???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Maria Ferreira Rodrigues da Silva

Nomes de citação

  • Rodrigues, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
6419-D9E6-B4C0
Formação
Grau Classificação
1993 - 1995
Concluído
Postgraduated Studies in Opera (Pós-Graduação)
Royal Academy of Music, Reino Unido
NA
1990 - 1994
Concluído
John Innes Institute (Doutoramento)
University of East Anglia, Reino Unido
"STARCH METABOLISM DURING EMBRYO DEVELOPMENT OF OIL SEED RAPE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
NA
1988 - 1990
Concluído
Mestrado em Produção Vegetal (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"stree hidrico em lupinus alba" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1982 - 1987
Concluído
Agronomia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1999/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2000/09 - 2002/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - 2011/08 Outra Situação (Docente Universitário) University of Plymouth, Reino Unido
2006/09 - 2010/08 Outra Situação (Docente Universitário) Fundação Casa da Música, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Filipe; Rodrigues, Paulo. "Plantorumori – first report". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Live Interfaces, Trondheim, 2020.
  2. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues; Ana Isabel Pereira. "BebéPlimPlim: A contribution to shared listening experiences". Trabalho apresentado em MERYC 2017, Cambridge, 2017.
    Publicado
  3. Lopes, F.; Rodrigues, Paulo. "POLISPhone: creating and performing with flexible soundmaps". Trabalho apresentado em 11th Sound and Music Computing Conference 40th International Computer Music Conference, Athens, 2014.
    Publicado
  4. Barriga, Maria José; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Giving birth to intergenerational community practices: the music’s “domino effect” in the Opus Tutti project". Trabalho apresentado em 6th Conference of the EuNet MERYC European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, The Hague, 2013.
    Publicado
  5. Rodrigues, Paulo. "Tuning tuning". Trabalho apresentado em Presence in the Mindfield – Art, Identity and theTechnology of Transformation, Consciousness Reframed 12, Lisboa, 2011.
    Publicado
  6. Penha, R.; Rodrigues, Paulo. "Live electroacoustic music performance in the contemporary classical realm". Trabalho apresentado em Performa, Aveiro, 2011.
    Publicado
  7. Rodrigues, Paulo. "Musical Variations on the Theme of Reality". Trabalho apresentado em Making Reality Really Real, Consciousness Reframed 11, Trondheim, Norway, 2010.
    Publicado
  8. Penha, R.; Rodrigues, Paulo; Gouyon,F.; Martins, L.; Guedes, C.; Barbosa, A.. "Digitópia - Platform for the Development of Digital Music Communities". Trabalho apresentado em Digital Resources for the Humanities and Arts Conference, Cambridge, 2008.
    Publicado
  9. Penha, R.; Rodrigues, Paulo; Gouyon,F.; Martins, L.; Guedes, C.; Barbosa, A.. "Studio Report: Digitópia at Casa da Música.". Trabalho apresentado em International Computer Music Conference, Belfast, 2008.
    Publicado
  10. Brooks, A.; Eaglestone, B.; Ellis, P.; Gehlhaar, R.; Girão, L.M.; Magee, W.; Miranda, E.; Petersson, E.; Rodrigues, Paulo. "Non-Formal Rehabilitation VIA Immersive Interactive Music Environments". Trabalho apresentado em Computer Music Conference, Copenhagen, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rodrigues, Paulo; Inês Lamela. "Beyond discipline and punish: learning the piano inside a prison". The International Journal of Social, Political and Community Agendas in the Arts 12 2 (2017): 21-35.
    Publicado
  2. Rodrigues, Paulo; Inês Lamela. "Understanding leadership in community music-making projects behind bars: three experiences in Portuguese prison". International Journal of Community Music 3 9 (2016): 257-271.
    Publicado
  3. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Six Hands Play for Edwin Gordon and his Newborn Star.". Perspectives – Journal of Early Childhood Music & Movement Association 2 1 (2016): 19-21.
    Publicado
  4. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Formação e criação artística no Projecto Opus Tutti – arte para todos os lugares da infância através do Peça a Peça Itinerante". Cadernos de Educação de Infância, 106 (2016): 29-34.
    Publicado
  5. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Formação Imersiva em Arte para a Infância: Acerca de Jardim Interior". Cadernos de Educação de Infância 107 (2016): 44-47.
    Publicado
  6. Rodrigues, Paulo; Gehlhaar, R.; Girão, L.M.; Penha, R.. "Instruments for Everyone: Empowering disabled creators with tools for musical expression". Ubiquity 1 (2012): 171-191.
    Publicado
  7. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Joy across the generations". Children in Scotland 135 (2012): 12-14.
    Publicado
  8. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Towards a new-gesamt-gesamtkunstwerke: artistic experiments and the engineering of social consciousness". International Journal of the Arts in Society 6 (2011): 33-44.
    Publicado
  9. Almeida, A.P.; Girão, L.M.; Gehlhaar, R.; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Neto, P.; Mónica, M.. "Sound=Space opera: choreographing life within an interactive musical environment". International Journal on Disability and Human Development 10 (2011): 49-53.
    Publicado
  10. Gehlhaar, R.; Girão, L.M.; Rodrigues, Paulo. "CaDaReMi. An educational interactive music game". International Journal of Disability and Human Development 10 1 (2011): 25-29.
    Publicado
  11. Rodrigues, Paulo. "Music for mothers and babies living in a prison: a report of a special production of Bebé Babá". International of Community Music 3 (2010): 77-90.
    Publicado
  12. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Jogo, Música e Afectos". Revista Portuguesa de Psicanálise 29 2 (2010): 139-148.
    Publicado
  13. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "A Educação e a Música no divã - "nóias", paranóias, dogmas e paradigmas - seguido de apontamento sobre uma "gota no oceano"". Revista de Educação Musical da Associação Portuguesa de Educação Musical 121 - 123 (2006): 61-79.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Miguel, Mariana; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Diaries of Syncretic Musical Experiments #15: Unfolding Project X 2018 and its reverberations". In Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about Music-Making, 335-347. Aveiro, Portugal: UA Editora Universidade de Aveiro, 2020.
  2. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Maria (6419-D9E6-B4C0); Vences, Mariana. "Arte: Singularidade e Pluralidade na Educação". In Inovação: na escola e pela escola. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.
    Publicado
  3. Rodrigues, Paulo. "Looking at music, science and education through the pianoscope". In Proceedings of Research Hands on PIANO - International Conference on Music Performance,, 152-164. Aveiro, Portugal: UA Editora, Aveiro, 2019.
  4. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Interrogações na raiz do Projeto GermInArte: do paradigma da ‘formação de indivíduos’ ao paradigma da ‘formação em clusters’". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  5. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Fios e trilhos de GermInArte: pressupostos filosóficos e diretrizes para uma formação mediada por práticas artísticas". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância,, 26-45. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  6. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Projeto GermInArte: uma história de quatro anos". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian,, 2018.
    Publicado
  7. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Formação Imersiva em Arte para a Infância: relato de uma construção em três andamentos - ‘Jardim Interior’, ‘Caleidoscópio’, ‘Dabo Domo". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância,. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  8. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira. "Formação Transitiva Música para a Infância: relato de uma itinerância". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  9. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "O Germinar de Orizuro". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  10. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Collective Musicality: Stories of Healing from Companhia de Música Teatral and other Musical Projects". In Rythms of Relating in Children’s Therapies, 293-308. London: Jessica Kingsley Publishers., 2017.
    Publicado
  11. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. "Visão e perspectivas do projecto GermInArte: A qualificação de¿r ecursos humanos e profissionais nos cuidados prestados na infância¿ como alicerce para o desenvolvimento social e humano". In Música e história: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, 423-439. Lisboa: CESEM-Colibri, 2017.
    Publicado
  12. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Collective Musicality: Stories of Healing from the Companhia de Música Teatral and other Arts Projects". In Rhythms of Relating Therapies, 293-309. London, Reino Unido: Kingsley Publishers, 2017.
  13. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Paulo Ferreira. "Visão e perspectivas do projecto GermInArte: A qualificação de recursos humanos e profissionais nos cuidados prestados na infância como alicerce para o desenvolvimento social e humano". In Música e história: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito,, 423-439. Lisboa, Portugal: CESEM/Edições Colibri, 2017.
    Publicado
  14. Rodrigues, Paulo; Lopes, F.. "Paisagem Sonora: Pensamentos POLISPhonicos". In Ecos de Opus Tutti, 145-171. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
  15. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Breve Glossário do Projeto Opus Tutti". In Ecos de Opus Tutti - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, 15-81. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
  16. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Peça a Peça Itinerante - Ludicidade e Criação Artística para a Infância.". In Ecos de Opus Tutti - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, 83-124. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
  17. Rodrigues, Helena; Nogueira, João; Rodrigues, Paulo. "O projecto Grande Bichofonia no contexto da formação de professores: da teoria à prática". In Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia, 19-39. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  18. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Manual da criação de bichos. Formação e processos de composição no modelo de constelações artístico-educativas". In Arte de Ser Professor. O projecto musicale formativo Grande Bichofonia, 131-156. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  19. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Invenção a duas vozes acerca de aldeias necessárias para que as crianças cresçam". In Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia, 157-231. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  20. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "As palavras dos bichos. Da enciclopédia da música com bicho à gestação de outros materiais formativos". In Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia, 233-284. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  21. Gehlhaar, R.; Rodrigues, Paulo; Girão, L.M.; Penha, R.. "Instruments for Everyone: designing new means of musical expression for disabled creators". In Technologies of Inclusive Well-Being: Serious Games, Alternative Realities, and Play Therapy, 167-196. Berlin, Alemanha: Springer-Verlag, 2014.
    Publicado
  22. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Aprender na Casa". In Música e Educação Infantil, 191-222. Campinas, Brasil, Portugal: Papirus, 2013.
    Publicado
  23. Rodrigues, Helena; Arrais, N.; Rodrigues, Paulo. "Variações sobre temas de desenvolvimento musical e criação artística para a infância". In Música e Educação Infantil, 37-68. Campinas, Brasil, Portugal: Papirus, 2013.
    Publicado
  24. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "BebéBabá-potencialidades terapéuticas e comunicacionais de um projecto artístico e educativo dirigido a famílias com bebés". In Ser bebé, tornar-se pessoa, 269-286. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2009.
    Publicado
  25. Rodrigues, Paulo. "Communicative musicality as creative participation: from early childhood to advanced performance". In Communicative musicality- expelling the basis of human companionship, 585-610. Oxford, Reino Unido: Oxford University Press, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. Ecos de GermInArte. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian. 2018.
  2. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. Ecos de Opus Tutti – Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkina. 2016.
  3. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. Manual para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Silva, Artur. Guia do Universo-CMT. Lisboa, Portugal: Companhia de Música Teatral. 2020.
    Publicado
  2. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. Manual Para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Publicado
  3. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2014.
    Publicado
  4. Rodrigues, Paulo. O Gigante Adamastor - Um projecto musical. Lisboa, Portugal: AMSC. 2010.
    Publicado
  5. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. BebéBabá: da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2003.
    Publicado
Manual
  1. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. Enciclopédia da Música com Bicho. 2008.
  2. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Nunes, P. S.. BebéBabá - Explorations in Early Childhood Music. 2004.
  3. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Quental, J.. Andakibebé. 2003.
Poster em conferência
  1. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Performing Arts for Infancy: Application of theoretical review to a video-based research". Trabalho apresentado em ISME 18th Pre-Conference International Seminar: Young children's musical journeys, 2018.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Rodrigues, Paulo. O Céu Por Cima de Cá. 2020.
  2. Rodrigues, Paulo. Opus 8 Versão Zoom. 2020.
  3. Rodrigues, Paulo. Poemário Vivo. 2020.
  4. Rodrigues, Paulo. Mil Pássaros. 2020.
  5. Rodrigues, Paulo. Murmuratorium. 2019.
  6. Rodrigues, Paulo. PaPi-Opus 8. 2018.
  7. Rodrigues, Paulo. Orizuro. 2018.
  8. Rodrigues, Paulo. Inúmera Mão. 2018.
  9. Rodrigues, Paulo. Porcelana, Cristal e Pássaros. 2018.
  10. Rodrigues, Paulo. Dabo Domo. 2017.
  11. Rodrigues, Paulo. NOAH. 2017.
  12. Rodrigues, Paulo. ZYG. 2016.
  13. Rodrigues, Paulo. Jardim Interior. 2015.
  14. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 6. 2014.
  15. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 7. 2014.
  16. Rodrigues, Paulo. Anatomia do Piano. 2012.
  17. Rodrigues, Paulo. Patrulha. 2012.
  18. Rodrigues, Paulo. Babelim. 2012.
  19. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 1. 2012.
  20. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 2. 2012.
  21. Rodrigues, Paulo; Girão, L.M.. Morfometose. 2011.
  22. Rodrigues, Paulo. Um Plácido Domingo. 2011.
  23. Rodrigues, Paulo. Gamelhappening. 2011.
  24. Rodrigues, Paulo. Roaratorio de Natal. 2011.
  25. Rodrigues, Paulo. AliBaBach. 2010.
  26. Rodrigues, Paulo; Factor E. GugugaguiGoooong!. 2010.
  27. Rodrigues, Paulo; Factor E. Prometeus na Gongolândia. 2010.
  28. Rodrigues, Paulo. Bichofonia Concertante. 2009.
  29. Rodrigues, Paulo; Factor E. Grotox. 2009.
  30. Rodrigues, Paulo. Bebé PlimPlim. 2008.
  31. Rodrigues, Paulo; Factor E. Ícaro. 2008.
  32. Rodrigues, Paulo. Grande Bichofonia. 2007.
  33. Rodrigues, Paulo. Primeira Bichofonia. 2007.
  34. Rodrigues, Paulo. Zoo Lógico. 2006.
  35. Rodrigues, Paulo. Uno Duo Trio. 2006.
  36. Rodrigues, Paulo. A Flauta Quase Mágica. 2005.
  37. Rodrigues, Paulo. MNF. 2004.
  38. Rodrigues, Paulo; Gehlhaar, R.; Girão, L.M.. CyberSong. 2004.
  39. Rodrigues, Paulo. Andakibebé. 2003.
  40. Rodrigues, Paulo. Alma Voluta. 2002.
  41. Rodrigues, Paulo; Projecto Bach2Cage. Bach2Cage. 2001.
  42. Rodrigues, Paulo. As Cidades e a Serra. 2001.
  43. Rodrigues, Paulo. Bebé Babá. 2001.
  44. Rodrigues, Paulo. Uma Prenda Para Eugénio de Andrade. 2001.
  45. Rodrigues, Paulo. Spideranha. 1999.
  46. Rodrigues, Paulo. Cristalizações. 1999.
  47. Rodrigues, Paulo. O Gigante Adamastor. 1998.
  48. Rodrigues, Paulo. O Gato das Notas. 1998.
Gravação vídeo
  1. Rodrigues, Paulo. 2020. Poemário.
  2. Rodrigues, Paulo. 2019. Gliding over Porcelain, Crystal and Birds.
Interpretação artística
  1. CMT. 2020. Pianoscópio. Festival Som Riscado, Loulé.
  2. CMT-Kids. 2019. NOAH. Casa da Música, Porto.
  3. CMT. 2019. Jardim Interior. Auditório do Solar da Música Nova, Loulé.
  4. CMT-Kids; Ramos, Pedro. 2018. Babelim. Theatre de Ville, Paris.

Outros

Outra produção
  1. Espaço em Branco. 2016. Rodrigues, Paulo.
  2. Projecto X2016 Viagem a Dentro de Nós. 2016. Rodrigues, Paulo.
  3. Variações sobre ZYG. 2016. Rodrigues, Paulo.
  4. Projecto X2015. 2015. Rodrigues, Paulo.
  5. Formação Imersiva Jardim Interior. 2015. Rodrigues, Paulo.
  6. Música e Criatividade. 2015. Rodrigues, Paulo.
  7. Novas Linguagens. 2015. Rodrigues, Paulo.
  8. Inventário dos Frutos. 2014. Rodrigues, Paulo.
  9. Projecto X2014. 2014. Rodrigues, Paulo.
  10. Afinação do Ouvir. 2013. Rodrigues, Paulo.
  11. Afinação do Brincar. 2013. Rodrigues, Paulo.
  12. Pianoscópio. 2013. Rodrigues, Paulo; Lopes, F.; Guedes, A.; Fernandes, H.. www.musicateatral.com/pianoscopio.
  13. Variações sobre Peça a Peça. 2013. Rodrigues, Paulo.
  14. Bending and Performing. 2012. Rodrigues, Paulo.
  15. Variações sobre AliBaBach. 2012. Rodrigues, Paulo.
  16. Ludofónica Experimental. 2011. Rodrigues, Paulo.
  17. Opening Reading Frames. 2011. Rodrigues, Paulo; Artshare.
  18. Gamelão de Porcelana e Cristal. 2011. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti; Guedes, A.. www.musicateatral.com/gamelao.
  19. Musikitos. 2005. Rodrigues, Paulo.
  20. Tribunal da Ralação. 2003. Rodrigues, Paulo; Girão, L.M..
  21. Bebé.Cucu. 2003. Rodrigues, Paulo; Girão, L.M..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/02 Artistic practices for infancy, early childhood education and GermInArte
OsloMet University (Oslo, Noruega)
2020/01 Artistic practices for infancy, early childhood education and GermInArte KINDknow – Kindergarthen Knowledge Centre for Systemic Research on Diversity and Sustainable Futures,
Western Norway University of Applied Sciences (Bergen, Noruega)
2015 The Making of Art of Fugue Seminário de Doutoramento em Digital Media
FEUP
2014 POLISPhone: creating and performing with flexible soundmaps 11th Sound and Music Computing Conference 40th International Computer Music Conference
(Portugal)
2014 Formação imersiva na procura de respostas às necessidades actuais no Ensino de Música na Educação Básica - do projecto Grande Bichofonia ao projecto Opus Tutti VII Simpósio de Educação Musical e VII Encontro de Monografias da UFRJ / IV Simpósio de Educação Musical da UFG, Rio de Janeiro, Brasil.
2014 Opus Tutti- Criação de raízes sociais e educativas desde a primeira infância Conferência Crianças globais? Potenciar capacidades num mundo global e local,Lisboa
2013 Música, instrumento de desenvolvimento humano XX Cursos Internacionais de Verão de Cascais
2013 Music as a tool for human development International Symposium Music, Poetry and the Brain. Celebrating Wagner’s Bicentennial
(Lisboa)
2013 Giving birth to intergenerational community practices: the music’s “domino effect” in the Opus Tutti project " Presented in 6th Conference of the EuNet MERYC European Network of Music Educators and Researchers of Young Children,
( The Hague)
2013 Arte e Ciência em diálogo na observação do comportamento de díades pais-bebés face à apresentação de peças músico-teatrais direcionadas à infância Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo
2012 “Opus Tutti” and “Peaceful Sunday”: Intergenerational transmission between Infants, Children and Parents International Conference Bringing together people of all ages through opera and dance
2012 Do Roseiral a Babelim – Os fios da Música e os afectos da infância na construção da intersubjectividade. II Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano
2012 Nuvens, linhas e outras questões sobre recursos educativos e formação numa arte para a infância II Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano
2011 Aren’t smiling faces enough? Third edition of European Symposium Culture and Education, Evaluation of cultural projects, In Festival d’Aix-en-Provence –Les Rencontres Européennes Culture et Education. / Third edition of European Symposium Culture and Education, Evaluation of cultura
Festival d’Aix-en-Provence
2011 Scenical music productions for families with very young children; from an overview of past creations to new perspectives and challenges on artistic creation for infancy. International Conference Performing Arts Training Today
2011 Towards a new-gesamt-gesamtkunstwerke: artistic experiments and the engineering of social consciousness Sixth International Conference on the Arts in Society
2011 Diaries of Syncretic Music Experiments #3: making Music with Glass and Ceramics IV Portuguese Spanish Congress on Ceramics and Glasses
2011 Diaries of Syncretic Music Experiences # 2: the beauty of enabling expression II Festival de Musica Viseu

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Criação de um senso de possibilidade: o impacto da prática coral no quotidiano de um campo de refugiados
Orientador
2019 - 2020 Estimular a criatividade musical através da imagem: relatos de um projeto de criação musical coletiva e expressão plástica individual.
Orientador
2018 - 2019 Tocar com sentido(s): Música na Comunidade numa unidade de cuidados continuados
Orientador
2018 - 2019 O mundo da Margarida: estratégias de comunicação musical com uma criança com necessidades especiais
Orientador
2018 - 2019 Uma casa chamada mar: Um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados
Orientador
2018 - 2019 A descoberta da Sala Verde: estratégias lúdicas de iniciação e comunicação musical com crianças do ensino pré-escolar
Orientador
2017 - 2018 Cavaquinho português em performance solo
Orientador
2016 - 2017 Viagem à Fragilândia: Um projeto comunitário com pessoas da Cerci-Feira
Orientador
2014 - 2017 Reclusão e experiência musical: a prática de piano em contexto prisional.
Orientador
2015 - 2016 Música e Memórias em Palco: um projeto de Música na Comunidade
Orientador
2015 - 2016 Vibração Comum: um projeto musical com surdos
Orientador
2015 - 2016 Missão Sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora
Orientador
2015 - 2016 Criação de pontes entre teatro e canto através da exploração criativa da voz. Uma abordagem prática
Orientador
2015 - 2016 Pianoscópio, uma análise do processo criativo
Orientador
2012 - 2013 Acordes de Esperança: um projecto de Música na Comunidade no Estabelecimento Prisional de Aveiro
Orientador