???global.info.a_carregar???
Designer, professor-researcher and curator-collector. Postdoctorate in Typefounding (2023) and PhD in Typography (Design), with a European Doctorate Mention, from the University of Barcelona (2003). Degree in Communication Design/Graphic Art from Faculty of Fine Arts of the University of Porto (1989). He has carried out artistic and professional activities since 1983, with emphasis on graphic design, editorial design, visual identity, and typography. He founded in Porto, Portugal, the studio Antero Ferreira Design (1991) and the school-company Alquimia da Cor (1995). Professor of the Department of Design at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (since 1989). Academic Coordinator of the Office for In-service Training at Faculty of Fine Arts of the University of Porto (since 2021). Integrated member of the Research Institute for Design, Media and Culture (ID+), where he is the founder and coordinator of the NIT/Typographic Research Network (since 2022). Visiting professor, assessor, speaker and consultant member in various institutions, such as: A3ES/Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (Lisbon), Birmingham Institute of Art & Design of the Birmingham City University (England), École Estienne (Paris), High School of Arts and Design (Matosinhos), IADE/IPAM of the Creative University (Lisbon/Porto), Nova Scotia College of Art & Design (Canada), University of Algarve, University of Aveiro, University of Barcelona, Universidade Católica Portuguesa (School of Arts), University Fernando Pessoa (Porto), University of Lisbon, University of Minho, Universitat Politècnica de València, and Universitat Ramon Llull (Barcelona). He has collaborated as an expert and assessor in cases related to professional activity and training, copyright, ethics and deontology (ANQ, DGERT, IEFP, Erasmus+, Ministry of Justice and the Portuguese Criminal Investigation Department), and in Professional Specialist Qualification exams in various Polytechnic Institutes in Portugal (Bragança, Cávado and Ave, Coimbra, Leiria, Maia, and Portalegre). He was president of the Technical and Deontological Council of the National Association of Designers (AND), between 2005-2012. Member and scientific consultant of various national and foreign institutions, competitions, and journals, such as: Adobe Systems (USA), AHHP/Hispanic Association of Paper Historians (Madrid), ET/Typography Meeting (Portugal), ICoD/International Council of Design (Canada), Indigo Design Award (Netherlands), PHS/Printing Historical Society (London), and Revista Portuguesa de História do Livro (Lisbon).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joaquim Antero Magalhães Ferreira
Data de nascimento
1963/11/26
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Ferreira, Antero
  • Ferreira, Joaquim Antero Magalhães
  • Magalhães Ferreira, Joaquim Antero
  • Ferreira, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
661B-FAAF-E372
ORCID iD
0000-0003-0933-0869
AuthenticusID
R-002-780

Endereços de correio eletrónico

  • jferreira@fba.up.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (351) 936166391 (Pessoal)

Moradas

  • Avenida Rodrigues de Freitas, 265, 4049-021, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
  • Rua Dr. Vasco Valente, bloco 6, 60 2E, 4100-493, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Catalão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023
Concluído
Typefounding (Pós-doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
Approved
2003
Concluído
Oficina Álvares Ribeiro (OAR): a family of printers, editors, booksellers and papermakers, from Porto and Vizela (Portugal), from the 18th to the 20th century (Doctor)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
"Oficina Álvares Ribeiro (OAR): uma família de impressores, editores, livreiros e papeleiros, do Porto e de Vizela (Portugal), do século XVIII ao XX." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excellent with Commendation (unanimously)
2002/06/30
Concluído
The Typographic Revolutions (Les Revolucions Tipogràfiques) (Master)
Especialização em Fine Arts (Design; Typography)
Universitat de Barcelona Departament de Disseny i Imatge, Espanha
"Oficina Alvares Ribeiro: uma família de impressores, editores, livreiros e papeleiros, do Porto e de Vizela (Portugal), do século XVIII ao século XIX." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1989
Concluído
Communication Design / Graphic Art (Licenciatura)
Especialização em Arte Gráfica
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
15/20
1983
Concluído
Desenho da Construção Civil (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto de Estudos Profissionais (INESP), Portugal
16/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2006 - 2016 Professor Visitante (Docente Universitário) Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2003 - 2012 Professor Visitante (Docente Universitário) Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
1989 - 2003 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1997 - 1998 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
1989 - 1993 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Artes e Design, Portugal
1991 - 1991 Professor Visitante (Docente Universitário) Nova Scotia College of Art & Design, Canadá
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antero Ferreira; Purificação Silvano; Isabel F Almeida. "Aprendizagem colaborativa no ecossistema da UP.". 2023.
  2. Antero Ferreira. "Como preparar um CV + Portefólio.". 2022.
  3. Antero Ferreira; Leonor Secca. "Fundição tipográfica com a Ludlow Typograph, em Portugal - vídeo-demonstração.". 2022.
  4. Antero Ferreira; Rui Marques. "Helvoni - where the history meets the modernity.". 2022.
  5. Antero Ferreira; Leonor Secca. "Fundição tipográfica com a Ludlow Typograph. Compor manualmente e fundir com um sistema semiautomático (Model M, 1966).". 2022.
  6. Antero Ferreira. "Viver do e para o Design.". 2021.
  7. Antero Ferreira. "Design de embalagem e rotulagem.". Trabalho apresentado em III AGRO Talks: Transformação, tendências do setor agroalimentar, Amarante, 2016.
  8. Antero Ferreira; Carlos Plasencia Climent; Helena Sofia Pinho Machado Lobo. "O rótulo do Vinho do Porto na atualidade: análise cromática e compositiva". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Doutoramentos em Design (Udesign’12), Aveiro, 2012.
    Publicado
  9. Antero Ferreira. "El Graffiti a Porto.". Trabalho apresentado em XX Els Juliols da Universitat de Barcelona, Barcelona, 2006.
    Publicado
  10. Antero Ferreira. "Designer: responsabilidades profissional e civil.". 2004.
  11. Antero Ferreira. "Oficina Alvares Ribeiro (OAR): a dynasty family of publishers, printers, booksellers and papermakers at Porto (Portugal) in XVIII, XIX and XX centuries.". Trabalho apresentado em III International Conference on Design History and Design Studies, Istanbul, 2002.
Artigo em revista
  1. Antero Ferreira; Ferreira, Joaquim. "Manuel R. Pereira da Silva (Póvoa de Varzim, 1930-Lisboa, 2008): o tipógrafo português completo.". Grafema, estudos do livro, imprensa e design de comunicação 1 (2009): 3-6. https://hdl.handle.net/10216/150919.
  2. Ferreira, Antero. "Jean de Villeneuve, graveur de poinçons et fondeur de caractères: la première fonderie de caractères du Portugal". Typografische Monatsblatter, revue suisse de l’imprimerie 79 3 (2001): 1-9.
    Publicado
  3. Antero Ferreira. "Jean de Villeneuve: a primeira fábrica de fundição de caracteres em Portugal, Lisboa.". (2001): https://hdl.handle.net/10216/150965.
  4. Antero Ferreira. "Oficina Álvares Ribeiro: uma dinastia de editores, papeleiros, impressores e livreiros no Porto no século XVIII.". Revista Portuguesa de História do Livro 4 7 (2000): 145-180. https://hdl.handle.net/10216/150995.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ferreira, Joaquim. "Mestrado em Design Gráfico e Multimédia", Revista Portuguesa de História do Livro, 2004
Capítulo de livro
  1. Ferreira, Joaquim. "A memória e o carácter de Manuel Silva". Portugal, 2019.
    Publicado
  2. Ferreira, Joaquim. "Breves apontamentos sobre a indústria papeleira em Vizela: as fábricas de papel dos Álvares Ribeiro (séculos XVIII-XX)". Portugal, 2008.
Livro
  1. Antero Ferreira; Gabriela Moreira. 'Fine Papers' no Design: tipologia, características e propriedades do papel.. 2023.
  2. Antero Ferreira. Drafts of history. The world in newspapers on a single day.. 2023.
  3. Antero Ferreira; Diana Alves; Sofia Pais; Ferreira, Antero; Pais, Sofia Castanheira; Alves, Diana. A entrada no terreno: reconhecimento das comunidades como lugares de "necessidades" e de "recursos". Porto, Portugal: U.Porto Press. 2023.
  4. Antero Ferreira; António Castro; Bruno Barros. A Visual and Physical Revivalist Ode to Vinyl Culture. 2022.
    10.1007/978-3-031-20364-0_60
  5. Antero Ferreira; José Luís Reis. 'Lua' in Inacabada Poesia - ilustração.. 2019.
  6. Ferreira, Joaquim. A Memória & o Carácter: 500 anos de tipografia e caligrafia. Portugal. 2018.
  7. Antero Ferreira. Bibliotheca Typographica de Manuel Pereira da Silva: Livros e angústias (leilão de livros e manuscritos).. 2011.
  8. Antero Ferreira. Antero Ferreira Design, 1986-89. 1989.
Poster em conferência
  1. Ferreira, Antero. "II Conferência Diálogos em Design". Trabalho apresentado em Novas realidades e desafios da formação do Design., 2006.
Prefácio / Posfácio
  1. "Livros e angústias". Prefácio para Biblioteca Typographica de Manuel Pereira da Silva. Lisboa, Portugal: Pedro de Azevedo, leiloeiro-livreiro. 2011.
    Publicado
Relatório
  1. Antero Ferreira. 2023. Richardus de Sancto Victore, De Trinitate (Fragment 186). https://hdl.handle.net/10216/150876.
Resumo em conferência
  1. Antero Ferreira. "Design catalogue for the Archive of the University of Coimbra (2005–11): ortho-micro-typography in scientific texts.". Trabalho apresentado em Variations of a Typographer: The Typographic Hub, Birmingham, 2012.
    Publicado
  2. Antero Ferreira; Luís Mariz Ferreira; Brigite Barcelos. "Design de Azulejos". Trabalho apresentado em I International Congress on Tourism (CIT’10), Porto, 2010.
    Publicado
  3. Ferreira, Antero. "Homenagem póstuma ao tipógrafo Manuel R. Pereira da Silva". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigadores de História e Artes Visuais, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  4. Antero Ferreira; Ferreira, Joaquim. "Ortotipografia e Microtipografia em textos científicos.". Trabalho apresentado em I Encontro do Livro Universitário de Coimbra, Coimbra, 2006.
    Publicado
  5. Ferreira, Antero. "Design e produção editorial da obra: Amândio Barbedo Galhano (1908-1991), uma vida, uma causa.". Trabalho apresentado em V Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas; IV Congresso Iberoamericano de Ciências Hortícolas, Porto, 2005.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Salif Diallo Aguês da Cruz. "Design do teclado: os factores históricos, tecnológicos e ergonómicos, a interacção humano-computador e os dispositivos de entrada". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10284/1956.

Outros

Outra produção
  1. Coleção de 'Álbuns, manuais, ensaios e tratados de escrita, caligrafia e tipografia'.. 2023. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/151015.
  2. Coleção de publicações #0/1 (acidental, única, especial, seriada, periódica, não-periódica).. 2023. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/151021.
  3. Relatório de pós-doutoramento. 2023. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150815.
  4. É letra: design editorial e tipografia (#2).. 2023. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150941.
  5. 23 Revistas Tipográficas - folha se sala. 2023. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150776.
  6. Coleção de 'Catálogos e mostruários de tipos e fontes tipográficas'.. 2023. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/151043.
  7. The Fleuron at the '23 Typographic Journals' exhibition.. 2023. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/152398.
  8. 23 Livros essenciais de design e tipografia: exposição - folha de sala.. 2022. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150858.
  9. Caligrafia e Chocolate - projeto de parceria e transferência tecnológica faculdade-empresa.. 2022. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150872.
  10. Metodologias de Projecto - breve cronologia.. 2022. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150900.
  11. Metodologias de Projeto: terminologias e conceitos.. 2022. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150946.
  12. Catálogo Polónio Basto & Ca. (comércio e indústria gráfica).. 2021. Antero Ferreira; Leonor Gonçalves; Leonor Tomé. https://hdl.handle.net/10216/151057.
  13. Santos & Irmãos, Porto 1858-2018: proposta de redesign. 2018. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/157036.
  14. Azeite Paiva: rebrand. 2017. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/157031.
  15. Antero Ferreira Design: manual de normas. 2015. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/157029.
  16. Araujo & Sobrinho: manual de normas gráficas. 2015. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/157034.
  17. Double Page Design: from manual collage to digital artwork.. 2012. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150936.
  18. Não há saco!: exposição - folha de sala.. 2011. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150885.
  19. Memória Tipográfica - prefácio.. 2011. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/151094.
  20. Abecedário-Imagem: alfabetos de 23/26 letras.. 2010. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150938.
  21. É letra. 2010. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150822.
  22. Design como expressão de uma reflexão.. 2009. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150939.
  23. Tipografia e Arquitetura.. 2009. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150978.
  24. Manuel Rodrigues Pereira da Silva - homenagem. 2009. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150928.
  25. Ortotipografia na investigação científica em Design.. 2009. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150937.
  26. Livro salvo 'in extremis' - livro de artista.. 2009. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150892.
  27. O que é o Design?. 2008. Antero Ferreira; Enric Tormo i Ballester; Begoña Simón i Ortoll; Jorge Melo. https://hdl.handle.net/10216/150972.
  28. A responsabilidade civil do designer.. 2008. Antero Ferreira; Enric Tormo i Ballester; Begoña Simón i Ortoll; Jorge Melo. https://hdl.handle.net/10216/150945.
  29. A Imagem e o Signo: signo caligráfico e tipográfico.. 2007. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150973.
  30. Oficina Alvares Ribeiro: uma família de impressores, editores, livreiros e papeleiros, do Porto e de Vizela (Portugal), do século XVIII ao XX.. The central aim of this doctoral dissertation is to study the family businesses of the Alvares Ribeiro family (referred to here as OAR), originating from Vizela and Porto, where they also settled, with an important typographic and papermaking industrial background, over the course of three centuries (1760-1935). "Oficina Alvares Ribeiro - a family firm of printers, publishers, booksellers and pape. 2003. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/151114.
  31. Typographia Santos (Porto, 1906-90).. 2003. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150927.
  32. Oficina Alvares Ribeiro, 1760-1935: trajecto de uma tese (exposição).. 2003. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150869.
  33. Jean de Villeneuve, graveur de poinçons et fondeur de caractères. La première fonderie de caractères du Portugal.. 2001. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/150942.
  34. CVRVV: manual de normas gráficas. 2001. Antero Ferreira. https://hdl.handle.net/10216/157024.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 Relatório de Estágio: Nor267
Orientador
Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2024 Relatório de Estágio: Silvas Designers
Orientador
Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2024 Relatório de Estágio: DWIT
Orientador
Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2023 Morillas: Create Something Extraordinary
Orientador de Maria Inês Cardoso Carneiro
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2023 Blue. Beyond what you see
Orientador de Ana Beatriz Pinho Carvalho
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2023 Processos de Produção Gráfica Offset na Indústria de Embalagens: Estágio Micropack
Orientador de Maria Teresa Castro Coelho
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2023 Fios de Cultura: explorando as associações culturais portuguesas. Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA): design gráfico e projeto editorial do primeiro volume da coleção
Orientador de Beatriz Marques Fernandes
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2022 Fundição tipográfica com a Ludlow Typograph. Compor manualmente e fundir com um sistema semiautomático (Model M, 1966).
Orientador de Leonor de Figueiredo Teles e Silva Secca
Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2022 Design e Feminismo na indústria cosmética. O caso de estudo da embalagem "Couto, pasta dentífrica".
Orientador de Carina Martins da Hora
Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2022 Design e Imagem Digital na indústria automóvel. O caso de estudo da Volkswagem Autoeuropa
Orientador de Matilde Nunes Ferreira Palacino
Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2022 Fine Papers no Design. Os 3P e a Dimensão Háptica e Sensorial dos Papéis Criativos
Orientador de Gabriela Ferreira Moreira
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 - 2020 Desenho de Letras na Bicicleta um estudo sobre legibilidade dinâmica
Orientador de Rafael Pereira Almeida
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2019 Collection and Marking Books as a matter of Identity: A study on ex libris in Southern Europe
Orientador de Elisa Garis
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2019 O ofício da encadernação: estudo sobre a actualidade da encadernação portuguesa
Orientador de Marta Carvalhinho Gomes Esteves
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2019 Histórias de Livros: Um estudo teórico e gráfico
Orientador de Dora Maria Bacêlo Ladeiro
Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Arte de Furtar: a intemporalidade do Barroco através do Design
Orientador de Joana Filipa Coutinho Gonçalves
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Reformulação Gráfica da Revista RUA
Orientador de Ana Carolina Bastos de Campos
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Cinema Batalha: Memória, Conhecimento e Inovação - Proposta de um sistema dinâmico
Orientador de Diana Sofia Cunha Ferreira
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Bloco de Notas: Design e Taxonomia de um objeto gráfico do quotidiano
Orientador de Marco António Batista Oliveira
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio Mojobrands Brand Lifestyle
Orientador de Joana Rita Gonçalves Cardoso
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio Webcomum
Orientador de Adriana Rita Gonçalves Cardoso
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2017 Reflexões de um Jovem Publicitário
Orientador de Ricardo da Rocha Pinto Norton
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Estágio: 327 Creative Studio
Orientador de Susana de Jesus Gomes Monteiro
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Estágio: Capta Design
Orientador de Diana Inês Guimarães Martins
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2017 Design gráfico em empreendedorismo social, caso U. DREAM
Orientador de Cândida Alexandre Ribeiro de Oliveira
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2016 Ad Aeternum
Orientador de Catarina Maltez Cardoso de Magalhães e Menezes
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2016 Branding de Ateliês Portugueses de Design de Comunicação
Orientador de Lília Marisa Moreira Alves
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2016 Oliva: um passado tão presente
Orientador de Bruna Ribeiro Ferreira
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2016 Reformulação Gráfica da Cariri Revista
Orientador de Livia Figueiredo Torquato Beleza Noronha
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2016 Bites: Mobile App for Cooking and Food
Orientador de Lama Marwan Najeh Alhaddad
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2016 Edições Marques Abreu (Porto, 1898-1974)
Coorientador de Maria da Graça Fernandes Pinheiro da Silva
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 - 2016 Do paradigma do ver ao do tocar. O devir háptico na criação artística contemporânea
Coorientador de Salif Diallo Aguês da Cruz Silva
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2014 - 2014/12/10 Identidade visual e tipologia gráfica do Vinho do Porto: Wiese & Krohn (1865-2010)
Coorientador de Helena Sofia de Pinho Machado Lobo
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2013 - 2013 Fotolivro: Design foto-tipo-gráfico
Coorientador de Ana Rita Simões Bastos
Máster en Diseño y Producción Gráfica y Intermedia (Mestrado)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2012 - 2012/06/21 Arte de Escribir. Exemplares de diversas sortes de letras de Manuel Barata (1590/1592)
Orientador de Ana Lúcia Pinto Duque
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2011 - 2011/07/25 El Periódico Reconquista (1945-6). Estudio de caso y propuesta de diseño de base de datos
Orientador de Tiago Filipe Navarro Frutuoso dos Santos Marques
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2010 - 2010 Design do Teclado. Os factores históricos, tecnológicos e ergonómicos, a interacção Homem-Computador e os dispositivos de entrada
Orientador de Salif Diallo Aguês da Cruz Silva
Ciências da Comunicação (Tecnologias da Comunicação) (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009 - 2009 Estudos sobre a Caligrafia Portuguesa Quinhentista
Orientador de Ana Lúcia Pinto Duque
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 El color. Estudio histórico-científico y su aplicación en el Diseño
Orientador de Jorge Paulo da Silva Serra
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 Elementos para la história de la imprenta de Castelo Branco (Portugal)
Orientador
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 Desi(g)nquetante. Contributos do Design Gráfico e do Design de Moda para uma iconografia contemporânea
Orientador de Maria Estela de Sousa Pinto Vieira
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 Imagem do Vinho do Porto
Orientador de Helena Sofia de Pinho Machado Lobo
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 Marques Abreu (1879-1958). Biografia e obra gráfica de um fotogravador portuense
Orientador de Maria da Graça Fernandes Pinheiro da Silva
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 A arte da Trapologia: definição e origem na Beira Baixa (Portugal)
Orientador de Andreia Cristiana Antunes do Amaral
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 A interacção háptica e os novos paradigmas
Orientador de Salif Diallo Aguês da Cruz Silva
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 O poder do cartaz na cultura gráfica contemporânea. Natureza, função e linguagem
Orientador de Raimundo José Leite Tavares
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 - 2009 O azulejo em Portugal
Orientador de Brigite Barcelos Silva
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2008 - 2008 Exclusão e Simulação. 5 narrativas que falam a exclusão social a partir de um não-lugar
Coorientador
Mestrado Europeu em Estudos de Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 O Poder do Cartaz. A cultura gráfica contemporânea
Orientador de Raimundo José Leite Tavares
Mestrado em Ciências da Comunicação (Tecnologias da Comunicação) (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2007 Livro Branco da Produção Gráfica (5 vols.): Produção Gráfica, Suporte, Pré-impressão, Impressão, Pós-impressão, Kit de Sobrevivência.
Coorientador de Rui Miguel Veríssimo Fernandes
Máster en Diseño y Producción Gráfica/Intermédia (Mestrado)
Universitat de Barcelona, Facultat de Belles Arts, Espanha
2006 - 2006 Classificação de Produtos Gráficos
Coorientador de Hugo Maurício Paiva Santos
Máster en Diseño y Producción Gráfica y Intermedia (Mestrado)
Universitat de Barcelona, Facultat de Belles Arts, Espanha

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - 2022 MasterClass #1 MAP: Tradition and Modern, Analog and Digital, with Enric Tormo (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - Atual A comparative analysis of Eastern paper and Western paper using water and India ink
Oficina (workshop)
Brisa da Primavera de Nagazaki (with: Kang Ba Ream)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 - Atual Conservation and Restoration: small interventions in books and bound volumes
Oficina (workshop)
Conservação e Restauro (with: Ana Margarida Coelho de Freitas)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 Identification of Paper (with: Lorraine Finch)
Oficina (workshop)
Webinar: Identification of Paper
2020 - 2020 Service Learning and Student Engagement (Winter School: Teachers' Training Week)
Oficina (workshop)
Projeto Europeu Erasmus+ Engage Students
Universität Wien, Áustria
2019 - 2019 Porto foundries: impacts on urban development and technical and artistic innovation
Simpósio
A Cidade à Conversa
Museu da Cidade, Portugal
2007 - 2007 Japanese Calligraphy
Oficina (workshop)
Workshop de Shodo: Caligrafia Japonesa (with: Yuko Kase)
Embaixada do Japão, Portugal
2006 - 2006 Conservation and Restoration of Paper and Photography
Simpósio
Simpósio: Conservação e Restauro de Papel e Fotografia
Instituto Arquitecto José Marques da Silva, Portugal
1986 - 1986 1st National Design Seminar
Seminário
I Seminário Nacional de Design, Leiria, Portugal
Associação Portuguesa de Designers, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 LUGRADE: projeto de design de identidade visual
Arguente principal
Rui Miguel Veríssimo Fernandes, (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 Relatório de Estágio: " Processo: Dentro e Fora do Atelier D'Alves
Arguente principal
Luísa Goulão de Mendonça Valente de Matos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 Visualizando a metáfora, incoerências surrealistas
Arguente
Francisco Joaquim Antão Veiga (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2022 As boas ideias não caem do céu
Arguente
Vítor Manuel Tavares Teixeira (Outro)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2022 Viagem ao Espaço
Arguente
Rui Pedro Januário Cunhal da Silva Santos (Outro)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2021 Territórios [Des]Materializados na Sub-região do Baixo Alentejo: o ecossistema digital na estratégia sustentável de valorização do património
Arguente
Tiago José Caldas Nunes (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2021 Specific Recognition for the Doctorate Degree in Design
Vogal
Iara Margolis Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 Filme/documentário 48 - sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974) da realizadora Susana de Sousa Dias
Arguente
Virgínia de Jesus Penhasco Roxo (Outro)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021 Le Petit Mool: análise técnica do desenvolvimento da marca
Arguente
Agostinho Borges Serra (Outro)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Departamento de Design, Portugal
2021 Clockwork: design de uma aplicação para trabalhadores por turnos
Arguente
Jorge Miguel Neves Ribeiro (Outro)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Departamento de Design, Portugal
2021 VivaGas: um estudo de caso prático
Arguente
Luís Miguel Simões Eustáquio (Outro)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Departamento de Design, Portugal
2019 Gestão do Design como ferramenta de inovação para as PME
Arguente principal
Ana Catarina Teixeira Pereira Oliveira (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2019 Contribuição da Gestão do Design no Turismo: realização de um plano de negócio de Alojamento Local
Arguente principal
Sara Isabel Gonçalves da Cruz Moreira da Silva (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2019 Curriculum and Portfolio
Arguente
Miguel Ângelo Almeida Gomes (Outro)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018 O Design na criação de uma aplicação móvel de apoio ao turismo: a app Will
Arguente principal
Mariana Correia de Almeida (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2018 O impacto das tendências nas organizações: o modelo Trend Spotting for Curious Innovators
Arguente principal
Patrícia Sá Caldas (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2016 Novo paradigma de interface aplicado a um repositório digital de publicaciones científicas: diseño de una estructura colaborativa de filtraje de información
Arguente
Bruno Miguel Azevedo Monteiro (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 O Design Gráfico para a infância: os manuais escolares do 1.º ciclo do Ensino Básico em Portugal
Arguente
Maria Fernanda Ferreira Antunes (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 Artes Decorativas: Fábrica do Cojo na rota da faiança Portuguesa
Arguente
Mariana Simões de Castro (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 Diseño Editorial en Portugal. Las revistas de tendencias en los soportes de papel y digital, proyectos de desarrollo y experiencia aplicada
Arguente
Célia Maria Figueiredo Silva (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 Motos de Portugal, Indústria e Design
Arguente
Emanuel Fernando Maia Barbosa (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 O artesanato como identidade do design ecológico em Portugal. Design ecológico como estudo de intervenção da Cestaria da Beira Interior Norte
Arguente
Sílvia Maria de Deus Espada (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 O Design de embalagem como síntese formal e expressiva do conteúdo. Interface material e conceptual dos produtos alimentares líquidos
Arguente
Margarida do Carmo Sá Azevedo Lemos (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 Compêndio normativo da actividade de Design
Arguente
Jorge Manuel de Melo Gomes (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 Do gesto à linguagem matricial. Estudo das alterações morfológicas do desenho da letra no espaço virtual
Arguente
João Fernando de Magalhães Lemos (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2016 Uma viagem à volta do design do rótulo, caso Gourmandouro
Arguente
Andreia Raquel Pais da Cunha Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 Estratégias de design gráfico num caso de saúde pública
Arguente principal
Bárbara Torres Mota (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 Contributos do design editorial para o design digital: estrutura gráfica do site Paredes de Coura entre 2000 e 2016
Arguente principal
Ana Cristina Baltazar Valente (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 Embalagem de Vinho do Porto: a Graham's como caso de estudo
Arguente principal
Joana Isabel Guedes Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 O tempo como factor decisivo entre marcas de fast-fashion
Arguente principal
Maria Teresa da Silva Saraiva (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2016 Ideation for Innovation: o processo criativo como catalisador para inovação
Arguente principal
Mariana Falcão (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2015 Desenvolvimento sustentável passado o século XX: estabelecimento de parâmetros de aplicação
Arguente
Emídio Jorge Alves de Menezes Quintela (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2015 Conceptuación y desarrollo del diseño sensorial desde la percepción táctil y háptica
Arguente
Elia del Carmen Morales González (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2014 Desi(g)nquitante. Contribuciones del diseño gráfico y del diseño de moda para una iconografía contemporánea
Arguente
Maria Estela de Sousa Pinto Vieira (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2014 Una Educación Artística sostenible. El dibujo y la (des)motivación: experiencia educativa con los niños y educadores de Santa Maria da Feira
Arguente
Rui Alexandre Lopes de Sousa (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2013 New Media Art: taxonomía de las prácticas artísticas en el contexto de las tecnologías digitales
Arguente
Geraldo Eanes Soares de Castro (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2013 Comunidad y sociedad en los márgenes del diluvio tecnológico. Impactos e interrupciones de las tecnologías de información y comunicación en las comunidades reales: cultura, lengua y emancipación
Arguente
Tiago Barbedo Assis (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2013 Paulo-Guilherme D'Eça Leal: reflejos en la cultura visual portuguesa
Arguente
Rute Sofia Pereira Bastardo Pinto (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2012 Videojuegos. Obras abiertas a experiencias inmersivas, correlaciones creativas y experimentaciones comunicativas
Arguente
André Nuno Carita Pires de Carvalho (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2011 La gráfica comercial del entorno urbano europeo. Interferencias en el plano sociocultural y artístico
Arguente
Jonay Nicolás Cogollos van der Linden (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2009 Três movimentos da letra: o desenho da escrita em Portugal
Arguente
Jorge Manuel dos Reis Tavares Duarte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2009 O design dos jornais diários e generalistas portugueses
Arguente
Carla Maria Cadete Vieira Ramos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2009 ?Actividade: interactividade, reactividade e retroactividade na arte e no design digitais
Arguente
Cláudia Raquel Marques Martins de Lima (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Livros infantis sem texto: os pré-livros aos livros ilustrados
Arguente
Cassia Leticia Carrara Dominicano (Doutoramento)
Universidade de Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal
2008 La Metáfora interactiva. Arquitectura funcional y cognitiva del interface
Arguente
Francisco Felip Miralles (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
2007 Emoscopio: una herramienta de usabilidad emocional. Formalización y aplicación en procesos de Diseño Centrado en el Usuario (CDU)
Arguente
Cristina Bustillo Alonso (Doutoramento)
Universitat Ramon Llull, Espanha
2006 Tipografia Digital. Propuesta de un nuevo sistema paramétrico para el diseño y la digitalización de alfabetos
Arguente
Daniel Rodríguez Valero (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2006 El Mitjà Tipogràfic
Arguente
Oriol Moret Viñals (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2006 O typographo na contemporaneidade do designer
Arguente
José Artur Moreira Pacheco (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2006 Os produtos têxteis nos espaços escolares: Jardins-de-Infância
Arguente
Fernando de Jesus Arieira Borlind (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
2005 Maria Keil, um caso particular da ilustração portuguesa
Arguente
Susana Maria Sousa Lopes Silva (Mestrado)
Universidade de Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2011 - Atual Typography Meeting / Encontro de Tipografia (ET)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2008 - Atual Revista Portuguesa de História do Livro, Lisboa (0874-1336) Edições Távola Redonda

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - 2017 Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES), Lisboa
Avaliador
Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES), Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Asociación Hispánica de Historiadores del Papel (AHHP); Madrid Member
2008 - Atual Printing Historical Society (PHS), London Member
2005 - Atual Associação Nacional de Designers (AND), Faro Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Comissão Consultiva do Observatório do Emprego e da Trajetória dos Diplomados da Universidade do Porto (Advisory Committee of the Observatory of Employment and the Trajectory of Graduates of the University of Porto)
Consultor
Universidade do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Indigo Design Award (Board Member of the International Jury), NL Indigo Design Award, Países Baixos
2018 - 2018 Concurso Público: Nova Identidade do Município de Marco de Canaveses Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Portugal
2016 - 2018 Adobe Design Achievement Awards (ADAA Pre-selection Panel), USA Adobe Design Achievement Awards (ADAA), Estados Unidos

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2016 - 2016 Formação em Contexto de Trabalho (Escola Artística de Soares dos Reis, Porto) Beatriz Isabel Pina Paiva Pacheco da Cruz
2015 - 2015 Graphic Descience (Adobe ico-D Mentorship Program) Inés Poggio (Escuela CICE, Madrid, Espanha)
2014 - 2014 Information Design: Urban Type, signage system self-produced (Adobe ico-D Mentorship Program) Ludovica Saccenti (Facoltà di Design e ArtiI, Universitá IUAV, Veneza, Italia)
2014 - 2014 Portfolio: Photography (Adobe ico-D Mentorship Program) Marcela Rendon Torres (Universidad Autónoma Tamaulipas, Mexico)
2014 - 2014 Portfolio: Animation, Editing and Post Production (Adobe ico-D Mentorship Program) Adrian Regnier (La Esmeralda, Escuela Nacional de P/E/G, Mexico)
2014 - 2014 Information Design & Installation Design: Nanny Venetia; Fourth Wall (Adobe ico-D Mentorship Program) Elena Principato (Facoltà di Design e ArtiI, Universitá IUAV, Veneza, Italia)
2014 - 2014 Print Communication: poster Louis XVI & Marie Antoinette (Adobe ico-D Mentorship Program) Andy Balboa (UDEM/Universidad de Monterrey, Mexico)
2014 - 2014 Portfolio: Packaging (Adobe ico-D Mentorship Program) Mayahuel Morales (UDEM/Universidad de Monterrey, Mexico)
2014 - 2014 Portfolio: Information Design (Adobe ico-D Mentorship Program) Francesca Puzzutilo (Facoltà di Design e Arti, Universitá IUAV, Veneza, Italia)
2014 - 2014 Circlemeal: un applicazione per visualizzare e confrontare i valori nutrizionali (Adobe ico-D Mentorship Program) Rita Petrilli (Facoltà di Design e ArtiI, Universitá IUAV, Veneza, Italia)
2014 - 2014 Portfolio: Information Design (Adobe ico-D Mentorship Program) Leandro Rossi Sampaio (Universidade de São Paulo, Brasil)
2014 - 2014 A on Mars, social cognition development system for autistic children (Adobe ico-D Mentorship Program) Paolo Decaro (IUAV, Veneza, Italia)
2014 - 2014 Portfolio: Graphic Design (Adobe ico-D Mentorship Program) James Coltman (University of the Arts London, UK)
2011 - 2011 Portfolio: Interactive Design (Adobe ico-D Mentorship Program) Tiago Cabaco (Academy of Art University, São Francisco CA, USA)
Distinções

Prémio

2023 Prémio Prática Pedagógica Inovadora / Innovative Pedagogical Practice Award
Universidade do Porto, Portugal
2021 Prémio UC InovPed
Universidade do Porto, Portugal
2019 AND Design Award: Communication Design Merit Award
Associação Nacional de Designers, Portugal
2004 Menció de Doctor Europeu / European Doctor Citation
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
1996 European Design Finalist and 3rd prize (The Graphic Euro Competition)
European Parliament Brussels, Bélgica
1995 1st Prize Poster & Visual Identity (ESBAP-FBAUP Exhibition)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1994 Eco-Design Europe
D-Sign, Bélgica
1993 1st National Design Award (The Graphic Euro Competition)
1988 Young Graphic Design Award (Biennial of Cerveira)
1988 1st Prize Poster (Audiovisual Lisboa)
Audiovisual Lisboa / Festival de Cinema e Vídeo de Lisboa, Portugal

Outra distinção

1991 European Community Design: The Works of 12 European Community Graphic Designers
Quon Editions, Canadá
1988 European Scholarship (Calouste Gulbenkian Foundation)