???global.info.a_carregar???
Rosana Marreco Brescia é licenciada em Canto Lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte . Brasil), Mestre em Canto Lírico pela Manhattan School of Music (Nova York . USA), Pós-graduada em Canto pela Royal Academy of Music (Londres . GB), Mestre em História pela Université Sorbonne . Paris IV (Paris . França) e Doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Université Sorbonne . Paris IV e em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Sua tese de doutoramento intitulada C est là que l on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819) recebeu a menção très honorable da universidade francesa. Entre 2011 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, tendo desenvolvido estudos sobre a cenografia em Portugal no século XVIII. Desde 2011 é investigadora integrada do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa onde estuda a música nos conventos femininos portugueses nos séculos XVIII e XIX. É autora dos livros É lá que se representa a comédia: a Casa da Ópera de Vila Rica: 1770-1822, publicado pela Paco Editorial do Brasil em 2012, Estudos sobre o teatro e a cenografia em Portugal no século XVIII, publicado pela Lisbon International Press em 2019 e A Casa da Ópera de Vila Rica/Ouro Preto 1770-2020, publicado pela Editora Idea do Brasil em 2020. É membro da International Musicological Society e integrante do grupo Gender and Music Patronage da mesma instituição. Rosana desenvolve uma intensa atividade como soprano solista tendo atuado em diversos teatros e festivais internacionais. Foi diretora artística das óperas barrocas encenadas no enquadramento do Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora, Brasil, realizadas em 2017 e 2018. Gravou os discos Angels and Mermaids: sacred music in Oporto and Santiago de Compostela 18/19th century (Arkhe Music, 2016) e Sacred Bel Canto (Caselpor, 2020).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosana Marreco Orsini Brescia

Nomes de citação

  • Brescia, Rosana

Identificadores de autor

Ciência ID
6318-6132-1DFA
ORCID iD
0000-0002-3034-5611

Moradas

  • Rua Dom João IV 226, 4000-301, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

  • www.rosanaorsini.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2006/12/01 - 2010/12/10
Concluído
Doutoramento (Doctorat)
École doctorale Histoire moderne et contemporaine, França

Association Sorbonne Université, França
"C'est là que l'on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise au XVIIIe siècle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable
2005/09/01 - 2006/06/13
Concluído
Master (Master)
Especialização em História Moderna e Contemporânea
Association Sorbonne Université, França
"Les arts du spectacle en Minas Gerais au XVIIIe siècle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très bien
2004/09/01 - 2005/06/30
Concluído
Music Performance (Postgraduate Certificate)
Especialização em Vocal Performance
Royal Academy of Music, Reino Unido
2002/08/18 - 2004/05/30
Concluído
Master in Music (Master)
Especialização em Vocal Performance
Manhattan School of Music, Estados Unidos
1998/02/02 - 2002/04/19
Concluído
Música (Graduado)
Especialização em Canto Lírico
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - 2025/01/31 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2011/02/01 - 2017/06/30 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2017/07 A cenografia teatral de raiz italiana em Portugal no século XVIII
SFRH/BPD/70660/2010
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia
2008 - 2010/10 As Casas da Ópera na América Portuguesa no século XVIII
SFRH / BD / 44572 / 2008
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia
2007 - 2008/09 As Casas da Ópera na América Portuguesa no século XVIII
SI/246/2008
Fundação Calouste Gulbenkian

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2024/06/30 A Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834)
2022.01889.PTDC
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em avaliação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "A geografia teatral em Lisboa na primeira metade do século XVIII". Trabalho apresentado em Touros, Tragédias, Bailes e Comédias - Espectáculos e divertimentos em Portugal no século XVIII, Lisboa, 2015.
    Publicado
  2. "Jean-Baptiste Debret: cenógrafo e figurinista do Real Teatro de São João do Rio de Janeiro". Trabalho apresentado em I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Rafael Rocha. "Primeiro teatro do Brasil, Casa da Ópera de Ouro Preto completa 250 anos", Folha de São Paulo, 2020, Ilustrada, https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/primeiro-teatro-do-brasil-casa-da-opera-de-ouro-preto-completa-250-anos.shtml.
  2. Marina Marques. "Brasileira resgata música dos conventos do Porto", Diário de Notícias, 2017, Artes, https://www.dn.pt/artes/brasileira-resgata-musica-dos-conventos-do-porto-8728611.html.
  3. Pedro Miguel Santos. "Música e Arquitectura no Porto: uma relação saudável!", O Público, 2015, Ípsilon, https://www.publico.pt/2015/05/04/culturaipsilon/critica/musica-e-arquitectura-no-porto-uma-relacao-saudavel-1694455.
  4. Stephen Brookes. "19th Century Brazilian Music finds the spotlight through Americantiga concert at NGA", The Washington Post, 2012, Arts & Entertainment, https://www.washingtonpost.com/blogs/classical-beat/post/19th-century-brazilian-music-finds-the-spotlight-through-americantiga-concert-at-nga/2012/01/18/gIQAAZLS8P_blog.html.
Artigo em revista
  1. "António da Silva Leite e a música para voz e três órgãos do Convento de Santa Clara da cidade do Porto". Revista Música Hodie 21 (2021): http://dx.doi.org/10.5216/mh.v21.68889.
    10.5216/mh.v21.68889
  2. Brescia, Rosana. "Musica Divina: the musician nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830)". Sacred Music Journal 147.2 (2020):
    Publicado
  3. Brescia, Rosana. "From Puppets to Opera: 300 years of the first permanent theatre of Brazil". Musica Hodie 19 (2019): https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/57745.
    Publicado
  4. Brescia, Rosana. "Quando frates sunt boni, sunt Bonifrates L opera di bonifrates nel Portogallo del Settecento". Quaderni del Conservatorio Umberto Giordano di Foggia (2014):
  5. Brescia, Rosana. "Le théâtre de l'Éphémère au XVIIIe siècle en Amérique Portugaise". – Caravelles, Cahier du monde hispanique et luso-brésilien (2013):
  6. Brescia, Rosana. "O teatro de tradição ibérica na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII". European Review of Artistic Studies (2013): http://www.eras.utad.pt/docs/MAR%202013%20teatro.pdf.
  7. Brescia, Rosana. "Half-Caste Actresses in Portuguese American Opera Houses,". Latin American Theatre Review (2012):
  8. Brescia, Rosana. "El teatro de los mulatos". Cuadernos de Musica Iberoamericana (2012):
  9. Brescia, Rosana. "Os Teatros Públicos na Capital das Minas setecentistas". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Universidade de São Paulo (2011):
  10. Brescia, Rosana. "O Teatro Efémero na América Portuguesa". Nuevo Mundo Mundos Nuevos (2010): http://nuevomundo.revues.org/60143.
Capítulo de livro
  1. Brescia, Rosana. "Nullus locus sine genius: A Casa da Ópera de Vila Rica / Ouro Preto nos seus 250 anos de história". In A Casa da Ópera de Vila Rica - Ouro Preto (1770-2020), 126-137. Belo Horizonte, Brasil: IDEA Editora, 2020.
    Publicado
  2. Brescia, Rosana. "Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America". Portugal, 2017.
  3. Brescia, Rosana. "Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: As impressões de La Barbinais acerca da festa de natal no Convento de Santa Clara do Desterro em Salvador". In Estudos luso-brasileiros em iconografia musical, 265-294. Salvador da Bahia, Brasil: EDUFBA, 2015.
    Publicado
  4. Brescia, Rosana. "I Teatro del Re: L'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di D. José del Portogallo". In Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900., 192-202. Veneza, Itália: Fondazione Giorgio Cini, 2014.
    Publicado
  5. Brescia, Rosana. "Fuego en escena!". In La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII. Espanha, 2013.
  6. Brescia, Rosana. "Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I". In Barroco Iberoamericano: Identidades culturales de un Imperio, 131-141. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Brescia, Rosana. Actas do III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2016.
  2. Brescia, Rosana. Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2014.
Livro
  1. Brescia, Rosana. A Casa da Ópera de Vila Rica - Ouro Preto (1770-2020). Belo Horizonte, Brasil: IDEA Editora. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Brescia, Rosana. Estudos sobre o Teatro e a Cenografia em Portugal no século XVIII. Lisboa, Portugal: Lisbon International Press. 2019.
    Publicado
  3. Brescia, Rosana. É lá que se representa a comédia. Brasil. 2012.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Opera Mozart Praga. Don Giovanni. 2004.
Gravação áudio
  1. Brescia, Marco; Arkhe Music (Produtor). 2016. "Angels and Mermaids". In Religious Music in Oporto and Santiago de Compostela.
Interpretação artística
  1. Brescia, Marco. 2019. Musica del primo seicento italiano. Parroquia de Santiago Apóstol de Lietor, Espanha.
Interpretação musical
  1. Stabat Mater de Luigi Boccherini. 2021.
    Soprano
  2. Brescia, Marco. Concerto número 2000 - Música Conventual para dois órgãos na cidade do Porto. 2021.
    Soprano
  3. Brescia, Marco; Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Il Pianto della Madona. 2020.
    Soprano
  4. Brescia, Marco; V Festival Internacional de Órgão da Madeira. O caminho para Monteverdi: Música dos conventos femininos do século XV. 2019.
    Soprano
  5. Brescia, Marco; XXI Festival Organistico Internazionale Città di Treviso e della Marca Trevigiana. Angeli e Sirene: musica sacra a Porto e Santiago de Compostela. 2019.
    Soprano
  6. Brescia, Marco; Festival Internacional de Órgão Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso. Anjos e Sereias: música dos conventos femininos do Porto na transição dos séculos XVIII e XIX. 2019.
    Soprano
  7. Cuarteto Alicerce. Stabat Mater de Luigi Boccherini. 2019.
    Soprano
  8. Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Vendado es amor, no es ciego. 2018.
    Soprano
  9. Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Il Ballo delle Ingrate. 2017.
    Soprano
  10. Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; Coral Lírico de Minas Gerais. Les Pêcheurs de Perles. 2005.
    Soprano
Programa de rádio / tv
  1. Cleto, Joel. 2021. "Conversa com Rosana Orsini". Conversas com História. Porto Canal.
  2. Cleto, Joel. 2019. "Episódio de Natal 2019". Caminhos da História. Porto Canal.
  3. Juliana Perdigão. 2012. "A Casa da Ópera de Ouro Preto". Terra de Minas. TV Globo Minas.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/08/19 Operárias: Gênero e Etnicidade nas Óperas no Brasil no século XVIII Projeto Linha Vermelha - Companhia Dual
Companhia Dual (São Paulo, Brasil)
2021/05/22 O Órgão Joaquim José da Fonseca Apresentação do Livro O Órgão Joaquim José da Fonseca da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Castelpor (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2020/11/21 Tornate all'antico e sarà un progresso? Cenografia histórica X Cenografia contemporânea Festival Mouseia 2020: Entre Diálogos e Tradições
Centro Ambiental Eduardo Bonetti (São José dos Campos, Brasil)
2020/11/07 O Teatro de São João e a cidade do Porto Apresentação do Livro O Velho Teatro de São João (1798-1918)
Teatro Nacional de São João, CESEM (Porto, Portugal)
2020/09/18 Mulieres in ecclesiis taceant? Monjas, música e teatro nos conventos femininos da América Portuguesa no século XVIII VIII Residência Cirteciense
Universidade de Évora, Mosteiro de São Bento de Cástris (Évora, Portugal)
2019/11/14 Sereias do Douro: as monjas cantoras no Porto em finais do século XVIII IX Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2019/07/07 Musica Divina: the musician nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830) International Musicological Society Intercongressional Symposium
Universität Luzern (Luzerna, Suiça)
2019/04/22 Sereias do Douro: as monjas cantoras no Porto em finais do século XVIII Colóquio Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/12/14 Ópera, Baderna e Carnaval: três artistas italianas e o teatro no Rio de Janeiro oitocentista Encontro Académico do Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
Universidade de Coimbra (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2018/11/17 Sereias no claustro: as freiras musicistas em Portugal e no Brasil dos séculos XVIII e XIX segundo o olhar dos viajantes estrangeiros VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2018/11/01 Las óperas de marionetas en el Portugal dieciochesco: actores con alma de alambre y cuerpo de corcho, entre las influencias castellana e italiana Across Labels: Genres of Music Theatre – MadMusic Espacios, géneros y públicos de la música en Madrid, ss. XVIII-XIX
Universidade Complutense de Madrid, Teatro Real (Madrid, Espanha)
2017/06/24 Il fin è la meraviglia: a importância da cenografia na ópera dos séculos XVII e XVIII 28º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, Brasil)
2017/05/04 É lá que se representa a comédia: os teatros setecentistas luso-americanos Os Teatros da América Latina: a influência do Teatro, da Dança e da Música em Portugal e Espanha nos séculos XVI a XVIII no desenvolvimento dos espaços cénicos na América Latina
Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa in collaboration with OISTAT – International Organization of Scenographers, Theatre Architects and Tecnitians (Setubal, Portugal)
2015/11/12 La Vera Constanza: genealogia de uma tempestade V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
2015/02/07 A maior empresa do mundo: a cenografia no Teatro do Bairro Alto na primeira metade do século XVIII Colóquio António José da Silva – O Judeu 310 anos
Museu Nacional do Teatro, CESEM (Lisboa, Portugal)
2014/11/07 La Nobile Archittetura di Scene, Machine, e Teatro: A cenografia nas óperas de Pietro Metastasio representadas em Portugal na primeira metade do século XVIII Workshop Internacional: Projectos, modelos e circulação artística entre Lisboa e Roma no século XVIII
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/10/12 Teatro e poder na Bahia setecentista III Simpósio de Música Ibero-Americana
CESEM/FCSH, Universidad de Salamanca e Universidade Federal do Amazonas (Lisboa, Portugal)
2014/10/10 Viva São Gonçalo! A visão de um viajante francês das festas em homenagem ao Santo de Amarante realizadas na Bahia em 1718 III Simpósio Internacional de Musicologia Histórica
Academia Portuguesa de Artes Musicais. Convento dos Capuchos de Almada (Almada, Portugal)
2013/11/07 O Real Teatro de São João (1813): representação e poder na velha cidade de São Sebastiã A Música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/10/18 Quando fratres sunt boni, sunt Bonifrates: l'opera di Bonifrates nel Portogallo del settecento XX Convegno della Società Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Foggia, Itália)
2013/05/27 Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I: el teatro de la colonia a caballo entre las tradiciones castellana y italiana I Simposio Internacional de Jóvenes Investigadores del Barroco Iberoamericano
Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2013/03/18 El Teatro de Mouraria de Lisboa: un otro espacio para los títeres portugueses en el siglo XVIII VI Jornades d'Etudiants de Musicologia i Joves Musicòlegs
Escuela Superior de Música de Catalunya (Barcelona, Espanha)
2012/09/04 ¡Fuego en escena! La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII VIII Congreso de la Sociedad Española de Musicología
Universidad de la Rioja (Logroño, Espanha)
2012/08/27 Augusta Candiani e la scena lirica del Impero Brasiliano 19th International Congress of the International Musicological Society
International Musicological Society (Roma, Itália)
2012/08/13 Os Teatros de tradição ibérica na América Portuguesa: Rio de Janeiro e Vila Rica na transição entre o Teatro del Siglo de Oro e a Ópera Italiana Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2012/04/01 I Teatri del Re: l'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di Giuseppe I del Portogallo Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900
Fondazione Cini (Venezia, Itália)
2011/11/25 O Teatro do Real Paço de Salvaterra de Magos: arquitectura e cenografia nas temporadas de 1762 a 1792 VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2011/07/20 Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: as impressões de La Barbinais das festas de Natal no Convento de Santa Clara de Salvador e de São Gonçalo do Amarante, representadas por François le Roux Durant 13° Coloquio do RIdIM / 1° Colóquio Brasileiro de Iconografia Musical
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2011/04/12 El teatro efímero en América Portuguesa en la primera mitad del siglo XVIII: teatro español y opera italiana aclimatados a los trópicos IV Jornadas de Jóvenes Musicologos
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2010/04/21 Las actrices mulatas de las Casas de Opera de América Portuguesa ", III Jornadas de Estudiantes de Musicologia y Jovenes Musicologos
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2009/11/01 The Italian Luso-Brazilian Opera Houses in the 18th century XVI Convegno della Societa Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Roma, Itália)
2008/06/02 The Opera House of Ouro Preto, Brazil (1770) 13th Biennial Conference on Baroque Music
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/04/07 A conjecture of singing Chinese repertoire with the Italian Bel Canto technique
Orientador
Mian Chen (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/06/23 Teatro como palco de uma Sociedade e Transformador de Espaços Públicos: O Teatro Público do Século XVII
Arguente principal
Raquel Medina Cabeças (Doutoramento)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/01/01 - 2020/12/31 Música Hodie (2317-6776) Universidade Federal de Goiás
2018/01/01 - 2018/12/31 Dedalus - REVISTA PORTUGUESA DE LITERATURA COMPARADA (0871-9519) Associação Portuguesa de Literatura