???global.info.a_carregar???
PhD in Education - ICT in Education by University of Lisbon, Institute of Education; Master in Psychology, Educational Psychology Specialization, by ISPA. Assistant professor in Institute of Education of University of Lisbon, lecturing curricular units in the PhD in Education, Education Master's degrees and the Postgraduate in Technologies and Methodologies of Programming in Basic Education. She is also coordinator of Centro de Competência em Tecnologias e Inovação (C2Ti IEUL). Member of UIDEF Research Group (Institute of Education of University of Lisbon), with the following research areas: Teachers' Professional Development and Teachers; ICT competences; Teachers' XXI Century Skills, Digital Learning, Learning Spaces and Technology Enhanced Learning. As a researcher has been member of several national and international projects.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Ricardo Gonçalves Pedro

Nomes de citação

  • Pedro, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
6819-D3BA-7691
ORCID iD
0000-0001-7434-0321

Endereços de correio eletrónico

  • aipedro@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1649-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Doutoramento em Educação - especialidade Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Tecnologias e Competências do Professor do Ensino Básico para o Séc. XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade
2011
Concluído
Curso de Formação Avançada em Educação - Especialidade de TIC na Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Projeto de tese de doutoramento 'Tecnologias e Competências do Professor do Ensino Básico para o Séc. XXI'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2008
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia - Especialização em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Autoconceito profissional e Satisfação profissional de professores " (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2016/04/15 - 2020/06/01 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/01/01 - 2015/06/24 Investigador Contratado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2010/07/12 - 2011/12/31 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2009/12/01 - 2010/06/30 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/06/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/09/01 - 2020/06/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2016/04/14 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010/09/01 - 2012/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/07/01 - 2009/09/30 Técnico Superior (Técnico Superior) INDE Intercooperação e Desenvolvimento, ONGD, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/01/01 - 2015/06/24 TECNOLOGIAS E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO PARA O SÉC. XXI
SFRH/BD/76608/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01 - 2015/06/24 Tecnologias e Competências do Professor do Ensino Básico para o Séc. XXI
SFRH/BD/76608/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016/04/01 - Atual Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015/04/15 - Atual Future Teacher Education Lab
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Em curso
2020/06/08 - 2026/06/07 Não disponível
CEECINST/00112/2018/CP1530/CT0016
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/06/08 - 2026/06/07 Not Available
CEECINST/00112/2018/CP1530/CT0016
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/09 - 2023/09 CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa CATIE / Transformative Learning Communities for Educative Inclusion
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
2019/09/01 - 2023/08/31 ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education
FCT EXPL/CED-EDG/1130/2021
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/01/01 - 2023/06/30 ReMase - Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação
EXPL/CED-EDG/1130/2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/05 - 2019/10 Maker Space na escola - um projeto para a educação do séc. XXI
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Ciência Viva
Em curso
2016/01/01 - 2019/04/30 Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/01/01 - 2019/04/30 Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/01/01 - 2019/04/30 Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab¿ (TEL@FTELab)
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/09/01 - 2018/12/31 Escola 2020 – Colearning teams
Project Escola 2020
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Nautilus Intelligent Furniture S.A
Concluído
2012/01/01 - 2015/06/24 TECNOLOGIAS E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO PARA O SÉC. XXI
SFRH/BD/76608/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/09 - 2015/03 Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e tecnologias Digitais
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/09 - 2014/12 Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2010/09 - 2014/09 Apoio à Escola Ciência Viva
ECV
Investigador
Agência Ciência Viva
Concluído
2010/09 - 2014/08 ITEC - Innovative Technologies for an Engaging Classroom
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/09 - 2011/09 Roteiros de Visita ao Pavilhão do Conhecimento
Roteiros de Visita ao Pavilhão do Conhecimento
Investigador
Agência Ciência Viva
Concluído
2010/01 - 2010/12 Intel Teach Advanced Online
Intel Teach Advanced Online
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2010/01/01 - Atual Centro de Competência em Tecnologias e Inovação
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Direcção Geral de Educação
Em curso
2020 - 2023/09 Transforming Learning Communities for Educational Inclusion
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
2021/09/01 - 2023/08/31 Apps for Good - Avaliação Externa
Investigador responsável
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pedro, Neuza; Sardinha, Lara ; Piedade, João; Cruz, Elisabete; Agonács, Nikoletta; Pedro, Ana; Rodrigues, Ana Luísa. "DIGITAL TECHNOLOGIES AND INNOVATIVE LEARNING ENVIRONMENTS: A PROJECT FOR STUDYING ITS IMPACT ON STUDENTS' PERFORMANCE AND WELLBEING". Trabalho apresentado em 17th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2023.
    Publicado • 10.21125/inted.2023.2183
  2. Alexandra Loução; Ana Pedro. "21ST CENTURY SKILLS AND INITIAL TEACHER TRAINING PROGRAMS IN PORTUGAL – WHAT DO WE KNOW?". 2023.
    10.21125/inted.2023.1150
  3. Loução, Alexandra; Pedro, Ana. Autor correspondente: Pedro, Ana. "AS COMPTÊNCIAS DO SÉCULO XXI E AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: SCOPING LITERATURE REVIEW". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio AFIRSE: A Educação e os desafios da Sociedade Contemporânea, Lisboa, 2022.
    Publicado
  4. Pedro, Ana; Matos, Joao Filipe. "Competências dos professores para o século XXI: Uma abordagem metodológica mista de investigação". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional das TIC na Educação, 2018.
    Publicado
  5. Pedro, Ana. "Projeto TEL@FTELab: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa, 2018.
  6. Pedro, Ana. "A Guidebook tool for learning scenarios design in initial teacher education.". Trabalho apresentado em International Conference on Information Communication Technologies in Education ICICTE 2018, Chania, 2018.
    Publicado
  7. Fonte, M.; Cabral, P.; Pedro, A.; Pie-Dade, J.; Silva, A.; Fonte, Magda; Cabral, Pedro ; Pedro, Ana; Piedade, Joao. "Learning scenarios in the initial teacher education: Designing a MOOC". Trabalho apresentado em Proceedings of the International Conference MOOC-MAKER 2017, Guatemala, 2017.
    Publicado
  8. Pedro, Ana. "Redesigning the Initial Teachers’ Education Practices: Project FTELab". Trabalho apresentado em 11th International Technology, Education and Development Conference, Chania, 2017.
    Publicado
  9. Amado, C.; Pedro, Ana; Pedro, A.; Amado, Carolina Batalha de Oliveira Pascoal, 1992-. "Desenvolvimento de um framework para MOOC na formação contínua docente". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, 2017.
    Publicado
  10. Pedro, N.; Pedro, Ana; Matos, J.F.. "Novas salas de aula: (re)desenhando espaços, objetos e dinâmicas". Trabalho apresentado em Seminário “Que Educação para Portugal?”, Lisboa, 2016.
  11. Pedro, N.; Pedro, Ana; Matos, J.F.. "FTE-Lab: um projeto de redesign da formação de professores para o futuro". Trabalho apresentado em 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES), Lisboa, 2016.
    Publicado
  12. Pedro, Ana; Matos, J.F.. "Competências dos professores para o séc. XXI: Em direção a um framework baseado no campo empírico". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional TIC na Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  13. Matos, J.F.; Pedro, N.; Pedro, Ana; Cabral, P.. "Tendências nas metodologias de investigação na área das tecnologias na educação: uma análise da investigação de cursos pós-graduados entre 2005 e 2013". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa, 2014.
    Publicado
  14. Matos, João Filipe; Pedro, Ana; Patrocínio, Pedro; Piedade, João; Dorotea, Nuno. "Guidelines para o desenvolvimento de atividades em espaços interativos de ciência.". 2014.
    Publicado
  15. Matos, J.F.; Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro. "Framing children practices in science and a mathematics in a free open learning site". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2012.
    Publicado
  16. Matos, J.F.; Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro. "Apropriação de uma experiência de formação na dimensão TIC no âmbito da Escola Ciência Viva". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  17. Matos, J.F.; Pedro, N.; Pedro, Ana; Cabral, P.. "Tendências nas Metodologias de Investigação em TIC na Educação (2005-2011): em direção a uma agenda de investigação". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  18. Matos, J.F.; Pedro, Ana. "Why should we bother to integrate the pencil in the primary school curriculum? – Demystifying the issue of integrating ICT in the curriculum". Trabalho apresentado em 5th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2011.
    Publicado
  19. Matos, J.F.; Pedro, Ana. "Porquê integrar o lápis no currículo do Ensino Básico?- Reflexão sobre a problemática das TIC na educação". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional TIC na Educação, Braga, 2011.
    Publicado
  20. Matos, J.F.; Pedro, Ana. "O Estudo de Caso na investigação em educação – em direcção a uma reconceptualização". Trabalho apresentado em XI Congresso SPCE, Guarda, 2011.
  21. Pedro, N.; Wunch, L.; Matos, J.F.; Pedro, Ana. "Technologies, innovation and teachers’professional development: ask the students what today’s teachers need to learn!". Trabalho apresentado em 3rd International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2010.
    Publicado
  22. Pedro, N.; Wunch, L.; Matos, J.F.; Pedro, Ana; Abrantes, P.. "Tecnologia, inovação e desenvolvimento profissional docente: ou pergunte-se aos alunos o que os professores necessitam de aprender". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação: inovação curricular com TIC, Lisboa, 2010.
    Publicado
  23. Pedro, Neuza; Wunsch, Luana; Pedro, Ana; Abrantes, Paula. "Tecnologias, inovação e desenvolvimento profissional docente no século XXI (ou, pergunte-se aos alunos o que os professores precisam de aprender)". 2010.
Artigo em revista
  1. Alexandra Loução; Ana Pedro. "What do we know about 21st Century Skills, Technologies and Initial Teachers Training? A Scoping Literature Review". Revista de Estilos de Aprendizaje (2023): https://doi.org/10.55777/rea.v16i31.5405.
    10.55777/rea.v16i31.5405
  2. João Filipe Matos; João Piedade; André Freitas; Neuza Pedro; Nuno Dorotea; Ana Pedro; Carla Galego. "Teaching and Learning Research Methodologies in Education: A Systematic Literature Review". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13020173.
    10.3390/educsci13020173
  3. Luís Tinoca; João Piedade; Sofia Santos; Ana Pedro; Sara Gomes. "Design-Based Research in the Educational Field: A Systematic Literature Review". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12060410.
    10.3390/educsci12060410
  4. Carolina Amado; Nuno Dorotea; Ana Pedro; João Piedade. "MOOCs Design: A Conceptual Framework for Continuous Teacher Training in Portugal". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12050308.
    10.3390/educsci12050308
  5. Nuno Dorotea; João Piedade; Ana Pedro. "Mapping K-12 Computer Science Teacher’s Interest, Self-Confidence, and Knowledge about the Use of Educational Robotics to Teach". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11080443.
    10.3390/educsci11080443
  6. Carolina Amado; Ana Pedro. "Elaboração de um framework para MOOC na Formação Contínua de Professores". Revista Educação em Questão (2020): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21672.
    10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21672
  7. João Piedade; Nuno Dorotea; Ana Pedro; João Filipe Matos. "On Teaching Programming Fundamentals and Computational Thinking with Educational Robotics: A Didactic Experience with Pre-Service Teachers". Education Sciences 10 9 (2020): 214-214. https://doi.org/10.3390/educsci10090214.
    10.3390/educsci10090214
  8. Pedro, Ana. "Cenários de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Informática". Revista Lusófona de Educação (2020): http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.
    10.24140/issn.1645-7250
  9. João Matos; Ana Pedro; João Piedade. "Integrating Digital Technology in the School Curriculum". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) (2019): https://doi.org/10.3991/ijet.v14i21.10863.
    10.3991/ijet.v14i21.10863
  10. Ana Pedro; João Piedade; João Filipe Matos; Neuza Pedro; Pedro, Ana; Piedade, Joao; Matos, Joao Filipe. "Redesigning initial teacher’s education practices with learning scenarios". International Journal of Information and Learning Technology (2019): https://doi.org/10.1108/IJILT-11-2018-0131.
    Aceite para publicação • 10.1108/IJILT-11-2018-0131
  11. Pedro, Ana; Piedade, Joao; Silva, Abel ; Matos, Joao Filipe. "Projeto tel@ftelab: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática". REVISTA INTERSABERES (2019):
    Aceite para publicação
  12. João, P.; Nuno, D.; Fábio, S.F.; Ana, P.. "A cross-analysis of block-based and visual programming apps with computer science student-teachers". Education Sciences 9 3 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85070624654&partnerID=MN8TOARS.
    10.23925/1809-3876.2019v17i2p344-364
  13. Amado, Carolina Batalha de Oliveira Pascoal, 1992-; Pedro, Ana. "Desenvolvimento de um referencial para MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua docente". Indagatio Didactica 10 3 (2018):
    Acesso aberto • Publicado
  14. Pedro, Ana; Matos, Joao Filipe. "Validação da escala de perceção de competências docentes para o século XXI". REVISTA INTERSABERES 12 26 (2017):
    Publicado
  15. Matos, Joao Filipe; Pedro, Ana. "WHY SHOULD WE BOTHER TO INTEGRATE THE PENCIL IN THE PRIMARY SCHOOL CURRICULUM? - DEMYSTIFYING THE ISSUE OF INTEGRATING ICT IN THE CURRICULUM". Inted2011: 5th International Technology, Education and Development Conference (2011): 1440-1446. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000326447701064&KeyUID=WOS:000326447701064.
Capítulo de livro
  1. Dorotea, Nuno; Piedade, João; Pedro, Ana. "Capacitação Digital das Escolas: Estratégia Portuguesa para a Integração Pedagógica e Organizacional do Digital". In COMPETE^NCIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO E IMPACTO NA EDUCAC¸A~O ATUAL, editado por Pedro, Neuza; Santos, Cassio; Mattar, João. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa [ebook], 2023.
    Publicado
  2. Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Piedade, João. "CAPACITAÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS: ESTRATÉGIA PORTUGUESA PARA A INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E ORGANIZACIONAL DO DIGITAL". In COMPETÊNCIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO e IMPACTO na EDUCAÇÃO ATUAL, 107-126. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, 2023.
    Publicado
  3. Piedade, J; Pedro, Ana; João Filipe Lacerda Matos. "Formação Inicial de Professores de Informática: Um olhar sobre a prática de ensino supervisionada". In Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação ¿ Inclusão e Diversidade, editado por Veiga, Feliciano Henriques. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2020.
    Publicado
  4. Pedro, Ana; Piedade, Joao; Matos, Joao Filipe. "Práticas na formação inicial de professores de informática com cenários de aprendizagem.". In Práticas na Docência da Pós-Graduação: tecnologias e significâncias. São Luiz, Brasil: EDUFMA - Universidade Federal do Maranhão, 2019.
    No prelo
  5. Piedade, Joao; Pedro, Ana; Matos, Joao Filipe. "Cenários De Aprendizagem Como Estratégia De Planificação De Aulas na Formação Inicial De Professores: O Exemplo Da Área De Informática". In Educação e Tecnologias: professores e suas práticas, 13-36. São Paulo, Brasil: Artesanato Educacional, 2018.
    Publicado
  6. Matos, Joao Filipe; Pedro, Neuza; Pedro, Ana. "REDESIGNING THE INITIAL TEACHERS' EDUCATION PRACTICES: PROJECT FTE-LAB". 7918-7925. 2017.
  7. Pedro, Neuza; Baeta, Patricia; Paio, Alexandra; Pedro, Ana; Matos, Joao Filipe. "REDESIGNING CLASSROOMS FOR THE FUTURE: GATHERING INPUTS FROM STUDENTS, TEACHERS AND DESIGNERS". 7908-7917. 2017.
  8. Patrocinio, Pedro; Pedro, Ana; Matos, Joao Filipe; SGEM. "21ST CENTURY SKILLS AND MOBILE LEARNING: THE RELATIONSHIP BETWEEN TWO CONSTRUCTS". 11-18. 2014.
  9. Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro; Piedade, Joao; Matos, Joao Filipe; Dorotea, Nuno; SGEM. "GUIDELINES FOR TECHNOLOGY-ENHANCED LEARNING ACTIVITIES IN A LIVE SCIENCE SCHOOL SETTING". 1063-1070. 2014.
Edição de número de revista
  1. Pedro, Ana; Piedade, Joao; Matos, Joao Filipe. "Technology Enhanced Learning". Sysiphus – Journal of Education 7 1 (2019):
    No prelo • Co-editor
Livro
  1. Piedade, João; Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Pedro, Neuza; Couvaneiro, Sílvia. Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Lisboa, Portugal: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Neuza Sofia Guerreiro Pedro; Pedro, Ana; João Filipe Lacerda Matos; Piedade, J; Magda Fonte. ¿Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro¿. Livro de Atas do Congresso Internacional ticEDUCA2016. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2016.
    Publicado
  3. Matos, João Filipe; Pedro, Ana; Piedade, João; Dorotea, Nuno; Patrocínio, Pedro. Atas do IV Encontro ticEDUCA Júnior. Lisboa, Portugal. 2015.
    Publicado
  4. Pedro, N.; Matos, J.F.; Pedro, A.. Digital technologies, teachers' competences, students' engagement and future classroom: ITEC project. 2014.
    10.1007/978-3-319-11200-8_80
  5. Matos, João Filipe; Pedro, Ana; Piedade, João; Dorotea, Nuno; Patrocínio, Pedro. Atas do III Encontro ticEDUCA Júnior. Lisboa, Portugal. 2014.
    Publicado
  6. João Filipe Lacerda Matos; Pedro, Ana; Pedro Patrocinio; Piedade, J. Atas do II Encontro ticEDUCA Júnior.. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2013.
    Publicado
  7. João Filipe Lacerda Matos; Neuza Sofia Guerreiro Pedro; Pedro, Ana; Piedade, J; Susana Lemos. Atas do II Encontro ticEDUCA. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Loução, Alexandra; Pedro, Ana. "COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENRIQUECIDAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ¿ INÍCIO DO ESTUDO". Trabalho apresentado em V ENJIE - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores, 2021.
  2. Amado, Carolina; Pedro, Ana. "Development of a framework for MOOC in continuous training". Trabalho apresentado em 11th International Conference on e-Learning, 2017.
  3. Amado, Carolina; Pedro, Ana. "Elaboração de um framework para MOOC: uma análise à realidade existente". Trabalho apresentado em O TELSC em números ¿ Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 2017.
  4. Amado, C.; Pedro, Ana; Amado, Carolina Batalha de Oliveira Pascoal, 1992-; Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-. "Segurança na internet para encarregados de educação: desenvolvimento de um MOOC". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação, 2016.
Relatório
  1. Pedro, Ana. 2021. Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/confianca_dos_docentes_na_utilizacao_do_digital_na_transicao_para_o_ensino_a_distancia.pdf.
  2. Pedro, Ana; Matos, J.F.; Piedade, J.; Dorotea, N.. 2017. Linhas Orientadoras para a Programação e Robótica no Ensino Básico.
  3. Pedro, Ana; Matos, J.F.. 2014. Referencial ‘Aprender com a Biblioteca Escolar. Análise e desenvolvimento de Instrumentos para avaliação da implementação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar’.
  4. Matos, J.F.; Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro; Piedade, J.. 2014. Escola Ciência Viva – perspetivas para 2014/2015. Avaliação do projeto Escola Ciência Viva..
  5. Matos, J.F.; Patrocinio, Pedro; Pedro, Ana. 2012. Escola Ciência Viva – perspetivas para 2012/2013.. http://escola.cienciaviva.pt/pdf/PreparacaoAnoLectivo2012-13.pdf.
  6. Matos, J.F.; Pedro, N.; Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro. 2012. Parecer relativo a Metas Curriculares para a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. http://c2ti.fc.ul.pt/Docs/parecer_c2ti.pdf.
  7. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Pedro, Ana; Abrantes, Paula. 2011. Teacher skills and competence development for classrooms of the future. http://hdl.handle.net/10451/26152.
  8. Carneiro, R.; Rodrigues, A.; Matos, J.F.; Almeida, J.; Queiroz e Melo, R.; Pedro, N.; Pedro, Ana; Carneiro, M.A.. 2010. Recursos Educativos Digitais - Um público. Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.. http://www.pte.gov.pt/idc/idcplg?IdcService=GET_FILE&dID=22140&dDocName=022005644.
Tese / Dissertação
  1. Bandarra, Maria Fernanda Tavares Gédéon. "A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/54710.
  2. Amado, Carolina. "Referencial para o design de MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua de professores no contexto português". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57237.
  3. Kubaski, Orian, 1959-; Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-. "Formação de docentes por adesão voluntária através de oficinas virtuais : uma solução viável?". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/33388.
  4. Ramos, Cláudia Pereira de Rezende de Castro; Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-. "Metodologias de investigação na área das TIC na educação : análise em dissertações de mestrado brasileiros entre 2005 e 2015". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/26692.
  5. Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-; Matos, João Filipe, 1950-. "Tecnologias e competências dos professores do ensino básico para o séc. XXI". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10451/18408.
Website
  1. Pedro, Ana. Guidebook – Design de Cenários de Aprendizagem. Ferramenta digital para a formação inicial e contínua de professores. 2018. http://ftelab.ie.ulisboa.pt/tel/gbook/.

Outros

Outra produção
  1. O estudo de Caso na Investigação em educação - em direção a uma reconceptualização. 2011. Matos, João Filipe; Pedro, Ana.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/10/20 As competências e as habilidades do professor do séc. XXI IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Editora Positivo (Curitiba, Brasil)
2018/04 Experiences of Master in Digital Technologies in Education and Specialization Program on Coding for teachers. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
2018 As competências e as habilidades do professor do séc. XXI. VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE)
(Curitiba, Brasil)
2018 As competências e as habilidades do professor do séc. XXI. IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
(Curitiba, Brasil)
2018 Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico: Linhas Orientadoras do Projeto Encontro Ciência 2018, Fundação para a Ciência e Tecnologia
(Lisboa, Portugal)
2018 Experiences of Initial Teacher Education in Lisbon University: Master in Teaching Informatics. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
2017/06/29 TEL@FTELab: um exemplo na e para a formação de professores. Conferência Inovar Práticas, Abrir Horizontes.
Agrupamento de Escolas São João da Talha (Lisboa, Portugal)
2017 Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico: Linhas Orientadoras do Projeto. Lançamento das Linhas Orientadoras para a Probótica.
Ministério de Educação (Lisboa, Portugal)
2016/09/07 Salas de aula do futuro: um exemplo na e para a formação de professores. Dia da Educação
Câmara Municipal de Pombal (Pombal, Portugal)
2013/12/14 Competências dos Professores para o Século XXI. Seminário Formação Inicial de Professores para a Escola do Futuro
(Portugal)
2013/11/23 Capacidades digitais dos professores e a sala de aula do futuro. Tecnologias Inovadoras para uma Sala de Aula do Futuro. O projeto iTEC: balanço e um olhar prospetivo.
Direção Geral de Educação – Ministério de Educação (Lisboa, Portugal)
2012 Práticas pedagógicas inovadoras no ensino básico e secundário. II Congresso Internacional TIC e Educação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Competências do século XXI e práticas pedagógicas enriquecidas por tecnologias digitais na formação inicial de professores Formação Inicial de Professores;
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - Atual Perceções dos Docentes Acerca da Inovação Pedagógica em Habitats Digitais
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/10 - Atual Tecnologia e educação: a formação docente no PARFOR/UFRA
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/10 - Atual Gestão de processos educativos: uso das tecnologias para superação das repetências na 1ª série do ensino médio
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/09 - Atual Influência das Ações Educativas de Sucesso, do Projeto Comunidades de Aprendizagem – INCLUD-ED, nas competências dos alunos da educação pré-escolar, 1.º, 2º e 3º ciclos dos Ensino Básico
Orientador
Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - Atual DESENVOLVIMENTO DE UM REFERENCIAL PARA MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES) NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE
Orientador
Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - Atual A INTEGRAÇÃO DAS TIC NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - Atual Um Estudo com Base no Modelo TPACK: Análise das Percepções Docentes na Escola Amando de Oliveira
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/09 - 2022/07 Referencial para o design de MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua de professores no contexto português
Orientador
ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 O Potencial do Digital nas Escolas
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/09 - 2021/11 Expansão do léxico no ensino do português : terceira língua : com recursos digitais
Coorientador
ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2,0 no processo de aprendizagem
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Uso das TIC no Aprendizado de Teoria Musical para o Canto Coral
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2020 Expansão do Léxico no Ensino do Português - Terceira Língua - com Recursos Digitais
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 O papel da arte e tecnologia na caracterização da cidade como espaço inovador de aprendizagem
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2019 Os recursos tecnológicos como potencializadores de aprendizagem e as necessidades educativas dos atletas de alto rendimento em idade escolar obrigatória
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2019 O papel da arte e tecnologia na caracterização das cidades como espaço inovador de aprendizagem
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Formação de docentes por adesão voluntária através de oficinas virtuais. Uma solução viável?
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 " Influência das Ações Educativas de Sucesso do Projeto Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED nas Competências dos alunos da educação pré-escolar, 1º, 2º, e 3º ciclos do Ensino Básico"
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Metodologias/Métodos de Aprendizagem das Tecnologias Assistivas do Espaço Multifuncional
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2018 METODOLOGIAS/MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DO ESPAÇO MULTIFUNCIONAL
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2018 FORMAÇÃO DE DOCENTES POR ADESÃO VOLUNTÁRIA ATRAVÉS DE OFICINAS VIRTUAIS UMA SOLUÇÃO VIÁVEL?
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Referencial para o Design de MOOC (Massive Open Online Courses) na Formação Contínua de Professores no Contexto Português.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Arte com Mídias Emergentes: Educação Digital Crítica
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Metodologias de Investigação na Área das TIC na Educação: Análise em Dissertações de Mestrado Brasileiros entre 2005 e 2015
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2017 Arte com Mídias Emergentes: Educação Digital Crítica
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Segurança na Internet Para Encarregados de Educação: Desenvolvimento de um MOOC
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 Metodologias de Investigação na Área das TIC na Educação: Análise em Dissertações de Mestrado Brasileiros entre 2005 e 2015
Orientador
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 SEGURANÇA NA INTERNET PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC
Orientador
Mestrado em Educação e Formação, tema Educação e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/02/18 - Atual Seminário Nacional de Ambientes Educativos Inovadores: "Da sala de aula do futuro à escola do presente" (2017/02/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2017/02/10 - Atual IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2017/02/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
2018/09/06 - 2018/09/08 V Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2018 (2018/09/06 - 2018/09/08)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
2016/09/07 - 2016/09/09 IV Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2016 (2016/09/07 - 2016/09/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/01/22 Contribuições do quadro TPACK para formação de professores de língua portuguesa: uma proposta de trilha de aprendizagem
Arguente principal
Cíntia Marinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 O papel da arte e tecnologia na caracterização da cidade como espaço inovador de aprendizagem
Orientador
Soraya Vasconcelos (Mestrado)
2019 Os recursos tecnológicos como potencializadores de aprendizagem e as necessidades educativas dos atletas de alto rendimento em idade escolar obrigatória
Orientador
Ana Filipa Carmo (Mestrado)
2018/12 O uso da tecnologia assistiva com alunos disléxicos
Arguente principal
Fabiana Teixeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/12 Tecnologia na Educação Infantil: Contribuições das Tecnologias Digitais no processo de construção da documentação pedagógica
Arguente principal
Amanda Couto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 Eficácia de uma metodologia de e-learning síncrona face a aulas presenciais nos cursos técnicos: perceção dos alunos
Arguente
Sandra Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 O Potencial Colaborativo Do Geogebra Na Concretização Das Metas Curriculares Em Matemática No Ensino Básico
Arguente principal
Sérgio Cortes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 Ensino de formulários Web dinâmicos para acesso a ficheiros recorrendo à aprendizagem baseada em projetos
Presidente do júri
João Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 Introdução do b-learning em um centro de formação profissional
Arguente principal
Érica Terra (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 TRAiL: Transforming Assessment into Learning. Conceptualização de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa
Vogal
Nuno Dorotea (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 Metodologias/Métodos de Aprendizagem das Tecnologias Assistivas do Espaço Funcional
Orientador
Letícia Almeida (Mestrado)
2018 Formação de docentes por adesão voluntária através de oficinas virtuais Uma solução viável?
Orientador
Orian Kubaski (Mestrado)
2017 Ensino do espanhol como segunda língua e língua estrangeira em contextos virtuais de aprendizagem
Arguente principal
Arthur Soares (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 A digital environment to run online simulation exercises of public health crisis
Arguente principal
Rodrigo Filipe (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 Fatores determinantes na adoção e uso continuado da plataforma moodle numa institução de ensino superior
Arguente principal
Sofia Batista (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 Arte com Mídias Emergentes: Educação Digital Crítica
Orientador
Beatriz Ramos (Mestrado)
2016 Ambiente virtual de aprendizagem: criação de um curso online em regime e-learning Cátia Cunha (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 As TIC como elemento promotor de aprendizagens: Construção e implementação de uma plataforma e-learning
Arguente principal
Marco Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 MOOCs desenvolvidos no Ensino Superior Português: Análise de modelos pedagógicos e estratégias de funcionamento utilizados
Arguente
Patrícia Baeta (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 Conceção de cursos online
Arguente principal
Inês Rodrigues Vicêncio (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 Tecnologias Móveis na educação: processos e desenvolvimento de soluções para o design de espaços de aprendizagem
Arguente
Paulo Guimarães (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 Análise das práticas inovadoras na rede municipal de São Paulo com a utilização da linguagem de programação SCRATCH
Arguente
Kátia Souza (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 A influência do papel do tutor na interação em fóruns de discussão: Um estudo em EAD com base na Análise de Redes Sociais
Arguente
Fernanda Razera (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 Aprendizagem baseada em cenários e a integração das tecnologias digitais: experiências desenvolvidas na biblioteca de uma escola do 1º ciclo
Arguente
Mónica Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 Análise de redes sociais no estudo das interações em fóruns de discussão: o caso de uma disciplina de mestrado em regime de e-learning
Arguente
Isabel Lavrador (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 Segurança Na Internet Para Encarregados De Educação: Desenvolvimento De Um Mooc
Orientador
Carolina Amado (Mestrado)
2016 Metodologias de Investigação na Área das TIC na Educação: Análise em Dissertações de Mestrado Brasileiros entre 2005 e 2015
Orientador
Claudia Ramos (Mestrado)
2015 NEST - Novo Estudo Sem Tutor
Arguente
António Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/06 - Atual Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges
2018/09 - 2018/09 V Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2016
2018 - 2018 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2018
2016/09 - 2016/09 IV Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2016

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Intersaberes - UNINTER (1809-7286)
2018 - 2019 Sysiphus – Journal of Education (2182-8474)
2018 - 2018 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2018 - 2018 Indagatio Didactica (1647-3582)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/05 - Atual Consultoria à Editora Positivo Ltda. (Brasil) para a implementação do Projeto Piloto Espaços de Aprendizagem Inovadores. Protocolo estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Editora Positivo Ltda. (Brasil) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/09 - 2018/08 Projeto Escola 2020 – Colearning teams, desenvolvido em parceria pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Nautilus Intelligent Furniture S.A. 2017-2018. Parceiros: Agrupamento de Escolas Senhora da Hora, Park International School. Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/09 - 2018/08 Consultadoria a Camara Municipal de Cascais na Implementação do Projeto ‘Sala de Aulas Inovadora’ a realizar no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo no ano letivo 2017/2018 Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/09 - 2014/09 Colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do protocolo realizado entre o IEUL e a RBE. Esta colaboração operacionaliza-se em reuniões periódicas com os membros da equipa RBE; realização de seminários para professores bibliotecários; desenvolvimento de estudos de avaliação de projetos da Rede de Bibliotecas Escolares Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/01 - 2013/12 Colaboração com a Universidade de Cabo Verde, no âmbito do projeto Museu Virtual da Educação de Cabo Verde Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - Atual Elearning e Formação a distância Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - Atual Seminário Temático I Doutoramento em Educação: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Tema: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges. (Doutoramento)
2016 - Atual Seminário Temático II Doutoramento em Educação: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Tema: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - Atual Seminário de Investigação e Projeto Curso Pós-Graduado de Especialização de Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Outros) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - Atual Projeto Curso Pós-Graduado de Especialização de Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Outros) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 Tecnologias Educativas Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 Tecnologias móveis Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2016 Habitats Digitais em Educação Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2015 Metodologias de Investigação I Mestrado em Educação e Formação, especialização E-learning e Formação a Distância (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2015 Seminário de Investigação e Projeto Mestrado em Educação e Formação, especialização E-learning e Formação a Distância (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2015 Metodologias de Investigação I Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2015 Metodologias de Investigação II: Módulo de Análise de dados Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2013 Metodologias de Investigação I Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2013 Metodologias de Investigação II: Módulo de Métodos Mistos Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2012 Formação Mediada por Plataformas LMS Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2012 Metodologias de Investigação II: Módulo de Estudos Etnográficos Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2012 Metodologias de Investigação II: Módulo de Estudos Etnográficos Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Distinções

Outra distinção

2011 PhD Grant with the reference SFRH/BD/76608/2011 byFundação para a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal