???global.info.a_carregar???
Inês Nascimento, Ph. D. | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ines@fpce.up.pt Licenciatura em Psicologia (Pré-Bolonha) em 1997 na área de pré especialização de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP). Pós-graduação em Psicoterapia e Orientação Vocacional (FPCEUP -2001). Doutorada em Psicologia pela FPCEUP (2008). Investigadora e docente na FPCEUP desde 1999 (com a categoria de Professora Auxiliar desde 2008). Lecionação de unidades curriculares nas áreas da prática de Intervenção/Investigação Psicológica, da Ética e Deontologia em Psicologia e da Estatística Aplicada à Psicologia. Supervisora de estágios académicos e profissionais na área da Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano. Orientadora de Mestrados e (Pós) Doutoramentos em Psicologia e Educação. Coordenadora e psicóloga do Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida da FPCEUP entre 2002 e 2012, com experiência na prestação de serviços especializados à comunidade (estabelecimentos de ensino regular/profissional, centros de formação, autarquias, etc.). Coordenadora científica/formadora de cursos de formação contínua no domínio da prática da consulta/consultoria psicológica vocacional a jovens e adultos e coordenadora científica do curso de coaching para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Formadora do módulo de “Ética e Deontologia Profissional do Psicólogo” do Curso Inicial de Estágios Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) entre 2014 e 2018. Membro do Conselho Jurisdicional da OPP entre 2014 e 2016. Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, integrada no grupo de investigação “Cultura, Normatividade e Diversidade”. Consultora especialista (de psicólogos, professores e pais) nos domínios da Educação/Orientação de Carreira e da Ética na Investigação/Intervenção em Psicologia e Educação. Diversas publicações/comunicações em revistas/congressos nacionais e internacionais. Principais áreas de interesse/investimento científico: Intervenção Psicológica nas transições vocacionais (adolescentes, jovens e adultos); Psicologia Escolar ; Educação/Orientação de Carreira; Ética Académica e Profissional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Inês Maria Guimarães Nascimento

Nomes de citação

  • Nascimento, Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
541E-8A4D-1A33
ORCID iD
0000-0003-2063-1697

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Doctoral Program in Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Commitment to work and parenting and inter-role relationship: An analysis of intergenerational transmission" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2001
Concluído
Post Graduation Course in Psychotherapy and Career Guidance of Young and Adults (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Demands, Problems and Intervention Processes: Some Dilemmas in Vocational Psychological Counselling" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1997
Concluído
Graduation in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/06/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005/10/15 - 2008/06/05 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - 2012 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Coordenadora da Unidade de Apoio à Integração Profissional Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/06 - Atual Membro da direção/comissão científica da Universidade Júnior Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/12 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1999/05/12 - 2005/10/14 Intern Assistant Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1998/09/01 - 1999/12/31 Product Manager (Distance Learning Courses) Associação Empresarial de Portugal, Portugal
1996/01/01 - 1998/12/31 Human Resourses Consultant United Tecnologies Automotive, SA., Portugal, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual G'Oldies
Sem código
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Em avaliação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Nascimento, Inês. "Avaliação distribuída com recurso a Portefólio: o caso especial de uma atividade de aprendizagem supra curricular no domínio da formação ética". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES2022, 2022.
    No prelo
  2. Nascimento, Inês. "Reconfigurações pedagógicas em contexto pandémico: Um exemplo da “remotização” integral de uma disciplina da formação inicial em Psicologia". Trabalho apresentado em 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES2021, 2021.
    Publicado
  3. Nascimento, Inês. "A sala de aula como espaço de motivação para o trabalho (de aprender estatística)". Trabalho apresentado em 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES2018, 2019.
    Publicado
  4. Nascimento, Inês. "O Job Shadowing como dispositivo estratégico de exploração vocacional direta". Trabalho apresentado em Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento num Mundo Plural e Desafiador, Braga, 2018.
    Publicado
  5. Nascimento, Inês. "O psicólogo no ensino superior: a investigação-ação para o desenvolvimento das competências transversais dos estudantes". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da OPP, 2014.
    Publicado
  6. Nascimento, Inês. "Juniores experimentam-se no mundo da Psicologia: a centralidade do(s) processo(s) de exploração e de investimento vocacional". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da OPP, 2014.
    Publicado
  7. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Against Current: a project aimed at the revision and reorganization of the personal vocational trajectory in a scenario of unemployment". 2009.
  8. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Trabalho e parentalidade: que lugar na vida das pessoas?". 2004.
  9. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "To be high or low commited to work, that's the question. The answer that individuals can get from their own parents work commitment". 2004.
  10. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "How much is it possible to learn how to be a parent?". 2004.
Artigo em revista
  1. PEDRO SAVI NETO; INÊS NASCIMENTO; MÓNICA DE LA FARE. "AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA". Educação em Revista (2023): https://doi.org/10.1590/0102-469838357.
    10.1590/0102-469838357
  2. Pedro Savi Neto; Mónica de la Fare; Inês Nascimento. "Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro". Praxis Educativa 16 (2021): 1-20. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15213.006.
    10.5212/PraxEduc.v.16.15213.006
  3. Nascimento, Inês. "Ser professor em Portugal: Escolha profissional, Formação e Expectativas de futuros professores". Cadernos de Educação 64 (2020): 84-107.
    Publicado
  4. Nascimento, Inês. "Keep on Going: apoio à escolha estratégica do estágio curricular". (2019): https://hdl.handle.net/10216/125430.
    10.26707/1984-7270/2019v20n1p57
  5. Nascimento, Inês. "Educação para o trabalho e desenvolvimento vocacional: contributos para uma metodologia de Job Shadowing". (2018): https://hdl.handle.net/10216/119371.
  6. Nascimento, Inês. "Formação inicial de professores do ensino básico em Portugal e no Brasil: as exigências mínimas, o perfil e as expectativas sobre o profissional docente". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118044.
    10.31512/19819250.2018.19.02.143-157
  7. Mendes, S.A.; Nascimento, I.M.G.; Abreu-Lima, I.M.P.; Almeida, L.S.. "A Study of the Ethical Dilemmas Experienced by School Psychologists in Portugal". Ethics and Behavior 26 5 (2016): 395-414. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937605816&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10508422.2015.1029047
  8. Rodrigues, H.; Nascimento, I.. "Influences of curricular enrichment in vocational development & student participation in schools | Influência(s) do enriquecimento curricular no desenvolvimento vocacional e envolvimento escolar dos alunos". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 17 2 (2016): 245-256. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021790977&partnerID=MN8TOARS.
  9. Silva, R.S.; Nascimento, I.. "Higher Education and soft skills' development for future managers and economists | Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 15 2 (2014): 225-236. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939438045&partnerID=MN8TOARS.
  10. Silva, R.S.; Nascimento, I.. "Over 23-year-old students in Psychology: Motivations and integration process | Estudantes maiores de 23 anos em Psicologia: Motivações e processo de integração". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 13 1 (2012): 37-47. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866251217&partnerID=MN8TOARS.
  11. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Conciliação trabalho-família: contribuições de medidas adotadas por organizações portuguesas = Work and family: measures adopted by portuguese organizations". (2011): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57234.
  12. Teixeira, R.; Nascimento, I.. "Work and family: Measures adopted by Portuguese organizations | Conciliação trabalho-família: Contribuiçõ es de medidas adotadas por organizações portuguesas". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 12 2 (2011): 215-225. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862111156&partnerID=MN8TOARS.
  13. Nascimento, Inês. "Os estudantes maiores de 23 anos no ensino superior português: estudo crítico e revisão documental". (2010): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95616.
  14. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "O papel do professor na transmissão de representações acerca de questões vocacionais". (2009): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/23244.
  15. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Os (novos) interlocutores no desenvolvimento vocacional de jovens: Uma experiência de consultoria a professores". (2008): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22443.
  16. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A escolha do foco de intervenção em consulta psicológica vocacional: contributos para uma perspectiva integradora da intervenção". (2005): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22386.
  17. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Pedidos, problemas e processos: alguns dilemas da intervenção em consulta psicológica vocacional". (2005): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22338.
  18. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "As lições da experiência: a relação pais-filhos e a transmissão intergeracional do significado do trabalho e da parentalidade". (2001): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14870.
Capítulo de livro
  1. Nascimento, Inês. ""Queres mesmo saber? Vem investigar!" Um projeto de iniciação científica júnior com objetivos de desenvolvimento pessoal, académico e vocacional". In Conexões Universidade-Escola: Múltiplos Agenciamentos da Pesquisa em Educação. Curitiba/PR, Brasil: Appris Editora, 2023.
    Publicado
  2. Nascimento, Inês. "Introdução". In Ensaios sobre Ética na Investigação em Psicologia e em Educação. Porto, Portugal: Mais leituras, 2020.
    Publicado
  3. Nascimento, Inês. "Como se forma um investigador eticamente responsável?". In Ensaios sobre Ética na Investigação em Psicologia e em Educação. Porto, Portugal: Mais leituras, 2020.
    Publicado
  4. Nascimento, Inês. "Programa de intervenção em grupo com idosos institucionalizados: O projeto "Aqui entre nós"". In Intervir em Grupos em Saúde, 213-254. Lisboa, Portugal: Climepsi, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Nascimento, Inês. Ensaios sobre Ética na Investigação em Psicologia e em Educação. Porto, PORTUGAL, Portugal: Mais leituras. 2020.
    Publicado • Editor
Entrada de dicionário
  1. Nascimento, Inês. "Coaching". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
    Publicado
  2. Nascimento, Inês. "Motivação intrínseca". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
    Publicado
  3. Nascimento, Inês. "Papel". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
    Publicado
  4. Nascimento, Inês. "Piaget, J.". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
    Publicado
  5. Nascimento, Inês. "Tarefa de Interpretação de papéis". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
    Publicado
  6. Nascimento, Inês. "Hierarquia de necessidades". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Orientação vocacional em contexto escolar: a pluriparticipação e o esboroar de fronteiras entre alvos de intervenção. 2012.
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A deslocalização do espaço de intervenção: a utilização sistemática de um blogue focado no desenvolvimento vocacional. 2012.
  3. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Declaração de bolonha e ensino superior: implicações no processo de "orientarse" dos jovens universitários e na atuação dos/as psicólogos/as no contexto da intervenção psicológica vocacional. 2012.
  4. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Percursos sem sentido, percursos sentidos: reflexões acerca da experiência de intervenção com adultos em processo de (re)orientação vocacional no SCPOV.LV. 2011.
  5. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Tornado "real": o saber emprender como dimensão da competência vocacional de jovens. 2010.
  6. Nascimento, Inês. Os cursos EFA como contexto óptimo para a implementação de estratégias facilitadoras do desenvolvimento vocacional e do empowerment dos/as e dos/as formandos/as. 2010.
  7. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Da investigação à prática: a Escala de Satisfação com a Formação Superior como instrumento de intervenção em Consulta Psicológica Vocacional com jovens universitários. 2010.
  8. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Projecto quotidianos: empreendorismo estudantil ao serviço da exploração vocacional. 2010.
  9. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Anti-representacionismo, imediatismo e desindividuação: fundamentos para uma temporalidade da escolha vocacional. 2010.
  10. Nascimento, Inês. Intervindo para um futuro activo: proposta de um projecto de intervenção em consulta psicológica de orientação vocacional na transição para a reforma. 2010.
  11. Nascimento, Inês. O desenvolvimento vocacional na infância: realidades de um mito. 2010.
  12. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Preparando a saída do ensino superior: proposta de intervenção em consulta psicológica vocacional na transição universidade-mercado de trabalho. 2010.
  13. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A escola dos grandes": projecto de intervenção em consulta psicológica de orientação vocacional na transição do1º para o 2º ciclo do ensino básico. 2010.
  14. Nascimento, Inês. Depois do luto, a luta no mercado de trabalho: orientação vocacional com mulheres domésticas recentemente enviuvadas. 2010.
  15. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Sonhar a orientação vocacional: relato e reflexão de experiências em contexto escolar e perspectivas de novos rumos. 2010.
  16. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Promoção do empreendorismo em contexto universitário: da profissionalização à qualificação de pessoas competentes. 2010.
  17. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Quotidianos: um instrumento de exploração das profissões com enfoque construtivista. 2010.
  18. Nascimento, Inês. O carácter generativo da relação pais-filhos: uma experiência de consultoria a pais de jovens em processo de orientação vocacional. 2010.
  19. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Rotações: o desenvolvimento de competências vocacionais na infância no contexto da universidade júnior. 2009.
  20. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Tempo que falta, tempo que resta, tempo que sobra: dinâmicas psicológicas da vivência de tempos e ritmos na transição para a reforma. 2009.
  21. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A intervenção no desenvolvimento vocacional dos alunos como uma dimensão do projecto profissional e do perfil de competência do professor: a consultoria como uma via para a capacitação e para a ceertificação. 2008.
  22. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Jogos de interesse(s): uma experiência de desenvolvimento de competências vocacionais no contexto da universidade junior. 2008.
  23. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Formar(-se) para o desemprego: que competências?. 2008.
  24. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Consultoria com estudantes de licenciatura em psicologia. 2007.
  25. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Re)Formar o compromisso social: o contributo de uma experiência de intervenção no Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional da FPCEUP. 2007.
  26. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Intergenerational (dis)continuities in the commitment to work: the relational impact of parent's work. 2005.
  27. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O binómio trabalho-família e os limites da ubiquidade: uma nova competência em equação. 2004.
  28. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A dimensão interpessoal do conflito na escola. 2003.
  29. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. De pais para filhos: o sentido do trabalho como herança. 2003.
  30. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Formação, trabalhadores seniores e capital humano: valor de mercado e decisão em investir. 2002.
  31. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Diplomados por nível de ensino/formação e a transição para o mercado de trabalho. 2001.
  32. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O reconhecimento do carácter eminentemente pessoal da problemática vocacional. 2001.
  33. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O projecto VOTRACO: as relações existentes entre o sistema de ensino e o mercado de trabalho no Norte de Portugal. 2001.
  34. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A formação contínua na perspectiva do empresário de PME'S: expectativas e representações. 1999.
Tese / Dissertação
  1. Inês Maria Guimarães Nascimento. "Investimento no trabalho e na parentalidade e relação interpapéis: uma análise da transmissão intergeracional". Doutoramento, 2008. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/106310.

Outros

Outra produção
  1. Relatório de estágio. 1997. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95482.
Distinções

Prémio

2017 Poster classificado em 2.º lugar num concurso de posters de seminário internacional no domínio do Desenvolvimento de Carreira