???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Rodrigues

Identificadores de autor

Ciência ID
6219-B322-CB2A
ORCID iD
0000-0003-1687-3714
Formação
Grau Classificação
2010/01
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - 2009
Frequentou
Antropologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1992/09 - 1997/03
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Valores e Representações Corporais em Culturas Juvenis Escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom Unanimidade
1985/10 - 1990/06
Concluído
Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Formação Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2000/02/02 - 2010/03 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/20 - Atual Coordenador Doutoramento em Educação Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/02/28 - Atual Membro Conselho de Ética Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017/09/01 - Atual Coordenador Adjunto Mestrado Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/09/01 - 2015/08/31 Coordenador Mestrado Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009/09/01 - 2014/08/31 Coordenador Adjunto Mestrado Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Sintra cresce saudável’
s/refª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Câmara Municipal de Sintra, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Câmara Municipal de Sintra
Em curso
2019 - Atual Atividade Física e Desportiva dos Estudantes da Universidade de Lisboa
s/refª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade de Lisboa - Reitoria, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, António. "Networked education. An analysis focused on digital information and communication technologies". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Developments, Madrid, 2014.
    Publicado
  2. Rodrigues, António. "Time to Pretend! A Performative way how youth negotiate their identities in their everyday life at schools". Trabalho apresentado em Identities and Citizenship education: Controversy, crisis and challenges, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. João Martins (2B10-EAAD-E6DC); Rodrigues, António; João Martins; António Rodrigues; Adilson Marques; Lorraine Cale; Francisco Carreiro da Costa. "Adolescents’ Experiences and Perspectives on Physical Activity and Friend Influences Over Time". Research Quarterly for Exercise and Sport (2020): 1-12. https://doi.org/10.1080/02701367.2020.1739607.
    Publicado • 10.1080/02701367.2020.1739607
  2. Fernandes, Geraldo; Rodrigues, António M.; Ferreira, Carlos A.. "Os fundamentos essenciais da argumentação no ensino de Ciências: um estudo a partir das unidades, elementos taxonômicos e qualidade do argumento". Caderno Brasileiro de Ensino de Física 35 3 (2018): 1020-1059. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1020.
    10.5007/2175-7941.2018v35n3p1020
  3. Fernandes, Geraldo W. Rocha; Rodrigues, António M.; Ferreira, Carlos Alberto. "ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO CIENTISTA E A NATUREZA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA". Investigações em Ensino de Ciências 23 2 (2018): 256. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p256.
    10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p256
  4. Fernandes, Geraldo W. Rocha; Rodrigues, António M.; Ferreira, Carlos Alberto. "Professional Development and Use of Digital Technologies by Science Teachers: a Review of Theoretical Frameworks". Research in Science Education (2018): http://dx.doi.org/10.1007/s11165-018-9707-x.
    Publicado • 10.1007/s11165-018-9707-x
  5. Rocha Fernandes, Geraldo W.; Rodrigues, António M.; Ferreira, Carlos Alberto. "Conceptions of the Nature of Science and Technology: a Study with Children and Youths in a Non-Formal Science and Technology Education Setting". Research in Science Education 48 5 (2017): 1071-1106. http://dx.doi.org/10.1007/s11165-016-9599-6.
    Publicado • 10.1007/s11165-016-9599-6
  6. Martins, João; Marques, Adilson; Rodrigues, António; Sarmento, Hugo; Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, Francisco. "Exploring the perspectives of physically active and inactive adolescents: how does physical education influence their lifestyles?". Sport, Education and Society 23 5 (2016): 505-519. http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2016.1229290.
    Publicado • 10.1080/13573322.2016.1229290
  7. Rodrigues, António. "Leisure-time activities representations clusters and physical activity levels of adolescents.". Aténcion Primaria 48 1 (2016): 70-71.
    Publicado
  8. Fernandes, Geraldo; Rodrigues, António; Ferreira, Carlos. "Módulos temáticos virtuais: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e o uso das TICs". Caderno Brasileiro de Ensino de Física 32 3 (2015): 934. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p934.
    10.5007/2175-7941.2015v32n3p934
  9. Rodrigues, António. "The use of communities of practice to improve the quality of the practicum teacher educators". Revista Española de Educación Física y Deportes 410 (2015): 12-13.
    Publicado
  10. Rodrigues, António. "Los Niños y el Internet: la Nueva Sociología de la Infancia y el Uso de Métodos Visuales". Revista Comunicando. Novos Caminhos da Comunicação 3 (2014): 220-233.
    Publicado
  11. Rodrigues, António M.. "Breves considerações sobre o tacto no quotidiano: pontos de contacto entre a Teoria Social antropológica e sociológica". Antropologia Portuguesa 25 (2008): 165-180. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7982_25_10.
    Publicado • 10.14195/2182-7982_25_10
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, António. "Let’s talk about active youth. Changes in childhood transition to adolescence - A dialogue between family, friends and physical education". In Changes in childhood and adolescence: Current challenges for physical education. Proceedings of the 12th FIEP European Congress, 358-368. Berlin, Alemanha: Logos Verlag, 2018.
    Publicado
  2. Rodrigues, António. "A Universidade e a Escola: Para uma Agenda Comum na Formação dos Professores". In Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas, 114-166. Lisboa, Portugal: Instituto da Educação, 2018.
    Publicado
  3. da Costa, Ana Claudia; Rebelo, Francisco; Rodrigues, António. "Co-designing a Civic Educational Online Game with Children". In Design, User Experience, and Usability: Designing Pleasurable Experiences, 377-386. Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-58637-3_30
  4. Rodrigues, António. "Alunos (im)perfeitos em corpos que se desejam perfeitos. Sentir o quotidiano escolar a partir das suas performances nas escolas". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade na performance contemporânea, 139-148. FMH Edições, 2016.
    Publicado
  5. Rodrigues, António. "Características e tendências sobre a formação e o uso de TIC por professores de Ciências: um olhar a partir da literatura internacional". In Educação a Distância: experiências, vivências e realidades, 175-216. Cuiabá, Brasil: EduFMT, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Rocha Fernandes, Geraldo W.; Rodrigues, António M.; Rosa Ferreira, Carlos Alberto. Using ICT in Inquiry-Based Science Education. Springer International Publishing. 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-17895-6
Recurso online
  1. Rodrigues, António. Physical Education and Sport for Democracy and Human Rights (SPORT) Sport and Physical Education Projects with Human Rights as a “Mind Set. 2015. http://www.coe.int/t/dg4/education/pestalozzi/Source/Documentation/TU/TU_SPORT_RODRIGUES_EN.pdf.
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, António. "Is physical education contributing to develop physically literate persons? Highlights from a pilot study with university students". Trabalho apresentado em AIESEP World Congress: Creating Thriving and Sustainable Futures, Edinburgh, 2018.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10 Sintra Cresce Saudável: Um projecto para a promoção de estilos de vida activos e saudáveis dos alunos do 1º ciclo do ensino básico 11º Congresso Nacional
Sociedade Portuguesa de Educação Física/Conselho Nacional Associações Profissionais Educação Física (Figueira da Foz, Portugal)
2019/09 Estágio Pedagógico em Educação Física: Investigar na e para a Escola. Comunicação oral apresentada no Seminário - Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física? Seminário - Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física?
Instituto Universitário da Maia (ISMAI) (Porto, Portugal)
2018/07 Is physical education contributing to develop physically literate persons? Highlights from a pilot study with university students World Congress: Creating Thriving and Sustainable Futures
Association Internationale Écoles Supériores Education Physique (Edinburgh, Reino Unido)
2016/06 Jovens fisicamente ativos? Diálogos entre a família, os amigos e a Educação Física Escolar nos processos de transição entre a infância e a juventude XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ‘Fronteiras, diálogos e transições em Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu, Portugal)
2016/04 A EF e os Direitos Humanos – os Desafios na Extensão de Projetos à Comunidade Seminário Nacional Pestalozzi - National Dissemination and Training Event COLLABORATIVE LEARNING AS A GOOD PRACTICES STRATEGY
Ministério da Educação Direcção Geral da Educação (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Estudo dos efeitos da ação da Pedagogia Terapêutica no sucesso pessoal, escolar e social de crianças de 6-12 anos em risco desenvolvimental a frequentarem o Centro Doutor João dos Santos – A Casa da Praia
Coorientador de Luciana Duque Fernandes
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/07 - Atual A Educação para a Saúde como Factor de Mudança de Identidade e de Estilo de Vida em Jovens Institucionalizados – Um Estudo de Caso no Instituto de Reinserção Social de Lisboa (2008-2014)
Orientador de Bárbara Fonseca Vale Frias
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2019 Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica 2, 3 Gaspar Correia
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2019 Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica 2,3/Secundária Aquilino Ribeiro
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2019 Relatório de Estágio Pedagógico elaborado na Escola Básica 2,3/Secundária Aquilino Ribeiro
Orientador de Diogo Alves Rodrigues
Mestrado Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2019 Relatório de Estágio Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
Orientador de Leonor Albuquerque
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011 - 2016 Interações, saberes e aprendizagem de ciências em contextos diferenciados: a relação com o saber científico em espaços não formais informatizados
Coorientador de Geraldo Wellington Rocha Fernandes
Ciências da Eudcação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012 - 2015 Práticas Educativas Digitais. Quebrando os Muros da Escola
Coorientador de Cibelle Amorim Martins
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2012 - 2014/09 Study on the impact of information and communication technology (ict) in education policy and practice in Albania
Orientador de Dritan Tola
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011 - 2013/09 Y Si Hablásemos de Alfabetización Mediática? Las voces de los niños de 8 a10 años sobre sus competencias en el uso del Internet. Un estudio multicaso en la ciudad de Barcelona
Orientador de Rocío López Ordosgoitia
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011 - 2013/09 Universitarios en las redes sociales. Estudio exploratório de los usos que hacen de las redes sociales virtuales los universitários catalanes en la dimension comunicativa y identitária
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011 - 2013 Decisões coletivas em educação física coerentes ou inexistentes?
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010 - 2012/09 Diseño y Edutainment para niños. Anàlisis de las percepciones que tienen los niños acerca de las paginas web que están en la categoría de educación y entretenimiento
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009 - 2010/06 Educación Intercultural Indígena y TIC. Una aproximación etnográfica
Orientador de Fernando Carias Pérez
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/09 - 2016/09 Colloque Euromime: Les défis et les enjeux des initiatives publiques face au numérique éducatif: du local au global (2016/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Université de Poitiers, França
2016/01 - 2016/01 Seminário Internacional SEMIME - X Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação (2016/01 - 2016/01)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015/05/27 - 2015/05/30 Representante de Portugal no 2º Módulo de Formação de Formadores/Comunidades de Prática, Physical Education and Sport for Democracy and Human Rights do Programa Pestalozzi – European Council. Organizada pela coordenação do programa em cooperação com a EPAS (Enlarged Partial Agreement on Sport)
Outro
Physical Education and Sport for Democracy and Human Rights
Pestalozzi Programme European Council, França
2014/10 - 2014/10 Representante de Portugal nos Módulos de Formação de Formadores do Programa Pestalozzi. Programa do Conselho da Europa para o Desenvolvimento Profissional de Professores e restantes atores educativos. Contribui para o fortalecimento das relações pessoais e profissionais no continente Europeu e criar uma crescente consciencialização do papel primordial que a educação possui na promoção do respeito pelos direitos humanos e democracia. Como linhas de ação, promove a formação de formadores de de diferentes países da Comunidade Europeia
Outro
Physical Education and Sport for Democracy and Human Rights
Pestalozzi Programme European Council, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Da crisálida à borboleta: a liberdade da criança em brincar e se movimentar na educação de infância
Arguente principal
Roselaine Kuhn (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/11/11 O Trabalho dos Professores: Profissionalismo, Uso do Tempo e Controlo no Ensino Secundário
Arguente principal
Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Portugal
2015/03/20 O Trabalho Colectivo do Departamento de Educação Física e a Gestão da Ecologia das Aulas - A Integração da Agenda Social dos Alunos nas Decisões de Planeamento e Acção dos Professores
Arguente
João Paulo Pereira Pinto da Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2013/09 Redes sociais on-line como veículo de aprendizagem informal dos estudantes do ensino superior
Arguente
Cleilton Alves da Silva (Mestrado)
Université de Poitiers, França
2013/09 Exploring the credibility of online information in support of informal learning in higher education in Portugal
Arguente
Entela Dece (Mestrado)
Université de Poitiers, França
2013/06 Cooperative learning and its influence on the diminishing of the digital divide
Arguente
Valentin Oros (Mestrado)
Université de Poitiers, França
2012/09 Soutien linguistique en français en b-learning: quel apport pour des étudiants de sciences au Maroc?
Presidente do júri
Thomas Petit (Mestrado)
Université de Poitiers, França
2012/09 Aprendizage colaborativo en la formación para el empleo a través de e-learning: un estudio de caso en e-forem, España
Arguente
Ana María Barahona Gutierrez (Mestrado)
Université de Poitiers, França
2012/09 Desenvolvimento e avaliação da experiência de utilização de uma narrativa em realidade virtual: um estudo piloto.
Arguente
Verónica Dadalto Gonçalves (Mestrado)
Université de Poitiers, França
2010/06 El trabajo colaborativo en la Universidad Nacional Abierta y a Distancia UNAD
Arguente
Wilmer I. A. Benavides (Mestrado)
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/02 - Atual Metodologia da Investigação Científica Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016/09/01 - Atual Animação da Actividade Física e Desportiva nas Escolas Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2013/09 - Atual Investigação Educacional Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010/09/09 - Atual Gestão e Cultura Organizacional Escolar Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009/09/01 - Atual Análise Sócio-Histórica da Educação Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/02 - 2018/06 Processos de Trabalho e Investigação Aplicada nas Artes Dança na Comunidade (Pós-Graduação)
2009/01 - 2015/02 Análise dos Sistemas de Formação Ciências da Educação (Tecnologia Educativa) (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/06 - 2014/06 Metodologias Qualitativas em Educação Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Avaliação Curricular para prosseguimento estudos Doutoramento Ciências da Educação Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010 - Atual Avaliação Curricular para prosseguimento estudos Mestrado em Ensino da Educação Física Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal