???global.info.a_carregar???
Anabela Santos Fernandes. Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela Santos Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Anabela

Identificadores de autor

Ciência ID
6310-ECDD-0998
ORCID iD
0000-0001-5468-2826

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2014/02/27
Concluído
Programa Doutoral de Didática e das Ciências e Tecnologias da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Multimédia em Educação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
"Interação Intercultural Telecolaborativa em Português Língua Não Materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2004/07/14
Concluído
Didática de Línguas (Mestrado)
Especialização em Português Língua Não materna
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
"A competência Lexical no Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira em contexto endolingue" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994/06/13
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Alemães, Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2015/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2000/09/01 - 2015/08 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1998/02 - 2000/08 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2014 Euroversity
518944-LLP-1-2011-1-UK-KA3-KA3NW
Investigador
Celga-Iltec, Portugal
2009 - 2010 NIFLAR, Networked Interaction in Foreign Language Acquisition and Research
143472 – LLP - 1 - 2008 - 1 - NL - KA2 - KA2MP
Investigador
Celga-Iltec, Portugal
2009 - 2010 NIFLAR, Networked Interaction in Foreign Language Acquisition and Research
143472 – LLP - 1 - 2008 - 1 - NL - KA2 - KA2MP
N/A
2002 - 2002 DIALANG
https://dialangweb.lancaster.ac.uk
Outra

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual ALEX — Aprendizagem Autónoma do Alemão através do Léxico
000
Investigador
Celga-Iltec, Portugal
2015 - 2018 I-localAPP — Incidentally learning other Cultures and Languages trough APP
2015-1-IT02-KA203-015451
Investigador
2008 - 2011 Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2 (PEAPL2)
http://teitok2.iltec.pt/peapl2-ple/index.php?action=cqp
Outra
2009 - 2009 Recursos Educativos Digitais no Portal das Escolas
https://www.dge.mec.pt/recursos-educativos-no-portal-das-escolas
Outra
2001 - 2002 European Consortium for the Certificate of Attainment in Modern Languages
https://eclexam.eu/the-ecl-consortium/
Outra
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mónica Aresta; Anabela Fernandes; Ana Isabel Ribeiro. "FROM FACE-TO-FACE TO ONLINE LEARNING: COVID-19 AND THE EMERGENCE OF UBIQUITOUS LEARNING SCENARIOS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.2100
  2. Fernandes, Anabela; Carecho, Judite; Soares, Rute. "ALEX: palavras em movimento na aprendizagem de Alemão". Trabalho apresentado em 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fernandes, Anabela; Carecho, Judite; Soares, Rute. "TECNOLOGIAS DIGITAIS NUMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM AUTÓNOMA DE LÉXICO DA LÍNGUA ALEMÃ". Diacrítica 34 1 (2020): 248-274. https://doi.org/10.21814/diacritica.355.
    Publicado
  2. Machado, Ana Maria; Fernandes, Anabela. "PLE: fatores de legibilidade na retextualização literária". BELT - Brazilian English Language Teaching Journal 10 1 (2019): 33283. http://dx.doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33283.
    Acesso aberto • 10.15448/2178-3640.2019.1.33283
  3. Machado, Ana Maria; Fernandes, Anabela. "LITERARY ADAPTATIONS IN PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE TEACHING". Diacrítica 32 2 (2019): 22. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.433.
    Acesso aberto • 10.21814/diacritica.433
  4. Fernandes, Anabela; Carecho, Judite; Soares, Rute. "Explicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito – algumas propostas didáticas em Português Língua Estrangeira". Indagatio Didactica 11 1 (2019): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12147.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Fernandes, Anabela; Machado, Ana Maria. "A literatura no ensino de português língua estrangeira. Discussão de um projeto / Literature in Portuguese as foreign language teaching. A project discussion". Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 27 (2018): https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/article/view/2920.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Fernandes, Anabela; Pereira, Isabel; Silva, Antonino. "A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR". Educação, Formação & Tecnologias (2011): http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/217.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Fernandes, Anabela; Smyth-Cortez, Joana. "Usos que criam vozes: divergência pragmática na aprendizagem de Português Língua Não Materna;". In Variedades do Português no ensino de Português Língua não materna Série Romanistische Fremdsprachenforschung und Unterrichtsentwicklung. Tubingen, Alemanha: Narr, 2019.
    No prelo
  2. Fernandes, Anabela; Silva, Mauro Henrique Soares da. "Análise Didática das Interações Orais em Português do Projeto NIFLAR". In Estudos de Linguística 3, 80-97. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    No prelo
  3. Fernandes, Anabela. "O Lugar da Consciência Cultural Crítica na Aula de Língua Materna ou Não Materna". In A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado
  4. Fernandes, Anabela; Carecho, Judite; Soares, Rute. "Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula". In Dispositivos móviles en el aula: docentes y estudiantes prosumidores en la era digital. Sevilha, Espanha: Egregius, 2018.
    Publicado
  5. Fernandes, Anabela. "Expressão oral em português língua não materna". In A linguagem na pólis, 121-143. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
    10.14195/978-989-26-1115-0_5
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Anabela. "Interação Intercultural Telecolaborativa em Português Língua Não Materna". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2014.
  2. Fernandes, Anabela. "A Competência Lexical no Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira em contexto endolingue". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2004.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Os objetos nas fronteiras linguísticas e culturais de refugiados sírios em Portugal Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
2019 Fluência digital e a competência discursiva: descobrir, criar e partilhar Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
2018/11/05 Português língua de herança na diáspora sefardita. Discussão de um projeto Workshop “Do Discurso e da Cultura na Diáspora Sefardita Portuguesa”
Centros de Estudos Interdisciplinares do Século XX
2018/06 O Ensino de Português Língua Adicional: adaptações literárias em plataforma online SINEPLA — Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King’s College London (Reino Unido)
2018/06 Aprendizagem baseada em projetos: uma reflexão crítica II Colóquio em Didática e ensino da FLUC, Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2018/05/05 ALEX: palavras em movimento na aprendizagem de Alemão 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/03 Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula com o ALEX III Congresso Internacional Comunicación y Pensamiento. Generación Smartphone: Comunicación Móvil
Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha (Espanha)
2018/02 O desafio digital Colóquio Internacional de Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2017/10 Alicerce: Programa Preparatório em Língua Portuguesa VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua portuguesa: A união na diversidade
Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação de Santarém
2017/10 As adaptações literárias no ensino de Português língua estrangeira VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua portuguesa: A união na diversidade
Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação de Santarém
2017/09 Usos que criam vozes: uma reflexão pragmática 12.º Congresso Alemão de Lusitanistas: Polifonia — Uma língua, muitas vozes
Universidade Johannes Gutenberg (Alemanha)
2017/08 Digital and Foreign Language Fluency: discover, create and share Global Active Learning Summit
OECD & 21st Century Academic Forum (Japão)
2015/12 A Literatura no Ensino de Português Língua Estrangeira — discussão de um projeto Congresso Internacional Língua Portuguesa: uma Língua de Futuro
Universidade de Coimbra
2015/09 Second Language Learning towards Intercultural Citizenship Forum Facilitating, Fostering and Harnessing Innovation to Meet Key Challenges of the 21st Century
Universidade de Harvard (Estados Unidos)
2015/03 Telecollaboration 2.0 and intercultural awareness in foreign language teaching Forum Teaching, Learning, and Research in the "Just Google It" Age
Universidade de Harvard (Estados Unidos)
2014/12 Interação Intercultural Telecolaborativa em Português Língua Não Materna 5.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2010/12 O Ensino a Distância e o Desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural em Português Língua Não Materna 1.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2010/11 A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR I Encontro Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Universidade de Lisboa
2010/10 Aplicação vídeo-comunicação no curriculum Encontro Internacional NIFLAR — Aprendizagem de línguas em sistemas b-learning
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2008/06/30 Competência lexical e competência sintáctica: implicações didácticas no ensino do Português língua não materna I Encontro Internacional do Ensino de Português
Escola Superior de Educação de Coimbra
2008/03/07 Expressão Oral: O Discurso dos Alunos na aula de Português Língua Não Materna Colóquio de Didáctica: Língua e Literatura
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2001/11 Oficina: O ensino do Português como Língua Estrangeira — Da “flexibilidade cognitiva” à auto-aprendizagem — o multimédia dentro e fora das aulas de língua II Jornadas científico-pedagógicas de Português
Faculdade de Letras da Universidade

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual O ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura: antecipação e inferência
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - Atual As tecnologias digitais na compreensão leitora. Inquiry-based learning – plataforma graasp
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - Atual A compreensão da leitura na Literatura e outras Artes
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/11/21 - 2018/11/21 Conferência Ser um ‘homem de nação hebrea’ em Portugal e na Diáspora Sefardita: uma identidade proteica (séculos XVI-XVIII) por Claude Stuczynski (2018/11/21)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/11/05 - 2018/11/05 Workshop “Do Discurso e da Cultura na Diáspora Sefardita Portuguesa” — reuniu investigadores que trabalham sobre a história, o discurso, a música, multiterritorialidades, o cinema e identidades com vista a conciliar contributos de trabalhos já realizados e reflexões sobre estudos a desenvolver, num percurso do presente para o passado e numa perspetiva multidisciplinar, contando com investigadores do CEIS20, da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste”, do Centro de História da Sociedade e da Cultura e do Centro de Estudos Sociais. (2018/11/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2018/06/09 - 2018/06/09 II Colóquio de Didática Desafios do Currículo do séc. XXI: (i) refletir sobre as atuais políticas de ensino de línguas em Portugal e a sua repercussão, na prática, nas escolas secundárias, nas universidades e na formação de professores; (ii) discutir o tem sido apresentado como uma abordagem que poderá dar resposta aos desafios educativos do século XXI - a aprendizagem baseada em projetos. (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017/09/14 - 2017/09/16 Colóquio New Speakers in a Multilingual Europe: Opportunities and Challenges, COST Action IS1306, da rede europeia European Cooperation in Science and Technology, subordinado ao tema Novos Falantes numa Europa Multilingue: Políticas e Práticas (2017/09/14 - 2017/09/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2010/10/29 - 2010/10/29 Encontro Internacional NIFLAR — Aprendizagem de línguas em sistemas b-learning (2010)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/11/28 - 2018/11/28 “Formar para conviver na Diversidade Cultural” (Coordenação de João Maria André), Workshop 2 do projeto CODES, financiado por Erasmus+, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 28 de novembro de 2018. O consórcio universitário é constituído por seis países: França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Roménia.
Mesa-redonda
Formar para conviver na Diversidade Cultural
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2018/09/06 - 2018/09/08 Cortez-Smyth, Joana e Fernandes, Anabela (2018). “Dual Fluency — is digital a new real?”. CercleS Conference, Language teaching in tertiary education: Towards educating fully-fledged global communicators (transcommunicators), Poznan, 6-8 de setembro de 2018.
Conferência
CercleS Conference, Language teaching in tertiary education: Towards educating fully-fledged global communicators (transcommunicators)
Politechnika Poznanska, Polónia
2018/02/28 - 2018/02/28 “Competências multi e interculturais” (Coordenação de João Maria André), Workshop 1 do projeto CODES, financiado por Erasmus+, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 28 de fevereiro de 2018. O consórcio universitário é constituído por seis países: França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Roménia.
Mesa-redonda
Competências multi e interculturais
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2018/02/16 - 2018/02/16 “A adaptação literária no Ensino de Português Língua Estrangeira” (com Ana Maria Machado), comunicação apresentada no workshop sobre “Retextualização e adaptação literária”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 16 de fevereiro de 2018.
Oficina (workshop)
A adaptação literária no Ensino de Português Língua Estrangeira
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2017/11/30 - 2017/11/30 "A motivação na aula de Português e de Latim" — Workshop de Didática. Latim/Português. Participantes: Anabela Fernandes (FLUC), Paula Paixão (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), e Marta Várzeas (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Coordenação de Cristina Mello, Cláudia Cravo e Susana Marques Pereira, no dia 30 de novembro de 2017.
Oficina (workshop)
A motivação na aula de Português e de Latim
Universidade de Coimbra-Faculdade de Letras, Portugal
2017/06/17 - 2017/06/17 Keating, Clara, Solovova, Olga, Fernandes, Anabela e Cortez-Smyth, Joana (2017). “Mobile app for student mobility: incidental language learning with ILOCALAPP”. 30 Years of Erasmus in Ireland: Study Abroad in Research and Practice, University College Cork, 16 de junho de 2017.
Encontro
30 Years of Erasmus in Ireland: Study Abroad in Research and Practice
University College Cork-School of Languages. Literatures and Cultures, Irlanda
2016/11/18 - 2016/11/18 “Objetos-em-ação em práticas linguísticas e culturais” em colaboração com Clara Keating e Solovova, Olga (2016), comunicação apresentada na mesa-redonda Línguas e mobilidades/Mobilidades linguísticas, Universidade do Algarve, 18 de novembro de 2016.
Mesa-redonda
Línguas e mobilidades/Mobilidades linguísticas
Universidade do Algarve, Portugal
2016/10/19 - 2016/10/22 Comunicação: Artifactual Trajectories in cultural and linguistic practices
Oficina (workshop)
International Workshop The Mediterranean Border Regime in Crisis
Universidade Georg-August de Göttingen, Alemanha
2016/10/06 - 2016/10/06 "Vidas e projetos que atravessam fronteiras: que respostas educativas e sociais para a crise dos refugiados?” (Keating, Clara; Fernandes, Anabela; Solovova, Olga; Lechner, Elsa; Matias, Raquel) na mesa-redonda Migrantes e refugiados: (novos) falantes de línguas. Oradores: Clara Keating, Universidade de Coimbra, e Manuel Jacinto Sarmento, Universidade do Minho. XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Instituto Politécnico de Viseu. Viseu, 6 de outubro 2016.
Congresso
XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009/05/14 - 2009/05/15 Pereira, Isabel, Silva, Antonino, & Fernandes, Anabela (2009). “NIFLAR — Networked Interaction in Foreign Language Acquisition and Research”, VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Universidade do Minho, 2009.
Conferência
VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade do Minho, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - 2019 Avaliação externa apresentada à Direção Geral de Educação do Ministério de Educação de Portugal do projeto Cursos PLNM da Ciberescola, destinado a alunos recém chegados ao sistema de ensino público em Portugal, a funcionar em seis agrupamentos de escola
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Comunicação Escrita (níveis, A1, A2, B1) Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - Atual Seminário de Português I Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - Atual Seminário de Português II Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - Atual Tópicos de Língua e de Literatura Portuguesas Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015 - Atual Estruturas da Língua Portuguesa A1/ A2 Programa Preparatório em Língua Portuguesa para Estudantes Internacionais (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2009 - Atual Estruturas da Língua Portuguesa (níveis A1, A2, B1) Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1999 - Atual Comunicação Oral (níveis A1, A2, B1) Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Sociedade Portuguesa C1 Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2019 Didática da Língua e Literatura Portuguesas I Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Didática da Língua e Literatura Portuguesas II Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2015 Tecnologias Educativas Mestrados em Ensino (FLUC) (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2015 Metodologia de Investigação Educacional Mestrados em Ensino (FLUC) (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2003 - 2009 Registo Orais e Escritos Curso de Preparação Linguística para Estudantes da Universidade de Utrecht (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2003 - 2004 Laboratório A2 Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2000/02 - 2000/08 Língua Portuguesa em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2000/02 - 2000/08 Técnicas de Expressão Oral e Escrita em Comunicação Organizacional Licenciatura em Comunicação Organizacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX Investigadora integrada no grupo Humanidades Digitais
2015 - Atual Centro de Estudos Socais Investigadora associada (NHUMEP, Núcleo Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz)
2000 - Atual CELGA-ILTEC Colaboradora externa (grupos: Português em Contacto e Bridging Communities)