???global.info.a_carregar???
Sou Flávia Lira, designer e pesquisadora pernambucana, do nordeste brasileiro. Doutoranda em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal; mestra em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2016); especialista em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1998). A formação em Design (graduação e mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco) permitiu vivências múltiplas tecidas por meio de ações/ formações, de práticas artísticas e educativas (formais e não-formais), entrelaçando o design às artes, à cultura, à pesquisa e à educação. Estive professora no curso de graduação em Design da UFPE (2021-2022) e na UNIFAVIP (2013-2016) em disciplinas teóricas e projetuais. Fui co-gestora do Centro de Design do Recife/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, do governo municipal do Recife (2007-2010), debatendo a relação política na arte/ cultura e construindo ações entre linguagens artísticas. Atualmente, estou inscrita no Programa Doutoral de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, e, nesse âmbito, entre dezembro/ 2022 e novembro/ 2023, coordenei a linha editorial do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS EDIÇÕES). A minha prática investigativa tem sido marcada pelos atravessamentos de vivências em coletividade, dos compartilhamentos em eventos acadêmicos, artísticos e culturais (apresentando diversas comunicações e publicações enquanto investigadora/ colaboradora do i2ADS), e aprendizagens cotidianas em movimento, escuta e diálogo com o que pulsa no interior dos grupos dos quais participo, da sociedade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Flávia Wanderley Pereira de Lira

Nomes de citação

  • Lira, Flávia

Identificadores de autor

Ciência ID
6815-182A-AC22
ORCID iD
0000-0001-6993-0562

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2017/09 - 2021
Em curso
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Modos de vida: desenhos de r-existência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017/05/04
Concluído
Design (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Design e Artesanato: ComParTrilhando Caminhos para Inovação Social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/08
Concluído
Especialização em Economia da Cultura (Postgraduate Certificate)
Especialização em Economia da Cultura
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2007/09/10
Concluído
Design (Bachelor)
Especialização em Projeto de Produto
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
1998/10/20
Concluído
Ciência da Computação (Bachelor)
Universidade Católica de Pernambuco, Brasil
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/04 - 2010/11 Gerente de Serviços do Centro de Design do Recife Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12/01 - 2023/11/30 Coordenação da linha editorial do i2ADS (i2ADS EDIÇÕES) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2021/02/01 - 2022/12/31 Professor Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/06/27 - 2022/11/09 Professora orientadora de monitoria História da Arte Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/07/01 - 2022/11/04 Professora orientadora de monitoria História do Design Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2013/08/01 - 2016/12 Professor Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018/09/01 - Atual Deslocações - Conceição das Crioulas, Cabo Verde, Moçambique e Portugal
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Em curso
2018/01/01 - Atual Descolonização da Educação Artística
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Em curso
2021/10/28 - 2023/09/27 Terras de fiar. Trocas de saberes com a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro-PE)
1576/20
Produção cultural
FUNDARPE
Em curso
2021/01/05 - 2021/07/20 Raízes aéreas de um mangue vermelho
Produção cultural
Governo Federal do Brasil
Concluído
2018/08/01 - 2019/07/25 Impressões Ser&Gráficas
2091/2017
Desenvolvimento técnico
FUNDARPE, Brasil
FUNDARPE
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lira, Flávia. "Pass-agem. Relato de uma experimentação incorporada". Derivas #6. Derivas a partir de Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico na CPLP, com foco nos casos de Cabo Verde e Moçambique 6 (2022): 385-394. https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2022/12/derivas-6_i2ADS-edicoes-1.pdf.
    Publicado
  2. Lira, Flávia Wanderley Pereira de; Paiva, José Carlos de; Amaral, Maria das Vitórias Negreiros do. "Processos de resistência:". Conhecer: debate entre o público e o privado 9 23 (2019): 198-219. http://dx.doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1422.
    Publicado • 10.32335/2238-0426.2019.9.23.1422
Capítulo de livro
  1. Lira, Flávia Wanderley Pereira de. "A escuta entre nós: reflexões a partir das vozes das comunidades". In 25_ID: ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais, editado por Rita Rainho; i2ads, 115-119. Porto, Portugal: i2ADS, 2021.
    Publicado
  2. Silva, Fabiana Ana da; Lira, Flávia Wanderley Pereira de. "Crença, fé e tradição: relatos de uma pedagogia além dos conceitos e preconceitos, na disciplina de ensino religioso no quilombo de Conceição das Crioulas (PE/BR)". In IMAGINARIOS Y REPRESENTACIONES DE LA EDUCACIÓN, editado por FELIPE ALIAGA SÁEZ; DIEGO EDUARDO APOLO BUENAÑO; FRANCISCO SAMUEL MENDOZA MOREIRA, 53-76. Veracruz, México: ©RED IBEROAMERICANA DE ACADEMIAS DE INVESTIGACIÓN A. C.2021, 2021.
    Publicado
  3. Lira, Flávia Wanderley Pereira de. "Travessias e atravessamentos". In Partilha de Reflexões sobre as Artes, as Lutas, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, editado por José Carlos de Paiva; i2DAS, 199-209. Porto, Portugal: i2ADS, 2021.
    Publicado

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Amaral, Maria das Vitórias Negreiros do; Lira, Flávia; Reis, Ane Beatriz; Carvalho, Elizabeth; Moreira, Kelly. 2021. "O QUE É COM.PAR.TRILHAR?". Com.par.trilhando Artes. Rádio Paulo Freire/ Universidade Federal de Pernambuco.

Outros

Outra produção
  1. Ways of doing: exercising dialogues between design, handicraft and social innovation. Apresentou o trabalho Ways of doing: exercising dialogues between design, handicraft and social innovation no 6º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável + International Symposium on Sustainable Design, em agosto, na cidade de Belo Horizonte, Brasil. 2017. Lira, Flávia; Leonardo Augusto Gómez Castillo; Maria das Vitórias Negreiros do Amaral. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ways-of-doing-exercising-dialogues-between-design-handicraft-and-social-innovation-26522.
    10.5151/sbds-issd-2017-038
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/17 Terras de fiar: cultivando sentidos com o território 8ei_ea – Encontro Internacional sobre Educação Artística. Práticas e Epistemologias da Educação Artística em Moçambique: Desafios e Olhares Locais
ECA/UEM - Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2023/02/17 Terras de fiar: um relato de experiência das trocas com as artesãs da Comunidade de Conceição das Criouolas (Brasil) 9º EPRAE - Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/10 Formas parideiras de outras formas: relatos, vivências e experimentação artística com a argila. 7ei_ea – Encontro Internacional sobre Educação Artística: Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico na CPLP: Casos de Cabo Verde e Moçambique
(Mindelo, Cabo Verde)
2020/12/05 Nós e as Nanãs: as narrativas plurais e os mistérios da eremita interior VII Encontros Arcanos: Solitude e Processos de Individuação – A Dimensão Invisível do Trabalho sobre Si Mesmo nas Artes e na Cena
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
2020/09/21 Crença, fé e tradição: relatos de uma pedagogia além dos conceitos e preconceitos, na disciplina de Ensino religioso no Quilombo de Conceição das Crioulas (PE/BR) I SEMINARIO INTERNACIONAL Y III SEMINARIO COLOMBIANO DE IMAGINARIOS Y REPRESENTACIONES
Universidad Santo Tomás (Bogotá, Colômbia)
2020/09/09 A escuta entre nós: reflexões a partir das vozes das comunidades Diálogos entre Brasil e Portugal: o ensino artístico que temos e o que queremos
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/08 Mulheres Fatechas: revelando os vestígios dos corpos-mangue V Encontros Arcanos
UFPE (Recife, Brasil)
2018/07 Modos de viver: pescando experiências tecidas com as mulheres fatechas na rede design-artesanato 30º Encontro APECV/ 3º Congresso Íbero americano de Educação Artística RIAEA
(Coimbra, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/14 - 2023/10/14 O evento "COLETIVOS IMPOSSÍVEIS: esforços persistentes de ação anti-colonial" foi realizado pelo IDENTIDADES Coletivo Ação-Investigação no espaço MIRA FORUM, com a proposta de apresentar e aproximar investigadoras/es e suas práticas artísticas da sociedade ao realizar um conjunto de atividades, tais como, leituras performativas, feira de obras de arte, mesas redondas, filme e performance. (2023/10/14 - 2023/10/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal
2023/07/09 - 2023/07/14 O III ENCONTRO COM AS ARTES, AS LUTAS, OS SABERES E OS SABORES DO QUILOMBO DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS, com a temática "EDUCAÇÃO, ARTES E DEMOCRACIA PARA O COMBATE AO RACISMO", teve como objetivo não só de compartilhar pesquisas e saberes, mas, sobretudo, dar visibilidade às lutas quilombolas pelo direito à educação, ao território, à comunicação entre outras; criar e fortalecer redes de apoio; buscar parcerias que se somem no processo de combate a todo e quaisquer tipos de opressão e racismo. (2023/07/09 - 2023/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
AQCC - Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Brasil

Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal
2023/07/01 - 2023/07/01 O evento "IDENTIDADES por brasis pernambucanos" foi uma ação realizada pelo IDENTIDADES/Colectivo Ação-investigação/i2DAS no Instituto Pernambuco Porto Brasil e contou com exposição, feira de obras de arte, mostra de curtas, oficinas e performances. (2023/07/01 - 2023/07/01)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal
2007/04 - 2010/11 Produção de eventos, tais como o Revela Design, o Articula Design, realizados anualmente de 2007 a 2010, o Cine Design, realizado anualmente desde 2008, e o Fronteiras Tipográficas, realizado bienalmente, desde 2008 (2007 - 2010)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Design do Recife/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil
2007 - 2010 Promoção de workshops, palestras e oficinas focados na formação dos profissionais de design e no diálogo com áreas afins, como as artes visuais, o cinema, a música, a literatura, entre outras (2007 - 2010)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Design do Recife/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil
2007 - 2010 Produção de exposições e mostras relevantes à área de arte e design, como: Ritmos e Imagens: uma viagem pelos discos de Jackson e Gonzagão, em 2009; Tipografia Vernacular: do analógico ao digital; e, Getúlio Cavalcanti e Vicente do Rêgo Monteiro: da rua à galeria, em 2010; e a Bienal Tipos Latinos, em 2008 e 2010 (2007 - 2010)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Design do Recife/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/14 - Atual Participação com a obra "Sombras de Nazaré" (aquarela com geopigmento), na exposição coletiva de artes plásticas chamada OBRA-DÁDIVA acolhida pelo Instituto Camões - Centro Cultural Português, em Maputo, Moçambique. Foi inaugurada em 14/ 11/ 2023, com a organização da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Exposição
OBRA-DÁDIVA exposição coletiva de artes plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/07/21 - 2023/08/26 Participação com a obra "Passarás" na exposição "Soenga António Quadros - Artes de um Andarilho", Museu Terras de Besteiros - Museu Municipal de Tondela, Portugal, de 21/ 07 a 26/ 08/ 2023. Idealizada pela ACERT, acolhida pelo Município de Tondela e pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, congregou 30 peças de 30 ceramistas cozidas na soenga tradicional de Molelos.
Exposição
Soenga António Quadros - Artes de um Andarilho
Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT, Portugal
2023/07/10 - 2023/07/11 Ministrante da oficina "Cores e formas do Imaginário", em parceria com Ane Beatriz Reis, no evento internacional 3º Encontro com as Artes, com a Luta, com os Saberes e com os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, no Brasil, no período de 10 a 11 de julho de 2023. A oficina foi direcionada à experimentação artística com diferentes técnicas utilizando geopigmentos dos barreiros da comunidade e foi ofertada às turmas do turno manhã e da tarde, da Escola Municipal Bevenuto Simão de Oliveira.
Encontro
3º Encontro com as Artes, com a Luta, com os Saberes e com os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas
AQCC - Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Brasil

Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal
2023/07/01 - 2023/07/01 Realização da performance "Nós entre nós", apresentada no evento "IDENTIDADES por brasis pernambucanos" no Instituto Pernambuco Porto Brasil. A performance ritualiza, por meio de um ponto da Jurema Sagrada, o ato de desfazer os "nós" coloniais em nós. Com a participação do público, percorre-se um caminho, feito com a técnica de crochê de dedo, por onde os presentes são solicitados a desfazer os "nós" cantando. Ao final, foi realizada uma roda de conversas.
Outro
Performance "Nós entre nós" - evento "IDENTIDADES por brasis pernambucanos"
Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal
2022/10/20 - 2022/11/29 Curso de Extensão intitulado Diálogos sobre Natureza, Cosmologias e Territórios, realizado no formato remoto com a Oficina Francisco Brennand em parceria com a UFPE.
Oficina (workshop)
Diálogos sobre Natureza, Cosmologias e Territórios
Oficina Francisco Brennand , Brasil

Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2022/09/10 - 2022/11/26 Curso de extensão e formação de professores em geopigmentos e tintas artesanais como recurso didático no ensino fundamental e médio, do Projeto Cores do Recife, vinculado à Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE/UFPE, 40 horas.
Outro
Geopigmentos e sua aplicação no ensino de Ciências Naturais, Humanas e Artes & Produção de tintas artesanais a partir de geopigmentos
Universidade Federal de Pernambuco - Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste/Cecine/Proexc, Brasil
2022/10/06 - 2022/11/04 Performance/instalação "chamados te(r)cidos" partilha e ritualiza, junto ao público, o desfazimento de nós (pouco mais de 40 metros, feitos com linha de algodão e tricô de dedo) como metáfora dos equívocos que construímos nos percursos da (nossa) vida/existência (humana) e que urge desfazê-los. Convoca-nos a agir, coletivamente.
Exposição
Tramações: Não é tempo de pontos finais (4ed)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2022/02/16 - 2022/02/18 Comunicação em roda de conversas, no 9º Encontro em Práticas de Investigação e Educação Artística, com o título Terras de fiar: um relato de experiência das trocas com artesãs da comunidade de Conceição das Crioulas (Brasil), como reflexão parcial da pesquisa em desenvolvimento no doutoramento em Educação Artística na FBAUP.
Encontro
9º Encontro em Práticas de Investigação e Educação Artística
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/07 - 2018/07 Participou da roda de conversa "Cultura popular no contexto da arte educação", no II Encontro de Artes Culturas e Saberes dos Sertões (afro-luso-brasileiro), realizado pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em julho, na cidade de Quixadá, Ceará, Brasil
Encontro
II Encontro de Artes Culturas e Saberes dos Sertões (afro-luso-brasileiro)
Casa de Saberes Cego Aderaldo, Brasil
2018/04/05 - 2018/04/07 Participação no 5 Encontro Internacional sobre Educação Artística - 5 EI_EA, realizado em Tondela, entre 05 e 07 de abril de 2018. Como parte do evento, vivenciou a oficina de modelagem em argila, realizada pelos artistas Xana Monteiro e Carlos Lima, em Molelos, e conheceu os ateliês dos artesãos da louça preta tradicional.
Encontro
5 Encontro Internacional sobre Educação Artística - 5 EI_EA
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/04 Grupo Flor do Barro: a cerâmica narrativa de mulheres artesãs do Alto do Moura - Caruaru/PE
Arguente
Marília Brandão (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2017 Design de superfície como ferramenta para a valorização profissional: um estudo de caso da Fundação Casa Grande
Arguente
Safira Maria de Lima Rosa (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016 O design de moda e a modelagem criativa: a experimentação da técnica TR Pattern de Shingo Sato
Arguente
Juliana Maria Galindo Ferreira (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/04/01 - 2021/11/01 Consultoria artística e na produção da publicação do HQ "Conceição contra o Corona: ancestralidade no combate à pandemia". Relaciona pesquisa e enfrentamento da covid-19, em uma parceria entre o Progama de Pós-Graduação em Artes Visuais-PPGAV/ UFPE/ UFPB, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário e a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
2014/11/01 - 2015/05/31 Consultoria multidisciplinar, que visou contribuir para o empoderamento das mulheres marisqueiras e esposas de pescadores da Colônia de Pescadores Z-2 do Município de Paulista/PE, a partir do desenvolvimento do artesanato, de forma associativa. Instituto de Administração e Tecnologia/ Universidade de Pernambuco, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/01/31 - Atual História da Arte/ Turma 2021.2 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/07/01 - 2022/11/07 História do Design/ Turma Tarde 2022.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/06/27 - 2022/11/07 História da Arte/ Turma 2022.1 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. História da Arte (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/06/27 - 2022/11/07 História da Arte/ Turma 2022.1 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/07/01 - 2022/11/04 História do Design/ Turma Noite 2022.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/01/31 - 2022/05/23 História da Arte/ Turma 2021.2 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/02/04 - 2022/05/20 História do Design/ Turma Noite 2021.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2022/02/04 - 2022/05/20 História do Design/ Turma Tarde 2021.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/09/24 - 2021/12/30 História do Design/ Turma Noite 2021.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/09/24 - 2021/12/30 História do Design/ Turma Tarde 2021.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/09/20 - 2021/12/30 História da Arte/ Turma 2021.1 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/09/20 - 2021/12/30 História da Arte/ Turma 2021.1 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/05/28 - 2021/09/04 História do Design/ Turma Noite 2020.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/05/28 - 2021/09/04 História do Design/ Turma Tarde 2020.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/05/24 - 2021/09/04 História da Arte/ Turma 2020.2 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/05/24 - 2021/09/04 História da Arte/ Turma 2020.2 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/02/05 - 2021/04/30 História do Design/ Turma Tarde 2020.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/02/04 - 2021/04/30 História do Design/ Turma Noite 2020.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/02/01 - 2021/04/30 História da Arte/ Turma 2020.1 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2021/02/01 - 2021/04/30 História da Arte/ Turma 2020.1 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. Design (Bachelor) Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
2019/08/01 - 2019/11/30 Formação artística e sócio-política, com os resíduos da pesca e outros insumos, realizado com as pescadoras e marisqueiras da Colônia Z20, Ilha de Itamaracá, Brasil, no Programa Chapéu de Palha - Pesca, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Governo de Pernambuco. A arte e o artesanato foram dispositivos de ação-reflexão a fim de discutir os conteúdos de gênero, de discriminação de classe/ trabalho, questões raciais ligadas a afro-descendência. Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES), Brasil
2018/08/01 - 2018/11/30 Formação artística e sócio-política, com os resíduos da pesca e outros insumos, realizado com as pescadoras e marisqueiras da Colônia Z20, Ilha de Itamaracá, Brasil, no Programa Chapéu de Palha - Pesca, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Governo de Pernambuco. A arte e o artesanato foram dispositivos de ação-reflexão a fim de discutir os conteúdos de gênero, de discriminação de classe/ trabalho, questões raciais ligadas a afro-descendência. Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES), Brasil
2013/08/01 - 2016/12/12 Design e Entorno(60h) - 2013/2014; Marketing e Design(60h) - 2014/2015; Fotografia(60h) - 2015; Projeto Interdisciplinar: Criação de Moda (100h) - 2014/2015;  Elaboração e Organização de Eventos (60h) - 2014/2016; Empreendedorismo (60h) - 2014; Projeto Interdisciplinar: Planejamento de Moda (140h) - 2015; Temas Tecnológicos em Fundamentos do Design (40h) - 2015; Estudos dirigidos em Design e Entorno (30h); Marketing e Design (30h); Elaboração e Organização de Eventos (30h) - 2016 Design de Moda (Bachelor) Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil
2013/08/01 - 2016/12/12 Em 2016: Temas Tecnológicos em Fundamentos do Design(40h); Gestão de Marcas ­ Branding(60h); Projeto de Design ­ Identidade Visual(60h); Tópicos Avançados em Design Gráfico(60h); Temas Tecnológicos em Gestão do Design(40h) Design Gráfico (Bachelor) Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil
2013/08/01 - 2016/12/12 Design e Entorno(60h) - 2013/2014  Marketing e Design(60h) - 2014 Design de Interiores (Bachelor) Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil
2012/03 - 2012/03 Ministrou o workshop "Da produção ao Design: um olhar sobre a produção dos Caboclinhos", em Goiana, durante o Festival Pernambuco Nação Cultural – Mata Norte. Da produção ao Design: um olhar sobre a produção dos Caboclinhos FUNDARPE, Brasil
2012/03 - 2012/03 Ministrou a oficina "Re-significação da Indumentária do Maracatu em Acessórios de Moda", em Nazaré da Mata, durante o Festival Pernambuco Nação Cultural – Mata Norte. Re-significação da Indumentária do Maracatu em Acessórios de Moda

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/06/02 - Atual Entrevista concedida para o programa Com.par.trilhando Artes Visuais/ Produção e Veiculação de Programa Radiofônico de Caráter Voluntário na Rádio Paulo Freire sobre o significado do termo Com.par.trilhando na pesquisa de mestrado intitulada "Design e artesanato: compartrilhando caminhos para inovação social" Artes
2021/03/01 - 2022/02/28 Com.par.trilhando Artes Visuais/ Produção e Veiculação de Programa Radiofônico de Caráter Voluntário na Rádio Paulo Freire Artes

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014/05/06 - 2014/05/06 Participação da comissão de avaliação técnica de projetos propostos para a área de Economia Criativa referente ao Edital de Convocação para a composição de programação do Festival de Inverno de Garanhuns.
Membro
FUNDARPE, Brasil
Distinções

Prémio

2006 Prêmio Ivan Assumpção de Macedo
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil