???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
paulo afonso

Nomes de citação

  • afonso, paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
6013-CF5A-6916
ORCID iD
0000-0002-9197-1122
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2017 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2017 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. paulo afonso. "O Problema deste número júnior: As medalhas da ouriversaria". Educação e Matemática, (2023):
  2. paulo afonso. "O Problema deste número júnior: Triângulo de produto mágico". Educação e Matemática (2023):
  3. paulo afonso. "O Problema deste número júnior: O enigma do quadrado". Educação e Matemática (2023):
  4. paulo afonso. "Das frutas do mercado a alguns conceitos matemáticos". Educação e Matemática (2023):
  5. paulo afonso. "Os Números Ímpares como desencadeadores de múltiplas Conexões Matemáticas – Uma experiência na Formação Inicial de Professores". Educação e Matemática (2021): https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2682.
  6. Paulo Martins Afonso; Dolores Alveirinho; José Filipe; Nuno Santos. "Problemas com mais do que uma solução – seu contributo para o desenvolvimento metacognitivo dos estudantes e da sua capacidade de comunicar matematicamente". Revista de Educação Matemática 17 (2020): e020031-e020031. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id294.
    10.37001/remat25269062v17id294
  7. paulo afonso. "Uma viagem pelo mundo dos números – Relato de uma experiência na formação inicial de professores". Educação e Matemática (2020):
  8. afonso, paulo. "Study of The Algebraic Thinking in Students of the 2nd year of the Portuguese Primary School Through Repetition Patterns Involving The Density of Liquids". Proceedings of EDULEARN2019 Conference (2019):
  9. afonso, paulo. "Early Algebraic Thinking: Exploring Repeating Patterns With Kahoot. A Study With Pre-Service Primary Teachers And Pre-Service Kindergarten Teachers". Proceedings of INTED2019 Conference (2019): https://iated.org/inted/publications.
  10. "Adições Enigmáticas". Educação e Matemática (2019):
  11. "Matemática e Expressão Físico-Motora: Estudo com Crianças na Educação Pré-Escolar ao Nível do Tempo de Execução de Tarefas". Revista Teoria e Prática da Educação (2018):
  12. "Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior". Revista Portuguesa de Educação. (2013):
  13. afonso, paulo. "Da recreação matemática à Matemática formal.". Matemática Elementar. Actas do 3.º Encontro. (2009):
  14. "Matemática e Expressão Fisico-Motora: Estudo com Crianças na Educação Pré-Escolar ao nível do Tempo de Execução de Tarefas". Revista Teoria e Prática da Educação (2008):
  15. "Implementação dos Recursos Audiovisuais no Currículo - Proposta de um Modelo de Integração.". Educare Educere - Transformações e Desafios da Escola Rumo ao Novo Milénio. (2000):
Capítulo de livro
  1. paulo afonso. "Teacher Education in Portugal, Vol.3.". Chipre, 2019.
  2. "A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1.º CEB,". Portugal, 2015.
  3. "Uma primeira abordagem aos padrões". Portugal, 2011.
  4. "La formación metacognitiva de futuros professores de matemáticas a través de la utilización del vídeo". Espanha, 2007.
Edição de número de revista
  1. paulo afonso. "Problemas con más de una solución en Matemáticas: sus potencialidades pedagógicas". Innovando con ciencia (2023): https://www.flipsnack.com/BCE558EEFB5/revista-innovando-con-ciencia-7jq1l0ihp8/full-view.html.
Livro
  1. paulo afonso. O Clube do Quebra Caco II - A Matemática na Promoção do Pensar. 2022.
  2. paulo afonso. O Clube do Quebra Caco I - A Matemática na Promoção do Pensar. Portugal. 2020.
  3. afonso, paulo. Xavier e o Clube dos Investigadores Matemáticos. Portugal. 2015.
  4. afonso, paulo. Xavier e o Pensamento Algébrico. Portugal. 2012.
  5. afonso, paulo. Matemática para Todos II. Do blog para o papel.. Portugal. 2011.
  6. afonso, paulo. Xavier e a Magia Matemática. Portugal. 2010.
  7. afonso, paulo. Matemática para Todos. Do blog para o papel.. Portugal. 2009.
  8. afonso, paulo. O Mundo Mágico das Conexões Matemáticas. Portugal. 2008.
  9. afonso, paulo. Ser Professor.. Portugal. 2008.
  10. afonso, paulo. Aprender Matemática nos Primeiros Anos. Algumas Propostas de Tarefas. Portugal. 2008.
  11. afonso, paulo. Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente de e-Learning. Portugal. 2004.
  12. afonso, paulo. Uma Aventura Matemática na Internet. Portugal. 2001.
  13. O Vídeo como recurso didáctico para a identificação e desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática durante a resolução de problemas. (Tese de Mestrado da Universidade do Minho). Portugal. 1995.