???global.info.a_carregar???
Marília Favinha. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2007 pelo(a) Universidade de Évora, Mestrado em História Cultural e Política em 1997/02 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa e Licenciatura em Ensino da História em 1992/06 pelo(a) Universidade de Évora. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora. Publicou 57 artigos em revistas especializadas. Possui 23 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: politicas educativas; eficácia; melhoria; escolas; prática pedagógica; ensino superior; Perspectiva del alumno; destrezas cognitivas; Comunidade Educativa; Conceções e representações dos EE sobre a Escola; Aluno; Escola; Expetativas; (In)Disciplina; Student; School; Expectations; Indiscipline; Gestão; Liderança; Administração educacional; Formação inicial e contínua; Management; Leadership; Educational administration; Continues training; currículo; ensino da História; 1º ciclo do Ensino Básico; Director de Turma; Mediador curricular; Mediador de conflitos; Class Director; Curricular mediator; Conflits mediator; Alunos; Aprendizagens; recordações de aprendizagens; Gestão educativa das organizações; Cultura organizacional; Processos de liderança; Filantropia; Altruísmo; Cooperação; Gestion educativa de las organizaciones; Procesos de liderazgo; Filantropía; Altruismo; Cooperación; Organizations educational management; Organizational culture; Leadership processes; Philanthropy; Altruism; cooperative processes; Diretor de Turma; Gestão e contextualização curricular; Mediação; Avaliação; altruísmo; reciprocidade; cooperação; organizações educativas; avaliação de escolas; melhoria educativa; constrangimentos; mudança; Narrative Inquiry; Workplace Learning; Colaboration; indisciplina; Causas da Indisciplina; Perceções e representações dos professores sobre as causas da Indisciplina; Comunidade educativa; Conceções e representações; Community education; Concepts and representations; Motivação; Poder; Educação; Autonomia escolar; Motivation; Power; Education; School autonomy; Reordenamento da rede escolar; Modernização de escolas de 1º ciclo do ensino básico; Encerramento de escolas; Desertificação das aldeias; Reorganization of the educational network; Modernizing of primary schools; Closing of schools; Desertification of villages; Conflitos; Mediação de Conflitos; Relações Interpessoais; Conflicts; Conflict Mediation; Interpersonal Relationships; Professor; Mudança; Ensino; Aprendizagem; Contexto; Teacher; Changes; Learning; Context; avaliação externa; relatórios; resultados; efeitos; Requalificação e modernização das escolas públicas de 1º Ciclo; Escola a tempo inteiro; Centros Escolares de nova geração; Plano Tecnológico de Educação; Desarrollo social; Formación ciudadana; Política educativa; Enseñanza aprendizaje; evaluación; procedimientos de evaluación; aprendizaje; contenidos; perspectiva del estudiante; Sistema Educativo Angolano; Monodocência; %ª e 6ª Classes; TurmaMais, sucesso escolar, 3º ciclo do ensino básico; Ensino Médio Brasileiro; Finalidades Curriculares; Rendimento Escolar dos Alunos; Estrutura Curricular; Brazilian High School; Curriculum Goals; Academic Performance of Students; Curriculum Structure; Formação inicial e contínua de professores; Inserção das TIC; Processo ensino aprendizagem; Prática educativa; Teachers’ training and continuing formation; Insertion of TIC; Learning-teaching process; Educative practice; Direção de turma; Conflito e mediação escolar; Head class work; Conflict and school mediation; TurmaMais; organização escolar; monitorização de resultados; lógica de ciclo de estudos; Autonomia Curricular; Flexibilização Curricular; mediação escolar; estruturas de gestão intermédia; coordenadores de departamento.; Direção de Turma; Conflito; Mediação Escolar; Articulação curricular
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marília Favinha

Nomes de citação

  • Favinha, Marília

Identificadores de autor

Ciência ID
5F1C-63EB-EFE7
ORCID iD
0000-0003-2062-5641

Endereços de correio eletrónico

  • mfavinha@uevora.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.ciep.uevora.pt/pessoas/(id)/29075 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Évora, Portugal
"A Direcção de Turma e a Mediação: a Coordenação da Gestão Curricular Nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2004
Concluído
Curso Teórico/Prático de Formação e Mediação de Conflitos (Pós-Graduação)
Especialização em Mediação Escolar
Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Portugal
1993/09 - 1997/02
Concluído
História Cultural e Política (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Frei Fortunato de S. Boaventura " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987/10 - 1992/06
Concluído
Ensino da História (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1997 - 2007 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2025/01/28 - Atual Aprendizagens na escolarização: fundamentos, evidências científicas e acções para o desenvolvimento humano e a implementação de políticas públicas na Educação Básica
2024/01116-7
Investigador
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2024/12 - Atual ATLAEMUR: atlas educativo de exoeriencias de innovación para la mejora de la calidad educativa y la optimización del aprendizaje en la Región de Murcia
Orientador
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha
Fundación Séneca
Em curso
2024 - Atual Observatório de Educação Lusófono: Mapeamento das práticas de leitura desenvolvidas para a Educação de Infância em Países de Língua Portuguesa
CHAMADA PÚBLICA MCTI/CNPQ Nº 16/2024
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
UID/CED/04312/2019
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. Autor correspondente: Favinha, Marília. "Educação Artística, Realidade Virtual e Aumentada: uma proposta de intervenção numa Casa de Acolhimento Residencial". Trabalho apresentado em XX Semana da Educação, III Congresso Internacional de Educação, IV Encontro de Egressos e 30 Anos do PPG em Educação, Londrina, 2024.
    Publicado
  2. Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. "Expectativas académicas: Contributo para uma análise crítica numa Casa de Acolhimento Residencial de adolescentes femininas". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação, Porto, 2024.
    Publicado
  3. Favinha, Marília. "A mediação e a criação de novos contextos educativos". 2012.
  4. Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico". 2012.
Artigo em revista
  1. Marília Favinha; Cláudia Chambel. "O Acolhimento Residencial e o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) - educação como resposta a jovens em perigo de exclusão". Educação em Análise (2025): https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51914.
    10.5433/1984-7939.2025.v10.51914
  2. Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. "Academic Expectations: Contribute to the creation of a critical analysis in Residential Care for Female Adolescents". Global Comparative Education: Journal of the WCCE (2025):
    Em revisão
  3. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  4. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  5. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  6. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  7. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  8. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  9. Favinha, Marília; Santos, Adriana; Tiroli, Luiz; Lopes, Quenízia. "A praxis enquanto categoria fundante na constituição da formação de professores sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34055.
    https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16315
  10. Favinha, Marília; Santos, Adriana; Tiroli, Luiz. "A pós-graduação no contexto da crise pandêmica: reflexões sobre o ensino remoto emergencial realizado em um programa de pós-graduação localizado no Norte do paraná". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34053.
  11. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  12. Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
  13. Adriana Regina De Jesus Santos; Marília Evangelina Sota Favinha; Luiz Gustavo Tiroli. "A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA CRISE PANDÊMICA:". Revista Educação em Debate (2022): https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81171.
    10.24882/eemd.v44i87.81171
  14. Quenizia Vieira Lopes; Luiz Gustavo Tiroli; Adriana Regina de Jesus Santos; Marília Evangelina Sota Favinha. "A práxis enquanto categoria fundante na constituição da formação de professores sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16315.
    10.21723/riaee.v17iesp.1.16315
  15. Favinha, Marília. "ESTARÃO OS NOVOS CENTROS ESCOLARES À ALTURA DOS NOVOS DESAFIOS EDUCATIVOS?". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14261.
  16. Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "“Aprendizagens no Ensino Superior- o que recordam os alunos do último ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora (2009-2011)". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14260.
  17. Favinha, Marília; Isaias, Anacleto. "A MONODOCÊNCIA NAS 5.ª E 6.ª CLASSES DO ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14268.
  18. Favinha, Marília; Pena, Tomé. "A VISÃO DA ESCOLA PELA COMUNIDADE EDUCATIVA- ESTUDO DE CASO: ESCOLAS Nº 970, 9085 E 9131- ZANGO (VIANA), ANGOLA". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14250.
  19. Favinha, Marília; Emília, Samuel. "O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar- INE, Cabinda". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14267.
  20. Favinha, Marília; Pascoal, Miguel. "PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14256.
  21. Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "Aprender no Alentejo". (2015): http://hdl.handle.net/10174/13322.
  22. Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "II Jornadas de Investigação em Educação". (2015): http://hdl.handle.net/10174/13325.
  23. Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREÇÃO DE TURMA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DIRETORES DE TURMA DO 3º CICLO NUMA ESCOLA DO BAIXO ALENTEJO". (2015): http://hdl.handle.net/10174/13324.
  24. Favinha, Marília; Pena, Tomé. "A VISÃO DA ESCOLA PELA COMUNIDADE EDUCATIVA- ESTUDO DE CASO: ESCOLAS Nº 970, 9085 E 9131- ZANGO (VIANA), ANGOLA". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14250.
  25. Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "II Jornadas de Investigação em Educação". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13325.
  26. Correia, Ana Paula; Fialho, Isabel; Sá, Virgínio. "A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade da educação". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12020.
  27. Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11928.
  28. Favinha, Marília. "ESTARÃO OS NOVOS CENTROS ESCOLARES À ALTURA DOS NOVOS DESAFIOS EDUCATIVOS?". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14261.
  29. Favinha, Marília; Isaias, Anacleto. "A MONODOCÊNCIA NAS 5.ª E 6.ª CLASSES DO ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14268.
  30. Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "Aprender no Alentejo". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13322.
  31. Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "“Aprendizagens no Ensino Superior- o que recordam os alunos do último ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora (2009-2011)". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14260.
  32. Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREÇÃO DE TURMA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DIRETORES DE TURMA DO 3º CICLO NUMA ESCOLA DO BAIXO ALENTEJO". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13324.
  33. Favinha, Marília; Pascoal, Miguel. "PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14256.
  34. Favinha, Marília; Emília, Samuel. "O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar- INE, Cabinda". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14267.
  35. Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "“Los procedimientos de evaluación: Influencia en el aprendizaje de los alumnus del título de Pedagogía”". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10195.
  36. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. "Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11930.
  37. Favinha, MarÍlia; Beirante, David. "Formação e sustentabilidade do altruísmo nas organizações educativas: o dilema da reciprocidade forte no desenvolvimento do espírito cooperativo". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10165.
  38. Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernández, Luisa. "LOS PROCEDIMIENTOS DE EVALUACIÓN: INFLUENCIA EN EL APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS DEL TÍTULO DE PEDAGOGÍA". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10194.
  39. Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "La percepción del alumno sobre las destrezas cognitivas desarrolladas en el Grado en Pedagogía de la Universidad de Murcia.". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10174.
  40. Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "La percepción del alumno sobre las destrezas cognitivas desarrolladas en el Grado en Pedagogía de la Universidad de Murcia.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10174.
  41. Favinha, MarÍlia; Beirante, David. "Formação e sustentabilidade do altruísmo nas organizações educativas: o dilema da reciprocidade forte no desenvolvimento do espírito cooperativo". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10165.
  42. Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernández, Luisa. "LOS PROCEDIMIENTOS DE EVALUACIÓN: INFLUENCIA EN EL APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS DEL TÍTULO DE PEDAGOGÍA". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10194.
  43. Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "“Los procedimientos de evaluación: Influencia en el aprendizaje de los alumnus del título de Pedagogía”". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10195.
  44. Favinha, Marília; Barnabé, João. "O reordenamento da rede escolar de 1º ciclo: o processo no Alentejo e a desertificação das aldeias". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8227.
  45. Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8148.
  46. Favinha, Marília; Navarro Medina, Elisa. "La importancia de la formación ciudadana en la educación vista desde el contexto europeo". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8190.
  47. Favinha, Marília; Charréu, Helena. "O problema da falta de articulação curricular entre níveis de ensino: o papel das "culturas docentes" para a sua facilitação". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8198.
  48. Favinha, Marília; Góis, Mª Hélia; Ferreira, Abílio. "A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8185.
  49. Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8209.
  50. Favinha, Marília; Cruz, Jorge. "Évora, cidade educadora, educação e criatividade: que relação?". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8205.
  51. Favinha, Marília; Góis, Mª Hélia; Ferreira, Abílio. "A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8185.
  52. Favinha, Marília; Navarro Medina, Elisa. "La importancia de la formación ciudadana en la educación vista desde el contexto europeo". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8190.
  53. Favinha, Marília; Charréu, Helena. "O problema da falta de articulação curricular entre níveis de ensino: o papel das "culturas docentes" para a sua facilitação". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8198.
  54. Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8148.
  55. Favinha, Marília; Barnabé, João. "O reordenamento da rede escolar de 1º ciclo: o processo no Alentejo e a desertificação das aldeias". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8227.
  56. Favinha, Marília; Cruz, Jorge. "Évora, cidade educadora, educação e criatividade: que relação?". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8205.
  57. Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8209.
  58. Favinha, Marília. "Gestão intermédia nas escolas portuguesas – o caso do director de turma e a mediação da coordenação curricular no conselho de turma". (2010): http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8190.
  59. Favinha, Marília. "Gestão intermédia nas escolas portuguesas - o caso do director de turma e a mediação da coordenação curricular no conselho de turma". (2010): https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8190.
Capítulo de livro
  1. Favinha, Marília; Moreira, Maria de Lurdes. "(In) disciplina – um estudo com professores do ensino básico e secundário a partir das suas perceções e representações: Causas e/ou consequência?". DE FACTO EDITORES, 2020.
  2. Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Diferenciação curricular e pedagógica: Dificuldades de concretização nas perceções e representações de professores do ensino básico e secundário em escolas do Alentejo". Edições ISPA, 2019.
  3. Favinha, Marília; Moreira, Maria de Lurdes. "(In) disciplina – um estudo com professores do ensino básico e secundário a partir das suas perceções e representações: Causas e/ou consequência?". DE FACTO EDITORES, 2018.
  4. Favinha, Marília; Martínez-Valcárcel, Nicolás; Souto-González, Xosé Manuel. "La Historia de España- análisis, interpretación y poder de cambio de los testimonios de professores y alumnos". Nau Libres- Edicions Culturals Valencianes, 2015.
  5. Favinha, Marília; Martínez-Valcárcel, Nicolás; Souto-González, Xosé Manuel. "La Historia de España- análisis, interpretación y poder de cambio de los testimonios de professores y alumnos". Nau Libres- Edicions Culturals Valencianes, 2014.
  6. Leal da Costa, Conceição; Biscaia, Constança. "Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e aprendizagens pela voz de “Ana”". Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE), 2014.
  7. Verdasca, José; Guerreiro, Diamantino. "A promoção do sucesso e melhoria do sucesso escolar com recurso ao modelo TurmaMais: resultados parciais de um estudo em duas escolas do Alentejo". CIEP.UE, 2014.
  8. Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". 2013.
  9. Favinha, Marília; Sousa, Hipólita. "A pertinência do papel do Director de Turma no nosso contexto escolar". 2013.
  10. Favinha, Marília; Víctor, Eufrásia. "O impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de ensino aprendizagem em Angola: o caso Colégio Júlio Verne- Luanda". 2013.
  11. Favinha, Marília; Sequeira, António. "A importância e as competências dos Coordenadores de Departamento enquanto estrutura de gestão intermédia". 2013.
  12. Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Práticas de investigação em Educação". 2013.
  13. Favinha, Marília. ""“Os novos desafios na Universidade: a prática pedagógica nos docentes no Ensino Superior”Universidade de Évora- (1559-2009) 450 anos de Modernidade Educativa". Universidade de Évora/Chiado Editora, 2013.
  14. Favinha, Marília. ""“Os novos desafios na Universidade: a prática pedagógica nos docentes no Ensino Superior”Universidade de Évora- (1559-2009) 450 anos de Modernidade Educativa". Universidade de Évora/Chiado Editora, 2012.
  15. Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Práticas de investigação em Educação". 2012.
  16. Favinha, Marília; Sousa, Hipólita. "A pertinência do papel do Director de Turma no nosso contexto escolar". 2012.
  17. Favinha, Marília; Sequeira, António. "A importância e as competências dos Coordenadores de Departamento enquanto estrutura de gestão intermédia". 2012.
  18. Favinha, Marília; Víctor, Eufrásia. "O impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de ensino aprendizagem em Angola: o caso Colégio Júlio Verne- Luanda". 2012.
  19. Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". 2012.
  20. FAVINHA, Marília. "Currículo e ensino da História no 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal: notas para uma reflexão". Vício de Leitura, 2012.
  21. FAVINHA, Marília; SILVESTRE, Maria; MAGRO, Teodolinda. "Turma Mais e Sucesso Escolar- contributos teóricos e práticos". Centro de Investigação em Educação e Psicologia - CIEP, 2012.
  22. FAVINHA, Marília. "Currículo e ensino da História no 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal: notas para uma reflexão". Vício de Leitura, 2011.
  23. FAVINHA, Marília; SILVESTRE, Maria; MAGRO, Teodolinda. "Turma Mais e Sucesso Escolar- contributos teóricos e práticos". Centro de Investigação em Educação e Psicologia - CIEP, 2011.
Livro
  1. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Centro de Investigação em Educação e Psicologia. 2015.
  2. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Centro de Investigação em Educação e Psicologia. 2014.
Resumo em conferência
  1. Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. Autor correspondente: Favinha, Marília. "O impacto das expectativas académicas nos projetos de vida de adolescentes femininas que estiveram sob a medida de Acolhimento Residencial". Trabalho apresentado em 3rd Woman XXI International Conference on Woman, Porto, 2024.
    Publicado
  2. Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. Autor correspondente: Favinha, Marília. "Expectativas Académicas: Contributo para a concretização dos projetos de vida de adolescentes femininas que estiveram sob a medida de Acolhimento Residencial". Trabalho apresentado em 3rd Woman XXI International Conference on Woman, Porto, 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Africano, Luzia José. "A formação inicial e contínua dos oficiais das FAA: o caso da Academia Militar do Exército". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10174/27833.
  2. Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas. "O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24854.
  3. Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da. "Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24776.
  4. Covas, Felismina Rosa. "Flexibilidade curricular: a perceção dos seus autores num agrupamento de escolas do litoral alentejano". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26061.
  5. Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima. "Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25247.
  6. Dias, Wilder da Mota Viegas. "O papel do director de turma visto pelos alunos do 12º ano: o caso do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24771.
  7. D´Abreu, Isabel Maria Correia Viegas. "O ensino superior em S. Tomé e Príncipe: desafios do Instituto Superior de Educação e Comunicação na formação dos professores para a transformação social". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/25968.
  8. Fonseca, Florêncio José da. "A formação contínua de professores dos estabelecimentos de ensino superior das forças armadas angolanas como factor de qualidade de ensino: caso do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) - Luanda". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/24032.
  9. Ginja, Ana Cristina Ramos Barão. "Expetativas de alunos relativamente à escola: um estudo, com alunos do 4º, 6º e 9º anos de escolaridade, numa escola rural do distrito de Faro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20874.
  10. Emília, Samuel Zinga. "Perfis de liderança em contexto escolar: o papel do diretor na administração e gestão das escolas do ensino médio na província do Zaire". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21122.
  11. Matos, Euzene Mendonça Barbosa. "Contributos para a análise do ensino médio brasileiro: finalidades curriculares e rendimento escolar - o caso de uma escola pública de Fortaleza". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18613.
  12. Serrano, João Manuel Monteiro. "As componentes educativa e cultural das organizações como fatores incrementais da cooperação inter-institucional e do desenvolvimento organizacional". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16233.
  13. Rosa, Inácio Francisco João da. "Fatores determinantes na avaliação do desempenho profissional dos professores do 2º ciclo da Escola 6053 - Luanda - Angola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17422.
  14. Tomás, Diodeth Mara Francisco. "Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/13257.
  15. Cumbelembe, Adriana. "A função da escola na formação de novos cidadãos. Expetativas dos encarregados de educação: estudo de caso de três escolas primárias dos municípios de Viana e Cazenga - Luanda". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17876.
  16. Chissanguela, Tadeu Calandula. "Perfil do professor angolano do ensino primário: contributo para um estudo comparativo no Município de Belas - Coégio Pitruca e Escola Pública Pedalé". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/13031.
  17. Camilo, Olímpia Adelino. "As funções do diretor de turma no contexto organizacional de uma escola privada de Luanda - Angola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/15883.
  18. Sousa, José Carlos Matias de. "Políticas de descentralização e desconcentração: o papel das equipas de apoio às escolas no contexto da implementação das medidas de política educativa entre 2005 e 2011". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10174/18222.
  19. Isaías, Anacleto Ferramenta. "A monodocência nas 5.ª e 6.ª classes do ensino primário em Angola: a visão dos professores". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12344.
  20. Janes, Andreia Valido. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12099.
  21. Oliveira, Francisca Alves da Mota. "Mais tempo na escola: estudo de caso sobre as experiências de ampliação da jornada escolar do município de Juazeiro-Bahia, Brasil". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/14993.
  22. Duarte, Carina Alexandra Damas. "Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/22366.
  23. Damião, Hermenegildo Sebastião. "O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12965.
  24. Favinha, Marília Evangelina Sota. "A direcção de turma e a mediação: a coordenação da gestão curricular nos 2º e 3º ciclos do ensino básico". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11173.
  25. Ângelo, Ana Isabel dos Santos. "Aprendizagens no ensino superior: o que recordam os alunos do último ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16280.
  26. Cortes, Maria de Fátima Cóias Faztudo. "Perfis de liderança em contexto escolar: delegação ou concentração de poder e seus reflexos motivacionais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10949.
  27. Garrido, Deolinda do Carmo Oleirinha Valério. "Mediação escolar e direção de turma: um estudo sobre as práticas dos diretores de turma do 3º ciclo numa escola do Baixo Alentejo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/11338.
  28. Pascoal, Miguel. "Papel, funções e importância dos coordenadores pedagógicos universitários no sucesso académico da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul - Angola". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10924.
  29. Rodrigues, Ana Paula Vieira. "Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/11953.
  30. Trindade, José Augusto Rodrigues. "A prática pedagógica do gestor democrático no ambiente escolar e a construção do projeto pedagógico de apoio: estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental "Mário Carneiro de Miranda"". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/14896.
  31. Cruz, Jorge Alexandre Ponciano da. "Évora, cidade educadora: contributos para a definição de políticas locais de educação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16354.
  32. Emília, Samuel Zinga. "O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar, INE - Cabinda". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/14632.
  33. Pena, Tomé Manuel. "Uma visão da escola pela comunidade educativa - estudo de caso: escolas nºs 970, 9085 e 9131 - Zango-Viana-Luanda-Angola". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/11804.
  34. Barnabé, João Carlos da Silva Rodrigues. "O reordenamento da rede escolar: um estudo sobre um centro escolar de nova geração". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15573.
  35. Oliveira, Margaret Fernandes Coelho de. "Inclusão das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação contínua dos professores do ensino fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA)". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15704.
  36. Lima, Constança Tomé João de. "O professor angolano no novo contexto de mudança". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/15332.
  37. Sequeira, António Luis Rocha. "A Relevância e as Competências das Estruturas de Gestão Intermédia: os coordenadores de departamento". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/9856.
  38. Almeida, Óscar Guilherme de. "O papel do Ministério da Ciência e Tecnologia na coordenação da política de investigação científica e tecnológica em Angola". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/12220.
  39. Victor, Eufrásia Lúcia Afonso Corrêa. "Impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação TIC face ao processo de ensino/aprendizagem em Angola: o caso das Escolas de Formação de Professores n. 3031 "Garcia Neto", Colégio Júlio Verne em Luanda, Instituto Médio de Economia e o Colégio Sol na Huíla - Lubango". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/12541.
  40. Silva, Shirley Maria Dias da. "Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/15065.
  41. Freitas, Asarias Favacho de. "Gestão democrática caminhos e possibilidades : um estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental em Belém". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/20701.
  42. Sousa, Benedita do Socorro Sousa de. "A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/11837.
  43. Sousa, Maria Hipólita Condeças de Carvalho Entradas de. "O director de turma como mediador entre o concelho de turma, os alunos, e os encarregados de educação: Contributos para a avaliação da direcção de turma". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18500.
  44. Favinha, Marília Evangelina Sota. "A direcção de turma e a mediação: a coordenação da gestão curricular nos 2º e 3º ciclos do ensino básico". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10174/11173.

Outros

Outra produção
  1. Autonomia e flexibilidade Curricular: o que nos dizem os Professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano. Autonomia e flexibilização Curricular: o que nos dizem os professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano Resumo: Este artigo resulta de dois fatores relevantes, a descrição da aplicação do Despacho 5908/17 num Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano, e um estudo que realizámos com os professores envolvidos do Ensino Básico sobre as suas perceções e representações relativas a e. 2020. Favinha, Marília; Covas, Felismina. http://hdl.handle.net/10174/27492.
  2. Autonomia e flexibilidade Curricular: o que nos dizem os Professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano. Autonomia e flexibilização Curricular: o que nos dizem os professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano Resumo: Este artigo resulta de dois fatores relevantes, a descrição da aplicação do Despacho 5908/17 num Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano, e um estudo que realizámos com os professores envolvidos do Ensino Básico sobre as suas perceções e representações relativas a e. 2018. Favinha, Marília; Covas, Felismina. http://hdl.handle.net/10174/27492.
  3. Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico. Este artigo resulta de dois fatores importantes, por um lado, da revisão bibliográfica do que nos últimos anos se tem escrito sobre as causas da indisciplina, e por outro, do estudo que realizámos com professores do Ensino Básico e Secundário, sobre as suas perceções e representações relativas a este fenómeno. Com esse intento recolhemos os testemunhos escritos de 30 professores, de uma escola da. 2016. Favinha, Marília; Moreira, Lurdes. http://hdl.handle.net/10174/17212.
  4. Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico. Este artigo resulta de dois fatores importantes, por um lado, da revisão bibliográfica do que nos últimos anos se tem escrito sobre as causas da indisciplina, e por outro, do estudo que realizámos com professores do Ensino Básico e Secundário, sobre as suas perceções e representações relativas a este fenómeno. Com esse intento recolhemos os testemunhos escritos de 30 professores, de uma escola da. 2015. Favinha, Marília; Moreira, Lurdes. http://hdl.handle.net/10174/17212.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/05 Análise da medida de Acolhimento Residencial enquanto resposta da Política de Proteção de Crianças e Jovens em Risco: A Educação VI Congreso Internacional Liderazgo Y Mejora de la Educación
Universidade de Murcia (Murcia, Espanha)
2024/04/26 Educação Infantil: Compreensão das aprendizagens no Pós Pandemia - o caso da escolas Portuguesas I Simpósio Internacional de Educação Infantil Myra Elian
Instituto Myra Elian (Brasil)
2023/11/22 Escuelas innovadoras más allá de nuestras fronteras. El caso de Évora-Portugal Actividades para la Promoción de la Cultura
Universidade de Murcia (Espanha)
2023/11/21 La docencia e investigación en la Universidad: retos y desafios a nivel internacional Actividades para la Promoción de la Cultura
Universidad de Murcia (Espanha)
2023/11/02 A mediação e a pedagogia da convivência: A construção de uma cultura de mas na escola Ano do Desenvolvimento Sustentável e da Paz
Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/03/22 - Atual De portas fechadas e páginas abertas: Percepções sobre práticas de leituras acerca das questões de género desenvolvidas na educação infantil no Brasile em Portugal no período da pandemia e pós covid 19
Coorientador
Pós-Graduação em Educação (Outra)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2023/03 - 2025/02 De portas fechadas e páginas abertas: percepções sobre práticas de leituras acerca das questões de género desenvolvidas na educação infantil no Brasil em Portugal no período da pandemia e pós covid 19
Coorientador
Pós-Graduação em educação (Outra)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/11/02 - 2024/11/02 Atividade promovida no âmbito da iniciativa ECS/2023 - Ano do Desenvolvimento Sustentável e da Paz
Conferência
A Mediação e a pedagogia da convivência: A construção de uma cultura de paz na escola
Universidade de Évora, Portugal
2023/07/01 - 2023/07/15 Missão de Serviço a convite do XVIII Governo Constitucional de São Tomé e Príncipe, Ministério da Educação, Cultura e Ciências, no âmbito do programa de desenvolvimento das políticas públicas
Outro
Missão de Serviço
República Democrática de S. Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe
2023/04/27 - 2023/04/27 Conferência Internacional - A Joy to Learn Erasmus + S.O.S. Peacemakers
Conferência
Flexibilidade Curricular - Velhos e novos desafios
Agrupamento de Escolas José Régio, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/11/25 A Ética da responsabilidade na formação de professores: fundamentos da pedagogia ecológica em Hans Jonas
Arguente principal
Manuel João Mungulume (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2024/04/30 Territorialização e descentralização: Projetos Municipais de combate ao abandono e insucesso escolar.
Vogal
Sandra Alcina Gonçalves dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2023/11/17 O Papel da Família no Modelo Curricular da Escola da Ponte
Vogal
Isabel Borges de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2023/11/17 O papel da família no modelo curricular da escola da Ponte
Vogal
Isabel Lopes de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2023/04/14 A influência da liderança docente na motivação para aprendizagem do aluno em sala de aula. O caso de um escola do Alentejo.
Vogal
Maria de Fátima Cóias Faz-tudo Cortes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/04 - Atual International Congress of Research and Innovation in Children's Rights Facultad de Ciencias de la Educación Y Psicologia de la Universidad de Córdoba