Artigo em conferência |
- Nascimento, Inês. "Avaliação distribuída com recurso a Portefólio: o caso especial de uma atividade de aprendizagem supra
curricular no domínio da formação ética". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino
Superior - CNaPPES2022, 2022.
No prelo
- Nascimento, Inês. "Reconfigurações pedagógicas em contexto pandémico: Um exemplo da “remotização” integral de uma disciplina
da formação inicial em Psicologia". Trabalho apresentado em 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
- CNaPPES2021, 2021.
Publicado
- Nascimento, Inês. "A sala de aula como espaço de motivação para o trabalho (de aprender estatística)". Trabalho apresentado
em 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES2018, 2019.
Publicado
- Nascimento, Inês. "O Job Shadowing como dispositivo estratégico de exploração vocacional direta". Trabalho apresentado em
Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento num Mundo Plural e Desafiador, Braga, 2018.
Publicado
- Nascimento, Inês. "O psicólogo no ensino superior: a investigação-ação para o desenvolvimento das competências transversais
dos estudantes". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da OPP, 2014.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Juniores experimentam-se no mundo da Psicologia: a centralidade do(s) processo(s) de exploração e de investimento
vocacional". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da OPP, 2014.
Publicado
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Against Current: a project aimed at the revision and reorganization of
the personal vocational trajectory in a scenario of unemployment". 2009.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Trabalho e parentalidade: que lugar na vida das pessoas?". 2004.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "To be high or low commited to work, that's the question. The answer that
individuals can get from their own parents work commitment". 2004.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "How much is it possible to learn how to be a parent?". 2004.
|
Artigo em revista |
- PEDRO SAVI NETO; INÊS NASCIMENTO; MÓNICA DE LA FARE. "AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO
CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA". Educação em Revista (2023): https://doi.org/10.1590/0102-469838357.
10.1590/0102-469838357
- Pedro Savi Neto; Mónica de la Fare; Inês Nascimento. "Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos
para pensar o caso brasileiro". Praxis Educativa 16 (2021): 1-20. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15213.006.
10.5212/PraxEduc.v.16.15213.006
- Nascimento, Inês. "Ser professor em Portugal: Escolha profissional, Formação e Expectativas de futuros professores". Cadernos
de Educação 64 (2020): 84-107.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Keep on Going: apoio à escolha estratégica do estágio curricular". (2019): https://hdl.handle.net/10216/125430.
10.26707/1984-7270/2019v20n1p57
- Nascimento, Inês. "Educação para o trabalho e desenvolvimento vocacional: contributos para uma metodologia de Job Shadowing".
(2018): https://hdl.handle.net/10216/119371.
- Nascimento, Inês. "Formação inicial de professores do ensino básico em Portugal e no Brasil: as exigências mínimas, o perfil
e as expectativas sobre o profissional docente". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118044.
10.31512/19819250.2018.19.02.143-157
- Mendes, S.A.; Nascimento, I.M.G.; Abreu-Lima, I.M.P.; Almeida, L.S.. "A Study of the Ethical Dilemmas Experienced by School
Psychologists in Portugal". Ethics and Behavior 26 5 (2016): 395-414. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937605816&partnerID=MN8TOARS.
10.1080/10508422.2015.1029047
- Rodrigues, H.; Nascimento, I.. "Influences of curricular enrichment in vocational development & student participation
in schools | Influência(s) do enriquecimento curricular no desenvolvimento vocacional e envolvimento escolar dos alunos".
Revista Brasileira de Orientacao Profissional 17 2 (2016): 245-256. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021790977&partnerID=MN8TOARS.
- Silva, R.S.; Nascimento, I.. "Higher Education and soft skills' development for future managers and economists | Ensino superior
e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores". Revista Brasileira de Orientacao Profissional
15 2 (2014): 225-236. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939438045&partnerID=MN8TOARS.
- Silva, R.S.; Nascimento, I.. "Over 23-year-old students in Psychology: Motivations and integration process | Estudantes maiores
de 23 anos em Psicologia: Motivações e processo de integração". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 13 1
(2012): 37-47. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866251217&partnerID=MN8TOARS.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Conciliação trabalho-família: contribuições de medidas adotadas por organizações
portuguesas = Work and family: measures adopted by portuguese organizations". (2011): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57234.
- Teixeira, R.; Nascimento, I.. "Work and family: Measures adopted by Portuguese organizations | Conciliação trabalho-família:
Contribuiçõ es de medidas adotadas por organizações portuguesas". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 12
2 (2011): 215-225. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862111156&partnerID=MN8TOARS.
- Nascimento, Inês. "Os estudantes maiores de 23 anos no ensino superior português: estudo crítico e revisão documental". (2010):
https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95616.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "O papel do professor na transmissão de representações acerca de questões
vocacionais". (2009): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/23244.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Os (novos) interlocutores no desenvolvimento vocacional de jovens: Uma
experiência de consultoria a professores". (2008): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22443.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A escolha do foco de intervenção em consulta psicológica vocacional: contributos
para uma perspectiva integradora da intervenção". (2005): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22386.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Pedidos, problemas e processos: alguns dilemas da intervenção em consulta
psicológica vocacional". (2005): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22338.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "As lições da experiência: a relação pais-filhos e a transmissão intergeracional
do significado do trabalho e da parentalidade". (2001): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14870.
|
Capítulo de livro |
- Nascimento, Inês. ""Queres mesmo saber? Vem investigar!" Um projeto de iniciação científica júnior com objetivos de desenvolvimento
pessoal, académico e vocacional". In Conexões Universidade-Escola: Múltiplos Agenciamentos da Pesquisa em Educação.
Curitiba/PR, Brasil: Appris Editora, 2023.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Introdução". In Ensaios sobre Ética na Investigação em Psicologia e em Educação. Porto, Portugal:
Mais leituras, 2020.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Como se forma um investigador eticamente responsável?". In Ensaios sobre Ética na Investigação em Psicologia
e em Educação. Porto, Portugal: Mais leituras, 2020.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Programa de intervenção em grupo com idosos institucionalizados: O projeto "Aqui entre nós"". In Intervir
em Grupos em Saúde, 213-254. Lisboa, Portugal: Climepsi, 2014.
Publicado
|
Edição de livro |
- Nascimento, Inês. Ensaios sobre Ética na Investigação em Psicologia e em Educação. Porto, PORTUGAL, Portugal: Mais
leituras. 2020.
Publicado • Editor
|
Entrada de dicionário |
- Nascimento, Inês. "Coaching". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Motivação intrínseca". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Papel". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Piaget, J.". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Tarefa de Interpretação de papéis". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
Publicado
- Nascimento, Inês. "Hierarquia de necessidades". In Dicionário de Psicologia. Silabo, 2019.
Publicado
|
Livro |
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Orientação vocacional em contexto escolar: a pluriparticipação e o esboroar
de fronteiras entre alvos de intervenção. 2012.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A deslocalização do espaço de intervenção: a utilização sistemática
de um blogue focado no desenvolvimento vocacional. 2012.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Declaração de bolonha e ensino superior: implicações no processo de
"orientarse" dos jovens universitários e na atuação dos/as psicólogos/as no contexto da intervenção psicológica vocacional.
2012.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Percursos sem sentido, percursos sentidos: reflexões acerca da experiência
de intervenção com adultos em processo de (re)orientação vocacional no SCPOV.LV. 2011.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Tornado "real": o saber emprender como dimensão da competência vocacional
de jovens. 2010.
- Nascimento, Inês. Os cursos EFA como contexto óptimo para a implementação de estratégias facilitadoras do desenvolvimento
vocacional e do empowerment dos/as e dos/as formandos/as. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Da investigação à prática: a Escala de Satisfação com a Formação Superior
como instrumento de intervenção em Consulta Psicológica Vocacional com jovens universitários. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Projecto quotidianos: empreendorismo estudantil ao serviço da exploração
vocacional. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Anti-representacionismo, imediatismo e desindividuação: fundamentos
para uma temporalidade da escolha vocacional. 2010.
- Nascimento, Inês. Intervindo para um futuro activo: proposta de um projecto de intervenção em consulta psicológica de orientação
vocacional na transição para a reforma. 2010.
- Nascimento, Inês. O desenvolvimento vocacional na infância: realidades de um mito. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Preparando a saída do ensino superior: proposta de intervenção em consulta
psicológica vocacional na transição universidade-mercado de trabalho. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A escola dos grandes": projecto de intervenção em consulta psicológica
de orientação vocacional na transição do1º para o 2º ciclo do ensino básico. 2010.
- Nascimento, Inês. Depois do luto, a luta no mercado de trabalho: orientação vocacional com mulheres domésticas recentemente
enviuvadas. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Sonhar a orientação vocacional: relato e reflexão de experiências em
contexto escolar e perspectivas de novos rumos. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Promoção do empreendorismo em contexto universitário: da profissionalização
à qualificação de pessoas competentes. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Quotidianos: um instrumento de exploração das profissões com enfoque
construtivista. 2010.
- Nascimento, Inês. O carácter generativo da relação pais-filhos: uma experiência de consultoria a pais de jovens em processo
de orientação vocacional. 2010.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Rotações: o desenvolvimento de competências vocacionais na infância
no contexto da universidade júnior. 2009.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Tempo que falta, tempo que resta, tempo que sobra: dinâmicas psicológicas
da vivência de tempos e ritmos na transição para a reforma. 2009.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A intervenção no desenvolvimento vocacional dos alunos como uma dimensão
do projecto profissional e do perfil de competência do professor: a consultoria como uma via para a capacitação e para a ceertificação.
2008.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Jogos de interesse(s): uma experiência de desenvolvimento de competências
vocacionais no contexto da universidade junior. 2008.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Formar(-se) para o desemprego: que competências?. 2008.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Consultoria com estudantes de licenciatura em psicologia. 2007.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Re)Formar o compromisso social: o contributo de uma experiência de
intervenção no Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional da FPCEUP. 2007.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Intergenerational (dis)continuities in the commitment to work: the relational
impact of parent's work. 2005.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O binómio trabalho-família e os limites da ubiquidade: uma nova competência
em equação. 2004.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A dimensão interpessoal do conflito na escola. 2003.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. De pais para filhos: o sentido do trabalho como herança. 2003.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Formação, trabalhadores seniores e capital humano: valor de mercado
e decisão em investir. 2002.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Diplomados por nível de ensino/formação e a transição para o mercado
de trabalho. 2001.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O reconhecimento do carácter eminentemente pessoal da problemática vocacional.
2001.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O projecto VOTRACO: as relações existentes entre o sistema de ensino
e o mercado de trabalho no Norte de Portugal. 2001.
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A formação contínua na perspectiva do empresário de PME'S: expectativas
e representações. 1999.
|
Tese / Dissertação |
- Inês Maria Guimarães Nascimento. "Investimento no trabalho e na parentalidade e relação interpapéis: uma análise da transmissão
intergeracional". Doutoramento, 2008. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/106310.
|