???global.info.a_carregar???
PhD in Information Sciences, Manuel José Serra da Fonseca was born in Lisbon in 1971. He played professional activities such as marketing communications technician and professor of higher education. He is currently Adjunct Professor at the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (Portugal) and Coordinator of Marketing Master's degree at its Business School (ESCE-IPVC). He is a researcher at UNIAG (Applied Management Research Unit, since 2014). He participated in 3 national projects I&D and supervised about 40 undergraduate and masterworks in the areas of Communication Sciences and Business Sciences. He published several publications in peer-reviewed journals, book chapters and proceedings and has several communications at national and international scientific conferences. He collaborates as a reviewer with several journals. He acts in the Social Sciences field with an emphasis in Communication and Marketing Sciences. In his academic curriculum, the most frequent terms in the context of scientific production are: attitude towards advertising, attitude towards communication skills, road safety communication campaigns, consumer behavior, integrated marketing communications, social marketing, public service advertising, viral marketing and organizational communication.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuel José Serra da Fonseca

Nomes de citação

  • Fonseca, Manuel José
  • Manuel Fonseca

Identificadores de autor

Ciência ID
691D-6753-BE59
ORCID iD
0000-0002-3290-8449

Telefones

Telefone
  • (+351) 937300026 (Profissional)

Websites

  • http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esce (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2015
Concluído
Auditorias da Qualidade (Curso médio)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2009 - 2012
Concluído
Ciências da Informação (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"As campanhas de comunicação de marketing no âmbito da prevenção rodoviária portuguesa: um contributo para a análise da sua eficácia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade com felicitações
2008
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal – Uma Análise do seu Conteúdo e Impacto Junto dos Condutores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2002 - 2003
Concluído
Gestão de Marketing (Pós-Graduação)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
"e-Marketing " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2001
Concluído
Engenharia Publicitária (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Monografia - O conceito de satisfação do consumidor no âmbito da estratégia de comunicação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/02/01 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013/09/14 - 2019/06/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2016/09 - 2019/02 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2006/09 - 2012/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/02 - 2012/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Desigual Comunicação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2021/06 TURNOUT: Outdoor Tourism Development in the Northern Region of Portugal
POCI-01-0145-FEDER-032289
Investigador
UNIAG - Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (APNOR), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2019/08 ATIVAR-IPVC: ATIVAR o Interface de Partilha e Valorização Regional do Conhecimento
NORTE-01-0246-FEDER-000038
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020)
2015 - 2015/12 PLUG&HEAT - Sistema compacto de média potência para a produção de energia térmica a partir de biomassa
Projeto nº 38869 PLUG&HEAT
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fonseca, Manuel José. "Entre, quem é? A predisposição da economia social para a economia circular.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018), Bragança, 2018.
    Publicado
  2. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José. "Viral Marketing as epidemiological model". Trabalho apresentado em 15th International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering, Cádiz, 2015.
    Publicado
  3. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José. "The perception of road safety communication campaigns: the gender influence". Trabalho apresentado em 2nd Business & Management Conference, International Institute of Social and Economic Sciences 2015, Madrid, 2015.
    Publicado
  4. Cardoso, Paulo; Neto, Evandro; Fonseca, Manuel José; Freitas, Elsa. "Perspetivas sobre a publicidade enquanto influência pessoal e fenómeno social: uma análise comparativa em jovens portugueses e brasileiros". Trabalho apresentado em VIII SOCPCOM - Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ribeiro-Cardoso, Paulo; Henrique-Vieira, Luís; Serra-da-Fonseca, Manuel José. "¿Cómo percibimos la publicidad? Antecedentes de la actitud hacia la publicidad e implicaciones en la intención de compra". Revista Mediterránea de Comunicación 10 1 (2019): 203-213. http://dx.doi.org/10.14198/medcom2019.10.1.14.
    Publicado • 10.14198/medcom2019.10.1.14
  2. Fonseca, Manuel José. "Escala Webqual na avaliação de websites de hotéis do Porto". European Journal of Applied Business and Management SI WTHM 2018 (2018): 55-72.
    Publicado
  3. Fonseca, Manuel José. "A escala SERVQUAL na avaliação da satisfação no sector restauração". European Journal of Applied Business and Management SI ICABM 2018 (2018): 258-285.
    Publicado
  4. Aguiar, Daiane Moura de; Gervasoni, Tássia A.. "Campanhas de Prevenção Rodoviária no Contexto Internacional: uma Análise dos Conteúdos e dos Suportes de Difusão". Revista de Direito Brasileira 5 3 (2016): 242-262. http://dx.doi.org/10.5585/rdb.v5i3.103.
    10.5585/rdb.v5i3.103
  5. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José. "Can information be spread as a virus? Viral marketing as epidemiological model". Mathematical Methods in the Applied Sciences 39 16 (2016): 4780-4786. http://dx.doi.org/10.1002/mma.3783.
    10.1002/mma.3783
  6. Fonseca, Manuel José; Cardoso, Paulo. "A Comunicação Integrada de Marketing no contexto das campanhas de prevenção rodoviária em Portugal e a sua influência junto dos jovens condutores". Revista Comunicação & Sociedade da Universidade Metodista de São Paulo 38 3 (2016): 137-162. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/6174.
    Publicado • 10.15603/2175-7755/cs.v38n3p137-162
  7. RODRIGUES, HELENA SOFIA; FONSECA, MANUEL JOSÉ; CARDOSO, PAULO RIBEIRO. "The effect of drivers gender on the perception of Portuguese road safety communication campaigns". International Journal of Business and Management III 4 (2015): 104-123. http://dx.doi.org/10.20472/bm.2015.3.4.006.
    Publicado • 10.20472/bm.2015.3.4.006
  8. Cardoso, Paulo Ribeiro; Fonseca, Manoel José. "Campanhas portuguesas de prevenção rodoviária: uma análise da sua influência". Verso e Reverso 26 62 (2012): 62-71. http://dx.doi.org/10.4013/ver.2012.26.62.01.
    Publicado • 10.4013/ver.2012.26.62.01
  9. Fonseca, Manuel José; Cardoso, Paulo. "Recordação e atitudes dos condutores em face das campanhas publicitárias de prevenção rodoviária em Portugal – uma abordagem exploratória". REMark – Revista Brasileira de Marketing 9 2 (2010): 6-19.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Lourenço, Vera Lúcia; Catarino, André Whiteman; Fonseca, Manuel José; Sousa, Bruno Barbosa. "Consumer-Brand Relationship and Use of the Website in Virtual Communication in the Luxury Furniture Industry". In Advances in Marketing, Customer Relationship Management, and E-Services, 158-177. Portugal: IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4369-6.ch008
  2. Fernandes, Paula Odete; Nunes, Alcina Maria; Veloso, Cláudia Miranda; Santos, Eleonora; Ferreira, Fernanda A.; Fonseca, Manuel José Serra. "Outdoor Solutions for the Seasonal Concentration of Tourism Demand in Northern Portugal". In Handbook of Research on the Impacts, Challenges, and Policy Responses to Overtourism, 364-379. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-2224-0.ch019
  3. Fernandes, Paula Odete; Nunes, Alcina Maria; Veloso, Cláudia Miranda; Santos, Eleonora; Ferreira, Fernanda A.; Fonseca, Manuel José. "Spatial and Temporal Concentration of Tourism Supply and Demand in Northern Portugal. Application of the Herfindahl-Hirschman Index". In Advances in Tourism, Technology and Smart Systems, 263-273. Springer Singapore, 2019.
    10.1007/978-981-15-2024-2_24
  4. Rodrigues, Helena Sofia; Fonseca, Manuel José. "Viral Marketing and Exposure to Health and Risk Messages". In Encyclopedia of Health and Risk Message Design and Processing, 15-30. New York, Estados Unidos: Oxford University Press, 2017.
    Publicado • 10.1093/acrefore/9780190228613.013.337
  5. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel José. "Paz na Estrada: As Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal e o seu Impacto nos Condutores". In Construir a Paz - Visões Interdisciplinares e Internacionais Sobre Conhecimentos e Práticas - Cidadania, Relações Internacionais, Comunicação e Responsabilidade Social, 197-202. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2013.
    Publicado
  6. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel José. "Appeals and Creative Formats in Portuguese Road Safety Advertising Campaigns". In New Trends in Advertising Research, 391-399. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2008.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Fonseca, Manuel José. "Planeamento da Vertente Estratégica do Marketing Aplicado ao Contexto de uma Barbearia". Trabalho apresentado em Livro de resumos das XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, ‘Cooperação Transfronteiriça: Desenvolvimento e Coesão Territorial., Bragança, 2020.
    Publicado
  2. Fonseca, Manuel José. "Measuring Nature Tourism Firms’ Productivity.". Trabalho apresentado em Livro de resumos das XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, ‘Cooperação Transfronteiriça: Desenvolvimento e Coesão Territorial., Bragança, 2020.
  3. Fonseca, Manuel José. "Come In, Who is it? The Predisposition of the Social Economy to the Circular Economy.". Trabalho apresentado em 4th Regional Helix 2019 - Regional Entrepreneurial Ecosystems and Sustainability – Rethinking the Helix, Porto, 2019.
    Publicado
  4. Fonseca, Manuel José. "Spatial and Temporal Concentration of Tourism Demand in Northern Portugal: Regional Policy Recommendations to Promote Tourism Competition and Portfolio Diversity.". Trabalho apresentado em 4th Regional Helix 2019 - Regional Entrepreneurial Ecosystems and Sustainability – Rethinking the Helix, Porto, 2019.
    Publicado
  5. Fonseca, Manuel José. "Evaluation of Satisfaction in the City of Porto Hotels: A Case Study". Trabalho apresentado em 2nd International Workshop Tourism and Hospitality Management, Porto, 2019.
    Publicado
  6. Fonseca, Manuel José. "Entre, quem é? A predisposição da economia social para a economia circular.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018), Bragança, 2018.
    Publicado
  7. Fonseca, Manuel José. "Neuromarketing: a influência da cor na compra de um produto.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018), Bragança, 2018.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Digital Marketing under epidemiological point of view: a case study. The Cape Verde International Days on Mathematics 2017
University of Cape Verde (Cabo Verde, Cabo Verde)
2017 A escala Webqual na avaliação multidisciplinar de websites de hotéis: o caso da cidade do Porto 1st Workshop on Tourism and Hospitality
ISAG – European Business School (Porto, Portugal)
2017 Epidemiological models and the diffusion of na advertising campaign XVIII Congress of the Portuguese Association of Operational Research - IO 2017
Portuguese Association of Operational Research (Valença, Portugal)
2016 "Atreve-te Mais" e “Empreende Mais” Workshop de Empreendedorismo Juvenil
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPVC (Monção e Paredes de Coura, Portugal)
2016 Road Safety Campaigns: a Structural Equation Modelling Analysis International Conference of Applied Business and Management (ICABM)
ISAG – European Business School, Porto (Porto, Portugal)
2015 Could commercial information be spread like a virus? Epidemiological model in a viral marketing context. American Mathematical Society (AMS) - European Mathematical Society (EMS) - Portuguese Mathematical Society International Meeting 2015
(Porto, Portugal)
2015 Viral Marketing as epidemiological model 15th International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering, CMMSE 2015
(Cadiz, Portugal)
2015 Atreve-te Mais Workshop de Empreendedorismo Juvenil
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPVC (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, Portugal)
2015 Empreende Mais Workshop de Empreendedorismo Juvenil
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPVC (Paredes de Coura e Monção , Portugal)
2015 The perception of road safety communication campaigns: the gender influence 2nd Business & Management Conference
International Institute of Social and Economic Sciences (Madrid, Espanha)
2014 Publicidade: Ontem, Hoje e Amanhã Semana Académica da Escola Secundária de Santa Maria Maior
Escola Secundária de Santa Maria Maior (Viana do Castelo, Portugal)
2014 Empreende Mais Workshop de Empreendedorismo Juvenil
CLDS+Caminha (Caminha, Portugal)
2014 Comunicação de Marketing Palestra Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho (Valença, Portugal)
2012 A Comunicação Integrada de Marketing no contexto das campanhas de prevenção rodoviária em Portugal e sua influência junto dos jovens condutores V Jornadas de Publicidade: Publicidade, Públicos e Redes de Influência na Atualidade Digital
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Braga, Portugal)
2011 Publicidade Hoje: Entre o Ontem e o Amanhã Conferência A Nova Era da Publicidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2011 Paz na Estrada: As Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal e o seu Impacto nos Condutores I Congresso Internacional Construir a Paz
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2010 Violência na Estrada. A Perceção dos Condutores Face às Campanhas de Prevenção Rodoviária XIII Jornadas de Comunicação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007 Appeals and Creative Formats in Portuguese Road Safety Advertising Campaigns 6th International Conference on Research in Advertising
European Advertising Academy (Lisboa, Portugal)
2006 Uma Análise das Ações de Comunicação Publicitária de Prevenção Rodoviária em Portugal. Considerações sobre a sua Eficácia Cidadania (s): Congresso Internacional sobre Discursos e Práticas
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2006 A Comunicação Dirigida ao Target Jovem Workshop Internacional Jovens, Marcas e Estilos de Vida
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2020 Entre, quem é? Estudo exploratório sobre a predisposição das entidades da economia social para a gestão de recursos partilhados na terra quente transmontana
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing 688 Apartments
Orientador de Narciso Fernando Pinto Ferreira de Oliveira
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing - Doureca Produtos Plásticos, Lda.
Orientador de Micaela Sofia Araújo de Sousa
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - 2019 Relatório de Estágio de Mestrado - Comunicação de Marketing nas PME do Alto Minho - Estágio na Empresa MarkaBranka, Lda.
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - 2019 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing para a Paróquia de Poiares
Orientador de Jéssica Vieira Campos
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 - 2019 Relatório de Estágio de Mestrado - Gestão de Marketing Aplicada à Empresa Norsecur - Mediadora de Seguros do Norte, Lda.
Orientador de Ana Filipa Sobral Castanho
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Dissertação de Mestrado - A atitude dos consumidores face à comunicação virtual da indústria do mobiliário de luxo - Um estudo exploratório.
Coorientador
Mestrado em Design e Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2017 - 2019 Dissertação de Mestrado - Atitude do Consumidor de Moda Face a Ações de Comunicação de Marketing de Causas Sociais e a Respetiva Influência na Decisão de Compra.
Coorientador
Mestrado em Design e Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2017 - 2019 Plano de Marketing: Barbearia Nómada
Coorientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 - 2018 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing para a Empresa Monteiro & Werfel, Lda. - "Brigadão."
Orientador de Carolina Sofia Monteiro Borges
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2014 - 2016 Trabalho de Projeto de Mestrado - Plano de Marketing Estratégico – VENTIL, Engenharia do Ambiente, Lda.
Orientador de José Manuel Esteves Raposo
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2009 Relatório de estágio final de licenciatura
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 III Jornadas de Marketing
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 Quarto Encontro Internacional de Jovens Empreendedores
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 I Jornadas de Organização e Gestão do Minho
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 Terceiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 II Jornadas de Marketing
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 Jornadas de Logística “O Mundo dos Transportes”
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 1st International Meeting in Business and Management
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 I Jornadas de Marketing
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 Coaching: da Teoria à Prática
Oficina (workshop) (Outra)
2014 - 2014 Primeiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/09/26 A Importância do Profissional de Relações Públicas nas Instituições Federais de Ensino Brasileiras
Arguente
Samuel Gonçalves Do Carmo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 Mulher, Cultura e Representações na Publicidade: A identidade cultural da mulher gaúcha pós-moderna a partir do Anuário das Senhoras
Arguente
Caroline De Franceschi Brum (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Internacionalização: processo, estratégia e marketing. O caso TECPAN.
Arguente
Sandra Hermínia Cardoso Oliveira (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 Ação de Relações Públicas para a Marca TAG HEUER: Plano de Eventos
Presidente do júri
Filipa Almeida Amaro (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 Papel dos fatores técnicos e relacionais na confiança e na predisposição para o comércio online: um estudo na ótica do consumidor
Arguente principal
Vânia Cristina Faria Vilas Boas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 Maturidade na utilização de tecnologias WEB 2.0 no setor bancário em Portugal
Arguente principal
Maria Alice Godinho Sampaio Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 A direção de comunicação e as estratégias do Futebol Clube do Porto
Arguente principal
Elísio Manuel Ferreira Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Os Millennials e as suas Expectativas do Mercado de Trabalho e das Organizações: Um Estudo acerca dos Estudantes do Ensino Superior do Concelho do Porto
Arguente principal
Maria João Almeida e Costa Cardoso Torres (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 A comunicação de crise em situações de catástrofe: o caso do incêndio de Pedrógão Grande
Arguente principal
Sara Cristina Magalhães Tapa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Mecanismos da Publicidade - A Persuasão Existente nos Anúncios de lingerie - Um Estudo Comparativo entre Faixas Etárias
Arguente principal
Beatriz Lopes da Costa Ruivo Venâncio (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 Relatório de Estágio na Empresa LK Comunicação – Content Marketing
Presidente do júri
Zélia Mariana Coimbra Nazaret (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Plano de Marketing para o Hostel Fine Living Formosa
Presidente do júri
Pedro Manuel Cunha Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Relatório de Estágio: Blisq Creative
Presidente do júri
Andreia Barbosa Parente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Mecanismos da Publicidade - Moda Feminina: Um Estudo sobre o Impacto do Instagram no Processo de Decisão de Compra
Arguente principal
Juliana Andrade Melo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 Plano de Marketing 688 Apartments
Orientador
Narciso Fernando Pinto Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 Plano de Marketing - Doureca Produtos Plásticos, Lda.
Orientador
Micaela Sofia Araújo de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 Comunicação de Marketing nas PME do Alto Minho - Estágio na Empresa MarkaBranka, Lda.
Orientador
Romeu Pinto Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 Plano de Marketing para a Paróquia de Poiares
Orientador
Jéssica Vieira Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 Gestão de Marketing Aplicada à Empresa Norsecur - Mediadora de Seguros do Norte, Lda.
Orientador
Ana Filipa Sobral Castanho (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 A atitude dos consumidores face à comunicação virtual da indústria do mobiliário de luxo - Um estudo exploratório
Orientador
Vera Lúcia Lourenço Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2019 Atitude do Consumidor de Moda Face a Ações de Comunicação de Marketing de Causas Sociais e a Respetiva Influência na Decisão de Compra
Orientador
Sara Filipa Rodrigues Pimenta (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2018 A “Regeneração” da Política Local e Regional em Campanhas Eleitorais Autárquicas: O caso da coligação “Unidos Pela Trofa”
Arguente principal
Ana Luísa Castro Azevedo Campos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Eficácia publicitária dos estereótipos de género em anúncios de revista
Arguente principal
Ariana Raquel Dias Meireles (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 A Comunicação Interna e o Envolvimento dos Colaboradores em Instituições de Saúde
Arguente principal
Bruna José Raimundo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Marketing Digital na Empresa Visual Publinet
Presidente do júri
Sandra Manuela Alves Perez (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2018 Plano de Marketing para a Empresa Monteiro & Werfel, Lda. - "Brigadão"
Orientador
Carolina Sofia Monteiro Borges (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 As atitudes dos consumidores face à comunicação das marcas nas redes sociais e o impacto na intenção de compra e recomendação: o caso das marcas desportivas
Presidente do júri
Cristina Filipa Guedes da Ponte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 Contributo para a Melhoria e Dinamização das Plataformas Digitais do Mercado Bom Sucesso
Arguente principal
Francisco Manuel Vaz Pereira Vieira da Costa (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 Desenvolvimento de uma estratégia de content marketing para redes sociais: o caso da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Presidente do júri
Joana Marisa Seixas Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2017 A Publicidade a Marcas de Fast Food no Brasil - Uma Análise dos Recursos Criativos
Arguente principal
Bruna Thaís Fernandes Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Lovemarks. A influência das TIC no valor emocional da marca - o caso Chicco
Presidente do júri
Márcia Cristina Matos da Cunha Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2016 Plano de Marketing Estratégico – VENTIL, Engenharia do Ambiente, Lda.
Orientador
José Manuel Esteves Raposo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 O valor dos relacionamentos na qualidade percebida do ensino superior público politécnico em Portugal: um estudo exploratório
Presidente do júri
Carla de Jesus Martins Igreja (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 ETAR de Lagoa-Meco – Gestão de Projeto
Arguente
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 Locais de produção como critérios de diferenciação da casta Alvarinho: um estudo exploratório
Presidente do júri
Márcio Teixeira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 A influência do patrocínio na intenção de compra dos consumidores portugueses: estudo de caso da marca OAKLEY
Presidente do júri
António José Ferreira Macedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 Contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário.
Arguente
Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 As Relações Públicas e os Novos Media. Análise às práticas a PME Líder portuguesas na área do calçado no Facebook.
Arguente principal
Bruno Fernando da Costa Mendes Alves da Graça (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 A Publicidade das Marcas de Operadoras de Telecomunicações em Portugal - Análise das Campanhas e da Perspetiva dos Consumidores.
Arguente principal
Luís Henrique Ferreira Vieira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 O processo de consumo de e-books: contextos, atitudes e comportamentos dos consumidores
Arguente principal
Rui Nelson Monteiro da Costa Serra (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Análise e leitura da (s) estória(s) de uma marca: O cruzamento de estratégias publicitárias e fílmicas como processo de criação do discurso publicitário nos spots de televisão da Optimus
Arguente
Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Caldeira (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Tomada de Decisão e Consumo de Moda e Vestuário: Um Estudo Junto dos Consumidores Jovens Adultos Portugueses.
Arguente principal
Sandra Cristina Fernandes Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Um estudo sobre a atitude dos jovens portugueses face à publicidade: o seu papel ao nível pessoal
Arguente principal
Clara Maria Pinto de Freitas Alves Pereira Lopes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 A análise do valor da marca no mercado de vestuário desportivo: marca de fabricante Vs marca de distribuidor
Arguente principal
João Henrique Correia Pinto Carvalho de Matos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Os Meios Publicitários: perceção dos consumidores e consequência da exposição à publicidade
Arguente principal
Teresa Pinto Cerquinho da Fonseca (Mestrado)
Faculdade de Economia do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/09 - Atual Marketing Gestão da Distribuição e Logística (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/09 - Atual Metodologias de Investigação Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Negócios Internacionais Licenciatura em Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Comunicação e Imagem Empresarial Licenciatura em Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Expressão e Comunicação II Licenciatura em Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/09 - Atual Comunicação e Imagem Empresarial Licenciatura em Turismo (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016/09 - Atual Comunicação Empresarial Integrada Mestrado em Direcção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016/09 - Atual Metodologias de Investigação Mestrado em Direcção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Publicitária Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Relações Públicas e Assessoria de Comunicação Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Empresarial Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Internacional Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Social e Não Lucrativo Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Projeto de Marketing e Empreendedorismo Marketing e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Organizacional Mestrado em Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Estratégico e Operacional Mestrado em Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Novas Tendências de Marketing - Módulo de Marketing Social Mestrado em Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Comunicação Empresarial Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Negócios Internacionais Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Marketing Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - Atual Inovação e Empreendedorismo Organização e Gestão Empresariais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2006/09 - 2012/07 Atelier de Comunicação e Informação II Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006/09 - 2012/07 Projeto em Relações Públicas e Publicidade Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006/09 - 2012/07 Laboratório de Publicidade e Relações Públicas Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006/09 - 2012/07 Estágio em Relações Públicas e Publicidade Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/05 - Atual SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação
2014 - Atual UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
2002/01 - Atual APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing
2011/09 - 2012/07 Centro de Estudos em Letras (CEL - UTAD)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/09 - Atual Comissão de Curso Organização e Gestão Empresariais (1º Ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/09 - Atual Comissão de Curso Marketing e Comunicação Empresarial (1º Ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/02 - Atual Vice-presidente do Conselho Pedagógico - Escola Superior de Ciências Empresariais
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017/06 - 2017/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016/06 - 2016/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016/06 - 2016/07 Membro de júri de seleção/seriação de admissão de candidatos ao 2º ciclo de estudos em Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/07 - 2015/09 Comissão de Curso Mestrado Marketing (2º Ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/06 - 2015/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/06 - 2014/09 Membro de júri de seleção/colocação do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais – Licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/06 - 2014/07 Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/06 - 2014/07 Membro de júri de seleção/seriação de admissão de candidatos ao 2º ciclo de estudos em Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09 - 2014/07 Comissão de Curso Informática de Gestão (1º ciclo) - Membro
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal