???global.info.a_carregar???
Rita Tavares has a PhD in Multimedia in Education (University of Aveiro), a Degree in Basic Education (University of Aveiro), and is an Accredited Trainer in Educational Technologies - Audiovisual Media. She is member of the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers - CIDTFF since 2016, and member of the Centre for Health Technology and Services Research ¿ CINTESIS since 2020. In the scope of her collaboration with CIDTFF, since 2016 she is member of the Research Group in Science, Technology and Innovation - GI2, and member of the Open Laboratory in Science Education - LeduC. She has professional experience as Researcher, R&D Project Manager, Instructional Designer, Web Copywriter, Editorial Reviewer, Trainer, Pedagogical Coordinator, and Primary-school Teacher. Since 2014, she conducts research at the University of Aveiro in the topics of Science Education, digital educational resources (in particular mobile applications), digital learning environments, participatory design, user-centered design, universal design (for learning), User Experience Design, and Educational Data Mining. For the last 5 years, she has been 100% dedicated to scientific research in the mentioned topics, namely within the project Aplicação móvel para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais, individual PhD project funded by FCT (2016-2020), a project awarded in the Research Summit 2020 as the Best Pitch and with a Thesis approved unanimously with distinction and the highest praise; SHAPES - Smart and Health Ageing through People Engaging in supporting Systems (2020-2021); CanCOG - Cognitive Rehabilitation in Cancer (since 2021); EduCITY - Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos (since 2022); and Smart Knowlegde Garden (SKG) (since 2022). She is (co)author of 4 books; 3 book-chapters; 2 conference abstracts; 7 conference papers; 3 conference posters; 7 journal articles; 1 journal issue; 2 newspaper article; 1 online resource; 1 working paper; 1 trademark; and 2 open datasets. She has performed 18 oral presentations; co(organized) 8 scientific events; organized as Co-Coordinator the 1st Edition of the Autumn School SCoRE - Science Communication for Researchers in Education: how to do it successfully?; and participated as Committee/Scientific member in 4 scientific events. Rita Tavares has been invited as Consultant in the scope of 4 research projects; was member of 3 Evaluation Committees within the PhD in Multimedia in Education; and currently collaborates as a reviewer with 4 internacional scientific journals.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Tavares

Nomes de citação

  • Tavares, R.

Identificadores de autor

Ciência ID
4E1C-9CA3-CC43
ORCID iD
0000-0002-1457-7367

Endereços de correio eletrónico

  • ritaveigatavares@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2021
Concluído
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aplicação móvel para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved (unanimously with distinction and the highest praise)
2019 - 2019
Concluído
Oficina Ética na Investigação Qualitativa (Outros)
University of Otago, Nova Zelândia
2019 - 2019
Concluído
Fostering Responsible Conduct of Research (Outros)
Universiteit Gent, Bélgica
2017 - 2017
Concluído
Construção, desenvolvimento e análise de escalas e questionários (com recurso ao SPSS) (16h) (Curso médio)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
Approved
2016 - 2016
Concluído
MOOC: Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis (25h) (Curso médio)
Universidade de Lisboa, Portugal
Approved
2015/11/23 - 2015/11/23
Concluído
Accredited Trainer in Educational Technologies (C16) - Audiovisual Media (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Formação Pordata: Base de Dados de Portugal Contemporâneo (Outros)
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Competências Empreendedoras (25h) (Curso médio)
Delegação Regional do Centro – IEFP, Portugal
Approved
2013 - 2013
Concluído
As TIC e a Aprendizagem: Plataforma e-Learning 3.0 (15h) (Curso médio)
I.Zone Knowledge Systems, S.A., Portugal
Approved
2013 - 2013
Concluído
Escrita Criativa (Outros)
Psicosoma®, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Avaliação de Desempenho (3.5h) (Curso médio)
I.Zone Knowledge Systems, S.A., Portugal
Approved
2011 - 2011
Concluído
Introdução à Gestão de Projetos (7h) (Curso médio)
I.Zone Knowledge Systems, S.A., Portugal
Approved
2011 - 2011
Concluído
Avaliação de Desempenho (2.5h) (Curso médio)
I.Zone Knowledge Systems, S.A., Portugal
Approved
2010 - 2010
Concluído
QI: Desenvolver Projetos nas (e entre) Escolas (15h) (Curso médio)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras, Portugal
Approved
2010 - 2010
Concluído
QI: Ferramentas e Técnicas de Produção de Conteúdos Educativos (15h) (Curso médio)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras, Portugal
Approved
2010 - 2010
Concluído
Da Expressão Dramática à Comunicação (30h) (Curso médio)
Delegação Regional do Centro – IEFP, Portugal
Approved
2009 - 2009
Concluído
Mediadores e Formadores EFA (Educação e Formação de Adultos) (16h) (Curso médio)
Conclusão – Estudos e Formação, Lda., Portugal
Approved
2007 - 2007
Concluído
Orientações Pedagógico-Musicais na Formação da Criança (30h) (Curso médio)
Projeto DESPERTAR – ARMAB – JOBRA, Portugal
Approved
2006/10/03 - 2006/10/03
Concluído
Accredited Trainer (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2002 - 2006
Concluído
Licenciatura em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (pre-Bologna) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
2016/05/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2020/04/01 - 2021/07/31 Investigador (Investigação) DigiMedia – Digital Media and Interaction Research Centre, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Member of the Sub-Team for the improvement of the Science Garden Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2016 - Atual Member of the Grupo de Investigação 2: Ciência, Tecnologia e Inovação [Research Group 2: Science, Technology and Innovation] Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2016 - Atual Member of the Open Laboratory in Science Education [Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LeduC)] Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2015 - 2018 LEduC Web Copywriter Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2015/12/18 - 2015/12/19 Trainer - Continuous Training of Primary School Teachers: Web 2.0 and the pedagogical practice of Primary School Teachers: (collaborative) development of educational resources Agrupamento de Escolas Soares Basto, Portugal
2012/06/01 - 2014/03/11 Unit Director and Project Manager: Education & Technology R&D, QREN, EU, E-Learning projects I.Zone Interative Media S.A., Portugal
2013/12/01 - 2014/03/01 Author & Instructional Designer of educational contents for iTV - MEOKIDS Criamagin®, Portugal
2013/12/01 - 2014/03/01 Author & Instructional Designer of educational contents for web platform - MEOKIDS Criamagin®, Portugal
2011/03/15 - 2012/05/31 Educational Coordinator: Project Management of Education & Technology R&D and QREN projects I.Zone Interative Media S.A., Portugal
2011/12/21 - 2011/12/22 Trainer - Primary School Teacher Training - implementation of the Ansião Município da Malta project I.Zone Interative Media S.A., Portugal
2010/10/22 - 2010/12/10 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras, Portugal
2009/10/06 - 2010/08/31 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras, Portugal
2009/09/29 - 2009/10/02 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas de São João de Loure, Portugal
2008/09/15 - 2009/06/19 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas de Vagos, Portugal
2007/10/02 - 2008/06/13 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas de Vagos, Portugal
2006/11/20 - 2007/06/15 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, Portugal
2006/11/20 - 2007/06/15 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas de Cacia, Portugal
2006/11/20 - 2007/06/15 Primary-school Teacher Agrupamento de Escolas de São Bernardo, Portugal
2006/10/01 - 2006/11/19 Primary-school Teacher Progenius, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual EduCITY - Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos
PTDC/CED-EDG/0197/2021
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022 - Atual Upgrading higher education teachers' and students' hybrid learning competences (Hyb-IT-up)
2022-1-FI01-KA220-HED-000086605
Erasmus
2021 - Atual CanCOG - Cognitive Rehabilitation in Cancer
SFRH/BD/138785/2018
Investigador
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020 - Atual Projetos Programáticos 2020-2023 - Smart Knowledge Garden (SKG)
UIDB/00194/2020 & UIDP/00194/2020
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/04/01 - 2021/07/31 SHAPES: Smart and Health Ageing through People Engaging in supporting Systems
Grant Agreement-857159-SHAPES
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
European Union
Em curso
2016/05/01 - 2020/03/31 Aplicação móvel para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais
SFRH/BD/107808/2015
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2014 CNG: Conteúdos de Nova Geração
QREN 7943
Project Manager
I.Zone Interactive Media, Portugal
COMPETE, QREN, FEDER
Concluído
2013 - 2013 Envolve-te+ - Cultura e Cidadania
Project Manager
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Concluído
2011 - 2013 Affective Mouse
QREN 3475
Project Manager
I.Zone Interactive Media, Portugal
COMPETE, QREN, FEDER
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "O desenvolvimento de uma app para Educação em Ciências envolvendo diferentes intervenientes". Trabalho apresentado em XVIII ENEC | III ISSE - Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes, 2019.
    https://doi.org/10.24840/978-989-746-198-9
  2. Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "A preliminary proposal of a conceptual educational data mining framework for science education: Scientific competences development and self-regulated learning". Trabalho apresentado em 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Lisboa, 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259644
  3. Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Formação contínua de professores do 1.º CEB em TIC: o desenvolvimento de RED com recurso a ferramentas da Web 2.0". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2016), 2016.
  4. Tavares, Rita. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Collaborative learning assessment in mobile-learning using Web 2.0 tools". Trabalho apresentado em 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2016.
  5. Tavares, Rita; Moreira, António Augusto. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Casa das Ciências: Critérios de qualidade do portal e desenvolvimento do TPACK pelos professores". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências, 2016.
  6. Tavares, Rita; Vieira, Rui Marques; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Impacto da formação contínua segundo o referencial TPACK na utilização e desenvolvimento de recursos educativos digitais por professores do 1.o CEB". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional das TIC na Educação: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016.
  7. Oliveira, David Manuel Duarte; Tavares, Rita; Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva. "Estudo de avaliação de aplicações móveis de instituições de Ensino Superior português". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional das TIC na Educação: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016.
Artigo em jornal
  1. Tavares, Rita. "Da Tecnologia à Digitalização [From Technology to Digitalisation]", Diário de Aveiro, 2021
  2. Tavares, Rita. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Então e o que faço eu com esses dados?", Diário de Aveiro/Jornal UA, 2020, (H)À Educação, https://www.ua.pt/pt/noticias/13/63097.
Artigo em revista
  1. Ceci Diehl; Rita Tavares; Taiane Abreu; Ana Almeida; Telmo Silva; Gonçalo Santinha; Nelson Rocha; et al. "Perceptions on Extending the Use of Technology after the COVID-19 Pandemic Resolves: A Qualitative Study with Older Adults". International Journal of Environmental Research and Public Health (2022): https://doi.org/10.3390/ijerph192114152.
    10.3390/ijerph192114152
  2. Rita Tavares; Rui Marques Vieira; Luís Pedro. Autor correspondente: Rita Tavares. "Mobile App for Science Education: Designing the Learning Approach". Education Sciences 11 79 (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11020079.
    Acesso aberto • 10.3390/educsci11020079
  3. Rita Tavares; Rui Marques Vieira; Luís Pedro. Autor correspondente: Rita Tavares. "A participatory framework proposal for guiding researchers through an educational mobile app development". Research in Learning Technology 28 2370 (2020): https://doi.org/10.25304/rlt.v28.2370.
    Acesso aberto • 10.25304/rlt.v28.2370
  4. Tavares, Rita; Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva; Oliveira, David Manuel Duarte; Ferraz, Clarice Vanderlei; Pombo, Lucia. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Educação a Distância com recurso à Internet no Ensino Superior". Educação, Formação & Tecnologias 9 1 (2016): 29-47. http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/454/236.
    Acesso aberto
  5. Tavares, Rita; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Sapo Campus: contributo para a definição de uma proposta de implementação de uma Universidade Júnior online em Portugal". Revista Indagatio Didactica 7 1 (2015): 132-144. https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2632.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2632
  6. Tavares, Rita; Pedro Alexandre Ferreira dos Santos Almeida. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Metodologia Inquiry Based Science Education no 1.º e 2.º CEB com recurso a dispositivos móveis – uma revisão crítica de casos práticos". Educação, Formação & Tecnologias 8 1 (2015): 28-41. http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/445.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Tavares, Rita; Oliveira, D.; Laranjeiro, D.; Almeida, M.. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile". Educação, Formação & Tecnologias 8 1 (2015): 84-94. http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/452.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Tavares, Rita; Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva; Oliveira, David Duarte; Ferraz, Clarice Vanderlei; Pombo, L.. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Literacia da Informação no Ensino Superior: proposta de módulo de formação em Educação a Distância". Indagatio Didactica 7 4 (2015): 182-210. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2917.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2917
Capítulo de livro
  1. Tavares, Rita. "Então e o que faço eu com esses dados?". In (H)À Educação: rubricas de 2020, editado por Araújo e Sá, Maria Helena; Ambrósio, S., 37-39. Portugal: UA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.48528/g93m-5b30
  2. Tavares, Rita; Vieira, R.; Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Impacto da formação contínua segundo o referencial TPACK na utilização e desenvolvimento de recursos educativos digitais por professores do 1.o CEB". In Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados), 1180-1197. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
  3. Oliveira, David Manuel Duarte; Tavares, Rita; Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva. "Estudo de avaliação de aplicações móveis de instituições de Ensino Superior português". In Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados), 954-965. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
Documento de trabalho
  1. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. 2018. "A análise de dados qualitativos: validação de sistemas de categorias". https://www.webqda.net/a-analise-de-dados-qualitativos-validacao-de-sistemas-de-categorias/.
Edição de número de revista
  1. Bettencourt, Teresa; Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel; Almeida, Margarida; Vieira, Rui; Oliveira, Ana; Oliveira, David Manuel Duarte; Moreira, Filipe; Tavares, Rita. "Número especial da Revista Indagatio Didactica: O TELSC em Números". Revista Indagatio Didactica 10 3 (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243 • Co-editor
Livro
  1. Lúcia Pombo; João Ferreira-Santos; Julia Draghi; Lísia Lopes; Margarida M. Marques; Myriam Lopes; Patrícia Sá; et al. Aveiro, Cidade Sustentável: EduCITY. UA Editora. 2022.
    10.48528/JTW2-K945
  2. Oliveira, Ana; Marques, Margarida M.; Espinha, Ângela; Tavares, Rita; Guerra, Cecília. SCoRE'17: Science Communication for Researchers in Education: course evaluation booklet. UA Editora. 2018.
  3. Moreira, António; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Vieira, Rui Marques; Oliveira, Ana; Oliveira, David; Moreira, Filipe; Pereira, Joana; Tavares, Rita. Autor correspondente: Tavares, Rita. O TELSC em números: Encontro Nacional do Multimédia: Tecnhology Enhanced Learning and Societal Challenges. UA Editora. 2018.
  4. Tavares, Rita; Moreira, António. Autor correspondente: Tavares, Rita. Implications of Open Access Repositories Quality Criteria and Features for Teachers: TPACK Development. Estados Unidos: Springer International Publishing. 2017.
    https://doi.org/10.1007/978-3-319-57916-0
  5. Tavares, R.. SCoRE'17: Science Communication for Researchers in Education: Autumn School e-book. Portugal. 2017.
Poster em conferência
  1. Guerra, C; Tavares, Rita; Araújo e Sá, Maria Helena; Oliveira, A.; Varela, A.; Espinha, A.; Ferreira, C.; et al. "SCoRE: Science Communication for Researchers in Education How to do it successfully?". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF: Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 2018.
  2. Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel; Vieira, Rui; Tavares, Rita. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Desenvolvimento de uma app para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais". Trabalho apresentado em TELSC em números – Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 2018.
  3. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Desenvolvimento de Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF, 2017.
Recurso online
  1. Rita Tavares. Autor correspondente: Rita Tavares. "Daqui ali é um saltinho!" ("It's a hop from here to there"). 2012. http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=37209251&Itemid=23.
Resumo em conferência
  1. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "A análise de produções escritas e gráficas com recurso ao webQDA no desenvolvimento de software educativo". Trabalho apresentado em webQDA Day: Análise Qualitativa Suportada por Software, 2018.
  2. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Desenvolvimento de Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais". Trabalho apresentado em I Jornadas Do LEduC/Jardim Da Ciência: Investigação Em Educação Em Ciências - Resumos Das Comunicações Orais de Projetos de Doutoramento Em Curso, 2017.
Revisão de livro
  1. Rita Tavares. "Editorial Reviewer of the book "101 Ideias e Dicas para utilizar o Quadro Interativo"". (2011):
Tese / Dissertação
  1. "Aplicação móvel para educação em ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2021. https://ria.ua.pt/handle/10773/31037.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2019. "SCoRE: Science Communication for Researchers in Education".
    Registada
Patente
  1. Rita Tavares. 2012. "Affective Mouse". Portugal.

Outros

Conjunto de dados
  1. Tavares, Rita. Creative writing and drawing activity performed by 4th grade primary-school students. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.8938052.v1.
    https://doi.org/10.6084/m9.figshare.8938052.v1
  2. Tavares, Rita. Questionnaire: Primary-school teachers’ conceptions about their knowledge and their educational practices in Science Education using digital educational resources. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.10013015.v1.
    https://doi.org/10.6084/m9.figshare.10013015.v1
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 O desenvolvimento de recursos educativos digitais e a flexibilidade curricular: Caso prático orientado à Alimentação saudável (e atividade física) [The development of digital educational resources and curricular flexibility: Case study oriented to Healthy Eating (and physical activity)] Aula Aberta no âmbito da Unidade Curricular de Educação para a Saúde do Curso de Licenciatura em Educação Básica [Open Class in the scope of the Curricular Unit of Health Education of the Degree Course in Basic Education]
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Portugal)
2020 Science Education mobile app integrating an educational data mining framework Research Summit 2020
Universidade de Aveiro (Portugal)
2019 O desenvolvimento de uma app para Educação em Ciências envolvendo diferentes intervenientes [The development of an app for Science Education involving different stakeholders] XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | III International Seminar of Science Education (III ISSE) [XVIII National Meeting of Science Education (XVIII ENEC) | III International Seminar of Science Education (III ISSE)]
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal)
2019 O desenvolvimento de competências científicas com recurso a uma aplicação móvel: proposta de abordagem de aprendizagem [The development of scientific competences using a mobile application: proposal of a learning approach] III Jornadas do LEduC/JC [III Conference of LEduC/JC]
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Portugal)
2018 Desenvolvimento de uma app para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais [Development of an app for Science Education integrating an educational data exploration framework] O TELSC em números: Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges [TELSC in numbers: National Multimedia Meeting: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges]
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Portugal)
2018 A análise de produções escritas e gráficas com recurso ao webQDA no desenvolvimento de software educativo [The analysis of written and graphic productions in the development of educational software using webQDA software] webQDA Day 18
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Portugal)
2018 Educational Design Research: The development of scientific knowledge and educational solutions Seminário no âmbito da Unidade Curricular "Metodologias de Investigação em Educação" (1.º Ano) do Programa Doutoral em Multimédia em Educação [Seminar in the scope of the Course Unit "Research Methodologies in Education" (1st Year) of the Doctoral Programme in Multimedia in Education]
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Portugal)
2017 Desenvolvimento de Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais [Development of Digital Educational Resource for Science Education integrating educational data exploration model] I Fórum do CIDTFF [1st CIDTFF Forum]
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Portugal)
2017 A preliminary proposal of a conceptual Educational Data Mining framework for Science Education: Scientific competences development and self-regulated Learning 19º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) e o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED
Escola Superior de educação de Lisboa (Portugal)
2017 Educational Design Research: Desenvolvimento de soluções educativas e aprofundamento do conhecimento científico [Educational Design Research: Development of educational solutions and deepening of scientific knowledge] Seminário no âmbito da Unidade Curricular "Metodologias de Investigação em Educação" (1.º Ano) do Programa Doutoral em Educação [Seminar in the scope of the Course Unit "Research Methodologies in Education" (1st Year) of the Doctoral Programme in Multimedia in Education]
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Portugal)
2017 Desenvolvimento de Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais - Estudo preliminar: levantamento de necessidades junto de professores do 1.º CEB [Development of a Digital Educational Resource for Science Education integrating an educational data exploration model - Preliminary study: Primary School teachers' needs assessment] III Jornadas do LEduC/JC [III Conference of LEduC/JC]
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Portugal)
2016 Impacto da formação contínua segundo o referencial TPACK na utilização e desenvolvimento de recursos educativos digitais por professores do 1.º CEB [Impact of in-service training according to the TPACK framework on the use and development of digital educational resources by primary-school teachers] IV Congresso Internacional das TIC na Educação: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro [IV International Congress of ICT in Education: Digital Technologies and the School of the Future]
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2016 Collaborative learning assessment in mobile learning using Web 2.0 tools 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning [3rd Meeting on Games and Mobile Learning]
Universidade de Coimbra (Portugal)
2016 Formação contínua de professores do 1.º CEB em TIC: o desenvolvimento de RED com recurso a ferramentas da Web 2.0 [In-service training of primary-school teachers in ICT: the development of DER using Web 2.0 tools] V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2016) [V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2016)]
Abreu, & R. Muñoz (Eds.), V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2016). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
2016 Casa das Ciências: critérios de qualidade do portal e desenvolvimento do TPACK pelos professores [House of Sciences: portal quality criteria and teachers' development of TPACK] III Encontro Internacional da Casa das Ciências [III International Meeting of the House of Sciences]
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal)
2012 Seminário de encerramento do projeto Affective Mouse [Closing Seminar of the Affective Mouse project]
Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal)
2012 A 4.ª Revolução na Educação [The 4th Revolution in Education] TEDxAveiroED 2012
TEDxAveiro (Portugal)
2011 Little Bridge World Feira Expoempreendedor de Ansião: Município de Ansião [Fair Expo-Entrepreneur of Ansião: Municipality of Ansião]
Câmara Municipal de Ansião [Municipal Council of Ansião] (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Academia de Verão 2018 [Summer Academy 2018] (2018 - 2018)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Open Campus 2018 (2018 - 2018)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges [Multimedia National Meeting: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges] (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Academia de Verão 2017 [Summer Academy 2017] (2017 - 2017)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Visitas ao Jardim da Ciência [Tours to the Science Garden] (2017 - 2017)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 - 2016 Competições Nacionais de Ciência 2016 [National Science Competitions 2016] (2016 - 2016)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Academia de Verão 2016 [Summer Academy 2016] (2016 - 2016)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Semana Aberta da Ciência e Tecnologia 2016 [Open Science and Technology Week 2016] (2016 - 2016)
Outro (Outra)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2022 ehSemi: 2º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar [2nd students: seminar on Ehealth and Wellbeing] DigiMedia, Universidade de Aveiro

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - 2018 Relatório da Cac PD 2018 [Cac PD Report 2018]
Outro
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Relatório do Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação [Report from the Director of the Doctoral Programme on Multimedia in Education]
Outro
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/10/19 - 2015/10/23 External Evaluation Committee (A3ES - Process no. ACEF/1415/11027)
Membro
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021 Appraisal of the didactic materials of the Projeto de extensão: Laboratório de Oficinas Temáticas de Química para o Ensino Básico [Extension Project: Laboratory for Thematic Workshops on Chemistry for Basic Education] Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018 - 2018 Appraisal of the questionnaire A utilização de aplicações móveis em atividades letivas na UA Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018 - 2018 Appraisal of the questionnaire Contributos do conteúdo de apps para smartphones de notícias de Ciências para a divulgação pública das Ciências Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Participation in focus group of the piBook research project Universidade de Aveiro Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Proofreader and text evaluator of the Histórias da Ajudaris 2016 Ajudaris, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Plataforma Cidades: Grupo de Reflexão Cívica [Cities Platform: Civic Reflection Group] Member
2016 - Atual Associação Ibero-Americana CTS na Educação e Ciência (AIA-CTS) [Ibero-American Association CTS in Education and Science (AIA-CTS)] Member (#154)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017/06/21 - 2018/01/31 1st Edition of the Autumn School "SCoRE - Science Communication for Researchers in Education: how to do it successfully?
Coordenador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017/02/01 - 2017/06/30 II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação [II National Meeting of Young Researchers in Education]
Membro
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2016/07 - 2016/07/06 V Seminário IberoAmericano CTS / 9.ª edição do Seminário CTS [V IberoAmerican Seminar CTS / 9th CTS Seminar]
Membro
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Journal SN Social Sciences (2662-9283) Springer
2021 - Atual Journal Education Sciences (2227-7102) MDPI
2021 - Atual Revista Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF/UA
2020 - Atual Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) CIEd
Distinções

Prémio

2022 Prémio AIA-CTS 2022 - Melhor Tese de Doutoramento desenvolvida na área científica “CTS na Educação / Ensino das Ciências”
Associação Ibero-americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS), Portugal
2020 Research Summit 2020 Best Pitch
Universidade de Aveiro, Portugal

Outra distinção

2012 Nomination for the "Prémio Casa das Ciências 2012" (2012 House of Sciences Award)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal