???global.info.a_carregar???
Valentina Chkoniya (PhD) is a highly professional and experienced professor with a deep understanding and knowledge regarding the business, based on a deep strategic perspective and building on more than 20 years of experience. Her current research interests include data analysis, decision support systems, marketing research, consumer behaviour and information technologies for retail. She is the researcher in charge of several ID projects. Valentina Chkoniya has published several articles in specialized journals and has supervised several master's dissertations. In her curriculum vitae, the most frequent terms used to contextualize her scientific, technological and artistic-cultural production are: Data Science; Consumers education; Fish product preferences; Fish benefits; Childrens food habits; Nutritional Education; Online commerce; Internet; Consumption; IOT; Value creation; Social Media; Food consumption; Taste and identity; Tendencies; Fish; Portugal; EU; Culture; Fish consumption; Evolution of consumption; Fish sector; Consumer behavior; Information; Marketing; Ecotourism; Consumer satisfaction; Sustainability; Benefits; Motivations; Perception; Profile; Satisfaction.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Valentina Chkoniya

Nomes de citação

  • Chkoniya, Valentina

Identificadores de autor

Ciência ID
6415-34A7-71BD
ORCID iD
0000-0003-1174-3216

Websites

Formação
Grau Classificação
2000/09/01 - 2004/12/31
Concluído
Technical Sciences (Doktor (PhD))
Murmanskij gosudarstvennyj tehniceskij universitet, Rússia
1994/09/01 - 1999/06/25
Concluído
Licenciatura e Mestrado Integrado em Matemática Aplicada e Computação (Master)
Instituto Superior Pedagógico do Estado de Murmansk , Rússia
Diploma de distinção
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/01 - 2025/12/31 Investigador (Investigação) Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2024 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/06/01 - 2025/12/31 Agenda Mobilizadora Sines Nexus
Investigador Pós-doutorado
Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2022/01/01 - 2025/12/31 Nexus Open Data Collaboration Platform
NEXUS 2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2022/01/01 - 2025/12/31 Nexus open data and app marketplace design and development
NEXUS 2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador responsável
Agência para a Competitividade e Inovação IP, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2022/01/01 - 2025/12/31 Connectivity services on the foreland specification and implementation
NEXUS 2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Em curso
2022/01/01 - 2025/12/31 Connectivity services on the hinterland
NEXUS 2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2022/01/01 - 2025/12/31 Broad Dissemination Strategy, Communication Plan and Activities
NEXUS 2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2022/01/01 - 2025/12/01 Exploitation, Internationalisation, Promotion and Dissemination
NEXUS 2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2022/11/01 - 2025/10/31 Creative learning for boosting bio-economy within HEIs' curricula
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus Plus
2022/01/01 - 2023/05/31 Electronic payment solutions specification and development
NEXUS 2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Chkoniya, Valentina. "Challenges in Decoding Consumer Behavior with Data Science". 2020.
  2. Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina. "Tendencies Regarding Fish Consumption – The Case of Portugal (Europe’s Leader & 3rd in the World)". 2018.
  3. Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina. "Tendencies regarding fish consumption – the case of Portugal (Europe’s Leader & 3rd in the World)". 2018.
  4. Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina. "Tendencies regarding fish consumption – the case of Portugal (Europe’s Leader & 3rd in the World)". 2018.
Artigo em revista
  1. Belem Barbosa; Zaila Oliveira; Valentina Chkoniya; Mehdi Mahdavi. "Significance of verbal and visual cues in communicating perfume properties over the Internet". Observatorio (OBS*) (2023): https://doi.org/10.15847/obsOBS17420232289.
    10.15847/obsOBS17420232289
  2. Elizaveta Fainshtein; Valentina Chkoniya; Elena Serova; Pavel Vorobyev. "Sustainable Social Systems: Innovative Service Implications in the Restaurant Business in the Post-COVID Era with Digital Transformation Strategies". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su151914539.
    10.3390/su151914539
  3. Barbosa, Belem; Mahdavi, Mehdi; Oliveira, Zaíla; Chkoniya, Valentina. "Buying Perfume in the Digital Age: A Study on E-Shoppers’ Perceptions and Typologies". Asian Journal of Business and Accounting 14 1 (2021): 1-32. http://dx.doi.org/10.22452/ajba.vol14no1.1.
    10.22452/ajba.vol14no1.1
  4. Chkoniya, Valentina. "Success Factors for Using Case Method in Teaching Applied Data Science Education". European Journal of Education 4 1 (2021): 77-86. http://dx.doi.org/10.26417/236hbm84v.
    10.26417/236hbm84v
  5. Chkoniya, Valentina. "Sounds of scents: olfactory-auditory correspondences in the online purchase experience for perfume". Review of Business Management 22 4 (2020): 836-853. http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v22i4.4083.
    10.7819/rbgn.v22i4.4083
  6. Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina. "Tendencies regarding fish consumption: the case of Portugal (Europe’s leader & 3rd in the world)". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/29891.
    10.26417/ejis.v6i1.p33-50
  7. Ana Oliveira Madsen; Valentina Chkonia. "Tendencies Regarding Fish Consumption – The Case of Portugal (Europe’s Leader - 3rd in the World)". European Journal of Interdisciplinary Studies (2020): https://publons.com/publon/31167122/.
    10.26417/EJIS.V6I1.P33-50
  8. Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina. "Tendencies regarding fish consumption: the case of Portugal (Europe’s leader & 3rd in the world)". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/29891.
    10.26417/ejis.v6i1.p33-50
  9. Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina. "Tendencies regarding fish consumption: the case of Portugal (Europe’s leader & 3rd in the world)". (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/29891.
    10.26417/ejis.v6i1.p33-50
  10. Chkoniya, Valentina; Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina; Ana Oliveira Madsen; Valentina Chkoniya. "The Positive Impact of a Portuguese State-Owned Company that Invested on Consumers Nutritional Education – the Case of Fish and Docapesca". European Journal of Marketing and Economics (2019): http://dx.doi.org/10.26417/ejme.v2i3.p6-12.
    10.26417/ejme.v2i3.p6-12
  11. Chkoniya, Valentina. "The impact of information and communication technologies in fish consumption in Portugal: building a support for the coming generations". Economia Agro-alimentare / Food Economy (2019): https://publons.com/publon/31163594/.
    10.3280/ECAG2019-003016
  12. Mahdavi, Mehdi; Barbosa, Belem; Oliveira, Zaila; Chkoniya, Valentina; Mahdavi, M.; Barbosa, B.; Oliveira, Z.; Chkoniya, V.. "Scents of celebrities: Endorsers' impact on buyers' online perfume purchase". Management & Marketing 14 3 (2019): 304-317. https://publons.com/publon/28509489/.
    10.2478/MMCKS-2019-0022
  13. Madsen, Ana Oliveira; Chkoniya, Valentina. "Fish consumption in the age of the information society - the evolution of the fish sector in Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/27914.
    10.26417/ejss-2019.v2i2-63
Capítulo de livro
  1. Valentina Chkoniya; Dorota Reykowska; Rafal Ohme; Ana Côrte-Real. "What Changed in One Year of a Pandemic and What the Portuguese are not Willing to Admit: Consumer Neuroscience and Predictive Analytic Contributes to Communication Strategy". 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_35
  2. Chkoniya, Valentina. Autor correspondente: Chkoniya, Valentina. "Subjective Well-Being and Data Science". In Encyclopedia of Quality of Life and Well-Being Research, 1-4. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-319-69909-7_104695-1
  3. Chkoniya, Valentina. Autor correspondente: Chkoniya, Valentina. "Data Science and Quality of Life". In Encyclopedia of Quality of Life and Well-Being Research, 1-5. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-319-69909-7_104694-1
  4. Chkoniya, Valentina; Reykowska, Dorota; Ohme, Rafal; Côrte-Real, Ana. "What Changed in One Year of a Pandemic and What the Portuguese are not Willing to Admit: Consumer Neuroscience and Predictive Analytic Contributes to Communication Strategy". In Smart Innovation, Systems and Technologies, 419-430. Springer Nature Singapore, 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_35
  5. Valentina Chkoniya; Dorota Reykowska; Rafal Ohme. "What Do Portuguese Really Feel About the COVID-19 Pandemic Consumer Neuroscience and Advanced Analytics—Discovering New Perspectives". 283-294. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4183-8_23
  6. Marcel Kyas; Joshua D. Springer; Jan Tore Pedersen; Valentina Chkoniya. "Data Analysis in the Shipping Industry". In eShip Case Study – Problem Statement, 381-400. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6985-6.ch018
  7. Valentina Chkoniya; Fernando Cruz Gonçalves; Maria Manuela Martins Batista. "Education for the Digital Industry". In Opportunities and Challenges of Experience-Based Expertise and Open Innovation, 506-521. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6985-6.ch024
  8. José Luís Cacho; Adalberto Tokarski; Elizabete Thomas; Valentina Chkoniya. "Port Dada Integration". In Opportunities for Optimization and Value Creation, 1-22. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6985-6.ch001
  9. Teresa Coelho; Valentina Chkoniya; Ana Oliveira Madsen; Carlos Figueiredo. "Leading the Way to a Sustainable Future". In The Positive Impact of a Generation Marketing Campaign. Estados Unidos, 2020.
    10.4018/978-1-7998-3115-0.ch001
  10. Coelho, Teresa; Chkoniya, Valentina; Madsen, Ana Oliveira; Figueiredo, Carlos. "Leading the way to a sustainable future: the positive impact of a generation marketing campaign". IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-7998-3115-0.ch001
  11. Chkoniya, Valentina; Mateus, Armando. "Digital Category Management". In Advances in Marketing, Customer Relationship Management, and E-Services, 139-163. IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5763-0.ch008
  12. Valentina Chkoniya; Armando Mateus. "Digital Category Management". In How Technology Can Enable the Supplier-Retailer Relationship. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5763-0.ch008
Livro
  1. Nobre, Helena (ed.); Chkoniya, Valentina (ed.); Caixinha, Hélder (ed.); Vieira, Elisabete (ed.); Drjerska, Nina (ed.); Pamela Burnard (ed.); Fiore, Mariantonietta (ed.); et al. Open Workshop: sharing good practices in the field of creative learning and bio-economy from invited and partners’ organizations: book of abstracts. UA Editora. 2023.
    10.48528/2ay1-rm91
  2. Chkoniya, Valentina. Autor correspondente: Chkoniya, Valentina. Handbook of Research on Applied Data Science and Artificial Intelligence in Business and Industry. Estados Unidos. 2021.
    Publicado
  3. Chkoniya, Valentina. Anthropological Approaches to Understanding Consumption Patterns and Consumer Behavior. Estados Unidos. 2020.
    10.4018/978-1-7998-3115-0
Tese / Dissertação
  1. Kozitska, Karyna. "Marketing como estratégia de crescimento: caso Helitene". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10773/29238.
  2. Pastor, Liliana Luísa Dória. "A nova era do comércio digital: criação de valor na realidade portuguesa : pequenas e médias empresas portuguesas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26770.
  3. Santos, José Joaquim Valente Ferreira dos. "Perfil e satisfação do ecoturista na zona do Mussulo - Angola". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22915.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/02/02 - 2023/12/19 Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
Orientador de Alexandre Ramos da Cruz
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10/13 - 2022/12/13 Estágio curricular na empresa Fhlud – Technologies, Lda.: a importância da comunicação integrada em marketing numa startup
Orientador de Daniela Oliveira Cruz
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10/01 - 2022/07/26 A ciência de dados como acelerador da interconectividade digital de stakeholders em portos e aeroportos inteligentes
Orientador de Paula José Martins João Maio Marques
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/10 - 2020/07/01 Marketing como estratégia de crescimento: caso Helitene
Orientador de Karyna Kozitska
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/10/01 - 2019/12/09 Marketing digital em empresas B2B
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 A Nova Era do Comércio Digital -Criação de valor na Realidade Portuguesa:Pequenas e Médias Empresas Portuguesas
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2017 - 2017 Perfil e satisfação do Ecoturista na zona do Mussulo-Angola
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 O impacto da corrupção na reputação da marca bancária: O caso do setor bancário português Cristina Isabel Vieira Ramos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 O impacto da cocriação de clientes nos serviços e a intenção de revisita. Aplicação ao setor do Turismo. Carlos António Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 O mercado do vinho de luxo: as perceções dos gestores portugueses de marcas de vinho Nuno Alexandre Metello de Nápoles Castro Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal