???global.info.a_carregar???
Paulo Maria Rodrigues is a composer, performing musician and educator. After a PhD in Applied Genetics he resumed earlier music studies and studied opera and composition. He co-founded Companhia de Música Teatral and coordinated the Education Service at Casa da Música, Porto. His work explores the boundaries of artistic languages and involves aspects of research, art-making and social intervention. He is a Professor at DeCA, University of Aveiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Maria Ferreira Rodrigues da Silva

Nomes de citação

  • Rodrigues, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
6419-D9E6-B4C0
ORCID iD
0000-0003-1959-629X
Formação
Grau Classificação
1993 - 1995
Concluído
Postgraduated Studies in Opera (Pós-Graduação)
Royal Academy of Music, Reino Unido
NA
1990 - 1994
Concluído
John Innes Institute (Doutoramento)
University of East Anglia, Reino Unido
"STARCH METABOLISM DURING EMBRYO DEVELOPMENT OF OIL SEED RAPE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
NA
1994
Concluído
Engenharia Agronómica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
University of East Anglia, Reino Unido
"Starch Metabolism During Embryo Development of Gilseed Rape" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988 - 1990
Concluído
Mestrado em Produção Vegetal (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"stree hidrico em lupinus alba" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1982 - 1987
Concluído
Agronomia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1999/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2000/09 - 2002/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - 2011/08 Outra Situação (Docente Universitário) University of Plymouth, Reino Unido
2006/09 - 2010/08 Outra Situação (Docente Universitário) Fundação Casa da Música, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries
PTDC/ART-PER/31380/2017
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/07/01 - 2015/12/02 Skopeofonia - Pesquisa Participativa e Dialógica sobre as Práticas Musicais no bairro Kova M
PTDC/CPC-MMU/4500/2012
Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2011/08/31 Musical Development in Infancy and Early Childhood
PTDC/EAT/68361/2006
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Filipe; Rodrigues, Paulo. "Plantorumori – first report". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Live Interfaces, Trondheim, 2020.
  2. Vences, Mariana; Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Helena. "Colos de Música: A Contribution Toward Building Inner Gardens". Trabalho apresentado em International Symposium of Music Education and Didactic Materials, Santiago de Compostela, 2019.
  3. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues; Ana Isabel Pereira. "BebéPlimPlim: A contribution to shared listening experiences". Trabalho apresentado em MERYC 2017, Cambridge, 2017.
    Publicado
  4. Lopes, F.; Rodrigues, Paulo. "POLISPhone: creating and performing with flexible soundmaps". Trabalho apresentado em 11th Sound and Music Computing Conference 40th International Computer Music Conference, Athens, 2014.
    Publicado
  5. Lopes, F.; Rodrigues, P.. "POLISphone: Creating and performing with a flexible soundmap". 2014.
  6. Barriga, Maria José; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Giving birth to intergenerational community practices: the music’s “domino effect” in the Opus Tutti project". Trabalho apresentado em 6th Conference of the EuNet MERYC European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, The Hague, 2013.
    Publicado
  7. Rodrigues, Paulo. "Tuning tuning". Trabalho apresentado em Presence in the Mindfield – Art, Identity and theTechnology of Transformation, Consciousness Reframed 12, Lisboa, 2011.
    Publicado
  8. Penha, R.; Rodrigues, Paulo. "Live electroacoustic music performance in the contemporary classical realm". Trabalho apresentado em Performa, Aveiro, 2011.
    Publicado
  9. Rodrigues, Paulo. "Musical Variations on the Theme of Reality". Trabalho apresentado em Making Reality Really Real, Consciousness Reframed 11, Trondheim, Norway, 2010.
    Publicado
  10. Rodrigues, Paulo; Penha, Rui; Peixoto de Pinho, Nuno; Lopes, Filipe; Gomes, José Alberto; Neto, Paulo; Monica, Maria; Branco, Joaquim. "How computers shape educational activities at Casa da Música". Trabalho apresentado em m-ICTE2009 - V International Conference on Multimedia and ICT in Education, Lisboa, 2009.
  11. Penha, Rui; Rodrigues, Paulo; Peixoto de Pinho, Nuno; Lopes, Filipe; Gomes, José Alberto; Miguel, David; Branco, Joaquim. "Developing musical skills at Digitópia". Trabalho apresentado em V INternational Conference on Multimedia and Information and Communication Technologies in Education, Lisboa, 2009.
  12. Penha, R.; Rodrigues, Paulo; Gouyon,F.; Martins, L.; Guedes, C.; Barbosa, A.. "Digitópia - Platform for the Development of Digital Music Communities". Trabalho apresentado em Digital Resources for the Humanities and Arts Conference, Cambridge, 2008.
    Publicado
  13. Penha, R.; Rodrigues, Paulo; Gouyon,F.; Martins, L.; Guedes, C.; Barbosa, A.. "Studio Report: Digitópia at Casa da Música.". Trabalho apresentado em International Computer Music Conference, Belfast, 2008.
    Publicado
  14. Penha, R.; Rodrigues, P.M.; Gouyon, F.; Martins, L.G.; Guedes, C.; Barbosa, A.. "Studio report: Digitópia at Casa da Música". 2008.
  15. Brooks, A.; Eaglestone, B.; Ellis, P.; Gehlhaar, R.; Girão, L.M.; Magee, W.; Miranda, E.; Petersson, E.; Rodrigues, Paulo. "Non-Formal Rehabilitation VIA Immersive Interactive Music Environments". Trabalho apresentado em Computer Music Conference, Copenhagen, 2007.
    Publicado
  16. Brooks, A.; Eaglestone, B.; Ellis, P.; Gehlhaar, R.; Girão, L.M.; Magee, W.; Miranda, E.; Petersson, E.; Rodrigues, P.. "Artabilitation ICMC panel paper Denmark 2007: Non-formal rehabilitation via immersive interactive music environments". 2007.
Artigo em revista
  1. Miguel Barbosa; Mariana Vences; Paulo Maria Rodrigues; Helena Rodrigues. "Babies’ engagement in music theater performances: A microanalytical study of the aesthetic experiences in early childhood.". Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts (2023): https://doi.org/10.1037/aca0000379.
    10.1037/aca0000379
  2. Jorge Graça; Helena Rodrigues; Paulo Maria Rodrigues. "Projecto X: A Journey Inside Ourselves and What We Found When We Arrived". Nordic Journal of Art and Research (2021): https://doi.org/10.7577/information.3732.
    10.7577/information.3732
  3. Rodrigues, Helena; Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Paulo. "Itinerários de formação para o desenvolvimento social e humano alicerçados na música e nas artes para a infância". Cadernos de Educação de Infância 124 (2021): 163-175. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/296af84d-52c8-4e1a-8b91-07e3bf578cfb.
  4. Graça, Jorge; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Projecto X". Nordic Journal of Art and Research 10 2 (2021): 1-25. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ec4cf078-acaa-442a-8604-78f0afb9fde2.
    https://doi.org/10.7577/information.3732
  5. Rodrigues, Paulo; Inês Lamela. "Beyond discipline and punish: learning the piano inside a prison". The International Journal of Social, Political and Community Agendas in the Arts 12 2 (2017): 21-35.
    Publicado
  6. Rodrigues, Paulo; Inês Lamela. "Understanding leadership in community music-making projects behind bars: three experiences in Portuguese prison". International Journal of Community Music 3 9 (2016): 257-271.
    Publicado
  7. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Six Hands Play for Edwin Gordon and his Newborn Star.". Perspectives – Journal of Early Childhood Music & Movement Association 2 1 (2016): 19-21.
    Publicado
  8. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Formação e criação artística no Projecto Opus Tutti – arte para todos os lugares da infância através do Peça a Peça Itinerante". Cadernos de Educação de Infância, 106 (2016): 29-34.
    Publicado
  9. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Formação Imersiva em Arte para a Infância: Acerca de Jardim Interior". Cadernos de Educação de Infância 107 (2016): 44-47.
    Publicado
  10. Lamela, I.; Rodrigues, P.M.. "Understanding leadership in community music-making projects behind bars: Three experiences in Portuguese prisons". International Journal of Community Music 9 3 (2016): 257-271. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85012016564&partnerID=MN8TOARS.
    10.1386/ijcm.9.3.257_1
  11. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Formação e criação artística no Projeto Opus Tutti". Cadernos de Educação de Infância 106 (2016): 29-34. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/66495727-5826-4231-ba4f-0ed310f293dc.
  12. Rodrigues, Paulo; Gehlhaar, R.; Girão, L.M.; Penha, R.. "Instruments for Everyone: Empowering disabled creators with tools for musical expression". Ubiquity 1 (2012): 171-191.
    Publicado
  13. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Joy across the generations". Children in Scotland 135 (2012): 12-14.
    Publicado
  14. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Towards a new-gesamt-gesamtkunstwerke: artistic experiments and the engineering of social consciousness". International Journal of the Arts in Society 6 (2011): 33-44.
    Publicado
  15. Almeida, A.P.; Girão, L.M.; Gehlhaar, R.; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Neto, P.; Mónica, M.. "Sound=Space opera: choreographing life within an interactive musical environment". International Journal on Disability and Human Development 10 (2011): 49-53.
    Publicado
  16. Gehlhaar, R.; Girão, L.M.; Rodrigues, Paulo. "CaDaReMi. An educational interactive music game". International Journal of Disability and Human Development 10 1 (2011): 25-29.
    Publicado
  17. Gehlhaar, R.; Girao, L.M.; Rodrigues, P.M.. "CaDaReMi. An educational interactive music game". International Journal on Disability and Human Development 10 1 (2011): 25-29. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871462869&partnerID=MN8TOARS.
    10.1515/IJDHD.2011.008
  18. Almeida, A.P.; Girão, L.M.; Gehlhaar, R.; Rodrigues, P.M.; Rodrigues, H.; Neto, P.; Mónica, M.. "Sound=Space Opera: Choreographing life within an interactive musical environment". International Journal on Disability and Human Development 10 1 (2011): 49-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871462999&partnerID=MN8TOARS.
    10.1515/IJDHD.2011.006
  19. Rodrigues, Paulo. "Music for mothers and babies living in a prison: a report of a special production of Bebé Babá". International of Community Music 3 (2010): 77-90.
    Publicado
  20. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Jogo, Música e Afectos". Revista Portuguesa de Psicanálise 29 2 (2010): 139-148.
    Publicado
  21. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "A Educação e a Música no divã - "nóias", paranóias, dogmas e paradigmas - seguido de apontamento sobre uma "gota no oceano"". Revista de Educação Musical da Associação Portuguesa de Educação Musical 121 - 123 (2006): 61-79.
    Publicado
  22. Bartolomeu, P.; Fonseca, J.; Rodrigues, P.; Girão, L.. "Evaluating the timeliness of Bluetooth ACL connections for the wireless transmission of MIDI". IEEE Symposium on Emerging Technologies and Factory Automation, ETFA (2006): 46-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-50149084346&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/ETFA.2006.355452
  23. Bartolomeu, P.; Rodrigues, P.M.; Fonseca, J.A.; Duarte, P.; Girão, L.M.. "MIDI over Bluetooth". IEEE Symposium on Emerging Technologies and Factory Automation, ETFA 1 2 VOLS (2005): 95-102. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33847296557&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Lopes, Filipe; Rodrigues, Paulo. "Musicking with Plants". In Perspectives on Music, Sound and Musicology, editado por Castilho, Luísa; Dias, Rui; Pinho, José, 133-152. Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-78451-5_7
  2. Rodrigues, Helena; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo. "Notas sobre escuta e germinar da voz - uma procura no âmbito da arte para a infância". In Passaredo- os voos da voz na educação musical, editado por Marisa Fonterrada; Samuel Pontes; Paula Molinari, 18-26. UFMA, 2021.
  3. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Graça, Jorge; Arrais, Nuno. "Da Vinculação à Arte de Urdir Tecidos Humanos e Paisagens de Ouvir". In Musica Humana, editado por Martingo, Ângelo, 179-206. Portugal, 2021.
  4. Miguel, Mariana; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Diaries of Syncretic Musical Experiments #15: Unfolding Project X 2018 and its reverberations". In Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about Music-Making, 335-347. Aveiro, Portugal: UA Editora Universidade de Aveiro, 2020.
  5. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Maria (6419-D9E6-B4C0); Vences, Mariana. "Arte: Singularidade e Pluralidade na Educação". In Inovação: na escola e pela escola. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.
    Publicado
  6. Rodrigues, Paulo. "Looking at music, science and education through the pianoscope". In Proceedings of Research Hands on PIANO - International Conference on Music Performance,, 152-164. Aveiro, Portugal: UA Editora, Aveiro, 2019.
  7. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Interrogações na raiz do Projeto GermInArte: do paradigma da ‘formação de indivíduos’ ao paradigma da ‘formação em clusters’". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  8. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Fios e trilhos de GermInArte: pressupostos filosóficos e diretrizes para uma formação mediada por práticas artísticas". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância,, 26-45. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  9. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Projeto GermInArte: uma história de quatro anos". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian,, 2018.
    Publicado
  10. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Formação Imersiva em Arte para a Infância: relato de uma construção em três andamentos - ‘Jardim Interior’, ‘Caleidoscópio’, ‘Dabo Domo". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância,. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  11. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira. "Formação Transitiva Música para a Infância: relato de uma itinerância". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  12. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "O Germinar de Orizuro". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  13. Barbosa, Miguel; Rodrigues, Paulo Ferreira; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Miguel Barbosa; Paulo Ferreira Rodrigues; et al. "Envolvimento e experiência estética na primeira infância: narrativas corpo-voz". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância, editado por Helena Rodrigues; Rodrigues, Paulo Maria; Rodrigues, Paulo Ferreira, 240-281. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  14. Barbosa, Miguel; Rodrigues, Paulo Ferreira; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Arte e educação para a primeira infância: o germinar da formação "Afinação do Olhar"". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância, 282-294. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  15. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Collective Musicality: Stories of Healing from Companhia de Música Teatral and other Musical Projects". In Rythms of Relating in Children’s Therapies, 293-308. London: Jessica Kingsley Publishers., 2017.
    Publicado
  16. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. "Visão e perspectivas do projecto GermInArte: A qualificação de¿r ecursos humanos e profissionais nos cuidados prestados na infância¿ como alicerce para o desenvolvimento social e humano". In Música e história: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, 423-439. Lisboa: CESEM-Colibri, 2017.
    Publicado
  17. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Collective Musicality: Stories of Healing from the Companhia de Música Teatral and other Arts Projects". In Rhythms of Relating Therapies, 293-309. London, Reino Unido: Kingsley Publishers, 2017.
  18. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Paulo Ferreira. "Visão e perspectivas do projecto GermInArte: A qualificação de recursos humanos e profissionais nos cuidados prestados na infância como alicerce para o desenvolvimento social e humano". In Música e história: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito,, 423-439. Lisboa, Portugal: CESEM/Edições Colibri, 2017.
    Publicado
  19. Rodrigues, Paulo; Lopes, F.. "Paisagem Sonora: Pensamentos POLISPhonicos". In Ecos de Opus Tutti, 145-171. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
  20. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Breve Glossário do Projeto Opus Tutti". In Ecos de Opus Tutti - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, 15-81. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
  21. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Peça a Peça Itinerante - Ludicidade e Criação Artística para a Infância.". In Ecos de Opus Tutti - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, 83-124. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
  22. Rodrigues, Helena; Nogueira, João; Rodrigues, Paulo. "O projecto Grande Bichofonia no contexto da formação de professores: da teoria à prática". In Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia, 19-39. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  23. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Manual da criação de bichos. Formação e processos de composição no modelo de constelações artístico-educativas". In Arte de Ser Professor. O projecto musicale formativo Grande Bichofonia, 131-156. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  24. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Invenção a duas vozes acerca de aldeias necessárias para que as crianças cresçam". In Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia, 157-231. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  25. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "As palavras dos bichos. Da enciclopédia da música com bicho à gestação de outros materiais formativos". In Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia, 233-284. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  26. Gehlhaar, R.; Rodrigues, Paulo; Girão, L.M.; Penha, R.. "Instruments for Everyone: designing new means of musical expression for disabled creators". In Technologies of Inclusive Well-Being: Serious Games, Alternative Realities, and Play Therapy, 167-196. Berlin, Alemanha: Springer-Verlag, 2014.
    Publicado
  27. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Aprender na Casa". In Música e Educação Infantil, 191-222. Campinas, Brasil, Portugal: Papirus, 2013.
    Publicado
  28. Rodrigues, Helena; Arrais, N.; Rodrigues, Paulo. "Variações sobre temas de desenvolvimento musical e criação artística para a infância". In Música e Educação Infantil, 37-68. Campinas, Brasil, Portugal: Papirus, 2013.
    Publicado
  29. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "BebéBabá-potencialidades terapéuticas e comunicacionais de um projecto artístico e educativo dirigido a famílias com bebés". In Ser bebé, tornar-se pessoa, 269-286. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2009.
    Publicado
  30. Rodrigues, Paulo. "Communicative musicality as creative participation: from early childhood to advanced performance". In Communicative musicality- expelling the basis of human companionship, 585-610. Oxford, Reino Unido: Oxford University Press, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. Ecos de GermInArte. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian. 2018.
  2. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. Ecos de Opus Tutti – Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkina. 2016.
  3. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. Manual para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Publicado • Editor
  4. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo M.. Arte de Ser Professor: o Projecto Musical Formativo Grande Bichofonia. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri. 2014.
Livro
  1. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. Rotas de Mil Pássaros. Portugal: Companhia de Música Teatral. 2022.
  2. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Silva, Artur. Guia do Universo-CMT. Lisboa, Portugal: Companhia de Música Teatral. 2020.
    Publicado
  3. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Paulo Ferreira Rodrigues. Manual Para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Publicado
  4. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. Arte de Ser Professor. O projecto musical e formativo Grande Bichofonia. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2014.
    Publicado
  5. Gehlhaar, R.; Rodrigues, P.M.; Girão, L.M.; Penha, R.. Instruments for everyone: Designing new means of musical expression for disabled creators. 2014.
    10.1007/978-3-642-45432-5_9
  6. Rodrigues, Paulo. O Gigante Adamastor - Um projecto musical. Lisboa, Portugal: AMSC. 2010.
    Publicado
  7. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. BebéBabá: da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2003.
    Publicado
Manual
  1. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. Enciclopédia da Música com Bicho. 2008.
  2. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Nunes, P. S.. BebéBabá - Explorations in Early Childhood Music. 2004.
  3. Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Quental, J.. Andakibebé. 2003.
Poster em conferência
  1. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Afinar o olhar sobre a Infância através da observação de pais e bebés em contextos artísticos". Trabalho apresentado em 2as Jornadas do Centro de Estudos do Bebé e da Criança, 2019.
  2. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Performing Arts for Infancy: Application of theoretical review to a video-based research". Trabalho apresentado em ISME 18th Pre-Conference International Seminar: Young children's musical journeys, 2018.
  3. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Performing arts for infancy: A video-based research". Trabalho apresentado em 18th ISME Pre-Conference International Seminar: Young¿s children¿s musical journeys, 2018.
Resumo em conferência
  1. Graça, Jorge; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Here and now: "translating" a live artistic experience for children into Zoom". Trabalho apresentado em Music for and by children: Perspectives from children, composers, performers and educators, Aveiro, 2022.
    Publicado
  2. Lopes, Filipe; Rodrigues, Paulo. "Tales of Musicoplantophilia: A plant guided journey through the meaning of experimental". Trabalho apresentado em Xperimus2022: Experimentation and beyond in music, Porto, 2022.
    Publicado • 10.48528/txbg-vh38
  3. Graça, Jorge; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Miguel, Mariana; Vences, Mariana; Paixão, Luís; Silva, Maria; Ferraz, Miguel; Moreira, Élio. "Syncretic Musical Experiments #19: developing a live performance during a pandemic". Trabalho apresentado em NOVA Contemporary Music Meeting 2021: Musical Performance as creation, 2021.
  4. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Sight Tuning: observation and interpretation of infant¿s involvement in artistic performances". Trabalho apresentado em IC CIPEM 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  5. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Colos de Música: A contribution to build inner gardens". Trabalho apresentado em International Symposium of Music Education and Didactic Materials, Santiago de Compostela, 2019.
    Publicado
  6. Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F.; Rodrigues, Paulo. "Singing and chanting without words: Repertoire from Manual para a Construção de Jardins Interiores". Trabalho apresentado em IC CIPEM 2019 ¿ International Conference of CIPEM/INET-md, Challenges in Music Education, Portugal, 2019.
    Publicado
  7. Graça, Jorge; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Escrita sobre "Música na Comunidade" em Portugal: por uma necessidade de análise". Trabalho apresentado em International Conference of CIPEM/INET-md, Challenges in Music Education, Porto, 2019.
    Publicado
  8. Miguel, Mariana; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "The role of creative and collaborative processes in exploring the boundaries of music: x-raying Project X". Trabalho apresentado em IC CIPEM 2019 ¿ International Conference of CIPEM/INET-md, Challenges in Music Education, Porto, 2019.
    Publicado
  9. Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F.; Rodrigues, Paulo. "Echoes of GermInArte: A project on artistic transformation for social and human development since childhood". Trabalho apresentado em Art in Education ¿ Building Partnerships with Artists, Schools, Young People and Communities, Oslo, 2019.
  10. Miguel, Mariana; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "From the Flood to the Flower Bud: A Look at Different Examples of Community Performative Creations Within CMT". Trabalho apresentado em Conference Art in Education ¿ Building Partnerships with Artists, Schools, Young People and Communities, Oslo, 2019.
  11. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Miguel, Mariana. "Looking for my Inner Gardens". Trabalho apresentado em International Symposium of Music Education and Didactic Materials, Santiago de Compostela, 2019.
  12. Vences, Mariana; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Barbosa, Miguel. "Afinação do olhar: Observação e Interpretação do envolvimento de bebés em performances artísticas". Trabalho apresentado em IC CIPEM 2019 ¿ International Conference of CIPEM/INET-md, Challenges in Music Education, 2019.
  13. Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Colos de Música (trad. Music Laps): A tool for building inner gardens". Trabalho apresentado em 18th ISME Pre-Conference International Seminar: Young¿s children¿s musical journeys, Shefa'Amr, 2018.
  14. Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo. "Jardim Interior (Inner Garden): An immersive training in arts for childhood". Trabalho apresentado em 26th European Association for Music in Schools Conference: Competences in Music Education, Jelgava/Riga, 2018.
  15. Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira. "O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância: O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva "Dabo Domo"". Trabalho apresentado em 1º Congresso Transdisciplinar Portugal/Brasil, Évora, 2018.
  16. Miguel, Mariana; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Community practice-based instruments and their creation for musical and social interaction". Trabalho apresentado em 7th International Scientific Meeting for Sound and Musical Instrument Studies, Caldas da Rainha, Portugal, 2018.
  17. Rodrigues, Helena; Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Paulo. "GermInArte Project - Artistic TransFormation for Human and Social Development". Trabalho apresentado em Musicaklassen Extra: a glimpse of an educational future, Neerpelt, 2016.
  18. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Arte e Ciência em diálogo na observação do comportamento de ídades pais-bebés face à apresentação de peças músico-teatrais direcionadas à infância". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 17-18 Janeiro, Faro, 2013.
    Publicado

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Rodrigues, Paulo. O Céu Por Cima de Cá. 2020.
  2. Rodrigues, Paulo. Opus 8 Versão Zoom. 2020.
  3. Rodrigues, Paulo. Poemário Vivo. 2020.
  4. Rodrigues, Paulo. Mil Pássaros. 2020.
  5. Rodrigues, Paulo. Murmuratorium. 2019.
  6. Rodrigues, Paulo. PaPi-Opus 8. 2018.
  7. Rodrigues, Paulo. Orizuro. 2018.
  8. Rodrigues, Paulo. Inúmera Mão. 2018.
  9. Rodrigues, Paulo. Porcelana, Cristal e Pássaros. 2018.
  10. Rodrigues, Paulo. Dabo Domo. 2017.
  11. Rodrigues, Paulo. NOAH. 2017.
  12. Rodrigues, Paulo. ZYG. 2016.
  13. Rodrigues, Paulo. Jardim Interior. 2015.
  14. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 6. 2014.
  15. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 7. 2014.
  16. Rodrigues, Paulo. Anatomia do Piano. 2012.
  17. Rodrigues, Paulo. Patrulha. 2012.
  18. Rodrigues, Paulo. Babelim. 2012.
  19. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 1. 2012.
  20. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti. Opus 2. 2012.
  21. Rodrigues, Paulo; Girão, L.M.. Morfometose. 2011.
  22. Rodrigues, Paulo. Um Plácido Domingo. 2011.
  23. Rodrigues, Paulo. Gamelhappening. 2011.
  24. Rodrigues, Paulo. Roaratorio de Natal. 2011.
  25. Rodrigues, Paulo. AliBaBach. 2010.
  26. Rodrigues, Paulo; Factor E. GugugaguiGoooong!. 2010.
  27. Rodrigues, Paulo; Factor E. Prometeus na Gongolândia. 2010.
  28. Rodrigues, Paulo. Bichofonia Concertante. 2009.
  29. Rodrigues, Paulo; Factor E. Grotox. 2009.
  30. Rodrigues, Paulo. Bebé PlimPlim. 2008.
  31. Rodrigues, Paulo; Factor E. Ícaro. 2008.
  32. Rodrigues, Paulo. Grande Bichofonia. 2007.
  33. Rodrigues, Paulo. Primeira Bichofonia. 2007.
  34. Rodrigues, Paulo. Zoo Lógico. 2006.
  35. Rodrigues, Paulo. Uno Duo Trio. 2006.
  36. Rodrigues, Paulo. A Flauta Quase Mágica. 2005.
  37. Rodrigues, Paulo. MNF. 2004.
  38. Rodrigues, Paulo; Gehlhaar, R.; Girão, L.M.. CyberSong. 2004.
  39. Rodrigues, Paulo. Andakibebé. 2003.
  40. Rodrigues, Paulo. Alma Voluta. 2002.
  41. Rodrigues, Paulo; Projecto Bach2Cage. Bach2Cage. 2001.
  42. Rodrigues, Paulo. As Cidades e a Serra. 2001.
  43. Rodrigues, Paulo. Bebé Babá. 2001.
  44. Rodrigues, Paulo. Uma Prenda Para Eugénio de Andrade. 2001.
  45. Rodrigues, Paulo. Spideranha. 1999.
  46. Rodrigues, Paulo. Cristalizações. 1999.
  47. Rodrigues, Paulo. O Gigante Adamastor. 1998.
  48. Rodrigues, Paulo. O Gato das Notas. 1998.
Gravação vídeo
  1. Rodrigues, Paulo. 2020. Poemário.
  2. Rodrigues, Paulo. 2019. Gliding over Porcelain, Crystal and Birds.
Interpretação artística
  1. CMT. 2020. Pianoscópio. Festival Som Riscado, Loulé.
  2. CMT-Kids. 2019. NOAH. Casa da Música, Porto.
  3. CMT. 2019. Jardim Interior. Auditório do Solar da Música Nova, Loulé.
  4. CMT-Kids; Ramos, Pedro. 2018. Babelim. Theatre de Ville, Paris.

Outros

Outra produção
  1. Espaço em Branco. 2016. Rodrigues, Paulo.
  2. Projecto X2016 Viagem a Dentro de Nós. 2016. Rodrigues, Paulo.
  3. Variações sobre ZYG. 2016. Rodrigues, Paulo.
  4. Projecto X2015. 2015. Rodrigues, Paulo.
  5. Formação Imersiva Jardim Interior. 2015. Rodrigues, Paulo.
  6. Música e Criatividade. 2015. Rodrigues, Paulo.
  7. Novas Linguagens. 2015. Rodrigues, Paulo.
  8. Inventário dos Frutos. 2014. Rodrigues, Paulo.
  9. Projecto X2014. 2014. Rodrigues, Paulo.
  10. Afinação do Ouvir. 2013. Rodrigues, Paulo.
  11. Afinação do Brincar. 2013. Rodrigues, Paulo.
  12. Pianoscópio. 2013. Rodrigues, Paulo; Lopes, F.; Guedes, A.; Fernandes, H.. www.musicateatral.com/pianoscopio.
  13. Variações sobre Peça a Peça. 2013. Rodrigues, Paulo.
  14. Bending and Performing. 2012. Rodrigues, Paulo.
  15. Variações sobre AliBaBach. 2012. Rodrigues, Paulo.
  16. Ludofónica Experimental. 2011. Rodrigues, Paulo.
  17. Opening Reading Frames. 2011. Rodrigues, Paulo; Artshare.
  18. Gamelão de Porcelana e Cristal. 2011. Rodrigues, Paulo; Opus Tutti; Guedes, A.. www.musicateatral.com/gamelao.
  19. Musikitos. 2005. Rodrigues, Paulo.
  20. Tribunal da Ralação. 2003. Rodrigues, Paulo; Girão, L.M..
  21. Bebé.Cucu. 2003. Rodrigues, Paulo; Girão, L.M..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/02 Artistic practices for infancy, early childhood education and GermInArte
OsloMet University (Oslo, Noruega)
2020/01 Artistic practices for infancy, early childhood education and GermInArte KINDknow – Kindergarthen Knowledge Centre for Systemic Research on Diversity and Sustainable Futures,
Western Norway University of Applied Sciences (Bergen, Noruega)
2015 The Making of Art of Fugue Seminário de Doutoramento em Digital Media
FEUP
2014 POLISPhone: creating and performing with flexible soundmaps 11th Sound and Music Computing Conference 40th International Computer Music Conference
(Portugal)
2014 Formação imersiva na procura de respostas às necessidades actuais no Ensino de Música na Educação Básica - do projecto Grande Bichofonia ao projecto Opus Tutti VII Simpósio de Educação Musical e VII Encontro de Monografias da UFRJ / IV Simpósio de Educação Musical da UFG, Rio de Janeiro, Brasil.
2014 Opus Tutti- Criação de raízes sociais e educativas desde a primeira infância Conferência Crianças globais? Potenciar capacidades num mundo global e local,Lisboa
2013 Música, instrumento de desenvolvimento humano XX Cursos Internacionais de Verão de Cascais
2013 Music as a tool for human development International Symposium Music, Poetry and the Brain. Celebrating Wagner’s Bicentennial
(Lisboa)
2013 Giving birth to intergenerational community practices: the music’s “domino effect” in the Opus Tutti project " Presented in 6th Conference of the EuNet MERYC European Network of Music Educators and Researchers of Young Children,
( The Hague)
2013 Arte e Ciência em diálogo na observação do comportamento de díades pais-bebés face à apresentação de peças músico-teatrais direcionadas à infância Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo
2012 “Opus Tutti” and “Peaceful Sunday”: Intergenerational transmission between Infants, Children and Parents International Conference Bringing together people of all ages through opera and dance
2012 Do Roseiral a Babelim – Os fios da Música e os afectos da infância na construção da intersubjectividade. II Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano
2012 Nuvens, linhas e outras questões sobre recursos educativos e formação numa arte para a infância II Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano
2011 Aren’t smiling faces enough? Third edition of European Symposium Culture and Education, Evaluation of cultural projects, In Festival d’Aix-en-Provence –Les Rencontres Européennes Culture et Education. / Third edition of European Symposium Culture and Education, Evaluation of cultura
Festival d’Aix-en-Provence
2011 Scenical music productions for families with very young children; from an overview of past creations to new perspectives and challenges on artistic creation for infancy. International Conference Performing Arts Training Today
2011 Towards a new-gesamt-gesamtkunstwerke: artistic experiments and the engineering of social consciousness Sixth International Conference on the Arts in Society
2011 Diaries of Syncretic Music Experiments #3: making Music with Glass and Ceramics IV Portuguese Spanish Congress on Ceramics and Glasses
2011 Diaries of Syncretic Music Experiences # 2: the beauty of enabling expression II Festival de Musica Viseu

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Criação de um senso de possibilidade: o impacto da prática coral no quotidiano de um campo de refugiados
Orientador
2019 - 2020 Estimular a criatividade musical através da imagem: relatos de um projeto de criação musical coletiva e expressão plástica individual.
Orientador
2018 - 2019 Tocar com sentido(s): Música na Comunidade numa unidade de cuidados continuados
Orientador
2018 - 2019 O mundo da Margarida: estratégias de comunicação musical com uma criança com necessidades especiais
Orientador
2018 - 2019 Uma casa chamada mar: Um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados
Orientador
2018 - 2019 A descoberta da Sala Verde: estratégias lúdicas de iniciação e comunicação musical com crianças do ensino pré-escolar
Orientador
2018 - 2018 Cavaquinho Português em Performance Solo
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 Cavaquinho português em performance solo
Orientador
2017 - 2017 Música na primeira infância: um olhar cruzado entre a experiência de mãe e professora na creche
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Vibração Comum - um projeto musical com surdos
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 A Formação Musical e a sua componente interdisciplinar - uma reflexão
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Viagem à Fragilândia: Um projeto comunitário com pessoas da Cerci-Feira
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Viagem à Fragilândia: Um projeto comunitário com pessoas da Cerci-Feira
Orientador
2014 - 2017 Reclusão e experiência musical: a prática de piano em contexto prisional.
Orientador
2016 - 2016 Pianoscópio - uma visão do processo criativo
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Dificuldades e Estratégias de Superação do Músico com baixa visão
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 MISSÃO SONOSFERA - um projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Música e memórias em palco: um projeto de música na comunidade
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Música e Memórias em Palco: um projeto de Música na Comunidade
Orientador
2015 - 2016 Vibração Comum: um projeto musical com surdos
Orientador
2015 - 2016 Missão Sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora
Orientador
2015 - 2016 Criação de pontes entre teatro e canto através da exploração criativa da voz. Uma abordagem prática
Orientador
2015 - 2016 Pianoscópio, uma análise do processo criativo
Orientador
2014 - 2014 Música da Comunidade: Um projeto comunitário e Intergeracional realizado no Centro Social de S. Tiago de Lobão
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Reclusão e experiência musical: A prática de piano em contexto prisional
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Acordes de Esperança
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2013 Acordes de Esperança: um projecto de Música na Comunidade no Estabelecimento Prisional de Aveiro
Orientador