???global.info.a_carregar???
Nídia Salomé Nina de Morais has a degree in New Technologies of Communication, a master's in Education and Multimedia and a PhD in Information and Communication in Digital Platforms. All of these were obtained at the University of Aveiro, Portugal. She has taught at the Higher School of Education of Viseu since 1999. Her research interests have focused on the adoption of e-learning solutions in higher education and, recently, she has developed research and published several papers about gender related issues regarding the use of communication technologies in supporting learning activities in higher education contexts. She has also participated in National and European research projects and is a member of the CI&DETS research group.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nídia Salomé Nina de Morais

Nomes de citação

  • Morais, Nídia Salomé

Identificadores de autor

Ciência ID
6210-28D3-3D78
ORCID iD
0000-0001-5680-4778

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2009/09/01 - 2012/12/18
Concluído
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Género e o Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003 - 2006
Concluído
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-Learning - um estudo de avaliação do seu impacto no desenvolvimento de competências de alunos do Ensino Superior Politécnico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995/09/01 - 1999/09/30
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

1999/11/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2019 VIAS: ViseuInterAgeStories (VIAS): an app to promote social inclusion and healthy lifestyles
023485
Investigador
2016 - 2018 Projeto UID/Multi/04016/2016 - CI&DETS PROJ 0014 intitulado: o consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior: o caso do IPV
UID/Multi/04016/2016 - CI&DETS PROJ 0014
Investigador responsável
2011 - 2014 TRACER - O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português
PTDC/CPE-CED/113368/2009COMPETE:FCOMP-01-0124-FEDER-014394
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Maria João; Ferreira, Eduarda; Ponte, Cristina; Morais, Nídia Salomé; Simões, José. "Género e TIC: questões de género na utilização das TIC por crianças e jovens em Portugal". 2016.
  2. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "As questões de género na perceção das competências para o uso de tecnologias da comunicação: um estudo entre os alunos do ensino superior público português". 2013.
  3. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "Gender differences in students’ preferences using communication technologies to support learning: the case of Portuguese Higher Education". 2011.
  4. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "O uso de tecnologias da comunicação pelos alunos do ensino superior público Português: um projecto em curso". 2011.
  5. Ramos, Fernando; Morais, Nídia Salomé. "As atitudes em relação ao uso de tecnologias da comunicação para suporte à aprendizagem: as diferenças de género entre os alunos do ensino superior em Portugal". 2011.
  6. Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui. "MMORPGs e culturas de convergência". 2010.
Capítulo de livro
  1. Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "Researching the Use of Communication Technologies in Higher Education Institutions in Portugal". 2016.
  2. Morais, Nídia Salomé; Galvão, José. "Conshumano: Os novos media na sociedade de consumo". Edições Cine-Clube de Avanca, 2016.
  3. Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. "Frequency and user satisfaction on using communication technologies to support learning: the case of portuguese higher education". Universidade de Aveiro, 2011.
Livro
  1. Morais, Nídia Salomé; Gouveia, Teresa; Sobral, Filomena; Ferreira, Sónia; Gomes, Cristina Azevedo. O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior - O caso do Instituto Politécnico de Viseu. Portugal. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Ascensão Magda Gomes. "Marketing relacional e as redes sociais em unidades hoteleiras : um estudo na região autónoma da Madeira". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4902.
  2. Galvão, José Manuel Pereira. "Conshumano: os novos media na sociedade de consumo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3117.
  3. Sanganha, António Salgueiro Batista. "Meios de divulgação promocionais de cinema : estudo sobre o impacto nos consumidores". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3330.
  4. Cabral, Daniela de Jesus. "Grito silencioso : a questão da mulher enquanto objeto". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2360.
  5. Rodrigues, Joana Isabel da Silva. "O uso do facebook em empreendimentos turísticos da região centro". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2359.
  6. Sousa, Susana Raquel Coelho de. "Redes sociais: Uma abordagem sobre as PME'S do distrito de Viseu". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2322.
  7. Lopes, Carlos Alberto Carvalho. "Realidade aumentada aplicada em Mobile Marketing". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2576.
  8. Morais, Nídia Salomé Nina de. "O género e o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português: as questões de género na perceção e avaliação das tecnologias da comunicação usadas para suporte à aprendizagem". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10466.
  9. Morais, Nídia Salomé Nina de. "Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-Learning : estudo do seu impacto no desenvolvimento de competências de alunos do ensino superior politécnico". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/1303.

Outros

Outra produção
  1. Ferreira, Sónia de Almeida; Sobral, Filomena Antunes; Morais, Nídia Salomé Nina de; Gouveia, Teresa Sofia de Almeida. 2017. Concurso de curtas-metragens enquanto laboratório de criatividade narrativa: Relato da experiência académica na ESEV. Narrative art is as old as human kind and assumes itself as a fundamental element of everyday life. In this sense, since a narrative is a story that presents a diegetic universe composed of real or imaginary events, lived by fictional or true beings in a given time and space, this paper’s objective is to establish and present some thought about the video competition held by the School of Education. http://hdl.handle.net/10400.14/23353.
  2. Morais, Nídia Salomé; Sobral, Filomena Antunes; Ferreira, Sónia de Almeida; Gouveia, Teresa Sofia; Gomes, Cristina Azevedo. 2017. O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – contextos e práticas. This article presents a literature review about media consumption and content sharing on the Internet and is part of a research project that aims to outline and understand practices shared among students of a specific Portuguese higher education institution. Much of the studies found allow us to conclude that students that currently attend higher education are used to multitasking and are active u. http://hdl.handle.net/10400.14/23352.
  3. Morais, Nídia Salomé; CI&DETS – Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde, Escola Superior de Educação, Institu; Sobral, Filomena Antunes; CI&DETS e CITAR, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu; Ferreira, Sónia de Almeida; CI&DETS – Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde, Escola Superior de Educação, I; Gouveia, Teresa Sofia; CI&DETS – Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde, Escola Superior de Educação, Instit; Gomes, Cristina Azevedo; CI&DETS – Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde, Escola Superior de Educação, Inst. 2017. O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – contextos e práticas. Este artigo apresenta uma revisão de literatura acerca do consumo e partilha de conteúdos na Internet e surge no âmbito de um projeto de investigação que procura compreender as práticas de utilização de conteúdos entre os estudantes de uma instituição de ensino superior. Grande parte dos estudos encontrados permite concluir que a geração que frequenta atualmente o ensino superior é multitarefa e d. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/5068.
  4. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. 2016. Preferences in the use of communication technology: the influence of the gender dimension among higher education students. This paper presents some of the findings of a nationwide study, which was designed for understanding aspects related to the use of Communication Technology (CT) among higher education students in Portugal. This descriptive and exploratory study essentially focused on gender issues, particularly on how they influence the students’ perception regarding the use of CT. The data collection method selec. http://hdl.handle.net/10400.19/3455.
  5. Morais, Nídia Salomé; Escola Superior de Educação de Viseu; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro CETAC.MEDIA. 2016. As questões de género na perceção das competências para o uso de tecnologias da comunicação: um estudo sobre os alunos do ensino superior público português. A investigação apresentada neste artigo teve comoprincipal objetivo contribuir para uma compreensão maisalargada do uso que os estudantes do Ensino SuperiorPúblico Português (ESPP) fazem das Tecnologiasda Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem.Especificamente, procurou-se estudar a influência dogénero neste contexto e, no âmbito do presente artigo,apresenta-se parte da fundamentação teórica. http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3834.
  6. Morais, Nídia Salomé; Sanganha, António. 2016. Meios de divulgação promocionais de cinema: estudo sobre o impacto nos consumidores. This article presents part of the results obtained under a project that sought out to know and understand the determining factors in the ways of attendance at movie theaters, with the main goal to analyze each of the cinematic means of disclosure and their respective communicative role. The study was carried out through a theoretical and conceptual analysis using a quantitative approach. The main. http://hdl.handle.net/10400.19/3453.
  7. Morais, Nídia Salomé; Ramos, Fernando. 2016. As questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação em contexto educacional – uma revisão de literatura. Neste artigo apresenta-se uma revisão de literatura sobre as questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Esta revisão, que não se pretende exaustiva, apresenta um conjunto de estudos nacionais e internacionais com vista a dar um contributo para identificação e caracterização das diferenças de género no contexto de uso de tecnologia. A presente revisão de literatura. http://hdl.handle.net/10400.19/3452.
  8. Morais, Nídia Salomé; Pombo, Lúcia; Batista, João; Moreira, António; Ramos, Fernando. 2014. Uma Revisão de Literatura sobre o Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior. Neste artigo apresenta-se uma revisão de literatura científica referente ao uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior nos contextos nacional e internacional, realizada no âmbito do projeto TRACER, indica que é vasta a investigação nesta área, confirmando o uso e a exploração de uma grande diversidade de Tecnologias da Comunicação na atividade de docentes e estudantes, embora se observe. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1884.
  9. Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu (ESEV) / CI&DETS, Portugal; Batista, João; Universidade de Aveiro (ISCA) / CETAC.MEDIA, Portugal; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro (DeCA) / CETAC.MEDIA, Portugal. 2014. Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a perceção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português. Neste artigo apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito de uma investigação que teve como objetivo principal identificar e caracterizaro uso que os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) fazem das Tecnologias da Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem, com especialenfoque na dimensão do g&eac. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2687.
  10. Batista, João; Universidade de Aveiro (ISCA) / CETAC.MEDIA; Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu (ESEV) / CI&DETS; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro (DeCA) / CETAC.MEDIA. 2014. A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público português. Neste artigo apresentam-se resultados parcelares de um projeto em que foi estudada a perspectiva institucional do uso das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem no ensino superior público português. Apresentase a contextualização do estudo e a orientação metodológica, a que se segue a descrição de resu. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2676.
  11. Morais, Nídia Salomé; Batista, João; Ramos, Fernando. 2011. Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologia da Comunicação no Ensino Superior Público Português. Com o presente artigo pretende-se apresentar e discutir alguns resultados do trabalho já desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação que procura identificar e caracterizar o uso que as Instituições de Ensino Superior Público Português fazem das Tecnologias da Comunicação no suporte à aprendizagem. Trata-se de um e. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1238.
  12. Batista, João; Morais, Nídia Salomé; Santos, Rita; Beça, Pedro. 2009. Web Participativa na Educação: Impactos Futuros. Neste artigo abordam-se os impactos futuros da web participativa na educação e, mais especificamente, no ensino superior. Indicam-se alguns impactos em geral e discutem-se, em particular: os impactos na estratégia das instituições; na aprendizagem, ensino e evaliação; nas fronteiras da sala de aula; e na tecnologia. O artigo termina com uma análise e reflexão crítica.. http://hdl.handle.net/10400.19/506.
  13. Morais, Nídia Salomé; Beça, Pedro; Santos, Rita; Batista, João. 2009. Media Participativos na Educação: Ferramentas e Usos Actuais no Ensino Superior Português. A última evolução da Internet, designada como Web 2.0, diluiu a linha que separa os produtores dos consumidores de conteúdos e fez com que o enfoque passasse a estar no acesso às pessoas e não no acesso à informação. Novos tipos de media participativos online, tais como redes sociais, blogues, wikis, e comunidades virtuais, permitem que pessoas com interesses comuns se reúnam, partilhem ideias e c. http://hdl.handle.net/10400.19/505.
  14. Morais,Nídia Salomé; Cabrita,Isabel. 2008. b-Learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico. Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de s. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112008000100011.
  15. Morais, Nídia Salomé; Cabrita, Isabel. 2008. Ambientes virtuais de aprendizagem: comunicação (as)síncrona e interacção no ensino superior. A adopção de ambientes virtuais de aprendizagem em contexto educativo tem vindo a mostrar um enorme potencial, sobretudo ao nível da comunicação e interacção entre professores e alunos. Especificamente ao nível do ensino superior, e consonante com o espírito de Bolonha, estes ambientes virtuais ganham especial importância ao permitirem prolongar a aprendizagem muito para além do espaço e do tempo. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2085.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2019 O fenómeno da convergência no jornalismo da Região Centro
Orientador
Comunicação Aplicada
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2018 Das Redes Sociais ao Engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas
Orientador
Comunicação Aplicada
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2017 Marketing Relacional e as Redes Sociais em Unidades Hoteleiras: um estudo na Região Autónoma da Madeira
Orientador
Comunicação e Marketing
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2016 O impacto da comunicação online na imagem corporativa empresarial
Orientador
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Meios de divulgação promocionais de cinema: estudo sobre o impacto nos consumidores
Orientador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2015 ConsHuman: os novos media na sociedade de consumo
Orientador
2013 - 2014 Grito silencioso – projeto artístico 3D
Orientador
2013 - 2014 Redes Sociais: uma abordagem sobre as PME’s do distrito de Viseu
Orientador
2013 - 2014 O uso do Facebook em empreendimentos turísticos da Região Centro
Orientador
2013 - 2014 Realidade aumentada aplicada ao mobile marketing
Orientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 O jornalismo televisivo – o papel do jornalismo e o valor notícia Rafaela Bessa Freitas (Mestrado)
2019 O fenómeno da convergência no jornalismo da Região Centro Letícia dos Santos Pereira (Mestrado)
2018 Das redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas Sandra Figueiredo (Mestrado)
2018 Projeto de comunicação digital na área da saúde Patrícia Ferreira de Almeida (Mestrado)
2018 A influência do eWOM na Next Level Dance Center Luís Miguel Andrade Ferreira (Mestrado)
2017 Marketing Relacional e as Redes Sociais em Unidades Hoteleiras: um estudo na Região Autónoma da Madeira Ascensão Magda Gomes Santos (Mestrado)
2017 LEWIS, Agência de Comunicação Global Sara Lopes (Mestrado)
2017 A educação para a cultura: uma abordagem a partir das TIC em contexto escolar – o projeto TICultura Rogério Augusto Teixeira Barros (Doutoramento)
2016 A linguagem narrativa no processo de edição de conteúdo audiovisual: os fatores que interferem na transmissão de emoções Cláudia Gomes (Mestrado)
2016 Motivações para o uso dos media digitais em contexto de sala de aula Nídia Spranger (Mestrado)
2016 O impacto da comunicação online na imagem corporativa empresarial Helena Lopes (Mestrado)
2016 Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artes performativas Daniela Fernandes (Mestrado)
2016 Comunicação de risco em saúde: a importância do eWOM Victor Silva (Mestrado)
2015 Implicações dos social media nas estratégias de promoção e negócio na rádio Teresa Ribeiro Teixeira (Mestrado)
2015 ConsHuman: os novos media na sociedade de consumo José Galvão (Mestrado)
2015 Meios de divulgação promocionais de cinema: estudo sobre o impacto nos consumidores António Sanganha (Mestrado)
2015 Estratégias de comunicação e linguagem no estudo de marketing Vanessa Silva Guimarães (Mestrado)
2014 A Realidade Aumentada aplicada em Mobile Marketing Carlos Alberto Carvalho Lopes (Mestrado)
2014 Em loop a obra abre-se Orlando José Lomba Pinto (Mestrado)
2014 (es)passos de memória: projeto artístico Filipa Andreia Gonçalves Pais (Mestrado)
2014 Grito silencioso - projeto de arte, design e multimédia Daniela de Jesus Cabral (Mestrado)
2014 Janelas para o Interior: Projeto artístico Carlos Alberto de Pina Rodrigues (Mestrado)
2014 Redes Sociais: uma abordagem sobre as PME’s do distrito de Viseu Susana Raquel Coelho de Sousa (Mestrado)
2014 O uso do Facebook em empreendimentos turísticos da Região Centro Joana Isabel da Silva Rodrigues (Mestrado)
2014 Importância das TIC e dos Recursos Multimédia na Aula de História Rui José Fernandes Moreira (Mestrado)
2014 U-TRACER: O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Marta Pinto de Carvalho (Doutoramento)
2014 Aprendizagem Matemática no Ensino Superior: a influência da plataforma M@t-educar com sucesso Isabel Araújo (Doutoramento)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015 - Atual International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT)
2015 - Atual The Internet and Higher Education Journal
2017 - 2017 Revista Científica Da Universidade Eduardo Mondlane
2017 - 2017 Revista Ciência da Informação
2015 - 2015 Revista Prisma Social
2015 - 2015 Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica da European Conference on Social Media ECSM 2018 – (ECSM 2018) - http://www.academic-conferences.org/conferences/ecsm/ecsm-committee/
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica do X Congresso da SOPCOM: Ciências da Comunicação – vinte anos de investigação em Portugal - http://sopcom17.esev.ipv.pt/
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica da European Conference on Social Media ECSM 2017 – (ECSM 2017) - http://www.academic-conferences.org/conferences/ecsm/ecsm-committee/
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica da European Conference on Social Media ECSM 2016 – (ECSM 2016) - http://www.academic-conferences.org/conferences/ecsm/ecsm-committee/
2014 - 2014 Membro da Comissão Científica da Conferência TRACER - Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português, que decorreu no dia 7 de fevereiro de 2014 na Universidade de Aveiro.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Integrou o júri das provas do Projeto de Doutoramento do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, na qualidade de arguente, nas quais a candidata Catarina Paixão apresentou o trabalho intitulado “Recursos audiovisuais didático-pedagógicos na aprendizagem em contexto não-formal: estudo de caso da escola superior de artes e design” e que tiveram lugar no dia 12 de julho de 2018, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2014 - Atual Integrou o júri das provas do Projeto de Doutoramento do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, na qualidade de arguente, nas quais o candidato Rogério Barros apresentou o trabalho intitulado “As TIC na promoção de aprendizagens sobre temas culturais” e que tiveram lugar no dia 4 de julho de 2014, na Universidade de Aveiro