???global.info.a_carregar???
Fátima Chinita is the equivalent of an Associate Professor at Lisbon Polytechnic Institute - Theatre and Film School, in Portugal, where she lectures on Film Studies, Film Narrative and Film Production. She has a PhD in Artistic Studies (Cinema and Audiovisual Media) - Lisbon University, completed in 2013; an M.A. in Communication Sciences (Contemporary Culture and Technologies) - Lisbon New University; and B.A.'s both in Cinema (Editing) - Lisbon Polytechnic Institute, Theatre and Film School; and English/Portuguese Literature - Lisbon University. She concluded a post-doctoral research in Intermediality, for which she got a personal grant from the Foundation of Arts and Technologies - FCT (Portugal).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fátima Chinita
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Chinita, Fátima

Identificadores de autor

Ciência ID
561C-7312-ED95
ORCID iD
0000-0001-7494-1039

Moradas

  • Avenida Marquês de Pombal, 22 B , 2700-571 , Amadora, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://fatimachinita.academia.edu/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Russo Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/08/01 - 2019/07/31
Concluído
Post-doc in Art Studies (Pós-doutoramento)
Especialização em Intermediality and inter-arts / Intermedialidade
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia

Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
N/A
2007 - 2013/12/13
Concluído
PhD. in Art Studies / Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Film and Audiovisual Media / Estudos do Cinema e do Audiovisual
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Do metacinema auto-reflexivo como forma de enunciação autoral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Suma Cum Laude
2003 - 2008/05/28
Concluído
MA in Communication Sciences / Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Contemporary Culture and New Tehnologies / Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Espectador (In)visível – Reflexividade na Óptica do Espectador em INLAND EMPIRE, de David Lynch" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (unanimidade)
1991 - 1995
Concluído
BA in Film / Cinema (Bacharelato)
Especialização em Editing / Montagem
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
15 valores
1986 - 1990
Concluído
BA in Modern Laanguages and Literatures / Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Especialização em Portuguese /English - Português/Inglês
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
15 valores
1989
Concluído
Diploma - Études Françaises Modernes (Diploma de especialização)
Especialização em French Literature / Littérature Française
Fondation Alliance Française, França
1986/07
Concluído
Certificate of Proficiency in English (Diploma de especialização)
Especialização em English Language / Língua inglesa
British Council Portugal, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/20 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2001/09 - 2013/12 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1998/08/01 - 2001/07/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1991/08/01 - 1995/07/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - 2019/07/31 Post-doctoral fellowship - The Art of the Arts: Art-house Cinema Allegories of Creation as Authorial Discourse of a Coenaesthetic Intermedial Nature
SFRD/BDP/113196/2015
Investigador Pós-doutorado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2010/09 PhD. - Self-Reflexive Metacinema as Authorial Enunciation / Do Metacinema Auto-Reflexivo como Forma de Enunciação Autoral
SFRH/BD/49601/2009
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
F.C.T.
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2023/04/30 SPECULUM - To Film and Look at Oneself in the Mirror: The Use of Suject Documentary by Portuguese-Langage Filmmakers
Ref. EXPL/ART-CRT/0231/2021
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2009 - 2012/03/31 Main Trends in Contemporary Portuguese Cinema (1990/2010) / Principais Tendências no Cinema Português Contemporâneo (1990/2010)
PTDC/EAT-AVP/108328/2008
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Chinita, Fátima. "Looking for the Essay: A Journey of Rediscovery". Ekphrasis - Images, Cinema, Theory, Media 26 2 (2021): 5-9. https://www.ekphrasisjournal.ro/docs/R1/1E26.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Chinita, Fátima. "A Tale of Sound and Fury Signifying Everything: Tango Dance Movies as an Epitome of Metacinematic Creation". Acta Universitatis Sapientia – Film and Media Studies 20 (2021):
    Acesso aberto • No prelo
  3. Chinita, Fátima. "Metacinema as Authorial Enunciation: A Taxonomy of Hybrid Films". la furia umana 41 (2021): no. pag.. http://www.lafuriaumana.it/index.php/75-lfu-41/1030-fatima-chinita-meta-cinema-as-authorial-enunciation-a-taxonomy-of-hybrid-films..
    Acesso aberto • Publicado
  4. Chinita, Fátima. "Expanded Lynch: Synaesthetic Intermediality Meets Three-Dimensional Ambiance"". WiderScreen 24 1-2 (2021): Unpaginated. http://widerscreen.fi/numerot/2021-1-2/expanded-lynch-synaesthetic-intermediality-as-immersiveness-in-industrial-symphony-no-1/.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Chinita, Fátima. "Propelling Cinema and Aesthetics Forwards through (Un)reality: Pedro Afonso's Take on Roy Andersson's Complex Image". Journal of Science and Technology of the Arts 13 1 (2021): 100-104.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Chinita, Fátima. "Tapping into the Senses: Corporeality and Immanence in "The Piano Tuner of EarhtQuakes (Quay Brothers, 2005)". Empedocles - European Journal for the Philosophy of Communication 9 2 (2019): 151-166.
    Publicado
  7. Chinita, Fátima. "Sergei Eisenstein as seen by Peter Greenaway: a dialectic representation of an (anti-)great film director". 16 2 (2019): 177-193. http://hdl.handle.net/10400.21/11585.
    Publicado • 10.1080/14484528.2019.1548251
  8. Chinita, Fátima. "Agnés Varda's Recycling of Life". New Cinemas: Journal of Contemporary Film 15 1 (2018): 63-79.
    Publicado • 10.1386/ncin.15.163_1.
  9. Chinita, Fátima. "The moving form of film: Conference overview on IntermIdia II (6-8 November 2017)". 5 2 (2018): 555-562. http://hdl.handle.net/10400.21/8730.
    Acesso aberto • Publicado • doi:10.14591/aniki.v5n2.417
  10. Chinita, Fátima. "Roy Andersson's Tableau Aesthetic: A Cinematic Social Space between Painting and Theatre". 15 1 (2018): 69-86. http://hdl.handle.net/10400.21/8976.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.1515/ausfm-2018-0004
  11. Chinita, Fátima. "The Power of the Frame Upon the Viewer: Multiple Perspective Seduction in Peter Greenaway's "The Tulse Luper Suitcases" Trilogy". Studies in Visual Arts and Communication - An International Journal 4 1 (2017): Online. http://hdl.handle.net/10400.21/7368.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Chinita, Fátima. "O Primado da Ambivalência Corpórea". International Journal of Cinema - special issue on "The Cinema and the Body" (2016): 73-81. http://hdl.handle.net/10400.21/6404.
    Publicado
  13. Chinita, Fátima. ""To be or not to be" seen: o regime do (in) visível em "Hamlet" (2000)". Alicerces 6 (2016): 129-147. http://hdl.handle.net/10400.21/6795.
    Publicado
  14. Chinita, Fátima. "Derek Jarman's Allegories of Spectacle: Inter-artistic Embodiment". Acta Universitatis Sapientiae - Film & Media Studies 11 (2015): 143-158. http://hdl.handle.net/10400.21/6135.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1515/ausfm-2015-0020
  15. Chinita, Fátima; Chinita, Fátima. "The Tricks of the Trade (Un)exposed". Networking Knowledge 7 4 (2014): online. https://ojs.meccsa.org.uk/index.php/netknow%20/article/view/353/183.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Chinita, Fátima. "Multi-strand narrative structures: a filmic game of multiple players". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/5917.
  17. Chinita, Fátima. "O "repeat viewing" no contexto do metacinema". Aniki - Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 1 2 (2014): 226-240. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14591/aniki.v1n2.34
  18. Chinita, Fátima. "The Optical Urge and the Scopic Passion in Film Viewed from a Phenomenological Perspective". Proceedings of the 16th Annual International Conference, Society for Phenomenology and Media 2 (2014): 13-17. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/5922.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Chinita, Fátima. ""Isto é Entretenimento" - Resumo do 23º Encontro Anual da SERCIA (7-9 Setembro 2017)", Aniki – Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, 2018, http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/364.
Capítulo de livro
  1. Chinita, Fátima. "Dores de crescimento: melodrama e identidade queer em " O Rapaz dos Cabelos Verdes" (1948) e "Chá e Simpatia" (1956)". 297-312. Silveira, Portugal: E-Primatur, 2021.
    Publicado
  2. Chinita, Fátima. "Authorial Self-Personalization and Cine-Vision in the Film "Jane B. par Agnès V." (1988)". Berlin, Alemanha: De Gruyter, 2021.
  3. Chinita, Fátima. "An Immersive and Metaleptic Voyage through Time and Media in Alexander Sokurov's "Russian Ark" (2002)". editado por Petho, Agnes, 163-182. Edinburgh, Reino Unido: Edinburgh University Press, 2020.
    Publicado
  4. Chinita, Fátima. "Sergei Eisenstein as Seen by Peter Greenaway: A Dialectic Representation of an (Anti-)Great Film Director". In Life Writing and Celebrity: Exploring Intersections, 25-41. Oxon, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  5. Chinita, Fátima. "Peter Greenaway's "Tulse Luper Suitcases" project (2003-2004): Transmedia Storytelling as Self-reference Multimediality"". editado por Salmose, Niklas; Ellestrom, Lars, 31-51. London, Reino Unido: Routledge, 2019.
    Publicado
  6. Chinita, Fátima. "Redefining Melodrama: "Saving Private Ryan" as Male Weepie". In Steven Spielberg: Hollywood Wunderkind and Humanist, 165-184. Montpellier, França: Presses Universitaires de la Méditerranée, 2018.
    Publicado
  7. Fátima Chinita. "A ficção do amor na ciência das histórias". 75-88. Covilhã, Portugal: Editora LabCom.IFP, 2017.
    Publicado
  8. Chinita, Fátima. "Temporal Paradoxes in the Perception of Roy Andersson's Tableau Films". 92-112. Marburg, Alemanha: Büchner-Verlag, 2017.
    Publicado
  9. Chinita, Fátima. "Jim Jarmusch as Metanarrative Master / Jim Jarmush le mâitre de la métanarration". In Les variations Jarmusch, 263-280. Arras, França: Artois Presses Universitaires, 2017.
    Publicado
  10. Chinita, Fátima. "I Sing the Body Synaesthetic: Cinema Embodiment in Peter Greenaway's "Goltzius and the Pelican Company"". 86-107. Darmstadt, Alemanha: Büchner-Verlag eG, 2016.
    Publicado
  11. Chinita, Fátima. "Meta-Cinematic Cultism: Between High and Low Culture". 255-262. Avanca, Portugal: Cineclube de Avanca, 2016.
    Publicado
  12. Chinita, Fátima. "No início era o fim: a (des)ordem intencional de "Irréversible", de Gaspar Noé". 232-241. Lisbon, Portugal: AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2016.
    Publicado
  13. Chinita, Fátima. "Variações fílmicas de uma "fabula": "Flirt", de Hal Hartley, como narrativa fraturada". In Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual, 148-158. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2016.
    Publicado
  14. Chinita, Fátima. "Juggling Time Concepts: Complex Metanarrative in Alejandro González Iñárritu's "21 Grams"". 83-90. Oxford, Reino Unido: Inter-disciplinary Press, 2015.
    Publicado
  15. Chinita, Fátima. "O autor a ver-se a si mesmo ao espelho: as alegorias do enunciador em Jean Cocteau". In Avanca Cinema 2015, 629-636. Avanca, Portugal: Cineclube de Avanca, 2015.
    Publicado
  16. Chinita, Fátima. ""Twin Peaks – Fire Walk With Me", de David Lynch, como Alegoria Daimónica Metacinematográfica". 940-948. Avanca, Portugal: Cineclube de Avanca, 2014.
    Publicado
  17. Chinita, Fátima; Janicas, Bárbara. "O cinema como ferramenta andragógica para a terceira idade: O Projeto CINAGE". 1096-1104. Avanca, Portugal: Cineclube de Avanca, 2014.
    Publicado
  18. Chinita, Fátima. "Quando o impossível acontece: disnarrativo, ou a narratividade em série". In Atas IV Encontro Nacional AIM, 259-270. Covilhã, Portugal: AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2014.
    Publicado
  19. Chinita, Fátima. "O fio de Ariadne: As narrativas labirínticas de Christopher Nolan". In Atas do III Encontro Anual da AIM, 39-47. Coimbra, Portugal: AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2014.
    Publicado
  20. Chinita, Fátima. "Transvase: quando a ficção invade a realidade". 832-839. Avanca, Portugal: Cineclube de Avanca, 2013.
    Publicado
  21. Chinita, Fátima. "Metanarrativa cinematográfica: a ficcionalização como discurso autoral". 40-53. Lisbon, Portugal: AIM - Associação de investigadores da Imagem em Movimento, 2013.
    Publicado
  22. Chinita, Fátima. "Os (in)sofismáveis caminhos do storytelling : Woody Allen e o documentário ficcionado". 665-673. Avanca, Portugal: Cineclube de Avanca, 2012.
    Publicado
  23. Chinita, Fátima. "Uma certa tendência do metacinema norte-americano: o "storytelling" de Orson Welles a David Lynch". 745-754. Avanca, Portugal: Cineclube de Avanca, 2011.
    Publicado
  24. Chinita, Fátima. "A realidade da ilusão: "Lá fora" como alegoria cinematográfica". 356-365. Lisboa, Portugal: Biblioteca da ESTC, 2010.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Chinita, Fátima. "The Essay Film as Self-Representational Mode". Ekphrasis – Images, Cinema, Theory, Media 26 2 (2021):
    Em revisão • Editor convidado
  2. Chinita, Fátima. "Crossing Narrative Boundaries between Cinema and other Arts and Media". Ekphrasis - Images, Cinema, Theory, Media 22 2 (2019): https://www.ekphrasisjournal.ro/index.php?p=arch&id=131.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Chinita, Fátima. O espectador (in)visível: reflexividade na óptica do espectador em "Inland empire" de David Lynch. Covilhã, Portugal: Livros LabCom. 2013.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Chinita, Fátima. "The Audiovisual Essay in the Post-Cinematic Age". Revisão de Beyond the Essay Film: Subjecivity, Textuality and Technology 26, 2 (2021): 198-205. https://www.ekphrasisjournal.ro/docs/R1/14E26.pdf.
    Publicado
  2. Chinita, Fátima. "Positioning Art Cinema: Film and Cultural Value, by Geoff King”". 20 (2020) (2021): 265-269. https://doi.org/10.33178/alpha.20.24..
    Publicado
  3. Chinita, Fátima. "The essay film after fact and fiction". 35, 1 (2020): 93-95. http://hdl.handle.net/10400.21/11583.
    Publicado • 10.1080/1472586X.2019.1655291
  4. Chinita, Fátima. "Jan Svankmajer, by Keith Leslie Johnson". 16, (2019): online. http://hdl.handle.net/10400.21/11584.
    Publicado • 10.1080/17411548.2019.1580019
  5. Chinita, Fátima. "Pinpointing the "cinematic" in twenty-first century art: "Dreamlands" / "On Desire"". 8, 2 (2019): 341-350. https://necsus-ejms.org/pinpointing-the-cinematic-in-twenty-first-century-art-dreamlands-on-desire/.
    Publicado
  6. Chinita, Fátima. "The Cinematic Quest for the Sculptural". 5, 2 (2018): 538-542. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article /view/418.
    Publicado
  7. Chinita, Fátima. "Attempting to Resurrect the Author through Neuropsychoanalysis". 9, 2 (2017): 79-83. https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/7282.
    Publicado • 10.7559/citarj.v9i1.468
  8. Chinita, Fátima. "Impossible Puzzle Films, or the Attraction of Sense-making". 9, 1 (2017): 63-65. http://hdl.handle.net/10400.21/7361.
    Publicado • 10.7559/citarj.v9i2.357
Tese / Dissertação
  1. Chinita, Fátima, 1967-. "Do metacinema auto-reflexivo como forma de enunciação autoral". Doutoramento, Univeridade de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9821.
  2. Chinita, Fátima. "O Espectador (In)visível: Reflexividade na Óptica do Espectador em INLAND EMPIRE de David Lynch". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 2007.
Tradução
  1. Chinita, Fátima. Vasco da Gama, o Orgulho e a Ferida. Lisboa, Portugal: Gradiva. 1998.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/05 Representações teatrais híbridas e a fixação impossível: O caso de "Um Hamlet A Mais" Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã (Zoom), Portugal)
2021/11/12 The Other Side of Hollywood: The Indie Scene in (Self-)Reflexive Filmmaking Virtual Conference "Behind the Screen and Off the Stage: Film and Television Representations of American Entertainment"
London Metropolitan University (Reino Unido)
2021/10/14 Decoding the Enigma - The Aporetic Pitfall of David Lynch's "Inland Empire" Virtual Conference Narrative, Media and Cognition VI: "Reconfigurations – New Narrative Challenges of the Moving Image"
Lisbon Polytechnic Institute - Theatre and Film School (Amadora, Portugal)
2021/07 Intermedial Allegory in the Post-Cinematic Age: Visual Effects and Layering as Digital Stylization in the 21st Century NECS - 2020 Conference, Transitions: Moving Images and Bodies
University of Palermo (Palermo, Itália)
2021/05/29 "Gesamtkunstwerk": A Reunião das Artes como Gesto de Criação em "Ludwig: Requiem para um Rei Virgem" X Encontro Anual da AIM (Zoom conference)
Politécnico de Setúbal (Setúbal , Portugal)
2020/12/11 Filme-ópera: simbiose entre cinema e ópera em "Othello" (Orson Welles, 1951) Zoom conference O Cinema e as Outras Artes
University of Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2020/12/10 Fusional Works of Art and the Impossible Fixation in "Variations V." (1966) and "Writing to Vermeer" (1999) Conference "Transmedial Turn? Potentials, Problems, and Points to Consider"
University of Tartu (Tartu, Estónia)
2020/11/27 Teatro de Marionetas e a Animação de Formas no Cinema Semana da História da Arte. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
NEHMC - Núcleo de Estudantes de História Moderna e Contemporânea (Lisboa, Portugal)
2020/11/06 Dance and the Mediated Immersive Flux in Carlos Saura’s Musical Hybrids with Live Feed Zoom conference "The InTermedIal Wok of arT: Conception, Realisation, Performance, Reception, Preservation"
International Society for Intermedial Studies (Marne-la-Vallée, França)
2020/10/30 Lynch Expandido: Intermedialidade Sinestésica e Ambiente Tridimensional Aula ao doutoramento em Media Artes Digitais
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2020/07/21 Para uma tentativa de estruturação das formas de reflexão crítica e comunicação sobre Cinema Webinar Uma Taxonomia para o Cinema e a Reflexão Crítica e Teórica sobre os Objectos Artísticos
Gabinete de Qualidade e Acreditação do Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/22 From Meta-Cinema to Intermediality: Carlos Saura’s Hybrid Discourse on Film through the Arts Conference "Expanding Cinema: Creative Processes and Practices"
i2ADS – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
2018/09/08 Tableaux of Absorption: Staging the Pictorial through Colour and Light in Derek Jarman's Feature Films International Conference "Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the Other Media"
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
2018/09/07 All the Strings Attached: The Quay Brothers’ Intermedial World in "The Piano Tuner of EarthQuakes" (2005) International Conference "Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the Other Media"
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
2018/05/16 From Romantic Hell to Postmodern Paradise: Updating Allegory on Film with Dante's Help VIII Encontro Anual da AIM
Universit of Aveiro, Departament of Languages and Cultures (Aveiro, Portugal)
2017/12/06 Expanded Lynch: Synaesthetic Intermediality Meets Three-dimensional Ambience Conference "David Lynch, Artistic Interactions"
Université Bordeaux-Montaigne (Bordeaux, França)
2017/11/17 Cinema entre Pintura e Teatro: A Estética do Tableau em Roy Andersson e Peter Greenaway Aula ao doutoramento em Media Artes Digitais
Universidade de Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2017/11/06 Immersive Storytelling at the Crossroads of Painting and Theatre in Peter Greenaway’s "The Tulse Luper Suitcases Trilogy" II IntermIdia Conference: "The Moving Form of Film: Exploring Intermediality as a Historiographic Method"
University of Reading (Reading, Reino Unido)
2017/09/28 Roy Andersson’s Tableau Aesthetic: A Cinematic Space between Painting and Theatre 2nd International Meeting O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2017/09/07 The Aura of Entertainment: Baz Luhrman's "Moulin Rouge!" and The Show that Must Go On 23rd Sercia Annual Meeting - “That's Entertainment!” Spectacle, Amusement, Audience and the Culture of Recreation in the Audiovisual Contexts of English-speaking countries"
University of Bologna (Bologna, Itália)
2017/07/26 The (Un)told Stories of Film Directors: Hollywood’s Depiction as Metacinematic Mythmaking International Conference Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
2017/06/09 "Brainteasers": Modalidades de Cinema Complexo (Kiss & Willemsen) Seminário - Grupo de Narrativas
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2017/06/02 Total Art: Hans-Jürgen Syberberg‘s subverted discourse on art Film-Philosophy Conference
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
2017/04/19 Self-Representation: Authorial Discourses through Art IMS Seminar - Research Center for Intermediality and Multimodality
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
2016/11/24 The Power of the Frame: Spatial Seduction and Narrative Sense-Making in Peter Greenaway’s "Tulse Luper Suitcases Trilogy" (2003-2004) XXII International Conference of Film Studies
Universidade Roma Tre – Department of Phiilosophy, Media and Performing Arts (Rome, Itália)
2016/10/13 Peter Greenaway’s "Tulse Luper Suitcases Project" (2003-2004): Transmedia Storytelling as Self-Reference Multimediality International Conference "Transmediations! Communication across Media Borders"
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
2016/10 Specious Storytelling: Meta-narrative as Authorial Discourse IMS Seminar - Research Center for Intermediality and Multimodality
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
2016/09/26 Sculptures vivantes: The Aesthetics of the Memorial in Derek Jarman’s Multimedial "War Requiem" (1989) Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2016/09/08 Diffractions of a Serial Archetype: The Evil Stepmother as a Meta-Narrative Trope 22nd Annual Meeting SERCIA - “Cinema and Seriality”
Université Paris Diderot and Université Paris Ouest La Défense (Paris, França)
2016/09 Asian Metafilms: Hong Sang-Soo and Tsai Ming-Liang IMS Seminar - Research Centre for Intermediality and Multimodality
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
2016/08/22 Film Directors as Unsung Artistic (Anti) Heroes ESSE Conference – European Society for the Study of English
(Galway, Irlanda)
2016/07/27 Meta-Cinematic Cultism: Between High and Low Culture International Conference Avanca Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Covilhã, Portugal)
2016/06/30 O verso e o reverso: O irrealismo da Realidade em "As Mil e Uma Noites, Volume 2 – O Desolado" (2015) Symposium Narrative, Media and Cognition
Universidade Católica do Porto (Lisboa, Portugal)
2016/05/30 A Metaleptic and Immersive Voyage through Media and Time in Aleksandr Sokurov’s "Russian Ark" International Conference "Intermediality in Contemporary Central and East European Cinema"
Sapientia Hungarian University of Transylvania (Cluj-Napoca, Roménia)
2016 Peter Greenaway’s "Tulse Luper Suitcases Project" (2003-2004): Transmedia Storytelling as Self-Reference Multimediality International Conference "Transmediations! Communication across Media Borders"
Linnaeus University (Vaxjo, Suécia)
2015/11/02 Total art: Hans-Jurgen Syberberg and the Myth of the Artist in "Ludwig” Conference "Mind the Gap: The Artist in Culture Studies"
Universidade Católica - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2015/10/23 Making Myths from Reality: The Allegorical Art of Hans-Jurgen Syberberg XVI. Film and Media Studies Conference in Transylvania – "The Real and the Intermedial"
Sapientia Hungarian University of Transylvania (Cluj-Napoca, Roménia)
2015/09/25 Where the Shadow Falls: Self-Representation and Hybridization in the Film" Jane B. par Agnès V." (1988) International Conference "Fictionality, Factuality, Reflexivity"
Center of Narratology , University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
2015/09/03 Plato’s Lesson on Gender: Androgyny as a Search for Totality in "Hedwig and the Angry Inch" (2001) SERCIA Annual Meeting - “Masculin/Féminin: la question du genre dans le cinéma et les séries anglophones”
Université d'Artois (Arras, França)
2015/07/22 O autor a ver-se a si mesmo ao espelho: as alegorias enunciativas de Jean Cocteau Internatoinal conference Avanca Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
2015/07/14 Variações fílmicas de uma fabula: "Flirt", de Hal Hartley (1995) Symposium Narrative, Media and Cognition
Universidade Católica do Porto, Escola das Artes (Porto, Portugal)
2015/05/21 No início era o fim: A (des)ordem intencional de "Irréversible", de Gaspar Noé V Encontro Anual da AIM
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/04/30 Agnés Varda’s Recycling of Life: Metacinema as Discourse on Creatorship World Cinema and the Essay Film Conference
University of Reading (Reading, Reino Unido)
2015/04/08 Jim Jarmusch as Metanarrative Master Jim Jarmusch Symposium
Université d’Artois (Arras, França)
2015/03/19 Musicals as Auratic Discourse on Entertainment ("Moulin Rouge!") 15th DiscourseNet Conference
University Library Svetozar Markovic (Belgrade, Sérvia)
2015/02/24 Behind the Camera Lies the Myth: The Untold Stories of Film Directors Biopic Adaptations Symposium
Centre for Adaptations, Universidade De Monfort (Leicester, Reino Unido)
2014/11/01 Multistrand Narrative Structures: A Filmic Game of Multiple Players 3rd Global Conference - Making Sense of: Play (Inter-disciplinary.net)
(Prague, República Checa)
2014/10/24 Derek Jarman’s Allegories of Spectacle: The Corporeality of the Filmic Body XV International Film and Media Studies Conference in Transylvania - Figurations of Intermediality in Film
Sapientia Hungarian University of Transylvania (Cluj-Napoca, Roménia)
2014/09/18 A Tale of Sound and Fury Signifying Everything: Tango Dance Movies as an Epitome of Metacinematic Creation 20th Anniversary SERCIA Annual Meeting
University of Nijmegen (Nijmegen, Países Baixos)
2014/07/23 O cinema como ferramenta andragógica para a terceira idade: O Projecto CINAGE International Conference Avanca Cinema 2014 – Arte, Tecnologia, Comunicação.
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
2014/05/15 Quando o impossível acontece: Disnarrativo, ou a narratividade em série IV Encontro da AIM
UBI – Universidade de Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2014/05/15 "Twin Peaks – Fire Walk With Me", de David Lynch, como alegoria daimónica metacinematográfica International Conference Avanca Cinema 2014 – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
2014/05/10 Juggling up Time Concepts: Complex Metanarrative in the Films of Alejandro Iñárritu 5th Global Conference – Storytelling: Reflections on Narrative (INTER-DISCIPLINARY)
(Lisbon, Portugal)
2014/04/24 The Musical Aura as Paradigm of Entertainment 2nd British Association of Film, Television and Screen Studies Conference (BAFTSS)
Birbeck Institute of the Moving Image, University of London (London, Reino Unido)
2014/03/27 The Cinephile, the Film User, the Fan and their Cults: Metafilmic Viewers Across Culture Edinburgh International Film Audiences Conference (EIFAC)
(Edinburgh, Reino Unido)
2014/03/12 The Optical Urge and the Scopic Passion in Film Viewed from a Phenomenological Perspective 16th Annual International Conference, Society for Phenomenology and Media (SPM)
Uni Freiburg (Friburg, Alemanha)
2013/11/09 For the Love of Movies: Metacinema between High and Low culture Conferência European Film Cultures (ECREA)
Lund University (Lund, Suécia)
2013/07/25 Transvase: quando a ficção invade a realidade Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
2013/05/11 O fio de Ariadne: as narrativas labirínticas de Christopher Nolan III Encontro Anual da AIM
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2012/11/06 Cine-grafias: o filme de arte poética como forma de documentário ensaístico Conferência Internacional 3 Rios
UTAD - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real de Trás-os-Montes, Portugal)
2012/07/26 Os (in)sofismáveis caminhos do storytelling: Woody Allen e o documentário ficcionado Conferência Internacional Avanca Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
2012/07/13 Do metacinema auto-reflexivo como forma de enunciação autoral V Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação
CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação / Universidade do Algarve, Campus de Gambelas (Faro, Portugal)
2012/05/10 Metanarrativa cinematográfica: a ficcionalização como discurso autoral II Encontro Anual da AIM - Associação da Imagem em Movimento
Universidade Católica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/07 Uma certa tendência do metacinema norte-americano: o storytelling de Orson Welles a David Lynch Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01 - Atual A Conta que o Criador Fez: O Tríptico como Modalidade de Narrativa Metacinematográfica
Orientador de Francisco Alexandre Rosa da Mata
Film Project Development (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021/10/01 - Atual Configurações sensórias: Para uma abordagem do cinema com forma de expressão.
Coorientador de Maria do Rosário Oliveira
Sensorialidade no cinema (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/10 - Atual A legendadem como acto de criação.
Orientador de Laura Maria Riesco
Dramaturgia e legendagem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021/10 - Atual A Narrativa Não-fidedigna em "Gone Girl" (2014), de David Fincher
Orientador de Alessandro Simoneli
Metanarrativa e narrativa complexa. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021/02 - Atual Filmar o amanhã: a perda e o luto como tempo interno no cinema de Nanni Moretti
Orientador de Nuno Filipe Pinto Gonçalves
Film Project Development (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2020 - Atual A Narrativa de Curta-metragem de Ficção em Imagem Real.
Coorientador
Escrita de Argumento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2022/10/01 Representação Cinematográfica de um Conflito Interior no Feminino.
Orientador de Sílvia Carvalho Pereira Lebre
Realização e Dramaturgia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2015 - 2018/12/26 Narrativas Bifurcadas no Cinema: Estudos sobre os limites das bifurcações narrativas
Orientador de Gustavo de Felipe Queiroz
Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 - 2016/11/11 Pedro - Film Project: Short film Screenplay.
Coorientador de Lise Aragão Bastos
Development of Cinematic Project - Film Narratives (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/01/10 - 2022/11/01 Artistic Encounters PAI 2022: "Presence, Absence and Invisibility". (2022/10/10 - 2022/10/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/01 - 2021/12/31 Key convenor of the International conference "Reconfigurações | Novos desafios narrativos da imagem em movimento” / Reconfigurations – New Narrative Challenges of the Moving Image. (2021/10/14 - 2021/10/16)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2020/05 - 2021/11 Virtual Conference Narrative, Media and Cognition VI - "Reconfigurations – New Narraive Challenges of the Moving Image" (2021/10/14 - 2021/10/16)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/03 - 2019/09 12th Screenwriting Research Network (SRN) International Conference - "Screen Narratives: Order and Chaos" (2019/09/12 - 2019/09/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Catholic University - School of the Arts, Portugal
2017/10 - 2018/10 Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the other Media (2018/09/06 - 2018/09/08)
Conferência (Outra)
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
2015/10 - 2016/10 "Transmediations! Communication across Media Borders" International conference (2016/10/13 - 2016/10/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/02/23 - 2022/02/23 Actividade cineclubista - film club activity.: presentation of film "Lynch: The Art of Life" and debate.
Outro
Ciclo de cinema "David Lynch: Alma Selvagem". Casa do Cinema, Coimbra.
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2021/06/22 - 2021/06/22 Member of the round-table “Intermediality and World Cinema: Challenges in Contemporary Film Theory, Aesthetics and Historiography”. Virtual event.
Encontro
Intermediality in World Cinema Workshop
Universitatea Sapientia, Roménia
2020/11/27 - 2020/11/27 Short oral presentation - "Teatro de Marionetas e a Animação de Formas no Cinema".
Outro
Semana da História da Arte. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/30 - 2020/10/30 PhD. class lectured by invitation: “Lynch Expandido: Intermedialidade Sinestésica e Ambiente Tridimensional”.
Oficina (workshop)
PhD. Degree in Digital Media Arts
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/07/21 - 2020/07/21 Oral presentation “Para uma tentativa de estruturação das formas de reflexão crítica e comunicação sobre Cinema”.
Encontro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017/06/09 - 2017/06/09 Oral presentation “Brainteasers: Modalidades de Cinema Complexo (Kiss & Willemsen)”
Seminário
Seminário - Grupo de Narrativas
Universidade Católica do Porto - School of the Arts, Portugal
2017/04/19 - 2017/04/19 Oral presentation “Self-Representation: Authorial Discourses through Art”.
Seminário
IMS Seminar - Research Centre for Intermediality and Multimodality
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
2016/10/16 - 2016/10/16 Oral presentation "Specious Storytelling: Meta-narrative as Authorial Discourse
Seminário
IMS Seminar - Research Centre for Intermediality and Multimodality
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
2016 - 2016 Class as invited lecturer: “Asian Metafilms: Hong Sang-Soo and Tsai Ming-Liang"
Outro
BA class on Film Studies.
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
2015 - 2015 Film class "“Peter Greenaway: Allegorical Intermedial Cinema”
Outro
BA FIlm Studies class.
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2021 CSO 2019 - XII Congresso Internacional CSO, "Criadores Sobre outras Obras" Sociedade Nacional de Belas-Artes
2021 - 2021 Narrative Media an Cognition V - "Reconfigurations – New Narrative Challenges of the Moving Image" (Zoom) Lisbon Polytechnic Institute - Theatre and Film School
2020 - 2020 VI Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema". Universidade Aberta (Ponte de Lima / Coimbra)
2019 - 2019 CSO 2019 - X Congresso Internacional CSO, "Criadores Sobre outras Obras" Sociedade Nacional de Belas-Artes
2019 - 2019 • 12th Screenwriting Research Network (SRN) International Conference: Screen Narratives: "Order and Chaos" Universidade Católica do Porto, Portugal
2019 - 2019 Colóquio internacional O Cinema e as Outras Artes Universidade da Beira Interior
2019 - 2019 Colloque"Metafiction et réfléxivité au cinéma" Université Clermont Auvergne, Clermond Ferrand
2018/01 - 2018/10 International Conference "Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the Other Media" Linnaeus University, Sweden
2018 - 2018 CSO 2018 - IX Congresso Internacional CSO, "Criadores Sobre outras Obras" Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes
2018 - 2018 VIII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Universidade de Aveiro
2018 - 2018 IV Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema" Universidade Aberta (Coimbra)
2018 - 2018 Colóquio Narrativa, Media e Cognição: “Narrativas Marginalizadas" Universidade do Algarve - Ualg
2017 - 2017 Colóquio Narrativa, Media e Cognição. Universidade da Beira Interior - Labcom
2017 - 2017 IV Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema" Universidade Aberta (São João da Madeira)
2016 - 2016 III Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema" Universidade Aberta (Leiria)
2015/01/01 - 2015/07/14 Colóquio Narrativa, Media e Cognição. Universidade Católica (Porto) e CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
2015 - 2015 II Simpósio Internacional Caminhos no Cinema Português: "Fusões no Cinema". Universidade Aberta (Coimbra)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/01 - Atual Ekphrasis - Images, Cinema, Theory, Media (editorial board) Babes-Bolyai University, Cluj-Napoca
2022/01 - Atual Frames Cinema Journal (editorial board) (ISSN 2053-8812) University of St. Andrews, Scotland (UK)
2018 - Atual Gama, Estudos Artísticos (2182-8539) Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA)
2018 - Atual Croma, Estudos Artísticos (2182-8547 ) Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA)
2018 - Atual Estúdio: Artistas sore Outras Obras (1647-6158 ) Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA)
2019/12 - 2021/12/31 Ekphrasis - Images, Cinema, Theory, Media (advisory board) (ISSN 2559-2068) Babes-Bolyai University, Cluj Napoca (Romania)
2018/09 - 2021/09 Film Journal (2556-4161) SERCIA - Société de Recherches sur le Cinéma Anglophone

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/06 - Atual Jury member of the 2nd internal Short Duration Projects panel ICNOVA.
Avaliador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova
2021/11 - 2021/12 Jury member of the I internal Short Duration Projects panel ICNOVA.
Avaliador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021/10 - 2021/11 Juri member of the panel for the allocation of a PhD. fellowship in the context of the Media Arts PhD. Course.
Coordenador
Universidade da Beira Interior, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021/05 - 2021/11 Juri member of the panel "Arts" in the allocation of research grants for PhD. Candidates - FCT.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2021/05 - 2021/06 Juri member of the IDI&CA - yearly allocation of research funds for development, inovation and creation.
Avaliador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/07/01 - 2020/11 Juri member of the panel "Arts" for the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018/05/20 - 2018/10/15 Juri member of the panel "Arts" for the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017/05 - 2017/10/13 Juri member of the panel "Arts" in the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2017/04 Juri member of the panel "Arts" for the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Peer reviewer - Comparative Cinema Jounal Universitat Pompeu Fabra, Espanha
2020 - Atual Peer Reviewer - Acta Universitatis Sapientiae: Film and Media Studies Universitatea Sapientia, Roménia
2019 - Atual Peer reviewer - Frames Cinema Journal University of St Andrews, Reino Unido
2018 - Atual Peer Reviewer - Journal Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento , Portugal
2018 - Atual Peer reviewer - Journal CINEMA - Journal of Philosophy and The Moving Image. IFIL Nova - Nova Institute of Philosophy, Portugal
2017/01 - Atual Peer Reviewer - Journal CITAR - Journal of Science and Technology of the Arts Universidade Católica do Porto - School of the Arts, Portugal
2017 - Atual Peer Reviewer - Journal Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2016 - Atual Peer reviewer - Revista Comunicação e Sociedade CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2021 - 2021 Peer Reviewer - Livro O Cinema e as Outras Artes: Diálogos e inquietudes Artísticas. LabCom.CA - Laboratório de Comunicação e Artes (UBI(, Portugal
2020 - 2020 Peer Reviewer - Journal for Cultural Research (Routledge) Routledge, Reino Unido
2020 - 2020 Peer Reviewer - Film Journal. SERCIA - Société pour l'Enseignement et la Recherche du CInéma Anglophone, França
2020 - 2020 Peer reviewer - SAGE Publishing
2016 - 2018 Peer Reviewer - Images: The International Journal of European Film, Performing Arts and Audiovisual Communication Poznan University, Polónia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09 - Atual Iconologia e Teoria da Imagem (UC optativa - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/09 - Atual História do Cinema I (40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/09 - Atual Intermedialidade e Artes do Espectáculo (UC optativa - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/09 - Atual Sistemas de Produção II - Casos de Estudo (40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/09 - Atual Produção Independente e Mercados (módulo) Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/09 - Atual Narrativas Cinematográficas (80 horas) Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2010/10/01 - Atual História do Cinema I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013 - 2016/10/01 Teoria e Prática de Produção I (semestral - 40 horas, a partir de 2014 passou a ser duas turmas com 40 horas cada)) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2015/10/01 - 2016/07 Prática de Produção I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014/10/01 - 2016/07 Laboratório Experimental (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013/10/01 - 2016/07 Sistemas de Produção I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013/10/01 - 2016/07 Seminário Aplicado de Narrativas (módulo) Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014/10/01 - 2015/07 Seminário de Produção de Filmes III (semestral - 60 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014/10/01 - 2015/07 Teorias da Narrativa (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2004/10/01 - 2015/07 História do Cinema II (semestral) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013/10/01 - 2014/07 Teoria e Prática de Produção II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013/10/01 - 2014/07 Seminário de Produção de Filmes IV (semestral - 60 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2011/10/01 - 2014/07 Teoria e Prática da Produção II (semestral - 60 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012/10/01 - 2013/07 Sistemas de Produção II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012/10/01 - 2013/07 Prática de Produção II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012/10/01 - 2013/07 Prática de Produção IV (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012/10/01 - 2013/07 Narrativas Cinematográficas (semestral - módulo) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2011/10/01 - 2012/07 Teoria e Prática de Produção II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2011/10/01 - 2012/07 O Cinema ao Espelho (UC optativa - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2010/10/01 - 2012/07 Sistemas de Produção I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2010/10/01 - 2011/07 Narrativas Cinematográficas / Cinematic Narratives (módulo) Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2009/10/01 - 2010/07 Seminário Aplicado de Narrativas (semestral - módulo) Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2008/10/01 - 2010/07 Laboratório Experimental (semestral) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2007/10/01 - 2010/07 Cinema Reflexivo (UC optativa) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2007/10/01 - 2010/07 Seminário de Produção de Filmes I (semestral - 60 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2008/10/01 - 2009/07 Prática de Produção III (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2004/10/01 - 2009/07 História do Cinema I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2007/10/01 - 2008/07 Seminário de Produção de Filmes IV (semestral - 60 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2007/10/01 - 2008/07 Organização e Gestão I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2005/10/01 - 2008/07 Metodologias de Investigação ( semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2006/10/01 - 2007/07 Teoria e Prática de Produção I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2006/10/01 - 2007/07 Teoria e Prática da Produção II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2005/10/01 - 2007/07 Sistemas de Produção I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2005/10/01 - 2007/07 Organização e Gestão II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2004/10/01 - 2007/07 Organização e Gestão II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2005/10/01 - 2006/07 Organização e Gestão I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2004/10/01 - 2006/07 Organização e Gestão I (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2004/10/01 - 2005/07 Seminário de Produção de Filmes II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2004/10/01 - 2005/07 Teoria e Prática de Produção II (semestral - 40 horas) Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2002/10/01 - 2004/07 Introdução à Análise de Filmes (anual - 90 horas) Cinema (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2000/10/01 - 2004/07 Organização e Gestão I (anual - 135 hooras) Cinema (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1997/10/01 - 2004/07 Introdução ao Estudo da Produção (anual - 90 horas) Cinema (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1995/10/01 - 2004/07 Organização e Gestão II (anual - 135 horas) Cinema (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2000/10/01 - 2001/07 Introdução ao Estudo da Montagem (anual - 90 horas) Cinema (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
1995/10/01 - 2000/07 Seminário de Produção I (anual - 90 horas) Cinema (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1995/10/01 - 2000/07 Sistemas de Produção II (anual - 90 horas) Cinema (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1995/10/01 - 1997/07 Seminário de Produção II (anual - 90 horas) Production Studies (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/01 - Atual AAS - Association of Adaptation Studies Member
2017 - Atual NARRNET – European Narratology Network
2017 - Atual SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
2015 - Atual ISIS – International Society for Intermedial Studies Member.
2015 - Atual NECS – European Network for Cinema and Media Studies Member of the WGs: "Cinema and Contemporary Visual Arts” ; “Affects and Audiovisual Cultures" and “Intermediality and Media Philosophy”)
2014/09 - Atual SERCIA – Société d'Études et de Recherches sur le Cinéma Anglophone
2014 - Atual MECCSA – Media, Communication & Cultural Studies Association
2012/05 - Atual AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Portugal). Member and Co-founder of the WG Audiovisual Narratives
2012 - Atual ECREA – European Communication Research and Education Association Member

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/07 - 2017/07 Juri member for the allocation of the Prize Engº Gonçalves Lavrador to the Best Oral Presentation at the internacional conference AVANCA Cinema VIII, Portugal. Conferência Avanca Cinema - Tecnologia, Arte, Comunicação, Portugal
2016 - 2016 Juri member for the allocation of the Prize Engº Gonçalves Lavrador to the Best Oral Presentation at the internacional conference AVANCA Cinema VII, Portugal. Conferência Avanca Cinema - Tecnologia, Arte, Comunicação, Portugal
Distinções

Prémio

2022 "Prémio de Excelência" - Prémios Científicos IPL-CGD (área Artes)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 Prémio de Melhor Ensaio - AIM: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
AIM, Portugal
2015 Prémio Engº Fernando Gonçalves Lavrador para a Melhor Comunicação
Conferência Avanca Cinema - Tecnologia, Arte, Comunicação, Portugal