???global.info.a_carregar???
José Augusto Palhares, Assistant Professor in the Department of Social Sciences of Education at the Institute of Education of the University of Minho (Portugal), has been teaching and researching at this university since September 1991. He received his PhD in Education in 2005 from the University of Minho, specialising in Sociology of Education. He has taught various curricular units on undergraduate and postgraduate courses (Teacher Training, Education, Sociology) in fields of Research Methodology (Quantitative and Qualitative Methods), Sociology of Education, School Organisation and Administration, Adult Education. He has successfully supervised numerous internship reports (undergraduate and postgraduate), master's dissertations and doctoral theses in these areas. He is currently supervising several master’s internships reports, master’s dissertations, and doctoral theses. His research and publication interests have centred on the sociology of non-school education (non-formal and informal), the sociology of youth, favouring, in recent years, a sociological approach to the issues of excellence and school results in Portuguese state schools. He has been part of teams in various research projects, both funded and unfunded, especially the project entitled "Entre Mais e Melhor Escola: A excelência académica na escola pública" (PTDC/IVC-PEC/4942/2012), funded by National Funds through the FCT – Foundation for Science and Technology and registered at the Research Centre on Education at the University of Minho (CIEd). With Leonor Lima Torres, he co-ordinated the works “Entre Mais e Melhor Escola em Democracia: Inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português [Between More and Better School in Democracy: Inclusion and Excellence in the Portuguese State School]” (Editora Mundos Sociais, 2014), “Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação [Research Methodology in the Social Sciences of Education]” (Editora Húmus, 2014), “A Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa [Academic Excellence in the Portuguese State School]” (Fundação Manuel Leão, 2017); and, with Almerindo J. Afonso, “Entre a Escola e a Vida: A Condição de Jovem para Além do Ofício do Aluno [Between School and Life: The Condition of Youth Beyond the Student's Craft]” (Fundação Manuel Leão, 2019).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOSÉ AUGUSTO BRANCO PALHARES

Nomes de citação

  • Palhares, José A.
  • Palhares, José Augusto
  • Palhares, José
  • Palhares, J. A.

Identificadores de autor

Ciência ID
531F-2647-AF32
ORCID iD
0000-0002-9494-1826
Researcher Id
FRL-7104-2022
Scopus Author Id
36117810300

Endereços de correio eletrónico

  • jabpalhares@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 253604279 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
1996/03/12 - 2005/04/04
Concluído
Educação / Phd in Education (Doutoramento)
Especialização em Especialidade / Specialisation: Sociologia da Educação / Sociology of Education
Universidade do Minho, Portugal
"Jovens, Experiência Social e Escutismo ¿ Contributo para uma Sociologia da Educação Não-escolar Youth, Social Experience and Scouting: Contribution to a Sociology of Non-school Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado / Approved
1991/11/09 - 1996/03/11
Concluído
PAPCC (Pedagogical Aptitude and Scientific Capacity Tests) (Título de especialista)
Especialização em Sociology of Education
Universidade do Minho, Portugal
Aprovado - Muito Bom
1985/10 - 1989/12/15
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A delinquência juvenil em meio urbano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/04/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1996/03/12 - 2005/04/04 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1991/09/11 - 1996/03/11 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/26 - Atual Member of Scientific Council of Institute of Education Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2023/07/26 - Atual Member of the Steering Committee of the Research Centre on Education (CIEd), following his election as Coordinator of CIEd's Research Thematic Line 1. Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017/10/01 - Atual Director of the Master in Educational Sciences Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/10/01 - Atual Member of Pedagogic Council of Institute of Education, University of Minho Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/07/01 - Atual Member of the Commission for the Master's Degree in Educational Sciences Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/07/01 - Atual Coordinator of the specialization of the Master of Educational Sciences - Sociology of Education and Educational Policies Universidade do Minho, Portugal
2005/04/04 - Atual Department Council Member [Membro do Conselho de Departamento] Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1991/09/11 - Atual Integrated researcher at the Education Research Center (CIEd) of the University of Minho Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/07/08 - 2023/04/04 Member of the Advisory Board of the Portuguese Sociological Association Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/02/01 - 2014/04/15 Coordination of the Sociology of Education Section of the Portuguese Sociology Association (APS) Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
1989/12/15 - 1990/08/29 Junior Research Fellow / Assistente de investigação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ICSTE/CET - Centro de Estudos Territoriais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - Atual (Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/01/01 - 2019/11/08 Educating places: Practices, voices and pathways of inclusive education (EDUPLACES)
PTDC/MHC-CED/3775/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/06/01 - 2015/08/31 Between More and Better Schools: Academic excellence in state schools
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1991/09/11 - 1997 O Associativismo estudantil na escola secundária (1990-1995) [Student associations in secondary schools]
0000
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/01/01 - 2021/12/31 3D Education: Democracy, inequality and difference in education / Educação 3D: Democracia, desigualdade e diferença em educação
00000
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/03/01 - 2017/12/31 Becoming a part of Europe project (BpE) - How youth work can support migrants, refugees and asylum seekers
580420- EPP-1-2016-1-IT-EPPKA3-IPI-SOCIN
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
European Union
Concluído
2012 - 2016 State reforms, public policies and lifelong learning: New geographies and socio-educational inequalities.
0000
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
1996/03/12 - 2005/04/04 Youth, Social Experience and Scouting. A contribution towards a sociology of non-school education
00000
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
1998/09/01 - 2000/07/31 Projecto Citânia: a Equipa Docente como Dispositivo Pedagógico, de Formação e de Investigação (PROCIT) / Team Teaching as a Pedagogic Dispositive, of Training and of Research (PROCIT)
0000000
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, A. Q.; Palhares, José Augusto. "Mobilidade internacional de jovens universitários em um contexto de desigualdades: a experiência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2018.
  2. Antunes, Fátima; Palhares, José Augusto. "Trabalhar a comunidade na escola e a escola na comunidade: “tentar perceber ambas as partes, e jogar com isso (…) vai chocando, portanto, isto é um trabalho mais que diário”". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2018.
    Publicado
  3. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "La democratización y performatividad: el mérito y la excelencia en la escuela pública portuguesa". 2018.
  4. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa [2013-2015]". 2017.
  5. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "La formation des élites scolaires dans le développement du projet de démocratisation de l’école publique portugaise". 2017.
  6. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Escalando o pódio: a performatividade académica no ensino secundário". 2016.
  7. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Transições e percursos de alunos distinguidos na escola pública". 2014.
  8. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Borges, Germano. "Roteiro da excelência na escola pública portuguesa: tendências normativas e conceções dominantes". 2014.
  9. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Trayectorias y experiencias de excelencia en la escuela pública portuguesa". 2014.
  10. Palhares, José Augusto. "Los jóvenes como alumnos ante la producción de resultados : la importancia de los contextos y los procesos de educación no escolares". 2014.
  11. Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, 1, Braga, 2013; Encontro de Sociologia da Educação, 3, Braga, 2013; Palhares, José Augusto, org.; Afonso, Almerindo Janela, org.. "O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias : atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, III Encontro de Sociologia da Educação". 2013.
  12. Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima. "Os sentidos da performatividade escolar fora dos muros da escola". 2013.
  13. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Borges, Germano. "Da distinção à transição : percursos académicos de alunos de excelência na escola pública". 2013.
  14. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "A socialização para a excelência na escola pública portuguesa". 2013.
  15. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Percursos de excelência escolar na escola pública : novos sentidos para a meritocracia?". 2012.
  16. Palhares, José Augusto. "Governação da escola e excelência escolar : as representações dos alunos laureados num quadro de excelência". 2012.
  17. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Percursos de excelência escolar na escola pública : novos sentidos para a meritocracia?". 2012.
  18. Palhares, José Augusto. "Governação da escola e excelência escolar : as representações dos alunos laureados num quadro de excelência". 2012.
  19. Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima. "Percursos de excelência no ensino secundário : representações e práticas de alunos distinguidos num quadro de excelência". 2011.
  20. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "A excelência no ensino secundário : actores, experiências e transições". 2011.
  21. Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima. "Percursos de excelência no ensino secundário : representações e práticas de alunos distinguidos num quadro de excelência". 2011.
  22. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "A excelência no ensino secundário: actores, experiências e transições". 2011.
  23. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Leadership styles and democratic school". 2009.
  24. Palhares, José Augusto. "A experiência cidadã em contextos educativos não-escolares : representações e práticas de jovens pertencentes ao escutismo". 2009.
  25. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Estilos de liderança e escola democrática". 2009.
  26. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Na senda da excelência escolar : sociografia de um “quadro de honra”". 2009.
  27. Palhares, José Augusto. "Education and meaningful contexts : juvenile experiences and representations in a non-school educational context". 2009.
  28. Palhares, José Augusto. "Quarenta anos na sombra da crise da escola : possibilidades e contrariedades no percurso da educação não-escolar". Trabalho apresentado em Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional. XVI Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2009.
    Publicado
  29. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Estilos de liderança e escola democrática". 2009.
  30. Palhares, José Augusto. "A experiência cidadã em contextos educativos não-escolares : representações e práticas de jovens pertencentes ao escutismo". 2009.
  31. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "Na senda da excelência escolar: sociografia de um “quadro de honra”". 2009.
  32. Palhares, José Augusto. "Education and meaningful contexts : juvenile experiences and representations in a non-school educational context". 2009.
Artigo em revista
  1. Palhares, José A.; Torres, Leonor L.. "La sociologie de l'éducation portugaise : dynamique de la production de connaissances et de l'identité du champ". Éducation et sociétés n° 46 2 (2021): 149-171. http://dx.doi.org/10.3917/es.046.0149.
    10.3917/es.046.0149
  2. Torres, Leonor L.; Palhares, José A.; Afonso, Almerindo J.. "The distinction of excellent students in the Portuguese state school as a strategy of educational marketing accountability". Educational Assessment, Evaluation and Accountability 31 2 (2019): 155-175. http://dx.doi.org/10.1007/s11092-019-09298-4.
    Publicado • 10.1007/s11092-019-09298-4
  3. Torres, Leonor L.; Palhares, José A.; Afonso, Almerindo Janela. "Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académica". Education Policy Analysis Archives 26 134 (2018): https://doi.org/10.14507/epaa.26.3716.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14507/epaa.26.3716
  4. Palhares, José A.. "Os desempenhos académicos no ensino secundário (médio): entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal". Revista de Ciências da Educação XIX 38 (2017): 19-44. http://dx.doi.org/10.19091/reced.v1i38.611.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19091/reced.v1i38.611
  5. Ribeiro, Álvaro Manuel Chaves; Palhares, José A.. "O homeschooling e a crítica à escola: Hibridismos e (des)continuidades educativas". Pro-Posições 28 2 (2017): 57-84. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000200057.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-6248-2016-0098
  6. Palhares, José A.; Torres, Leonor L.. "As dissertações em Sociologia da Educação: Temas, metodologias, impasses". Jornal de Sociologia da Educação 1 1 (2017): 1-9. https://jornalsocedu.wordpress.com/no-1-2017/.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Torres, Leonor L.; Palhares, José A.. "Cultura, liderança e resultados escolares: Uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário". Revista Lusófona de Educação 30 30 (2015): 99-121. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5131.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140
  8. Palhares, José A.; Torres, Leonor L.. "School governance and academic excellence: The representations of distinguished students in an annual award of excellence | Governance della scuola ed eccellenza scolastica: Le rappresentazioni degli alunni che si sono distinti in un premio annuale di eccellenza". Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies 2015 11 (2015): 277-292. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84933035943&partnerID=MN8TOARS.
    10.7358/ecps-2015-011-palh
  9. Palhares, José A.. "Centralidades e periferias nos quotidianos escolares e não-escolares de jovens distinguidos na escola pública". Investigar em Educação 2.ª Série 1 (2014): 51-73. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/5.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Palhares, José A.; Torres, Leonor L.. "Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência". Sociologia da Educação – Revista Luso-Brasileira Especial (2012): 234-258. http://hdl.handle.net/1822/20941.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Torres, Leonor L.; Palhares, José A.. "A excelência escolar na escola pública portuguesa: Actores, experiências e transições". Roteiro 36 2 (2011): 225-246. http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/925.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Palhares, José A.; Torres, Leonor L.. "Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência". Sociologia da Educação – Revista Luso-Brasileira 4 (2011): 54-75. http://hdl.handle.net/1822/15927.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Palhares, José A.. "Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela". Revista Portuguesa de Educação 22 2 (2009): 53-84. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.13966.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.13966
  14. Torres, Leonor L.; Palhares, José A.. "Estilos de liderança e escola democrática". Revista Lusófona de Educação 14 14 (2009): 77-99. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1109.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140
  15. Torres, Leonor L.; Palhares, José A.. "Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais". Revista Crítica de Ciências Sociais 83 (2008): 99-120. https://doi.org/10.4000/rccs.4579.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Palhares, José A.. "Os sítios de educação e socialização juvenis: Experiências e representações num contexto não-escolar". Educação, Sociedade & Culturas 27 (2008): 109-130. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas-27.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Palhares, José Augusto. "A problemática do associativismo estudantil na sociologia da educação : Um contributo para a formação (democrática) de professores". Revista Portuguesa de Educação 9 2 (1996): 89-99. http://hdl.handle.net/1822/529.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Palhares, José A.. "Recuperar o tesouro educacional do escutismo", Flor de Lis, 2023, https://flordelis.escutismo.pt/.
  2. Palhares, José A.. "Centralidades e periferias em sociologia da educação", Plataforma Barómetro Social, 2012, http://www.barometro.com.pt/2012/10/05/centralidades-e-periferias-em-sociologia-da-educacao/.
Capítulo de livro
  1. Palhares, José A.. "Educação e aprendizagens não-formais e informais de jovens no ensino secundário: Contributos críticos à compartimentação educativa". In Entre a escola e a vida. A condição de jovem para além do ofício de aluno, editado por Afonso, Almerindo Janela; Palhares, José, 159-182. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2019.
    Publicado
  2. Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima; Borges, Germano José Conceição Pinto. "Da distinção à transição: percursos e percalços de alunos de excelência no ensino superior". In Conhecimento e ação. Transformar contextos e processos educativos, 07-29. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2018.
    Publicado
  3. Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima. "L'expansion de la culture méritocratique et la formation des élites dans l´école publique portugaise". In La formation des élites en Chine et en France (XVIIe - XXIe siècles), editado por Derouet, Jean-Louis; Yiping, Huo; Savoie, Philippe; Charlier, Jean-Émile, 113-130. Louvain-La-Neuve, Bélgica: Éditions Academia-L'Harmattan s.a., 2017.
    Publicado
  4. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "A excelência académica como objeto de estudo: da descoberta de um percurso e de uma chegada". In A excelência académica na escola pública portuguesa, editado por Torres, Leonor; Palhares, José Augusto, 7-28. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2017.
    Publicado
  5. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Borges, Germano José Conceição Pinto. "A excelência académica na escola pública portuguesa: Tendências e especificidades". In A excelência académica na escola pública portuguesa, editado por Torres, Leonor L.; Palhares, José, 87-106. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2017.
    Publicado
  6. Palhares, José A.. "Os desempenhos académicos no ensino secundário: Entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal". In A excelência académica na escola pública portuguesa, editado por Torres, Leonor L.; Palhares, José A., 157-179. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2017.
    Publicado
  7. Palhares, José Augusto. "A excelência académica na escola pública : quotidianos escolares e não escolares de jovens enquanto alunos". In Entre mais e melhor escola em democracia. Inclusão e excelência no sistema educativo português, editado por Torres, Leonor L.; Palhares, José A., 5-26. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2014.
    Publicado
  8. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Rocha, Maria Custódia Jorge da; Lima, Licínio C.. "Le directeur : modèle de gestion et de leadership dans l'école publique portugaise". In La question du leadership en éducation. Perspectives européennes, editado por Derouet, Jean-Louis; Normand, Romuald, 195-217. Louvain-La-Neuve, Bélgica: Academia l'Harmattan, 2014.
    Publicado
  9. Torres, Leonor Lima, org.; Palhares, José Augusto. "Apresentação". In Entre mais e melhor escola em democracia : inclusão e excelência no sistema educativo português, 1-4. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2014.
    Publicado • Editor
  10. Torres, Leonor Lima, org.; Palhares, José Augusto, org.. "Apresentação [a] "Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação"". In Entre mais e melhor escola em democracia : inclusão e excelência no sistema educativo português, 7-11. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2014.
    Publicado
  11. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. "As investigações que se fazem... Rotas de pesquisa e tendências dominantes". In Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação, editado por Torres, Leonor L.; Palhares, José, 13-37. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2014.
    Publicado
  12. Torres, Leonor L.; Palhares, José A.. "As organizações escolares. Um croqui sociológico sobre a investigação portuguesa". In Tendências e controvérsias em sociologia da educação, editado por Abrantes, Pedro, 133-158. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2010.
    Publicado
  13. Palhares, José A.; Torres, Leonor L.. "A aprendizagem cultural no local de trabalho. Uma proposta crítica sobre as possibilidades de educação e formação em contexto organizacional". In Tecnologia, gestão da qualidade e dos recursos humanos: Análise sociológica, editado por Domingues, Ivo P.; Neves, José P., 90-121. Ermesinde, Portugal: Edições Ecopy, 2009.
    Publicado
  14. Palhares, José A.. "A participação estudantil em eleições associativas no ensino secundário". In Por favor, elejam a B. O associativismo estudantil na escola secundária, editado por Lima, Licínio C., 147-188. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
    Publicado
Livro
  1. Palhares, José A.; Afonso, Almerindo. Infância(s) e juventude(s) na sociedade e educação contemporâneas. Braga, Portugal: CIEd - Universidade do Minho. 2022.
    10.21814/1822.76457
  2. Palhares, José A.; Afonso, Almerindo Janela. Entre a escola e a vida. A condição de jovem para além do ofício de aluno. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Derouet, Jean-Louis; Quaresma, Luísa; Ribeiro, Álvaro Manuel Chaves; Gouveia, Andreia; Borges, Germano José Conceição Pinto; et al. A excelência académica na escola pública portuguesa. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2017.
    Publicado • Editor
  4. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Vieira, Maria Manuel; Resende, José Manuel; Melo, Maria Benedita; Quaresma, Maria Luísa; Mendes, António Neto. Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema educativo português. Portugal: Mundos Sociais. 2014.
  5. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação. Portugal: Húmus. 2014.
  6. Palhares, José A. (Org.) (531F-2647-AF32); Afonso, Almerindo Janela (Org.). O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação / Universidade do Minho. 2013.
    Publicado • Editor
Relatório
  1. Ribeiro, Álvaro Manuel Chaves; Palhares, José Augusto. 2018. B.P.E: Becoming a part of Europe project. How youth work can support young migrants, refugees and asylum seekers. European level research. http://hdl.handle.net/1822/60092.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/02 Usos e sentidos da educação não-formal nos debates parlamentares V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação / Centro de Investigação em Educação (CIEd) (Braga, Portugal)
2023/12/15 Desafios da educação formal, não formal e informal nos contextos contemporâneos: rumo a uma cidadania democrática - Mesa Redonda XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/11/09 Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela. Consolidando uma Problemática e uma Linha de Investigação III Congresso Internacional em Políticas, Práticas e Gestão da Educação / II Simpósio de Educação Multidisciplinar
III CIPPGE - UNINTER (Curitiba, Brasil)
2023/09/18 Explicações: Quando, Como, Porquê e Para Quê? - moderação de painel Seminário Explicações: relações com a escola e a sociedade
Conselho Nacional de Educação / Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/08/24 Social capital and career resources among Higher Education students ECER 2023 The value of diversity in education and educational research
ECER / University of Glasgow
2023/08/11 Contextos de Socialização Juvenil: Educação, Territórios e Classes Sociais 9º Congreso Internacional de Antropología AIBR (Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red) – El desafio Intercultural. Dialogo y Diversidad
Universidade Nacional Autónoma do México - UNAM (Cidade do México, México)
2023/05/11 O ensino doméstico em Portugal e os seus desafios educacionais Seminário Debater o movimento da educação domiciliar e os desafios para as políticas educacionais no Brasil e em Portugal
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (São Paulo (online), Portugal)
2023/04/28 Percursos juvenis dos estudantes do ensino secundário em Portugal Conferências da ARAE – Associação Regional de Administração Educacional (R. A. Madeira)
ARAE / Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal) (Funchal, Portugal)
2023/04/14 Youth pathways of secondary school students in Portugal: between school and community International Mid-term Conference of AIS-Sociology of Education Research Committee, Education as Commons. Democratic Values, Social Justice and Inclusion in Education
AIS / University of Palermo (Palermo, Itália)
2023/04/06 A sociologia da educação portuguesa: dinâmicas de produção do conhecimento e da identidade do campo XII Congresso Português de Sociologia
APS / Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/04/05 Percursos juvenis dos estudantes do ensino secundário em Portugal: entre a escola e a comunidade XII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia / Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/04/05 Fatores contextuais, percursos educativos e carreira profissional XII Congresso Português de Sociologia
APS / Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/02/26 Os adultos na educação não formal - Mesa-Redonda CAF Norte - Curso de Animadores da Formação 2022-2023
Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português (Viana do Castelo, Portugal)
2023/02/07 O ensino doméstico em Portugal e os seus desafios: Que sentidos educacionais para as organizações de apoio? VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação – Política e Gestão da Educação: temas críticos no espaço ibero-americano
Fórum Português de Administração Educacional -Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/04/27 O centro e as periferias educativas na construção dos percursos juvenis: Uma reflexão crítica sobre a educação e as aprendizagens não-formais e informais nas sociedades contemporâneas Encontro de Educação Não-Formal da Casa Pia – Aprender noutras escolas para além da escola
Casa Pia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07/15 La sociologie de l'éducation portugaise : l'état des savoirs et les défis de sa recomposition identitaire au 21e siècle
AISLF | Association internationale des sociologues de langue française (Tunis / Toulouse (online), Tunísia)
2021/06/28 Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção. Alguns resultados preliminares Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, Ciência2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Centro de Congressos de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/06/05 A realidade portuguesa e as Ciências da Educação (mesa-redonda) A realidade portuguesa e as Ciências da Educação
ANECE - Associação Nacional dos Estudantes das Ciências da Educação (Online, Portugal)
2021/03/30 Educação e aprendizagens não formais e informais de jovens no ensino secundário: A reprodução social e cultural no vaivém do centro e das periferias XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Associação Portuguesa de Sociologia / ESPP/ISCTE-IUL e ICS-ULisboa (Lisboa (online), Portugal)
2020/10/16 Investigação em educação em contexto de pandemia: Constrangimentos, experiências e desafios Diálogos em Rede
Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd) (Braga (online), Portugal)
2020/02/07 Jovens em contextos de educação escolar: O recreio como espaço de socialização e aprendizagens IV ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) (Évora, Portugal)
2019/11/19 Projeto Educativo de Paredes de Coura: três eixos em desenvolvimento Curso de Outono - Educação, Sociedade e Tecnologias Digitais
Casa de Conhecimento de Paredes de Coura da Universidade do Minho, Câmara Municipal de Paredes de Coura e o CENFIPE (Paredes de Coura, Portugal)
2019/07/05 Las aprendizajes no formales y informales en una perspectiva europea: Usos y sentidos en las trayectorias juveniles XIII Congreso Español de Sociología
Federación Española de Sociología / Universitat de València (València, Espanha)
2019/07/04 Meritocracia, justicia y democracia: reflexiones sobre caminos de tendencia contraria en la escuela pública portuguesa XIII Congreso Español de Sociología
Federación Española de Sociología / Universitat de València (València, Espanha)
2019/06/08 Meritocracy, justice and democracy: Reflecting on the counter-current paths in state school First International Conference of the Journal Scuola Democrática, Education and Post-democracy
Associazione "Per Scuola Democratica" / AIS / University of Cagliari (Cagliari, Itália)
2018/07/11 As educações juvenis entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal X Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia / Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/06/29 Democratization and Performativity: Merit and Excellence in the Portuguese State School Reunión Comité de Investigación de Sociología de la Educación, Federación Española de Sociología, XX Conferencia de Sociología de la Educación
Federación Española de Sociología / Universidad de Alicante (Alicante, Espanha)
2018/06/29 Youth education between the centre and the periphery, between the formal and the informal Reunión Comité de Investigación de Sociología de la Educación, Federación Española de Sociología, XX Conferencia de Sociología de la Educación
Federación Española de Sociología / Universidad de Alicante (Alicante, Espanha)
2018/02/10 Mobilidade internacional de jovens universitários em um contexto de desigualdades: A experiência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação / Centro de Investigação em Educação (CIEd) (Braga, Portugal)
2018/02/09 Trabalhar a comunidade na escola e a escola na comunidade: "tentar perceber ambas as partes, e jogar com isso... vai chocando, portanto, isto é um trabalho mais que diário" III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação / Centro de Investigação em Educação (CIEd) (Braga, Portugal)
2018/02/09 As educações juvenis entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação / Centro de Investigação em Educação (CIEd) (Braga, Portugal)
2018/01/17 A escola e a excelência - Perspetivas sobre o sucesso escolar 8 º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar
Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica (Porto, Portugal)
2017/10/13 La formation des élites scolaires dans le développement du projet de démocratisation de l’école publique portugaise - intervenção no Simpósio coordenado por Maria Alice Nogueira, Jean-Louis Derouet e Bruno Garnier, subordinado à temática "Formation des élites et projets démocratiques : réflexions sur les débats actuels" Colloque Diversité culturelle et citoyenneté. Enjeux éducatifs à l’heure de la globalisation
Université de Corse, Corte (Corte, França)
2017/09/05 Gestão da Educação: desafios e perspectivas em um contexto de reforma (Mesa-redonda) II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação
IFRN Campus Natal Central (Natal)
2017/09/04 Performatividades, temporalidades e sociabilidades juvenis na escola e fora dela: Elementos para uma reflexão sociológica sobre os sentidos atuais da educação II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação
IFRN Campus Natal Central (Natal, Brasil)
2017/08/23 Marketing Accountability and Excellence in the Portuguese State School: The Return of the Meritocratic Ideology and the Social Image Through the Academic Performance ECER 2017 - Reforming education and the imperative of constant change: Ambivalent roles of policy and educational research
ECER - University College Copenhagen (Denmark) (Copenhagen, Dinamarca)
2017/08/23 Climbing the Podium: Academic Performativity in Secondary Education ECER 2017 - Reforming education and the imperative of constant change: Ambivalent roles of policy and educational research
ECER - University College Copenhagen (Denmark) (Copenhagen, Dinamarca)
2017/07/14 Usos do tempo, práticas de estudo e lazeres juvenis: Elementos para a compreensão da excelência na escola portuguesa II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas Sociais e educativas: Desafios para a Sociologia da Educação
Federación Española de Sociología / Associação Portuguesa de Sociologia / Universidad de Córdoba (Córdoba, Espanha)
2017/07/03 Entre Mais e Melhor Escola: A Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Centro de Congressos de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/03/09 Usos do tempo, práticas de estudo e lazeres juvenis: Elementos para a compreensão da excelência na escola pública portuguesa Seminário Excelência(s) com Equidade
Inspeção Regional de Educação da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/04/21 Elementos para a compreensão da excelência na escola pública portuguesa 5.º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (S. Paulo, Brasil)
2016/01/26 Accountability and school excellence: the return of the meritocratic ideology and the fabrication of Portuguese state school image by the school results? 1ª Conferência Internacional SPCESEC, A Educação Comparada para além dos números : Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/01/26 Les usages du temps, pratiques d'études et loisirs des jeunes : des éléments pour la compréhension de l'excellence dans l'école publique portugaise 1ª Conferência Internacional SPCESEC - A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Serviços educativos em instituições culturais: Aproximação ao estudo de caso de um espaço cultural numa cidade do litoral norte português
Orientador de Anita de Abreu e Lima
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - Atual Mobilidade académica internacional na UFRB: Um estudo do programa Ciência sem Fronteiras na graduação
Orientador de Alessandra Queiróz de Almeida
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - Atual Administração e governação da escola pública em contexto de interioridade
Orientador de Ana Maria Rodrigues Leal
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/05/30 - 2025 Educar Para a Invisibilidade e Por Entre o Estigma - Um estudo sobre o papel educativo de ONG no combate ao preconceito sofrido por pessoas que vivem com VIH/SIDA
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2023/09/01 - 2024 Violência simbólica e as mídias sociais: Um estudo sobre a violência simbólica nos discursos dos utilizadores do Twitter sobre a educação
Orientador de Júlio Tanzi
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/09/01 - 2024 Jornadas Escolares incomuns: As trajetórias de contratendência ascendente de mulheres negras na educação
Orientador de Siria Hermogenia Barrios Marinho
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/09/01 - 2024 Bem-Estar no Trabalho: Um Estudo de Caso Numa IPSS
Orientador de Cristiana Manuela Faria Monteiro
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/09/01 - 2024 Caminhos para o Futuro Profissional: Uma Análise sobre a relação entre Empregabilidade e as Soft Skills
Orientador de Catarina Veloso Gomez
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/09/01 - 2024 O impacto do regime híbrido no clima organizacional e as suas consequências
Orientador de Ana Margarida Ferreira da Mota
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/09/01 - 2024 A importância da formação contínua na capacitação de recursos humanos: um estudo de caso em contexto hospitalar
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/09/01 - 2024 Efetividade de uma política educativa: Um estudo sobre os bolsistas da reitoria do IFRN
Orientador de Caroline do Nascimento Rodrigues
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/09/01 - 2023/07/24 A Avaliação de Desempenho e a Formação como Instrumentos Estratégicos na Gestão de Recursos Humanos: Estudo de Caso no Hospital Narciso Ferreira
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/09/01 - 2023/05/17 Avaliação do Impacto da Formação: Estudo de Caso numa Santa Casa da Misericórdia do distrito de Braga
Orientador de Maria José Barros Peixoto
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/09/01 - 2023/04/26 Empregabilidade, Recursos de Carreira e Aprendizagens: Um estudo sobre o percurso dos doutorados do Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Orientador de Paula Cristina Rodrigues Tinoco
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/09/01 - 2023/02/10 Qualidade de Vida no Trabalho, Identidade Profissional e Literacia: Um Estudo de Caso nos SASUM
Orientador de Bruno Rafael Pereira Fernandes
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/12/01 - 2023/01/19 Haitianos e haitianas em São Paulo: Experiências e trajetórias educacionais
Orientador de Lucy Gabrielli Bonifácio da Silva
Estágio Científico Avançado de doutoramento (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2018/07/04 - 2022/10/31 Entre empregabilidade e conscientização: o debate a respeito da Educação não formal nos contextos Latino-Americano e Europeu
Orientador de Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/09/01 - 2022/07/05 Matar aula e a resistência à escola construída pelos outros: uma aproximação ao estudo de caso no campus CNat do IFRN
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/17 Permanência e êxito no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Alagoas
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/17 Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas
Orientador de Carla Cristina Real Vieira de Andrade
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/09/01 - 2020/01/21 Jovens em contextos de educação escolar: As "rosquinhas" como espaço de socialização e aprendizagens.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015/09/01 - 2019/02/19 A formação em serviço: Análise da formação no Hospital de Braga
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 A diversificação dos saberes proporcionados pela instituição militar. Proximidades e distanciamentos
Orientador de João Fernando da Silva Louro
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Formação e-learning: um estudo de caso centrado na melhoria das práticas formativas
Orientador de José Manuel Pereira Gomes
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 A formação modular certificada: Avaliar o impacto da formação em contexto de trabalho
Orientador de Patrícia Sofia Silva Gomes
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2018 O Abandono Escolar no Ensino Superior - Trajetos e Projetos. Uma Análise Sociológica.
Orientador de Tânia Daniela da Silva Araújo
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2018 Lógicas de poder no Conselho Geral de um agrupamento de escolas
Orientador de João Filipe Marinho dos Santos
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2017 O Cheque-Formação como medida no âmbito das políticas portuguesas de Educação e Formação
Orientador de Ana Sofia Coutinho da Silva
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2017 O rádio como ferramenta de educação não-formal: convergências luso-brasileiras
Orientador de Rachel Severo Alves Neuberger
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 A Construção das oportunidades formativas em contexto de mudança: um estudo de caso numa empresa de consultadoria e formação
Orientador de Tatiana Magalhães Soares
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 As Políticas de Educação do Campo no Município de Lagoa de Velhos/RN: Um estudo de caso numa escola municipal
Orientador de Luciano Enedino Mafra
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 Os Sentidos da Educação Religiosa na Construção do Eu Contemporâneo: Espiritualidades Juvenis
Orientador de Jorge Agostinho Gomes
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 Educação permanente no contexto hospitalar: Proposta de aprendizagem não formal no ambiente de trabalho
Orientador de Ivoneide Santiago Melo da Silva
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2016 O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: Uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores
Orientador de André Luiz Ferreira de Oliveira
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2016 O ensino doméstico em Portugal: uma abordagem sobre novas epistemologias organizacionais da educação, das subjetividades e dos quotidianos familiares
Orientador de Álvaro Manuel Chaves Ribeiro
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2012 Da colegialidade à unipessoalidade na administração e gestão da escola pública portuguesa: um estudo de caso sobre a emergência do Diretor do agrupamento de escolas
Orientador de Ana Maria Rodrigues Leal
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2012 Turismo Cultural e Educação de Adultos: Encontros e Desencontros
Orientador de Jorge Carlos Lage Freitas
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2011 Educação de adultos num centro novas oportunidades: A construção de uma proposta de educação não-escolar de adultos
Orientador de Dúnia Conceição Ornelas Franco
Educação
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2011 O Ensino Doméstico e a organização escolar. Um contributo sociológico-organizacional sobre a realidade portuguesa
Orientador de Álvaro Manuel Chaves Ribeiro
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2010 Os riscos psicossociais do trabalho no IPO-Porto: O contributo da educação e formação para a prevenção
Orientador de Ana Catarina Gonçalves Peixoto Braga
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2009 Reconhecimento das competências adquiridas na escola da vida. Um estudo de caso num Centro de Novas Oportunidades do Concelho de Santo Tirso
Orientador de Carla Sofia Ferreira Machado
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2009 Auxiliares de acção educativa: Poderes ocultos na escola?
Orientador de Manuel Augusto Afonso Rodrigues
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2009 Estudar, é preciso?... Percursos e práticas de construção do sucesso escolar no quotidiano de jovens na escola pública
Orientador de Joaquim António Almeida Martins dos Santos
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03/08 Escola a tempo inteiro: perspetivas dos alunos sobre os seus quotidianos no contexto da pandemia COVID-19
Arguente
Maria Cristina Baptista Antunes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/10/30 Entre empregabilidade e conscientização: O debate a respeito da educação não formal nos contextos Latino-americano e Europeu
Orientador
Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/04/04 Corpo/criança é movimento: um estudo em sociologia da infância sobre a dança da criança
Arguente
Danielle Berbel Lemos de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021/09/20 O Programa “Ciência Sem Fronteiras” (2011-2017)
Arguente
Marcelo Henrique Carneiro Camilo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/20 A formação de estudantes do Ensino Médio Integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais
Arguente principal
João Paulo de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019/06/18 Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e para além dele – Dimensões Instrumentais e Vivências Educativas no IFRN – Campus Pau dos Ferros/RN (Brasil)
Arguente
Rosalva Alves Nunes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/12/20 Políticas Educativas e Avaliação das Aprendizagens em Angola: Discursos e Práticas de Professores
Arguente
Francisco Caloia Hombo Alfredo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/12/07 Políticas públicas e narrativas sobre a ciência: perspetivas sobre o papel da ciência na transformação das sociedades
Arguente principal
Paula Cristina Pacheco Medeiros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/05/24 Insicurezza lavorativa e prospettiva futura. Uno studio correlazionale su un campione di giovani adulti italiani. Alcune ricadute educative - júri para reconhecimento de habilitações ao grau de doutor
Arguente
Marcelo Azevedo Leone Lino Rodrigo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/01/12 Representações sociais dos professores do campo sobre o processo de formação inicial e seus efeitos na prática docente da EJA: Um estudo na Amazónia Paraense
Arguente principal
Alessandra Sampaio Cunha (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/07/22 O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: Uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores
Orientador
André Luiz Ferreira de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016/07/11 Percursos da avaliação na educação superior brasileira. Estudo de caso em uma instituição privada de ensino superior
Arguente
Tânia Cristina Bassani Cecilio (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016/04/14 O ensino doméstico em Portugal: Uma abordagem sobre novas epistemologias organizacionais da educação, das subjetividades e dos quotidianos familiares
Orientador
Álvaro Manuel Chaves Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014/05/15 Percursos da Avaliação na Educação Superior Brasileira. Estudo de caso em uma instituição privada de ensino superior
Arguente
José da Silva Macedo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013/04/16 Cultura organizacional de boas escolas: O sentido e as práticas de lideranças
Arguente
Maria Fernanda dos Santos Silva Lopes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/07/16 Gestão escolar e diversidade de aprendizagem: Um enfoque na inclusão escolar do aluno com deficiência. Uma análise do discurso sobre o fazer pedagógico do gestor escolar
Arguente
Rejane de Assis Oliveira Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
1989/12 - 1990/07 Assistente de Investigação para elaboração de Estudo de Impacte Ambiental (vertente socioeconómica) da Autoestrada Vila Nova Famalicão - Guimarães ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/06 Design Participativo / Participatory Design Design de Produto e Serviços (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
1994/09 - 2024/02/16 Métodos Quantitativos de Análise / Quantitative Methods of Analysis Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2023/09 - 2024/02 Contextos Profissionais de Educação e Formação / Professional Contexts of Education and Training Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2022/09 - 2024 Temas Avançados de Metodologia de Investigação em Educação / Advanced Topics in Educational Research Methodology Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2013/02 - 2024 Métodos Qualitativos de Análise / Qualitative Methods of Analysis Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2007/09 - 2024 Supervisão de Estágio e Relatório / Internship Supervision and Report Educação (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2007/02 - 2024 Sociologia da Educação Não-Escolar / Sociology of Non-School Education Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2014/02 - 2023 Análise de Dados e Projeto em Sociologia da Educação e Políticas Educativas / Data Analysis and Project in Sociology of Education and Educational Policies Ciências da Educação (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2010/09 - 2023 Paradigmas e Teorias em Sociologia da Educação / Paradigms and Theories in the Sociology of Education Ciências da Educação (Mestrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/02 - 2022/06 Metodologia de Investigação II Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal
2017/09 - 2018/02 Design Participativo / Participatory Design Design de Produto e Serviços (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2012/09 - 2017/02 Iniciação à Prática Profissional I - Análise de Contextos / Introduction to Professional Practice I - Context Analysis Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2008/02 - 2011/06 Metodologia da Investigação em Educação / Research Methodology in Education Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal