???global.info.a_carregar???
Luís Filipe Tomás Barbeiro. Concluiu o(a) Título de Agregado em Literacias e Ensino do Português em 2012/06/18 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Educação em 1995/01/06 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Educação - Metodologia do Ensino do Português em 1995 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva em 1986/07/16 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses em 1982/07/16 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Master em Logopedia em 2003 pelo(a) Institut Superior d’Estudis Psicològics) / Universidad de Vic. É Professor Coordenador Principal no(a) Instituto Politécnico de Leiria. Publicou 24 artigos em revistas especializadas. Possui 24 capítulo(s) de livros e 14 livro(s). Orientou 1 tese(s) de doutoramento e coorientou 2. Orientou 15 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 4. Participa e/ou participou como Investigador em 8 projeto(s), Investigador responsável em 4 projeto(s) e Orientador em 1 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 33 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Filipe Tomás Barbeiro
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Barbeiro, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
6616-A3B7-75C9
ORCID iD
0000-0001-5798-2904
Scopus Author Id
10241634900
Formação
Grau Classificação
2012/06/18
Concluído
Literacias e Ensino do Português (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"Relatório 'Didática da Língua Portuguesa para a Educação Básica'; Lição 'Escrita colaborativa como instrumento de aprendizagem'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2003
Concluído
Logopedia (Master)
Institut Superior d’Estudis Psicològics) / Universidad de Vic, Espanha
"Competência Ortográfica: Princípios, dificuldades e problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10
1995
Concluído
Educação - Metodologia do Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Consciência metalinguística e expressão escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
1986/07/16
Concluído
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Estrutura silábica do Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982/07/16
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2013/04/20 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1996/02/26 - 2013/04/19 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1986/11/19 - 1996/02/25 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1985/01/02 - 1986/11/18 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outras Carreiras

1984/10/01 - 1985/01/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Ministério da Educação, Portugal
1981/10/01 - 1984/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Centro de Estudos de Fátima, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - Atual CHorpusPT
CHorpus.PT
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Gabinete de Apoio ao Ensino Superior da Região Administrativa Especial de Macau
2012 - 2014 Lectores Ibéricos - Clubes de lectura (Lectibe)
2012-1-ES1-COM13-538932
Investigador
2011 - 2013 Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE)
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2010 - 2013 PROTEXTOS - Ensino da produção de textos no Ensino Básico / / PROTEXTS - Teaching of texts production in Compulsory Education
PTDC/CPE-CED/101009/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2012 ELiCa: University and School for a European Literary Canon
EU: 507447-CU-1-2010-1-IT-CULTURE-VOL121 — Agr. N. 2010 – 0782/001-001CU7COOP7
Investigador
2006 - 2008 Euro-Mania – Méthode d´apprentissage disciplinaire en intercompréhension des langues romanes à l´école élémentaire
223474-CP-1-2005-1-FR-LINGUA-L2
Investigador
2004 - 2008 Diversidade Linguística na Escola Portuguesa / Linguistic Diversity in Portuguese Schools
Diversidade Linguística
Orientador
Fundação Calouste Gulbenkian
2004 - 2007 Escrita: Construção e Expressão do Conhecimento / Writing: Knowledge Acquisition and Construction
POCTI/CED/60155/2004
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1999 - 2003 Ensinar a Escrever: Teoria e Prática / Teaching Writing: Theory and Practice
Ensinar a Escrever: Teoria e Prática
Investigador
2001 - 2002 Interprojecto: Transversalidade da escrita / Interproject: Transversality of Writing
Interprojeto
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional
1999 - 2000 Funcionamento da Língua: descoberta, integração, jogo e criatividade
Funcionamento da Língua
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
1989 - 1994 Desenvolvimento da Expressão Escrita: Processo de Escrita e Relacionamento com a Expressão Escrita no Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa
Desenvolvimento da Expressão Escrita
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
1986 - 1991 Reinserção dos filhos de ex-emigrantes no sistema educativo português
Reinserção dos filhos e ex-emigrantes
Investigador
United Nations Educational Scientific and Cultural Organization
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Coelho, Diana; Barbeiro, Luís. "Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática.". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional para a Inclusão, 2017.
    Publicado
  2. Barbeiro, Luís. "Comunicação por correio eletrónico e aprendizagem da língua: Contextos e interação com estudantes chineses". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, 2017.
    Publicado
  3. Barbeiro, Luís. "Diversidade linguística e encontro das línguas". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2017.
    Publicado
  4. Barbeiro, Luís. "The Text under Construction: The Decisions and Arguments of Writers as the Text’s First Readers in a Collaborative Writing Task". Trabalho apresentado em INTED2016 - International Technology, Education and Development Conference, 2016.
    10.21125/inted.2016.0468
  5. Barbeiro, Luís; Prino, Cláudia. "Estratégias Genológicas: Participação e Inclusão de Crianças com Perturbações da Comunicação". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2016.
    Publicado
  6. Fernandes, Tatiana; Barbeiro, Luís. "Pedagogia Genológica: Intervenção com Crianças com Necessidades Educativas Especiais". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2016.
    Publicado
  7. Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta; Santos, Inês. "E-Mail as a Communication and Learning Tool: E-Mail Messages from Chinese Students Studying in Portugal to Their Teachers". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2016.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2016.2093
  8. Barbeiro, Luís. "Paráfrase e reescrita no percurso para a autonomia: Que patamar de proximidade textual?". Trabalho apresentado em V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, Braga, 2016.
  9. Barbeiro, Célia; Barbeiro, Luís. "Reescrita conjunta: Entre as propostas dos alunos e a orientação do professor". Trabalho apresentado em V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís. "Página Interativa de um Projeto de Leitura e Discurso de Dinamização". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, Braga, 2015.
    Publicado
  11. Barbeiro, Luís. "O Blogue as Práticas de Escrita". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, Braga, 2015.
    Publicado
  12. Barbeiro, Luís. "Perspetivas e mudanças dos professores entre correntes pedagógicas". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2015.
    Publicado
  13. Barbeiro, Luís. "Rewriting and Appropriating Language". Trabalho apresentado em 8th International Conference of Education, Research and Innovation, 2015.
  14. Barbeiro, Luís; João, Cláudia; Barros, Patrícia. "Learning a Language Abroad: The Role of Institutional Projects to Promote Interaction between Chinese Students and Native Portuguese Students". Trabalho apresentado em 8th International Conference of Education, Research and Innovation, 2015.
    Publicado
  15. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José. "Clubes de leitura: potencialidades e desafios para a construção de leitores". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2014.
    Publicado
  16. Sequeira, Ana Rita Fernandes Tavares; Barbeiro, Luís. "As conceções de poesia e de poeta de alunos do 3.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2014.
  17. Barbeiro, Luís. "Consciousness and writing – the relationship between L1 and FL: Chinese students' perspective on writing in Portuguese.". Trabalho apresentado em ICERI2014, Sevilla, 2014.
  18. Barbeiro, Luís. "Reflecting on the composing process: does the reader’s perspective consciously emerge?". Trabalho apresentado em ICERI2014, 2014.
  19. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José; Nobre, Cristina; Nunes, Susana. "Cartografia do Amor". Trabalho apresentado em La letteratura e la formazione degli europei - Convegno internazionale, 2012.
    Publicado
  20. Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana. "Eixos que se Cruzam: Resultados dos Questionários dos Estudantes Portugueses". Trabalho apresentado em La letteratura e la formazione degli europei ? Convegno internazionale, 2012.
  21. Barbeiro, Luís. "Perspetivar a relação com a escrita dos futuros professores". Trabalho apresentado em El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y aprendizage de la lengua. V Seminario, 2012.
    Publicado
  22. Barbeiro, Luís. "A Escrita sobre os Processos (de Escrita): Avaliação da Capacidade de Explicitação nos Candidatos M23". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação, 2011.
    Publicado
  23. Barbeiro, Luís. "Writing and Weblogs: The Dimension of Interaction". Trabalho apresentado em INTED201 - International Technology, Education and Development Conference, 2011.
    Publicado
  24. Barbeiro, Luís. "Writing in a Foreign Language: Chinese Students’ Perspective on their Writing Process in Portuguese". Trabalho apresentado em Asian Conference on Language Learning, 2011.
  25. Barbeiro, Luís. "Attitude towards Writing in a Metawriting Task". Trabalho apresentado em International Conference on Educational and New Learning Technologies - Edulearn11, 2011.
    Publicado
  26. Ferreira, José; Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares. "Blogue – suporte, estratégia, género textual?". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010, 2010.
    Publicado
  27. Barbeiro, Luís. "Writing in a Community: Teachers’ and Pupils’ Comments on an Interschool Weblog". Trabalho apresentado em International Conference on Educational and New Learning Technologies - Edulearn10, 2010.
    Publicado
  28. Barbeiro, Luís. "Círculo de Histórias... numa Comunidade de Aprendizagem". Trabalho apresentado em As TIC e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem, 2009.
  29. Barbeiro, Luís. "Ponto de Partida: O Domínio das TIC por Parte dos Professores". Trabalho apresentado em As TIC e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem, 2009.
    Publicado
  30. Barbeiro, Luís. "Escrita, Participação e Aprendizagem: O Caso do Blogue Interescolas". Trabalho apresentado em Actividades de Escrita e Aprendizagem, 2008.
  31. Barbeiro, L.; Barbeiro, Luís. "School web pages and writing: From product exhibition to knowledge construction". 2008.
    Publicado • 10.1007/978-1-84628-929-3_12
  32. Barbeiro, Luís. "Oficinas de Escrita: Trabalhar a Linguagem, Dizer a Linguagem". Trabalho apresentado em Oficinas de Escrita no Ensino de Línguas, 2007.
  33. Barbeiro, Luís. "Episódios Ortográficos na Escrita Colaborativa". Trabalho apresentado em XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2007.
  34. Barbeiro, Luís. "A Escrita no Trabalho de Projecto: Construção de Conhecimento e Eventos de Literacia". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Logroño, 2007.
    Publicado
  35. Barbeiro, Luís. "Autonomização dos E-portefólios nas EB1: Visibilidade e Consciencialização da Aprendizagem". Trabalho apresentado em I Encontro sobre e-Portefólio, 2006.
  36. Barbeiro, Luís. "Coesão e Fechamento Textual no Relato Escrito dos Alunos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2006.
    Publicado
  37. Barbeiro, Luís. "Relação com a Língua: Uma Relação Diferenciada". Trabalho apresentado em 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 2005.
    Publicado
  38. Barbeiro, Luís. "Actuação Linguística dos Formandos, Supervisão e Reflexão na Formação de Professores". Trabalho apresentado em XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2005.
    Publicado
  39. Barbeiro, Luís. "Página da Escola e Escrita: Da Divulgação dos Produtos à Construção do Conhecimento". Trabalho apresentado em VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2005.
    Publicado
  40. Barbeiro, Luís. "Entre Projectos e Produtos: Também Aprender a Língua". Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística, 2004.
    Publicado
  41. Barbeiro, Luís. "O Processo de Escrita e Relação com a Linguagem". Trabalho apresentado em II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, 2002.
    Publicado
  42. Barbeiro, Luís. "A Dimensão Criativa da Expressão Escrita". Trabalho apresentado em Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita, 2001.
    Publicado
  43. Barbeiro, Luís. "Funcionamento da Língua - As Dimensões Activadas a partir dos Manuais Escolares". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares, 1999.
    Publicado
  44. Barbeiro, Luís. "Consciência Metalinguística: As componentes de Regulação, Fundamentação e Jogo no Processo de Escrita". Trabalho apresentado em Seminário Percursos de Aprendizagem e Práticas Educativas, 1996.
    Publicado
  45. Barbeiro, Luís. "A componente de Investigação em Língua Materna nas Escolas Superiores de Educação". Trabalho apresentado em II Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 1995.
    Publicado
  46. Barbeiro, Luís. "A Construção do Texto entre a Subjectividade e a Objectividade". Trabalho apresentado em X Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 1995.
    Publicado
  47. Barbeiro, Luís. "Explicar o Significado das Palavras: Que Competência Metalinguística nos Alunos Vindos do Estrangeiro?". Trabalho apresentado em A Acção Educativa: Análise Psico-Social, 1990.
    Publicado
  48. Delgado-Martins, Maria Raquel; Duarte, Inês; Miranda, António José; Barbeiro, Luís. "Para uma Caracterização do Saber Linguístico à Entrada no Ensino Superior". Trabalho apresentado em III Encontro da Associação Portuguesa de Linguístic, 1987.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Luís Filipe Barbeiro. "Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros". Educação e Pesquisa 46 (2020): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410.
    10.1590/s1678-4634202046218410
  2. Barbeiro, Luís. "Escrita: tecer e esculpir o texto". Letras de Hoje 54 2 (2019): 221. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32354.
    10.15448/1984-7726.2019.2.32354
  3. Barbeiro, Luís. "Sob a superfície do texto: As palavras apagadas no processo". Palavras - revista em linha 2 2 (2019): 71-80.
    Publicado
  4. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, Eduardo. "As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita". Revista Portuguesa de Educação 31 2 (2018): 132-152. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.14278.
    10.21814/rpe.14278
  5. Barbeiro, Luís; Gamboa, M. J.. "Clubes de leitura: Construção e conquista de leitores". Revista de Investigação e Ciências Sociais 1 1 (2016): 37-53.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís. "Alargar o círculo da leitura por meio da escrita de comentários na página interativa". Exedra Temático (2016): 129-145.
    Publicado
  7. Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Carvalho, José Brandão. "Writing at Portuguese Universities: Students’ Perceptions and Practices". Journal of Academic Writing 5 1 (2015): 74-85. http://dx.doi.org/10.18552/joaw.v5i1.169.
    10.18552/joaw.v5i1.169
  8. Barbeiro, Luís. "Reescrita: Domínio e alargamento dos recursos linguísticos". Exedra Temático (2015): 209-235.
    Publicado
  9. Solla, Luísa; Barbeiro, Luís. "Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: O Projeto Escola+". Mediações 2 3 (2014): 4-21.
    Publicado
  10. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe. "Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português". Revista Brasileira de Educação 18 54 (2013): 609-628. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782013000300006.
    10.1590/s1413-24782013000300006
  11. Barbeiro, Luís. "Parcours pour l’éducation linguistique plurilingue: Représentation et découverte des langues". Synergies - Portugal 1 (2013): 145-162.
    Publicado
  12. Carvalho, J.A.B.; Barbeiro, L.F.. "Knowledge reproduction vs. Knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools | Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português". Revista Brasileira de Educacao 18 54 (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887812280&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782013000300006
  13. Barbeiro, Luís. "Escrever: Processo e Emoção nos Alunos do Ensino Básico". Revista Exedra – Português: Investigação e Ensino Temático (2012): 33-47.
    Publicado
  14. Barbeiro, Luís Filipe; João, Cláudia; Santos, Susana. "The pathways to higher education: lexical availability in adult candidate students and in young first-year students". International Journal of Lifelong Education 30 3 (2011): 309-329. http://dx.doi.org/10.1080/02601370.2011.570870.
    10.1080/02601370.2011.570870
  15. Barbeiro, Luís Filipe. "What happens when I write? Pupils’ writing about writing". Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal 24 7 (2011): 813-834. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-010-9226-2.
    10.1007/s11145-010-9226-2
  16. Barbeiro, Luís. "Blogues e Ensino da Escrita: Desafios no Percurso do PNEP". Intercompreensão 15 (2010): 185-198.
  17. Barbeiro, Luís Filipe. "Intercomprehension in primary school: Discovering languages and constructing knowledge". Language and Intercultural Communication 9 4 (2009): 217-229. http://dx.doi.org/10.1080/14708470903203041.
    10.1080/14708470903203041
  18. Barbeiro, Luís. "Os Desafios da Ortografia para os Alunos de Português Língua Não Materna". Cadernos do ECB 2 (2009): 61-71.
    Publicado
  19. Barbeiro, Luís; Ferrão-Tavares, Clara. "TIC: Implicações e Potencialidades para a Leitura e a Escrita". Intercompreensão 14 (2008): 129-157.
    Publicado
  20. Barbeiro, Luís. "As Dimensões do Processo e do Contexto no Ensino da Escrita". Intercompreensão 14 (2008): 111-128.
    Publicado
  21. Barbeiro, Luís. "Língua e trabalho de projecto: Entre instrumento e objecto". Revista ... à Beira II 7 (2007): 95-116.
    Publicado
  22. Barbeiro, Luís. "Processo e produtos de escrita no desenvolvimento de projectos". Proformar 15 (2006):
    Publicado
  23. Barbeiro, Luís. "Writing in a circle of stories. The Reading Teacher. 59 (4), 380-382". The Reading Teacher 59 4 (2005): 380-382.
    Publicado
  24. Barbeiro, L.. "Writing in a circle of stories". Reading Teacher 59 4 (2005): 380-382. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-29344435544&partnerID=MN8TOARS.
    10.1598/RT.59.4.7
  25. Barbeiro, Luís. "Profundidade do processo de escrita". Educação & Comunicação 5 (2001): 64-76.
    Publicado
  26. Barbeiro, Luís. "Como Estimular... Práticas Inovadoras em Escrita". Noesis 49 (1999): 84-92.
    Publicado
  27. Surdi, Marcia Ione; Luz, Mary Neiva Surdi da. "Funcionamento da língua: O jogo da criação". Aprender 22 (1999): 14-16.
    Publicado • 10.5902/18059
  28. Barbeiro, Luís. "A Escola e o Livro em Relação". Educação & Comunicação 1 (1999): 9-31.
    Publicado
  29. Barbeiro, Luís. "O processo de escrita e o computador". Revista Portuguesa de Educação 3 3 (1990): 139-149.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Alexandre, Marta; Conde, Inês. "Por palavras e anexos: Comunicação por correio eletrónico dos estudantes chineses com os professores". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 199-222. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
    Publicado
  2. Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta; Nunes, Susana; Santos, Inês. "A abertura das mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: Formalidade e procura de proximidade". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 223-245. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politéncico de Leiria, 2018.
    Publicado
  3. Conde, Inês; Nunes, Susana; Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta. "O encerramento das mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: Escolhas linguísticas e discursivas". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 247-271. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
    Publicado
  4. Barbeiro, Luís; Gamboa, M. J.. "A pluralidade de leituras e da leitura: O papel do clube de leitura". In Da participação na cultura à cultura da participação, editado por Fontes, Ana; Sousa, Jenny; Lopes, M. S. P., 216-227. RIAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português, 2014.
    Publicado
  5. Barbeiro, Luís. "Comentários em Blogues: Subproduto ou Subgénero ao Serviço da Aprendizagem?". In Reflexão sobre a Escrita: O Ensino de Diferentes Géneros Textuais, editado por Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês, 291-301. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís. "Colaborar para Aprender Língua". In Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Solla, Luísa, 485-501. Lisboa: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  7. Barbeiro, Luís. "Conhecimento sobre a Língua e Criatividade". In Aula de Língua: Interação e Reflexão, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António, 133-157. Leiria, Braga e Aveiro: ESECS, CIEd e CIDTFF, 2012.
    Publicado
  8. Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana. "Arco de Leitores, Obras e Autores: Alguns Resultados dos Questionários dos Estudantes Portugueses". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 81-108. Leiria: ESECS, 2012.
  9. Barbeiro, Luís; Nunes, Susana. "Nós e Além de Nós: O Horizonte Europeu na Relação com a Literatura". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 12-79. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís. "Apresentação: Forças e Horizontes na Relação com a Literatura". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 4-7. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
    Publicado
  11. Barbeiro, Luís. "Escrever sobre o Escrever: Dimensões do Discurso sobre a Escrita, nos Alunos do Ensino Básico". In Nada na Linguagem Lhe é Estranho: Homenagem a Isabel Hub Faria, editado por Costa, A.; Duarte, I., 501-513. Porto: Edições Afrontamento, 2012.
    Publicado
  12. Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís. "A Revisão Textual Acompanhada como Estratégia de Ensino da Produção Escrita". In Leitura e Produção de Texto, editado por Luna, M. J. ; Spnillo, A. G.; Rodrigues, S. G., 51-80. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
  13. Barbeiro, Luís. "Ortografia". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória, 163-176. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  14. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Pimenta, Jorge. "La Escritura, Elaboración y Exprésion del Conocimiento: La Escritura como Instrumento de Aprendizaje". In El Proceso de Enseñar Lenguas: Investigaciones en Didáctica de la Lengua, editado por Lino Barrio, José, 57-88. Madrid: Editorial La Muralla, 2008.
    Publicado
  15. Barbeiro, Luís. "Vocabulário: Análise". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa: ILTEC, 2006.
  16. Barbeiro, Luís. "Vocabulário: Quadro Geral". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa:: ILTEC, 2006.
  17. Barbeiro, Luís. "Ortografia: Quadro Geral". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa: ILTEC, 2006.
    Publicado
  18. Barbeiro, Luís. "Jogos de Escrita: Na Actividade e no Produto, as Regras e o Acaso". In Língua Materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico, editado por Azevedo, Fernando, 109-128. Lisboa: LIDEL - Edições Técnicas, 2006.
    Publicado
  19. Barbeiro, Luís; Carvalho, José António Brandão. "Enseñar y Aprender a Escribir en la Escuela: Algunas Líneas de Investigación". In Diálogo e Investigación en las Aulas: Investigaciones en Didáctica de la Lengua, editado por Camps, Anna, 77-97. Barcelona: Graó, 2006.
  20. Barbeiro, Luís; Carvalho, José António Brandão. "Desafios: Para quem Escreve, para quem Ensina a Escrever". In A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António; Pimenta, Jorge, 181-190. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, 2005.
    Publicado
  21. Barbeiro, Luís. "Ensino da Escrita e Comunidade de Aprendizagem". In A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António; Pimenta, Jorge, 27-48. Braga:: Instituto de Educação e Psicologia, 2005.
  22. Barbeiro, Luís. "A Tarefa Metalinguística da Definição". In Linguagem e Desenvolvimento, editado por Maria de Fátima Sequeira, 17-31. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, 1993.
    Publicado
  23. Barbeiro, Luís. "Linguagem: Experiência e Reflexão no Processo de Ensino-Aprendizagem". In Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, editado por Barbeiro, Luís Filipe; Fonseca, Eduardo; Nobre, Cristina; Machado, Eugénia, 105-117. Leiria: ESEL-IPL, 1993.
    Publicado
Edição de livro
  1. Barbeiro, Luís. Aula de Língua: Interação e Reflexão. Leiria, Braga e Aveiro: ESECS, CIEd e CIDTFF. 2012.
    Publicado
  2. Barbeiro, Luís. Nós e a Literatura. Leiria: ESECS. 2012.
    Publicado
  3. Barbeiro, Luís. As TIC e a construção de uma comunidade de aprendizagem. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2009.
    Publicado
  4. Barbeiro, Luís. A escrita na escola, hoje: Problemas e desafios. Braga: Instituto de Educação e Psicologia. 2005.
    Publicado
  5. Barbeiro, Luís. Percursos de aprendizagem e práticas educativas. Leiria: ESEL. 1996.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís. A Criança, a Família e a Escola: Vamos Brincar? Vamos aprender?. Leiria: ESEL. 1996.
    Publicado
  7. Barbeiro, Luís. Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Leiria: ESEL-IPL. 1993.
    Publicado
Livro
  1. Caels, Fausto; Oliveira, Liliana; Barbeiro, Luís Filipe; Gomes, Sónia. Língua Portuguesa Aplicada à Gestão. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
  2. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José. Leitura: Descoberta e partilha – o papel dos clubes de leitura. Leiria: ESECS/Instituto Politécnico de Leiria. 2014.
    Publicado
  3. Ferrão-Tavares, Clara; Barbeiro, Luís. As implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. 2011.
    Publicado
  4. Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Barbeiro, Luís. O Ensino da Escrita: As Dimensões Gráfica e Ortográfica. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2011.
    Publicado
  5. Barbeiro, Luís; Escudé, Pierre; Nobre, Cristina; João, Cláudia; Santos, Susana. Aprendo com as línguas. Lisboa: LIDEL. 2008.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís. Actividades de escrita e aprendizagem. Leiria e Braga: Escola Superior de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)- U. Minho. 2008.
    Publicado
  7. Barbeiro, Luís. Aprendizagem do ortografia: Princípios, dificuldades e problemas. Porto: Edições Asa. 2007.
    Publicado
  8. Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares. O ensino da escrita: A dimensão textual. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. 2007.
    Publicado
  9. Barbeiro, Luís. Escrita: Construir a aprendizagem. Braga: Departamento de Metodologias da Educação, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. 2003.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís. Lengalíngua. Leiria: Legenda. 2001.
    Publicado
  11. Barbeiro, Luís. Com a linguagem: do lado dos sons. Leiria: Legenda. 2000.
  12. Barbeiro, Luís. Jogos de escrita. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1999.
    Publicado
  13. Barbeiro, Luís. Os alunos e a expressão escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1999.
    Publicado
  14. Barbeiro, Luís. O jogo no ensino-aprendizagem da língua. Leiria: Legenda. 1998.
    Publicado
  15. Delgado-Martins, Maria Raquel; Duarte, Inês; Miranda, António José; Barbeiro, Luís. Para uma caracterização do saber linguístico à entrada no ensino superior. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística.. 1987.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Barbeiro, Luís. "The textual dimension and its relation to writing". Trabalho apresentado em 13th International Conference of SIG Writing, 2012.
Prefácio / Posfácio
  1. Barbeiro, Luís. "Prefácio". Prefácio para A Activação do Conhecimento Temático no âmbito da Planificação da Escrita, 7-8. Covilhã: Universidade da Beira Interior. 2005.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Barbeiro, Luís. "Desafios das TIC para a Sociedade e para a Educação - Recensão Bibliográfica de Tecnologías de la Información y la Comunicación, Sociedad y Educación". 3, 2 (2010): 114-117.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barbeiro, Luís. "Consciência Metalinguística e Expressão Escrita". Doutoramento, Universidade do Minho, 1995.
  2. Barbeiro, Luís. "Estrutura Silábica do Português: O papel da sílaba na análise dos processos fonológicos e fonéticos". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 1986.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2018 A implementação da Teoria das Inteligências Múltiplas para a promoção de competências leitoras em alunos com NEE
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática: a eficácia da adoção de estratégias específicas para a atenuação dos primeiros sinais
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB: Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leitura
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Implementação da Pedagogia Genológica em Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Contributos para uma Literacia Inclusiva
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Abordagem Genológica em Contexto de Jardim-de-Infância e Crianças com Perturbações da Comunicação: Alargar o Círculo de Inclusão
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2014 A Web 2.0 e a Escrita do 3º ciclo do Ensino Básico
Orientador de José Manuel da Costa Ferreira
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Conceções de Poesia e Produções Poéticas dos Alunos de uma Turma do 3.º Ano de Escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: A escrita criativa como motivação para escrever
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Bá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2012 Método Fonografema: Um Percurso para Crianças Pré-Leitoras, um Percurso Pré-Literácito
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Da Acção Pedagógica à Relação com a Escrita
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2011 Reflexão e Investigação: Da Acção Pedagógica ao Estudo de Erros Ortográficos
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008 - 2011 Representações na Cultura Empresarial: Um Estudo de Caso, doutoramento em Linguística
Coorientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2005 - 2006 Reescrita Colaborativa: da Interacção ao Reflexo na Escrita Individual
Coorientador
Educação em Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 - 2006 Escrita e Avaliação dos Escritos: Um estudo com Alunos do 1.º CEB
Coorientador
Educação em Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2005 - 2006 Vamos Aprender Língua Portuguesa: O Português, Língua Segunda, numa Escola do 1.º CEB
Orientador
Ciências da Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2004 A Carta Formal: A Estrutura, o Vocabulário, a Escrita
Coorientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2003 Organizadores de Sequencialização Temporal em Narrativas Produzidas por Alunos do Ensino Básico
Coorientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2001 - 2002 A Reformulação do Texto: Autocorrecção, Correcção Orientada e Replanificação
Orientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2001 O Aperfeiçoamento de Texto na Aula de Língua Portuguesa
Orientador
Educação – Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 2000 A (Des)Esperança de Sísifo ou de como Narciso se Busca a Si Próprio: Contributos para uma Análise da Representação do 25 de abril na Obra de Augusto Abelaira
Orientador
Mestardo Interdisciplinar em Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
1999 - 2000 A Activação do Conhecimento Temático, no Âmbito da Planificação da Escrita
Orientador
Educação – Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal