Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joaquim Antero Magalhães Ferreira
- Data de nascimento
- 1963/11/26
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Ferreira, Antero
- Ferreira, Joaquim Antero Magalhães
- Magalhães Ferreira, Joaquim Antero
- Ferreira, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 661B-FAAF-E372
- ORCID iD
- 0000-0003-0933-0869
- AuthenticusID
- R-002-780
Endereços de correio eletrónico
- jferreira@fba.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- (351) 936166391 (Pessoal)
Moradas
- Avenida Rodrigues de Freitas, 265, 4049-021, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
- Rua Dr. Vasco Valente, bloco 6, 60 2E, 4100-493, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://anteroferreiradesign.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Catalão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | ||
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023
Concluído
|
Typefounding (Pós-doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
Approved |
2003
Concluído
|
Oficina Álvares Ribeiro (OAR): a family of printers, editors, booksellers and papermakers, from Porto and Vizela (Portugal),
from the 18th to the 20th century (Doctor)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
"Oficina Álvares Ribeiro (OAR): uma família de impressores, editores, livreiros e papeleiros, do Porto e de Vizela (Portugal),
do século XVIII ao XX." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excellent with Commendation (unanimously) |
2002/06/30
Concluído
|
The Typographic Revolutions (Les Revolucions Tipogràfiques) (Master)
Especialização em Fine Arts (Design; Typography)
Universitat de Barcelona Departament de Disseny i Imatge, Espanha
"Oficina Alvares Ribeiro: uma família de impressores, editores, livreiros e papeleiros, do Porto e de Vizela (Portugal), do
século XVIII ao século XIX." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
1989
Concluído
|
Communication Design / Graphic Art (Licenciatura)
Especialização em Arte Gráfica
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
15/20 |
1983
Concluído
|
Desenho da Construção Civil (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto de Estudos Profissionais (INESP), Portugal
|
16/20 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2006 - 2016 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha |
2003 - 2012 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha |
1989 - 2003 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
1997 - 1998 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
1989 - 1993 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Artes e Design, Portugal |
1991 - 1991 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Nova Scotia College of Art & Design, Canadá |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2024 | Relatório de Estágio: Nor267
Orientador
|
Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2024 | Relatório de Estágio: Silvas Designers
Orientador
|
Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2024 | Relatório de Estágio: DWIT
Orientador
|
Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2023 | Morillas: Create Something Extraordinary
Orientador de Maria Inês Cardoso Carneiro
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2023 | Blue. Beyond what you see
Orientador de Ana Beatriz Pinho Carvalho
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2023 | Processos de Produção Gráfica Offset na Indústria de Embalagens: Estágio Micropack
Orientador de Maria Teresa Castro Coelho
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2023 | Fios de Cultura: explorando as associações culturais portuguesas. Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA):
design gráfico e projeto editorial do primeiro volume da coleção
Orientador de Beatriz Marques Fernandes
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2022 | Fundição tipográfica com a Ludlow Typograph. Compor manualmente e fundir com um sistema
semiautomático (Model M, 1966).
Orientador de Leonor de Figueiredo Teles e Silva Secca
|
Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2022 | Design e Feminismo na indústria cosmética. O caso de estudo da embalagem "Couto, pasta dentífrica".
Orientador de Carina Martins da Hora
|
Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2022 | Design e Imagem Digital na indústria automóvel. O caso de estudo da Volkswagem Autoeuropa
Orientador de Matilde Nunes Ferreira Palacino
|
Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2022 | Fine Papers no Design. Os 3P e a Dimensão Háptica e Sensorial dos Papéis Criativos
Orientador de Gabriela Ferreira Moreira
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - 2020 | Desenho de Letras na Bicicleta um estudo sobre legibilidade dinâmica
Orientador de Rafael Pereira Almeida
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Collection and Marking Books as a matter of Identity: A study on ex libris in Southern Europe
Orientador de Elisa Garis
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | O ofício da encadernação: estudo sobre a actualidade da encadernação portuguesa
Orientador de Marta Carvalhinho Gomes Esteves
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Histórias de Livros: Um estudo teórico e gráfico
Orientador de Dora Maria Bacêlo Ladeiro
|
Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Arte de Furtar: a intemporalidade do Barroco através do Design
Orientador de Joana Filipa Coutinho Gonçalves
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Reformulação Gráfica da Revista RUA
Orientador de Ana Carolina Bastos de Campos
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Cinema Batalha: Memória, Conhecimento e Inovação - Proposta de um sistema dinâmico
Orientador de Diana Sofia Cunha Ferreira
|
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Bloco de Notas: Design e Taxonomia de um objeto gráfico do quotidiano
Orientador de Marco António Batista Oliveira
|
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Relatório de Estágio Mojobrands Brand Lifestyle
Orientador de Joana Rita Gonçalves Cardoso
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Relatório de Estágio Webcomum
Orientador de Adriana Rita Gonçalves Cardoso
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Reflexões de um Jovem Publicitário
Orientador de Ricardo da Rocha Pinto Norton
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Relatório de Estágio: 327 Creative Studio
Orientador de Susana de Jesus Gomes Monteiro
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Relatório de Estágio: Capta Design
Orientador de Diana Inês Guimarães Martins
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Design gráfico em empreendedorismo social, caso U. DREAM
Orientador de Cândida Alexandre Ribeiro de Oliveira
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Ad Aeternum
Orientador de Catarina Maltez Cardoso de Magalhães e Menezes
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Branding de Ateliês Portugueses de Design de Comunicação
Orientador de Lília Marisa Moreira Alves
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Oliva: um passado tão presente
Orientador de Bruna Ribeiro Ferreira
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Reformulação Gráfica da Cariri Revista
Orientador de Livia Figueiredo Torquato Beleza Noronha
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Bites: Mobile App for Cooking and Food
Orientador de Lama Marwan Najeh Alhaddad
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Edições Marques Abreu (Porto, 1898-1974)
Coorientador de Maria da Graça Fernandes Pinheiro da Silva
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 - 2016 | Do paradigma do ver ao do tocar. O devir háptico na criação artística contemporânea
Coorientador de Salif Diallo Aguês da Cruz Silva
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2014 - 2014/12/10 | Identidade visual e tipologia gráfica do Vinho do Porto: Wiese & Krohn (1865-2010)
Coorientador de Helena Sofia de Pinho Machado Lobo
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2013 - 2013 | Fotolivro: Design foto-tipo-gráfico
Coorientador de Ana Rita Simões Bastos
|
Máster en Diseño y Producción Gráfica y Intermedia (Mestrado)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
2012 - 2012/06/21 | Arte de Escribir. Exemplares de diversas sortes de letras de Manuel Barata (1590/1592)
Orientador de Ana Lúcia Pinto Duque
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2011 - 2011/07/25 | El Periódico Reconquista (1945-6). Estudio de caso y propuesta de diseño de base de datos
Orientador de Tiago Filipe Navarro Frutuoso dos Santos Marques
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2010 - 2010 | Design do Teclado. Os factores históricos, tecnológicos e ergonómicos, a interacção Homem-Computador e os dispositivos de
entrada
Orientador de Salif Diallo Aguês da Cruz Silva
|
Ciências da Comunicação (Tecnologias da Comunicação) (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2009 - 2009 | Estudos sobre a Caligrafia Portuguesa Quinhentista
Orientador de Ana Lúcia Pinto Duque
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | El color. Estudio histórico-científico y su aplicación en el Diseño
Orientador de Jorge Paulo da Silva Serra
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | Elementos para la história de la imprenta de Castelo Branco (Portugal)
Orientador
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | Desi(g)nquetante. Contributos do Design Gráfico e do Design de Moda para uma iconografia contemporânea
Orientador de Maria Estela de Sousa Pinto Vieira
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | Imagem do Vinho do Porto
Orientador de Helena Sofia de Pinho Machado Lobo
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | Marques Abreu (1879-1958). Biografia e obra gráfica de um fotogravador portuense
Orientador de Maria da Graça Fernandes Pinheiro da Silva
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | A arte da Trapologia: definição e origem na Beira Baixa (Portugal)
Orientador de Andreia Cristiana Antunes do Amaral
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | A interacção háptica e os novos paradigmas
Orientador de Salif Diallo Aguês da Cruz Silva
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | O poder do cartaz na cultura gráfica contemporânea. Natureza, função e linguagem
Orientador de Raimundo José Leite Tavares
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 - 2009 | O azulejo em Portugal
Orientador de Brigite Barcelos Silva
|
El Dibujo y sus técnicas de expresión (Mestrado)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2008 - 2008 | Exclusão e Simulação. 5 narrativas que falam a exclusão social a partir de um não-lugar
Coorientador
|
Mestrado Europeu em Estudos de Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2007 | O Poder do Cartaz. A cultura gráfica contemporânea
Orientador de Raimundo José Leite Tavares
|
Mestrado em Ciências da Comunicação (Tecnologias da Comunicação) (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2007 - 2007 | Livro Branco da Produção Gráfica (5 vols.): Produção Gráfica, Suporte, Pré-impressão, Impressão, Pós-impressão, Kit de Sobrevivência.
Coorientador de Rui Miguel Veríssimo Fernandes
|
Máster en Diseño y Producción Gráfica/Intermédia (Mestrado)
Universitat de Barcelona, Facultat de Belles Arts, Espanha
|
2006 - 2006 | Classificação de Produtos Gráficos
Coorientador de Hugo Maurício Paiva Santos
|
Máster en Diseño y Producción Gráfica y Intermedia (Mestrado)
Universitat de Barcelona, Facultat de Belles Arts, Espanha
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | MasterClass #1 MAP: Tradition and Modern, Analog and Digital, with Enric Tormo (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - Atual | A comparative analysis of Eastern paper and Western paper using water and India ink
Oficina (workshop)
|
Brisa da Primavera de Nagazaki (with: Kang Ba Ream)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2012 - Atual | Conservation and Restoration: small interventions in books and bound volumes
Oficina (workshop)
|
Conservação e Restauro (with: Ana Margarida Coelho de Freitas)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Identification of Paper (with: Lorraine Finch)
Oficina (workshop)
|
Webinar: Identification of Paper |
2020 - 2020 | Service Learning and Student Engagement (Winter School: Teachers' Training Week)
Oficina (workshop)
|
Projeto Europeu Erasmus+ Engage Students
Universität Wien, Áustria
|
2019 - 2019 | Porto foundries: impacts on urban development and technical and artistic innovation
Simpósio
|
A Cidade à Conversa
Museu da Cidade, Portugal
|
2007 - 2007 | Japanese Calligraphy
Oficina (workshop)
|
Workshop de Shodo: Caligrafia Japonesa (with: Yuko Kase)
Embaixada do Japão, Portugal
|
2006 - 2006 | Conservation and Restoration of Paper and Photography
Simpósio
|
Simpósio: Conservação e Restauro de Papel e Fotografia
Instituto Arquitecto José Marques da Silva, Portugal
|
1986 - 1986 | 1st National Design Seminar
Seminário
|
I Seminário Nacional de Design, Leiria, Portugal
Associação Portuguesa de Designers, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | LUGRADE: projeto de design de identidade visual
Arguente principal
|
Rui Miguel Veríssimo Fernandes, (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2023 | Relatório de Estágio: " Processo: Dentro e Fora do Atelier D'Alves
Arguente principal
|
Luísa Goulão de Mendonça Valente de Matos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 | Visualizando a metáfora, incoerências surrealistas
Arguente
|
Francisco Joaquim Antão Veiga (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
|
2022 | As boas ideias não caem do céu
Arguente
|
Vítor Manuel Tavares Teixeira (Outro)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
|
2022 | Viagem ao Espaço
Arguente
|
Rui Pedro Januário Cunhal da Silva Santos (Outro)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
|
2021 | Territórios [Des]Materializados na Sub-região do Baixo Alentejo: o ecossistema digital na estratégia sustentável de valorização
do património
Arguente
|
Tiago José Caldas Nunes (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2021 | Specific Recognition for the Doctorate Degree in Design
Vogal
|
Iara Margolis Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 | Filme/documentário 48 - sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974) da realizadora Susana de Sousa Dias
Arguente
|
Virgínia de Jesus Penhasco Roxo (Outro)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
|
2021 | Le Petit Mool: análise técnica do desenvolvimento da marca
Arguente
|
Agostinho Borges Serra (Outro)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Departamento de Design, Portugal
|
2021 | Clockwork: design de uma aplicação para trabalhadores por turnos
Arguente
|
Jorge Miguel Neves Ribeiro (Outro)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Departamento de Design, Portugal
|
2021 | VivaGas: um estudo de caso prático
Arguente
|
Luís Miguel Simões Eustáquio (Outro)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Departamento de Design, Portugal
|
2019 | Gestão do Design como ferramenta de inovação para as PME
Arguente principal
|
Ana Catarina Teixeira Pereira Oliveira (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2019 | Contribuição da Gestão do Design no Turismo: realização de um plano de negócio de Alojamento Local
Arguente principal
|
Sara Isabel Gonçalves da Cruz Moreira da Silva (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2019 | Curriculum and Portfolio
Arguente
|
Miguel Ângelo Almeida Gomes (Outro)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2018 | O Design na criação de uma aplicação móvel de apoio ao turismo: a app Will
Arguente principal
|
Mariana Correia de Almeida (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2018 | O impacto das tendências nas organizações: o modelo Trend Spotting for Curious Innovators
Arguente principal
|
Patrícia Sá Caldas (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2016 | Novo paradigma de interface aplicado a um repositório digital de publicaciones científicas: diseño de una estructura colaborativa
de filtraje de información
Arguente
|
Bruno Miguel Azevedo Monteiro (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | O Design Gráfico para a infância: os manuais escolares do 1.º ciclo do Ensino Básico em Portugal
Arguente
|
Maria Fernanda Ferreira Antunes (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | Artes Decorativas: Fábrica do Cojo na rota da faiança Portuguesa
Arguente
|
Mariana Simões de Castro (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | Diseño Editorial en Portugal. Las revistas de tendencias en los soportes de papel y digital, proyectos de desarrollo y experiencia
aplicada
Arguente
|
Célia Maria Figueiredo Silva (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | Motos de Portugal, Indústria e Design
Arguente
|
Emanuel Fernando Maia Barbosa (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | O artesanato como identidade do design ecológico em Portugal. Design ecológico como estudo de intervenção da Cestaria da Beira
Interior Norte
Arguente
|
Sílvia Maria de Deus Espada (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | O Design de embalagem como síntese formal e expressiva do conteúdo. Interface material e conceptual dos produtos alimentares
líquidos
Arguente
|
Margarida do Carmo Sá Azevedo Lemos (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | Compêndio normativo da actividade de Design
Arguente
|
Jorge Manuel de Melo Gomes (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | Do gesto à linguagem matricial. Estudo das alterações morfológicas do desenho da letra no espaço virtual
Arguente
|
João Fernando de Magalhães Lemos (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016 | Uma viagem à volta do design do rótulo, caso Gourmandouro
Arguente
|
Andreia Raquel Pais da Cunha Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 | Estratégias de design gráfico num caso de saúde pública
Arguente principal
|
Bárbara Torres Mota (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 | Contributos do design editorial para o design digital: estrutura gráfica do site Paredes de Coura entre 2000 e 2016
Arguente principal
|
Ana Cristina Baltazar Valente (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 | Embalagem de Vinho do Porto: a Graham's como caso de estudo
Arguente principal
|
Joana Isabel Guedes Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | O tempo como factor decisivo entre marcas de fast-fashion
Arguente principal
|
Maria Teresa da Silva Saraiva (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2016 | Ideation for Innovation: o processo criativo como catalisador para inovação
Arguente principal
|
Mariana Falcão (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2015 | Desenvolvimento sustentável passado o século XX: estabelecimento de parâmetros de aplicação
Arguente
|
Emídio Jorge Alves de Menezes Quintela (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2015 | Conceptuación y desarrollo del diseño sensorial desde la percepción táctil y háptica
Arguente
|
Elia del Carmen Morales González (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2014 | Desi(g)nquitante. Contribuciones del diseño gráfico y del diseño de moda para una iconografía contemporánea
Arguente
|
Maria Estela de Sousa Pinto Vieira (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2014 | Una Educación Artística sostenible. El dibujo y la (des)motivación: experiencia educativa con los niños y educadores de Santa
Maria da Feira
Arguente
|
Rui Alexandre Lopes de Sousa (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2013 | New Media Art: taxonomía de las prácticas artísticas en el contexto de las tecnologías digitales
Arguente
|
Geraldo Eanes Soares de Castro (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2013 | Comunidad y sociedad en los márgenes del diluvio tecnológico. Impactos e interrupciones de las tecnologías de información
y comunicación en las comunidades reales: cultura, lengua y emancipación
Arguente
|
Tiago Barbedo Assis (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2013 | Paulo-Guilherme D'Eça Leal: reflejos en la cultura visual portuguesa
Arguente
|
Rute Sofia Pereira Bastardo Pinto (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2012 | Videojuegos. Obras abiertas a experiencias inmersivas, correlaciones creativas y experimentaciones comunicativas
Arguente
|
André Nuno Carita Pires de Carvalho (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2011 | La gráfica comercial del entorno urbano europeo. Interferencias en el plano sociocultural y artístico
Arguente
|
Jonay Nicolás Cogollos van der Linden (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2009 | Três movimentos da letra: o desenho da escrita em Portugal
Arguente
|
Jorge Manuel dos Reis Tavares Duarte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2009 | O design dos jornais diários e generalistas portugueses
Arguente
|
Carla Maria Cadete Vieira Ramos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2009 | ?Actividade: interactividade, reactividade e retroactividade na arte e no design digitais
Arguente
|
Cláudia Raquel Marques Martins de Lima (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 | Livros infantis sem texto: os pré-livros aos livros ilustrados
Arguente
|
Cassia Leticia Carrara Dominicano (Doutoramento)
Universidade de Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal
|
2008 | La Metáfora interactiva. Arquitectura funcional y cognitiva del interface
Arguente
|
Francisco Felip Miralles (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2007 | Emoscopio: una herramienta de usabilidad emocional. Formalización y aplicación en procesos de Diseño Centrado en el Usuario
(CDU)
Arguente
|
Cristina Bustillo Alonso (Doutoramento)
Universitat Ramon Llull, Espanha
|
2006 | Tipografia Digital. Propuesta de un nuevo sistema paramétrico para el diseño y la digitalización de alfabetos
Arguente
|
Daniel Rodríguez Valero (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
2006 | El Mitjà Tipogràfic
Arguente
|
Oriol Moret Viñals (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
2006 | O typographo na contemporaneidade do designer
Arguente
|
José Artur Moreira Pacheco (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2006 | Os produtos têxteis nos espaços escolares: Jardins-de-Infância
Arguente
|
Fernando de Jesus Arieira Borlind (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
|
2005 | Maria Keil, um caso particular da ilustração portuguesa
Arguente
|
Susana Maria Sousa Lopes Silva (Mestrado)
Universidade de Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2011 - Atual | Typography Meeting / Encontro de Tipografia (ET) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2008 - Atual | Revista Portuguesa de História do Livro, Lisboa (0874-1336) | Edições Távola Redonda |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - 2017 | Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES), Lisboa
Avaliador
|
Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES), Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | Asociación Hispánica de Historiadores del Papel (AHHP); Madrid | Member |
2008 - Atual | Printing Historical Society (PHS), London | Member |
2005 - Atual | Associação Nacional de Designers (AND), Faro | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Comissão Consultiva do Observatório do Emprego e da Trajetória dos Diplomados da Universidade do Porto (Advisory Committee
of the Observatory of Employment and the Trajectory of Graduates of the University of Porto)
Consultor
|
Universidade do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Indigo Design Award (Board Member of the International Jury), NL | Indigo Design Award, Países Baixos |
2018 - 2018 | Concurso Público: Nova Identidade do Município de Marco de Canaveses | Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Portugal |
2016 - 2018 | Adobe Design Achievement Awards (ADAA Pre-selection Panel), USA | Adobe Design Achievement Awards (ADAA), Estados Unidos |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Formação em Contexto de Trabalho (Escola Artística de Soares dos Reis, Porto) | Beatriz Isabel Pina Paiva Pacheco da Cruz |
2015 - 2015 | Graphic Descience (Adobe ico-D Mentorship Program) | Inés Poggio (Escuela CICE, Madrid, Espanha) |
2014 - 2014 | Information Design: Urban Type, signage system self-produced (Adobe ico-D Mentorship Program) | Ludovica Saccenti (Facoltà di Design e ArtiI, Universitá IUAV, Veneza, Italia) |
2014 - 2014 | Portfolio: Photography (Adobe ico-D Mentorship Program) | Marcela Rendon Torres (Universidad Autónoma Tamaulipas, Mexico) |
2014 - 2014 | Portfolio: Animation, Editing and Post Production (Adobe ico-D Mentorship Program) | Adrian Regnier (La Esmeralda, Escuela Nacional de P/E/G, Mexico) |
2014 - 2014 | Information Design & Installation Design: Nanny Venetia; Fourth Wall (Adobe ico-D Mentorship Program) | Elena Principato (Facoltà di Design e ArtiI, Universitá IUAV, Veneza, Italia) |
2014 - 2014 | Print Communication: poster Louis XVI & Marie Antoinette (Adobe ico-D Mentorship Program) | Andy Balboa (UDEM/Universidad de Monterrey, Mexico) |
2014 - 2014 | Portfolio: Packaging (Adobe ico-D Mentorship Program) | Mayahuel Morales (UDEM/Universidad de Monterrey, Mexico) |
2014 - 2014 | Portfolio: Information Design (Adobe ico-D Mentorship Program) | Francesca Puzzutilo (Facoltà di Design e Arti, Universitá IUAV, Veneza, Italia) |
2014 - 2014 | Circlemeal: un applicazione per visualizzare e confrontare i valori nutrizionali (Adobe ico-D Mentorship Program) | Rita Petrilli (Facoltà di Design e ArtiI, Universitá IUAV, Veneza, Italia) |
2014 - 2014 | Portfolio: Information Design (Adobe ico-D Mentorship Program) | Leandro Rossi Sampaio (Universidade de São Paulo, Brasil) |
2014 - 2014 | A on Mars, social cognition development system for autistic children (Adobe ico-D Mentorship Program) | Paolo Decaro (IUAV, Veneza, Italia) |
2014 - 2014 | Portfolio: Graphic Design (Adobe ico-D Mentorship Program) | James Coltman (University of the Arts London, UK) |
2011 - 2011 | Portfolio: Interactive Design (Adobe ico-D Mentorship Program) | Tiago Cabaco (Academy of Art University, São Francisco CA, USA) |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio Prática Pedagógica Inovadora / Innovative Pedagogical Practice Award
Universidade do Porto, Portugal
|
2021 | Prémio UC InovPed
Universidade do Porto, Portugal
|
2019 | AND Design Award: Communication Design Merit Award
Associação Nacional de Designers, Portugal
|
2004 | Menció de Doctor Europeu / European Doctor Citation
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
1996 | European Design Finalist and 3rd prize (The Graphic Euro Competition)
European Parliament Brussels, Bélgica
|
1995 | 1st Prize Poster & Visual Identity (ESBAP-FBAUP Exhibition)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
1994 | Eco-Design Europe
D-Sign, Bélgica
|
1993 | 1st National Design Award (The Graphic Euro Competition) |
1988 | Young Graphic Design Award (Biennial of Cerveira) |
1988 | 1st Prize Poster (Audiovisual Lisboa)
Audiovisual Lisboa / Festival de Cinema e Vídeo de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
1991 | European Community Design: The Works of 12 European Community Graphic Designers
Quon Editions, Canadá
|
1988 | European Scholarship (Calouste Gulbenkian Foundation) |