???global.info.a_carregar???
Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas. Concluiu o Doutoramento em Ciências Musicais em 2017/12/11 pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Évora Escola de Artes. Desenvolve, com regularidade, uma carreira internacional de concertista.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas

Nomes de citação

  • Damas, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
5F1E-A710-5C03
ORCID iD
0000-0001-8767-6799

Endereços de correio eletrónico

  • cdamas@uevora.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.uevora.pt/pessoas?id=136970 (Profissional)
  • www.carlosdamas.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Chinês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino e Psicologia da Música
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A confiança na diminuição da ansiedade de músicos eruditos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2012
Concluído
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/14 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2002 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
2017 - 2018 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - 2002 Docente ensino básico Conservatório Regional de Coimbra, Portugal
1995 - 2000 Docente ensino básico Macao Conservatory, Macau
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Damas, Carlos. "Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita". Revista Portuguesa de Educação Artística 10 2 (2021): https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/issue/view/18.
    Publicado
  2. Damas, Carlos. "The Evaluation of Music Performance Anxiety in Portuguese Classical Musicians". 2 2 (2019): 1-12. http://www.gphjournal.org/index.php/ssh/article/view/184.
    Publicado
  3. Damas, Carlos. "Avaliação da Prevalência da Ansiedade Relativa ao Desempenho Musical em Músicos de música Erudita". 7 1 (2017): 51-59. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/50.
    Publicado
  4. Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas. "Avaliação da Prevalência da Ansiedade Relativa ao Desempenho Musical em Músicos de Música Erudita". Revista Portuguesa de Educação Artística 7 1 (2017): 47-55. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6628719b-6032-4443-ae70-63d2d3a380c1.
Edição de livro
  1. Damas, Carlos. Luis de Freitas Branco 1ª Sonata para violino e piano - Edição crítica. Lisboa, Portugal: Ava Musical Editions. 2022.
    Publicado
  2. Luis de Freitas Branco 2ª Sonata para violino e piano - Edição crítica.. Lisboa: Ava Musical Editions. 2022.
    Publicado • Editor
Recurso online
  1. Damas, Carlos. Scarlatti em Lisboa. 2019. https://pontosj.pt/opiniao/scarlatti-em-lisboa/.
  2. Damas, Carlos. Herança de Paganini. 2018. https://pontosj.pt/opiniao/heranca-de-paganini/.
  3. Damas, Carlos. A Espiritualidade e a Música. 2018. https://pontosj.pt/opiniao/a-espiritualidade-e-a-musica/.
  4. Damas, Carlos. O último poeta do violino. 2018. https://pontosj.pt/opiniao/o-ultimo-poeta-do-violino/.
  5. Damas, Carlos. O Messias - no Natal ou na Páscoa?. 2018. https://pontosj.pt/opiniao/o-messias-no-natal-ou-na-pascoa/.
  6. Damas, Carlos. O Efeito Mozart. 2018. https://pontosj.pt/opiniao/o-efeito-mozart/.
Resumo em conferência
  1. Damas, Carlos. "A Espiritualidade na Música para Violino e Piano de Luís de Freitas Branco". Trabalho apresentado em Espiritualidade na Música e nas Artes Plásticas dos séculos XX e XI, Évora, 2019.
    Publicado
  2. Damas, Carlos. "Violin East West". Trabalho apresentado em Chinese Music and Musical Instruments 4th International Conference, Lisboa, 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. "Luis de Freitas Branco 1ª Sonata para violino e piano". (2022):
Tese / Dissertação
  1. Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e. "A confiança na diminuição da ansiedade de músicos eruditos". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10362/28060.
  2. Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e. "Violino e tecnologia: origem e evolução tecnológica entre os séculos XV e XXI". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8310.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Damas, Carlos; Anna Tomasik; Et'cetera - Dirk DeGreef (Produtor). 2021. ""Aprés Un Rêve" (Paganini, Wieniavski, Sarasate, Ravel, Fauré, Simonetti, Shostakovich, Toselli, Tchaikovsky, Elgar, Brahms, Kreisler, Debussy, Paradis)". In "Aprés Un Rêve", Et'cetera (Harmonia Mundi).
  2. Damas, Carlos; Lorenzo, Rubén. 2020. "L. V. Beethoven - Sonatas for Violin and Piano vol. I". E'tcetera Records.
  3. Damas, Carlos; Anna Tomasik; E’tcetera Records (Produtor). 2016. "Jean Sibelius - Works for violin and piano". E’tcetera Records.
  4. Damas, Carlos; Jill Lawson; Jian Hong; Brilliant Classics (Produtor). 2015. "Frederico de Freitas - Complete Violin Works". Brilliant Classics.
  5. Damas, Carlos; Anna Tomasik; Emily Ray; Mission Chamber Orchestra of San José; Brilliant Classics (Produtor). 2014. "Armando José Fernandes - Violin Concerto and Violin Sonata". Brilliant Classics.
  6. Damas, Carlos; Jill Lawson; Jian Hong; Brilliant Classics (Produtor). 2011. "António Fragoso - Complete Music for Violin". Brilliant Classics.
  7. Damas, Carlos; Naxos (Produtor). 2010. "Luis de Freitas Branco - Obras para violino e piano". Naxos.
  8. Damas, Carlos; Anna Tomasik; Dux Records (Produtor). 2009. "Kreisler". Dux Records.
  9. Damas, Carlos; Dux Records - Fundação Calouste de Gulbenkian (Produtor). 2007. "Carlos Damas - Modern Solo Violin Music". Dux Records.
  10. Damas, Carlos; MasterClassics (Produtor). 2004. "Beethoven, Sonatas para violino e piano, nº4 e nº5 "Primavera"". MasterClassics.
  11. Damas, Carlos; Numérica (Produtor). 2000. "Carlos Damas - Violino Solo". Numérica.
  12. Damas, Carlos; Helder Fernando; Tradisom (Produtor). 1997. "Diálogos do Silêncio". Tradisom.
  13. Damas, Carlos; Rubén Lorenzo. 1995. "Felix Mendelssohn Bartholdy Sonatas para violino e piano". Numérica.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/05/01 "SICOLOGÍA DE LA MÚSICA - Entre la Belleza y Estrés" - Por videoonferência Friday Night con Fanjul&Ward
Fanjul & Ward (Santiago, Chile)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/01/05 - Atual Avaliação da musicalidade no ensino do violino critérios e parâmetros
Orientador de Ricardo Salavessa
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/11/10 - Atual Relatório de Estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no Ensino Básico
Orientador de Pedro Miguel Lucas Vaz Cruz
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2022/01/01 - 2023/01/10 A utilização de violinos feitos de material reciclado como preparação e apoio à aprendizagem do violino - o caso da Orquestra de Papel e da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura (Recycled Orchestra)
Orientador de Mariana Rodrigues Pinto
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2022 - 2023/01/10 Relatório de Estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o Ensino do Violoncelo no Ensino Básico.
Orientador de Pedro Miguel Lucas Vaz Cruz
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/01/01 - 2022/01/14 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: A leitura da partitura como ferramenta de estudo na aprendizagem do violino
Orientador de Beatriz Lopes da Silva
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/01/05 - 2022/01/10 O processo de memorização musical na aprendizagem do violino – propostas auxiliares
Orientador de Yekaterina Kunchiskaya
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/11/10 - 2022/01/10 A importância do aquecimento para o ensino e a aprendizagem do violoncelo
Orientador de Rute Pereira
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/12/02 - 2021/12/21 Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
Coorientador de Maria de Sousa Português Felicidade
Mestrado em ensino da música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/01/01 - 2021/01/19 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: Métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
Orientador de Bárbara Osório Cordeiro
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019 - 2020/04 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório Nacional: A Comunicação Nõo-Verbal em Contexto de Aula Individual de Violino
Orientador de Francisco Parente Ramos
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019/01 - 2019/11/17 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional; Ansiedade e Auto-Eficácia na Performance Artística e Musical
Orientador de António Manuel Barbosa da Silva
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/12/05 - 2022/12/05 II Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música Auditório Cristopher Bochmann, Colégio Mateus d'Aranda - Universidade de Évora Conferências, palestras, concertos. (2022/12/05 - 2022/12/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/01/18 A importância da criatividade na Educação Musical.
Arguente principal
Samuel David Reixa Monteiro Alves Matias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/01/18 Música com passos abordagem sobre o processo de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical.
Arguente principal
Mária Lúcia Nunes da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/01/10 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Nacional – Escola Artística de Música: Introdução das Técnicas de ”Campanella”e de ”String Inversion”no Ensino Básico.
Arguente principal
Miguel Novais e Saturnino de Matos (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/06/01 Report of Supervised Teaching Practice held at the Conservatório Regional de Évora - Eborae Música: Attitudes and Motivation in Learning the Piano
Arguente principal
Maria João Guerra Lopes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/03/18 O Arco - A Padronização Gestual dos Golpes de Arco para o Ensino-Aprendizagem do Violino
Arguente
Ana Catarina Lopes Pinto (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/02/23 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Introdução de Elementos da Partitura na Prática da Iniciação à Guitarra.
Arguente principal
Inês Sofia Simões Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/02/23 Relatório de prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo - A relação entre a ansiedade durante a performance musical e a consciência corporal em flautistas
Arguente principal
Ana Sofia Lucas Faria (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/01/19 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: A Problemática do Estudo Individual de Guitarra no Curso Básico de Música no Ensino Artístico Especializado.
Arguente principal
Daniel da Trindade Infante (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/12/10 Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionado no Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica: Construção e aplicação de um instrumento observacional para a monitorização da qualidade da postura e posição do instrumento na etapa de formação inicial do violinista.
Arguente principal
Ana Beatriz de Oliveira Campaniço (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/09/28 Leon Souroujon: Complete Works for Solo Violin
Vogal
Elliot Lawson (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020/06/16 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório Nacional: A Comunicação Nõo-Verbal em Contexto de Aula Individual de Violino
Orientador
Francisco Parente Ramos (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019/11/18 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional; Ansiedade e Auto-Eficácia na Performance Artística e Musical
Orientador
António Manuel Barbosa da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019/09/16 O violino no repertório a solo e música de câmara de Fernando Lopes-Graça: Estudos de técnica e de interpretação
Vogal
Lilia Evguenieva Donkova (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/10/30 - 2020/11/08 48th International ESTA Conference Porto - Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/05 - 2018/06 Dedalus (special issue) nº 22 (2018) Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras, universidade de Lisboa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/01/09 - 2022/01/31 Psicologia da Performance: Estratégias na gestão da ansiedade e emoções. (Outros) Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
2021/05/31 - 2021/07/08 Psicologia da Performance: Estratégias na gestão da ansiedade e emoções Psicologia da Performance (Outros) Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/02/01 - Atual Associação Portuguesa de Educação Musical Formador
2020/06/01 - Atual Associação Portuguesa de Educação Musical Sócio Efetivo