Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fernando Vieira
- Data de nascimento
- 1969/10/25
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Vieira, Fernando
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6C14-D212-193B
- ORCID iD
- 0000-0001-5630-5135
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010 - 2015
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Educação Física e Desporto
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Menção de Aprovado com Distinção por Unanimidade |
1999 - 2003
Concluído
|
Educação Física (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Aprovado por Unanimidade |
1989 - 1994
Concluído
|
Educação Física e Desporto (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Classificação Final de Curso de 15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
Instituto Piaget de Almada, Portugal | ||
2014 - 2015 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal |
Diocese de Santarém, Portugal | ||
2005 - 2014 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2008 - 2010 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2006 - 2010 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2007 - 2008 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universita' degli Studi di Roma Foro Italico Facoltà di Scienze Motorie, Itália |
2004 - 2008 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2005 - 2007 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002 - 2006 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Portugal |
2003 - 2005 | Assistente Técnico (Assistente Técnico) | Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Arrentela , Portugal |
Câmara Municipal do Seixal, Portugal | ||
2001 - 2005 | Assistente Técnico (Assistente Técnico) | Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Corroios, Portugal |
Câmara Municipal do Seixal, Portugal | ||
2000 - 2001 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundaria do Monte de Caparica, Portugal |
1997 - 2000 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Romeu Correia, Portugal |
1996 - 1997 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, Portugal |
1995 - 1996 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2 3 da Cova da Piedade, Portugal |
1994 - 1995 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2 3 do Monte de Caparica, Portugal |
1993 - 1994 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária Terceiro ciclo Padre António Vieira, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro representante do Desporto e Educação no Conselho Superior para a Inovação e Sustentabilidade do Instituto Piaget | Instituto Piaget, Portugal |
2021 - 2022/03 | Secretário da Comissão de Ética do Instituto Piaget | Instituto Piaget, Portugal |
2016 - 2020 | Director de Unidade Orgânica | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2016 - 2020 | Presidente do Conselho Científico | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2015 - 2016 | Subdirector de Unidade Orgânica | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2007 - 2016 | Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana | Associação Portuguesa de Motricidade Humana, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/02/14 - 2027/07/15 | OriProf : As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e a sua influência nas diferentes dimensões do currículo
para um estilo de vida ativo e saudável
Prc 72
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal |
Em curso
|
2023/01 - 2026/01 | Projeto Prevenção de Quedas: Stay Up
P43-S63-13/09/2023
Investigador
Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal |
Em curso
|
2022 - 2023 | Geração Bem Sénior
Nº CP/219/DDT/2022
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal |
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Projeto Geração Bem-Sénior: Perceção dos Agentes Envolvidos na sua Implementação |
Observatório de Desporto, Educação e Comunidades (ODEC) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) (Porto, Portugal)
|
2022/11/22 | A importância do Desporto na Formação e Cidadania dos Jovens | Fórum Mundial para a Cidadania e Educação
Virtual Educa - Fundação Calouste Gulbekian (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/12 | A influência das orientações educacionais na educação formal e informal das crianças e jovens adolescentes |
Rede Municipal CATL/ a Ponte Norte- Cooperativa de Ensino e de Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL/Câmara Municipal da
Ribeira Grande (Ribeira Grande - Açores)
|
2022/10/19 | A atividade física e estilos de vida saudável potenciadores do bem-estar. Saúde, Lazer e Bem-estar |
Câmara Municipal de Almada
|
2022/06/01 | As Orientações Educacionais dos Professores e o Currículo Operacional na Expressão e Educação Físico-Motora |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2021/11/11 | A Perceção dos alunos relativamente ao modelo de ensino na pandemia |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2021/11/11 | A Perceção dos Professores face às Estratégias utilizadas em Educação Física |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2021/07/30 | O Ensino da Dança no Contexto da Formação de Professores de Educação Física |
ESECS – Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2021/07/30 | As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e a Oferta Formativa em diferentes Formas de Dança |
ESECS – Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2021/05/28 | Handedness and manual dexterity in adults with Down Syndrom |
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2021/05/28 | Adaptive Behavior in Physical Development of Individuals with Intellectual and Developmental Disabilities |
Instituto Piaget de Viseu (Viseu)
|
2020/11/13 | O bom professor de educação física na perspetiva de alunos do 6º ano de escolaridade |
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/03/02 | O que é um profissional de referência no Exercício Físico? |
Associação Portuguesa de Técnicos de Exercício Físico (Almada, Portugal)
|
2018/07/28 | A diferenciação curricular e pedagógica para a igualdade de género na educação física escolar | XIII Encontro de Educação: Escola Sem Muros – Flexibilização Curricular, Ambientes Educativos e Diferenciação Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada (Almada, Portugal)
|
2017/07/19 | A influência das atividades extracurriculares na aptidão aeróbia e muscular de crianças |
Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/07/19 | As Orientações Educacionais em contexto de aula: estudo de caso sobre Perfis de Orientação educacional opostos |
Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/12/11 | The influence of Extracurricular Physical Activities in Cardiorespiratory Fitness and Body Composition of 5th grade students |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2016/11/11 | Physical Education Curriculum, Physical Fitness and the promotion of an Active Life Style |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2011/11/10 | O ensino da Dança na Oferta Curricular da Educação Física |
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (Oeiras, Portugal)
|
2011 | A Oferta Curricular em Educação Física e a Promoção de um Estilo de Vida Activo |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010/06/16 | Free time leisure activites – a case study among chlidren from elementary school in Sesimbra |
Faculty of Human Kinectics, Technical University of Lisbon in Gulbenkian Foudantion (Lisboa, Portugal)
|
2010 | La Oferta Curricular en Educación Física y la Promoción de un Estilo de Vida Activo |
Faculty of Sports Sciences and Physical Education de Coruña (Corunha, Espanha)
|
2009/11/21 | As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e o Ensino Artístico da Dança: Percursos e Desenvolvimento Curricular em Portugal |
Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget (Almada, Portugal)
|
2009/11/21 | A Inclusão na Educação Física Escolar: Objectivos, expectativas e desenvolvimento |
Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget (Almada, Portugal)
|
2009/09/09 | A Inclusão na Educação Física Escolar: uma (ir)realidade curricular nas escolas do Distrito de Setúbal |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009/07/09 | The Inclusion of Students With Special Educational Needs in Physical Education Classes | I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2009/05/13 | Práticas de Lazer no Tempo Livre – Um estudo de Caso em Crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico de Sesimbra |
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2008 | A Dança Tradicional Portuguesa Inclusiva |
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Instituto Piaget. (Almada, Portugal)
|
2008 | As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e o Currículo Institucional |
Instituto Universitário de Ciências Motoras de Roma (Roma, Itália)
|
2007/05/24 | Dança Popular Portuguesa, Um projecto de Dança Educativa na Escola |
Campus Universitário de Almada, Instituto Piaget (Almada, Portugal)
|
2007/03/02 | O Processo de Bolonha que impacto(s) na Oferta Educativa do Ensino Superior |
Câmara Municipal de Almada (Almada, Portugal)
|
2006/05/04 | A Dança Tradicional Portuguesa em Contexto Educativo |
ISEIT – Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Campus Universitário de Almada (Almada, Portugal)
|
2006 | The impact of PE value orientations on the interpretation of the recommended curriculum |
University of Jyvaskyla (Jyvaskyla, Finlândia)
|
2004/11/26 | Programas Nacionais de Educação Física – Orientações Metodológicas | Os Programas Nacionais de Educação Física
Associação de Profissionais de Educação Física do Algarve (APEFA) (Lagoa, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | A Perceção de homofobia e discriminação de alunos LGBTQIA+ em relação à disciplina de Educação Física em Portugal
Orientador
|
Ana Catarina Kress de Carvalho Craveiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2022 | A perceção dos alunos em relação aos atributos e competências dos seus professores de Educação Física
Orientador
|
Filipe Miguel Almeida de Carvalho Partidário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2022 | A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico
Orientador
|
João Tiago Adrião (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2022 | Motivação para as modalidades Aquáticas no Desporto Escolar em função do género e da idade
Orientador
|
Pedro Tomás Alcobia (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2022 | Coordenação Motora em alunos surdos e normouvintes
Presidente do júri
|
Carlos Alberto Sequeira Gonçalves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2021 | A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de Educação Física
Orientador
|
Susana dos Santos Azinheira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2021 | Relação entre os Índices de Aptidão Física em adolescentes e o seu Índice de massa Corporal
Orientador
|
Francisco José da Silva Inácio (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2021 | A Educação Física como promotora de Atitudes e de Valores Sociais
Orientador
|
Marília Silva Dias (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2021 | Aplicação da Sociometria na formação de equipas/grupos nas aulas de Educação Física de uma turma do 10ºano
Arguente principal
|
Rui Pedro Vermelho da Saúde (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2021 | Habilidade com bola: Comparação entre idades e entre géneros
Presidente do júri
|
André Miguel Sequeira Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2021 | Avaliação da intensidade das aulas de educação física em alunos do 1º ano ao 12º ano durante o período de pandemia
Presidente do júri
|
Martim Pontífice Sousa Monteiro Lino (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2021 | Comparação da aptidão física entre Rapazes e Raparigas durante a pandemia
Presidente do júri
|
Ricardo Miguel Ferreira Nobre (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A influência do estatuto socioeconómico nos níveis de prática da atividade física em jovens adolescentes
Orientador
|
Pedro Ivo Malta Fortunato (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A atividade Física, o género e o rendimento escolar no ensino secundário
Orientador
|
Pedro Pombo Duarte (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A motivação, a atividade física e a felicidade: um estudo em adolescentes
Arguente principal
|
Patrícia Sofia Barrocas Sebastião (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A motivação para a aula de Educação Física no Ensino Secundário – Ensino Público vs. Ensino Privado
Arguente principal
|
Nelson José da Silva Guerreiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A motivação para as aulas de Educação Física dos alunos do 2º ciclo
Arguente principal
|
Inês Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A motivação para as aulas de Educação Física: estudo comparativo da motivação em alunos do 2º e 3º ciclo em função do género
Arguente principal
|
Tiago Botelho (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na Educação Física escolar
Arguente principal
|
Hélder Joaquim Gomes Mourisco (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | O impacto da Orquestra Geração na Inclusão Social
Presidente do júri
|
Vanessa Silveira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | Benefícios da Música de Conjunto no 2º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Jorge Mendonça (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A importância das Bandas filarmónicas no Ensino da Música em Portugal: Estudo de caso
Presidente do júri
|
Cristina Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A influência da prática de Yoga na aprendizagem de um instrumento
Presidente do júri
|
Romeu Simões Madeira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A técnica Alexander na prevenção de lesões em pianistas e os seus benefícios na pedagogia do piano
Presidente do júri
|
Ana Rita Pinto (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | Aplicação da análise musical no ensino de piano no ensino básico especializado de Música
Presidente do júri
|
Luís Tiago Cabrita Lopo (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | O Uso da Gamification no Desenvolvimento da Leitura à Primeira Vista do Piano
Presidente do júri
|
Joana Luís Alves Simão (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | Diferenças de género na construção da relação professor-aluno no ensino especializado da música
Presidente do júri
|
Ana Margarida Rebolo Marques (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | A dor músculo-esquelética em músicos flautistas
Presidente do júri
|
Mariana Moreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2020 | Perceções dos Professores Estagiários acerca da Prática de Ensino Supervisionada no contexto da formação de professores do
ensino especializado da Música
Orientador
|
Mário Gunza (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | As orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e os diferentes Ciclos de Ensino do Sistema Educativo Português
Orientador
|
Marta Sofia Dias e Sousa Alves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | O Estudo da Socialização Antecipatória em Treino Desportivo e a sua influência nas Orientações Educacionais dos Professores
de Educação Física
Orientador
|
Álvaro Miguel da Costa Alves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | Oferta Curricular dos Professores de Educação Física do Ensino Secundário no distrito de Coimbra
Orientador
|
Nelson Ferreira Simões (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | Os Projetos Extracurriculares para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis
Orientador
|
Jéssica dos Santos Barbosa (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | O envolvimento desportivo de jovens em idade escolar
Arguente principal
|
David Assis (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | Relação entre a Atividade Física e os Resultados Escolares dos alunos da Escola Básica do Alto dos Moinhos
Arguente principal
|
Isabel Maria de Almada Alves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | As dificuldades sentidas pelos professores do 1º ciclo do ensino básico, na lecionação da educação física
Arguente principal
|
Daniela Sofia Soares Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | Atividade Física, Aptidão Física, Desempenho Académico, Maturação, Morfologia, Hábitos Alimentares e Estatuto Socioeconómico
em alunos do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
Arguente principal
|
João Felix (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | Coordenação Motora em alunos do 12º ano
Arguente principal
|
Rafael Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | Bullying: Estudo de caso numa escola da Lezíria Ribatejana
Presidente do júri
|
Gonçalo Nuno Neto Francisco (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | Não…isso magoa! Comportamentos violentos entre crianças/adolescentes em contexto escolar
Presidente do júri
|
Carminda Piqueira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | A memória na iniciação à guitarra
Presidente do júri
|
João Carlos Prezado da Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | A importância da disciplina de classe de conjunto no programa curricular do 3º ano ao 5º ano
Presidente do júri
|
Maria Luís Garcia dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista
Orientador
|
Joaquim Casqueiro do Nascimento (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2019 | O jogo como estratégia pedagógica de aprendizagem das escalas
Orientador
|
André Rocha (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | A motivação para a prática da Educação Física no 3º ciclo
Orientador
|
Cláudia Raquel Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | A Perceção de Alunos do Ensino Básico/Regular em Relação a Alunos com NEES
Orientador
|
Márcia Diniz Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | A Atividade Física e o IMC – Questões de género, idade e ano de escolaridade
Arguente principal
|
Diogo Miguel Gonçalo Meneses (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Aptidão atlética em contexto escolar
Arguente principal
|
Ricardo Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Relação entre a performance aeróbia dos alunos com a avaliação na disciplina de matemática
Arguente principal
|
João Pedro Lobato Martins (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | A performance das alunas no Teste de Cooper relaciona-se diretamente com os resultados obtidos na disciplina de Matemática
Arguente principal
|
Ana Rita Nabiço (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | A motivação para a prática do exercício físico e os resultados escolares dos alunos do 3º ciclo e secundário do colégio Atlântico
Arguente principal
|
Carlos Soares (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Efeito do Género na Coordenação Motora em Alunos do Ensino Básico. Estudo com M-ABC
Presidente do júri
|
Ricardo Chambel (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Qual a importância das bandas filarmónicas na formação de futuros ensaístas?
Presidente do júri
|
Paulo Assunção (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Memorização através da utilização de guias de execução na aprendizagem do clarinete em alunos do curso básico do Ensino Artístico
Especializado da Música
Presidente do júri
|
Vera Patrícia Moreira Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Análise ao Método Suziki Vol. 1 para violino
Presidente do júri
|
Filipe Murat Ozguler Passos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | As expetativas dos alunos no ensino da guitarra clássica em regime de ensino articulado
Presidente do júri
|
Bruno Miguel Nobre Sintra da Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Música em Conjunto – Uma ferramenta didática para a aula individual de guitarra clássica
Presidente do júri
|
João Lúcio Rodrigues Venda (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Utilização de métodos didáticos de iniciação à guitarra Clássica em Portugal
Presidente do júri
|
Nuno Alexandre Marçal Farinha (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Contributos para o desenvolvimento curricular na disciplina de Clarinete: seleção dos manuais consensuais para o 2º ciclo
do Ensino Artístico especializado
Presidente do júri
|
Edgar Cantante (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | A aprendizagem do trompete com recurso à tradição oral portuguesa e músicas infantis
Presidente do júri
|
André Marçal (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Extended Techniques da Trompa. Elaboração de um compêndio de exercícios
Presidente do júri
|
Fausto Mirrado (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2018 | Estratégias para um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática
do violino
Presidente do júri
|
Daniel de Jesus Miguéis (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2017 | A importância das decisões de planeamento dos Professores de Educação Física
Orientador
|
Paulo Alexandre Marques da Cruz (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2017 | A influência do Exercício Físico no Stress, Depressão e Ansiedade
Arguente principal
|
Joana Rita de Sousa Falcão (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2017 | A formação contínua em territórios educativos de intervenção prioritária
Arguente principal
|
Margarida Isabel de Sousa (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2017 | Motivos para a prática desportiva de jovens em idade escolar
Arguente principal
|
Hugo Manuel Quaresma Afonso de Palma (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2017 | Relação da Aptidão Física nos Ensinos Básico e Secundário
Arguente principal
|
Maria de Fátima Simões Saraiva da Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2017 | O trabalho desenvolvido nas 4 áreas de formação de um professor
Arguente principal
|
José Figueiredo (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
2017 | Percepção que os alunos do 2º e 3º Ciclo têm sobre a disciplina de Educação Física
Arguente principal
|
Nuno Gonçalo Dias de Monteiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Ética e Deontologia no Exercício Clínico | Mestrado em Exercício e Saúde | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2020 - Atual | Pedagogia do Desporto | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2019 - Atual | Organização, Administração e Gestão Escolar | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2018 - Atual | Dança Tradicional e Popular Portuguesa | Património Cultural Tradicional e Popular Português (Pós-Graduação) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2017 - Atual | Didática e Estratégias de Ensino em Educação Física e Desporto | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2017 - Atual | Desenvolvimento Curricular | Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2015 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2015 - Atual | Pedagogia e Didática da Educação Física e Desporto II | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2010 - Atual | Planeamento e Avaliação Pedagógica em Educação Física e Desporto | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2020 - 2022 | Formação de Professores em Educação Física | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2016 - 2017 | Metodologia de Investigação | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2016 - 2017 | Desenvolvimento Curricular | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2012 - 2017 | Pedagogia do Desporto | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2010 - 2017 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2007 - 2017 | Didática e Estratégias de Ensino em Educação Física e Desporto | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2014 - 2016 | Desenvolvimento Curricular | Ensino de Música (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2014 - 2016 | Prática de Ensino Supervisionada - Relatório Científico | Ensino de Música (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2003 - 2016 | Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2014 - 2015 | Dança Tradicional e Popular Portuguesa | (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal |
2013 - 2015 | Expressão e Educação Físico-Motora | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2013 - 2015 | Tópicos Avançados de Pedagogia do Desporto | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2011 - 2015 | Formação de Professores em Educação Física | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2013 - 2014 | Dinâmicas Lúdico-Expressivas | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2013 - 2014 | Dança e Dinâmica do Jogo | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2012 - 2014 | Fundamentos de Pedagogia e Desporto | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2012 - 2014 | Pedagogia do Desporto I | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2012 - 2014 | Pedagogia do Desporto II | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2012 - 2013 | Expressão e Educação Físico-Motora/Dança | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2010 - 2012 | Didatica da Educação Física II | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2006 - 2011 | Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular | Motricidade Humana (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal |
2008 - 2010 | Currículo e Gestão Curricular | Administração e Gestão Escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2008 - 2010 | Estágio e Projecto | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2008 - 2010 | Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal |
2008 - 2010 | Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2006 - 2010 | Projeto Sócio-Profissional de Formação Especial | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2006 - 2010 | Estágio e Relatório Final | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2008 - 2009 | Didática e Estratégias de Ensino em Educação Física e Desporto | Motricidade Humana (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal |
2006 - 2009 | Projeto Sócio-Profissional de Formação Especial | Motricidade Humana (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal |
2006 - 2009 | Avaliação Educacional, Organização e Desenvolvimento Curricular | Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2005 - 2009 | Avaliação Educacional, Organização e Desenvolvimento Curricular | Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2007 - 2008 | Estratégias Educativas e Desenvolvimento Curricular em Educação Especial | Educação Especial | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2007 - 2008 | Currículo e Gestão Curricular | Administração e Gestão Escolar (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2007 - 2008 | Organização e Desenvolvimento do Currículo em Educação Especial | Educação Especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2007 - 2008 | Métodos e Técnicas da Organização e Desenvolvimento Curricular | Educação Especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2004 - 2008 | Estratégias Educativas e Desenvolvimento Curricular em Educação Especial | Educação Especial | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2004 - 2008 | Estágio I | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2005 - 2007 | Planeamento e Intervenção Pedagógica | Dança em Contextos Educativos (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
2005 - 2007 | Estratégias de Ensino | Dança em Contextos Educativos (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
2005 - 2007 | Memória Final | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2005 - 2007 | Estágio II | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2005 - 2006 | Pedagogia e Didática das Atividades Físicas e Desportivas II | Professores do Ensino Básico - 2.º Ciclo, variante de Educação Física (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2004 - 2006 | Organização e Desenvolvimento Curricular | Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2004 - 2005 | Pedagogia do Desporto I | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |