???global.info.a_carregar???
First of all, I am passionate about my teaching and research work in Higher Education. My concerns with the management of education are the guidelines that embody my academic path. Within the scope of my research activity, I have explored the management of resources in the creation of environments and in the development of educational mechanisms, mainly in terms of teaching and learning methodologies in higher education. The scope that the educational management process allows, the concern with its quality and the very close contact with the core areas of ISCA, give me the knowledge, experience and skills that guide my research, mostly centered on management and business topics like accounting, finance and marketing. In the research unit where I belong, CIDTFF, I work closely with the Policies, Evaluation and Quality research group. My research has been disseminated through a variety of channels, including books, book chapters, international peer reviewed journals, and conferences. I have experience in participating and coordinating international technical-scientific projects. My involvement in the scientific and professional community also takes place in other ways, such as associate editor or scientific reviewer in indexed journals. At the pedagogical level, I also have experience in the design and reformulation of subjects, in collaboration in pedagogical innovation projects, and in the production of teaching materials. My work also allows me to share my knowledge with the society, either through teaching in professional training and technological specialization courses, or through various activities of science and technology dissemination, including international teaching exchanges, mostly within the business area. In terms of the management of higher education institutions, I was a member of the school council and of the scientific council, president of the pedagogical council and, until very recently, Erasmus departmental coordinator.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida Maria Solteiro Martins Pinheiro

Nomes de citação

  • Pinheiro, Margarida M.
  • Pinheiro, Margarida
  • Pinheiro, M. M.
  • Pinheiro, M.
  • Pinheiro, M M
  • Pinheiro, M

Identificadores de autor

Ciência ID
5D16-ADEF-3EB3
ORCID iD
0000-0001-8027-2214
Researcher Id
AAE-9314-2019
Scopus Author Id
47561687800

Endereços de correio eletrónico

  • margarida.pinheiro@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Ciências Sociais (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território, Portugal
"Metodologias PBL em ambientes simulados no ensino superior profissionalizante [PBL methodologies in simulated environments in professional higher education]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1992
Concluído
Probabilidades e Estatística (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Partição de tabelas de contingência bidimensionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1985
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
13
1983
Concluído
Matemática (Bacharelato)
Especialização em Matemática
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
1988 - 1992 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988 - 1988 Professora Efetiva de Matemática Escola Secundária de Estarreja, Portugal
1986 - 1988 Professora Efetiva de Matemática Escola Secundária D. Sancho I, Portugal
1985 - 1986 Professora Efetiva de Matemática Escola Secundária de Valença do Minho, Portugal
1984 - 1985 Estágio Pedagógico integrado na Licenciatura Escola Secundária Carolina Michaellis, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/11 - 2026/04 Esc-Tension 2 - Accelerating ESC Adoption in the EEA
2023-KA220-HED-F67B42A2
Erasmus Plus
2023/11 - 2026/04 SELF - Solo-entrepreneurship in Post-pandemic Europe
2023- KA220-HED-BDF87009
Erasmus Plus
2023/03 - 2026/02 PROMENT - Promoting professional education and students’ engagement through comprehensive mentoring and tutoring system at HEIs
ERASMUS-EDU-2022-CBHE-STRAND-2
Erasmus
2021/12/01 - 2023/11/30 CARE - Consumer Awareness towards Responsibility to the Environment
Orientador
Erasmus Plus
Em curso
2020/12/01 - 2022/11/30 European Student Card Extension and Adoption (ESC-tension)
Investigador
EDUCatt, Itália
Erasmus Plus
Em curso
2020/12 - 2022/11 European Student Card Extension and Adoption (ESC-tension) Erasmus Plus
2020/11/01 - 2022/10/31 Fair Food for a Smart Life
Investigador
Universidad de Málaga, Espanha
Erasmus Plus
Em curso
2014/09 - 2015/04 Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior
127/ID/201
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4058 - 2011-2012
PEst-C/CJP/UI4058/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vanda Santos; Margarida M. Pinheiro. "COMPUTATIONAL THINKING: CONTRIBUTIONS TO BEST IN-SERVICE PRACTICES". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0966
  2. Margarida M. Pinheiro; Carlos Albuquerque; Filipe T. Moreira; João V. Torres; José M. Sousa. "COMPUTATIONAL THINKING AS AN EDUCATIONAL TREND IN EDUCATION: SOME REFLECTIONS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0867
  3. Margarida M. Pinheiro; Vanda Santos. "WEB APPLICATIONS IN EDUCATION: CONTRIBUTIONS TO STATISTICAL LEARNING". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0863
  4. Frank Voggenreiter; Margarida M. Pinheiro; Rui Pedro Marques. "ORGANIZATIONAL CHANGE READINESS FOR MANAGING LEARNING IN TIMES OF UNCERTAINTY - A RESEARCH PROPOSAL". 2022.
    10.21125/inted.2022.1754
  5. Claudia Amaral Santos; Margarida M. Pinheiro; Sandra Filipe; Belem Barbosa; Dora Simões. "GLOCAL OUTPUTS THROUGH INNOVATIVE PRACTICES IN THE ‘FAIR FOOD FOR A SMART LIFE’ PROJECT". 2022.
    10.21125/inted.2022.1268
  6. Margarida M. Pinheiro; Claudia Amaral Santos. "COPING WITH THE FUTURE OF HIGHER EDUCATION IN A GLOBALIZED WORLD: PERCEPTIONS FROM DECISION-MAKERS IN A PORTUGUESE UNIVERSITY". 2022.
    10.21125/inted.2022.0991
  7. Filipe, Sandra; Amaral Santos, Cláudia; Pinheiro, Margarida M.. "Organic Food Purchase and the Influence of Personality Traits: a study with Portuguese Consumers". Trabalho apresentado em Liberec Economic Forum, Liberec, 2021.
    Publicado
  8. Pinheiro, Margarida M.; Amaral Santos, Cláudia; Filipe, Sandra. "The Impact of Personality Traits in Portuguese Buying Habits of Second-Hand Items: an Exploratory Analysis". Trabalho apresentado em Liberec Economic Forum, Liberec, 2021.
    Publicado
  9. SANTOS, VANDA; Pinheiro, Margarida M.; Maria Teresa Bixirao Neto; Anabela Maria Sousa Pereira. "Mathematics Anxiety: a Portuguese study in Higher Education". Trabalho apresentado em ICME-14 - 14th International Congress on Mathematical Education, Shangai, 2021.
    Publicado
  10. Barbosa, Belem; Santos, Claudia, Amaral; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "What makes a mobility champion? Qualitative insights on teachers’ mobility experiences". Trabalho apresentado em EDULEARN17, 2017.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.4995/HEAD17.2017.6713
  11. Barbosa, Belem; Amaral Santos, Claudia; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Paiva Dias, Gonçalo. "TEACHER MOBILITY THROUGH THE LENS OF THE THEORIES OF REASONED ACTION AND PLANNED BEHAVIOR". Trabalho apresentado em ICERI2017, Sevilha, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0918
  12. Pinheiro, Margarida M.; Machado, Isabel; Santos, Cláudia. "ACADEMICS’ PROFILE IN PORTUGUESE HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS". Trabalho apresentado em ICERI2017, Sevilha, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0950
  13. Santos, Cláudia Amaral; Barbosa, Belem; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Dias, Gonçalo P. "Could I do it again? One time experiences of Erasmus mobility teachers". Trabalho apresentado em ICLEL, Porto, 2017.
    Publicado
  14. Pinheiro, Margarida M.; Barbosa, Belem; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "Students and Academics: perceptions and experiences of mobility". Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF, Aveiro, 2017.
    Publicado
  15. Pinheiro, Margarida M.. "(Good) practices & scholarship of teaching". Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF, Aveiro, 2017.
    Publicado
  16. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Barbosa, Belem; Dias, Gonçalo Paiva. "Insights into the expectations of mobility students: the impact of Erasmus in their future professional careers". Trabalho apresentado em HEAd’17, Valencia, 2017.
    Publicado • 10.4995/HEAD17.2017.5360
  17. Filipe, Sandra; Barbosa, Belem; Amaral Santos, Cláudia; Pinheiro, Margarida; Simões, Dora; Paiva Dias, Gonçalo. "STUDY AND TRAVEL: STUDENTS’ PERCEPTIONS ON THE IMPORTANCE OF TOURISM IN MOBILITY". Trabalho apresentado em INTED2017 - 11th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2017.
    Publicado • 10.21125/inted.2017.2208
  18. Filipe, S.; Barbosa, B.; Amaral Santos, C.; Pinheiro, M.; Simoes, D.; Paiva Dias, G.. "STUDY AND TRAVEL: STUDENTS' PERCEPTIONS ON THE IMPORTANCE OF TOURISM IN MOBILITY". 2017.
  19. Barbosa, Belem; Santos, Claudia Amaral; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simoes, Dora; Dias, Goncalo Paiva. "WHAT MAKES A MOBILITY CHAMPION? QUALITATIVE INSIGHTS ON TEACHERS' MOBILITY EXPERIENCES". 2017.
  20. Pinheiro, Margarida M.; Barbosa, Belem; Santos, Claudia, Amaral; Filipe, Sandra; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "HEI Teaching Mobility: Looking for Dynamics in a Seven-Year Period". Trabalho apresentado em 7th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership, Budapeste, 2016.
  21. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.; Moreira, Gillian. "Experiences in higher education – lessons learned from a tutorial program". Trabalho apresentado em INTED2016, Valencia, 2016.
    Publicado
  22. Simoes, Dora; Pinheiro, Margarida M.; Moreira, Gillian. "EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION - LESSONS LEARNED FROM A TUTORIAL PROGRAM". 2016.
  23. Pinheiro, Margarida M.. "SCHOLARSHIP OF TEACHING AND GOOD PRACTICES (THE STUDENTS' PERSPECTIVE)". 2015.
  24. Simoes, Dora; Pinheiro, Margarida M.. "COLLABORATIVE PLATFORMS IN TECHNOLOGICAL CONTEXTS IN HIGHER EDUCATION: THE STUDENTS' VIEW". 2015.
  25. Pinheiro, Margarida M.. "Função do ensino: que atividades são identificadas como boas práticas pelos estudantes?". Trabalho apresentado em Teaching Day 2014, Aveiro, 2014.
    Publicado
  26. Ribeiro, Mariana; Costa, Alberto; Pinheiro, Margarida M.. "Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes de uma Universidade Portuguesa (ISCA-UA): o género, a idade, a formação académica e a experiência profissional são importantes?". Trabalho apresentado em AECA, Madrid, 2014.
    Publicado
  27. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora. "Learning in Collaborative Environments in Higher Education". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação, Leiria, 2014.
    Publicado • 10.1109/icl.2011.6059647
  28. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora. "Collaborative E-learning Methodologies: an Experience of Active Knowledge in ICT Classrooms". Trabalho apresentado em ICVL 2012, 2012.
    Publicado
  29. Covas, Ana Dias; Pinheiro, Margarida M.. "O ensino da contabilidade e o mercado de trabalho". Trabalho apresentado em AECA, Madrid, 2012.
    Publicado
  30. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Effects on the Students' Personal Competences of the Usage of PBL Methodologies in Professional Reality Simulation Environments: Students, Teachers, Graduates and Employers´ Perceptions". Trabalho apresentado em ISTEC2011, Istambul, 2011.
    Publicado
  31. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Effects on the Students' Personal Competences of the Usage of PBL Methodologies in Professional Reality Simulation Environments: Students, Teachers, Graduates and Eemployers´ Perceptions". 2011.
  32. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "A Business Simulation Course: a Teaching Strategy for Students’ Learning". Trabalho apresentado em 15 th Annual International Conference of the European Learning Styles Information Network, Aveiro, 2010.
    Publicado
  33. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Altos e Baixos de um Casamento: PBL e Motivações dos Alunos". Trabalho apresentado em PBL2010, São Paulo, 2010.
    Publicado
  34. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Re-shaping Learning Processes in Vocational Higher Education: a Study on Professional Competences in PBL Methodologies". Trabalho apresentado em SRHE, Liverpool, 2008.
    Publicado
  35. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "O papel da simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho. Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, Aveiro, 2005.
    Publicado
  36. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "O papel de um modelo de simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante". Trabalho apresentado em eLes’04, Aveiro, 2004.
    Publicado
  37. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "The role of simulation learning in higher education". Trabalho apresentado em Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations, Aveiro, 2003.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Pinheiro, Margarida M.. "Culture, food and education: hand in hand with Erasmus?", Diário de Aveiro, 2021
  2. Pinheiro, Margarida M.. "O que é que a pandemia me trouxe de Erasmus?", Diário de Aveiro, 2020
  3. Pinheiro, Margarida M.. "O Ensino da Ética em Contabilidade", Diário de Aveiro, 2020
  4. Pinheiro, Margarida M.. "O que é, para que serve e como funciona?", Diário de Aveiro, 2020
  5. Pinheiro, Margarida M.. "“Erasmusdays” nos dias 10, 11, 12 de outubro", Diário de Aveiro, 2019
  6. Pinheiro, Margarida M.. "O que podemos nós oferecer a quem nos escolhe para uma experiência Erasmus?", Diário de Aveiro, 2019
  7. Pinheiro, Margarida M.. "Sou docente da UA e fui aceite para Erasmus. Como me candidato?", Diário de Aveiro, 2018
  8. Pinheiro, Margarida M.. "Sou estudante da Universidade de Aveiro e quero ter uma experiência Erasmus. Como me candidato?", Diário de Aveiro, 2018
  9. Pinheiro, Margarida M.. "Sou docente da Universidade de Aveiro e quero ter uma experiência Erasmus. Como me candidato?", Diário de Aveiro, 2018
  10. Pinheiro, Margarida M.. "Erasmus, o que é isso de que tantos falam?", Diário de Aveiro, 2018
  11. Pinheiro, Margarida M.. "Ensino Superior e Contextos Formativos (parte 3 – o lugar das boas práticas)", Diário de Aveiro, 2016
  12. Pinheiro, Margarida M.. "Ensino Superior e Contextos Formativos (parte 2 – o papel do estudante)", Diário de Aveiro, 2016
  13. Pinheiro, Margarida M.. "Ensino Superior e Contextos Formativos (parte 1 – o papel do docente)", Diário de Aveiro, 2016
Artigo em revista
  1. Parisi, Valentino; Pinheiro, Margarida M.. "PhD holders propensity to work in research-intensive sectors: evidence from Italy". Economics and Business Letters 12 4 (2023): 296-305. http://dx.doi.org/10.17811/ebl.12.4.2023.296-305.
    10.17811/ebl.12.4.2023.296-305
  2. Gonçalo Paiva Dias; Belem Barbosa; Claudia Amaral Santos; Margarida M. Pinheiro; Dora Simões; Sandra Filipe. "Between promises and pitfalls: the impact of mobility on the internationalization of higher education". Journal of Further and Higher Education (2021): 1-16. https://doi.org/10.1080/0309877X.2020.1735321.
    10.1080/0309877X.2020.1735321
  3. SANTOS, VANDA; Anabela Maria Sousa Pereira; Maria Teresa Bixirao Neto; Margarida M. Pinheiro. "The Math Anxiety Project at Higher Education: A Case Study from Portugal". 43 (2021): 89-99. https://wydawnictwa.ptm.org.pl/index.php/didactica-mathematicae.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Margarida M. Pinheiro; SANTOS, VANDA. "STEM Learning in Digital Higher Education: Have it your Way!". Lecture Notes in Computer Science (2021): 567-578. https://doi.org/10.1007/978-3-030-91540-7.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-91540-7_58
  5. Costa, Alberto J.; Pinheiro, Margarida M.. "Accounting Ethics Education Making Ethics Real Preface". Accounting Ethics Education (2021): https://publons.com/wos-op/publon/53735353/.
  6. Dias, Gonçalo Paiva; Barbosa, Belem; Santos, Claudia Amaral; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Filipe, Sandra. "Between promises and pitfalls: the impact of mobility on the internationalization of higher education". Journal of Further and Higher Education 44 2 (2020): 1-16.
    Publicado • 10.1080/0309877X.2020.1735321
  7. Margarida M. Pinheiro; Dora Simões. "Digital Access and Literacy". Handbook of Research on Driving Stem Learning with Educational Technologies (2020): https://publons.com/publon/41197963/.
    10.4018/978-1-7998-1591-4.CH008
  8. Pinheiro, Margarida M.. "Accounting Ethics Education". (2020): https://publons.com/publon/41198052/.
    10.4324/9780429321597
  9. Pinheiro, Margarida M.. "A condução dos estudantes pelos caminhos da investigação científica". Interações (Campo Grande) 15 52 (2019): 23-38. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes.
    Publicado
  10. Margarida M. Pinheiro. "Research production among economics academics in Portuguese universities". Portuguese Journal of Social Science 17 3 (2018): 365-385. https://doi.org/10.1386%2Fpjss.17.3.365_1.
    10.1386/pjss.17.3.365_1
  11. Pinheiro, Margarida M.. "Research production among economics academics in Portuguese universities". Portuguese Journal of Social Science (2018): https://publons.com/publon/2678654/.
    10.1386/PJSS.17.3.365_1
  12. Margarida M. Pinheiro; Pinheiro, Margarida M.. "O desempenho da investigação em gestão em Portugal: Algumas causas e consequências". education policy analysis archives 25 (2017): 103-103. https://doi.org/10.14507/epaa.25.2895.
    10.14507/epaa.25.2895
  13. Margarida M. Pinheiro. "The quality of economics education in Portuguese universities: how academics’ characteristics fit with teaching accreditation standards". Indagatio Didactica 9 4 (2017): 1647-3582. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/6092.
    Publicado
  14. Belem Barbosa; Claudia Santos; Sandra Filipe; Margarida Pinheiro; Dora Simões; Gonçalo Dias. "WHAT MAKES A MOBILITY CHAMPION? QUALITATIVE INSIGHTS ON TEACHERS’ MOBILITY EXPERIENCES". (2017): https://publons.com/publon/16909938/.
    10.21125/EDULEARN.2017.0359
  15. Barbosa, Belem; Santos, Claudia Amaral; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simoes, Dora; Dias, Goncalo Paiva. "TEACHER MOBILITY THROUGH THE LENS OF THE THEORIES OF REASONED ACTION AND PLANNED BEHAVIOR". ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (2017): https://publons.com/publon/4996301/.
    10.21125/ICERI.2017.0918
  16. Santos, Claudia Amaral; Barbosa, Belem; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simoes, Dora; Dias, Goncalo Paiva. "Could I do it again? One time experiences of Erasmus mobility teachers". INTERNATIONAL CONFERENCE ON LIFELONG LEARNING AND LEADERSHIP FOR ALL (ICLEL) (2017): https://publons.com/publon/27760906/.
  17. Pinheiro, Margarida M.; Machado, Isabel; Santos, Claudia Amaral. "ACADEMICS' PROFILE IN PORTUGUESE HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS". ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (2017): https://publons.com/publon/1936882/.
  18. Simoes, Dora; Pinheiro, Margarida; Santos, Claudia Amaral; Filipe, Sandra; Barbosa, Belem; Dias, Goncalo Paiva. "Insights into the expectations of mobility students: the impact of Erasmus in their future professional careers". Proceedings of the Head - International Conference on Higher Education Advances (2017): https://publons.com/publon/4996293/.
    10.4995/HEAD17.2017.5360
  19. Costa, A.J.; Pinheiro, M.M.; Ribeiro, M.S.; Costa, Alberto J.; Pinheiro, Margarida M.; Ribeiro, Mariana S.. "Ethical perceptions of accounting students in a Portuguese university: the influence of individual factors and personal traits". Accounting Education 25 4 (2016): 327-348. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976345043&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09639284.2016.1191270
  20. Dora Simões. "Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings". Using Technology Tools to Innovate Assessment, Reporting, and Teaching Practices in Engineering Education (2016): https://publons.com/publon/16909941/.
    10.4018/978-1-5225-0039-1
  21. Sarrico, C.S.; Pinheiro, M.M.; Sarrico, Cláudia S.; Pinheiro, Margarida M.; Cláudia S. Sarrico; Margarida M. Pinheiro. "The characteristics of portuguese management academics and their fit with teaching accreditation standards". Management Decision 53 3 (2015): 533-552. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84927796925&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/MD-10-2013-0524
  22. Margarida M. Pinheiro. "A função do ensino como atividade criativa e boas práticas (perceções dos estudantes)". Indagatio Didactica VI 4 (2014): 57. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/index.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Dora Simões; Margarida M. Pinheiro. "How the use of Different Teaching and Learning Methodologies Echoes in Learners: the Students’ Perspectives". 3 3 (2014): 262-271.
    Publicado
  24. Dora Simões; Margarida M. Pinheiro. "Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do ensino superior". Indagatio Didactica VI 1 (2014): 421-440. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/index.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Simoes, Dora; Pinheiro, Margarida M.; Amaral, Claudia. "How the use of Different Teaching and Learning Methodologies Echoes in Learners: The Students' Perspectives". TEM Journal-Technology Education Management Informatics (2014): https://publons.com/publon/27760911/.
  26. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Amaral, Cláudia. "Recursos metodológicos em sala de aula no ensino superior: o ponto de vista do estudante". Revista Brasileira de Educação 1 (2014): http://www.anped.org.br..
    Aceite para publicação
  27. Margarida M. Pinheiro; Dora Simões. "Uso das TIC em processos colaborativos de ensino e aprendizagem no ensino superior". Estudos do ISCA IV 7 (2013): http://revistas.ua.pt//index.php/estudosdoisca/index.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora. "Collaborative e-learning methodologies: an experience of active knowledge in ICT classrooms". 3 1 (2013): 54-60. http://www.ijcsra.org/.
    Publicado
  29. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.. "The usage of ICT in colaborative learning processes in higher education". (2013): https://proa.ua.pt/index.php/estudosdoisca/article/view/6034.
    10.34624/ei.v0i7.6034
  30. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora. "Constructing Knowledge: An Experience of Active and Collaborative Learning in ICT Classrooms". Procedia - Social and Behavioral Sciences 64 (2012): 392-401. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.046.
    10.1016/j.sbspro.2012.11.046
  31. Pinheiro, M.M.; Simões, D.; Margarida M. Pinheiro; Dora Simões. "Constructing knowledge: An experience of active and collaborative learning in ICT classrooms". Turkish Online Journal of Educational Technology 11 4 (2012): 382-389. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867176012&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.sbspro.2012.11.046
  32. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Simulação empresarial: um estudo de caso sobre competências profissionais numa licenciatura em contabilidade". Revista de Contabilidade e Gestão 12 (2012): 37-65. http://www.otoc.pt/pt/a-ordem/publicacoes/contabilidade-e-gestao/.
    Publicado
  33. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Effects on the Students' Personal Competences of the Usage of PBL Methodologies in Professional Reality Simulation Environments: Students, Teachers, Graduates and Employers´ Perceptions". 2 4 (2012): 11-18. http://www.tojsat.net/.
    Publicado
  34. Pinheiro, Margarida M.; Simoes, Dora. "CONSTRUCTING KNOWLEDGE: AN EXPERIENCE OF ACTIVE AND COLLABORATIVE LEARNING IN ICT CLASSROOMS". Turkish Online Journal of Educational Technology (2012): https://publons.com/publon/27760908/.
  35. Pinheiro, Margarida M.; Simoes, Dora. "Constructing Knowledge: An Experience of Active and Collaborative Learning in ICT Classrooms". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2012): https://publons.com/publon/27760912/.
    10.1016/J.SBSPRO.2012.11.046
  36. Margarida M. Pinheiro; Cláudia S. Sarrico; Rui A. Santiago. "Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade". Rev. contab. organ. 5 13 (2011): http://dx.doi.org/10.11606/rco.v5i13.34807.
    10.11606/rco.v5i13.34807
  37. Pinheiro, M.M.; Sarrico, C.S.; Santiago, R.A.. "Self-development competences and PBL in an accounting course: Students, tutors, graduates and employers perspectives,Competências de autodesenvolvimento e metodologias pbl num curso de contabilidade: Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores". Revista Lusofona de Educacao 17 (2011): 147-166. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80051733722&partnerID=MN8TOARS.
    10.21814/rpe.3044
  38. M. Pinheiro, Margarida; S. Sarrico, Cláudia; A. Santiago, Rui. "Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial". Revista Portuguesa de Educação 24 1 (2011): 145-191. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.3044.
    Publicado • 10.21814/rpe.3044
  39. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Competências de auto-desenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilidade: perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores". Revista Lusófona de Educação 17 (2011): 147-166. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao.
    Publicado • 10.21814/rpe.3044
  40. Cláudia S. Sarrico. "Competências de auto-desenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilidade: perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores". Revista Lusófona de Educação (2011): https://publons.com/publon/18669378/.
    10.21814/rpe.3044
  41. Margarida M. Pinheiro; Cláudia S. Sarrico; Rui A. Santiago. "Desenvolvimento de competências sociais no ensino superior profissionalizante pela utilização de metodologias de ensino-aprendizagem de tipo PBL: um estudo de caso de um curso de contabilidade". Revista de Educação XVII s (2010): 43-60. http://revista.educ.fc.ul.pt/.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Pinheiro, Margarida M.. "Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL". Estudos do ISCA 1 (2010): 1-11. http://revistas.ua.pt//index.php/estudosdoisca/index.
  43. Pinheiro, Margarida M.. "Polinómios e funções polinomiais. Factorização no anel dos polinómios". Estudos do ISCA 2 5 (1999): 189-212. http://revistas.ua.pt//index.php/estudosdoisca/index.
    Acesso aberto • Publicado
  44. Pinheiro, Margarida M.. "Extensões de um anel. Corpo de quocientes Q". Estudos do ISCA II 3/4 (1998): 171-202. http://revistas.ua.pt//index.php/estudosdoisca/index.
    Acesso aberto • Publicado
  45. Pinheiro, Margarida M.. "A derivação das funções de custo. O problema da minimização". Estudos do ISCA II 2 (1996): 77-113. http://revistas.ua.pt//index.php/estudosdoisca/index.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Margarida M. Pinheiro; Claudia Amaral Santos; Dora Simões; Sandra Filipe; Ambrósio, Susana. Autor correspondente: Margarida M. Pinheiro. "Educar para o consumo responsável: o projeto internacional CARE". In Scientia’2023, 50-58. UA Editora, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/yjhq-zg39
  2. Margarida M. Pinheiro. "Todos ganham: qual o papel dos parceiros não académicos nas Instituições de Ensino superior?". In (H)à Educação – Rubricas 2022, editado por Maria Helena Araújo e Sá; Susana Ambrósio, 67-68. UA Editora, 2023.
    Publicado
  3. Claudia Amaral Santos; Margarida M. Pinheiro. "The Future Is Now". In Coping With the Digital Paradigm in Higher Education. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9008-9.ch023
  4. Claudia Amaral Santos; Margarida M. Pinheiro. "The Future is Now: Coping with the Digital Paradigm in Higher Education". In Handbook of Research on Smart Management for Digital Transformation, editado por Belem Barbosa; Sandra Filipe; Claudia Amaral Santos, 504-526. IGI-Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9008-9
  5. Margarida M. Pinheiro; SANTOS, VANDA. "Building the Future of Distance and Online Learning: The Case of a Portuguese University". In Online Distance Learning Course Design and Multimedia in E-Learning, editado por Ana Paula Lopes; Filomena Maria da Silva Pereira Baptista Soares, 114-141. IGI-Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9706-4
  6. SANTOS, VANDA; Margarida M. Pinheiro. "Como promover o Pensamento Computacional em sala de aula: algumas atividades exploratórias". In Matemática com Vida: Diferentes Olhares sobre o pensamento computacional, editado por SANTOS, VANDA; Pinheiro, Margarida M.; Isabel Cabrita; Maria Teresa Bixirao Neto; bernardino lopes, 33-37. UA Editora, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/3e5j-1e87
  7. Margarida M. Pinheiro; Albuquerque, Carlos; Moreira, F. T.; Torres, J.V. ; Sousa, J M. "Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?". In Matemática com Vida: Diferentes Olhares sobre o pensamento computacional, 9-26. UA Editora, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/3e5j-1e87
  8. Margarida M. Pinheiro; SANTOS, VANDA; Cabrita, Isabel; Maria Teresa Bixirao Neto; Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes. "Olhar o Pensamento Computacional sob Múltiplas Perspetivas". In Matemática com Vida: Diferentes Olhares sobre o pensamento computacional, 5-7. UA Editora, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/3e5j-1e87
  9. Margarida M. Pinheiro. "Cultura, alimentação e educação: de mãos dadas com o Erasmus?". In (H)à Educação – Rubricas 2021, editado por Maria Helena Araújo e Sá; Susana Ambrósio. UA Editora, 2022.
    Publicado
  10. Pinheiro, Margarida M.. "Academic Tourism". 143-160. Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-57288-4
  11. Sandra Filipe; Belem Barbosa; Claudia Amaral Santos; Pinheiro, Margarida M.; Dora Simões; Dias, Gonçalo Paiva. "Exchange Students’ Views on Tourism: The Impact of First-Hand Experiences on Transversal Skills Development and Loyalty to the Host Destination". editado por Cerdeira Bento, J.P.; Martínez-Roget F.; Pereira, E.T.; Rodríguez, X.A., 143-160. Suiça: Springer, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/978-3-030-57288-4_9
  12. Margarida M. Pinheiro; Claudia A. Santos; Filipe, Sandra. "The Impact of Personality Traits in Portuguese Buying Habits of Second-Hand Items: an Exploratory Analysis". In Proceedings of the 15th International Conference Liberec Economic Forum 2021, editado por Klára Antlová; Tereza Semerádová, 179-187. Technical University of Liberec, 2021.
    Publicado
  13. Filipe, Sandra; Santos, Claudia Amaral; Margarida M. Pinheiro. "Organic Food Purchase and the Influence of Personality Traits: a Study with Portuguese Consumers". In Proceedings of the 15th International Conference Liberec Economic Forum 2021, editado por Klára Antlová; Tereza Semerádová, 130-140. Technical University of Liberec, 2021.
    Publicado
  14. Margarida M. Pinheiro; SANTOS, VANDA. "STEM Learning in Digital Higher Education: Have it your Way". editado por Huang, Yueh-Min; Lai, Chin-Feng; Rocha, Tânia, 567-578. Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-91540-7_58
  15. SANTOS, VANDA; Margarida M. Pinheiro. "A Tecnologia Educativa ao Serviço da Matemática – uma Abordagem Ativa para o Ensino da Estatística". In Matemática com Vida, editado por Vanda Santos; Isabel Cabrita; Maria Teresa Bixirao Neto; Margarida M. Pinheiro; Lopes, J. Bernardino, 51-56. UA Editora, 2021.
    Publicado
  16. Margarida M. Pinheiro. "Hoje vamos falar de Erasmus". editado por Maria Helena Araújo e Sá; Susana Ambrósio, 57-57. UA Editora, 2021.
    Publicado
  17. Margarida M. Pinheiro; Vanda Santos. "STEM Learning in Digital Higher Education: Have It Your Way!". 567-578. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-91540-7_58
  18. "Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia". UA Editora, 2021.
    10.48528/VT67-1729
  19. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Pinheiro, Margarida. "Digital Access and Literacy". In Advances in Educational Technologies and Instructional Design, editado por F. Soares; Ana Paula Lopes; K. Brown; A. Uukkivi; Soares, Filomena; brown, k, 129-149. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-1591-4.ch008
  20. Pinheiro, Margarida M.. "Responsabilidade social e investigação científica: uma linha de pensamento feita de vários caminhos". editado por Ana Varela; Betina Lopes; José Paulo Cravino; Manuela Gonçalves; Maria Helena Araújo e Sá; Xana Sá Pinto, 86-86. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/ms4w-r031 https://ria.ua.pt/handle/10773/30307
  21. Pinheiro, Margarida M.. "O que é, para que serve e como funciona?". In (H)à Educação – Rubricas 2020, editado por Maria Helena Araújo e Sá; Susana Ambrósio, 17-18. UA Editora, 2020.
    Publicado
  22. Pinheiro, Margarida M.. "O que é que a pandemia me trouxe de Erasmus?". editado por Maria Helena Araújo e Sá; Susana Ambrósio, 85-86. Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  23. Pinheiro, Margarida M.. "O que podemos nós oferecer a quem nos escolhe para uma experiência Erasmus?". 19-21. Portugal: Universidade de Aveiro, 2019.
    Publicado
  24. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Santos, Cláudia. "Perceções e perspetivas dos estudantes do Ensino Superior sobre estratégias de ensino e aprendizagem". editado por Susana Gonçalves; Paula Fonseca; Cândida Malça, 45-66. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2016.
    Publicado
  25. Pinheiro, Margarida M.. "Perceções dos Estudantes sobre as atividades de ensino que são desenhadas como Boas Práticas". In Pedagogias no Ensino Superior, editado por Gonçalves, Susana; Almeida, Helena; Neves, Fátima, 35-58. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2015.
    Publicado
  26. Moreira, Gillian; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Ana Raquel. "Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior". In Experiências de inovação didática no ensino superior, editado por Ministério da Educação e Ciência, 97-116. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Publicado
  27. Simões, D.; Pinheiro, Margarida M.. "Collaborative strategies of teaching and learning in higher education". 125-147. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2014.
    Publicado
  28. Pinheiro, Margarida M.. "Effects of PBL methodologies on the students’ personal competences". editado por Pinto, João Lemos; Langie, Greet, 41-58. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
  29. Pinheiro, Margarida M.. "The role of simulation learning in higher education". editado por Giannakaki, M.; Papanikos, G. T.; Pozios, Y.; Richards, J. K.; Kelvyn, J., 227-244. Athens, Grécia: Athens Institution for Education and Research, 2006.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pinheiro, Margarida M.. Accounting Ethics Education: Teaching Virtues and Values. New York, Estados Unidos: Routledge. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Pinheiro, Margarida M.. Accounting Ethics Education: Making Ethics Real. New York, Estados Unidos: Routledge. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia. UA Editora. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Pinheiro, Margarida M.. Evaluating the Gaps and Intersections between Marketing Education and the Marketing Profession. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global. 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-6295-5 • Editor
  5. Pinheiro, Margarida M.. Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global. 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-0039-1 • Editor
Livro
  1. Pinheiro, Margarida M.; Isabel Machado; Cláudia S. Sarrico. Caraterização do Corpo Docente das Áreas de Educação e Formação do Ensino Superior Português. Lisboa, Portugal: A3ES Readings. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pinheiro, Margarida M.. "Funcionamento de uma UC preparatória do trabalho de investigação: o caso de MICS". Trabalho apresentado em Teaching Day 2017, 2017.
  2. Pinheiro, Margarida. "Students and Academics: perceptions and experiences of mobility". 2017.
  3. Pinheiro, Margarida M.. "(Good) practices & scholarship of teaching". Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF, 2017.
  4. Pinheiro, Margarida M.; Barbosa, Belem; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "Students and Academics: perceptions and experiences of mobility". Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF, 2017.
  5. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora. "The challenges of digital natives in higher education". Trabalho apresentado em Teaching Day, A Tecnologia ao Serviço da Aprendizagem na Universidade de Aveiro, 2016.
  6. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Santos, Cláudia Amaral. "Different teaching and learning methodologies: one size does not fit all students". Trabalho apresentado em IPCE2015, International Conference on Research, Practices and Contexts in Education, 2015.
  7. Pinheiro, Margarida M.. "Concerns about the quality of Portuguese management education". Trabalho apresentado em IPCE2015, International Conference on Research, Practices and Contexts in Education, 2015.
  8. Alberto J. Costa; Pinheiro, Margarida M.; Mariana Salomé Ribeiro. "Ethical perceptions of accounting students in a Portuguese University: do gender, age, education and work experience matter?". Trabalho apresentado em 12th World Congress of Accounting Educators and Researchers, 2014.
  9. Ribeiro, Mariana; Pinheiro, Margarida M.; Costa, Alberto. "Ethical perceptions of accounting students in a Portuguese University: do gender, age and work experience matter?". Trabalho apresentado em 12th World Congress of Accounting Educators and Researchers, 2014.
  10. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora. "Learning in Collaborative Environments in Higher Education". Trabalho apresentado em IPCE2015, International Conference on Research, Practices and Contexts in Education, 2014.
    10.1109/icl.2011.6059647
  11. Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.. "Professional competences and learning processes in PBL methodologies in simulated environments". Trabalho apresentado em International Symposium Innovative Teaching for a 21st Century Europe, 2008.
Recurso online
  1. Pinheiro, Margarida M.; Amaral Santos, Claudia. Presentation of the FairFood for a Smart Life project, on the CIDTFF Youtube channel, on October 4, 2021. 2021. https://www.fairfoodproject.eu/read_news.php?id=42.
Relatório
  1. Pinheiro, Margarida M.. 2017. Relatório pormenorizado sobre os trabalhos realizados durante o período de Dispensa de Serviço Docente relativo ao ano letivo de 2014/2015, a que se refere o 36º artigo do Decreto-Lei nº 207/2009 de 31 de agosto.
  2. Pinheiro, Margarida M.. 2008. Relatório pormenorizado das atividades pedagógicas, científicas e de investigação, a que se refere o ponto 5 do 10º artigo do Decreto-Lei nº 185/81 de 1 de julho, desenvolvidas no quinquénio 2003 a 2008.
  3. Pinheiro, Margarida M.. 2003. Relatório pormenorizado das atividades pedagógicas, científicas e de investigação, a que se refere o ponto 5 do 10º artigo do Decreto-Lei nº 185/81 de 1 de julho, desenvolvidas no quinquénio 1998 e 2003.
  4. Pinheiro, Margarida M.. 1998. Relatório pormenorizado das atividades pedagógicas, científicas e de investigação, a que se refere o ponto 1 do 11º artigo do Decreto-Lei nº 185/81 de 1 de julho, desenvolvidas nos três anos seguintes ao da tomada de posse como Professora Adjunta.

Outros

Outra produção
  1. Higher Education Pedagogies. Associate Editor. 2020. Pinheiro, Margarida M.. https://www.tandfonline.com/toc/rhep20/current.
  2. Análise de tabelas de contingência bidimensionais e tridimensionais (através da partição do qui-quadrado). Estudo apresentado no âmbito do concurso de provas públicas para Professor Adjunto do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro. 1994. Pinheiro, Margarida M..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/24 Educar para o Consumo Responsável: o projeto internacional CARE
(Portugal)
2023/05/03 Growth and Development of the CARE project
Universidade de Aveiro
2021/09/14 Organic Food Purchase and the Influence of Personality Traits: a study with Portuguese Consumers Liberec Economic Forum
Liberec University (Liberec, República Checa)
2021/09/14 The Impact of Personality Traits in Portuguese Buying Habits of Second-Hand Items: an Exploratory Analysis Liberec Economic Forum
Liberec University (Liberec, República Checa)
2021/07/06 Fair Food for a Smart Life: a paradigm for a sustainable development
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/02/24 Digital Technology (but not only) in university teaching: some highlights OPATEL
(Aveiro, Portugal)
2019/05 (Uma espécie de) Guia para um final feliz: a condução do estudante pelos caminhos da investigação científica CNaPPES (Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior)
(Santarém, Portugal)
2019/05 Erasmus – entre nós e os outros PINT of Science (Festival Internacional da Ciência)
(Aveiro, Portugal)
2017 Teacher mobility through the lens of the theories of reasoned action and planned behavior ICERI2017 International Conference of Education, Research and Innovation
(Sevilha)
2017 Academics’ profile in portuguese higher education institutions ICERI2017 International Conference of Education, Research and Innovation
(Sevilha, Espanha)
2017 Could I do it again? One time experiences of Erasmus mobility teachers ICLEL 2017,3rd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All
(Porto, Portugal)
2017 What makes a mobility champion? Qualitative insights on teachers’ mobility experiences EDULEARN17 Conference
(Barcelona, Espanha)
2017 Insights into the expectations of mobility students: the impact of Erasmus in their future professional careers HEAd’17, 3nd International Conference on Higher Education Advances
(Valencia, Espanha)
2017 Business Simulation Project EPIC, 10th Erasmus Partnership Conference
(Opole, Polónia)
2017 Study and travel: students’ perceptions on the importance of tourism in mobility INTED2017, 11th International Technology, Education and Development Conference,
(Valencia, Espanha)
2016/11 HEI Teaching Mobility: Looking for Dynamics in a Seven-Year Period WCLTA2016, 7th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership
(Budapeste, Hungria)
2016/04/27 Práticas pedagógicas: novas metodologia Seminário Novas Metodologias Pedagógicas no Ensino Superior
(Coimbra, Portugal)
2016 HEI Teaching Mobility: Looking for Dynamics in a Seven-Year Period WCLTA2016, 7th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership
(Budapeste, Hungria)
2016 Experiences in higher education – lessons learned from a tutorial program. INTED2016, International Technology, Education and Development Conference,
(Valencia, Espanha)
2015/10/26 Scholarship of teaching and learning: que atividades são percecionadas como boas práticas pelos estudantes SATHE 2015 – International Symposium Study and Advancement of Teaching in Higher Education
(Coimbra, Portugal)
2015/03/18 Perceções dos estudantes sobre a função do ensino CIDMA (Centro de I&D em Matemática e Aplicações) Seminário MATEAS
(Aveiro, Portugal)
2015 Collaborative platforms in technological contexts in higher education: the students’ view INTED2015, 9th International Technology, Education and Development Conference
(Madrid, Espanha)
2015 Scholarship of teaching and good practices (the students’ perspective) INTED2015, 9th International Technology, Education and Development Conference
(Madrid, Espanha)
2015 Ethical perceptions of accounting students: do gender, age and work experience matter? GRUDIS Portuguese Accounting Research Network
(Braga, Portugal)
2014/12/03 Função do ensino: que atividades são identificadas como boas práticas pelos estudantes? Teaching Day, Culturas e Ambientes de Aprendizagem na Universidade de Aveiro
(Aveiro, Portugal)
2014/05/22 Effects of PBL methodologies on the students’ personal competences. 8 th PTEE2014 - Physics Teaching in Engineering Education
(Aveiro, Portugal)
2014 Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes: o caso do ISCA-UA Scientia 3º Seminário de Investigação
(Aveiro, Portugal)
2014 Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes de uma Universidade Portuguesa (ISCA-UA): o género, a idade, a formação académica e a experiência profissional são importantes? XVI Encuentro AECA: Recuperación económica: confianza e inversión en Europa
(Leiria, Portugal)
2014 Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do ensino superior TRACER Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior
(Aveiro, Portugal)
2013/10/21 Management academics: are they who we would like them to be? Scientia 2º Seminário de Investigação
(Aveiro, Portugal)
2013 Management academics: are they who we would like them to be? 3rd INBAM Conference
(Lisboa, Portugal)
2012 Collaborative E-learning Methodologies: an Experience of Active Knowledge in ICT Classrooms ICVL 2010-2030, International Conference on Virtual Learning
(Brasov, Roménia)
2012 Cálculo Financeiro e simuladores bancários: a teoria aplicada à prática. Scientia 1º Seminário de Investigação
(Aveiro, Portugal)
2012 Constructing knowledge: an experience of active and collaborative learning in an ICT classroom IETC 2012, 12 th International Educational Technology Conference
(Taoyuan, Taiwan)
2012 O ensino da contabilidade e o mercado de trabalho XV Encuentro AECA,
(Esposende, Portugal)
2011/11/30 Questões gerais sobre metodologias de investigação Programa Integrado de Apoio à Elaboração de Dissertações (PIAED)
(Aveiro, Portugal)
2011 Effects on the students' personal competences of the usage of PBL methodologies in professional reality simulation environments ISTEC2011 International Science and Technology Conference
(Istambul, Turquia)
2010 A Business Simulation course: a teaching strategy for students' learning European Learning Styles Information Network, ELSIN 2010, 15th Annual International Conference, Exploring styles to enhance learning and teaching in diverse contexts,
(Aveiro, Portugal)
2010 Altos e Baixos de um Casamento: PBL e Motivações dos Alunos PBL 2010 Congresso Internacional
(São Paulo, Brasil)
2008 Re-shaping Learning Processes in Vocational Higher Education: a Study on Professional Competences in PBL Methodologies SRHE 2008 Society for Research in Higher Education Conference 2008
(Liverpool, Reino Unido)
2008 Metodologias PBL (project-based learning): um desafio para a melhoria do desempenho no ensino superior profissionalizante? Conferência Internacional Modelos de Governação e de Gestão do Ensino Superior – Uma Perspectiva Global
(Coimbra, Portugal)
2008 PBL methodologies in simulated environments in vocational higher education: professional competences and learning processes Fifth International EURODOCS Conference “Modernising European Higher Education: Priorities, Ideas and Challenges
(Porto, Portugal)
2006 The role of simulation learning in higher education 8th International Conference on Education
(Atenas, Grécia)
2005 O papel da simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante Congresso Internacional Educação e Trabalho, Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais
(Aveiro, Portugal)
2004 O papel de um modelo de simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante ELES 2004 Conferência eLES'04 - eLearning no Ensino Superior,
(Aveiro, Portugal)
2003 The role of simulation learning in higher education. International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations
(Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Intership Report at International Sports and Culture Association, Copenhagen, Denmark
Orientador
Master in Finance (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023/11/24 Gestão e eficiência de mercado pela diferenciação do género
Orientador
Master in Finance
2021 - 2023/11/24 Relatório de estágio: Género e cargos de liderança no Grupo Crédito Agrícola
Orientador
Master in Finance
2022 - 2023/07/12 Relatório de estágio: Tomada de decisão empresarial: o caso da empresa CIRES
Orientador
Master in Finance
2020/09/01 - 2021/06/18 Relatório de estágio: vulnerabilidade financeira na International Sports and Culture Association
Orientador
Master (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019/12/09 Intership report: gestão de relacionamento online das marcas Park Plaza e Art¿otel, Amsterdam, Netherlands
Orientador de Joana Correia Guedes
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018/07/03 Felicidade no trabalho – proposta de um manual de boas práticas para as organizações
Orientador de Sandrina de Jesus Ribeiro Magalhães
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2013/12/16 Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes do ISCA-UA
Coorientador de Mariana Salomé Martins Ribeiro
Mestrado em Contabilidade (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2013/12/16 Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes do ISCA-UA
Coorientador de Mariana Salomé Martins Ribeiro
Mestrado em Contabilidade (Mestrado)
2010 - 2011/12/28 Cálculo Financeiro e simuladores bancários: a teoria aplicada à prática real
Orientador de Odete Maria de Oliveira Alves
Mestrado em Contabilidade (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2010/07/12 Metodologias PBL e competências: um estudo de caso.
Orientador de Sara Andreia Reis Oliveira
Mestrado em Contabilidade (Mestrado)
2009 - 2010 As metodologias PBL (Project Based Learning) e a disciplina de Projeto Profissional
Orientador de Maria da Conceição Cirne de Almeida
Contabilidade e Administração
2009 - 2010 Metodologias do tipo PBL (Problem Based Learning) e a disciplina de Projeto Profissional
Orientador de Catarina de Sá Fernandes Machado
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato)
2006 - 2007 As metodologias PBL e a disciplina de Projeto Profissional.
Orientador de Vanessa Adelaide Ferreira Neno Amarantes Pereira
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato)
2005 - 2006 As metodologias PBL (Project Based Learning) e a disciplina de Projeto Profissional
Orientador de Manuel Pessegueiro dos Santos
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato)
2004 - 2005 Análise de dados e estatística
Orientador de Iolanda Manuela Soares Assunção
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato)
2004 - 2005 As metodologias PBL (Problem Based Learning) e o ensino da contabilidade
Orientador de Carla Maria Marques Ferreira
Contabilidade e Administração Pública (Licenciatura/Bacharelato)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09 - Atual Matemática com Vida - Different perspectives on Computational Thinking. Accredited as a Training Course with registration number CCPFC/ACC-115432/22. (2022/09 - 2022/10)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10/02 - Atual A Tecnologia Educativa ao serviço da Matemática (Educational Technology at the Service of Mathematics – an active approach to teaching Statistics ). An workshop within the Meeting Matemática com Vida (2021/10/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09/25 - 2021/10/02 Matemática com Vida - Different perspectives on technology. Accredited as a Training Course with registration number CCPFC/ACC-111929/21. (2021/09/25 - 2021/10)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/02 - 2015/02 Competências transversais no ensino superior: perceções, práticas e desafios. Sessão integrada no ciclo de seminários “Pensar e partilhar práticas de qualidade no Ensino Superior” (2015/02/20)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/08 - Atual Participation in the training session “Presentation of the novelties of the Moodle 2021/22 platform”, promoted by Susana Caixinha (UA), within the scope of the Training and Pedagogical Update Program
Oficina (workshop)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09/13 - 2021/09/14 Participant at the Liberec Economic Forum
Conferência
Liberece Economic Forum
Technická univerzita v Liberci, República Checa
2021/07/20 - 2021/07/20 PerusAll, como incentivo à leitura colaborativa online
Oficina (workshop)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/20 - 2021/07/20 Como construir um mural virtual de aprendizagem colaborativa com recurso ao Padlet
Oficina (workshop)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/19 - 2021/07/19 EdPuzzle - vídeos interativos
Oficina (workshop)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/16 - 2021/07/16 COIL na prática
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/15 - 2021/07/15 Estratégias que potenciam interações equitativas no trabalho de grupo - Scrum
Oficina (workshop)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/13 - 2021/07/13 Apresentações em sala de aula – Como orientar os estudantes
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/09 - 2021/07/09 O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/08 - 2021/07/08 Como sobreviver à orientação de teses
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/06 - 2021/07/06 Orientações para um feedback eficaz
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/01 - 2021/07/02 Participant at the ICIEMC 2021 – International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
Conferência
ICIEMC 2021 – International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/06/02 - 2021/06/02 Motivation in mathematics lessons
Seminário
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/05/19 - 2021/05/19 Excellence in Peer Review: How to be na effective peer reviewer
Oficina (workshop)
Taylor & Francis Reviewer Training Network
Taylor & Francis Group, Reino Unido
2020/01/31 - 2020/01/31 “Envolver os alunos nas avaliações de grupo: avaliação pelos pares”
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/30 - 2020/01/30 “Produtividade sem stress: Gestão de Tempo & Gestão de e-mails”
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/29 - 2020/01/29 “+FORMA: Técnicas de Comunicação”
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/27 - 2020/01/27 “Desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior – haverá lugar para a formação pedagógica?“
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/20 - 2019/11/20 "Practical pedagogy - embedding new pedagogies into teaching practice"
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/04 - 2019/11/08 Mobilidade para Formação (Staff Mobility for Training) com o Dundalk Institute of Technology, Irlanda
Outro
Dundalk Institute of Technology, Irlanda
2019/09/24 - 2019/09/24 "Aulas mais interativas com "Team Based Learning" (TBL)"
Oficina (workshop)
Programa de formações organizado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem
Universidade do Minho, Portugal
2019/07/07 - 2019/07/09 Retiro de Formação "Docência +"
Encontro
Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Centro IDEA-UMinho)
Universidade do Minho, Portugal
2019/06/18 - 2019/06/18 "Workshop Práticas Pedagógicas"
Oficina (workshop)
Fórum de Ensino e Aprendizagem | Teaching & Learning Forum
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/05/13 - 2019/05/17 Participação na 15ª Erasmus Week no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Outro
5ª Erasmus Week
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019/04/29 - 2019/05/12 Mobilidade para Ensino (Staff Mobility for Teaching) com a Comenius University in Bratislava, Eslováquia
Outro
Univerzita Komenského v Bratislave, Eslováquia
2018/04/06 - 2018/04/12 Mobilidade para Ensino (Staff Mobility for Teaching) com a Tomas Bata University in Zlín, República Checa
Outro
Univerzita Tomáše Bati ve Zlíne, República Checa
2018/03/12 - 2018/03/16 Mobilidade para Formação (Staff Mobility for Training) com a Universiat degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale, Itália
Outro
Universiat degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale, Itália

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/01/22 Mouse Tracking no estudo do Comportamento do Consumidor- Uma Experiência em Website de E-Commerce
Presidente do júri
José Miguel Moreira Vaz Duarte e Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/11 Auditar para fidelizar – diagnóstico à estratégia da gestão de relacionamento com clientes na Aglux
Presidente do júri
Isabel Fernanda Barbosa Gradim Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/07 Financiamento de centros de dia
Arguente principal
Catarina Salomé Oliveira Peres Evaristo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/07 Custos diretos da demência em lar de idosos
Arguente principal
Hilma Alexandra Almeida Caravau (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/07 Estudo sobre a certificação nas empresas
Arguente principal
Marisa de Jesus Henriques (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Cogent Education Routledge (Taylor and Francis)
2022 - Atual MDPI (2227-7102) MDPI
2021 - Atual Journal of Business Ethics (0167-4544) Springer Nature
2021 - Atual EERJ Sage
2019 - Atual Revista Lusófona de Educação (1646-401X) Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias
2019 - Atual Higher Education Pedagogies (2375-2696) Informa UK (Taylor & Francis)
2019 - Atual African Journal of Business Management (1993-8233 ) Academic Journals
2017 - Atual Education Policy Analysis Archives (1068-2341) Education Policy Analysis Archives
2017 - Atual Interactive Learning Environments (1744-5191) Informa UK (Taylor & Francis)
2016 - Atual IEEE Transactions on Learning Technologies (1939-1382) Institute of Electrical and Electronics Engineers
2016 - Atual Management Decision (0025-1747) Emerald (MCB UP )
2015 - Atual ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (2184-0385) Associacao Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM
2014 - Atual African Journal of Marketing Management (2141-2421) Academic Journals

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2000 - 2004 Elemento nomeado pelo Conselho Diretivo, da Comissão de Autoavaliação do ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/03/01 - Atual Data collection in business: questionnaires and interviews PhD (Doktor (PhD)) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/03/02 - Atual Data collection in business: questionnaires and interviews Doctorate in Business Innovation Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - Atual Metodologias de Investigação para as Ciências Sociais (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - Atual Métodos Quantitativos (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - Atual Estatística (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2016 Noções Fundamentais de Matemática (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2014 Técnicas de Análise de Dados (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2012 Matemática Aplicada (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2007 Cálculo Financeiro e Atuarial (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade de Aveiro, Portugal
1992 - 2007 Matemática Financeira (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 2006 Álgebra Linear e Geometria Analítica (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2002 - 2004 Inferência Estatística (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
1987 - 1998 Noções Básicas de Estatística (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade de Aveiro, Portugal
1988 - 1996 Matemática I (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/04/22 Entrevista realizada por convite da Rádio Terra Nova, com participação no programa Educação à Escuta, com a chancela do CIDTFF Rádio Terra Nova

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/01 - Atual Journal of Higher Education Pedagogies Associate Editor
2015 - Atual CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Investigador integrado
2008 - 2013 GOVCOPP - Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas Investigador integrado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - Atual Membro eleito do Conselho de Escola, no que respeita ao seu corpo de Professores
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/05/25 - 2021/07/07 Element of the Scientific Committee of the Conference E-Learning in STEM Education - First International Conference
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2014 Elemento, por deliberação da Direção do ISCA-UA, da comissão de análise do ISCA-UA no âmbito do Sistema para a Garantia de Qualidade (SGQ)
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2014 Elemento, por deliberação da Direção do ISCA-UA, da comissão de análise do ISCA-UA no âmbito do Sistema para a Garatia de Qualidade (SGQ)
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2013 Elemento, nomeado pela Direção, da equipa responsável pelo Objetivo Operacional 1 / Objetivo Estratégico 3 do Plano de Atividades. Neste âmbito, promoveu, entre outras, ações de dinamização da implementação de metodologias de ensino-aprendizagem ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2010 Elemento da Comissão de Coordenação da Realização dos Inquéritos Pedagógicos, por deliberação do Conselho Directivo. ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2009 Pivot do ISCA-UA no Centro para a Excelência do Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior, no âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE) e inserido no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro
Outro
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 Elemento da Comissão de Análise da Distribuição do Serviço Docente, por deliberação do Conselho Científico
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1992 - 2008 Membro do Conselho Científico ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2002 - 2003 Elemento, nomeado pelo Conselho Diretivo, de grupo de trabalho para caraterização do mercado de trabalho de diplomados do ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2000 - 2001 Coordenadora pedagógica da Comissão de Coordenação de Formação Contínua – PRODEP III
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal
1998 - 2000 Membro da Assembleia de Representantes ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 2000 Responsável pelo programa comunitário Foco (Formação Contínua de Professores)
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 1997 Presidente do Conselho Pedagógico ISCA-UA
Presidente / Vice-presidente
Universidade de Aveiro, Portugal
1995 - 1997 Elemento da Comissão de Organização das Atividades de Avaliação do ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2004/05 - 2004/05 Arguente de júri de concurso de provas públicas para Professor Adjunto Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
2001/09 - 2001/09 Membro do júri de apreciação dos relatórios apresentados por Professores Adjuntos, da área de Matemática do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), na passagem aos respetivos processos de nomeação definitiva Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
1999/05 - 1999/09 Membro do júri de apreciação dos relatórios apresentados por Professores Adjuntos, da área de Matemática do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), na passagem aos respetivos processos de nomeação definitiva Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
1986 - 1986 Membro do júri de avaliação de profissionalizandos, por despacho do Ministério da Educação, realizado na Escola C+S de Paredes de Coura e na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal
Distinções

Prémio

2013 Best Paper Award (Third International Network of Business and Management Journals (INBAM, 2013 Portugal)