???global.info.a_carregar???
António Salgado combines the activity of singer, performer, singing teacher, researcher, Head of the Vocal Studies at ESMAE, coordinator of the Opera Studio and of the post-graduated course in Opera and Music Theatre Studies of the ESMAE/IPP -Superior School of Music and Dramatic Arts of Porto. He is a member of the European Opera Academy Artistic Council, and an independent Opera Producer director of an Opera Company resident in North Portugal, named Opera Norte. He is also an Opera producer and is the artistic director of an Opera Company in Portugal - Opera Norte. He develops research in areas related by the expression of emotion in singing and musical expression, aesthetic and pedagogical research of the art of singing and of performing arts. Interests also related to new opera making as modern opera, opera and landscape, landscape and performance. Also participates in the international Partnership Program of European co-funded programs such as European Opera Academy and Opera Out of Opera 2. His scientific research is mainly concerned with the understanding the aesthetic, technical and psychological processes and mechanisms related to the cognition, perception, interpretation and expression of music as performed, that is, as "musical performance".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Antonio Gabriel Castro Correia Salgado

Nomes de citação

  • Antonio SALGADO

Identificadores de autor

Ciência ID
601E-A9F1-3F08
ORCID iD
0000-0002-2136-3631

Domínios de atuação

  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - História e Filosofia da Ciência e Tecnologia
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Russo Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Performance Music Studies (Doktor (PhD))
Universidade de Sheffield - Music Department, Reino Unido
"Vox Phenomena: A Psycho-Philosophical Investigation of the Perception of Emotional Meaning In the Performance of Solo Singing (19th Century German Lied Repertoire). " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Máxima
1986/10/01 - 1992/07/01
Concluído
Gesangs (singing) Abteilung VII (Magister)
Especialização em Lied und oratorium
Universität Mozarteum Salzburg, Áustria
"Aus der Mythologie" (TESE/DISSERTAÇÃO)
mit Ausgezeichnetem Erfolg - with special distinction
1985/10/01 - 1986/07/01
Concluído
Singing (Pós-Graduação)
Especialização em Alte Music - Baroque Music
Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten Sweelinck Academy, Países Baixos
Very Good
1981/10/03 - 1985/07/01
Concluído
Curso de Filosofia da Faculdade de Letras (Licenciatura)
Especialização em Filosofia
Universidade do Porto, Portugal
1980/09/01 - 1983/06/30
Concluído
Curso Superior de Canto (Outros)
Especialização em Canto
Conservatorio Nacional de Música de Lisboa, Portugal
19 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011/11/01 - 2023/03/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2003/01/01 - 2011/10/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
1992/10/01 - 2003/01/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2025/12/31 Research Project - O.O.O. 2 - Kom - Creative Europe Subprogramme Culture O.O.O. 2 Opera Out of Opera – Co-funded by the Creative Europe Programme of the European Union,
Bolseiro de Investigação
Conservatorio di Musica S Cecilia, Itália

Universität Mozarteum Salzburg, Áustria

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Kunsthøgskolen i Oslo, Noruega
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2022/01/30 EOA_LAB Investigation on New Opera
Investigador
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Vilniaus dailes akademijos leidykla, Lituânia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Antonio SALGADO. "Expressão e Cognição da E-moção no Canto Erudito". periodicos.ia.unesp.br 10 10 (2019) (2019): 140-156. https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/355.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Antonio SALGADO. "How landscape and performance may produce a new sense of reality.". Research Catalogue 1 2017 (2017): searchcatalogue.net/view/304677/346825/1210/2030 https://www.researchcatalogue.net/view/304677/321646/1012/1107.
    Acesso aberto
  3. Antonio SALGADO. "Investigating E-Motional Meaning in Music Performance.". ISSTP Journal, Tension in Performance, Vol. 2, Nº 1, 2011. 2 nº 1 (2011): 18-24. https://novaresearch.unl.pt/en/persons/antónio-gabriel-castro-correia-salgado.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Antonio SALGADO. "The facial and vocal expression in singers: a cognitive feedback study for improving emotional expression in solo vocal music performance.". Eletronic Musicological Review – Volume IX – October IX October (2005): http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv9-1/salgado.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Salgado, Antonio. "Analisi Cinesica Nell’Indagine sull’Espressione Emotiva nella Performance Musicale.". In Analisi della Performance: Um Ponte tra Teoria e Interpretazione, editado por Sara Zurletti; Madalena Soveral, 189-199. Luca, Itália: . Ed. Alba Crea - LIM - Libreria Musicale Italiana, 2021.
    Publicado
  2. Salgado, Antonio. "Kinesics analysis in the investigation of emotional expression in music performance". In Performance_Analysis: A Bridge between Theory and Interpretation, editado por Madalena Soveral; Sara Zurletti, 235-247. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing Lady Stephenson Library, Newcastle upon Tyne, NE6 2PA, UK,, 2019.
    Publicado
  3. Salgado, Antonio. "Investigando a expressão da emoção na performance musical: E-moção facial no canto lírico". In A Música e o Corpo, editado por Angelo Martingo; Olaia, Inês Sofia Lourenço; Nuno Aroso; Carla Alexandra Paiva, 71-83. Braga, Portugal: Letras & Coisas, 2018.
    Publicado
  4. Salgado, Antonio. ". A Po(i)ética Musical". In (In)-Definições, editado por Yolanda Espiña; Pedro Monteiro, 73-86. Porto, Portugal: Porto: Universidade Católica Editora, 2013.
    Publicado
  5. Salgado, Antonio. "Rethinking Voice Evaluation in Singing". In The Music Practitioner: Exploring practises and research in the development of the expert music performer, teacher and listener, editado por Jane Davidson, 191-201. Farnham, Reino Unido: Ashgate, 2004.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Antonio SALGADO; Ana Miriam Rosado. 2021. "Learning from an Audience Emotional Experience in a Live Recital".
Livro
  1. Antonio SALGADO; Harper, Nancy. Proceedings da International Conference on Psychological and Medical Issues in Musical Performance de 2005.. Aveiro, Portugal: Fundação Jacinto Magalhães - Universidade de Aveiro - Aveiro. 2005.
    Publicado
Recurso online
  1. Antonio SALGADO. Singing and the Expression of Emotion. 2023. https://europeanopera.academy/wp-content/uploads/2024/02/Articles_IO2_EOALAB-1_Singing-and-the-Expression-of-Emotion-1.pdf.
  2. Antonio SALGADO. In-Between Time and Space. 2023. https://europeanopera.academy/wp-content/uploads/2024/02/Articles_IO2_EOALAB-1_In-Between-Time-and-Space.pdf.
  3. Antonio SALGADO; Pereira, Bruno. A new singer´s profile. 2023. https://europeanopera.academy/wp-content/uploads/2024/02/Articles_IO2_EOALAB-1_A-new-singers-profile-.pdf.
  4. Antonio SALGADO; Pereira, Bruno. New Opera - EOLAB - Recomendations - Porto. 2023. https://europeanopera.academy/wp-content/uploads/2024/02/Articles_IO2_EOALAB-1_Recommendations-PORTO.pdf.
  5. Antonio SALGADO; Pereira, Bruno. About the Old and the New - Policy Recommendations - EOALAB_WG2. 2023. https://europeanopera.academy/about-the-old-and-the-new/.
  6. Antonio SALGADO. Expressão e Cognição da E-moção no Canto Erudito,. 2019. https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/355.
  7. Antonio SALGADO. How landscape and performance may produce a new sense of reality.. 2016. https://www.researchcatalogue.net/view/304677/346825/1210/2030.
Tese / Dissertação
  1. "Vox Phenomena: A Psycho-philosophical Investigation of the Perception of Emotional Meaning in the Performance of Solo Singing (19th Century German Lied Repertoire)". Doutoramento, The University of Sheffield, 2003. https://www.google.pt/books/edition/Vox_Phenomena/Rs2xnQEACAAJ?hl=pt-PT https://core.ac.uk/download/pdf/228134559.pdf.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Antonio SALGADO; Gonzalez, Angel; Som e Imagem, Escola das Artes, UCP, Porto (Produtor); Realização de H. Manuel Pereira (Realizador). 2011. Nome de Guerra A viagem de Junqueiro. Som e Imagem, Escola das Artes, UCP, Porto.
Gravação áudio
  1. Opera Estúdio da ESMAE; Antonio SALGADO; Diretor e Produtor - António Salgado (Produtor). 2023. "Opera Real". In Repetição do Fim do Mundo, ESMAE/IPP.
  2. Antonio SALGADO; Opera Estúdio da ESMAE; Musicamara_Produções (Produtor). 2022. "Os Noivos". In Opereta de Francisco de Sá Noronha, ESMAE.
  3. Antonio SALGADO; Gonzalez, Angel; Henrique Manuel Pereira. Editor: Som e Imagem, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, (Produtor). 2010. "O Cavador". In Música de Junqueiro - CD 1, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa,.
  4. Antonio SALGADO; Gonzalez, Angel; H. Manuel Pereira. Editor: Som e Imagem, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto. (Produtor). 2010. "Regresso ao Lar". In A Música de Junqueiro - CD 2, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto..
  5. Antonio SALGADO; Silvia Mateus; Amorim, Eugénio; Manuel Ivo Cruz; Luís Filipe de Sá; Numérica (Produtor). 1997. "Sequencia II, X, Agnus Dei (Cordeiro de Deus)". In Requiem à Memória do Infante D. Henrique - CD - Cônego Ferreira dos Santos, Numérica.
  6. Antonio SALGADO; Grupo de Música Vocal Contemporânea do Porto; Mário Mateus; Fernanda Correia; Numérica, Editora Discográfica, Lda. (Produtor). 1996. "Música Portuguesa, sec. XX, Lopes Graça, Peixinho". In CD - Música Portuguesa, sec. XX, Lopes Graça, Peixinho, Numérica, Editora Discográfica, Lda..
Interpretação artística
  1. 2023. Cantar em Língua Portuguesa. Recital no âmbito do Encontro Solidão Solidária, com autores e compositores portugueses e brasileiros dos séculos XX e XXI. Camaçari,. Recital no âmbito do Encontro Solidão Solidária-autores e compositores portugueses e brasileiros.
  2. 2023. Homenagem a Guerra Junqueiro - Participação no Recital no âmbito do Concerto comemorativo do Centenário de Guerra, no âmbito da programação que o Museu do Porto desenvolveu para as comemorações do Centenário da Morte de Guerra Junqueiro (1923- 2023). Participação no Recital no âmbito do Concerto comemorativo do Centenário de Guerra.
  3. 2019. La Donna di Genio Volubile de Marcos Portugal. Direção Artística e Produção da Ópera. DVD Gravação Polifonia. 6 e 7 julho., Teatro Nacional de São João.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/04/03 A Opera(Na)cionalidade da Língua Portuguesa IIº Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Diálogos”
“Polo Caravelas Brasil”, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
2016 New Approach to a Semiotics of Music Performance as an Expressive Musical Event. VI Encontro de Investigac¸a~o em Mu´sica
ENIM - Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/29 - 2021/10/02 Co-Supervision and Co-organisation of Micro Operas EOA Festival https://europeanopra.academy/micro-operas/ (2021/09/29 - 2021/10/01)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021/09/29 - 2021/10/01 Opera Today: oper(a)tunities for young singers - EOA ISP FORUM (PRE)VIEW Porto 2021 (Online Conference), no âmbito do Research Project EOALAB_EOA, Kee Action 2, ERASMUS + European Opera Academy, competence center for shared education in opera training. Talks, New Opera Criation and Performances, and Round Table and Discussion with Audience, Opera Today: The new chalenges and break throughs. https://europeanopera.academy/category/applications/ (2021/09/30 - 2021/10/01)
Conferência (Coorganizador)
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Haute école de musique de Genève, Suiça
2005/10/01 - 2005/10/06 International Conference on Psychological and Medical Issues in Musical Performance de 2005. Aveiro : Universidade de Aveiro (2005/10/01 - 2005/10/06)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/01/12 - 2023/01/17 European Opera Academy Conference - Member of the Artistic Council
Conferência
https://www.consfi.it/
Luigi Cherubini Conservatory of Music , Itália

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/21 Juri em Prova de Especialista-Canto.
Arguente
Susana Gaspar (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2023/07/17 O Aquecimento corporal e vocal: O impacto da utilização de um site com exercícios vocais na autonomia dos alunos no âmbito da disciplina de canto e coro.
Arguente principal
Daniela Filipa Lourenço Rodrigues (Mestrado)
Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Portugal
2023/06/23 O Feminino nas Óperas d G. Donizetti e G. Puccini.
Arguente principal
Inês Margarida Pereira Margaça (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/07/11 O Método Stanislawsky como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário.
Arguente principal
Rita Cassilda Alonso Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/09/24 O cantor a Caminho. Da voz Humana ao Humano na Voz. Pedagogias, aprendizagens e manutenção da voz cantada. Esta investigação teórico-prática, apresentada para Doutoramento em Artes Performativas, reflecte sobre a construção e manutenção da voz lírica a partir de uma experiência de cantora, professora e fasciaterapeuta que adopta a postura epistemológica do artista-professor-investigador numa abordagem heurística de análise qualitativa, incluída numa pesquisa do tipo art-based research. A ópera para soprano solo de Poulenc/Cocteau, La Voix Humaine
Arguente
Maria Lúcia de Castro Cardoso de Lemos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015/07/20 O ensino de canto nos ramos genérico e vocacional no 1º ciclo do ensino básico: um estudo de caso múltiplo Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical). Em Portugal o Ensino Básico de música está ramificado logo a partir do 1º Ciclo nas vertentes genérica (nas escolas de ensino dito “regular”) e especializada (nas escolas de ensino “especializado”). Estas vertentes não se encontram organizadas segundo um modelo lógico, coeso ou suficientemente articulado.
Arguente
MAria Cristina Pais Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015/06/15 La Voix Humaine de Francis Poulenc. a intérprete e a expressão de emoções.
Orientador
Maria Joaquina Alves Dias Cardoso Ly (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/01/23 A pedagogia do Canto através do movimento corporal. A presente tese aborda o estudo da propriocepção a partir de movimentos corporais realizados com os materiais elásticos bola suíça (BS) e faixa elástica (FE) durante o canto. Partindo-se do pressuposto pedagógico de que as sensações musculares e vibratórias no canto lírico não são facilmente perceptíveis por estudantes neófitos ou mesmo veteranos, investigou-se preliminarmente, em um primeiro estudo exploratório, os efeitos imediatos do uso desses materiais sobre a pressão subglótica (Psub) e
Orientador
Moacyr Costa Filho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/03/05 Canto e emoção: componentes emocionais na execução do discurso musical cantado. Na performance de uma obra musical cantada, o cantor tem um papel determinante para a transmissão ao público, não só das suas componentes informativas, de natureza conceptual, a nível musical e literário, mas também na indução nos ouvintes dos estados emocionais intrínsecos a cada momento da obra através de indicadores vocais não verbais. Este estudo teve como objectivo central a análise dos parâmetros acústicos que constituem estes indicadores e a sua eficácia.
Orientador
José Manuel da Silva Araújo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009/06/04 Técnica de canto lírico e de teatro musical: práticas de crossover. O presente trabalho tem como objectivo estudar as práticas de crossover entre as técnicas vocais que os cantores líricos e de teatro musical utilizam, assim como as técnicas vocais subjacentes às referidas práticas. Descrevem-se as técnicas vocais utilizadas no canto lírico e no teatro musical por pedagogos que fundamentam o seu trabalho com as descobertas da investigação na área da voz, e comparam-se as referidas técnicas para entender quais os pontos comuns e quais os divergentes.
Orientador
Ana Cristina Pereira Sacramento, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005/03/05 O Filho da Velhice: questões de Interpretação. O presente trabalho visa expor uma trajectória de estudo do Livro de varios motetes de Frei Manuel Cardoso, impresso em 1648 ¿ desde a atenta observação da edição original até à sua interpretação artística actual, ao vivo e em gravação. Nele se observa que tanto a investigação de carácter musicológico influencia decisões de interpretação, como a prática interpretativa inspira e avalia as metodologias de análise e de edição adoptadas, em contínua relação de reprocidade.
Arguente
Vasco Manuel Paiva de Abreu Trigo de Negreiros, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/01/01 - 2025/12/31 Desde 2022. Professor Colaborator do Research Project - O.O.O. 2 - Kom - Creative Europe Subprogramme Culture O.O.O. 2 Opera Out of Opera – Co-funded by the Creative Europe Programme of the European Union, com os seguintes parceiros : Conservatorio di Musica Santa Cecilia, Roma (parceiro coordenador), Associação Europeia de Conservatorios, Universitat Mozarteum Salzburg, Kunsthogskolen I Oslo Khio, Wallmuse, Nova Opera e a Stockholm University of the Arts. Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/01/01 - 2021/12/31 De 2018 - 2021, Professor Colaborador do Project Eoa_Lab, Kee Action, Erasmus+ (Conservatorium Maastricht, Royal Conservatoire, Antuérpia, Lithuanian Academy Of Music And Theatre, Vilnius, Stockholm University Of Arts, Conservatorio de Musica Arrigo Boito di Parma, e Esmae/Ipp, Porto) ; Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/01/01 - 2016/12/31 De 2014 – 2016. Professor Colaborador da Strategic Partnership Erasmus+ (Stockholm Academy of Dramatic Arts ; Music Department of the Winchester University, Uk ; Department of Landscape Architecture of The Swedish University of Agricultural Sciences ; e Esmae/Ipp, Porto) ; Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/01/01 - 2016/12/31 Opera-Performance-Landscape - Strategic partnership erasmus+ (Stockholm Academy of Dramatic Arts ; Music Department of the Winchester University, UK ; Department of Landscape Architecture of the Swedish University of Agricultural Sciences ; e ESMAE/IPP, Porto). Stockholms konstnärliga högskola, Suécia

University of Winchester, Reino Unido

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/01/01 - Atual Membro do Artistic Council da European Opera Academy, de que é coordenador pedagógico na Esmae desde 2016
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal