???global.info.a_carregar???
SUSANA BASTOS. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
SUSANA BASTOS

Nomes de citação

  • BASTOS, SUSANA
  • Bastos, Susana M.
  • Susana Moreira Bastos

Identificadores de autor

Ciência ID
5D1B-7F24-24D2
ORCID iD
0000-0001-9442-1348
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=bWe0Y1YAAAAJ&hl=pt-PT&oi=sra
Researcher Id
E-9747-2019
Scopus Author Id
56358860400

Telefones

Telemóvel
  • 937123230 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/09/26
Concluído
Curso Lab Tips x Bricks, promovido pela Universidade Roma TRE (4 horas) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/07
Concluído
Formação no âmbito das unidades curriculares de PSE I e II com o objetivo de adaptar as tarefas existentes nas unidades curriculares ao novo software Primavera (Outros)
Especialização em Contabilidade
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/05
Concluído
Curso de formação no software PRIMAVERA, versão 10 para o ensino (5 dias) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2018
Concluído
Curso de Inglês - nível B.2.2. (120 horas) (ano letivo 2017/2018) (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018
Concluído
Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilação Automática Externa (6 horas) ERC Qualification Basic Life Support (BLS) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2018
Concluído
Formação "Estrutura de Contas do Código de Contas nas Demonstrações Financeiras". Duração: 3 horas (4 de Abril) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018
Concluído
One-Way Analysis of Variance – Are you doing it the right way?, ICGR (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018
Concluído
BIP Summit 2018 - Universidade do Porto Inovação (Outros)
Oporto Business School, Portugal
2018
Concluído
Formação "Modelo 22". Duração: 3 horas (6 de Junho) (Outros)
Especialização em Contabilidade e Fiscalidade
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
BOM
2018
Concluído
Formação "Isenção das Participações e a Dupla tributação Internacional". Duração; 1,5 horas (11 de Junho) (Outros)
Especialização em Contabilidade e Fiscalidade
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018
Concluído
Empreendedorismo 4.0 – O Desenvolvimento de Pessoas e Negócios na Era Global (Outros)
AEP - Associação Empresarial de Portugal, Portugal
2018
Concluído
Sessão de divulgação do Programa Erasmus+ Call 2019 (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2017
Concluído
Curso de Inglês - nível B.2.1. (120 horas) (ano letivo 2016/2017) (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017
Concluído
Formação em " Candidaturas SAICT E SIAC E SIIDT" (2 dias) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017
Concluído
Formação "Modelo 22". Duração: 2 horas (7 de Junho) (Outros)
Especialização em Contabilidade e Fiscalidade
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
BOM
2017
Concluído
Formação "IVA - Alterações introduzidas pela Portaria n.º 221/2017". Duração: 2 horas (18 de Outubro) (Outros)
Especialização em Contabilidade e Fiscalidade
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
BOM
2017
Concluído
Erasmus+ Key Action 2 Strategic Partnerships for Vocational Education & Training and Adult Education application completion webinar (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015/09/22 - 2016/06/20
Concluído
Curso de Escrita Criativa (60 horas), ministrado pelo escritor Pedro Chagas Freitas (Outros)
Pedro Chagas Freitas , Portugal
2016
Concluído
Formação "Um Novo Olhar sobre a Administração Pública - SNC-AP". Duração: 8 horas (Outros)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2002 - 2015
Concluído
Formação de "Informática de Gestão" (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2002 - 2015
Concluído
Sistema Integrado de Gestão e Administração (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2002 - 2015
Concluído
Formação “Sistema Integrado de Gestão e Administração” (Outros)
Especialização em Contabilidade, Gestão e Administração de Empresas
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015
Concluído
Formação "Modelo 22". Duração: 1 hora (3 de Junho) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015
Concluído
Formação "Principais Alterações ao SNC". Duração: 1 hora (25 de Novembro) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015
Concluído
Curso de Escrita designado "Storytelling", 30 horas, ministrado pelo escritor Pedro Chagas Freitas (Outros)
Pedro Chagas Freitas , Portugal
2014
Concluído
Formação "Modelo 22 - Alterações Legislativas". Duração: 2 horas (28 de Maio) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014
Concluído
Formação "Relatório de Auditoria". Duração: 2 horas (17 de Junho) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014
Concluído
Formação "IVA - Obrigações Declarativas". Duração: 1 hora (26 de Novembro) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013
Concluído
Formação "Demonstrações Financeiras - Anexo". Duração: 2 horas (23 de Abril) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013
Concluído
Formação "Modelo 22". Duração: 2 horas (29 de Maio) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013
Concluído
Formação "IES". Duração: 2 horas (25 de Junho) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013
Concluído
Formação "IVA - Apuramento e Declarações Periódicas e Recapitulativa". Duração: 1 hora (23 de Outubro) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012
Concluído
Formação "Dissolução, Liquidação e Fusão de Sociedades". Duração: 2 horas (2 de Maio) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012
Concluído
Formação "NCRF 20 - O Rédito". Duração: 2 horas (23 de Maio) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012
Concluído
Formação "Modelo 22". Duração: 2 horas (13 de Junho) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011
Concluído
Doutoramento em Educação, Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Especialização em Didáctica e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"A Simulação do Ambiente Empresarial de base Tecnológica para a Formação de Competências - Proposta de um modelo para a formação dos estudantes da Simulação Empresarial do Curso de Contabilidade e Administração do ISCAP." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
2011
Concluído
Formação "As Demonstrações Financeiras em SNC". Duração: 2 horas (12 de Janeiro) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011
Concluído
Formação "Reconhecimento, Mensuração e Divulgação dos Instrumentos Financeiros no SNC". Duração: 2 horas (5 de Maio) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011
Concluído
Formação "Modelo 22 - Preenchimento e análise". Duração: 4 horas (15 de Junho) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2010
Concluído
Formação "Novo Código Contributivo". Duração: 8 horas (29 de Dezembro) (Outros)
AEP - Associação Empresarial de Portugal, Portugal
2009
Concluído
Formação "Moodle nível avançado - Parte I". Duração: 3 horas (21 de Outubro) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2008
Concluído
Formação "Contabilidade Pública". Duração: 4 horas (Outros)
Ordem dos Contabilistas Certificados, Portugal
2007
Concluído
Formação "Processo de Constituição de Sociedade". Duração: 4 horas (15 de Fevereiro) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Suficiente
2007
Concluído
Formação "Processo de Importação". Duração: 6 horas (9 de Maio) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Bom
2006
Concluído
Formação "Encerramento do ano". Duração: 3 horas (30 de Novembro) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Bom
2002
Concluído
Curso de Formação de Formadores em Igualdade de Oportunidades (Outros)
Tempo Jovem - Formação Profissional e Contabilidade, Lda., Portugal
2000
Concluído
Mestrado em Contabilidade e Administração (Mestrado)
Especialização em Contabilidade e Administração
Universidade do Minho, Portugal
"Os Novos Sistemas de Financiamento da Administração Pública." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com Distinção
1999
Concluído
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
CESNORTE - Porto, Portugal
Muito bom
1994
Concluído
Licenciatura em Gestão de Empresas (Licenciatura)
Especialização em Gestão de Empresas
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2017 Consultoria - Realização de estudo económico e financeiro/Contabilidade FAIRYDUST - Produtos Alimentares, S.A., Portugal
2017 - 2017 Vereadora sem pelouros Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2013 - 2017 Vereadora desde 01/12/2013 até 21/02/2017 Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2014 - 2015 Consultoria - Assessoria na realização de Estudo económico e financeiro Iberlab & Imunoreage - Soluções de Laboratórios, Lda., Portugal
2013 - 2015 Consultoria - Assessoria no Processo de Implementação do Sistema de Custeio J. Sampaio & Irmão, Lda. (Fábrica de Calçado Calafe), Portugal
2011 - 2014 Consultoria - Assessoria na Coordenação do Subprojeto de IDT do Projeto NEWALK - Materiais, componentes e tecnologia para o calçado do futuro Centro Tecnologico do Calcado de Portugal, Portugal
2008 - 2011 Consultoria - Implementação de um Sistema de Gestão Integrado Albano R. N. Alves - Distribuição de Papel, S.A., Portugal
2007 - 2007 Formadora - Contabilidade e Economia para acesso ao Ensino Superior INVENT - Associação para a Competitividade e para a Inovação na Gestão, Portugal
INVENT - Associação para a Competitividade e para a Inovação na Gestão, Portugal
1999 - 2006 Direção Administrativa e Financeira Tempo Jovem - Formação Profissional e Contabilidade, Lda., Portugal
2005 - 2005 Formadora - Organização e Gestão; Auditoria Financeira e Gestão da Produção ANE - Associação Nacional de Empresárias, Portugal
2003 - 2005 Formação de Professores - no âmbito da unidade curricular Projeto de Simulação Empresarial Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
1999 - 2005 Formadora - Contabilidade (1000 horas de formação) CESNORTE - Porto, Portugal
1999 - 1999 Formadora - Contabilidade (220 horas) e Gestão Financeira (80 horas) Soprofor - Porto, Portugal
1993 - 1997 Direção Administrativa e Financeira Lactiporto, Lda., Portugal
1990 - 1993 Administrativa Baviera - Comércio de Automóveis, S.A., Portugal
1985 - 1990 Secretária/Dactilógrafa Casa Angola Internacional, Lda., Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 Projeto LIVING LAB
Outra
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Ministério do Ambiente
Em curso
2017 - 2019 CoSki21: Core Skills for 21st Century Professionals
Outra
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Comissão Europeia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Parceria Estratégica para a Educação de Adultos FINANCES - FINancial Awareness for Citizens with Enriched Skills, a submeter à Agência Nacional Portuguesa
N/A
Investigador responsável
CEOS.PP - Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2020 - Atual Parceria Estratégia para o Ensino Escolar SHARE4.0 - ScHool-reseArch-industRy aliance for 4.0, a submeter à Agência Nacional Italiana
N/T
Investigador responsável
CEOS.PP - Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2020 - Atual Parceria Estratégica para o Ensino Superior TELLme 4.0: Teamwork Essential Learnng Lean Managerial Enterprise 4.0, a submeter à Agência Nacional Portuguesa
N/T
Investigador responsável
CEOS.PP - Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. BASTOS, SUSANA; GIGLIO, M.; Eliahoo, R.; Makrides, G. "Teacher-Change Dimensions to Improve Teaching and Learning". Trabalho apresentado em EAPRIL 2019 Conference, Tartu, 2019.
    Publicado
  2. BASTOS, SUSANA; Ntoung, Lious Agbor Tabot; De Oliveira, Helena M. S.; Pimentel, Liliana Marques; De Sousa, Benjamim M. F.. "Are Small and Medium Size Enterprise: Risk Averse during Financial Crisis in Spain?". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) – A Contabilidade na Era Digital: Oportunidades e Desafios, Porto, 2019.
    Publicado
  3. BASTOS, SUSANA; Azevedo, Liliana; De Oliveira, Helena M. S.; José-Luiz Poza. "A New Era for Education: Student 5.0". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2019.
    Publicado
  4. BASTOS, SUSANA; De Oliveira, Helena M. S.; Ntoung, Lious Agbor Tabot; De Sousa, Benjamim M. F.; Pereira, Cláudia M. F.. "Free Cash Flow Agency Problem and Accounting Numbers Relevance in Spain and South Africa". Trabalho apresentado em VIII Congreso ACCID y APC - Nuevos tiempos, Nuevas oportunidades, Barcelona, 2019.
    Publicado
  5. BASTOS, SUSANA; Ntoung, Lious Agbor Tabot; De Oliveira, Helena M. S.; De Sousa, Benjamim M. F.; Tambi, Mallex Ntoung Agbor; Pereira, Cláudia M. F.. "Audit Quality, Corporate Governance and Firm Characteristics: A Comparative Analysis Spain and Portugal". Trabalho apresentado em XXIV Workshop on Accounting and Management Control - Memorial Raymond Konopka, Coimbra, 2019.
    Publicado
  6. Bastos, Susana; Moreira Silva, Manuel; Azevedo, Liliana; Santos De Oliveira, Helena Maria. "Soft digital skills in Higher Education Curricula: HEI’s 5.0". 2019.
  7. BASTOS, SUSANA; De Oliveira, Helena, M. S.; Pereira, Cláudia M. F.; Ntoung, Lious A. T.; De Sousa, Benjamim M. F.; Kome, Mesonge. "Impact of Family Involvement in Ownership and Management on Firm Performance: Evidence from Spain". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Internacional da AECA, Lisboa, 2018.
    Publicado
  8. BASTOS, SUSANA; Bouça, Mariana, F.. "A Auditoria e a Gestão do Risco". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Internacional da AECA, Lisboa, 2018.
    Publicado
  9. BASTOS, SUSANA; Schleutker, Kai; Azevedo, Liliana. "Technology using active methods and self-evaluation to promote effectiveness in Higher Education". Trabalho apresentado em 12th EAPRIL Conference – European Association for Practioner Research on Improving Learning, Hämeenlinna, 2017.
    Publicado
  10. BASTOS, SUSANA; Ntoung, Lious A. T.; De Oliveira, Helena M. S.; Pereira, Cláudia M. F.; Sousa, Benjamim M. F.; Kome, Mesonge. "Family Involvement in Ownership, Management and Firm Performance in Spain". Trabalho apresentado em do XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA), Aveiro, 2017.
    Publicado
  11. BASTOS, SUSANA; Silva, Bruno P.. "O poder das palavras: como a percepção cognitiva das palavras pode ser alterada pelas diferentes culturas. De que forma a palavra denúncia influencia o processo de tomada de decisão perante uma fraude". Trabalho apresentado em XXVIII Encontro Associação das Universidades de Língua Portuguesa - AULP, Campinas, 2017.
    Publicado
  12. BASTOS, SUSANA; Azevedo, Liliana; De Oliveira, Helena M. S.; Mesquita, Anabela. "Como Enfrentar os Novos Desafios no Ensino? Utilização de Metodologia Inovadora no Processo de Ensino-Aprendizagem, Avaliação e Relação Professor-Estudante-Professor com Recurso à Utilização do Simulador em Ambiente Empresarial de Base Tecnológica". Trabalho apresentado em XXVI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa - AULP, Díli, Timor-Leste. Rotas dos Signos: Mobilidade Académica e Globalização no Espaço da CPLP e Macau, Díli, 2016.
    Publicado
  13. BASTOS, SUSANA; Azevedo, Liliana. "O Simulador do Ambiente Empresarial de Base Tecnológica: Metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, avaliação e relação professora-estudante vs estudante-professor". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE – Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. As Pedagogias na Sociedade Contemporânea – Desafios às Escolas e aos Educadores, Lisboa, 2016.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. BASTOS, SUSANA; Ntoung, Lious A. T.; De Oliveira, H. M. S.; De Sousa, Benjamim M. F.; Pimentel, Liliana M.. "Are Family Firms Financially Healthier than non-Family Firm?", Journal of Risk and Financial Management, 2020, http://doi:10.3390/jrfm13010005.
  2. BASTOS, SUSANA; SCHLEUTER, Kay; Azevedo, Liliana. "How to facilitate development of soft skills in business studies? Description of a Portuguese and a Finnish pilot", AMK-LEHTI // UAS Journal Journal of Finnish Universities of Applied Sciences, 2018, https://uasjournal.fi/in-english/development-of-soft-skills-in-business-studies/.
Artigo em revista
  1. Bastos, Susana; Moreira Silva, Manuel; Santos de Oliveira, Helena Maria; Caggiano, Valeria; Poza-Lujan, Jose-Luis. "Digital-distance-education: a step back?". (2021): http://hdl.handle.net/10400.22/17984.
    10.17762/pae.v58i3.4356
  2. Ntoung, Lious Agbor Tabot; Santos de Oliveira, Helena Maria; de Sousa, Benjamim Manuel Ferreira; Pimentel, Liliana Marques; Bastos, Susana Adelina Moreira Carvalho. "Are Family Firms Financially Healthier Than Non-Family Firm?". Journal of Risk and Financial Management (2020): https://publons.com/publon/29035682/.
    10.3390/JRFM13010005
  3. Bastos, Susana; Moreira Silva, Manuel; Poza-Lujan, Jose-Luis. "A reinvented education in Business and accounting using a GBL approach for soft skills". (2020): http://hdl.handle.net/10400.22/17967.
    10.34190/GBL.20.047
  4. BASTOS, SUSANA; Silva, Manuel Moreira; Azevedo, Liliana; De Oliveira, Helena M. S.. "Soft Digital Skills in Higher Education Curricula: HEI’s 5.0". European Conference on e-Learning (ECEL 2019) (2019): http://www.ejel.org.
    Publicado
  5. Bastos, Susana; De Oliveira, Helena; Silva, Moreira Manuel; Azevedo, Liliana. "Soft-Digital Skills in Higher Education Curricula". PROCEEDINGS OF THE 12TH EUROPEAN CONFERENCE ON E-LEARNING (ECEL) (2019): https://publons.com/publon/34099979/.
    10.34190/EEL.19.037
  6. BASTOS, SUSANA; Oliveira, Helena Costa. "O ensino da contabilidade na era digital". CISCI 2018 Collection II (2018): 117-121. http://www.iiis.org/CDs2018/CD2018Summer/bookC2.htm.
    Publicado
  7. Ntoung, Lious A. T.; De Oliveira, Helena M. S.; Pereira, Cláudia M. F.; Sousa, Benjamim M. F.; BASTOS, Susana A. M. C.; KOME, Cacilia. "Family Involvement in Ownership, Management and Firm Performance in Spain". Revista Contabilidade e Gestão 21 1 (2017): 123-153. https://www.occ.pt/fotos/editor2/ceg21webfinal.pdf.
    Publicado
  8. BASTOS, SUSANA; De Oliveira, Helena; Azevedo, Liliana. "How to Embrace the New Challenges of Education? The Use of an Innovative Methodology in the Teaching-Learning Process, in the Assessment and in the Relation Teacher-Student vs. Student-Teacher". Turkish Online Journal of Educational Technology, No. Special Issue, November, Vol. INTE 2016 INTE 2016 SI (2016): 1130-1148. http://www.tojet.net/special/2016_11_1.pdf.
    Publicado
  9. BASTOS, SUSANA; Azevedo, Liliana; Oliveira, L.. "O Simulador do Ambiente Empresarial de Base Tecnológica na Formação de Competências". CISCI 2012 – Undécima Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática (2012): https://www.academia.edu/4445149/Memorias_de_la_Und%C3%A9cima_Conferencia_Iberoamericana_de_Sistemas_Cibern%C3%A9tica_e_Inform%C3%A1tica_CISCI_2012.
    Publicado
Livro
  1. BASTOS, SUSANA; Azevedo, Liliana; Oliveira, Laurindo. Desafios à escola superior: Metodologia inovadora em AE. Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica.. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Académicas. 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Girardi, Samara Daiane da Silva. "A percepção dos docentes sobre o ensino da contabilidade à distância: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17701.
  2. Silva, Joana Filipa Teixeira Jesus e. "A profissão de auditoria na indústria 4.0: perceção dos Revisores Oficiais de Contas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19593.
  3. Meireles, Liliana Filipa Marinho. "A influência da pandemia covid-19 na auditoria interna e na contabilidade". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19606.
  4. Martins, Joana Patrícia Figueiredo. "A auditoria interna e o Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados estudo de caso: o Município de Vila Nova de Gaia". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17511.
  5. Gomes, Diana Isabel Brandão Sampaio. "Proposta de implementação do manual de controlo Interno na Vygon Portugal, Lda". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/17407.
  6. Sousa, Andreia Daniela Pereira de. "Governação das sociedades – análise comparativa entre as empresas portuguesas e espanholas cotadas em Bolsa". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/17409.
  7. Cruz, Alexandre Diogo Lazarim dos Santos. "O impacto do Controlo Interno nas PME Excelência". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/16053.
  8. Neves, Cátia Raquel Sousa das. "Práticas na deteção e prevenção de insolvências - o papel do auditor". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12588.
  9. Oliveira, Tiago da Rocha. "Valorização das competências académicas no mercado de trabalho - estudo de caso: licenciatura em contabilidade e administração e o mestrado em auditoria do ISCAP". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12582.
  10. Silva, Bruno Prando da. "O poder das palavras: como a palavra denúncia pode impactar a tomada de decisão dos denunciadores perante uma fraude". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/13021.
  11. Araújo, Paulo Edgar Sousa. "Controlo onterno e apropriação Indevida de ativos - Estudo de Caso: PME´S Excelência (2017)". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12591.
  12. Bouça, Mariana Fernandes. "A auditoria e a gestão de risco". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11284.
  13. Oliveira, Rute Ester Coelho de. "O sistema de gestão da qualidade na Câmara Municipal de Gaia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11170.
  14. Silva, Pedro Xavier Quaresma da. "A auditoria e o controlo interno nos inventários". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9657.
  15. Sousa, Natacha Correia de. "A importância da auditoria na deteção e prevenção da fraude". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9668.
  16. Marques, Filipe André da Costa. "Auditoria financeira e a sua importância para os stakeholders na Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Norte". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9662.
  17. Brites, Aristídes Baptista. "Sistemas de gestão de qualidade estudo caso - PMRS, S.A. - Pinheiro Manso Residência Sénior, S.A". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9644.
  18. Rocha, Daniela Andreia Ribeiro. "O contributo da auditoria interna na elaboração de boas práticas contabilísticas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9699.

Outros

Outra produção
  1. Material de apoio ao planeamento das sessões, sua implementação e execução nas unidades curriculares Simulação Empresarial I e II (diapositivos, tarefas, textos de apoio, documentos de apoio (A's) e processos (PRO's) (Desde 2003). Colaboração na produção do material de apoio ao planeamento das sessões de trabalho, à sua implementação e execução nas unidades curriculares de Simulação Empresarial I e Simulação Empresarial II (diapositivos, tarefas, textos de apoio, documentos de apoio (A’S) e processos (PRO’s).. 2003. BASTOS, SUSANA.
  2. Programa da unidade curricular Técnicas de Comércio Internacional I (De 1998 a 2003). Elaboração dos programas das unidades curriculares lecionadas de 1998 a 2003. 1998. BASTOS, SUSANA.
  3. Programa da unidade curricular Técnicas de Comércio Internacional II (De 1998 a 2003). Elaboração dos programas das unidades curriculares lecionadas (De 1998 a 2003). 1998. BASTOS, SUSANA.
  4. Programa da unidade curricular Organização Económica Internacional (De 1998 a 2003). Elaboração do programa da unidade curricular lecionada durante os anos de 1998 a 2003. 1998. BASTOS, SUSANA.
  5. Programa da unidade curricular Projeto de Empresa (De 1998 a 2003). Elaboração do programa da unidade curricular lecionadas de 1998 a 2003. 1998. BASTOS, SUSANA.
  6. Programa da unidade curricular Técnicas de Administração I (De 1998 a 2003). Elaboração do programa da unidade curricular lecionada de 1998 a 2003. 1998. BASTOS, SUSANA.
  7. Programa da unidade curricular Técnicas de Administração II (De 1998 a 2003). Elaboração do programa da unidade curricular lecionada de 1998 a 2003. 1998. BASTOS, SUSANA.
  8. Material didático: textos de apoio e exercícios práticos da unidade curricular Técnicas de Comércio Internacional I (lecionada de 1998 a 2003). Produção de textos de apoio com base nos objetivos definidos (gerais e específicos) e competências de chegada e de exercícios com aderência à prática (processos de desalfandegamento, entre outros), e outro material de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.. 1998. BASTOS, SUSANA.
  9. Material didático: textos de apoio e exercícios práticos da unidade curricular Técnicas de Comércio Internacional I (leccionada de 1998 a 2003). Produção de textos de apoio com base nos objetivos definidos (gerais e específicos) e competências de “chegada” e de exercícios com aderência à prática (processos de desalfandegamento, entre outros), e outro material de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.. 1998. BASTOS, SUSANA.
  10. Material didático: textos de apoio e exercícios práticos da unidade curricular Organização Económica Internacional (lecionada de 1998 a 2003). Produção de textos de apoio com base nos objetivos definidos (gerais e específicos) e competências de “chegada” e de exercícios com aderência à prática (processos de desalfandegamento, entre outros), e outro material de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.. 1998. BASTOS, SUSANA.
  11. Material didático: textos de apoio e exercícios práticos da unidade curricular Projeto de Empresa, lecionada de 1998 a 2003. Produção de textos de apoio com base nos objetivos definidos (gerais e específicos) e competências de “chegada” e de exercícios com aderência à prática (processos de desalfandegamento, entre outros), e outro material de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.. 1998. BASTOS, SUSANA.
  12. Material didático: textos de apoio e exercícios práticos da unidade curricular Técnicas de Administração I (lecionada de 1998 a 2003). Produção de textos de apoio com base nos objetivos definidos (gerais e específicos) e competências de “chegada” e de exercícios com aderência à prática (processos de desalfandegamento, entre outros), e outro material de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.. 1998. BASTOS, SUSANA.
  13. Material didático: textos de apoio e exercícios práticos da unidade curricular Técnicas de Administração II (lecionada de 1998 a 2003). Produção de textos de apoio com base nos objetivos definidos (gerais e específicos) e competências de “chegada” e de exercícios com aderência à prática (processos de desalfandegamento, entre outros), e outro material de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.. 1998. BASTOS, SUSANA.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/08 Soft Digital Skills in Higher Education Curricula: HEI’s 5.0 18th European Conference on e-Learning (ECEL 2019)
Aalborg University Copenhagen (Copenhaga, Dinamarca)
2019/11/07 Are Small and Medium Size Enterprise: Risk Averse during Financial Crisis in Spain? XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) – A Contabilidade na Era Digital: Oportunidades e Desafios
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
2019/07/18 A New Era for Education: Student 5.0 III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2019/06/07 Free Cash Flow Agency Problem and Accounting Numbers Relevance in Spain and South Africa. VIII Congreso ACCID y APC - Nuevos tiempos, Nuevas oportunidades
IQS School of Management (Barcelona, Espanha)
2019/01/24 Audit Quality, Corporate Governance and Firm Characteristics: A Comparative Analysis Spain and Portugal XXIV Workshop on Accounting and Management Control - Memorial Raymond Konopka
ISCAC Coimbra Business School (Coimbra, Portugal)
2018/11/14 Competências Chave do Trabalho no Século XXI. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas - Avanços e Desafios
UNINOVE e no Centro de Convenções Rebouças (São Paulo, Brasil)
2018/09/21 A Auditoria e a Gestão do Risco. XVIII Encontro Internacional da AECA
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09/20 Impact of Family Involvement in Ownership and Management on Firm Performance: Evidence from Spain. XVIII Encontro Internacional da AECA
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/08 O ensino da contabilidade na era digital. Apresentação virtual referenciada como CA330MT. Décima Sétima Conferencia Ibero-americana em Sistemas, Cibernética e Informática: CISCI 2018
Orlando, Florida (Orlando, Estados Unidos)
2018/05/15 CosKi21 - Core Skills for the 21st Century Professionals. IV Congresso ACCINET
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
2018 Convidada como oradora na Conferência “A profissão na Era Digital” promovida pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Apresentação sobre a temática: Perceções sobre o perfil do contabilista na era digital “A profissão na Era Digital”
Ordem dos Contabilistas Certificados (Porto, Portugal)
2017/12/01 Technology using active methods and self-evaluation to promote effectiveness in Higher Education. 12th EAPRIL Conference – European Association for Practioner Research on Improving Learning
Häme University of Applied Sciences, Hämeenlinna, Finland (Hämeenlinna, Finlândia)
2017/10/12 Family Involvement in Ownership, Management and Firm Performance in Spain. XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/07/15 How to Embrace the New Challenges of Education? The Use of an Innovative Methodology in the Teaching-Learning Process, in the Assessment and in the Relation Teacher-Student vs Student-Teacher. International Conference on New Horizons on Education (INTE)
Universidade de Viena (Viena, Áustria)
2016/01/28 O Simulador do Ambiente Empresarial de Base Tecnológica: Metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, avaliação e relação professora-estudante vs estudante-professor. XXIII Colóquio da AFIRSE – Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
Faculdade de Educação, Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2012 O Simulador do Ambiente Empresarial de Base Tecnológica na Formação de Competências (apresentação via web) CISCI 2012 – Undécima Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática
IIIS – International Institute of Informatics and Systemics (Orlando, Estados Unidos)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Auditoria Operacional nos Hospitais: Estudo Comparativo entre o Setor Público e o Privado.
Orientador
Mestrado em Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - Atual Proposta de Implementação de um Sistema de Responsabilidade Social numa Empresa de Engenharia e Construção.
Orientador
Mestrado em Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - Atual Impostos Diferidos e sua Relevância em Portugal: Aplicabilidade nas entidades não financeiras, cotadas no PSI 20.
Orientador
Mestrado em Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - Atual Auditoria Financeira – estágio realizado na sociedade António Anjos, F. Brandão & Associados, SROC, Lda.
Orientador
Mestrado em Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - Atual Sustentabilidade e a Elaboração do Relatório de Sustentabilidade baseado na realidade das empresas portuguesas.
Orientador
Mestrado em Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2009 - Atual Sistemas de Informação - Projeto Profissional do Curso de Contabilidade e Administração, Ramo de Auditoria
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2009 - Atual Orientadora do Estágio profissional do Curso de Contabilidade e Administração, Ramo de Auditoria, realizado na empresa BDO Consulting
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2009 - Atual “O Tratado de Lisboa” - Projeto Profissional do Curso de Comércio Internacional
Orientador
Comércio Internacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2019 Impacto do Controlo Interno nas PME Excelência
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2019 A Auditoria Financeira na Era do Digital
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 O Poder das Palavras: como a palavra denúncia pode impactar a tomada de decisão dos denunciadores perante uma fraude.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Controlo Interno e a Apropriação Indevida de Ativos.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Modelo de Prevenção da Insolvência.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Valorização das Competências Académicas no Mercado de Trabalho.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 O Sistema de Gestão da Qualidade na Câmara Municipal de Gaia.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Auditoria – Fatores que condicionam a mudança de auditor.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 A Auditoria e a Gestão do Risco.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 O Contributo da Auditoria Interna na Elaboração de Boas Práticas Contabilísticas.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Auditoria Financeira e a sua Importância para os Stakeholders na Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Sistema de Gestão de Qualidade. Estudo de Caso – PMRS, S.A. – Pinheiro Manso Residência Sénior S.A.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 A importância da Auditoria na deteção e prevenção da Fraude.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 A Auditoria e o Controlo Interno nos Inventários, O caso do Vinho do Porto.
Orientador
Auditoria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/20 - 2019/11/21 Organização de Reunião com os parceiros do Projeto Core Skills for the 21st Century Professionals Event, nomeadamente a Universidade Politécnica de Valência (Vice-Reitor José Luis-Poza Lujan) e Nuria LLoret; Willem Spee da Escola de Comunicação da Hogeschool Utrecht e Ruben Van der Weijden, Diretor da Hogeschool Utrecht, Kai Schleutker da UAS – Universidade de Ciências Aplicadas de Turku ( 20 e novembro de 2019) (2019/11/20 - 2019/11/21)
Encontro (Coorganizador)
TURKU AMK - Turku University of Applied Sciences, Finlândia
2019/09 - 2019/09 Organização do Multiplier event: Core Skills for the 21st Century Professionals Event, no âmbito do Projecto Coski. (2019/09 - 2019/09)
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018/05 - 2018/06 Host in the “2018 ISCAP International Week” of the teachers Farah Iranpour and Juliana Gyasi, preparation of the themes to integrate in the PSE II lectures – Finances and Human Resources. (2018 - 2018)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018/05 - 2018/05 Representação do ISCAP em reunião de trabalho no âmbito do projecto CoSki21: Core Skills for 21st Century Professionals, (2017-1- ES01-KA203- 038589). (2018/05 - 2018/05)
Encontro
Turun Ammattikorkeakoulu, Finlândia
2018/01 - 2018/01 Organização de Reunião de Início do Projecto CosKi21 – dias 18 e 19 de janeiro de 2018, realizada nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) (2018/01/18 - 2018/01/19)
Encontro (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004 - 2018 Apresentação a diversas individualidades representantes de Universidades Estrangeiras das unidades curriculares de Projeto de Simulação Empresarial (2004 - 2018)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017/09 - 2017/09 Apresentação, a pedido do Coordenador do Curso de Gestão e Finanças, do modelo de funcionamento das unidades curriculares de Projeto de Simulação Empresarial, dado que existe interesse em implementar nas aulas do último ano um “jogo de simulação de empresas” (2017/09 - 2017/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Hogeschool Utrecht, Países Baixos
2016/11 - 2016/11 Organização do Workshop sobre a temática “Innovation Pedagogy - # Excellence in Action” - oradores convidados: Professora Doutora Minna Scheinin, Head of Future Learning Design at Turku University of Applied Sciences (TUAS) e Professor Doutor Kantola Mauri, da Univesity of Hämeenlinna (2016/11 - 2016/11)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2015 Colaboração na organização da Conferência “Portugal 2020 – Oportunidades e Desafios para as Empresas” – conferência realizada no dia 25 de março de 2015, pelo convite endereçado ao Dr. Francisco José Fernandes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Diretor da área de Auditoria Interna e Controlo de Projetos com financiamento público (2015 - 2015)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2015 Colaboração com o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) na pessoa da Doutora Alexandra Albuquerque na organização de uma visita ao Hospital de S. João do Porto, com os alunos de Mestrado de nacionalidade brasileira, pelo convite endereçado ao Dr. Amaro Ferreira, Vogal da Administração do CHSJ do Porto. Objetivo: Realidade prática de implementação de um BSC, outubro (2015 - 2015)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2002 - 2013 I-ISCAP-Theme Days the Pedagogical evaluation (ISCAP); Marketing and export (EPCE and APPCE). "The new technologies at the service of education and training." (2002 - 2013)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - Atual Web seminar Dream Jobs? Teenagers’ Career Aspirations and the Future of Work. OCDE conferencing, 30 de janeiro de 2020
Outro
"Dream Jobs? Teenagers’ Career Aspirations and the Future of Work"
OECD, França
2019/11/07 - 2019/11/07 Discussant de sessão no 18th European Conference on e-Learning at ECEL 2019, que teve lugar na Aalborg University, Copenhagen, Denmark, dia 7 de novembro de 2019 - Room: 2.1.043 Stream: Flipped Classroom, Presentations: Online Environments for Supporting Learning Analytics in the Fipped Classroom: A Scoping Review; Flipped Classroom: A Renewal Opportunity or a Pedagogical Cul-de-sac? Feasible ways to Personal Meaning Mapping in Out-of-school Contexts? E-Learning and Classroom Learning Activities.
Conferência
18th European Conference on e-Learning at ECEL 2019
Aalborg Universitet, Dinamarca
2019/11/07 - 2019/11/07 Discussant no Seminário “Colóquio de Investigação CEOS: A Contabilidade na Geração New Age: 5.0, da dissertação de doutoramento designada por “Geração SnowFlake, Modernidade Líquida e Ambiente Profissional (via Skype)
Outro
Colóquio de Investigação CEOS: A Contabilidade na Geração New Age: 5.0
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/11/06 - 2019/11/06 Pre-Conference Workshop “Using Technology for Active Learning in both Online and Face-to-Face Courses”, held at Aalborg University, Copenhagen, Denmark
Conferência
18th European Conference on e-Learning (ECEL 2019)
Aalborg Universitet, Dinamarca
2019/11/06 - 2019/11/06 Pre-Conference Workshop “Virtual Collaboration in Online Learning Environments”, held at Aalborg University, Copenhagen, Denmark
Conferência
18th European Conference on e-Learning (ECEL 2019)
Aalborg Universitet, Dinamarca
2019/05/21 - 2019/05/21 Scientific Publishing Workshop - Revista Brasileira de Gestão e Negócios - RGBN, Universidade de Aveiro
Oficina (workshop)
Scientific Publishing Workshop, Revista Brasileira de Gestão e Negócios – RBGN
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/05/09 - 2019/05/10 Fórum Interno P. Porto - Instituto Politécnico do Porto (9 e 10 de Maio)
Conferência
Fórum Interno P. Porto
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/05/06 - 2019/05/06 Função e Desempenho da Declaração Modelo 22 do IRC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (6 de Maio)
Conferência
Função e Desempenho da Declaração Modelo 22 do IRC
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/05 - 2019/05 Digital Transformation: BlockChain, AI, IoT, Cloud, Cybersecurity, by Dr. Abel Sanchez and Dr. John R. Williams - Webminar (15 de Maio).
Conferência
Webminar: Digital Transformation: Block Chain, AI, IoT, Cloud, Cybersecurit
Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos
2019/05 - 2019/05 Representação do ISCAP em reunião de trabalho no âmbito do projecto CosKi21: Core Skills for 21st Century Professionals, (2017-1- ES01-KA203- 038589) - UPV Valencia (Maio 2019)
Encontro
Reunião de trabalho - Projecto CosKi21
Universitat Politècnica de València, Espanha
2019/04/11 - 2019/04/12 IX Conference on Research and Intervention in Human Resources - Porto Accounting and Business School (11 e 12 de Abril)
Conferência
IX Conference on Research and Intervention in Human Resources
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/03/15 - 2019/03/15 Webinar staff to everyone. ECEC centre characteristics: indicators. “The Starting Strong Teaching and Learning International Survey 2018 Conceptual Framework”
Oficina (workshop)
OECD Early Childhood Education and Care Network
OECD, França
2019/01/07 - 2019/01/07 Convenção Nacional do Ensino Superior 2030 - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (7 Janeiro)
Conferência
Convenção Nacional do Ensino Superior 2030
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 "New Insights on Teaching and Learning - What to expect from TALIS 2018" - Webminar hosted by OCDE EDU, 5 de Junho
Outro
New Insights on Teaching and Learning - What to expect from TALIS 2018
OECD, França
2018/12/10 - 2018/12/12 Representação do ISCAP em reunião de trabalho no âmbito do projecto CoSki21: Core Skills for 21st Century Professionals, (2017-1- ES01-KA203- 038589) - TURKU UAS - Finlândia
Encontro
Reunião de trabalho
WIN Wissenschaftsinitiative Niederösterreich, Áustria
2018/12 - 2018/12 Representação do ISCAP em reunião de trabalho no âmbito do projecto CoSki21: Core Skills for 21st Century Professionals, (2017-1- ES01-KA203- 038589) - UPV Valencia
Encontro
Reunião de Trabalho Projecto CosKi21: Core Skills for 21st Century Professionals
Universitat Politècnica de València, Espanha
2018/10 - 2018/10 Participação no “Day of the Communication Institute”, objetivo promover uma relação de network com a escola de comunicação da Hogeschool Utrecht.
Encontro
Day of the Communication Institute
Hogeschool Utrecht, Países Baixos
2018/10 - 2018/10 Participação em reunião com o Reitor do Instituto de Comunicação da Hogeschool Utrecht University Frank T. M. Buskermolen
Encontro
Reunião com o Director do Instituto de Comunicação
Hogeschool Utrecht, Países Baixos
2017/12 - 2018/01 Colaboração com a Universidade HOGESCHOOL UTRECHT, para a alteração de alguns aspetos do jogo de simulação, em uso na universidade, de acordo com o Modelo de Simulador utilizado no ISCAP.
Encontro
Projeto de Simulação Empresarial
Hogeschool Utrecht, Países Baixos
2018 - 2018 Participação na “Semana Internacional” da INSEEC Business School, no Pólo de Paris.
Encontro
Semana Internacional da INSEEC Business School
INSEEC U, França
2018 - 2018 Participação em reunião de projeto europeu, em Viena de Áustria. Objetivo: preparação de uma candidatura ao fundo Erasmus Plus, Ação-chave K203.
Encontro
Preparação de uma candidatura ao fundo Erasmus Plus
WIN Wissenschaftsinitiative Niederösterreich, Áustria
2017/11/16 - 2017/11/17 EURASHE Seminar - Smart Solutions for the regions: UAS applied R&I increasing regional cooperation
Congresso
EURASHE Seminar - Smart Solutions for the regions: UAS applied R&I increasing regional cooperation
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017/09 - 2017/09 Participação no workshop, subordinado ao tema “The study of the SCompany Method”, com a Coordenadora do Projecto SCompany e os seus estudantes, no Institute for Communication, Department of Communication Management
Oficina (workshop)
The study of the SCompany Method
Hogeschool Utrecht, Países Baixos
2017/04/12 - 2017/04/13 Pre-Conference Workshop: International Conference ICGR on Gender Research 2018
Congresso
Pre-Conference Workshop: International Conference ICGR on Gender Research 2018
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017/02 - 2017/02 Participação no projeto “Auditing in an International Perspective”. Objetivo - realização de uma parceria com a Universidade de Utrecht (Holanda) no sentido de aproximar os dois mestrados.
Encontro
Auditing in an International Perspective
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2017/02 - 2017/02 Convidada pela Universidade Politécnica de Valência (UPV) para participar na preparação do projeto de candidatura ao fundo Erasmus Plus, Ação-chave K203
Encontro
Preparação do projecto de candidatura ao fundo Erasmus Plus
Universitat Politècnica de València, Espanha
2017 - 2017 Reunião com o Reitor e o Vice-Reitor, para apresentação do Projeto CosKi21 e das metodologias de ensino utilizadas nas unidades curriculares de PSE no ISCAP na área da Contabilidade, no sentido de potenciar futuras parceiras em projetos transnacionais nestas áreas científicas.
Encontro
Reunião apresentação Projeto CosKi21
Helsinki University, Faculty of Educational Sciences, Finlândia
2016/07/12 - 2016/07/14 Participação no Projeto promovido pela WIN INNITIATIVE no apoio à escolarização dos refugiados.
Outro
WIN INNITIATIVE
WIN Wissenschaftsinitiative Niederösterreich, Áustria
2016/04/20 - 2016/04/20 II Fórum de Contabilidade e Economia Social versando o "Enquadramento social, jurídico, contabilístico e fiscal das IPSS em Portugal". Organizado pelo CECEJ - Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas, ISCAP, 20 de Abril
Encontro
II Fórum de Contabilidade e Economia Social
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2015 Colaboração com o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) na pessoa da Doutora Alexandra Albuquerque na participação do evento organizado pela Embaixada Norte Americana e a Fulbright Comission, em Lisboa, no dia 21 de Setembro
Encontro
Fulbright Comission
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 Participação no XXV ISCULTURAP como Moderadora da Conferência “O Novo Paradigma dos Recursos Humanos em Portugal”, proferida pelo Dr. Paulo Marcelino (Managing Partner da Neves Almeida), no dia 14 de Novembro
Conferência
XXV ISCULTURAP
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Participação no XIII ISCULTURAP como Moderadora da Conferência “O Técnico Oficial de Contas e o Exercício da Profissão”, proferida pelo Dr. Albano Santos, no dia 8 de novembro
Conferência
XIII ISCULTURAP
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/12/07 Arguente da dissertação sob o título “Serão os inventários um incentivo à utilização de práticas de gestão dos resultados? Estudo aplicado a empresas portuguesas”.
Arguente
Cláudia Alexandra Moreira Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018/11/09 Arguente da dissertação sob o título "Auditoria Financeira e a Gestão".
Arguente
Paula Sofia Freitas Taveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 Arguente principal da tese de doutoramento sob o título “O Ambiente Empresarial Simulado: Proposta de um novo Curso Superior de Contabilidade Inspirado nesta nova metodologia Didática”, na Universidade de Aveiro
Arguente principal
Manuel Laurindo de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/12/20 Arguente da dissertação sob o tíulo “A Insolvência nas empresas e as informações e demonstrações financeiras relevantes para a deteção/atuação atempada”.
Arguente
José Ricardo Matos dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016/12/15 Arguente da dissertação sob o título “Responsabilidade Social e Ética dos Auditores na Deteção e Prevenção de Fraude”.
Arguente
Andreia Sofia Miranda Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016/01/14 Arguente da dissertação sob o título “A Informação Contabilística no Processo de Tomada de Decisão de Microempresa”.
Arguente
Davide Filipe Lopes Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual EARLI Conferences: SIG 8 Meets SIG 16 Dresden 2020 Dresden
2019/11/27 - 2019/11/29 EAPRIL 2019 Conference “Enhancing Competences of Sustainable Waste Management in Russian and Kazakh HEIs With Online Modules”: "Praise for the teacher"; "Team taught learning environments: an evaluation by students, teachers, mentors and pupils"; "Strengthening reflective journalism through action" University of Tartu
2019/11/07 - 2019/11/08 XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) - revisora de 7 artigos Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
2018/11/12 - 2018/11/14 EAPRIL 2018 Conference - revisora artigo: "Playful and goal-oriented working on early literacy skills in the last year of kindergarten" University of Applied Sciences Leuven-Limburg
2018/07/02 - 2018/07/06 JURE2018 Earli - revisora artigo: "University Students' Peer to Peer Knowledge Sharing Practices via SNS - A Network Analysis Approach". University of Antwerp, Belgium
2017/11/29 - 2017/12/01 EAPRIL 2017 Conference - revisora: "Students' engagement in student-centred versus teacher-centred STEM learning environments Methods"; Teachers' attitudes and practices in integrated STEM education methods"; The effect of an integrated STEM Intervention on Attitudes towards STEM methods". Häme University of Applied Sciences, in Hämeenlinna, Finland

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Consultora do JUNISCAP, esclarecimento e acompanhamento no âmbito do Imposto sobre o Rendimento Singular. JUNISCAP, Portugal
2019 - 2019 Reuniões de preparação da unidade curricular de PSE I em novo formato motivada pela mudança de software (Primavera) e pela adaptação das tarefas já existentes, desde o ano de 2003. Pelas mudanças inerentes ao novo ERP foi necessário reunir semanalmente, no início de semestre letivo – setembro, outubro. Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Reuniões de preparação dos conteúdos das sessões, elaboração de testes de avaliação, entre outros assuntos, das unidades curriculares leccionadas (8 reuniões). Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 Reuniões de preparação dos conteúdos das sessões, elaboração de testes de avaliação, entre outros assuntos, das unidades curriculares leccionadas (3 reuniões). Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 Realização de Estudo Económico e Financeiro e na área da Contabilidade - FAIRYDUST - Produtos Alimentares, S.A. FAIRYDUST - Produtos Alimentares, S.A., Portugal
2016 - 2016 Reuniões de preparação dos conteúdos das sessões, elaboração de testes de avaliação, entre outros assuntos, das unidades curriculares leccionadas (6 reuniões). Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2015 Assessoria na realização de Estudo Económico e Financeiro - Iberlab & Imunoreage - Soluções de Laboratórios, Lda. Iberlab & Imunoreage - Soluções de Laboratórios, Lda., Portugal
2013 - 2015 Assessoria no Processo de Implementação do Sistema de Custeio - J. Sampaio & Irmão, Lda. (Fábrica de Calçado Calafe) J. Sampaio & Irmão, Lda. (Fábrica de Calçado Calafe), Portugal
2011 - 2014 Assessoria na implementação do subprojeto de IDT do Projeto NEWALK - Materiais, componentes e tecnologia para o calçado do futuro - Centro Tecnológico do Calçado Centro Tecnologico do Calcado de Portugal, Portugal
2008 - 2011 Implementação de um sistema de Gestão Integrado - Albano R. N. Alves - Distribuição de Papel, S.A. Albano R. N. Alves - Distribuição de Papel, S.A., Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009 - Atual Projeto de Simulação Empresarial I - do Curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração Curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2009 - Atual Projeto de Simulação Empresarial II - do Curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração Curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018/10/28 - 2018/10/31 Docência de 8 horas sobre a temática “Soft skills” na gestão e nos negócios aos alunos do Curso da Licenciatura em Communication Management (Programa de Mobilidade OUT - Hogeschool Utrecht - Finlândia) (Magister (2.º ciclo de estudos)) Hogeschool Utrecht, Países Baixos
2018/09/10 - 2018/09/13 Docência de 8 horas de “Soft Skills” aos alunos dos cursos da Licenciatura em Engenharia Civil e aos alunos do curso de Mestrado em Engenharia Informática (Programa de Mobilidade OUT - Universidade Politécnica de Valência, Espanha) Engenharia Informática e Engenharia Civil (Magister (2.º ciclo de estudos)) Universitat Politècnica de València, Espanha
2018/02 - 2018/02 Docência de 12 horas Mestrado 1, a alunos do 4º ano de vários cursos de Mestrado, sobre a temática “Management Simulation” na ótica dos Sistemas de Apoio à Decisão e do Balanced ScoreCard (Programa de Mobilidade OUT - INSEEC Business School, França) INSEEC Business School (Magister (2.º ciclo de estudos)) INSEEC U, França
2017/09 - 2017/09 Docência de 8 horas sobre a temática "International Finance" aos alunos do 2.º ano do Curso de International Business and Management Studies (Programa de Mobilidade OUT - Hogeschool Utrecht, Finlândia). IBMS (Magister (2.º ciclo de estudos)) Hogeschool Utrechet, Finlândia
2017/09 - 2017/09 Docência de 5 horas aos alunos do Project SCompany sobre o Ambiente de Modelo de Simulador Empresarial utilizado nas unidades curriculares de PSE I e II (Programa de Mobilidade OUT - Hogeschool Utrecht, Finlândia). Project SCompany (Magister (2.º ciclo de estudos)) Hogeschool Utrecht, Países Baixos
2017/03 - 2017/03 Docência de 4 horas sobre a temática “Importance of the learning skills to be updated” aos alunos do Mestrado em “Cumputing” (Programa de Mobilidade OUT - Universidade Politécnica de Valência, Espanha). Cumputing (Magister (2.º ciclo de estudos)) Universitat Politècnica de València, Espanha
2016/09 - 2016/09 Docência de 8 horas em Ambiente de “Management Simulation – Different Approaches on Teaching” a estudantes do 3º ano do curso de ICT na UAS de Turku, no Polo de Turku e no Polo de Salo, Finlândia (Programa de Mobilidade OUT - Turku e Sala, Finlândia). ICT (Magister (2.º ciclo de estudos)) TURKU AMK - Turku University of Applied Sciences, Finlândia
2012 - 2012 Lecionei 8 horas sobre a temática do “Simulador do ambiente empresarial - metodologia utilizada na unidade curricular de Simulação Empresarial, que está inserida na área científica da Contabilidade”, a aproximadamente sessenta alunos das áreas da Contabilidade e da Gestão, provenientes de diversos países europeus (Programa de Mobilidade Out - Technological Educational Institute of Thessaly - TEI Larissa, Grécia) (Licence) Panepistemio Thessalias - Larisa, Grécia
2003 - 2008 Simulação Empresarial II - do Curso Bietápico de Licenciatura em Contabilidade e Administração Curso Bietápico de Licenciatura em Contabilidade e Administração Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2002 - 2008 Simulação Empresarial I - do Curso Bietápico de Licenciatura em Contabilidade e Administração Curso Bietápico de Licenciatura em Contabilidade e Administração (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2007 - 2007 Contabilidade para acesso ao ensino superior - 9 horas (Outros) INVENT - Associação para a Competitividade e para a Inovação na Gestão, Portugal
2007 - 2007 Economia para acesso ao Ensino Superior - 12 horas (Outros) INVENT - Associação para a Competitividade e para a Inovação na Gestão, Portugal
2003 - 2007 Responsável pelas unidades curriculares: Organização Económica Internacional; Técnicas de Comércio Internacional I e II; (Curso 1.º Ciclo da Licenciatura Bietápica em Comércio Internaciona); Projeto de Empresa (Curso da Licenciatura Bietápica em Comércio Internacional). (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2005 - 2005 Organização e Gestão - 35 horas (Outros) ANE - Associação Nacional de Empresárias, Portugal
2005 - 2005 Gestão da Produção - 35 horas (Outros) ANE - Associação Nacional de Empresárias, Portugal
2005 - 2005 Auditoria Financeira - 63 horas (Outros) ANE - Associação Nacional de Empresárias, Portugal
2003 - 2005 Formação de Professores/Docentes no âmbito da unidade curricular de Projecto de Simulação Empresarial no ISCAL (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
1999 - 2005 Contabilidade - 1000 horas de formação Contabilidade (Outros)
2002 - 2003 Técnicas de Administração I - do Curso Bietápico de Licenciatura em Tecnologia e Comunicação Audiovisual (especialização em fotografia) Tecnologia de Comunicação Audiovisual (Licenciatura) ESEIG - CTAV Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2002 - 2003 Técnicas de Comércio Internacional II - do Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional Comércio Internacional (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2001 - 2003 Organização Económica Internacional - do Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2001 - 2003 Projeto de Empresa - do Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
1999 - 2003 Técnicas de Comércio Internacional I - do Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional Comércio Internacional (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
1998 - 2003 Técnicas de Comércio Internacional II - do Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional Curso Bietápico de Licenciatura em Comércio Internacional e Bacharelato em Estudos Superiores de Comércio (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
1999 - 1999 Contabilidade - 220 horas Contabilidade (Outros) Soprofor - Porto, Portugal
1999 - 1999 Gestão Financeira - 80 horas Gestão Financeira (Mestrado) Soprofor - Porto, Portugal
1998 - 1999 Contabilidade e Análise Financeira - do Curso Bietápico de Licenciatura em Contabilidade e Administração Curso Bietápico de Licenciatura em Contabilidade e Administração (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2018/10/20 Artigo no Jornal de negócios, de António Freitas de Sousa sobre a temática “Tecnologia é a oportunidade de desenvolvimento”, do dia 20 de outubro de 2018, referida a importância da digitalização na Profissão do Contabilista (comunicação apresentada por mim na OCC, referida por este autor no referido artigo). Jornal de Negócios
2018 Artigo de Opinião IPP – Perceções sobre o perfil do contabilista na era digital Publicado no site do ISCAP
2017/11/09 Published on Higher Education Academy - “Changing eyes: student feedback for teaching success”. Higher Education Academy
2016/04/20 II Fórum de Contabilidade e Economia Social versando o “Enquadramento Social, jurídico, contabilístico e fiscal das IPSS em Portugal”. Organizado pelo CECEJ – Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas, ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto CECEJ - Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Membro do CEOS.PP - Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (desde 2017)
Membro
CEOS.PP - Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
2002 - Atual Comissão Executiva do IX Congresso de Contabilidade, subordinado ao tema: “A Dinâmica do Mundo e da Contabilidade”, organizado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, que decorreu de 20 a 22 de novembro de 2002, no edifício do Museu dos Transportes, antigas instalações da Alfândega do Porto
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/08 Membro da Comissão Científica do XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) – A Contabilidade na Era Digital: Oportunidades e Desafios, que teve lugar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Porto, Portugal. 7 e 8 de novembro de 2019.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/07 Membro da Comissão de Organização do I Colóquio de Investigação CEOS.PP, subordinado ao tema "A Contabilidade na Geração New Age: 5.0", que teve lugar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Porto, Portugal, 7 e 8 de Novembro
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2019 Presidente da Comissão Organizadora do Seminário "Colóquio de Investigação CEOS: A Contabilidade na Geração New Age: 5.0, que teve lugar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Porto, Portugal, 7 de Novembro
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2017 Membro do CECEJ - Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (desde 2013 até à sua extinção em 2017)
Membro
CECEJ - Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas, Portugal
2011 - 2011 Membro do júri da Comissão de análise dos processos de Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso e Concursos Especiais da Licenciatura do Curso de Contabilidade e Administração.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Arguente da dissertação sob o título “Auditoria Financeira e a Gestão” elaborada pela aluna Paula Sofia Freitas Taveira Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 Arguente da dissertação sob o título “Serão os inventários um incentivo à utilização de práticas de gestão dos resultados? Estudo aplicado a empresas portuguesas”, elaborada pela aluna Cláudia Alexandra Moreira Silva Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Arguente da dissertação sob o título "A Informação Contabilística no Processo de Tomada de Decisão de Microempresa", elaborada pelo aluno Davide Filipe Lopes Alves, do Curso de Contabilidade e Finanças Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Arguente da dissertação sob o título "A insolvência nas empresas e as informações e demonstrações financeiras relevantes para a deteção/atuação atempada", elaborada pelo aluno José Santos, do Curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Arguente da dissertação sob o título “Responsabilidade Social e Ética dos Auditores na Deteção e Prevenção de Fraude”, elaborada pela aluna Andreia Sofia Miranda Araújo, do Curso de Mestrado em Auditoria Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019 - Atual Responsável/Tutora de alunos Erasmus - Ano letivo 2019/2020 - 1.º Semestre Frantisek Hájek - Technical University of Liberec, Master, Field of Economics, Czech Republic
2018 - 2019 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2018/2019 - 1.º Semestre (3 alunos: 2 de Bacharelato e 1 de Mestrado) Jakub Nemecek; Deimanté Jovaisaite; Milda Mickute
2018 - 2019 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2018/2019 - 2.º Semestre (3 alunos de Mestrado) Jakub Nemecek; Michal Lalák; Simona Sabartobá
2017 - 2018 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2017/2018 - 2.º Semestre (1 aluno de Mestrado e 2 de Bacharelato) Vivien Andróczi; Major Balazs; Florian Soos
2017 - 2018 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2017/2018 - 1.º Semestre (3 alunos de Licenciatura e 1 de Bacharelato) Juliet Vermeer; Jessica Wieten; Coen Doreleijers; Monique Wols.
2016 - 2017 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2016/2017 - 1.º Semestre (1 aluno de Doutoramento e 2 de Licenciatura) Abderezak Ali Abdurehman; Joséphine Sacramento; Maïva Vercoutere
2016 - 2017 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2016/2017 - 2.º Semestre (1 aluno de Mestrado e 2 de Licenciatura) Joséphine Sacramento; Maïva Vercoutere; Valentim Ramanandraibe
2015 - 2016 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2015/2016 - 1.º Semestre (a 4 alunos) Nivolo Finessi; Valentyn Kurton; Arthur Denis; Sheridan Saghir
2015 - 2016 Responsável/Tutor de alunos Erasmus - Ano letivo 2015/2016 - 2.º Semestre (a 3 alunos) Andrius Marleaushas; Martyna Shculz; Alina Kryzhanovska