???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vítor Mendonça

Nomes de citação

  • Mendonça, Vítor
  • Vítor José Domingues Mendonça

Identificadores de autor

Ciência ID
591A-BFEF-2CD2
ORCID iD
0000-0001-7020-8235
Google Scholar ID
FTW_ZxEAAAAJ&hl
Researcher Id
AHC-7280-2022
Scopus Author Id
36550587200
Formação
Grau Classificação
2015/07/24
Concluído
Informática (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
"ON-REDE: MODELO DE GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO BASEADO EM REDES DE COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL SUPORTADO POR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
1998 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cunha, C.R.; Martins, C.; Mendonça, V.. "Using extended reality in experiential learning for hospitality management education". 2023.
    10.1016/j.procs.2023.01.333
  2. Fontes, F.A.P.; Correia, R.A.F.; Mendonca, V.J.D.. "Digital Marketing in Wine Tourism - The case of Quinta do Sobreiró de Cima,Marketing Digital no Enoturismo: O caso da Quinta do Sobreiró de Cima". 2023.
    10.23919/CISTI58278.2023.10212044
  3. Aksionova, Evelina; Correia, Ricardo; Mendonça, Vítor; Fontes, Ruta. "The impact of user-generated content in shaping the image of tourist destination across different generations". 2023.
    10.23919/CISTI58278.2023.10211395
  4. Morais, Elisabete Paulo; Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor. "Avaliação SEO dos websites dos hotéis das Terras de Trás-os-Montes através do Ubersuggest". 2023.
    10.23919/CISTI58278.2023.10211285
  5. de Andrade, M.M.; Domingues Mendonça, V.J.; Correia, R.F.; Franco, J.. "Augmented reality and virtual reality in cultural tourism: ‘Ara as it was’,Realidade Aumentada e Realidade Virtual em Turismo Cultural: ‘Ara as it Was’". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820527
  6. Cunha, C.; Mendonça, V.; Martins, M.; Carneiro, M.. "Promotion of Destinations Through Interactive Digital Marketing: Collaborative Model for Smart Cities". 2022.
  7. Sousa, J.P.; Tavares, R.; Gomes, J.P.; Mendonça, V.. "Review and analysis of research on Video Games and Artificial Intelligence: A look back and a step forward". 2022.
    10.1016/j.procs.2022.08.038
  8. Morais, E.P.; Cunha, C.R.; Mendonça, V.. "Tourism and Virtual Reality: a bibliometric analysis of scientific production from the Scopus database,Turismo e Realidade Virtual: uma análise bibliométrica da produção científica na base de dados Scopus". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820430
  9. Andrade, Mariana; Mendonça, Vítor; Correia, Ricardo; Franco, João. "Realidade aumentada e realidade virtual em turismo cultural: ‘Ara as it Was’". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820162
  10. Sousa, João Paulo; Gomes, João Pedro; Tavares, Rogério Júnior Correia; Mendonça, Vítor. "Review and analysis of research on video games and artificial intelligence: a look back and a step forward". 2022.
  11. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Martins, Márcio Ribeiro; Carneiro, Manuela. "Promotion of destinations through interactive digital marketing: collaborative model for smart cities". 2022.
  12. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Mourão, António. "Um modelo conceptual baseado em cooperação e realidades alternativas no contexto do património arqueológico". 2022.
  13. Mendonça, Vítor; Cunha, Carlos R.; Correia, Ricardo; Morais, Elisabete Paulo. "O uso de SEO para alavancar a visibilidade digital e atrair visitantes: o caso das termas de Chaves". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820193
  14. Cunha, Carlos R.; Mourão, António; Mendonça, Vítor; Correia, Ricardo. "An ICT integrated model for traceability, promotion and valorization of regional food products". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820306
  15. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Fernandes, Joana. "The potential of cloud computing to leverage the creation of cooperation networks in rural regions". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476274
  16. Mendonça, Vítor; Cunha, Carlos R.; Correia, Ricardo; Carvalho, Aida. "Proposta de um sistema inteligente para estimular a procura do turismo termal". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476433
  17. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Gomes, João Pedro; Morais, Elisabete Paulo; Moreira, André Silva. "The use of virtual reality to boost the promotion of touristic destinations and the interpretation of heritage". 2021.
  18. Cunha, Carlos R.; Gomes, João Pedro; Mendonça, Vítor. "Bringing together high school actors using mobile applications: a conceptual model proposal". 2019.
  19. Letra, Isaías; Mendonça, Vítor; Morais, Elisabete Paulo; Fernandes, Joana; Cunha, Carlos R.. "Using mobile devices applications for monitoring and assist elder population in rural áreas". 2019.
  20. Carvalho, Aida; Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Morais, Elisabete Paulo. "The role of information and communication technologies in the creation and support of touristic routes". 2019.
  21. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Morais, Elisabete Paulo; Fernandes, Joana. "Using pervasive and mobile computation in the provision of gerontological care in rural áreas". 2018.
    10.1016/j.procs.2018.10.011
  22. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Carvalho, Aida; Morais, Elisabete Paulo. "The potential of tag-based contextualization mechanisms to leverage the sale of regional products and promote the regions through products". 2018.
  23. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Morais, Elisabete Paulo; Fernandes, Joana. "Using pervasive and mobile computation in the provision of gerontological care in rural areas". 2018.
  24. Mendonça, Vítor; Cunha, Carlos R.; Morais, Elisabete Paulo. "The potential of cooperative networks to leverage tourism in rural regions". 2018.
    10.23919/CISTI.2018.8399288
  25. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Morais, Elisabete Paulo; Carvalho, Aida. "The role of gamification in material and immaterial cultural heritage". 2018.
  26. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Carvalho, Aida; Morais, Elisabete Paulo. "The potential of tag-based contextualization mechanisms to leverage the sale of regional products and promote the regions through products". 2018.
  27. Cunha, C.R.; Mendonça, V.; Carvalho, A.; Morais, E.P.. "The potential of tag-based contextualization mechanisms to leverage the sale of regional products and promote the regions through products". 2018.
  28. Morais, Elisabete Paulo; Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor. "Gestão de big data: novos paradigmas". 2017.
  29. Mendonça, Vítor; Varajão, João; Oliveira, Paula. "Cooperation networks in the tourism sector: multiplication of business opportunities". 2015.
    10.1016/j.procs.2015.08.552
  30. Mendonça, Vítor; Varajão, João; Oliveira, Paula Cristina. "Cooperation Networks in the Tourism Sector: Multiplication of Business Opportunities". 2015.
    10.1016/j.procs.2015.08.552
  31. Mendonça, Vítor; Varajão, João; Oliveira, Paula A.. "A model for cooperation networks: promoting information share". 2010.
  32. Mendonça, Vítor; Varajão, João; Oliveira, Paula Cristina. "Potenciar oportunidades de negócios em rede: modelo conceptual para redes de cooperação inter-organizacionais". 2010.
  33. Mendonça, Vítor; Varajão, João; Oliveira, Paula Cristina. "Proposal of a web information system to support cooperation networks: a functional architecture to share business opportunities". 2009.
Artigo em revista
  1. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Gomes, João Pedro; Morais, Elisabete Paulo; Moreira, André. "Leveraging the promotion of tourist destinations and the interpretation of their heritage using virtual reality". (2022): http://hdl.handle.net/10198/25043.
    10.5171/2022.629340
  2. Mendonça, V.; Cunha, C.R.; Morais, E.P.; Gomes, J.P.. "Leveraging the creation and integration of Virtual Reality content through a collaborative platform: the case of the tourism sector,Alavancar a criação e integração de conteúdos de Realidade Virtual através de uma plataforma colaborativa: o caso do sector do turismo". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2021 E46 (2021): 545-556. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85128719852&partnerID=MN8TOARS.
  3. Mendonça, Vítor; Cunha, Carlos R.; Morais, Elisabete Paulo; Gomes, João Pedro. "Alavancar a criação e integração de conteúdos de realidade virtual através de uma plataforma colaborativa: o caso do sector do turismo". (2021): http://hdl.handle.net/10198/25414.
  4. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Morais, Elisabete Paulo; Fernandes, Joana; Letra, Isaías. "Using mobile devices and apps to assist the elder population in rural areas and generate business opportunities". (2020): http://hdl.handle.net/10198/23510.
    10.5171/2020.585068
  5. Cunha, Carlos R.; Gomes, João Pedro; Mendonça, Vítor. "Connecting school actors using mobile applications". (2020): http://hdl.handle.net/10198/23029.
    10.5171/2020.211095
  6. Carvalho, Aida; Cunha, Carlos R.; Mendonca, Vitor; Morais, Elisabete Paulo. "The Role of Information and Communication Technologies in the Creation and Support of Touristic Routes". EDUCATION EXCELLENCE AND INNOVATION MANAGEMENT THROUGH VISION (2019): https://publons.com/wos-op/publon/50097961/.
  7. Carvalho, Aida; Cunha, Carlos R.; Mendonca, Vitor; Morais, Elisabete Paulo. "The Role of Information and Communication Technologies in the Creation and Support of Touristic Routes". EDUCATION EXCELLENCE AND INNOVATION MANAGEMENT THROUGH VISION (2019): https://publons.com/wos-op/publon/52352332/.
  8. Letra, Isaias; Mendonca, Vitor; Morais, Elisabete Paulo; Fernandes, Joana; Cunha, Carlos R.. "Using Mobile Devices Applications for Monitoring and Assist Elder population in Rural Areas". International Business Information Management Association Conference (2019): https://publons.com/wos-op/publon/52352333/.
  9. Cunha, Carlos R.; Gomes, Joao Pedro; Mendonca, Vitor. "Bringing Together High School Actors Using Mobile Applications: A Conceptual Model Proposal". International Business Information Management Association Conference (2019): https://publons.com/publon/52352334/.
  10. Cunha, Carlos R.; Mendonca, Vitor; Morais, Elisabete Paulo; Carvalho, Aida. "The Role of Gamification in Material and Immaterial Cultural Heritage". INNOVATION MANAGEMENT AND EDUCATION EXCELLENCE THROUGH VISION, VOLS I -XI (2018): https://publons.com/wos-op/publon/28644860/.
  11. Domingues Mendonca, Vitor Jose; Alves Sousa Varajao, Joao Eduardo Quintela; Ribeiro Coutinho Oliveira, Paula Cristina. "Proposal of a Web Information System to Support Cooperation Networks: A Functional Architecture to Share Business Opportunities". BUSINESS TRANSFORMATION THROUGH INNOVATION AND KNOWLEDGE MANAGEMENT: AN ACADEMIC PERSPECTIVE, VOLS 3 AND 4 (2010): https://publons.com/wos-op/publon/15574977/.
Capítulo de livro
  1. Cunha, Carlos R.; Lopes, Luisa; Mendonça, Vítor. "Immersive digital marketing for smart cities focusing tourism". Springer Nature, 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_51
  2. Elisabete Paulo Morais; Carlos R. Cunha; Vítor Mendonça. "Tourism and Internet of Things: A Bibliometric Analysis of Scientific Production from the Scopus Database". 2022.
    10.1007/978-3-031-20316-9_19
  3. Carlos R. Cunha; Vítor Mendonça; André Moreira; João Pedro Gomes; Aida Carvalho. "Using Virtual Reality in Museums to Bridge the Gap Between Material Heritage and the Interpretation of Its Immaterial Context". 2022.
    10.1007/978-981-19-1040-1_34
  4. Cunha, Carlos R.; Mendonça, Vítor; Carvalho, Aida; Morais, Elisabete Paulo. "The potential of tag-based contextualization mechanisms to leverage the sale of regional products and promote the regions through products". Springer, 2019.
    10.1007/978-3-030-14850-8_9
Livro
  1. Mendonça, V.J.D.; Varajão, J.E.Q.A.S.; Oliveira, P.C.R.C.. A model for cooperation networks: Promoting information share. 2010.
    10.1007/978-3-642-16419-4_20
Tese / Dissertação
  1. Mendonça, Vítor José Domingues. "ON-Rede: modelo de geração de oportunidades de negócio baseado em redes de cooperação interorganizacional suportado por sistemas de informação". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4953.