???global.info.a_carregar???
Maria Isabel Pinto Simões Dias, docente do Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Leiria), investigadora doutorada a tempo integral no Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) e investigadora doutorada a tempo parcial (colaboradora) no Centro de Estudos em Educação e Inovação (Ci&dei).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Isabel Pinto Simões Dias
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Isabel Simões Dias

Identificadores de autor

Ciência ID
521C-3569-D044
ORCID iD
0000-0001-5522-3760
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=yn3GvDIAAAAJ

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015/09/28 - 2016/12/24
Concluído
Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores (140 horas/5 ECTS) (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
Muito Bom
2013/04/17 - 2013/06/11
Concluído
Formação de docentes e tutores EaD (80hs) (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Excelente
2008
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Programa de Competências Pessoais e Sociais: um Estudo no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2003
Concluído
Psicologia - especialização Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Programa Goal – Going for the goal/Lutar pelos objectivos” – um Programa de Competências de Vida aplicado a crianças do 4.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998
Concluído
Psicologia - área de especialização em Psicologia do Desporto (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
Bom
1995
Concluído
Psicologia - área de especialização em Psicologia do Desenvolvimento (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
Bom
Percurso profissional

Ciência

2014 - Atual Investigador (Investigação)
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal

Docência no Ensino Superior

2010/05/14 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009/01/04 - 2010/05/13 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2005/01/04 - 2009/01/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1999/03/15 - 2005/01/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outras Carreiras

1998/09 - 1999/01 Técnico Superior (Técnico Superior)
Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso, Portugal
1996/09 - 1998/08 Técnico Superior (Técnico Superior)
Cooperativa de Ensino de Alvito S. Pedro/Didálvi , Portugal
1995/09 - 1996/08 Técnico Superior (Técnico Superior)
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal

Cargos e Funções

2017 - Atual Coordenador da área Educação e Formação (CIEQV)
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
2019/03 - 2021/03 Membro efetivo do Conselho Pedagógico (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016/02 - 2020/05 Coordenadora da área da Psicologia do departamento de Comunicação, Educação e Psicologia (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013/09 - 2016/09 Coordenadora do curso de formação inicial de Educação Básica
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2016 Membro efetivo do Conselho Pedagógico (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011/07 - 2015/07 Coordenadora da área de Psicologia do departamento de Comunicação, Educação e Psicologia (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011/07 - 2013/07 Coordenadora do departamento de Comunicação, Educação e Psicologia (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/09 - 2011/09 Coordenadora do curso de formação inicial em Educação de Infância
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009/11 - 2010/09 Membro do Conselho Académico do IPL
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009/05 - 2010/09 Membro do Conselho Técnico-Científico (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009/04 - 2010/09 Membro do Conselho de Representantes (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2005/02 - 2007/02 Membro efetivo do Conselho Pedagógico (ESECS)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - Atual Fisica(Mente)
UID/CED/04748/2016
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2008 - Atual Grupo Projeto Creche
Projeto financiado (concurso interno IPL - 2010-2012)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria
2017 - 2019/09 Projeto EYE - International Learning Module for Early Years Education
Project n. º: 2017-1-DE02-KA202-004276
Outra
2010 - 2012/01 Formação em Educação: três experiências no IPL – ESECS [FORMEDUC]
FORMEDUC
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria
2009 - 2011/04 Sucesso Académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Leiria
SUCSAT
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maryline Gaspar; Isabel Simões Dias. 2018. "Evidências matemáticas em creche: um estudo com crianças entre os 12 e os 24 meses.". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Leiria, 93-99. Portugal.
    Publicado
  2. Inês Nunes; Isabel Simões Dias. 2017. "O choro como manifestação emocional: um estudo com crianças entre os 12 e os 24 meses.". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Portugal, 364-371.
    Publicado
  3. Carolina Nunes; Isabel Simões Dias. 2017. "Literacia emocional: um estudo com crianças entre os 12 e os 24 meses". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação., 343-350.
    Publicado
  4. Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu; Marta Fonseca. 2017. "Teoria da autodeterminação: comparação entre caminhada e atividades de ginásio". Portugal, 129-135.
    Publicado
  5. M.ª Odília Abreu; Isabel Simões Dias; Marta Fonseca. 2017. "Da motivação intrínseca ao exercício físico: intervenção em estudantes do ensino superior.". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação., 136-141. Portugal.
    Publicado
  6. Isabel Simões Dias. 2017. "Processo(s) de aprendizagem de conceitos matemáticos: experiências de supervisão em creche". Trabalho apresentado em II Encontro internacional de formação na docência (INCTE 2017), Portugal, 589-596.
    Publicado
  7. M.ª Odília Abreu; Isabel Simões Dias. 2016. "Modalidades na prática de exercício físico: uma realidade na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS/IPL)". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Portugal, 164-170. Portugal.
    Publicado
  8. Cláudia Oliveira; Edite Rodrigues; Verónica Fonseca; Ana Pinto; Isabel Simões Dias; Ana Paula Carreira. 2016. "Perceções de estudantes do Ensino Superior sobre a parceria creche/família: um estudo no âmbito da formação de professores". In V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação: Perceções de estudantes do Ensino Superior sobre a parceria creche/família: um estudo no âmbito da formação de professores, Portugal, 373-379.
    Publicado
  9. Helena Quaresma; Isabel Simões Dias. 2016. "A interação da criança com o livro: uma experiência na sala de 1/ 2 anos". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 48-52.
    Publicado
  10. Ana Lemos ; Sónia Correia; Isabel Simões Dias. 2016. "A matemática no quotidiano da creche: dados de um estudo qualitativo". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 106-111.
    Publicado
  11. Henriques, Tatiana; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2015. "A dislexia na primeira pessoa : dados de uma partilha entre pares". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Leiria, Portugal, 437-438. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  12. Silva, Mara Lisboa e; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2015. "A interação entre pares no momento da brincadeira livre". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 116-122. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  13. Henriques, Tatiana; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2015. "A interação criança/objeto de transição no momento da sesta : uma experiência em creche". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Leiria, Portugal, 236-241. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  14. Lemos, Ana Rita; Quaresma, Ângela; Fonseca, Verónica; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2015. "Organização do espaço em contexto de creche: dados de uma experiência formativa". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Leiria, Portugal, 313-317. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  15. Abreu, Maria Odília; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2015. "Qualidade de vida e exercício físico: descrição de uma amostra na ESECS/IPL". Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
  16. Pereira, Anabela Maria Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2015. "O assistente Social no Centro de Atividades Ocupacionais : um projeto em desenvolvimento". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 444-445. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  17. Jorge Carmo; M.ª José Gamboa; Isabel Simões Dias. 2014. "O desenvolvimento do altruísmo em crianças de 5 e 6 anos.". In III Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Livro de atas: conferências, artigos, relatos e posters: III Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 325-332. Portugal.
    Publicado
  18. Figueiredo, Liliana; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2014. "O papel da sesta na interação entre pares : uma experiência em contexto de creche". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Leiria, Portugal, 365-366. Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  19. Marcelino, Patrícia; Fonseca, Verónica; Correia, Sónia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2014. "O contexto familiar e o contexto de creche: cruzamento de dois olhares". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Portugal, 377-379. Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  20. Lamas, Sónia Margarida Paulo; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2014. "As interações entre pares na utilização do videojogo “O MEU BAÚ DOS BRINQUEDOS”". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Leiria, Portugal, 363-364. Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  21. Abel, Ana Paula; Correia, Sónia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2014. "Aprender em parceria: uma experiência na educação pré-escolar". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação., Leiria, Portugal, 319-324. Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria.
    Publicado
  22. Gonçalves, Sandra; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. "Comunicar com símbolos : uma proposta de educação inclusiva". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Equidade, Portugal, 2340-2360. Portugal: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
    Publicado
  23. Ana Paula Pires; Rita Leal; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. "As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal". In II Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação - Livro de Atas: II Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 288-295. Portugal.
    Publicado
  24. Santos, Vanessa Ferreira de Freitas; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia. 2013. "Avaliação : uma experiência em contexto de creche". Portugal. Portugal.
  25. Rita Leal; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Ana Paula Pires; Sónia Correia; Edite Rodrigues; Ângela Quaresma; Rute Vieira; et al. 2013. "Projeto Creche: um espaço de sentidos e significados". In II Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação - Livro de Atas: II Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 34-40. Portugal.
    Publicado
  26. Santos, M.J.; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. "Breve história de um desejo …". In Atas do I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para mudar: I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para mudar, Oliveira de Azeméis, Portugal, 2-9. Portugal.
    Publicado
  27. Santos, Diana; Conceição, Sónia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. "Planificar em creche ...que sentido?". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 446-447. Portugal.
    Publicado
  28. Quaresma, Ângela; Correia, Sónia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. "Desenvolvimento profissional : uma experiência de formação entre pares". Portugal.
  29. Fonseca, Verónica Lopes da; Rodrigues, Edite Frazão; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. "Planificar em creche : estudo de três propostas". Portugal.
  30. Pinto, Ana Cristina Oliveira de Sousa; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. "Vamos descobrir o castelo? Um projeto desenvolvido com crianças de 2/3 anos de idade". Portugal.
  31. Leal, Rita; Quaresma, Ângela; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Vieira, Rute; Pires, Ana Paula; Fonseca, Dora; Correia, Sónia; et al. 2013. "Projeto Creche : um espaço de sentidos e significados". Portugal.
  32. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gomes, R.; Peixoto, A.; Marques, B.; Ramalho, V.. 2012. "Treino de competências de vida: conceptualização, intervenção e investigação". In Atas do II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em contextos educativos”,: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em contextos educativos”,, Braga, Portugal, 35-45. Portugal.
    Publicado
  33. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Santos, M.J.. 2012. "O bebé e o educador de infância: uma relação de afetos". In Atas do I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para mudar: I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para mudar, Oliveira dos Azeméis, Portugal, 2-12. Portugal.
    Publicado
  34. Sónia Correia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Aprender na infância – processos e estratégias". In I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação – Livro de Atas: I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 265-270. Portugal.
    Publicado
  35. Sandra Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Comunicar com símbolos: avaliação do seu potencial pedagógico". In I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação – Livro de atas: I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 171-178. Leiria, Portugal.
    Publicado
  36. Regina Pereira; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Educação Pré-Escolar: a construção do grupo e o desenvolvimento de competências sociais". In I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação – Livro de atas: I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugal, 163-170. Portugal.
    Publicado
  37. Vieira, Rute; Fonseca, Verónica; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Dossier : um tesouro que espelha o nosso processo formativo". Portugal.
  38. Gonçalves, Sandra Marina Garcia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Comunicar com símbolos : avaliação do seu potencial pedagógico". Portugal.
  39. Pereira, Regina Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Educação pré-escolar : a construção do grupo e o desenvolvimento de competências sociais". Portugal.
  40. Correia, Sónia; Quaresma, Ângela; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Construindo equipa (s) : a experiência no Projeto Creche". Portugal.
  41. Santos, Maria José de Matos; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "4 histórias : 5205 vocábulos – incentivar a comunicação e a experiência oral no jardim de infância". Portugal.
  42. Correia, Sónia; Quaresma, Ângela; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Projeto creche : (uma) proposta de trabalho pedagógico na ESECS". Portugal.
  43. Quaresma, Ângela; Correia, Sónia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "To be an educator in a day care setting : conceptions and educational practices". Portugal.
  44. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia. 2012. "Aprender na infância : processos e estratégias". Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
  45. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Quaresma, Ângela; Correia, Sónia. 2011. "Desenvolvimento profissional docente : o (s) contributo (s) do Projecto Creche". Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
  46. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Quaresma, Ângela; Correia, Sónia. 2011. "Entrevista : uma experiência de avaliação do desenvolvimento profissional docente". Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
  47. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Ana. 2011. "Jogo simbólico e jogo dramático : uma experiência em contexto de creche". Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
  48. Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília. 2010. "Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Leiria". Portugal.
    Ferreira, J. B e outros - Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Leiria. In C. Nogueira e outros (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Braga: Universidade do Minho, 2010. p. 304
  49. Brites, J. F.; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília. 2010. "(In)sucesso académico no ensino superior : factores e estratégias de intervenção". Portugal.
  50. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2010. "Promoção de competências no ensino superior : dados de um programa de intervenção". Portugal.
  51. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Sónia Correia; Patrícia Marcelino; Correia, Sónia; Marcelino, Patrícia. 2009. "A primeira infância na formação inicial de educadores". In Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal, 740-750. Portugal.
    Publicado
  52. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2009. "O papel da comunicação no PPCppEI". In Atas da I Conferência Internacional de Psicologia e Educação: I Conferência Internacional de Psicologia e Educação, Covilhã, Portugal, 1-9. Portugal.
    Publicado
  53. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Anabela Pereira. 2009. "Competências em Educação: uma proposta de reflexão formativa". In Atas da I Conferência Internacional de Psicologia e Educação: I Conferência Internacional de Psicologia e Educação, Covilhã, Portugal, 1-8. Portugal.
    Publicado
  54. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2009. "Programa GOAL: lutar pelos objectivos na adolescência". In Experiências e Intervenções em psicologia da saúde. Resumos e textos do I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde: I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, Faro, Portugal, 1244-1250. Portugal.
    Publicado
  55. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Anabela Pereira. 2009. "Promoção da saúde mental: um estudo no Ensino Superior". In Experiências e Intervenções em psicologia da saúde. Resumos e textos do I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde: I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, Faro, Portugal, 839-846. Portugal.
    Publicado
  56. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2009. "Going for the goal (Goal) : lutar pelos objectivos na adolescência". Portugal: Centro Universitário de Investigação em Psicologia da Universidade do Algarve.
  57. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Kowalski, Isabel. 2008. "Formação reflexiva e desenvolvimento de competências". Portugal: Universidade do Minho.
  58. Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida Rodrigues. 2007. "Construindo pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior: implicações práticas de um estudo". Portugal.
  59. Dias, Isabel Simões; Cruz, José Fernando A.. 2007. "Programa GOAL - Going for the Goal / Lutar pelos objectivos: um programa de competências de vida no ensino básico". Portugal: Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP).
  60. Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida Rodrigues. 2007. "Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões". Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  61. Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida Rodrigues. 2006. "Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico". Portugal: Universidade de Évora. Departamento de Psicologia.
  62. Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida Rodrigues. 2006. "Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico". Portugal: Universidade de Évora. Departamento de Psicologia.
Artigo em revista
  1. Dias, Isabel Simões. 2018. "Grupo Projeto Creche: relato de uma experiência formativa". Revista Olh@res 1 (6): 74-86. http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/760.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Isabel Simões Dias; Isabel Kowalski. 2018. "Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância – uma experiência no Grupo Projeto Creche". Eventos Pedagógicos 9 (3): 1218-1243. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3109.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Isabel Simões Dias. 2017. "Ideias matemáticas em contexto de Creche: evidências da prática". Revista Educação e Matemática (143): 30-32. http://www.apm.pt/files/_Espaco_GTI_30_Ideias_matematicas_59f207d107b91.pdf.
    Publicado
  4. Maria Odília Abreu; Isabel Simões Dias. 2017. "EXERCÍCIO FÍSICO, SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA NA ESECS/IPL". PSICOLOGIA,SAÚDE & DOENÇAS 18 (2): 512-526.
    Publicado • 10.15309/17psd180219
  5. Pires, Ana Paula; Leal, Rita; Dias, Isabel Simões. 2017. "O espaço educativo em contexto hospitalar: um estudo em Portugal". Revista Educação - UNG-SER 2 (12): 31-41.
    Publicado
  6. Isabel Simões Dias; Sónia Correia. 2017. "A narrativa na construção da profissionalidade docente do educador em creche". Iniciação & Formação Docente 4 (2): 179-192. http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/article/view/2375.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Tatiana Henriques; Isabel Simões Dias. 2017. "Interação criança/objeto de transição no momento da sesta: uma experiência em creche". Interacções (46): 59-71.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Sónia Correia; Isabel Simões Dias. 2017. "O Grupo Projeto Creche como lugar de formação continuada". 5 (5): 1-12.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Ana Paula Abel; Sónia Correia; Isabel Simões Dias. 2016. "A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim de Infância.". Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS) 1 (1): 71-89. http://sites.ipleiria.pt/riecs.
    Publicado
  10. Maria Odília Abreu; Isabel Simões Dias. 2016. "Relação entre qualidade de vida e exercício físico em contexto de Ensino Superior.". Revista da UIIPS 4 (2): 216-229. http://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/9933.
    Publicado
  11. Isabel Simões Dias. 2015. "O conto e o reconto na promoção da oralidade: uma experiência na Educação Pré-Escolar". Revista Educação por Escrito 6 (2): 314-326. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.00000.
    Publicado • 10.15448/2179-8435.2015.2.00000
  12. Fonseca, Verónica; Rodrigues, Edite; Isabel Simões Dias. 2015. "A planificação em Creche: evidências da prática (Portugal)". Zero-a-Seis 17 (32): 154-154.
    Publicado • 10.5007/1980-4512.2015n31p154
  13. Isabel Simões Dias; Isabel Kowalski; Isabel Simões Dias. 2014. "Competence-based approach in portuguese early childhood education.". The New Zealand Journal of Teachers´ Work 11 (1): 49-61. https://www.researchgate.net/profile/Isabel_Dias/publication/279931915_Competence-based_approach_in_Portuguese_early_childhood_education/links/559ea0bd08aea946c06a3830/Competence-based-approach-in-Portuguese-early-childhood-education.pdf.
    Publicado
  14. Isabel Simões Dias; Isabel Simões Dias. 2014. "Promover competências em contexto educativo: estudo de três propostas de intervenção.". Educação por Escrito 5 (1): 80-97.
    Publicado • 10.15448/2179-8435.2014.1.16596.
  15. Isabel Simões Dias. 2014. "De bebé a criança: caraterísticas e interações". REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA 6 (12): 488-502. http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/372.
    Publicado
  16. Ana Paula Pires; Rita Leal; Isabel Simões Dias. 2014. "A relação educativa em contexto hospitalar em Portugal: o trabalho docente". Revista Pedagógica 16 (33): 153-168. https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2847.
    Publicado • 10.22196/rp.v16i33.2847
  17. Isabel Kowalski; Isabel Simões Dias. 2014. "Competências em Educação Pré-Escolar: estudo em contexto português.". Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento (3): 1-16. http://reid.ucm.ac.mz/index.php/reid/article/view/44.
    Publicado
  18. Ana Paula Pires; Rita Leal. 2014. "As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal).". Revista Liberato 15 (24): 105-112. http://revista.liberato.com.br/ojs-2/index.php/revista/article/view/315.
    Publicado
  19. Sónia Conceição; Isabel Simões Dias. 2014. "O objeto de transição: um estudo em contexto de creche.". Revista Zero-a-seis 1 (30): 3-16. https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/32434.
    Publicado • 10.5007/1980-4512.2014n30p3
  20. Isabel Simões Dias. 2013. "Sport participation and life skills development". Atención Primária (Especial): 1-1.
    Publicado
  21. Isabel Simões Dias; Sónia Correia; Patrícia Marcelino. 2013. "Desenvolvimento na primeira infância: características valorizadas pelos futuros educadores de infância.". Revista Eletrónica de Educação 7 (3): 9-24. http://dx.doi.org/10.14244/19827199483.
    Publicado
  22. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Sónia Correia. 2012. "Processos de aprendizagem dos 0 aos 3 anos: contributos do sócio-construtivismo". Revista IBeroamericana de Educación (60): 1-10.
    Publicado
  23. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2012. "Promover a saúde no ensino superior: o exemplo do PPCppEi". Revista Iberoamericana de Educación Superior (8): 104-114.
    Publicado
  24. José Brites Ferreira; Graça Seco; Fernando Canastra; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Maria Odília Abreu. 2011. "(In)sucesso académico no Ensino Superior: conceitos, factores e estratégias de intervenção". Revista Iberoamericana de Educación Superior (4): 29-40.
    Publicado
  25. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2010. "Competências em educação: conceito e significado pedagógico". Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (1): 73-78.
    Publicado
  26. Isabel Simões Dias. 2010. "Intervenção no Ensino Superior: promoção de competências com jovens adultos.". Revista Brasileira de Terapias Cognitivas 5 (2): 4-13.
    Publicado • 10.5935/1808-5687.20090011
  27. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2009. "Avaliação de competências em Educação de Infância". Revista Psicologia, Educação e Cultura (2): 327-342.
    Publicado
  28. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Anabela Pereira. 2008. "Intervenção no Ensino Superior: o PPCPPEI.". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2): 285-293.
    Publicado
  29. Graça Seco; Maria Isabel Pereira; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Casimiro, M.; Custódio, S.. 2006. "Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões.". Revista Psicologia e Educação (1): 7-21.
    Publicado
  30. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2005. "O lúdico". Revista Educação & Comunicação (8): 121-135. http://hdl.handle.net/10400.8/301.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Isabel Simões Dias; Sónia Correia; Edite Rodrigues; Daniela Couto. 2017. "Grupo Projeto Creche (GPC): história(s) significativas.". Cadernos de Educação de Infância, 2017/10/20: 34-37. http://www.apei.pt/edicoes/cei/?ide=2095&sort=2017.
  2. Isabel Simões Dias; Ana Pinto; Rita Anastácio; Sónia Correia. 2010. "Investigando prática(s) educativa(s) na primeira infância – o exemplo do projecto Creche (IPL-ESECS/NIDE).". Cadernos de Educação de Infância, 2010/12/11: 46-48.
  3. Isabel Simões Dias; Filipe, M.; Marques, S.; Maria Isabel Pereira. 2006. "Interacção entre díades face ao computador – uma experiência no jardim-de-infância.". Cadernos de Educação de Infância, 2006/12/11: 34-36.
  4. Ferreira, C.; Cordeiro, T.; Maria Isabel Pereira. 2004. "Avaliação do software educativo: porquê?". Revista Bimensal - proFORM@R online, 2004/04/20: 1-10.
  5. Ventura, A.; Vieira, R.; Maria Isabel Pereira. 2003. "O computador no pré-escolar – uma experiência de aplicação da tecnologia". Cadernos de Educação de Infância, 2003/03/20: 36-41.
Capítulo de livro
  1. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Kowalski, Isabel. "Uma experiência de formação por competências". Portugal: Instituto Politécnico de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/1018.
  2. Almeida, Susana Marta. 2019. "Socio-constructivist Pedagogies: The Interaction as the Foundation of the Child´s Development and Learning". editado por Marta Licardo; Isabel Simões Dias, 5-15. Maribor, Eslovénia: University of Maribor Press.
    Publicado
  3. Isabel Simões Dias. 2019. "Day Care Project Group: A Glance at Continuous Teacher Training in Early Childhood Education". editado por Marta Licardo; Isabel Simões Dias, 143-145. Maribor, Eslovénia: University of Maribor Press.
    Publicado
  4. Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu; Marta Fonseca. 2018. "Fisica(Mente): da investigação à intervenção educativa". In Desporto, Educação e Qualidade de Vida, editado por Isabel Simões Dias; Marisa Barroso; Pedro Sequeira, 146-159.
    Publicado
  5. Isabel Simões Dias; Ângela Quaresma. 2018. "Grupo Projeto Creche (GPC): fórum formativo promotor de bem-estar". editado por Isabel Simões Dias; Marisa Barroso; Pedro Sequeira, 160-177. Portugal.
    Publicado
  6. Isabel Simões Dias; Isabel Simões Dias. 2014. "A Psicologia do Desporto na formação inicial de técnicos desportivos". In A Formação de formadores em Educação Física e Desporto – perspetivas internacionais e tendências atuais, 53-62. Maio, Portugal: Edições ISMAI.
    Publicado
  7. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2011. "Participação desportiva de crianças e jovens e desenvolvimento de competências de vida". In Psicologia do esporte – da escola à competição, 99-128. Brasil, Brasil: Várzea Paulista: Editora Fontora.
    Publicado
Edição de livro
  1. Marta Licardo. 2019. Contemporary themes in early childhood education and international educational modules. Editado por Marta Licardo; Isabel Simões Dias. Maribor, Eslovénia: University of Maribor Press. http://press.um.si/index.php/ump/catalog/book/413.
    Publicado
  2. Isabel Simões Dias; Marisa Barroso; Pedro Sequeira. 2018. Desporto, Educação e Qualidade de Vida. Portugal.
    Publicado
  3. Dina Alves; Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu; Romain Munoz. 2018. VII Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria. https://sites.ipleiria.pt/ipce2018/files/2018/09/IPCE2018_AF.pdf.
    Publicado
  4. Dina Alves; Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu; Romain Munoz. 2017. VI Conferência Internacional – investigação, práticas e contextos em educação.. Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria. https://sites.ipleiria.pt/ipce2017/pt/livro-de-atas-2017/.
    Publicado
  5. Dina Alves; Hélia Pinto; Romain Munoz; Maria Odília Abreu; Maria Isabel Pinto Simões Dias. 2016. V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação.. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria. http://sites.ipleiria.pt/ipce2016/en/livro-de-atas-2016.
  6. Hélia Pinto; Romain Munoz; Maria Isabel Pinto Simões Dias. 2015. IV Conferência Internacional – investigação, práticas e contextos em educação.. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria. http://sites.ipleiria.pt/ipce2015/livro-de-atas-2.
  7. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Munoz. 2014. III Conferência Internacional – investigação, práticas e contextos em educação. Livro de atas: conferências, artigos, relatos e posters.. Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de Leiria. http://ipce2014.ipleiria.pt/files/2014/09/IPCE_2014_v3.pdf.
    Publicado
  8. Rita Cadima; Hélia Pinto; Hugo Menino; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. II Conferência Internacional – investigação, práticas e contextos em educação.. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Instituto Politécnico de Leiria. https://issuu.com/leonelbrites/docs/novo_ipce2013.
    Publicado
  9. Rita Cadima; Maria Isabel Pereira; Hugo Menino; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Hélia Pinto. 2012. I Conferência Internacional – investigação, práticas e contextos em educação.. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Instituto Politécnico de Leiria.
Edição de número de revista
  1. Luis Barbeiro; Hélia Pinto; Isabel Simões Dias. 2016. "Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS)". 1 (1).
    Publicado
Livro
  1. José Brites Ferreira; Graça Seco; Maria Odília Abreu; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Rita Cadima; Fernando Canastra. 2012. Sucesso e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Leiria. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria / Edições Afrontamento.
    Publicado
  2. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2009. Promoção de competências em educação. Leiria, Portugal: IPL-INDEA.
    Publicado
  3. Graça Seco; Casimiro, M.; Maria Isabel Pereira; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Custódio, S.. 2006. Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões.. Lisboa, Portugal: Politécnica: Associação dos Institutos Politécnicos do Centro.
    Publicado
  4. Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Custódio, Susana Margarida Rodrigues. 2005. Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/19.
Poster em conferência
  1. Marta Fonseca; Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu. 2018. "Aprender investigando no primeiro ciclo de estudos do ensino superior: Projeto Fisica(Mente)". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  2. Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu; Marta Fonseca. 2018. "Fisica(Mente): proposta de tutoria para motivar a prática do Exercício Físico". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  3. Isabel Simões Dias; Sónia Correia; Patrícia Marcelino. 2010. "How do children learn? Data from higher education students". Trabalho apresentado em 20th EECERA Conference “Knowledge and voice in early childhood: who knows, who speak, who listens?”.
  4. Sónia Correia; Isabel Simões Dias; Patrícia Marcelino. 2010. "How do children develop: data from higher education students". Trabalho apresentado em 20th EECERA Conference “Knowledge and voice in early childhood: who knows, who speak, who listens?”.
  5. Isabel Simões Dias. 2010. "Which childhood education competences do we need?". Trabalho apresentado em 20th EECERA Conference “Knowledge and voice in early childhood: who knows, who speak, who listens?”.
  6. José Brites Ferreira; Graça Seco; Fernando Canastra; Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu. 2010. "Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Leiria". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
  7. Beddoes, Kacey; Montfort, Devlin; Brown, Shane. 2009. "Competencies in childhood education". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology.
    10.18260/p.24017
  8. vus, viktor. 2009. "Enhancing mental health in higher education". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology.
    10.32437/mhgcj-2018
  9. Luís Silva; Carla Martins; Rui Gomes; Isabel Simões Dias. 2009. "Psychological factors related to eating disorders: a study with portuguese athletes.". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology.
  10. Isabel Simões Dias; Anabela Pereira. 2007. "Personal and Professional skills in childhood education: contributes for the validation of a questionnaire". Trabalho apresentado em Xth European Congress of Psychology.
  11. Graça Seco; Mafalda Casimiro; Isabel Pereira; Isabel Simões Dias; Susana Custódio. 2006. "Estudo da validade do questionário de vivências académica – versão reduzida (QVA-R): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Recurso online
  1. Isabel Simões Dias. 2018. Newsletter 1 – Grupo Projeto Creche: Introdução. https://www.ipleiria.pt/esecs/newsletter-1-grupo-projeto-creche-introducao/.
  2. Isabel Simões Dias. 2018. Newsletter 2 – Grupo Projeto Creche: A criança em contexto de Creche. https://www.ipleiria.pt/esecs/newsletter-2-grupo-projeto-creche-a-crianca-em-contexto-de-creche/.
Relatório
  1. Pires, Ana Paula Antunes Carreira; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2013. Avaliação da qualidade do serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal. http://hdl.handle.net/10400.8/1020.
  2. Pires, Ana Paula; Gordo, Clementina; Carvalho, Isabel; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Quintal, Isabel; Kowalski, Isabel; Gil, Manuela; et al. 2009. Projecto de formação e investigação em educação de infância (PFIEI) : relatório do projecto promover a qualidade em educação pré-escolar (PQEPE). http://hdl.handle.net/10400.8/199.
  3. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2008. Necessidades educativas especiais : expectativas dos estudantes da formação inicial de professores. http://hdl.handle.net/10400.8/358.
Resumo em conferência
  1. M.ª Odília Abreu; Isabel Simões Dias. 2018. "Psicologia: “metro” para o ensino a não psicólogos". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  2. Marta Fonseca; Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu. 2018. "Aprender investigando no primeiro ciclo de estudos do Ensino Superior: projeto Fisica(mente)". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal, 108-108.
    Publicado
  3. Isabel Simões Dias. 2017. "Processo(s) de aprendizagem de conceitos matemáticos: experiências de supervisão em creche". Trabalho apresentado em 2.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 166-166.
  4. M.ª Odília Abreu; Isabel Simões Dias. 2016. "Mental health: a description of a higher education sample (Leiria/Portugal)". Trabalho apresentado em 3rd World Congress of Health Research, Portugal, 82-82.
    Publicado
  5. Isabel Simões Dias; M.ª Odília Abreu; Marta Fonseca. 2016. "Fisica(mente): proposta de tutoria para motivar para a prática do exercício físico". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal, 136-136.
    Publicado • 10.21528/cbrn1999-053
  6. M.ª Odília Abreu; Isabel Simões Dias. 2016. "Physical exercise and quality of life: a study in higher education (Leiria/Portugal)". Trabalho apresentado em 3rd World Congress of Health Research, Portugal.
  7. Isabel Simões Dias. 2013. "Sport participation and life skills development". Trabalho apresentado em I World Congress of Children and Youth Health Behaviors., 87-87.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Santos, Joana Filipa Braga dos. 2018. "Da Creche ao Jardim de Infância: das interações à escuta das vozes das crianças". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/3356.
  2. Nunes, Ana Carolina Bernardino. 2018. "Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/3362.
  3. Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro. 2018. "Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/3797.
  4. Duque Vanegas, Maria Belen. 2018. "Realidad virtual en la educación artística: un camino para la innocación educativa". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/3404.
  5. Nunes, Inês Marques. 2018. "Ser Educadora". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/3535.
  6. Quaresma, Helena Isabel Pereira. 2017. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância: da ação à reflexão". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2617.
  7. Ferreira, Raquel Alexandra Benjamim. 2017. "Relatório de prática pedagógica: um percurso formativo entre a creche e o jardim-de-infância". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2614.
  8. Silva, Ana Filipa Jesus. 2017. "Da Creche ao Jardim de Infância: um processo de construção da prática docente". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2903.
  9. Santo, Sofia Jorge Pereira. 2016. "O percurso formativo em educação de infância: da música ao projeto dos caracóis.". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1906.
  10. Lamas, Sónia Margarida Paulo. 2016. "As interações entre pares e adultos na utilização do software educativo "o meu baú dos brinquedos"". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1937.
  11. Paula, Diana Redondo da. 2016. "Os caminhos da criança da creche ao Jardim-de-Infância : um mundo a (re)descobrir ...". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2316.
  12. Pereira, Anabela Maria Lopes. 2016. "Prática profissional do Assistente Social no contexto da Incapacidade Intelectual". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1942.
  13. Chaves, Rosalinda Coelho. 2016. "“Nunca Pensei Ser Artista!” Photovoice como forma de intervenção pelo bem-estar de pessoas idosas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2382.
  14. Silva, Ana Sofia Cardoso e. 2016. "Da Creche ao Jardim de Infância: Aprendendo em interação com crianças e adultos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1880.
  15. Madruga, Matilde Lomba Malta. 2016. "A sala de aula invertida (Flipped Classroom) na promoção da diferenciação pedagógica: uma experiência no 7.º ano de escolaridade". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2415.
  16. Alves, Maria Manuela Chagas. 2016. "Revelando aprendizagens: da creche ao jardim de infância". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1946.
  17. Esperança, Catarina Isabel Mateus. 2015. "Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1680.
  18. Silva, Mara Lisboa e. 2015. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: das interações entre pares ao projeto das abelhas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1799.
  19. Henriques, Tatiana dos Santos. 2015. "O percurso formativo em educação de infância: do objeto de transição ao projeto das abelhas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1843.
  20. Elias, Lúcia Isabel de Matos Salgueiro. 2014. "Educação de Infância : Experiências Formativas em Creche e Jardim de Infância". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2014.
  21. Pereira, Sónia Margarida Neves. 2014. "Um educador : Duas Realidades… O meu percurso da creche ao Jardim-de-Infância". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2048.
  22. Figueiredo, Liliana Perna. 2014. "Da Creche ao Jardim de Infância : construindo um caminho de aprendizagens com as crianças". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1591.
  23. Figueira, Susana Alexandra de Caires. 2014. "Aprendendo em parceria com as crianças : da creche ao jardim de infância". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1781.
  24. Godinho, Joana Machado. 2013. "Educação de infância : Aprendizagens conjuntas em contexto de creche e de jardim de infância". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1871.
  25. Conceição, Sónia Sofia Ferreira da. 2013. "Da Creche ao Jardim de Infância : conquistando a profissionalidade docente". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1977.
  26. Santos, Diana Sofia da Silva. 2013. "Da Creche ao Jardim de Infância… Um caminho de aprendizagens para a prática docente". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1866.
  27. Abel, Ana Paula Pedrosa Lobo Lourenço. 2013. "Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada e estudando o contributo da família nas aprendizagens das crianças no âmbito do projeto “Os Faróis”". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/1994.
  28. Dias, Maria Isabel Pinto Simões. 2008. "Programa de promoção de competências pessoais e sociais : um estudo no ensino superior". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10773/1109.

Outros

Outra produção
  1. Almeida, R.; Andrade, G.; Isabel Carvalho; M.ª José Charters; Cruz, O.; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Folgado, T.; et al. 2008. Sabe o que é a Educação Pré-Escolar?.
  2. Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Isabel Kowalski. 2008. Cadernos de Experiências.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016/05/13 - Atual Revelando aprendizagens: da Creche ao Jardim de Infância
Coorientador de M.ª Manuela Chagas Alves
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2018/11/21 Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
Coorientador de Mafalda Sofia Ribeiro Pedro
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018/07/17 Realidad virtual en la educación artística: un camino para la innocación educativa
Coorientador de María Belén Duque Vanegas
Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018/06/19 Ser Educadora: um percurso de aprendizagens com crianças e adultos desde a Creche ao Jardim de Infância
Orientador de Inês Marques Nunes
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/09 - 2018/06/19 Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
Orientador de Ana Carolina Bernardino Nunes
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018/06/12 Da Creche ao Jardim de Infância: das interações à escuta das vozes das crianças
Coorientador de Joana Filipa Braga dos Santos
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2017 Da Creche ao Jardim de Infância: um processo de construção da prática docente
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2017 Da Creche ao Jardim de Infância: um percurso de descobertas, aprendizagens e partilhas
Coorientador de Cristiana Santos Salada
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Prática Pedagógica: um percurso entre a Creche e o Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância: da ação à reflexão
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2017 Relatório de prática pedagógica: um percurso formativo entre a creche e o jardim-de-infância Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância: da ação à reflexão Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Da Creche ao Jardim de Infância: um percurso de descobertas, aprendizagens e partilhas
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Nunca pensei ser artista!” Photovoice como forma de intervenção pelo bem-estar de pessoas idosas
Orientador
Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 A sala de aula invertida (Flipped Classroom) na promoção da diferenciação pedagógica: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 As interações entre pares e adultos na utilização do software educativo “O meu Baú dos Brinquedos”
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 Os caminhos da criança da Creche ao Jardim de Infância: um mundo a (re)descobrir
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 percurso formativo em Educação de Infância: da música ao projeto dos caracóis
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 Da Creche ao Jardim de Infância: aprendendo em interação com crianças e adultos
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 Da Creche ao Jardim de Infância: Aprendendo em interação com crianças e adultos Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 O percurso formativo em educação de infância: da música ao projeto dos caracóis. Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 As interações entre pares e adultos na utilização do software educativo "o meu baú dos brinquedos" Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Prática profissional do Assistente Social no contexto da Incapacidade Intelectual Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Revelando aprendizagens: da creche ao jardim de infância Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Os caminhos da criança da creche ao Jardim-de-Infância : um mundo a (re)descobrir ... Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 “Nunca Pensei Ser Artista!” Photovoice como forma de intervenção pelo bem-estar de pessoas idosas Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 A sala de aula invertida (Flipped Classroom) na promoção da diferenciação pedagógica: uma experiência no 7.º ano de escolaridade Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: das interações entre pares ao projeto das abelhas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2015 O percurso formativo em Educação de Infância: do objeto de transição ao projeto das abelhas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2015 Da Creche ao Jardim de Infância: um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2015 Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: das interações entre pares ao projeto das abelhas Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 O percurso formativo em educação de infância: do objeto de transição ao projeto das abelhas Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Um educador: duas realidades … o meu percurso da creche ao jardim de infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Creche e Jardim de Infância – um caminho de descobertas e aprendizagens
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Eu e as crianças: interações, descobertas e aprendizagens na Creche e no Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: da Creche ao Jardim de Infância – uma multiplicidade de experiências
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Educação de Infância: experiências formativas em creche e jardim-de-infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Da Creche ao Jardim-de-infância: construindo um caminho de aprendizagens com as crianças
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Aprendendo em parceria com as crianças: da creche ao jardim-de-infância
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Da Creche ao Jardim de Infância : construindo um caminho de aprendizagens com as crianças Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Aprendendo em parceria com as crianças : da creche ao jardim de infância Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Educação de Infância : Experiências Formativas em Creche e Jardim de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Creche e Jardim de Infância – Um Caminho de Descobertas e Aprendizagens Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Um educador : Duas Realidades… O meu percurso da creche ao Jardim-de-Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Projeto: A Videoconferência na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada e estudando o contributo da família nas aprendizagens das crianças no âmbito do projeto “Os faróis”
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Educação de Infância: aprendizagens conjuntas em contexto de creche e de jardim-de-infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância: aprendizagens e descobertas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Da Creche ao Jardim de Infância: conquistando a profissionalidade docente”
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Da Creche ao Jardim de Infância … um caminho de aprendizagens para a prática docente
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Educação de infância : Aprendizagens conjuntas em contexto de creche e de jardim de infância Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Da Creche ao Jardim de Infância : conquistando a profissionalidade docente Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 A reflexão e a investigação na construção da profissionalidade docente – um olhar sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - 2012 Prática Pedagógica em Educação de Infância: investigando as brincadeiras e o adormecer em creche e descobrindo o mundo das abelhas no jardim-de-infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - 2012 Aprendendo com as crianças – da creche ao jardim-de-infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - 2012 Prática Pedagógica em Educação de Infância: do jogo em contexto de creche ao projeto Arco-Íris no Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - 2012 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: experiências em contexto de creche e de jardim-de-infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a Educação Pré-escolar: a construção do grupo e o desenvolvimento de competências sociais
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a Educação Pré-Escolar: conto e reconto – mais e melhor oralidade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: contributos do envolvimento das crianças na documentação das suas aprendizagens
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Prática Pedagógica em Educação de Infância: da reflexão à partilha de brinquedos entre pares na Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a prática em Educação de Infância – o envolvimento das crianças em contexto de avaliação pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a prática em Educação de Infância: o papel do envolvimento das crianças na avaliação
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflexão sobre a prática pedagógica: a interacção entre pares na Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a prática pedagógica: a construção de fantoches e a interacção entre pares
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a prática pedagógica: o papel das Novas Tecnologias no Currículo Funcional
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflexão sobre a Prática Pedagógica: a brincar aprendemos e resolvemos problemas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: o Jogo Dramático em contexto de Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O conto/reconto na Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05/03 - 2019/05/04 VIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2019) (2019/05/03 - 2019/05/04) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018/05/04 - 2018/05/05 VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2018) (2018/05/04 - 2018/05/05) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017/05/19 - 2017/05/20 VI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2017) (2017/05/19 - 2017/05/20) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016/05/05 - 2016/05/07 V Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2016) (2016/05/05 - 2016/05/07) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015/05/21 - 2015/05/21 Aula Aberta: “Dimensões da Prática Profissional em Educação Básica” (2015/05/21 - 2015/05/21) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015/05/08 - 2015/05/09 IV Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2015) (2015/05/08 - 2015/05/09) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/05/09 - 2014/05/10 III Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2014) (2014/05/09 - 2014/05/10) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013/05 - 2013/05 II Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2013) (2013/05/10 - 2013/05/11) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05/25 - 2012/05/26 I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2012) (2012/05/25 - 2012/05/26) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/07/09 - 2018/07/10 Dinamização do workshop “Eu cabulo, tu cabulas, ele cabula e nós avaliamos …” em parceria com M.ª Odília Abreu nas III Jornadas Pedagógicas do IPL (ESSLei – 09 e 10 de julho) – convite da comissão organizadora do evento
Oficina (workshop)
III Jornadas Pedagógicas do IPL (ESSLei – 09 e 10 de julho)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017/05/05 - 2017/05/05 Dinamização da oficina: “Pensar e agir: um convite à promoção de competências em contexto educativo” - 5.º Encontro de Psicologia Em contexto Educativo (ESSLei – 05 de maio) – convite da comissão organizadora do evento
Oficina (workshop)
5.º Encontro de Psicologia Em contexto Educativo (ESSLei – 05 de maio)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017/04/02 - 2017/04/02 Dinamização das sessões: “Promover experiências positivas em contexto de formação desportiva: exercícios práticos” (componente prática - 1h) “Formação desportiva: da prática ao desenvolvimento de competências” (componente teórica - 1h)
Oficina (workshop)
1.º Clinic Formação – Jovens no Desporto “da prevenção à intervenção”
Centro de Formação de Andebol de Leiria, Portugal
2017/02/16 - 2017/02/16 Apresentação da comunicação “Grupo Projeto Creche: estudo(s) com história(s) – Jornada: "Percursos e reflexos" (ESECS – 16 de fevereiro)
Encontro
Jornada: "Percursos e reflexos" (ESECS – 16 de fevereiro)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2002/03/01 - 2002/03/01 Prelecção: "O valor das competências no ensino básico"
Encontro
Jornadas Pedagógicas realizadas na ESEL
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2012 (Re)configuração das práticas educativas na prevenção do stresse na infância
Arguente principal
Rosa Maria Silva Gomes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Escolha parental do Ensino Privado: o caso da Escola PI
Arguente
Isabel Maria Melo Pires Bonita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 Construindo a identidade de educadora: uma experiência de investigação-ação
Presidente do júri
Mónica Feteira Resende (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – a análise da composição gráfica da criança a partir da narração de histórias, de acordo com a teoria de Luquet
Presidente do júri
Inês Cristina Gomes de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 Promoção de comportamentos emergentes de leitura em crianças de idade Pré-Escolar
Presidente do júri
Carla Sofia Santos Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – as estratégias de resolução de problemas numéricos utilizados por crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
Gabriela Vieira Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 Refletindo sobre a Prática pedagógica: um estudo sobre a conexão de padrões matemáticos e padrões rítmicos no Pré-Escolar
Presidente do júri
Milagros Uno Hernando (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância – estratégias e comunicação no contexto de resolução de problemas
Presidente do júri
Catarina Isabel Fernandes da Silva Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: o jogo e o desenvolvimento de competências sociais Vanessa Sofia Ferreira Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – a literatura infantil e a construção de valores morais Soraia Daniela da Silva Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 Aprendizagem cooperativa e promoção da autonomia dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico com recurso ao computador: da reflexão à prática Olívia Lopes Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 Prática de Ensino Supervisionada. Reflexão sobre a prática educativa. Desenvolvimento de competências sociais
Arguente
Ana Maria Maximiano Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Desenvolvimento de competências de iniciação à escrita em crianças do Jardim de Infância
Arguente
Ana Paula Lopes Silva Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010 Promoção de Comportamentos Saudáveis e Prevenção da SIDA no Ensino Superior
Arguente
Cláudia Margarida Correia Balula Chaves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 As atitudes face ao ambiente e as ciências físico-químicas
Arguente
Paula Cristina Amaro Roque (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 Stress em linha: programa de intervenção no Ensino Superior
Arguente
Tânia da Cruz d’Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/06 - 2019/06 Contemporary Themes in Early Childhood Education and International Educational Modules Moribor - Eslovénia
2019/05/03 - 2019/05/04 VIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2019) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2018/05 - 2018/05 VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2018) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2017/05 - 2017/05 VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2017) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2016/05 - 2016/05 V Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2016) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2015/05 - 2015/05 IV Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2015) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2014/05 - 2014/05 III Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2014) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2013/05 - 2013/05 II Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2013) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)
2012/05 - 2012/05 I Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2012) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/05 - 2019/05 Revista Contemporânea de Educação (RCE) (1809-5747) Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
2019/05 - 2019/05 Revista Iniciação & Formação Docente (2359-1064) Universidade Federal Triângulo Mineiro-UFTM
2017/05 - 2017/05 RELAdEI - Revista Latinoamericana de Educación Infantil (2255-0666) Universidad de Santiago de Compostela / Servicio de Publicaciones e Intercambio Científico / ILAdEI. Instituto Latinoamericano de Estudios para la Infancia.
2017/04 - 2017/04 Psicologia: Teoria e Pesquisa (0102-3772)
2016/09 - 2016/09 Revista Contemporânea de Educação (RCE) (1809-5747) Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
2015/09 - 2015/09 Revista Contemporânea de Educação (1809-5747) Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
2015/07 - 2015/07 1º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística
2015/03 - 2015/03 Revista Liberato
2014/10 - 2014/10 Revista Contemporânea de Educação
2012/07 - 2012/07 Revista IberoAmericana de Educación Superior

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010 - 2010 Elemento da Comissão Científica do Projecto CIEE -Clube de Inteligência Emocional na Escola - Aprender a Ser Feliz, coordenada pela Doutora Anabela Pereira
Especialista
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2006 Parecer técnico - creditação da ação de formação "O portfólio na Educação de Infância: promoção de uma aprendizagem reflexiva e efectiva"
Avaliador
Centro de Formação de Leiria, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - 2019 Estágio Intervenção em Espaços Educativos (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2015 Participação na concepção do curso de Pós-Graduação "Formação para docência" Pós-Graduação "Formação para a docência" (Postgraduate Certificate) Instituto Universitário de Educação, Cabo Verde
2014 - 2015 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Pós-Graduação "Formação para a docência" (Postgraduate Certificate) Instituto Universitário de Educação, Cabo Verde
2013 - 2015 Perturbações da aprendizagem e necessidades educativas especiais Formação especializada em Educação Especial – domínio da Comunicação e Linguagem e domínio Cognitivo – Motor (Diploma de especialização) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2015 Noções de Psicologia Social (Curso de Especialização Tecnológica) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013/09 - 2013/09 Programa Erasmus de mobilidade docente (Outros) Dunaújvárosi Egyetem, Hungria
2011 - 2012 Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos Curso de Formação de Inspectores Escolares Projecto Escola +/Escola para Todos, São Tomé e Príncipe
2010/05 - 2010/06 Programa Erasmus de mobilidade docente: 1) docência no curso de Scienze dell’Educazione; (2) contacto com a investigação coordenada pela Professora Doutora Roberta Mineo; (3) visita ao Istituto San Vincenzo de’Paoli (Reggio Emilia); (4) visita à Scuele e Nidi d’Infanzia – Istituzione del Comune di Reggio Emilia; (5) visita ao Reggio Children; (6) participação no atelier “Raggio di luce” - Il Centro Internazionale Loris Malaguzzi. (Outros) Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Itália
2009 - 2010 Psicologia Educacional e Relações Interpessoais Curso de Gestão Curricular e Supervisão Pedagógica Projecto Escola +/Escola para Todos, São Tomé e Príncipe
2009 - 2010 Dificuldades de Aprendizagem Curso de Gestão Curricular e Supervisão Pedagógica Projecto Escola +/Escola para Todos, São Tomé e Príncipe
2008 - 2010 Docente e responsável pelo programa da UC de Psicologia do Desporto - Curso de Desporto e Lazer (anos letivos 2008/2009 e 2009/2010). Desporto e Lazer (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 - 2010 Protocolo de colaboração IPL/ESECS e Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos: módulo “Noções básicas de Psicologia do Desporto” (5h) - curso formação de treinadores/Grau 1 (anos letivos 2008/2009; 2007/2008) e módulo “Psicologia do Desporto” (10hs) - curso formação de treinadores/Grau 3 (anos letivos 2009/2010). Curso de Formação de Treinadores (Outros)
2005 - 2009 Psicologia da Educação - Profissionalização em serviço (anos letivos 2008/2009; 2007/2008; 2006/2007 e 2005/2006). Profissionalização em Serviço (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2007/05 - 2007/05 Programa Erasmus de mobilidade docente: (1) docência em diferentes anos do curso de Maestro especialista em Educação Infantil; (2) visita a um Centro de Educación Infantil y Primaria;(3) participação num seminário sobre o sentido do humor; (4) contacto com as linhas de investigação do Departamento de Psicologia e com questões relativas ao Espaço Europeu de Ensino Superior. (Outros) Universidad de Valladolid, Espanha
2006 - 2007 Projeto Formação especializada em Educação Especial – domínio da Comunicação e Linguagem e domínio Cognitivo – Motor (Diploma de especialização) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2005 - 2006 Psicologia Educacional e das Relações Interpessoais Curso de Qualificação para o Exercício de Outras Funções Educativas: Organização e Desenvolvimento Curricular Instituto Pedagógico, Cabo Verde
2004 - 2006 Perturbações da Aprendizagem Formação especializada em Educação Especial – domínio da Comunicação e Linguagem e domínio Cognitivo – Motor (Diploma de especialização) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2001 - 2005 Docente da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento (anos letivos 2004/2005; 2003/2004; 2002/2003; 2001/2002) Enfermagem (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2001 - 2004 Membro da equipa de formação dos seguintes cursos (protocolo de colaboração entre o IPL/ESECS e Federação Portuguesa de Andebol/Associação de Leiria): Curso de Nível II /4.º Grau -módulo “A Importância da Preparação Psicológica no Desporto” (3h) – ano letivo 2001/2002. Curso de Nível I/Monitores - módulo “O Perfil do Monitor” (2h) e “O Treinador e o seu Comportamento” (3h) – ano letivo 2002/2003. Curso de Nível IV - módulos “A Intervenção do Psicólogo no Desporto” (4h) e “Coesão e Dinâmica de Grupos”(4h) – ano letivo 2003/2004 Curso de Formação de Treinadores
2002 - 2003 Dificuldades de Aprendizagem e Pedagogia Diferenciada (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2000 - 2001 Estratégias de Desenvolvimento Pessoal e Social (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2000 - 2001 Psicologia do Desenvolvimento Curso de Complemento de Licenciatura de Professores do Ensino Básico Instituto Pedagógico, Cabo Verde
2000 - 2001 Necessidades Educativas Especiais Curso de Complemento de Licenciatura de Professores do Ensino Básico Instituto Pedagógico, Cabo Verde

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Ordem dos Psicólogos - Especialidade Geral em Psicologia da Educação e Especialidade Avançada em Psicologia do Desporto Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/04 - Atual Elemento da comissão científica do Mestrado em Educação Pré-Escolar
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/01 - 2019/03 Elemento da comissão científica do Mestrado em Educação Pré-Escolar
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015/09 - 2017/07 Elemento da comissão científica do Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção em Espaços Educativos
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013/09 - 2016/09 Elemento da equipa da comissão científico-pedagógica do curso de formação inicial de Educação Básica
Coordenador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016/02/11 - 2016/02/12 Elemento da Comissão Científica do Congresso “Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia” organizado pelo Instituto Politécnico de Santarém
Membro
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2014/02/06 - 2014/02/07 Elemento da Comissão Científica do Congresso “Investigação, inovação e tecnologia: novos desafios”, organizado pelo Instituto Politécnico de Santarém
Membro
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2012/07/06 - 2012/07/07 Elemento da Comissão Científica do I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação – Investigar e Intervir para Mudar, organizado pela Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo em São Roque – Oliveira de Azeméis
Membro
2008/09 - 2010/07 Elemento da equipa de comissão científico-pedagógica dos cursos de formação inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Educação Básica e Educação Básica a distância
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010/05/20 - 2010/05/21 Elemento da Comissão Científica do I Congresso Nacional sobre “Apoio Psicológico no Ensino Superior: modelos e Práticas”, organizado pela Rede dos Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior – Associação Profissional
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal