???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ALCINA TERESA GASPAR FERREIRA

Nomes de citação

  • Ferreira, Alcina Gaspar
  • Gaspar, Alcina

Identificadores de autor

Ciência ID
5415-BCD1-7FF1
ORCID iD
0000-0002-5119-5827

Endereços de correio eletrónico

  • alcina.gaspar@ipleiria.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
Formação
Grau Classificação
2010/06
Concluído
Gestão de Empresas (Doutoramento)
Especialização em Marketing
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
"Valores Pessoais, Percepções de Preço e Compra da Marca do Distribuidor (Personal Values, Price Perceptions and Store Brand Purchase)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade
2004/09
Concluído
Economia e Estratégia Industrial (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
"Determinantes da Adopção das Marcas de Distribuidor pelos Consumidores: Um Estudo Exploratório (Determinants of Consumer Adoption of Private Labels: An Exploratory Study)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998/01
Concluído
Economia (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
2011/01 - 2017/12 Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Membro da Comissão Científico-Pedagógica do curso TeSP em Negócios Digitais (Member of the Scientific-Pedagogical Committee of the Higher Technical Professional course in Digital Business) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2023/07 - Atual Membro do Conselho de Departamento de Gestão e Economia (Member of the Council of the Department of Management and Economics) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021/05 - Atual Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria (Member of the General Council ) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018/11 - Atual Membro da Comissão Científico-Pedagógica do curso de Mestrado em Marketing Relacional (Member of the Scientific-Pedagogical Committee of the Relationship Marketing Master) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021/07 - 2024/09 Membro da Comissão Científico-Pedagógica do curso de Licenciatura em Marketing (Member of the Scientific-Pedagogical Committee of the Marketing Degree) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018/02 - 2023/11 Secretário do Conselho Técnico-Científico (Secretary of the Technical-Scientific Council) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017/07 - 2023/11 Membro da Comissão Permanente do Conselho Técnico-Científico (Member of the Permanent Committee of the Technical-Scientific Council) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015/06 - 2023/11 Membro do Conselho Técnico-Científico (Member of the Technical-Scientific Council) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018/11 - 2021/01 Coordenadora do Curso de Mestrado em Marketing Relacional (Coordinator of the Master's Degree in Relationship Marketing) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013/06 - 2018/02 Membro do grupo de trabalho IPLeiria Indústria (Member of the IPLeiria Industry Committee) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012/07 - 2015/09 Coordenadora do Curso de Licenciatura em Marketing (Coordinator of the Marketing Degree Course) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013/02 - 2015/02 Membro do Conselho Pedagógico (Member of the Pedagogical Council) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/04 - 2025/12 Embalagem do Futuro + ECOLÓGICA + DIGITAL + INCLUSIVA (Packaging of the Future +Green+Digital+Inclusive)
Investigador
Em curso
2021/12 - 2024/01 CulTourData - Supporting data-driven innovation for tourism SMEs in European Capitals of Culture
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia Fernandes; Fábio Matos Ribeiro; Mariana Oliveira. "Influencer marketing on Instagram: How sponsor clarity affects attitudes and consumer behavior toward recommended brands". Trabalho apresentado em XXXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Covilhã, 2025.
  2. Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar; Fábio Matos Ribeiro. "Cross-Cultural Advertising Research: Antecedents and Effects of the Perceived Value of an Ad". Trabalho apresentado em 50th Conference of the European International Business Academy (EIBA), 2024.
  3. Gomes, Dora; Ferreira, Alcina Gaspar; Kastenholz, Elisabeth. "Generational differences of host-guest interactions’ impacts on affective destination image and WOM? – A multigroup analysis". Trabalho apresentado em XVI International Tourism Congress (ITC'24), Mindelo, Cabo Verde, 2024.
  4. Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar; Fábio Matos Ribeiro; Alshevskaya, T.. "Cross-cultural advertising research: Antecedents and effects of the perceived value of an Ad". Trabalho apresentado em XIX Iberian International Business Conference, Évora, 2024.
  5. Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar; Fábio Matos Ribeiro; Alshevskaya, T.. "Antecedents and impact of the perceived value of an ad on consumers’ perceptions and behavior: A cross-cultural study". Trabalho apresentado em 15th EMAC Regional Conference, Lisbon, 2024.
  6. Gomes, Dora; Ferreira, Alcina Gaspar; Kastenholz, Elisabeth. "The effects of Host-Guest interactions on destination image and loyalty". Trabalho apresentado em International Conference Invtur, Aveiro, 2024.
  7. Rijo, Susana; Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia. "Revestir um Futuro Sustentável: O que leva os Consumidores Portugueses a Reutilizar Artigos de Moda (Dressing for a sustainable future: what drives Portuguese consumers to reuse fashion items)". Trabalho apresentado em XXXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Universidade de Granada, Ceuta, 2024.
    Aceite para publicação
  8. Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar; Ribeiro, Fábio Matos; Popa, V.. "The effect of celebrity endorsement on brand equity: a cross cultural comparison". Trabalho apresentado em XXXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Ceuta, 2024.
  9. Rijo, Susana; Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia Fernandes. "Produção e Consumo Local: Contributo para a Sustentabilidade na Indústria da Moda Portuguesa". Trabalho apresentado em XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Aveiro, 2023.
  10. Simão, Lídia; Ferreira, Alcina Gaspar. "O lado negativo da liderança: Liderança abusiva e liderança tóxica, características e impactos nas organizações e nos colaboradores". Trabalho apresentado em XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Aveiro, 2023.
  11. Gomes, Dora; Ferreira, Alcina Gaspar. "Destination Branding: Os efeitos da imagem cognitiva e dos residentes na imagem afetiva do destino turístico e a sua influência no WOM do turista". Trabalho apresentado em XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Aveiro, 2023.
    10.48528/m10y-8m41
  12. Rijo, Susana; Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia. "A Sustentabilidade na Indústria da Moda através da Produção e Consumo Local". Trabalho apresentado em International Conference on Applied Research in Management and Economics (ICARME), ESTG-CARME, Leiria, 2022.
    Aceite para publicação
  13. Noá, Maria Alexandrina; Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar. "Determinants of green purchase intentions: The influence of culture". Trabalho apresentado em International Conference on Applied Research in Management and Economics (ICARME), Leiria, 2022.
  14. Costa, Magali; Febra, Lígia; Ferreira, Alcina Gaspar; Rodrigues, M.. "The impact of corporate brand value on stock liquidity". Trabalho apresentado em International Conference on Applied Research in Management and Economics (ICARME), Leiria, 2022.
  15. Dias, Sara Seixas; Ferreira, Alcina Gaspar; Marques, Gorete. "Os efeitos da satisfação dos residentes e das suas experiências com o território na imagem do território". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional de Marcas/Branding: Multiplicidade e Convergência, 2022.
  16. Rijo, Susana; Ferreira, Alcina Gaspar. "Determinantes de Comportamentos Sustentáveis no Âmbito da Moda". Trabalho apresentado em XXXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Toledo, 2022.
    Publicado
  17. Ferreira, Alcina Gaspar; Simão, Lídia; Moreira, Jacinta; Dias, Sara Seixas. "Os efeitos das experiências dos residentes na sua relação com o lugar de residência". Trabalho apresentado em XXXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Toledo, 2022.
  18. Noá, Maria Alexandrina; Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar. "Determinantes da intenção de compra de produtos verdes: a influência da cultura". Trabalho apresentado em XXXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Toledo, 2022.
  19. Matos, Sofia; Ferreira, Alcina Gaspar; Marques, Gorete. "Identidade de género da marca: O impacto da androgeneidade da marca na intenção de compra". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional de Marcas/Branding, 2020.
  20. Mendes, Cédric; Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia Fernandes. "A interação nos social media das celebridades desportivas e o envolvimento com a marca endossada". Trabalho apresentado em XXX Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, Bragança, 2020.
  21. Popa, V.; Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar. "The impact of celebrity endorsement on global brands’ consumer perceptions: a cross-cultural comparison". Trabalho apresentado em 45th Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), Leeds, 2019.
  22. Loureiro, Miguel; Ferreira, Alcina Gaspar; Marques, Alzira. "A influência das online customer reviews na intenção de compra". Trabalho apresentado em XII Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV), São Paulo, 2019.
  23. Marques, Alzira; Santo, Pedro Manuel Espírito ; Ferreira, Alcina Gaspar. "A lealdade das mulheres às fashion brands: A marca Zara". Trabalho apresentado em XII Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV), São Paulo, 2019.
  24. Popa, V.; Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar. "The impact of celebrity endorsement on global brands’ consumer perceptions: A cross-cultural comparison". Trabalho apresentado em XV Iberian International Business Conference, Coimbra, 2019.
  25. Ferreira, Alcina Gaspar; Fernandes, Maria Eduarda. "Sustainable advertising or ecolabels: which is the best for your brand and for consumers’ environmental consciousness?". Trabalho apresentado em WEI International Academic Conference, Boston, 2019.
  26. Dias, Sara Seixas; Ferreira, Alcina Gaspar. "The influence of satisfaction and experiences with the territory in the word of mouth of residents". Trabalho apresentado em II Workshop on Tourism and Hospitality Management, Porto, 2019.
  27. Nóbrega, Carolina; Marques, Alzira; Ferreira, Alcina Gaspar. "O impacto das caraterísticas hedónicas e utilitárias dos websites na e-lealdade dos clientes: o caso da La Redoute". Trabalho apresentado em XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Osuna, 2019.
  28. Cardoso, Ricardo Moita; Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar. "A influência do storytelling nas perceções, atitudes e comportamento dos consumidores". Trabalho apresentado em XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Osuna, 2019.
  29. Mendes, Cédric; Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia Fernandes. "O endorsement de celebridades desportivas e as atitudes em relação à marca". Trabalho apresentado em XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Osuna, 2019.
  30. Santo, Pedro Espírito ; Marques, Alzira; Ferreira, Alcina Gaspar. "Women's Loyalty to Fashion Brands: the ZARA Brand". Trabalho apresentado em Atas do 13º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo, 2019.
  31. Popa, Vitor; Crespo, Catia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar. "The effects of celebrity endorsement on the consumers’ perceptions towards global brands". Trabalho apresentado em XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Guarda, 2018.
  32. Guerra, Ana Sofia Bernardo; Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia Fernandes. "A gestão de atitudes positivas em relação à marca pessoal no mercado de trabalho e o efeito moderador da atitude no ewom". Trabalho apresentado em XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Guarda, 2018.
  33. Simão, Lídia; Ferreira, Alcina Gaspar; Lisboa, Ana. "Antecedentes da comunicação WOM". Trabalho apresentado em XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Guarda, 2018.
  34. Pedrosa, Gabriel; Ferreira, Alcina Gaspar. "As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portugueses". Trabalho apresentado em IV International Congress On Brand(ing), Leiria, 2017.
  35. Machado, Carla; Ferreira, Alcina Gaspar. "O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor". Trabalho apresentado em XXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Leiria, 2014.
  36. Ferreira, Alcina Gaspar; Coelho, Filipe. "“Product Involvement, Price Perceptions, and Brand Loyalty". Trabalho apresentado em 42 EMAC Conference, Istambul, 2013.
  37. Rodrigues, Margarida; Ferreira, Alcina Gaspar. "Antecedentes da comunicação WOM positiva dos alunos das escolas profissionais portuguesas". Trabalho apresentado em XXXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, 2013.
  38. Ferreira, Alcina Gaspar; Coelho, Filipe; Chernatony, Leslie. "From personal values to store brand purchase". Trabalho apresentado em 39 EMAC Conference, Copenhagen, 2010.
  39. Ferreira, Alcina Gaspar; Coelho, Filipe; Moutinho, Luíz. "Direct and moderating effects of price perceptions on store brand purchase: A product level exploratory investigation". Trabalho apresentado em 36 EMAC Conference, Reykjavik, 2007.
  40. Ferreira, Alcina Gaspar; Coelho, Filipe. "Determinantes da adopção de marcas de distribuidor pelos consumidores". Trabalho apresentado em Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, Évora, 2006.
Artigo em revista
  1. Crespo, Cátia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar; Ribeiro, Fábio Matos; Alshevskaya, Tatiana. "Unlocking the Power of Ads: A Cross-Cultural Examination of Consumers’ Advertising Value Perceptions". Journal of International Consumer Marketing (2025): 1-22. https://doi.org/10.1080/08961530.2024.2447720.
    10.1080/08961530.2024.2447720
  2. Crespo, Cátia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar; Ribeiro, Fábio Matos; Popa, Victor. "The Effect of Celebrity Endorsement on Brand Equity: A Cross Cultural Comparison". Journal of International Consumer Marketing 37 1 (2024): 1-22. https://doi.org/10.1080/08961530.2024.2324779.
    10.1080/08961530.2024.2324779
  3. Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Catia Fernandes; Ribeiro, Fábio Matos; Barreiros, Patrícia. "The social media theatre: New guidelines to foster parasocial interactions with followers and improve influencer marketing communication effectiveness". Journal of Marketing Communications (2024): https://doi.org/10.1080/13527266.2024.2318696.
  4. Crespo, Cátia Fernandes; Ferreira, Alcina Gaspar; Cardoso, Ricardo Moita. "The influence of storytelling on the consumer–brand relationship experience". Journal of Marketing Analytics 11 1 (2023): 41-56. http://dx.doi.org/10.1057/s41270-021-00149-0.
    10.1057/s41270-021-00149-0
  5. Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Cátia Fernandes; Mendes, Cédric. "Effects of athletic performance and marketable lifestyle on consumers' engagement with sport celebrity's social media and their endorsements". International Journal of Sports Marketing and Sponsorship 23 2 (2022): 259-277. http://dx.doi.org/10.1108/ijsms-12-2020-0211.
    10.1108/ijsms-12-2020-0211
  6. Dias, Sara Seixas; Ferreira, Alcina Gaspar; Marques, Gorete. "Os efeitos da satisfação dos residentes e das suas experiências com o território na imagem do território (The effects of resident satisfaction and experiences with the territory on the territory image)". Journal of Strategic Communication and Branding 21 21 (2022): 36-47.
    Acesso aberto
  7. Alcina Gaspar Ferreira; Maria Eduarda Fernandes. "Sustainable advertising or ecolabels: Which is the best for your brand and for consumers’ environmental consciousness?". Journal of Marketing Theory and Practice 30 1 (2022): 20-36. https://doi.org/10.1080/10696679.2021.1882864.
    10.1080/10696679.2021.1882864
  8. Matos, A.S.; Ferreira, Alcina Gaspar; Marques, G.. "Identidade de género da marca: o impacto da androgeneidade da marca na intenção de compra (Brand gender identity: the impact of brand androgeneity on purchase intention)". Journal of Strategic Communication and Branding 21 21 (2021): 54-64.
  9. Mendes, C.; Ferreira, Alcina Gaspar; Cátia Fernandes Crespo. "Determinantes da seleção de celebridades desportivas para brand endorsement (Determinants of sports celebrities’ selection for brand endorsement)". Journal of Strategic Communication and Branding 17 17 (2019): 6-27.
    Acesso aberto
  10. Pedrosa, G.; Ferreira, Alcina Gaspar. "As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portugueses (Portuguese consumers' motivations for buying luxury brands)". Journal of Strategic Communication and Branding 15 15 (2018): 58-74.
    Acesso aberto
  11. Ferreira, Alcina Gaspar; Coelho, Filipe J.. "Product involvement, price perceptions, and brand loyalty". Journal of Product & Brand Management 24 4 (2015): 349-364. https://doi.org/10.1108/jpbm-06-2014-0623.
    Publicado • 10.1108/jpbm-06-2014-0623
  12. Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira; Ferreira, Alcina Teresa Gaspar. "Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal". Revista Comunicação Pública 8 14 (2013): 57-79. http://journals.openedition.org/cp/573.
    urn:doi:10.4000/cp.573
  13. Laranjeiro, Luísa; Ferreira, Alcina Gaspar. "O impacto das atividades de marketing nos social media no valor da marca (The impact of social media marketing activities on brand value)". Journal of Strategic Communication and Branding 3 3 (2012): 67-86.
Capítulo de livro
  1. Gomes, Dora; Kastenholz, Elisabeth; Ferreira, Alcina Gaspar; Almeida, João. "The Role of Host-Guest Interactions in Remote Work-Driven Tourism Development". In Transforming Remote Work and Tourism in the Digital Nomad Era, 239-278. IGI Global, 2025.
    Publicado • 10.4018/979-8-3373-0076-4.ch009
  2. Gomes, Dora; Kastenholz, Elisabeth; Gaspar, Alcina. "Residents’ interactions with tourists as a key to tourism sustainability in the Mediterranean region perception". In Tourism governance approaches for facing the new challenges of the tourism industry in the Mediterranean region". -Tourism Studies on the Mediterranean Region". McGraw-Hill publishing, 2024.
    Publicado
Livro
  1. Santos, Eleonora; Ribeiro, Neuza; Eugénio, Teresa; Ferreira, Alcina Gaspar; Ortega, Eduardo. INTERNATIONAL CONFERENCE OF APPLIED RESEARCH IN MANAGEMENT AND ECONOMICS (ICARME) - RETHINKING MANAGEMENT AND ECONOMICS IN THE (NEW) 20’S. CARME - Centre of Applied Research in Management and Economics, Polytechnic of Leiria. 2022.
    https://doi.org/10.25766/p062-es72
Resumo em conferência
  1. Gomes, Dora; Kastenholz, Elisabeth; Alcina Gaspar Ferreira. Autor correspondente: Gomes, Dora. "Emotional Solidarity Impacts in Tourists Affective Destination Image Formation". Trabalho apresentado em Divesrity & Sustainability Opportunities and Threats, Coimbra, 2023.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Do Dever à Ação: As Orientações Comportamentais na Escolha de Produtos Sustentáveis
Coorientador de Susana Maria Figueiredo Lopes Rijo
Doutoramento em Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2023 - Atual Host-guest interaction: Impacts on Destination Image and Destination Competitiveness
Coorientador de Dora Sofia Fernandes Gomes
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Os efeitos da autenticidade e da transparência do patrocínio nas respostas dos consumidores ao Marketing de Influência (The effects of sponsorship authenticity and transparency on consumer responses to Influence Marketing)
Orientador de Mariana Domingues Oliveira
Mestrado em Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021 - 2023 Os efeitos da relação seguidor-influencer na interação parassocial e no comportamento do consumidor (The effects of the follower-influencer relationship on parasocial interaction and consumer behaviour)
Orientador de Patrícia Sofia dos Reis Barreiros
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020 - 2022 Determinantes da Adoção de Comportamentos Sustentáveis no Âmbito da Moda pelos Consumidores Portugueses (Determinants of the Adoption of Sustainable Behaviours in Fashion by Portuguese Consumers)
Orientador de Susana Maria Figueiredo Lopes Rijo
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020 - 2022 O compromisso afetivo dos consumidores com as marcas jovens e antigas: o impacto do valor funcional, valor social e da confiança (Consumers' affective commitment to young and old brands: the impact of functional value, social value and trust)
Orientador de José Amândio Ferreira dos Santos
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2022 Destination Branding: Os efeitos da Imagem Cognitiva e dos Residentes na Imagem Afetiva do Destino Turístico e a sua influência no WOM (Destination Branding: The effects of Cognitive Image and Residents on the Affective Image of the Tourist Destination and its influence on WOM)
Orientador de Dora Sofia Fernandes Gomes
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2021 Comunicação e Gestão de Redes Sociais na empresa Creative Minds e as Campanhas de Cause Related Marketing (Communication and Social Media Management at the company Creative Minds and Cause Related Marketing Campaigns)
Orientador de Adriana Filipa Peres de Oliveira
Gestão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Relacional nas Instituições de Ensino Superior: o caso da mobilidade de estudantes na FCCEE da Universidade de Vigo (Relationship Marketing in Higher Education Institutions: the case of student mobility at the FCCEE of the University of Vigo)
Orientador de Franco Ismael Calvo
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2019 Identidade de género da marca: O impacto da androgeneidade da marca na intenção de compra (Brand gender identity: The impact of brand androgeneity on purchase intention)
Orientador de Ana Sofia Mendes Matos
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca (The influence of traditional media and social media on brand reputation and brand attachment)
Orientador de Bruna João Oliveira Santos
Gestão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 - 2018 A influência das Online Customer Reviews na intenção de compra do consumidor (The influence of Online Customer Reviews on consumer purchase intentions)
Orientador de Miguel Filipe de Sousa Loureiro
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portugueses
Orientador de Gabriel Alexandre Lopes Pedrosa
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 Determinantes da Seleção de Celebridades Desportivas para Endorsement
Orientador de Cedric Alain Jesus Mendes
Marketing (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 A marca pessoal como estratégia de diferenciação no mercado de trabalho
Orientador de Ana Sofia Bernardo Guerra
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 A gestão de experiências com marcas territoriais e o seu impacto na imagem e satisfação na perspetiva dos residentes
Orientador de Sara Seixas Dias
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014 - 2014 A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto: o caso DESMOR, em, SA.
Orientador de Hugo Filipe Barra Dinis
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2013 A construção de programas de fidelização de clientes: conceitos, características e esquemas de recompensas
Orientador de Maria Isabel Pereira Duarte
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2013 O marketing relacional e a fidelização de clientes
Orientador de Tânia Andreia Cardoso Rodrigues
Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 Fatores determinantes das comunicações word of mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
Orientador de Teresa Margarida de Oliveira Rodrigues
Mestrado em Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 O impacto dos social media nas dimensões do brand equity e na intenção de compra da marca: um estudo exploratório
Orientador de Luísa Paula Grave Laranjeiro
Mestrado em Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 O impacto da personalidade da marca na formação dos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
Orientador de Carla Madalena da Silva Machado
Mestrado em Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2010 - 2010 O Papel das Percepções de Preço e da Aversão ao Risco na Formação da Lealdade à Marca
Coorientador de Maria Fernanda Oliveira Prates
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2002 - Atual Membro da comissão organizadora da Conferência Anual de Marketing realizada no âmbito do curso de Licenciatura em Marketing (Member of the organising committee of the Annual Marketing Conference held as part of the Marketing Degree course) (2002)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021 - 2022 Membro da comissão organizadora da International Conference of Applied Research in Management and Economics (ICARME), Rethinking Management and Economics in the (New) 20’s (Member of the organising committee) (2021 - 2022)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, Portugal
2016 - 2017 Membro da Comissão Organizadora do IV Congresso Internacional em Marcas/Branding (Member of the Organising Committee of the IV International Congress on Brands/Branding) (2016 - 2017)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2017 Membro da comissão organizadora do I, II, III, IV e V Encontro IPLeiria – Indústria (Member of the organising committee of the I, II, III, IV and V IPLeiria - Industry Meeting) (2013 - 2017)
Encontro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2014 Membro da Comissão Organizadora das XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica (Member of the Organising Committee of the XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica) (2013 - 2014)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2014 Membro da Comissão Organizadora do I Congresso Internacional em Marcas/Branding (Member of the Organising Committee of the I International Congress on Brands/Branding) (2013 - 2014)
Conferência

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2014 - Atual Membro do Comité Científico Português das Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica
2014 - Atual Membro do Comité Científico do Congresso Internacional em Marcas
2022 - 2022 Membro do Comité Científico da International Conference of Applied Research in Management and Economics (ICARME)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual International Journal of Business Innovation
2012 - Atual Journal of Strategic Communication and Branding

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual International Journal of Consumer Studies (1470-643) Wiley
2024 - Atual Environment and Social Psychology
2024 - Atual Journal of Brand Management Springer
2024 - Atual Journal of Marketing Communications Taylor & Francis
2024 - Atual Scientific Reports
2022 - Atual Review of Communication Research
2021 - Atual Journal of Marketing Theory and Practice Taylor & Francis