???global.info.a_carregar???
Anabela Fernandes (Univ Coimbra/ CEIS20/ FLUC) Researcher in the domains of the performativity of language and its interaction with artefacts, at the Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20/iii) at the University of Coimbra, where she is co-coordinator of the Research Group on Digital Humanities. She is an Assistant Professor at the Department of Languages, Literatures and Cultures at the Faculty of Arts and Humanities at the same University. She is also a member of the research groups: Portuguese in Contact and Bridging Communities at the Applied Linguistic Research Centre (CELGA-ILTEC), and of the Humanities, Migrations and Studies for Peace group at the Centre for Social Studies (CES). She is interested in language as a semiotic activity underlying social interactions, as well as in the concepts of nomadic intersubjectivity and translating self-representation. Her work deals with the enunciation of the subjectivity within plurilingual 'repertoires', through which emotions and points of view are expressed, regarding mobilities and diaspora communities contexts. ************************************************************************************************************************************************************ Anabela Fernandes (Univ Coimbra/ CEIS20/ FLUC) é investigadora nos domínios da performatividade da linguagem e da sua interação com artefactos, no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20/iii) da Universidade de Coimbra, onde é co-coordenadora do Grupo de Investigação Humanidades Digitais. É Professora Auxiliar no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É também membro dos grupos de investigação: Português em Contacto e 'Bridging Communities' do Centro de Investigação em Linguística Aplicada (CELGA-ILTEC), e do grupo Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais (CES). Interessa-se pela linguagem enquanto atividade semiótica subjacente às interações sociais, bem como pelos conceitos de intersubjetividade nomádica e de 'translating' da auto-representação. O seu trabalho debruça-se sobre a enunciação da subjetividade (expressão de emoções e pontos de vista) em 'repertoires' plurilingues, em contextos de mobilidades e comunidades em diáspora.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela dos Santos Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Anabela

Identificadores de autor

Ciência ID
6310-ECDD-0998
ORCID iD
0000-0001-5468-2826

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2023/06/26 - 2023/06/30
Concluído
[Blending Intensive Programme] Learning a Language with a Different Alphabet: Modern Greek & Cyrillic Alphabet [Erasmus+] (Outros)
Université de Poitiers, França
2022/11/28 - 2022/12/03
Concluído
[Blending Intensive Programme] Practical Romanian Language Course. A Didactic Intercultural Exchange [Erasmus+] (Outros)
Universitatea Alexandru Ioan Cuza din Ia¿i, Roménia
2022/08/08 - 2022/08/12
Concluído
Course EMI (English as a Medium of Instruction) for Higher Education Lecturers [Atlantic Language Galway] (Outros)
Galway Cultural Institute, Irlanda
2022/06/14 - 2022/06/16
Concluído
Machine learning technique & Text processing tools applied to the study of linguistic diversity & cultural perceptions | EC2U Alliance (Outros)
Université de Poitiers, França
2015/07/13 - 2015/07/16
Concluído
Terceira Summer School em Materialidades da Literatura – Open Journal Systems (OJS): Oficina de Introdução (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014/02/27
Concluído
Multimédia em Educação [Didática e Tecnologia de Informação e Comunicação] (Doutoramento)
Especialização em Interação intercultural em Português Língua Não Materna online
Universidade de Aveiro, Portugal
"Interação Intercultural Telecolaborativa em Português Língua Não Materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2012/07/19 - 2012/07/19
Concluído
Curso de formação Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/02/23 - 2007/04/20
Concluído
Curso de Formação Especializada em Multimédia em Educação (Outros)
Especialização em Módulos: Comunidades de Aprendizagem Distribuídas e Multimédia e Arquiteturas Cognitivas
Universidade de Aveiro, Portugal
2004/07/14
Concluído
Didática de Línguas: Português Língua Não Materna (Mestrado)
Especialização em Português Língua Não materna
Universidade de Aveiro, Portugal
"A competência Lexical no Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira em contexto endolingue" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1994/06/13
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Alemães, Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1992/10 - 1993/08
Concluído
Erasmus Grant [1 year] (Outros)
Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha
1992/08/03 - 1992/08/21
Concluído
Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD Grant (Outros)
Universität Duisburg-Essen, Alemanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/06/26 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2000/09/01 - 2014/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1998/02 - 2000/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Co-coordenadora Grupo de investigação Humanidades Digitais Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2020 - 2022 Vogal Coordenação científica Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2019 - 2020 Grupo de Apoio à Lecionação Não Presencial da FLUC [Despacho No 3/DIR/2020] Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2020 Sub-Coordenadora Mestrado em Ensino de Português Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2020 Membro do Conselho de Formação de Professores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2003 Representante dos Docentes não doutorados do grupo de Estudos Românicos no Conselho Pedagógico Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2022 MemoMarranos [Mapeamento documental dos "marranos" no século XX: antes, durante e depois da Obra do Resgate, da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto]
ID 740700768
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021 - 2021 REPERTOIRES. Pluricultural Repertoires of Iberian Sephardic Diaspora: transtemporal strategies of survival and identity
Proposal 101042802
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
Não financiado
2021 - 2021 ReVISA. A review of the plurilingual and pluricultural dimension of visas signed by Aristides de Sousa Mendes
ReVISA_Submission_740687707
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
Não financiado
2017 - 2019 ALEX [Aprendizagem Autónoma do Alemão através do Léxico]
Investigador
Celga-Iltec, Portugal
Concluído
2015 - 2018 I-localAPP. Incidentally learning other Cultures and Languages trough APP
Investigador
2017 - 2017 LEPLE (Literatura no Ensino de Português como Língua Estrangeira)
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal

Celga-Iltec, Portugal
Não financiado
2011 - 2014 Euroversity
Investigador
Celga-Iltec, Portugal
Concluído
2008 - 2011 Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2 (PEAPL2)
Investigador
2009 - 2010 NIFLAR, Networked Interaction in Foreign Language Acquisition and Research
Investigador
Celga-Iltec, Portugal
Concluído
2002 - 2002 DIALANG
Investigador
2002 - 2002 Processo de STSE | Pilotagem e avaliação/ seriação dos itens da versão Beta do projeto DIALANG | Sistema virtual de diagnóstico de proficiência
Investigador
Lancaster University, Reino Unido
Concluído
2001 - 2002 European Consortium for the Certificate of Attainment in Modern Languages
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mónica Aresta; Fernandes, Anabela; Ana Isabel Ribeiro. "From Face-to-Face to Online Learning: COVID-19 and the Emergence of Ubiquitous Learning Scenarios". 2020.
    10.21125/iceri.2020.2100
  2. Carecho, Judite; Soares, Rute; Fernandes, Anabela. "ALEX: palavras em movimento na aprendizagem de Alemão". Trabalho apresentado em 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2018.
    Publicado
  3. Fernandes, Anabela. "A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC, 2010.
    Publicado
  4. Fernandes, Anabela. "O Ensino do Português como Língua Estrangeira. Da Flexibilidade Cognitiva à auto-aprendizagem: o multimédia centro e fora das aulas de língua". Trabalho apresentado em II Jornadas Científico–Pedagógicas de Português, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fernandes, Anabela. "Repertoires plurilingues na enunciação de pontos de vista e de emoções em Português: um projeto exploratório em Macau". Orientes do Português — “Paisagens semióticas interculturais — diálogos com a China 4 (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  2. Carecho, Judite; Soares, Rute; Fernandes, Anabela. "Tecnologias Digitais numa Experiência de Aprendizagem Autónoma de Léxico da Língua Alemã". Diacrítica 34 1 (2020): 248-274. https://doi.org/10.21814/diacritica.355.
    Publicado
  3. Carecho, Judite; Fernandes, Anabela; Soares, Rute. "Feedback do professor e (re)escrita em PLNM: a perspetiva dos alunos num estudo de caso". Indagatio Didactica, 12 2 (2020): 159-180.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Machado, Ana Maria; Fernandes, Anabela. "PLE: fatores de legibilidade na retextualização literária". BELT - Brazilian English Language Teaching Journal 10 1 (2019): 33283. http://dx.doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33283.
    Acesso aberto • 10.15448/2178-3640.2019.1.33283
  5. Machado, Ana Maria; Fernandes, Anabela. "Literary Adaptations in Portuguese as a Foreign Language Teaching". Diacrítica 32 2 (2019): 22. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.433.
    Acesso aberto • 10.21814/diacritica.433
  6. Carecho, Judite; Fernandes, Anabela; Soares, Rute. "Explicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito – algumas propostas didáticas em Português Língua Estrangeira". Indagatio Didactica 11 1 (2019): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12147.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Fernandes, Anabela; Machado, Ana Maria. "A literatura no ensino de português língua estrangeira. Discussão de um projeto / Literature in Portuguese as foreign language teaching. A project discussion". Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 27 (2018): https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/article/view/2920.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Fernandes, Anabela; Pereira, Isabel; Silva, Antonino. "A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR". Educação, Formação & Tecnologias (2011): http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/217.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Fernandes, Anabela. "Língua, pertença e identidade na diáspora sefardita Portuguesa: um estudo exploratório". In Diálogos luso-sefarditas, 229-249. Portugal: UA Editora, 2022.
    Publicado
  2. Carecho, Judite; Fernandes, Anabela; Soares, Rute. "Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito: gramática pedagógica entre descrição linguística e ensino-aprendizagem de PLA". In Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas, 346-395. PONTES EDITORES LTDA, 2022.
    Publicado • 10.29327/5195579.1-14
  3. Ribeiro, Ana Isabel; Aresta, Mónica; Fernandes, Anabela. "Cenários de aprendizagem ubíqua: novos desafios". In Desafios curriculares no Século XXI, editado por Fernandes, Anabela; Velez de Castro, F.; Cravo, Cláudia. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    Publicado
  4. Fernandes, Anabela; Smyth-Cortez, Joana. "Usos que criam vozes: divergência pragmática na aprendizagem de Português Língua Não Materna;". In Variedades do Português no ensino de Português Língua não materna Série Romanistische Fremdsprachenforschung und Unterrichtsentwicklung. Tubingen, Alemanha: Narr, 2019.
    Publicado
  5. Fernandes, Anabela. "Análise Didática das Interações Orais em Português do Projeto NIFLAR". In Estudos de Linguística 3, 80-97. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    No prelo
  6. Fernandes, Anabela. "O Lugar da Consciência Cultural Crítica na Aula de Língua Materna ou Não Materna". In A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado
  7. Soares, Rute; Carecho, Judite; Fernandes, Anabela. "Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula". In Dispositivos móviles en el aula: docentes y estudiantes prosumidores en la era digital. Sevilha, Espanha: Egregius, 2018.
    Publicado
  8. Fernandes, Anabela. "Expressão oral em português língua não materna". In A linguagem na pólis, 121-143. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
    10.14195/978-989-26-1115-0_5
Edição de livro
  1. Fernandes, Anabela; Cravo, Cláudia; Castro, Fátima Velez de. Desafios Curriculares no Séc. XXI. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2022.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-2241-5
Recurso online
  1. Martins, Cristina; Ferreira, Tânia Santos; Sitoe, Marta; Abrantes, Cristina; Janssen, Maarten; Fernandes, Anabela; Silva, A.; et al. Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2 (Corpus PEAPL2-CELGA)_anotado. 2018. http://teitok.iltec.pt/peapl2/.
  2. Keating, Maria Clara; Solovova, Olga; Fernandes, Anabela; Cortez-Smyth, Joana. UniOn P. 2018. http://www.ilocalapp.eu/.
  3. Fernandes, Anabela. Ciberestudo. Língua Portuguesa. 9.º ano. Domínio da Oralidade [iniciativa da Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a colaboração da Associação de Professores de Matemática; patrocícínio da Fundação Vodafone]. 2017. https://ciberestudo.com.
  4. Fernandes, Anabela. Recursos Educativos Digitais Português Língua Não Materna (colaboração com Helena Lemos). Portal das Escolas, DGIDC (Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) do Ministério da Educação. 2009. https://www.dge.mec.pt/recursos-educativos-no-portal-das-escolas Membro da equipa.
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Anabela. "Interação Intercultural Telecolaborativa em Português Língua Não Materna". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2014.
  2. Fernandes, Anabela. "A Competência Lexical no Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira em contexto endolingue". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2004.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/23 Language teaching and digital textuality: the discursive intersubjectivity in podcasts Journée d'Études Nouvelles méthodes pour enseigner, nouvelles langues à apprendre
Université de Poitiers (Poitiers, França)
2023/02/16 Um Olhar sobre Macau: repertoires plurilingues Paisagens semióticas interculturais — diálogos com a China (Mesa-redonda)
(Macau, China)
2023/02/07 L'eveil aux langues em Português Língua Adicional Mestrado e Doutoramento de Didática de Francês Língua Estrangeira
Université de Poitiers (Poitiers, França)
2022 The (internal) Others Blending Intensive Program — Practical Romanian language Course. A Didactic Intercultural Exchange
Universitatea „Alexandru Ioan Cuza” din Ia¿i (Ia¿i, Roménia)
2020/08/31 Língua, pertença e identidade: repertoires Migrações, Diásporas e Políticas de Memória | III Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico Cultural e Memória em Contextos Ibero-Americanos: Educação, Cultura, Patrimônio e Memória
Plataforma MConf da RNP / UNIFESP (São Paulo, Brasil)
2019 Os objetos nas fronteiras linguísticas e culturais de refugiados sírios em Portugal Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação
Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20
2019 Fluência digital e a competência discursiva: descobrir, criar e partilhar Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação
Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20
2018/11/05 Português língua de herança na diáspora sefardita. Discussão de um projeto Workshop “Do Discurso e da Cultura na Diáspora Sefardita Portuguesa”
Centros de Estudos Interdisciplinares, CEIS20
2018/06 O Ensino de Português Língua Adicional: adaptações literárias em plataforma online SINEPLA — Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King’s College London (Reino Unido)
2018/06 Aprendizagem baseada em projetos: uma reflexão crítica II Colóquio em Didática e ensino da FLUC, Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2018/05/05 ALEX: palavras em movimento na aprendizagem de Alemão 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/03 Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula com o ALEX III Congresso Internacional Comunicación y Pensamiento. Generación Smartphone: Comunicación Móvil
Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha (Espanha)
2018/02 O desafio digital Colóquio Internacional de Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2017/10 Alicerce: Programa Preparatório em Língua Portuguesa VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua portuguesa: A união na diversidade
Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação de Santarém
2017/10 As adaptações literárias no ensino de Português língua estrangeira VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua portuguesa: A união na diversidade
Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação de Santarém
2017/09 Usos que criam vozes: uma reflexão pragmática 12.º Congresso Alemão de Lusitanistas: Polifonia — Uma língua, muitas vozes
Universidade Johannes Gutenberg (Alemanha)
2017/08 Digital and Foreign Language Fluency: discover, create and share Global Active Learning Summit
OECD & 21st Century Academic Forum (Japão)
2015/12 A Literatura no Ensino de Português Língua Estrangeira — discussão de um projeto Congresso Internacional Língua Portuguesa: uma Língua de Futuro
Universidade de Coimbra
2015/09 Second Language Learning towards Intercultural Citizenship Forum Facilitating, Fostering and Harnessing Innovation to Meet Key Challenges of the 21st Century
Universidade de Harvard (Estados Unidos)
2015/03 Telecollaboration 2.0 and intercultural awareness in foreign language teaching Forum Teaching, Learning, and Research in the "Just Google It" Age
Universidade de Harvard (Estados Unidos)
2014/12 Interação Intercultural Telecolaborativa em Português Língua Não Materna 5.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2010/12 O Ensino a Distância e o Desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural em Português Língua Não Materna 1.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2010/11 A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR I Encontro Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Universidade de Lisboa
2010/10 Aplicação vídeo-comunicação no curriculum Encontro Internacional NIFLAR — Aprendizagem de línguas em sistemas b-learning
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2008/06/30 Competência lexical e competência sintáctica: implicações didácticas no ensino do Português língua não materna I Encontro Internacional do Ensino de Português
Escola Superior de Educação de Coimbra
2008/03/07 Expressão Oral: O Discurso dos Alunos na aula de Português Língua Não Materna Colóquio de Didáctica: Língua e Literatura
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2001/11 Oficina: O ensino do Português como Língua Estrangeira — Da “flexibilidade cognitiva” à auto-aprendizagem — o multimédia dentro e fora das aulas de língua II Jornadas científico-pedagógicas de Português
Faculdade de Letras da Universidade

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 O Conhecimento Explícito da Gramática em Português e em Latim: o Caso e as Funções Sintáticas
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 O Ensino Explícito da Prefixação em Latim e em Português: uma Abordagem Semântica
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 O Lugar da Preposição em Estruturas Argumentais em Português e em Latim
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 O Ensino de Estratégias de Leitura em Português e em Inglês
Orientador
Mestrado em Ensino de Português e Inglês do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 The Shaping of Meaning Through a Culturally Distant Approach to Fado Singing: An Exploratory Case Study Among Chinese Listeners
Coorientador
Mestrado em Estudos Artístico (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 A argumentação em Português e em Latim no ensino secundário: aplicações didáticas
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 O Uso de Aplicações Digitais baseadas em jogo nas aulas de Português: um Estudo de caso no 11.º ano
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 A argumentação em Português e em Latim no ensino secundário: aplicações didática
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021/12/10 Educação Literária no 12.º ano: A Avaliação Formativa e a Mobilização de Saberes
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021/09/08 A escrita: a revisão e a retextualização
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021/09/08 A argumentação em Português e em Latim no ensino secundário: aplicações didáticas
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/10/10 - 2021/07/29 O efeito da coesão lexical no texto
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021/07/21 O feedback do professor e a (re)escrita através da avaliação por rubricas
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/09/10 - 2021/07/05 Do Ensino Explícito da Escrita ao Desenvolvimento da Consciência Textual
Orientador
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021/07/02 Leituras cruzadas: uma aplicação didática no 12.º ano
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020/10/24 A Escrita e a Narração: aplicação didática no 7.º ano
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020/06/25 Sobre a intencionalidade comunicativa na modalidade com valor epistémico: uma perspetiva didática no Ensino Secundário
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020/06/24 O Ensino Explícito da Organização Textual/Discursiva através da Subordinação Adverbial no Ensino Secundário
Orientador
Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019/10/25 O ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura: antecipação e inferência
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019/09/27 As tecnologias digitais na compreensão leitora. Inquiry-based learning – plataforma graasp
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 A compreensão da leitura na Literatura e outras Artes
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 As tecnologias digitais na compreensão leitora
Orientador
2018 - 2019 O uso de ferramentas digitais no ensino do inglês
Coorientador
2017 - 2018 O contributo das atividades de pré-leitura na compreensão do texto
Orientador
2017 - 2018 As atividades extracurriculares como incentivo à aprendizagem e aprofundamento da Língua Materna e da Língua Estrangeira
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01/23 - 2024/01/25 BOBCATSSS 2024 International Annual Symposium: Information Profession and Sustainable Development (2024/01/23 - 2024/01/25)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2023/12/06 - 2023/12/07 Coimbra International Symposium Interdisciplining Knowledge: Humanities, Sciences & Culture. This Symposium intends to examine how modes of research implicated in interdisciplinary relations are themselves understood as complex and emergent phenomena. The opening up of the symposium to inquiry modes in the humanities, the sciences, and in culture (beyond academia) also intends to expose the complementarities and tensions between different paradigms, methodologies and premises cultivated by diverse traditions of knowledge. (2023/12/06 - 2023/12/07)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2022/09/02 - 2022/09/03 Escola de Verão CEIS20 | Património Cultural: dos Legados Culturais aos Encontros Interculturais (2022/09/02 - 2022/09/03)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2021/11/18 - 2021/11/19 II Encontro Diálogos & Investigação sobre Cultura, Educação e Sociedade Digital (2021/11/18 - 2021/11/19)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2021/09/09 - 2021/09/10 Escola de Verão CEIS20 | Anti-semitismo, Holocausto, Refugiados (2021/09/09 - 2021/09/10)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2021/07/13 - 2021/07/15 Escola de Verão Estudos de Diásporas, Do Discurso e da Cultura Sefardita Portuguesa (2021/07/13 - 2021/07/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2020/09/24 - 2020/09/24 I Encontro Internacional Diálogos e Investigação sobre Cultura, Educação e Sociedade Digital (2020/09/24 - 2020/09/24)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2018/11/21 - 2018/11/21 Conferência Ser um homem de nação hebrea em Portugal e na Diáspora Sefardita: uma identidade proteica (séculos XVI-XVIII), por Claude Stuczynski (2018/11/21)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/11/05 - 2018/11/05 Workshop Do Discurso e da Cultura na Diáspora Sefardita Portuguesa | Apresentação de trabalhos no âmbito de áreas como a história, o discurso, a música, multiterritorialidades, o cinema e identidades, num percurso do presente para o passado e numa perspetiva multidisciplinar, contando com investigadores do CEIS20, da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, do Centro de História da Sociedade e da Cultura e do Centro de Estudos Sociais. (2018/11/05 - 2018/11/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2018/06/28 - 2018/06/28 Ação de Formação: Metodologias com Tecnologias Educativas, realizada para professores do Centro de Estudos de Fátima (2018)
2018/06/09 - 2018/06/09 II Colóquio de Didática Desafios do Currículo do séc. XXI: (i) refletir sobre as atuais políticas de ensino de línguas em Portugal e a sua repercussão, na prática, nas escolas secundárias, nas universidades e na formação de professores; (ii) discutir o tem sido apresentado como uma abordagem que poderá dar resposta aos desafios educativos do século XXI - a aprendizagem baseada em projetos. (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017/02/13 - 2017/02/27 Aula Aberta de Investigação Educacional. Módulo II: Análise de dados (2017 - 2017)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016/10/31 - 2016/11/07 Aula Aberta de Investigação Educacional. Módulo I: Estudo de caso e investigação-ação (2016/10/31 - 2016/11/07)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016/05/30 - 2016/05/30 Aula Aberta de Investigação Educacional. Módulo II: Etapas do processo de investigação (2016 - 2016)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015/12/14 - 2015/12/14 Aula Aberta de Investigação Educacional. Módulo I: Paradigmas na investigação educacional (2015/12/14 - 2015/12/14)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014/07/03 - 2014/07/03 Ação de Formação: Português Língua Não Materna: Avaliação de Saberes e de Materiais de Apoio” realizada no Centro de Estudos Educativos de Ançã (2014)
2010 - 2014 Ação de Formação: Português Língua Não Materna: Avaliação de Saberes e de Materiais de Apoio ¿ Ação de formação acreditada, com a duração de 25 horas, dirigida aos professores do ensino básico e secundário no âmbito da Formação Contínua de Professores da FLUC (2010 - 2014)
2012/02/15 - 2012/02/15 Ação de Formação: O universo do Português Língua Não Materna, promovida pelo Centro de Formação Os Templários, no Agrupamento de Escolas de Freixianda (2012 - 2012)
2010/10/29 - 2010/10/29 Encontro Internacional NIFLAR — Aprendizagem de línguas em sistemas b-learning (2010)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2010/05/07 - 2010/05/07 Ação de Formação: Recursos Educativos Digitais. Português Língua Não Materna (com Helena Lemos) no Encontro eTwinning em Português, organizado pela Direção Geral de Educação (Ministério de Educação), Ericeira (2010 - 2010)
2009/01/06 - 2009/01/06 Ação de Formação: Português Língua Não Materna: Que materiais? Que exercícios? no âmbito do Plano de Formação de Docentes promovido pelo Núcleo de Estágio Pedagógico de Português da Escola 3/ Secundária S. Martinho de Árias, Soure (2009 - 2009)
2003/05/20 - 2003/05/20 Ação de Formação: Língua Portuguesa — o seu carácter transversal e transdisciplinar (em colaboração com Antonino Silva) na Escola EB 2,3 Fernando Caldeira, Águeda (2003 - 2003)
2002/04/15 - 2002/04/15 Ação de Formação: Desvios do discurso — quando o desvio se torna norma (em colaboração com Antonino Silva), na Escola EB 2,3 Fernando Caldeira, Águeda (2002 - 2002)
2002/04/08 - 2002/04/08 Ação de Formação: Exploração de material de software HOT POTATOES (em colaboração com Antonino Silva), na Escola EB 2,3 Fernando Caldeira, Águeda (2002 - 2002)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/01/25 - 2024/01/25 Moderator to the session K2 - Green and sustainable libraries of BOBCATSSS 2024 Conference held by the Faculty of Arts and Humanities – University of Coimbra (Portugal), co-organized by São Paulo State University – UNESP (Brazil) and University of Library Studies and Information Technologies – ULSIT (Bulgaria).
Conferência
BOBCATSSS 2024 Conference
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2023/12/06 - 2023/12/06 [Chair] Plenary session 1 Interdisciplinary Heterogeneities
Simpósio
Coimbra International Symposium. Interdisciplining Knowledge: Humanities, Sciences & Culture
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20, Portugal
2018/11/28 - 2018/11/28 “Formar para conviver na Diversidade Cultural” (Coordenação de João Maria André), Workshop 2 do projeto CODES, financiado por Erasmus+, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 28 de novembro de 2018. O consórcio universitário é constituído por seis países: França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Roménia.
Mesa-redonda
Formar para conviver na Diversidade Cultural
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2018/09/06 - 2018/09/08 Cortez-Smyth, Joana e Fernandes, Anabela (2018). “Dual Fluency — is digital a new real?”. CercleS Conference, Language teaching in tertiary education: Towards educating fully-fledged global communicators (transcommunicators), Poznan, 6-8 de setembro de 2018.
Conferência
CercleS Conference, Language teaching in tertiary education: Towards educating fully-fledged global communicators (transcommunicators)
Politechnika Poznanska, Polónia
2018/02/28 - 2018/02/28 “Competências multi e interculturais” (Coordenação de João Maria André), Workshop 1 do projeto CODES, financiado por Erasmus+, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 28 de fevereiro de 2018. O consórcio universitário é constituído por seis países: França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Roménia.
Mesa-redonda
Competências multi e interculturais
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2018/02/16 - 2018/02/16 “A adaptação literária no Ensino de Português Língua Estrangeira” (com Ana Maria Machado), comunicação apresentada no workshop sobre “Retextualização e adaptação literária”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 16 de fevereiro de 2018.
Oficina (workshop)
A adaptação literária no Ensino de Português Língua Estrangeira
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2017/11/30 - 2017/11/30 "A motivação na aula de Português e de Latim" — Workshop de Didática. Latim/Português. Participantes: Anabela Fernandes (FLUC), Paula Paixão (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), e Marta Várzeas (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Coordenação de Cristina Mello, Cláudia Cravo e Susana Marques Pereira, no dia 30 de novembro de 2017.
Oficina (workshop)
A motivação na aula de Português e de Latim
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2017/06/17 - 2017/06/17 Keating, Clara, Solovova, Olga, Fernandes, Anabela e Cortez-Smyth, Joana (2017). “Mobile app for student mobility: incidental language learning with ILOCALAPP”. 30 Years of Erasmus in Ireland: Study Abroad in Research and Practice, University College Cork, 16 de junho de 2017.
Encontro
30 Years of Erasmus in Ireland: Study Abroad in Research and Practice
University College Cork-School of Languages. Literatures and Cultures, Irlanda
2016/11/18 - 2016/11/18 “Objetos-em-ação em práticas linguísticas e culturais” em colaboração com Clara Keating e Solovova, Olga (2016), comunicação apresentada na mesa-redonda Línguas e mobilidades/Mobilidades linguísticas, Universidade do Algarve, 18 de novembro de 2016.
Mesa-redonda
Línguas e mobilidades/Mobilidades linguísticas
Universidade do Algarve, Portugal
2016/10/19 - 2016/10/22 Comunicação: Artifactual Trajectories in cultural and linguistic practices
Oficina (workshop)
International Workshop The Mediterranean Border Regime in Crisis
Universidade Georg-August de Göttingen, Alemanha
2016/10/06 - 2016/10/06 "Vidas e projetos que atravessam fronteiras: que respostas educativas e sociais para a crise dos refugiados?” (Keating, Clara; Fernandes, Anabela; Solovova, Olga; Lechner, Elsa; Matias, Raquel) na mesa-redonda Migrantes e refugiados: (novos) falantes de línguas. Oradores: Clara Keating, Universidade de Coimbra, e Manuel Jacinto Sarmento, Universidade do Minho. XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Instituto Politécnico de Viseu. Viseu, 6 de outubro 2016.
Congresso
XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009/05/14 - 2009/05/15 O Digital e o Currículo. Poster NIFLAR: Netwroked Interaction in Foreign Language Acquisition and Research
Conferência
VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/31 O Conhecimento Explícito da Gramática em Português e em Latim: o Caso e as Funções Sintáticas
Orientador
André Gonçalo Fonseca Correia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/30 Escrita colaborativa: o processo de escrita. Atividades de escrita colaborativa em língua materna e língua estrangeira
Arguente
Inês Alexandra Sousa Furtado (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/30 O Ensino de Estratégias de Leitura em Português e em Inglês.
Orientador
Bárbara Eunice Gaudêncio da Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/23 A Omnipresença do Digital e os Impactos no Desenvolvimento e Aprendizagem dos Alunos
Arguente
Helena Isabel Neves Pinela (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/19 O Lugar da Preposição em Estruturas Argumentais em Português e em Latim
Orientador
Hugo Barata da Rocha Fonseca Ramos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/20 Dinâmicas Plurilingues e Interculturais: potencialidades Educativas e áreas críticas em Contexto escolar
Arguente
Margarida Paula Matos Carrington da Costa Delícias de Lemos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/10/22 A Sala de Aula Invertida – Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes
Arguente
Sandra Cristina Coelho Velosa Fernandes Esperança (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/12/10 O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Arguente
Cristina Isabel Bernardo Domingues (Mestrado)
2021/10/20 Aplicação da Mudança Conceptual nas aulas de História. Uma experiência pedagógica com alunos do 10.º ano
Arguente
Henrique Maria Craveiro Reis de Carvalho Neto (Mestrado)
2021/07/21 A Escrita Colaborativa no Ensino de Inglês e de Francês
Arguente
Fabiana Maria Leitão Massano (Mestrado)
2021/07/19 Ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira através do TikTok: um estudo exploratório. Teaching and learning Portuguese as a foreign language through TikTok: an exploratory study
Arguente
Yidi Zhang (Outro)
2020/12/17 A Aprendizagem Cooperativa como Estratégia de Desenvolvimento de Aprendizagens na Disciplina de História
Arguente
David Carqueijeiro Romano (Mestrado)
2020/12/15 Caminhos da Aprendizagem. Negociação e Construção
Arguente
Gissela Vorlei Lima Sales (Mestrado)
2020/09/14 Desenvolvimento da competência digital com redes sociais online: apoio a refugiados reinstalados na procura ativa de emprego
Arguente
Anícia Rute Rebelo Teves Conceição Trindade (Mestrado)
2020/02/14 Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
Arguente
Fernando Emanuel Freitas da Silva (Mestrado)
2020/01/29 O Holocausto e o Tribunal de Nuremberg no imediato pós-Segunda Guerra Mundial. Uma análise a partir de jornais portugueses e brasileiros
Arguente
Priscilla Piccolo Neves (Outro)
2020/01/24 O recurso às imagens sensoriais como estratégia de compreensão da leitura
Arguente
Filipa Isabel Pereira Oliveira Marques (Mestrado)
2019/10/21 O papel dos questionários na compreensão da leitura
Arguente
Catarina Vieira Valente (Mestrado)
2019/10/21 Estratégias colaborativas para o desenvolvimento de competências de leitura em Português e em Inglês
Presidente do júri
Ricardo Filipe Santos Pinho Gomes de Aguiar (Mestrado)
2018/10/29 Metacognição e compreensão Leitora: a produção de inferências
Arguente
Carolina Lourenço Simões (Mestrado)
2018/10/15 O Papel das novas Tecnologias no Ensino e Aprendizagem das Línguas Estrangeiras
Arguente
Carlos Gil Arieiro Santana (Mestrado)
2018/02/08 A Compreensão em Português Língua materna e em Francês Língua Estrangeira
Arguente
Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz Serra (Mestrado)
2018/02/06 A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
Presidente do júri
Elsa Daniela Travassos Rodrigues (Mestrado)
2017/10/27 A Aplicação da Discussão nas Aulas de História
Arguente
Anabela Ferreira Milheiro (Mestrado)
2017/10/27 A motivação nas aulas
Arguente
Paulo Fernando Correia Gonçalves, (Mestrado)
2016/07/25 Para uma definição do perfil dos aprendentes de PL2 no ensino básico de Timor Leste
Arguente
Ana Isabel dos Santos Remelgado (Mestrado)
2015/12/04 Fatores de motivação de aprendentes de português como língua estrangeira: o caso de Trinidad e Tobago
Arguente
Maria Teresa Segarra Costaguta Mattos (Mestrado)
2015/10/08 A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências
Arguente
Carolina da Costa Joaquim Nunes (Mestrado)
2014/10/15 A Escrita do Texto Argumentativo: a planificação
Arguente
Carlos Manuel Cunha Ribeiro Gomes (Mestrado)
2014/10/01 A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
Arguente
Mariana Lopes de Almeida Serra (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Orientes do Português Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa da Universidade Politécnica de Macau e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2021 - 2021 Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación / Tejuelo. Didactics of Language and Literature. Education
2020 - 2020 Investigacióny didáctica en lengua portuguesa. Quaderns de Filologia: Estudis Lingüistics (2444-1449)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - 2019 Avaliação externa apresentada à Direção Geral de Educação do Ministério de Educação de Portugal do projeto Cursos PLNM da Ciberescola, destinado a alunos recém chegados ao sistema de ensino público em Portugal, a funcionar em seis agrupamentos de escola
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Peer review de 1 capítulo do livro Linguistic and intercultural landscapes in the European Higher Education(eds. N.-L. POPA, R. SANCHEZ PRIETO & F. VALETOPOULOS).
2018 - 2018 Peer review de 1 capítulo Complexidade do(s) tempo(s): novos caminhos de investigação interdisciplinar (eds. S. TRINDADE et al.)ISBN: 978-972-8627-77-5 Universidade de Coimbra Imprensa, Portugal
2017 - 2017 Peer review de 1 capítulo da monografia Estudos de Linguística 3 (eds. J.V. SANTOS & I. PEREIRA) Universidade de Coimbra Imprensa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Sociedades e Culturas Doutoramento em Estudos Contemporâneos, CEIS20/iiiUC
2022 - Atual Linguagem e Comunicação Disciplinas da Área de Iniciação da Faculdade de Letras Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual Comunicação Oral e Escrita [nível C1+] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/13 - 2023/10/20 Introdução às Humanidades Digitais Módulo: a ciência aberta e a cultura digital; a organização e a representação do conhecimento e de dados; as textualidades e identidades em paisagens semióticas digitais; a ética da responsabilidade na interação entre ser humano e computador na configuração de eutopias e/ou distopias; a representação digital da temporalidade e da espacialidade; tecnologias digitais e criatividade artística Licenciatura em Ciência da Informação (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/03/23 - 2023/03/23 Seminário em Ciência da Informação [aula por convite] Mestrado em Ciência da Informação (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/02/06 - 2023/02/10 [Teaching mission] Comunicação Oral e Escrita de Português Língua Adicional Estudos Portugueses (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Université de Poitiers, França
2023/01/05 - 2023/01/05 Didática da Língua e Literatura Portuguesas: Cenários digitais de aprendizagem; Literacia digital pedagógica crítica Mestrado em Ensino de Português (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023 - 2023 Património e Cultura das Organizações Mestrado em Património Cultural e Museologia — Gestão e Programação (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023 - 2023 Erasmus | Língua Portuguesa I Erasmus (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2023 Tópicos de Língua e de Literatura Portuguesas Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2023 Estruturas da Língua Portuguesa [níveis A1/ A2] Programa Preparatório em Língua Portuguesa para Estudantes Internacionais (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Didática da Língua e Literatura Portuguesas I [corregência] Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Seminário de Português I [corregência] Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Seminário de Português II [corregência] Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Comunicação Oral e Escrita [nível C1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Complemento de Formação em Língua Portuguesa Programa Preparatório em Língua Portuguesa para Estudantes Internacionais (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/11/26 - 2021/12/10 Introdução às Humanidades Digitais Módulo: expressão retórica da visualização de dados; análise textual através de aplicaões digitais; edição de infográficos através de aplicações digitais Licenciatura em Ciência da Informação (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021 Seminário de Português I Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021 Seminário de Português II Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021 Estruturas da Língua Portuguesa [nível C1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021 Estruturas da Língua Portuguesa [nível C1+] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/12/11 - 2020/12/11 Introdução às Humanidades Digitais. Módulo: Expressão retórica da visualização de dados Licenciatura em Ciência da Informação (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2020 Comunicação Oral e Escrita [nível B2+] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2020 Seminário de Português I [corregência] Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2020 Seminário de Português II [corregência] Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2020 Comunicação Escrita [nível A2] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/11 Introdução às Humanidades Digitais. Módulo: Criar & Partilhar Licenciatura em Ciência da Informação (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Sociedade Portuguesa [nível C1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2019 Didática da Língua e Literatura Portuguesas I Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Didática da Língua e Literatura Portuguesas II Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Comunicação Escrita [nível A1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Comunicação Oral e Escrita [nível B2] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 Comunicação Escrita [nível B1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 Comunicação Escrita [nível B1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 Didática do Inglês e Prática Docente [Módulo de Tecnologias Educativas]
2000 - 2018 Comunicação Oral [nível A2] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2017 Estruturas da Língua Portuguesa [nível A2] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1999 - 2016 Comunicação Oral [nível A1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015/09 - 2015/09 Língua Portuguesa B1 Curso Intensivo de Língua e Cultura Portuguesas (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015/09 - 2015/09 Conversação B1 Curso Intensivo de Língua e Cultura Portuguesas (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015/09 - 2015/09 Composição A2 Curso Intensivo de Língua e Cultura Portuguesas (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2015 Tecnologias Educativas Mestrados em Ensino (FLUC) (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2015 Metodologia de Investigação Educacional Mestrados em Ensino (FLUC) (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011/09 - 2014/09 Estruturas da Língua Nível II Erasmus Intensive Language Course (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011/09 - 2014/09 Comunicação Oral e Escrita Nível II Erasmus Intensive Language Course Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2014 Língua Portuguesa para Estudantes de Direito Curso de Língua Portuguesa para Estudantes de Direito da Universidade de Macau Universidade de Coimbra Faculdade de Direito, Portugal
2013 - 2014 Língua Portuguesa. Estudantes de Direito de Macau Curso de Língua Portuguesa para Estudantes de Direito da Universidade de Macau (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Direito, Portugal
2009 - 2014 Estruturas da Língua Portuguesa [nível B1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2012/10/01 - 2012/12/17 Português Língua Não Materna para estudantes de SUStainable COnstructionS under Natural Hazard and Catastrophic Events (SUSCOS) Erasmus Mundus Doutoramento/ Mestrado em Construção Metálica e Mista (Outros) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Civil, Portugal
2003 - 2009 Registo Orais e Escritos Curso de Preparação Linguística para Estudantes da Universidade de Utrecht (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2009 Estruturas da Língua Portuguesa [nível A1] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2008/09 - 2008/09 Língua Portuguesa Nível I Curso Intensivo Sócrates-Erasmus (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2008/09 - 2008/09 Composição Nível I Curso Intensivo Sócrates-Erasmus (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2008/06 - 2008/09 Comunicação Oral e Escrita A1/A2 Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Critical Software, Portugal
2006/06/02 - 2006/06/07 [Teaching mission] Língua e Cultura Portuguesas Estudos Portugueses (Bachelor) Universiteit Utrecht Faculteit Geesteswetenschappen, Países Baixos
2003 - 2004 Laboratório [nível A2] Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2000/08/04 - 2000/08/29 Língua e Cultura Portuguesas [Nível I] Estágio de Língua e Cultura Portuguesas para Dirigentes Juvenis Europeus (Outros) Instituto Português da Juventude de Coimbra, Portugal
2000/02 - 2000/08 Língua Portuguesa em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2000/02 - 2000/08 Técnicas de Expressão Oral e Escrita em Comunicação Organizacional Licenciatura em Comunicação Organizacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2000/02 - 2000/02 Conversação I Curso Intensivo Sócrates-Erasmus (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1999/08/23 - 1999/09/18 Língua e Cultura Portuguesas [Nível I] Estágio de Língua e Cultura Portuguesas para Dirigentes Juvenis Europeus (Outros) Instituto Português da Juventude de Coimbra, Portugal
1999/09 - 1999/09 Laboratório Nível I Intensive Language Preparation Course (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Centro de Estudos Interdisciplinares, CEIS20 Investigadora integrada no grupo Humanidades Digitais
2015 - Atual Centro de Estudos Socais Investigadora associada (NHUMEP, Núcleo Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz)
2000 - Atual CELGA-ILTEC Colaboradora externa (grupos: Português em Contacto e Bridging Communities)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/04/14 - Atual Atividades de Formação: A Escrita. Da Leitura à Escrita. A Escrita e a Oralidade, dinamizada por Eugénia Pardal, no Seminário de Português II da FLUC
Coordenador
2021/03/21 - Atual Atividades de Formação: Aplicações Digitais na Avaliação Formativa e Sumativa (Escrita, Oralidade e Leitura), dinamizada por Lídia Paiva, no Seminário de Português II da FLUC
Coordenador
2021/02/15 - Atual Atividades de Formação: Didática da Gramática e a Interpretação Textual, dinamizada por Maria Regina Rocha, organizada pelas professoras estagiárias Ana Margarida Simões e Rita Melo, no Seminário de Português II da FLUC
Coordenador
2020/10/12 - Atual Atividades de Formação: Avaliação online: GoFormative & Google Forms, dinamizada por Jaime Fernandes e Carlos Rodrigues, FLUC
Coordenador
2020/05/29 - Atual Atividades de Formação: Tecnologias Educativas, dinamizada por Mónica Aresta, Jaime Fernandes, Carlos Rodrigues, professores estagiários e em serviço, na aula de Didática de Português II da FLUC
Coordenador
2024/02/05 - 2024/02/09 V Laboratório em Ensino 1.º ano dos Mestrados em Ensino da FLUC: Agrupamento de Escolas de Arronches; Escola Secundária Alves Martins, Viseu; Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova; Agrupamento de Escolas de Gouveia; Agrupamento de Escolas de Penacova; Agrupamento de Escolas de Estarreja
Membro
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/02 - 2023/10/06 Aprender Português através de uma abordagem interdisciplinar | Learning Portuguese through an interdisciplinary approach. Learning Mobility of Individuals & Staff mobility for training activities, ERASMUS+
Coordenador
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/06/26 - 2023/06/30 Learning a Language with a different Alphabet [Blending Intensive Program]: Modern Greek & Cyrillic Alphabet Learning Mobility of Individuals – Staff mobility for training activities, financiamento ERASMUS+ |
Membro
Université de Poitiers, França
2023/02/13 - 2023/02/17 IV Laboratório em Ensino 1.º ano dos mestrados em ensino da FLUC: Agrupamento de Escolas de Arronches; Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende, Cinfães do Douro; Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova; Agrupamento de Escolas de Gouveia; Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo; Agrupamento de Escolas de Estarreja
Membro
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022/11/28 - 2022/12/03 Practical Romanian Language Course. A Didactic Intercultural Exchange [Blending Intensive Program] Learning Mobility of Individuals – Staff mobility for training activities, financiamento ERASMUS+
Membro
Universitatea „Alexandru Ioan Cuza” din Ia¿i, Roménia
2020/01/27 - 2020/01/31 III Laboratório em Ensino 1.º ano dos mestrados em ensino da FLUC em três escolas: Agrupamento de Escolas de Arronches; ; Agrupamento de Escolas de Gouveia; Agrupamento de Escolas de Penalva de Castelo; Agrupamento de Escolas de Mira.
Membro
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017/09/14 - 2017/09/16 Colóquio New Speakers in a Multilingual Europe: Opportunities and Challenges, COST Action IS1306, da rede europeia European Cooperation in Science and Technology, subordinado ao tema Novos Falantes numa Europa Multilingue: Políticas e Práticas
Membro
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal