???global.info.a_carregar???
Beatriz Casais holds a PhD in Business and Management Studies, a MSc in Marketing, and a bachelor Degree in Communication Sciences, all by the University of Porto. She is currently assistant professor at University of Minho, where she is vice-Dean of the School of Economics and Management o, and the head of the executive education unit - UminhoExec. She is teaches in the fields of Marketing and Strategy and is an integrated member of CICS.NOVA.UMinho. She is also member of the board of the European Social Marketing Association. Her research focuses on social marketing, business ethics and public health advertisement, as well as in social media and e-commerce, and place branding. She has published in the Journal of Business Research, Journal of Macromarketing, Journal of Hospitality and Tourism Management, Tourism Management Perspectives, Journal of Social Marketing, Tourism Review, International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, Journal of Fashion Marketing and Management, International Journal of Retail and Distribution Management, Journal of Hospitality and Tourism Technology, Corporate Communications, Place Branding and Public Diplomacy, International Review on Public and Nonprofit Marketing, Health Marketing Quarterly, Social Sciences, World Review of Entrepreneurship Management and Sustainable Development or Review of International Business Strategy , among others.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Beatriz Casais

Nomes de citação

  • Casais, Beatriz

Identificadores de autor

Ciência ID
531A-1ACA-18BA
ORCID iD
0000-0002-7626-0509

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/04/13
Concluído
Programa Doutoral em Ciências Empresariais - Especialização em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"“Exploring Social Marketing Policies: the use of positive and negative emotional appeals in health advertising in four European countries”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção
2009
Concluído
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Inibições e Implicações Associadas à Participação de Figuras Públicas em Programas de Marketing Social Relacionados com a Infecção VIH: um estudo exploratório" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Programa curricular: 17 valores; Dissertação: Muit
2007
Concluído
Pós-Graduação em Comunicação em Saúde (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
"Projecto de Comunicação em Saúde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2005
Concluído
Licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Estágio Curricular no Jornal Diário Económico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/17 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/01/02 - 2011/03/14 Assessoria de Comunicação e marketing social no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/Sida. Gestão de programas de informação, educação e comunicação. Ministério da Saúde, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Felizardo, S; Bem-Haja, P; Casais, B; Brito-Costa, S; de Almeida, H. "Pre-ordering Music Vynils: The Impact of Price and Number of Band Supporters". 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_36
  2. Poco, T; Casais, B. "City Branding and Place Attachment: A Case Study about Viana Do Castelo". 2019.
Artigo em revista
  1. Rita Conde; Beatriz Casais. "Micro, macro and mega-influencers on instagram: The power of persuasion via the parasocial relationship". Journal of Business Research (2023): https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.113708.
    10.1016/j.jbusres.2023.113708
  2. Soraia Cruz; Marisa Roriz Ferreira; Ana Borges; Beatriz Casais. "Barriers to volunteering in the field of intellectual disability: a cluster analysis". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2022): https://doi.org/10.1007/s12208-022-00343-5.
    10.1007/s12208-022-00343-5
  3. Beatriz Casais; Andreia Teixeira; Cristina Fernandes. "Consumer Perception of Corporate Social Responsibility (CSR) Through Retail Brand Labels Disclosure". International Journal of Social Ecology and Sustainable Development (2022): https://doi.org/10.4018/IJSESD.290320.
    10.4018/IJSESD.290320
  4. Beatriz Casais; Joana Faria. "The Intention-Behavior gap in Ethical Consumption: Mediators, Moderators and Consumer Profiles Based on Ethical Priorities". Journal of Macromarketing (2022): 027614672110548-027614672110548. https://doi.org/10.1177/02761467211054836.
    10.1177/02761467211054836
  5. Joana Barbosa; Beatriz Casais. "The transformative and evolutionary approach of omnichannel in retail companies: insights from multi-case studies in Portugal". International Journal of Retail & Distribution Management (2022): https://doi.org/10.1108/IJRDM-12-2020-0498.
    10.1108/IJRDM-12-2020-0498
  6. Leal, MM; Casais, B; Proenca, JF. "Tourism co-creation in place branding: the role of local community". TOURISM REVIEW (2022):
    10.1108/tr-12-2021-0542
  7. José Abreu; Marisa R. Ferreira; Beatriz Casais. "Empowering the Community or Escape Daily Routine—A Voluntourism Perspective". Sustainability 13 21 (2021): 12032-12032. https://doi.org/10.3390/su132112032.
    10.3390/su132112032
  8. Beatriz Casais; João F. Proença. "The use of positive and negative appeals in social advertising: a content analysis of television ads for preventing HIV/AIDS". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2021): https://doi.org/10.1007/s12208-021-00318-y.
    10.1007/s12208-021-00318-y
  9. Beatriz Casais; Túlia Poço. "Emotional branding of a city for inciting resident and visitor place attachment". Place Branding and Public Diplomacy (2021): https://doi.org/10.1057/s41254-021-00231-5.
    10.1057/s41254-021-00231-5
  10. Casais, Beatriz; Gomes, Lucilene Ribeiro. "Fashion bloggers' discourse on brands under corporate crisis: a netnographic research in Portugal". Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal 26 3 (2021): 420-435. http://dx.doi.org/10.1108/jfmm-09-2020-0206.
    Publicado • 10.1108/jfmm-09-2020-0206
  11. Ana Marina Lima; Beatriz Casais. "Consumer reactions towards femvertising: a netnographic study". Corporate Communications: An International Journal 26 3 (2021): 605-621. https://doi.org/10.1108/CCIJ-02-2021-0018.
    10.1108/CCIJ-02-2021-0018
  12. Casais, B; Gomes, LR. "Fashion bloggers' discourse on brands under corporate crisis: a netnographic research in Portugal". JOURNAL OF FASHION MARKETING AND MANAGEMENT (2021):
    10.1108/jfmm-09-2020-0206
  13. Lima, AM; Casais, B. "Consumer reactions towards femvertising: a netnographic study". CORPORATE COMMUNICATIONS (2021):
    10.1108/ccij-02-2021-0018
  14. Casais, B; Pereira, AC. "The prevalence of emotional and rational tone in social advertising appeals". RAUSP MANAGEMENT JOURNAL (2021):
    10.1108/rausp-08-2020-0187
  15. Marques, Ines Rios; Casais, Beatriz; Camilleri, Mark Anthony. "The Effect of Macrocelebrity and Microinfluencer Endorsements on Consumer-brand Engagement in Instagram". Strategic Corporate Communication in the Digital Age (2021): https://publons.com/wos-op/publon/49349704/.
    10.1108/978-1-80071-264-520211008
  16. Beatriz Casais; Bruno Sousa. "Heterogeneity of motivations and conflicts in pilgrim-to-pilgrim interaction: A research on the way of Saint James". Tourism Management Perspectives 36 (2020): 100748-100748. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100748.
    10.1016/j.tmp.2020.100748
  17. Casais, B; Fernandes, J; Sarmento, M. "Tourism innovation through relationship marketing and value co-creation: A study on peer-to-peer online platforms for sharing accommodation". Journal of Hospitality and Tourism Management (2020):
    10.1016/j.jhtm.2019.11.010
  18. Casais, B; Castro, C. "Online communication of accessibility conditions in touristic spots: the design-communication gap in Porto destination". JOURNAL OF HOSPITALITY AND TOURISM TECHNOLOGY (2020):
    10.1108/jhtt-07-2019-0096
  19. Casais, Beatriz. "Motivations for Tourism Shopping in Department Stores: an Exploratory Research about Tourists’ Profiles Visiting El Corte Inglés Gaia". European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (2019): https://doi.org/10.2478/ejthr-2019-0003.
    10.2478/ejthr-2019-0003
  20. Casais, Beatriz. "Residents’ involvement in city brand co-creation and their perceptions of city brand identity: a case study in Porto". Place Branding and Public Diplomacy (2019): http://dx.doi.org/10.1057/s41254-019-00132-8.
    10.1057/s41254-019-00132-8
  21. Santos, A.L.; Casais, B.. "Corporate hypocrisy and social responsibility: A comparative study of brand crises effect on consumer's attitude toward brands". World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development 15 1-2 (2019): 110-131. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063531302&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/WREMSD.2019.098470
  22. Oliveira, B.; Casais, B.. "The importance of user-generated photos in restaurant selection". Journal of Hospitality and Tourism Technology 10 1 (2019): 2-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058693971&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JHTT-11-2017-0130
  23. Kindl, EM; Casais, B. "Motivations and perceived opportunities for partnerships among international business consultancy firms". REVIEW OF INTERNATIONAL BUSINESS AND STRATEGY (2019):
    10.1108/ribs-02-2019-0024
  24. Casais, B.; Sousa, B.. "'Portugal, the best destination': The case study of a CSR communication that changed mentalities and increased business performance". World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development 15 1-2 (2019): 29-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063460862&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/wremsd.2019.098474
  25. Sousa, Bruno; Casais, Beatriz; Pina, Gilson. "Destination Image and the Role of Tourism Attributes: A Cape Verde Study Proposal". PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL WORKSHOP TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT (IWTHM2019) (2019): https://publons.com/wos-op/publon/49501005/.
  26. Sá, E.; Casais, B.; Silva, J.. "Local development through rural entrepreneurship, from the Triple Helix perspective: The case of a peripheral region in northern Portugal". International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048532892&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJEBR-03-2018-0172
  27. Beatriz Casais; Rita Ferreira Gomes. "Feelings generated by threat appeals in social marketing: text and emoji analysis of user reactions to anorexia nervosa campaigns in social media". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2018): https://publons.com/publon/17772321/.
    10.1007/S12208-018-0215-5
  28. Beatriz Casais; Sara Santos. "Corporate Propensity for Long-Term Donations to Non-Profit Organisations: An Exploratory Study in Portugal". Social Sciences 8 1 (2018): 2-2. https://publons.com/publon/8355224/.
    10.3390/SOCSCI8010002
  29. Balasyan, I; Casais, B. "Keeping Exclusivity in An E-Commerce Environment: The case of Farfetch.com and the market of luxury clothes". INTERNATIONAL JOURNAL OF MARKETING COMMUNICATION AND NEW MEDIA (2018):
  30. João F. Proença; Beatriz Casais. "Social advertisements for public health and epidemic dynamics: A study based on HIV/AIDS prevention television advertisements in four European countries". Journal of Social Marketing (2018): https://publons.com/publon/15963928/.
    10.1108/jsocm-07-2014-0049
  31. Casais, Beatriz. "Social advertisements for public health and epidemic dynamics: A study based on HIV/AIDS prevention television advertisements in four European countries". Journal of Social Marketing (2018): https://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/JSOCM-07-2014-0049.
    https://doi.org/10.1108/JSOCM-07-2014-0049
  32. Sousa, Bruno; Casais, Beatriz Graça Luz; Malheiro, Alexandra; Simões, Cláudia; Casais, Beatriz. "A experiência e o marketing turístico em contextos religiosos e de peregrinação: o caso ilustrativo dos Caminhos de Santiago". O contexto de peregrinação incorpora uma forte componente turística, pelas motivações identificadas dos peregrinos que tendem a ser mais espirituais e de caráter experiencial. O turismo de peregrinos, de que os Caminhos de Santiago são um exemplo, é por isso enquadrado nas atividades de marketing turístico, considerando tanto os efeitos económicos da existência dessas rotas de peregrinação, como a (2017): http://hdl.handle.net/1822/54113.
    Acesso aberto
  33. João Proença. "A Model to Classify Television Social Advertisements According to the Use of Positive or Negative Appeals". Advances in Advertising Research, Vol V: Extending the Boundaries of Advertising (2015): https://publons.com/publon/11970423/.
    10.1007/978-3-658-08132-4
  34. Casais, Beatriz; Proenca, Joao F. "Inhibitions and implications associated with celebrity participation in health-related social marketing: an exploratory research focused on HIV prevention in Portugal.". Health marketing quarterly 29 3 (2012): 206-22.
    10.1080/07359683.2012.705642
Capítulo de livro
  1. Francisca Quintas Rodrigues; Beatriz Casais. "Consumer Perception of Brand Repositioning Through Benefit Diversification and Intensity of Use". In The Case of Pedras. 2022.
    10.4018/978-1-7998-1630-0.ch004
  2. Bruno Sista; Beatriz Casais; Nuno Moutinho. "Online Reviews of Discount Products: The Case of Steam". 259-268. Springer Singapore, 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_21
  3. Marisa R. Ferreira; Carina Silva; Beatriz Casais. "Growing Pains". In Shifting From a Traditional Business Model – A Case Study, 252-267. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-7793-6.ch010
  4. Joana Almeida; Beatriz Casais. "Subject Line Personalization Techniques and Their Influence in the E-Mail Marketing Open Rate". 2022.
    10.1007/978-3-031-04829-6_48
  5. Tiago Da Costa; Beatriz Casais. "Social Media and E-Commerce". In A Study on Motivations for Sharing Content From E-Commerce Websites. 2022.
    10.4018/978-1-6684-6287-4.ch090
  6. Joana Balça; Beatriz Casais. "Return on Investment of Display Advertising". In Google Ads vs. Facebook Ads. 2022.
    10.4018/978-1-6684-6287-4.ch094
  7. Joana Balça; Beatriz Casais. "Return on Investment of Display Advertising". In Google Ads vs. Facebook Ads. 2021.
    10.4018/978-1-7998-3201-0.ch001
  8. Sofia Balio; Beatriz Casais. "A Content Marketing Framework to Analyze Customer Engagement on Social Media". 320-336. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-9020-1.ch016
  9. Casais, B; Proença, JF. "Quality of Life as an Outcome Disclosure of Positive Appeals in Social Advertisements: The Case of HIV/Aids Prevention Campaigns". 2021.
    10.1007/978-3-030-83286-5_4
  10. Balio, S; Casais, B. "A Content Marketing Framework to Analyze Customer Engagement on Social Media". 2020.
    10.4018/978-1-7998-2185-4.ch003
  11. Tiago Araújo; Beatriz Casais. "Customer Acceptance of Shopping-Assistant Chatbots". 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_26
  12. Casais, Beatriz. "Social Media and E-Commerce: A Study on Motivations for Sharing Content From E-Commerce Websites". In A Study on Motivations for Sharing Content From E-Commerce Websites. 2020.
    10.4018/978-1-7998-2185-4.ch006
  13. Casais, Beatriz. "Determinants for Value Creation in Mobile Apps Within the Tourist Experience". In An Exploratory Study in a Northern City in Portugal. 2020.
    10.4018/978-1-7998-1947-9.ch013
  14. Casais, Beatriz. "Search Engine Marketing to Attract International Digital Traffic". 2020.
    10.4018/978-1-7998-2963-8.ch004
  15. Casais, Beatriz. "Social Marketing for the Reduction of Tax Evasion: The Case of Electronic Invoicing in Portugal". 2019.
    10.1007/978-3-030-13020-6_11
  16. Casais, Beatriz. "Social Marketing Applied to HIV/AIDS Prevention: The Case of a Five-Year Governmental Response in Portugal". 2019.
    10.1007/978-3-030-04843-3_8
Resumo em conferência
  1. Faculdade de Economia. "The effects of price promotions on online user reviews". 2016.
  2. Casais, B; Proenca, JF. "Communicating the Prevention of a Stigmatised Disease: a Macromarketing Perspective". 2015.
  3. Casais, B; Proenca, JF. "The Gap between Theory and Practice in Social Marketing: A Research about the Use of Positive and Negative Appeals in European Television Advertising Preventing HIV/AIDS". 2015.
Tese / Dissertação
  1. Almeida, Joana. "A personalização da linha de assunto como fator decisivo na taxa de abertura do e-mail: um estudo do e-mail marketing na Salsa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24341.
  2. Teixeira, Bruno Miguel Nunes Matos. "O ewom como ferramenta de propagação do ódio". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24429.
  3. Girão, Maria Benedita. "A perceção da compra online por impulso sob a influência do remarketing". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24361.
  4. Abreu, Mafalda Sofia Monteiro de. "Influência da perceção do e-wom no brand equity : um estudo sobre marcas de luxo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24434.
  5. Lopes, João Pedro de Sousa. "A credibilidade atribuída pelo consumidor à informação veiculada pelo e- WOM incentivado: o caso Gearbest". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55470.
  6. Faria, Joana Beatriz Adão de. "Hypocrisy in socially responsible consumption: testing a model of the intention-behavior gap". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55498.
  7. Carneiro, Claudino Soares. "Da satisfação à fidelização no ensino superior: estudo sobre o processo de escolha para o segundo ciclo de estudos". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55635.
  8. Balça, Joana Neto Marques Coelho. "Display advertising : Google AdWords vs Facebook ads, um estudo sobre return on investment na YoursPorto, lda". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24363.
  9. Gomes, Ana Rita Ferreira. "A análise de sentimento em relação aos apelos de medo no Marketing Social: uma aplicação a campanhas de intervenção à anorexia". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55638.
  10. Vilaça, José Miguel Gomes. "O reconhecimento e credibilidade de influenciadores digitais em meios de comunicação de massas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56121.
  11. Araújo, Tiago. "Shopping assistant chatbots : uma nova solução digital para a empresa netgócio". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24343.
  12. Soares, Solange Gonçalves. "Plano de marketing digital para a empresa Ideias Aparatosas : o caso da COMPortugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/19679.
  13. Gomes, Mariana Gouveia. "As motivações para o passa-palavra eletrónico negativo por parte de consumidores que reclamam: um estudo exploratório". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46449.
  14. Guerreiro, Ana Margarida Sapage Madeira. "Consumer brand engagement através da criação de conteúdos nas redes sociais : o caso da Miligram Design". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/19674.
  15. Ferreira, Paula Daniela Oliveira. "Plano de marketing digital para loja online: Unity". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/20229.
  16. Pereira, Aline da Costa. "O uso do tom emocional versus informativo no marketing social: um estudo exploratório em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/49507.
  17. Gonçalves, Raquel Batista. "Desenvolvimento de extratos de própolis português visando diferentes aplicações: o caso da aplicação oral". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/50081.
  18. Tavares, Henrique Rodrigues. "Plano de marketing digital para plataforma e-commerce de venda de produtos de origem portuguesa: a empresa Port´Yard". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/20224.
  19. Santos, Ana Luísa Neves dos. "Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46453.
  20. Boulhosa, Maria Inês Pinheiro Pastoriça. "O perfil dos turistas que visitam e fazem compras no El Corte Inglés Gaia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/19677.
  21. Mesquita, Carla Sofia Santos Sousa. "Marketing sensorial: estudo do impacto dos estímulos sensoriais na experiência em spas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42232.
  22. Novo, José Manuel Lopes. "Narrativas publicitárias nas redes sociais: a mudança de paradigma das práticas criativas das agências portuguesas de comunicação". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42210.
  23. Santos, Sara Marisa Ferreira Costa. "Motivação dos empresários para a fidelização dos donativos às organizações sem fins lucrativos: um estudo de caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9830.
  24. Fernandes, Cristina Maria Oliveira. "A comunicação da responsabilidade social das empresas da distribuição através dos produtos de marca própria". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1669.
  25. Lima, Ana Marina Abreu de. "O Empowerment feminino na publicidade: um estudo exploratório sobre as perceções e atitudes dos consumidores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42207.
  26. Gomes, Lucilene Ribeiro. "O papel dos blogs de moda no processo de gestão de crise corporativa: um estudo exploratório". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42211.
  27. Igreja, Carla de Jesus Martins. "O valor dos relacionamentos na qualidade percebida no ensino superior público politécnico em Portugal". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1496.
  28. Beatriz da Graça Luz Casais. "Exploring Social Marketing Policies: The use of positive and negative emotional appeals in health advertising in four European Countries". Doutoramento, 2015. https://hdl.handle.net/10216/78752.
  29. Lemos, Mauro Wanderley Braga. "Micropropagação clonal de orquídeas: uma abordagem empreendedora". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30291.
  30. Casais, Beatriz da Graça Luz. "Inibições e Implicações Associadas à Participação de Figuras Públicas em Programas de Marketing Social de Prevenção da Infecção VIH: Um Estudo Exploratório.". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10216/20603.

Outros

Outra produção
  1. Relacionamentos na qualidade percebida do Ensino Superior Politécnico: um estudo exploratório. Objetivo: averiguar o impacto dos relacionamentos interpessoais (entre os prestadores de serviços e os alunos) e o grau de relacionamento na qualidade percebida e na satisfação no Ensino Superior Público Politécnico em Portugal. Desenho/metodologia/abordagem: a metodologia é exploratória e procedeu-se a uma análise na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Vian. 2017. Igreja, Carla; Teixeira, Andreia Sofia da Costa; Casais, Beatriz Graça Luz. http://hdl.handle.net/1822/54097.
  2. A influência da marca territorial na predisposição do consumidor turístico: O caso Cabo Verde. Objetivo: O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de uma marca territorial na identidade percebida pelo consumidor em contextos de turismo, no caso particular de Cabo Verde. Desenho/metodologia/abordagem: Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca territorial Cabo Verde na perspetiva dos pressupostos teóricos do prisma de identidade da m. 2017. Sousa, Bruno; Casais, Beatriz; Pina, Gilson; Casais, Beatriz Graça Luz. http://hdl.handle.net/11110/1627.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/01 - 2022/05/05 O papel do Storytelling na persuasão do consumidor no contexto de compra de produtos sensuais
Coorientador
Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 A credibilidade atribuída pelo consumidor à informação veiculada pelo e-WOM incentivado: O caso Gearbest Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Hypocrisy in Socially Responsible Consumption testing a model of the intention-behavior gap Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Da satisfação à fidelização no ensino superior: estudo sobre o processo de escolha para o segundo ciclo de estudos Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 A análise do sentimento em relação aos apelos de medo no Marketing Social: uma aplicação a campanhas de intervenção à anorexia Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 O reconhecimento e credibilidade de influenciadores digitais em meios de comunicação de massas Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Motivação dos empresários para a fidelização dos donativos às organizações sem fins lucrativos: um estudo de caso Gestão das Organizações do 3.º Setor (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 As Motivações para o Passa-Palavra Eletrónico Negativo por parte de Consumidores que Reclamam: Um estudo exploratório Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Responsabilidade Social e Hipocrisia Corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvimento de extratos de própolis português visando diferentes aplicações: o caso da aplicação oral Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Plano de marketing digital para a empresa Ideias Aparatosas : o caso da COMPortugal Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2017 - 2017 O perfil dos turistas que visitam e fazem compras no El Corte Inglés Gaia Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2017 - 2017 Consumer brand engagement através da criação de conteúdos nas redes sociais : o caso da Miligram Design Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2017 - 2017 O uso do tom emocional versus informativo no marketing social: um estudo exploratório em Portugal Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Plano de marketing digital para plataforma e-commerce de venda de produtos de origem portuguesa: a empresa Port´Yard Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2017 - 2017 Plano de marketing digital para loja online: Unity Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2016 - 2016 O papel dos blogs de moda no processo de gestão de crise corporativa: um estudo exploratório Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Narrativas publicitárias nas redes sociais: a mudança de paradigma das práticas criativas das agências portuguesas de comunicação Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 O Empowerment Feminino na Publicidade: um estudo exploratório sobre as perceções e atitudes dos consumidores Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Marketing Sensorial: Estudo do impacto dos estímulos sensoriais na experiência em spas Estudos de Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Barreiras à Internacionalização das Startups Portuguesas - Os casos da Uniplaces e da Landing.Jobs Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Plano de Marketing Klog Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Imagens geradas por utilizadores em plataformas online: Um estudo sobre a importância na escolha de restaurantes Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 The determinants to entrepreneurial intention among university students Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Stakeholders’ involvement in City Branding: The participation and identification of Porto residents on the image of the city Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 The knowledge about customer expectations in the e-commerce business: Case study about Farfetch UK Limited Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 An approach on auditor independence and customer relationship: a conflict of interests Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 The effects of Analytical Marketing as a support to the decision making process: the Case of Yves Rocher Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A Marketing Plan for Argacol Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 The effect of Price Promotions on Online User Reviews Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 E-commerce in luxury clothes industry: the ambivalence between exclusivity and ubiquity Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Analysing Turkish Market: Export opportunities for DOFcork Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Validity of GPS tracking devices for Alzheimer’s patients in Portugal Case study: Suricare Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Micropropagação clonal de orquídeas: uma abordagem empreendedora Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/09/01 - 2022/07/08 International Congress on Public and Nonprofit Marketing Co-Chair - University of Minho

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11/01 - Atual European Social Marketing Association - Board Member
Consultor
Distinções

Prémio

2018 Best Paper Award
2016 Best Paper Award
2011 Best Paper Award

Outra distinção

2018 Bolsa Erasmus + de mobilidade docente e de investigação
2017 Bolsa IACOBUS de mobilidade docente e de investigação
2014 Prémio Docente 2014 do Departamento de Gestão da EEG da Universidade do Minho
2014 Bolsa de Mobilidade Docente e de Investigação Erasmus +
2009 1º Prémio na categoria Publicidade Institucional no concurso europeu HIVisible Clip & Klar Europe 09 – European Videoclip Contest