???global.info.a_carregar???
Elisa Saraiva. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências Físicas - Ramo Didáctica das Ciências Físicas em 2017 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Mestrado em Mestrado em Ensino de Física e Química em 2007 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Licenciatura em Licenciatura em Química - Ramo Química Analítica em 1997 pelo(a) Universidade de Aveiro. É Assistente convidado no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Professor do ensino básico e secundário no(a) Agrupamento D. Maria II e Formação Contínua de Professores no(a) CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Organizou 3 evento(s). Participou em 3 evento(s). Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Física, Ciências Exatas com ênfase em Química e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 39 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Representação visual; Práticas Epistémicas; Envolvimento dos Alunos; Mediadores epistémicos; Mediação do professor; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva

Nomes de citação

  • Saraiva, Elisa

Identificadores de autor

Ciência ID
4E1A-B1B5-4796
ORCID iD
0000-0001-5025-8796
Google Scholar ID
PlL4IXoAAAAJ
Researcher Id
W-4630-2017
Scopus Author Id
5908799600

Endereços de correio eletrónico

  • elisasaraiva@ese.ipp.pt (Profissional)
  • d1551@agrupamentodmariaii.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 962813864 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Física
  • Ciências Exatas - Química
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018 - 2018
Concluído
Curso de Formação de Formadores/as para Obtenção da Especialização em Igualdade de Género (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Muito Bom
2017 - 2018
Concluído
Curso de Formação Especializada em Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
17 valores
2016 - 2017
Concluído
Avaliação Educacional (Pós-Graduação)
Universidade de Évora, Portugal
18 valores
2007 - 2017
Concluído
Ciências Físicas - Ramo Didáctica das Ciências Físicas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação dos professores de ciências físicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2014 - 2015
Concluído
Administração Educacional (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
17 valores
2004 - 2007
Concluído
Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Desenvolvimento de um Currículo de Ciências Físicas do Ensino Básico Centrado em Situações Formativas e Estudo de Aspectos Relativos à Linguagem Gráfica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2002 - 2004
Concluído
Ciências da Educação (Outros)
Especialização em Profissionalização em Serviço
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
18 valores
1992 - 1997
Concluído
Licenciatura em Química - Ramo Química Analítica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
13 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED), Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED), Portugal
2012/03 - 2014/03 Investigador (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008/11 - 2010/12 Investigador (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04 - 2019 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento D. Maria II, Portugal
2009 - 2017 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Portugal
2006 - 2009 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Freamunde, Portugal
2005 - 2006 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola EB 2,3 Nadir Afonso, Portugal
2004 - 2005 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola EB 2,3 de Boticas, Portugal
2003 - 2004 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola EB 2,3 Nadir Afonso, Portugal
2002 - 2003 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola EB 2,3 de Vinhais, Portugal
2001 - 2002 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Montalegre, Portugal
2000 - 2001 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Abade Correia de Serra, Portugal
1999 - 2000 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola EB 2,3/Secundária de Ribeira de Pena, Portugal
1998 - 1999 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola EB 2,3 de Vidago, Portugal
1997 - 1998 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola EB 2,3 de Cerva , Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11 - Atual Embaixador Digital (ED) para a Capacitação Digital das Escolas CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2019/09 - 2020/09 Assessoria Tecnico-Pedagógica CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Formador - Formação Contínua de Professores CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2019 - 2020 Formador - Formação Contínua de Professores CFAE Terras Santa Maria, Portugal
2008 - 2013 Formador - Educação e Formação de Adultos CEFOSAP , Portugal
2010 - 2011 Formador - Educação e Formação de Adultos FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/07 - Atual Internacionalizar para Incluir e Inovar
2019-PT01-KA101-060598
Coordenador
Agrupamento de Escolas D. Maria II Vila Nova de Famalicão, Portugal
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Concluído
2016 - Atual Scientix: the community for science education in Europe
NA
Outra
2020/06 - 2023/06 Exchange for Change
FI01-KA229-066591-4
Coordenador
Agrupamento de Escolas D. Maria II Vila Nova de Famalicão, Portugal
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Em curso
2020 - 2023 Culture and Nature Based Solutions for water management
2020-1-PT01-KA229-078824_1
Coordenador
Agência Nacional Erasmus Educação e Formação
Concluído
2020 - 2023 Global Students
2020-ES01-KA229-081857
Agência Nacional Erasmus Educação e Formação
Concluído
2019 - 2022 Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica.
Formador
CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal
Em curso
2021/03 - 2021/11 Nature-Based Solutions - Phase 2
EC.NBS_PHASE2
Desenvolvimento técnico
EUN Partnership AISBL, Bélgica
European Comission
Concluído
2020/02 - 2020/09 Nature Based Solution Pilot Project
Coordenador
EUN Partnership AISBL, Bélgica
European Comission
Concluído
2019 - 2019 Envolvimento dos estudantes com a sustentabilidade global
PTDC/CED-EDG/31615/2017
Outra
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
Concluído
2011/01 - 2014/03 The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences.
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007/09 - 2010/12 Guiding principles and tools for fostering teacher mediation in Physical Sciences' classes
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2021/12 - Atual Portal Narrações Multimodais
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/LabDCT, Portugal
Em curso
2025/02 - 2025/05 EUROPEANA DS
NA
Outra
Em curso
2022/07 - 2022/09 Projeto ARETE/Pilot 4
N.A.
Validação e teste de materiais produzidos
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, E; Saraiva, Elisa; Cruz, Eliane Sousa. "Estudo sobre o Curso Articula-te Luso-Brasileiro- Contributo das Narrações Multimodais e da Formação Continuada Colaborativa". Trabalho apresentado em Cardoso, E., Saraiva, E. & Cruz, E. S. (2023). Estudo sobre o Curso Articula-te Luso-Brasileiro- Contributo das Narrações Multimodais e da Formação Continuada Colaborativa. In J. B. Lopes, J. P. Cravino, C. A. Santos & E. S. Cruz (Eds.), Relatos e investi, 2023.
    Publicado
  2. Saraiva, Elisa. "Ciência no pátio da nossa escola.". Trabalho apresentado em A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2018, Vila Real, 2018.
    Publicado
  3. Afonso, G.; Saraiva, Elisa. "Valor dos programas de mobilidade no desenvolvimento profissional baseado na escola". Trabalho apresentado em VPCT 2016, Vila Real, 2016.
    Publicado
  4. Santos, C; Lopes, JB; Saraiva, E; Cunha, AE. "TEACHER DECISIONS AND DIDACTICAL INTENTIONALITY USING COMPUTER SIMULATIONS IN PHYSICAL SCIENCE CLASSROOMS". 2015.
  5. Saraiva, Elisa; Lopes, Joaquim Bernardino; Cravino, José Paulo; Santos, Carla; Cunha, Ana Edite. "Teacher mediation of students learning using visual representations displayed by computer simulations.". 2015.
  6. Saraiva, Elisa; Cunha, Ana Edite; Santos, C. A.; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Papel da mediação do professor na promoção de trabalho epistémico dos alunos durante o uso de simulações computacionais". Trabalho apresentado em Física 2012- Encontro Ibérico para o Ensino da Física, Aveiro, 2012.
    Publicado
  7. Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Dinis, Fernanda; Anacleto, A; Pires, C; Agostinho, A.; Augusto, M.; et al. "The influence of the teacher’s research experience in his mediation of secondary school students learning using computer simulations. In Roser Pintó, Víctor López, Cristina Simarro". Trabalho apresentado em Computer Based Learning In Science, Barcelona, 2012.
    Publicado
  8. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Narrações da mediação do professor: um contributo para o desenvolvimento profissional reflexivo. In Paixão, F., Jorge, F.R. (Eds.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. XIII ENEC (pp 731-739). E Castelo Branco.". Trabalho apresentado em XIII ENEC, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  9. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Papel das práticas de representação e da mediação do professor integradas num currículo com relevância CTS". Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico – I Seminário Ibero-Americano Ciência – Tecnologia - Sociedade no Ensino das Ciências, Aveiro, 2008.
    Publicado
  10. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Situação Formativa como ferramenta de gestão curricular". Trabalho apresentado em XII ENEC, Vila Real, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Elisa Saraiva; Sónia Silva; Joana Castro; Daniela Araújo; Carina Almeida; Maria Manuel Azevedo. "Students' summer internships in a research centre: the impact on scientific literacy and the choice of a career in the STEM fields". Heliyon (2025): https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2025.e42472.
    10.1016/j.heliyon.2025.e42472
  2. Maria Manuel Azevedo; Elisa Saraiva; Sofia Duarte. "Increasing awareness of invasive species in coastal ecosystems and early detection through DNA-based tools: a study with middle school students". Applied Environmental Education & Communication (2024): https://doi.org/10.1080/1533015X.2024.2436197.
    10.1080/1533015X.2024.2436197
  3. Elisa Saraiva; Fábio Faria; Célia Ferreira; Maria Manuel Azevedo. "Education for Sustainability Through Field Activities and Game-Based Tasks". Journal of Teacher Education for Sustainability (2024): https://doi.org/10.2478/jtes-2024-0008.
    10.2478/jtes-2024-0008
  4. Elisa Saraiva; Carolina Costa; Catarina Silva; Filipa Oliveira; Inês Ribeiro; Leonardo Rocha; Madalena Ribeiro; et al. "EXTRATOS DE FOLHAS, FLORES, FRUTOS E RAÍZES COMO INDICADORES ÁCIDO-BASE". APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências Matemática (2023): Vol 4 Nº 1 (2023): A-Vol 4 Nº 1 (2023): A. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/398.
    10.58152/APEDUCJOURNAL.398
  5. Elisa Saraiva; Carlos Marques Silva; Hélder Pereira; Francisco Lopes; Joaquim Bernardino Lopes. "GEODIVERSIDADE URBANA COMO RECURSO EDUCATIVO COM POTENCIAL PARA ABORDAGENS PROMOTORAS DE SUSTENTABILIDADE GEOLÓGICA". APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências Matemática (2023): Vol 4 Nº 1 (2023): A-Vol 4 Nº 1 (2023): A. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/427.
    10.58152/APEDUCJOURNAL.427
  6. Saraiva, Elisa. "Knowledge and perception of middle school students regarding COVID -19 disease at the start of the pandemic". Biochemistry and Molecular Biology Education (2022): http://dx.doi.org/10.1002/bmb.21600.
    10.1002/bmb.21600
  7. Saraiva, Elisa; Azevedo, Maria Manuel. "Primary School Project Fostering Environmental Education through Art". Modern Applied Science 14 7 (2020): 101-110. http://dx.doi.org/10.5539/mas.v14n7p101.
    Publicado • 10.5539/mas.v14n7p101
  8. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula". Indagatio Didactica 10 4 (2018): 149-165. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11550.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Saraiva, Elisa; Lopes, J. Bernardino; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula". Indagatio Didactica 10 4 (2017): 147-163. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11185/7289.
    Publicado
  10. Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Santos, Carla A.; Dinis, Fernanda; Lopes, J. Bernardino. "Teacher Mediation Actions and Students’ Productive Engagement During the Use of Computer Simulations in Physical Science Classrooms". Procedia Technology 13 0 (2014): 76-85. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212017314000218.
    Publicado • 10.1016/j.protcy.2014.02.011
  11. Lopes, J. B.; Silva, A. A.; Cravino, J. P.; Santos, C. A.; Cunha, A.; Pinto, A.; Silva, A.; et al. "Constructing and Using Multimodal Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom". Research in Science Education 44 3 (2013): 415-438.
    Publicado • 10.1007/s11165-013-9381-y
  12. Lopes, J. B.; Cunha, Ana Edite; Santos, C. A.; Cravino, J. P.; Saraiva, Elisa; Dinis, Fernanda; Lopes, J. Bernardino; Santos, Carla A.; Cravino, J. Paulo. "Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante o uso de simulações computacionais: dois professores com mediações distintas e uso distinto das simulações". Sensos 2 2 (2012): 121-137. http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6305/1/Sensos%204%20-%20Envolver%20os%20alunos%20produtivamente%20em%20aulas%20de%20F%C3%ADsica.pdf.
    Publicado
  13. Lopes, J. B.; Silva, A. A.; Cravino, J. P.; Viegas, C.; Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Branco, M. J.; Pinto, A.; Santos, Carla A.. "Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores". Sensos 2 1 (2012): 125-171. http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6298/1/Sensos%203%20-%20Instrumentos%20de%20ajuda%20%C3%A0%20media%C3%A7%C3%A3o%20do%20professor%20para%20promover%20aprendizagem%20dos%20alunos.pdf.
    Publicado
  14. Saraiva, Elisa; Lopes, J Bernardino; Cravino, J Paulo; Santos, Carla A. "HOW DO TEACHERS OF PHYSICAL SCIENCES WITH DIFFERENT PROFESSIONAL EXPERIENCES USE VISUAL REPRESENTATIONS WITH EPISTEMIC FUNCTIONS IN THE CLASSROOM". Problems of Education in the 21st Century 42 (2012):
  15. Lopes, Joaquim Bernardino; Silva, António Alberto; Cravino, José Paulo; Viegas, Clara; Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Branco, Maria Júlia; et al. "Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Apredizagem dos Alunos e o Desenvolvimento Profissional dos Professores". (2012): http://hdl.handle.net/10400.22/6298.
  16. Lopes, J. B.; Cravino, J. P.; Branco, M. J.; Saraiva, E.; Silva, A. A.. "Mediation of students learning: Dimensions and Evidences in Science Teaching". Problems of Education in the 21st Century 9 9 (2008): 42-52. http://www.scientiasocialis.lt/pec/files/pdf/Lopes.Vol.9.pdf.
    Publicado
  17. Lopes, J Bernardino; Cravino, J Paulo; Branco, Maria Júlia; Saraiva, Elisa; Silva, António Alberto. "MEDIATION OF STUDENT LEARNING: DIMENSIONS AND EVIDENCES IN SCIENCE TEACHING". Problems of Education in the 21st Century 9 (2008):
Artigo em revista (magazine)
  1. Saraiva, Elisa. "Desafios a uma efetiva educação da era digital. Ponto de Encontro: O digital na sociedade atual", Ponto de Encontro: O digital na sociedade atual. N.º 1, 8-9. Disponível em: , 2023, https://casabiblo.blogspot.com/search/label/Jornal.
  2. Saraiva, Elisa. "A tecnologia digital na promoção de abordagens STEM: algumas ideias para refletir.", Cronica Semanal de Divulgação, Opinião e Comentário do SIPE – Sindicato Independente dos Professores e Educadores., 2023, https://www.sipe.pt/artigos/a-tecnologia-digital-na-promocao-de-abordagens-stem-algumas-ideias-para-refletir.
  3. Bilgin, A. S.; Molina Ascanio, M.; Milanovic, I., ; Kirsch, M; Beernaert, Y; Charalompous, M.; Chazot, C; et al. "STEM Goes Digital: How can technology enhance STEM teaching?", Scientix Observatory, 2022, Disponível: http://files.eun.org/scientix/Bilgin_et_al_2022_STEM_goes_Digital_ready_to_publish.pdf.
Capítulo de livro
  1. Lopes, J. Bernardino; Cruz, Eliane Sousa; Saraiva, Elisa. "Interdisciplinaridade na formação inicial de professores partindo da(s) experiência(s) portuguesa(s).". Brasil, 2022.
    No prelo
  2. Saraiva, Elisa. "Uma reflexão em torno dos desafios e oportunidades atuais da profissão docente.". In Currículo, Avaliação e Profissão Docente: Conceções curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor - volume I. (pp. 67-72). Braga: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança. ISBN: 978-972-0-95267-9 (versão eletrónica), editado por Flores, M. Assunção, 67-72. Braga, Portugal: Braga: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2020.
    Publicado
  3. Saraiva, Elisa. "Researching Epistemic Practices Development With Multimodal Narratives". In Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices, editado por Lopes, J. B; Pinto, A.; Viegas, C., 269-286. Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8570-1.ch013
  4. Saraiva, Elisa. "Investigação sobre Práticas Epistémicas". In Melhorar as práticas de Ensino em Ciências e Tecnologia: Registar e Investigar com Narrações Multimodais, editado por Lopes, J. B; Viegas, C.; Pinto, A., 159-171. Lisboa, Portugal: Edições Silabo, 2018.
    Publicado
  5. Saraiva, Elisa. "Visual representations in the classroom when teaching physical sciences". In Indagatio Didactica, editado por Lopes, J. Bernardino; Cravino, José; Cruz, Eliane Sousa; Barbot, A.. 2017.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Lopes, J. Bernardino; Saraiva, Elisa; Morais, Carla; Méndez, Míriam; Blonder, Ron; Sá-Pinto, Xana. "APEduC Revista/APEduc Journal". 5 01 (2024): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/30/33.
    Publicado • Editor associado
  2. Lopes, J. Bernardino; Morais, Carla; Saraiva, Elisa; Méndez, Míriam; Giraldi, P.; Sá Pinto, Xana. "APEduC Revista/APEduc Journal". APEduC Revista/APEduC Journal, 04(01),1-263. 4 1 (2023): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/26/26.
    Publicado • Editor associado
  3. Lopes, Joaquim B.; Morais, C.; Saraiva, Elisa; Mendez, M. ; Giraldi, P.; Blonder, Ron; Sá-Pinto, Xana. "APEduC Revista/APEduC Journal". Vol 3 2 (2022): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/24/23.
    Publicado • Editor associado
  4. Lopes, Joaquim B.; Morais, C.; Saraiva, Elisa; Mendez, M. ; Giraldi, P.; Blonder, Ron; Sá-Pinto, Xana. "APEduC Revista/APEduC Journal". Vol 3 1 (2022): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/22/21.
    Publicado
  5. Lopes, J. Bernardino; Morais, Carla; Saraiva, Elisa; Méndez, Míriam; Climent, Nuria; Blonder, Ron; Cassiani, Suzani; Sá Pinto, Xana. "Apeduc Revista/Apeduc Journal". Apeduc Revista/Apeduc Journal Vol 2 2 (2021): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/6/3.
    Publicado • Editor associado
  6. Lopes, Joaquim Bernardino; CIDTFF, Departamento de Física, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Morais, Carla; Saraiva, Elisa; Climent, Nuria; Cassiani, Suzani; Blonder, Ron; Alexandra Sá Pinto. "APEduC Revista/Apeduc Journal". Vol 2 1 (2021): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/index.
    Publicado
  7. Lopes, J. Bernardino; Morais, Carla; Saraiva, Elisa; Climent, Nuria; Blonder, Ron; Cassiani, Suzani; Sá Pinto, Xana. "Apeduc Revista/Apeduc Journal". Apeduc Revista/Apeduc Journal Vol 1 2 (2020): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/4.
    Publicado • Editor associado
  8. Lopes, Joaquim B.; Morais, C.; Sá Pinto, Xana; Saraiva, Elisa; Climent, Nuria; Cassiani, Suzani; Blonder, Ron. "APEduC Revista/APEduC Journal". APEduC Revista/APEduC Journal Vol 1 1 (2020): https://apeducrevista.utad.pt/.
    Publicado • Editor associado
Livro
  1. Lopes, J. B.; Silva, A. A.; Cravino, J. P.; Viegas, C.; Cunha, Ana Edite; Saraiva, E.; Branco, M. J.; Pinto, A.; Santos, C. A.. Investigação sobre a Mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Saraiva, Elisa; Sousa, Analia; Vilaça, Braulio; Dias, Maria. "Da luz solar à Biomassa… investigando com micro:bit.". Trabalho apresentado em Encontros Regionais de Capacitação das Escolas. Potenciar aprendizagens com o digital: Estratégias, práticas e monitorização, 2025.
  2. Teixeira, D; Ferreira, I; Pinto, M; Saraiva, Elisa. "Raízes, folhas e flores com potencial antimicrobiano. Os chás e mesinhas das avós curam mesmo?". Trabalho apresentado em Noite Europeia dos Investigadores, 2024.
  3. Fernandes, A.; Novais, B.; Azevedo, D. ; Oliveira, T; Saraiva, Elisa; Azevedo, Maria Manuel. "Bebemos o que não vemos: Microplásticos em águas para consumo.". Trabalho apresentado em Noite Europeia dos Investigadores, 27 setembro, Altice Forum, Braga., 2024.
  4. Saraiva, Elisa; Sousa, Analia; Vilaça, Braulio; Dias, Maria Jose; Lopes, Gabriela; Marques, Pedro; Andrade, Olga; Azevedo, Maria Manuel. "Da Luz Solar à Biomassa: energia com ciência: Atividades STE(A)M no Clube Ciência Viva com alunos do 1ª CEB.". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2024, 2024.
  5. Saraiva, Elisa; Marques, Pedro; Vilaça, Baulio; Lopes, Gabriela; Azevedo, Maria Manuel. "Atividades STEM@Clubes Ciência Viva na Escola.". Trabalho apresentado em Seminário “Construir Caminhos Digitais para Potenciar a Aprendizagem”,, 2024.
  6. Saraiva, Elisa; Marques, Pedro; Vilaça, Braulio. "Clubes Ciência Viva @AE D, Maria II". Trabalho apresentado em Conferência Nacional Scientix “Novos desafios da educação em ciência”, 2023.
  7. Azevedo, Maria Manuel; Silva, Sonia; Castro, Joana; Araújo D; Almeida, Carina; Saraiva, Elisa. "The role of Research Centres to improve student’s science education and assistance in selecting a career.". Trabalho apresentado em Symposium on Pedagogical innovation in Biosciences, 2023.
  8. Maria Manuel Azevedo; Sónia Carina Morais da Silva; Castro, Joana; Araújo, Daniela; Almeida, Carina; Saraiva, Elisa. "The role of Research Centres to improve student’s science education and assistance in selecting a career.". Trabalho apresentado em Symposium on Pedagogical Innovation in Biosciences, 2023.
  9. Azevedo, Maria Manuel; Saraiva, Elisa; Duarte, Sofia. "Deteção precoce de espécies invasoras em ecossistemas costeiros através de ferramentas baseadas em DNA Barcoding: Atividade com alunos do Ensino Básico.". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2023, 2023.
  10. Saraiva, Elisa; Marques, Pedro; Azevedo, Maria Manuel. "Dinamics and Synergies trough STEM Clubs: "Ciência Viva@School"". Trabalho apresentado em 4th Scientix Conference, 2022.
  11. Saraiva, Elisa; Quintas, Maria Jose; Azevedo, Maria Manuel. "Dinâmicas e sinergias geradas pelo Clube Ciência Viva na Escola D. Maria II". Trabalho apresentado em Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2020, 2020.
  12. Saraiva, Elisa; Torres, A., Quintas, M. J.. "Clube Ciência Viva no Pátio da Nossa Escola.". Trabalho apresentado em Encontro de Ensino e Divulgação da Química, 2019.
  13. Saraiva, Elisa; Azevedo, Maria Manuel. "Comunicar a Ciência de forma multidisciplinar". Trabalho apresentado em 7.º Congresso SciComPT 2019, 2019.
  14. Azevedo, Maria Manuel; Saraiva, Elisa. "Connecting Environmental Science and Art with innovation, good fit - Eco-Solidary Kids". Trabalho apresentado em 7.º Congresso SciComPT 2019, 2019.
    10.1109/isecon.2016.7457557
Recurso online
  1. Saraiva, Elisa. NATURE-BASED SOLUTIONS TO PREVENT FOREST FIRES AND REDUCE RISK DISASTERS CAUSED BY DEFORESTATION.. 2020. http://www.scientix.eu/resources/details?resourceId=28166.
  2. Saraiva, Elisa. Estudo da altura, intensidade e timbre com recurso a smartphones - Repositório mCiências. 2020. https://spq-ffms.spq.pt/arquivo/2604.
Resumo em conferência
  1. Azevedo, Duarte; Novais, Bruna; Fernandes, Afonso; Oliveira, Tomás; Saraiva, Elisa. "Bebemos o que não vemos: Microplásticos na água para consumo humano.". Trabalho apresentado em XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação, Estremoz, 2024.
    Publicado
  2. Teixeira, D.; Ferreira, I.; Pinto, M.. "Raízes, folhas e flores com potencial antimicrobiano: Os chás e mesinhas das avós curam mesmo?". Trabalho apresentado em XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação, Estremoz, 2024.
    Publicado
  3. Rocha, L.; Ribeiro, M. ; Carvalhal, M; Henriques, R. ; Pinheiro, R.; Costa, S. ; Saraiva, Elisa. "Pigmentos Vegetais como indicadores de ácido-base". Trabalho apresentado em XV Congresso Nacional Cientistas em Ação, Estremoz, 2022.
    Publicado
  4. Saraiva, E.; Quintas, M. J., Antunes. C., Castro, L., Coutinho, D., Coutinho, S., Leitão, A., Miranda, C., Morais, G., P; Antunes. C., Castro, L., Coutinho, D., Coutinho, S., Leitão, A., Miranda, C., Morais, G., Pinho, C., Quintas, M. J..; Salgado, P.; Saraiva, Elisa; Silva, A., Silva, M.. "Tabela Periódica Oligoalimentar na Base de um Super-Pão". Trabalho apresentado em Encontro de Ensino e Divulgação de Química 2019, Coimbra, 2019.
    Publicado • 10.4322/2526-4664.118
  5. Saraiva, Elisa; Andrea Ferreira; Maria Manuel Azevedo. "STEM in my school backyard". Trabalho apresentado em 3rd Scientix Conference, Bruxelas, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso. "Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação dos professores de ciências físicas". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7540.
  2. Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso. "Desenvolvimento de um Currículo de Ciências Físicas do Ensino Básico Centrado em Situações Formativas e Estudo de Aspectos Relativos à Linguagem Gráfica". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10348/166.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/17 Uma experiência de aprendizagem cooperativa no Clube Ciência Viva”. VII – Ciclo de P©artilha: Educação Inclusiva
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2024/04/12 Deteção de microplásticos em água engarrafada para consumo humano 2º Congresso Inteligência Artificial e Sustentabilidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/05 Educação STEAM: Desafios e Oportunidades (Mesa Redonda) Flash Seminar “Educação STEAM: O que está em jogo?
Centro de Inovação Pedagógica, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/03 A digitalização da educação STEM: Desafios à integração e uso significativo das tecnologias digitais nas salas de aula. Conferência Nacional Scientix: Novos desafios à educação em ciência
DGE, Ministério de Educação (Lisboa, Portugal)
2022/11 Debate A: Clubes, projetos e autonomia curricular em Portugal e Brasil Encontro internacional "A Voz dos Professores de C&T" VPCT 2022
UTAD (Online)
2021/07/17 Efeitos STEM: Indicadores de interesse e motivação numa abordagem à Eletricidade I Conferência Nacional Educação STEM (Edição Web Seminar)
Instituto de Educação Universidade de Lisboa
2020/02/12 Comunicação "Ser Professor: uma profissão em risco? I Jornadas de Reflexão: Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Instituto de Educação, Universidade do Minho, (Braga, Portugal)
2019/11/15 Tabela Periódica “Oligoalimentar” na base de um Super-Pão Encontro de Ensino e Divulgação da Química 2019.
Sociedade Portuguesa de Química (Coimbra, Portugal)
2018/11/11 Ciência no pátio da nossa escola Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2018
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2018/11/08 As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula. Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T" VPCT 2018
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/05 - Atual Articula-te Luso-Brasileiro - Formação Docente, Prática Profisisonal e Valorização da Carreira no Brasil e em Portugal.
Coorientador
Licenciatura em Ciências (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/02/26 - 2025/02/26 Comissão organizadora do Encontro de EDD 2025: Integração Curricular dos LED (2025/02/26 - 2025/02/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal
2024/01 - 2024/06 Ciclo de “Conversas em Rede” sobre integração pedagógica das tecnologias digitais (2025/01 - 2025/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal
2024/02/15 - 2024/02/16 6ª Encontro de Ciência Cândida Madureira - Famalicão 2024 (2024/02/15 - 2024/02/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2024/01/29 - 2024/01/29 Seminário: Construir Caminhos Digitais para Potenciar a Aprendizagem (2024/01/29 - 2024/01/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal
2022/12 - 2023/05 Comissão organizadora do Ciclo de Eventos de Partilha de Práticas com recurso ao Digital (2022/12 - 2023/05)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Rede Minho de Embaixadores Digitais, Portugal
2020/06 - 2021/02 Ciclo de Seminários Articula-te no âmbito do Programa Articul@ções - Pesquisas e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior (2020/06 - 2021/02)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
2019 - 2019 5º Encontro de Ciência Cândida Madureira (2019)
Encontro (Coorganizador)
CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2010/11 - 2010/11 Seminário Prático “Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos de Ciências Físicas” (2010/11 - 2010/11)
Seminário (Coorganizador)
CFAE Beira Mar , Portugal
2010/11 - 2010/11 Seminário “Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula” (2010/11 - 2010/11)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2009/09 - 2009/09 Oficina "Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade da actividade dos alunos em aulas de Ciências Físicas” no XIII ENEC (2009 - 2009)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07 - Atual Moderadora da sessão "Relatos de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil ".
Seminário
Ciclo de Seminários Virtuais Luso-Brasileiros “Articula-te”
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
2019/05 - Atual Apresentação de Comunicação em Poster
Congresso
7.º Congresso SciComPT 2019
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/03/22 - Atual Apresentação de Comunicação em Poster
Congresso
XIV Congresso dos Jovens Geocientistas
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2024/02/16 - 2024/02/16 Moderador no Laboratório de Diálogo “O PADDE como Estratégia de Desenvolvimento Digital da Escola"
Encontro
Evento Regional Norte 3 – Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades"
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

CCTIC.IEUM – Centro de Competência TIC. Universidade do Minho, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/20 Moderador de uma Sessão Paralela
Encontro
I Encontro de Educação Básica
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/28 - 2022/09/28 Moderador no "Science Topics Networking Seminar"
Seminário
STEM goes Digital
Scientix (European Schoolnet), Bélgica
2022/07/13 - 2022/07/13 Speaker em Evento Europeu
Seminário
Digitally Competent Teachers in Digital Competent Organisations: What are the digital transformation challenges that schools face after the pandemic?”, “A Kowledge Building Activity
European Digital Education Hub, Bélgica
2018/11/11 - 2018/11/11 Apresentação do livro “Melhorar Práticas de Ensino de C&T- Registar e Investigar com Narrações Multimodais” por I. Martins, Ana Afonso, Elisa Saraiva.
Outro
Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2018
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/03/08 - 2018/03/09 Moderadora da sessão “Investigação em Didática da Física: o que é e para que serve?”
Encontro
4º Encontro de Ciência Cândida Madureira – Famalicão
Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Portugal
2016/04 - 2016/04 Moderadora do painel “www.O fazer aprender a mudança educativa”
Mesa-redonda
III Jornadas Pedagógicas: Um olhar sobre o potencial inovador das tecnologias na educação
Agrupamento de Escolas de Infias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/05 Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, Título do Relatório: Papel das metodologias ativas na aprendizagem da astronomia no 1º Ciclo
Orientador
Catarina Daniela Mota da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/19 Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, Título do Relatório: Uma borboleta que ganhou asas
Arguente
Maria Loureiro Moniz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/19 Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, Título do Relatório: Envolver produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificação
Orientador
Inês Magalhães Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/19 Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Título do Relatório de Estágio: A viagem pelo erro até à meta do aprender
Arguente
Júri nas provas de discussão pública dos Relatório de Estágio de Inês Margarida Pereira Santos da Silva, no âmbito do (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/08 Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências com o título “Publicação de Relatos de Práticas de Ensino em Revistas – Impactos no Desenvolvimento Profissional de Professores e Campo Educacional
Arguente
Janaína dos Santos Borges (Outro)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
2022/09/21 Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Título de Relatório de Estágio: "Aprender a Sonhar ".
Arguente
João Pedro Meneses Ribeiro Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/21 Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.. Título do Relatório de Estágio: "Em busca de pequenas mudanças"
Arguente
Marta Rafaela Areal Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/26 Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências com o título “Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional e valorização da carreira no Brasil e em Portugal"
Orientador
Edson Cardoso Morais Junior, (Outro)
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil
2019/02/13 Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias. Título da Tese “O papel das representações visuais na aprendizagem da Matemática no 2º ciclo de escolaridade”.
Vogal
Maria Paula Montenegro Vieira Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/12/14 Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática. Título da dissertação "Uso de Narrações Multimodais em Contexto de Supervisão Pedagógica na Formação Inicial de Professores".
Arguente
Vera Sousa Leandro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/05 - 2024/09 TECH-EDU 2024 — 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. Khalifa University, Abu Dhabi, UAE,
2022/05 - 2022/10 Encontro internacional VPCT 2022 "A Voz dos Professores de C&T" UTAD
2020/11/05 - 2020/11/07 Encontro Internacional VPCT 2020: A Voz dos Professores C&T UTAD
2018/07 - 2018/11 Encontro Internacional VPCT2018: A voz dos professores de C&T UTAD

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/12 - Atual Sensos-e inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
2020/05/18 - Atual International journal of teacher education and professional development
2019/09/09 - Atual International journal of curriculum development and learning measurement IGI
2019 - Atual International Journal of Curriculum Development and Learning Measurement (IJCDLM) (2644-1721) IGI Global

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Avaliadora de projetos Erasmus+ (Ação Chave 1 e 2) Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Portugal
2023/05 - 2023/07 Avaliadora de projetos Erasmus+ (Alianças do Conhecimento) European Education and Culture Executive Agency (EACEA), Bélgica

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/10 - Atual UC de Didática das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico II Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - Atual UC de Ciências Físicas Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/03 - Atual UC Química para Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - Atual UC Física para Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/04 - 2021/05 UC de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04 - 2018/06 Química para a Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Sociedade Portuguesa de Química Associado
2019 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/06 - Atual Editora Assistente da Apeduc Revista
Outro
Distinções

Prémio

2022 Selo Nacional de Qualidade eTwinning - Projeto "Looking for Math in Jobs"
2021 Selo Nacional de Qualidade eTwinning
Organização Nacional de Apoio (NSO) eTwinning. Equipa Nacional de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Direção Geral da Educação (DGE). Ministério da Educação. , Portugal
2020 Selo Nacional de Qualidade eTwinning
Organização Nacional de Apoio (NSO) eTwinning. Equipa Nacional de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Direção Geral da Educação (DGE). Ministério da Educação. , Portugal
2020 1º Prémio (ex-aequo) no XIV Congresso dos Jovens Geocientistas (2019) pela melhor apresentação
2020 European Quality Label
Equipa Nacional eTwinning. Equipa de Recurso Educativos da Direção Geral Educação. Min. Educação, Portugal
2020 Prémio Nacional 2020
Organização Nacional de Apoio (NSO) eTwinning. Equipa Nacional de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Direção Geral da Educação (DGE). Ministério da Educação. , Portugal
2020 Galardão na categoria Inovação, Conhecimento e Desenvolvimento Científico
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2019 Galardão na categoria Inovação, Conhecimento e Desenvolvimento Científico
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2018 1º Prémio (ex-aequo) no Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2018) pela melhor comunicação oral de Relatos de Prática
2018 1º Prémio (ex-aequo) no Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2018) pela melhor comunicação oral de Investigação