???global.info.a_carregar???
Filipe Lopes (PhD) is a composer and performer with strong affinities with music composition, electroacoustic music and digital interactive systems. He creates music for multimedia installation, cinema and theater and currently, in addition to several creative and pedagogical works that combines music education and digital technologies, he is an Adjunct Professor at the School of Media Arts and Design (Porto Polytechnic Institute) and a researcher at the Research Center in Music Psychology and Music Education (CIPEM) of the Institute of Ethnomusicology Center for Music and Dance Studies (INET-md), as well as at uniMAD (research unit of ESMAD). He taught at several Portuguese institutions and recently he is focused on studying the relationship between music and plants and, on the other hand, focused on studying the relationship between reverberation and music composition
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe Cunha Monteiro Lopes Lopes
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Lopes, Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
5116-F254-CBF2
ORCID iD
0000-0002-5532-178X
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=8oBjVIQAAAAJ&hl=en

Moradas

  • Escola Superior de Media Artes e Design. Rua D. Sancho I, n.º 981, 4480-876, Vila do Conde, Vila do Conde, Portugal (Profissional)

Websites

  • www.filipelopes.net (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
PhD in Digital Media - Audiovisual Creation and Interactive Systems (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Composição Musical com o Espaço" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2009
Concluído
Master of Music in Sonology (Master)
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
"Õdaiko a Real Time Score Generator" (TESE/DISSERTAÇÃO)
8 (0-10)
2007
Concluído
Composição (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
15
2003
Concluído
Professor do Ensino Básico - Variante Educação Musical (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

2016 - Atual Investigador (Investigação)
Empregador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

2018/02/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016/02/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituição de acolhimento Empregador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/01 - 2017/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/01 - 2016/08/31 Professor Associado Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/03/01 - 2015/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014/04/01 - 2014/08/31 Professor Associado Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade Aberta, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Outras Carreiras

2007/09/01 - 2012/08/31 Carreiras / Categorias Subsistentes
Instituição de acolhimento Empregador
Fundação Casa da Música, Portugal Fundação Casa da Música, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Empregador
Escola EB 2,3 Maria Manuela Sá, Portugal
2003/09/01 - 2004/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Empregador
Escola EB 2,3 de Beiriz, Portugal

Cargos e Funções

2021/07/01 - Atual Coordenador das Relações Internacionais
Instituição de acolhimento Empregador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal

Outros

2015/09 - 2017/12 Coordenador do Serviço Educativo
Instituição de acolhimento Empregador
Orquestra Jazz de Matosinhos, Portugal Orquestra Jazz de Matosinhos, Portugal
2010/09 - 2012/08 Curador da Digitópia, um projecto da Casa da Música, INESC Porto, ESMAE e Escola das Artes - UCP.
Instituição de acolhimento Empregador
Fundação Casa da Música, Portugal Fundação Casa da Música, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2016 Composição Musical Com o Espaço
SFRH / BD / 51306 / 2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI
POCI-01-0145-FEDER-031380
PTDC/ART-PER/31380/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2017 Phonambient
www.phonambient.com
Investigador
Associação Sonoscopia , Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Filipe; Afonso, Pedro M.. "Cinema Sem Imagem: um estudo de geração imagética". Trabalho apresentado em Avanca Cinema International Conference, Avanca, 2020.
    Publicado
  2. Lopes, Filipe; Rodrigues, P. M.. "Plantorumori - first report". Trabalho apresentado em International Conference on Live Interfaces, Trondheim, 2020.
    Publicado
  3. Lopes, Filipe. "Old New Technologies #1". Trabalho apresentado em ARTECH 2019, Braga, 2019.
    Publicado • 10.1145/3359852.3359961
  4. Lopes, Filipe; Rodrigues, P. M.; Silva, H.; Miguel, M.. "Looking at music, science and education through the pianoscope". Trabalho apresentado em Research Hands on PIANO, Aveiro, 2018.
    Publicado
  5. Brasio, M.; Lopes, Filipe; Bernarndes, G.; Penha, R.. "Qualia - A Software for Guided Meta- Improvisation Performance". Trabalho apresentado em Sound and Music Computing Conference, Espoo, 2017.
    Publicado
  6. Lopes, Filipe. "Wallace: Composing Music for Variable Reverberation". Trabalho apresentado em Sound and Music Computer Conference, Espoo, 2017.
    Publicado
  7. Lopes, Filipe; Rodrigues, P. M.. "POLISphone: Creating and performing with a flexible soundmap". Trabalho apresentado em International Computer Music Conference & Sound and Music Computer Conference, Atenas, 2014.
    Publicado
  8. Gomes, J. A.; Barbosa, A.; Lopes, Filipe; Peixoto, N.; Costa, G.; Dias, R.. "Composing with Soundscapes: an Approach Based on Raw Data Reinterpretation". Trabalho apresentado em 2nd Conference on Computation Communication Aesthetics and X, porto, 2014.
    Publicado
  9. Lopes, Filipe. "Vexations". Trabalho apresentado em Artech, 6th International Conference on Digital Arts, Faro, 2012.
    Publicado
  10. Lopes, Filipe. "A real time score generator based on rhythm". 2010.
Artigo em revista
  1. Lêdo, Tiago; Lopes, Filipe; Penha, Rui. "Cant(a)eiro e Flormiga: relato de dois projetos de música com plantas em ambientes escolares". Revista Portuguesa de Educação Artística 10 2 (2021): 74-81.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34639/rpea.v10i2.160
  2. Lopes; Guedes. "Composing Music with a Space". Perspectives of New Music 58 1 (2020): 5. http://dx.doi.org/10.7757/persnewmusi.58.1.0005.
    10.7757/persnewmusi.58.1.0005
  3. Lopes, Filipe; Carvalho, Sara. "The Fukushima project for child composers: An interview with Dai Fujikura at Muschildren’17". IMPAR Online journal for artistic researchin music 2 1 (2018): 63-71. https://proa.ua.pt/index.php/impar/article/view/814/952.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Lopes, Filipe. "LabJázzica: Afinação das sementes". Revista Portuguesa de Educação Musical 142-143 (2017): 78-89.
    Publicado
  5. Gomes, Jose´ Alberto; De Pinho, Nuno Peixoto; Lopes, Filipe; Costa, Gustavo; Dias, Rui; Tudela, Diogo; Barbosa, Álvaro. "Capture and transformation of urban soundscape data for artistic creation". Journal of Science and Technology of the Arts 6 1 (2014): 97. http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v6i1.132.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7559/citarj.v6i1.132
  6. Lopes, Filipe. "Do desenho e do som: Harmonising screen scores and listening". Organised Sound 19 3 (2014): 228-238. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961368703&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S1355771814000211
Capítulo de livro
  1. Lopes, Filipe; Rodrigues, Paulo. "Musicking with Plants". In Perspectives on Music, Sound and Musicology, editado por Castilho, Luísa; Dias, Rui; Pinho, José, x-390. Suiça: Springer International Publishing, 2022.
    No prelo • 10.1007/978-3-030-78451-5
  2. Lopes, Filipe. "Eco: Vale de S. Paio". In PER#2: Ensaiar arte e Ciência para religar Natureza e Cultura, editado por A. Neilson; J. E. Silva, 167-173. Porto, Portugal: Teatro do Frio, 2019.
    Publicado
  3. Lopes, Filipe; Rodrigues, P. M.. "Paisagem Sonora: Pensamentos Polisphónicos". In Ecos do Opus Tutti, editado por Fundação Calouste Gulbenkian, 145-171. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Carvalho, Sara; Foletto, Clarissa; Lopes, Filipe; Hiney, Aoife. Musichildren'17: proceedings of the 1st International Conference Music for and by Children. Portugal: UA Editora. 2018.
  2. Lopes, Filipe. Variações sobre Espaço #4 [musical score]. Lisboa, Portugal: Scherzo Editions. 2018.
    Publicado
  3. Lopes, Filipe. Canção para Meredith (musical score for bass trombone). Lisboa, Portugal: Scherzo Editions. 2013.
    Publicado
  4. Lopes, Filipe. Canção para Meredith (musical score for tenor trombone). Lisbon, Portugal: Scherzo Editions. 2013.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Brasio, M.; Lopes, Filipe; Penha, Rui; Bernardes, G.. "Qualia - A Software for Guided Meta- Improvisation Performance". Trabalho apresentado em Sound and Music Computer Conference, 2017.
  2. Lopes, Filipe. "One Hearing, Two Ears, Many Listenings". Trabalho apresentado em I Deep Listening Conference, 2013.
Recurso online
  1. Lopes, Filipe. POLISphone. 2019. http://www.filipelopes.net/polisphone/.
  2. Lopes, Filipe. Internet Day. 2017. https://internet-day.herokuapp.com.
  3. Lopes, Filipe. Wallace. 2016. https://github.com/Filk/Wallace.
  4. Lopes, Filipe. Do Desenho e do Som. 2013. https://github.com/Filk/Do-Desenho-e-do-Som.
Resumo em conferência
  1. Lopes, Filipe; Caires, Pedro Ivo. "O filme-cego Caecus". Trabalho apresentado em Fórum Interno IPP, Porto, 2021.
    Publicado
  2. Lêdo, R.; Penha, Rui; Lopes, Filipe. "Music with plants: Cultivating Bonds Between Grade-Schoolers and Nature through Sound Design". Trabalho apresentado em Consciousness Reframed, Porto, 2019.
    Publicado
  3. Lopes, Filipe; Francisca Dores; Pedro Afonso; André Botelho. "ORCA". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.Porto, Porto, 2019.
    Publicado
  4. Oliveira, E.; Lopes, Filipe; Sara Carvalho. "Composing a sound installation to a specific outdoor place employing soundwalking as a methodology". Trabalho apresentado em International Conference Tracking the Creative Process in Music, Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. Lopes, Filipe. "Spaces Sing, Are You Listening". Trabalho apresentado em RESONATE, Thinking Sound and Space, Lisbon, 2018.
    Publicado
  6. Lopes, Filipe. "Musicalidade no Ensino do Audiovisual". Trabalho apresentado em Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes, Covilhã, 2018.
    Publicado
  7. Lopes, Filipe; Bernardes, G.; Cardoso, C.. "Variações sobre Espaço #6". Trabalho apresentado em International Conference on Live Interfaces, Porto, 2018.
    Publicado
  8. Lopes, Filipe; Rodrigues, Ó.. "Processos de composição da Afinação das Sementes¿". Trabalho apresentado em 1th International Conference Music for and by Children: Perspectives from children, composers, performers and educators, Aveiro, 2017.
    Publicado
  9. Lopes, Filipe; Rodrigues, Ó.. "Música com plantas, plantas com Música". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Porto, 2017.
    Publicado
  10. Lopes, Filipe; Ferreira, R.. "Cant(a)eiro: A program for music creation in schools". Trabalho apresentado em X International Research in Music Education Conference, Bath-Spa, 2017.
    Publicado
  11. Lopes, Filipe. "Grande Pesca Sonora". Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional de Investigação em Música, aveiro, 2017.
    Publicado
  12. Lopes, Filipe. "Compor Música com o Espaço". Trabalho apresentado em Performa: Encontros de Investigação em Performance, aveiro, 2015.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Lopes, Filipe. "Digital Therapies in Psychosocial Rehabilitation and Mental Health". Revisão de Handbook of Research on Digital Therapies in Psychosocial Rehabilitation and Mental Health (2021): https://www.igi-global.com/book/handbook-research-digital-therapies-psychosocial/272129.
    Em revisão
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Filipe; Filipe Cunha Monteiro Lopes. "Composição Musical com o Espaço". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, 2016. https://hdl.handle.net/10216/82736.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Lopes, Filipe. NU#01 [commissioned by Teatro do Frio]. 2020.
  2. Lopes, Filipe. Forja [music and sound design for short film]. EasyLab, 2020.
  3. Lopes, Filipe; Rodrigues, P. M.. Plantorumori. 2019.
  4. Lopes, Filipe. Tractatus Natura #1 [commissioned by Vertixe Sonora]. 2019.
  5. Lopes, Filipe. Pequena Meditação em Dó [commissioned by Arte No Tempo]. Arte no Tempo, 2019.
  6. Lopes, Filipe. Noite Branca. Braga Media Arts, 2019.
  7. Lopes, Filipe; Costa, G.. Em Surdina [music and sound design for performance]. Serviço Educativo Rivoli, 2018.
  8. Lopes, Filipe. Variações sobre Espaço #6. 2018.
  9. Lopes, Filipe. Lusco-Fusco [music and sound design for performance]. Circular, 2018.
  10. Lopes, Filipe. Variações sobre Espaço #4 [commissioned by João Vidinha]. Scherzo Editions, 2018.
  11. Lopes, Filipe. Clusia Rosea [commissioned by Câmara Municipal Matosinhos]. 2018.
  12. Lopes, Filipe. Cimbalino [music and sound design for short film]. Take it Easy, 2018.
  13. Lopes, Filipe. ECO [music and sound design for performance]. Teatro do Frio, 2017.
  14. Lopes, Filipe. Variações sobre Espaço #3 [commissioned by Orquestra Jazz Matosinhos]. 2017.
  15. Lopes, Filipe; Coelho, Jorge. Haja Luz [commissioned by Fundação Serralves]. 2016.
  16. Lopes, Filipe. Variações sobre Espaço #2 [commissioned by Miso Music Portugal]. 2016.
  17. Lopes, Filipe. Variações sobre Espaço #1 [commissioned by Henrique Portovedro]. 2016.
  18. Lopes, Filipe. Murk [music and sound design for short film]. Take It Easy, 2016.
  19. Lopes, Filipe. Viriato (commissioned by Porta Jazz). Carimbo Porta-Jazz, 2015.
  20. Lopes, Filipe. Concerto para Estrelas [music and sound design for performance]. Teatro do Frio, 2015.
  21. Lopes, Filipe. Abutre [music and sound design for performance]. Fundação Lapa do Lobo, 2015.
  22. Lopes, Filipe. Macabre [music and sound design for short film]. Take it Easy, 2015.
  23. Lopes, Filipe. O Maquinista. 2015.
  24. Lopes, Filipe. Body Textures [commissioned by Isabel Costa]. 2015.
  25. Lopes, Filipe. Do Desenho e do Som #3. 2013.
  26. Lopes, Filipe. Oco [music and sound design for performance]. Teatro do Frio, 2013.
  27. Lopes, Filipe. Power Ballad [music and sound design for performance]. Associação Eira, 2013.
  28. Lopes, Filipe. Dédalo [music and sound design for short film]. Take it Easy, 2013.
  29. Lopes, Filipe; Penha, Rui; Gomes, José Alberto; Guedes, Carlos; Costa, Gustavo; Dias, Rui; Rebelo, Pedro. Concerto X (commissioned by Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura). 2012.
  30. Lopes, Filipe. Les Paysages [music and sound design for short film]. Take it Easy, 2012.
  31. Lopes, Filipe. The Trap [music and sound design for performance]. Associação Eira, 2011.
  32. Lopes, Filipe. No Green No Blue [music score and sound design for short film]. 2011.
  33. Lopes, Filipe. E. 2009.
  34. Lopes, Filipe. Breu [music score for short film]. Take It Easy, 2009.
  35. Lopes, Filipe. Caldo Kenong. Miso Music Portugal, 2007.
Exposição artística
  1. Lopes, Filipe; Dores, F.; Afonso, P.. Projeto #1. 2019.
  2. Old New Technologies #1. 2019.
    10.1145/3359852.3359961
  3. Somalandra. 2015.
  4. Lopes, Filipe; Gomes, J.A.; Costa, G.; Fernandes, H.. Phonopticon. 2015.
  5. Lopes, Filipe; Rodrigues, P. M.; Fernandes, H.. Pianoscópio. 2014.
  6. Gomes, J.A.; Lopes, Filipe. Re-interpretação Urbana. 2014.
  7. Lopes, Filipe; Rodrigues, P. M.; Ferraz, M.. Inventário dos Frutos. 2014.
  8. Memórias do Fundão. 2013.
  9. Numa Sala com Cortiça e Som [official selection Cri.D.A competition]. 2012.
  10. Different Shapes, Same Rhythm. 2012.
  11. Vexations. 2012.
  12. Lagos Sonoros. 2010.
Gravação áudio
  1. Lopes, Filipe; Vidinha, J.; João Vidinha (Produtor). 2018. "Variações sobre Espaço #4". In Fricções, Scherzo Editions.
  2. Lopes, Filipe; Paulo Maria Ferreira Rodrigues da Silva; Henrique Fernandes; Sonoscopia (Produtor). 2017. "Pianosonoscópio". In Pianosonoscópio, Sonoscopia.
  3. Lopes, Filipe; Cardoso, Frederic; Frederic Cardoso (Produtor). 2015. "Do Desenho e do Som #1". In Press the Keys.
  4. Lopes, Filipe; Carimbo Porta Jazz (Produtor). 2015. "Viriato". In Sem Chão, Porta Jazz.
  5. Lopes, Filipe; Miso Music Portugal (Produtor). 2014. "Pianga". In Cadavre Exquis, Miso Records.
Projeto de som
  1. ESMAD & Frederica Nunes de Pinho (Escritor / Produtor). 2018. Às vezes sou pessoa, às vezes sou dinossauro [music for short film].
  2. Take it Easy (Escritor / Produtor). 2018. MotelX [tv commercial spot].
  3. Take it Easy (Escritor / Produtor). 2016. MotelX [tv commercial spot].
  4. Take it Easy (Escritor / Produtor). 2016. Galp Evologic [online commercial spot].
  5. Take it Easy (Escritor / Produtor). 2015. MotelX [tv commercial spot].
  6. Take it Easy (Escritor / Produtor). 2014. MotelX [tv commercial spot].
  7. Take it Easy (Escritor / Produtor). 2013. MotelX [tv commercial spot].

Outros

Outra produção
  1. Lopes, Filipe; Rodrigues, Paulo F.;. 2016. Manual para a Construção de Jardins Interiores – Supersonics. Contribuição na publicação do livro: Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F. 2016. Manual Para a Construção de Jardins Interiores. ed. 1, ISBN: 978-972-31-1564. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/01/07 Novas Tecnologias na Música e no Ensino da Música Questões Aprofundadas no Ensino da Música
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/01/05 Novas Tecnologias na Música e no Ensino da Música O uso de tecnologias no ensino da Música
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/12/05 Tablets vs Ardósias Questões Aprofundadas em Música
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2019/05/06 Music composition, Music education and Technologies Seminário sobre Composição Musical
Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2016/10/29 Supersonics GermInArte
Fundação Calouste Gulbenkian & Companhia Música Teatral (Lisboa, Portugal)
2016/07/12 Ouvido cuidado, ouvido educado Encontro Nacional de Composição e Análise Musical
Conservatório de Música de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/11/26 Macabre Atrás do Som e da Imagem
Miso Music Portugal (Lisboa, Portugal)
2015/05/03 Dois ouvidos, uma audição e muitas escutas. Percursos de Identidade Aula Aberta do Programa Doutoral em Música
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015 Composing expectations Seminar on Musical Notation
AFIM/INA-GRM (Paris, França)
2014/03 Tuning Sound and Space Music Lecture Series
NYUAD (Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos)
2014 Eu e o Schafer Quintas Abertas -Agricultura Electroacústica
Miso Music Portugal (Lisboa, Portugal)
2013/12/05 Som, Espaço e Identidade Post-Ip
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Interactions of old and new technologies TedX Matosinhos
TedX Matosinhos (Matosinhos, Portugal)
2012 Space and Music Composition Pechakucha Nights
Pechakucha Nights (Guimarães, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09/01 - Atual Criação Fitopoética: um exemplo de Ecoética no âmbito da performance musical
Coorientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - Atual Direcão de som na curta-metragem: A Felicidade e Coisas Mórbidas.
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/09 - Atual Realização da curta- metragem de animação Jornada Transparente
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/09 - Atual Estágio na Produtora Audiovisual Filmes da Mente
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/09 - Atual Esta´gio Profissional na Curta Metragens CRL
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/09 - Atual A produção da curta- metragem de ficção A Felicidade e coisas mórbidas
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/09 - Atual Influência das Teorias da Montagem Cinematográfica de Andre Bazín e Sergei Eisenstein no filme 3 Marias
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021/03/01 - 2021/07/30 Som e (in)consciência
Orientador
Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021/03 - 2021/07 Oniris: direção de som
Orientador
Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/09/01 - 2021/07 Prototipagem de um instrumento musical misto: a expressividade da interface
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09/01 - 2021/07 Performance audiovisual em espaço aberto: recolha, apropriação e transformação de elementos naturais
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09 - 2021/07 Estágio na Empresa Audiovisual JWorks
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021 - 2021 O abstracto vs concreto no design de som da curta-metragem 'Dicotomia'
Orientador
Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/10/27 - 2020/11 A Criação do Ritmo através da montagem da curta-metragem Johnny White
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/09/01 - 2020/10/16 Sistema de Geração Automática de Texto Para Performance
Orientador de Luís Carlos Ribeiro Kasprzykowski
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019/10/30 - 2020/10 A Construção da Curta-Metragem A Eternidade e Uma Noite na Perspetiva da Assistência de Realização
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/02/01 - 2020/07 Cego, Morto e Mudo: O Som de Consolatio
Orientador
Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/02 - 2019/07 A direção de som no filme 8 bits
Orientador
Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2019 Music with Plants: Cultivating Bonds Between Grade-Schoolers and Nature Through Sound Design
Coorientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015 - 2019 Registo, composição e vinculação de instalação sonora para um espaço específico através da revisitação
Coorientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/09/01 - 2017/12/31 Cant(a)eiro: Música com plantas
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/01 - 2017/12/31 Cant(a)eiro
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2017 Buddy - caixa de ritmos expandida
Coorientador
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2014 A utilização da paisagem sonora na composição musical
Coorientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/16 - 2021/09/18 IC CIPEM 2021 - Perspectives in Psychology of Music and Music Education¿ (2021/09/16 - 2021/09/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/19 - 2019/09/21 Conference on the Challenges in Music Education (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/19 - 2018/10/21 Conference on music for and by children (2017 - 2017)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/05/27 - 2017/05/27 Palestra pública e concerto por Lindsay Vickery da Western Australian Academy of Performing Arts, sob o título "Representing Sound With Expanded Notation" (2017/05/27 - 2017/05/27)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/05/19 - 2016/05/19 Concerto de Música séc. XX e XXI (2016/05/19 - 2016/05/19)
Concerto (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/04 - 2011/04 Concerto "Um bebé e um suspiro" (2011/04 - 2011/04)
Concerto (Outra)
Fundação Casa da Música, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/02/14 - 2020/02/14 Event that joins a high school class with a higher education class to create a musical performance with laptops.
Concerto
Um por todos, todos por Um
Braga Media Arts, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/07 Musicalidade(s)
Festival
Imagens do Real Imaginado
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/04/16 - 2019/04/16 Technical and creative coordination of master students in Music Education for the concert: Paluí, are you here? Sound stories for interior chants. Concert organized by Fundação Casa da Música.
Concerto
Ao Alcance de Todos
Fundação Casa da Música, Portugal
2018/12/17 - 2018/12/17 Moderator on an event about electronic music and digital art
Encontro
Ocupa #3 - perspectiva sobre música electrónica e arte digital em braga
Braga Media Arts, Portugal
2018/05/19 - 2018/05/20 Symposium on Social Impact of Music
Simpósio
Symposium on Social Impact of Music
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02/14 - 2018/02/14 Formação sobre tecnologia no ensino da música
Oficina (workshop)
Tecnologia no Ensino da Música
Curso de Música Silva Monteiro, Portugal
2017/12 - 2017/12 Neste workshop foram abordadas as componentes tecnológicas empregues no Cant(a)eiro, em especial o hardware e o software. Foram discutidos, também, aspetos genéricos sobre composição e performance musical com plantas, terminando com a criação em grupo de uma peça onde se juntam plantas, som e computadores.
Oficina (workshop)
O mundo digital desvendado em cinco workshops gratuitos e dois filmes
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/03/24 - 2017/03/24 Trabalho prático sobre e com tecnologias digitais na Educação Musical
Oficina (workshop)
V Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - 2017 Workshop de experimentação tecnológica virada para o ensino e práticas musicais
Oficina (workshop)
V Jornadas Pedagógicas da Pedagogia no Ensino Especializado da Música
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/11/26 - 2016/11/26 Workshop sobre criação musical com sons da paisagem sonora
Encontro
Encontro Nacional APEM
Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
2016 - 2016 Workshop para crianças sobre paisagem sonora
Oficina (workshop)
Princípios POLISphónicos
Fundação da Lapa do Lobo, Portugal
2015/04/05 - 2015/05/03 Formação sobre computação sonora com Pure Data
Seminário
Programar com Pd
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/02 - 2015/02 Palestra Phonambient, documentação e transformação artística do património sonoro, com Filipe Lopes, Gustavo Costa e José Alberto Gomes
Encontro
Phonambient
Associação Sonoscopia , Portugal
2012 - 2012 Workshop à volta das ideias de Cage sobre piano preparado
Oficina (workshop)
Pianos de Cage
Fundação Casa da Música, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07/19 Um Som Envolvente: Percepcionar a Interação dos Componentes Espectrais no Espaço Ressonante
Arguente principal
Joseph Louis Pablo Wilkinson (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/07/02 Desvelar o Invisível: Imaginário Espiritual na performance da obra para violino solo de J.S. Bach
Arguente principal
Camille Gomes Foletto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/02/05 Ato Performativo: Concepção e produção visual, cénica e interativa
Presidente do júri
Catarina Raquel da Silva Mendes da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020/07/23 Linhas de fuga: a música pop como material para uma prática composicional
Arguente principal
João Luís Pinho Vilar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020/07/20 WebD´accord: Aplicação Web Interactiva para Aprendizagem Musical de Princípios Tonais
Arguente principal
Cláudio José Martins Parauta (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/07/20 Soundin'Place - Promovendo a criação de narrativas sonoras em contexto pedagógico
Arguente principal
Pedro Henrique Rodrigues Luís (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/07/17 Estimular a criatividade musical através da imagem: relatos de um projeto de criação musical coletiva e expressão plástica individual
Arguente principal
Ângela Catarina Oliveira Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/04/20 O filme documental como criador de impacto social: o movimento vegan no documentário Veggie Revolution
Presidente do júri
Bárbara de Oliveira Tavares Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/10 Cantos de ballenas en la composición musical contemporánea
Arguente principal
Álvaro Domínguez Escalona (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019/07 "Around Mind Reflections": Estudos de presença em ambientes imersivos site-specific, com recurso a altifalante paramétrico
Arguente principal
Gonçalo João Figueira dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 Interdependent Compositions Employed in Sonic Ecosystems: Integrating the Listener in the Evolving Soundscape
Arguente principal
Marcelo Ferreira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/12 Estratégias de análise da música eletroacústica para a disciplina de A.T.C. – um estudo de caso
Arguente principal
Ângela Maria Soares da Ponte (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018/07/18 Experiências musicais contemporâneas - um estudo de caso no ensino profissional
Presidente do júri
José Tiago Oliveira Baptista (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/07 Aural exploration of post-tonal music theory: an automatic musical variations generator in MAX
Arguente principal
Allen Alonso Torres-Matarrita (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/07 Aprendizagem Musical Através de Composição Assistida por Computador
Arguente principal
Isabela Corintha de Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/07 Cavaquinho Português em Performance Solo
Arguente principal
Paulo Jorge Rodrigues Bastos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018/07 The anxiety and music performance pedagogy: the case of the violinist
Arguente principal
Carlos Guilherme Diniz Rocha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/07 Música instrumental para orgão de tubos e electroacústica 3 Juno
Arguente principal
Cláudio Miguel Andrade Fonseca de Pina (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/07 Música em rede: um paradigma espacial na composição e na performance
Arguente principal
Nuno Gonçalo Prazeres Torres (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/07 Música para bateria solo: Um estudo da bateria na Música Erudita
Arguente principal
Rui Filipe Jesus Faustino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/02 Buddy - caixa de ritmos expandida
Vogal
Alexandre Miguel Serafim Bento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 Apropriação de conceitos musicais em A.T.C. : modos gregorianos
Presidente do júri
Maria de Fátima Fonte Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Acousmatic Park Interacção com espaço sonoro, natureza e modos de escuta
Arguente principal
Francisca Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 Qualia software de orientação para Meta-Improvisação
Arguente principal
Manuel Brásio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/07 - 2021/07 International Conference on Design & Digital Communication Barcelos, Portugal
2021/06 - 2021/06 International Conference on Digital Audio Effects Vienna
2020/09/09 - 2020/09/11 International Conference on Digital Audio Effects Vienna
2020/05/14 - 2020/05/15 7º EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Arte e Design Fábrica de Criatividade, Castelo Branco, Portugal
2020/03/09 - 2020/03/12 International Conference on Live Interfaces Trondheim
2018/07/04 - 2018/07/07 Sound and Music Computing Conference Limassol, Cyprus
2018/06/14 - 2018/06/16 International Conference on Live Interfaces Porto, Portugal
2017/09/25 - 2017/09/28 International symposium on computer music multidisciplinary research Matosinhos
2017/07/05 - 2017/07/08 Sound and Music Computing Conference Espoo, Finland
2016/08/31 - 2016/09/03 Sound and Music Computing Conference Hamburg, Germany
2012/07/11 - 2012/07/14 Sound and Music Computing Conference Copenhagen, Denmark
2011/07/06 - 2011/07/09 Sound and Music Computing Conference Padova, Italy

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Revista Portuguesa de Educação Musical (1646-6306 ) Associação Portuguesa de Educação Musical
2021/02 - 2021/03 Journal of Science and Technology of the Arts (2183-0088) Universidade Católica Portuguesa
2019/09 - 2019/09 IMPAR: Online Journal for Artistic Research (2184-1993) Jorge Salgado Correia, INET-md, University of Aveiro
2019 - 2019 Diacrítica Journal (2183-9174) Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09 - Atual Contexto e Análise de Narrativas Comunicação Audiovisual (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/09 - Atual Som II Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/09 - Atual Imagem e Som Interativos Sistemas e Media Interativos (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/09 - Atual Dissertação/Projeto/Estágio Profissional Comunicação Audiovisual (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/02 - Atual Especialização Avançada Comunicação Audiovisual (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018/02 - Atual Som III Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018/02 - Atual Projeto Audiovisual Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2015/03/01 - Atual Oficina de Produção Tecnológica Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/02 - 2020/07 Som e Imagem Fotografia (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019/03 - 2019/07 Som II Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018/09 - 2019/02 Som I Tecnologia da Comunicação Audiovisual (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018/02 - 2018/07 Som I Tecnologia da Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016/09 - 2017/08 Projeto de Instalação Artística Criação Artística Contemporânea (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09 - 2017/08 Área Vocacional 1 Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09 - 2017/08 Música do Séc. XX-XXI Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09 - 2017/08 Análise, Teoria e Criação Musical B Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09 - 2017/08 Ciência e Tecnologias da Música B Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2014/02 - 2014/07 Som e Música Digitais Média-Arte Digital (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Sistemas Digitais Interativos Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Introdução à Música Eletroacústica Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009/09 - 2011/08 Análise e Síntese de Som Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009/09 - 2011/07 Programação Musical I Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009/09 - 2011/07 Programação Musical II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2016/03 Questionário/Entrevista acerca de tópicos e assuntos relacionados com música e composição musical Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Scientific Committee of the Unidade de Investigação da Escola Superior de Media Artes e Design
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/11/07 - 2019/11/07 Jury in the "XXI Century Composition Competition - Viana do Castelo Academia de Música de Viana do Castelo, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Distinction for original score MACABRE (2015) by Jerónimo Rocha and João Real.
Athens Animfest, Grécia
2015 Prize for Sound and Visual Effects of MACABRE (2015) by Jerónimo Rocha and Miguel Real at CinEuphoria
2013 European Competition for Live-Electronic Music Projects
European Conference of Promoters of New Music, Países Baixos
2012 ShortCutz Lisboa Prize to the short movie “Les Paysages” by Jerónimo Rocha
ShortCutz, Portugal
2012 Selected work – “Numa Sala com Cortiça e Som” at the Cri.D.A Competition
Guimarães Capital Europeia da Cultura, Portugal
2010 Honorable Mention to the short-movie BREU by Jerónimo Rocha
Festival FEST, Portugal
2005 Winner of the Festival Black&White - Experimental Audio Award
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Outra distinção

2013 Audience Prize awarded to “The Trap”, created and performed by Mariana Tengner Barros at the ImpulsTanz-Festival
2011 Phd Schoolarship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2009 Selected musical performance at Sound and Music Computer Conference
2007 Compositor Residente
Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal
2006 Erasmus Program
Instituto Politécnico do Porto, Portugal