???global.info.a_carregar???
Ana Serra Rocha, portuguesa, doutorada em educação artística (2017/2023) pela Universidade de Lisboa, Instituto de Educação e Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Porto, com um corpo de trabalho prático de investigação e experimentação onde reflete sobre: A experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica em educação artística. Como investigadora é membro dos centros de investigação: CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes, FBAL,UL, Portugal), UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, IE, UL, Portugal). Trabalha na área da educação artística com particular interesse em metodologias baseadas em artes. É primeira autora e co-autora de artigos e capítulos de livros. No final de 2017 foi selecionada para a Winter School, onde durante 3 dias existiu uma partilha do grupo de investigação. Paralelamente tem desenvolvido ateliers, workshops para crianças e famílias em áreas lúdicas, e recentemente para além de apresentar trabalhos em congressos e seminários, iniciou a realização workshops relacionados com a sua pesquisa e investigação. Mestrada em Belas Artes pelo Edinburgh College of Art na Escócia (2000), desenvolveu um trabalho centrado em questões relacionadas com os rituais Célticos e as artes performativas. Já na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou (1996), as áreas da Pintura e escultura estiveram mais presentes. Realizou diversas exposições com projetos pontuais, e foi desenvolvendo diversas atividades relacionadas com as dinâmicas dos serviços educativos em diversas Instituições Nacionais; Bibliotecas Escolares, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, e outros espaços públicos. No ano de 2021/2022 iniciou a leccionar as unidades curriculares de ensino artístico no Instituto Piaget (Escola de Educação) na Licenciatura do Ensino Básico e Mestrados de Ensino. Desde 2010 tem vindo a desempenhar funções a nível profissional no departamento de educação da União de Freguesias Cascais e Estoril, coordenando o Projeto Crescer a Tempo Inteiro e implementou as primeiras ludobibliotecas do Concelho, onde acolhe, cria e desenvolve projetos de carácter cultural e social, a partir da rede de espaços lúdicos existentes na Freguesia.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Serra Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
5814-1954-440F
ORCID iD
0000-0002-0991-9748
Scopus Author Id
57288445800

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2017/10/15 - 2023/10/15
Concluído
Educação Artística (associação) (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"“A Experiência do Livro como lugar de reflexão epistemológica em Educação Artística”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2003/05/02 - 2005/06/06
Concluído
Master of Fine Arts (Postgraduate Certificate)
Especialização em Escultura e Performance
The University of Edinburgh Edinburgh College of Art, Reino Unido
2003/09/06
Concluído
Licenciatura em Belas Artes (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
14 valores
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Câmara Municipal de Cascais e Junta de Freguesia de Cascais; Machado, Ana Rocha Serra Silveira. "Ludobiblioteca escolar e comunitária EB1 JI Areia Guincho um espaço de leitura, de lazer e de ludicidade". 2012.
Artigo em revista
  1. "Linguagens artísticas no ensino superior à procura de um coletivo de produção de conhecimento". Revista Cocar 0 15 (2022): http://dx.doi.org/10.31792/rc.v0i15.
    10.31792/rc.v0i15
  2. Ana Isabel Serra de Magalhães Rocha. "Cardography as a research method through writing and drawing in higher education workshops". Journal of Writing in Creative Practice 14 2 (2021): 193-207. https://doi.org/10.1386/jwcp_00022_1.
    10.1386/jwcp_00022_1
  3. Ana Serra Rocha; Ana Paula Caetano; Ana Luisa Paz. "Narrativas entrelaçadas no ensino superior - Como nos constituímos enquanto comunidade e produzimos colaborativamente conhecimento emancipatório sobre investigação baseada em artes?". Revista Brasileira de Educação do Campo (2021): https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12458.
    10.20873/uft.rbec.e12458
  4. Ana Paula Caetano; Ana Luísa Paz; Ana Rocha; Clara Marques. "Narrativas de investigação e formação em Educação Artística no Ensino Superior: escrita dialógica em devir". Revista Educação, Artes e Inclusão 16 1 (2020): 08-33. https://doi.org/10.5965/1984317816012020008.
    10.5965/1984317816012020008
  5. Rocha, Ana. "O (LUGAR) DA EXPERIÊNCIA DO LIVRO NA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E NA MEDIAÇÃO DA CRIANÇA COM O OUTRO EM CONTEXTO DE LUDOBIBLIOTECA". In_visibilidades (2018):
  6. Rocha, Ana. "Experiência do lugar do livro". Matéria Prima 5 3 (2017): 52-59.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Caetano, Ana; Paz, Ana; Narduela, Absalao; Pardal, Adriana; Rocha, Ana Serra; Ré, Sofia; Correia, Cinayana Silva; et al. "As Artes no Ensino Superior – ‘Pedagogias do evento’ no Doutoramento em Educação Artística". CINEP-IPCe, 2019.
  2. Rocha, Ana. "The book experience as a place of game dynamics in art education". In Arts Ludens. Springer Fachmedien Wiesbaden, 2019.
  3. Rocha, Ana. "O lugar da experiência do livro na mediação educativa e na reflexão epistemológica". Colibri, 2019.

Outros

Outra produção
  1. Projecto inter-ludobibliotecas nas escolas básicas do concelho de Cascais. The project presented intends to value the role of the technicians of the libraries and make known the different spaces. It is a network structure, articulated with its interlocutors and based on the children needs, giving response with the development of activities to support the curriculum in a non formal way. Good reception extended the project to other schools where there are no libraries or p. 2017. Rocha, Ana Isabel Serra de Magalhães. http://hdl.handle.net/10451/30600.
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA): Lisboa, Lisboa, PT
2020 - Atual The International Society for Education Through Art (INSEA): UNESCO, PT Membro associado
2020 - Atual Universidade de Lisboa Instituto da Educação (UIDEF): Lisboa