???global.info.a_carregar???
Amândio Graça. Concluiu o(a) Título de Agregado em Ciência do Desporto em 2011/12/13 pelo(a) Universidade do Porto, Doutoramento em Ciências do Desporto em 1997/10/09 pelo(a) Universidade do Porto e Licenciatura em Educação Física em 1987 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto. É Professor Associado no(a) Universidade do Porto. Publicou 85 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 11 projeto(s) e Orientador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Ciências do Desporto e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de Professores; Identidade Profissional; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
AMÂNDIO BRAGA DOS SANTOS GRAÇA

Nomes de citação

  • Graça, Amândio

Identificadores de autor

Ciência ID
6213-9208-1FCE
ORCID iD
0000-0003-1539-4201

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2011/12/13
Concluído
Ciência do Desporto (Título de Agregado)
Especialização em Pedagogia do Desporto
Universidade do Porto, Portugal
"Lição de Sintese: Didática do Basquetebol - Didáticas Específicas do Desporto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado por unanimidade
1997
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino do basquetebol" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1991/07/12
Concluído
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Pós-Graduação)
Especialização em Ciências do Desporto, Pedagogia do Desporto
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
1987
Concluído
Educação Física (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
14 Valores
1980
Concluído
Magistério Primário (Curso médio)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
14 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/03/31 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2003 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
1997/10/09 - 2003/03/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
1991/07/12 - 1997/10/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
1987/09/29 - 1991/07/11 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/29 - Atual Reviewer of the Journal RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación Federación Española de Docentes de Educación Física, Espanha
2012/09/07 - Atual reviewer of the review CCD Culture Science Sport Universidad Católica San Antonio de Murcia, Espanha
2010/10/01 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Educação/ member of the editorial committee of the Portuguese Review of Education Universidade do Minho, Portugal
2017/06/01 - 2018/12 Membro da Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2009/09/01 - 2017/05/31 Director do Curso de 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário [Director of the Physical Education Teacher Education Master Degree Program] Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
1986/09/15 - 1987/09/28 Professor de Educação Física de nomeação provisória Ministério da Educação, Brasil
1982/09/15 - 1986/09/14 Professor/Monitor Posto de Recepção Oficial nº 805 CPTV -Telescola, Vairão, Vila do Conde Ministério da Educação, Portugal
1981/09/15 - 1982/09/14 Professor/animador Curso de Educação Básica de Adultos Vila do Conde Ministério da Educação, Portugal
1980/09/15 - 1981/09/14 Professor/animador Curso de Educação Básica de Adultos, Penafiel Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - Atual From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher during a year-long school placement
SFRH/BD/137848/2018
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2024/12/31 CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/09/01 - 2024/08/31 Enacting Fitness Education by involving students in Assessment for Learning and Technology use
2021.05492.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/12/19 - 2024/06/18 Apoiar os estudantes estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva
2022.09013.PTDC
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2013/01/01 - 2015/12/31 De los tiempos educativos a los tiempos sociales: la cotidianidad familiar en la construcción del ocio físico-deportivo juvenil
EDU2012-39080-C07-05
Investigador
Universidad de la Rioja, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa
Concluído
2010 - 2013 La evaluacion en la formacion inicial del profesorado de educacion fisica
edu2010- 19637
Investigador
Universidad de Valladolid Facultad de Educación y Trabajo Social, Espanha
Gobierno de Espana Ministerio de Educación Cultura y Deporte
Concluído
2011/09/01 - 2012/12/31 O papel do estágio profissonal na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física
PTDC/DES/115922/2009
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2010 Formação de treinadores em Portugal. Uma avaliação da situação actual.
PTDC/DES/67190/2006
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005/07/01 - 2006/05/31 Identificação de factores facilitadores e inibidores da prática desportiva, escolar e extra-escolar, em jovens do ensino secundário
Pafid 2005-06
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Instituto de Desporto de Portugal
Concluído
2005/05/01 - 2005/11/20 La presencia de los valores socio-morales en escolares de 12 años participantes en deporte escolar en el contexto europeo de España. Francia. Italia y Portugal
BOCYL 01 /03/2005
Investigador
Universidad de Valladolid, Espanha
Junta de Castilla y León
Concluído
2004 - 2005 Modelação da estrutura competitiva nos Jogos desportivos nos escalões de formação
idp 2004
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Instituto de Desporto de Portugal
Concluído
2004/05/01 - 2004/12/31 La transmission en valores en educadores y entrenadores deportivos en el contexto europeo: España, Francia, Portugal e Italia
BOCyL n5 82 / 9/./2004
Investigador
Universidad de Valladolid, Espanha
Junta de Castilla y León Consejería de Educación
Concluído
2001/10/01 - 2004/10/01 ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball
94347-CP-1-BE-COMENIUS-C21
Investigador
Universiteit Gent, Bélgica
European Commission
2001/10 - 2004/10 ESEP, Development of a CD-ROM applying a didactical sport games concept to teach basketball and handball
94347-CP-1-BE-COMENIUS-C21
European Commission
2002/12/01 - 2003/12/01 Percepção de alunos e alunas do ensino secundário acerca de como o género se estrutura no espaço da aula de Educação Física
IIE 2001
Investigador
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
2002/12/01 - 2003/12/01 O ensino do voleibol à luz de perspectivas construtivistas da aprendizagem
IIE 2002
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1990 - 1992 FACDEX - Desenvolvimento somato-motor e factores de excelência desportiva na população escolar portuguesa.
FACDEX
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. André Moura; Graça, Amândio; Paula Batista. "Desconstruindo entendimentos e usos da avaliação: estudo com estagiários de educação física". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência:, Bragança, 2020.
    Publicado
  2. André Moura; Graça, Amândio; Ana Mafalda Silva; Catarina Martins; Paula Batista. "Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física". Trabalho apresentado em II seminário internacional: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe), Porto, 2019.
    Publicado
  3. João Rocha; Graça, Amândio; Serrano, João Júlio; Paulo, Rui Miguel; Batista, Marco Alexandre; Honório, Samuel Alexandre; Mendes, Pedro Alexandre; Petrica, João. "Fatores de rendimento que orientam os treinadores experts de basquetebol em Portugal". Trabalho apresentado em IX Congresso Ibérico de Basquetebol,, Florianópolis, 2018.
    Publicado
  4. André Moura; Paula Batista; Graça, Amândio. "Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe), Porto, 2018.
    Publicado
  5. Inês Teixeira; Paula Batista; Graça, Amândio. "A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática". Trabalho apresentado em Congresso Internacional O Tempo dos Professores, Porto, 2017.
    Publicado
  6. Graça, Amândio. "O lugar das capacidades motoras na concertação dos grandes objetivos da educação física". Trabalho apresentado em 4º Simpósio: Treino da força e da condição física em crianças e jovens, Maia, 2015.
    Publicado
  7. Graça, Amândio. "Relação pedagógica e experiência dos alunos no ensino e aprendizagem dos jogos desportivos". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional dos Jogos Desportivos, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 11-14 nov 2015., Belo Horizonte, 2015.
    Publicado
  8. Graça, Amândio. "A construção da Identidade Profissional em tempos de incerteza". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “O ESTÁGIO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR”, Porto, 2014.
    Publicado
  9. Marta Costa; Paula Batista; Graça, Amândio. "A formação inicial de professores de educação física em Portugal e sua relação com o processo de Bolonha". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “O ESTÁGIO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR”, Porto, 2014.
    Publicado
  10. Graça, Amândio; Inês Cardoso. "Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “O ESTÁGIO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR”, Porto, 2014.
    Publicado
  11. Inês Cardoso; Paula Batista; Graça, Amândio. "Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de educação física". Trabalho apresentado em Seminário Internacional O Estágio na (Re)Construção da Identidade Profissional do Professor., 2014.
    Publicado
  12. Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio. "Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Públicas Portuguesas : estruturas e fundamentos". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “O ESTÁGIO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR”, Porto, 2014.
    Publicado
  13. Amaral da Cunha, Mariana; Paula Batista; Graça, Amândio. "Um olhar sobre o estágio em educação física : representações de estagiários do ensino superior público português". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “O ESTÁGIO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR”, Porto, 2014.
    Publicado
  14. Marta Costa; Graça, Amândio; Alberto Albuquerque. "A organização e a gestão do ensino e da aprendizagem no contexto do estágio pedagógico supervisionado em instituições portuguesas de formação inicial de professores". Trabalho apresentado em XIV Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, Belo Horizonte, 2012.
    Publicado
  15. João Quina; Miguel Camões; Graça, Amândio. "Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do conhecimento táctico em futebol". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional de Jogos Desportivos “Jogos Desportivos Coletivos: Treino, Formação, Competição, 2011.
    Publicado
  16. Henrique Santos; Graça, Amândio. "História do ensino dos jogos desportivos colectivos: A escola dialéctica francesa". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional de Jogos Desportivos “Jogos Desportivos Coletivos: Treino, Formação, Competição, Porto, 2011.
    Publicado
  17. Renato Gonçalves; Graça, Amândio. "Análise do comportamento de instrução do treinador durante a competição, em escalões de futebol de 7 e de futebol de 11". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional de Jogos Desportivos “Jogos Desportivos Coletivos: Treino, Formação, Competição, Porto, 2011.
    Publicado
  18. Valmor Ramos; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do. "A aprendizagem profissional na percepção de treinadores de jovens". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional de Jogos Desportivos “Jogos Desportivos Coletivos: Treino, Formação, Competição, Porto, 2011.
    Publicado
  19. João Quina; Graça, Amândio. "O ensino do jogo de futebol: um modelo híbrido de desenvolvimento da competência tática". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional de Jogos Desportivos “Jogos Desportivos Coletivos: Treino, Formação, Competição, Porto, 2011.
    Publicado
  20. Gonçalo Silveira; Paula Batista; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio. "Reasons and meanings to be a supervisor: A study with cooperating teachers of physical education". Trabalho apresentado em 7th EASS Conference: A Social Perspective on Sport, Health and Environment, Porto, 2010.
    Publicado
  21. Gelcemar Farias; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do; Paula Batista. "Factors of choice for the teacher's profession: A study in PE teachers of Porto Alegre public schools". Trabalho apresentado em 7th EASS Conference: A Social Perspective on Sport, Health and Environment, Porto, 2010.
    Publicado
  22. João Rodrigues; Rúben Andrade; Graça, Amândio; Isabel Mesquita. "Importância atribuída e auto-percepção de competência dos treinadores de basquetebol sobre os seus conhecimentos e competências profissionais". Trabalho apresentado em CIB'09. V Congreso Ibérico de Baloncesto "Ciencia y Práctica, una relación de futuro". Cartagena 29, 30 y 31 de octubre de 2009, Cartagena, 2009.
  23. Graça, Amândio. "A actividade do treinador: arte prática e profissão". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Deportes de Equipo, Corunha, 2009.
    Publicado
  24. Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Rui Resende; António Rosado; Juan Romero. "Coach’s knowledge needs according to gender and experience". Trabalho apresentado em VIII World Congress of Performance Analysis of Sport, Magdeburg, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira; Alexandra Folle; Daniele Detanico; Amândio Braga Santos Graça; Gelcemar Oliveira Farias. "Percurso docente: identificando a construção de conhecimentos para o ensino em disciplinas de lutas". Revista de Artes Marciales Asiáticas (2022): https://doi.org/10.18002/rama.v17i2.7352.
    10.18002/rama.v17i2.7352
  2. Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Roberto Ferreira dos Santos; Amândio Braga dos Santos Graça. "Abordagem de conceitos eliasianos e bourdieusianos: modelo de análise na investigação em Educação Física". Research, Society and Development (2022): https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.33062.
    10.33448/rsd-v11i10.33062
  3. Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos. "O lugar da Educação Física: estudo elaborado a partir da realidade da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch". Research, Society and Development (2021): https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24019.
    10.33448/rsd-v10i16.24019
  4. Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari; Rafael Mocarzel; Estêvão Rios Monteiro; Amândio Braga dos Santos Graça; Roberto Ferreira dos Santos. "O passado recente da educação física no contexto luso-brasileiro: uma nova auto-compreensão". Research, Society and Development (2021): https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24017.
    10.33448/rsd-v10i16.24017
  5. Batista,Paula Fazendeiro; Graça,Amândio Braga; Cardoso,Inês; Batista,Paula; Graça,Amândio; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula; et al. "Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade". Sociologia : Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2021): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072021000100403.
    10.21747/0872-3419/soc32a6
  6. Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio. "A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física [The construction of the Physical Education cooperating teacher’s professional identity]". Supervised Curricular Internship in Physical Education 7 2 (2020): 41-51. http://dx.doi.org/10.47863/jmbb7646.
    10.47863/jmbb7646
  7. André Moura; Amândio Graça; Ann MacPhail; Paula Batista. "Aligning the principles of assessment for learning to learning in physical education: A review of literature". Physical Education and Sport Pedagogy (2020): 1-14. https://doi.org/10.1080/17408989.2020.1834528.
    10.1080/17408989.2020.1834528
  8. Graça, Amândio; Amaral-da-Cunha, M.; Graça, A.; Batista, P.; MacPhail, A.. "Giving birth to a supervisory identity built upon pedagogical perspectives on teaching: The case of a novice physical education cooperating teacher". European Physical Education Review 26 2 (2019): 353-374. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x19857181.
    10.1177/1356336x19857181
  9. Rocha, J.C.R.; dos Santos Graça, A.B.; de Matos Serrano, J.J.; Paulo, R.M.D.; da Silva Batista, M.A.; Honório, S.A.A.; Mendes, P.A.D.; Petrica, J.M.P.D.. "Performance factors that guide expert coaches basketball courts in Portugal,Fatores de rendimento que orientam os treinadores experts de basquetebol em Portugal,Factores de rendimiento que guían a los entrenadores expertos canchas de baloncesto en Portugal". Revista de Psicologia del Deporte 28 3 (2019): 106-112. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85082802307&partnerID=MN8TOARS.
  10. Melissa Couto Pereira; Américo Oliveira Santos; Fernando Silva Tavares; Amândio Santos Graça. "Adaptação transcultural do Inventário de Competências Táticas nos jogos desportivos coletivos". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2019): https://doi.org/10.5628/rpcd.19.02.27.
    10.5628/rpcd.19.02.27
  11. Graça, Amândio. "CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA". Movimento (ESEFID/UFRGS) (2018): http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.75045.
    10.22456/1982-8918.75045
  12. Graça, Amândio. "Reconstructing a supervisory identity". European Physical Education Review (2018): http://dx.doi.org/10.1177/1356336x16683179.
    10.1177/1356336x16683179
  13. Graça, Amândio; António Ferreira; Luisa Estriga; Edgar Cruz. "O impacto de uma abordagem compreensiva de curta duração sobre o desempenho das ações ofensivas no jogo de andebol". Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte 14 1 (2018): 35-44.
    Publicado
  14. António Ferreira; Graça, Amândio; Luisa Estriga. "Desenvolvimento e validação de um sistema de avaliação técnico-tático individual no andebol: the handball tactical performance evaluation (HTPE).". Revista de Ciencias del Deporte 14 3 (2018): 141-154.
    Publicado
  15. Amaral-da-Cunha, M.; Batista, P.; MacPhail, A.; Graça, A.. "Reconstructing a supervisory identity: The case of an experienced physical education cooperating teacher". European Physical Education Review 24 2 (2018): 240-254. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85045833645&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1356336X16683179
  16. Folle, Alexandra; Vieira do Nascimento, Juarez; De Souza, Edison Roberto; Galatti, Larissa Rafaela; Graça, Amândio. "Entorno para el desarrollo de atletas de baloncesto femenino: las directrices propuestas y los factores de éxito". Educación Física y Ciencia 19 2 (2017): e035. http://dx.doi.org/10.24215/23142561e035.
    Publicado • 10.24215/23142561e035
  17. Oliveira, Bruno; Graça, Amândio; Queirós, Paula. "Dos modelos de ensino centrados no professor aos centrados no aluno: Um estudo de caso". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 17 3 (2017): 14-25. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.17.03.14.
    10.5628/rpcd.17.03.14
  18. Silva, T.M.L.S.; Batista, P.M.F.; Graça, A.B.. "The role of the cooperating teacher in the context of physical education teacher training: The cooperating teacher’s perspective,O papel do professor cooperante no contexto da formação de professores de educação física: A perspetiva dos professores cooperantes,El papel del profesor cooperante en el contexto de la formación de profesores de Educación Física: La perspectiva de los profesores coopera". Education Policy Analysis Archives 25 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85012000523&partnerID=MN8TOARS.
    10.14507/epaa.25.2497
  19. Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio. "A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PROCESSO SIMULTANEAMENTE BIOGRÁFICO E RELACIONAL". Movimento (ESEFID/UFRGS) 22 2 (2016): 523-538. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.54129.
    Publicado • 10.22456/1982-8918.54129
  20. Zélia Matos; Amândio Graça. "Jorge Olímpio Bento, o pedagogo do desporto". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2016 S1 (2016): 52-64. https://doi.org/10.5628/rpcd.16.S1.52.
    10.5628/rpcd.16.S1.52
  21. Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio. "A função de supervisão como fator de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física". Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga 1 3 (2016): 10-44.
    Publicado
  22. Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Ramos, Valmor; Milistetd, Michel; Nascimento, Juarez Vieira. "O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA". Pensar a Prática 19 3 (2016): 522-532. https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641.
    Publicado • 10.5216/rpp.v19i3.34641
  23. Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio Braga Santos; Cardoso, Inês; Batista, Paula, M.; Graça, Amândio, B.; Graça, Amândio; et al. "A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*". Revista Brasileira de Educação (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/12763.
    10.1590/S1413-24782016216520
  24. Graça, Amândio. "Influence of non-preferred foot technical training in reducing lower limbs functional asymmetry among young football players". Journal of Sports Sciences (2015): http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015.1012100.
    10.1080/02640414.2015.1012100
  25. Graça, Amândio. "Processo de formação esportiva: da identificação ao desenvolvimento de talentos esportivos". Revista da Educação Física/UEM (2015): http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.23891.
    10.4025/reveducfis.v26i2.23891
  26. Marcon, Daniel; Graça, Amandio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Milistetd, Michel; Ramos, Valmor. "The contribution of teaching practices on construction of the pedagogical content knowledge of future physical education teachers". Educación Física y Deporte 34 1 (2015): 103-128. http://dx.doi.org/10.17533/udea.efyd.v34n1a05.
    Publicado • 10.17533/udea.efyd.v34n1a05
  27. Folle,Alexandra; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio Braga dos Santos. "PROCESSO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA: DA IDENTIFICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS ESPORTIVOS". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000200317.
  28. Guilherme,José; Garganta,Júlio; Graça,Amândio; Seabra,André; Guilherme, José; Garganta, Júlio; Graça, Amândio; Seabra, André. "Effects of technical training in functional asymmetry of lower limbs in young soccer players". Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano 17 2 (2015): 125-135. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-00372015000200125.
    Publicado • 10.5007/1980-0037.2015v17n2p125
  29. Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio. "Professional Identity in Analysis: A Systematic Review of the Literature". The Open Sports Sciences Journal 7 1 (2014): 83-97. http://dx.doi.org/10.2174/1875399x01407010083.
    Publicado • 10.2174/1875399x01407010083
  30. A. da Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio. "Pre-Service Physical Education Teachers’ Discourses on Learning How to Become a Teacher: [Re]Constructing a Professional Identity Based on Visual Evidence". The Open Sports Sciences Journal 7 1 (2014): 141-171. http://dx.doi.org/10.2174/1875399x01407010141.
    10.2174/1875399x01407010141
  31. Patricia Gomes; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio; Paula Queirós; Paula Batista. "O estágio profissional em análise: Estudo com estudantes estagiários de educação física". Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 1 3 (2014): 37-47.
    Publicado
  32. Guilherme, José; Garganta, Júlio; Graça, Amândio. "Reflexão a propósito da relevância da redução de assimetrias funcionais dos membros inferiores em jogadores de Futebol". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 14 1 (2014): 93-111. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.14.01.93.
    Publicado • 10.5628/rpcd.14.01.93
  33. Batista, P.; Queirós, P.; Graça, A.; Macphail, A.. "Preface". Open Sports Sciences Journal 7 (2014): 81-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84989221520&partnerID=MN8TOARS.
    10.2174/1875399X01407010081
  34. Da Cunha, M.A.; Batista, P.; Graça, A.. "Pre-service physical education teachers’ discourses on learning how to become a teacher: [Re]Constructing a professional identity based on visual evidence". Open Sports Sciences Journal 7 (2014): 141-171. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84989245462&partnerID=MN8TOARS.
    10.2174/1875399X01407010141
  35. Cardoso, I.; Batista, P.; Graça, A.. "Professional identity in analysis: A systematic review of the literature". Open Sports Sciences Journal 7 (2014): 83-97. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84989252425&partnerID=MN8TOARS.
    10.2174/1875399X01407010083
  36. SOUZA,CARLOS RAPHAEL BRAGA CORRÊA DE; MÜLLER,EZEQUIEL STECKLING; COSTA,ISRAEL TEOLDO; GRAÇA,AMÂNDIO BRAGA SANTOS; Graça, Amândio. "Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?". Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2014): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100071.
    10.1590/s0101-32892014000100006
  37. Costa, Marta; Graça, Amandio; Albuquerque, Alberto. "Conceptions de formation dans des institutions portugaises de formation initiale d’enseignants d'éducation physique : des connaissances nécessaires aux conseils pédagogiques". Ejournal de la recherche sur l'intervention en éducation physique et sport -eJRIEPS 28 (2013): 118-145. http://dx.doi.org/10.4000/ejrieps.2969.
    Publicado • 10.4000/ejrieps.2969
  38. Costa, Marta; Batista, Paula; Graça, Amândio. "Práticas de ensino em contexto de estágio: reflexões e experiências do estudante estagiário e do orientador da Faculdade". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 13 3 (2013): 60-77. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.13.03.60.
    10.5628/rpcd.13.03.60
  39. Oliveira, Maria Teresa; Graça, Amândio. "Teachers procedures related to students misbehaviour in the physical education lesson". Millenium - Journal of Education Technologies and Health 45 (2013): 9-24.
    Publicado
  40. Maria Teresa Oliveira; Graça, Amândio. "Procedimentos dos professores relativamente aos comportamentos de indisciplina dos alunos na aula de educação física". Millenium - Journal of Education Technologies and Health 45 (2013): 25-43.
    Publicado
  41. Teresa Silva; Paula Batista; Graça, Amândio. "A prática da supervisão de estágio e a identidade profissional do professor cooperante em narrativa". Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 1 2 (2013): 382-396.
    Publicado
  42. Graça, Amândio. "La educación física en las escuelas portuguesas según sus profesionales". Tándem: Didáctica de la Educación Física 42 (2013): 37-47.
    Publicado
  43. Américo Santos; Graça, Amândio; Fernando Tavares; Santos, A.; Graça, A.; Tavares, F.. "From the playground to the WNBAA case study with basketball player "Ticha" Penicheiro". Revista de Psicología del Deporte, 22 1 (2013): 271-275. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84877985537&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  44. Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça, Amândio. "O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092013000400011.
    10.1590/s1807-55092013000400011
  45. Oliveira, Maria Teresa Mateus; Graça, Amândio. "Procedimentos dos Professores Relativamente aos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos na Aula de Educação Física". (2013): http://hdl.handle.net/10400.19/2281.
  46. Graça, Amândio; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do. "Práticas pedagógicas como cenário para a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Educação Física". Revista da Educação Física/UEM (2012): http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i2.12462.
    10.4025/reveducfis.v23i2.12462
  47. Oliveira, José Guilherme; Graça, Amândio; Seabra, André; Garganta, Júlio. "Validação de um sistema de avaliação da assimetria funcional dos membros inferiores em Futebol (SAAFMI-FUT)". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 12 3 (2012): 77-97. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.12.03.77.
    10.5628/rpcd.12.03.77
  48. Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do. "Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores.". Educação: Teoria e Prática 22 39 (2012): 16-37.
    Publicado
  49. Margarida Alves; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio; Paula Batista. "Practicum as a space and time of transformation: Self-narrative of a Physical Education pre-service teacher". US-China Education Review B 2 7 (2012): 665-674.
    Publicado
  50. Marcon, D.; Graça, A.B.S.; Nascimento, J.V.; Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do. "Analysis of the pedagogical knowledge of prospective physical education teachers,Analiza pedagoškog znanja buducih nastavnika tjelesne i zdravstvene kulture". Kinesiology 44 2 (2012): 113-122. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84872093473&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  51. Rezer,Ricardo; Nascimento,Juarez Vieira do; Fensterseifer,Paulo Evaldo; Graça,Amândio Braga dos Santos; Graça, Amândio. "Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...". Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2012): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007.
    10.1590/s0101-32892012000400007
  52. Farias,Gelcemar Oliveira; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Batista,Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio. "Competências profissionais em Educação Física: uma abordagem ao longo da carreira docente". Motriz: Revista de Educação Física (2012): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000400004.
    10.1590/s1980-65742012000400004
  53. Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do. "Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25 3 (2011): 497-511. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000300013.
    10.1590/s1807-55092011000300013
  54. Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do; Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do. "Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25 2 (2011): 323-339. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000200013.
    10.1590/s1807-55092011000200013
  55. Graça, Amândio; Ramos,Valmor; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Silva,Rudney da. "A aprendizagem profissional - As representações de treinadores desportivos de jovens: quatro estudos de caso". Motriz. Revista de Educação Física. UNESP (2011): http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n2p280.
    10.5016/1980-6574.2011v17n2p280
  56. Ramos, Valmor; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do; Silva, Rudney da. "As representações pedagógicas de treinadores desportivos de jovens: três estudos de caso no Basquetebol". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 11 2 (2011): 33-49. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.11.02.33.
    Publicado • 10.5628/rpcd.11.02.33
  57. Felismina Pereira; Graça, Amândio; Minna Blomqvist; Isabel Mesquita. "Instructional approaches in youth volleyball training settings: the influence of player´s age and gender". International Journal of Sport Psychology 42 (2011): 227-244.
    Publicado
  58. Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio. "Teoria da base de conhecimentos para o ensino: reflexões sobre a aplicabilidade na pedagogia do esporte". DO CORPO: Ciências e Artes 1 2 (2011): 1-8.
    Publicado
  59. Marcon, Daniel; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do. "Considerações teóricas sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo na formação inicial em Educação Física". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 11 3 (2011): 127-139. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.11.03.127.
    Publicado • 10.5628/rpcd.11.03.127
  60. Graça, Amândio; Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do. "Interfaces entre as práticas pedagógicas e os estágios curriculares na formação inicial e suas implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores". Práxis Educacional 7 11 (2011): 129-155.
    Publicado
  61. Paula Batista; Zélia Matos; Graça, Amândio. "Auto-percepção das competências profissionais em profissionais do desporto: efeito da área de intervenção e da experiência profissional". E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte 7 2 (2011):
    Publicado
  62. Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos. "The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers". e Journal de la Recherche sur l'Intervention en Éducation Physique et Sport 24 (2011): 96-117.
    Publicado
  63. Batista,Paula Maria Fazendeiro; Matos,Zélia Maria Roque Pinto; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro; Graça,Amândio Braga dos Santos; Graça, Amândio. "Representações dos profissionais do desporto acerca do conceito de competência profissional". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (2011): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092011000200003.
    10.1590/s1807-55092011000200003
  64. Pereira, F.R.M.; Graça, A.B.D.S.; Blomqvist, M.; Mesquita, I.M.R.. "Instructional approaches in youth volleyball training settings: The influence of players age and gender". International Journal of Sport Psychology 42 3 (2011): 227-244. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79960249855&partnerID=MN8TOARS.
  65. Marcon,Daniel; Graça,Amândio Braga dos Santos; Nascimento,Juarez Vieira do; Daniel Marcon; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do. "Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica". Educação em Revista 27 1 (2011): 261-294. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000100012.
    Publicado • 10.1590/s0102-46982011000100012
  66. Farias,Gelcemar Oliveira; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Batista,Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio. "Crenças e expectativas constituídas ao longo da carreira docente em educação física". Revista da Educação Física/UEM (2011): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400002.
    10.4025/reveducfis.v22i4.10651
  67. Graça, Amândio. "A investigação sobre a eficácia pedagógica no ensino do desporto". Revista da Educação Física/UEM (2010): http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v21i1.6914.
    10.4025/reveducfis.v21i1.6914
  68. Sofia Santos; Isabel Mesquita; Graça, Amândio; António Rosado; Santos, S.; Mesquita, I.; Graça, A.; Rosado, A.. "Coaches' perceptions of competence and acknowledgement of training needs related to professional competences". Journal of Sports Science and Medicine 9 1 (2010): 62-70. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77749296168&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  69. Felismina Pereira; Isabel Mesquita; Graça, Amândio. "Relating content and nature of information when teaching volleyball in youth volleyball training settings". Kinesiology 42 2 (2010): 121-131.
    Publicado
  70. Dalsin, Karine; Graça, Amândio. "Futebol das aldeias de Goa: repercussões dos processos de globalização no Futebol indiano". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 10 3 (2010): 65-79. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.10.03.65.
    Publicado • 10.5628/rpcd.10.03.65
  71. Pereira, F.R.M.; Mesquita, I.M.R.; Graça, A.B.. "Relating content and nature of information when teaching volleyball in youth volleyball training settings,Povezivanje sadržaja i prirode informacija u poucavanju odbojke mladih dobnih kategorija". Kinesiology 42 2 (2010): 121-131. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79551622551&partnerID=MN8TOARS.
  72. Pereira F; Mesquita I; Graça A; Pereira, F.; Mesquita, I.; Graça, A.. "Accountability systems and instructional approaches in youth volleyball training.". Journal of sports science & medicine 8 3 (2009): 366-373. http://europepmc.org/abstract/med/24149999.
  73. João Rodrigues; Rúben Andrade; Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Rodrigues, J.; Andrade, R.; Graça, A.; Mesquita, I.. "Importance awarded to knowledge for coaching andself-perception of competence manifested by portuguese basketball coaches". Revista de Psicologia del Deporte 18 suppl (2009): 451-455. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950605493&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  74. Isabel Mesquita; Felismina Pereira; Graça, Amândio. "Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática". 15 4 (2009): 944-954.
    Publicado
  75. Felismina Pereira; Isabel Mesquita; Amândio Graça; Pereira,Felismina; Mesquita,Isabel; Graça,Amândio; Pereira, Felismina; Mesquita, Isabel; Graça, Amândio. "A autonomia e a responsabilização dos praticantes no treino em voleibol : estudo comparativo de treinadores em função do género". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 9 1 (2009): 64-78. https://hdl.handle.net/10216/91962.
    10.5628/rpcd.09.01.64
  76. Valmor Ramos; Juarez Vieira do Nascimento; Amândio Graça; Ramos,Valmor; Nascimento,Juarez Vieira do; Graça,Amândio; Ramos, Valmor; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio. "Análise do processo de instrução no treino de jovens : um estudo de caso no basquetebol". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 9 1 (2009): 52-63. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/96840.
    10.5628/rpcd.09.01.52
  77. Ramos, Valmor; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do. "O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 22 2 (2008): 161-171.
    Publicado
  78. Bastos, Maria João; Graça, Amândio; Santos, Paulo; Bastos,Maria João; Graça,Amândio; Santos,Paulo. "Análise da complexidade do jogo formal versus jogo reduzido em jovens do 3º ciclo do ensino básico". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2008 3 (2008): 355-364. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.08.03.355.
    Publicado • 10.5628/rpcd.08.03.355
  79. Batista,Paula M.; Graça,Amândio; Matos,Zélia; Batista, Paula M.; Graça, Amândio; Matos, Zélia. "Termos e características associadas à competência. Estudo comparativo de profissionais do desporto que exercem a sua actividade profissional em diferentes contextos de prática desportiva.". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2008 3 (2008): 377-395. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232008000300008.
    Publicado • 10.5628/rpcd.08.03.377
  80. Feu S; Ibáñez SJ; Graça A; Sampaio J. "[Psychometric evaluation of the Coach Orientation Questionnaire with a Spanish sample of handball coaches].". Psicothema (2007): http://europepmc.org/abstract/med/17959129.
  81. Graça, Amândio. "Competencia entre significado y concepto". Contextos Educativos. Revista de Educación (2007): http://dx.doi.org/10.18172/con.576.
    10.18172/con.576
  82. Feu, S.; Ibáñez, S.J.; Graça, A.; Sampaio, J.. "Psychometric evaluation of the Coach Orientation Questionnaire with a Spanish sample of handball coaches,Evaluación psicométrica del cuestionario de orientación de los entrenadores en una muestra de entrenadores españoles de balonmano". Psicothema 19 4 (2007): 699-705. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-35348982321&partnerID=MN8TOARS.
  83. Amândio Graça; Isabel Mesquita; Graça, Amândio; Mesquita, Isabel; Graça,Amândio; Mesquita,Isabel. "A investigação sobre modelos de ensino dos jogos desportivos". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2007 3 (2007): 401-421. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95067.
    Publicado • 10.5628/rpcd.07.03.401
  84. Graça, Amândio; Dimas Pinto; Benny Mertens; Marc Multael; Eliane Musch; Edwin Timmers; Thiemo Meertens; et al. "Modelo de competência nos jogos de invasão: Uma ferramenta didática para o ensino do basquetebol". 6 (2006): 7-28.
    Publicado
  85. Graça, Amândio; Valmor Ramos; Nascimento, Juarez Vieira do. "A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: Estudos de casos na formação inicial em educação física". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 20 1 (2006): 37-49.
  86. Graça, Amândio; Isabel Mesquita. "LA ACTIVIDAD DEL ENTRENADOR DESDE UNA PERSPECTIVA DIDÁCTICA". 4 (2006): 57-72.
    Publicado
  87. Rui Pacheco; Graça, Amândio; Júlio Garganta. "Características da intervenção do treinador de futebol na reunião de preparação da equipa para a competição. Estudo realizado com treinadores da 1ª liga e da 2ª divisão B". Estudos CEJD 5 (2005): 48-57.
    Publicado
  88. Sergio Silva; Dimas Pinto; Graça, Amândio. "Observação da arbitragem em basquetebol : um estudo com jovens árbitros". Estudos CEJD 4 (2005): 125-137.
    Publicado
  89. Silva,Paula; Gomes,Paula B.; Graça,Amândio; Queirós,Paula; Silva, Paula; Gomes, Paula B.; Graça, Amândio; Queirós, Paula. "Acerca do debate metodológico na investigação feminista". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2005 3 (2005): 358-370. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232005000300012.
    Publicado • 10.5628/rpcd.05.03.358
  90. Isabel Mesquita; Amândio Graça; A. R. Gomes; C. Cruz; Mesquita, I.; Graça, A.; Gomes, A.R.; et al. "Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play". Journal of Human Movement Studies 48 6 (2005): 469-492. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95538.
    Publicado
  91. Graça, Amândio. "Como é que um especialista concebe o ensino do basquetebol na escola : estudo de caso de Rocha, professor de educação física e treinador de basquetebol". Estudos CEJD 4 (2004): 181-202.
    Publicado
  92. Ricardo Furriel; Dimas Pinto; Graça, Amândio. "Planificação do treino de jovens basquetebolistas: Descrição e análise dos meios; métodos; carga de treino e competição no escalão de cadetes - Estudo de caso relativo a um treinador de referência". Estudos CEJD 4 (2004): 168-180.
    Publicado
  93. Frazão, Fernando; Duarte Araújo; Graça, Amândio. "Conocimiento procesal de la toma de decisión em carrera de orientación: Estudio comparativo de jóvenes praticantes con diferentes niveles de pericia utilizando un simulador computerizado". Revista de Psicología del Deporte 13 1 (2004): 41-54.
    Publicado
  94. Isabel Mesquita; Graça, Amândio. "O conhecimento estratégico de um distribuidor de alto nível". Treino Desportivo 17 (2002): 15-20.
    Publicado
  95. Graça, Amândio; Isabel Mesquita. "Probing the strategical knowledge of an elite volleyball setter". International Journal of Volleyball Research 5 1 (2002): 6-12.
    Publicado
  96. Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Amândio Graça. "A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2002 5 (2002): 67-79. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.02.05.67.
    Publicado • 10.5628/rpcd.02.05.67
  97. Graça, Amândio; Helga Amaral. "Análise da instrução de 2 treinadores de basquetebol durante o treino". Estudos CEJD 3 (2002): 59-70.
    Publicado
  98. Alberto Albuquerque; Graça, Amândio; Carlos Alberto Serrão Januário. "How do student teachers characterize their cooperating teachers". Avante 8 1 (2002): 84-95.
    Publicado
  99. Isabel Mesquita; Amândio Graça. "Probing the strategic knowledge of an elite volleyball setter: a case study". (2002): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/99613.
  100. Graça, Amândio. "Breve roteiro da investigação empírica na Pedagogia do Desporto: a investigação sobre o ensino da educação física". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2001 1 (2001): 104-113. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.01.01.104.
    10.5628/rpcd.01.01.104
  101. Alberto Albuquerque; Graça, Amândio. "A aula planeada, a percepção da aula realizada e a aula observada". Horizonte 16 91 (2000): 34-39.
    Publicado
  102. Graça, Amândio. "Observação e correcção de tarefas". Treino Desportivo 2 (1998): 3-8.
    Publicado
  103. Zélia Matos; Graça, Amândio. "Avaliação em educação física (2ª parte)". Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto 5 29 (1998): 166-169.
  104. Zélia Matos; Graça, Amândio. "Avaliação em educação física (1ª parte)". Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto 5 28 (1998): 138-142.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. André Moura; Amândio Graça; Paula Batista. "RECONSTRUINDO CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA". 2022.
    10.37572/EdArt_2708226516
  2. Graça, Amândio; Eliane Musch; Benny Mertens; Edwin Timmers; Thiemo Meertens; Frantisek. Taborsky; Christoph. Remy; et al. "O modelo de competência nos jogos de invasão: proposta metodológica para o ensino e aprendizagem dos jogos desportivos". In Los procesos de formación y rendimiento en baloncesto, editado por Sergio José Ibañez; Sebastian Feu; Javier Garcia- Rubio, 111-130. Sevilha, Espanha: Wanceulen, 2019.
    Publicado
  3. Graça, Amândio. "O papel do treinador no ensino do jogo: uma reflexão sobre a prática os modelos de instrução". In Los procesos de formación y rendimiento en baloncesto, editado por Sergio José Ibañez; Sebastian Feu; Javier Garcia- Rubio, 359-379. Sevilha, Espanha: Wanceulen, 2019.
    Publicado
  4. Graça, Amândio; Paula Batista; André Moura. "Ponderar a avaliação em Educação Física orientada para a aprendizagem". In Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento, 55-68. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Educação Física, 2019.
    Publicado
  5. Paula Batista; André Moura; Graça, Amândio. "Avaliação como ponte entre o ensinar e o aprender: Estratégias e exemplos para uma reconfiguração da avaliação em Educação Física". In Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento, 99-111. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Educação Física, 2019.
    Publicado
  6. Graça, Amândio. "O papel do professor de Educação Física numa escola em mudança: ensinar, aprender e avaliar em Educação Física – os desafios do presente". In Didática da educação física: perspetivas, interrogações e alternativas, editado por Hélder Lopes; Élvio R. Gouveia; Ana Jose Rodrigues; Ana Luísa Correia; Joana Simões; Ricardo Alves, 200-211. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, 2018.
    Publicado
  7. Graça, Amândio; Paula Batista; Paula Queirós. "A Formação de professores em equação: da crítica à possibilidade". In Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha, editado por Shigunov Neto, Alexandre; Fortunato, Ivan, 78-100. São Paulo, Brasil: Edições Hipótese, 2016.
    Publicado
  8. Graça, Amândio; Marta Costa; Paula Batista; A. Pereira; A. Ferreira. "Estágio profissional supervisionado: a experiência de estudantes estagiários em contexto de prática". In Educação Física, Desporto e Lazer Perspectivas Luso-Brasileiras, editado por Fumes, N; Dantas, M; Marta Costa; Silva, M.; Alberto Albuquerque, 55-65. Maceió, Brasil: Edufal, Abeu, 2016.
    Publicado
  9. Alberto Albuquerque; Graça, Amândio; Carlos Alberto Serrão Januário. "A Supervisão pedagógica em educação física: a perspectiva do orientador de estágio". In Educação física, desporto e lazer: perspectivas luso-brasileiras, editado por Alberto Albuquerque; Leonéa Santiago; Neiza Fumes, 127-138. Maia, Portugal: Ediçoes ISMAI, 2016.
    Publicado
  10. Graça, Amândio. "O discurso pedagógico da Educação Física". In Desafios renovados para a aprendizagem em Educação Física, editado por Ramiro Rolim; Paula Batista; Paula Queirós, 11-27. Porto, Portugal: FADEUP, 2015.
    Publicado
  11. Graça, Amândio. "Formação do professor de educação física: Evolução do quadro normativo". In Formação e saberes em desporto, educação física e lazer, editado por Rui Resende; Alberto Albuquerque; A. Rui Gomes, 275-313. Lisboa, Portugal: Visão e Contextos, 2015.
    Publicado
  12. Graça, Amândio. "Sobre as questões do quê ensinar e aprender em educação Física". In Professor de Educação Física: Fundar e dignificar a profissão, editado por Isabel Mesquita; Jorge Olímpio Bento, 103-129. Porto, Portugal: FADEUP, 2014.
    Publicado
  13. Miguel Azevedo; António Portela; Graça, Amândio; Lurdes Ávila. "Compreensão da reflexão na formação de professores". In Formação inicial de professores : reflexão e investigação da prática profissional, editado por Paula Queirós; Paula Batista; Ramiro Rolim, 59-76. Porto, Portugal: FADEUP, 2014.
    Publicado
  14. Paula Queirós; Graça, Amândio. "A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento da informação) no âmbito da investigação qualitativa". In Investigação qualitativa em desporto, editado por Isabel Mesquita; Graça, Amândio, 115-146. Porto, Portugal: FADEUP, 2013.
    Publicado
  15. Graça, Amândio; Eduardo Santos; Américo Santos; Fernando Tavares. "O ensino do basquetebol". In Jogos desportivos coletivos : ensinar a jogar, editado por Fernando Tavares. Porto, Portugal: FADEUP, 2013.
    Publicado
  16. Graça, Amândio; Isabel Mesquita. "Modelos e conceções de ensino dos Jogos Desportivos". In Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar, editado por Fernando Tavares. Porto, Portugal: FADEUP, 2013.
    Publicado
  17. Graça, Amândio. "Grounded Theory: Método de gerar teorias fundamentadas por comparação constante". In Investigação qualitativa em desporto, editado por Isabel Mesquita; Graça, Amândio, 83-111. Porto, Portugal: Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto, 2013.
    Publicado
  18. Graça, Amândio. "Formar professores de educação física: Notas breves sobre o nosso percurso institucional". In Olhares sobre o Estágio Profissional em Educação Física, editado por Paula Batista; Paula Queirós; Ramiro Rolim, 21-30. Porto, Portugal: FADEUP, 2013.
    Publicado
  19. Graça, Amândio. "Os contextos sociais do ensino e aprendizagem dos jogos desportivos coletivos". In Jogos Desportivos: formação e investigação, editado por Nascimento, Juarez Vieira do; Ramos, Valmor; Fernando Tavares, 79-102. Florianópolis, Portugal: Editora UDESC, 2013.
    Publicado
  20. Daniel Marcon; Nascimento, Juarez Vieira do; Graça, Amândio. "Formação inicial em Educação Física, legislação e conhecimentos docentes: interfaces e possíveis perspectivas". In Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção, editado por Nascimento, Juarez Vieira do, 397-422. Florianópolis, Brasil: Ed. da UDESC, 2012.
    Publicado
  21. Paula Batista; Ana Luisa Pereira; Graça, Amândio. "A (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional". In Construção da identidade profissional em educação física : da formação à intervençã, editado por Nascimento, Juarez Vieira do; Farias, Gelcemar Oliveira, 81-111. Florianópolis, Brasil: Editora UDESC, 2012.
    Publicado
  22. Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos. "Representação de competência em professores de Actividade Física Adaptada". In Educação física, desporto e lazer: perspectivas Luso-Brasileiras, editado por Fumes, Neiza; Santiago, Leonéa; Alberto Albuquerque, 63-82. Maceió, Brasil: Edufal, 2012.
    Publicado
  23. Botelho Gomes, Paula; Paula Silva; Graça, Amândio; Paula Queirós. "Em busca de indicadores ou inibidores do desenvolvimento da prática esportiva em jovens". In Gênero e Esporte - Masculinidades e Feminilidades, editado por Knijnik, Jorge Dorfman, 213-229. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Apicuri, 2010.
  24. Graça, Amândio; Isabel Mesquita. "Modelos de ensino dos jogos desportivos". In Pedagogia do desporto, editado por António Rosado; Isabel Mesquita, 131-163. Lisboa, Portugal, 2009.
    Publicado
  25. Graça, Amândio. "Modelos e concepções de ensino do jogo". In Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos, editado por Fernando Tavares; Graça, Amândio; Júlio Garganta; Isabel Mesquita, 25-41. Porto, Portugal: FADEUP, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Graça, Amândio. O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física. Porto, Portugal: FADEUP. 2014.
    Publicado • Editor
  2. Graça, Amândio. Investigação qualitativa em desporto. Porto, Portugal: Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. 2013.
    Publicado • Editor
  3. Graça, Amândio. Investigação qualitativa em desporto. Porto, Portugal: Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. 2013.
    Editor
  4. Graça, Amândio. Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos. Porto, Portugal: FADEUP. 2008.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Graça, Amândio; Fernando Tavares; Júlio Garganta. "1º Congresso Internacional de Jogos Desportivos Olhares e contextos da performance: da iniciação ao rendimento". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 7 sup. 1 (2007):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Inês Teixeira; Paula Batista; Graça, Amândio. O papel do estágio na reconstrução da identidade profissional: A perspetiva dos atores. Beau Bassin, Maurícias: Novas Edições Acadêmicas. 2018.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Graça, Amândio. "Preface". Prefácio para Team Handball: Teaching and Learning step by step, editado por Luisa Estriga, 13-14. Porto, Portugal: Agência Nacional ISBN (July 21, 2019). 2019.
    Publicado
  2. Graça, Amândio. "Prefácio". Prefácio para Jogos desportivos coletivos: investigação e prática pedagógica, editado por Ramos, Valmor; Saad, Michel; Milistedt, Michel, 5-8. Florianópolis, Brasil: Editora UDESC. 2013.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Amaral da Cunha, Mariana; Paula Batista; Graça, Amândio; Ann MacPhail. "From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher.". Trabalho apresentado em CIDESD 2019 International Congress, Maia, 2019.
    Publicado
  2. Paula Batista; Graça, Amândio; Zélia Matos. "The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers". Trabalho apresentado em 2009 AIESEP International Seminar, Besançon, 2009.
    Publicado
  3. Paula Batista; Pereira, Felismina; Graça, Amândio; Zélia Matos. "Self-perception of the professional competence in teachers of physical education with different levels of professional experience". Trabalho apresentado em 13th Annual Congress of the European College of Sport Science - 9-12 July 2008 Estoril - Portugal., Estoril, 2008.
    Publicado
  4. Vasco Ricardo; Graça, Amândio. "Developing secondary school students’ competence in playing basketball: Analysis of an experimental teaching unit". Trabalho apresentado em Teaching Games for Understanding 2008 International Conference, Vancouver, 2008.
    Publicado
  5. Valmor Ramos; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do. "The case of student teacher trying to implement a TGfU approach in the teaching of basketball to a class of girls at middle school". Trabalho apresentado em Fourth International Teaching Games for Understanding (TGfU) conference, Vancouver, 2008.
    Publicado
  6. Graça, Amândio; Isabel Mesquita; Felismina Pereira; Cardoso, M. "Comparing team sports coaches’ orientations towards practice and competition at ages 10-12 and 14-16". Trabalho apresentado em Fourth International Teaching Games for Understanding (TGfU) conference, Vancouver, 2008.
    Publicado
  7. João Teixeira; Graça, Amândio; Júlio Garganta; João Brito. "La Enseñanza del fútbol en la escuela-Quo Vadis?". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Ciências del Deporte [y] IVSeminario Nacional de Nutrición, Medicina y Rendimiento en el Joven Deportista, Pontevedra, 2008.
    Publicado
  8. Paula Batista; Felismina Pereira; Graça, Amândio; Zélia Matos. "Coache´s self-perception of professional competence -the effect of professional experience and the type of teacher educaction institution". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Ciências del Deporte [y] IVSeminario Nacional de Nutrición, Medicina y Rendimiento en el Joven Deportista, Pontevedra, 2008.
    Publicado
  9. Paula Batista; Felsmina Pereira; Graça, Amândio; Zélia Matos. "Intra-individual discrepancy in self-perception of professional competence for teaching and coaching Book Tit". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Ciências del Deporte [y] IVSeminario Nacional de Nutrición, Medicina y Rendimiento en el Joven Deportista, Ponteverdra, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Henrique Santos. "Basquetebol [documento electrónico] : história do ensino do jogo e conceito de nível de jogo". Mestrado, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/99573.
  2. Pedro Silva. "Ensino e transmissão de competências de vida por via da prática desportiva [documento electrónico]". Mestrado, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95883.
  3. Luís Mendonça. "A importância da tomada de decisão no jogo e no treino em futsal". Mestrado, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/92768.
  4. Daniel Nunes. "O olhar do treinador expert em relação ao seu desenvolvimento profissional : estudo de quatro treinadores de futebol". Mestrado, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/91255.
  5. Rui Capa. "A comunidade de uma escola básica perante a inclusão: estudo de caso: um aluno com transtorno do Deficit de Atenção com Hiperactividade TDAH". Mestrado, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/98980.
  6. Renato Gonçalves. "Análise do comportamento de instrução do treinador durante a competição, em escalões de futebol de 7 e de futebol de 11". Mestrado, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/94270.
  7. Carlos Souza. "Análise do comportamento tático no futebol: estudo em função do estatuto posicional e análise da eficácia das sessões de treino sobre o aprendizado". Mestrado, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/96324.
  8. Maria Cardoso. "O contributo do estágio pedagógico para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes de educação física : a perspectiva do estagiário". Mestrado, 2009. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/92550.
  9. Isabel Lemos. "O treinador : conhecimento, concepções e prática : estudo de caso em cinco treinadores de formação em basquetebol". Mestrado, 2009. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95405.
  10. Valmor Ramos. "O treino do Basquetebol na formação desportiva de jovens: estudo do conhecimento pedagógico de treinadores". Doutoramento, 2008. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/94376.
  11. Graziela Caleffi; Graça, Amândio. "Treinadores de basquetebol em cadeira de rodas : seus conhecimentos, concepções e prática : estudo de caso de dois treinadores do escalão sênior da região norte de Portugal". Mestrado, 2008. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/101105.
  12. Rita Veloso. "Gestor de eventos : estudo de caso com dois gestores de sucesso em Portugal". Mestrado, 2007. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/92852.
  13. Fernando Rodrigues. "O treinador : conhecimento e concepções de treino dos Treinadores Experts em Basquetebol : estudo de quadro Treinadores Experts em Basquetebol". Mestrado, 2007. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/93827.
  14. José Nóbrega. "Escola, educação física e saúde : estudo das representações dos professores de Educação Física da Região Autónoma da Madeira acerca da promoção da saúde". Mestrado, 2005. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/96577.
  15. Marco Queiroga. "O conhecimento táctico-estratégico do distribuidor de alto nível : um estudo com distribuidores das selecções brasileiras de voleibol feminino e masculino". Mestrado, 2005. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/94943.
  16. Vasco Ricardo. "Novas estratégias de ensino para os jogos desportivos : um estudo experimental na modalidade de basquetebol em alunos do 9º ano de escolaridade". Mestrado, 2005. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/100603.
  17. António Lopes. "Para um modelo alternativo de ensino-aprendizagem dos jogos desportivos colectivos : estudo centrado no basquetebol". Mestrado, 2004. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/101569.
  18. Carla Araújo. "Individualismo e colegialidade no trabalho dos professores de educação física : dois estudos de caso em escolas do Grande Porto". Mestrado, 2004. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/101187.
  19. Helena Rodrigues. "Aprendizagem da técnica de crol por indivíduos portadores de deficiência mental: efeito da utilização de imagens vídeo". Mestrado, 2004. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/100260.
  20. Amândio Graça. "O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino do basquetebol". Doutoramento, 1997. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/99861.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/11/23 Como incrementar o ensino do basquetebol? IX Congresso Ibérico de Basquetebol (CIB 2018)
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2018/11/21 O ensino do Basquetebol Evento Satélite I – III Encontro Catarinense de Professores de Basquetebol das Instituições de Ensino Superior
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2018/11/20 Mesa Redonda Temática 1 - O ensino do basquetebol no âmbito escolar IX Congresso Ibérico de Basquetebol (CIB 2018)
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2018/09/26 Que caminhos para a Educação Física? 17º Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2018/03/17 O papel do Professor de Educação Física numa Escola em Mudança Ação Científica-Pedagógica Coletiva – Didática da Educação Física: Propostas de Operacionalização
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2016 O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA CULTURAL Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari Porto — Portugal 2020 Estudo elaborado a partir da realidade de duas escolas sui generis do Porto e do Rio de Janeiro.
Orientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2012 - 2012 “A (re)construção da identidade profissional em contexto de estágio no ensino da educação física: uma análise situacional de discursos e narrativas.”
Orientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2012 - 2012 Gimnocerco - um exemplo de empoderamento, de excelência desportiva e de desenvolvimento de competências de vida.
Orientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2012 - 2012 Funções, papéis e desenvolvimento profissional do professor cooperante no contexto da formação inicial em ensino da Educação Física.
Orientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2011 - 2011 A (Re) Construção da Identidade Profissional do Estagiário de Educação Física em Comunidade de Prática.
Orientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2008 - 2008 Construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros Professores de Educação Física
Orientador
Ciência do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2008 - 2008 Análise do pensamento supervisivo nos contextos das propostas de práticas pedagógicas supervisionadas em educação física nas instituições portuguesas de formação inicial
Orientador
Ciência do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2007 - 2007 A formação e a sua Influência no papel do treinador de Judô no planeamento dos treinos e nas competições
Orientador
Ciência do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2004 - 2004 Caracterização das Concepções dos Orientadores de Estágio Pedagógico e a Sua Influência na Formação Inicial em Educação Física
Orientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2004 - 2004 O Treino do Basquetebol na Formação Desportiva de Jovens: Estudo do Conhecimento Pedagógico de Treinadores
Orientador
Ciência do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2001 - 2001 A Indisciplina em Aulas de Educação Física - Estudo das Crenças e Procedimentos dos Professores Relativamente Aos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos Nas Aulas de Educação Física do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal