Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Margarida Maria Solteiro Martins Pinheiro
Nomes de citação
- Pinheiro, Margarida M.
- Pinheiro, Margarida
- Pinheiro, M. M.
- Pinheiro, M.
- Pinheiro, M M
- Pinheiro, M
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5D16-ADEF-3EB3
- ORCID iD
- 0000-0001-8027-2214
- Researcher Id
- AAE-9314-2019
- Scopus Author Id
- 47561687800
Endereços de correio eletrónico
- margarida.pinheiro@ua.pt (Profissional)
Websites
- https://www.ua.pt/isca/person/11707646 (Profissional)
- https://publons.com/researcher/1179875/margarida-m-pinheiro/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
- Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008
Concluído
|
Ciências Sociais (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território, Portugal
"Metodologias PBL em ambientes simulados no ensino superior profissionalizante [PBL methodologies in simulated environments
in professional higher education]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1992
Concluído
|
Probabilidades e Estatística (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Partição de tabelas de contingência bidimensionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1985
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
13 |
1983
Concluído
|
Matemática (Bacharelato)
Especialização em Matemática
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
13 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1992 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal |
1988 - 1992 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1988 - 1988 | Professora Efetiva de Matemática | Escola Secundária de Estarreja, Portugal |
1986 - 1988 | Professora Efetiva de Matemática | Escola Secundária D. Sancho I, Portugal |
1985 - 1986 | Professora Efetiva de Matemática | Escola Secundária de Valença do Minho, Portugal |
1984 - 1985 | Estágio Pedagógico integrado na Licenciatura | Escola Secundária Carolina Michaellis, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/11 - 2026/04 | Esc-Tension 2 - Accelerating ESC Adoption in the EEA
2023-KA220-HED-F67B42A2
|
Erasmus Plus |
2023/11 - 2026/04 | SELF - Solo-entrepreneurship in Post-pandemic Europe
2023- KA220-HED-BDF87009
|
Erasmus Plus |
2023/03 - 2026/02 | PROMENT - Promoting professional education and students’ engagement through comprehensive mentoring and tutoring system at
HEIs
ERASMUS-EDU-2022-CBHE-STRAND-2
|
Erasmus |
2021/12/01 - 2023/11/30 | CARE - Consumer Awareness towards Responsibility to the Environment
Orientador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2020/12/01 - 2022/11/30 | European Student Card Extension and Adoption (ESC-tension)
Investigador
EDUCatt, Itália
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2020/12 - 2022/11 | European Student Card Extension and Adoption (ESC-tension) | Erasmus Plus |
2020/11/01 - 2022/10/31 | Fair Food for a Smart Life
Investigador
Universidad de Málaga, Espanha
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2014/09 - 2015/04 | Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior
127/ID/201
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4058 - 2011-2012
PEst-C/CJP/UI4058/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/24 | Educar para o Consumo Responsável: o projeto internacional CARE |
(Portugal)
|
2023/05/03 | Growth and Development of the CARE project |
Universidade de Aveiro
|
2021/09/14 | Organic Food Purchase and the Influence of Personality Traits: a study with Portuguese Consumers | Liberec Economic Forum
Liberec University (Liberec, República Checa)
|
2021/09/14 | The Impact of Personality Traits in Portuguese Buying Habits of Second-Hand Items: an Exploratory Analysis | Liberec Economic Forum
Liberec University (Liberec, República Checa)
|
2021/07/06 | Fair Food for a Smart Life: a paradigm for a sustainable development |
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2020/02/24 | Digital Technology (but not only) in university teaching: some highlights | OPATEL
(Aveiro, Portugal)
|
2019/05 | (Uma espécie de) Guia para um final feliz: a condução do estudante pelos caminhos da investigação científica | CNaPPES (Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior)
(Santarém, Portugal)
|
2019/05 | Erasmus – entre nós e os outros | PINT of Science (Festival Internacional da Ciência)
(Aveiro, Portugal)
|
2017 | Teacher mobility through the lens of the theories of reasoned action and planned behavior | ICERI2017 International Conference of Education, Research and Innovation
(Sevilha)
|
2017 | Academics’ profile in portuguese higher education institutions | ICERI2017 International Conference of Education, Research and Innovation
(Sevilha, Espanha)
|
2017 | Could I do it again? One time experiences of Erasmus mobility teachers | ICLEL 2017,3rd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All
(Porto, Portugal)
|
2017 | What makes a mobility champion? Qualitative insights on teachers’ mobility experiences | EDULEARN17 Conference
(Barcelona, Espanha)
|
2017 | Insights into the expectations of mobility students: the impact of Erasmus in their future professional careers | HEAd’17, 3nd International Conference on Higher Education Advances
(Valencia, Espanha)
|
2017 | Business Simulation Project | EPIC, 10th Erasmus Partnership Conference
(Opole, Polónia)
|
2017 | Study and travel: students’ perceptions on the importance of tourism in mobility | INTED2017, 11th International Technology, Education and Development Conference,
(Valencia, Espanha)
|
2016/11 | HEI Teaching Mobility: Looking for Dynamics in a Seven-Year Period | WCLTA2016, 7th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership
(Budapeste, Hungria)
|
2016/04/27 | Práticas pedagógicas: novas metodologia | Seminário Novas Metodologias Pedagógicas no Ensino Superior
(Coimbra, Portugal)
|
2016 | HEI Teaching Mobility: Looking for Dynamics in a Seven-Year Period | WCLTA2016, 7th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership
(Budapeste, Hungria)
|
2016 | Experiences in higher education – lessons learned from a tutorial program. | INTED2016, International Technology, Education and Development Conference,
(Valencia, Espanha)
|
2015/10/26 | Scholarship of teaching and learning: que atividades são percecionadas como boas práticas pelos estudantes | SATHE 2015 – International Symposium Study and Advancement of Teaching in Higher Education
(Coimbra, Portugal)
|
2015/03/18 | Perceções dos estudantes sobre a função do ensino | CIDMA (Centro de I&D em Matemática e Aplicações) Seminário MATEAS
(Aveiro, Portugal)
|
2015 | Collaborative platforms in technological contexts in higher education: the students’ view | INTED2015, 9th International Technology, Education and Development Conference
(Madrid, Espanha)
|
2015 | Scholarship of teaching and good practices (the students’ perspective) | INTED2015, 9th International Technology, Education and Development Conference
(Madrid, Espanha)
|
2015 | Ethical perceptions of accounting students: do gender, age and work experience matter? | GRUDIS Portuguese Accounting Research Network
(Braga, Portugal)
|
2014/12/03 | Função do ensino: que atividades são identificadas como boas práticas pelos estudantes? | Teaching Day, Culturas e Ambientes de Aprendizagem na Universidade de Aveiro
(Aveiro, Portugal)
|
2014/05/22 | Effects of PBL methodologies on the students’ personal competences. | 8 th PTEE2014 - Physics Teaching in Engineering Education
(Aveiro, Portugal)
|
2014 | Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes: o caso do ISCA-UA | Scientia 3º Seminário de Investigação
(Aveiro, Portugal)
|
2014 | Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes de uma Universidade Portuguesa (ISCA-UA): o género, a idade, a formação académica e a experiência profissional são importantes? | XVI Encuentro AECA: Recuperación económica: confianza e inversión en Europa
(Leiria, Portugal)
|
2014 | Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do ensino superior | TRACER Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior
(Aveiro, Portugal)
|
2013/10/21 | Management academics: are they who we would like them to be? | Scientia 2º Seminário de Investigação
(Aveiro, Portugal)
|
2013 | Management academics: are they who we would like them to be? | 3rd INBAM Conference
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Collaborative E-learning Methodologies: an Experience of Active Knowledge in ICT Classrooms | ICVL 2010-2030, International Conference on Virtual Learning
(Brasov, Roménia)
|
2012 | Cálculo Financeiro e simuladores bancários: a teoria aplicada à prática. | Scientia 1º Seminário de Investigação
(Aveiro, Portugal)
|
2012 | Constructing knowledge: an experience of active and collaborative learning in an ICT classroom | IETC 2012, 12 th International Educational Technology Conference
(Taoyuan, Taiwan)
|
2012 | O ensino da contabilidade e o mercado de trabalho | XV Encuentro AECA,
(Esposende, Portugal)
|
2011/11/30 | Questões gerais sobre metodologias de investigação | Programa Integrado de Apoio à Elaboração de Dissertações (PIAED)
(Aveiro, Portugal)
|
2011 | Effects on the students' personal competences of the usage of PBL methodologies in professional reality simulation environments | ISTEC2011 International Science and Technology Conference
(Istambul, Turquia)
|
2010 | A Business Simulation course: a teaching strategy for students' learning | European Learning Styles Information Network, ELSIN 2010, 15th Annual International Conference, Exploring styles to enhance
learning and teaching in diverse contexts,
(Aveiro, Portugal)
|
2010 | Altos e Baixos de um Casamento: PBL e Motivações dos Alunos | PBL 2010 Congresso Internacional
(São Paulo, Brasil)
|
2008 | Re-shaping Learning Processes in Vocational Higher Education: a Study on Professional Competences in PBL Methodologies | SRHE 2008 Society for Research in Higher Education Conference 2008
(Liverpool, Reino Unido)
|
2008 | Metodologias PBL (project-based learning): um desafio para a melhoria do desempenho no ensino superior profissionalizante? | Conferência Internacional Modelos de Governação e de Gestão do Ensino Superior – Uma Perspectiva Global
(Coimbra, Portugal)
|
2008 | PBL methodologies in simulated environments in vocational higher education: professional competences and learning processes | Fifth International EURODOCS Conference “Modernising European Higher Education: Priorities, Ideas and Challenges
(Porto, Portugal)
|
2006 | The role of simulation learning in higher education | 8th International Conference on Education
(Atenas, Grécia)
|
2005 | O papel da simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante | Congresso Internacional Educação e Trabalho, Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais
(Aveiro, Portugal)
|
2004 | O papel de um modelo de simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante | ELES 2004 Conferência eLES'04 - eLearning no Ensino Superior,
(Aveiro, Portugal)
|
2003 | The role of simulation learning in higher education. | International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations
(Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Intership Report at International Sports and Culture Association, Copenhagen, Denmark
Orientador
|
Master in Finance (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023/11/24 | Gestão e eficiência de mercado pela diferenciação do género
Orientador
|
Master in Finance |
2021 - 2023/11/24 | Relatório de estágio: Género e cargos de liderança no Grupo Crédito Agrícola
Orientador
|
Master in Finance |
2022 - 2023/07/12 | Relatório de estágio: Tomada de decisão empresarial: o caso da empresa CIRES
Orientador
|
Master in Finance |
2020/09/01 - 2021/06/18 | Relatório de estágio: vulnerabilidade financeira na International Sports and Culture Association
Orientador
|
Master (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019/12/09 | Intership report: gestão de relacionamento online das marcas Park Plaza e Art¿otel, Amsterdam, Netherlands
Orientador de Joana Correia Guedes
|
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2018/07/03 | Felicidade no trabalho – proposta de um manual de boas práticas para as organizações
Orientador de Sandrina de Jesus Ribeiro Magalhães
|
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2013/12/16 | Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes do ISCA-UA
Coorientador de Mariana Salomé Martins Ribeiro
|
Mestrado em Contabilidade (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2013/12/16 | Fatores condicionantes das perceções éticas de estudantes do ISCA-UA
Coorientador de Mariana Salomé Martins Ribeiro
|
Mestrado em Contabilidade (Mestrado) |
2010 - 2011/12/28 | Cálculo Financeiro e simuladores bancários: a teoria aplicada à prática real
Orientador de Odete Maria de Oliveira Alves
|
Mestrado em Contabilidade (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010/07/12 | Metodologias PBL e competências: um estudo de caso.
Orientador de Sara Andreia Reis Oliveira
|
Mestrado em Contabilidade (Mestrado) |
2009 - 2010 | As metodologias PBL (Project Based Learning) e a disciplina de Projeto Profissional
Orientador de Maria da Conceição Cirne de Almeida
|
Contabilidade e Administração |
2009 - 2010 | Metodologias do tipo PBL (Problem Based Learning) e a disciplina de Projeto Profissional
Orientador de Catarina de Sá Fernandes Machado
|
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato) |
2006 - 2007 | As metodologias PBL e a disciplina de Projeto Profissional.
Orientador de Vanessa Adelaide Ferreira Neno Amarantes Pereira
|
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato) |
2005 - 2006 | As metodologias PBL (Project Based Learning) e a disciplina de Projeto Profissional
Orientador de Manuel Pessegueiro dos Santos
|
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato) |
2004 - 2005 | Análise de dados e estatística
Orientador de Iolanda Manuela Soares Assunção
|
Contabilidade e Administração (Licenciatura/Bacharelato) |
2004 - 2005 | As metodologias PBL (Problem Based Learning) e o ensino da contabilidade
Orientador de Carla Maria Marques Ferreira
|
Contabilidade e Administração Pública (Licenciatura/Bacharelato) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Matemática com Vida - Different perspectives on Computational Thinking. Accredited as a Training Course with registration
number CCPFC/ACC-115432/22. (2022/09 - 2022/10)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/10/02 - Atual | A Tecnologia Educativa ao serviço da Matemática (Educational Technology at the Service of Mathematics – an active approach
to teaching Statistics ). An workshop within the Meeting Matemática com Vida (2021/10/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/09/25 - 2021/10/02 | Matemática com Vida - Different perspectives on technology. Accredited as a Training Course with registration number CCPFC/ACC-111929/21.
(2021/09/25 - 2021/10)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2015/02 - 2015/02 | Competências transversais no ensino superior: perceções, práticas e desafios. Sessão integrada no ciclo de seminários “Pensar
e partilhar práticas de qualidade no Ensino Superior” (2015/02/20)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10/08 - Atual | Participation in the training session “Presentation of the novelties of the Moodle 2021/22 platform”, promoted by Susana Caixinha
(UA), within the scope of the Training and Pedagogical Update Program
Oficina (workshop)
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/09/13 - 2021/09/14 | Participant at the Liberec Economic Forum
Conferência
|
Liberece Economic Forum
Technická univerzita v Liberci, República Checa
|
2021/07/20 - 2021/07/20 | PerusAll, como incentivo à leitura colaborativa online
Oficina (workshop)
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/20 - 2021/07/20 | Como construir um mural virtual de aprendizagem colaborativa com recurso ao Padlet
Oficina (workshop)
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/19 - 2021/07/19 | EdPuzzle - vídeos interativos
Oficina (workshop)
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/16 - 2021/07/16 | COIL na prática
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/15 - 2021/07/15 | Estratégias que potenciam interações equitativas no trabalho de grupo - Scrum
Oficina (workshop)
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/13 - 2021/07/13 | Apresentações em sala de aula – Como orientar os estudantes
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/09 - 2021/07/09 | O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/08 - 2021/07/08 | Como sobreviver à orientação de teses
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/06 - 2021/07/06 | Orientações para um feedback eficaz
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/01 - 2021/07/02 | Participant at the ICIEMC 2021 – International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
Conferência
|
ICIEMC 2021 – International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/06/02 - 2021/06/02 | Motivation in mathematics lessons
Seminário
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/05/19 - 2021/05/19 | Excellence in Peer Review: How to be na effective peer reviewer
Oficina (workshop)
|
Taylor & Francis Reviewer Training Network
Taylor & Francis Group, Reino Unido
|
2020/01/31 - 2020/01/31 | “Envolver os alunos nas avaliações de grupo: avaliação pelos pares”
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/01/30 - 2020/01/30 | “Produtividade sem stress: Gestão de Tempo & Gestão de e-mails”
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/01/29 - 2020/01/29 | “+FORMA: Técnicas de Comunicação”
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/01/27 - 2020/01/27 | “Desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior – haverá lugar para a formação pedagógica?“
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/11/20 - 2019/11/20 | "Practical pedagogy - embedding new pedagogies into teaching practice"
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização Pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/11/04 - 2019/11/08 | Mobilidade para Formação (Staff Mobility for Training) com o Dundalk Institute of Technology, Irlanda
Outro
|
Dundalk Institute of Technology, Irlanda
|
2019/09/24 - 2019/09/24 | "Aulas mais interativas com "Team Based Learning" (TBL)"
Oficina (workshop)
|
Programa de formações organizado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/07/07 - 2019/07/09 | Retiro de Formação "Docência +"
Encontro
|
Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Centro IDEA-UMinho)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/06/18 - 2019/06/18 | "Workshop Práticas Pedagógicas"
Oficina (workshop)
|
Fórum de Ensino e Aprendizagem | Teaching & Learning Forum
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/05/13 - 2019/05/17 | Participação na 15ª Erasmus Week no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Outro
|
5ª Erasmus Week
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2019/04/29 - 2019/05/12 | Mobilidade para Ensino (Staff Mobility for Teaching) com a Comenius University in Bratislava, Eslováquia
Outro
|
Univerzita Komenského v Bratislave, Eslováquia
|
2018/04/06 - 2018/04/12 | Mobilidade para Ensino (Staff Mobility for Teaching) com a Tomas Bata University in Zlín, República Checa
Outro
|
Univerzita Tomáše Bati ve Zlíne, República Checa
|
2018/03/12 - 2018/03/16 | Mobilidade para Formação (Staff Mobility for Training) com a Universiat degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale, Itália
Outro
|
Universiat degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale, Itália
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/01/22 | Mouse Tracking no estudo do Comportamento do Consumidor- Uma Experiência em Website de E-Commerce
Presidente do júri
|
José Miguel Moreira Vaz Duarte e Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/12/11 | Auditar para fidelizar – diagnóstico à estratégia da gestão de relacionamento com clientes na Aglux
Presidente do júri
|
Isabel Fernanda Barbosa Gradim Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/07 | Financiamento de centros de dia
Arguente principal
|
Catarina Salomé Oliveira Peres Evaristo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/07 | Custos diretos da demência em lar de idosos
Arguente principal
|
Hilma Alexandra Almeida Caravau (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/07 | Estudo sobre a certificação nas empresas
Arguente principal
|
Marisa de Jesus Henriques (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Cogent Education | Routledge (Taylor and Francis) |
2022 - Atual | MDPI (2227-7102) | MDPI |
2021 - Atual | Journal of Business Ethics (0167-4544) | Springer Nature |
2021 - Atual | EERJ | Sage |
2019 - Atual | Revista Lusófona de Educação (1646-401X) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias |
2019 - Atual | Higher Education Pedagogies (2375-2696) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2019 - Atual | African Journal of Business Management (1993-8233 ) | Academic Journals |
2017 - Atual | Education Policy Analysis Archives (1068-2341) | Education Policy Analysis Archives |
2017 - Atual | Interactive Learning Environments (1744-5191) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2016 - Atual | IEEE Transactions on Learning Technologies (1939-1382) | Institute of Electrical and Electronics Engineers |
2016 - Atual | Management Decision (0025-1747) | Emerald (MCB UP ) |
2015 - Atual | ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (2184-0385) | Associacao Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM |
2014 - Atual | African Journal of Marketing Management (2141-2421) | Academic Journals |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2000 - 2004 | Elemento nomeado pelo Conselho Diretivo, da Comissão de Autoavaliação do ISCA-UA
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/03/01 - Atual | Data collection in business: questionnaires and interviews | PhD (Doktor (PhD)) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/03/02 - Atual | Data collection in business: questionnaires and interviews | Doctorate in Business Innovation | Universidade de Aveiro, Portugal |
2012 - Atual | Metodologias de Investigação para as Ciências Sociais | (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2007 - Atual | Métodos Quantitativos | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996 - Atual | Estatística | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - 2016 | Noções Fundamentais de Matemática | (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2011 - 2014 | Técnicas de Análise de Dados | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009 - 2012 | Matemática Aplicada | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - 2007 | Cálculo Financeiro e Atuarial | (Curso de Especialização Tecnológica) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1992 - 2007 | Matemática Financeira | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996 - 2006 | Álgebra Linear e Geometria Analítica | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2002 - 2004 | Inferência Estatística | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1987 - 1998 | Noções Básicas de Estatística | (Curso de Especialização Tecnológica) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1988 - 1996 | Matemática I | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/04/22 | Entrevista realizada por convite da Rádio Terra Nova, com participação no programa Educação à Escuta, com a chancela do CIDTFF | Rádio Terra Nova |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/01 - Atual | Journal of Higher Education Pedagogies | Associate Editor |
2015 - Atual | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores | Investigador integrado |
2008 - 2013 | GOVCOPP - Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas | Investigador integrado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - Atual | Membro eleito do Conselho de Escola, no que respeita ao seu corpo de Professores
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/05/25 - 2021/07/07 | Element of the Scientific Committee of the Conference E-Learning in STEM Education - First International Conference
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal |
2012 - 2014 | Elemento, por deliberação da Direção do ISCA-UA, da comissão de análise do ISCA-UA no âmbito do Sistema para a Garantia de
Qualidade (SGQ)
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2011 - 2014 | Elemento, por deliberação da Direção do ISCA-UA, da comissão de análise do ISCA-UA no âmbito do Sistema para a Garatia de
Qualidade (SGQ)
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - 2013 | Elemento, nomeado pela Direção, da equipa responsável pelo Objetivo Operacional 1 / Objetivo Estratégico 3 do Plano de Atividades.
Neste âmbito, promoveu, entre outras, ações de dinamização da implementação de metodologias de ensino-aprendizagem ISCA-UA
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - 2010 | Elemento da Comissão de Coordenação da Realização dos Inquéritos Pedagógicos, por deliberação do Conselho Directivo. ISCA-UA
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - 2009 | Pivot do ISCA-UA no Centro para a Excelência do Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior, no âmbito do Laboratório
de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE) e inserido no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
da Universidade de Aveiro
Outro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - 2008 | Elemento da Comissão de Análise da Distribuição do Serviço Docente, por deliberação do Conselho Científico
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1992 - 2008 | Membro do Conselho Científico ISCA-UA
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2002 - 2003 | Elemento, nomeado pelo Conselho Diretivo, de grupo de trabalho para caraterização do mercado de trabalho de diplomados do
ISCA-UA
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2000 - 2001 | Coordenadora pedagógica da Comissão de Coordenação de Formação Contínua – PRODEP III
Coordenador
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1998 - 2000 | Membro da Assembleia de Representantes ISCA-UA
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1996 - 2000 | Responsável pelo programa comunitário Foco (Formação Contínua de Professores)
Coordenador
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1996 - 1997 | Presidente do Conselho Pedagógico ISCA-UA
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1995 - 1997 | Elemento da Comissão de Organização das Atividades de Avaliação do ISCA-UA
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2004/05 - 2004/05 | Arguente de júri de concurso de provas públicas para Professor Adjunto | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
2001/09 - 2001/09 | Membro do júri de apreciação dos relatórios apresentados por Professores Adjuntos, da área de Matemática do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), na passagem aos respetivos processos de nomeação definitiva | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
1999/05 - 1999/09 | Membro do júri de apreciação dos relatórios apresentados por Professores Adjuntos, da área de Matemática do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), na passagem aos respetivos processos de nomeação definitiva | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
1986 - 1986 | Membro do júri de avaliação de profissionalizandos, por despacho do Ministério da Educação, realizado na Escola C+S de Paredes de Coura e na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal |
Distinções
Prémio
2013 | Best Paper Award (Third International Network of Business and Management Journals (INBAM, 2013 Portugal) |