???global.info.a_carregar???
Filipa Lourenço is a Science Manager at Interdisciplinary Research Centre for Education and Development - CeiED at Lusófona University in Lisbon, and co-coordinator of the Research and Learning Community (ReLeCo) of the Socio-Artistic Studies for Decoloniality and Sustainability [ART.DS]. Before this, she has been working in several scientific projects as a fellow. Filipa has initiated her studies at Nacional Conservatory of Music in Lisbon, followed by an academic record in the area of Education Sciences with special interest in fields of interculturality, active citizenship, subaltern knowledges and epistemologies. Her research and publications have focused on in these special interests under a critical thinking perspective for inclusion and human development. These concerns lead her, nowadays, to training through arts studies where she is a taking with a careful approach on her PhD thesis in Intercultural Relations Program, at Universidade Aberta, in Lisbon. Academic and scientific interests: Interculturality; Active citizenship; Subaltern Knowledges; Epistemologies; Artistic Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipa Lourenço

Nomes de citação

  • Lourenço, Filipa
  • Lourenço, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
581E-4713-725F
ORCID iD
0000-0001-7390-0892
Google Scholar ID
TQxeUMEAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • filipa.lourenco@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Outras Áreas das Ciências Sociais
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/10/01 - 2024/05/31
Em curso
Relações Interculturais (Doutoramento)
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
"Do sensível nasce a obra do humano. Um estudo sobre resistência e superação das epistemologias hegemónicas para outros significados plurais na formação humana" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/02/21 - 2023/02/23
Concluído
Horizon Europe/2020 Master of Finance and EC Audits (Outros)
Especialização em Gestão de Ciência
Europa Media Trainings, Bélgica
2021/09/16 - 2021/09/17
Concluído
Financial Administration & Auditing preparation E.C. Funded (Diploma de especialização)
Especialização em Gestão de Ciência
European Academy of Management, Bélgica
2021/05/28 - 2021/05/29
Concluído
Proposal Writing and Project Management for Horizon Europe Program (Diploma de especialização)
Especialização em Gestão de Ciência
Academy Vocal Europe, Bélgica
2017 - 2018
Concluído
Relações Interculturais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2010/09/01 - 2011/07/31
Concluído
Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Políticas Educativas - Globalização e Interculturalidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
16
2007/09/01 - 2010/07/31
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
17
1993/09/01 - 1999/06/30
Concluído
Curso Complementar de Canto (Ensino secundário)
Especialização em Vocacional Artístico
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2008 - 2014 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/12/21 - 2013/12/20 Riaipe3 - PROGRAMA MARCO INTERUNIVERSITARIO PARA UNA POLÍTICA DE EQUIDAD Y COHESIÓN SOCIAL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/26 - Atual FILMEU - European Universities Alliance for Film and Media Arts
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

LUCA School of Arts - Campus Gent/Sint-Lucas, Bélgica

Dun Laoghaire Institute of Art Design and Technology, Irlanda

SZFE – University of Theatre and Film Arts, Hungria
Erasmus Plus
Em curso
2017/04/30 - 2020/04/29 C3Places. Using ICT for Co-Creation of inclusive public Places
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos do Território Cultura e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
UID/CED/04114/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/10/01 - 2018/04/30 COST Action- TU1306
Outra
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lourenço, F.; Manuel Tavares Gomes. "A Linguagem do sensível como eixo transversal das pedagogias de resistência: uma estratégia de ação diatópica e emancipatória". Revista Lusófona de Educação (2024):
    Acesso aberto • No prelo
  2. Guilherme, Manuela; Lourenço, Filipa. "Da práxis de-colonial e intercultural no ensino superior indígena: Andante ma non troppo". Este artigo inicia-se com uma discussão teórica sobre as tensões locais, nacionais e globais que hoje pressionam as instituições de educação superior, a fim de contextualizar a apresentação dos desafios ontológicos e epistemológicos que as universidades indígenas interculturais, recentemente criadas na América Latina, têm empreendido. As exigências de internacionalização e transnacio- nalização fe 31 31 (2015): http://hdl.handle.net/10316/35255.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Joana Solipa Batista; Inês Almeida; Lourenço, Filipa. "Placemaking with teenagers. Experiences driven from thematic workshops on urban planning". In Co-creation of Public Open Places. 2020.
    Publicado
  2. Lourenço, Filipa. "Public spaces as gathering places in different locations-in-movement". In NEIGHBOURHOOD & CITY Between digital and analogue perspectives, editado por Marluci Menezes; Carlos Smaniotto, 399-406. Lisboa, Portugal: Edições universitárias Lusófonas, 2019.
    Publicado
  3. Lourenço, Filipa; António Teodoro. "Espaços, Identidades e Culturas na América Latina: alternativas epistémicas para um outro mundo possível.". In Interculturalidad y Educación Superior, 175-194. Buenos Aires, Argentina: Editorial Biblos, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lourenço, Filipa. Interculturalidad y Educación Superior. Buenos Aires, Argentina: Editorial Biblos. 2013.
    Publicado • Editor
  2. Mendizábal, Christian; Lourenço, Filipa; Villegas, Miriam. Interculturalidad y Educación Superior. Desafíos de la diversidad para un cambio educativo. Argentina, Bolívia: Editorial Biblos. 2013.
Poster em conferência
  1. Lourenço, Filipa. "Universidade versus Pluriversidade: a identidade e visão no Ensino Superior Indígena". Trabalho apresentado em Ciclo de Seminários PPT, Projetos, Parcerias e Partilhas "A Interculturalidade e os Ventos do Sul”, 2012.
Resumo em conferência
  1. Manuela Guilherme. "Epistemological conversations with the South: New conceptual models of intercultural higher education in Latin America". Trabalho apresentado em Congresso 3rd ISA Forum of Sociology, Viena de Austria, 2016.

Outros

Outra produção
  1. Apresentação. Introdução, Editorial. 2013. Teodoro, António; Villegas, Miriam; Mendizábal, Christian; Lourenço, Filipa.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/22 Art as Resistance and Overcoming Hegemonic Epistemologies for Other Plural Meanings in Human Development The 3rd Barcelona Conference on Education (BCE2022)
University of Barcelona, Spain (Barcelona, Espanha)
2021/12/13 A esperança de um sensível inédito-viável. Um estudo sobre resistência e superação das epistemologias hegemónicas para outros significados plurais na formação humana. Congresso Internacional “Paulo Freire: um centenário de atualidade
Universidade Lusófona, CeiED (Lisboa, Portugal)
2016/07/14 Epistemological conversations with the South: New conceptual models of intercultural higher education in Latin America Congresso 3rd ISA Forum of Sociology
ISA (Viena, Áustria)
Distinções

Outra distinção

2011 Bolsa de Mérito
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal