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Luís Alberto Gonçalves de Sousa. Concluiu o(a) Doutoramento em Engenharia Mecânica em 2003/07/15 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Mestrado em Engenharia Mecânica em 1993/10/20 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Licenciatura em Engenharia Mecânica em 1989/09/30 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. É Professor Auxiliar/Assistant Professor no(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Professor Auxiliar no(a) Associated Laboratory for Energy Transports and Aeronautics. Publicou 17 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Mecânica. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: veículo eléctrico; hybrid vehicle; mobilidade eficiente; projecto; Materiais compósitos; emissões; estruturas não lineares; dinâmica; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Alberto Gonçalves de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
5414-D855-E2F5
ORCID iD
0000-0002-0575-4894

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Mecânica

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2003/07/15
Concluído
Engenharia Mecânica (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Projecto Óptimo de Estruturas Elasto-Plásticas com Estabilidade Não-Linear" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado/Approved
1993/10/20
Concluído
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Projecto Óptimo de Estruturas Elasto-Plásticas em Dinâmica Transiente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom/Very Good
1989/09/30
Concluído
Engenharia Mecânica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
14 in 20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Academia Militar, Portugal
Academia Militar - Campus da Amadora, Portugal
2015 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Associated Laboratory for Energy Transports and Aeronautics, Portugal
1994/01/01 - 2006/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceanica, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/07/16 - Atual Professor Auxiliar/Assistant Professor Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/08/21 - Atual PROACarbon, “PROcessos Avançados para produção de componentes em fibra de Carbono”
Investigador responsável
Instituto de Engenharia Mecânica, Portugal
Agência Nacional de Inovação SA
Desativado
2020/01/01 - 2023/12/31 Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica
UIDB/50022/2020
Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Portugal

Associated Laboratory for Energy Transports and Aeronautics, Portugal

Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, Portugal

Instituto de Engenharia Mecânica, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/04/01 - 2013/03/31 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS PARA VEÍCULOS ELÉCTRICOS
MIT-Pt/EDAM-SMS/0030/2008
Universidade do Minho Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Campino, Miguel; Sousa, Luis; Duarte, Gonçalo. "Disaggregation of PHEV Energy use Under Different Energy Management Strategies". Trabalho apresentado em SAE, 2023.
    Publicado • 10.4271/2023-01-0133
Artigo em revista
  1. Martins, T.; Baptista, R.; Infante, V.; Sousa, L.; Antunes, P.J.; Serrano, B.. "Numerical study of the Epsilon TB30 aircraft frame". Engineering Failure Analysis 117 (2020): 104966. http://dx.doi.org/10.1016/j.engfailanal.2020.104966.
    Publicado • 10.1016/j.engfailanal.2020.104966
  2. Guerra-Pinto, F.; Cunha, J.; Sousa, L.; Gomes, T. M.; Andrade, R.; Oliva, X. M.; Consciência, J. G.; Fernandes, P. R.. "Gravity stress tibiotalar laxity evaluation with a biomedical gyroscopes device - cadaver study with progressive sectioning of lateral ankle ligaments". Journal of Experimental Orthopaedics 7 1 (2020): http://dx.doi.org/10.1186/s40634-020-00269-z.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1186/s40634-020-00269-z
  3. Rechena, D.; Infante, V.; Sousa, L.; Baptista, R.. "Design and failure modes of a standard railway catenary cantilever support". Engineering Failure Analysis 107 (2020): 104217. http://dx.doi.org/10.1016/j.engfailanal.2019.104217.
    Publicado • 10.1016/j.engfailanal.2019.104217
  4. Sousa, Luís. "Novel approach for connecting real driving emissions to the European vehicle laboratorial certification test procedure". Environmental Science and Pollution Research (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s11356-019-06484-1.
    10.1007/s11356-019-06484-1
  5. Roberto A. Varella; Marta V. Faria; Pablo Mendoza-Villafuerte; Patrícia C. Baptista; Luis Sousa; Gonçalo O. Duarte. "Assessing the influence of boundary conditions, driving behavior and data analysis methods on real driving CO2 and NOx emissions". Science of The Total Environment 658 (2019): 879-894. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2018.12.053.
    10.1016/j.scitotenv.2018.12.053
  6. Roberto Aliandro Varella; Barouch Giechaskiel; Luís Sousa; Gonçalo Duarte. "Comparison of Portable Emissions Measurement Systems (PEMS) with Laboratory Grade Equipment". Applied Sciences (2018): http://www.mdpi.com/2076-3417/8/9/1633.
    10.3390/app8091633
  7. André Farinha; Luis Sousa; Luis Reis. "Evaluating lock gates' strength due to ship collisions: A Douro waterway lock gates case study". Marine Structures 60 (2018): 261-278. https://doi.org/10.1016/j.marstruc.2018.04.008.
    10.1016/j.marstruc.2018.04.008
  8. Sousa, Luís. "A composite chassis for a formula student vehicle". International Journal Automotive Composites (2017):
    10.1504/IJAUTOC.2017.091426
  9. Pedro, J.; Weinholtz, J.; Sousa, L.; Reis, L.. "A new concept for a wheel-embedded assembly for electric vehicles". Journal of Mechanical Design, Transactions of the ASME 135 12 (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84888386883&partnerID=MN8TOARS.
    10.1115/1.4025294
  10. Soares, B.; Reis, L.; Sousa, L.. "Cork composites and their role in sustainable development". Procedia Engineering 10 (2011): 3214-3219. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80052949655&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.proeng.2011.04.531
  11. Sousa, Luís. "Contact Detection between Convex Superquadric Surfaces". The Archive of Mechanical Engineering 57 2 (2010): http://versita.metapress.com.sci-hub.org/content/m18jv836j21n3h70/fulltext.pdf.
    10.2478/v10180-010-0009-8
  12. Sousa, L.; Veríssimo, P.; Ambrósio, J.. "Development of generic multibody road vehicle models for crashworthiness". Multibody System Dynamics 19 1-2 (2008): 133-158. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-38849181099&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11044-007-9093-z
  13. Cardoso, J.B.; Sousa, L.G.; Castro, J.A.; Valido, A.J.. "Optimal design of laminated composite beam structures". Structural and Multidisciplinary Optimization 24 3 (2002): 205-211. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0036747616&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00158-002-0230-2
  14. Sousa, L.G.; Valido, A.J.; Cardoso, J.B.. "Optimal design of elastic-plastic structures with post-critical behaviour". Structural Optimization 17 2 (1999): 147-154. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0032668969&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s001580050046
  15. Barradas Cardoso, J.; Sousa, L.; Albuquerque Castro, J.; Valido, A.J.. "Optimal design of nonlinear structures and mechanical systems". Engineering Optimization 29 1-4 (1997): 277-291. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0031334576&partnerID=MN8TOARS.
  16. Sousa, L.G.; Cardoso, J.B.; Valido, A.J.. "Optimal cross-section and configuration design of elastic-plastic structures subject to dynamic cyclic loading". Structural and Multidisciplinary Optimization 13 2-3 (1997): 112-118. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-53249145705&partnerID=MN8TOARS.
  17. Valido, A.J.; Sousa, L.G.; Cardoso, J.B.. "Optimal cross-section and configuration design of cyclic loaded elastic-plastic structures". Structural Engineering and Mechanics 4 1 (1996): 25-35. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0029753109&partnerID=MN8TOARS.
Edição de número de revista
  1. Sousa, Luís. "Comparison of Data Analysis Methods for European Real Driving Emissions Regulation". SAE International (2017):
    10.4271/2017-01-0997