Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
 - Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Teixeira dos Santos
 
Nomes de citação
- Teixeira, Carla
 
Identificadores de autor
- Ciência ID
 - 501F-7AFD-E034
 - ORCID iD
 - 0000-0002-8721-812X
 
Endereços de correio eletrónico
- carla.teixeira@fcsh.unl.pt (Profissional)
 
Websites
- http://www.clunl.edu.pt/pt/home.asp (Profissional)
 - https://www.researchgate.net/profile/Carla_Teixeira12 (Académico)
 - https://unl-pt.academia.edu/CarlaTeixeira (Académico)
 
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
 - Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
 - Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
 - Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
 - Ciências Sociais
 
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Português (Idioma materno) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 
                                  2024 
                                 Concluído 
                               | 
                              Título de Perito em Ensino Não Presencial  (Outros)
                                  Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2022 - 2023 
                                 Concluído 
                               | 
                              Educação Digital  (Pós-Graduação)
                                  Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                              17 | 
| 
                                  2020/05 - 2020/06 
                                 Concluído 
                               | 
                              The New Role of the Educator: Best Practices in Online Education (Outros)
                                  Banco Santander Portugal, Portugal 
                              IE Foudation, Espanha  | 
                              |
| 
                                  2020/05/21 
                                 Concluído 
                               | 
                              Literatura e Animação de Histórias (Outros)
                                  Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                              19 | 
| 
                                  2018 - 2018 
                                 Concluído 
                               | 
                              Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras (Outros)
                                  Universidade do Porto, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2009 - 2014 
                                 Concluído 
                               | 
                              Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
                                  Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                                 ""A Formulação e a Indução de Experiências. Análise de textos da área do vinho"" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              Muito bom por unanimidade | 
| 
                                  2000 - 2005 
                                 Concluído 
                               | 
                              Mestrado em Estudos Portugueses, Literatura Comparada (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                                 "A construção textual do erotismo. Análise de narrativas literárias”" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              Bom com Distinção | 
| 
                                  1998 - 2000 
                                 Concluído 
                               | 
                              Ramo de Formação Educacional (Pós-Graduação)
                                  Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                               | 
                              16 | 
| 
                                  1994 - 1998 
                                 Concluído 
                               | 
                              Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
                                  Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                               | 
                              15 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2014/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2010/01 - 2013/12 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/09 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | ||
| 2020/10/01 - 2022/06 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal | 
| Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal (...)  | 
                              ||
| 2019/10 - 2020/06 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | ||
| 2017/09 - 2020 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal | 
| 2018/09 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2009 - Atual | Investigador | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | 
| 2010/01 - 2012/12 | Investigadora (Investigação Científica) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2007/01 - 2009/12 | investigadora (Investigação Científica) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2010/01 - 2014/12 | A indução e formulação de experiências. Análise linguística de textos da área do vinho.
                                  SFRH / BD / 61439 / 2009 
                               | 
                              Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021/01/01 - Atual | Projeto CLUNL
                                  UIDB/LIN/03213/2020 
                                 UIDP/LIN/03213/2020 
                                 Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2021/01 - Atual | HisTel, Historicidade dos Textos e Ensino da Língua
                                 
                                  Investigador
                                     
                              Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil 
                                  | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2020 - Atual | Projeto estratégico UID/03213/2020
                                  UID/03213/2020 
                                 Investigador
                                     
                              CLUNL/ FCT, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2015/01 - 2020/12 | CoRUs - Projeto Estratégico 2015-2020
                                  PEst-OE/LIN/UI3213/2015 
                                 Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
                                  UID/LIN/03213/2019 
                                 Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2013 - 2019 | Projeto estratégico UID/LIN/03213/2013
                                  UID/LIN/03213/2013 
                                 Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 3213 - 2011-2012
                                  PEst-OE/LIN/UI3213/2011 
                                 Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista | 
                                 
  | 
                           
| Capítulo de livro | 
                                 
  | 
                           
| Documento de trabalho | 
                                 
  | 
                           
| Edição de número de revista | 
                                 
  | 
                           
| Livro | 
                                 
  | 
                           
| Resumo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Tradução | 
                                 
  | 
                           
Outros
| Outra produção | 
                                 
  | 
                           
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento)  | 
                           |
|---|---|---|
| 2023/12 | Direitos Humanos na Perspectiva das Ciências da Linguagem: O papel da escola na construção da cidadania. |  III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI 
                                  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) 
                               | 
                           
| 2023/10/24 | Recursos digitais para o desenvolvimento de práticas de Escrita Académica em Português. | Oradora convidada em sessão síncrona da Unidade Curricular Aprendizagem, Pedagogia e Currículo em Ambientes Digitais da Pós-Graduação
                                 em Educação Digital
                                  Coordenação da Pós-graduação em Educação Digital (Portugal) 
                               | 
                           
| 2023/09 | A construção do discurso interativo por estudantes do ensino superior: mecanismos enunciativos e modalidade epistémica. |  ENDA 3. Encontro Nacional sobre o Discurso Académico. 
                                  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) 
                               | 
                           
| 2023/06 | A apropriação do discurso teórico por estudantes do ensino superior: posicionamento enunciativo e uso da modalidade. | 8.ª Conferência Internacional Gramática & Texto ¬– GRATO 2023
                                  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2022/11/08 | Literacia Mediática e Dinâmicas de Linguagem na Construção de Textos de Alunos do Ensino Superior. | VII SENAL, Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
                                   (Brasil) 
                               | 
                           
| 2022/11/06 | Ensino e Multimodalidade: o WhatsApp como recurso informal de aprendizagem. | 13.º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Simpósio Gêneros multimodais como instrumentos de ensino em contexto pandêmico
                                   (Brasil) 
                               | 
                           
| 2022/10/12 | Uma abordagem histórico-discursiva para a didatização de textos argumentativos no painel Historicidade dos textos e ecos intergeracionais. | Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e no Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso – JADIS IX
                                 - CIED IV
                                  Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto) 
                               | 
                           
| 2022/07/07 | Media literacy of humor column in higher education students: Language dynamics and thematic content. | 2nd International Congress on 21st Century Literacies. 
                                  Instituto Politécnico de Santarém 
                               | 
                           
| 2021/09/10 | A sinopse: Um percurso didático para apropriação do género. | ENDA 2. Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática.
                                  CELGA-ILTEC/DPDA e CLUP (Coimbra, Portugal) 
                               | 
                           
| 2021/07 | Media literacy of humor in times of pandemic. Assessing the comprehension. | ICCL2021. International Congress on 21st Century Literacies. 
                                  Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal) 
                               | 
                           
| 2021/07 | Crónicas de humor em tempo de pandemia. Caracterização de género e análise de texto. | CICLC 2021. IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
                                  Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal) 
                               | 
                           
| 2021/07 | Cidadania e ensino: uma proposta de participação democrática. | ISD 2021. VII Congreso Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo. El linguaje como actividad: investigaciones y práticas
                                 didáticas em um mundo multingüe. 
                                  UDA IKASTAROAK Cursos de Verano (Donostia, San Sebastian, Espanha) 
                               | 
                           
| 2021/07 | Voto de Ministro do Supremo Tribunal Federal como gênero da tradição jurídica: didatização da história do gênero para a a formação dos juristas. | ISD 2021. VII Congreso Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo. El linguaje como actividad: investigaciones y práticas
                                 didáticas em um mundo multingüe. 
                                  UDA IKASTAROAK Cursos de Verano (Donostia, San Sebastian, Espanha) 
                               | 
                           
| 2019/11 | Notas sobre o género textual carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego: perceções e práticas textuais de sala de aula. | GRATO 2019, 6.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
                                  Grupo Gramática & Texto, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, FCSH/NOVA (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/07 | O agir jornalístico e representações sobre o racismo: contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para uma análise multimodal. | VI.º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
                                  Universidade do Vale do Rio de Sinos, Porto Alegre. (Porto Alegre) 
                               | 
                           
| 2019/06/22 | O ensino da escrita para contextos profissionais: a produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego. |  VI.º Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – Algumas décadas de investigação e ensino. 
                                  Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/06 | Writing abstracts in higher education: types of discourse. | The 12th ARLE Conference Languages and texts: learning and developmental approaches. 
                                  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/03/23 | Apreciação crítica em contexto escolar: estratégias de ensino-aprendizagem. | 
                                  Universidade de Aveiro, Grupo ProTextos (Aveiro, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/01 | “OK, então acho está bom”: reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo ensino superior. | FLAEL, VI Fórum de Linguística Aplicada – Ensino e Aprendizagem de Línguas. 
                                  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ NOVA (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/01 | Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos. | 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación. 
                                  Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha) 
                               | 
                           
| 2018 | Percursos de escrita no ensino superior: o resumo no artigo científico. | 17º WGT (Novos) Balanços e Perspetivas. Organização de Maria Teresa Brocardo & Clara Nunes Correira
                                  Grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a formação de professores. Questões sobre trabalho, géneros de texto e gramática. | VIII Encontro de Investigação e I Encontro Internacional de Investigação
                                  Centro de Investigação e Publicações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | A multimodalidade na escrita académica. | 1.º ENDA, Encontro Nacional sobre Discurso Académico
                                  CELGA-ILTEC (Leiria, Brasil) 
                               | 
                           
| 2018 | O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. | 1.º ENDA, Encontro Nacional sobre Discurso Académico
                                  CELGA-ILTEC (Leiria , Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | Escrita colaborativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico. | III Encontro Temático APL/ESE
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | Para o desenvolvimento da Multiliteracia: o ensino do texto multimodal em Portugal. |  III Encontro Temático APL/ESE
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho.  (Setúbal, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | As Constituições Portuguesas de 1933 e 1976 e os seus ecos intertextuais:a linguagem enquanto poder. | Congresso Internacional Linguagens de Poder
                                  Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task | SIG EduLing Seminar Linguistics for Language Teaching and Learning. 
                                  ARLE, International Association for Research in L1 Education (Bialystok, Polónia) 
                               | 
                           
| 2017 | Marcadores de género e representação do sujeito: análise de comentários políticos em televisão. | GRATO 2017, 5ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
                                  Grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | O comentário político em televisão: gramática e texto em ação. | Encontro Ciência 2017. Sessão Media, Comunicação e Cidadania. Representação Grupo Gramática & Texto. 
                                  FCT (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | Empoderamento do ator no testamento vital: interfaces nos contextos jurídico e da saúde | VI SIMELP, Simpósio Mundial de Estudos de Língua 
                                  Escola Superior de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016 | Questões de gramática para o ensino dos géneros textuais: o caso do(s) comentário(s) ou da opinião. | 1º Encontro Temático APL/ESE: Formação par a promoção de competências em Língua Materna. 1-2 julho de 2016.
                                  Organização APL/ESELx, ESE Porto, ESE Setúbal. (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016 | Representações, opiniões e comentários. | WGT Representação. 
                                  Grupo Gramática & Texto, CLUNL.   (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016 | O poder da opinião. Análise comparada de comentários televisivos. | JADIS VI/ CIED II – Sextas Jornadas de Análise do Discurso e Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso da Universidade
                                 de São Paulo
                                  Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016 | Multimodalité dans les médias lusophones: une étude comparative de la valeur du signe ‘Zika’ dans la presse écrite. | ALAPP 2016/ The 6th International Applied Linguistics and Professional Practice Conference
                                  International Applied Linguistics and Professional Practice (Copenhaga, Dinamarca) 
                               | 
                           
| 2015 | Texto e gramática na mídia publicitária: avaliação de práticas linguístico-textuais | GRATO 2015, Julho 2015
                                  Gramática & Texto (CLUNL) (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2015 | O preâmbulo da constituição como texto indutor de comportamento acional | Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 18, 19, 20 junho 2015
                                  Unisinos, São Leopoldo (São Leopoldo, Brasil) 
                               | 
                           
| 2015 | A prática profissional jurídica no género acórdão | SIMELP, Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
                                  Università del Salento  (Lecce, Itália) 
                               | 
                           
| 2014 | O hedonismo em géneros e textos sobre o vinho. Análise em diferentes patamares linguísticos. | Grupo de leituras G&T.Leituras do grupo Gramática & Texto,
                                  Grupo de leituras G&T.Leituras do grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2014 | Para uma análise linguística de textos da área do vinho sobre indução e formulação de experiências. | Aula de Teoria do Texto do curso de Mestrado de Ciências da Linguagem, Revisão e consultoria linguística.
                                  FCSH—UNL. (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2013 | A Atividade e a descrição do objeto em géneros de texto da área do vinho | 4ème Rencontres de l’Interacionisme Socio-Discursive
                                  Universidade de Genebra (Genebra, Suiça) 
                               | 
                           
| 2013 | O valor das formas verbais em textos da area do vinho | VIII Fórum de Partilha Linguística dos  Jovens Investigadores do CLUNL
                                  Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2013 | A referência nominal e a organização textual no rótulo de garrafa de vinho | GRATO, 3ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2013 | How are consumer experiences induced? A linguistic perspective of texts analysis on wine | Apresentação a alunos do 1º ano de Linguística da Universidade de Utreque (convite).
                                  CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2012 | Argumentação em textos indutores de comportamento | X Congreso Internacional de Lingüistica General (18 a 20 abril de 2012)
                                  Universidad de Zaragoza (Zaragoza, Espanha) 
                               | 
                           
| 2011 | A atividade e a agentividade na caracterização do género | 2ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto: Grato
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2011 | Genre and activity: Examples of innovation and creativity on thematic and compositionality | 38 th International Systemic Functional Congress
                                  Grupo de Linguística Sistémico-Funcional da Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2011 | A agentividade no agir publicitário: uma análise multimodal | IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul/IV SIL: Discurso, Gênero e Memória
                                  Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul, Brasil) 
                               | 
                           
| 2011 | Nem só e apenas fazem este texto! | WGT
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2011 | Ser e estar em figuras de acção em textos sobre o vinho | WGT Ser e Estar
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2011 | A indução e a Formulação de Experiências. Análise Linguística de Textos da Área do Vinho | WGT Formação Avançada
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2010 | O vinho é festa! Análise de uma crónica radiofónica |  Vº Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
                                  Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2010 | Pistas para o ensino do género anúncio publicitário |  Encontro Pretexto/CLUNL — GEPLA/UFC Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas
                                  Pretexto/CLUNL-GEPLA/UFC (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2010 | Marcas de género de incitação à acção: o caso da recensão crítica enológica | Work/shops) em Gramática & Texto
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2010 | Ser e estar em figuras de acção nos textos. Xº WGT Ser e estar, FCSH-UNL, 13 de novembro de 2010 | Xº WGT Ser e estar
                                  GRupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2010 | Da aplicabilidade da noção de figura de acção. Análise de textos de autor | 26é Congrés de Lingüística i Filologia Romàniques 
                                  Sociedade de Linguística Românica (Valencia, Espanha) 
                               | 
                           
| 2010 | A atividade e a agentividade na caraterização do género | 2ª Grato, Conferência em Gramática & Texto
                                  Grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2009 | Argumentação e composicionalidade em folheto postal e comentário crítico sobre o vinho |  WGT Argumentação
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2009 | O contributo da noção de coerência e de unidades verbais e não verbais para a definição de um género textual |  Grato, Conferência Internacional em Gramática & Texto
                                  Grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2008 | Aspectos composicionais da recensão crítica enológica | Caderno WGT Composicionalidade
                                  Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2007 | Apontamentos sobre a citação como elemento de género e de argumentação em cartaz sindical | IIº Fórum de Partilha Linguística do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL
                                  Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2007 | La dynamicité de la langue dans des textes de différents genres | Révolutions Saussuriennes
                                  Facultés des lettres; Faculté de Psychologie et des Sciences d'Éducation (Genebra , Suiça) 
                               | 
                           
| 2007 | Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a literatura como actividade de linguagem | II Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
                                  CLUNL/Grupo Langage, Formation, Action, Universidade de Genebra (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2007 | O intertexto na dinamicidade da produção textual | XXIII Encontro nacional da Associação Portuguesa de Linguística
                                  Associação Portuguesa de Linguística (Évora, Portugal) 
                               | 
                           
| 2006 | “Até os comemos”: análise de primeira página de jornal desportivo através do conceito de esquematização | II Jornadas de Estudo em Teoria do Texto (JETT)
                                  Grupo Pretexto  (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2005 | «A Gigana», de Manuel Teixeira-Gomes, O conceito de género através de análise de narrativa literária | I Jornadas de Estudo em Teoria do Texto (JETT)
                                  Grupo Pretexto (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado  | 
                              Curso (Tipo) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2023 - 2024/04/17 | Contributos para o Desenvolvimento da Escrita numa Turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: o artigo de enciclopédia
                                 ilustrada. 
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no Ensino do 2.º Ciclo (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal 
                              Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal  | 
                           
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação)  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/01 - Atual | 7.ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text (2021/11/18 - 2021/11/20)
                                  Congresso (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2019/11/14 - 2019/11/16 | 6.ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text (2019/11/14 - 2019/11/16)
                                  Congresso (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | 4ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text
                                  Congresso (Coorganizador) 
                               | 
                              CLUNL/ FCT, Portugal | 
| 2011 - 2011 | Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas. Encontro Pretexto/CLUNL — GEPLA/UFC, Lisboa, 9 a 12 de março de 2011.
                                  Oficina (workshop) (Outra) 
                               | 
                              Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | 
| 2008/07/14 - 2008/07/15 | III.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2008 - 2008)
                                  Conferência (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | 
| 2007 - 2007 | II.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2007 - 2007)
                                  Conferência (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | 
| 2006/07/01 - 2006/07/01 | I.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2006 - 2006)
                                  Conferência (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação  | 
                              Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2025/03/06 | Utilização de recursos multimédia para o apuramento das competências da escrita e da oralidade, nas disciplinas de Português
                                 e de Inglês. 
                                  Arguente 
                               | 
                              Vítor Esteves dos Santos (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2025/02/14 | Organização textual e mecanismos enunciativos no texto de opinião: contributos para a escrita. 
                                  Arguente 
                               | 
                              Pedro Miguel Chanoca Polido (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/12/19 | Projeto Gatafunho: A Tecnologia Digital na Aprendizagem de Géneros Textuais no 1.º CEB. Relatório da Prática de Ensino Supervisionado.
                                 
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Mariana Cardiga (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/07/05 | O Ensino da Análise Linguística para o Desenvolvimento da Proficiência Leitora.  Projeto de qualificação para obtenção do
                                 título de doutor em Linguística. 
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Lílian Paula Leitão Barbosa (Outro)
                                  Universidade Federal do Ceará, Brasil 
                               | 
                           
| 2024/04/24 | Descobrir o “Outro” através da Literatura: textos e metodologias para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas
                                 aulas de Português e de Inglês.  Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Francisca Jorge Simões (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/04/23 | A Utilização de Tecnologias Digitais como Ferramenta para a Aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório da Prática
                                 de Ensino Supervisionado.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Madalena Mendes (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2022/06/28 | As vozes de combate à Covid-19. O discurso de divulgação científica em contexto de pandemia.
                                  Arguente 
                               | 
                              Sónia Mesquita (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 | Dificuldades de Escrita em Diferentes Níveis de Ensino: Um Caso Angolano
                                  Vogal 
                               | 
                              Natália Valentina Viti (Doutoramento)
                                  Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2023/09/07 - 2023/09/08 | Membro da Comissão Científica do ENDA 3. Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática. CELGA-ILTEC/CLUNL. | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa | 
| 2021 - 2021 | Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática. CELGA-ILTEC/DPDA e CLUP. 9 e 10 de setembro. | Coimbra | 
| 2019/10/09 - 2019/10/11 | Membro da Comissão Científica do ENAPL2019 (XXXV.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística) | Universidade do Minho | 
| 2019/07/06 - 2019/07/06 | XIV.º Fórum de Partilha Linguística, organização do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | 
| 2019/01/16 - 2019/01/18 | Comissão Científica do FLAEL, Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: Perspetiva didáticas e formativas em gramática e texto | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Intercâmbios (Pontíficia Universidade de São Paulo) (2237-759X) | |
| 2023 - Atual | EUTOMIA: Revista de Literatura e de Linguística (Universidade Federal de Pernambuco) (1982-6850) | |
| 2023 - Atual | Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC (Universidade Federal do Ceará) (2237-6321) | |
| 2023 - Atual | Revista Eletrónica de Linguística dos estudantes da Universidade do Porto (ElingUP). | |
| 2020/08 - Atual | Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, n.º 1, vol. 11 (2237-6321) | Programa de Extensao TEIA Entrepalavras | 
| 2015 - Atual | Nonada — Letras em Revista, nº 25, “Ciência como Paixão: tributo a Anna Rachel Machado”, Dinorá Fraga e Rosalice Pinto (eds.) (2176-9893) | |
| 2021 - 2021 | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) | CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa | 
| 2019/01 - 2019/04 | Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará | |
| 2019 - 2019 | Letras em Revista, v. 10, do Mestrado Acadêmico em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). (2318-1788) | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria  | 
                              Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2018 - Atual | Comissão Científica do XIII.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
| 2017 - Atual | Comissão Científica de Grammar and text: Selected papers from the 10th and 11th Forums for Linguistic Sharing (Cambridge Scholars Publishing) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
| 2017 - Atual | 12.º Fórum de Partilha Linguística, FCSH-UNL, organização do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL, 23 e 24 novembro de 2017 | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
| 2016 - Atual | Comissão Científica do Xº Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
| 2016 - Atual | Elemento da comissão de avaliação da obra Textos e discursos no direito e na política: análises e perspectivas interdisciplinares, Rosalice Pinto e Maria das Graças Rodrigues (org.), Grácio Editor [ISBN 978-989-8377-98-2] | ||
| 2015 - Atual | Comissão Científica da 4ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2022 - 2025 | Prática de Ensino Supervisionada II | Prática de Ensino Supervisionada II (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2021 - 2025 | Escrita Académica em Português | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2021 - 2025 | Perspetivas Integradas Sobre a Realidade Social | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2023/09 - 2024/06 | Portuguese Culture, Erasmus | Portugueses Culture Erasmus (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2023 - 2024 | Técnicas de Escrita | Artes Visuais e Tecnologias (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica | Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2020/11 - 2021/01 | Língua Portuguesa | CTeSP em Cibersegurança (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Engenharia e Tecnologias, Portugal | 
| 2020/11 - 2021/01 | Língua Portuguesa: Comunicação e Diversidade | CTeSP Acompanhamento em Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | 
| 2020/11 - 2021/01 | Língua Portuguesa, Cultura e Identidade | licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | 
| 2020/01 - 2020/06 | Técnicas de Escrita | Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologia (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal  | 
                           
| 2019 - 2020 | Escrita Académica em Português | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018 - 2020 | Perspetivas Integradas sobre Realidades Sociais | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2017 - 2020 | Literatura e Cultura Literária Lusófonas | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal | 
| 2017/09 - 2019 | Português | Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal | 
| 2017 - 2019 | Técnicas de Expressão Oral e Escrita | Intervenção Social e Comunitária (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal | 
| 2017/09 - 2018 | Escrita Académica em Português | Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Argumentação e desenvolvimento profissional | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2007 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística | Membro | 
| 2006 - 2008 | Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/01/22 - 2025/01/24 | 8.º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)
                                  Membro 
                               | 
                              Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal  | 
                           
Distinções
            Outra distinção
| 2014 | 5.º lugar Prémio de Empreendedorismo (com Audria Leal)
                                  Centro de Inovação da FCSH-UNL, Portugal 
                               | 
                           
