???global.info.a_carregar???
Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão concluiu a Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia, em 2010, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; a Licenciatura em Geografia, em 2015, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa; o Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, em 2017, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e o Doutoramento em Geografia, na área de especialização em Ensino da Geografia, em 2022, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Em termos de percurso profissional, a sua atividade tem-se desenrolado na área da docência, em diferentes níveis de ensino, centrando-se, atualmente, na formação de professores para os primeiros anos de escolaridade (6-12 anos de idade). É Investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Atua na área das Ciências Sociais, mais concretamente no âmbito da Educação Geográfica e da Didática das Ciências Sociais. Na sua atividade profissional, tem-se centrado na Didática da História e da Geografia, lecionado unidades curriculares em mestrados que habilitam para a docência, orientando estudantes e participando em júris de graus académicos, nesta área. Destaque, ainda, para a colaboração ativa em projetos internacionais como o "Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica" e o "ERGUES - Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe". ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão finished the Degree in Education and Multimedia Communication in 2010, at Santarém Polytechnic University; the Geography Degree in 2015, at Institute of Geography and Spatial Planning, University of Lisbon; the Master’s Degree in Geography Education on the 3rd cycle of Basic Education and on Secondary Education in 2017; by Institute of Geography and Spatial Planning, University of Lisbon and the Ph.D. in Geography, specializing in Geography Education in 2022, at Institute of Geography and Spatial Planning, University of Lisbon. In terms of career path, his activity has been unfolding in the field of teaching, in different levels of education, currently focusing in teacher training for early school years (6 to 12 years old.). He is a researcher at The Centre of Geographical Studies of University of Lisbon, Visiting Assistant Professor at Institute of Education of Polytechnic University of Lisbon and at Santarém Polytechnic University. He works in the field of Social Sciences, more precisely in the field of Geographical Education and Social Sciences Education. In his professional work, he has focused on History and Geography Education, teached course units in masters that qualify for teaching, guiding students and participating in juries of academic degrees, in this area. It is also worth highlighting the active cooperation in internacional projects like “We Propose! Citizenship and Innovation in Geographic Education” and “ERGUES – Education and the Reform of Educational Governance in São Tomé and Príncipe”.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
RICARDO ALEXANDRE CIPRIANO COSCURÃO

Nomes de citação

  • Coscurão, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
5C1E-AC4E-C85A

Endereços de correio eletrónico

  • rcoscurao@edu.ulisboa.pt (Profissional)
  • rcoscurao@eselx.ipl.pt (Profissional)
  • ricardo.coscurao@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/09 - 2021 O Estudo de Caso na Educação Geográfica: discursos, práticas e desafios
SFRH\BD\139986/2018
Fundação para a Ciência e a Tecnologia