???global.info.a_carregar???
João Dias is an Assistant Professor at Faculty of Science and Technology, from University of Algarve. He is currently the Coordinator and Integrated Researcher at CISCA (Centro de Investigação em Sistemas Ciberfísicos do Algarve), and colaborator at INESC-ID. He has over 70 peer-reviewed publications and has participated in 9 research projects, 7 of which were international research projects. He is also currently the Director of the Master in Informatics Engineering at University of Algarve. His research focus on the design and development of Intelligent Interactive Systems, including Intelligent Virtual Agents and Serious Games.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Dias
Data de nascimento
1979/04/25
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Dias, João

Identificadores de autor

Ciência ID
541C-36A9-F1A0
ORCID iD
0000-0002-1653-1821

Endereços de correio eletrónico

  • jmdias@ualg.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Agents with Emotional Intelligence" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Muito Bom
2005
Concluído
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"FearNot!: Creating Emotional Autonomous Synthetic Characters for Emphatic Interactions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003
Concluído
Engenharia Informática e de Computadores (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve, Portugal
Centro de Investigação em Sistemas Ciberfísicos do Algarve, Portugal
2013/01/13 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2020/02/01 - 2023/09 Investigador (Investigação) Centro de Ciências do Mar, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013/01/13 - 2020/01/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2007 - 2012 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Coordenador Universidade do Algarve, Portugal
Centro de Investigação em Sistemas Ciberfísicos do Algarve, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2027/08/31 ASP-belong
101080665 — ASP-belong
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
European Commission
Em curso
2020/06/01 - 2022 LAW-NLP
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Imprensa Nacional-Casa da Moeda SA
Concluído
2018/10/01 - 2022 SLICE - Social Learning for Intelligent Characters
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/01/01 - 2022 DOT - Die Offene Tür
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Ludwig Boltzmann Gesellschaft
Concluído
2015/02/01 - 2019/01/31 RAGE - Realising an Applied Gaming Ecosystem
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
2010/09/01 - 2013/12/31 eCUTE - Education in Cultural Understanding, Technologically-Enhanced
Grant agreement ID: 257666
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
2008/03/01 - 2012/08/31 LIREC - LIving with Robots and interactivE Companions
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
2006/03/01 - 2009/02/28 eCIRCUS - Education through Characters with emotional-Intelligence and Role-playing Capabilities that Understand Social Interaction
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
2005/09/01 - 2007/12/31 HUMAINE - Human-Machine Interaction Network on Emotion
Grant agreement ID: 507422
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
2003/09/01 - 2005/01/31 VICTEC - Virtual ICT with Empathic Characters
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramos, N.; Santos, P.A.; Dias, J.. "Dual Critic Conditional Wasserstein GAN for Height-Map Generation". Trabalho apresentado em International Conference on the Foundations of Digital Games - FDG' 23, 2023.
    Publicado • 10.1145/3582437.3587183
  2. Araújo, André; Dias, João; Santos, Pedro A.. "Icarus, Towards Diplomatic Agents in Diplomacy". Trabalho apresentado em Videogame Sciences and Arts, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-51452-4_21
  3. Rui Melo; Pedro A. Santos; João Dias. "A Semantic Search System for the Supremo Tribunal de Justiça". Trabalho apresentado em EPIA Conference on Artificial Intelligence, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-49011-8_12
  4. Nuno Pablo Cordeiro; João Dias; Pedro A. Santos. "LeSSE—A Semantic Search Engine Applied to Portuguese Consumer Law". Trabalho apresentado em EPIA Conference on Artificial Intelligence, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-49011-8_10
  5. Antunes, Ana; Campos, Joana; Guimarães, Manuel; Dias, João; Santos, Pedro A.. "Prompting for Socially Intelligent Agents with ChatGPT". Trabalho apresentado em 23rd ACM International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2023.
    Publicado • 10.1145/3570945.3607303
  6. Antunes, André; Guimarães, Manuel; Santos, Pedro A.; Dias, João; Boura, Carla; Campos, Joana. "MHeVA: Mental Health Virtual Assistant for High Education Students". Trabalho apresentado em 23rd ACM International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2023.
    Publicado • 10.1145/3570945.3607309
  7. Nunes, V.; Dias, J.; Santos, P.A.. "GAN-Based Content Generation of Maps for Strategy Games". 2022.
    10.48550/arXiv.2301.02874
  8. Rodrigues, P.; Mitic, M.; Krammer, I.; Dias, J.; Prada, R.; Schrank, B.. "The HUB: Designing an Interactive Social Space for Pre-Adolescents' Well-being". 2022.
    10.1145/3501712.3535282
  9. Silva, D.; Santos, P.A.; Dias, J.. "Emotionally Expressive Motion Controller for Virtual Character Locomotion Animations". 2022.
    10.1109/ISM55400.2022.00049
  10. Carvalho, D.S.; Campos, J.; Guimarães, M.; Antunes, A.; Dias, J.; Santos, P.A.. "CHARET: Character-centered approach to emotion tracking in stories". 2021.
  11. Antunes, A.; Campos, J.; Dias, J.; Santos, P.A.; Prada, R.. "EEG Model: Emotional Episode Generation for Social Sharing of Emotions". 2021.
    10.1145/3472306.3478342
  12. Alves, Tomas; Gomes, Samuel; Dias, Joao; Martinho, Carlos. "The Influence of Reward on the Social Valence of Interactions". 2020.
    10.1109/cog47356.2020.9231853
  13. Guimarães, Manuel; Prada, Rui; Santos, Pedro A.; Dias, João; Jhala, Arnav; Mascarenhas, Samuel. "The Impact of Virtual Reality in the Social Presence of a Virtual Agent". 2020.
    10.1145/3383652.3423879
  14. Granatyr, Jones; Gomes, Heitor Murilo; Dias, Joao Miguel; Paiva, Ana Maria; Nunes, Maria Augusta Silveira Netto; Scalabrin, Edson Emilio; Spak, Fabio. "Inferring Trust Using Personality Aspects Extracted from Texts". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics (SMC), 2019.
    Publicado • 10.1109/smc.2019.8914641
  15. Ribeiro, João; Melo, Francisco; Dias, João. "Multi-task Learning and Catastrophic Forgetting in Continual Reinforcement Learning". Trabalho apresentado em 5th Global Conference on Artificial Intelligence, 2019.
    Publicado • 10.29007/g7bg
  16. Gomes, Samuel; Dias, Joao; Martinho, Carlos. "GIMME: Group Interactions Manager for Multiplayer sErious games". 2019.
    Publicado • 10.1109/cig.2019.8847962
  17. Hashemian, Mojgan; Prada, Rui; Santos, Pedro A.; Dias, Joao; Mascarenhas, Samuel. "Inferring Emotions from Touching Patterns". 2019.
    Publicado • 10.1109/acii.2019.8925505
  18. Yadollahi, Elmira; Johal, Wafa; Dias, Joao; Dillenbourg, Pierre; Paiva, Ana. "Studying the Effect of Robot Frustration on Children's Change of Perspective". 2019.
    Publicado • 10.1109/aciiw.2019.8925100
  19. Morais, Luís; Dias, João; Santos, Pedro A.. "From caveman to gentleman: a CiF-based social interaction model applied to conan". Trabalho apresentado em 14th International Conference on the Foundations of Digital Games - FDG '19, 2019.
    Publicado • 10.1145/3337722.3337746
  20. Mascarenhas, Samuel; Guimaraes, Manuel; Prada, Rui; Dias, Joao; Santos, Pedro A.; Star, Kam; Hirsh, Ben; Spice, Ellis; Kommeren, Rob. "A Virtual Agent Toolkit for Serious Games Developers". 2018.
    Publicado • 10.1109/cig.2018.8490399
  21. Gomes, Samuel; Dias, João; Martinho, Carlos. "Iterative Parallel Sampling RRT for Racing Car Simulation". 2017.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/978-3-319-65340-2_10
  22. Paradeda, Raul Benites; Ferreira, Maria José; Dias, João; Paiva, Ana. "How Robots Persuasion based on Personality Traits May Affect Human Decisions". 2017.
    Publicado • 10.1145/3029798.3038348
  23. Petisca, Sofia; Dias, Joao; Alves-Oliveira, Patricia; Paiva, Ana. "Emotional sharing behavior for a social robot in a competitive setting". 2016.
    Publicado • 10.1109/roman.2016.7745200
  24. Petisca, Sofia; Dias, João; Paiva, Ana. "More social and emotional behaviour may lead to poorer perceptions of a social robot". 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-25554-5_52
  25. Petisca, Sofia; Dias, João; Paiva, Ana. "More May Be Less: Emotional Sharing in an Autonomous Social Robot". Trabalho apresentado em 2015 AAAI Fall Symposium Series, 2015.
    Publicado
  26. Dias, João; Paiva, Ana. "I Want to Be Your Friend: Establishing Relations with Emotionally Intelligent Agents". 2013.
    Publicado
  27. Dias, João; Paiva, Ana. "Agents with emotional intelligence for storytelling". 2011.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-24600-5_11
  28. Dias, João; Doce, Tiago; Prada, Rui; Paiva, Ana. "Creating individual agents through personality traits". 2010.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-15892-6_27
  29. Rodrigues, Sergio H.; Mascarenhas, Samuel F.; Dias, Joao; Paiva, Ana. "“I can feel it too!”: Emergent empathic reactions between synthetic characters". 2009.
    Publicado • 10.1109/acii.2009.5349570
  30. Dias, João; Mascarenhas, Samuel; Prada, Rui; Paiva, Ana. "One for all or one for one? The influence of cultural dimensions in virtual agents’ behaviour". 2009.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-04380-2_30
  31. Mascarenhas, Samuel; Dias, João; Afonso, Nuno; Enz, Sibylle; Paiva, Ana. "Using Rituals to Express Cultural Differences in Synthetic Characters". 2009.
    Publicado
  32. Lim, Mei Yii; Dias, João; Aylett, Ruth; Paiva, Ana. "Improving Adaptiveness in Autonomous Characters". 2008.
    Publicado • 10.1007/978-3-540-85483-8_35
  33. Ho, Wan Ching; Dias, João; Figueiredo, Rui; Paiva, Ana. "Agents that remember can tell stories". 2007.
    Publicado • 10.1145/1329125.1329138
  34. Dias, João; Louchart, Sandy; Aylett, Ruth; Paiva, Ana. "Double appraisal for synthetic characters". 2007.
    Publicado • 10.1007/978-3-540-74997-4_55
  35. Dias, João; Ho, Wan Ching; Vogt, Thurid; Beeckman, Nathalie; Paiva, Ana. "I Know What I Did Last Summer: Autobiographic memory in Synthetic Characters". 2007.
    Publicado • 10.1007/978-3-540-74889-2_53
  36. Krieger, Michael; Aylett, Ruth; Dias, João; Paiva, Ana. "An Authoring Tool for an Emergent Narrative Storytelling System". Trabalho apresentado em 2007 AAAI Fall Symposium Series, 2007.
    Publicado
  37. Aylett, Ruth; Dias, João; Figueiredo, Rui; Louchart, Sandy; Paiva, Ana. "Making It Up as You Go Along--Improvising Stories for Pedagogical Purposes". 2006.
    Publicado • 10.1007/11821830_25
  38. Dias, João; Aylett, Ruth; Paiva, Ana. "An Affectively Driven Planner for Synthetic Characters". 2006.
    Publicado
  39. Figueiredo, Rui; Dias, João; Aylett, Ruth; Louchart, Sandy; Paiva, Ana. "Shaping Emergent Narratives for a Pedagogical Application". Trabalho apresentado em 4th International Conference for Narrative and Learning Environments, 2006.
    Publicado
  40. Louchart, Sandy; Aylett, Ruth; Enz, Sibylle; Dias, João. "Understanding Emotions in Drama, a Step Towards Interactive Narratives". 2006.
    Publicado
  41. Aylett, Ruth; Louchart, Sandy; Dias, João; Paiva, Ana; Vala, Marco; Woods, Sarah; Hall, Lynne. "Unscripted Narrative for Affectively Driven Characters.". 2005.
    Publicado • 10.1109/MCG.2006.71
  42. Dias, João; Paiva, Ana. "Feeling and Reasoning: A Computational Model for Emotional Characters". 2005.
    Publicado • 10.1007/11595014_13
  43. Aylett, Ruth; Louchart, Sandy; Dias, João; Paiva, Ana; Vala, Marco. "FearNot!--An Experiment in Emergent Narrative". 2005.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/11550617_26
  44. Paiva, Ana; Dias, João; Sobral, Daniel; Aylett, Ruth; Sobreperez, Polly; Woods, Sarah; Hall, Lynne. "Caring for Agents and Agents that Care: Building Empathic Relations with Synthetic Agents". 2004.
    Publicado • 10.1109/AAMAS.2004.10047
Artigo em revista
  1. Costa, Luis Felipe C.; Gomes, Samuel; Santos, Ana Moura; Xexéo, Geraldo; Lima, Yuri; Prada, Rui; Martinho, Carlos; Dias, João. "Heroine's Learning Journey: Motivating Women in STEM Online Courses Through the Power of a Narrative". IEEE Access (2024): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/access.2024.3360376.
    10.1109/access.2024.3360376
  2. Gomes, S.; Rocha, J.B.; Dias, J.; Martinho, C.. "Designing a Mood-Mediated Multi-level Reasoner". IEEE Transactions on Affective Computing (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85164389211&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/TAFFC.2023.3293310
  3. Gomes, S.; Costa, L.; Martinho, C.; Dias, J.; Xexéo, G.; Moura Santos, A.. "Modeling students' behavioral engagement through different in-class behavior styles". International Journal of STEM Education 10 1 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85150174140&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/s40594-023-00407-w
  4. Guimarães, Manuel; Prada, Rui; Santos, Pedro A.; Dias, João; Soeiro, Cristina; Guerra, Raquel; Steiner-Stanitznig, Christina; Molinari, Andrea. "ISPO: A Serious Game to train the Interview Skills of Police Officers". International Journal of Serious Games 9 4 (2022): 43-61. http://dx.doi.org/10.17083/ijsg.v9i4.514.
    10.17083/ijsg.v9i4.514
  5. Mascarenhas, S.; Guimarães, M.; Prada, R.; Santos, P.A.; Dias, J.; Paiva, A.. "FAtiMA Toolkit: Toward an Accessible Tool for the Development of Socio-emotional Agents". ACM Transactions on Interactive Intelligent Systems 12 1 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85127788953&partnerID=MN8TOARS.
    10.1145/3510822
  6. Mittmann, G.; Barnard, A.; Krammer, I.; Martins, D.; Dias, J.. "LINA - A Social Augmented Reality Game around Mental Health, Supporting Real-world Connection and Sense of Belonging for Early Adolescents". Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction 6 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85146309633&partnerID=MN8TOARS.
    10.1145/3549505
  7. Westera, Wim; Prada, Rui; Mascarenhas, Samuel; Santos, Pedro A.; Dias, João; Guimarães, Manuel; Georgiadis, Konstantinos; et al. "Artificial intelligence moving serious gaming: Presenting reusable game AI components". Education and Information Technologies 25 1 (2019): 351-380. http://dx.doi.org/10.1007/s10639-019-09968-2.
    Publicado • 10.1007/s10639-019-09968-2
  8. Granatyr, Jones; Osman, Nardine; Dias, João; Nunes, Maria Augusta Silveira Netto; Masthoff, Judith; Enembreck, Fabrício; Lessing, Otto Robert; et al. "The Need for Affective Trust Applied to Trust and Reputation Models". ACM Computing Surveys 50 4 (2017): 1-36. http://dx.doi.org/10.1145/3078833.
    Publicado • 10.1145/3078833
  9. Dias, João; Machado, António; Santos, Pedro. "On the Structure of Role Playing Game Quests.". Revista de Ci^encias da Computação 12 (2017):
    Publicado • 10.34627/rcc.v12iEspecial
  10. Rodrigues, Sérgio Hortas; Mascarenhas, Samuel; Dias, João; Paiva, Ana. "A Process Model of Empathy For Virtual Agents". Interacting with Computers 27 4 (2014): 371-391. http://dx.doi.org/10.1093/iwc/iwu001.
    Publicado • 10.1093/iwc/iwu001
  11. Lim, Mei Yii; Dias, João; Aylett, Ruth; Paiva, Ana. "Creating adaptive affective autonomous NPCs". Autonomous Agents and Multi-Agent Systems 24 2 (2010): 287-311. http://dx.doi.org/10.1007/s10458-010-9161-2.
    Publicado • 10.1007/s10458-010-9161-2
  12. Mascarenhas, Samuel; Dias, João; Prada, Rui; Paiva, Ana. "A DIMENSIONAL MODEL FOR CULTURAL BEHAVIOR IN VIRTUAL AGENTS". Applied Artificial Intelligence 24 6 (2010): 552-574. http://dx.doi.org/10.1080/08839514.2010.492163.
    Publicado • 10.1080/08839514.2010.492163
  13. Louchart, Sandy; Aylett, Ruth; Kriegel, Michael; Dias, João; Figueiredo, Rui; Paiva, Ana. "Authoring Emergent Narrative-Based Games". Journal of Game Development 3 (2008): 19-37.
    Publicado
  14. Paiva, Ana; Dias, João; Sobral, Daniel; Aylett, Ruth; Woods, Sarah; Hall, Lynne; Zoll, Carsten. "LEARNING BY FEELING: EVOKING EMPATHY WITH SYNTHETIC CHARACTERS". Applied Artificial Intelligence 19 3-4 (2005): 235-266. http://dx.doi.org/10.1080/08839510590910165.
    Publicado • 10.1080/08839510590910165
Capítulo de livro
  1. Samuel Gomes; Tomás Alves; João Dias; Carlos Martinho. "Reward-Mediated Individual and Altruistic Behavior". 84-97. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-95305-8_7
  2. Schek, Esther Judith; Mantovani, Fabrizia; Realdon, Olivia; Dias, Joao; Paiva, Ana; Schramm-Yavin, Sarit; Pat-Horenczyk, Ruth. "Positive Technologies for Promoting Emotion Regulation Abilities in Adolescents". In Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, 169-174. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-49655-9_23
  3. Dias, João; Mascarenhas, Samuel; Paiva, Ana. "FAtiMA Modular: Towards an Agent Architecture with a Generic Appraisal Framework". In Lecture Notes in Computer Science, 44-56. Springer International Publishing, 2014.
    10.1007/978-3-319-12973-0_3
  4. Pereira, Gonçalo; Brisson, António; Dias, João; Carvalho, André; Dimas, Joana; Mascarenhas, Samuel; Campos, Joana; et al. "Non-Player Characters and Artificial Intelligence". In Psychology, Pedagogy, and Assessment in Serious Games, 127-152. IGI Global, 2014.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-4773-2.ch007
  5. Lim, Mei Yii; Dias, João; Aylett, Ruth; Paiva, Ana. "Intelligent NPCs for Educational Role Play Game". In Lecture Notes in Computer Science, 107-118. Springer Berlin Heidelberg, 2009.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-11198-3_8
  6. Aylett, Ruth; Paiva, Ana; Dias, Joao; Hall, Lynne; Woods, Sarah. "Affective Agents for Education Against Bullying". In Affective Information Processing, 75-90. Springer London, 2009.
    Publicado • 10.1007/978-1-84800-306-4_5
  7. Dias, João; Paiva, Ana; Vala, Marco; Aylett, Ruth; Woods, Sarah; Zoll, Carsten. "Empathic characters in computer-based personal and social education". In Affective and Emotional Aspects of Human-Computer Interaction, 246-254. IOS Press, 2006.
Edição de livro
  1. Dias, João. Games and Learning Alliance 6th International Conference, GALA 2017, Lisbon, Portugal, December 5–7, 2017, Proceedings. Springer. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Bosse, Tibor; Broekens, Joost; Dias, João; van der Zwan, Janneke. Emotion Modeling Towards Pragmatic Models of Affective Processes. Springer International Publishing. 2014.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-12973-0 • Editor
Edição de número de revista
  1. Santos, Pedro; Veltkamp, Remco; Dias, João. "GALA Conf Special Issue". International Journal of Serious Games 5 3 (2018): https://doi.org/10.17083/ijsg.v5i3.264.
    Publicado • https://doi.org/10.17083/ijsg.v5i3.264 • Editor convidado
Poster em conferência
  1. Battaglino, Cristina; Damiano, Rossana; Dias, João. "Telling the Difference Between Asking and Stealing: Moral Emotions in Value-based Narrative Characters". Trabalho apresentado em Seventh Intelligent Narrative Technologies Workshop, 2014.
  2. Dias, João; Reis, Henrique; Paiva, Ana. "The Great Deceivers: Virtual Agents and Believable Lies". Trabalho apresentado em CogSci 2013 Annual Meeting of the Cognitive Science Society, 2013.
  3. Marques, Nuno; Melo, Francisco; Mascarenhas, Samuel; Dias, João; Prada, Rui; Paiva, Ana. "Towards Agents with Human-Like Decisions Under Uncertainty". Trabalho apresentado em CogSci 2013 Annual Meeting of the Cognitive Science Society, 2013.
Relatório
  1. Rodrigues, Pedro; Dias, João; Beate Schrank; Kate Anne Woodcock. 2019. Recommender Systems and People-to-People Recommendations: An Analysis of Trends in Research. Attached in submission.
Resumo em conferência
  1. Guimarães, Manuel; Mascarenhas, Samuel; Prada, Rui; Santos, Pedro A.; Dias, João. "An Accessible Toolkit for the Creation of Socio-EmotionalAgents". Trabalho apresentado em 18th International Conference on Autonomous Agents and MultiAgent Systems, 2019.
    Publicado
  2. Paradeda, Raul; Hashemian, Mojgan; Guerra, Carla; Prada, Rui; Dias, João; Paiva, Ana. "FIDES: How Emotions and Small Talks May Influence Trust in an Embodied vs. Non-embodied Robot". Trabalho apresentado em 16th Conference on Autonomous Agents and MultiAgent Systems, 2017.
    Publicado
  3. Salvador, Nuno; Dias, João; Mascarenhas, Samuel; Paiva, Ana. "Conveying Social Relations in Virtual Agents Through an Emotion Sharing and Response Model". Trabalho apresentado em 2016 International Conference on Autonomous Agents & Multiagent Systems, Singapore, 2016.
    Publicado
  4. Dias, João; Paiva, Ana. "Lie to Me: Virtual Agents that Lie". Trabalho apresentado em 2013 International Conference on Autonomous Agents and Multi-Agent Systems, 2013.
    Publicado
  5. Lim, Mei Yii; Aylett, Ruth; Vargas, Patricia; Ho, Wan Ching; Dias, João. "Human-like Memory Retrieval Mechanisms for Social Companions". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems, 2011.
    Publicado
  6. Aylett, Ruth; Kriegel, Michael; Lim, Mei Yii; Dias, João; Leichetenstern, Karin; Ho, Wan Ching; Paola, Rizzo. "ORIENT: Interactive Agents for Stage-Based Role-Play". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dias, João. "Agents with Emotional Intelligence". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, 2013.
  2. Dias, João. "Fearnot!: Creating Emotional Autonomous Synthetic Characters for Empathic Interactions". Mestrado, Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, 2005.

Outros

Outra produção
  1. FAtiMA toolkit - Toward an effective and accessible tool for the development of intelligent virtual agents and social robots. 2021. Mascarenhas, S.; Guimarães, M.; Santos, P.A.; Prada, R.; Paiva, A.; Dias, J.. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85102541872&partnerID=MN8TOARS.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 From traditional Q-Learning to Deep Reinforcement Learning Artificial Intelligence for Games Winter School
Instituto Politécnico do Cavado e do Ave
2016/08 Artificial Intelligence for Games Summer School Lisbon Game Sprint
BEST (Portugal)
2016/08 Game Research Summer School Lisbon Game Sprint
BEST (Portugal)
2016 Adversarial Search in Strategy Games Advanced School on Artificial Intelligence applied to the development of Digital Games
IPCA (Portugal)
2016 Hands on Path-finding Advanced School on Artificial Intelligence applied to the development of Digital Games
IPCA (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Grounded Text Generation for Socially Intelligent Agents
Coorientador de Ana Antunes
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019/09/01 - Atual Intelligent Interactive System for Promoting Social Wellbeing among Pre-adolescents
Coorientador de Pedro Rodrigues
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018/09/01 - Atual Preference-driven Group Management - From Theory and Simulation to Real Life Adaptation
Coorientador de Samuel Simão Canada Gomes
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018/09/01 - 2023/09 Towards the next generation of Socially Intelligent Agents
Coorientador de Manuel Guimarães
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2022 - 2023 Machine Learning Techniques applied to the Diplomacy Board Game.
Coorientador de André Araujo
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2022 - 2023 NFLegacy, towards a NFT-based Game Ecosystem
Coorientador de Pedro Trincheiras
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2022 - 2023 A Semantic Search System for the Legal Domain
Orientador de Gonçalo Mascarenhas
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2021 - 2023 A Semantic Search System for the Supremo Tribunal de Justiça
Coorientador de Rui Melo
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/09/01 - 2022/12/05 Friendly Lords: Implementing an Artificial Intelligence Social Architecture in Mount & Blade II: Bannerllord
Orientador de David Cristóvão Ricardo
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - 2022/06 NLP Applied to Portuguese Consumer Law
Coorientador de Nuno Cerqueira Pablo Cordeiro
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 - 2022 Creation of a Mental Health Virtual Assistant for College Students
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 - 2022 Emotionally Expressive Motion Controller for Virtual Character Locomotion Animations
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 - 2022 Dual Critic Conditional Wasserstein GAN for Height-Map Generation.
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/09/01 - 2021/10/31 A Procedural Quest Generator for Mount & Blade II: Bannerlord
Coorientador de Marco António dos Santos Cabral
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/09/01 - 2021/10/31 Cunning Lords: Tactical AI and Troop Control for Mount & Blade II: Bannerlord
Coorientador de Joaquim Manuel Rebotim Rosado Piteira Quadrado
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/09/01 - 2021/10/31 CiF-Bannerlord, a Social Artificial Intelligence System for Mount and Blade II: Bannerlord
Coorientador de Filipe Miguel Dias da Silveira
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/09/01 - 2021/09/30 The General Lord – Designing And Implementing A Persistent Multiplayer Mode in a AAA game
Coorientador de Marcos Pedrosa Pêgo
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/09/01 - 2021/06/01 Natural Language Processing Appplied to the Portuguese Consumer Law
Coorientador de Maria Ana de Sousa e Moura Duarte
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 - 2021 MCTS-based Planning for Grand Strategy Games
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 - 2021 Emotional Episode Generation using GPT-2
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 - 2021 GAN-Based Content Generation of Maps for Strategy Games
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019/09/01 - 2020/12/01 Character Locomotion using Imitation Learning from Observations with Wavelets
Coorientador de João Manuel da Silva Carias
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019/09/01 - 2020/12/01 On the Performance of GANs for Estimating Univariate Distributions
Coorientador
Matemática Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 - 2020/01/10 Creating an Agent for Amazon’s Alexa
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2019 - 2019 From Caveman to Gentleman, Implementing an Artificial Intelligence social architecture in Conan Exiles
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2019 - 2019 LINA: A Serious Game to Help Children Improve Social Relations With Their Peers
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2018 - 2018 An Affect-Aware Intelligent Tutoring System for EmoRegulators A Restricted-Perception Wizard-of-Oz Approach
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018 - 2018 Using Deep Learning to create a Universal Game Player
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2017 Effect of Emotions in Deception playing the Coup Game
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2017 A Deep Learning Approach to the Geometry Friends Game
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2017 Application and Design of GPU Parallel RRT for Racing Car Simulation
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2016 - 2016 The Effect of Theory of Mind in Detecting Deception
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2015 Social Sharing of Emotions for Intelligent Agents
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2015 CoBelievable: the effect of Cooperation in Believability
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - Atual Local Organizer of the International Conference IWINAC 2024 (2024/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2023 - Atual Organizer of TOPAS Sul, a programming competition for high-school students, held in Universidade do Algarve (2023)
Concurso (Coorganizador)
Universidade do Algarve, Portugal
2022 - 2022 Organizer of the 22 ACM Intelligent Virtual Agents Conference, held in Faro, Portugal (2022/09 - 2022/09)
Conferência (Coorganizador)
2021 - 2021 Local Organizing Co-Chair of the International Conference QUATIC (Quality of Information and Communications Technology), which will take place in University of Algarve in 2021. (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 Organização da Conferência GALA (Games and Learning Alliance) (2017/12)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Membro do comité organizador da Thematic Track Artificial Intelligence in Games, da conferência EPIA, Porto, Setembro de 2017 (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Organização da IVA 2014 Workshop on Affective Agents (2014 - 2014)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Membro principal do Comité Organizador da Workshop Emotional Empathic Agents, que teve lugar na décima primeira conferência internacional sobre Autonomous Agents and MultiAgent Systems (AAMAS) em Valência, 2012. (2012 - 2012)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Représentations Relationnelles et Apprentissage Interactif pour l’Apprentissage Efficace de Comportement Cooperatif,
Arguente
Thibaut Munzer (Doutoramento)
Université de Bordeaux, França
2016 Contributions of Computational Cognitive Modeling to the Understanding of the Financial Markets
Arguente
Davi Baccan (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 Creating Partly Autonomous Expressive Virtual Actors for Computer Animation
Arguente
Rogério Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2020 Games and Learning Alliance Conference
2017 - 2020 Intelligent Virtual Agents
2014 - 2020 International Conference on Autonomous Agents and Multi-Agent Systems
2019 - 2019 European Conference on Artificial Intelligence
2015 - 2019 Affective Computing and Intelligent Interactions

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual IEEE Transactions on Games IEEE
2020 - 2020 IEEE Transactions on Learning Technologies IEEE
2019 - 2020 IEEE Transactions on Affective Computing IEEE
2019 - 2019 International Journal of Artificial Intelligence in Education Springer

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021 - Atual Evaluation of applications to project financing
Avaliador
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal EPE

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023 Interview about the CISCA research center and the projecto ASP-belong UAlgZine

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024 - Atual 90 Segundos de Ciência (90 Seconds of Science) Interview about ASP-belong research project

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - 2022 Sociedade Portuguesa de Ciência nos Videojogos Member of the administration board, and treasurer

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Director and member of the crediting commission of the Master in Informatics Engineering (MEI)
Diretor
Universidade do Algarve, Portugal
2022 - Atual Member of the Scientific Commission of MIUP (Maratona Inter-universitária de Programação)
Membro
Universidade do Algarve, Portugal
2021 - Atual Vice-president of the Bachelour's degree in Informatics Engineering (LEI)
Presidente / Vice-presidente
Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2020 Membro do Conselho Científico do INESC-ID
Membro
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2017 - 2018 Tutor do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial Amândio Faustino