Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
Nomes de citação
- Damas, Carlos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5F1E-A710-5C03
- ORCID iD
- 0000-0001-8767-6799
Endereços de correio eletrónico
- cdamas@uevora.pt (Profissional)
Websites
- https://www.uevora.pt/pessoas?id=136970 (Profissional)
- www.carlosdamas.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Italiano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Chinês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | |||
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino e Psicologia da Música
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A confiança na diminuição da ansiedade de músicos eruditos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2012
Concluído
|
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/14 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2002 - Atual | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal |
2017 - 2018 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000 - 2002 | Docente ensino básico | Conservatório Regional de Coimbra, Portugal |
1995 - 2000 | Docente ensino básico | Macao Conservatory, Macau |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Edição de livro |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/05/01 | "SICOLOGÍA DE LA MÚSICA - Entre la Belleza y Estrés" - Por videoonferência | Friday Night con Fanjul&Ward
Fanjul & Ward (Santiago, Chile)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/01/05 - Atual | Avaliação da musicalidade no ensino do violino critérios e parâmetros
Orientador de Ricardo Salavessa
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2020/11/10 - Atual | Relatório de Estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo
no Ensino Básico
Orientador de Pedro Miguel Lucas Vaz Cruz
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2022/01/01 - 2023/01/10 | A utilização de violinos feitos de material reciclado como preparação e apoio à aprendizagem do violino - o caso da Orquestra
de Papel e da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura (Recycled Orchestra)
Orientador de Mariana Rodrigues Pinto
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2022 - 2023/01/10 | Relatório de Estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o Ensino do Violoncelo
no Ensino Básico.
Orientador de Pedro Miguel Lucas Vaz Cruz
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2020/01/01 - 2022/01/14 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: A leitura da partitura
como ferramenta de estudo na aprendizagem do violino
Orientador de Beatriz Lopes da Silva
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2021/01/05 - 2022/01/10 | O processo de memorização musical na aprendizagem do violino – propostas auxiliares
Orientador de Yekaterina Kunchiskaya
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2020/11/10 - 2022/01/10 | A importância do aquecimento para o ensino e a aprendizagem do violoncelo
Orientador de Rute Pereira
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2020/12/02 - 2021/12/21 | Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
Coorientador de Maria de Sousa Português Felicidade
|
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2020/01/01 - 2021/01/19 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: Métodos de ensino na
iniciação à aprendizagem do violino
Orientador de Bárbara Osório Cordeiro
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2019 - 2020/04 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório Nacional: A Comunicação Nõo-Verbal
em Contexto de Aula Individual de Violino
Orientador de Francisco Parente Ramos
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2019/01 - 2019/11/17 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional; Ansiedade
e Auto-Eficácia na Performance Artística e Musical
Orientador de António Manuel Barbosa da Silva
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/12/05 - 2022/12/05 | II Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
Auditório Cristopher Bochmann, Colégio Mateus d'Aranda - Universidade de Évora
Conferências, palestras, concertos. (2022/12/05 - 2022/12/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/01/18 | A importância da criatividade na Educação Musical.
Arguente principal
|
Samuel David Reixa Monteiro Alves Matias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/01/18 | Música com passos abordagem sobre o processo de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical.
Arguente principal
|
Mária Lúcia Nunes da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/01/10 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Nacional – Escola Artística de Música: Introdução
das Técnicas de ”Campanella”e de ”String Inversion”no Ensino Básico.
Arguente principal
|
Miguel Novais e Saturnino de Matos (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2021/06/01 | Report of Supervised Teaching Practice held at the Conservatório Regional de Évora - Eborae Música: Attitudes and Motivation
in Learning the Piano
Arguente principal
|
Maria João Guerra Lopes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2021/03/18 | O Arco - A Padronização Gestual dos Golpes de Arco para o Ensino-Aprendizagem do Violino
Arguente
|
Ana Catarina Lopes Pinto (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/02/23 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Introdução de
Elementos da Partitura na Prática da Iniciação à Guitarra.
Arguente principal
|
Inês Sofia Simões Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2021/02/23 | Relatório de prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo - A relação entre a ansiedade
durante a performance musical e a consciência corporal em flautistas
Arguente principal
|
Ana Sofia Lucas Faria (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2021/01/19 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: A Problemática
do Estudo Individual de Guitarra no Curso Básico de Música no Ensino Artístico Especializado.
Arguente principal
|
Daniel da Trindade Infante (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2020/12/10 | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionado no Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica: Construção e
aplicação de um instrumento observacional para a monitorização da qualidade da postura e posição do instrumento na etapa de
formação inicial do violinista.
Arguente principal
|
Ana Beatriz de Oliveira Campaniço (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2020/09/28 | Leon Souroujon: Complete Works for Solo Violin
Vogal
|
Elliot Lawson (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/06/16 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório Nacional: A Comunicação Nõo-Verbal
em Contexto de Aula Individual de Violino
Orientador
|
Francisco Parente Ramos (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2019/11/18 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional; Ansiedade
e Auto-Eficácia na Performance Artística e Musical
Orientador
|
António Manuel Barbosa da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2019/09/16 | O violino no repertório a solo e música de câmara de Fernando Lopes-Graça: Estudos de técnica e de interpretação
Vogal
|
Lilia Evguenieva Donkova (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/10/30 - 2020/11/08 | 48th International ESTA Conference | Porto - Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/05 - 2018/06 | Dedalus (special issue) nº 22 (2018) | Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras, universidade de Lisboa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/01/09 - 2022/01/31 | Psicologia da Performance: Estratégias na gestão da ansiedade e emoções. | (Outros) | Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal |
2021/05/31 - 2021/07/08 | Psicologia da Performance: Estratégias na gestão da ansiedade e emoções | Psicologia da Performance (Outros) | Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/02/01 - Atual | Associação Portuguesa de Educação Musical | Formador |
2020/06/01 - Atual | Associação Portuguesa de Educação Musical | Sócio Efetivo |