Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva
Nomes de citação
- Saraiva, Elisa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4E1A-B1B5-4796
- ORCID iD
- 0000-0001-5025-8796
- Google Scholar ID
- PlL4IXoAAAAJ
- Researcher Id
- W-4630-2017
- Scopus Author Id
- 5908799600
Endereços de correio eletrónico
- elisasaraiva@ese.ipp.pt (Profissional)
- d1551@agrupamentodmariaii.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 962813864 (Pessoal)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Elisa_Saraiva (Rede social)
- http://miudosbioconcientes.blogspot.com/ (Blogue)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Física
- Ciências Exatas - Química
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2018
Concluído
|
Curso de Formação de Formadores/as para Obtenção da Especialização em Igualdade de Género (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Muito Bom |
2017 - 2018
Concluído
|
Curso de Formação Especializada em Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores (Especialização
pós-licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
17 valores |
2016 - 2017
Concluído
|
Avaliação Educacional (Pós-Graduação)
Universidade de Évora, Portugal
|
18 valores |
2007 - 2017
Concluído
|
Ciências Físicas - Ramo Didáctica das Ciências Físicas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação dos professores de ciências físicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2014 - 2015
Concluído
|
Administração Educacional (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
|
17 valores |
2004 - 2007
Concluído
|
Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Desenvolvimento de um Currículo de Ciências Físicas do Ensino Básico Centrado em Situações Formativas e Estudo de Aspectos
Relativos à Linguagem Gráfica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2002 - 2004
Concluído
|
Ciências da Educação (Outros)
Especialização em Profissionalização em Serviço
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
18 valores |
1992 - 1997
Concluído
|
Licenciatura em Química - Ramo Química Analítica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
13 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/04 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED), Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED), Portugal | ||
2012/03 - 2014/03 | Investigador (Investigação) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2008/11 - 2010/12 | Investigador (Investigação) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/04 - 2019 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento D. Maria II, Portugal |
2009 - 2017 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Portugal |
2006 - 2009 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas de Freamunde, Portugal |
2005 - 2006 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EB 2,3 Nadir Afonso, Portugal |
2004 - 2005 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EB 2,3 de Boticas, Portugal |
2003 - 2004 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EB 2,3 Nadir Afonso, Portugal |
2002 - 2003 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EB 2,3 de Vinhais, Portugal |
2001 - 2002 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Montalegre, Portugal |
2000 - 2001 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Abade Correia de Serra, Portugal |
1999 - 2000 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EB 2,3/Secundária de Ribeira de Pena, Portugal |
1998 - 1999 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EB 2,3 de Vidago, Portugal |
1997 - 1998 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EB 2,3 de Cerva , Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11 - Atual | Embaixador Digital (ED) para a Capacitação Digital das Escolas | CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal |
2019/09 - 2020/09 | Assessoria Tecnico-Pedagógica | CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Formador - Formação Contínua de Professores | CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal |
2019 - 2020 | Formador - Formação Contínua de Professores | CFAE Terras Santa Maria, Portugal |
2008 - 2013 | Formador - Educação e Formação de Adultos | CEFOSAP , Portugal |
2010 - 2011 | Formador - Educação e Formação de Adultos | FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/07 - Atual | Internacionalizar para Incluir e Inovar
2019-PT01-KA101-060598
Coordenador
Agrupamento de Escolas D. Maria II Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Concluído
|
2016 - Atual | Scientix: the community for science education in Europe
NA
Outra
|
|
2020/06 - 2023/06 | Exchange for Change
FI01-KA229-066591-4
Coordenador
Agrupamento de Escolas D. Maria II Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Em curso
|
2020 - 2023 | Culture and Nature Based Solutions for water management
2020-1-PT01-KA229-078824_1
Coordenador
|
Agência Nacional Erasmus Educação e Formação
Concluído
|
2020 - 2023 | Global Students
2020-ES01-KA229-081857
|
Agência Nacional Erasmus Educação e Formação
Concluído
|
2019 - 2022 | Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica.
Formador
CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
Em curso
|
2021/03 - 2021/11 | Nature-Based Solutions - Phase 2
EC.NBS_PHASE2
Desenvolvimento técnico
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
European Comission
Concluído
|
2020/02 - 2020/09 | Nature Based Solution Pilot Project
Coordenador
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
European Comission
Concluído
|
2019 - 2019 | Envolvimento dos estudantes com a sustentabilidade global
PTDC/CED-EDG/31615/2017
Outra
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
Concluído
|
2011/01 - 2014/03 | The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences.
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2007/09 - 2010/12 | Guiding principles and tools for fostering teacher mediation in Physical Sciences' classes
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/12 - Atual | Portal Narrações Multimodais
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/LabDCT, Portugal
|
Em curso
|
2025/02 - 2025/05 | EUROPEANA DS
NA
Outra
|
Em curso
|
2022/07 - 2022/09 | Projeto ARETE/Pilot 4
N.A.
Validação e teste de materiais produzidos
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/17 | Uma experiência de aprendizagem cooperativa no Clube Ciência Viva”. | VII – Ciclo de P©artilha: Educação Inclusiva
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2024/04/12 | Deteção de microplásticos em água engarrafada para consumo humano | 2º Congresso Inteligência Artificial e Sustentabilidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/05 | Educação STEAM: Desafios e Oportunidades (Mesa Redonda) | Flash Seminar “Educação STEAM: O que está em jogo?
Centro de Inovação Pedagógica, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/03 | A digitalização da educação STEM: Desafios à integração e uso significativo das tecnologias digitais nas salas de aula. | Conferência Nacional Scientix: Novos desafios à educação em ciência
DGE, Ministério de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/11 | Debate A: Clubes, projetos e autonomia curricular em Portugal e Brasil | Encontro internacional "A Voz dos Professores de C&T" VPCT 2022
UTAD (Online)
|
2021/07/17 | Efeitos STEM: Indicadores de interesse e motivação numa abordagem à Eletricidade | I Conferência Nacional Educação STEM (Edição Web Seminar)
Instituto de Educação Universidade de Lisboa
|
2020/02/12 | Comunicação "Ser Professor: uma profissão em risco? | I Jornadas de Reflexão: Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Instituto de Educação, Universidade do Minho, (Braga, Portugal)
|
2019/11/15 | Tabela Periódica “Oligoalimentar” na base de um Super-Pão | Encontro de Ensino e Divulgação da Química 2019.
Sociedade Portuguesa de Química (Coimbra, Portugal)
|
2018/11/11 | Ciência no pátio da nossa escola | Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2018
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2018/11/08 | As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula. | Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T" VPCT 2018
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/05 - Atual | Articula-te Luso-Brasileiro - Formação Docente, Prática Profisisonal e Valorização da Carreira no Brasil e em Portugal.
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025/02/26 - 2025/02/26 | Comissão organizadora do Encontro de EDD 2025: Integração Curricular dos LED (2025/02/26 - 2025/02/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal |
2024/01 - 2024/06 | Ciclo de “Conversas em Rede” sobre integração pedagógica das tecnologias digitais (2025/01 - 2025/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal |
2024/02/15 - 2024/02/16 | 6ª Encontro de Ciência Cândida Madureira - Famalicão 2024 (2024/02/15 - 2024/02/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal |
2024/01/29 - 2024/01/29 | Seminário: Construir Caminhos Digitais para Potenciar a Aprendizagem (2024/01/29 - 2024/01/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal |
2022/12 - 2023/05 | Comissão organizadora do Ciclo de Eventos de Partilha de Práticas com recurso ao Digital (2022/12 - 2023/05)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal |
2020/06 - 2021/02 | Ciclo de Seminários Articula-te no âmbito do Programa Articul@ções - Pesquisas e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior
(2020/06 - 2021/02)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil |
2019 - 2019 | 5º Encontro de Ciência Cândida Madureira (2019)
Encontro (Coorganizador)
|
CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal |
2010/11 - 2010/11 | Seminário Prático “Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos de Ciências
Físicas” (2010/11 - 2010/11)
Seminário (Coorganizador)
|
CFAE Beira Mar , Portugal |
2010/11 - 2010/11 | Seminário “Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de
aula” (2010/11 - 2010/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2009/09 - 2009/09 | Oficina "Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade da actividade dos alunos em aulas de Ciências Físicas”
no XIII ENEC (2009 - 2009)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07 - Atual | Moderadora da sessão "Relatos de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil ".
Seminário
|
Ciclo de Seminários Virtuais Luso-Brasileiros “Articula-te”
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
|
2019/05 - Atual | Apresentação de Comunicação em Poster
Congresso
|
7.º Congresso SciComPT 2019
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/03/22 - Atual | Apresentação de Comunicação em Poster
Congresso
|
XIV Congresso dos Jovens Geocientistas
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
2024/02/16 - 2024/02/16 | Moderador no Laboratório de Diálogo “O PADDE como Estratégia de Desenvolvimento Digital da Escola"
Encontro
|
Evento Regional Norte 3 – Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades"
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
CCTIC.IEUM – Centro de Competência TIC. Universidade do Minho, Portugal |
2023/10/19 - 2023/10/20 | Moderador de uma Sessão Paralela
Encontro
|
I Encontro de Educação Básica
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/28 - 2022/09/28 | Moderador no "Science Topics Networking Seminar"
Seminário
|
STEM goes Digital
Scientix (European Schoolnet), Bélgica
|
2022/07/13 - 2022/07/13 | Speaker em Evento Europeu
Seminário
|
Digitally Competent Teachers in Digital Competent Organisations: What are the digital transformation challenges that schools
face after the pandemic?”, “A Kowledge Building Activity
European Digital Education Hub, Bélgica
|
2018/11/11 - 2018/11/11 | Apresentação do livro “Melhorar Práticas de Ensino de C&T- Registar e Investigar com Narrações Multimodais” por I. Martins,
Ana Afonso, Elisa Saraiva.
Outro
|
Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2018
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018/03/08 - 2018/03/09 | Moderadora da sessão “Investigação em Didática da Física: o que é e para que serve?”
Encontro
|
4º Encontro de Ciência Cândida Madureira – Famalicão
Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Portugal
|
2016/04 - 2016/04 | Moderadora do painel “www.O fazer aprender a mudança educativa”
Mesa-redonda
|
III Jornadas Pedagógicas: Um olhar sobre o potencial inovador das tecnologias na educação
Agrupamento de Escolas de Infias, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/05 | Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, Título do Relatório: Papel das
metodologias ativas na aprendizagem da astronomia no 1º Ciclo
Orientador
|
Catarina Daniela Mota da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/19 | Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, Título do Relatório: Uma borboleta
que ganhou asas
Arguente
|
Maria Loureiro Moniz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/19 | Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, Título do Relatório: Envolver
produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificação
Orientador
|
Inês Magalhães Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/12/19 | Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Título do Relatório de Estágio:
A viagem pelo erro até à meta do aprender
Arguente
|
Júri nas provas de discussão pública dos Relatório de Estágio de Inês Margarida Pereira Santos da Silva, no âmbito do (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/12/08 | Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências com o título “Publicação de Relatos de Práticas de Ensino em Revistas – Impactos
no Desenvolvimento Profissional de Professores e Campo Educacional
Arguente
|
Janaína dos Santos Borges (Outro)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
|
2022/09/21 | Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Título de Relatório de Estágio:
"Aprender a Sonhar ".
Arguente
|
João Pedro Meneses Ribeiro Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/21 | Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.. Título do Relatório de Estágio:
"Em busca de pequenas mudanças"
Arguente
|
Marta Rafaela Areal Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/26 | Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências com o título “Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional
e valorização da carreira no Brasil e em Portugal"
Orientador
|
Edson Cardoso Morais Junior, (Outro)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
|
2019/02/13 | Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias. Título da Tese “O papel das representações visuais na aprendizagem da
Matemática no 2º ciclo de escolaridade”.
Vogal
|
Maria Paula Montenegro Vieira Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018/12/14 | Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática. Título da dissertação "Uso de Narrações Multimodais em Contexto
de Supervisão Pedagógica na Formação Inicial de Professores".
Arguente
|
Vera Sousa Leandro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/09 | TECH-EDU 2024 — 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. | Khalifa University, Abu Dhabi, UAE, |
2022/05 - 2022/10 | Encontro internacional VPCT 2022 "A Voz dos Professores de C&T" | UTAD |
2020/11/05 - 2020/11/07 | Encontro Internacional VPCT 2020: A Voz dos Professores C&T | UTAD |
2018/07 - 2018/11 | Encontro Internacional VPCT2018: A voz dos professores de C&T | UTAD |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/12 - Atual | Sensos-e | inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação |
2020/05/18 - Atual | International journal of teacher education and professional development | |
2019/09/09 - Atual | International journal of curriculum development and learning measurement | IGI |
2019 - Atual | International Journal of Curriculum Development and Learning Measurement (IJCDLM) (2644-1721) | IGI Global |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Avaliadora de projetos Erasmus+ (Ação Chave 1 e 2) | Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Portugal |
2023/05 - 2023/07 | Avaliadora de projetos Erasmus+ (Alianças do Conhecimento) | European Education and Culture Executive Agency (EACEA), Bélgica |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/10 - Atual | UC de Didática das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - Atual | UC de Ciências Físicas | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/03 - Atual | UC Química para Educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/10 - Atual | UC Física para Educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/04 - 2021/05 | UC de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/04 - 2018/06 | Química para a Educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Sociedade Portuguesa de Química | Associado |
2019 - Atual | Associação Portuguesa de Educação em Ciências | Associado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06 - Atual | Editora Assistente da Apeduc Revista
Outro
|
Distinções
Prémio
2022 | Selo Nacional de Qualidade eTwinning - Projeto "Looking for Math in Jobs" |
2021 | Selo Nacional de Qualidade eTwinning
Organização Nacional de Apoio (NSO) eTwinning. Equipa Nacional de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Direção Geral
da Educação (DGE). Ministério da Educação. , Portugal
|
2020 | Selo Nacional de Qualidade eTwinning
Organização Nacional de Apoio (NSO) eTwinning. Equipa Nacional de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Direção Geral
da Educação (DGE). Ministério da Educação. , Portugal
|
2020 | 1º Prémio (ex-aequo) no XIV Congresso dos Jovens Geocientistas (2019) pela melhor apresentação |
2020 | European Quality Label
Equipa Nacional eTwinning. Equipa de Recurso Educativos da Direção Geral Educação. Min. Educação, Portugal
|
2020 | Prémio Nacional 2020
Organização Nacional de Apoio (NSO) eTwinning. Equipa Nacional de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Direção Geral
da Educação (DGE). Ministério da Educação. , Portugal
|
2020 | Galardão na categoria Inovação, Conhecimento e Desenvolvimento Científico
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
2019 | Galardão na categoria Inovação, Conhecimento e Desenvolvimento Científico
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
2018 | 1º Prémio (ex-aequo) no Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2018) pela melhor comunicação oral de Relatos de Prática |
2018 | 1º Prémio (ex-aequo) no Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2018) pela melhor comunicação oral de Investigação |