Artigo em conferência |
- Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. Autor correspondente: Favinha, Marília. "Educação Artística, Realidade Virtual e Aumentada:
uma proposta de intervenção numa Casa de Acolhimento Residencial". Trabalho apresentado em XX Semana da Educação, III Congresso
Internacional de Educação, IV Encontro de Egressos e 30 Anos do PPG em Educação, Londrina, 2024.
Publicado
- Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. "Expectativas académicas: Contributo para uma análise crítica numa Casa de Acolhimento
Residencial de adolescentes femininas". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação,
Porto, 2024.
Publicado
- Favinha, Marília. "A mediação e a criação de novos contextos educativos". 2012.
- Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o
sucesso académico". 2012.
|
Artigo em revista |
- Marília Favinha; Cláudia Chambel. "O Acolhimento Residencial e o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) - educação
como resposta a jovens em perigo de exclusão". Educação em Análise (2025): https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51914.
10.5433/1984-7939.2025.v10.51914
- Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. "Academic Expectations: Contribute to the creation of a critical analysis in Residential
Care for Female Adolescents". Global Comparative Education: Journal of the WCCE (2025):
Em revisão
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Favinha, Marília; Santos, Adriana; Tiroli, Luiz; Lopes, Quenízia. "A praxis enquanto categoria fundante na constituição da
formação de professores sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34055.
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16315
- Favinha, Marília; Santos, Adriana; Tiroli, Luiz. "A pós-graduação no contexto da crise pandêmica: reflexões sobre o ensino
remoto emergencial realizado em um programa de pós-graduação localizado no Norte do paraná". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34053.
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Favinha, Marília; Matos, Euzene. "A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios". (2023): http://hdl.handle.net/10174/34039.
- Adriana Regina De Jesus Santos; Marília Evangelina Sota Favinha; Luiz Gustavo Tiroli. "A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA CRISE
PANDÊMICA:". Revista Educação em Debate (2022): https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81171.
10.24882/eemd.v44i87.81171
- Quenizia Vieira Lopes; Luiz Gustavo Tiroli; Adriana Regina de Jesus Santos; Marília Evangelina Sota Favinha. "A práxis enquanto
categoria fundante na constituição da formação de professores sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica". Revista
Ibero-Americana de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16315.
10.21723/riaee.v17iesp.1.16315
- Favinha, Marília. "ESTARÃO OS NOVOS CENTROS ESCOLARES À ALTURA DOS NOVOS DESAFIOS EDUCATIVOS?". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14261.
- Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "“Aprendizagens no Ensino Superior- o que recordam os alunos do último ano da Licenciatura
em Ciências da Educação da Universidade de Évora (2009-2011)". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14260.
- Favinha, Marília; Isaias, Anacleto. "A MONODOCÊNCIA NAS 5.ª E 6.ª CLASSES DO ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES".
(2015): http://hdl.handle.net/10174/14268.
- Favinha, Marília; Pena, Tomé. "A VISÃO DA ESCOLA PELA COMUNIDADE EDUCATIVA- ESTUDO DE CASO: ESCOLAS Nº 970, 9085 E 9131- ZANGO
(VIANA), ANGOLA". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14250.
- Favinha, Marília; Emília, Samuel. "O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar-
INE, Cabinda". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14267.
- Favinha, Marília; Pascoal, Miguel. "PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO
DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA". (2015): http://hdl.handle.net/10174/14256.
- Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "Aprender no Alentejo". (2015): http://hdl.handle.net/10174/13322.
- Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "II Jornadas de Investigação em Educação". (2015): http://hdl.handle.net/10174/13325.
- Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREÇÃO DE TURMA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DIRETORES DE TURMA
DO 3º CICLO NUMA ESCOLA DO BAIXO ALENTEJO". (2015): http://hdl.handle.net/10174/13324.
- Favinha, Marília; Pena, Tomé. "A VISÃO DA ESCOLA PELA COMUNIDADE EDUCATIVA- ESTUDO DE CASO: ESCOLAS Nº 970, 9085 E 9131- ZANGO
(VIANA), ANGOLA". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14250.
- Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "II Jornadas de Investigação em Educação". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13325.
- Correia, Ana Paula; Fialho, Isabel; Sá, Virgínio. "A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade da
educação". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12020.
- Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e
na qualidade do serviço educativo prestado". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11928.
- Favinha, Marília. "ESTARÃO OS NOVOS CENTROS ESCOLARES À ALTURA DOS NOVOS DESAFIOS EDUCATIVOS?". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14261.
- Favinha, Marília; Isaias, Anacleto. "A MONODOCÊNCIA NAS 5.ª E 6.ª CLASSES DO ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES".
(2014): http://hdl.handle.net/10174/14268.
- Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "Aprender no Alentejo". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13322.
- Favinha, Marília; Ângelo, Ana. "“Aprendizagens no Ensino Superior- o que recordam os alunos do último ano da Licenciatura
em Ciências da Educação da Universidade de Évora (2009-2011)". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14260.
- Favinha, Marília; Valério, Deolinda. "MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREÇÃO DE TURMA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DIRETORES DE TURMA
DO 3º CICLO NUMA ESCOLA DO BAIXO ALENTEJO". (2014): http://hdl.handle.net/10174/13324.
- Favinha, Marília; Pascoal, Miguel. "PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO
DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14256.
- Favinha, Marília; Emília, Samuel. "O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar-
INE, Cabinda". (2014): http://hdl.handle.net/10174/14267.
- Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "“Los procedimientos de evaluación: Influencia en el aprendizaje de los alumnus
del título de Pedagogía”". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10195.
- Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. "Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola". (2014):
http://hdl.handle.net/10174/11930.
- Favinha, MarÍlia; Beirante, David. "Formação e sustentabilidade do altruísmo nas organizações educativas: o dilema da reciprocidade
forte no desenvolvimento do espírito cooperativo". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10165.
- Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernández, Luisa. "LOS PROCEDIMIENTOS DE EVALUACIÓN: INFLUENCIA EN EL APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS
DEL TÍTULO DE PEDAGOGÍA". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10194.
- Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "La percepción del alumno sobre las destrezas cognitivas desarrolladas en el
Grado en Pedagogía de la Universidad de Murcia.". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10174.
- Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "La percepción del alumno sobre las destrezas cognitivas desarrolladas en el
Grado en Pedagogía de la Universidad de Murcia.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10174.
- Favinha, MarÍlia; Beirante, David. "Formação e sustentabilidade do altruísmo nas organizações educativas: o dilema da reciprocidade
forte no desenvolvimento do espírito cooperativo". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10165.
- Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernández, Luisa. "LOS PROCEDIMIENTOS DE EVALUACIÓN: INFLUENCIA EN EL APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS
DEL TÍTULO DE PEDAGOGÍA". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10194.
- Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa. "“Los procedimientos de evaluación: Influencia en el aprendizaje de los alumnus
del título de Pedagogía”". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10195.
- Favinha, Marília; Barnabé, João. "O reordenamento da rede escolar de 1º ciclo: o processo no Alentejo e a desertificação das
aldeias". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8227.
- Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o
sucesso académico". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8148.
- Favinha, Marília; Navarro Medina, Elisa. "La importancia de la formación ciudadana en la educación vista desde el contexto
europeo". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8190.
- Favinha, Marília; Charréu, Helena. "O problema da falta de articulação curricular entre níveis de ensino: o papel das "culturas
docentes" para a sua facilitação". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8198.
- Favinha, Marília; Góis, Mª Hélia; Ferreira, Abílio. "A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo".
(2013): http://hdl.handle.net/10174/8185.
- Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8209.
- Favinha, Marília; Cruz, Jorge. "Évora, cidade educadora, educação e criatividade: que relação?". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8205.
- Favinha, Marília; Góis, Mª Hélia; Ferreira, Abílio. "A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo".
(2012): http://hdl.handle.net/10174/8185.
- Favinha, Marília; Navarro Medina, Elisa. "La importancia de la formación ciudadana en la educación vista desde el contexto
europeo". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8190.
- Favinha, Marília; Charréu, Helena. "O problema da falta de articulação curricular entre níveis de ensino: o papel das "culturas
docentes" para a sua facilitação". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8198.
- Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o
sucesso académico". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8148.
- Favinha, Marília; Barnabé, João. "O reordenamento da rede escolar de 1º ciclo: o processo no Alentejo e a desertificação das
aldeias". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8227.
- Favinha, Marília; Cruz, Jorge. "Évora, cidade educadora, educação e criatividade: que relação?". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8205.
- Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8209.
- Favinha, Marília. "Gestão intermédia nas escolas portuguesas – o caso do director de turma e a mediação da coordenação curricular
no conselho de turma". (2010): http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8190.
- Favinha, Marília. "Gestão intermédia nas escolas portuguesas - o caso do director de turma e a mediação da coordenação curricular
no conselho de turma". (2010): https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8190.
|
Capítulo de livro |
- Favinha, Marília; Moreira, Maria de Lurdes. "(In) disciplina – um estudo com professores do ensino básico e secundário a partir
das suas perceções e representações: Causas e/ou consequência?". DE FACTO EDITORES, 2020.
- Moreira, Maria de Lurdes; Favinha, Marília. "Diferenciação curricular e pedagógica: Dificuldades de concretização nas perceções
e representações de professores do ensino básico e secundário em escolas do Alentejo". Edições ISPA, 2019.
- Favinha, Marília; Moreira, Maria de Lurdes. "(In) disciplina – um estudo com professores do ensino básico e secundário a partir
das suas perceções e representações: Causas e/ou consequência?". DE FACTO EDITORES, 2018.
- Favinha, Marília; Martínez-Valcárcel, Nicolás; Souto-González, Xosé Manuel. "La Historia de España- análisis, interpretación
y poder de cambio de los testimonios de professores y alumnos". Nau Libres- Edicions Culturals Valencianes, 2015.
- Favinha, Marília; Martínez-Valcárcel, Nicolás; Souto-González, Xosé Manuel. "La Historia de España- análisis, interpretación
y poder de cambio de los testimonios de professores y alumnos". Nau Libres- Edicions Culturals Valencianes, 2014.
- Leal da Costa, Conceição; Biscaia, Constança. "Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências
e aprendizagens pela voz de “Ana”". Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE), 2014.
- Verdasca, José; Guerreiro, Diamantino. "A promoção do sucesso e melhoria do sucesso escolar com recurso ao modelo TurmaMais:
resultados parciais de um estudo em duas escolas do Alentejo". CIEP.UE, 2014.
- Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". 2013.
- Favinha, Marília; Sousa, Hipólita. "A pertinência do papel do Director de Turma no nosso contexto escolar". 2013.
- Favinha, Marília; Víctor, Eufrásia. "O impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de
ensino aprendizagem em Angola: o caso Colégio Júlio Verne- Luanda". 2013.
- Favinha, Marília; Sequeira, António. "A importância e as competências dos Coordenadores de Departamento enquanto estrutura
de gestão intermédia". 2013.
- Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Práticas de investigação em Educação". 2013.
- Favinha, Marília. ""“Os novos desafios na Universidade: a prática pedagógica nos docentes no Ensino Superior”Universidade
de Évora- (1559-2009) 450 anos de Modernidade Educativa". Universidade de Évora/Chiado Editora, 2013.
- Favinha, Marília. ""“Os novos desafios na Universidade: a prática pedagógica nos docentes no Ensino Superior”Universidade
de Évora- (1559-2009) 450 anos de Modernidade Educativa". Universidade de Évora/Chiado Editora, 2012.
- Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Práticas de investigação em Educação". 2012.
- Favinha, Marília; Sousa, Hipólita. "A pertinência do papel do Director de Turma no nosso contexto escolar". 2012.
- Favinha, Marília; Sequeira, António. "A importância e as competências dos Coordenadores de Departamento enquanto estrutura
de gestão intermédia". 2012.
- Favinha, Marília; Víctor, Eufrásia. "O impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de
ensino aprendizagem em Angola: o caso Colégio Júlio Verne- Luanda". 2012.
- Favinha, Marília; Sousa, Benedita. "Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública". 2012.
- FAVINHA, Marília. "Currículo e ensino da História no 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal: notas para uma reflexão". Vício
de Leitura, 2012.
- FAVINHA, Marília; SILVESTRE, Maria; MAGRO, Teodolinda. "Turma Mais e Sucesso Escolar- contributos teóricos e práticos". Centro
de Investigação em Educação e Psicologia - CIEP, 2012.
- FAVINHA, Marília. "Currículo e ensino da História no 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal: notas para uma reflexão". Vício
de Leitura, 2011.
- FAVINHA, Marília; SILVESTRE, Maria; MAGRO, Teodolinda. "Turma Mais e Sucesso Escolar- contributos teóricos e práticos". Centro
de Investigação em Educação e Psicologia - CIEP, 2011.
|
Livro |
- Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola.
Centro de Investigação em Educação e Psicologia. 2015.
- Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola.
Centro de Investigação em Educação e Psicologia. 2014.
|
Resumo em conferência |
- Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. Autor correspondente: Favinha, Marília. "O impacto das expectativas académicas nos projetos
de vida de adolescentes femininas que estiveram sob a medida de Acolhimento Residencial". Trabalho apresentado em 3rd Woman
XXI International Conference on Woman, Porto, 2024.
Publicado
- Chambel, Cláudia; Favinha, Marília. Autor correspondente: Favinha, Marília. "Expectativas Académicas: Contributo para a concretização
dos projetos de vida de adolescentes femininas que estiveram sob a medida de Acolhimento Residencial". Trabalho apresentado
em 3rd Woman XXI International Conference on Woman, Porto, 2024.
Publicado
|
Tese / Dissertação |
- Africano, Luzia José. "A formação inicial e contínua dos oficiais das FAA: o caso da Academia Militar do Exército". Mestrado,
2020. http://hdl.handle.net/10174/27833.
- Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas. "O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito
no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24854.
- Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da. "Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos
do ISP: criação de um gabinete de mediação". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24776.
- Covas, Felismina Rosa. "Flexibilidade curricular: a perceção dos seus autores num agrupamento de escolas do litoral alentejano".
Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26061.
- Correia, Ivete da Graça dos Santos Lima. "Conceções e representações dos professores sobre a violência na escola: o caso da
Escola Secundária de Bombom, distrito de MÉ-Zochi - S. Tomé e Principe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25247.
- Dias, Wilder da Mota Viegas. "O papel do director de turma visto pelos alunos do 12º ano: o caso do Liceu Nacional de São
Tomé e Príncipe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24771.
- D´Abreu, Isabel Maria Correia Viegas. "O ensino superior em S. Tomé e Príncipe: desafios do Instituto Superior de Educação
e Comunicação na formação dos professores para a transformação social". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/25968.
- Fonseca, Florêncio José da. "A formação contínua de professores dos estabelecimentos de ensino superior das forças armadas
angolanas como factor de qualidade de ensino: caso do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) - Luanda". Mestrado, 2018.
http://hdl.handle.net/10174/24032.
- Ginja, Ana Cristina Ramos Barão. "Expetativas de alunos relativamente à escola: um estudo, com alunos do 4º, 6º e 9º anos
de escolaridade, numa escola rural do distrito de Faro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20874.
- Emília, Samuel Zinga. "Perfis de liderança em contexto escolar: o papel do diretor na administração e gestão das escolas do
ensino médio na província do Zaire". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21122.
- Matos, Euzene Mendonça Barbosa. "Contributos para a análise do ensino médio brasileiro: finalidades curriculares e rendimento
escolar - o caso de uma escola pública de Fortaleza". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18613.
- Serrano, João Manuel Monteiro. "As componentes educativa e cultural das organizações como fatores incrementais da cooperação
inter-institucional e do desenvolvimento organizacional". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16233.
- Rosa, Inácio Francisco João da. "Fatores determinantes na avaliação do desempenho profissional dos professores do 2º ciclo
da Escola 6053 - Luanda - Angola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17422.
- Tomás, Diodeth Mara Francisco. "Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso
do estudo à ETPS de Luanda". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/13257.
- Cumbelembe, Adriana. "A função da escola na formação de novos cidadãos. Expetativas dos encarregados de educação: estudo de
caso de três escolas primárias dos municípios de Viana e Cazenga - Luanda". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17876.
- Chissanguela, Tadeu Calandula. "Perfil do professor angolano do ensino primário: contributo para um estudo comparativo no
Município de Belas - Coégio Pitruca e Escola Pública Pedalé". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/13031.
- Camilo, Olímpia Adelino. "As funções do diretor de turma no contexto organizacional de uma escola privada de Luanda - Angola".
Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/15883.
- Sousa, José Carlos Matias de. "Políticas de descentralização e desconcentração: o papel das equipas de apoio às escolas no
contexto da implementação das medidas de política educativa entre 2005 e 2011". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10174/18222.
- Isaías, Anacleto Ferramenta. "A monodocência nas 5.ª e 6.ª classes do ensino primário em Angola: a visão dos professores".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12344.
- Janes, Andreia Valido. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução
de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12099.
- Oliveira, Francisca Alves da Mota. "Mais tempo na escola: estudo de caso sobre as experiências de ampliação da jornada escolar
do município de Juazeiro-Bahia, Brasil". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/14993.
- Duarte, Carina Alexandra Damas. "Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade
na escola". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/22366.
- Damião, Hermenegildo Sebastião. "O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga)
Angola". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/12965.
- Favinha, Marília Evangelina Sota. "A direcção de turma e a mediação: a coordenação da gestão curricular nos 2º e 3º ciclos
do ensino básico". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11173.
- Ângelo, Ana Isabel dos Santos. "Aprendizagens no ensino superior: o que recordam os alunos do último ano da Licenciatura em
Ciências da Educação da Universidade de Évora". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16280.
- Cortes, Maria de Fátima Cóias Faztudo. "Perfis de liderança em contexto escolar: delegação ou concentração de poder e seus
reflexos motivacionais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10949.
- Garrido, Deolinda do Carmo Oleirinha Valério. "Mediação escolar e direção de turma: um estudo sobre as práticas dos diretores
de turma do 3º ciclo numa escola do Baixo Alentejo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/11338.
- Pascoal, Miguel. "Papel, funções e importância dos coordenadores pedagógicos universitários no sucesso académico da Escola
Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul - Angola". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10924.
- Rodrigues, Ana Paula Vieira. "Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto
de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/11953.
- Trindade, José Augusto Rodrigues. "A prática pedagógica do gestor democrático no ambiente escolar e a construção do projeto
pedagógico de apoio: estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental "Mário Carneiro de Miranda"". Mestrado, 2013.
http://hdl.handle.net/10174/14896.
- Cruz, Jorge Alexandre Ponciano da. "Évora, cidade educadora: contributos para a definição de políticas locais de educação".
Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16354.
- Emília, Samuel Zinga. "O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar, INE
- Cabinda". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/14632.
- Pena, Tomé Manuel. "Uma visão da escola pela comunidade educativa - estudo de caso: escolas nºs 970, 9085 e 9131 - Zango-Viana-Luanda-Angola".
Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/11804.
- Barnabé, João Carlos da Silva Rodrigues. "O reordenamento da rede escolar: um estudo sobre um centro escolar de nova geração".
Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15573.
- Oliveira, Margaret Fernandes Coelho de. "Inclusão das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação contínua dos
professores do ensino fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA)". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15704.
- Lima, Constança Tomé João de. "O professor angolano no novo contexto de mudança". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/15332.
- Sequeira, António Luis Rocha. "A Relevância e as Competências das Estruturas de Gestão Intermédia: os coordenadores de departamento".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/9856.
- Almeida, Óscar Guilherme de. "O papel do Ministério da Ciência e Tecnologia na coordenação da política de investigação científica
e tecnológica em Angola". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/12220.
- Victor, Eufrásia Lúcia Afonso Corrêa. "Impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação TIC face ao processo de
ensino/aprendizagem em Angola: o caso das Escolas de Formação de Professores n. 3031 "Garcia Neto", Colégio Júlio Verne em
Luanda, Instituto Médio de Economia e o Colégio Sol na Huíla - Lubango". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10174/12541.
- Silva, Shirley Maria Dias da. "Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?".
Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/15065.
- Freitas, Asarias Favacho de. "Gestão democrática caminhos e possibilidades : um estudo de caso em uma escola pública de ensino
fundamental em Belém". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/20701.
- Sousa, Benedita do Socorro Sousa de. "A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública
em Macapá, Amapá-Brasil". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/11837.
- Sousa, Maria Hipólita Condeças de Carvalho Entradas de. "O director de turma como mediador entre o concelho de turma, os alunos,
e os encarregados de educação: Contributos para a avaliação da direcção de turma". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18500.
- Favinha, Marília Evangelina Sota. "A direcção de turma e a mediação: a coordenação da gestão curricular nos 2º e 3º ciclos
do ensino básico". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10174/11173.
|