Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rosana Marreco Orsini Brescia
Nomes de citação
- Brescia, Rosana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6318-6132-1DFA
- ORCID iD
- 0000-0002-3034-5611
Moradas
- Rua Dom João IV 226, 4000-301, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Websites
- www.rosanaorsini.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Italiano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Português (Idioma materno) | |||||
Alemão | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/12/01 - 2010/12/10
Concluído
|
Doutoramento (Doctorat)
École doctorale Histoire moderne et contemporaine, França
Association Sorbonne Université, França "C'est là que l'on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise au XVIIIe siècle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Honorable |
2005/09/01 - 2006/06/13
Concluído
|
Master (Master)
Especialização em História Moderna e Contemporânea
Association Sorbonne Université, França
"Les arts du spectacle en Minas Gerais au XVIIIe siècle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très bien |
2004/09/01 - 2005/06/30
Concluído
|
Music Performance (Postgraduate Certificate)
Especialização em Vocal Performance
Royal Academy of Music, Reino Unido
|
|
2002/08/18 - 2004/05/30
Concluído
|
Master in Music (Master)
Especialização em Vocal Performance
Manhattan School of Music, Estados Unidos
|
|
1998/02/02 - 2002/04/19
Concluído
|
Música (Graduado)
Especialização em Canto Lírico
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - 2025/01/31 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2011/02/01 - 2017/06/30 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2017/07 | A cenografia teatral de raiz italiana em Portugal no século XVIII
SFRH/BPD/70660/2010
|
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia |
2008 - 2010/10 | As Casas da Ópera na América Portuguesa no século XVIII
SFRH / BD / 44572 / 2008
|
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia |
2007 - 2008/09 | As Casas da Ópera na América Portuguesa no século XVIII
SI/246/2008
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/08/19 | Operárias: Gênero e Etnicidade nas Óperas no Brasil no século XVIII | Projeto Linha Vermelha - Companhia Dual
Companhia Dual (São Paulo, Brasil)
|
2021/05/22 | O Órgão Joaquim José da Fonseca | Apresentação do Livro O Órgão Joaquim José da Fonseca da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Castelpor (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2020/11/21 | Tornate all'antico e sarà un progresso? Cenografia histórica X Cenografia contemporânea | Festival Mouseia 2020: Entre Diálogos e Tradições
Centro Ambiental Eduardo Bonetti (São José dos Campos, Brasil)
|
2020/11/07 | O Teatro de São João e a cidade do Porto | Apresentação do Livro O Velho Teatro de São João (1798-1918)
Teatro Nacional de São João, CESEM (Porto, Portugal)
|
2020/09/18 | Mulieres in ecclesiis taceant? Monjas, música e teatro nos conventos femininos da América Portuguesa no século XVIII | VIII Residência Cirteciense
Universidade de Évora, Mosteiro de São Bento de Cástris (Évora, Portugal)
|
2019/11/14 | Sereias do Douro: as monjas cantoras no Porto em finais do século XVIII | IX Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/07 | Musica Divina: the musician nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830) | International Musicological Society Intercongressional Symposium
Universität Luzern (Luzerna, Suiça)
|
2019/04/22 | Sereias do Douro: as monjas cantoras no Porto em finais do século XVIII | Colóquio Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2018/12/14 | Ópera, Baderna e Carnaval: três artistas italianas e o teatro no Rio de Janeiro oitocentista | Encontro Académico do Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
Universidade de Coimbra (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2018/11/17 | Sereias no claustro: as freiras musicistas em Portugal e no Brasil dos séculos XVIII e XIX segundo o olhar dos viajantes estrangeiros | VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
|
2018/11/01 | Las óperas de marionetas en el Portugal dieciochesco: actores con alma de alambre y cuerpo de corcho, entre las influencias castellana e italiana | Across Labels: Genres of Music Theatre – MadMusic Espacios, géneros y públicos de la música en Madrid, ss. XVIII-XIX
Universidade Complutense de Madrid, Teatro Real (Madrid, Espanha)
|
2017/06/24 | Il fin è la meraviglia: a importância da cenografia na ópera dos séculos XVII e XVIII | 28º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, Brasil)
|
2017/05/04 | É lá que se representa a comédia: os teatros setecentistas luso-americanos | Os Teatros da América Latina: a influência do Teatro, da Dança e da Música em Portugal e Espanha nos séculos XVI a XVIII no
desenvolvimento dos espaços cénicos na América Latina
Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa in collaboration with OISTAT – International Organization of Scenographers,
Theatre Architects and Tecnitians (Setubal, Portugal)
|
2015/11/12 | La Vera Constanza: genealogia de uma tempestade | V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
|
2015/02/07 | A maior empresa do mundo: a cenografia no Teatro do Bairro Alto na primeira metade do século XVIII | Colóquio António José da Silva – O Judeu 310 anos
Museu Nacional do Teatro, CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/07 | La Nobile Archittetura di Scene, Machine, e Teatro: A cenografia nas óperas de Pietro Metastasio representadas em Portugal na primeira metade do século XVIII | Workshop Internacional: Projectos, modelos e circulação artística entre Lisboa e Roma no século XVIII
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/10/12 | Teatro e poder na Bahia setecentista | III Simpósio de Música Ibero-Americana
CESEM/FCSH, Universidad de Salamanca e Universidade Federal do Amazonas (Lisboa, Portugal)
|
2014/10/10 | Viva São Gonçalo! A visão de um viajante francês das festas em homenagem ao Santo de Amarante realizadas na Bahia em 1718 | III Simpósio Internacional de Musicologia Histórica
Academia Portuguesa de Artes Musicais. Convento dos Capuchos de Almada (Almada, Portugal)
|
2013/11/07 | O Real Teatro de São João (1813): representação e poder na velha cidade de São Sebastiã | A Música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/18 | Quando fratres sunt boni, sunt Bonifrates: l'opera di Bonifrates nel Portogallo del settecento | XX Convegno della Società Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Foggia, Itália)
|
2013/05/27 | Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I: el teatro de la colonia a caballo entre las tradiciones castellana y italiana | I Simposio Internacional de Jóvenes Investigadores del Barroco Iberoamericano
Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2013/03/18 | El Teatro de Mouraria de Lisboa: un otro espacio para los títeres portugueses en el siglo XVIII | VI Jornades d'Etudiants de Musicologia i Joves Musicòlegs
Escuela Superior de Música de Catalunya (Barcelona, Espanha)
|
2012/09/04 | ¡Fuego en escena! La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII | VIII Congreso de la Sociedad Española de Musicología
Universidad de la Rioja (Logroño, Espanha)
|
2012/08/27 | Augusta Candiani e la scena lirica del Impero Brasiliano | 19th International Congress of the International Musicological Society
International Musicological Society (Roma, Itália)
|
2012/08/13 | Os Teatros de tradição ibérica na América Portuguesa: Rio de Janeiro e Vila Rica na transição entre o Teatro del Siglo de Oro e a Ópera Italiana | Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2012/04/01 | I Teatri del Re: l'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di Giuseppe I del Portogallo | Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900
Fondazione Cini (Venezia, Itália)
|
2011/11/25 | O Teatro do Real Paço de Salvaterra de Magos: arquitectura e cenografia nas temporadas de 1762 a 1792 | VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
|
2011/07/20 | Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: as impressões de La Barbinais das festas de Natal no Convento de Santa Clara de Salvador e de São Gonçalo do Amarante, representadas por François le Roux Durant | 13° Coloquio do RIdIM / 1° Colóquio Brasileiro de Iconografia Musical
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2011/04/12 | El teatro efímero en América Portuguesa en la primera mitad del siglo XVIII: teatro español y opera italiana aclimatados a los trópicos | IV Jornadas de Jóvenes Musicologos
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2010/04/21 | Las actrices mulatas de las Casas de Opera de América Portuguesa | ", III Jornadas de Estudiantes de Musicologia y Jovenes Musicologos
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2009/11/01 | The Italian Luso-Brazilian Opera Houses in the 18th century | XVI Convegno della Societa Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Roma, Itália)
|
2008/06/02 | The Opera House of Ouro Preto, Brazil (1770) | 13th Biennial Conference on Baroque Music
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/04/07 | A conjecture of singing Chinese repertoire with the Italian Bel Canto technique
Orientador
|
Mian Chen (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/06/23 | Teatro como palco de uma Sociedade e Transformador de Espaços Públicos: O Teatro Público do Século XVII
Arguente principal
|
Raquel Medina Cabeças (Doutoramento)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2020/12/31 | Música Hodie (2317-6776) | Universidade Federal de Goiás |
2018/01/01 - 2018/12/31 | Dedalus - REVISTA PORTUGUESA DE LITERATURA COMPARADA (0871-9519) | Associação Portuguesa de Literatura |