Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marília Favinha
Nomes de citação
- Favinha, Marília
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5F1C-63EB-EFE7
- ORCID iD
- 0000-0003-2062-5641
Endereços de correio eletrónico
- mfavinha@uevora.pt (Profissional)
Websites
- https://www.ciep.uevora.pt/pessoas/(id)/29075 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"A Direcção de Turma e a Mediação: a Coordenação da Gestão Curricular Nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
Curso Teórico/Prático de Formação e Mediação de Conflitos (Pós-Graduação)
Especialização em Mediação Escolar
Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Portugal
|
|
1993/09 - 1997/02
Concluído
|
História Cultural e Política (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Frei Fortunato de S. Boaventura " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987/10 - 1992/06
Concluído
|
Ensino da História (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
|
Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
1997 - 2007 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025/01/28 - Atual | Aprendizagens na escolarização: fundamentos, evidências científicas e acções para o desenvolvimento humano e a implementação
de políticas públicas na Educação Básica
2024/01116-7
Investigador
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, Brasil |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
|
2024/12 - Atual | ATLAEMUR: atlas educativo de exoeriencias de innovación para la mejora de la calidad educativa y la optimización del aprendizaje
en la Región de Murcia
Orientador
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha
|
Fundación Séneca
Em curso
|
2024 - Atual | Observatório de Educação Lusófono: Mapeamento das práticas de leitura desenvolvidas para a Educação de Infância em Países
de Língua Portuguesa
CHAMADA PÚBLICA MCTI/CNPQ Nº 16/2024
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
UID/CED/04312/2019
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/05 | Análise da medida de Acolhimento Residencial enquanto resposta da Política de Proteção de Crianças e Jovens em Risco: A Educação | VI Congreso Internacional Liderazgo Y Mejora de la Educación
Universidade de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2024/04/26 | Educação Infantil: Compreensão das aprendizagens no Pós Pandemia - o caso da escolas Portuguesas | I Simpósio Internacional de Educação Infantil Myra Elian
Instituto Myra Elian (Brasil)
|
2023/11/22 | Escuelas innovadoras más allá de nuestras fronteras. El caso de Évora-Portugal | Actividades para la Promoción de la Cultura
Universidade de Murcia (Espanha)
|
2023/11/21 | La docencia e investigación en la Universidad: retos y desafios a nivel internacional | Actividades para la Promoción de la Cultura
Universidad de Murcia (Espanha)
|
2023/11/02 | A mediação e a pedagogia da convivência: A construção de uma cultura de mas na escola | Ano do Desenvolvimento Sustentável e da Paz
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03/22 - Atual | De portas fechadas e páginas abertas: Percepções sobre práticas de leituras acerca das questões de género desenvolvidas na
educação infantil no Brasile em Portugal no período da pandemia e pós covid 19
Coorientador
|
Pós-Graduação em Educação (Outra)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
|
2023 - 2023 | Expectativas académicas: Contributo para uma análise crítica numa Casa de Acolhimento Residencial de adolescentes femininas
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | DIÁLOGOS ESTUDANTIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: GABINETE VIRTUAL DE ESTUDANTES DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, PARA O
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | O Impacto da Pandemia de COVID-19 na Qualidade da Aprendizagem dos Alunos: Perceções e Representações da Equipa Diretiva e
dos Professores num Agrupamento de Escolas do Alentejo
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Políticas Educativas Locais, Equidade e Qualidade do Sucesso Educativo: o caso da EBI de Santa Maria em Beja
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | O acesso e o uso das tecnologias numa escola do 3.º ciclo do ensino básico do concelho de Évora: contributos para a inclusão
digital
Coorientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Perceções e representações dos professores e das lideranças de topo sobre flexibilidade curricular e inclusão: um estudo de
caso nos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Évora.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2021 - 2021 | Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | Políticas de Recrutamento e Selecção de Professores de Inglês-O Caso da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica
de Angola e da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto - Um Estudo Comparativo
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | A FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DOS OFICIAIS DAS FAA: O CASO DA ACADEMIA MILITAR DO EXÉRCITO
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | A PRÁTICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DISTRITO DA INGOMBOTA:ESTUDO DE CASO
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DOCENTE NA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM SALA DE AULA. O CASO DE UMA ESCOLA DO ALENTEJO.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel do Diretor de Turma visto pelos alunos do 12.º ano: O caso do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Contributos para o Estudo de Gestão de Conflictos entre os Professores e os Alunos do ISP: Criação de um Gabinete de Mediação
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel do Diretor de Turma na mediação do conflito escolar: Um Estudo feito no 2.º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional
de São Tomé
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Concepções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da Escola Secundária de Bombom, distrito de
Mé-Zochi - S. Tomé e Príncipe
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | O Ensino Superior em S. Tomé e Príncipe e os Desafios do ISEC na Formação dos Professores para Transformação Social
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Flexibilidade Curricular: a perceção dos seus atores num Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | A educação nos internatos de Angola - Contributos para organização e enriquecimento curricular do ensino no meio rural do
Kunene/Angola
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2018 - 2018 | A Formação continua de professores dos estabelecimentos de ensino superior das forças armadas angolanas como factor de qualidade
de ensino: Caso do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) - Luanda
Orientador
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Expetativas de alunos relativamente à escola - Um estudo com alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, numa escola rural
do distrito de Faro
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Perfil e atuação do Diretor da Escola Pública de São Tomé e Príncipe: das perceções e representações à construção de um modelo
teórico de seleção
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2017 - 2017 | A prevenção do abandono escolar em S. Tomé e Príncipe: O papel do Diretor de turma
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2016 - 2016 | A Função da Escola na Formação de Novos Cidadãos. Expetativas dos Encarregados de Educação. Estudo de Caso de três Escolas
Primárias dos Municípios de Viana e Cazenga - Luanda
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Da janela da minha escola vejo uma terra diferente da minha. Um estudo sobre o impacto de fecho de escolas do primeiro ciclo
do ensino básico no Concelho de Beja
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2015 - 2015 | Perfis de liderança em contexto escolar: O papel do Diretor na administração e gestão das escolas do Ensino Médio na Provincia
do Zaire
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2015 - 2015 | Fatores determinantes na avaliação do desempenho profissional dos professores do 2º ciclo da Escola 6053 - Luanda - Angola
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | O Perfil do Professor Angolano do Ensino Primário: contributos para um estudo comparativo no Município de Belas - O Colégio
Pitruca e a Escola Pública Pedalé
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Caracterização Organizacional da Escolas Técnicas Profissionais de Saúde em Angola: Caso do Estudo à ETPS de Luanda
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Mais Tempo na Escola: Estudo de caso sobre as experiências de ampliação da jornada escolar no município de Juazeiro-Bahia,
Brasil
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | As Funções do Diretor de Turma no Contexto Organizacional de uma Escola Privada de Luanda - Angola
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | O Diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Monodocência nas 5ª e 6ª Classes do Ensino Primário em Angola. A Visão dos Professores
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- EScolar e 1º Ciclo do Ensino Básico - A resolução de conflitos enquanto
aprendizagem social das crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Papel, funções e importância dos Coordenadores Pedagógicos Universitários, no Sucesso Académico na Escola Superior Pedagógica
da Luanda Norte e Politécnica da Luanda Sul-Angola
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Contributos para a Análise do Ensino Médio Brasileiro: Finalidades Curriculares e Rendimento Escolar- O Caso de uma Escola
Pública de Fortaleza
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2013 - 2013 | Mediação em Contexto Escolar - para gestão positiva dos conflitos - Implementação de um projeto de mediação escolar na Escola
Básica Conde Vilalva
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Mediação Escolar e Direcção de Turma: Um estudo sobre as práticas dos diretores de turma no 3º Ciclo de uma escola do Baixo
Alentejo
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | A empregabilidade por ação da formação de adultos. Uma abordagem sociológica sobre os cursos de educação e formação de adultos
Orientador
|
Sociologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2008 - 2008 | As Componentes Educativa e Cultural das Organizações como Factores Incrementais da Cooperação Inter-institucional e do Desenvolvimento
organizacional
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2007 - 2007 | Contributos para uma Análise da Formação contínua nas práticas Pedagógicas de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em
Portugal: Um Estudo Local
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/02 - 2024/11/02 | Atividade promovida no âmbito da iniciativa ECS/2023 - Ano do Desenvolvimento Sustentável e da Paz
Conferência
|
A Mediação e a pedagogia da convivência: A construção de uma cultura de paz na escola
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/07/01 - 2023/07/15 | Missão de Serviço a convite do XVIII Governo Constitucional de São Tomé e Príncipe, Ministério da Educação, Cultura e Ciências,
no âmbito do programa de desenvolvimento das políticas públicas
Outro
|
Missão de Serviço
República Democrática de S. Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe
|
2023/04/27 - 2023/04/27 | Conferência Internacional - A Joy to Learn
Erasmus + S.O.S. Peacemakers
Conferência
|
Flexibilidade Curricular - Velhos e novos desafios
Agrupamento de Escolas José Régio, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025 | Educação Cívica na Promoção da Cidadania: um estudo com os alunos da 9.ª classe da Escola Maria Manuela Margarido
Arguente
|
Celmira de Almeida do Sacramento dos Santos Lourenço (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2025 | Os impactos da Imigração na educação: os desafios dos estudantes estrangeiros da universidade de Évora
Arguente
|
Francilina Monteiro Mendes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2024/11/25 | A Ética da responsabilidade na formação de professores: fundamentos da pedagogia ecológica em Hans Jonas
Arguente principal
|
Manuel João Mungulume (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2024/04/30 | Territorialização e descentralização: Projetos Municipais de combate ao abandono e insucesso escolar.
Vogal
|
Sandra Alcina Gonçalves dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024 | PLANO 21/23 ESCOLA+, Plano de Recuperação de Aprendizagens - A resposta do sistema educativo português - O Caso do Agrupamento
de escolas do Bonfim em Portalegre
Presidente do júri
|
Ana Teresa Marques Tavares Lourenço (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2024 | A Educação ambiental no ensino Básico: um estudo de caso sobre as temáticas abordadas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
Presidente do júri
|
Inacio Ngouabi Gomes Fernandes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2023/11/17 | O papel da família no modelo curricular da escola da Ponte
Vogal
|
Isabel Lopes de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/04/14 | A influência da liderança docente na motivação para aprendizagem do aluno em sala de aula. O caso de um escola do Alentejo.
Vogal
|
Maria de Fátima Cóias Faz-tudo Cortes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
2023 | Contributos para o estudo das políticas públicas de recrutamento e seleção dos professores em São Tomé e Príncipe
Arguente
|
Lecionakse Viegas da Conceição (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Bullying, Cyberbullying e a sua dimensão: Estudo numa Escola do Alentejo
Arguente
|
Sandra Mendes Galandim (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Mediação em Contexto Escolar - Implementação do Gabinete do Provedor do Aluno numa Escola de 3.º ciclo e secundária de Évora | Pedro Miguel Almas Capucho (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Ser Professor no Contexto de Turmas " Superlotadas": O Caso de uma Escola Secundária Básica em Água Grande STP
Arguente
|
Angélica Severina Lima Costa (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/04 - Atual | International Congress of Research and Innovation in Children's Rights | Facultad de Ciencias de la Educación Y Psicologia de la Universidad de Córdoba |