: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2003.
  6. O Teatro Teatral, de Vzevolod Meyerhold. Escola Superior de Teatro e Cinema. 2002.
  7. Da Arte do Teatro, de Edward Gordon Craig. Escola Superior de Teatro e Cinema. 2002.
  8. A Obra de Arte Viva, de Adolphe Appia. Escola Superior de Teatro e Cinema. 2002.
  9. Ensaios de Teatro na Casa de Garrett. Actas das Jornadas Garrett 1999. Escola Superior de Teatro e Cinema. Ed. apoiada pelo IPAE. 2001.
  10. Fragmentos da Memória: Teatro Independente em Portugal 1974-1994. ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian. 1994.
  11. Théâtre et Danse au Portugal: D’autres imaginaires. Nº especial de Alternatives théâtrales. Bruxelas. 1991.
  12. Jesus Cristo em Lisboa: Raul Brandão, Teixeira de Pascoaes. Lisboa: Centro de Documentação e Investigação Teatral, Escola Superior de Teatro e Cinema. 1991.
Livro
  1. O Teatro de Revista em Portugal - revistas "perdidas" e outras (1851-1868). Portugal: Impresa Nacional Casa da Moeda. 2022.
    No prelo
  2. Vasques, Eugénia. António Pinheiro. INCM. 2019.
  3. Gomes Freire: peça histórica em 4 actos e 6 quadros. Direcção de História e Cultura Militar do Exército Português-Biblioteca do Exército. 2017.
    Publicado
  4. O Que É Teatro. Colibri-Escolar Editora. 2015.
    Publicado
  5. Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro. Lisboa e Guimarães. 2015.
    Publicado
  6. Educação Artística para um Currículo de Excelência (com Ana Pereira Caldas). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2014.
  7. A Escola de Teatro do Conservatório (1839-1901): Contributo para uma História do Conservatório de Lisboa. Lisboa: Gradiva. 2012.
  8. "A Cabeça de Lulu", programa do espectáculo "Estocolmo", de Ana Luena, texto de Daniel Jonas, Teatro Bruto. Teatro Nacional S. João. 2011.
  9. Para a História da Encenação em Portugal. Sá da Costa. 2010.
  10. Espaços Teatrais da Lisboa do Barroco aos Séculos XVIII e XIX. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema. 2007.
  11. João Mota: O Pedagogo Teatral (Metodologia e Criação). Lisboa: Colibri/Instituto Politécnico de Lisboa. 2006.
  12. João Mota: O Pedagogo Teatral (Metodologia e Criação). Amadora, Portugal: Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa). 2005.
    No prelo
  13. O Teatro do Salitre: Ficha 4, Fichas [de Teatros]. Amadora, Portugal: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2003.
  14. O Teatro da Rua dos Condes: Ficha 3, Fichas [de Teatros]. Amadora, Portugal: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2003.
  15. O Teatro do Ginásio: Ficha 2, Fichas [de Teatros]. Amadora, Portugal: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2003.
  16. Fogachos Teatrais do Século XVIII: Ficha 1, Fichas [de Teatros]. Amadora, Portugal: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. 2003.
  17. O Que É Teatro?. Lisboa, Portugal: Quimera. 2003.
  18. Teatro. Quimera. 2003.
  19. Mulheres que Escreveram Teatro no Século XX em Portugal. Lisboa: Colibri. 2001.
  20. Mulheres que Escreveram Teatro no Século XX em Portugal. Portugal. 2001.
    Publicado
  21. 9 Considerações em Torno do Teatro em Portugal nos Anos 90, Iniciativa Navegar é Preciso: Portugal/Brasil/África. Edição do Ministério da Cultura, IPAE – Instituto Português das Artes do Espectáculo. 1998.
  22. Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro (1938-71). Lisboa: Edições Cosmos. 1998.
Prefácio / Posfácio
  1. "Jogo sensual no chão do peito". Prefácio para  Jogo sensual no chão do peito . Labirinto. 2020.
  2. "Teatro Moderno de Lisboa (1961-1965):um marco na história do teatro português". Caminho. 2009.
  3. "Cidade dos Diários". Edições Quasi. 2006.
  4. "Città dei diari". Edições Quasi. 2006.
  5. "“Fiama-Inês ou Ut Pictura Mors!”". Posfácio para Posfácio da peça de Fiama Hasse Pais Brandão Noites de Inês-Constança. Lisboa: Assírio & Alvim. 2005.
  6. "Noites de Inês-Constança". Assírio&Alvim. 2005.
  7. "Para além do Amor". Parceria A.M.Pereira. 2003.
  8. "“Um Crime de Lesa Romance (Maria Lamas 1893-1983)”". Prefácio para Prefácio do romance Para Além do Amor. Lisboa: Parceria A. M. Pereira. 2002.
  9. "“Texto para Nada”". Prefácio para Prefácio à obra Falar no Deserto: Estética e Psicologia em Samuel Beckett (Teatro, 1958-61). Lisboa: Cosmos. 1999.
  10. "“Dez Personagens à Procura de Encenador ou Àcerca do Fingimento”". Prefácio para Prefácio, Actores de Boa Fé, de Marivaux, 7-14. Lisboa: Centro de Documentação e Investigação Teatral, Escola Superior de Teatro e Cinema. 1992.
  11. "“Bonjour Europe!” Théâtre et danse au Portugal,". Prefácio para Alternatives théâtrales, 3-4. Bruxelas. 1991.
Revisão de livro
  1. "Revista de História da Arte - Série W.". (2016):
  2. "Colaboração científica na obra Teatro: Um actividário: actividades+abecedário, de Ricardo Henriques (texto) e de André Letria (ilustrações).". (2015):
  3. ""Algum Teatro de Carlos Cabral: Ajustes de Contas para Cena", prefácio a Seis Originais para a Cena, de Carlos Cabral". (2014):
  4. ""António Lagarto: Uma Melancolia Sumptuária", Catálogo da Exposição " DE MATRIX A BELA ADORMECIDA: ANTÓNIO LAGARTO - FIGURINOS DE TEATRO E DANÇA"". (2014):
  5. ""Reflexões Sobre Escritas [de Teatro] : Um Problema Sem Território"". (2007):
Tese / Dissertação
  1. Piscarreta, Maria Cecília Osório de Sousa. "Olhares sobre Hamlet". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/6964.
  2. Ferreira, Diogo Miguel Ribeiro. "#1 adeus ao amor". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/5652.
  3. Tamen, Maria Ana da Fonseca Ataíde Castel-Branco. "A renovação permanente: uma investigação sobre a arte do actor". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7543.
  4. Tamen, Maria Ana da Fonseca Ataíde Castel-Branco. "A renovação permanente: uma investigação sobre a arte do actor". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7543.
  5. Amaro, Ana Margarida Cristóvão Rodrigues. "Escala de mim". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/5735.
  6. Monteiro, Olga Maria. "A Ilha fantástica: memória e identidade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/5683.
  7. Guedes, Maria João da Cunha Vilas Boas Vale de. "Conversas de palco". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/5835.
  8. Henriques, Maria Teresa dos Santos. "O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.1/5146.
  9. Henriques, Maria Teresa dos Santos. "O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.1/5146.
  10. Oliveira, Ana Cristina Nabais de. "Construção de uma didáctica da Filosofia mediante uma estética teatral: uma estratégia com vista à Educação para a Cidadania". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10400.1/1619.
  11. Oliveira, Ana Cristina Nabais de. "Construção de uma didáctica da Filosofia mediante uma estética teatral: uma estratégia com vista à Educação para a Cidadania". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10400.1/1619.
Tradução
  1. O Espaço Vazio, de Peter Brook. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema. 2005.
  2. Equilíbrio Instável, de Edward Albee (com Glória de Matos). Lisboa: Teatro Nacional D. Maria II. 1999.
  3. As Maminhas de Tirésias, de Guillaume Apollinaire. Lisboa: Centro de Documentação e Investigação Teatral, Escola Superior de Teatro e Cinema. 1997.
  4. A Menina Bem Guardada, de Eugène Labiche & Marc-Michel. Centro de Documentação e Investigação Teatral, Escola Superior de Teatro e Cinema. 1997.
  5. O Fim Atroz de um Sedutor, de Anca Visdei. Centro de Documentação e Investigação Teatral, Escola Superior de Teatro e Cinema. 1997.
  6. Três Mulheres Altas [Three Tall Women], de Edward Albee (com Glória de Matos). Lisboa: Teatro Nacional D. Maria II, Centro de Documentação e Investigação Teatral, Escola Superior de Teatro e Cinema. 1996.
  7. Actores de Boa Fé, de Marivaux. Lisboa: Centro de Documentação e Investigação Teatral, Escola Superior de Teatro e Cinema. 1992.
  8. A Estética da Violência, de Giora Manor. Lisboa: O Actor. 1991.
  9. Doublages, de Jean-Paul Wenzel (colaboração). Lisboa: ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian. 1989.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Evocação da obra e da personalidade de José Gil, criador das Marionetas de S. Lourenço (e o Diabo). 2001.
Interpretação artística
  1. 2004. "Um Édipo" de Armando Nascimento Rosa e do espectáculo com encenação de Miguel Loureiro. Teatro Garcia de Resende.
  2. 2003. "Um Édipo" de Armando Nascimento Rosa. Comuna.
  3. 2002. "Audição" de Armando Nascimento Rosa. Casa Fernando Pessoa.
  4. 2002. "Para Além do Amor" de Maria Lamas. Livraria Ler Devagar.
  5. 2001. "Lianor no País sem Pilhas" de Armando Nascimento Rosa. Auditório, Feira do Livro.
  6. 2001. "Fidelidades" de Maria do Céu Ricardo. Maria Matos – Teatro Municipal.
  7. 1999. Apresentação da obra teatral de Teresa Rita Lopes. Exposição de Artes Plásticas da Escultora Antonieta Roque Gameiro e do Pintor Edmundo Cruz.. Livraria/Galeria Verney.
Obra teatral
  1. 2001. Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, dir. Carlos Avilez. Comemorações do Bicentenário do Nascimento de Almeida Garrett..
  2. 1987. Electre ou la chute des masques, de Marguerite Yourcenar, dir. Filipe La Féria.
  3. 1986. A Bela Portuguesa, de Agustina Bessa Luís, dir. Filipe La Féria.

Outros

Outra produção
  1. O Teatro e a Igreja no Século XX (em Portugal). Ensaio de de Glória de Matos (Responsável) e Eugénia Vasques (Investigadora).. 1999.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015/10/22 Qu’avons-nous fait de la langue portugaise au Portugal dans le domaine du théâtre? Colóquio AS ARTES DA LÍNGUA PORTUGUESA
Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian
2015/04/29 O Teatro Não Profissional nas Universidades e Politécnicos, noutras Escolas e nas Comunidades 16º FATAL: Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa
Teatro Municipal S. Luis
2015/03/22 FOCO Marioneta: CRIAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O QUE PODE A MARIONETA?
Porto, Teatro Rivoli
2015/01/31 Ulisses de Volta à Casa de Partida: Espectáculo-jogo e debate performativo
CCB/Fábrica das Artes
2013/03/02 "Teatro Republicano e Socialista" (O teatro português entre os anos 70, 80, 90 do século XIX e 1910: as diferenças que se vão estabelecendo. A diversificação ideológica e estética; Uma modesta produção dramatúrgica.)
Teatro Nacional D. Maria II
2012/07/07 “Homenagem a Cecília Guimarães: Nos 60 Anos de Carreira” Festival de Almada/Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo.
2012/06/09 “Encenografias”
Teatro O Bando, Fábrica da Pólvora, Sala Virginia Woolf
2012/04/29 “Critérios que Diferencial o Teatro Amador do Teatro Profissional” I Jornadas TEATRO AMADOR do Algarve
Universidade do Algarve
2011/12/10 Conferência-aula: REJUVENESCIMENTO E PROLIFERAÇÃO: O TEATRO PORTUGUÊS DEPOIS DO 25 DE ABRIL
Escola Superior de Educação de Lisboa
2011/05/12 ”Lady’ Voice em Encontro de Náufragos: «Próspero Morreu» de Ana Luisa Amaral” Encontro de Escritas de Cena
ESTC
2011/01/25 «Conversas Com Rosto: Cláudia Lucas Chéu Convida Eugénia Vasques» Teatro Nacional D. Maria II
2011 Conference-performance TRANSIT(IVITIES): SOME THOUGHTS ABOUT PERFORMANCE (from representation to being?). Com o performer Rafael Alvarez. 1ª Summer School
Universidade Católica Portuguesa. Culturgest.
2011 "Encontro com Mestres Notáveis". Centenário da Universidade de Lisboa. Cem Lições
Universidade de Lisboa
2010/10/16 Apresentação de "Portvcale: A Epopeia Portuguesa da Contemporaneidade", de Tiago Lameiras
Palácio Galveias
2010/09/25 Apresentação da antologia de peças de Cândido Gonzalez Ferreira, "O Segredo de Conceição"
Teatro S. Luis
2010/09/22 «A Nova Dramaturgia Portuguesa» Moderação do Encontro de Dramaturgias Luso-Brasileiras: Embaixada do Teatro do Brasil
Embaixada do Brasil em Portugal
2010/09/21 «A Força do Testemunho», apresentação do volume "António Pedro e o Teatro em Portugal", de Teresa André
Teatro Nacional D. Maria II
2010/07/01 “Encruzilhadas Metodológicas: Da Dificuldade de Escrever uma «História» da Escola de Teatro do Conservatório” II Jornadas CIAC
Universidade do Algarve
2010/03/03 «Apresentação do Filme Sinais de Fogo», «Ler Sinais de Fogo: Homenagem a Jorge de Sena»
Casino da Figueira da Foz/Babel
2008/12 Forum du théâtre européen «Pouvoir et théâtre, pouvoir du théâtre»
2008/11/27 “Um Século À Procura da Abstracção, da Imaterialidade e do Espectador Responsável: A Crise Realista: A Desmaterialização do Teatro e a Responsabilização do Espectador”
Escola do Espectador/Centro Dramático de Viana do Castelo, Biblioteca Municipal
2008/08/28 “Mulheres no Teatro: Religião e Virgens” Curso Semana de Teologia:“As Mulheres: Representações e Singularidades
Instituto São Tomás de Aquino, Fátima
2008/06 “Do Mito ao Arquétipo, do Arquétipo ao Estereótipo: A Sobrevivência do Andrógino em Figurações Modernas do Masculino na Cena Performativa” VIII Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas, Mafra
Escola de Infantaria
2007/11 “O Papel do Poema «Correspondances» no Teatro de Vanguarda dos Séculos XIX e XX” Colóquio Internacional “Baudelaire (1821-867) e as Posteridades do Moderno”
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa
2007/10/27 Não há Neutralidade no Nomear e no Conceptualizar em Educação (Artística) Conferência Nacional de Educação Artística, Ministério da Educação
Casa da Música
2007/06/23 “Transformação: Caminhos da ”Personagem Feminina” VII Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas
2007/03/27 “De La Locandiera à Locandeira, de A Hospedeira à Estalajadeira (Passando por Mirandolina): A Peça de Goldoni nos Palcos Portugueses (séculos XVIII, XIX, XX e XXI) Dia Mundial do Teatro
Teatro dos Aloés
2006/11/26 “A Acção Insidiosa da Censura e a Vida do Teatro Moderno de Lisboa (1961-62/1964-65)” Conferência Internacional Translation and Censorship – From the 18th Century to the Present Day
Universidade Católica Portuguesa
2006/11 “O Trabalho Insidioso da Censura e o Teatro Moderno de Lisboa (1961-62/1964-65)” Colóquio Internacional “Tradução e Censura: Do Século XVIII ao Presente”
Centro de Estudos de Cultura, Línguas e Literaturas, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa
2006/09 Colóquio Internacional “Guerra Civil de Espanha: Cruzando Fronteiras 70 Anos Depois”
Centro de Estudos de Cultura, Línguas e Literaturas, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa
2006/06/29 --“Teatro e Poesia: Filhos de Um Deus Menor?”, Debate
Sociedade Portuguesa de Autores
2006/03/16 “All That Fall /Todos os que Caem” Sessões Beckett
Comuna Teatro de Pesquisa
2006/02/18 “Formação de Professores no Âmbito das Expressões Artísticas na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo” Reunião Preparatória da UNESCO/Ministério da Educação
Universidade Nova de Lisboa
2006 Participação no VI Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas VI Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas
2005/09/29 Comunicação, “Miguel Seabra: Coração do Teatro Meridional”
2005/09/06 Comunicação “Uma História de Amor: Sobre a Peça Karamel de Christian Giudicelli, Encenada por João Mota”, Homenagem a Victor de Sousa
2005/04/27 Apresentação de “Dramaturgas do Século XX” (Virginia Victorino, Natália Correia, Fiama Hasse Pais Brandão) Livraria Eterno Retorno: Filosofia e Teatro em Segunda Mão
(Lisboa)
2005/04/23 Comunicação “Maria Lamas: Uma mulher do Nosso Tempo” Exposição “Maria Lamas – Uma mulher do Nosso Tempo”
Biblioteca Municipal da Amadora
2005/03/18 Leitura da mensagem do Dia Mundial do Teatro e Apresentação-homenagem à Professora Glória de Matos
ESTC (Amadora)
2005/02/10 “Gil Vicente e o Amor”, conversa sobre o espectáculo Serviço D’Amores, encenação de Maria Emília Correia
Teatro Nacional D. Maria II
2005/01/20 Apresentação do livro Virginia Victorino e a Vocação do Teatro: Percurso de um Sucesso, de Júlia Lello, edição ESTC
Teatro Nacional D. Maria II
2004/01/16 Apresentação da peça Um Édipo de Armando Nascimento Rosa e do espectáculo com encenação de Miguel Loureiro
Teatro Garcia de Resende (Évora)
2003/07/04 Apresentação da peça Um Édipo de Armando Nascimento Rosa.
Comuna
2003/05/17 “Le théâtre portugais des annnées 2000”, Coloque Arts de la scène, scène des arts, Brouillage de frontières: une approche par la singularité
Centre d´études théâtrales, Universidade de Lovaina, Bélgica
2002/12/12 Apresentação da peça Audição de Armando Nascimento Rosa
Casa Fernando Pessoa
2002/06/26 Apresentação do romance Para Além do Amor de Maria Lamas
Livraria Ler Devagar
2002/01/14 Apresentação do ensaio "Estudos Sobre as Mulheres... Comentário a uma não Incidência no Teatro em Portugal". "Um Século de Estudos Sobre as Mulheres"
Escola Superior de Educação de Santarém
2001/12/08 Evocação da obra e da personalidade de José Gil, criador das Marionetas de S. Lourenço (e o Diabo).
Museu da Marioneta, Convento das Bernardas
2001/06/08 “Misogenia no Teatro e no seu Ensino em Portugal: A Situação na Escola Superior de Teatro e Cinema”. Intervenção na mesa-redonda do Seminário Artemisia/ELIA (Liga Europeia dos Institutos de Artes) subordinada ao tema “Is the Cultural Sector Becoming a Velvet Collar Guetto?” (“Será a Igualdade de Sexos Ainda uma Questão Relevante no Ensino Superior Artístico?”).
Instituto Politécnico de Lisboa
2001/05/27 Apresentação da obra teatral Fidelidades de Maria do Céu Ricardo. Lançamento do Livro
Maria Matos – Teatro Municipal
2001 Apresentação da peça Lianor no País sem Pilhas de Armando Nascimento Rosa.
Feira do Livro
2000/05/05 Apresentação do livro Falar no Deserto: Estética e Psicologia em Samuel Beckett de Armando Nascimento Rosa.
Comuna
1999/11 Apresentação da versão francesa de 9 Considerações em Torno do Teatro em Portugal nos Anos 90. Jornadas do teatro ibero-americano em França, Festival de Teatro Português, 8ª edição
(Paris)
1999/10/09 Apresentação da obra teatral de Teresa Rita Lopes Exposição de Artes Plásticas da Escultora Antonieta Roque Gameiro e do Pintor Edmundo Cruz
Livraria/Galeria Verney (Oeiras)
1999/06/24 “Para uma Leitura Renovada do Frei Luís de Sousa” Jornadas Garrett – Comemorações do Bicentenário de Garrett
Escola Superior de Teatro e Cinema.
1999 “Um Compromisso com o Drama: Teresa Rita Lopes." Ciclo “O Dramaturgo e a Prática Teatral”.
Sociedade Portuguesa de Autores
1999 “Nela até o Silêncio é um Protesto: Fiama Hasse Pais Brandão" Ciclo “O Dramaturgo e a Prática Teatral”
Sociedade Portuguesa de Autores
1998 “Caminhos do Ensino do Teatro”
ESTC
1998 “O Teatro do Absurdo em Portugal” Debate. Moderação e comunicação.
Forum Romeu Correia, Sala Polivalente da Biblioteca Municipal. Câmara Municipal de Almada/Instituto Português do Livro e das Biblioteca\s.
1996/11/19 “Os Outros Teatros do Concelho de Almada”. Debate. Moderadora.
Sociedade Filarmónica Incrível Almadense
1996/03 Oradora no Encontro sobre Artes Performativas
Faculdade de Motricidade Humana
1993/04 “O Teatro Off-Off Broadway: um Teatro de Minorias” 1ª Tertúlia, Centro Cultural Malaposta.
1993 “Perspectivas do Espectáculo Hoje: Teatro na Margem do Texto?” Encontro 0: Teatro na Margem do Texto.
Estrela 60
1991 “O Teatro Português dos Últimos Anos: Estabilidade e Mudança?” As Artes nos Anos 80.
ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian
1990 “O Actor de um Discurso Perverso: o Crítico de Teatro” XI International Congress of the IATC (International Association of Theater Critics)
(Lisboa)
1990 “O Actor: Teatro e Cinema, Códigos de Representação”
Clube de Artes e Ideias
1990 “O Actor: Corpo Significante?” As Cores do Corpo. Comemorações do 1º Centenário do Nascimento de Abel Salazar
Fundação da Casa de Serralves (Porto)
1987/09 “O Teatro Português nos Anos Oitenta: Tendências e Especificidades”. Encontros ACARTE 87: Novo Teatro/Dança da Europa.
ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian
1987 “O Expressionismo e o Teatro”. Ciclo Cultural O Expressionismo. Fundação da Casa de Serralves
(Porto)
1987 “Intimidade e Mal-estar: Duas Coordenadas no Esboço de uma Estética”. A Intimidade na Arte.
Associação de Professores de História, Grupo de História e Imagens, no Conservatório Nacional
1981/11 Interpretação e assistência de encenação dos espectáculos musico-teatrais de José Atalaya Beethoven
Teatro S. Luis, Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa)
1981/01/08 Ao Vivo, série televisiva
RTP
1981 Marionetista em "D. Quixote". adaptado de António José da Silva, o Judeu
Marionetas de São Lourenço e o Diabo (Lisboa, Portugal)
1981 Marionetista em "Salomé", de Ramuz-Strawinsky Marionetas de São Lourenço e o Diabo
(Lisboa)
1981 Marionetista em várias opere-buffe
Marionetas de São Lourenço e o Diabo (Lisboa)
1981 Os Ratos e o Trovador, peça televisiva
RTP (Lisboa)
1981 A Tragédia da Rua das Flores, peça televisiva adaptado de Eça de Queiroz
RTP
1981 Quadrados e Quadradinhos, peça televisiva
RTP
1980 Brincadeiras, peça televisiva
RTP
1980 SPECtacULU de Alberto Pimenta
(Lisboa)
1977 Workshops em Expressão Dramática, dir. Augusto Boal, Águeda Sena, Eva Winkler e The Old Vic
(Lisboa)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Desafios da Interseccionalidade às Políticas de Formação Contínua de Professor@S em Portugal
Orientador
2003 - Atual Naturalismo e Escola Nova: Procura de Caminhos para um Encontro: Stanislavski/Irene Lisboa
Orientador
2019 - 2019 O MEU CORAÇÃO NÃO É PARA COBARDES
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2018 - 2018 A CRIAÇÃO DA “PERSONAGEM” ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017 - 2017 OLHARES SOBRE HAMLET
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2016 - 2016 A PALAVRA DO CORPO EM JOÃO MOTA – UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA, O CORPO E A PALAVRA NOS ESPETÁCULOS CYRANO DE BERGERAC E PLAY STRINDBERG
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2016 - 2016 MICROTEATRO: O TEATRO RÁPIDO
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2016 - 2016 A Mais velha profissão do mundo: Estratégias de Autorregulação emocional e Saisfação com a vida em Actores
Orientador
2016 - 2016 No ALEPH: para um olhar sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian
Orientador
2016 - 2016 A Atracção dramatúrgica pelo real:: etnografias do actor-nãoactor
Orientador
2015 - 2015 PODE ALGUÉM SER QUEM É? O TEATRO ENQUANTO FERRAMENTA DE PRESENÇA NA PESSOA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2015 - 2015 TEATRO E IGUALDADE DE GÉNERO: UMA INTERVENÇÃO SOCIAL E ARTÍSTICA
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 - 2014 O MENINO DA BURRA: UM TEXTO PARA CENA
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 - 2014 PRÁTICAS DE ENSINO DE TEATRO PARA ATORES E PARA NÃO-ATORES: ESTUDO DE CASO JOÃO MOTA E AS OFICINAS DE TEATRO
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 - 2014 DIVIDIDOS, UM ESPECTÁCULO DE TEATRO NA PAISAGEM DAS COMÉDIAS DO MINHO: DE CORPO NA TERRA, PERTO DO CÉU
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 - 2014 O Filho de Mil Homens: A Espacialização da narrativa como estratégia de adaptação teatral
Orientador
2014 - 2014 Artes Performativas: Formação, Informação e Transformação
Orientador
2013 - 2013 ÉTER
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013 - 2013 ESCALA DE MIM
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013 - 2013 O TEATRO DE REVISTA NO ESTADO NOVO: A DÉCADA DE 30 DO SÉC. XX
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013 - 2013 AS DUAS DEUSAS
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 - 2012 BODYBUILDERS: A CONSTRUÇÃO DO CORPO ENQUANTO OBJETO ARTÍSTICO
Orientador
Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2012 A ILUMINAÇÃO CÉNICA EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DA SÉCULO XX
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 - 2012 ENTRE O PALCO E O ECRÃ: FERAS AMESTRADAS – COMÉDIA MUSICAL NEGRA À PORTUGUESA (INTERMÉDIA)
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 - 2012 NÃO SEJAS ASSIM! PERSONAGENS – ALTER EGO E ENCENAÇÃO
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 - 2012 O RIO: ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTO E VOZ
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 - 2012 A CRIAÇÃO DO ESPAÇO CÉNICO E DO FIGURINO NO ESPECTÁCULO PETS, DE OLGA RORIZ
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 - 2012 A Educação de quem Educa: Interseccionalidade de Género…
Orientador
2012 - 2012 A RENOVAÇÃO PERMANENTE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ARTE DO ACTOR".
Orientador
2011 - 2011 30 Anos do TUT (Teatro Universitário da Universidade Técnica)
Orientador
2011 - 2011 "Bodybilders: o Corpo em construção na contemporaneidade
Orientador
2011 - 2011 António Pedro
Orientador
2003 - 2005 Construção de uma Didáctica de Introdução à Filosofia Mediante uma Estética Teatral: Uma Estratégia com Vista ao Sucesso Escolar
Orientador
2003 - 2005 O Jogo Dramático na Motivação e Construção do Diálogo Filosófico: Uma Pedagogia Diferenciada na Educação para a Cidadania
Orientador
2003 - 2005 Subsídios para uma História das Artes Performativas no Século XX: Os Palhaços
Orientador
2003 - 2005 As Artes Performativas nos anos 90 em Portugal: O Actor-Imagem: Um Novo Mediador para a Acção
Orientador
Sociologia, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Mestrado)
2003 - 2003 O Bando ou O Teatro na Construção Social: Estudo Territorializado
Orientador
Teatro e Educação
2003 - 2003 Referências Pedagógicas na Teorização Estética de Peter Brook
Orientador
Teatro e Educação
2000 - 2003 António Pedro e o Pequeno Tratado de Encenação no Teatro em Portugal
Orientador
1996 - 2002 A Expressão Dramática e o Teatro como Instrumentos Inovadores na Intervenção Sócio-Cultural e Educativa na Comunidade, Conducentes a um Amplo Desenvolvimento Sócio-Cultural Local e Regional
Orientador
1996 - 2001 A Morte e as Suas Máscaras: Uma Leitura do Teatro de António Patrício
Orientador
1997 - 2000 A Construção Sociológica da Personagem
Orientador
1997 - 2000 Novos ‘Notáveis’: Os Programadores Culturais
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2001/11/10 - 2001/11/14 Seminário de Crítica Teatral. Acta, Companhia de Teatro, Portimão (2001 - 2001)
Seminário
1999/06/24 - 1999/06/24 Jornadas Garrett – Comemorações do Bicentenário de Garrett na Escola Superior de Teatro e Cinema (1999 - 1999)
1998/11/21 - 1998/11/21 Presidência da Mesa Redonda “Caminhos do Ensino do Teatro”, Encontro de Escolas de Teatro de Portugal e Brasil, 2ª Cena Lusófona. ESTC. (1998 - 1998)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2005 - Atual olaboração (graciosa) na elaboração da Licenciatura em Dança, Teatro e Moda
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2000 - Atual Comentadora. “Dramaturgias Emergentes”. Dramat.
1998/10/24 - Atual Debate “A Escrita e o Teatro”. Festival de Teatro da Covilhã.
Universidade da Beira Interior-Covilhã, Portugal
1996/02/16 - Atual II Encontro de Movimentos Contemporâneos de Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1992/12/04 - Atual Colóquio Caminhos para a Nova Dramaturgia Convenção Teatral Europeia, Torre de Belém
1992/01/11 - Atual Reunião Informal sobre os Problemas do Espectáculo e da sua Organização. Sector de Teatro do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Clube Português de Artes e Ideias, Portugal
1991/04 - Atual Colóquio "Pode-se ensinar teatro?". Mostra de Teatro dos Grupos Amadores do Distrito de Lisboa.
Câmara Municipal de Sintra, Portugal
1991/04 - Atual Antigas e Novas Pestes. Diálogos na Comuna
Teatro da Comuna, Portugal
1991/02 - Atual O Teatro, o Público e a Crítica.
Centro Dramático Intermunicipal Almeida Garrett, Portugal
1990/10/01 - Atual I Colóquio José de Castro.
Câmara Municipal de Oeiras, Portugal
1990/05 - Atual Painel sobre King Lear e Midsummer Night’s Dream, dir. Renaissance Theatre.
Teatro Nacional D. Maria II, Portugal
1990/04/30 - Atual Ciclo de Debates. O Actor de Cinema.
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
1988/03 - Atual Painel Teatro para Infância e Juventude: Marginal ou Marginalizado?, org. José Caldas.
Galeria Diferença, Portugal
1987/11 - Atual X Congress of Theater Critics (IATC), Berlim, DDR
1987/10 - Atual I Congresso Luso-Espanhol de Teatro, Coimbra
Congresso
1987/08 - Atual Painel sobre Hamlet.
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2005/06/20 - 2005/06/26 Participação e anotação do Seminário Internacional de Teatro, Arrábida
Seminário
2005/04/08 - 2005/04/09 Encontro Sobre a Aplicação dos Estatutos de Carreira no Ensino Superior Universitário e Politécnico.
Outro
SNESUP
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2002/06/03 - 2002/06/08 Congresso Internacional Gil Vicente 500 Anos Depois
Congresso
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa., Portugal
2001/11 - 2001/11 Orientação científica e docência, Workshop de Crítica Teatral para Jornalistas, Acta – A Companhia de Teatro do Algarve
Casa Manuel Teixeira Gomes, Portugal
1999/06/26 - 1999/06/27 Congresso “Século XXI, o Século das Mulheres”
Congresso
Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Portugal
1999/02/08 - 1999/02/10 Colóquio de homenagem a Cleonice Berardinelli
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1994 - 1994 Seminário de Estética Teatral, Curso de Formação de Actores, Grupo de Teatro «Os Papa-Léguas», Lisboa.
Seminário
1993/02 - 1993/04 Seminário, Escola Técnica de Imagem e Comunicação.
Seminário
1991/07/02 - 1991/07/12 Seminário sobre Teatro, Teatro Baltazar Dias, Funchal.

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2011 Ricardo no Salvat CITAC: Castelao e a sua época (1968) António Mira (Mestrado)
2005 O Actor-Imagem: Um Novo Mediador para a Acção João Garcia Miguel. (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2004 Eros e Alienação em Georg Büchner: Um Estudo de Caso em Ciência e Literatura
Arguente
Alexandre Pieroni Calado (Mestrado)
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa., Portugal
2003 António Pedro e o Pequeno Tratado de Encenação no Teatro em Portugal Teresa Cristina da Conceição Leandro André (Mestrado)
2002 Múltiplas Vozes: Sobre a Construção do Individual e do Social no Teatro para Crianças Glória Bastos (Doutoramento)
2002 A Problemática da Personagem Teatral no Modernismo Maria Clara da Silva Rocha Viegas (Mestrado)
2001 As Máscaras Nigromantes: Uma Leitura do Teatro Escrito de António Patrício Armando Rodrigues Nascimento Correia Rosa (Doutoramento)
1998 As Regras do Jogo: A Crítica e o Teatro da Cornucópia (1973-1995) Carlos Alberto Machado (Mestrado)
1997 On the Air: Voz, Som e Música na Dramaturgia Radiofónica e Televisiva de Samuel Beckett Vasco Lorente Corisco (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1997 Do Drama Estático das Almas ao Drama Extático em Gente (Maeterlinck/Pessoa, L'intruse/ Les Aveugles e O Marinheiro em Estudo Comparativo) Carla Isabel Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1999/11/09 - 1999/12/14 Curso de Formação de Formadores. Terraço, Graal, Lisboa. (Outros)
1994 - 1994 Curso de Teatro para Amadores, «Programa Oficial de Animação e Música Popular de Lisboa 94/Capital Europeia da Cultura» Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, Portugal
1991/05 - 1991/12 1º Curso de Monitores de Dança para a Comunidade, Módulo Expressão-Comunicação/Teatro, Forum Dança.
1988/12 - 1988/12 Curso de Realizadores, RTP, Lisboa.

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2005/07/25 - Atual Magazine Sobre espólio da Inspecção Geral dos Espectáculos constituído por 9000 peças censuradas no século XX e depositadas na Torre do Tombo
2005/02 - Atual Cartaz Depoimento sobre o Ensino Artístico na ESTC
2004 - Atual Laboratório Sobre Jacinto Lucas Pires.
2004 - Atual Professora convidada no programa da Escola Superior de Comunicação Social. Teatro de Rua
2003 - Atual Acontece Apresentação do livro "O Que É Teatro?".
2002 - Atual Crónica do Século: 100 Anos no Palco, O Teatro em Portugal no Século XX (Partes 1 e 2). Historiadora.
2002 - Atual Serviço Vídeo da Câmara Municipal de Lisboa Depoimento sobre João Mota (Comuna: Teatro de Pesquisa)
1999 - Atual No Sofá Vermelho Depoimento sobre Sinais de Fogo

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1998 - Atual Conselho de Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema.
2000 - 2005 Departamento de Teatro no Conselho de Biblioteca da ESTC.
2003 - 2004 Conselho Nacional do Instituto Politécnico de Lisboa
2001 - 2002 Conselho Nacional do Instituto Politécnico de Lisboa
1993 - 1994 Conselho Geral da Associação Portuguesa do Ensino Superior.
1991 - 1993 Conselho de Redacção da revista O Actor
1987 - 1992 Direcção da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (Membro da IATC).
1990 - 1990 Comité Executivo do XI Congresso Internacional da IATC (International Association of Theater Critics), Lisboa, Portugal.
1981 - 1983 Secretária de Direcção, Associação para o Planeamento da Família, Lisboa.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
1995 - 1995 Membro do núcleo coordenador, Conselho da Cultura, Estados Gerais para uma Nova Maioria.
Membro
1994 - 1994 Coordenadora, sector teatral, Movimento Desporto Arte & Vida, Comissão Nacional de Luta contra a SIDA.
Coordenador
1990 - 1990 Colaboradora, Ciclo “Experiências de Expressão Verbal e Gestual, a partir de Textos Literários”, Terraço, Graal, Lisboa
Outro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2005 - Atual Prémio «Globos de Ouro» Caras/SIC, categoria Teatro.
2004 - Atual Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Adjunto na Área de Produção, Departamento de Teatro, ESTC Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2003 - Atual Presidente do Júri da discussão dos Relatórios de Estágio, 2º ciclo Curso de Teatro, Ramo Formação de Actores/Encenadores, ESTC.
2003 - Atual Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática.
2003 - Atual Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática. Candidata: Maria Madalena Leitão.
2002 - Atual Presidente do Júri da discussão dos Relatórios de Estágio, 2º ciclo Curso de Teatro, Ramo Formação de Actores/Encenadores, ESTC. Instituto Politécnico de Lisboa.
2001 - Atual Presidente do Júri de Selecção e do Júri das Provas de Apresentação e discussão dos Relatórios de Estágio dos formandos das Licenciatura em Formação de Actor/Encenação, Estudos Teatrais/Encenação, Realização Plástica do Espectáculo/Encenação.
2000 - Atual Membro do Conselho Consultivo, "Mudanças 2000", ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian. Maio.
2000 - Atual Membro do Júri de avaliação de candidaturas às Bolsas de Criação Literária 2000. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura. Outubro-Novembro.
1999 - Atual Membro do Júri de avaliação de candidaturas às Bolsas de Criação Literária 1999. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura. Fevereiro.
1999 - Atual Membro do Júri do Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual e Pontual. IPAE, Ministério da Cultura.
1998 - Atual Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Adjunto na Área de Estudos Teatrais. ESTC.
1998 - Atual Membro do Júri do Concurso para preenchimento de vaga de Bibliotecário na ESTC. Instituto Politécnico de Lisboa.
1998 - Atual Membro do Júri do Concurso para preenchimento de vaga de Técnico Auxiliar de Biblioteca na ESTC. Instituto Politécnico de Lisboa.
1998 - Atual Presidente do júri de selecção dos candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação, da Escola Superior de Teatro e Cinema.
1998 - Atual Membro do Júri de Teatro ao Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual e Bianual. IPAE, Ministério da Cultura.
1998 - Atual Membro do Júri do Prémio Nicola /Poesia. SPA. 11 de Novembro.
1997 - Atual Membro do Júri do concurso para selecção de candidato a Assistente do 1º Triénio na área de Movimento e Drama, Escola Superior de Beja. 10 e 17 Outubro.
1997 - Atual Membro do Júri do concurso para selecção de candidato a Assistente do 1º Triénio na área de Movimento e Drama, Escola Superior de Beja
1996 - Atual Presidente do júri de selecção dos candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação, da Escola Superior de Teatro e Cinema.
1996 - Atual Presidente do Júri de Pré-Selecção e Selecção de Candidatos ao Curso de Formação de Actor, Escola Superior de Teatro e Cinema.
1996 - Atual Prémio «Globos de Ouro» Caras/SIC, categoria Teatro.
1995 - Atual Concurso dos Arraiais, Janelas, Ruas e Tronos, Festas de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa.
1994 - Atual Grande Prémio do Teatro, Associação Portuguesa de Escritores / Secretaria de Estado da Cultura.
1993 - Atual Prémio do VI CITAP (Ciclo de Teatro de Autores Portugueses), Câmara Municipal da Amadora.
1991 - Atual “Setes de Ouro”, semanário Sete, Lisboa.
1991 - Atual “Prémio Garrett”, Secretaria de Estado da Cultura.
1990 - Atual Prémios Municipais (Interpretação e Encenação Teatral), Câmara Municipal de Lisboa.
1987 - Atual “Prémio Garrett”, Secretaria de Estado da Cultura.
2005 - 2005 Membro do Júri Apoio à Criação e Edição, “Dramaturgia Portuguesa Contemporânea”, Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura.
2004 - 2005 Membro do Júri (representante do ensino) do Concurso de Apoio às Actividades Teatrais de Carácter Profissional, Projectos Pontuais (Lisboa e Vale do Tejo), IPAE, Ministério da Cultura
2000 - 2005 Membro do Júri de avaliação das Provas de Aptidão Profissional, Academia Contemporânea do Espectáculo, Porto.
2003 - 2004 Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática.
2003 - 2004 Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática.
2003 - 2003 Membro do Júri do Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual, Pontual e Festivais, IPAE, Ministério da Cultura.
2003 - 2003 Membro do Júri do Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual e Pontual, IPAE, Ministério da Cultura.
2002 - 2002 Membro do Júri de selecção de Candidaturas ao programa de Apoio à Edição. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura. Maio.
2002 - 2002 Membro do Júri Grande Prémio do Teatro, Associação Portuguesa de Escritores / Ministério da Cultura. Fevereiro.
1999 - 2000 Presidente do Júri de Selecção de Candidatos ao Curso de Formação de Actor, Escola Superior de Teatro e Cinema.
1998 - 1999 Presidente do Júri de selecção dos candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação, da Escola Superior de Teatro e Cinema.
1996 - 1997 Membro do Júri do Concurso de Bolsas de Estudo de Longa Duração no Estrangeiro, na Área do Teatro, Gabinete de Relações Internacionais, Ministério da Cultura.
1986 - 1995 Membro e/ou Presidente do Júri de Pré-Selecção e Selecção de Candidatos aos Cursos de Teatro e RPE, Escola Superior de Teatro e Cinema.
1994 - 1994 Júri de Exame dos Finalistas da Escola Profissional de Artes do Espectáculo, Chapitô, Lisboa.
1991 - 1993 “Bolsas para Jovens Criadores”, Área “Artes do Espectáculo: Teatro e Dança”, Centro Nacional de Cultura, Lisboa.
1991 - 1993 Prémio «Maria Madalena Azeredo Perdigão», ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian.
1991 - 1992 “Bolsas para Jovens Criadores”, Área “Artes do Espectáculo: Teatro e Dança”, Centro Nacional de Cultura, Lisboa.

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2004 - Atual O Figurino do Espectáculo Ana Paula Rocha
2004 - Atual "Métodos de Direcção de Actores" Manuela Pedroso
2003 - Atual "Teatro do Gesto" Letícia Lesenfeld
2003 - Atual "Jorge Listopad/Vaclav Havel" Cátia Serrano
2003 - Atual "A Cenógrafa Cristina Reis" Luís Santos
2003 - Atual “Naturalismo e Escola Nova: Procura de Caminhos para um Encontro: Stanislavski/Irene Lisboa” Maria do Rosário Lopes Rodrigues Praça
2003 - Atual “O Bando ou O Teatro na Construção Social: Estudo Territorializado”. Antonieta Maria Saragoça dos Santos
2003 - Atual “Referências Pedagógicas na Teorização Estética de Peter Brook” Bernardo Salgado
2003 - Atual "Subsídios para uma História das Artes Performativas no Século XX: Os Palhaços" Fernando Manuel de Jesus Rebelo
2002 - Atual "O método pedagógico de Luca Aprea" Ricardo Gajeiro
2002 - Atual "O Fenómeno Misfit no Teatro Contemporâneo/Projecto Outsider" Margarida Marques
2002 - Atual “O Teatro e a Política Cultural em Portugal” Erica Vicky
2001 - Atual "A Estética da Itinerância em Portugal: O Caso do Teatro Regional da Serra de Montemuro" Ana Brum
2001 - Atual "Marcas de Género na Encenação Contemporânea Portuguesa. Os casos de Fernanda Lapa (Escola de Mulheres) e Joana Craveiro (Teatro do Vestido)" Ana Estevens
1999 - Atual “A Crise do Modernismo na Escrita de Teatro em Português. Estudo das Obras de Fiama Hasse Pais Brandão e Jaime Salazar Sampaio” Saúl Noronha da Costa
2003 - 2005 "Da Representação à Não Representação: Rogério de Carvalho” Nelson Boggio
2003 - 2005 “As Artes Performativas nos anos 90 em Portugal: O Actor-Imagem: Um Novo Mediador para a Acção” João Garcia Miguel
2003 - 2005 “Construção de uma Didáctica de Introdução à Filosofia Mediante uma Estética Teatral: Uma Estratégia com Vista ao Sucesso Escolar” Ana Cristina Oliveira
2003 - 2005 “O Jogo Dramático na Motivação e Construção do Diálogo Filosófico: Uma Pedagogia Diferenciada na Educação para a Cidadania” Maria Teresa dos Santos Henriques
2002 - 2004 "Portugal 1910: Revolução e Alteração de Mentalidades?" Conceição Alves Costa
2002 - 2003 "O Silêncio como Linguagem no Teatro Contemporâneo/Projecto Outsider” Karina Kepaptsoglu
2002 - 2003 "Um Dramaturgista do Espaço: O Cenógrafo José Manuel Castanheira" Pedro Alexandre Silva
2000 - 2003 “António Pedro e o Pequeno Tratado de Encenação no Teatro em Portugal” Teresa Cristina da Conceição Leandro André
1996 - 2002 “A Expressão Dramática e o Teatro como Instrumentos Inovadores na Intervenção Sócio-Cultural e Educativa na Comunidade, Conducentes a um Amplo Desenvolvimento Sócio-Cultural Local e Regional” Avelino Fernando Pinheiro Bento
1996 - 2002 “A Expressão Dramática e o Teatro como Instrumentos Inovadores na Intervenção Sócio-Cultural e Educativa na Comunidade, Conducentes a um Amplo Desenvolvimento Sócio-Cultural Local e Regional” Avelino Fernando Pinheiro Bento
1996 - 2001 “A Morte e as Suas Máscaras: Uma Leitura do Teatro de António Patrício” Armando Nascimento Rosa
1996 - 2001 “A Morte e as Suas Máscaras: Uma Leitura do Teatro de António Patrício” Armando Nascimento Rosa
1997 - 2000 “A Construção Sociológica da Personagem” Vera Borges
1997 - 2000 “Novos ‘Notáveis’: Os Programadores Culturais” Cláudia Madeira
Distinções

Prémio

2012 PRÉMIO AUTORES – SPA/RTP -- Membro Júri SPA/RTP
2011 Prémio Luso-Brasileiro de Teatro António José da Silva - Membro do Júri Instituto Camões