???global.info.a_carregar???
Cat Martins, 1980 (They/Them). Degree in Fine Arts - Painting (University of Porto), Master in Arts Education (University of Lisbon), PhD in Education (University of Lisbon). Cat was a PhD Scholar from FCT (2007-2011), Honorary Fellow at the Department of Curriculum and Instruction - Faculty of Education, Madison University, and in 2009 a Visiting Scholar at the Centre for Educational Sociology, University of Edinburgh. Since 2010, they are a Professor at the Faculty of Fine Arts - University of Porto and a researcher at i2ADS - Institute for Research in Art, Design and Society. Cat was the Head of the i2ADS from 2013 to 2019. Link Convenor of the Network 29: Research on Arts education at the European Educational Research Association from 2012 to 2019, being a Convenor of that network since 2019. Co-editor of the Journal Derivas: Research in Arts Education and Board Member of the series Doing Arts Thinking: Arts Practice, Research and Education, at Brill. Currently the research interests are focused on the historicisation of the creative child in education, since the end of the eighteenth century until the Post World War II. They are currently working on a funded project on The Historicization of the Creative Child in Education, being the Principal Investigator/Coordinator. Cat is also working on the histories of Trans* persons in Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Silva Martins

Nomes de citação

  • Martins, Catarina S.
  • Martins, Catarina (Cat)
  • Martins, Cat

Identificadores de autor

Ciência ID
531F-D807-AB0D
ORCID iD
0000-0002-7400-1423

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007 - 2012
Concluído
Educação - História da Educação/ Education - History of Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"As Narrativas do Génio e da Salvação: a Invenção do Olhar e a Fabricação da Mão na Educação e no Ensino das Artes Visuais em Portugal (de finais de XVIII à primeira metade do século XX)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor, 19 valores
2011
Concluído
Curso de Formação Avançada - Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente, 18 valores
2006 - 2007
Concluído
Docência em Artes Visuais/ Teaching the Visual Arts (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
18
2005 - 2007
Concluído
Educação Artística/ Arts Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Prótese Ouvinte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003
Concluído
Artes Plásticas - Pintura/ Fine Arts - Painting (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013/01/25 - 2023/11/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2010/09 - 2013/01/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/16 - 2019/11/13 Presidente Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03/13 - Atual Integrated Researcher Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2023/06/30 The Historicization of the Creative Child in Education
Principal Researcher/ Coordinator
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/01/01 - 2023/06/30 A Historicização da Criança Criativa na Educação
EXPL/CED-EDG/0824/2021
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/06/01 - 2021/02/01 LABEA - Laboratory of Research in Arts Education Felgueiras
Atividade Laboratório de Educação Artística, Operação NORTE-08-5266-FSE-000085
Investigador responsável
Câmara Municipal de Felgueiras
Concluído
2016/06 - 2018/06 Plan for the Strategic Restructuring of R&D Units
UID/EAT/4395/2016
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015/10 - 2017/11 CREARTE - Creative School Partnerships with Visual Artists
CREARTE/2015-1-PT01-KA201-012989
European Commission
2014/01 - 2015/01 Assessment on the Impacts of Public Policies in the Field of Arts Education in Portugal. Final Report
QREN and POAC fundings
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2008/09/01 - 2011/12/31 De aluno a artista: as dinâmicas da inventividade, do estatuto e da herança na história do ensino artístico em portugal (1780-1983)
PTDC/HIS-HEC/104504/2008
Bolseiro de Doutoramento
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/01/02 - Atual LABEA - Laboratory of Research in Arts Education
não aplicável
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Assis, Tiago Barbedo. "CREAT_ED Online Platform: Archiving, Unarchiving, and Interpolating in a Timeline". INTED 2023 Electronic Conference Proceedings (2023):
  2. "HISTORIZANDO AL NIÑO AHISTÓRICO DEL CURRÍCULUM PORTUGUÉS DE EDUCACIÓN ARTÍSTICA EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA. LA EDUCACIÓN ARTÍSTICA EN LA ESCUELA COMO FORMA DE GOBIERNO DEL ALMA DEL NIÑO". Historia de la Educación 40 (2021): 221-241. https://revistas.usal.es/index.php/0212-0267/article/view/hedu202140221241.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.14201/hedu202140221241
  3. Martins, Catarina S.. "The funambulist strategy: art-educators-researchers in the classroom". Academia Letters (2021): 1-5. https://www.academia.edu/51772155/The_funambulist_strategy_art_educators_researchers_in_the_classroom.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Martins, Catarina S.. "O governo e o autogoverno do aluno no ensino do desenho em Portugal (séculos 18 e 19)". Revista Digital do LAV 14 2 (2021): 359-384. https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/64729.
    Publicado
  5. Martins, Catarina S.; Alves, Pedro. "Critical Approaches Towards (A New) Arts Education". Journal of Science and Technology of the Arts 13 2 (2021): 8-14. https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/10105.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Martins, Catarina Sofia Silva; Thomas S. Popkewitz. "The ‘eventualizing’ of arts education". Sysiphus, Critical, Cultural and historical perspectives in arts education 3 1 (2015): 7-17. http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/7727.
    Publicado
  7. Martins, Catarina Sofia Silva; Ana Catarina Almeida. "Que sentido para a investigação em educação artística senão como prática política?". Educação, Sociedade & Culturas 40 (2014): 15-29.
    Publicado
  8. Martins, Catarina Sofia Silva. "Questionando práticas naturalizadas em Educação Artística a partir de Michel Foucault". Derivas - Investigação em Educação Artística/ Research in Arts Education 1 (2014): 41-61.
    Publicado
  9. Martins, Catarina Sofia Silva; Paiva, José Carlos de. "A urgência da Educação Artística enquanto acção agonística: como um terreno político, epistemológico/ontológico singular, alargado e plural". Invisibilidades, Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes 6 (2014): 5-8. https://issuu.com/invisibilidades/docs/revista_invisibilidades_n6.
    Publicado
  10. Martins, Catarina Sofia Silva; Thomas S. Popkewitz. "Now we are European!’ How did it get that way?". Bildungsgeschichte. International Journal for the historiography for education - (2014): 82-95.
    Publicado
  11. Martins, Catarina Sofia Silva. "The Arts in Education as Police Technologies: Governing the Child’s Soul". European Education 45 3 (2014): 67-84.
    Publicado
  12. Martins, Catarina Sofia Silva. "Disrupting the consensus: creativity in European educational discourses as a technology of government". Knowledge Cultures 2 3 (2014): 118-135. http://go.galegroup.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA380748537&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=fulltext&issn=23275731&p=AONE&sw=w&authCount=1&isAnonymousEntry=true.
    Publicado
  13. Martins, Catarina Sofia Silva; Thomas S. Popkewitz. "‘Now we are European!’ How did it get that way?". Sysiphus, Journal of Education 1 1 (2013): 37-64. http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/2829.
    Publicado
  14. Martins, Catarina Sofia Silva. "Investigar em Educação Artística: a História do Presente como a possibilidade de desnaturalizar alguns lugares comuns". Revista Portuguesa de Educação Artística 2 (2012): 119-134.
    Publicado
  15. Martins, Catarina Sofia Silva. "Resenha de Popkewitz, Thomas S. (2011). Políticas educativas e curriculares. Abordagens sociológicas críticas". resenhas educativas, education review - (2012): 1-6.
    Publicado
  16. Martins, Catarina Sofia Silva; Almeida, Ana Catarina. "Diário de escrita de si". European Review of Artistic Studies 2 3 (2011): 25-41. http://www.eras.utad.pt/revista_estudos_a_visuais.html.
    Publicado
  17. Martins, Catarina Sofia Silva; Almeida, Ana Catarina; Miguel, Inês; Fernandes, Paulo. "Ways of Seeing the School: The Production of Subjectivities within Educational Spaces". The International Journal of the Arts in Society 6 3 (2011): 9-20.
    Publicado
  18. Martins, C.; Cabeleira, H.; Jorge Ramos do, Ó.. "The other and the same: Images of rescue and salvation in the Portuguese documentary film children's parks (1945)". Paedagogica Historica 47 4 (2011): 491-505. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79961092105&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00309230.2011.588238
  19. Cabeleira, H.; Martins, C.; Lawn, M.. "Indisciplines of inquiry: The scottish children's story, documentary film and the construction of the viewer". Paedagogica Historica 47 4 (2011): 473-490. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79961072790&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00309230.2011.588399
  20. Martins, Catarina Sofia Silva. "Modelling the future: exhibitions and the materiality of education". Journal of Education Policy 25 3 (2010): 420-422. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02680931003710695.
    Publicado • 10.1080/02680931003710695
  21. Martins, Catarina Sofia Silva. "A Casa Pia de Lisboa como Instituição Total e o Governo do Aluno Surdo". Educação, Sociedade & Culturas 30 (2010): 95-111.
    Publicado
  22. Martins, Catarina Sofia Silva. "Do you hear with your your ears or with your eyes?’: the education of the deaf pupils at Casa Pia de Lisboa (circa 1820-1950)". Paedagogica Historica 45 1-2 (2009): 103-116. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00309230902746446.
    Publicado • 10.1080/00309230902746446
Capítulo de livro
  1. Martins, Cat. "The Senses and the Nature of the Child: Colonialities in the Making of the 'White' Western Child". In Bloomsbury Handbook of Continental Philosophy of Education. Bloomsbury, 2024.
    No prelo
  2. Martins, Catarina (Cat). "Making Creative and Entrepreneurial Selves in Education: The Governing of Life in Contemporary Time.". In Yearbook of Arts Education Research for Cultural Diversity and Sustainable Development, 79-95. Singapura: Springer Singapore, 2023.
    Publicado
  3. Martins, Catarina (Cat). "A ‘acontecimentalização’ da criança criativa na educação artística, ou, desmontando camadas hegemónicas e colonialidades". In Processos de Criação em Artes Visuais e Audiovisuais: entre Poéticas e Arte/Educação, 66-79. Curitiba, Brasil: Universidade Tuiuti do Paraná, 2022.
    Publicado
  4. Martins, Catarina S.. "The Fabrication of the Chameleonic Citizen of the Future Through the Rhetoric of Creativity: Governmentality, Competition and Human Capital.". In Art, Ethics, Education, 26-43. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2020.
    Publicado
  5. Martins, Catarina S.. "Post World War II Psychology, Education, and the Creative Child: Fabricating Differences". In The International Emergence of Educational Sciences in the Post-World War Two Years. Quantification, Visualization, and Making Kinds of People, editado por Thomas S. Popkewitz; Daniel Pettersson; Kai-Jung Hsiao, 91-108. New York, Estados Unidos: Routledge, 2020.
    Publicado
  6. Martins, Catarina. "Arts Education in Portugal in the Eighteenth and Nineteenth Centuries: Drawing and the Governing of the Student". In Volume 1: Histories and Philosophies. The International Encyclopedia of Art and Design Education, editado por John Baldacchino, Kerry Freedman, Emese Hall, and Nigel Meager. New Jersey, Estados Unidos: Wiley-Blackwell, 2019.
    Publicado
  7. Martins, Catarina S.. "Will Museums Make Us Better? Will Museums Make Us Happier? Will Museums Make Us Civilized?". In IMMER #1. Rethinking Museum Theory and Practices, 5-11. Porto, Portugal: i2ADS, 2019.
    Publicado
  8. Martins, Catarina. "O tempo do Tempo e o Deslocamento: 16 Olhares sobre o 4EI_EA, 2 Anos Depois". In Encontrar Sentidos na Experiência Partilhada em Cabo Verde, editado por José Paiva e Liliana Couto, 5-12. Porto, Portugal: i2ADS/FBAUP, 2018.
    Publicado
  9. Martins, Catarina. "The Alchemies of the Arts in Education, Problematizing some of the Ingredients of the Recipe". In Spectra of Transformation, editado por Jörissen, B. et al, 51-67. Munster and New York, Alemanha: Waxmann, 2018.
    Publicado • 10.1057/9781137434715.0010
  10. Martins, Catarina. "Time, Drawing, Testing: The Making Up Of The Developmental Child And The Measuring Of The Nation’s Development". In Education by the Numbers and the Making of Society, editado por Thomas Popkewitz, Sverker Lindblad, Daniel Petterson, 53-67. New York, Estados Unidos: Routledge, 2018.
  11. Martins, Catarina. "(Im)possibilities and challenges of the arts in primary education. Can the art educator be a virus?". In Creative primary school partnership with visual artists, editado por Catarina S. Martins, 109-127. Porto, Portugal: i2ADS/FBAUP, 2017.
    Publicado
  12. Martins, Catarina. "(Im)possibilidades de um devir: a Educação Artística que se pensa". In Nós pensamos todos em nós, 200-207. Lisboa, Portugal: Fábrica das Artes/CCB, 2016.
    Publicado
  13. Thomas S. Popkewitz; Yanmey Minzu; Martins, Catarina Sofia Silva. "Practical Knowledge and School Reform: The Impracticality of Local Knowledge in Strategies of Change". In Trajectories in the Development of Modern School Systems:Between the National and the Global, 10-24. New York: Routledge, 2015.
    Publicado
  14. Martins, Catarina Sofia Silva; Thomas S. Popkewitz; Yanmey Minzu. "Conocimiento práctico y reforma de la escuela: la impracticabilidad del conocimiento local en las estrategias de cambio". In Trayectorias del desarrollo de los sistemas educativos modernos. Entre lo nacional y lo global, 20-36. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2015.
    Publicado
  15. Martins, Catarina Sofia Silva. "Genius as an historical event and its making as a statistical object and instrument for governing in school". In The “Reason” of Schooling: Historicizing Curriculum Studies, Pedagogy and Teacher Education, 99-114. New York: Routledge, 2014.
    Publicado
  16. Martins, Catarina Sofia Silva. "Genealogy as History: From pupil to artist as the dynamics of Genius, Status and Inventiveness in art education in Portugal, In Thomas S. Popkewitz (ed.), Rethinking the History of Education, Transnational Perspectives on Its Questions, Methods, and Knowledge". In Rethinking the History of Education Transnational Perspectives on Its Questions, Methods, and Knowledge, 99-114. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
    Publicado
  17. Martins, Catarina Sofia Silva. "Mergulho no pântano, ou, como afogar o Homem". In À Procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística: escritas posteriores ao encontro internacional em Cabo Verde, 43-46. Porto: GESTO Cooperativa Cultural, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, Catarina (Cat). IMMER#2, International Meeting on Museum Education and Research. i2ADS. 2021.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Martins, Cat. The Historicization of the Creative Child in Education. Porto, Portugal: i2ADS. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Popkewitz, T.S.; Wu, Y.; Martins, C.S.. Practical knowledge and school reform: The impracticality of local knowledge in strategies of change. 2015.
    10.4324/9781315696898
  3. Martins, C.S.. Genius as a historical event: Its making as a statistical object and instrument for governing schooling. 2014.
    10.4324/9781315780474
  4. Ramos do Ó, J.; Martins, C.S.; Paz, A.L.. Genealogy as history: From pupil to artist as the dynamics of genius, status, and inventiveness in art education in Portugal. 2013.
    10.1057/9781137000705
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/02 Colonialities in the Making of the 'White' Creative Child Mapping International Art Education Histories
Teachers College, Columbia University (New York)
2023/11/24 Abordagens para a Decolonialidade da Educação Artística na Escola Pública em Portugal 2º Congresso Internacional de Educação Artística, Escola Superior de Educação de Viseu
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2023/06/27 The Historical Ambiguities Surrounding Imagination: The Hopes and Fears of the Child’s imaginative Mind CREAT_ED Final Seminar
Escola Artística e Profissional Árvore (Porto, Portugal)
2023/06/23 Práticas anti-discriminatórias em educação artística: Arquivos inesperados para agitar lugares sossegados III Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes | Todos os Nomes
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/06/22 Trabalhar com e contra os arquivos: Por uma prática histórica reparativa de vidas trans III Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes | Todos os Nomes
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/04/26 Workshop, The Historicization of the Creative Child: working with and against an archive Network 29, Research in Arts Education, European Educational Research Association
2022/12/02 The hopes and fears of creativity in education, and the construction of the ‘Other’: presentation of two research lines of the project CREAT_ED CREAT_ED: Internal Seminar with consultants
Faculdade de Belas Artes (Porto, Portugal)
2022/11/26 Interpolations: Working With and Against the Archive of the Creative Child Invited Workshop of the Master in Critical Studies
Akademie der bildenden Künst (Viena, Áustria)
2022/11/03 Arte Infantil e Desenho como 'Dispositivos de Endireitamento': Queerizando a Visão da Criança que Desenvolve I Congreso Internacional Educación en Diseño y Sostenibilidad ODS
Universitat de Valencia (Valencia, Espanha)
2021/12/13 Four Layers for the Historicization of the Creative Child in Arts Education: The ‘Primitive’, Nature, Plants and Seeds, and Development. Bergen Annual Conversation
Western Norway University (Noruega)
2021/11/25 What if the child was not invented as naturally Creative? 1st International Conference of ‘What If?...’ World History
University of Porto (Portugal)
2021/10/05 Escrever histórias outras da educação artística 7EI_EA Encontro Internacional sobre Educação Artística
Faculdade de Educação de Mindelo (Cabo Verde)
2021/09/09 The Hopes and Fears in the Making of the Imaginative and Creative Child through Drawing European Conference on Educational Research
University of Geneva (Suiça)
2020/09/08 Sendo 'killjoy': um olhar crítico de uma investigadora em educação artística sobre o Plano Nacional das Artes Diálogos entre Brasil e Portugal. O ensino artístico que temos e o que queremos
University of Porto (Portugal)
2020/01/18 Presentation of Past and Current research Projects, ‘sobremesa’ EAR Association
EAR Association (Viena, Áustria)
2019/09/28 Posições: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores em Artes Visuais Encontros MEAV
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/09/05 Creativity As A Field of Government: Art-Aesthetical And The Technological Paradigms European Conference on Educational Research
University of Hamburg (Hamburgo, Alemanha)
2019/09/03 What Does It Means To 'Train' A Student To Be An Arts Teacher? Questions On Power, Knowledge And Critique European Conference on Educational Research
University of Hamburg (Hamburgo, Alemanha)
2019/05/28 How to Play after World War II? The Making of the Creative Child The Post-WWII International Sciences: Quantification, Visualization, and Making Kinds of People
Uppsala University (Uppsala, Suécia)
2019/04/09 Desafiar as ideias naturalizadas que sustentam as práticas do ensino artístico na actualidade Intenational Congress on Contemporary European Painting
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/02/22 Criação, governamentalidade e crítica: O paradigma da criatividade como forma de governo na educação Primeiras Jornadas em Educação Artística
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10/11 LABEA – Research Laboratory in Arts Education Arts Agôn - Research Forum
University of Wisconsin (Madison, Estados Unidos)
2018/09/06 Timespacematters of Education: Re/Imagining Time in Schooling through Places, Materials and People (Past_Present_Future) European Conference on Educational Research
University of Bolzano (Bolzano, Itália)
2018/09/04 A Disobedient School?: a Genealogy of Some Pedagogical Practices European Conference on Educational Research
University of Bolzano (Bolzano, Itália)
2018/08/31 How To Play During the Cold War? The Making Up of the Creative Child, SYMPOSIUM HOW NATURE IS GIVEN NAMES International Standing Conference for the History of Education
Humboldt University (Berlim, Alemanha)
2018/05/04 The chameleonic citizen of the future: arts education in the neoliberal society Untiwin Arts Education research for Cultural Diversity and Sustainable Development
Nuremberg University (Nuremberga, Alemanha)
2017/11/04 ‘E se a Educação Artística fosse outra coisa?’ - Painel Congresso de Investigação em Educação Artística
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2017/11/03 Seremos capazes de perguntar em vez de responder? A educação artística e as suas retóricas Congresso de Investigação em Educação Artística
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2017/08/23 The Alchemies Of The Arts In Education, Problematizing Some Of The Ingredients Of The Recipe European Conference on Educational Research
University of Copenhagen (Copenhaga, Dinamarca)
2017/08/22 Creative School Partnerships with Visual Artists European Conference on Educational Research
University of Copenhagen (Copenhaga, Dinamarca)
2017/06/14 Creative School Partnerships with Visual Artists: some remarks on an European Project The Arts in Society Research Network “Gestures That Matter”
The American University of Paris (Paris, França)
2017/02/23 Kick Off Presentation of the seminar ‘Visual Culture’ Spectra of Transformation International Winter School for Research in Aesthetic, Arts and Cultural Education
UNITWIN e University of Nuremberg (Nuremberga, Alemanha)
2017/01/28 Apresentação Pública do Projecto CREARTE Seminário Arte, Educação e Comunidades
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/08/26 Eventualizing Arts Education European Conference on Educational Research
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
2016/05/06 As alquimias curriculares do programa de Desenho A formação de professores no ensino das artes visuais em discussão pública
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/09/10 From Scribbles to Details: The Invention of Stages of Development in Drawing and the Government of the Child - Symposium 'Diversity as a System of Exclusion: Historical Notes on Contemporary Thought' European Conference on Educational Research
Corvinus University of Budapeste (Budapeste, Hungria)
2014/09/05 The benefits of fostering critical and visual literacy skills through the creation and appraisal of contemporary art practices, presentation of the symposium European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/09/12 The Theoretical And Conceptual Tools of Michel Foucault: What Can Art Education Researchers And Art Educators Take From These Analysis? European Conference on Educational Research
Bahçesehir University (Istambul, Turquia)
2013/09/11 Value is in the Eye of the Beholder: Using Visual Images as Sources for Research in Histories of Education European Conference on Educational Research
Bahçesehir University (Istambul, Turquia)
2013/09/10 Disrupting The Consensus: Creativity In European Educational Discourses As A Technology Of Government European Conference on Educational Researc
Bahçesehir University (Istambul, Turquia)
2013/03/22 Now we are European! How did it get that way? The European Educational Space: New Fabrications
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/04/21 Há opção? Que sentido para a investigação senão como prática política? Conferencia de Educacion Artistica, Aportaciones desde la periferia
Universidad de Jáen (Jaén, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/09/01 - 2022/10/31 THE PROCESS OF SENSE MAKING IN MUSIC TEACHING AND LEARNING: The reconfiguration of the roles of the music teacher and the implication for his personal, professional and artistic identity
Coorientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2016/09/01 - 2022/10/31 “THE PROCESS OF SENSE MAKING IN MUSIC TEACHING AND LEARNING: The reconfiguration of the roles of the music teacher and the implication for his personal, professional and artistic identity”
Coorientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2016/09/01 - 2021/02/01 O Potencial Utópico: Por uma Utopia Aberta nos Processos de Aprendizagem da Arquitectura
Coorientador de Ana Sofia da Cunha Bessa Reis
Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2016/09/01 - 2020/12/14 A Escola – Espaços Exteriores, Espaços Educadores
Orientador de Liliana Alves Couto
Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2020/04/29 A [ideia da] morte nos álbuns ilustrados publicados em Portugal no início do século XXI
Orientador
Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2020/04/29 Exposições de trabalhos escolares. Aspectos processuais e reflexivos na escola e no museu
Orientador
Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/01/01 - 2020/03/02 Inventividade – lugar de expressão e autonomia – o gesto e o discurso da infância
Coorientador de Mara Cláudia Pereira Maravilha
Programa Doutoral em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2018/12/20 Education for Arts Educators. A Study of What it Could Mean to be a Teacher in Higher Education for Arts Educators
Orientador de Tobias Frenssen
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2018/11/12 Um Olhar Sobre a Cultura Visual na Disciplina de Desenho num Contexto de Estágio do Ensino Secundário
Orientador de Lúcia Ribeiro
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2016/09/01 - 2018/10/19 Patológico em Devir'. Fronteiras (In)Transponíveis de uma Educação Artística
Orientador
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2017/09/15 Uma Questão de Tempo
Orientador de Eduardo Ribeiro
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2017/06/30 A Geometria entre a Representação e a Criação para uma Perspetiva Pedagógica 'Dialética'
Orientador de Carla Gonçalves
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2017/06/26 Mãos que (Des)Mentem os Discursos Escolares. À Procura de uma Redação para a Pronúncia do Professor
Orientador de Maria Augusta Marques
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2014/09/01 - 2017/01/06 The Imaginary Life of a Necessary Museum
Coorientador de Joana Mendonça
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2012/09/01 - 2016/12/12 Passagem ‘e’ Mistura. Práticas de Educação Artística
Coorientador de Samuel Guimarães
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2013/09/01 - 2016/12/05 O que me Fez o Desenho? Do não Desenhar ao Escrever: Será Para Isso que Serve Também Desenhar, Ter Pretexto Para Escrever?
Orientador de Sofia Barreira
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/19 A Salvação da Nação pela Salvação da Alma
Orientador de Valentina Loureiro Pereira
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/18 Experiência Habitada. O Sentido e o Significado no Contexto das Artes Visuais
Orientador de Maria Cristina Cunha
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/18 Aqui Jazem as Selvagens e Soltas Ideias sobre a Educação Artística, e Não Só
Orientador de Tãnia Sophie Freitas
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2011/09/01 - 2015/12/17 Espaços de Consumo e de Cultura [Consumo de Cultura e Cultura de Consumo]: Cruzamentos entre o Silo Espaço Cultural e o Norteshopping
Coorientador de Inês Alves
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2011/09/01 - 2015/12/15 After Artistic Research. What Follows the Establishment and the Realization of the Establishemnt of the Phenomenon
Orientador de Ana Catarina Almeida
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2013/09/01 - 2015/07/13 Ensino / Arte Contemporânea. Potenciando o Pensamento Crítico
Orientador de Sara Carneiro
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2013/09/01 - 2015/07/13 A potencialidade do erro
Orientador de Mariana Lascasas Castro
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2013/09/01 - 2015/07/03 O tema e o problema. Uma deriva sobre divergências, fendas, fissuras e as permanências noutros devires (as dificuldades de escrever uma tese e os vários vazios do nada que isso representa)
Orientador de João Marques Franco
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2012/09/01 - 2014/07/31 Ressonâncias de fragmentos inteiros. O pensamento das relações no ensino-prendizagem da História da Cultura e das Artes
Orientador de Joana Ferreira do Vale
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2012/09/01 - 2014/06/27 Pontos de Fuga. Confluências e desvios – deslocamentos do olhar
Orientador de Micaela Norton dos Reis
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/09/01 - 2014/06/27 Pontos de Fuga. Confluências e desvios – deslocamentos do olhar
Orientador de Micaela Norton dos Reis
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012/09/01 - 2014/06/26 Memórias, sobrevivências e profanações: O atlas de imagens e a montagem no estudo da história da cultura e das artes
Orientador de Ana Sofia Reis
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/09/01 - 2014/02/21 (IN)visibilidades: um Estudo sobre o Devir do Professor-Artista no Ensino em Artes Visuais
Orientador de Joaquim Jesus
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2011/09/01 - 2013/10/30 Conspeções de dentro e de fora, (trans)/(de)formação de quem aprende e/ou ensina desenho
Orientador de Andreia Coutinho
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/01 - 2013/10/10 Fragmentos de tempo reflexivo. O carácter questionador das artes visuais em contexto escolar
Orientador de Mafalda Pessoa Jorge
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/01 - 2013/08/06 Entre desenhos-daninhos: a inscrição da potência
Orientador de Magda Silva
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/01 - 2013/07/31 Cultura visual, o repensar da cultura visual
Orientador de Francisca Silva
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/01 - 2013/07/11 O som no desenho: contributos da percepção e representação sonora no ensino especializado do desenho
Orientador
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/01 - 2013/06/25 Trans-forma-acção: por entre acções discursivas da História da Cultura e das Artes
Orientador de Tatiana Santos
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/01 - 2013/06/25 Modos de ver a imagem da e na escola
Orientador de Janina Silva
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/09/01 - 2012/07/12 (Re)Criar histórias: abordando a narrativa visual no contexto educativo
Orientador de Tânia Andrade
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/09/01 - 2012/07/11 Indisciplinar a geometria: o saber geométrico e a geometria como saber
Orientador
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/09/01 - 2012/07/09 Ensino/Aprendizagem do desenho no Ensino Secundário: À procura de outras possibilidades de entendimento e de acção
Orientador de Ana Rita Leite
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/09/01 - 2012/07/09 Diário gráfico: uma abordagem educativa a partir da singularidade de cada aluno
Orientador de Vânia Moreira
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/09/01 - 2012/07/04 (In)Visibilidades: na construção de subjectividades através da cultura visual
Orientador de Ana Campos Matos
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/09/01 - 2012/07/04 À Ima/r/gem de...Queer, género e sexualidade no ensino contemporâneo de artes visuais
Orientador de Sónia Soares
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2009/09/01 - 2011/09/27 A indócil docilidade - à procura de um lugar (in)docente
Orientador de Inês Miguel
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2009/09/01 - 2011/07/13 Ctrl+C, Ctrl+V, Ctrl+Z. A relação dos alunos com a produção de imagens
Orientador de Marlene Vinha
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2009/09/01 - 2011/07/13 O trabalho de projecto no ensino das artes visuais
Orientador de Carla Marques
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2009/09/01 - 2011/07/11 A tese de um diário de escrita de si
Orientador de Ana Catarina Almeida
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/04/19 - Atual LABEA - Grupo de Leitura e discussão de textos para pensar práticas de educação artística anti-discriminatórias (2022/04/19)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2018/10/01 - 2019/05/15 2nd International Meeting on Museum Education and Research (2019/05/14 - 2019/05/15)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Fundação Museu do Douro, Portugal
2018/11/01 - 2019/04/12 7th Encounter on Practices of Research in Arts Education (2019/04/11 - 2019/04/12)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/01/23 - 2018/01/25 WINTER SCHOOL - Arts-based Research: How do the artistic and the educational entangle (2018/01/23 - 2018/01/25)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

European Educational Research Association, Alemanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/11/29 - 2016/11/29 Apresentadora e moderadora da sessão Acolher diferentes públicos/ acolher novos públicos
Seminário
Seminário ‘Museus e os seus Públicos’
2016/10/27 - 2016/10/27 Reasserting the Public value of Arts, Humanities and Social Sciences Research (Ellen Hazelkorn) e Art-based futures (Gerald Bast e Cornelia Bast), comentadora do Painel
Congresso
Thinking the Future, Congress University of Porto
Universidade do Porto Reitoria da Universidade do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/10/31 Documentación visual en los fenómenos de aprendizaje con estudiantes de primaria. Una indagación rizomática difractiva desde las teorias 'post'
Arguente principal
Judit Onsès Segarra (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2018/06/12 Uma Intriga Patrimonial. Excursão aos mais Valorosos e Educativos Monumentos de Arte e Arquitetura na Companhia dos Senhores Deputados da Nação Portuguesa entre 1820 e 1910
Arguente principal
António Manuel Correia Henriques (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/11/04 Navigating the eventful space of learning: Mobilities, nomadism and other tactical maneuvers
Arguente principal
Rachel Fendler (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2015/06/29 La investigación artística como espacio social de producción de conocimiento
Arguente principal
Natália Calderón (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2015/01/05 As disciplinas de desenho e de educação visual no sistema público de ensino em Portugal, entre 1836 e 1986. Da alienação à imersão no real
Arguente principal
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014/11/27 Géneros y Sexualidades no Heteronormativas en las Redes Sociales Digitales
Arguente principal
Carla Luzia de Abreu (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2014/05/14 A moral, mural! As ideias nos mapas e quadros parietais
Arguente principal
Rui Nunes Lopes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/02/01 - Atual IMMER - International Meeting on Museum Education and Research
2012/04/01 - Atual Congresso Matéria Prima
2011/01/01 - Atual EPRAE - Encounter on Practices of Research in Arts Education
2010/09/01 - Atual European Conference on Educational Research
2010/03/01 - Atual Encontro Internacional sobre Educação Artística

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/01/01 - Atual Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (1983-7348) Universidade de Santa Maria – Brasil
2014/01/01 - Atual Revista SCIAS Arte/Educação (2318-8537) Universidade de Minas Gerais – Brasil
2013/01/01 - Atual Revista Derivas - Research in Arts Education (2183-3524) i2ADS e Programa Doutoral em Educação Artística

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/03/01 - 2018/07/01 Membro da Comissão Central de Avaliação da Universidade do Porto, no âmbito da avaliação institucional da A3ES, anos 2017 e 2018
Membro
Universidade do Porto Reitoria da Universidade do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/09 - Atual EERA

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/01/01 - Atual Comissão Editorial da série Doing Arts Thinking: Arts Practice, Research and Education, Sense Publishers
Consultor

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/01/01 - 2017/10/01 Membro do Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento da FCT – ARTES, ano 2017 FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016/01/01 - 2016/10/01 Membro do Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento da FCT – ARTES, ano 2016 FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2013 Prémio Caixa Geral de Depósitos/ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Melhor Graduação de Doutoramento
CGD/IEUL, Portugal
2007 Prémio Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
2003 Bolsa de Mérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal